Angulo de afiação e retenção de fio

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 15 вер 2024
  • Neste vídeo procuro demonstrar com modelos em escala como o ângulo de afiação pode interferir significativamente na retenção de fio de uma lâmina.
    A escala dos modelos de papelão usados é de cerca de 5000:1, o que facilita a visualização e entendimento de como se comporta o fio e os processos envolvidos.

КОМЕНТАРІ • 106

  • @ademarcorrea2787
    @ademarcorrea2787 4 роки тому +1

    Riqueza de informações, grato pela disponibilidade em compartilhar!

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  4 роки тому

      Nada que agradecer. Fico satisfeito que tenha gostado. Abraço.

  • @KellAlbuquerque
    @KellAlbuquerque 8 років тому +3

    Meu caro, genial como sempre. Estou muito ansioso pelo vídeo do strop de couro! Abraço!

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +2

      Obrigado, fico satisfeito que tenha gostado. O vídeo sobre strop sairá em breve. Abraço.

  • @dandisonmsmachado
    @dandisonmsmachado 8 років тому +1

    Muito bom, mestre!
    Obrigado por compartilhar o conhecimento!
    45 minutos pareceram 30 segundos.
    Sucesso!
    Abraço!

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Nada de mestre não, mas fico muito satisfeito que tenha gostado e que não tenha ficado enfadonho o vídeo. Abraço.

  • @thiiiiiagogatti
    @thiiiiiagogatti 8 років тому

    Grande Cabral mais uma vez excelente vídeo impressionante como mostrou como um aço com fio mais agudo tem mais aço de desgaste do que um fio menos agudo. Um vídeo simples mas tão impressionante, muito obrigado e parabens, ficamos no aguardo dos estropes, um enorme abraço.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Obrigado! Impressionante como a física e a matemática às vezes nos derrubam por irem contra o senso comum, não é? Ainda mais numa escala de grandeza tão ínfima. Mas usando modelos em escala fica claro e explica melhor que 1000 palavras. Fico muito satisfeito que tenha gostado! O próximo não irá tardar... Abraço!

  • @fabioarrudacamara
    @fabioarrudacamara 8 років тому

    Boa noite Helio Cabral, seus vídeos são excelentes gosto da forma que você vem abordando os assuntos tanto na profundidades quanto nas explicações. Parabéns.

    • @fabioarrudacamara
      @fabioarrudacamara 8 років тому

      Aguardando o próximo.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Opa! Fico muito satisfeito que tenha gostado e que apesar da minha prolixidade não tenha ficado enfadonho. Abraço.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Em breve... abraço.

  • @gilbertogestorcouto
    @gilbertogestorcouto 8 років тому

    As dúvidas que eu tinha você esclareceu. Esperando ansiosamente pelo próximo video. Obrigado.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Que bom que o vídeo lhe foi de algum proveito! Não deve demorar o próximo. Abraço.

  • @luiz765627
    @luiz765627 7 років тому

    Grato Cabral, vídeo bastante explicativo e esclarecedor.

  • @felipes.fontoura7901
    @felipes.fontoura7901 8 років тому

    Mestre Cabral, obrigado por mais essa brilhante aula! Foi muito didática.
    Depois da tua explicação com os modelos em escala, ficou tudo tão claro, que fiquei me questionando como nunca havia percebido isso. Então entendi bem a introdução do teu vídeo: realmente nosso cérebro não está habituado com medidas tão diminutas.
    Já estou esperando ansiosamente pelo vídeo sobre o uso do strop. Graças a tua recomendação venho usando strop já há algum tempo, e gosto muito do resultado, sobretudo no desbaste de alívio. Tenho um pouco de receio de usá-lo no microfio, com medo do arredondamento que dizem que pode causar. Grande abraço, Felipe.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому

      Nada de aula não... mas fico muito satisfeito que tenha gostado e que afinal não tenha ficado tão confuso como imaginei. Hehehehehe, pelo visto temos visões semelhantes sobre strop... abração!

  • @DouglasCamargo79
    @DouglasCamargo79 8 років тому +1

    Muito bom amigo Hélio!

  • @davidkalic4744
    @davidkalic4744 5 років тому

    Obrigado amigo
    Fazendo comentário para te dar uma força

  • @deniscau2
    @deniscau2 8 років тому

    Otimo vídeo amigo, bem esclarecedor.

  • @raphaelsilvaesouza551
    @raphaelsilvaesouza551 8 років тому +1

    Vídeo muito explicativo, gostei da explicação com o papelão que facilitou muito o entendimento sobre o ângulo de afiação de cada fio. Como conhece tanto sobre aço ? trabalha com isso? Abraço, parabéns pelo canal

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +2

      Opa, fico muito satisfeito que tenha gostado e que o uso dos modelos em escala tenham atingido o objetivo! Conheço só um tiquinho sobre aços e lâminas, apenas o necessário para me permitir economizar na hora da compra e para ter o melhor desempenho na hora do uso. Sou dentista, então posso dizer que trabalho com isso quando uso meus instrumentais de corte, principalmente o bisturi... rsrs Abraço.

  • @soldadoadriano
    @soldadoadriano 7 років тому

    Assim que tiver mais tempo assistirei os vídeos mais recentes irmão

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      Hehehehehe, são muito longos, né? O povo reclama disso, mas não tem muito jeito de encurtar não... Tomara que lhe sejam úteis. Abraço.

  • @adfalmeida10
    @adfalmeida10 8 років тому

    top

  • @veteranodaselva6234
    @veteranodaselva6234 8 років тому

    opa amigo obrigado por compartilhar um abraço , SELVA !

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +1

      Nada que agradecer, afinal, informação tem que ser compartilhada. Abraço.

