Como sempre, a reflexão é importante e merece ser compartilhada professor. O número de veículos elétricos e híbridos, chamados plug-in só aumentam e o seu carregamento parece ser simples, mas não é bem assim. O dia a dia é bem complexo! Para uma recarga segura, além de toda uma instalação elétrica bem realizada o modelo deve possuir um sistema de proteção de corrente residual, protegendo contra choques elétricos, e o chamado modo 2 de carregamento, que só disponibiliza a energia depois de devidamente conectado e identificado pelo veículo elétrico, o que com certeza temos neste produto. Obrigado por aumentar nosso nível técnico. Vamos em frente! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e de toda equipe.
Excelente vídeo, mestre! Todos os dias encontramos instalações em desacordo com 17019. Cabe a nós tentar trabalhar de forma correta e oferecer segurança.
Esse canal passa confiança e profissionalismo demais, muito bom! Tem algum video ai falando sobre quais os critérios a seguir, para fazer cabos de força, 110/240, para equipamentos industriais/laboratoriais?
@@eletricityeletrica eh então, tava fazendo uns aqui para um cliente bem grande, mas surgiu muitas duvidas. A primeira é se podemos fazer um cabo tripolar macho/macho, nas duas pontas. Achei meio perigoso.
Excelente. Se um chuveiro 127v de 5500w no inverno já gasta bastante com média de 15 minutos acionado, imagina um equipamento consumindo 32A por 5 horas. Não sei se vale realmente trocar hibrido/combustão por ibrido plug in.
Esse carregador é compatível com qualquer marca/modelo de veículos? Numa emergência, se selecionarmos um carregamento máximo de 16A, pode ser que seja viável usar uma tomada comum de 20A. Esse conjunto com a bolsa é ótimo pra ter no porta malas.
Boa noite amigo , me tira uma dúvida por favor Fiz uma instalação e os cabos gerais passei pela madeira e nela tem presilhas de aço pra segurar o fio , causa interferência?
A minha dúvida é sobre a instalação do DPS. Nessas montagens eu uso 1 disjuntor geral, 1 DPS e 1 DR que sai direto pra o wallbox. 98% das residências de onde moro, não usam haste de aterramento dentro da edificação, só usam o aterramento do medidor de energia, ou seja, o neutro ja sai para dentro da edificação aterrado. Geralmente não faço um aterramento por conta do custo principalmente. Os clientes não querem. Então a dúvida é, posso eliminar, ou pra que a necessidade de trazer um cabo de aterramento la do aterramento do medidor, junto com o neutro, se lá no quadro de distribuição eu vou fazer uma ligação TNS? não posso trazer só o neutro e o fase e fazer a ligação do terra direto no barramento do neutro? Fazendo assim eu não estaria fazendo usando o PEN e fazendo um aterramento TNS? Posso ligar o neutro de entrada( não tem barramento de neutro porque ele já sai do DR direito pro wallbox, ja que é um circuito só, somente pra um equipamento) o terra do wallbox, e a saída do DPS tudo no mesmo barramento? E eliminado assim trazer um cabo de terra la do medidor até o quadro de distribuição so wallbox?
Bom dia Eletricity, encontrei uma maneira de ligar o Dps do neutro de um jeito diferente em sistema TT pra ele também fechar curto quando sua vida útil acabar, gostaria de saber se funciona. Por exemplo, o Cabo fase entra no seu respectivo Dps e sai para o Barramento de Neutro e depois vai pro Barramento de terra, agora o Cabo de Neutro entra no respectivo Dps e na sua saída faço um jumper com a entrada do Dps de fase, asim quando tiver um surto no Neutro ele passa pelo Dps de Neutro e sai pro Cabo de fase e assim o Dps jumpeado escoa toda sobrecarga pro Terra. E quando terminar a vida útil do Dps de Neutro ele fecha curto entre (Neutro e Fase) desarmando o Disjuntor, assim também como acontece com o Dps de Fase. Pôr Favor, faz o Teste pra vêr se funciona vcs são muitos eficientes no que fazem. Obrigado.
Prof. Em condomínio vertical como poderia ser resolvido um aumento de demanda energética se vários condôminos resolvessem optarem por veículos 100% elétricos?
