Anos atrás eu cai num fórum sobre quadrinhos e fui falar q achava esse filme uma péssima adaptação. Eu fui totalmente massacrada naquele lugar. Muito bom saber q eu não tava doida em achar a adaptação de Watchmen péssima.
Eu mesmo nunca gostei. Nem consigo ver todo. Assim como outras obras dele como Sucker Punch (e nem me pergunte qual a tradução desse título) E isso pq nunca li a HQ Watchmen
O filme de Watchmen mesmo com todos os seus defeitos é, ao meu ver um bom filme, consegui ume divertir bastante, embora esteja longe da grandiosidade dos quadrinhos.
Eu acho uma ótima adaptação da história dos quadrinhos, agora como adaptação estética, se poderia discutir. Na real, depois que eu li o gibi, eu passei a defender que os filmes não sejam totalmente iguais a suas adaptações em quadrinhos, porque fica muito chato.
@@danielmello1517 ele errou ou não lembra do filme, até porque o filme tem cameras lentas justamente nas partes de ação e não no restante do filme, o filme tem uma narrativa lenta e arrastada o tempo todos, e nos momentos das lutas que rolam as cameras lentas
@@felipperossetto3083 tem mts câmeras lentas além das cenas de ação. Inclusive a cena comentada no vídeo, do sonho do coruja onde muda a grade dos quadrinhos, está em câmera lenta no filme.
Eu vi o filme antes de ler a HQ e, por muito tempo, eu amava. Mesmo depois de ter lido a HQ eu continuava gostando do filme Mas a gente vai avançando com o tempo, vendo filmes bons de diretores bons, adaptações de livros e quadrinhos e peças de teatro, estudando o assunto e aí começa a entender que essa adaptação é horrível em quase todos os aspectos, seja analisando quadrinho>>filme ou filme>>filme... ele não é um bom diretor Vi alguns comentários aqui defendendo a posição dele frente às intervenções do estúdio, que ele não é o único culpado por toda essa porcaria, mas olha o que ele fez em Sucker Punch (ou melhor, não olhe), aquilo é, pra ser educado, de muito mau gosto
Sim cara, é bizarro, ele mudou muito (graças a Deus) mas pode ver q ele sempre reclama muito das coisas kkkkkk Eu gosto pra caramba do filme, eu sei q romantizar o Rorschach é um problema, mas sla, o filme sendo visto como filme é divertido.
Concordo totalmente, mas pra mim o principal problema do filme Watchmen é o fato dele, no fim das contas, ser o contrário do que a HQ era. A HQ é feita por um cara que odeia super-heróis, então ela os mostra como psicopatas, reprimidos sexuais, complexados, brochas... Nada é "cool" na HQ: Os momentos de violência são pequenos, os heroísmos são pequenos, o layout monótono contribui pra essa sensação. Já o filme é feito por um cara que não consegue fugir do "cool", a ideia dele de cinema é fazer tudo parecer o mais "cool" possível. O resgate do Rorschach na prisão vira uma puta cena de ação porque é assim que o Snyder pensa, ele faz dos super-heróis "cool" porque é um cineasta estilo menino de quinta série. Ele leu Watchmen, mas não compreendeu a mensagem. O filme passa uma mensagem até antitética à da HQ. Conta a trama da HQ, mas perde todas as sutilezas, os dramas, e substitui por um niilismo raso de criança. A HQ não é niilista de jeito nenhum. Na verdade o Snyder (e seus fãs) posam de adultões, mas eu teria mais simpatia por ele como cineasta se assumisse que seus filmes têm espírito de criança mesmo (na maioria dos casos, na pior concepção do termo).
Vocês continuam achando que o Snyder é um auteur e que tem total controle sobre seus filmes. Isso é pura ilusão. Você acha mesmo que a Warner iria aceitar que ele fizesse um filme com a ideologia do quadrinho como produto de entretenimento em massa (que é isso que é)? Snyder não é Hitchcock nem Kubrick e vive em um mundo com uma indústria muito diferente. E os filmes dele não são produtos só dele. Você fala como se ele tivesse completo controle sobre o produto final, o que é ou ingênuo ou hipócrita de sua parte.
Os heróis são representados de forma cool porque é assim que as pessoas enxergam essas figuras heróicas. Sejam elas reacionárias, fascistas, megalomaníacas. Além de ser a única forma de vender esse tipo de filme. E, de fato, Snyder fez o que dava pra fazer com o IP de um conglomerado do entretenimento. Inclusive, isso é fato (verídico mesmo), ele não queria adaptar Watchmen. Ele achava Watchmen inadaptável. Mas se viu meio que compelido a isso porque o estúdio tentava encontrar alguém há anos pra conduzir o projeto e na tentativa de não deixar uma merda muito grande acontecer ele assumiu o pepino.
Rapaz, descobri seu canal recentemente, mas estou "maratonando" todos os vídeos. Gostaria muito de ver vc analisando From Hell, do Moore. Parabéns pelo conteúdo e que venham mais análises de hq's com esta qualidade. Abraço.
A prova do quanto Snyder n soube adaptar a obra de Watchmen para os cinemas foi a série da HBO. Essa sim, mesmo sendo uma "continuação" conseguiu trazer a atmosfera da HQ, de mostrar q esses caras q usam "mascara" são todos problemáticos, e não "supers". De mostrar a organização social do mundo e suas podridões. Série boa demais
A série da HBO... uma avalanche de propaganda woke que literalmente não tem NADA a ver com os quadrinhos do Moore ou com suas posturas ideológicas... OK... Você pode odiar o Snyder o tanto que quiser, eu não me importo, mas, tenta não mentir.
Caro Alexandre, este mês li a obra-prima Watchmen pela primeira vez. Em seguida fui ver a fantástica serie da HBO. Para terminar, quis reassistir (apos muitos anos) ao filme do Snyder. De fato é surreal como esse diretor mesmo copiando quase quadro a quadro, fala a fala a obra de Moore e Gibbons, conseguiu esvaziar completamente toda a essência da HQ. Sua análise é perfeita e após rever o filme, concordo plenamente com a qualidade dos adjetivos usados para descrever a capacidade de Zack como diretor. Ainda mais tendo a serie como comparativo vemos como ele fez um trabalho pífio.
Finalmente alguém que fala com todas as palavras kkkkkk sou muito time Alan Moore, de saco cheio de 99% das mídias de herois e o Snyder representa o pior que tem. A cena inicial do filme até me convenceu por um tempo, achei linda e que talvez o Snyder fosse fazer uma tradução do quadrinho pro cinema de forma criativa, mas foi só mais dos mesmos clichés de sempre, até fazer o Ozymandias ser mais afeminado, da forma como ele sempre faz com os vilões dele, sendo que no quadrinho ele é pra ser mais próximo de um símbolo de masculinidade.
carai, muié, cirugico viu. Nunca tinha parado pra pensar nessas frustassões sexuais e no esteriótipo de machão de ozy. Li essa hq quando era meio novão (inclusive acbava gostando mais de algumas cenas dos filmes). vou ver essa porra de novo.
Como assim? Desde que li o quadrinho sempre achei ele meio com cara de gay com aquelas expressões faciais pensativas. Até as poses dele. Absolutamente distorcida sua visão por algo ideológico aí que te perturba. Machão ali só o comediante
Um cara vaidoso pra caralho, introvertido, sempre com expressões pensativas e meio delicadas é machão agora? Achei q isso era ser tipo o comediante, que bebe, fuma, dá risada alta, ñ tá nem aí pra nada, coça o saco, assiste jogo kkkkk ñ falo isso de maneira “positiva”. Positivo é só o diagnóstico de fanatismo de vocês doidos
@@guilhermebraga9773 eae guilherme, tudo joia? Mano, espero que vc leia isso com um tom suave, juro que estou falando de boa. É que até ler tua resposta eu pensava que eu tava comentando um post sobre quadrinhos. Tem como vc me explicar sobre o fanatismo que vc ta acusando a gente e tals ai... (essa pergunta é genuína) não entendi "ao quê" somos fanáticos. Ta falando da nossa religião, nossas convicções políticas, fanatismo ao autor...?
O filme glorifica principalmente o Rorschach, que na HQ é claramente um cara perturbado, nojento (literalmente), hipócrita e com problemas sexuais não resolvidos. Mas graças a adaptação do Snyder ele virou herói de adolescentes e filósofos de boteco.
Entendo as críticas ao Snyder/interpretação literal da linguagem (e concordo). Todavia, não vejo os críticos chamarem de “bosta”/“nojento” o filme Sin City que se baseia nos mesmos fundamentos do Snyder. Aliás, colocam até o Sin City como algo “Cult”?!! A crítica se encaixa direitinho só que esse filme não foi do Snyder
A questão de ter mudado o final tirando esse "Monstro alienígena" é colocando o manhhatan para "destruir" as cidades foi para o filme ficar mais pé no chão, pois desenvolver toda uma história de anti-herois política e guerra nuclear já era muito tenso para no final ainda colocar um monstro alienígena gigante para destruir a terra se nem uma justificativa plausível foi forçado demais para digerir sem contar que manter o manhhatan como o único ser com poderes reais deixou a trama bem mais humanizada ja que ele não intervia em assuntos da humanidade sendo basicamente um Deus vivo, pra mim a questão do alienígena gigante com cara de polvo mais me distanciou da história do que aproximou. Lembrando que o resumir toda uma HQ fica em detalhes em um filme de 2:40:00 e a receita para o desastre. Sim o filme tem muitos pecados mais não vamos condenar o Snyder pois para produzir um filme tem que levar em conta que tem toda uma equipe e ele não tem liberdade total para fazer exatamente oque ele quer
@@animebanger6662 não se ele tinha se rebelado contra os americanos e matado vários deles. E na real, o inimigo ser uma arma viva criada nos EUA tbm faz todo o sentido, os EUA podem sim ser considerados inimigos do mundo.
