BOSTON É PARA TODO MUNDO? POLÊMICA!!!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 жов 2024
  • Todo mundo é capaz de correr a maratona de Boston? E se a pessoa comprar com agências sem o qualify? É a mesma coisa? Vale ir pra Boston sem ter feito o qualify?

КОМЕНТАРІ • 175

  • @waltver
    @waltver 5 років тому +62

    Relato de quem correu Boston esse ano:
    Tenho 28 anos, corro desde os 25.
    Minha primeira maratona foi aos 27 (já tinha meia para 1h28m).
    Quando quis ir pra Boston, fiz um ciclo de 1 ano me preparando entre o índice e a prova. (Qualify em 2018 na 42k de Floripa 2h59 e Buenos Aires 2h58m).
    Nunca tive uma lesão séria que me tirasse da corrida por mais de um mês.
    Comecei a ter orientação de um treinador após 1 ano correndo (no começo só fazia por hobby e para perder peso).
    Quem tiver esse sonho de correr Boston, vá pra cima pois vale muito o esforço, a prova é inesquecível.
    Abraço!

    • @1501cinthya
      @1501cinthya 5 років тому +6

      Acredito que vc é o caso de uma pessoa que nasceu para isso. Parabéns pela evolução!

    • @TheCarlos7061
      @TheCarlos7061 5 років тому

      Sensacional parabéns!

    • @rafaarocha
      @rafaarocha 3 роки тому

      Eu nunca corri nenhuma prova na vida... A primeira que vou correr é Florianópolis agora em 28/11/2021
      Tbm corri um ano e meio sozinho e Agora estou com uma orientação profissional... coloquei que a minha meta de Florianópolis é finalizar abaixo de 03:04:59 para poder correr Boston e eu vou conseguir.

  • @mariacelinaabreu8755
    @mariacelinaabreu8755 5 років тому +44

    Iria de pacote na boa kkkk. Com 56 anos já não me importo mais se é pago ou tempo. Quero é correr

    • @erianne
      @erianne 5 років тому +3

      coberta de razão

  • @EltonEmilio
    @EltonEmilio 5 років тому +36

    Boston só não é possível pra todo mundo financeiramente falando, o resto, é só treino.

  • @cgomides1
    @cgomides1 5 років тому +18

    São 7 anos para atingir o seu pico. Mas não significa que vc atinge e começa a decair após. Pode se manter lá por um tempo.

  • @fvelame
    @fvelame 5 років тому +5

    Além da restrição da qualificação em si, não dá pra ignorar que o grau de investimento financeiro exigido também exclui muita gente. Em um país com renda per capita mensal de R$ 1.300,00, conseguir bancar uma viagem dessas é para poucos. Conheço gente que tem índice até com alguma folga, mas que não tem condições financeiras para tanto. Sobre a questão do processo de qualificação para Boston é bem interessante o livro do Sérgio Xavier (Boston: a mais longa das maratonas).

  • @marlondiniz600
    @marlondiniz600 5 років тому +20

    Gustavo e Debs, vcs são sensacionais. Nunca fiz uma maratona, e minha primeira será, se Deus quiser, no Rio 2020, já estou em treinamento. Tenho 42a e vejo esse tempo pra me classificar para Boston muito longe da minha realidade de momento, mas assistir o Projeto Boston está fazendo crescer em mim o desejo de colocar essa meta há longo prazo. Continuem com o q vcs fazem. Nós corredores agradecemos.
    PS. toda vez q desanimo de treinar a parte 2 do vídeo da Conrades me anima novamente. Obrigado pelo q proporcionam a nós corredores.

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +2

      Boa Marlon!!! Vamos pra cima cara! Objetivos no horizonte !!

  • @joaomarcosruzzante9056
    @joaomarcosruzzante9056 5 років тому +8

    Realmente pode não ser para todo mundo conseguir o índice, mas acredito que temos uma tendência de subestimar nossa capacidade de conquistar aquilo que sonhamos. A corrida me mostrou que acreditando de verdade e indo atrás dá! Há dois anos, com 8 anos de corrida e 7 maratonas nas costas eu mal conseguia um sub4 e sofria muito no final das provas. Buscando apenas correr melhor, investi em fortalecimento e emagrecimento e após fazer 3h33 em Berlim no ano passado, achei que dava para sonhar mais alto e resolvi buscar o índice para Boston. Depois de muito treino, muito vídeo do Projeto Boston e Correndo com a Cabeça, rsrs, consegui o índice na Maratona de Mendoza em abril. Floripa e o índice estão logo ali na frente Gustavo, é só chegar! E dia 27 estarei na palestra em SP para dar um abraço em vcs.

  • @gabrielcorrealima8137
    @gabrielcorrealima8137 5 років тому +3

    Ótimo vídeo! Tudo depende do seu objetivo como corredor (e objetivos mudam).
    No caso dos dois e de muitos Boston é como a "formatura" das corridas, e só tem esse valor se for por mérito pessoal.
    Mas muitos corredores não correm por tempo e tem sonhos diferentes como ter a Six Medals ou viajar o mundo, etc. E aí o pacote possibilita realizar um sonho que por qualify seria intangível.
    Então o que vale mesmo é ir atrás de realizar seu sonho do jeito que fizer mais sentido pra você.
    E tá tudo bem!

  • @correndoedandodicasvladimi3651
    @correndoedandodicasvladimi3651 5 років тому +6

    Este tema foi fantástico dupla dinâmica! Estava conversando com uma amiga Ultramaratonista e ela me contou sua história até chegar a uma ultra. Ela me aconselhou a ser menos impulsivo que ela kk. Achei bacana que às vezes vocês são exemplos não apenas do que fazer mais também do que não fazer ou seja, são pessoas que acertam e erram. Por isso admiramos vcs. Parabéns e estou na torcida Go Boston !

