Vou só fazer uma observação em relação a finalidade de uma pós. Acredito que embora a maioria veja como meio para docência de nível superior, e em algumas áreas isso é inevitável, ela pode ser muito útil para o mercado. Curso eng. civil e pensando em empreender, os conhecimentos avançados me trarão vantagem e mais segurança. Agora se a expectativa for entregar currículo, aí esquece...não vale o sacrifício da pós. Parabens pelo tema e pelo canal.
Olá Ederley, eu concordo com você que os conhecimentos mais avançados do Mestrado podem ajudar na criação de produtos/serviços. Eu apenas faço a ressalva que a forma como os programas de Mestrado funcionam (ainda mais os acadêmicos) não é com foco em criar empreendedores. Se alguém que fez um Mestrado depois cria um produto/serviço baseado em sua pesquisa, isso é mais por um foco pessoal do que por um foco do programa em si.
@@LCMAquino Sem dúvida, entrar no mercado demandará adquirir novos conhecimentos e esses estão fora da academia. Mas ainda acho que conhecimentos de mercado são mais acessíveis e baratos do que conteúdos técnicos e específicos.
Faço LICENCIATURA em matemática, é uma área q eu gosto e q pretendo seguir carreira. O problema é q já estou no quarto período (metade do curso) e uma coisa q me atrapalha bastante é a timidez,fora do normal. Vc poderia me dar algumas dicas Aquino?
Olá Jepherson, como você está na metade do curso, em breve fará estágio tendo que assumir a regência de uma turma. Eu acho que as disciplinas de estágio vão lhe ajudar a perder a timidez. Uma dica que dou é que você participe de grupos de estudos com seus colegas e aproveite os encontros para ir ao quadro explicar os conteúdos para eles. Outra dica interessante é ensaiar a aula, mesmo que seja só para você (mas o ideal é fazer o ensaio com alguns colegas). Aos poucos você vai perdendo a timidez e quando perceber já vai estar dando aulas com turmas maiores. Eu espero que essas dicas sejam úteis! :)
@@LCMAquino boa noite. Estou pensando em cursar matematica para dar aula,porem minha letra é feia. Durante o curso há alguma disciplina para melhorar a letra e aprender a escrever no quadro? Ou eu deveria melhorar a cqligrafia y antes do curso? E como faco para conseguir lecionar?mando curriculos para escolas? Ou a faculdade indica? Como seria? Obrigado!
@bruno vasconselos na graduação tanto de licenciatura plena quanto na modalidade bacharel não existe essa disicplina... Você pode optar por tentar melhorar a letra por conta própria ou durante a sua prática como professor será praticamente induzido a melhorar uma vez que seus alunos exigirão e cobrarão letras legíveis e acaba que de tanta reclamação você melhora sem nem perceber kkkkkk. Quando eu fui ministrar aula em um projeto de extensão do meu curso eu tinha uma letra consideravelmente feia e depois que passei a ministrar aulas meu professor disse que a minha letra tinha melhorado
@@bjfloyd85 Cara, falando por experiência própria, você muito provavelmente consegue melhorar sua letra sozinho mesmo. Quando terminei o 3° ano do ensino médio minha letra era terrível e meu principal modo de escrita era o cursivo. Só assistindo aulas eu comecei a copiar as letras de forma dos meus professores e consegui me adaptar bem e melhorar muito minha letra, agora escrevo praticamente igual ao que vemos nas fontes comuns de computadores.
Acabei de sair do ensino médio há dois meses e já estou analisando as possibilidades... penso em pegar no mínimo mestrado. Mas pelo visto, é uma carga pesada. Mas mesmo assim... Seguir!
@@LCMAquino Eu pretendo migrar pra Engenharia de Produção, minha área na Ciência da Computação era computação gráfica que não tem mercado no Brasil, teria que atuar no exterior. Como no exterior tem que ter mestrado/doutorado e não quero atuar como programador aqui devido aos baixos salários e subutilização do que aprendi no curso. Assim optei por mudar para Engenharia de Produção que tem maiores salários, vou conseguir aproveitar alguns conhecimentos como algoritomos e teoria dos grafos.
Olá Aquino. Eu termino licenciatura em matemática esse ano.Penso em participar no fim.do ano pra um mestrado numa pública em matemática pura e aplicada.Porém sinto que não estou preparado.Eu faço numa particular ead, o nivel é bem abaixo.Sem contar que como eu faço contábeis numa pública eu não consigo focar exclusivamente em matemática.Logo, preciso me aprofundar em cálculo álgebra linear, álgebra, análise.(todas essas disciplinas eu inicie os estudos, mas ainda nao tive tempo pra aprofundar com exercicios e livros.Analise Matematica eu pego em julho essa disciplina e pretendo aprofundar, mas ainda nao estudei.so devo ter esse tempo a partir do inicio de setembro. Matemática.espero que esse ano eu consiga dar um gás maior.O.que me preucupa pra passar no fim do ano pro mestrado pra iniciar ano que vem é o nivel dos conteúdos.eu fiz um semestre de Matemática numa pública e sei que é muito puxado, agora imagina mestrado.Eu queria saber seu ponto de vista, se eu passar no fim.do.ano pra inciar ano.que.vem o mestrado, vc acha que eu conseguiria estudar as atraves de livros as pra.eu me nivelar ao mestrado? Ou seja, estudar as disciplinas do mestrado e ao mesmo tempo estudar as coisas mais fundamentais nivel graduacão?por fim a pergunta é: é.possivel sobreviver? Kkkk ou vc Acha melhor eu esperar um.tempo e se preparar pra entrar no mestrado, talvez depois de 1.ano.ou 6 meses depois de terminar a graduação.( levando em conta que se eu passar e conseguir bolsa da Capes iria dar dedicação exclusiva ao Mestrado.O curso de contábeis ia por so uma ou duas disciplinas no.plano de estudo do semestre ou trancar.Esse de contábeis ja estou indo pro final do curso também.A só um detalhe, minha preferência é Matemática.fui pra contábeis, mas vi que não é o que eu gosto tanto.