Eu vi a enquete que você fez no Instagram haha. Me abstive de opinar porque eu acredito que essa discussão é delicada e, em vários aspectos, até problemática. Mas eu também acho que o assunto é necessário e deve ser debatido de forma amistosa. Eu concordo que o Snyder é um cineasta limitado, mas não desprezível, porque por mais que o método de concepção que ele adota acabe esvaziando as obras adaptadas do conceito original, ainda assim existe valor no que ele faz. Simplesmente porque toda adaptação é nada mais do que isso mesmo, uma adaptação - no sentido mais óbvio da palavra - para um formato que não necessariamente se valha da suas formas originais. E, considerando que estamos falando de mídias diferentes, intenções artísticas e técnicas diferentes, mesmo que exista correlação em termos, me parece relativamente “ingênuo” esperar fidelidade de uma obra desse tipo. Nunca vai ser. Além do que, o suporte e as condições em que essa obra se deu devem ser considerados como fatores delimitadores do produto final. Por exemplo: as adaptações pro cinema de 300 e Watchmen, são frutos não só da concepção particular de um diretor e dos seus vícios estéticos que não comportam a experiência individual do fã dos quadrinhos, mas da intervenção do estúdio que o contratou, da lógica mercadológica da indústria e da projeção lucrativa que isso representa. Existem muitas arestas envolvidas nesse processo que devem ser consideradas. De novo, eu não to dizendo que o Snyder eleve os seus filmes pra além do massaveísmo e das cenas posadas. O que é prudente considerar é que uma adaptação sempre vai ser vítima de incompatibilidades por ser um outro produto. Que vai existir além daquele que o inspirou por intencionar o maior alcance possível através da ressignificação da ideia de que isso se torne acessível a qualquer pessoa. Isso imprime bem o final de Watchmen, por exemplo (Cinema blockbuster, não de arte). Quando a gente considera que o Naked Lunch do Burroughs foi visto durante muitos anos como uma obra inadaptável para qualquer outra mídia, o que se lê disso é que não são só atributos técnicos que limitam a adaptação, como o Kubrick bem disse, mas a total impossibilidade de reprodução do conceito original de forma acessível a públicos diferentes (em casos específicos como esse). O que torna o filme dentro da lógica da indústria inviável como produção. E aí a gente precisaria entrar em questões de custo benefício e outras tecnicidades que dariam outra discussão porque aqui, o que eu entendo que está sendo posto em pauta, é a falta de talento ou inaptidão do Snyder em converter obras muito complexas que existem em uma mídia de nicho e que não são tão acessíveis de compreensão como a gente gosta de pensar, em um formato que precisa entregar uma trama de fácil compreensão pra um público que varia do acadêmico ao simples. E isso, por mais controverso e doloroso que seja admitir, dum jeito meio torto, ele faz. Não sei se de forma consciente, mas como eu não subestimo nenhuma pessoa, sou obrigado a pensar que sim. Daí a necessidade de esse assunto ser tratado com mais clareza e acessibilidade. Essa discussão vem lá de 1919 com as teorias sobre o que é e o que não é bom cinema do Kuleshov. A adaptação não diminui o valor do seu produto de origem e nem anula a sua originalidade e importância. Elas coexistem de forma independente e é possível considerar as duas como objetos completamente diferentes e dissociáveis, sem gastar energia odiando uma ou outra porque o discurso que cabe nos quadrinhos, não necessariamente cabe no cinema, no teatro, na TV e por aí vai. Mas, resumindo: mais uma vez eu gostei muito do vídeo, acho que levanta um debate interessante e a banana no final tirou a tensão da parada. Hahah
Robson. legal teu comentário. Os vídeos, pela breviedade, acabam dispensando alguns pressupostos teóricos. As teorias da adaptação contemporâneas, apesar de divergências teóricas aqui e ali, têm por consenso a superação de um paradigma que, se pararmos para pensar, é de raiz platônica. O original enquanto objeto Ideal dotado de verdade, a adaptação (cópia) devedorada desse Ideal. Ou seja, hoje está claro que a adaptação é justamente essa tradução metamorfoseante do material primeiro, "é uma derivação que não é derivativa" dirá a Linda Hutcheon. O problema então da adaptação do Snyder de Watchmen não é uma suposta distância do material original, mas sim sua poética e ética. Poeticamente ele é problemático por um final que é incoerente com a trama e uma narrativa incondizente com a crítica política do gibi que ele próprio tenta sacudir nos diálogos que reproduz mecanicamente. E isso tudo é fruto de um problema ético, remontando a um velho preconceito estético com os quadrinhos. É histórica uma insensibilidade à mídia, a seus recursos poéticos próprios, e de como eles exigem uma tradução minimamente atenta e interessada, para que se consiga operar um diálogo, ainda que, como em toda adaptação, por distanciamentos. A "estética sotyboard" de Snyder é só a reafirmação do preconceito, da transparência estética dos quadrinhos, como mero lugar de representação do tempo no espaço. Evidentemente, Snyder faz o que faz dentro de um paradigma maior. É, portanto, injusto culpá-lo exclusivamente pelo sucesso ou fracasso dos filmes que ele assina. Porém, ele já deu sinais individuais mais do que suficientes de ser uma figura bastante ativa nessa visão. É na visão, medíocre e preconceituosa, mais do que na pessoa, que precisamos ficar ligados (faço aqui uma ponderação sobre o próprio vídeo, talvez isso possa ter se perdido, tamanha minha impaciência com o culto à figura). Abraço!
Demais Alexandre. Sensacional o que você escreveu. No entanto eu gosto de pensar que não existe incoerência poética na proposta do Snyder. (me perdoe se eu te entendi errado, é muito possível) Se percebermos que os próprios furos na adaptação de Watchmen deixam parâmetro pra uma série de possibilidades interpretativas (até a conclusão) que, estão nitidamente aquém do final do quadrinho. O arco dos cientistas, por exemplo, só é abordado no final, diferente da HQ onde existe um contexto muito didático que culmina no alienígena destruindo NY e servem como base alegórica pro plano do Veidt. No filme, isso é totalmente ignorado e talvez seja proposital pra que não haja um problema de incoerência narrativa. Acho que a profundidade dos temas abordados no quadrinho é diluída quase que completamente por uma estética ultra romântica. E isso nos leva a questão do preconceito que você citou. Eu penso que a transcrição do storyboard acaba se transformando na potencialização da linguagem dos quadrinhos, mas traduzida de forma rasteira. O Snyder idolatra esses personagens tanto quanto aparentemente tem uma visão distorcida deles. E diga-se de passagem, é a maneira como MUITO FÃ HARDCORE de Watchemen percebe o quadrinho. E aí eu pergunto como experimento: como alguém pode achar um cara desprezível como o Rorschach, admirável, foda? Um coitado reacionário obcecado por uma moral maniqueísta e anacrônica? O Moore escreve ele claramente com desdém, e até chacota em alguns momentos. Mas fica nas entrelinhas, diferente do comediante que é “fácil” de interpretar como vilanesco. Na versão do Snyder ele (Rorschach) é elevado ao patamar de herói simplesmente porque ele detém algum monopólio da perspectiva narrativa da história. Então me parece que no caso do Watchmen existe uma glamourização exagerada e até equivocada do que esses personagens representam nos quadrinhos e de como essa história deve ser entendida (?). O filme é problemático, mas é deste jeito dentro de uma visão que não precisa atender a densidade da HQ, ele só precisa entreter em algum nível. Se tivesse sido dirigido pelo Michael Bay ou pelo John Woo (alô anos 90). A lógica seria a mesma porque a proposta desses caras é fazer cinema de gênero. Isso não é bom nem ruim. Já a qualidade do entretenimento é absorvida individualmente. E acho que tá tudo bem. Mas é provável que eu já esteja falando de outra coisa. Hahah Forte abraço. Valeu pelo papo.
Concordo 100% com a análise! Mas eu curto os filmes do Snyder por uma questão de entretenimento mesmo, de estética e de algumas técnicas que ele utiliza. Então a minha tortura é consciente. Todos os filmes dele de 300 pra cá mostram o grande pastel de vento que ele vende, inclusive o Snydercut (de Madrugada eu gosto, apesar de ser um remate tb). O único que não consigo rever mesmo é 300, pq ali ele pegou pesado na câmera lenta, mais que o John Woo.
Dr. Manhattan era indestrutível e tinha o poder de ver o futuro. Mas ver o futuro não significa entendê-lo. Sua onipotência, arrogância e inteligência matemática o impediam de compreender o presente e perceber os acontecimentos que ocorriam debaixo de seu nariz. Ou seja, muito poderoso, onipotente, onipresente, mas muito apático, sem atitude e manipulável. Falando sobre o filme, Zack Snyder era na época, um cineasta promissor. A sequência da morte e ressurreição do Dr. Manhattan é uma aula de estilo e primor estético.
O gibi Watchmen é ótimo! A cada releitura sinto mais o quanto Moore, Gibbons e cia. estavam iluminados quando o fizeram. O filme Watchmen não consegue nem ao menos emocionar. Se tem algo que posso dizer de bom sobre ele é ter me convencido a nunca mais chegar voluntariamente a assistir filmes do Zack Slowder.
É bem estranho vir visitar um vídeo mais antigo do canal e ver o Linck mais contido, sem estar ligado no 220v xD. O conteúdo, no entanto, já era fantástico!!
Watchmen é uma obra de arte escrita por Alan Moore e ilustrada por David Gibbons. A sombria HQ teve sua versão cinematográfica dirigida pelo outrora super cultuado Zack Snyder. Como qualquer adaptação de quadrinhos para o cinema ocorreram algumas mudanças que desagradaram fãs mais fervorosos. Porém, em toda adaptação existem mudanças. Situações colocadas em hqs e livros, por exemplo, às vezes não ficam tão interessantes em outras mídias. No geral, creio que o saldo de Watchmen foi positivo. E nada precisa ser sacralizado. E histórias em quadrinhos se encaixam nisso.
Se você consegue chamar uma completa deturpação da mensagem do filme de um simples "efeito de transição de linguagem", beleza. Tem gente que não é tão cínico. Rorschach foi de neonazi a ídolo pop. A mensagem central foi perdida, e ainda pensam que o problema foi mudarem o final do filme. Parece até piada.
Ótima análise. E gostei da crítica a respeito do final do filme Watchmen. Considerava bisonhos os elogios que algumas pessoas faziam à mudança do detalhe final da história. E agradeço por me fazer entender por que o filme 300 flui melhor do que o Watchmen, a despeito de terem sido realizados pelo mesmo diretor.
Conheci watchmen pelo filme do Snyder e achei MARAVILHOSO, ai alguns anos depois comprei a hq e li (tinha uns 15 anos) continuei achando o filme bom, mas ai li mais velho e percebi que o próprio snyder NÃO entendeu as HQs...
@@hugojustino9997 para mim também, mas não está no top 10 se considerarmos todas as adaptações de quadrinhos e seus respectivos diretores. Digo em termos técnicos, não termos subjetivos de gosto
@@insetoaquatico Comprendo e concordo . Olha , quase todos por exemplo ,puxam o saco do Nolam pra. Mim ;ele é muito. Uma paródia batida de Michael Man ,como diretor .E O snyder pra é muito melhor que ele. Todavia o snyder erra e erra muito ! Ele não está no top 10 .
Poxa, eu gostei do filme quando vi. Me lembro que tinha amigos que conheciam os quadrinhos e ficaram divididos se foi bom ou não. Mas o filme me fez ler os quadrinhos, então, vai lá, tem um pontinho positivo para mim. Espero que este filme tenha feito esse favor para mais pessoas.
Acho que como adaptação o filme é muito falho. O Snyder realmente não parece ter entendido a HQ. Mas se visto isoladamente, tem seus méritos. Na comparação vai perder sempre. Pra mim, a série de TV consegue captar a essência, a atmosfera da HQ, de uma maneira muito mais fidedigna, ainda que não seja uma adaptação propriamente dita.
Respeito toda sua opinião... mas você falou basicamente apenas como um "Hater" tendo que a todo momento usar palavras para denegrir e ofender ele. Ao meu ver desnecessariamente. Eu particularmente conheci primeiro o filme (e amo Watchmen Ultimate Cut) e só depois tive o prazer de ler a HQ. E isso fez com que tudo fosse mais mágico. Talvez se eu tivesse visto o filme depois... minha opinião seria diferente. Não sei. Mas como assisti (assim como 300) sem ter os parâmetros das HQs. Simplesmente assisti e curti e continuo curtindo. E mesmo que não tivesse curtido... qual a necessidade de ficar atacando verbalmente o cara, só por não ter te agradado? Pra mim, essa atitude tirou muitos "pontos" dos seus argumentos. Pois daria para ter falado toda sua opinião... de forma respeitosa. Curto seu canal. Curto bastante seus videos. Com essa ressalva. paz!
Cara, esquece ... dialogar com qurm vê fascismo em tudo é fogo. Ainda bem que o zequinha nem liga pra essa militância e tá lá de boas filmando Rebel Moon
se tem um cara que faria uma boa adaptação de Watchmen pro cinema é o Michael Haneke (ele fez Funny Games), obviamente ele jamais faria essa adaptação, mas é divertido fantasiar.
Hmmm. Gosto do filme do Watchmen, mas tranquilo. Entendo seu ponto e concordo com a análise, só que as partes de ação animadas me agradam, apesar do conjunto ser raso e causar fúria se lembrar da obra original. Verbalizou meu pensamento sobre o diretor: ele não entende nem o argumento de HQs e só procura se apropriar do story board. Mas talvez isso torne ele uma opção para levar, por exemplo, as Hqs do Miller para as telas. Será que daria certo? Pq a cena do Batman resgatando a mãe do Superman tem o peso da ação do Miller. A mesma coisa com a Mulher maravilha desse filme, ambos com impacto a lá Frank Miller. Daria certo então se ele só copiasse? Queda de Murdock ficaria legal? E quais adaptações de obras não simples de HQ pro cinema vc recomenda?