  • @Marcellarodriguesmrs
    @Marcellarodriguesmrs 5 років тому +6

    Bem, MINHA OPINIÃO. A questão vai muito além do poder ou não ir pra Boston, ou se vai por agência. Acho que tem duas oisas que me indagam: vale a pena um investimento tão alto por status, somente? Vejo uma galera insiste em ir sem ter treinado e chega morrendo ou não terminando. Acompanho umas pessoas que foram pra Boston por convite e era tanto sofrimento pra chegar... Gente que corre há anos, mas naquele momento estava sem treinar. Eu hoje só corro 21km, quero pensar em fazer uma maratona, mas isso só vai acontecer quando eu perceber que consigo fazer sem morrer, comemorando aquela conquista. A Internet potencializou muito essa coisa do status de corredor e isso tá levando a galera a correr a qualquer custo. Isso tira a graça, sabe?
    Minha dica inclusive de debate é: a corrida, os influenciadores e o status

    • @gustavoraicherth8698
      @gustavoraicherth8698 5 років тому

      Parabéns pelos programas Gustavo! Já fiz 3 maratonas as últimas duas Santiago e Porto Alegre estava muito bem preparado fechando as planilhas, mas no dia das provas sofri com câimbras nos 25 e 30 respectivamente, e terminei as provas se arrastando. Vc acha que a ansiedade/parte emocional podem ser a causa das câimbras?

    • @DebsAquino
      @DebsAquino 5 років тому

      Marcella Rodrigues já printei o tema!

    • @PauloCesar-pc2sv
      @PauloCesar-pc2sv 5 років тому

      @@gustavoraicherth8698 vc fez um fortalecimento muscular na academia.

  • @ruyferreiraiacoponijunior16
    @ruyferreiraiacoponijunior16 5 років тому +6

    Corrí Boston em 3 oportunidades nas 2 situações (2013 e 2016 com qualificação e 2014 por agencia visto que vivenciei bem de perto o atentado em 2013 e quiz retornar no ano seguinte porém tinha perdido a qualificação e o jeito de retornar foi por agência). A forma de quem não é qualificado é visto diferentemente de quem o é pois a cor do Bib number é diferenciada dos demais. Como qualificado a sensação é melhor, assim como entrar na faculdade por mérito e não comprando a vaga
    Otimo video, abraco a ambos!

  • @anacristinamorais8232
    @anacristinamorais8232 5 років тому +2

    Muito legal o vídeo. Costumo gostar muito dos pontos de vista da Debs.

  • @andreapasold4697
    @andreapasold4697 5 років тому +3

    Projeto Boston, para mim, é se empenhar para atingir um objetivo desafiador específico. No caso do Gustavo, é literalmente Boston, mas é bom lembrar que essa é nossa alegria, não nosso estresse, né? tem que ser divertido além de desafiador, por isso o caminho é tão importante. A fala do André é perfeita e sincera, eu acho ele incrível. E meu treinador também pensa como ele (Diogo Gamboa), inclusive quanto ao fator tempo e maturidade para correr uma maratona, e mais ainda para buscar um qualify. E aí, Debs, tem o seguinte: claro que a gente fica mais velha e perde performance. Mas eu comecei a correr aos 30 anos, então o Diogo diz que há muito para evoluir, muito para aprender, e eu ainda sigo baixando meus tempos, mas não em 5km, e sim em 21km, não me acho nem um pouco em declínio. Quem começou com 20, com 45 está com muitas sequelas de anos e anos de treino, especialmente se for pesado, e claro que a decadência é inevitável quanto maior for o esforço e o tempo. Mas quem começou mais tarde, tem lastro e, especialmente, maturidade para saber o quanto exigir do seu corpo em cada momento. E maratona é isso, saber o quanto o corpo pode render, e usar todo o aprendizado acumulado a nosso favor. Eu que achei que não correria nenhuma porque não tinha vontade, agora estou adorando dosar o esforço e conhecer cada vez melhor minhas capacidades e falhas.

  • @marcossanches2364
    @marcossanches2364 5 років тому +1

    Boston é realmente o unicornio das corridas. Entendo quem não teria condições de alcançar o índice, mas como corredor ainda tenho o sonho do índice de Boston. Realmente a fala do comandante do avião ou na entrega do kit, emociona muito...

  • @gustavovidotti1364
    @gustavovidotti1364 5 років тому +4

    Quer ir de pacote, vai. Quer buscar o indice, busca. Importante é cada um fazer o que quer, e tá tudo bem.... não tem certo e errado...cada um tem a sua historia pessoal e sabe onde está o seu desafio.

  • @marzonivieiradarocha5087
    @marzonivieiradarocha5087 5 років тому +2

    Eu consegui o índice em POA 2017 e estava no limite da minha faixa etária 55-59, Boston seria em 2018 e eu estaria com 60, com índice na outra faixa etária (4h25). E consegui fazer 4h18. Nesse ano, devido a grande procura, eles reduziram 3min nos índices, ainda assim eu consegui. 👍🏽Mas foi uma maratona com um péssimo clima, estava 2° com sensação térmica de -4°, muita chuva e vento forte. Eu quase desisti, mas segui em frente e terminei. Com certeza foi um sonho realizado!!! Com o mesmo índice consegui fazer Nova York tb em 2018 e agora estou mês preparando para Chicago. 👍🏽

  • @ligiaaguiar7759
    @ligiaaguiar7759 5 років тому +6

    **Falem sobre os Coelhos (Pacers). Pontos positivos e negativos.
    Eles ajudam mesmo? Já vi gente falar que às vezes fogem do pace determinado, não mantém constância.
    Acham que eles acabam condicionando/“prendendo” o corredor?
    Vcs já foram Pacers oficiais em alguma prova? E informais ajudando algum amigo?