  • @pauloassis1292
    @pauloassis1292 6 років тому

    Helio, mais uma vez parabéns pelos seus vídeos! O que eu acho mais interessante é a boa vontade que você tem de responder às perguntas das pessoas que têm dúvidas sobre o assunto. Estou aprendendo muito com você sobre o assunto, que sempre me fascinou. Agora uma pergunta, pra variar (rsrsrs). Já vi algumas pessoas que fazem lâminas artesanais com aço de rolamento importado dos US (acredito que seja o 52100). Qual sua opinião sobre essas lâminas? São boas para afiar e manter o fio? São afiáveis em pedras e/ou processos de afiação normais, como o que você explica? Obrigado!

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому +1

      Paulo, o que eu posso lhe dizer com 100% de certeza é que o aço 52100 é excelente, como tantos outros aços, Agora, como cuteleiro x ou y faz o tratamento térmico dele e se isso resulta em boa lâmina, ai já são outros quinhentos...
      Estes aços de baixa liga ou os aços planos ( série 10XX ) são afiáveis em qualquer dureza e em qualquer pedra de afiar, até nas pedras São Tomé, que nem de longe têm a mesma eficiência de pedras sintéticas desenvolvidas para este fim específico.
      Já vi sim, cuteleiro de renome nacional falar textualmente que não faz facas com durezas mais altas porque o consumidor final não conseguiria afiá-las. Dada a reputação de quem diz isso, só posso chamar canalhice, picaretagem e talvez mais alguns adjetivos não muito elogiosos.
      Nos meus primeiros vídeo mostro a afiação de uma faquinha em aço M42, com 64 Rc de dureza, um aço rápido ao molibdênio com muita resistência à abrasão, bem maior que a d 52100, 1095, 5160, etc e maior inclusive que a do D2 e ao que eu saiba, nenhum cuteleiro produz nenhuma faca nestes aços citados com dureza maior que 60 Rc, mesmo só no fio com têmpera seletiva! Então pode acreditar, é pura sem vergonhice e picaretagem!
      Abraço.

  • @duiliojr
    @duiliojr 6 років тому

    Didática clara e eficiente como sempre. Cabral, me ajuda aqui. Qual uma maneira simples (se é que existe) de medir o angulo de afiação de uma faca? Em outro video você falou de uma fórmula para isto, mas não encontrei mais este video. É possível medir o microfio também? Vejo dificuldade nestas medições pois, na prática, as 2 faces do fio não são planas e sim convergentes curvadas, a não ser em facas que sairam da fábrica e foram amoladas por máquinas. Entendeu minha dificuldade? Fazendo uma analogia: como eu mediria o angulo de "ataque" de uma asa de avião, já que ela é arredondada. Grato!! Sou cuteleiro amador e aprendo MUITO com você.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому +1

      Olha, numa geometria convexa é impossível medir exatamente o ângulo da geometria primária justamente por ele ser um arco, ou seja, constante transição. Dá para ter uma idéia aproximada usando-se duas secantes que passem pela média de ao menos uns 10 pontos selecionados ao longo da curvatura... complicado, né?
      Se as faces forem planas, a equação é metade da espessura da espinha dividido pelo comprimento da face ( em mm ) e ai, o valor encontrado procura-se numa tabela se sen. cos e tang o valor da tangente que mais se aproxime deste valor.
      Quanto ao ângulo de fio, faz-se da mesma forma, metade da espessura do ombro dividido pelo comprimento da face deste fio, o valor procura-se na tabela de tang o mais aproximado. Como é muito difícil medir alguns fios, normalmente usando uma gabarito vai-se passando o fio numa pedra qualquer ou lixa até casar o desbaste e ai se verifica o ângulo.
      Tem uma técnica, bem mais elaborada, em que você monta uma parafernalha com um apontador a laser e posiciona a lâmina no local apropriado e faz incidir o feixe exatamente no fio, que está voltado exatamente para "frente" ( espinha/fio ). O fio então "divide" o feixe de laser e o projeta atrás, num anteparo que pode ser até uma parede, em duas projeções de pontos nesta parede, ai basta medir o ângulo entre o ponto de incidência no fio e os pontos projetados na parede. Tem até esquema na internet de como montar um treco destes, que não é complicado, mas é desnecessário. Abraço.

    • @duiliojr
      @duiliojr 6 років тому

      Me respondeu perfeitamente. Bom domingo para você e MUITO obrigado pela gentileza com que nos trata.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому

      Ótimo domingo e eu que agradeço o prestigio dos amigos! Abraço.

  • @thiago.assumpcao
    @thiago.assumpcao 3 роки тому

    Video excelente.

  • @lucas_maduro
    @lucas_maduro 8 років тому

    mt bom. amigo, vc tem alguma loja q vende produtos gabaritados para afiacao ou consultoria para como afiar determinada faca.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +1

      Não, não vendo nada relacionado à cutelaria. Os vídeos são justamente para mostrar aos amigos que não existe nenhuma mágica ou segredo para afiar lâminas e que qualquer um pode fazê-lo com os mesmos resultados. Fico satisfeito que tenha gostado. Abraço.

    • @lucas_maduro
      @lucas_maduro 8 років тому

      mas vc trabalha na area? indica alguma loja de qualidade?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +1

      Lucas Maduro
      Sou dentista. Não teria nenhuma loja para lhe indicar, infelizmente. Abraço.