Mais do que o Miller, o Mark Millar faz quadrinhos já pensados para o cinema. Por isso suas adaptações são tão fáceis. Quanto aos exemplos que você pediu, é papo comprido, talvez rendesse um vídeo, mas há várias adaptações não fiéis e de obras complexas muito boas, inclusive de SH. Boa sugestão de pauta!
porra professor, chamar o cara de analfabeto funcional foi pesado, seus argumentos são bons, achei que a adjetivação causa distração e trabalha contra a sua argumentação. não me leve a mal, odeio fazer esse papel de "polícia de discurso", ou de polícia de qualquer coisa... e por favor leve em conta que talvez eu esteja falando isso porque estou de saco cheio de discursos de trogloditas psicopatas milicianos etc que usam esse tipo de adjetivação o tempo todo. aliás, mudando de assunto, eu e a torcida do flamengo não lemos o watchmen, quem leu foi a turma dos quadrinhos que, no brasil, se der 3% da população é muito!
Quando eu assisti watchmen pela primeira vez eu tinha 13 anos, eu eu gostei tanto que fui atrás das HQ, ainda mais depois de saber que era uma obra do mesmo autor de V d vingança, depois de ler a HQ eu vi uma estória completamente diferente. O Alan Moore foi um ponto de virada no meu amadurecimento, a última vez que eu vi o filme de watchmen me dá vergonha de lembrar, é igual assistir as séries dos power rangers.
Outra parada doida. Além do Ozymandias trabalhar numa tecnologia pra sintetizar a energia do Dr Manhattan, ele deixa isso ser televisionado, assim como também os cientistas que estavam trabalhando no projeto.
2 роки тому+1
Watchman é um dos filmes de quadrinhos que eu mais gostei . talvez por ter visto o filme antes de ler o quadrinho , porém toda via , após a leitura do gibi , não alterou minha apreciação pelo filme .
Gosto de todos os filmes do Snyder. Não são 10/10, mas eu daria um 8/10. Os nerdolas deviam aprender o significado de adaptação. Transcrever algo de uma mídia para a outra não é banalizar nem diminuir, apenas mudar, adaptar.
Mas se vc arranca a essência, os elementos q dão orignalidade e personalidade aquele universo,pq adaptar? Pq nao fazer um filme do zero? Watchmen não tem nada das hqs tirando o plot twist (parcial ainda)
Essa parte que ele fala do "filme todo preto e branco e uma parte colorida pra destacar isso" me lembra quando eu vi o segundo filme do Zé do Caixão. Acho que eu já vi esse recurso antes, mas quando vi no Zé do Caixão, me impressionou. Tem tbm o casaco vermelho da criança na Lista de Schindler
O Snyder ama super heróis,ama isso é um fato,mas ele de fato nunca entendeu a mensagem de O Homem de Aço,Cavaleiro das Trevas,Watchmen,Liga da Justiça e afins,pq tudo que ele faz vai absolutamente contra a proposta dessas hqs consideradas clássicas intocáveis
Pra mim Watchmen foi o melhor filme baseado em HQ que já vi... Já assisti umas 5 vezes. Sobre 300 eu ouvi dizer q Zack basicamente animou a história do Miller.
Filmão, tchurminha MCUzete que só elogia aquelas porcarias de Iron Man 2 e 3, Thor 1 e 2, Capitã Marvel os filmes do Homem Aranha e tem que descer a lenha em tudo da DC, até critica que parece uma apresentação de TCC na faculdade fazem só pra criticar algo da DC
Mano sua análise é fenomenal, cada técnica e detalhe da HQ q o artista empregou pra gerar um sentimento ou espectativa e sobre sua funcionabilidade em um roteiro de filme, na minha opinião o Snyder quis inverter tornando a monotonia algo comum e a ação algo teatral com slowmotion e isso foi seu erro ele não entendeu a obra q ele tinha nas mãos e fez isso de filme
Putz! Eu gosto da adaptação de Watchmen e gosto do quadrinho de Alan Moore. Também gosto das suas análises então tá tudo certo. Mas não precisava dar banana. Você mesmo criticou a suposta "fidelidade" excessiva da adaptação de 300 e depois projetou o que você acha que a narrativa estrutural deveria ter sido em Watchmen. Mas você mesmo sabe que não é bem assim que funciona a leitura de uma obra de arte e a execução de uma obra de arte. É muito subjetivo. São duas mídias diferentes e ambas tem até mesmo propósitos diferentes. E são dois artistas diferentes tratando um mesmo objeto. Se não gosta da estética do cara, tudo bem. Mas a paixão excessiva que o leva a ter mesmo nojo te aproxima mais de um conservadorismo e de um elitismo intelectual sem tamanho. Eu já estive desse lado (inclusive desprezava Zack Snyder). Logo contra o cara que faz as coisas de forma mais crua do que a grande maioria dos autores da indústria do entretenimento. Não tô falando que ele é um Lynch. Mas ele é no mínimo muito mais interessante do que um sem graçíssimo James Gunn. E transpor storyboard pra tela não é tão simples como você falou não. Ter storyboard ajuda (e muito). Mas num é nem a metade do caminho.
@@blublublu6641 Ele não entendeu? Acho que ele entendeu sim. Aquela é a visão dele. Porém eu me preocupo mais com a obra do que o autor e o que aquilo me faz pensar e sentir. Gosto muito do quadrinho e do filme (como falei). Cada um operando em suas metalinguagens, mas muito similares em conteúdo. Só que em alguns aspectos cada autor foi por caminhos distintos. Todo mundo fala que a série é muito boa. Tem anos que não vejo série. Cansei mesmo. Um dia quem sabe eu veja essa.
@@Sobreversivo O Alan Moore faz quase todas as cenas de ação e interação dos personagens ser pequena para não engrandecêlas O Snyder faz o oposto: ele faz uso de câmera lenta e fotografia para deixar as ações dos personagens os mais legais possíveis, o que demonstra como ele não entende ou não se importa com a mensagem de watchman.
@@enzojose4001 Pelo contrário. Nós ficamos endeusando os super-heróis, a violência estadunidense e é bem desse jeito que ela é representada nas telas. Desde o cinema do faroeste, Rambo e os super-heróis saturadores da cultura de massa. É um equívoco fazer uma leitura de uma obra tão cheia de metalinguagem apenas através de seus elementos diegéticos. A obra das telas é cheia de contradições. Dr. Manhattan aniquilando os vietnamitas representado como um deus salvador (discurso esse que era realmente empregado pelo governo dos Estados Unidos que negava a malevolência de seus atos e a própria derrota dessa incursão militar). Você talvez não tenha entendido porque assistiu a obra apenas na superfície de sua narrativa.
@@Sobreversivo Qual é o ponto de analisar uma adaptção cinematográfica se não for uma análise diegética? Quase todos os elementos do filme são dos quadrinhos. A ÚNICA coisa que de fato cabe ao Snyder é a direçãl e as idéias que ele quer passar com ela, que são muito conflitantes com as idéias da HQ.
Hahahahahaha, adorei o vídeo, ainda bem que não penso sozinho essas coisas. De fato, de todas as burrices propagadas no filme, considero a pior o endeusamento que o Snyder estimula em relação aos heróis. O Alan Moore que já não é o mais amigável quando suas obras viram filmes deve odiar ele AINDA MAIS por conta disso hahahaha. Não sabia também da influência direta do Eisner para o Miller, o que faz tudo ter ainda mais sentido, achava que as influências cinematográficas dele eram pela proximidade com o cinema mesmo, ele escreve os roteiros dos Robocops por essa época também (muito devido ao Dark Knight).
O Demolidor é anterior aos Robocop, e lá está já toda a gramática de Miller de tônica eisneriana. O que mudará com o tempo é muito mais o traço do que o ritmo.
Eu vejo muita gente falar mal do Snyder baseado nos pensamentos políticos dele. Mas quando eu vou procurar os atos reaças ou homofóbicos dele na internet, eu não encontro. Só vejo ele dizendo que não é... Eu não sou um fã do Snyder, e nem odeio ele também, mas eu queria ver as atitudes que fazem dele um ser "desprezível" e tirar minhas conclusões sobre sua personalidade. Quanto ao filme de Watchmen, eu não vi problemas. Acho que a adaptação não reflete o que a HQ transmite, mas o filme entretém de certa forma, e não é algo massante ou enjoativo, então está valendo. Julgar uma obra como boa ou ruim é subjetivo, principalmente quando muita gente gosta (desde que essa obra não tenha mensagens intolerantes claras)
Esse pessoal é assim. Dão uma volta inteira só para dizer não dizer que não gostaram de uma obra por causa das posições pessoais de um autor. Pelo menos nesse ponto os reaças são mais sinceros quando dizer que não leem autor x só porque ele é "esquerdista". Quanto ao filme, é um filme bom, mas claramente tenta transformar tudo em muito mais "épico" do que deveria, por exemplo, todos os personagens parecem que são exímios atletas e lutadores de artes marciais. Na verdade, adaptar esse quadrinho é um trabalho inglório, o filme do Snyder é um filme nota 7, mas é melhor que Hollywood poderia fazer com Watchmen.
@@libniteles essa parte deles serem atletas eu concordo que foi um erro infeliz, eu teria gostado de ver o coruja gordinho, por exemplo, talvez interpretado pelo Jack Black. Mas tbm não acho que ele deixou "épico", a sujeira e corrupção ainda tá lá e não é a fotografia que apaga isso. Assim como os incríveis traços do dave gibbons tbm não o fazem.
@@joaolucaslopes1961 Com "épico", me refiro principalmente as cenas de ação. Por exemplo, a luta do Comedian, já no começo. Tem que se lembrar que em Watchmen as lutas são duras, nada parece coreografado, até porque, na vida real, ninguém luta fazendo coreografia. Você citou a fotografia, bem, eu acho que essa é a melhor coisa do filme.
@@libniteles como era o ozymandias lutando fez sentido a luta ser coreografada, na própria HQ é dito que ele é bom nisso. E acho que até pra uma luta desajeitada em filme é preciso seguir uma coreografia.
Lendo os comentários eu percebo o porquê o Snyder tem fã. Eles gostam de qualquer coisa que se pareça "anti mimimi". O filme do Watchmen ( no meu caso ) só é bom o final, já a HQ é incrível do começo ao fim ( mesmo eu achando que o Polvo gigante do final tire uns pontinhos mas continua excelente ). E o pessoal diz que não vê problema nele, sendo que as obras dele refletem ideiais Fascistas ( mesmo ele não querendo refletir isso ). O filme do 300 por exemplo eu acho chato e muito "Meme" e muito diferente da HQ que é uma coisa espetacular. Até diria que Spartacus ( Aquela série magnífica do FX ) é melhor que o filme 300 do Snyder.
Eu gosto do filme de Watchman. Não sei se revendo agora que eu tenho uma bagagem de quadrinhos e de cinema um pouco maior eu ainda iria gostar, mas na época que vi, quando tinha uns 13...15 anos, no máximo, eu curti e foi o filme que me fez ir atrás das coisas do Moore para ler.
Ahahaha, muito bom seu vídeo, Alexandre. Estou acompanhando o seu canal recentemente, parabéns pelo trampo. Quanto ao Snyder e ao filme de Watchmen, acho que você ainda pegou leve. Eu lembro que na época fui assistir ao filme logo depois de reler o quadrinho e, mano, que filme HORROROSO! Eu tenho a impressão de que muitos que gostaram do filme não entenderam a HQ (salvo exceções, é claro). E a galera ainda quer falar que o Alan Moore é que é chato por seguir boicotando essa indústria? Não é pra menos, né...