Condominio pode ate ser facil de resolver ja q muito deles, tem os padroes na garagem ou bem proximo da garagem. Daí é so puxar uma tomada direto do relogio do morador. Acho q nem aumentaria tanto a demanda Assim
"Algumas pessoas chegam ao absurdo de fazer adaptadores com um plugue 2P+T de 20A em uma extremidade e uma tomada industrial de 32A na outra, uma adaptação perigosa." Se diminuir a amperagem do carregador pra 16A e usar a tomada de 20 dá bom?
Qual potência considerar no projeto para tomada de um carro elétrico? Na minha região a tensão é 220/380v então se considerar a corrente máxima de 32A teríamos P = 220 x 32; P=7.040w Devo considerar potência de 7.040w ou a norma estabelece outra potencia?
A maioria dos sensores de movimento são projetados para trabalhar com lâmpadas de até 60W porque essa é a potência máxima que pode ser suportada pelos sensores sem que eles sejam danificados. Se você utilizar uma lâmpada com potência superior a 60W, o sensor pode superaquecer e até mesmo queimar. Além disso, as lâmpadas de alta potência podem causar interferência no funcionamento do sensor. Isso ocorre porque as lâmpadas de alta potência produzem mais calor e radiação, o que pode afetar o sensor de movimento. Aqui estão alguns dos problemas que podem acontecer se você utilizar uma lâmpada com potência superior a 60W em um sensor de movimento: O sensor pode superaquecer e até mesmo queimar. O sensor pode não funcionar corretamente. O sensor pode causar interferência em outros dispositivos eletrônicos. Se você precisar usar uma lâmpada com potência superior a 60W em um sensor de movimento, é importante verificar as especificações do sensor para garantir que ele possa suportar a potência da lâmpada. Também é importante escolher uma lâmpada que não produza muito calor ou radiação. Aqui estão algumas dicas para escolher uma lâmpada adequada para um sensor de movimento: Escolha uma lâmpada com potência máxima de 60W. Escolha uma lâmpada que seja projetada para uso em interiores. Escolha uma lâmpada que tenha uma boa eficiência energética.
Mas o carro vem com carregador de emergência pra tomada de 20A o carro em questão é uma camionete da GWM a fonte dele é com saida de 12V 12A, mas amanha vou instalar um wallbox da weg ai sim exige um circuito específico com disjuntor e DR , mas essa tomada é para emergência pelo que diz no manual do veiculo tanto que o cliente la esta usando a dias , tanto que vem com pino comum de fase neutro e terra de 20A, o ideal é estacao de carregamento rápido em shoppings centers ou postos de combustíveis, mas como ele ganhou acompanhando o veículo esse wallbox weg vou fazer essa instalação, cabo 6mm do circuito alimentador pois a corrente máxima de saída do wallbox é 32A , distância do QDC até o wallbox 6 metros e vou por DR e o disjuntor termomagnetico , a alimentação do QDC secundário dele é com cabo 6mm isso que me preocupa pois vou aconselhar a não usar o carregamento na corrente máxima de 32A tenho medo que desarme o disjuntor geral do padrao trifasico de 50A dependendo do que estara ligado a essa fase no momemto da carga , já que esse wallbox weg é regulável na placa eletrônica 6, 10, 12, 16 20 24 e 32 A, manual do veículo não fala em corrente máxima de carga acredito que isso só influencia no tempo de carga das baterias.
Se o carregador do carro veio de fábrica com um plug de 20A é porque ele só vai consumir até 20A. O que não é recomendado é fazer gambiarra no plug do carregador do carro ou fazer "adaptador gambiarra" pra plugar na tomada com potência inferior ao carregador.
@@M25videos sim esse carregador da GWM e mais para emergência e tal, pois como carrega com 12A leva 12 horas de carga , com wallbox conforme a corrente selecionada será mais rápido
Desculpe em lhe dizer que um ponto elétrico para carregar um veículo, tecnicamente jamais deva utilizar adaptadores, haja visto que a potência dos carregadores já está na faixa de 8kw ou mais; ou seja é uma potência igual ou maior que um chuveiro Master. Vejamos: i=P/V =8.000/220=36a. É sabido que não existe plug e tomada residencial acima de 20a. Nem estamos falando de distância da rede e queda de tensão. Diante das exposições aqui elencadas, creio que um profissional com P maiusculo, jamais faria isto.
Bom dia Eletricity, se eu precisar ligar 4 IDR bipolar , 1 de 32A , 1 de 25A e 2 de 20A, preciso colocar um disjuntor bipolar antes e depois de cada IDR ou posso colocar só antes ou só depois? Obrigado.