    • @lucas_maduro
      @lucas_maduro 8 років тому

      ah blz entao, mt obrigado

  • @wesleyrosa9144
    @wesleyrosa9144 8 років тому

    Fico impressionado com a qualidade e clareza dos conteúdos postados. Vc é um mestre aprendo muito com seus vídeos. Se eu realmente não importasse eu não postaria esse comentário, mais como assino seu canal e já assisti todos vídeos, vou fazer uma observação, o enquadramento da câmera está muito ruim, essa qualidade de conteúdo merece um vídeo mais produzido. Tenta colocar a câmera em uma posição que melhore a captação dos detalhes. Olha esse link: ua-cam.com/video/gl6qB95QhTw/v-deo.html
    Por favor não receba como uma crítica apenas uma dica. Aguardando novos vídeos.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  8 років тому +1

      Hehehehe, fique tranquilo, pois críticas são sempre muito bem vindas, principalmente quando são 110% pertinentes como esta!
      Eu só me dei conta da falta de enquadramento e corte de imagem quando explicitamente citava detalhes em que a imagem era importante depois que fiz o upload do vídeo, pois como não faço nenhuma edição, não tinha como saber ( claro, dou uma olhada inicial mas não assisto todo o conteúdo ).
      A questão é que minha proverbial preguiça falou mais alto e eu não iria refazer o vídeo por causa deste "detalhe". Até deu vontade de refazê-lo, mas ai a filosofia garfieldiana entrou em ação, então sentei e esperei a vontade passar! rsrs
      Eu não entendo patavinas de câmeras e/ou filmagens, sequer tenho telefone celular e nas raríssimas vezes que tenho que usar um dos do meu irmão, sempre tenho que pedir um briefing só pra poder ligar o danado.
      Tenho ciência que uma imagem melhor ajudaria aos amigos, mas como já disse, meu canal é mais focado no conteúdo informativo, então não me preocupo muito com a qualidade de imagem do vídeo ou produção do mesmo, mas isso não é desculpa para a falta de enquadramento, pois isso é o mínimo minimorum que se espera. Mas este ponto específico foi falha minha que não me atentei para o ponto central de foco em que a câmera foi posicionada.
      Agradeço a usual gentileza de seus comentários e ainda mais a pertinente e construtiva dica e prometo enquadrar melhor o vídeo sobre strop, mas as imagens vão continuar ruins, o vídeo sem edição e sem roteiro prévio, ou seja, a gambiarra habitual! rsrs
      Muito obrigado pela atenção e contribuição e desculpe o desleixo e acomodação garfieldianas no que tange aos vídeos. Abração!

  • @pasquavideo
    @pasquavideo 7 років тому

    Muito Obrigado Sr. Helio Cabral, por toda sua generosidade em compartilhar seu conhecimento. Tenho aprendido muitíssimo.
    Quanto o Sr. recomendaria para uso em cozinha de desbastes de alívio e microfios para os aços 440C e para o VG10?
    Grande Abraço.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      Eu que agradeço as generosas palavras. Fico satisfeito que os vídeos lhe sejam úteis. Olha, apesar de achar que não são os aços mais indicados para cozinha, exatamente por não aceitarem fios mais agudos, ambos os dois podem trabalhar sem maiores problemas, a não ser a natural nano-serrilha do fio logo aos primeiros cortes, em desbastes de de alívio de 10 graus e micro-fio de 15 graus de cada lado. Se quiser um fio sem a nano-serrilha, ao menos não logo de cara, 20 graus de cada lado no micro-fio.
      Se a faca tiver uma geometria geral muito boa*, eu iniciaria com um desbaste de 5 graus de cada lado, passaria para 7,5 e depois 10, para só então aplicar o micro-fio de 15 graus de cada lado, ou 20.
      *desbaste principal inferior a 5 graus de cada lado.
      Abraço.

    • @pasquavideo
      @pasquavideo 7 років тому

      Helio Cabral Jr , Qual aço o Sr. considera melhor para vegetais, onde a superfície de contato mais dura seria a tábua de cortar (de madeira)? Quero comprar uma faca tipo Nakiri. Muito Obrigado novamente!

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      Os aços mais comumente usados nestas tarefas, ao menos no ocidente, são aços com conteúdo de carbono entre 0,5 e no máximo 0,8%, pois normalmente aceitam ângulos bem agudos. Infelizmente, na cutelaria industrial, são produzidos com durezas máximas de cerca de 58 Rc, quando poderiam tranqulamente irem a 62 Rc ( 0,7 a 0,8% C ).
      Se for uma nakiri japonesa, a melhor escolha seria um AUS8 por exemplo, para inox; ou um white ou blue ou super blue para aços carbono, que ficam com durezas entre 60 e 64 Rc e aceitam fios bem agudos.
      Aços chamados damasco em facas, eu acho um desperdício de dinheiro, já que só têm vantagem na estéitca, pois um aço inox ou um carbono bem escolhido serão bem superiores em desempenho final. Abraço.

    • @pasquavideo
      @pasquavideo 7 років тому

      Helio Cabral Jr , Puxa! valeu mesmo, ajudou muito. Forte Abraço.

    • @pasquavideo
      @pasquavideo 7 років тому

      Helio Cabral Jr , o X50crmov15 suporta um fio bem agudo?

