Parabéns ao entrevistador que deixa a pessoa concluir o raciocínio, ele praticamente usa a regra dos 3 segundos da pessoa ter parado de falar pra aí sim começar a falar, parabéns!
Já me inscrevi no canal!!! Parabéns pelo trabalho e pela tranquilidade que passa como entrevistador, não atropelando a fala do entrevistado e nem interrompendo m! Show 😊👏🏻👏🏻👏🏻
Eles não vivem num estado de êxtase, nem de contentamento. Ocorre que a mente deles é disciplinada desde cedo a não se identificar, se apegar ou se afetar por tudo que nós nos afetamos, identificamos ou nos apegamos. Eles entendem a natureza transitória dos PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, EMOÇÕES E SENSAÇÕES. Por isso não criam tensão em suas mentes. Sabem que são estados passageiros. Nós, muito ao contrário, geramos tensão pela mínima coisa. Basta um vizinho não nos cumprimentar, para nossa mente ficar supondo um monte de coisas, criando caraminholas! O mundo dos 5 sentidos nos afeta o tempo todo, através das diversas formas de nos gerar desejo ou repulsa. Eles entendem que tudo é transitório, e não se apegam nem ao desejo, nem a repulsa. Por isso eles vivem um estado de mente tranquila. Se você quer mesmo entender como funciona a mente de um monge, guru, ou coisa parecida, te sugiro alguns bons livros budistas: O Monge e o Filósofo, de Jean-François Revel e Matthieu Ricard (pai e filho). Breath by Breath de Larry Rosenberg. E, A Alegria de Viver, de Yongey Mingyur Rinpoche. Li todos, são maravilhosos! Também tem outro - O Cérebro de Buda - cujos um dos autores é neuropsicólogo, e o outro um neurologista. Muito bom tbm! Lembrando que, assim como Papa é um título católico, Rinpoche, Lama e Budha, são títulos.
Quando você diz que para ser feliz, a gente precisa disso e daquilo, pode ser verdade. Mas, ''pode ser'', não significa que é verdade. Isso pode ser apego a uma ideia, de que para ser feliz, é necessário tais coisas. E se você se desapegasse dessas ideias de que precisa dormir bem, uma dieta assim e assado, você seria feliz? Nós condicionamos um estado, como a felicidade, que é transitório, a algo a ser alcançado, tipo: se eu emagrecer, se eu dormir cedo, se eu atingir tal meta. NADA É FIXO! A felicidade é transitória, e a tristeza tbm. Se me apegar a felicidade vou me frustrar. Pois ela vai passar! Estou triste por alguma situação, vou me preocupar, vou produzir cortisol, vou gerar tensão e desgaste emocional, e vai passar. A maneira mais feliz de ser feliz, é entender e aceitar a transitoriedade dos momentos, pensamentos, sentimentos e sensações. Em outras palavras, é entender a natureza da vida!! Mesmo que a gente coma bem, faça atividade física, durma uma quantidade de horas X, isto é, mesmo que a gente faça tudo isso, não teremos garantia de felicidade permanente. Isso não existe! O que teremos é um profundo esgotamento, por correr atrás de tudo isso, para manter uma vida OK, segundo os ditos padrões de saúde. Quando as coisa se tornam obrigação, elas deixam de ser saudáveis, pois geram muita cobrança e tensão na mente.
Entendi o seu ponto de vista e concordo em parte,mas acredito sim que para alcançar um nível satisfatório de Bem Estar exige de nós um pouco de disciplina como foi dito pela doutora. Dormir bem,alimentação saudável, atividade física,momentos de meditação e momentos de lazer, todos esses aspectos contribuem para um Equilíbrio Saudável que vai gerar uma sensação de Bem Estar momentâneo causado pela harmonia entre os neurotransmissores. Pelo que entendi a felicidade(estado de bem estar) tem tudo a ver com o estado neuroquico do nosso cérebro e do equilíbrio entre os neurotransmissores.
@@Gsvsvhd Penso exatamente assim tbm! Entretanto, se a gente transformar essas atitudes em obrigação, acaba que se perde a tranquilidade, que é o objetivo final. Em 2018 recebi em minha casa, a visita de uma amiga que segue a risca a dieta da vida saudável. Ela vai a academia, se alimenta de forma saudável, etc. No entanto ela tinha que comer de 2 em 2 horas. Ficava falando e controlando o horário para lembrar que dali a duas horas tinha que comer novamente. A dieta tinha que ser assim e assado. Era tudo muito regrado, entende? Tudo isso tira a tranquilidade da mente. E, se a mente perde a tranquilidade, o efeito de tudo isso cai por terra. Em outras palavras, o efeito ou resultado fica perdido. Em vez de produzir bem estar, estaremos produzindo cortizol, em decorrência da preocupação em cuidar disso ou aquilo... É preocupação com horário, tipo de comida, exercícios, etc. Você pode fazer tudo isso sem tanta autocobrança. E, quando sair para visitar um lugar ou alguém, esqueça esse ritmo durante esse período e desfrute do passeio. Ou seja, se permita RELAXAR. Afinal, se sair do ritmo por alguns dias, nada, absolutamente nada irá mudar para pior. Aliás, vai melhorar!! Pois, você irá usufruir dos momentos SEM CULPA. Eu ficava tens só de sentir a preocupação da minha amiga. A saúde começa no modo de pensar. Excesso de autocobrança e culpa, corta os benefícios do que quer que se faça para se manter saudável... Pode acreditar!!