Oi Fabrício, certamente é difícil conseguir cursar um Mestrado em Matemática sem ter uma boa base da graduação, mas não é impossível! Seria interessante você fazer um curso de verão em Álgebra Linear ou Análise, pois assim você pode melhorar a sua base e ao mesmo tempo já perceber como é o nível do estudo para o Mestrado. Eu falei sobre curso de verão nesse vídeo: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html . Eu lhe desejo bons estudos!
"QUAIS MESTRADOS VC RECOMENDA FAZER?" Essa pergunta é subjetiva. A pessoa tem que escolher um mestrado conforme as preferências dela. Por exemplo, se a pessoa gosta de estudar a Matemática de forma mais teórica, então um Mestrado em Matemática pura será interessante para ela. Por outro lado, se a pessoa gosta de estudar as aplicações de Matemática, então um Mestrado em Matemática Aplicada é uma escolha mais indicada. "POSSO FAZER UM DOUTORADO DEPOIS DO PROFMAT?" Sim, pode. Tecnicamente falando nada impede.
Estou terminando licenciatura em matemática pela Unopar, quero fazer um mestrado em uma universidade pública para ser professor universitário, por onde começo ?
mano tmb tou nessa, da uma olhada em editais de universidades que ofertam mestrado em matemática, lá eles especificam os requisitos de pontuação para seleção, alguns cobram por exemplo como critério de pontuação : monitoria,artigos publicados, participação com apresentação em congressos, disciplinas de verão, participação em iniciação científica, proficiência em inglês e a maioria cobra na prova de seleção assuntos relacionados a analise matemática, não sei se tem como tu fazer algumas dessas coisas pela unopar, eu faço graduação numa UF e pretendo fazer mestrado acadêmico em outra porque na minha só tem o profmat.
Olá Daniel, sim, isso pode prejudicar seu desempenho nas disciplinas do mestrado na área de Matemática. Mas eu acredito que com estudo e treino você consegue vencer essa dificuldade. Eu aproveito para sugerir para você meu curso Introdução ao Pensamento Matemático: ua-cam.com/play/PLa_2246N48_pq6LfZsbUuwGuJicAUL8sb.html . Eu tratei sobre conceitos de lógica e técnicas de demonstração nesse curso. Eu acho que ele pode lhe ajudar.
Qual a diferença do mestrado em educação matemática e matemática pura ? Se todos dois são cargas bem teóricas, porque alguns consideram o primeiro mais fácil?
Um mestrado na "Matemática Pura" vai se dedicar ao estudo da Matemática "por si mesmo". Isto é, vai se dedicar ao estudo dos conceitos e teorias que existem dentro da Matemática, sem se preocupar necessariamente com como utilizar aquele conteúdo "na prática". Um mestrado na "Educação Matemática" vai se dedicar ao estudo de como as pessoas aprendem Matemática. O que podemos fazer para que uma pessoa melhore o seu entendimento sobre a Matemática. Você não perguntou sobre "Matemática Aplicada", mas vou aproveitar e citar ela também. Ela vai se dedicar ao estudo de como utilizar a Matemática para resolver algum problema "na prática". De fato, existe uma cultura que considera que estudar a "Matemática Pura" é mais difícil do que estudar a "Educação Matemática" (ou estudar a "Matemática Aplicada"). Eu não sei dizer porque exatamente isso acontece, mas eu suspeito que seja relacionado ao fato de que na Matemática Pura estudamos os conteúdos de Matemática em si com um rigor bastante forte.
Olá , vc que fez o curso de MATEMÁTICA, vc poderia me dizer se eles ensinam o PORQUE DAQUELES assuntos ensinados na escola ? , me lembro que quando eu era adolescente , perguntei meu prof de MATEMÁTICA, o por que ele ensinava aquele assunto, calculo ,pra que serve , ele me deixou no vazio ( NÃO ME DEU RESPOTA , NEM FOI HONESTO, PODERIA TER DITO que não sabe o porque ) , continou a explicacão do assunto que ele tava dando , depois de muitos anos ,quando eu cresci , Deus o Criador teve misericordia de mim , e DESPERTOU minha AUTOCONSCIÊNCIA ou Auto-observação do meu INTERIOR, minha mente , e eu PERCEBI QUE TUDO é CRIADO inclusive os numeros e o que eles REPRESENTAM , descobri que eu não tive uma boa base na matematica que começa la na educação Infantil, atraves de videos de professoras aqui no youtube , descobri o que significa os numeros e aquelas operações com eles , e vi que meu antigo professor com medo de ser descoberto como alguem que finge saber algo , mas na verdade Não sabe , e tambem ele deveria Não ter Autoconsciência ou Auto-observação 😢😮😂, bem mas eu queria saber os professores universitarios ENSINAM O PORQUE das coisas , ou eles NÃO TEM AUTOCONSCIÊNCIA?