  • @neiltonsocorrojr585
    @neiltonsocorrojr585 5 років тому +12

    Não!! Claro que não vale ir por agências!!!! A graça é estar lá por mérito, mas se a pessoa não se incomoda com isso, tudo bem. Cada um sabe onde seu calo aperta!!

    • @anacrisnunes
      @anacrisnunes 5 років тому +3

      Se a pessoa não se incomoda então vale a pena sim.

  • @sergiobonomijr5122
    @sergiobonomijr5122 5 років тому +6

    Parabéns pelo vídeo, muito bom! Queria aproveitar para sugerir um vídeo sobre treino/prova sozinho ou com companhia, o que acham?

  • @lucaseateixeira
    @lucaseateixeira 5 років тому +6

    Da mesma forma que não corro para ganhar troféu, não corro para ter índice de sub 3h para correr uma prova. Só quero correr a prova, chegar em 4h30 e ganhar minha medalha. Se pago para correr maratona de Porto Alegre, Rio de Janeiro etc., qual é o problema de pagar para correr em Boston?!

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +3

      Nenhum! Se vai te fazer feliz assim.. nenhum mesmo

    • @anacrisnunes
      @anacrisnunes 5 років тому

      @@programafolego Como vcs falaram no vídeo: depende do objetivo de cada um.

    • @sullivanncm
      @sullivanncm 5 років тому +1

      E legal a conquista, mas ultimamente tenho ficado mais feliz com um novo amigo virando corredor e ganhando uma medalha de 5k do que com minha corrida. Virei pastor de corrida!🤔? kkkkkk

  • @maurofernandes9544
    @maurofernandes9544 5 років тому +1

    Boa tarde Gustavo Maia e Debs! Desde a década de 1990 que sonho em um dia alcançar o qualify para Boston, na época era iniciante e não ultrapassa os 15kms, e muito menos condições financeiras. depois de alguns anos (12 +/-) voltei a correr por motivos de saúde e relutante quanto a participar de provas, antes eu fazia 10 k em menos de 40 minutos nos treinos, agora no retorno (em 2010) mal conseguia fazer em 60 minutos, (hoje estou confortavelmente na casa dos 43 minutos).
    Mas desde que participei da minha primeira maratona em 2016 falei a mim mesmo, vou em busca do qualify para Boston, se vou conseguir fazer a prova já é outra história. Sou da mesma opinião sua Gustavo Boston é melhor com qualify.
    Tinhamos no Rio de Janeiro a Meia Maratona da ponte rio Niterói, que exigia tempo de qualificação para a mesma. Porque os organizadores de meias maratonas e maratonas no Brasil não exigem mais o tempo de qualificação? Não seria uma boa?

  • @rosmariabraga6949
    @rosmariabraga6949 5 років тому +1

    Sensacional este vídeo, parabéns pela clareza, gentileza e simpatia!

  • @caracarunner
    @caracarunner 5 років тому +1

    Acho que toda conquista tem que haver Luta, Torcendo por você

  • @editorix
    @editorix 5 років тому +7

    Na última maratona de POA corri bem até o km 23, seguindo meu planejamento, depois comecei a sentir muita dor no quadril que irradiava para o joelho, eu poderia me arrastar por mais 16km e completar a prova, mas deixei o orgulho de lado e abandonei no km 26. Às vezes penso se eu deveria ter continuado. Fiquei com a sensação de dever não cumprido. A minha proposta de pauta é: Vale se sacrificar por orgulho? (Orgulho X Saúde física).

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +3

      Excelente pauta

    • @anacrisnunes
      @anacrisnunes 5 років тому +4

      Nao vale.

    • @dokarossi
      @dokarossi 5 років тому +5

      Minha humilde opinião: jamais! Saúde sempre em primeiro lugar, até porque é ela que lhe permitirá levantar a cabeça e partir para uma próxima tentativa - sem ela, suas esperanças ficam pelo caminho.

    • @eduardoallves7180
      @eduardoallves7180 5 років тому +3

      Nao vale

  • @abelardoschneider8360
    @abelardoschneider8360 2 роки тому

    Salve corredoras e corredores, comecei a correr com 46 anos, e aos 49 fiz minha primeira maratona em 04:03 horas, é inesquecível.

  • @docleonardocarvalho
    @docleonardocarvalho 5 років тому +1

    Concordo contigo Gustavo...acho que o processo e a maratona em que o cara consegue o índice são muito mais legais que a maratona de Boston em si!!! Eu também não correria sem atingir o índice...mas cada cabeça uma sentença!!

  • @tombordinhon2858
    @tombordinhon2858 5 років тому +2

    Tudo é consequência ... Gostaria de ir com índice, seria glorioso !

  • @arthurfabriciocaetano1706
    @arthurfabriciocaetano1706 5 років тому

    Ainda bem que vocês aparecem toda semana mds hahaha mto bom o vídeo! Longe ainda de estar apto pra um índice mas acompanhar vocês me incentiva mto a continuar durante os anos! Agora com 25 anos indo pra primeira meia maratona, expectativa de menos de 2 hrs vamos que vamos

  • @alexandrenunesdasilva3806
    @alexandrenunesdasilva3806 5 років тому +2

    Eu não vejo problema nenhum em comprar, o importante é correr a Maratona, cada um com sua opinião, Parabéns pelo tema, foi show

  • @anacarlajesus1756
    @anacarlajesus1756 5 років тому +1

    Ei, Debs e Gustavo, assisti o primeiro vídeo do quadro e quando a Debs falou “do que vc está disposto a abrir mão pelos seus sonhos?”, pensei que poderiam falar um pouco sobre isto, sobre Valores e como nos ajudam a manter foco nos treinos e fazer as melhores escolhas.
    E queria que a Debs falasse um pouco sobre técnicas de visualização e meditação e como podem ajudar na corrida.
    Valeu! 😘

  • @vpandin
    @vpandin 5 років тому +1

    Gustavo o seu qualify será enfim o fim da sua busca pela maratona perfeita!!! Tmj rumo a Boston! Sei que pra mim ainda tem um GAP até eu correr uma maratona pois eu primeiro quero e pretendo fazer uma meia sub2. Depois disso vou tentar fazer uma meia na montanha e ai sim partir para uma maratona e quem sabe um dia tentar um indice!! Mas essa determinação para buscar os objetivos que nos fazem corredores apaixonados.

