Esse lance de falarem que os cartuchos piratas estragam os consoles, é uma desculpa que os vendedores enfadonhos estão usando porque pelo visto eles estão tentando vendedor os seus jogos originais a preços enfadonhos e não estão conseguindo os preços enfadonhos.
concordo com vc amigo, nos colecionadores ate queremos comprar os originais mas os caras vendem os itens como se fosse o unico do mundo ai se ferram pq vamos la e compramos 1 piratinha por 5% do valor em comparação com o original ou um everdrive que ja vem com todos os jogos
Isso de queimar console é antigo, quem viveu os anos 90 lembra da lenda da época, lá já se falava que cartuchos piratas queimavam o console. Na época eu fiquei anos sem usar por medo, mas depois de ver que vários dos meus amigos usavam e não dava nada, passei a usar e tenho cartuchos de Mega Drive piratas até hj e sem ter queimado meu vídeo game.
Sabe o que é isso? Vendedor ta cheio de cartucho original encalhado pq ninguém quer pagar o preço absurdo que ele acha "justo" enquanto geral ta comprando réplica por 100 reais. É aquela mesma coisa que colecionador não compra réplica. Ta batendo o desespero nessa galera e ficam inventando abobrinha.
Que baita análise Vinícius, acompanhando este canal, podemos notar que tua verdadeira paixão são os games. Eu acompanho teu canal de carros, mas esse aqui tá de parabéns!
Comprei um everdrive china para o Mega e Snes , estou muito satisfeito, e se daqui uns anos eles ou vídeo game estragar vou continuar jogando nos emuladores como sempre fiz também desde os anos 2000
Boa tarde a todos! Ótimo video e muito boa explicações, tbm não sou técnico sou hobista e fabrico os meu próprios cartuchos de snes,existe memórias flash que opera em 5v direto e não há necessidade de regulação de energia. Por favor olha o datasheet desta memória flash de mega drive , que ela poder ser uma destas de 5v direto blz, fique todos com Deus!
Eu sou engenheiro de computação e afirmo que toda essa polêmica é conversa fiada de vendedor que está perdendo vendas com a popularização dos Everdrives.
Conteúdo de qualidade e muito bem explicado. Eu acho o cartucho paralelo/repro não estraga o console, até porque não temos um caso pra comprovar. Acho que o que importa é ser feliz com seu joguinho e ponto!
14:17 se houver dano, vai ser na memoria q ta recebendo voltagem sem diodo ou alguma forma de diminuir tesão. cartucho não tem voltagem propria, ele é alimentado pelo video game! é isso ai irm~~ao.. legal abordar o assunto... isso ai é papo de vendedor enfadonho, misturado com gente querendo vender cartucho caro kkkkk
Sim pura verdade, máximo que pode acontecer e a memória fritar e o cartucho não funcionar. No mais é papo de vendedor enfadonho querendo se livrar de jogo encalhado a preço de ouro.
Caro madruga, pelo amor de Deus, Tire um minuto do seu tempo e leia um Datasheet. Entendemos que vc tem seus patrocinadores, mas. Tenha amor pelo console de seus inscritos. Perceba que não sou vendedor de games, prefiro os emuladores e os indico. Mas as memórias não tem somente uma entrada de tensão (cada pino daqueles A1, A2, A3 e etc), recebe energia do console. se a proteção não form em cada um deles a memória pode entrar em curto total, e colocar o barramento todo em curto. E neste caso o console (que tem e envia energia), mandará 5v contra um pino que está mandando ZERO. Está feita a caca. Por favor eu lhe peço, tenha um pouco de coerência e leia a documentação por completo (a maioria não faz). a maioria ó diz: se está funcionando então que se exploda. Vamos ganhar dinheiro.
Exatamente, ou compre repro (de qualidade) existem repros que por 30 centavos a mais o cara já coloca a proteção. Repro bem feita não estraga o console.@@Jadson8711
Cara, so corrigindo, esses cartuchos baratos, que vc mostrou aos 13:30 possuem sim resistores, se vc reparar bem a placa impressa, vai ver que os canais do circuito em algumas partes fazem tipo um zig zag, isso e um tipo de resistor, chamado de resistor de filamento, embora sejam mais bartos de construir, costumam ocupar muito mais espaço e geram muito mais calor que os outros tipos de resistor, por isso nao costumam ser usados em projetos com mais qualidade, mais fazem sim o seu trabalho, entao esse cartucho mais barato, embora nao pareça, possui sim resistores
Boa noite Vinícius. Fiquei com medo quando vi a tumb de este vídeo. Mas agora depois de assistir, concordo plenamente com sua opinião. Pois se não. Então não devemos maís confiar em resistores e diodos???? Fica aí essa reflexão.