  • @fcoregis
    @fcoregis 7 років тому

    mestre cabral, tenho uma duvida recorrente. quando quero um angulo de afiaçao de 20 graus por exemplo, igual ao angulo dos canivetes victorinox, sao 10º de cada lado ou 20° de cada lado? eu comprei uma daqueles afiadores chineses, com as pedras etc, que mantem o angulo fixo. ai fiz por ultimo, um angulo de aproximadamente 6 graus de cada lado, total de 12. esse fio, ficou muito amolado, porem, sei que vai ser um fio sensivel, perdendo-se com facilidade. outra coisa, meus fios, ficam sempre pequenos, uma faixa bastante reduzida eu acho bonito aquele fio largo, como faze-lo?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      Vamos por partes... esta sua primeira dúvida é muito comum e inclusive faz-se muita confusão com nomeclaturas soltas. Quando se fala os graus de um fio, deve-se dizer se de cada lado ou total incluso. Um ângulo de 20 graus de cada lado é um fio que mescla durabilidade com relativa boa habilidade de corte, ou seja, este fio na verdade é de 40 graus inclusos ( soma de um lado e outro ). Porém se este mesmo fio de 20 graus for incluso, ou seja, 10 graus de cada lado, é um fio de altíssima habilidade de corte, porém, à princípio, menos durável.
      O problema é que aços com alto volume de carbonetos e/ou carbonetos grandes, na maioria dos casos não suportam bem fios muito agudos ( 20 graus totais inclusos ) e os aços que suportariam bem tais ângulos normalmente são produzidas lâminas com eles nas quais os fabricantes as deixam com durezas mais baixas, um pouco longe do ideal para que eles tenham bons desempenhos nestes ângulos agudos ( eles com menor dureza vão tender a rolar mais facilmente nestes ângulos ).
      Então, idealmente você deve sempre deixar claro se o ângulo ao qual você está se referindo é de cada lado da lâmina ( é o mais usual ) ou se é o ângulo total incluso.
      Normalmente meus Vics vem de fábrica com desbastes de cerca de 10 graus de cada lado e micro-fios entre 15 e 20 graus de cada lado. Eles podem desempenhar muito bem com 10 graus de cada lado ( após lógico, se fazer um desbaste de alívio com ângulo inferior à este ) se forem utilizados somente para funçoes mais lights ou para cortar basicamente meios menos fibrosos, mais macios e não muito abrasivos.
      A vantagem da técnica de desbaste de alívio ( que no caso dos Vics seria 5 graus seguido de 7,5 de cada lado ) e micro fio de 10 graus de cada lado é que se numa tarefa qualquer o fio ficar rolando insistentemente, pode-se simplesmente aplicar um novo micro-fio sobre o antigo de 10 graus de cada lado e este novo micro-fio seria de 15 graus de cada lado, minimizando e muito o rolamento. Depois de concluída tal tarefa, refaz-se neste caso específico o desbaste de alívio de 7,5 grau de cada lado e simplesmente se reaplica novamente o micro-fio original de 10 graus de cada lado ( que já tinha sido dado pelo usuário ).
      A solução para satisfazer o seu gosto estético já foi dada acima: faça um desbaste de alívio inicial de 5 graus de cada lado, começando pelo lado grosso ou mesmo o fino da carborundum, suavise com uma pedra intermediária, caso tenha, ou já suavize direto com uma 1000 ou 1200 e a partir dai, faça os demais desbastes ( 7,5 e 10 graus de cada lado caso queira um micro-fio de 12,5 ou 15 graus de cada lado ) e finalmente aplique o micro-fio desejado. Neste caso você terá um largo e belo desbaste de alívio bem destacado, brilhante e polido e uma linhazinha menor, também bem brilhante que será seu micro-fio ( este precisará de olhos mais atentos para ser percebido ). Abraço.

    • @fcoregis
      @fcoregis 7 років тому

      excelente, muito obrigado pela otima resposta. seus videos sao muito abrangentes e tecnicos. sou engenheiro civil e as vezes pelejo pra entender.. mas com o tempo, vendo um aqui e outro acola, a gente vai pegando a manha. eu fui pegando o gosto por amolação e nao sabia absolutamente de nada, agora sei um pouco mais que nada, mas ainda muito pouco. comprei umas pedras, o amolador da victorinox, comprei um ruixim pro, ai fui melhorando. colei um pedaço de couro numa tabua dessas de lixar pé.. comprei massa de polir.. essa ultima aquisição melhorou demais o polimento dos fios, tornando realmente bem mais precisos e afiados. eu tinha essas 2 duvidas, primeiro se era total ou por lado. segundo como fazer aquele fio bem destacado na faca, onde ficasse um total mais largo e nao somente aquele bico na ponta da faca. vou tentar fazer com uma faca qualquer aqui em casa. a faca hunter guepardo, que tem um aço 440, ficou boa com o angulo de uns 12 graus total. muito afiada. o meu uso seria pra levar pras minhas pescarias e acho que vai dar conta por algum tempo. se nao der vou ter o trabalho de fazer angulos progressivos .. os victorinox nao altero os angulos originais.. tenho uma pena danada de desgastar eles..obrigado mais uma vez.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      FRSPL FRSPL
      hehehehe, Vics são para serem usados... não fique com pena deles pois mais tarde se arrependerá de não ter lhes dado o devido uso. A maioria das pessoas não usa mais suas lâminas porque não sabem ou não conseguem reafiá-las, mas uma vez que você já está encaminhado nesta seara, não se prive de tirar o melhor das lâminas que é usando-as. Já consumi ( em termos de desgaste ) 1 Vic Spartan ( só este que eu semi-aposentei pois foi meu primeiro, há 34 anos atrás ) e 2 Solos. O Champion já teve a lâmina principal bem desgastada e isso só ficando na caixa de ferramentas do carro, O Soldier está ainda em bom estado de lâmina e um outro que nunca me lembro o modelo mas que é quase idêntico ao Outrider que também está em melhor estado de lâmina. Eles são feitos para serem usados sem dó! Aproveite e lembre-se: outros virão! Abraço.

