Associação de Bombas - Cap. 5 do Curso - Bombas Centrífugas - Conceitos Fundamentais - Hotmart

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 25 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 6

  • @pedroscheid9288
    @pedroscheid9288 2 місяці тому

    na associação em série, o rotor da segunda bomba gira em uma velocidade maior que o da primeira? considerando que o fluído já chega na bomba 2 com uma velocidade maior gerada pela bomba 1. Gostaria de entender melhor essa situação. Grato!

    • @bombascentrifugasecia
      @bombascentrifugasecia  2 місяці тому

      Pedro, não...geralmente as rotações são as mesmas...o que realmente importa é a pressão de entrada na segunda bomba. Por exemplo, você pode ter duas bombas associadas em série...imagina a primeira com uma rotação de 1750 rpm, bombeando com uma pressão de 5 bar. Imagina a segunda bomba com uma rotação também de 1750 rpm e que gera uma pressão de 10 bar. Como nessa segunda, você tem uma pressão na entrada de 5 bar que veio lá da primeira, a pressão final será de 5 bar (da primeira) + 10 bar (da segunda) = 15 bar de pressão final. Então a rotação pode ser ou não iguais, o que importa é a pressão. Espero ter ajudado e caso queira se aprofundar mais no assunto, recomendo meu curso, que vai te tirar todas essa dúvidas. Grande abraço.
      go.hotmart.com/V87456498D?dp=1

  • @rodrigocarvalho6886
    @rodrigocarvalho6886 6 місяців тому

    Tudo bem? Na associação em paralelo você disse que Na prática a vazao fica menor que a soma das vazões. Você disse que iria explicar e não explicou. Pode me explicar?

    • @bombascentrifugasecia
      @bombascentrifugasecia  6 місяців тому

      O que acontece é o seguinte...quando você tem uma bomba funcionando a vazão está passando pela tubulação e você tem uma determinada perda de carga, ok. Quando você acrescenta mais uma bomba, você vai ter a vazão aumentada, só que essa vazão aumentada, passando pela mesma tubulação, onde consequentemente terá uma maior perda de carga. E essa perda de carda aumentada é que causa essa diminuição na vazão...imagina uma pista com determinado fluxo de veículos, ok....vamos dizer assim, você terá uma vazão de veículos. Agora imagina uma outra pista, idêntica a essa com a mesma "vazão" de veículo, ok. Agora imagina essas duas pistas se encontrando, você vai ter, claro um aumento na vazão de veículos, mas nunca vai ser a soma das duas vazões de veículos, pois vai acarretar um congestionamento que no caso das tubulações, seria o mesmo que um aumento das perdas de carga. Espero ter ajudado. Grande abraço.

    • @rodrigocarvalho6886
      @rodrigocarvalho6886 6 місяців тому

      Entendi. Mas você tem algum material que explica como calcular essa perda de carga? Ah, sou inscrito no seu canal e depois vou tentar adquirir seu curso. Muito bom seus vídeos.

    • @bombascentrifugasecia
      @bombascentrifugasecia  6 місяців тому

      Rodrigo, me passa seu e-mail que te envio material. Realmente, se você tem interesse, faça o curso que todas essas dúvidas serão tiradas. Grande abraço.