Muito boa explanação. Bem didático. Montei uma planilha de cálculo usando sua aula como "algorítmo" e ajustando os nomes dos passos conforme o Plinio Pires (abaixo) gentilmente (e cirurgicamente) sugeriu. Ficou muito boa para simular outras situações. Parabéns.
Top ai sim einh, fico feliz que ajudou. Sim isto bem tabulado da pra rodar em um programa simples, a ideia é sempre expandir o conhecimento, parabéns pelo empenho e Obrigado pelo feedback também.
Bom vídeo. Alguns pontos a serem considerados: O 8º passo ele chama o comprimento de recalque erroneamente de perda de carga. Ali é apenas o comprimento. Repare que no 10º passo ele encontra a perda de carga total no sistema, onde é multiplicado o comprimento pela perda de carga unitária (J) encontrada como 0,03. A perda de carga total é dada pela perda unitária multiplicada pelo comprimento. No 9º passo ele comete o mesmo equívoco, chama de perda de carga nas conexões mas é apenas o comprimento equivalente das conexões. Outro ponto: A equação utilizada para o cálculo do Diametro é uma adaptação a conhecida Fórmula de Bresse que é utilizada para o pré-dimensionamento economico de uma tubulação de recalque. Bresse determinou essa fórmula para adução contínua (24horas), e para adução intermitente ou descontinua, a norma brasileira 5626 indica essa adaptação. O K da fórmula é um coeficiente que considera custos de material, mão-de-obra, manutenção e operação do sistema, etc. A literatura recomenda que DS seja maior ou igual ao DR. Se o DS fosse maior, teria que ter sido realizada uma análise separada das perdas de carga, já que o diâmetro influencia. Recomendo o livro Hidráulica Básica do Rodrigo de Melo Porto. No mais, parabéns pelo vídeo. Vamos seguindo sempre melhorando
Obrigado Pelas considerações construtivas Plinio, realmente não me atentei a algumas coisas quando criei o vídeo, mas irei relevar nas próximas e principalmente nas minha aulas, obrigado :)
Já anotei para preparar um vídeo de bomba submersa, mas enquanto ainda não faço, sugiro olhar o livro do Macyntire sobre bombas e instalações de bombeamento
Ola professor, primeiramente sou muito grato pelo video, me ajudou muito! Estou com uma duvida, para um sistema onde a sucçao o nivel e zero pois tenho um reservatorio elevado e a bomba vai ficar no pé do resevatorio e a bomba vai recalcar para um outro reservatorio acima desse elevado. Nesse caso quando a sucçao é zero, no calculo considero zero em altura de recalque? Outra duvida tenho que por uma valvula redutora de pressao entre o reservatorio e a entrada da bomba? O reservatorio elevado tem capacidade de 150m³ e o que vai receber agua acima dele tem 20m³
Opa, obrigado pelo feedback e ótima pergunta, sim quando o nível de sucção é zero você considera apenas o recalque. Na segunda pergunta, sim era interessante colocar a válvula principalmente para evitar o golpe de aríate e não danificar a tubulação.
bom dia. nas situações que voce nao tem altura de sucção, no caso de a bomba esta abaixo da linha dágua (coletar de um reservatório inferiro para jogar em um superior) voce desconsidera os dados relacionados a essas bombas?
Primeiramente parabens é obrigada pelo vídeo! Foi de grande ajuda. Sou iniciante na disciplina e gostaria de saber: quem é o responsável por escolher a tubulação com as devidas conexões, e definir os "trechos medidos" que nos levaram aos cálculos comprimentos de sucção e recalque, altura de sucção e recalque?
Obrigado pelos elogios, bom responsável pode ser tanto um Engenheiro quanto um técnico especializado em instalações hidraulicas, as conexões irão variar de acordo com a necessidade requerida no local em que precisa elevar a água.
Boa Tarde Professor, estou com uma duvida, tenho um projeto a elaborar para um circuito fechado, a sucção e o recalque trabalha na mesma linha da bomba, com isso tenho que minha perda de carga tera somente a parte de tubulação e Peças utilizadas, estou correto ao pensar dessa forma ?
na verdade você verificar quantas conexões existem, qual diâmetro da tubulação e comprimentos de tubulação para calcular o AMT do seu sistema igual o vídeo, dai só então você deverá encontrar outra bomba
E tb não precisa ser a altura máxima. Se o shutoff da bomba for maior do que essa altura máxima, o cálculo pode utilizar apenas a altura da descarga (entrada do vaso)
Ela foi encontrada no livro do Macyntire primeira edição pagina 72, ele especifica duas equações com o mesmo coeficiente, uma se chama fórmula de Bresse e outra fórmula de Forscheimmer
No caso de bomba submersa em pôço a altura de sucção é zero, correto? No meu caso a altura de recalque, para transportar a água para o reservatório posso usar só o diâmetro a ser calculado na fómula, é isso?