  • @marcotamega5096
    @marcotamega5096 7 років тому

    Cabral, como sempre excelente vídeo. Apenas uma dúvida, quanto você fala que a lâmina suporta 15 graus por exemplo, você se refere a um ângulo sem desbaste e micro fio, ou do micro fio especificamente? Perguntando de outra forma essas tres angulações do vídeo 10, 15 e 20 pode-se considerar que é do micro fio, ou de uma angulação única, sem desbaste e micro fio?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      Marco, neste caso eu me refiro ao micro-fio, que tem como suporte um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado. Se você tomar por exemplo uma lãmina Tramontina, Mundial ou Starrett para cozinha, full flat ou próximo disso, elas têm em média ângulos de desbaste primário, ou seja, aquele que deu origem à geometria flat entre 2 e 3 graus de cada lado. Se elas fossem full flat verdadeiras, ou seja, terminando em Vzero ( o próprio desbaste primário já formar o fio lá na extremidade ) e você aplicasse qualquer um destes ângulos citados diretamente ( 10 ou 15 ou 20 ) a falha que poderia ser deformação ou fratura se daria não nos fios propriamente ditos, mas logo acima do ombro deles.
      Mas como elas não são Vzero e sim um tronco de cone, você pode sim aplicar diretamente qualquer um destes fios citados e caso haja falhas, elas se darão nos fios e não mais na região acima deles, pois agora esta região tem massa suficiente ( aliás, muito mais que suficiente ) para dar suporte à estes fios.
      Por isso que recomendo o desbaste de alívio, sendo o de 10 graus o de uso digamos universal, já que todo aço de grau de cutelaria com o devido tratamento térmico se estabiliza em termos de suporte de fio com 10 graus de cada lado.
      Alguns mais extremados em termos de desempenho como eu, com bons tratamentos térmicos como é o caso das lãminas citadas, vou mais ao extremo, começando com desbaste de alívio de 3 ou 4 ou 5 graus, seguido de um de 7,5 e em alguns casos já fazendo a partir dai o micro-fio de 10 graus de cada lado que é o que irá trabalhar nesta lâmina. Em outros casos após o 7.5 faço um novo desbaste de alívio de 10 graus e ai sim, sobre este desbaste é que faço o micro-fio final de 12,5 ou 15 ou 20 graus de cada lado.
      Em aço como o D2 por exemplo e eu tenho uma faca tipo chefe em D2 com 60 Rc de dureza e que uso muito para cortar carne congelada, após o desbaste de 10 graus faço outro de 12,5 e depois outro de 15 graus e mais outro de 17,5, dou uma rápida passada num mouse pad com uma lixa 600 para arredondar os ombros ( o que na prática convexa toda região do fio ) e só então aplico o micro-fio de 20 graus de cada lado. Ela corta muitíssimo bem e mantém o fio!
      Espero não ter complicado mais que esclarecido; caso tenha acontecido isso, me informe. Abraço.

    • @marcotamega5096
      @marcotamega5096 7 років тому

      Claro. Como sempre atencioso, didático e preciso. Abraço!

    • @marcotamega5096
      @marcotamega5096 7 років тому

      Só mais uma pergunta (por hoje...). No caso dessa sua faca tipo chefe em D2, que lixas ou pedras usa em cada ângulo?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      marco tamega
      Para o primeiro desbaste o lado grosso da carborundum, depois suavizado com o lado fino, mais suavizado com a pedra 800 e finalmente "polido" com a 1200 e a partir dai, todos os demais desbastes já são feitos ditreto com a 1200. Abraço.

    • @marcotamega5096
      @marcotamega5096 7 років тому

      Obrigado!

  • @richardcabral8777
    @richardcabral8777 5 років тому

    mestre Cabral, eu tenho uma faca de desossa marca Victor inox e uma faca Ginsu 2000. qual ângulo de afiação vc recomenda e quais os graus das pedras (obs: eu uso as facas para cortar carnes ocasionalmente)

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  5 років тому +1

      Richard, primeiro, nada de mestre não, sou apenas um apaixonado por lâminas de aço afiadas, exatamente como você!
      Olha, a Ginsu eu só conheço de propaganda, já as Vics, graças ao Daniel que me presenteou, eu conheço e bem!
      Vou lhe dizer o que fiz nas minhas e o por quê e ai, você determina o que fará nas suas.
      Eu corto carne a muito tempo, então posso dizer que tenho certa experiência, como no caso de desossa, em que deixo o fio rente ao osso sem no entanto ficar impactando ou "tentando cortar" o mesmo.
      Nas minhas, cuja a dureza é exatamente a mesma da sua, pois a Victorinox é muito consistente nisso, fiz um desbaste de alívio bem mais agressivo do que costumo recomendar aos amigos e dei a elas um micro-fio de 10 graus de cada lado; como só eu as uso, funciona que é uma maravilha.
      No seu caso, considerando o aço e a dureza dele, eu recomendaria um desbaste de alívio de 10 graus de cada lado. Pode começar usando o lado fino da carborundum, pois 10 graus de cada lado vai quase casar com o desbaste de fábrica. Se você tiver pedras mais finas, pode refinar o padrão de riscamento deixado pela carborundum, nos mesmos 10 graus de cada lado. Pode usar em sequência até a pedra mais fina que você tiver. Eu, nas minhas facas, nunca vou além da Smith's 1000 ( que equivale realmente a lixa 1000 ).
      Quando acabo de fazer este "polimento" no desbaste de alívio, usando a própria pedra Smith's ( no seu caso pode ser a pedra que você usou para finalizar, desde que ela não seja muito mais fina que a pedra Smith's 1000 ), eu já faço o meu micro-fio, ou seja, se você usou até a pedra Smith's para "polir" o desbaste de alívio, usará ela mesma para fazer o seu micro-fio de 15 graus de cada lado. Acho que vai gostar da capacidade de corte e da durabilidade deste fio.
      No caso da Ginsu, como não sei o aço e a dureza, você terá que experimentar. Faça a mesma coisa que na Vic, se achar que o fio está rolando mais rápido do que deveria, simplesmente aumente o ângulo do micro-fio, passando de 15 graus de cada lado para 20 graus de cada lado, ou seja, o que era seu micro-fio de 15 graus de cada lado passará a ser o seu último desbaste de alívio e o novo micro-fio de 20 graus de cada lado será feito sobre ele. Se precisar fazer isso, pode usar direto a pedra Smith's, pois muito pouco metal terá que ser removido, você apenas refaça o desbaste a 15 graus de cada lado para se livrar de qualquer metal fatigado e já em seguida faz o novo micro-fio de 20 graus de cada lado. Ficou claro? Abraço.