Poxa assisti um monte de vídeo seu, gostei muito das análises , me fez olhar reler os quadrinhos que eu tenho de forma diferente. Neste fim do vídeo foi xingamento verbais e de sinais. Só porque outros gostam de Snyder. Cadê o respeito?
Mais do que a linguagem visual e a narrativa, Watchmen tb peca na caracterização dos personagens (todos são superpoderosos - logo, a cena do Veidt pegando a bala tem zero impacto) e a construção do mundo em si... Watchmen é uma pegada "realista" que deveria ser minimamente similar ao mundo real para gerar comparação, mas o filme cria um mundo fantasioso demais...
Em determinada sequência do filme, O Comediante põe fim à uma manifestação popular. Muito bem filmada e editada com "I´m your Boogieman" de KC & the Sunshine Band na trilha-sonora. Inteiramente fascista, o Comediante desfere os 3 primeiros golpes contra uma mulher, um homem negro e um branco. Uma interessante metáfora que representa o desprezo do personagem para com tudo e todos.
Na boa, só tinha lido pedaços da hq e quando vi i filme gostei pelo fato de não conhecer a história toda - realmente traduzir qualquer obra para o cinema exige muito mais que dinheiro para CGI - parabéns!!!
Link, uma pergunta, com todo o respeito,...quero saber sua opinião. Quem seriam os diretores que vc, se fosse um produtor de cinema. Quem escolheria pra adaptar Watchman e Resident Evil? Não precisa ser mesmo diretor pros dois, mas vc teria alguém em mente?
Olha eu concordaria mais com isso se a série não tivesse feito a mesma coisa, na verdade o final maniqueísta da série quebra mais o sentido do quadrinho do que qualquer coisa que o Snyder fez. Outra coisa que dou um certo mérito pro Snyder é pelo fato dele ter mantido coisas que os produtores queriam tirar, como o contexto de Guerra Fria e a violência dos personagens, lembrando que as adaptações de quadrinhos não tinham a mesma moral que tem hoje, basta ver outras adaptações da época como Demolidor e Mulher-Gato.
Rapaz, eu gosto do Snyder, mas concordo com o que você falou, gostei da sua análise e até mesmo sobre o que falou dele e do Alex em outro vídeo, por mais que goste da arte dele, não vou passar pano, o Homem de Aço para mim teve uma "coragem" com o Superman, já o Batman V Superman é um filme total Snyder sem controle por mais que a Ultimate Edition seja mais completa, mesmo assim mostra um Snyder sem controle que tivemos também em Army of the Dead, é um diretor que tem várias ideias e não sabe executar, quando executa faz muita coisa, 300 como disse é um filme fácil, Watchmen eu amo a Novela Gráfica e o filme, e entendo e concordo com o que falou, talvez o filme mais "maduro" que mostra um "crescimento" em Liga da Justiça que possui mesmo assim as características e erros do diretor, e que erros, ouvi uma vez alguém falar " ele não entende o Superman" e concordo plenamente, ele acredita que o Batman tem que matar, mas por um milagre ele não o faz por recuperar sua fé no Superma, que volta dos mortos no final do filme sem uma redenção épica, a morte dele mas Hqs foi um acontecimento que marcou época, toda liga unida em seu funeral, no filme ele morre com um troll da caverna, enfim gosto do Snyder mas vejo suas falhas e seus erros que muitas vezes se mantém e vão se manter em seus futuros filmes, gostaria de ver sua finalização na Liga 2 e 3, sim, e tenho esperança de ele corrigir sua snyderecisses.
Cara, amo o filme do Watchmen. E tudo que você citou como defeito eu vejo como qualidade! Ainda não li a HQ, mas você deixou claro que é muito melhor que a adaptação! Imagina quando eu ler então... Vou achar a obra divina pelo jeito... Pra mim, o filme do Watchmen é o melhor filme de super-heróis que eu já vi na vida! E acho Zack Snyder Deus! Kkkkkkkk
Perda de tempo discutir quadrinho e cinema, são mídias distintas e com investimentos idem. Talvez o único filme que tenha captado o cerne de um personagem tenha sido o primeiro Super Homem de 1978, embora houvesse algumas adaptações, mesmo carrega ao meu ver o que de fato é o personagem. No mais sempre será visto a questão comercial e tudo que envolve uma produção.
Não acho o final ruim acho que jogar um alienígena gigante em só uma cidade do mundo não ia fazer o povo se unir aposto que os russos ião só falar problema deles não meu... Oq pareceu pra mim era que o manrattan não era mais americano nem mesmo humano oq eles queriam transparecer
Enfim encontrei o canal pra seguir com gosto. Concordo com absolutamente tudo. Só falto ser apedrejado quando falo da mediocridade do Snyder. Fãs dele parecem os fãs do excrementíssimo presidente da república,não têm senso crítico.
Gostei de 300 o filme, mas de resto não me interesso pelo trabalho do Snyder, acho desinteressante sua construção de histórias/adaptações e confesso ficar mais tranquilo ao notar que não sou o único que tem críticas ao trabalho dele!
Watchmen - o fiilme parece que foi dirigido por um pre-adolescente de tanto slow-motion, tela verde, arame fu e gore desnecessário. Os caras fazendo poses heróicas é só o suprassumo da vergonha alheia.
Quando o filme saiu eu só tinha ouvido falar da HQ e mesmo assim não gostei do filme. Dava pra entender a crítica aos super herói mas parecia td mt superficial o que deixou o filme bem chato. Só depois que eu li a HQ eu fui entender oque é Watchmen. O Alan Moore domina totalmente a linguagem dos quadrinhos e escreveu uma obra que só funciona em quadrinhos. Reproduzir a história quadro a quadro em outra mídia é a fórmula pro fracasso. E depois veio a série de TV. Essa sim é uma adaptação perfeita de Watchmen pq tem criadores que tb dominam a linguagem que estavam usando e, principalmente, pq adaptaram uma nova história pra uma nova linguagem, não tentaram refazer algo que não funcionaria nunca em outra mídia. Realmente foi um erro tentar copiar uma obra que foi pensada em todos os mínimos detalhes dentro de uma HQ para uma outra mídia. Mas isso só mostra a genialidade do Alan Moore. Eu não gosto da estilização do Snyder e acho q Watchmen foi o maior erro dele, mas o resto da filmografia dele é bem ok, não vejo motivo pro hate.
Tirando o ponto da "cultura de ressentimento do resto do mundo que iria gerar uma guerra" que é uma visão idealista e que parte de um lugar de senso comum e desconhecimento político, de resto, a análise foi excelente.
O quadrinho e o Filme pra mim são fenomenais, simples assim, e é só saber dividir uma coisa da outra, q vc consegue se satisfazer com os dois e ser feliz!!!
Conheci seu canal agora e cara... você conseguiu colocar em palavras o que eu sempre senti pelo Snyder, nunca gostei muito do trabalho dele mas não conseguia dizer muito bem o porquê, agora eu finalmente entendi
Rapaz como é bom amadurecer, quando o filme saiu eu adorei, achava uma grande obra, passado o tempo, entendendo melhor o recado do Moore e do Gibbons, entendi as falhas horrendas só filme, a troca do texto crítico e irônico por uma hiper istilizaçao da violência. Hoje acho o filme horrível.
Zakk snyder realmente pode funcionar pra alguns públicos, mas não eu kkkk realmente não dá pra assistir nada dele, nunca senti tanta frustração assistindo os filmes principalmente os que o superman aparece e o watchmen
Existem problemas bem mais graves na adaptação do Zack Snyder do que estilo e narrativa, ele perdeu o ponto completamente. Não é que não pode gostar, mas vamos admitir que não é pq a gente gosta q é bom...
“Um pesadelo em 17” Moore e Gibbons estavam tentando nos avisar há mais de 30 anos 🤣 mto boa a analise!
Caramba! Só lendo esse comentário fui entender a referência. Animal!
rsrsrsrsrs -- E há quem diga que o Moore não é um gênio
Eu ia comentar isso e citar o arcano 17 hahahaha
Final desse ano o pesadelo acaba
@@diegofigueiredo7316 lembre-se, o imbecil nunca decepciona.
Não tô querendo ser pessimista, mas acho q esse pesadelo vai continuar por mais 4 anos...
Anos atrás eu cai num fórum sobre quadrinhos e fui falar q achava esse filme uma péssima adaptação. Eu fui totalmente massacrada naquele lugar. Muito bom saber q eu não tava doida em achar a adaptação de Watchmen péssima.
O filme é muito bom.
@@grego7927 se você nunca leu o quadrinho kkkkkkkk.
Eu mesmo nunca gostei. Nem consigo ver todo. Assim como outras obras dele como Sucker Punch (e nem me pergunte qual a tradução desse título)
E isso pq nunca li a HQ Watchmen
@@grego7927 filme é bom mas uma péssima adaptação, oq não seria problema se os chupa saco do Snyder não usassem isso pra endeusar ele
O filme de Watchmen mesmo com todos os seus defeitos é, ao meu ver um bom filme, consegui ume divertir bastante, embora esteja longe da grandiosidade dos quadrinhos.
Eu acho uma ótima adaptação da história dos quadrinhos, agora como adaptação estética, se poderia discutir. Na real, depois que eu li o gibi, eu passei a defender que os filmes não sejam totalmente iguais a suas adaptações em quadrinhos, porque fica muito chato.
@@jeangomes2900 sim, cada um tem o direito de dar o seu toque, ngm é obrigado a seguir 100% a visão original.
Como vc falou bem ele não vai curtir sua postagem kkk
@@danielmello1517 ele errou ou não lembra do filme, até porque o filme tem cameras lentas justamente nas partes de ação e não no restante do filme, o filme tem uma narrativa lenta e arrastada o tempo todos, e nos momentos das lutas que rolam as cameras lentas
@@felipperossetto3083 tem mts câmeras lentas além das cenas de ação. Inclusive a cena comentada no vídeo, do sonho do coruja onde muda a grade dos quadrinhos, está em câmera lenta no filme.
Eu vi o filme antes de ler a HQ e, por muito tempo, eu amava. Mesmo depois de ter lido a HQ eu continuava gostando do filme
Mas a gente vai avançando com o tempo, vendo filmes bons de diretores bons, adaptações de livros e quadrinhos e peças de teatro, estudando o assunto e aí começa a entender que essa adaptação é horrível em quase todos os aspectos, seja analisando quadrinho>>filme ou filme>>filme... ele não é um bom diretor
Vi alguns comentários aqui defendendo a posição dele frente às intervenções do estúdio, que ele não é o único culpado por toda essa porcaria, mas olha o que ele fez em Sucker Punch (ou melhor, não olhe), aquilo é, pra ser educado, de muito mau gosto
Caralio o Linck sérião, academicusão, hauhauhsuhs que diferença hehehe
????
Sim cara, é bizarro, ele mudou muito (graças a Deus) mas pode ver q ele sempre reclama muito das coisas kkkkkk
Eu gosto pra caramba do filme, eu sei q romantizar o Rorschach é um problema, mas sla, o filme sendo visto como filme é divertido.