Olá! Recentemente vir em um Condomínio um carro elétrico onde o sistema de carregamento dele era ligado em uma tomada comum de 20 A com disjuntor de 20A fazendo a proteçãodo circuito. O próprio cabo original de carregamento do carro já faz esse controle no carregamento limitando a corrente em 16 A. Sem ser necessário nenhum tipo de adaptador como nesse modelo demonstrado no vídeo. Teria mais informações a respeito se tem carro mais novos que não precisam desse modelos de tomadas e que tem o consumo menor de 32A? Fiquei com essa dúvida 😊
Qual a Bitola do fio da tomada de 20A??? Meu veículo é um Song Plus, que já vem com o carregador portátil com um plug de tomada comum, meu eletricista e eu estamos na dúvida só da bitola do fio da tomada
Se é um BYD híbrido os calculos deve ser feitos para 16A que é a corrente de carregamento máxima. A seção do cabo depende da distância, agrupamento, temperatura, queda de tensão...
Muito obrigado pela resposta. Gastarei uns 50m de fio (que penso em usar bitola de 2,5mm) entre o contador de energia e a tomada (vou colocar 20A). Sabe dizer se está bom???
Não sou professor mas, penso que os fios devem ser de biola superior a 2,5. Fio é algo que não se pensar em trocar, daí , usar o melhor é o coreto .já que vai carrega o veiculo diariamente. Usa 4 ou 6 mm
Realmente não só o carregador elétrico como qualquer aparelhos elétrico principalmente como ar-condicionado que muitas pessoas compram e quer ligar em tomadas comuns sem respeitar as normas que é colocar um disjuntor de acordo com o ar-condicionado a capacidade desses fio De acordo com a potência do ar-condicionado Isto que vem acontece Muitos incêndio em casas e apartamento por não respeitar essas Normas
No sistema de Aterramento TT é obrigatório usar DPS no neutro, mas como eu vou saber quando ele vai deixar de funcionar se ele não fecha curto pra desarmar o DSJ. OBRIGADO.
Olá , o que eu não consigo entender é que o DPS que tá ligado no neutro, a saída dele também vai estar ligado no barramento de neutro e depois vai para o barramento de terra, como ele vai fechar curto quando ele pifar, como faço a ligaçao pra ele fechar curto também. Valeu ,obrigado. @@eletricityeletrica
Quando a tensão da tomada está mais alta que o indicado no carregador o que pode ser feito para corrigir o erro que empede o carregamento? Tensao na tomada está acima de 250V gerando o erro que parece ser de aterramento mais não é, porque na mesma instalação o carregamento funciona porém em 127V.
Bom dia Poderia me tirar uma dúvida? Moro em uma área rural e pelo que vi não tem rede 220 v , e estou querendo pegar o Mini Dolphin elétrico e minha rede é 127 v. Será que existe algum tipo de transformador 220 v , pra instalar o carregador do carro, se existir poderia me indicar qual é compatível. Obrigado 🙏
Tenho um disjuntor de 32 A (220v) com cabo de 4mm a uma distância de 15 metros até a tomada ( 1 de 20 A) , posso fazer essa derivação do equipamento que você acabou de mencionar com IDR ??
De acordo com esse vídeo o carregador portátil não serve pra mais nada a não ser vc carregar em casa, onde vc ja tem o wallbox, eu iria comprar, mas ja desisti se não posso carregar em uma tomada comum. Pra cada casa que eu for tenho que instalar uma tomada de 20 A, isso é inviavel.
Olá, obrigado por têrem respondidos, más eu gostaria de saber dos dois cabos ligados nas mesmas situações, pela lógica um cabo de 4mm teria que suportar mais ou menos uns 40A. Teria como fazer um video mostrando até quanto cada cabo aguenta de amperes realmente em condições normais sem contar com queda de tensão e fator de agrupamento. Valeu e obrigado mais uma vez.@@eletricityeletrica
Ponto de força para recarga de carros elétricos : Está posto um grande problema. A rede de distribuição não vai dar conta. Afinal são altas potências por períodos longos.
A informação de que só bicicletas pode ser usada em tomadas comum não procede. O Renault Kwid elétrico pode sim ser carregado em tomadas normais de 127v e 220v de 20A.