Sim, no curso de Matemática você vai aprender o "porque das coisas". Neste outro vídeo eu falo sobre minha experiência em fazer o curso de Matemática: ua-cam.com/video/7szy_ByctIc/v-deo.html
Obrigado por disponibilizar suas experiências, estou cursando física no terceiro período e desde que entrei esse é o meu foco, mas tem uma dúvida eu posso fazer mestrado na área matemática ex em calculo?
Olá Emanoel, mesmo fazendo Física (ou qualquer outro curso da área de Exatas) você pode fazer um Mestrado em Matemática. Desejo-lhe sucesso no seu foco!
Comece procurando por projetos de iniciação científica com os professores do seu curso. Além disso, procure fazer um curso de verão. Neste vídeo eu comento sobre esses cursos: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html
Há dois anos atrás eu fiz esse comentário, hoje volto aqui para dizer que estou no segundo semestre de Matemática Aplicada na ufpa. Obrigado professor ❤@@LCMAquino
Olá Ricado, sim, isso pode acontecer a depender das regras do programa. Geralmente a reprovação em apenas uma disciplina não é motivo para perder automaticamente a bolsa. Mas se a pessoa for reprovada em duas ou mais disciplinas, é bem provável que ela perca a bolsa (ou até mesmo que seja jubilada do programa!).
Iai professor tudo bem? Bom estou no meio da graduação , tenho em mente sim o mestrado, só que eu sou um pai de família, tenho varios outros compromissos além da graduação , sendo assim minjas notas ficam muito encima da média como seria isso , ou seja tenho notas no caso mais baixas , assim eu vou ter dificuldade em ser aceito no mestrado?
Uma das coisas analisadas durante a seleção do mestrado é o seu histórico da graduação. Se suas notas estão próximas da média, então a sua pontuação no histórico pode ficar menor do que de outros(as) candidatos(as). Mas isso não significa necessariamente que você está fora! Geralmente existem outras etapas na seleção, como uma prova ou um curso de verão. Cada etapa tem um peso e você pode compensar a pontuação do histórico. Mantenha o foco e o estudo e não desista de fazer o mestrado se esse é seu plano. Desejo bons estudos para você!
Olá Fernando, no momento eu não tenho uma plataforma ("paga") de cursos online. O que tenho é o site oficial www.lcmaquino.org onde eu também coloco as minhas videoaulas do UA-cam. Eu fico muito contente que você consiga aprender comigo! Entretanto, vale dizer que eu acredito que você conseguiria aprender com outros(as) Professores(as) de Matemática também. :) Desejo sucesso nos seus estudos!
Professor, sou recém formado em uma das Licenciaturas plenas. O senhor acha que é possível conciliar o mestrado com o estudo para concurso? Quero fazer os dois, mas não vejo muito relato sobre o assunto.
Olá professor, vi que a UFPB estava com um processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico em que a prova de ingresso abordava Álgebra Linear I ou Análise na reta. Estou pensando em voltar a estudar Álgebra Linear para tentar o ingresso em futuras seleções, porém tenho dúvidas se outras instituições federais apresentam processo de seleção semelhante, exigindo Álgebra Linear por exemplo. O senhor que tem mais experiência nesses processos de ingressos para mestrado, tem conhecimento sobre os assuntos cobrados nessas instituições?
Bem, cada instituição federal escolhe a sua forma do processo de ingresso, mas na área de Matemática geralmente vai ser mesmo Álgebra Linear ou Análise na reta. Se você estudar essas duas disciplinas, provavelmente você já estará se preparando para boa parte das seleções. Vale a pena também você fazer um Curso de Verão em Matemática, que tipicamente vai estudar Álgebra Linear ou Análise na reta. Vide este meu vídeo no qual falo sobre curso de verão: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html
Professor Aquino gostaria de saber. Eu me formei recentemente, mas gostaria de fazer uma especialização em matemática aplicada a Administração posso fazer? Essa pós é válida como pontuação para concurso público na área de educação?
Olá Marcelo, sim, você deve poder fazer. Você teria que ler no edital dessa especialização se há alguma restrição quanto à sua graduação. Em relação à contar ponto em concurso, vai depender do edital desse concurso. Se o edital for muito restrito, ele pode pedir que a pós-graduação seja na área de Educação Matemática e nesse caso não vai contar essa que é aplicada à Administração.
Prof Aquino, é sério q quem tem formação em determinada área e atua no mercado de trabalho é mais bem pago e tem mais benefícios do q o prof universitário?! Isso é injusto. O professor universitário é q forma profissionais. Como é q vc ensina, por exemplo, medicina p/um futuro médico, p/ele ganhar mais do q vc q ensinou medicina p/ele?
Oi Luis, isso é normal. No seu exemplo, esse médico vai ganhar mais do que os professores dele pois ele que está executando aquele conhecimento na prática. Vamos fazer uma analogia esportiva: o atleta executando um esporte vai ganhar mais do que o técnico que ensinou para ele aquele esporte.