Novo no canal aqui e curtindo muito os videos. Mt bom esse "documentário", fez eu assistir até o final e abrir meu ED64P e Everdrive V3. Os dois são da KY, e o do Mega deu pra ver certinho o Level Shifter que vc comentou. o ED64 deu pra ver uma série de resistores ali mesmo. E sobre alguns venderedores enfadonhos, o cara tinha que elogiar os Everdrives, porque graças a eles tem gente querendo comprar console pra botar ele.
Eu entendo o seu ponto de vista tecnico. Eu usei e ainda uso cartichos piratas, repro, everdrives chineses e nunca tive problemas. Eu tb nao sou tecnico em eletrônica porem pela minha profissao tive que entender um pouco de eletronica. Se o console manda 5v e o cartucho utiliza 3.3v este 1.7 que sobrou ficaria na placa do cartucho e nao voltaria para o console (se isto acontecer teriamos um curto). Entao com isto o que teria a vida ultil reduzida pelo calor seria o cartucho e nao o console.
Os caras quando eram criança riam da mãe e da vó porque elas diziam que videogame estragava a tv e deixava cego, ai "crescem" e ficam caindo em kaozada de homem barbado que as fita queima os consoles, papo de vendedor que comprou fita na mão de cachaceiro de feira por 20 merréis e fica pedindo 150, 200 conto no Mercado Livre com o migué lá de "cartucho raro" tudo esculachado !
E estraga mesmo, qualquer aparelho (inclusive videogames), que tenha imagem parada or muito tempo marca o tubo (das TVs antigas), então as mamãezinhas estavam certas (elas não sabiam disso, na verdade só queriam ver novela em vez de videogame). Por isso existem os programas screensavers para PCs e até alguns aparelhos modernos tem (como os aparelhinhos da sky) por exemplo.
Confesso que sou leigo no assunto, eu tenho vários cartuchos paralelos que usei por muitos anos, o meu Mega Drive só lavo a carcaça e nunca troquei capacitores. Sendo assim, penso que nós não estamos dando apenas "sorte" né kkkk....sua teoria está perfeita Vinícius, sempre existe algo ou alguém que está perdendo dinheiro e aí aparece algum artigo científico querendo dar "carteirada" sem nenhuma prova cabal.
Prefere acreditar em engenheiros (que nem trabalham com venda de games) ou fabricantes de repros que aprenderam eletrônica recentemente na internet? Nem os chinas (que cortam tudo) retiram isso dos projetos. Sabe quanto custa pros fabricantes brazucas adequarem seus projetos? menos de 30 centavos. Não fazem de preguiça mesmo. Pois terão que soldar cada pecinha a mais. E depois dão desculpa de que brasileiro não compra coisa cara... tenho certeza que se colocarem 30 centavos a mais por peça, os caras pagam pra ter um produto seguro. Veja meu comentário completo em outra resposta assim que o proprietário do vídeo liberar. Abraço
Vinicius, Parabéns pelo belo vídeo, muito completo, várias informações técnicas e realmente com várias evidências. Voltou a fazer vídeos e com aquela qualidade.! Abraço e sucesso.!
Everdrive é vida!!! Cartuchos originais, além de raros (pouquíssimas unidades a venda), tem valores altíssimos e acaba sendo produtos que apenas colecionadores com grana sobrando conseguem comprar! Peguei muito caro em um Everdrive original do Krikzz (x5) para o mega drive devido a função de Cartucho Save compatível com o Mega CD. Peguei um UFO 8 para o SNES, pois achei ele relativamente barato no ML. Para os consoles mais antigos (Master, Nintendinho e atari) foi os everdrivers da china mesmo... jogo todo final de semana e nao tive problema ate hoje. Mas esse video foi muito esclarecedor para tirar essa duvida de Everdrive estragar console! Parabéns!
Não é correto usar diodos ou resistências para baixar a tensão para alimentar os circuitos e memórias dos cartuchos. Usa-se reguladores de voltagem que são mais precisos e estáveis para reduzir a tensão de entrda como por exemplo o LM1117. O meu everdriver de mega usa um deses reguladores e funciona perfeitamente. Ele é o Q2 na imagem no canto inferior esquerdo aos 15:20. E aqui 15:54 descrito como AMS 1117. Se observar bem, no componente esta também escrito 3.3 ou seja essa é a tensão de saída desse regulador. Ou seja, vai funcionar beleza.