Trecho retirado do site Renault: Com tomada caseira ou Wallbox para um carregamento ainda mais rápido, o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico vem com um cabo elétrico de série para carregar em tomadas de 110v ou 220v. Repare o trecho " VEM COM UM CABO ELÉTRICO DE SÉRIE".
@@eletricityeletrica sim, lógico, tem que ter cabo, não é wireless. Mas esse cabo é conectado em tomada comum de 20A. Bicicleta tb vem o cabo, patinete...
Imagine só: você tem uma casa com um circuito 220V, 32A... e aí vc compra um carro elétrico. Você via ter que criar um circuito totalmente novo, garantindo inclusive a condição de aterramento exigida pela norma específica e pelo fabricante do carregador. E, como se não bastasse, a entrada de energia da tua casa deverá ser modificada para comportar essa carga de 7,7kW a mais que você vai usar praticamente TODOS os dias. Eletricidade não é para amadores!
Ou seja, o carregador perde a função de portabilidade, visto que precisa de uma tomada específica para ser ligado. Arrisco dizer que 99% das tomadas não tem o sistema de proteção citado no vídeo.
Mas eu entendi o que o amigo postou. Por exemplo: você vai a uma casa de praia e não pode usar a tomada da casa no carregador portátil. Perde sua função.
então quer dizer que mesmo usando 10 amperes, não posso nem mesmo utilizar uma tomada de 20 amperes, e sou obrigado a usar uma de 32A? Obviamente lei idiota para eletricista ganhar mais dinheiro
Em cada vídeo o mestre Adoniran surpreende com seu grande conhecimento e a sua maneira didática de ensinar.
Fico impressionado com forma que é ensinado aqui nesse canal , não aprende quem não quer
Como sempre, a reflexão é importante e merece ser compartilhada professor. O número de veículos elétricos e híbridos, chamados plug-in só aumentam e o seu carregamento parece ser simples, mas não é bem assim. O dia a dia é bem complexo! Para uma recarga segura, além de toda uma instalação elétrica bem realizada o modelo deve possuir um sistema de proteção de corrente residual, protegendo contra choques elétricos, e o chamado modo 2 de carregamento, que só disponibiliza a energia depois de devidamente conectado e identificado pelo veículo elétrico, o que com certeza temos neste produto. Obrigado por aumentar nosso nível técnico. Vamos em frente! Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e de toda equipe.
Excelente vídeo. Professor, faz um vídeo você instalando uma tomada assim e os problemas que apareceu e como você resolveu.
Excelente vídeo, mestre! Todos os dias encontramos instalações em desacordo com 17019. Cabe a nós tentar trabalhar de forma correta e oferecer segurança.
Esse canal passa confiança e profissionalismo demais, muito bom!
Tem algum video ai falando sobre quais os critérios a seguir, para fazer cabos de força, 110/240, para equipamentos industriais/laboratoriais?
Ainda não temos este vídeo. Obrigado pela sugestão.
@@eletricityeletrica eh então, tava fazendo uns aqui para um cliente bem grande, mas surgiu muitas duvidas. A primeira é se podemos fazer um cabo tripolar macho/macho, nas duas pontas. Achei meio perigoso.
Muito boa matéria, parabéns 👏👏👏
Vídeo muito esclarecedor, bom vídeo !
Informações muito importantes como sempre. Parabéns por mais essa aula.
Explicação simples e objetiva, parabéns
Parabéns pelo tema atual abordado.
Sempre com boas dicas. Sou eletricista.👍
Excelente vídeo, parabéns professor 👏👏
Showw sem palavras pra esse conteúdo de hoje e bençãos infinitas
Aula sensacional!!!
Muito bacana, essas informações.
Sempre cirúrgico, conteúdo excelente!
Muito Obrigado Professor!
A Eletricity é showww
Show, muito bom saber 👍🏻👏🏻🤝🏻💯🥇🚀⚡
tomando os devidos cuidados, sem problemas
Excelente explicação!
Excelente. Se um chuveiro 127v de 5500w no inverno já gasta bastante com média de 15 minutos acionado, imagina um equipamento consumindo 32A por 5 horas. Não sei se vale realmente trocar hibrido/combustão por ibrido plug in.
O carro tem bateria de 44kw e só fazer a conta amigo se a luz aí custar 1 real o kW tu vai gastar 44reias para andar 280km no mínimo
Aqui em Indaiatuba uma casa pegou fogo de madrugada carregando uma moto elétrica.
Esse carregador é compatível com qualquer marca/modelo de veículos?