@@cfo2785 Eu tbm faço federal e é uma profissão mto bem remunerada mesmo, mas acho q merecia mais do q o bacharel pq se não fosse ele, o bacharel não ia aprender e aplicar
Ola professor. Que bom que encontrei seu canal. Me tira uma dúvida por favor. Mestrado é aluno que paga mensalidade ou ele ganha um valor X para estudar?
E aí, professor. Beleza? Eu queria saber quais as disciplinas que normalmente se cursa num mestrado acadêmico. São de 90h? Varia muito de programa pra programa? O mestrado deve ser feito visando uma área de pesquisa ou ele é básico pra todos os pesquisadores? Abraço!
Olá Stanley, por aqui tudo beleza! Eu espero que com você também esteja! Quanto as disciplinas do Mestrado, elas variam de programa para programa. A carga horária de cada disciplina também pode variar. O mais interessante seria você escolher um programa que lhe agrada e daí dar uma olhada na grade do curso. Tipicamente no site das universidades você acha essa grade de disciplinas. Só para dar um exemplo, eis as disciplinas do programa de Modelagem Computacional da UFJF: www.ufjf.br/pgmc/curso/disciplinas/ . Em relação à área (linha) de pesquisa, durante o Mestrado a pessoa vai escolher uma dentre as que são trabalhadas no seu respectivo programa.
Estou com dificuldade para encontrar uma linha de pesquisa pro mestrado. Eu gostaria de trabalhar na minha dissertação a relação entre matemática e música. Essa temática eu já havia trabalhado no meu TCC. Queria aproveitar o gancho
Olá Israel, eu acho um programa muito bom! Inclusive, tenho o prazer de ter trabalhado nele na UFVJM e de ter orientado uma pessoa que hoje é Mestre pelo PROFMAT. :) Entretanto, eu acho que uma pessoa pensando em fazer esse programa precisa ter em mente qual é o objetivo dela em relação ao estudo de Matemática. As disciplinas do PROFMAT visam dar uma formação mais avançada em conteúdos que são chaves para a Matemática da Educação Básica. Por outro lado, no PROFMAT a pessoa não terá certas disciplinas que encontraria em um Mestrado acadêmico em Matemática, que está mais voltado para a Matemática do Ensino Superior. Se a pessoa estiver com isso bem definido na cabeça dela, eu acho o PROFMAT uma ótima opção!
Em geral você precisa ter doutorado para ser professor universitário. Entretanto, pode acontecer eventualmente do mestre conseguir uma vaga em cidades mais afastadas dos grandes centros ou em áreas com baixo número de doutores.
@@eltonsouza_tanamente , no caso do Mestrado eu diria que sim. Temos cursos de Mestrado via "EaD" (na verdade semipresencial) como o PROFMAT. Entretanto, cursos de doutorado via EaD para Matemática no Brasil eu desconheço. Eu sei que existem cursos de doutorado assim na Argentina, sendo que já conheci alguns professores que fizeram. A dificuldade que eles geralmente passam é conseguir depois validar o diploma aqui no Brasil.
Professor, no tocante ao salário, com um mestrado da pra viver melhor? Eu faço licenciatura em matemática e pretendo dar aulas em cursinho pré - vestibular. Sendo mestre e/ou doutor as chances de ser melhor remunerado aumentam ?
Olá Yago, o salário do doutor é maior do que do mestre, que por sua vez é maior do que do licenciado. Nesse sentido, com o salário do doutor ou do mestre daria para "viver melhor" do que com o salário do licenciado. E, sim, com o mestrado ou doutorado as chances de melhor remuneração aumentam.
Vou só fazer uma observação em relação a finalidade de uma pós. Acredito que embora a maioria veja como meio para docência de nível superior, e em algumas áreas isso é inevitável, ela pode ser muito útil para o mercado. Curso eng. civil e pensando em empreender, os conhecimentos avançados me trarão vantagem e mais segurança. Agora se a expectativa for entregar currículo, aí esquece...não vale o sacrifício da pós. Parabens pelo tema e pelo canal.
Olá Ederley, eu concordo com você que os conhecimentos mais avançados do Mestrado podem ajudar na criação de produtos/serviços. Eu apenas faço a ressalva que a forma como os programas de Mestrado funcionam (ainda mais os acadêmicos) não é com foco em criar empreendedores. Se alguém que fez um Mestrado depois cria um produto/serviço baseado em sua pesquisa, isso é mais por um foco pessoal do que por um foco do programa em si.
@@LCMAquino Sem dúvida, entrar no mercado demandará adquirir novos conhecimentos e esses estão fora da academia. Mas ainda acho que conhecimentos de mercado são mais acessíveis e baratos do que conteúdos técnicos e específicos.
Caramba abril minha mente, obrigado pelas dicas!
De nada. :)
Março
Faço LICENCIATURA em matemática, é uma área q eu gosto e q pretendo seguir carreira. O problema é q já estou no quarto período (metade do curso) e uma coisa q me atrapalha bastante é a timidez,fora do normal. Vc poderia me dar algumas dicas Aquino?