O problema é que tem gente que fica sendo reducionista e dando a entender que tudo se deve a um neurônio apenas. Décadas atrás a serotonina era o neurônio da vez e agora é a dopamina.
Eu não acredito que alguém possa ser feliz declarando que está lutando para se-lo. Aquele que é feliz, o é porque acredita e sente-se assim, ponto final.
@@thebritz2274 Toda a indústria e todo comércio necessitam de infelizes que anseiam por felicidade. Então a indústria e o comércio entram como "fornecedores" de felicidade. Quem é feliz pode ter desejos? Sim, pois do contrário já estaria morto. Isso não significa que a não satisfação de um desejo o torne infeliz. Devemos ser feliz independentemente da realização dos nossos desejos. Podemos estar tristes? Sim, infelizes não.
A Felicidade não se limita em ter uma nute, alimentação, ou um plano na academia , se fosse isso os ricos não precisaria Rivotril, kkkk taria tds feliz, pq eles desfrutam de td isso , e muito mais e muitos são extremamente infelizes . Felicidade é um opção de escolha.
Pela 1a vez não gostei do pod, ela não falou quase nada sobre "felicidade", sobre a circuitaria cerebral, só que tudo é "complexo", claro que é! Enfim, poderia ter sido melhor. Quanto a você Lutz, sua nota é sempre 10.
@@lufemaciel123 Muito, graças a Deus, eu presencio tanta situação pior que a minha, que eu sou previlegiado com minha saúde, relação familiar etc, espero de verdade que vc se sinta feliz com sua vida também, faça o que gosta e tenha objetivos pra realizar que isso ajuda muito
Parabéns ao entrevistador que deixa a pessoa concluir o raciocínio, ele praticamente usa a regra dos 3 segundos da pessoa ter parado de falar pra aí sim começar a falar, parabéns!
Praticamente o único que tem esse procedimento correto nessa turma de entrevistadores de podcast...cheio de ego
@@otaviosantos9946 Esse rapaz, o Lutz, é muito educado 👏👏👏
O Vilela tb usa a regra dos 3 segundos: após 3 segundos que a pessoa começou a falar ele interrompe kkkk
Acho uma boa trocar a palavra ''felicidade'', por ''bem-estar''. Entender a natureza transitória da vida, gera bem-estar!!
Eu amei esses cortes com Elisa Kozasa🔝💯
Já me inscrevi no canal!!! Parabéns pelo trabalho e pela tranquilidade que passa como entrevistador, não atropelando a fala do entrevistado e nem interrompendo m! Show 😊👏🏻👏🏻👏🏻
Eles não vivem num estado de êxtase, nem de contentamento. Ocorre que a mente deles é disciplinada desde cedo a não se identificar, se apegar ou se afetar por tudo que nós nos afetamos, identificamos ou nos apegamos. Eles entendem a natureza transitória dos PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, EMOÇÕES E SENSAÇÕES. Por isso não criam tensão em suas mentes. Sabem que são estados passageiros. Nós, muito ao contrário, geramos tensão pela mínima coisa. Basta um vizinho não nos cumprimentar, para nossa mente ficar supondo um monte de coisas, criando caraminholas! O mundo dos 5 sentidos nos afeta o tempo todo, através das diversas formas de nos gerar desejo ou repulsa. Eles entendem que tudo é transitório, e não se apegam nem ao desejo, nem a repulsa. Por isso eles vivem um estado de mente tranquila. Se você quer mesmo entender como funciona a mente de um monge, guru, ou coisa parecida, te sugiro alguns bons livros budistas: O Monge e o Filósofo, de Jean-François Revel e Matthieu Ricard (pai e filho). Breath by Breath de Larry Rosenberg. E, A Alegria de Viver, de Yongey Mingyur Rinpoche. Li todos, são maravilhosos! Também tem outro - O Cérebro de Buda - cujos um dos autores é neuropsicólogo, e o outro um neurologista. Muito bom tbm!
Lembrando que, assim como Papa é um título católico, Rinpoche, Lama e Budha, são títulos.
Quando você diz que para ser feliz, a gente precisa disso e daquilo, pode ser verdade. Mas, ''pode ser'', não significa que é verdade. Isso pode ser apego a uma ideia, de que para ser feliz, é necessário tais coisas. E se você se desapegasse dessas ideias de que precisa dormir bem, uma dieta assim e assado, você seria feliz?
Nós condicionamos um estado, como a felicidade, que é transitório, a algo a ser alcançado, tipo: se eu emagrecer, se eu dormir cedo, se eu atingir tal meta. NADA É FIXO! A felicidade é transitória, e a tristeza tbm. Se me apegar a felicidade vou me frustrar. Pois ela vai passar! Estou triste por alguma situação, vou me preocupar, vou produzir cortisol, vou gerar tensão e desgaste emocional, e vai passar.