Numa emergência, se selecionarmos um carregamento máximo de 16A, pode ser que seja viável usar uma tomada comum de 20A. Esse conjunto com a bolsa é ótimo pra ter no porta malas.
Com todos que usem o mesmo plugue veicular tipo 2.
Boa noite amigo , me tira uma dúvida por favor
Fiz uma instalação e os cabos gerais passei pela madeira e nela tem presilhas de aço pra segurar o fio , causa interferência?
Ola professor , o cabo de saída pra tomada pode ser cabos com isolação de pvc
Mais uma coisa que eu não sabia, agora eu sei.
A minha dúvida é sobre a instalação do DPS. Nessas montagens eu uso 1 disjuntor geral, 1 DPS e 1 DR que sai direto pra o wallbox. 98% das residências de onde moro, não usam haste de aterramento dentro da edificação, só usam o aterramento do medidor de energia, ou seja, o neutro ja sai para dentro da edificação aterrado. Geralmente não faço um aterramento por conta do custo principalmente. Os clientes não querem. Então a dúvida é, posso eliminar, ou pra que a necessidade de trazer um cabo de aterramento la do aterramento do medidor, junto com o neutro, se lá no quadro de distribuição eu vou fazer uma ligação TNS? não posso trazer só o neutro e o fase e fazer a ligação do terra direto no barramento do neutro? Fazendo assim eu não estaria fazendo usando o PEN e fazendo um aterramento TNS? Posso ligar o neutro de entrada( não tem barramento de neutro porque ele já sai do DR direito pro wallbox, ja que é um circuito só, somente pra um equipamento) o terra do wallbox, e a saída do DPS tudo no mesmo barramento? E eliminado assim trazer um cabo de terra la do medidor até o quadro de distribuição so wallbox?
Bom dia Eletricity, encontrei uma maneira de ligar o Dps do neutro de um jeito diferente em sistema TT pra ele também fechar curto quando sua vida útil acabar, gostaria de saber se funciona. Por exemplo, o Cabo fase entra no seu respectivo Dps e sai para o Barramento de Neutro e depois vai pro Barramento de terra, agora o Cabo de Neutro entra no respectivo Dps e na sua saída faço um jumper com a entrada do Dps de fase, asim quando tiver um surto no Neutro ele passa pelo Dps de Neutro e sai pro Cabo de fase e assim o Dps jumpeado escoa toda sobrecarga pro Terra. E quando terminar a vida útil do Dps de Neutro ele fecha curto entre (Neutro e Fase) desarmando o Disjuntor, assim também como acontece com o Dps de Fase. Pôr Favor, faz o Teste pra vêr se funciona vcs são muitos eficientes no que fazem. Obrigado.
Prof. Em condomínio vertical como poderia ser resolvido um aumento de demanda energética se vários condôminos resolvessem optarem por veículos 100% elétricos?
Condominio pode ate ser facil de resolver ja q muito deles, tem os padroes na garagem ou bem proximo da garagem. Daí é so puxar uma tomada direto do relogio do morador. Acho q nem aumentaria tanto a demanda Assim
"Algumas pessoas chegam ao absurdo de fazer adaptadores com um plugue 2P+T de 20A em uma extremidade e uma tomada industrial de 32A na outra, uma adaptação perigosa." Se diminuir a amperagem do carregador pra 16A e usar a tomada de 20 dá bom?
Neste caso sim.
Faz um vídeo falando se e melhor energia 220 fase e fase ou energia 220 fase e neutro com todos e detalhes
Qual potência considerar no projeto para tomada de um carro elétrico?
Na minha região a tensão é 220/380v então se considerar a corrente máxima de 32A teríamos P = 220 x 32; P=7.040w
Devo considerar potência de 7.040w ou a norma estabelece outra potencia?
Professor a maioria dos sensores de movimento, só permitem utilizar lâmpadas até 60w. O que pode acontecer se utilizarmos acima de 60w?
A maioria dos sensores de movimento são projetados para trabalhar com lâmpadas de até 60W porque essa é a potência máxima que pode ser suportada pelos sensores sem que eles sejam danificados. Se você utilizar uma lâmpada com potência superior a 60W, o sensor pode superaquecer e até mesmo queimar.
Além disso, as lâmpadas de alta potência podem causar interferência no funcionamento do sensor. Isso ocorre porque as lâmpadas de alta potência produzem mais calor e radiação, o que pode afetar o sensor de movimento.