Eu estou fazendo o meu TCC e esses vídeos ajudou muito, obrigado de coração. Mas tem algo que preciso descrever lá aquela constante de 1,3 qual é o seu nome? E porquê é utilizada?
Eu iria colocar ela na minha bomba d'água , que é uma centrífuga, a água será retirada dum poço, creio que é o semi artesiano né, duns 7 MT ; E a caixa d'água fica uns 6 MT de altura ; Senhores a grande dúvida que existe é se esta válvula retentora devo colocar , abaixo da bomba no início do cano que desce ao poço ; Ou próximo a Bomba também, porém acima dela , no cano que já sai para a caixa d'água ? Ou até mesmo se seria melhor eu colocar 2 válvulas retentoras , uma antes e outra após a bomba ?
No 8° passo porque a perda de carga no comprimento do tubo é igual ao comprimento total da tubulação? No exemplo do exercício, no 2° passo foi calculado o diametro da tubulação, isso vale para a sucção eo recalque? Posso alterar os diametros, como o de recalque? este poderia ser maior que de sucção?
Boa noite, as perdas por comprimento sempre são consideradas as totais mesmo, já quanto a pergunta do diâmetro, você pode aumentar sim, apenas perderá velocidade na tubulação, mas terá que considerar esse novo diâmetro em cálculos separados dai, de recalque e sucção.
Meu amigo, o 8º passo ele chama o comprimento de recalque erroneamente de perda de carga. Ali é apenas o comprimento. Repare que no 10º passo ele encontra a perda de carga total no sistema, onde é multiplicado o comprimento pela perda de carga unitária (J) encontrada como 0,03. A perda de carga total é dada pela perda unitária multiplicada pelo comprimento. No 9º passo ele comete o mesmo equívoco, chama de perda de carga nas conexões mas é apenas o comprimento equivalente das conexões. O diâmetro de recalque nunca pode ser maior que o de sucção. A literatura recomenda que DS seja maior ou igual ao DR. Outro ponto: A equação utilizada para o cálculo do Diametro é uma adaptação a conhecida Fórmula de Bresse que é utilizada para o pré-dimensionamento economico de uma tubulação de recalque. Bresse determinou essa fórmula para adução contínua (24horas), e para adução intermitente ou descontinua, a norma brasileira 5626 indica essa adaptação. O K da fórmula é um coeficiente que considera custos de material, mão-de-obra, manutenção e operação do sistema, etc. Se tem tantas dúvidas assim em hidráulica, busque suas respostas na literatura. Recomendo o livro Hidráulica Básica do Rodrigo de Melo Porto. Abraços.
NO EXEMPLO DADO NO EXERCÍCIO VC.CONSIDEROU QUE A TUBULAÇÃO DE RECALQUE E SUCÇÃO POSSUEM O MESMO DIÂMETRO? SE FOREM DIFERENTES ACHO QUE TENHO QUE CALCULAR SEPARADO O RECALQUE E A SUCÇÃO NA FÓRMULA DADA? NA F´RMULA NÃO VEJO COMO DIFERENCIAR.
A minha dúvida consiste no seguinte tenho uma bomba submersa com os dados de altura de cabeça (m)13. 7~13m máxima não entendi preciso ajuda por favor engenheiro
Ok engenheiro bom dia prasi e todos quantos lhe São queridos aqui vai mais detalhes sobre a bomba submersível KW1.1 HP1.5 vazão máxima 450l/m cabeça e levado máxima 13(m) faixa de cabeça elevado 5~9(m) diâmetro de descarga 40(mm) diâmetro interno da tubulação 51(mm) gostaria de saber se água pode chegar a 50metro de distância?
Eu acho que é pouca potência para chegar a 50 metros, considerando que terão perdas de carga no caminho, logo acredito que uma de 3 ou 5 hp resolveria, mas que nem eu falei, precisaria de mais detalhas do sistema, tipo as conexões mesmo.