Concordo totalmente, mas pra mim o principal problema do filme Watchmen é o fato dele, no fim das contas, ser o contrário do que a HQ era. A HQ é feita por um cara que odeia super-heróis, então ela os mostra como psicopatas, reprimidos sexuais, complexados, brochas... Nada é "cool" na HQ: Os momentos de violência são pequenos, os heroísmos são pequenos, o layout monótono contribui pra essa sensação. Já o filme é feito por um cara que não consegue fugir do "cool", a ideia dele de cinema é fazer tudo parecer o mais "cool" possível. O resgate do Rorschach na prisão vira uma puta cena de ação porque é assim que o Snyder pensa, ele faz dos super-heróis "cool" porque é um cineasta estilo menino de quinta série. Ele leu Watchmen, mas não compreendeu a mensagem. O filme passa uma mensagem até antitética à da HQ. Conta a trama da HQ, mas perde todas as sutilezas, os dramas, e substitui por um niilismo raso de criança. A HQ não é niilista de jeito nenhum. Na verdade o Snyder (e seus fãs) posam de adultões, mas eu teria mais simpatia por ele como cineasta se assumisse que seus filmes têm espírito de criança mesmo (na maioria dos casos, na pior concepção do termo).
Vocês continuam achando que o Snyder é um auteur e que tem total controle sobre seus filmes. Isso é pura ilusão. Você acha mesmo que a Warner iria aceitar que ele fizesse um filme com a ideologia do quadrinho como produto de entretenimento em massa (que é isso que é)? Snyder não é Hitchcock nem Kubrick e vive em um mundo com uma indústria muito diferente. E os filmes dele não são produtos só dele. Você fala como se ele tivesse completo controle sobre o produto final, o que é ou ingênuo ou hipócrita de sua parte.
Resumindo: olhem a minha opinião madura e adulta, como é legal ser grandinho.
Os heróis são representados de forma cool porque é assim que as pessoas enxergam essas figuras heróicas. Sejam elas reacionárias, fascistas, megalomaníacas. Além de ser a única forma de vender esse tipo de filme. E, de fato, Snyder fez o que dava pra fazer com o IP de um conglomerado do entretenimento. Inclusive, isso é fato (verídico mesmo), ele não queria adaptar Watchmen. Ele achava Watchmen inadaptável. Mas se viu meio que compelido a isso porque o estúdio tentava encontrar alguém há anos pra conduzir o projeto e na tentativa de não deixar uma merda muito grande acontecer ele assumiu o pepino.
Ótima invertida
perfeito
Rapaz, descobri seu canal recentemente, mas estou "maratonando" todos os vídeos. Gostaria muito de ver vc analisando From Hell, do Moore. Parabéns pelo conteúdo e que venham mais análises de hq's com esta qualidade. Abraço.
Recentemente teve um vídeo sobre ,digamos, a escolha estética do Synder nos seus filmes da DC. Recomendo muito!
A prova do quanto Snyder n soube adaptar a obra de Watchmen para os cinemas foi a série da HBO.
Essa sim, mesmo sendo uma "continuação" conseguiu trazer a atmosfera da HQ, de mostrar q esses caras q usam "mascara" são todos problemáticos, e não "supers". De mostrar a organização social do mundo e suas podridões. Série boa demais
A HBO podia fazer mais séries.
Sério? Ouvi falar que ela foi uma bosta ok, vale a pena conferir?
@@matheusnardy9076 é bem bom
A série da HBO... uma avalanche de propaganda woke que literalmente não tem NADA a ver com os quadrinhos do Moore ou com suas posturas ideológicas... OK... Você pode odiar o Snyder o tanto que quiser, eu não me importo, mas, tenta não mentir.
@@mariadocarmosobreira8323 como não tem nada a ver se o que ela mais critica são os mascarados?
Caro Alexandre, este mês li a obra-prima Watchmen pela primeira vez. Em seguida fui ver a fantástica serie da HBO. Para terminar, quis reassistir (apos muitos anos) ao filme do Snyder. De fato é surreal como esse diretor mesmo copiando quase quadro a quadro, fala a fala a obra de Moore e Gibbons, conseguiu esvaziar completamente toda a essência da HQ. Sua análise é perfeita e após rever o filme, concordo plenamente com a qualidade dos adjetivos usados para descrever a capacidade de Zack como diretor. Ainda mais tendo a serie como comparativo vemos como ele fez um trabalho pífio.
Finalmente alguém que fala com todas as palavras kkkkkk sou muito time Alan Moore, de saco cheio de 99% das mídias de herois e o Snyder representa o pior que tem.
A cena inicial do filme até me convenceu por um tempo, achei linda e que talvez o Snyder fosse fazer uma tradução do quadrinho pro cinema de forma criativa, mas foi só mais dos mesmos clichés de sempre, até fazer o Ozymandias ser mais afeminado, da forma como ele sempre faz com os vilões dele, sendo que no quadrinho ele é pra ser mais próximo de um símbolo de masculinidade.
Sim, na HQ ele é um "machão" reflexivo e sensível, no filme ele parece ser um homem afeminado e arrogante.
carai, muié, cirugico viu. Nunca tinha parado pra pensar nessas frustassões sexuais e no esteriótipo de machão de ozy. Li essa hq quando era meio novão (inclusive acbava gostando mais de algumas cenas dos filmes). vou ver essa porra de novo.
Como assim? Desde que li o quadrinho sempre achei ele meio com cara de gay com aquelas expressões faciais pensativas. Até as poses dele. Absolutamente distorcida sua visão por algo ideológico aí que te perturba.
Machão ali só o comediante
Um cara vaidoso pra caralho, introvertido, sempre com expressões pensativas e meio delicadas é machão agora?
Achei q isso era ser tipo o comediante, que bebe, fuma, dá risada alta, ñ tá nem aí pra nada, coça o saco, assiste jogo kkkkk ñ falo isso de maneira “positiva”.
Positivo é só o diagnóstico de fanatismo de vocês doidos
@@guilhermebraga9773 eae guilherme, tudo joia? Mano, espero que vc leia isso com um tom suave, juro que estou falando de boa. É que até ler tua resposta eu pensava que eu tava comentando um post sobre quadrinhos. Tem como vc me explicar sobre o fanatismo que vc ta acusando a gente e tals ai... (essa pergunta é genuína) não entendi "ao quê" somos fanáticos. Ta falando da nossa religião, nossas convicções políticas, fanatismo ao autor...?
Linck calmo não existe, ele não pode machucar você.
O filme glorifica principalmente o Rorschach, que na HQ é claramente um cara perturbado, nojento (literalmente), hipócrita e com problemas sexuais não resolvidos. Mas graças a adaptação do Snyder ele virou herói de adolescentes e filósofos de boteco.
Entendo as críticas ao Snyder/interpretação literal da linguagem (e concordo). Todavia, não vejo os críticos chamarem de “bosta”/“nojento” o filme Sin City que se baseia nos mesmos fundamentos do Snyder. Aliás, colocam até o Sin City como algo “Cult”?!! A crítica se encaixa direitinho só que esse filme não foi do Snyder
A questão de ter mudado o final tirando esse "Monstro alienígena" é colocando o manhhatan para "destruir" as cidades foi para o filme ficar mais pé no chão, pois desenvolver toda uma história de anti-herois política e guerra nuclear já era muito tenso para no final ainda colocar um monstro alienígena gigante para destruir a terra se nem uma justificativa plausível foi forçado demais para digerir sem contar que manter o manhhatan como o único ser com poderes reais deixou a trama bem mais humanizada ja que ele não intervia em assuntos da humanidade sendo basicamente um Deus vivo, pra mim a questão do alienígena gigante com cara de polvo mais me distanciou da história do que aproximou. Lembrando que o resumir toda uma HQ fica em detalhes em um filme de 2:40:00 e a receita para o desastre. Sim o filme tem muitos pecados mais não vamos condenar o Snyder pois para produzir um filme tem que levar em conta que tem toda uma equipe e ele não tem liberdade total para fazer exatamente oque ele quer
Mas ao msm tempo joga fora todo o peso do fim da hq do inimigo em comum,pq agora o inimigo comum da raça humana É AMERICANO
Concordo!
@@animebanger6662 não se ele tinha se rebelado contra os americanos e matado vários deles. E na real, o inimigo ser uma arma viva criada nos EUA tbm faz todo o sentido, os EUA podem sim ser considerados inimigos do mundo.
Ata, homem azul pelado que modifica a realidade pode, agora monstro destruindo cidade não pq é muito fantasioso
@@LauraGear42 o manhatan não modifica a realidade, e o comentário nem falou em fantasioso kkkk
Eu vi a enquete que você fez no Instagram haha. Me abstive de opinar porque eu acredito que essa discussão é delicada e, em vários aspectos, até problemática. Mas eu também acho que o assunto é necessário e deve ser debatido de forma amistosa. Eu concordo que o Snyder é um cineasta limitado, mas não desprezível, porque por mais que o método de concepção que ele adota acabe esvaziando as obras adaptadas do conceito original, ainda assim existe valor no que ele faz. Simplesmente porque toda adaptação é nada mais do que isso mesmo, uma adaptação - no sentido mais óbvio da palavra - para um formato que não necessariamente se valha da suas formas originais. E, considerando que estamos falando de mídias diferentes, intenções artísticas e técnicas diferentes, mesmo que exista correlação em termos, me parece relativamente “ingênuo” esperar fidelidade de uma obra desse tipo. Nunca vai ser. Além do que, o suporte e as condições em que essa obra se deu devem ser considerados como fatores delimitadores do produto final. Por exemplo: as adaptações pro cinema de 300 e Watchmen, são frutos não só da concepção particular de um diretor e dos seus vícios estéticos que não comportam a experiência individual do fã dos quadrinhos, mas da intervenção do estúdio que o contratou, da lógica mercadológica da indústria e da projeção lucrativa que isso representa. Existem muitas arestas envolvidas nesse processo que devem ser consideradas. De novo, eu não to dizendo que o Snyder eleve os seus filmes pra além do massaveísmo e das cenas posadas. O que é prudente considerar é que uma adaptação sempre vai ser vítima de incompatibilidades por ser um outro produto. Que vai existir além daquele que o inspirou por intencionar o maior alcance possível através da ressignificação da ideia de que isso se torne acessível a qualquer pessoa. Isso imprime bem o final de Watchmen, por exemplo (Cinema blockbuster, não de arte). Quando a gente considera que o Naked Lunch do Burroughs foi visto durante muitos anos como uma obra inadaptável para qualquer outra mídia, o que se lê disso é que não são só atributos técnicos que limitam a adaptação, como o Kubrick bem disse, mas a total impossibilidade de reprodução do conceito original de forma acessível a públicos diferentes (em casos específicos como esse). O que torna o filme dentro da lógica da indústria inviável como produção. E aí a gente precisaria entrar em questões de custo benefício e outras tecnicidades que dariam outra discussão porque aqui, o que eu entendo que está sendo posto em pauta, é a falta de talento ou inaptidão do Snyder em converter obras muito complexas que existem em uma mídia de nicho e que não são tão acessíveis de compreensão como a gente gosta de pensar, em um formato que precisa entregar uma trama de fácil compreensão pra um público que varia do acadêmico ao simples. E isso, por mais controverso e doloroso que seja admitir, dum jeito meio torto, ele faz. Não sei se de forma consciente, mas como eu não subestimo nenhuma pessoa, sou obrigado a pensar que sim. Daí a necessidade de esse assunto ser tratado com mais clareza e acessibilidade. Essa discussão vem lá de 1919 com as teorias sobre o que é e o que não é bom cinema do Kuleshov. A adaptação não diminui o valor do seu produto de origem e nem anula a sua originalidade e importância. Elas coexistem de forma independente e é possível considerar as duas como objetos completamente diferentes e dissociáveis, sem gastar energia odiando uma ou outra porque o discurso que cabe nos quadrinhos, não necessariamente cabe no cinema, no teatro, na TV e por aí vai. Mas, resumindo: mais uma vez eu gostei muito do vídeo, acho que levanta um debate interessante e a banana no final tirou a tensão da parada. Hahah
Robson. legal teu comentário. Os vídeos, pela breviedade, acabam dispensando alguns pressupostos teóricos. As teorias da adaptação contemporâneas, apesar de divergências teóricas aqui e ali, têm por consenso a superação de um paradigma que, se pararmos para pensar, é de raiz platônica. O original enquanto objeto Ideal dotado de verdade, a adaptação (cópia) devedorada desse Ideal. Ou seja, hoje está claro que a adaptação é justamente essa tradução metamorfoseante do material primeiro, "é uma derivação que não é derivativa" dirá a Linda Hutcheon.