Olá Jepherson, como você está na metade do curso, em breve fará estágio tendo que assumir a regência de uma turma. Eu acho que as disciplinas de estágio vão lhe ajudar a perder a timidez. Uma dica que dou é que você participe de grupos de estudos com seus colegas e aproveite os encontros para ir ao quadro explicar os conteúdos para eles. Outra dica interessante é ensaiar a aula, mesmo que seja só para você (mas o ideal é fazer o ensaio com alguns colegas). Aos poucos você vai perdendo a timidez e quando perceber já vai estar dando aulas com turmas maiores. Eu espero que essas dicas sejam úteis! :)
@@LCMAquino valeu professor, colocarei as dicas em práticas.
@@LCMAquino boa noite. Estou pensando em cursar matematica para dar aula,porem minha letra é feia. Durante o curso há alguma disciplina para melhorar a letra e aprender a escrever no quadro? Ou eu deveria melhorar a cqligrafia y antes do curso? E como faco para conseguir lecionar?mando curriculos para escolas? Ou a faculdade indica? Como seria? Obrigado!
@bruno vasconselos na graduação tanto de licenciatura plena quanto na modalidade bacharel não existe essa disicplina... Você pode optar por tentar melhorar a letra por conta própria ou durante a sua prática como professor será praticamente induzido a melhorar uma vez que seus alunos exigirão e cobrarão letras legíveis e acaba que de tanta reclamação você melhora sem nem perceber kkkkkk. Quando eu fui ministrar aula em um projeto de extensão do meu curso eu tinha uma letra consideravelmente feia e depois que passei a ministrar aulas meu professor disse que a minha letra tinha melhorado
@@bjfloyd85 Cara, falando por experiência própria, você muito provavelmente consegue melhorar sua letra sozinho mesmo. Quando terminei o 3° ano do ensino médio minha letra era terrível e meu principal modo de escrita era o cursivo. Só assistindo aulas eu comecei a copiar as letras de forma dos meus professores e consegui me adaptar bem e melhorar muito minha letra, agora escrevo praticamente igual ao que vemos nas fontes comuns de computadores.
Acabei de sair do ensino médio há dois meses e já estou analisando as possibilidades... penso em pegar no mínimo mestrado. Mas pelo visto, é uma carga pesada. Mas mesmo assim... Seguir!
Muito bom
Valeu!
Parabéns cara, muito esclarecedor!
Formei e pretendo fazer mestrado daqui a alguns anos, assim como vc. Acho importante ter outras experiência antes de entrar no mestrado.
Olá Fabiana, eu desejo sucesso nos seus planos! Eu espero que suas experiências lhe ajudem a enriquecer seu trabalho no mestrado.
Valeu pela explicação
Disponha!
Eu tinha petenção de fazer mestrado e doutorado, mas no final acabei decidindo mudar de área, sair de Ciência da Computação e vou pra engenharia...
Olá Lucas, a sua ideia é ir para Engenharia da Computação ou para uma Engenharia de outra área?
@@LCMAquino Eu pretendo migrar pra Engenharia de Produção, minha área na Ciência da Computação era computação gráfica que não tem mercado no Brasil, teria que atuar no exterior. Como no exterior tem que ter mestrado/doutorado e não quero atuar como programador aqui devido aos baixos salários e subutilização do que aprendi no curso. Assim optei por mudar para Engenharia de Produção que tem maiores salários, vou conseguir aproveitar alguns conhecimentos como algoritomos e teoria dos grafos.
Olá Lucas, entendi. Eu desejo sucesso na sua migração!
Excelente vídeo !
Obrigado professor pela dica.
tu e fera de mais mano
:)
Olá Aquino. Eu termino licenciatura em matemática esse ano.Penso em participar no fim.do ano pra um mestrado numa pública em matemática pura e aplicada.Porém sinto que não estou preparado.Eu faço numa particular ead, o nivel é bem abaixo.Sem contar que como eu faço contábeis numa pública eu não consigo focar exclusivamente em matemática.Logo, preciso me aprofundar em cálculo álgebra linear, álgebra, análise.(todas essas disciplinas eu inicie os estudos, mas ainda nao tive tempo pra aprofundar com exercicios e livros.Analise Matematica eu pego em julho essa disciplina e pretendo aprofundar, mas ainda nao estudei.so devo ter esse tempo a partir do inicio de setembro. Matemática.espero que esse ano eu consiga dar um gás maior.O.que me preucupa pra passar no fim do ano pro mestrado pra iniciar ano que vem é o nivel dos conteúdos.eu fiz um semestre de Matemática numa pública e sei que é muito puxado, agora imagina mestrado.Eu queria saber seu ponto de vista, se eu passar no fim.do.ano pra inciar ano.que.vem o mestrado, vc acha que eu conseguiria estudar as atraves de livros as pra.eu me nivelar ao mestrado? Ou seja, estudar as disciplinas do mestrado e ao mesmo tempo estudar as coisas mais fundamentais nivel graduacão?por fim a pergunta é: é.possivel sobreviver? Kkkk ou vc Acha melhor eu esperar um.tempo e se preparar pra entrar no mestrado, talvez depois de 1.ano.ou 6 meses depois de terminar a graduação.( levando em conta que se eu passar e conseguir bolsa da Capes iria dar dedicação exclusiva ao Mestrado.O curso de contábeis ia por so uma ou duas disciplinas no.plano de estudo do semestre ou trancar.Esse de contábeis ja estou indo pro final do curso também.A só um detalhe, minha preferência é Matemática.fui pra contábeis, mas vi que não é o que eu gosto tanto.