  • @henrique9lima9
    @henrique9lima9 4 роки тому

    pra faca de casa qual o angulo ideal ?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  4 роки тому

      Lucas, você há de concordar que "faca de casa" é genérico demais! Eu mesmo tenho aqui em casa e no uso na cozinha facas que têm aços diferentes e durezas que vão de 50 Rc até 64 Rc, e simplesmente não dá para determinar um só ângulo ideal para todas elas. Abraço.

  • @ciromrl
    @ciromrl 6 років тому

    Cabral você fala que quantidade de metal é maior correto, mas a resistência a momento fletor é muito menor. Pra manter esse fio viável o usuário tem que fazer slice cuts perfeitos, que não submetam o fio flexão correto?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому

      Sim e não! O ângulo ou melhor colocando, a espessura em que o micro-fio vai falhar em termos de deformação plástica, permanente ou transitória ou em casos extremos, fraturar mesmo, é função do tipo de aço e dureza do mesmo. Via de regra, todos os aços de grau de cutelaria são estáveis em termos de geometria geral com cerca de 5 graus ( qualquer faca Tramontina de açougueiro ou chef tem 3 graus de cada lado, às vezes até 2 no desbaste primário ) de cada lado e com 10 graus no fio, ou seja, imagine uma lâmina full flat que tenha um desbaste principal de 5 graus de cada lado e um fio, o tradicional mesmo, de 10 graus de cada lado e com uma dureza entre 45 e 65 Rc. Para a quase totalidade dos aços usados em cutelaria isso é o suficiente para que não haja deformação grosseira no fio e nem acima dele, no desbaste básico da lâmina.
      Entenda que deformação grosseira a que me refiro não é o rolamento do fio ( borda extrema ), mas rolamento do fio no próprio ombro deste. Claro tudo isto estamos considerando os chamados usos e aplicações normais de uma lâmina em funções de corte. Se você pegar a lâmina de Victorinox e tentar usá-la como chave de fenda provavelmente irá empenar e entortar bastante, e se continuar forçando irá fraturá-la.
      Este é o motivo de eu recomendar um desbaste de alívio de forma genérica de 10 graus de cada lado, pois tenho certeza que nenhuma lâmina minimamente decente, em qualquer aço de graus de cutelaria, irá falhar catastroficamente com este desbaste ( em termos de deformar ou fraturar na região deste desbaste ). Ficou claro? Abraço.

    • @ciromrl
      @ciromrl 6 років тому

      Helio Cabral Jr Excelente mestre. Estava meio frustrado com a duração dos meus fios e achando que a resposta estaria em aumentar bruscamente o ângulo

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому

      Nada de mestre não! Às vezes, está se usando um ângulo que uma dada lâmina com um dado aço e um dado tratamento térmico não suportam, nestes casos a solução é ir aumentando gradativamente o ângulo até haver uma estabilização ou um desempenho aceitável. Abraço.

  • @lisandro3709
    @lisandro3709 6 років тому

    feliz ano novo . Cabral eu uso duas facas da mundial e faço em media 5000 cortes por dia usando uma tabua de nylon,e estou morrendo na chaira ,uso duas chairas uma que e metade lisa metade estriada e outra estriada,uso uma pedra carborundum 2 faces ,nao da tempo de afiar muito bem na pedra mas ta rolando muito mais agora do que quando o fio era mais novo e a borda mais delgada,e eu nao sei o porque.faço isso a 15 anos mas acho que o material das facas mudou, minhas facas duram em media 5 anos e todas criam barriga no meio da lamina ,mesmo cuidando .se tu puder me dar uma dica de geometria pro meu tipo de uso eu te agradeço.abraço.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому

      Lisandro, um ótimo 2018 pra você. Primeiro de tudo, você precisa me informar qual a geometria do fio de suas facas ( você apenas afia seguindo o fio original? Usa desbaste de alívio e micro-fio? Se sim, qual o desbaste de alívio e qual o micro-fio? ), quanto elas já desgastaram do fio original ( quantos mm já perdeu de aço ), se possível, uma informação muito importante mas que você só poderá me dar se tiver um paquímetro, que é a espessura no ombro do fio ( 0,5mm, 0,6mm, etc ) e que tipo de material você corta ( carne, pele de porco, etc ). Abraço.

    • @lisandro3709
      @lisandro3709 6 років тому

      oi, Cabral quando novas sigo o fio de fabrica mas conforme o desgaste aumenta eu tento manter com mais ou menos 10 graus de cada lado usando a pedra e depois durante o uso realinho com a chaira lisa e quando ela nao esta mais resolvendo passo na estriada, nao faço micro- fio ,corto carne (patinho,cochao mole etc,filé de frango,calabresa,limpeza de coraçao de frango, trabalho com espetinhos o famoso espetinho de gato) ,eu tenho que fatiar tudo e transformar em cubos para serem espetados o que me faz ter que refazer o fio muitas vezes mas nem sempre com o cuidado necessário ,uso muito a chaira e as facas começam a embarrigar ,tenho a mao leve na hora de passar pela tabua mas ainda acho que esta questao da geometria pode ser o ponto chave pra mim poder ter um fio que dure um pouco mais . uma das facas a de 10 eu afio de um lado apenas essa eu uso menos por ser maior e mais pesada eu a uso pra fatiar peças maiores ,a de 8 eu uso pra fazer os cubos e afio os dois lados com os 10 graus de cada lado, e é com essa que tenho mais problema pra manter o fio ,ela ja tem 3 anos de uso e já perdeu mais de 5mm de aço ao longo do fio que era curvo e agora é plano e mais espesso no ombro ,eu nao tenho paquimetro e acho que nao sei te dizer a medida do ombro do fio acho que é menos de 2 mm,desculpa o livro e se faltou alguma coisa me avisa. abraço.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  6 років тому