O problema então da adaptação do Snyder de Watchmen não é uma suposta distância do material original, mas sim sua poética e ética. Poeticamente ele é problemático por um final que é incoerente com a trama e uma narrativa incondizente com a crítica política do gibi que ele próprio tenta sacudir nos diálogos que reproduz mecanicamente.
E isso tudo é fruto de um problema ético, remontando a um velho preconceito estético com os quadrinhos. É histórica uma insensibilidade à mídia, a seus recursos poéticos próprios, e de como eles exigem uma tradução minimamente atenta e interessada, para que se consiga operar um diálogo, ainda que, como em toda adaptação, por distanciamentos.
A "estética sotyboard" de Snyder é só a reafirmação do preconceito, da transparência estética dos quadrinhos, como mero lugar de representação do tempo no espaço.
Evidentemente, Snyder faz o que faz dentro de um paradigma maior. É, portanto, injusto culpá-lo exclusivamente pelo sucesso ou fracasso dos filmes que ele assina. Porém, ele já deu sinais individuais mais do que suficientes de ser uma figura bastante ativa nessa visão.
É na visão, medíocre e preconceituosa, mais do que na pessoa, que precisamos ficar ligados (faço aqui uma ponderação sobre o próprio vídeo, talvez isso possa ter se perdido, tamanha minha impaciência com o culto à figura).
Abraço!
Demais Alexandre. Sensacional o que você escreveu. No entanto eu gosto de pensar que não existe incoerência poética na proposta do Snyder. (me perdoe se eu te entendi errado, é muito possível) Se percebermos que os próprios furos na adaptação de Watchmen deixam parâmetro pra uma série de possibilidades interpretativas (até a conclusão) que, estão nitidamente aquém do final do quadrinho. O arco dos cientistas, por exemplo, só é abordado no final, diferente da HQ onde existe um contexto muito didático que culmina no alienígena destruindo NY e servem como base alegórica pro plano do Veidt. No filme, isso é totalmente ignorado e talvez seja proposital pra que não haja um problema de incoerência narrativa. Acho que a profundidade dos temas abordados no quadrinho é diluída quase que completamente por uma estética ultra romântica. E isso nos leva a questão do preconceito que você citou. Eu penso que a transcrição do storyboard acaba se transformando na potencialização da linguagem dos quadrinhos, mas traduzida de forma rasteira. O Snyder idolatra esses personagens tanto quanto aparentemente tem uma visão distorcida deles. E diga-se de passagem, é a maneira como MUITO FÃ HARDCORE de Watchemen percebe o quadrinho. E aí eu pergunto como experimento: como alguém pode achar um cara desprezível como o Rorschach, admirável, foda? Um coitado reacionário obcecado por uma moral maniqueísta e anacrônica? O Moore escreve ele claramente com desdém, e até chacota em alguns momentos. Mas fica nas entrelinhas, diferente do comediante que é “fácil” de interpretar como vilanesco. Na versão do Snyder ele (Rorschach) é elevado ao patamar de herói simplesmente porque ele detém algum monopólio da perspectiva narrativa da história. Então me parece que no caso do Watchmen existe uma glamourização exagerada e até equivocada do que esses personagens representam nos quadrinhos e de como essa história deve ser entendida (?). O filme é problemático, mas é deste jeito dentro de uma visão que não precisa atender a densidade da HQ, ele só precisa entreter em algum nível. Se tivesse sido dirigido pelo Michael Bay ou pelo John Woo (alô anos 90). A lógica seria a mesma porque a proposta desses caras é fazer cinema de gênero. Isso não é bom nem ruim. Já a qualidade do entretenimento é absorvida individualmente. E acho que tá tudo bem. Mas é provável que eu já esteja falando de outra coisa. Hahah
Forte abraço. Valeu pelo papo.
Do ultra-romantismo à estética storyboard: um debate sobre Watchmen.
Já tenho o título da nossa mesa redonda. 😁
Eu gosto, acho o filme do Watchmen melhor que a maioria dos filmes do MCU, mas nem chega perto da HQ e a série da HBO é bem superior
Concordo 100% com a análise! Mas eu curto os filmes do Snyder por uma questão de entretenimento mesmo, de estética e de algumas técnicas que ele utiliza. Então a minha tortura é consciente. Todos os filmes dele de 300 pra cá mostram o grande pastel de vento que ele vende, inclusive o Snydercut (de Madrugada eu gosto, apesar de ser um remate tb). O único que não consigo rever mesmo é 300, pq ali ele pegou pesado na câmera lenta, mais que o John Woo.
Dr. Manhattan era indestrutível e tinha o poder de ver o futuro. Mas ver o futuro não significa entendê-lo. Sua onipotência, arrogância e inteligência matemática o impediam de compreender o presente e perceber os acontecimentos que ocorriam debaixo de seu nariz. Ou seja, muito poderoso, onipotente, onipresente, mas muito apático, sem atitude e manipulável. Falando sobre o filme, Zack Snyder era na época, um cineasta promissor. A sequência da morte e ressurreição do Dr. Manhattan é uma aula de estilo e primor estético.
O gibi Watchmen é ótimo! A cada releitura sinto mais o quanto Moore, Gibbons e cia. estavam iluminados quando o fizeram. O filme Watchmen não consegue nem ao menos emocionar. Se tem algo que posso dizer de bom sobre ele é ter me convencido a nunca mais chegar voluntariamente a assistir filmes do Zack Slowder.
Na minha opinião, Watchmen é infilmável...nos filmes, pra séries, ainda não é fácil, mas é possível
É bem estranho vir visitar um vídeo mais antigo do canal e ver o Linck mais contido, sem estar ligado no 220v xD. O conteúdo, no entanto, já era fantástico!!
Li a HQ, vi o filme e AMEI os dois!
Watchmen é uma obra de arte escrita por Alan Moore e ilustrada por David Gibbons. A sombria HQ teve sua versão cinematográfica dirigida pelo outrora super cultuado Zack Snyder.
Como qualquer adaptação de quadrinhos para o cinema ocorreram algumas mudanças que desagradaram fãs mais fervorosos. Porém, em toda adaptação existem mudanças.
Situações colocadas em hqs e livros, por exemplo, às vezes não ficam tão interessantes em outras mídias. No geral, creio que o saldo de Watchmen foi positivo. E nada precisa ser sacralizado. E histórias em quadrinhos se encaixam nisso.
Se você consegue chamar uma completa deturpação da mensagem do filme de um simples "efeito de transição de linguagem", beleza. Tem gente que não é tão cínico.
Rorschach foi de neonazi a ídolo pop. A mensagem central foi perdida, e ainda pensam que o problema foi mudarem o final do filme. Parece até piada.
Ótima análise.
E gostei da crítica a respeito do final do filme Watchmen. Considerava bisonhos os elogios que algumas pessoas faziam à mudança do detalhe final da história.
E agradeço por me fazer entender por que o filme 300 flui melhor do que o Watchmen, a despeito de terem sido realizados pelo mesmo diretor.
Conheci watchmen pelo filme do Snyder e achei MARAVILHOSO, ai alguns anos depois comprei a hq e li (tinha uns 15 anos) continuei achando o filme bom, mas ai li mais velho e percebi que o próprio snyder NÃO entendeu as HQs...
Nem vc entendeu
@@joaolucaslopes1961qual q é o ponto da hq, conta aki pra gnt
Comparado com a maioria dos diretores que adapta quadrinhos para o cinema Snyder ainda está no top 10
não.
@@insetoaquatico Pra mim ele é um grande diretor . Pra mim !
@@hugojustino9997 para mim também, mas não está no top 10 se considerarmos todas as adaptações de quadrinhos e seus respectivos diretores. Digo em termos técnicos, não termos subjetivos de gosto
@@insetoaquatico Comprendo e concordo . Olha , quase todos por exemplo ,puxam o saco do Nolam pra. Mim ;ele é muito. Uma paródia batida de Michael Man ,como diretor .E O snyder pra é muito melhor que ele. Todavia o snyder erra e erra muito ! Ele não está no top 10 .
E sobre a adaptação do HQ de James O'Barr, "O Corvo" , no filme de 1994 ? Eu gostei das mudanças.
Poxa, eu gostei do filme quando vi. Me lembro que tinha amigos que conheciam os quadrinhos e ficaram divididos se foi bom ou não. Mas o filme me fez ler os quadrinhos, então, vai lá, tem um pontinho positivo para mim. Espero que este filme tenha feito esse favor para mais pessoas.
Acompanhar este canal está sendo um estudo sobre cinema.
Acho que como adaptação o filme é muito falho. O Snyder realmente não parece ter entendido a HQ. Mas se visto isoladamente, tem seus méritos. Na comparação vai perder sempre. Pra mim, a série de TV consegue captar a essência, a atmosfera da HQ, de uma maneira muito mais fidedigna, ainda que não seja uma adaptação propriamente dita.
Sim mano, a série de Watchmen é maravilhosa cara. Ela e the boys !
A gente é burro, meu amigo. Por isso amamos os filmes do Snyder.
Cara, obrigado por esse vídeo; bom de mais! Grande abraço!
Estou um tempinho atrasado... hehehe! Você tem algum sugestão de leitura sobre produção de quadrinhos?
ve os videos mais recentes que de vez em quando ele recomenda algumas
Respeito toda sua opinião... mas você falou basicamente apenas como um "Hater" tendo que a todo momento usar palavras para denegrir e ofender ele. Ao meu ver desnecessariamente.
Eu particularmente conheci primeiro o filme (e amo Watchmen Ultimate Cut) e só depois tive o prazer de ler a HQ. E isso fez com que tudo fosse mais mágico.
Talvez se eu tivesse visto o filme depois... minha opinião seria diferente. Não sei.
Mas como assisti (assim como 300) sem ter os parâmetros das HQs. Simplesmente assisti e curti e continuo curtindo.
E mesmo que não tivesse curtido... qual a necessidade de ficar atacando verbalmente o cara, só por não ter te agradado?
Pra mim, essa atitude tirou muitos "pontos" dos seus argumentos. Pois daria para ter falado toda sua opinião... de forma respeitosa.
Curto seu canal. Curto bastante seus videos. Com essa ressalva.
paz!
Cara, esquece ... dialogar com qurm vê fascismo em tudo é fogo. Ainda bem que o zequinha nem liga pra essa militância e tá lá de boas filmando Rebel Moon
se tem um cara que faria uma boa adaptação de Watchmen pro cinema é o Michael Haneke (ele fez Funny Games), obviamente ele jamais faria essa adaptação, mas é divertido fantasiar.
Hmmm. Gosto do filme do Watchmen, mas tranquilo. Entendo seu ponto e concordo com a análise, só que as partes de ação animadas me agradam, apesar do conjunto ser raso e causar fúria se lembrar da obra original. Verbalizou meu pensamento sobre o diretor: ele não entende nem o argumento de HQs e só procura se apropriar do story board. Mas talvez isso torne ele uma opção para levar, por exemplo, as Hqs do Miller para as telas. Será que daria certo? Pq a cena do Batman resgatando a mãe do Superman tem o peso da ação do Miller. A mesma coisa com a Mulher maravilha desse filme, ambos com impacto a lá Frank Miller. Daria certo então se ele só copiasse? Queda de Murdock ficaria legal? E quais adaptações de obras não simples de HQ pro cinema vc recomenda?