A maneira mais feliz de ser feliz, é entender e aceitar a transitoriedade dos momentos, pensamentos, sentimentos e sensações. Em outras palavras, é entender a natureza da vida!!
Mesmo que a gente coma bem, faça atividade física, durma uma quantidade de horas X, isto é, mesmo que a gente faça tudo isso, não teremos garantia de felicidade permanente. Isso não existe! O que teremos é um profundo esgotamento, por correr atrás de tudo isso, para manter uma vida OK, segundo os ditos padrões de saúde. Quando as coisa se tornam obrigação, elas deixam de ser saudáveis, pois geram muita cobrança e tensão na mente.
Entendi o seu ponto de vista e concordo em parte,mas acredito sim que para alcançar um nível satisfatório de Bem Estar exige de nós um pouco de disciplina como foi dito pela doutora.
Dormir bem,alimentação saudável, atividade física,momentos de meditação e momentos de lazer, todos esses aspectos contribuem para um Equilíbrio Saudável que vai gerar uma sensação de Bem Estar momentâneo causado pela harmonia entre os neurotransmissores.
Pelo que entendi a felicidade(estado de bem estar) tem tudo a ver com o estado neuroquico do nosso cérebro e do equilíbrio entre os neurotransmissores.
@@Gsvsvhd Penso exatamente assim tbm! Entretanto, se a gente transformar essas atitudes em obrigação, acaba que se perde a tranquilidade, que é o objetivo final. Em 2018 recebi em minha casa, a visita de uma amiga que segue a risca a dieta da vida saudável. Ela vai a academia, se alimenta de forma saudável, etc. No entanto ela tinha que comer de 2 em 2 horas. Ficava falando e controlando o horário para lembrar que dali a duas horas tinha que comer novamente. A dieta tinha que ser assim e assado. Era tudo muito regrado, entende? Tudo isso tira a tranquilidade da mente. E, se a mente perde a tranquilidade, o efeito de tudo isso cai por terra. Em outras palavras, o efeito ou resultado fica perdido. Em vez de produzir bem estar, estaremos produzindo cortizol, em decorrência da preocupação em cuidar disso ou aquilo... É preocupação com horário, tipo de comida, exercícios, etc. Você pode fazer tudo isso sem tanta autocobrança. E, quando sair para visitar um lugar ou alguém, esqueça esse ritmo durante esse período e desfrute do passeio. Ou seja, se permita RELAXAR. Afinal, se sair do ritmo por alguns dias, nada, absolutamente nada irá mudar para pior. Aliás, vai melhorar!! Pois, você irá usufruir dos momentos SEM CULPA. Eu ficava tens só de sentir a preocupação da minha amiga. A saúde começa no modo de pensar. Excesso de autocobrança e culpa, corta os benefícios do que quer que se faça para se manter saudável... Pode acreditar!!
Parabéns ! MT interessante.
Dra. Fodastica .
O problema é que tem gente que fica sendo reducionista e dando a entender que tudo se deve a um neurônio apenas. Décadas atrás a serotonina era o neurônio da vez e agora é a dopamina.
Eu não acredito que alguém possa ser feliz declarando que está lutando para se-lo. Aquele que é feliz, o é porque acredita e sente-se assim, ponto final.
As pessoas mais felizes são aquelas que n vivem se preocupando se são felizes
@@thebritz2274 Toda a indústria e todo comércio necessitam de infelizes que anseiam por felicidade. Então a indústria e o comércio entram como "fornecedores" de felicidade. Quem é feliz pode ter desejos? Sim, pois do contrário já estaria morto. Isso não significa que a não satisfação de um desejo o torne infeliz. Devemos ser feliz independentemente da realização dos nossos desejos. Podemos estar tristes? Sim, infelizes não.
Ou seja , as emoções são reações Químicas causadas por um estímulo externo ou interno.
A Felicidade não se limita em ter uma nute, alimentação, ou um plano na academia , se fosse isso os ricos não precisaria Rivotril, kkkk taria tds feliz, pq eles desfrutam de td isso , e muito mais e muitos são extremamente infelizes . Felicidade é um opção de escolha.
Pela 1a vez não gostei do pod, ela não falou quase nada sobre "felicidade", sobre a circuitaria cerebral, só que tudo é "complexo", claro que é! Enfim, poderia ter sido melhor. Quanto a você Lutz, sua nota é sempre 10.
Não existe felicidade essa é a verdade
Pq não existiria, ó dono da verdade??? Kkkkkkk
@@mmvsid vc é feliz ?
@@lufemaciel123 Muito, graças a Deus, eu presencio tanta situação pior que a minha, que eu sou previlegiado com minha saúde, relação familiar etc, espero de verdade que vc se sinta feliz com sua vida também, faça o que gosta e tenha objetivos pra realizar que isso ajuda muito
@@mmvsid amém , obrigado pelas palavras ... Deus te abençoe
@@lufemaciel123 Amém 🙏 a nós todos 🙏