      Bom, está ai o seu problema: com o desgaste na região do fio, o que houve foi que esta região agora está muito espessa e mesmo sendo carne, ainda que a faca esteja bem afiada você tem que fazer muito mais força para cortá-la, pois o ombro do fio está muito espesso e tem que fazer muita força para conseguir passar pela carne ( separar as fibras ).
      Olha, inicialmente você terá mais trabalho, como mostro nos meus vídeos inicias sobre afiação, mas fará isto apenas uma vez! Praticamente deite a faca no lado grosso da carborundum, se muito, levante 1 mm a espinha da pedra, faça um desbaste até chegar quase na borda do fio atual da sua faca; usando o fio como guia, não precisa formar rebarba. Faça isso até desgastar por igual toda extensão da REGIÃO do fio ( lembre-se que o seu fio atual será seu guia, então o desgaste deverá parar pouco antes de chegar na borda extrema do mesmo ). Repita o mesmo procedimento do outro lado da faca. Isto serviu para você voltar a ter uma região do fio mais fina, mais ou menos como era quando novo.
      Agora, usando o lado fino da carborundum, você irá refinar o padrão de riscamento deixado pelo lado grosso da pedra, esta é uma operação bem mais rápida que a primeira, pois com poucas passadas já conseguirá isso de um lado e é só fazer o mesmo do outro lado.
      Agora você terá duas opções: a - usando o lado fino da carborundum, levantar um pouco mais a espinha da faca e fazer um novo desbastezinho, que será muito rápido, pois muito pouco aço terá que ser removido. Acredito que no máximo umas 5 passadas de um lado já seja o suficiente; faça a mesma coisa do outro lado. Se com apenas estas 5 passadas de cada lado você ainda não tiver chegado na borda extrema do fio ( aquele seu fio que já estava na faca ), você irá levantar mais um pouquinho a espinha da faca e dar mais umas 5 passadas de cada lado. Se agora já tiver chegado na borda extrema e não existir mais nada daquele seu fio original, faça um micro-fio de 10 graus de cada lado, que é o mesmo ângulo que você disse que usava nesta faca.
      Use a faca e veja como ela responde. Deverá haver uma melhora na questão de viramento do fio com facilidade que você relatou e deverá também perceber uma melhora boa na facilidade de cortar os pedaços de carne. Se porventura você achar que o fio continua virando com mais facilidade do que você julga que deveria estar acontecendo, simplesmente aumente um pouquinho o ângulo, aplicando um novo micro-fio sobre o micro-fio de 10 graus de cada lado que você colocou ( que no caso agora passará a ser o seu último desbaste de alívio ).
      Com lâminas estreitas, ou seja, menos de 2cm da espinha até o fio, uma moeda de 50 centavos daquelas mais grossas costuma dar um ângulo de 10 graus de cada lado; 2 moedas, cerca de 15 graus e 3 moedas, 20 graus de cada lado.
      Caso resolva testar isso que lhe disse, por favor me dê o retorno do resultado. Abraço.

    • @lisandro3709
      @lisandro3709 6 років тому

      Cabral essa semana vou poder fazer uma afiaçao com mais tempo e vou testar o que tu me indicou depois te dou um retorno,obrigado e até mais.

  • @andreigames01
    @andreigames01 7 років тому

    OLá hÉLIO tudo bem / Bom hoje tentei amolar um canivete meu dnv , conseguir achar a rebarba [ eu acho] mas quando eu fui passar pro lado fino da carborundum e fazer o micro fio , quando terminei , fui testar no papel e nao cortou , apenas fez um bararulhinho paracendo grito kkk . Oque acha que pode ter sido /

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      Ou você não conformou o fio devidamente no lado grosso, ou seja, os dois
      planos se encontrando no ápice ( pode não ter formado a rebarba de um
      lado e outro, sinal inequívoco dos dois planos se encontrando ), ou pode
      não ter refinado o padrão no lado fino e tentado fazer direto o
      micro-fio e só cortado a rebarba, deixando o ápice com seção transversal
      muito grande ( mais de 5 mícrons ) ou simplesmente só refinou a própria
      rebarba e a rolou no processo, ficando na verdade com um micro-fio
      rebarbado arredondado.
      Refine o desbaste de alívio no lado fino e refaça o micro-fio neste mesmo lado fino, só que com muito pouca pressão e com no máximo 2 passadas de cada lado. Teste e veja o resultado. Abraço.

    • @andreigames01
      @andreigames01 7 років тому

      Como nao é a primeira vez que isso nao acontece , eu seguei a faca , mas amanha msm vou tentar reafia-lá se nao der certo farei isso .Mas hélio quando eu passo o dedo pra sentir a rebarba eu devo sentir tipo um arranhado nao é / Obrigado mestre.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      O jeito mais prático de identificar a rebarba, se está com dificuldade com o tato, é deitando a lãmina com o lado onde deveria estar a rebarba para baixo e passar o fio deitado na unha; se tiver uma rebarba vai arranhar a unha, coisa que um fio sem rebarba não pode fazer. Para confirmar, vire a lâmina e passe o outro lado do fio do mesmo jeito, ele NÃO PODE arranhar, pois a rebarba só pode estar de um lado ( a não ser que se faça muita besteira, deixando alguns pontos com rebarba de um lado e outros de outro ). Abraço.