  • @debbyroy8299
    @debbyroy8299 5 років тому +1

    Go Gu Karaiiiii!!!!! Estarei Na torcida 🎉🎉🎉💙💛

  • @spg04
    @spg04 5 років тому +6

    Falem sobre o uso de anabolizantes e afins, no meio da corrida, principalmente amadora.

    • @ARicceJr
      @ARicceJr 5 років тому

      Tem um povo a[i que o Xixi é radioativo. hahahaha

  • @dokarossi
    @dokarossi 5 років тому +1

    Assunto polêmico coisa nenhuma, só mais um... baita vídeo! Parabéns mais uma vez, Gustavo e Debs.

  • @andrevieira3308
    @andrevieira3308 5 років тому

    Baita vídeo! Vou me dedicar para conseguir o índice. Concordo plenamente com vocês. O mais legal de tudo não é correr Boston, mas sim a preparação! Vamooooooo

  • @denemascarenhas
    @denemascarenhas 5 років тому +9

    Eu não vejo problema em ir por agência. Se um dia eu quiser ir eu vou de agência pois não consigo esse índice nem com 80 anos. Kakakkakakakaka Se a senhora me perguntasse eu diria de boas que não fiz, que comprei! Mas que vou correr com o coração e com emoção.

    • @nathaliaj27
      @nathaliaj27 5 років тому

      Mano o lance é que pra maioria dos brasileiros é mais fácil conseguir o índice que comprar por agência... é surreal de caro.

    • @denemascarenhas
      @denemascarenhas 5 років тому

      @@nathaliaj27 acho que é mais fácil eu consegui o dinheiro que conseguir o índice 🤣🤣🤣🤣🤣💸💸💸💸💸💸💸💸 Sou das lentas, mas eu não sinto vontade nenhuma de correr maratonas.... qdo o bicho dos 42 me picar quem sabe eu não sonhe com Majors? Rsrs

    • @nathaliaj27
      @nathaliaj27 5 років тому

      @@denemascarenhas claro, tudo ao seu tempo. Mas te digo: completar uma maratona é uma das melhores sensações do mundo. Vale a pena fazer um dia sim. Mas tem que querer muito por causa dos treinos, como vc disse, "ser picada pelo bichinho" rs

    • @denemascarenhas
      @denemascarenhas 5 років тому

      @@nathaliaj27 Pois é
      Estava na meia do rio dia 22junho pensando que daqui 2 anos podia fazer uma maratona mas eu penso muito. Tenho uma filha de 4 anos e treinar para meias já me toma muito tempo, imagina com volume dobrando , triplicado de treino? É muita dedicação. Quem sabe daqui 2 anos? Rsrsrs

    • @nathaliaj27
      @nathaliaj27 5 років тому

      @@denemascarenhas conheço muitos pais e mães que fazem maratona. Todos concordam que é puxado. Mas realmente, daqui dois anos sua filha já estará maiorzinha e ficará mais fácil hehehe. Mas planeje de fazer sim um dia, nem que seja só uma vez.

  • @Ana35Salihah
    @Ana35Salihah 3 роки тому

    tenho a mesma opiniao do gustavo e da debs em relação a merecer estar em Boston... vai de cada um.... eu nao estava disposta a pagar o preço do treinamento para Boston alguns anos atras, em 2019 eu decidi pagar o preço... e eu quero pegar o meu indice, acho que faz parte de crescimento como corredor...
    bjks a todos

  • @christianoferrari9876
    @christianoferrari9876 5 років тому +1

    Prioridade é o que move cada ser humano.

  • @jemmersonmanecolo5765
    @jemmersonmanecolo5765 5 років тому

    Programa Pika!!! A parte que a Debbs comenta a respeito da senhora olhando nos olhos dela e do comandante do avião, fez esse programa estar entre os top 5 do Fôlego. Parabéns Gustavo e Debbs 6 são f....!!!

  • @vicentesilvareis
    @vicentesilvareis 5 років тому +1

    Cada um sabe de si. Cada um sabe o desafio que deseja se impôr. Se o cara quer ir por agência e não se importa com isso, tem que ir!! A vida é curta demais para ficar se preocupando com o que os outros pensam. Agora... EU não admitiria ir para Boston sem o BQ. Pra MIM, este é o tempero, o diferencial dessa prova. Mas repito... Cada um sabe de si!!!

  • @andersonhartmann367
    @andersonhartmann367 5 років тому +1

    Tem provas muito mais legais que Boston. Se eu tivesse grana para correr nos EUA iria pra Miami. Mas de qualquer forma é legal essa busca pelo BQ. Como sou ultramaratonista Boston não passa de mais uma maratona. Pra mim Comrades é infinitamente mais interessante.

  • @franklinneiva796
    @franklinneiva796 5 років тому +3

    Salve meus amigos do Fôlego,
    Realmente trata-se de assunto espinhoso, mas vou descordar pois, como sabem, para todas as major há o qualify!!!!! Então por que não fazer o qualify de NY que é mais rigoroso que Boston?
    No meu entendimento haveria sentido falar sobre qualify de Boston se o correr fizer todas por qualify.
    abs.