Uma dúvida que sempre tive: O dimensionamento de sistemas hidráulicos, como a seleção da bomba por exemplo, compete ao profissiinal de Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil??
Depende do curso Carlos, por o CREA irá ver a grade curricular das matérias durante o curso sempre, tipo o Eng. Civil tem a Hidrologia e Sistemas Hidráulicos la no curso, o engenheiro Mecânico tem tanto a Mecânica dos Fluidos como Máquinas de Fluxo, tendo estas disciplinas ambos tem competência pra isto.
Não entendi, se a bomba esta´submerda o comprimento da sucção também será zero, estou errado. O que existe é somente a tubulação de recalque.Se tier como te mandar o croqui seria ótimo.
O comprimento sempre sera incluido nos cálculos, apenas a altura de sucção será zero, mas o comprimento de sucção vc mantém, não tenho nenhum exemplo deste pra enviar um croqui infelizmente. Você esta fazendo uma instalação ou resolvendo exercício pra faculdade?
Muito boa explanação. Bem didático. Montei uma planilha de cálculo usando sua aula como "algorítmo" e ajustando os nomes dos passos conforme o Plinio Pires (abaixo) gentilmente (e cirurgicamente) sugeriu. Ficou muito boa para simular outras situações. Parabéns.
Top ai sim einh, fico feliz que ajudou. Sim isto bem tabulado da pra rodar em um programa simples, a ideia é sempre expandir o conhecimento, parabéns pelo empenho e Obrigado pelo feedback também.
impecavel !impecavel! vou contratar o sr para ser meu funcionário
Pagando bem, estamos ai kk
Seu vídeo está impecável, muito bom. Tem que se aplicar mais nas respostas das dúvidas amigo. Considero isso uma contribuição.
Obrigado pelo feedback, aos poucos vou me aperfeiçoando :)
É o melhor vídeo q já vi até hoje.A explicação é bastante didática e técnica.
Obrigado Nancy :)
Bom vídeo.
Alguns pontos a serem considerados:
O 8º passo ele chama o comprimento de recalque erroneamente de perda de carga.
Ali é apenas o comprimento. Repare que no 10º passo ele encontra a perda de carga total no sistema, onde é multiplicado o comprimento pela perda de carga unitária (J) encontrada como 0,03. A perda de carga total é dada pela perda unitária multiplicada pelo comprimento.
No 9º passo ele comete o mesmo equívoco, chama de perda de carga nas conexões mas é apenas o comprimento equivalente das conexões.
Outro ponto: A equação utilizada para o cálculo do Diametro é uma adaptação a conhecida Fórmula de Bresse que é utilizada para o pré-dimensionamento economico de uma tubulação de recalque. Bresse determinou essa fórmula para adução contínua (24horas), e para adução intermitente ou descontinua, a norma brasileira 5626 indica essa adaptação.
O K da fórmula é um coeficiente que considera custos de material, mão-de-obra, manutenção e operação do sistema, etc.
A literatura recomenda que DS seja maior ou igual ao DR.
Se o DS fosse maior, teria que ter sido realizada uma análise separada das perdas de carga, já que o diâmetro influencia.
Recomendo o livro Hidráulica Básica do Rodrigo de Melo Porto.
No mais, parabéns pelo vídeo. Vamos seguindo sempre melhorando
Obrigado Pelas considerações construtivas Plinio, realmente não me atentei a algumas coisas quando criei o vídeo, mas irei relevar nas próximas e principalmente nas minha aulas, obrigado :)
obrigado pelo video muito bom. gostaria de saber se vc poderia fornecer as tabelas, inclusive as de bombas? obrigado
Manda no meu e-mail diego.am@univille.br dai te respondo anexando
Como calcular pra bombas submersas, a tubulação é rasteira, comprimento de mangueira 160 m e tubo 3/4, diferença de nivel é de 60m, google erth
Já anotei para preparar um vídeo de bomba submersa, mas enquanto ainda não faço, sugiro olhar o livro do Macyntire sobre bombas e instalações de bombeamento
Ola professor, primeiramente sou muito grato pelo video, me ajudou muito!
Estou com uma duvida, para um sistema onde a sucçao o nivel e zero pois tenho um reservatorio elevado e a bomba vai ficar no pé do resevatorio e a bomba vai recalcar para um outro reservatorio acima desse elevado.