    • @andreigames01
      @andreigames01 7 років тому

      Hélio e como voce sabe tenho 3 pedras , suehiro 300 , carborundum e king 1000. Nesse grupo entao , eu deveria usar a suehiro /

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      Acho que já te respondi isso em outra questão... como eu disse, pelo
      tipo de abrasivo e bond eu ACHO que a Suehiro deve proporcionar um
      padrão de riscamento mais suave que o lado fino da carborundum, logo a
      sequência seria lado grosso ( para desbastes pesados ) e lado fino da
      carborundum, depois Suehiro e finalmente King 1000. Abraço.

  • @rodrigosilva2939
    @rodrigosilva2939 5 років тому

    Olá Cabral vc tem algum vídeo sobre polimento e remoção de riscos em laminas em inox, abraços.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  5 років тому +1

      Não, primeiro porque não me importo com isto em minhas lâminas e segundo, porque é bem simples: comece por uma lixa que seja 50% mais fina que os riscos que quer eliminar, ou seja, se os riscos são compatíveis com uma lixa 500, comece por uma 750 ou 800 e a partir dai vá subindo 50% no grão da lixa, ou seja, após a 800 use uma 1200 até chegar onde quer. O passo final sempre é bom que seja ou um couro com óxido de cromo ou se for usar um instrumento rotatório elétrico, uma roda de pano ou feltro com o mesmo óxido de cromo ( muito cuidado aqui porque é perigoso ). Abraço.

    • @rodrigosilva2939
      @rodrigosilva2939 5 років тому +1

      @@heliocabraljr1961 fiz essa pergunta pq levei minha tramontina pro master na casa de amigo para fazer um trabalho e a esposa do mesmo lavou minha faca com a parte abrasiva da bucha com muita força e encheu a lamina de riscos, além de cegar a lamina claro. Agradeço a atenção, começarei com uma lixa d'agua 600 e irei refinando como sugerido.Abraco.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  5 років тому +1

      @@rodrigosilva2939 Olha, o padrão das buchas scoth brite costuma ser mais fino que isto. Experimente começar por uma lixa 1200 e veja o resultado. Abraço.

  • @lucas_maduro
    @lucas_maduro 7 років тому

    boa noite, eu tenho facas em aço 440c e uso mt na cozinha, qual recomendação de angulação de fio e microfio e qual o acabamento que acha q devo dar para ter melhor aproveitamento?

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      440C não costuma se comportar muito bem com menos que 15 graus de cada lado de micro-fio; se o TT for muito bom, 15 graus pode até passar, mas se não, terá que aplicar 20 graus de cada lado. O desbaste de alívio de 10 graus de cada lado funcionará bem com bom TT. Tudo isso pressupondo boa geometria geral de suas facas de cozinha, agora se forem facas adaptadas apenas para uso na cozinha, pode ser meio frustrante. Abraço.

    • @lucas_maduro
      @lucas_maduro 7 років тому

      sao facas zhen de aço japones ... acredito q tenha boa qualidade. Vou tentar 10 graus e 20 graus entao

  • @andreigames01
    @andreigames01 7 років тому

    Olá hélio como vai por ae ? Tudo bem ? Como fazer pra sentir a rebarba caso a pessoa tenho péssima percepção nos dedos ou q tenha algum outro problema na mão ? Obrigado.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому +1

      Usando a unha! Pode correr a borda da unha da espinha para fora do fio e ver se a borda da unha pega alguma saliênciazinha, dando uma travadinha ou um pequeno bump, com um estalinho ( unha dando uma travadinha e "pulando" a rabarba, como quando você encaixa uma unha debaixo da outra e força um pouquinho ), fazer isso de um lado e de outro ( só vai acontecer de um lado ).
      Outra técnica é deitar o fio de um lado sobre sua unha e puxar a lâmina para fora da unha, deitada com a borda do fio encostando na unha, se arranhar, tem rebarba. De novo, fazer isso dos dois lados do fio e claro, só deve arranhar de um lado, pois a rebarba só se forma de um lado. Abraço.

    • @andreigames01
      @andreigames01 7 років тому

      Obrigado hélio .

  • @rafaelmoral8053
    @rafaelmoral8053 3 роки тому

    Eu: Cara, você precisa assistir a um show que eu vi esses dias no UA-cam.
    Amigo: Show? É legal? Quanto tempo dura esse show?
    Eu: É de primeira, acredite. Dura 45 minutos e 21 segundos.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  3 роки тому +1

      hehehehehe, o amigo muito gentil e como amigos costumam ser, muito exagerado; agradeço e muito a extrema gentileza! Abraço.

  • @raphaelsilvaesouza551
    @raphaelsilvaesouza551 8 років тому

    Sua CIMA não chegou ainda não?

  • @teresablasi5400
    @teresablasi5400 7 років тому

    Ótimo vídeo Helio!!!
    Muito esclarecedor, sempre aumento muito meu conhecimento com seus vídeos.
    Recentemente fui marcada em uma tag sobre 3 lâminas favoritas: ua-cam.com/video/lXzcue3KP6o/v-deo.html
    Tomei a liberdade de marcar seu canal para dar continuidade na tag, gostaria muito de saber sobre suas 3 lâminas preferidas.
    Com certeza vamos ter uma aula e tanto!
    Abraços meu amigo.

    • @heliocabraljr1961
      @heliocabraljr1961  7 років тому

      Minha amiga, fico satisfeito que tenha gostado. Só porque é a amiga é que farei tal vídeo, pois acho que vídeos com as chamadas lâminas preferidas influenciam negativamente quem está começando a tomar gosto por lâminas. Abraço.