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +2

      É diferente porque a maratona de Boston tem uma maioria de inscritos pelo índice enquanto NY tem a maioria pelo sorteio ou agências .. a tradição em Boston é ir pelo índice.. nas outras isso é novidade

  • @mellom100
    @mellom100 5 років тому +5

    Com todo o respeito, o importante é estar preparado para correr uma maratona dentro do limite máximo permitido. Se foi por índice, ótimo porque significa que você dá valor a performance e Pace. Se vc não liga, apenas curte correr, se divertir, ter saúde, etc, não vejo qualquer problema em correr via agências. Eu se pudesse iria por agência. Não ligo para performance, colocação, etc. Corro pelo prazer da corrida. Minha única regra é concluir correndo. Como diz o excepcional atleta amador Nato Amaral: "chegar é vencer". Abs

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +2

      Concordo com o NATO!

    • @dokarossi
      @dokarossi 5 років тому +1

      Concordo com cada palavra escrita, caro amigo. É ótimo estar no meio de tantas pessoas que amam esse esporte - vá lá, tem uns manés, mal educados, que apenas buscam "status", etc, mas, o importante é nunca parar.

    • @dokarossi
      @dokarossi 5 років тому +1

      @@programafolego Sua simplicidade é o que nos conquista, Gustavo - e é por ela que torcemos tanto por você.

    • @Ivo_Santana
      @Ivo_Santana 5 років тому +1

      A corrida é diversão, correr uma maratona tem que ter prazer em abraçar uma pessoa amada ao final do ciclo. O tempo ficará perdido no tempo e só importa aos atletas da elite. Fiz o Desafio da Maratona do Rio, tenho 51 anos, corri ao lado do meu sobrinho, genro e amigos. O tempo passou muito rápido mas deu tempo de gravar muita história em nossas vidas.
      O preço físico e mental depois dos 50 anos e muito alto, não sei se vale o investimento, para quem corre por prazer.

  • @victortamborim
    @victortamborim 5 років тому +1

    Penso que a pessoa tem que ter em mente as suas reais condições.
    Ainda penso em correr a minha primeira maratona, me dedico aos 21k. Estou na porta de bater sub 2 no 21k e pelo que vejo posso conseguir de me dedicar e tentar o índice, mas isso não pode ser uma coisa que afete minha cabeça me puxando para baixo em cada insucesso .
    O intuito é se divertir e se dedicar ao máximo sempre e não se portar como um mero participante.
    A hombridade está na dedicação do dia a dia.
    Grande abraço.

  • @danielcritchi1
    @danielcritchi1 5 років тому

    Simplesmente não consegui parar de chorar.... lembra que eu te disse na prova da NB que fiz 3:19 em Floripa e que acredito que você pegará o seu qualify la. Pra mim a caminhada ainda vai um pouco mais longe mas esse ano eu já tirei gloriosos 29 minutos do meu tempo em relação ao ano passado. Gustavo, muito obrigado por dividir seu processo de qualify, tenho me inspirado demais e acreditando cada vez mais que é possível.... sem shortcuts.... abraxxxx

  • @MarcoSilva-hu5tp
    @MarcoSilva-hu5tp 5 років тому

    Meus amigos Gustavo e Debs, a minha primeira prova como eu já tive oportunidade de partilhar pessoalmente com o Gustavo foi precisamente a maratona de Lisboa nunca tinha corrido outra prova qualquer nem de 5km, 10 km nem de meia maratona, treinei 6 messes e fui direto 3:41:23 agora em Aveiro na maratona da Europa fiz meu tempo para Boston 3:18:41 mas infelizmente não vou por questões financeiras e acredito que haja muitos corredores com tempo para Boston e que infelizmente não vão por essa mesma questão, mas eu estou contigo Gustavo incondicionalmente e no que depender da minha força você já está lá com o seu tempo, amo vocês.

  • @katiareginachristianoramal375

    Oie! Não tem mesmo como responder sobre a possibilidade ou impossibilidade de conseguir o índice pra Boston. Contrariando o que foi dito aqui, mesmo com a pausa da pandemia, consegui evoluir bastante na corrida, mais velha, com 49 anos. Corro há 13 anos e alcancei com quase 50 anos um ritmo inimaginável (pra mim). “Quer você acredite que consiga fazer uma coisa ou não, você está certo.” Henry Ford.

  • @charlesaguiar6925
    @charlesaguiar6925 5 років тому +1

    Fôlego logo cedo com assunto inspirador é bom demais. Parei o carro pra um SALVE!!! Que venha o qualify do Gustavo em Floripa!

  • @aguiarcarolina
    @aguiarcarolina 5 років тому

    Como sempre, muito bom o vídeo:)
    Um tema que pode ser interessante abordar é como vocês veem o impacto dos “influenciadores digitais” na vida dos corredores mortais. Ou o influencer no mundo “profano” rs
    Valeu!

  • @domermo
    @domermo 5 років тому

    Parafraseando Ana Vilela, não é sobre chegar ao topo do mundo e saber que venceu.
    É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.
    E assim vocês são abrigos e também teêm morada em outros corações.
    Tendo amigos em todas as situações.

  • @tamiriscoliveira
    @tamiriscoliveira 5 років тому

    Muito bom o vídeo. Parabéns!!!!! Não tenho essa vontade de fazer Boston, acho que da para comparar com a uphill marathon. Esta ai um tema que acho que seria legal vocês abordarem, o que vocês acham da uphill.

  • @enilinha
    @enilinha 5 років тому +7

    Só não pode fazer bullying com o colega q não corre rápido o suficiente e vai pela agência 🙂

    • @sullivanncm
      @sullivanncm 5 років тому +4

      Concordo! Gente feliz não se incomoda com os outros.

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +3

      Concordo também

  • @PSI.CARLOSCAMPELO
    @PSI.CARLOSCAMPELO Рік тому

    Para MOTIVAR a galera. Correr em Boston existem outras alternativas e são factíveis de participar.