Nesse caso quando a sucçao é zero, no calculo considero zero em altura de recalque?
Outra duvida tenho que por uma valvula redutora de pressao entre o reservatorio e a entrada da bomba?
O reservatorio elevado tem capacidade de 150m³ e o que vai receber agua acima dele tem 20m³
Opa, obrigado pelo feedback e ótima pergunta, sim quando o nível de sucção é zero você considera apenas o recalque. Na segunda pergunta, sim era interessante colocar a válvula principalmente para evitar o golpe de aríate e não danificar a tubulação.
Excelente aula....direto ao ponto ...Simples e objetiva, gostei.
Obrigado Edvam, fico feliz em ajudar
Explicação excelente professor, muito obrigado pela disposição em repassar seus conhecimentos de forma gratuita
Eu que agradeço o feedback :)
PERFEITO E BEM DETALHADO. Mostrou cada detalhe.
Obrigado Keila ;)
bom dia. nas situações que voce nao tem altura de sucção, no caso de a bomba esta abaixo da linha dágua (coletar de um reservatório inferiro para jogar em um superior) voce desconsidera os dados relacionados a essas bombas?
Opa, sim é considerado altura de sucção 0, clássico exemplo de bomba afogada, mas da mesma forma você terá o recalque e as perdas de conexões
porfessor fera, e não colocou o link dessa questão na lista ushaushas
Vlw, kk, foi só pra não confundir mesmo
Bom dia
Para puchar água da rua de uma distância na horizontal de 22 mts. E 8 de subida para o tanque uma bomba de 1 cavalo atende ???
Aproveito para dar os parabéns, excelente aula.
Obrigado :) fico feliz em ajudar
Como ficaria o Hs, se a bomba se a bomba estivesse abaixo do nível de agua do poço?
iria ficar negativo
@@engenhariaraiz8559 muito obrigado.
@@cesarcumbejunior3625 de nada
Grande Diego! ótimo vídeo
Obrigado Hélio
Primeiramente parabens é obrigada pelo vídeo! Foi de grande ajuda. Sou iniciante na disciplina e gostaria de saber: quem é o responsável por escolher a tubulação com as devidas conexões, e definir os "trechos medidos" que nos levaram aos cálculos comprimentos de sucção e recalque, altura de sucção e recalque?
Obrigado pelos elogios, bom responsável pode ser tanto um Engenheiro quanto um técnico especializado em instalações hidraulicas, as conexões irão variar de acordo com a necessidade requerida no local em que precisa elevar a água.
Boa Tarde Professor, estou com uma duvida, tenho um projeto a elaborar para um circuito fechado, a sucção e o recalque trabalha na mesma linha da bomba, com isso tenho que minha perda de carga tera somente a parte de tubulação e Peças utilizadas, estou correto ao pensar dessa forma ?
Oi tudo bem e ai? Tem que considerar a perda por comprimento também, pois mesmo em linha o comprimento tem grande influencia
para uma bomba ''in-line'' ou booster o dimensionamento é feito da mesma forma?
Sim, com as mesmas considerações
Obrigado, parabéns.
Pode por favor facultar as tabelas usadas no dimensionamento?
Posso sim, mande um email pra min solicitando diegoalves_klx@hotmail.com
Esta bem professor Diego, farei isso.
@@cesarcumbejunior3625 :)
Bom dia
Já posuo um lavador de ônibus mas a bomba centrifuga não suporta os picos que faz os esguicho.
Como calcular?
na verdade você verificar quantas conexões existem, qual diâmetro da tubulação e comprimentos de tubulação para calcular o AMT do seu sistema igual o vídeo, dai só então você deverá encontrar outra bomba
E tb não precisa ser a altura máxima. Se o shutoff da bomba for maior do que essa altura máxima, o cálculo pode utilizar apenas a altura da descarga (entrada do vaso)
Como a altura de sucção é zero, calculo a perda de carga só do comprimento da tub. de recalque?
Professor você pode envia o link dessa lista fictícia para achar as bombas? por favor não conseguir acha nenhuma tabela com meus calculos
Opa sim, você pode me solicitar pelo email: diegoalves_klx@hotmail.com dai respondo anexando ela
Para o meu exemplo deu uma AMT= 6,81 mca para uma Qr= 3,33 m3/hposso utilizar um AMT DE 8?