Mais do que o Miller, o Mark Millar faz quadrinhos já pensados para o cinema. Por isso suas adaptações são tão fáceis. Quanto aos exemplos que você pediu, é papo comprido, talvez rendesse um vídeo, mas há várias adaptações não fiéis e de obras complexas muito boas, inclusive de SH. Boa sugestão de pauta!
porra professor, chamar o cara de analfabeto funcional foi pesado, seus argumentos são bons, achei que a adjetivação causa distração e trabalha contra a sua argumentação. não me leve a mal, odeio fazer esse papel de "polícia de discurso", ou de polícia de qualquer coisa... e por favor leve em conta que talvez eu esteja falando isso porque estou de saco cheio de discursos de trogloditas psicopatas milicianos etc que usam esse tipo de adjetivação o tempo todo. aliás, mudando de assunto, eu e a torcida do flamengo não lemos o watchmen, quem leu foi a turma dos quadrinhos que, no brasil, se der 3% da população é muito!
Mas se tratando do Snyder é isso mesmo. Ou ele não entende o que lê, ou despreza o material fonte.
Pra ser justo, quase todo mundo é Analfabeto funcional
@@QuadrinhosNaSarjeta mas n precisa desprezar a pessoa né campeão
@@QuadrinhosNaSarjeta Snyder foi diagnosticado com dislexia, talvez isso explique a visão dele. De qualquer forma, pegou pesado, campeão.
Vei gosto do snyder mas esse vídeo fala muitas verdades. Nossa seus vídeos são bons desde sempre, sucesso!
Você já analisou Do Inferno? Aquilo é uma obra-prima. Aquele capítulo do passeio dá um enjôo violento.
Quando eu assisti watchmen pela primeira vez eu tinha 13 anos, eu eu gostei tanto que fui atrás das HQ, ainda mais depois de saber que era uma obra do mesmo autor de V d vingança, depois de ler a HQ eu vi uma estória completamente diferente. O Alan Moore foi um ponto de virada no meu amadurecimento, a última vez que eu vi o filme de watchmen me dá vergonha de lembrar, é igual assistir as séries dos power rangers.
Outra parada doida.
Além do Ozymandias trabalhar numa tecnologia pra sintetizar a energia do Dr Manhattan, ele deixa isso ser televisionado, assim como também os cientistas que estavam trabalhando no projeto.
Watchman é um dos filmes de quadrinhos que eu mais gostei . talvez por ter visto o filme antes de ler o quadrinho , porém toda via , após a leitura do gibi , não alterou minha apreciação pelo filme .
Vim pelo Gaiofato do História Cabeluda. Bom demais seu trabalho, Alexandre.
Gosto de todos os filmes do Snyder. Não são 10/10, mas eu daria um 8/10. Os nerdolas deviam aprender o significado de adaptação. Transcrever algo de uma mídia para a outra não é banalizar nem diminuir, apenas mudar, adaptar.
Mas se vc arranca a essência, os elementos q dão orignalidade e personalidade aquele universo,pq adaptar? Pq nao fazer um filme do zero? Watchmen não tem nada das hqs tirando o plot twist (parcial ainda)
O Objetivo de uma adaptação é fazer algo diferente porém respeitando o Original, Coisa que o Snider não Fez.
@@falcesim216 nenhuma adaptação faz
Viu a séria? O que achou?
Não vi ainda. Rolou interesse, pero no mucho rs
Essa parte que ele fala do "filme todo preto e branco e uma parte colorida pra destacar isso" me lembra quando eu vi o segundo filme do Zé do Caixão. Acho que eu já vi esse recurso antes, mas quando vi no Zé do Caixão, me impressionou. Tem tbm o casaco vermelho da criança na Lista de Schindler
O Snyder ama super heróis,ama isso é um fato,mas ele de fato nunca entendeu a mensagem de O Homem de Aço,Cavaleiro das Trevas,Watchmen,Liga da Justiça e afins,pq tudo que ele faz vai absolutamente contra a proposta dessas hqs consideradas clássicas intocáveis
Pra mim Watchmen foi o melhor filme baseado em HQ que já vi... Já assisti umas 5 vezes. Sobre 300 eu ouvi dizer q Zack basicamente animou a história do Miller.
Filmão, tchurminha MCUzete que só elogia aquelas porcarias de Iron Man 2 e 3, Thor 1 e 2, Capitã Marvel os filmes do Homem Aranha e tem que descer a lenha em tudo da DC, até critica que parece uma apresentação de TCC na faculdade fazem só pra criticar algo da DC
Penso o mesmo que vc sobre o Watchmen.
Tá precisando ver mais obras baseadas em HQ
leu errado truta
@@heloisaalmeida1243e vc acha q ele leu?
Mano sua análise é fenomenal, cada técnica e detalhe da HQ q o artista empregou pra gerar um sentimento ou espectativa e sobre sua funcionabilidade em um roteiro de filme, na minha opinião o Snyder quis inverter tornando a monotonia algo comum e a ação algo teatral com slowmotion e isso foi seu erro ele não entendeu a obra q ele tinha nas mãos e fez isso de filme
Watchmen é um filme legal. O homem de aço também. Não são filmes desprezíveis não. 300 de esparta é pra lá de ruim,
TB não gostei de 300
Essa sacada de colocar cores em cenas específicas no longa "Homens minuto" foi genial😍😍😍😲😲😲😲😍😍😍😍
Putz! Eu gosto da adaptação de Watchmen e gosto do quadrinho de Alan Moore. Também gosto das suas análises então tá tudo certo. Mas não precisava dar banana. Você mesmo criticou a suposta "fidelidade" excessiva da adaptação de 300 e depois projetou o que você acha que a narrativa estrutural deveria ter sido em Watchmen. Mas você mesmo sabe que não é bem assim que funciona a leitura de uma obra de arte e a execução de uma obra de arte. É muito subjetivo. São duas mídias diferentes e ambas tem até mesmo propósitos diferentes. E são dois artistas diferentes tratando um mesmo objeto. Se não gosta da estética do cara, tudo bem. Mas a paixão excessiva que o leva a ter mesmo nojo te aproxima mais de um conservadorismo e de um elitismo intelectual sem tamanho. Eu já estive desse lado (inclusive desprezava Zack Snyder). Logo contra o cara que faz as coisas de forma mais crua do que a grande maioria dos autores da indústria do entretenimento. Não tô falando que ele é um Lynch. Mas ele é no mínimo muito mais interessante do que um sem graçíssimo James Gunn. E transpor storyboard pra tela não é tão simples como você falou não. Ter storyboard ajuda (e muito). Mas num é nem a metade do caminho.
O foda é que o snyder não entendeu muito bem watchmen, a serie da hbo conseguiu entregar muito mais
@@blublublu6641 Ele não entendeu? Acho que ele entendeu sim. Aquela é a visão dele. Porém eu me preocupo mais com a obra do que o autor e o que aquilo me faz pensar e sentir. Gosto muito do quadrinho e do filme (como falei). Cada um operando em suas metalinguagens, mas muito similares em conteúdo. Só que em alguns aspectos cada autor foi por caminhos distintos. Todo mundo fala que a série é muito boa. Tem anos que não vejo série. Cansei mesmo. Um dia quem sabe eu veja essa.
@@Sobreversivo O Alan Moore faz quase todas as cenas de ação e interação dos personagens ser pequena para não engrandecêlas
O Snyder faz o oposto: ele faz uso de câmera lenta e fotografia para deixar as ações dos personagens os mais legais possíveis, o que demonstra como ele não entende ou não se importa com a mensagem de watchman.
@@enzojose4001 Pelo contrário. Nós ficamos endeusando os super-heróis, a violência estadunidense e é bem desse jeito que ela é representada nas telas. Desde o cinema do faroeste, Rambo e os super-heróis saturadores da cultura de massa. É um equívoco fazer uma leitura de uma obra tão cheia de metalinguagem apenas através de seus elementos diegéticos. A obra das telas é cheia de contradições. Dr. Manhattan aniquilando os vietnamitas representado como um deus salvador (discurso esse que era realmente empregado pelo governo dos Estados Unidos que negava a malevolência de seus atos e a própria derrota dessa incursão militar). Você talvez não tenha entendido porque assistiu a obra apenas na superfície de sua narrativa.
@@Sobreversivo Qual é o ponto de analisar uma adaptção cinematográfica se não for uma análise diegética?
Quase todos os elementos do filme são dos quadrinhos. A ÚNICA coisa que de fato cabe ao Snyder é a direçãl e as idéias que ele quer passar com ela, que são muito conflitantes com as idéias da HQ.
Hahahahahaha, adorei o vídeo, ainda bem que não penso sozinho essas coisas. De fato, de todas as burrices propagadas no filme, considero a pior o endeusamento que o Snyder estimula em relação aos heróis. O Alan Moore que já não é o mais amigável quando suas obras viram filmes deve odiar ele AINDA MAIS por conta disso hahahaha. Não sabia também da influência direta do Eisner para o Miller, o que faz tudo ter ainda mais sentido, achava que as influências cinematográficas dele eram pela proximidade com o cinema mesmo, ele escreve os roteiros dos Robocops por essa época também (muito devido ao Dark Knight).
O Demolidor é anterior aos Robocop, e lá está já toda a gramática de Miller de tônica eisneriana. O que mudará com o tempo é muito mais o traço do que o ritmo.
Eu vejo muita gente falar mal do Snyder baseado nos pensamentos políticos dele. Mas quando eu vou procurar os atos reaças ou homofóbicos dele na internet, eu não encontro. Só vejo ele dizendo que não é... Eu não sou um fã do Snyder, e nem odeio ele também, mas eu queria ver as atitudes que fazem dele um ser "desprezível" e tirar minhas conclusões sobre sua personalidade. Quanto ao filme de Watchmen, eu não vi problemas. Acho que a adaptação não reflete o que a HQ transmite, mas o filme entretém de certa forma, e não é algo massante ou enjoativo, então está valendo. Julgar uma obra como boa ou ruim é subjetivo, principalmente quando muita gente gosta (desde que essa obra não tenha mensagens intolerantes claras)
Esse pessoal é assim. Dão uma volta inteira só para dizer não dizer que não gostaram de uma obra por causa das posições pessoais de um autor. Pelo menos nesse ponto os reaças são mais sinceros quando dizer que não leem autor x só porque ele é "esquerdista". Quanto ao filme, é um filme bom, mas claramente tenta transformar tudo em muito mais "épico" do que deveria, por exemplo, todos os personagens parecem que são exímios atletas e lutadores de artes marciais. Na verdade, adaptar esse quadrinho é um trabalho inglório, o filme do Snyder é um filme nota 7, mas é melhor que Hollywood poderia fazer com Watchmen.
@@libniteles essa parte deles serem atletas eu concordo que foi um erro infeliz, eu teria gostado de ver o coruja gordinho, por exemplo, talvez interpretado pelo Jack Black. Mas tbm não acho que ele deixou "épico", a sujeira e corrupção ainda tá lá e não é a fotografia que apaga isso. Assim como os incríveis traços do dave gibbons tbm não o fazem.
@@joaolucaslopes1961 Com "épico", me refiro principalmente as cenas de ação. Por exemplo, a luta do Comedian, já no começo. Tem que se lembrar que em Watchmen as lutas são duras, nada parece coreografado, até porque, na vida real, ninguém luta fazendo coreografia. Você citou a fotografia, bem, eu acho que essa é a melhor coisa do filme.
@@libniteles como era o ozymandias lutando fez sentido a luta ser coreografada, na própria HQ é dito que ele é bom nisso. E acho que até pra uma luta desajeitada em filme é preciso seguir uma coreografia.
Snydete é de uma fragilidade tão sublime
Precisam estudar essa rapaziada sensível com o diretor de estimação deles
Tipo o cara que faz vídeo de 12 minutos pra falar dele
Lendo os comentários eu percebo o porquê o Snyder tem fã.