  • @franciscoottoni2432
    @franciscoottoni2432 5 років тому +3

    Correr Boston sem qualificar é igual a penetar em uma festa. Você não foi convidado, você não deveria estar ali, mas mesmo assim você vai divertir para caramba.

  • @wagner732
    @wagner732 5 років тому +1

    Gostaria que vcs falassem sobre a porcentagem de corredores que terminam uma maratona. Ex: maratona do Rio, Porto Alegre, Florianópolis, SP, enfim, as maratonas do Brasil com mais corredores. Se tiver esses dados nas maiores do mundo, Seria bacana tmbm.
    E dentre essa porcentagem, qual percentual de corredores fazem a maratona sub 2h30min, 3h00min, 3h30min, 4h00min???
    Eu fiz minha primeira maratona no Rio 2019. Fiz 3h04min26seg.
    Moro no interior de MG.
    Treinei com uma assessoria a distância.
    Com muita foco e dedicação consegui Seguir a risca as planilhas e no final deu tudo certo.
    Achei a prova bem tranquila.
    Meu sonho é correr a Mizuno uphill ou a muralha em 2020.

  • @marcio222rjbr
    @marcio222rjbr 5 років тому +6

    Putz, não sei por quê fico vendo esses vídeos, só pra botar minhocas na cabeça... tô ferrado com esses dois...😜😜😜

  • @Rose-pp5gs
    @Rose-pp5gs 5 років тому +1

    Na torcida pelo índice!! Vai Gustavo!!

  • @junioralves3202
    @junioralves3202 Рік тому

    Correr é mais importante do que medalhas. Conheço muita gente que corre com o ego.

  • @PauloCesar-pc2sv
    @PauloCesar-pc2sv 5 років тому

    Primeiro não tenho dinheiro pra ir para Boston e segundo tenho 51 anos e não tenho folego para atingir o tempo de classificação,so corro ate agora os 10 km e estou evoluindo para os 21 km , estou começando fortalecimento muscular na academia,pra correr sem lesão e correr um pouco mais rápido,e pretendo correr os 42 km o ano que vem aqui em Recife a maratona das praias em Março.

  • @raulrodrigues6946
    @raulrodrigues6946 5 років тому

    Sou seu fã, Gustavo! Decidi fazer minha primeira maratona depois de assistir o vídeo da sua primeira maratona, publicado em 20/06/2016, e te agradeço muito por isso!!
    Por esse respeito que tenho por ti, preciso expor minha opinião. O Projeto Boston me estimula e desanima ao mesmo tempo. A motivação vem de ver você correndo atrás do seu sonho. Por outro lado, a desmotivação aparece pois fica evidente o tamanho da encrenca que é conseguir um índice para Boston. Cara, você vive de corrida, tem inúmeros profissionais te apoiando nesse projeto e ainda assim está difícil para você! Imagina para alguém como eu, que trabalha sentado 40 horas por semana. Que tem que optar entre a assessoria ou o recovery, porque não posso pagar os 2. E, o pior de tudo, que não nasceu com o dom de correr (conheço várias pessoas que se dedicam bem menos e tem resultados melhores que os meus). Enfim, talvez esse seja somente um desabafo. Ainda sonho com o índice para Boston, mas, no momento, esse sonho parece a anos-luz de distância!
    Continuo firme na torcida por ti!!
    Abraço!!!!

  •  5 років тому +2

    Salve corredor! Me diz aí, se fala que homens e mulheres podem ter a mesma força nas pernas, então pq existe tanta diferença no desempenho da corrida? Abraço.

  • @wellingtonn.santos8261
    @wellingtonn.santos8261 5 років тому +1

    Vídeo espetacular!!

  • @Rodrigo.Boson.
    @Rodrigo.Boson. 2 роки тому

    Valeu!

  • @gatysone
    @gatysone 5 років тому +1

    Eu corro a 2 anos, então faltam 5 anos para o ápice. Bora treinar se puxar curtir bastante as provas treinos e quando chegar a hora será a hora.

  • @netho4659
    @netho4659 5 років тому

    Isso realmente é muito pessoal. Tem gente que vai pela festa, tem gente que faz por superação e tem gente que vai por satisfação não se importando com relação a tempos... o mesmo se aplica as meias e dez Km, etc... essa questão me remete aquele comentário da Debs sobre a amiga que terminou a quilometragem dentro de um carro. Foi algo idiota? Para mim seria, porque corro por satisfação e não preciso demonstrar nada para ninguém... mas, cada um com seu cada um... grande e forte abraço. Ótima discussão.

  • @ednasouzacoelho5295
    @ednasouzacoelho5295 5 років тому

    Nem passa pela minha cabeça correr Boston. Pra mim o índice é inatingível. Logo, Boston não é pra todos, não me "mataria" treinando, me privando para atingir o índice. Pra mim não seria prazeroso, seria sofrido. Então, Boston é carta fora do baralho. Hoje, penso assim. Desejo sorte a todos que sonham e lutam por esse índice.

  • @anacarlajesus1756
    @anacarlajesus1756 5 років тому

    Queria propor outro tema. Não sei se tem relação com o quadro, mas qq coisa vcs desconsiderem, tá? ☺️
    Poderiam falar sobre o poder do exemplo. Quanto nos ajuda ter ídolos, corredores ou esportistas que nos inspirem. Amigos de treino que admiramos. E também quanto fazer parte desta comunidade nos impulsiona a melhorar sempre. Porque não é uma questão de ser guerreeeirooooo... Rs. Mas todo corredor cria uma admiração e muitas vezes acaba estimulando pessoas pelo exemplo. Muito obrigada! 🤩 Vcs são demais!