Opa, pode sim, sempre use valores superiores dai
Essaequação para det. do diâmetro da tubulação é de quém? não estou conseguino localizar o coeficiente infomado neka.
Ela foi encontrada no livro do Macyntire primeira edição pagina 72, ele especifica duas equações com o mesmo coeficiente, uma se chama fórmula de Bresse e outra fórmula de Forscheimmer
No caso de bomba submersa em pôço a altura de sucção é zero, correto? No meu caso a altura de recalque, para transportar a água para o reservatório posso usar só o diâmetro a ser calculado na fómula, é isso?
Isso mesmo
Aula top...
Obrigado Peterson :)
Excelente vídeo.
Obrigado :)
Eu estou fazendo o meu TCC e esses vídeos ajudou muito, obrigado de coração. Mas tem algo que preciso descrever lá aquela constante de 1,3 qual é o seu nome? E porquê é utilizada?
Obrigado pelo feedback, de acordo com o Macyntire é uma constante de leva em consideração custo de instalação, é sempre variável entre 1,1 a 1,3
Como se faz para dimensionar uma bomba helicoidal?
Ainda não aprendi como dimensiona uma destas, mas anotei aqui para aprender e fazer um vídeo ensinando :)
Eu iria colocar ela na minha bomba d'água , que é uma centrífuga, a água será retirada dum poço, creio que é o semi artesiano né, duns 7 MT ; E a caixa d'água fica uns 6 MT de altura ; Senhores a grande dúvida que existe é se esta válvula retentora devo colocar , abaixo da bomba no início do cano que desce ao poço ; Ou próximo a Bomba também, porém acima dela , no cano que já sai para a caixa d'água ?
Ou até mesmo se seria melhor eu colocar 2 válvulas retentoras , uma antes e outra após a bomba ?
Aconselho colocar as duas válvulas
Obrigadão!!!!!!!!!!
Boa tarde prof. Vc. Tem em PDF este exercício?
Devo ter sim, me envia um email que envio por lá. diegoalves_klx@hotmail.com
SHOW DE BOLA. Obrigado por isso.
de nada, obrigado pelo feedback
Top, aula 10.
No 8° passo porque a perda de carga no comprimento do tubo é igual ao comprimento total da tubulação? No exemplo do exercício, no 2° passo foi calculado o diametro da tubulação, isso vale para a sucção eo recalque? Posso alterar os diametros, como o de recalque? este poderia ser maior que de sucção?
Boa noite, as perdas por comprimento sempre são consideradas as totais mesmo, já quanto a pergunta do diâmetro, você pode aumentar sim, apenas perderá velocidade na tubulação, mas terá que considerar esse novo diâmetro em cálculos separados dai, de recalque e sucção.
Meu amigo, o 8º passo ele chama o comprimento de recalque erroneamente de perda de carga.
Ali é apenas o comprimento. Repare que no 10º passo ele encontra a perda de carga total no sistema, onde é multiplicado o comprimento pela perda de carga unitária (J) encontrada como 0,03. A perda de carga total é dada pela perda unitária multiplicada pelo comprimento.
No 9º passo ele comete o mesmo equívoco, chama de perda de carga nas conexões mas é apenas o comprimento equivalente das conexões.
O diâmetro de recalque nunca pode ser maior que o de sucção. A literatura recomenda que DS seja maior ou igual ao DR.
Outro ponto: A equação utilizada para o cálculo do Diametro é uma adaptação a conhecida Fórmula de Bresse que é utilizada para o pré-dimensionamento economico de uma tubulação de recalque. Bresse determinou essa fórmula para adução contínua (24horas), e para adução intermitente ou descontinua, a norma brasileira 5626 indica essa adaptação.
O K da fórmula é um coeficiente que considera custos de material, mão-de-obra, manutenção e operação do sistema, etc.
Se tem tantas dúvidas assim em hidráulica, busque suas respostas na literatura. Recomendo o livro Hidráulica Básica do Rodrigo de Melo Porto.
Abraços.
Ótimo vídeo!!
Obrigado :)
Ótimo vídeo. Parabéns!
Como podemos dimensionar bomba de engrenagem e bomba pneumática?
Obrigado.