Aqui estão alguns dos problemas que podem acontecer se você utilizar uma lâmpada com potência superior a 60W em um sensor de movimento:
O sensor pode superaquecer e até mesmo queimar.
O sensor pode não funcionar corretamente.
O sensor pode causar interferência em outros dispositivos eletrônicos.
Se você precisar usar uma lâmpada com potência superior a 60W em um sensor de movimento, é importante verificar as especificações do sensor para garantir que ele possa suportar a potência da lâmpada. Também é importante escolher uma lâmpada que não produza muito calor ou radiação.
Aqui estão algumas dicas para escolher uma lâmpada adequada para um sensor de movimento:
Escolha uma lâmpada com potência máxima de 60W.
Escolha uma lâmpada que seja projetada para uso em interiores.
Escolha uma lâmpada que tenha uma boa eficiência energética.
Mas o carro vem com carregador de emergência pra tomada de 20A o carro em questão é uma camionete da GWM a fonte dele é com saida de 12V 12A, mas amanha vou instalar um wallbox da weg ai sim exige um circuito específico com disjuntor e DR , mas essa tomada é para emergência pelo que diz no manual do veiculo tanto que o cliente la esta usando a dias , tanto que vem com pino comum de fase neutro e terra de 20A, o ideal é estacao de carregamento rápido em shoppings centers ou postos de combustíveis, mas como ele ganhou acompanhando o veículo esse wallbox weg vou fazer essa instalação, cabo 6mm do circuito alimentador pois a corrente máxima de saída do wallbox é 32A , distância do QDC até o wallbox 6 metros e vou por DR e o disjuntor termomagnetico , a alimentação do QDC secundário dele é com cabo 6mm isso que me preocupa pois vou aconselhar a não usar o carregamento na corrente máxima de 32A tenho medo que desarme o disjuntor geral do padrao trifasico de 50A dependendo do que estara ligado a essa fase no momemto da carga , já que esse wallbox weg é regulável na placa eletrônica 6, 10, 12, 16 20 24 e 32 A, manual do veículo não fala em corrente máxima de carga acredito que isso só influencia no tempo de carga das baterias.
Se o carregador do carro veio de fábrica com um plug de 20A é porque ele só vai consumir até 20A. O que não é recomendado é fazer gambiarra no plug do carregador do carro ou fazer "adaptador gambiarra" pra plugar na tomada com potência inferior ao carregador.
@@M25videos sim esse carregador da GWM e mais para emergência e tal, pois como carrega com 12A leva 12 horas de carga , com wallbox conforme a corrente selecionada será mais rápido
Quanto ao adaptador, é respeitar o limite da tomada. Na dúvida, só carrega com 10 Amperes com adaptadores, enquanto não estiver tomada apropriada.
Desculpe em lhe dizer que um ponto elétrico para carregar um veículo, tecnicamente jamais deva utilizar adaptadores, haja visto que a potência dos carregadores já está na faixa de 8kw ou mais; ou seja é uma potência igual ou maior que um chuveiro Master.
Vejamos: i=P/V =8.000/220=36a.
É sabido que não existe plug e tomada residencial acima de 20a.
Nem estamos falando de distância da rede e queda de tensão.
Diante das exposições aqui elencadas, creio que um profissional com P maiusculo, jamais faria isto.
@@josecarlossouza463é 7kw os mais potentes e tem uns de 3,5kw, que já vem com plug de tomada normal.
@@josecarlossouza463vc não se informou, então não tem ideia do que está falando 😂😂
No sistema delta com tensão alternada de 240v , o funcionamento e o mesmo ?
Valeu Mestre
Bom dia Eletricity, se eu precisar ligar 4 IDR bipolar , 1 de 32A , 1 de 25A e 2 de 20A, preciso colocar um disjuntor bipolar antes e depois de cada IDR ou posso colocar só antes ou só depois? Obrigado.
Olá!
Recentemente vir em um Condomínio um carro elétrico onde o sistema de carregamento dele era ligado em uma tomada comum de 20 A com disjuntor de 20A fazendo a proteçãodo circuito. O próprio cabo original de carregamento do carro já faz esse controle no carregamento limitando a corrente em 16 A. Sem ser necessário nenhum tipo de adaptador como nesse modelo demonstrado no vídeo.
Teria mais informações a respeito se tem carro mais novos que não precisam desse modelos de tomadas e que tem o consumo menor de 32A?