Oi Fabrício, certamente é difícil conseguir cursar um Mestrado em Matemática sem ter uma boa base da graduação, mas não é impossível! Seria interessante você fazer um curso de verão em Álgebra Linear ou Análise, pois assim você pode melhorar a sua base e ao mesmo tempo já perceber como é o nível do estudo para o Mestrado. Eu falei sobre curso de verão nesse vídeo: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html . Eu lhe desejo bons estudos!
QUAIS MESTRADOS VC RECOMENDA FAZER? POSSO FAZER UM DOUTORADO DEPOS DO PROFMAT?
"QUAIS MESTRADOS VC RECOMENDA FAZER?"
Essa pergunta é subjetiva. A pessoa tem que escolher um mestrado conforme as preferências dela. Por exemplo, se a pessoa gosta de estudar a Matemática de forma mais teórica, então um Mestrado em Matemática pura será interessante para ela. Por outro lado, se a pessoa gosta de estudar as aplicações de Matemática, então um Mestrado em Matemática Aplicada é uma escolha mais indicada.
"POSSO FAZER UM DOUTORADO DEPOIS DO PROFMAT?"
Sim, pode. Tecnicamente falando nada impede.
Vídeo maravilhoso, muito exclarecedor.
Que bom que gostou!
@@LCMAquino Eu já até decidi que quero passar um tempo trabalhando, antes de fazer mestrado.
Good
Estou terminando licenciatura em matemática pela Unopar, quero fazer um mestrado em uma universidade pública para ser professor universitário, por onde começo ?
mano tmb tou nessa, da uma olhada em editais de universidades que ofertam mestrado em matemática, lá eles especificam os requisitos de pontuação para seleção, alguns cobram por exemplo como critério de pontuação : monitoria,artigos publicados, participação com apresentação em congressos, disciplinas de verão, participação em iniciação científica, proficiência em inglês e a maioria cobra na prova de seleção assuntos relacionados a analise matemática, não sei se tem como tu fazer algumas dessas coisas pela unopar, eu faço graduação numa UF e pretendo fazer mestrado acadêmico em outra porque na minha só tem o profmat.
@@otavioluz2809 sou um pouco leigo nisso, poderia me informar algumas universidades que oferecem mestrado em matemática ?
Passei na disciplina de análise matemática, mas fazer demonstrações é complicado ainda pra mim, isso vai me prejudicar no mestrado?
Olá Daniel, sim, isso pode prejudicar seu desempenho nas disciplinas do mestrado na área de Matemática. Mas eu acredito que com estudo e treino você consegue vencer essa dificuldade. Eu aproveito para sugerir para você meu curso Introdução ao Pensamento Matemático: ua-cam.com/play/PLa_2246N48_pq6LfZsbUuwGuJicAUL8sb.html . Eu tratei sobre conceitos de lógica e técnicas de demonstração nesse curso. Eu acho que ele pode lhe ajudar.
Obrigado professor
Qual a diferença do mestrado em educação matemática e matemática pura ? Se todos dois são cargas bem teóricas, porque alguns consideram o primeiro mais fácil?
Um mestrado na "Matemática Pura" vai se dedicar ao estudo da Matemática "por si mesmo". Isto é, vai se dedicar ao estudo dos conceitos e teorias que existem dentro da Matemática, sem se preocupar necessariamente com como utilizar aquele conteúdo "na prática".
Um mestrado na "Educação Matemática" vai se dedicar ao estudo de como as pessoas aprendem Matemática. O que podemos fazer para que uma pessoa melhore o seu entendimento sobre a Matemática.
Você não perguntou sobre "Matemática Aplicada", mas vou aproveitar e citar ela também. Ela vai se dedicar ao estudo de como utilizar a Matemática para resolver algum problema "na prática".
De fato, existe uma cultura que considera que estudar a "Matemática Pura" é mais difícil do que estudar a "Educação Matemática" (ou estudar a "Matemática Aplicada"). Eu não sei dizer porque exatamente isso acontece, mas eu suspeito que seja relacionado ao fato de que na Matemática Pura estudamos os conteúdos de Matemática em si com um rigor bastante forte.
@@LCMAquino compreendi, professor! Muito obrigada pelo esclarecimento!
Olá , vc que fez o curso de MATEMÁTICA, vc poderia me dizer se eles ensinam o PORQUE DAQUELES assuntos ensinados na escola ? , me lembro que quando eu era adolescente , perguntei meu prof de MATEMÁTICA, o por que ele ensinava aquele assunto, calculo ,pra que serve , ele me deixou no vazio ( NÃO ME DEU RESPOTA , NEM FOI HONESTO, PODERIA TER DITO que não sabe o porque ) , continou a explicacão do assunto que ele tava dando , depois de muitos anos ,quando eu cresci , Deus o Criador teve misericordia de mim , e DESPERTOU minha AUTOCONSCIÊNCIA ou Auto-observação do meu INTERIOR, minha mente , e eu PERCEBI QUE TUDO é CRIADO inclusive os numeros e o que eles REPRESENTAM , descobri que eu não tive uma boa base na matematica que começa la na educação Infantil, atraves de videos de professoras aqui no youtube , descobri o que significa os numeros e aquelas operações com eles , e vi que meu antigo professor com medo de ser descoberto como alguem que finge saber algo , mas na verdade Não sabe , e tambem ele deveria Não ter Autoconsciência ou Auto-observação 😢😮😂, bem mas eu queria saber os professores universitarios ENSINAM O PORQUE das coisas , ou eles NÃO TEM AUTOCONSCIÊNCIA?