Eles gostam de qualquer coisa que se pareça "anti mimimi". O filme do Watchmen ( no meu caso ) só é bom o final, já a HQ é incrível do começo ao fim ( mesmo eu achando que o Polvo gigante do final tire uns pontinhos mas continua excelente ).
E o pessoal diz que não vê problema nele, sendo que as obras dele refletem ideiais Fascistas ( mesmo ele não querendo refletir isso ).
O filme do 300 por exemplo eu acho chato e muito "Meme" e muito diferente da HQ que é uma coisa espetacular. Até diria que Spartacus ( Aquela série magnífica do FX ) é melhor que o filme 300 do Snyder.
pov no father figure
Interessante , sobre a dinâmica da estética da cena, analisada neste vídeo!
Bom trabalho!
linck calmo é golpe
Eu gosto do filme de Watchman. Não sei se revendo agora que eu tenho uma bagagem de quadrinhos e de cinema um pouco maior eu ainda iria gostar, mas na época que vi, quando tinha uns 13...15 anos, no máximo, eu curti e foi o filme que me fez ir atrás das coisas do Moore para ler.
Pelo menos abertura do filme é muito foda
Vim do futuro avisar que em 24 vc esta cada vez mais calvo 😂😂😂
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e gordo
12:03 eu amo essa parte
Ahahaha, muito bom seu vídeo, Alexandre. Estou acompanhando o seu canal recentemente, parabéns pelo trampo.
Quanto ao Snyder e ao filme de Watchmen, acho que você ainda pegou leve. Eu lembro que na época fui assistir ao filme logo depois de reler o quadrinho e, mano, que filme HORROROSO! Eu tenho a impressão de que muitos que gostaram do filme não entenderam a HQ (salvo exceções, é claro). E a galera ainda quer falar que o Alan Moore é que é chato por seguir boicotando essa indústria? Não é pra menos, né...
Valeu! Seja bem-vindo!
Achei legal seus argumentos sobre a cinematografia do Snyder, mas achei bem desnecessário esse gesto ai no final.
eu gostava de watchmen e zacksnyder gostei da sua critica e do video, mas smp fico na duvida se devo parar de gostar ou n
Eu li watchmen antes de ver o filme, quando vi o filme achei fraco, já com 300 achei o filme ok, nunca entendi pq todo mundo põe esse filme no topo.
Poxa assisti um monte de vídeo seu, gostei muito das análises , me fez olhar reler os quadrinhos que eu tenho de forma diferente. Neste fim do vídeo foi xingamento verbais e de sinais. Só porque outros gostam de Snyder. Cadê o respeito?
Mais do que a linguagem visual e a narrativa, Watchmen tb peca na caracterização dos personagens (todos são superpoderosos - logo, a cena do Veidt pegando a bala tem zero impacto) e a construção do mundo em si... Watchmen é uma pegada "realista" que deveria ser minimamente similar ao mundo real para gerar comparação, mas o filme cria um mundo fantasioso demais...
Em determinada sequência do filme, O Comediante põe fim à uma manifestação popular. Muito bem filmada e editada com "I´m your Boogieman" de KC & the Sunshine Band na trilha-sonora. Inteiramente fascista, o Comediante desfere os 3 primeiros golpes contra uma mulher, um homem negro e um branco. Uma interessante metáfora que representa o desprezo do personagem para com tudo e todos.
O que vcs acharam do snydercut eu gostei e me senti lendo um quadrinho ou um livro
Na boa, só tinha lido pedaços da hq e quando vi i filme gostei pelo fato de não conhecer a história toda - realmente traduzir qualquer obra para o cinema exige muito mais que dinheiro para CGI - parabéns!!!
Queria ver vc comentando a minissérie Watchmen da HBO, feita pelo Lindelof.
Link, uma pergunta, com todo o respeito,...quero saber sua opinião. Quem seriam os diretores que vc, se fosse um produtor de cinema. Quem escolheria pra adaptar Watchman e Resident Evil? Não precisa ser mesmo diretor pros dois, mas vc teria alguém em mente?
Watchman cairia melhor como Série , para Resident Evil coloca o Diretor de Parasita.
Olha eu concordaria mais com isso se a série não tivesse feito a mesma coisa, na verdade o final maniqueísta da série quebra mais o sentido do quadrinho do que qualquer coisa que o Snyder fez. Outra coisa que dou um certo mérito pro Snyder é pelo fato dele ter mantido coisas que os produtores queriam tirar, como o contexto de Guerra Fria e a violência dos personagens, lembrando que as adaptações de quadrinhos não tinham a mesma moral que tem hoje, basta ver outras adaptações da época como Demolidor e Mulher-Gato.
É fácil falar sobre adaptações mas na é tão simples assim. E aparentemente você não entendi muito de cinema também.
Olha os comentários.😅😅😅 Ninguém entendeu nada do você disse. Povo curto. O brasileiro é curto mesmo
Rapaz, eu gosto do Snyder, mas concordo com o que você falou, gostei da sua análise e até mesmo sobre o que falou dele e do Alex em outro vídeo, por mais que goste da arte dele, não vou passar pano, o Homem de Aço para mim teve uma "coragem" com o Superman, já o Batman V Superman é um filme total Snyder sem controle por mais que a Ultimate Edition seja mais completa, mesmo assim mostra um Snyder sem controle que tivemos também em Army of the Dead, é um diretor que tem várias ideias e não sabe executar, quando executa faz muita coisa, 300 como disse é um filme fácil, Watchmen eu amo a Novela Gráfica e o filme, e entendo e concordo com o que falou, talvez o filme mais "maduro" que mostra um "crescimento" em Liga da Justiça que possui mesmo assim as características e erros do diretor, e que erros, ouvi uma vez alguém falar " ele não entende o Superman" e concordo plenamente, ele acredita que o Batman tem que matar, mas por um milagre ele não o faz por recuperar sua fé no Superma, que volta dos mortos no final do filme sem uma redenção épica, a morte dele mas Hqs foi um acontecimento que marcou época, toda liga unida em seu funeral, no filme ele morre com um troll da caverna, enfim gosto do Snyder mas vejo suas falhas e seus erros que muitas vezes se mantém e vão se manter em seus futuros filmes, gostaria de ver sua finalização na Liga 2 e 3, sim, e tenho esperança de ele corrigir sua snyderecisses.
Cara, amo o filme do Watchmen. E tudo que você citou como defeito eu vejo como qualidade! Ainda não li a HQ, mas você deixou claro que é muito melhor que a adaptação! Imagina quando eu ler então... Vou achar a obra divina pelo jeito... Pra mim, o filme do Watchmen é o melhor filme de super-heróis que eu já vi na vida! E acho Zack Snyder Deus! Kkkkkkkk
Cara se vc pensa isso eu recomendo vc a ler a hq correndo kkk
Parabéns garoto edgy
Perda de tempo discutir quadrinho e cinema, são mídias distintas e com investimentos idem. Talvez o único filme que tenha captado o cerne de um personagem tenha sido o primeiro Super Homem de 1978, embora houvesse algumas adaptações, mesmo carrega ao meu ver o que de fato é o personagem. No mais sempre será visto a questão comercial e tudo que envolve uma produção.
Ninguém está livre de critica.
Não acho o final ruim acho que jogar um alienígena gigante em só uma cidade do mundo não ia fazer o povo se unir aposto que os russos ião só falar problema deles não meu... Oq pareceu pra mim era que o manrattan não era mais americano nem mesmo humano oq eles queriam transparecer
Cada um tem sua visão, obviamente que vai ter pessoas que não vai concorda com a visão do Zack...bom isso é normal
Enfim encontrei o canal pra seguir com gosto. Concordo com absolutamente tudo. Só falto ser apedrejado quando falo da mediocridade do Snyder. Fãs dele parecem os fãs do excrementíssimo presidente da república,não têm senso crítico.
Estamos juntos, um drinque a um bom debate com idéias que podem encontrar a noção da sensatez, um abraço.
Gostei de 300 o filme, mas de resto não me interesso pelo trabalho do Snyder, acho desinteressante sua construção de histórias/adaptações e confesso ficar mais tranquilo ao notar que não sou o único que tem críticas ao trabalho dele!
Falou mal do Snyder já ganhou meu like
V de vendetta foi bem pior nessas questões. Mas só a versão longa do watchmen presta. A de 4 horas
Watchmen - o fiilme parece que foi dirigido por um pre-adolescente de tanto slow-motion, tela verde, arame fu e gore desnecessário. Os caras fazendo poses heróicas é só o suprassumo da vergonha alheia.
Quando o filme saiu eu só tinha ouvido falar da HQ e mesmo assim não gostei do filme. Dava pra entender a crítica aos super herói mas parecia td mt superficial o que deixou o filme bem chato.
Só depois que eu li a HQ eu fui entender oque é Watchmen. O Alan Moore domina totalmente a linguagem dos quadrinhos e escreveu uma obra que só funciona em quadrinhos. Reproduzir a história quadro a quadro em outra mídia é a fórmula pro fracasso.
E depois veio a série de TV. Essa sim é uma adaptação perfeita de Watchmen pq tem criadores que tb dominam a linguagem que estavam usando e, principalmente, pq adaptaram uma nova história pra uma nova linguagem, não tentaram refazer algo que não funcionaria nunca em outra mídia.
Realmente foi um erro tentar copiar uma obra que foi pensada em todos os mínimos detalhes dentro de uma HQ para uma outra mídia. Mas isso só mostra a genialidade do Alan Moore. Eu não gosto da estilização do Snyder e acho q Watchmen foi o maior erro dele, mas o resto da filmografia dele é bem ok, não vejo motivo pro hate.
No canal Entre Planos tem uma análise que comenta os erros cinematográficos do Snyder nesse filme e acho que dá pra entender melhor.
Tirando o ponto da "cultura de ressentimento do resto do mundo que iria gerar uma guerra" que é uma visão idealista e que parte de um lugar de senso comum e desconhecimento político, de resto, a análise foi excelente.
Depois do snyder transformar o batman num justiceiro fantasiado, sinto esse mesmo asco que você kkkkkk
Depois dele transformar o Batman no Batman?
O quadrinho e o Filme pra mim são fenomenais, simples assim, e é só saber dividir uma coisa da outra, q vc consegue se satisfazer com os dois e ser feliz!!!
"ah o snyder não adaptou uma hq" eu achei q eu estava indo no cinema ver dc movies, não dc comics.
Caramba, eu gosto do filme do watchmen! Será que eu vi eu errado??
N. Algumas pessoas que são chatas demais.
Conheci seu canal agora e cara... você conseguiu colocar em palavras o que eu sempre senti pelo Snyder, nunca gostei muito do trabalho dele mas não conseguia dizer muito bem o porquê, agora eu finalmente entendi
Nunca concordei tanto com uma critica ao filme do Watchmen.
"Eu só leio as figuras."
- Bart Simpson
O final é a melhor parte 🤣🤣🤣🤣
Rapaz como é bom amadurecer, quando o filme saiu eu adorei, achava uma grande obra, passado o tempo, entendendo melhor o recado do Moore e do Gibbons, entendi as falhas horrendas só filme, a troca do texto crítico e irônico por uma hiper istilizaçao da violência. Hoje acho o filme horrível.
Zakk snyder realmente pode funcionar pra alguns públicos, mas não eu kkkk realmente não dá pra assistir nada dele, nunca senti tanta frustração assistindo os filmes principalmente os que o superman aparece e o watchmen
Me lembro do omelete dizendo "agora você pode degustar de watchmen em filme também" 😂😂😂
Existem problemas bem mais graves na adaptação do Zack Snyder do que estilo e narrativa, ele perdeu o ponto completamente. Não é que não pode gostar, mas vamos admitir que não é pq a gente gosta q é bom...