Fiquei com essa dúvida 😊
Muito top, parabéns pelo vídeo. Me tira uma dúvida, a distância de 80 metros do disjuntor ate o carregador, uso o cálculo de queda de tensão?
Sim, utilize o cálculo de queda de tensão com a corrente máxima do carregador.
video otimo, obrigado.
Faz o um vídeo sobre aterragem IT.
Já temos este vídeo no canal.
Ajudou demais ..obrigado!
Qual a Bitola do fio da tomada de 20A??? Meu veículo é um Song Plus, que já vem com o carregador portátil com um plug de tomada comum, meu eletricista e eu estamos na dúvida só da bitola do fio da tomada
Se é um BYD híbrido os calculos deve ser feitos para 16A que é a corrente de carregamento máxima. A seção do cabo depende da distância, agrupamento, temperatura, queda de tensão...
Muito obrigado pela resposta. Gastarei uns 50m de fio (que penso em usar bitola de 2,5mm) entre o contador de energia e a tomada (vou colocar 20A). Sabe dizer se está bom???
Não sou professor mas, penso que os fios devem ser de biola superior a 2,5. Fio é algo que não se pensar em trocar, daí , usar o melhor é o coreto .já que vai carrega o veiculo diariamente. Usa 4 ou 6 mm
Quando é longe da entrada do quadro, vou colocar cabo 10mm2 a dúvida é pode usar essa tomada de 32 amperes?
Realmente não só o carregador elétrico como qualquer aparelhos elétrico principalmente como ar-condicionado que muitas pessoas compram e quer ligar em tomadas comuns sem respeitar as normas que é colocar um disjuntor de acordo com o ar-condicionado a capacidade desses fio De acordo com a potência do ar-condicionado Isto que vem acontece Muitos incêndio em casas e apartamento por não respeitar essas Normas
Vc acha possivel carregar uma Scooter 4000W (com carregador proprio e tomada comum de 3 pinos) num eletroposto em tomada type 2?
No sistema de Aterramento TT é obrigatório usar DPS no neutro, mas como eu vou saber quando ele vai deixar de funcionar se ele não fecha curto pra desarmar o DSJ. OBRIGADO.
A maneira de ligar DPS em esquema TT é diferente exatamente por este motivo.
Você fecha o DPS entre fase e neutro e depois entre neutro e terra
Olá , o que eu não consigo entender é que o DPS que tá ligado no neutro, a saída dele também vai estar ligado no barramento de neutro e depois vai para o barramento de terra, como ele vai fechar curto quando ele pifar, como faço a ligaçao pra ele fechar curto também. Valeu ,obrigado. @@eletricityeletrica
Já chego dando voadora no like kkk
Quando a tensão da tomada está mais alta que o indicado no carregador o que pode ser feito para corrigir o erro que empede o carregamento?
Tensao na tomada está acima de 250V gerando o erro que parece ser de aterramento mais não é, porque na mesma instalação o carregamento funciona porém em 127V.
qual cabo usar para alimentação ?seria nescessario um alimentador de 6 mm ??
Bom dia
Poderia me tirar uma dúvida?
Moro em uma área rural e pelo que vi não tem rede 220 v , e estou querendo pegar o Mini Dolphin elétrico e minha rede é 127 v.
Será que existe algum tipo de transformador 220 v , pra instalar o carregador do carro, se existir poderia me indicar qual é compatível.
Obrigado 🙏
O que mais vai ter é gato nas quebradas para carregar os veículos..😂😂
com alto risco de incêndio
Me tira duas dúvidas. Posso cancelar o carregamentoantes da carga completa? A segunda é, para desconecta tenho que desligar o disjuntor antes
?
Pode ligar também em cc da ofgrid 240v
Tenho um disjuntor de 32 A (220v) com cabo de 4mm a uma distância de 15 metros até a tomada ( 1 de 20 A) , posso fazer essa derivação do equipamento que você acabou de mencionar com IDR ??
De acordo com esse vídeo o carregador portátil não serve pra mais nada a não ser vc carregar em casa, onde vc ja tem o wallbox, eu iria comprar, mas ja desisti se não posso carregar em uma tomada comum. Pra cada casa que eu for tenho que instalar uma tomada de 20 A, isso é inviavel.
Tenho o carregador portátil posso ligar na tomada 110v?
É fazer uma tomada 220v direto do padrão?