Sim, no curso de Matemática você vai aprender o "porque das coisas".
Neste outro vídeo eu falo sobre minha experiência em fazer o curso de Matemática: ua-cam.com/video/7szy_ByctIc/v-deo.html
Obrigado por disponibilizar suas experiências, estou cursando física no terceiro período e desde que entrei esse é o meu foco, mas tem uma dúvida eu posso fazer mestrado na área matemática ex em calculo?
Olá Emanoel, mesmo fazendo Física (ou qualquer outro curso da área de Exatas) você pode fazer um Mestrado em Matemática. Desejo-lhe sucesso no seu foco!
@@LCMAquino obrigado professor.
Olá estou no mestrado . E cada dia me decepciono mais . Pois vejo pessoas que já estão no pós doutorado e não consegui serviço.
Viviana, eu entendo seu sentimento. Tenho colegas nessa situação!
A área da matemática também está com falta de vagas?
Professor, me indique uma especialização online em Matemática que considera boa.
Sinceramente eu não tenho uma indicação. Com certeza devem existir boas especializações assim, mas eu não tenho experiência para indicar.
sou aluno de literatura em Matemática e estou no 5 semestre e eu quero fazer mestrado, porém ainda tô perdido não sei por onde começar
Comece procurando por projetos de iniciação científica com os professores do seu curso. Além disso, procure fazer um curso de verão. Neste vídeo eu comento sobre esses cursos: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html
Há dois anos atrás eu fiz esse comentário, hoje volto aqui para dizer que estou no segundo semestre de Matemática Aplicada na ufpa. Obrigado professor ❤@@LCMAquino
@@Humor_Nacional , que legal! Desejo bons estudos para você!
O bolsista de mestrado pode perder a bolsa se for reprovado em alguma disciplina??
Olá Ricado, sim, isso pode acontecer a depender das regras do programa. Geralmente a reprovação em apenas uma disciplina não é motivo para perder automaticamente a bolsa. Mas se a pessoa for reprovada em duas ou mais disciplinas, é bem provável que ela perca a bolsa (ou até mesmo que seja jubilada do programa!).
Iai professor tudo bem?
Bom estou no meio da graduação , tenho em mente sim o mestrado, só que eu sou um pai de família, tenho varios outros compromissos além da graduação , sendo assim minjas notas ficam muito encima da média como seria isso , ou seja tenho notas no caso mais baixas , assim eu vou ter dificuldade em ser aceito no mestrado?
Uma das coisas analisadas durante a seleção do mestrado é o seu histórico da graduação. Se suas notas estão próximas da média, então a sua pontuação no histórico pode ficar menor do que de outros(as) candidatos(as). Mas isso não significa necessariamente que você está fora! Geralmente existem outras etapas na seleção, como uma prova ou um curso de verão. Cada etapa tem um peso e você pode compensar a pontuação do histórico. Mantenha o foco e o estudo e não desista de fazer o mestrado se esse é seu plano. Desejo bons estudos para você!
Você não tem uma plataforma de cursos online? Queria fazer ITA e só aprendo com você!
Olá Fernando, no momento eu não tenho uma plataforma ("paga") de cursos online. O que tenho é o site oficial www.lcmaquino.org onde eu também coloco as minhas videoaulas do UA-cam. Eu fico muito contente que você consiga aprender comigo! Entretanto, vale dizer que eu acredito que você conseguiria aprender com outros(as) Professores(as) de Matemática também. :) Desejo sucesso nos seus estudos!
Professor, sou recém formado em uma das Licenciaturas plenas. O senhor acha que é possível conciliar o mestrado com o estudo para concurso? Quero fazer os dois, mas não vejo muito relato sobre o assunto.
Sim, é possível. Mas obviamente vai demandar muita dedicação e foco. Eu desejo sucesso para você no concurso e no mestrado!
Olá professor, vi que a UFPB estava com um processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico em que a prova de ingresso abordava Álgebra Linear I ou Análise na reta. Estou pensando em voltar a estudar Álgebra Linear para tentar o ingresso em futuras seleções, porém tenho dúvidas se outras instituições federais apresentam processo de seleção semelhante, exigindo Álgebra Linear por exemplo. O senhor que tem mais experiência nesses processos de ingressos para mestrado, tem conhecimento sobre os assuntos cobrados nessas instituições?
Bem, cada instituição federal escolhe a sua forma do processo de ingresso, mas na área de Matemática geralmente vai ser mesmo Álgebra Linear ou Análise na reta. Se você estudar essas duas disciplinas, provavelmente você já estará se preparando para boa parte das seleções.
Vale a pena também você fazer um Curso de Verão em Matemática, que tipicamente vai estudar Álgebra Linear ou Análise na reta. Vide este meu vídeo no qual falo sobre curso de verão: ua-cam.com/video/5IFG8SN-ITo/v-deo.html
@@LCMAquino Muitíssimo obrigado, professor!