  • @gustavoraicherth8698
    @gustavoraicherth8698 5 років тому +1

    Boa tarde Gustavo! Parabéns pelo programa! Já conclui três maratonas, mas duas ultimas estava na minha melhor forma zerando as planilhas, fazendo vários longos, mas em Santiago e Porto Alegre tive câimbras nos km 25 e 30 respectivamente, e terminei as provas se arrastando, não consegui entender até hoje. Acredita que a ansiedade/emocional podem ser os causadores das câimbras?

  • @RenatoPradillas
    @RenatoPradillas 5 років тому

    Sugestão de assunto POLÊMICO: É válido organizadoras de corrida promoverem antes da prova algo do tipo: Prova rápida, venha obter seu RP??? E quando termina a prova, você verifica que o percurso nem tinha os km mínimos da prova. Tem várias assim: vi a galera postando New Balance com km abaixo do que a prova exigia. Eu, pessoalmente, corri a Meia da Track & Field no ano passado e não deu os 21.097 m. O que pensam disso? Será que o $ das inscrições tem que estar em primeiro lugar? Ou as pessoas gostam de serem enganadas e enganarem outros dizendo que fez RP quando muitas vezes não fizeram??

  • @gabrielgianolla9132
    @gabrielgianolla9132 5 років тому +1

    RÁÁÁ´´AÁÁÁÁ´BOSTON PORRA KARAIO, GRITE MTO EM FLORIPA

  • @danielsantana1369
    @danielsantana1369 5 років тому

    Difícil falar que não é para todo mundo. Acredito que treinando certo todos podem fazer o BQ sim. Treinei para o BQ sozinho aos 36 pois eu quis desse jeito, mas não vejo demérito nenhum em pagar para participar. Cada um sabe o que vai trazer alegria.

  • @Estevaoe
    @Estevaoe 5 років тому

    Qual é o seu Boston? Essa deveria ser a pergunta.

  • @nathaliaj27
    @nathaliaj27 5 років тому +2

    Fisiologicamente, até que é possível. Mas... todo mundo vai querer abdicar de mil coisas pra treinar e de fato *querer* treinar pra isso? Não. Na minha faixa etária e gênero, preciso fazer em 3:30 ou 3:25 sei lá. Minha primeira foi no Rio, calor, túnel e subida. Fiz em 3:58:41. Pra mim é factível conseguir o índice antes dos 29, falta 5 anos pra isso, ainda. Agora, não concordo que pra mulher é mais fácil, nem teoricamente, eu diria. O índice é de acordo com a média de tempo plausível de cada gênero. Pra Debs a dificuldade de conseguir o índice DELA vai ser a mesma do Gustavo pra conseguir o DELE. É uma questão de percepção e anatomia rs

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому

      Não segue a proporção da média da diferença de rendimento entre homens e mulheres não Nathalia.. em Boston é mais difícil sim para homens

    • @nathaliaj27
      @nathaliaj27 5 років тому

      @@programafolego Então você acha que deveria ser igual mesmo os recordes mundiais serem diferentes? Ou como ficaria igualitário na sua opinião? Não entendi.

  • @marcelomendanha
    @marcelomendanha 5 років тому

    Ahhhh......fiz meus primeiros 42k, sem preparação NENHUMAAAA....corria a 02 anos e fiz 42,5k em 04h 36mim , desencana um pouco e deixa de ficar se cobrando e preocupado com planilha....Dr. Dráuzio Varella sempre diz isso.....isso gera uma cobrança a mais na sua vida, aí vem o medo , será q vou conseguir???? UM SOLDADO TEM Q ESTAR PREPARADO A QUALQUER HORA P QUALQUER BATALHA.....JÁ PENSOU SE TIVESSE DE AVISAR 03 MESES ANTES DO Confronto???? Esse papo tá muito Nutella, tem pedreiro q rala debaixo de sol quebrando parede, come 01 kg de comida no almoço e DPS vai treinar e faz os 42k em 02h 20min.....e aí dizer o quê??? Vc trabalha o dia todo sentado, ar condicionado, computador, carro e DPS treina 01 hora por dia e quer ser comparar com esses caras???? Tem de ser casca grossa mesmo.....os caras fazem isso desde 10/12 anos de idade....Quem é bom já nasce feito....

  • @RenatoPradillas
    @RenatoPradillas 5 років тому

    Gustavo já se emocionou quando a Debs disse que conseguiu o qualifying em Berlim. Imaginem quando ele for falar Floripa 2019!!!!

  • @carmemsilva8822
    @carmemsilva8822 Рік тому

    Exatamente o que eu penso, eu quero conquistar o meu índice, estou na luta a 4anos

  • @romuloavelino9501
    @romuloavelino9501 3 роки тому

    Quais os critérios para se conseguir um qualify? O que é preciso?

  • @MarcoSilva-hu5tp
    @MarcoSilva-hu5tp 5 років тому

    Ah e desculpem só para acabar o me comentário, a prova da minha vida foi, a meia maratona da ponte 25 de abril em Lisboa com o meu amigo Gustavo Maia minha referência na corrida, Grande Gustavo, forte abraço, quando você voltar a Lisboa eu vou estar contigo seguramente, forte abraço.

  • @RenerOliveira
    @RenerOliveira 5 років тому

    Bom dia Gustavo e Debs... Acho que um vídeo que seria legal era falar sobre o que se aprende com as vitórias e as derrotas na corrida. Afinal, somos o resultado de tudo isso, não verdade?

  • @cassiosouza8141
    @cassiosouza8141 5 років тому +1

    Muito bom o tema. Só ressaltando que na faixa 45-49 aonde me enquadro, o índice atual é 3h20min. Não tem faixa com índice 3h15min. Abs

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +2

      Corrigi a Debs no vídeo

    • @cassiosouza8141
      @cassiosouza8141 5 років тому +1

      Programa Fôlego Estou acompanhando sua jornada e torcendo. Fiz meu #bq em POA. Vlw

  • @danilomathias4076
    @danilomathias4076 5 років тому +1

    Ótimo vídeo

  • @cgnaestrada2215
    @cgnaestrada2215 5 років тому +1

    Se eu ganho uma dessas nem penso. Vou mais pela viagem que pela própria corrida.