Ouvi falar que é necessário um aterramento exclusivo para tomadas de carro elétrico. É mesmo necessário?
Muito bom
Me tira uma dúvida. Por quê o fio de 1.5mm suporta até 15 A. sendo que o fio de 4mm que têm mais que o dobro, suporta apenas 28A. Valeu Obrigado.
Na realidade, o quanto o fio suporta está relacionado com a maneira de instalar, temperatura, agrupamento e etc...
Olá, obrigado por têrem respondidos, más eu gostaria de saber dos dois cabos ligados nas mesmas situações, pela lógica um cabo de 4mm teria que suportar mais ou menos uns 40A. Teria como fazer um video mostrando até quanto cada cabo aguenta de amperes realmente em condições normais sem contar com queda de tensão e fator de agrupamento. Valeu e obrigado mais uma vez.@@eletricityeletrica
Showw 5:26
Posso usar um transformador de 127 / 220volts aqui só tenho 127
Quero saber minha casa não tem 220,somente 110 da para carregar um carro elétrico
A tomada apropriada para tomada é só 32amperes com cabo 10mm2 flexível águem sabe me dizer?
Quando se compra um carro elétrico ele vem com os carregadores?
Nem sempre.
Eu carrego meu jac ejs1 na tomada e ate agira tuei certo 😅
O carro não vem com carregador?😮
O futuro requer um carro elétrico que poderá ser ligado em qualquer tomada... Os métodos hoje parecem que o carro evoluiu em apenas um lado
👏👏👏
Ponto de força para recarga de carros elétricos : Está posto um grande problema.
A rede de distribuição não vai dar conta. Afinal são altas potências por períodos longos.
E qual é o outro tipo de carregar o carro elétrico será que pode fazer um vídeo a falar desta matéria faz favor, Angola
A informação de que só bicicletas pode ser usada em tomadas comum não procede. O Renault Kwid elétrico pode sim ser carregado em tomadas normais de 127v e 220v de 20A.
Trecho retirado do site Renault:
Com tomada caseira ou Wallbox para um carregamento ainda mais rápido, o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico vem com um cabo elétrico de série para carregar em tomadas de 110v ou 220v.
Repare o trecho " VEM COM UM CABO ELÉTRICO DE SÉRIE".
Este é o cabo de série do Kwid :
images.app.goo.gl/pcTDDEySCfvpFJaS9
@@eletricityeletrica sim, lógico, tem que ter cabo, não é wireless. Mas esse cabo é conectado em tomada comum de 20A. Bicicleta tb vem o cabo, patinete...
E no centro tem um carregador como no caso do nosso vídeo.
Imagine só: você tem uma casa com um circuito 220V, 32A... e aí vc compra um carro elétrico. Você via ter que criar um circuito totalmente novo, garantindo inclusive a condição de aterramento exigida pela norma específica e pelo fabricante do carregador. E, como se não bastasse, a entrada de energia da tua casa deverá ser modificada para comportar essa carga de 7,7kW a mais que você vai usar praticamente TODOS os dias.
Eletricidade não é para amadores!
Fechar curto corre riscos de queimar carro
👍👍👍👍
Fala meu nobre, salve!! Só um lembrete, o golpe usando sua imagem na divulgação da escada continua viu??
Infelizmente já denunciamos e nada foi feito.
top
Conteúdo pra eletricista
Esse negocio de carro elétrico vai dei xa wnegia mais cara ainda nao tem energia solar
Ou seja, o carregador perde a função de portabilidade, visto que precisa de uma tomada específica para ser ligado. Arrisco dizer que 99% das tomadas não tem o sistema de proteção citado no vídeo.
Para quem gastou uma fortuna no carro, ajustar a parte elétrica não será problema.
Mas eu entendi o que o amigo postou. Por exemplo: você vai a uma casa de praia e não pode usar a tomada da casa no carregador portátil. Perde sua função.
Compra um. Combustível mais barato e o resto gasta no posto
então quer dizer que mesmo usando 10 amperes, não posso nem mesmo utilizar uma tomada de 20 amperes, e sou obrigado a usar uma de 32A? Obviamente lei idiota para eletricista ganhar mais dinheiro
Quem pode comprar um carro desse pode pagar um eletricista
Links furados
Pode ligar, inclusive no nariz do porco.
Falou um monte se norma dessa porra de Brasil, mas n falou nada na linguagem para leigos, adiantou alguma coisa?