Professor Aquino gostaria de saber. Eu me formei recentemente, mas gostaria de fazer uma especialização em matemática aplicada a Administração posso fazer? Essa pós é válida como pontuação para concurso público na área de educação?
Olá Marcelo, sim, você deve poder fazer. Você teria que ler no edital dessa especialização se há alguma restrição quanto à sua graduação. Em relação à contar ponto em concurso, vai depender do edital desse concurso. Se o edital for muito restrito, ele pode pedir que a pós-graduação seja na área de Educação Matemática e nesse caso não vai contar essa que é aplicada à Administração.
Prof Aquino, é sério q quem tem formação em determinada área e atua no mercado de trabalho é mais bem pago e tem mais benefícios do q o prof universitário?!
Isso é injusto. O professor universitário é q forma profissionais. Como é q vc ensina, por exemplo, medicina p/um futuro médico, p/ele ganhar mais do q vc q ensinou medicina p/ele?
Oi Luis, isso é normal. No seu exemplo, esse médico vai ganhar mais do que os professores dele pois ele que está executando aquele conhecimento na prática. Vamos fazer uma analogia esportiva: o atleta executando um esporte vai ganhar mais do que o técnico que ensinou para ele aquele esporte.
@@LCMAquino Tem razão. Por outro lado, o professor fez seu trabalho pensando em quem vai executar
@@cfo2785 Eu sei
@@cfo2785 Eu tbm faço federal e é uma profissão mto bem remunerada mesmo, mas acho q merecia mais do q o bacharel pq se não fosse ele, o bacharel não ia aprender e aplicar
Ola professor.
Que bom que encontrei seu canal.
Me tira uma dúvida por favor.
Mestrado é aluno que paga mensalidade ou ele ganha um valor X para estudar?
Olá Rodrigo, o mais comum é que o aluno ganhe uma bolsa para fazer o mestrado.
E aí, professor. Beleza? Eu queria saber quais as disciplinas que normalmente se cursa num mestrado acadêmico. São de 90h? Varia muito de programa pra programa? O mestrado deve ser feito visando uma área de pesquisa ou ele é básico pra todos os pesquisadores?
Abraço!
Olá Stanley, por aqui tudo beleza! Eu espero que com você também esteja! Quanto as disciplinas do Mestrado, elas variam de programa para programa. A carga horária de cada disciplina também pode variar. O mais interessante seria você escolher um programa que lhe agrada e daí dar uma olhada na grade do curso. Tipicamente no site das universidades você acha essa grade de disciplinas. Só para dar um exemplo, eis as disciplinas do programa de Modelagem Computacional da UFJF: www.ufjf.br/pgmc/curso/disciplinas/ . Em relação à área (linha) de pesquisa, durante o Mestrado a pessoa vai escolher uma dentre as que são trabalhadas no seu respectivo programa.
Estou com dificuldade para encontrar uma linha de pesquisa pro mestrado. Eu gostaria de trabalhar na minha dissertação a relação entre matemática e música. Essa temática eu já havia trabalhado no meu TCC. Queria aproveitar o gancho
O que tu acha do ProfMat?
Olá Israel, eu acho um programa muito bom! Inclusive, tenho o prazer de ter trabalhado nele na UFVJM e de ter orientado uma pessoa que hoje é Mestre pelo PROFMAT. :) Entretanto, eu acho que uma pessoa pensando em fazer esse programa precisa ter em mente qual é o objetivo dela em relação ao estudo de Matemática. As disciplinas do PROFMAT visam dar uma formação mais avançada em conteúdos que são chaves para a Matemática da Educação Básica. Por outro lado, no PROFMAT a pessoa não terá certas disciplinas que encontraria em um Mestrado acadêmico em Matemática, que está mais voltado para a Matemática do Ensino Superior. Se a pessoa estiver com isso bem definido na cabeça dela, eu acho o PROFMAT uma ótima opção!
Pra ser professor universitário só preciso do mestrado?
Em geral você precisa ter doutorado para ser professor universitário. Entretanto, pode acontecer eventualmente do mestre conseguir uma vaga em cidades mais afastadas dos grandes centros ou em áreas com baixo número de doutores.
@@LCMAquino
Após a minha graduação na universidade pública nível presencial, Posso fazer mestrado e doutourado em nível EAD e ser reconhecido ??
@@eltonsouza_tanamente , no caso do Mestrado eu diria que sim. Temos cursos de Mestrado via "EaD" (na verdade semipresencial) como o PROFMAT. Entretanto, cursos de doutorado via EaD para Matemática no Brasil eu desconheço. Eu sei que existem cursos de doutorado assim na Argentina, sendo que já conheci alguns professores que fizeram. A dificuldade que eles geralmente passam é conseguir depois validar o diploma aqui no Brasil.
Professor, no tocante ao salário, com um mestrado da pra viver melhor?
Eu faço licenciatura em matemática e pretendo dar aulas em cursinho pré - vestibular. Sendo mestre e/ou doutor as chances de ser melhor remunerado aumentam ?
Olá Yago, o salário do doutor é maior do que do mestre, que por sua vez é maior do que do licenciado. Nesse sentido, com o salário do doutor ou do mestre daria para "viver melhor" do que com o salário do licenciado. E, sim, com o mestrado ou doutorado as chances de melhor remuneração aumentam.
......