  • @trancervolution
    @trancervolution 5 років тому +3

    Concordo plenamente sobre pegar o qualify pra Boston não é p todos. Boston é um sonho, só vou quando conseguir o índice p minha faixa etária. Logo a mais difícil abaixo de 34a.

  • @brjuritis
    @brjuritis 5 років тому +2

    Sérgio Rocha, seria uma pauta?

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +2

      Só se fosse pegadinha do Mallandro

    • @brjuritis
      @brjuritis 5 років тому

      @@programafolego kkkkkk ha! ieie kkkk

  • @samirissa00
    @samirissa00 5 років тому +2

    Quero saber se o Gustavo volta ou nao para a montanha?? Comecei seguir este canal pelas trilhas e montanhas .... 😪😁 nao quero causar polêmica, mas maratona ta chAto kkkkk , tipo assim la vem "Boston de novo".... mas estou na torcida pelo Gustavo 👏👏👏vibrando junto...💪

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому +1

      Neste sábado vou correr o desafio das serras na Paraíba

    • @samirissa00
      @samirissa00 5 років тому

      @@programafolego UUHHHUUU !!! Esta quero ver !!!

    • @naftalit
      @naftalit 5 років тому +1

      Tem outros canais bacanas focados em trilha: ultrasir, ultramaniadecorrer e outros

    • @samirissa00
      @samirissa00 5 років тому

      @@naftalit Obrigado pela dica , já sigo outros tambem !! Kkk 👍

  • @Marcellarodriguesmrs
    @Marcellarodriguesmrs 5 років тому +2

    Ah, e um xero, debs e Gustavo! E Zaca! Kkkk

  • @jhbeltrao
    @jhbeltrao 5 років тому +1

    caros, onde vcs conseguem as informações do resultado de POA? Só consigo ver o resultado geral, nem o certificado do tempo individual eu acho no site.

  • @joaogalmacci1282
    @joaogalmacci1282 5 років тому +1

    Como é comprovado o tempo para o qualify ??

  • @joaopaulobrasil2361
    @joaopaulobrasil2361 4 роки тому

    Vcs são foda. Bjs

  • @marcoslibarino1581
    @marcoslibarino1581 5 років тому

    Olá amigos, gosto muito dos seus vídeos. Queria compartilhar com vcs meu projeto, pois vejo que a ênfase para maratona de Boston é grande, mas queria saber sobre s de NY. Em 2020 faço 40 anos e queria me presentear com essa maratona. Então no meu caso o qualify é guardar o dinheiro. Eu nunca fiz uma maratona, fiz minha ultima meia de Floripa em 1:37:37. Então vou me preparar para fazer uma maratona e vai ser a NY. Entre as Majors a de NY não é tão badalada como Boston ? Neste vídeo vcs colocam a de Boston coma a princesinha das Majors, é isso mesmo ? Grde abraço

  • @pedrohf1608
    @pedrohf1608 4 роки тому

    Pretendo ir pra Boston entre 10 anos, tipo com 40.

  • @MarcosPaulo-ny9od
    @MarcosPaulo-ny9od 5 років тому +1

    Caralho Maia...!!!

  • @rubensjosegamajunior315
    @rubensjosegamajunior315 5 років тому

    rss. Hoje cheguei em Santiago de Compostela. (de carro).

  • @leomargomes4956
    @leomargomes4956 Рік тому

    Olá, gostaria de saber se na Maratona de Boston tem corridas extras ou paralelas como 5km,10km, ou 21km para quem não quer fazer a Maratona e se puder dar dicas de provas de 10km e meia maratona em Boston, Nova York etc... obrigado

  • @vanessaleite6256
    @vanessaleite6256 5 років тому

    Eu não iria sem qualify mesmo estando beeem longe de conseguir.... só não concordo que para mulher é mais fácil. Acho que o índice é estabelecido em função da estatística para a idade e gênero, não?

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому

      Não.. ele não segue a proporção.. pra homem é mais difícil sim

  • @MarcosPaulo-ny9od
    @MarcosPaulo-ny9od 5 років тому

    Sérgio Xavier, jornalista do Sportv, levou 8 anos pra chegar lá...

    • @DebsAquino
      @DebsAquino 5 років тому

      Marcos Paulo exatamente!!!!!!

  • @anabeatrizsiqueira7346
    @anabeatrizsiqueira7346 5 років тому

    Amei o valor esta na jornada👏👏👏

  • @joaspeixotoneto9416
    @joaspeixotoneto9416 5 років тому +1

    É isso ai mano! E eu estou indo rumo ao projeto bosta - minha primeira maratona! uhauhuauhau

  • @joaodantasjr
    @joaodantasjr 5 років тому

    Fato importante: o índice a cada ano fica cada vez mais bruto porque cada vez mais os amadores se dopam pra correr.

  • @moulin1000
    @moulin1000 5 років тому

    O índice não é mais fácil pra mulher. Prova disso é a diferença entre os primeiros colocados feminino e masculino nas provas oficiais. É tão difícil quanto!

    • @flaviaschmidt7943
      @flaviaschmidt7943 5 років тому

      Excelente ponto. As mais rápidas do mundo preenchem o campo, como os homens mais rápidos...

    • @programafolego
      @programafolego  5 років тому

      Aline Moulin não é não Aline.. a diferença não segue a proporção no BQ.. fazer o qualify para mulheres é sim mais fácil do que para homens.. o que não torna essa conquista para elas algo simples.. é também desafiador, mas para homens é mais