Anotei aqui para preparar um vídeo destes dimensionamentos, obrigado :)
Show
Obrigado
O valor 1,3 da equação é a velocidade?
não, é uma constante da equação mesmo, determinada no livro do Macyntire
NO EXEMPLO DADO NO EXERCÍCIO VC.CONSIDEROU QUE A TUBULAÇÃO DE RECALQUE E SUCÇÃO POSSUEM O MESMO DIÂMETRO? SE FOREM DIFERENTES ACHO QUE TENHO QUE CALCULAR SEPARADO O RECALQUE E A SUCÇÃO NA FÓRMULA DADA? NA F´RMULA NÃO VEJO COMO DIFERENCIAR.
Sim considerei o mesmo diâmetro tanto na sucção quanto no recalque, na equação não tem como fazer individual
A minha dúvida consiste no seguinte tenho uma bomba submersa com os dados de altura de cabeça (m)13. 7~13m máxima não entendi preciso ajuda por favor engenheiro
Na verdade precisaria de mais detalhes do sistema, e o que realmente vc precisa descobrir neste seu problema, poderia dar mais informações?
Ok engenheiro bom dia prasi e todos quantos lhe São queridos aqui vai mais detalhes sobre a bomba submersível KW1.1 HP1.5 vazão máxima 450l/m cabeça e levado máxima 13(m) faixa de cabeça elevado 5~9(m) diâmetro de descarga 40(mm) diâmetro interno da tubulação 51(mm) gostaria de saber se água pode chegar a 50metro de distância?
Eu acho que é pouca potência para chegar a 50 metros, considerando que terão perdas de carga no caminho, logo acredito que uma de 3 ou 5 hp resolveria, mas que nem eu falei, precisaria de mais detalhas do sistema, tipo as conexões mesmo.
@@engenhariaraiz8559 valeu engenheiro os 50m perguntava não em formato horizontal mais sim de forma vertical para irrigação em planta
@@paulomanuel8742 A entendi, a então a potência de 1 a 2 hp seria suficiente
Uma dúvida que sempre tive: O dimensionamento de sistemas hidráulicos, como a seleção da bomba por exemplo, compete ao profissiinal de Engenharia Mecânica ou Engenharia Civil??
Depende do curso Carlos, por o CREA irá ver a grade curricular das matérias durante o curso sempre, tipo o Eng. Civil tem a Hidrologia e Sistemas Hidráulicos la no curso, o engenheiro Mecânico tem tanto a Mecânica dos Fluidos como Máquinas de Fluxo, tendo estas disciplinas ambos tem competência pra isto.
top do universo
Obrigado
ótima aula! Parabéns. Tenho uma dúvida, para bombas submersas o cálculo é o mesmo? (Lidiane - SP)
Boa tarde, se você tem uma tubulação com muita extensão de comprimento de recalque muda sim, se se for baixa pode utilizar a mesma
muito bom
Obrigado André
Mas isso não é o coeficiente de Chézy que serve só para canais abertos?
Boa pergunta, preciso pesquisar pra ver, não tenho especificado por que este valor, mas não sei te dizer de imediato.
Boa noite , as tabelas você utilizou de qual livro..
Boa noite, Macintyre
Muito obrigado.
@@cruz650n7 disponha
perfeito!
Obrigado :) fico feliz em ter ajudado
Não entendi, se a bomba esta´submerda o comprimento da sucção também será zero, estou errado. O que existe é somente a tubulação de recalque.Se tier como te mandar o croqui seria ótimo.
O comprimento sempre sera incluido nos cálculos, apenas a altura de sucção será zero, mas o comprimento de sucção vc mantém, não tenho nenhum exemplo deste pra enviar um croqui infelizmente. Você esta fazendo uma instalação ou resolvendo exercício pra faculdade?
Basta um vent para a partida do sistema, e a bomba será muito mais barata.
Esclarecen melhor: Se a altura de sucção é zero, então o comprimento da sucção também é zero correto?
Não, apenas a altura será zero, o comprimento devera ser medido conforme a tubulação
A altura do rio não pode ser média, tem que ser a mínima.
.👍👍👍👍👍👍
:)
Bloqueia a entrada do vaso, com o vent aberto. Após encher o sistema, fecha o vent e vida que segue com a bomba mais barata.
Ficou a dúvida, a literatura diz que o Ds>Dr
A literatura permite assumir DS maior ou igual a DR.
Geralmente adota-se o diâmetro ligeiramente maior
Suas respostas estão muito evasivas, pouco esclarecedoras. Desculpe a franqueza
Sem problemas, estou tentando melhorar e levarei esta crítica como apoio para os próximos vídeos