Até aí tudo bem amigo (esta é a entrada de alimentação da memória). Mas, cada pino d endereço da memória também precisa de limitação (note que nem os chinas retiram isso das placas). eles usam, pelo menos os resistores.
reguladores de voltagem fazem a correção, assim como as fontes de menor ou maior voltagem, desde que não seja muita diferença não há problema, visto que geralmente são de coleção e pouco usados e que sobrecarregaria muito pouco os reguladores
Excelente vídeo Vinicius 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 em pleno 2024 os caras metendo essa????? Parece papo do baby Betinho na gamepower nos anos 90 dizendo que fita pirata estragava os consoles 😂😂😂 geral na época usava e nunca estragou e me admira muito a warpzone, os reis das piratinhas darem espaço pra esse assunto, isso é papo de espertalhão que ta com jogos encalhados e bateu o desespero
Trabalho com isso há 15 anos, nunca haverá queima de componente em game causada por cartuchos. Queima é sobre tensao na alimentação. Se componente trabalhar com 3.7v e vc manda 5v não tem problema.
Cara, ganhou um inscrito, excelente vídeo, parabéns! Eu tenho, nos últimos anos, adquirido muitos jogos reprô, tem uma galera muito, muito boa nisso e que tem proporcionado experiências similares e até melhores do que os originais, vide o esforço de traduções, recuperação e criação de edições premium, totalmente inacessíveis a nós na época de lançamento contendo muito material gráfico de extrema qualidade e que nada deve para os originais de época. Realmente, durante a pandemia a galera surtou com o preço dos originais, tornando-os inviáveis.
Perfeito amigo. Ninguém está questionando o esforço e a qualidade dos materiais gráficos plásticos e etc. Continue comprando repro. Não pague caro num cartucho relíquia original. Mas, queremos que seu console dure para que seus netos possam jogar de verdade as repros ou originais, o que ele preferir. A questão é simples, com 30 centavos o cara converte o cartucho dela para ser mais seguro. Porque ele não faz? preguiça de soldar. Simples assim. Veja que nem os chinas tiram isso de seus projetos. Por isso te recomendo, continue comprando repro, (mas compre os seguros), não precisa ser da empresa A ou B, pode comprar dos chinas mesmo. Ou, se prefere o material daquela empresa brasileira famosa, faça como eu, compre a repro deles e troque a placa dentro por uma melhor.
Eu comprei um game cube, estava doido para jogar Luigi massion. O jogo mais barato estava saindo por 300 reais japonês ainda. Pesquisei e comprei um picoboot por 60 reais, mais um adaptador memoricard para cartão SD 50 reais e um cartão de 64 gigas mais 50. Eu mesmo fiz a solda da plaquinha e resumindo. Gastei 160 reais e entupi o cartão de jogos kkkkk. Jogos originais só para colecionador mesmo.
Uso cartuchos paralelos, originais, do Aliexpress e também everdrive no meu Mega Drive desde 1992 e o console nunca estragou. A única coisa que faço é passar limpa contato tanto no console quanto nos cartuchos.
Eu tinha uma pequena coleçãozinha de jogos de Mega Drive, coisa da minha infância, além de mais coisas que fui comprando com o passar do tempo. Porém, quando me dei conta desse mercado atual sujo, onde gente quer cobrar uma fortuna num jogo simples só porque é antigo, decidi não colaborar mais com isso, guardei algumas poucas fitas que são emocionalmente importantes pra mim por conta da infância, montei um pacote com todo o restante de fitas e vendi pra um cara que queria revender as fitas avulsas. Com a grana eu consegui pegar um everdrive de Mega e sobrou dinheiro pra comprar um SNES (que nunca tive na infância) e um everdrive de SNES também pra conhecer a biblioteca do console. Tô feliz da vida, não "perdi" nenhum jogo, já que toda a biblioteca tá no everdrive, ganhei um console novo com uma biblioteca completa também e ainda sobrou pra um churrasco hsuahsuhaus Tá maluco, nunca mais eu entro nessa pira de colecionar jogos retro no Brasil, povo aqui não tem noção das coisas e um viva aos EverDrives!!! PS.: O cara que comprou minhas fitas tá chorando e dizendo que as coisas tão difíceis, que não consegue vender, que ninguém tá comprando nada... E sim, ele mete a mão DEMAIS nos preços. ¯\_(ツ)_/¯
Esse tipo de memória se for ver bem já era usado em game vou advance e depois no ds.... foi para o 3ds e Nintendo switch... reunindo tudo .... pode sim usar esses cartuchos mais baratos pq nunca vi console queimar por usar ele.... eu uso no meu super mês tem 5 anos e ainda está funcionando bem.... valeu as dicas
Cara eu mesmo ja fui colecionado de gabinetes arcades , pcb original e consoles retro então eu fui desfazendo do eu tinha isso a uns 6 anos atras, e passei mas a fica na jogatina dos jogos retror ; pois um tempo depois adquirir um Mister FPGA , que pra mim foi a salvação dos games raiz ; nos grupos de colecionador dei exatamente a mesma opinião que vc falou no final do vídeo sobre essa questão de valores de jogos original , e os valores dos alternativos e everdriver e falei também da física do FPGA , os caras ficaram P da vida teve ate uns 2 caras que so faltou querer vim bater em mim; no final fui expulso de todos ; por apenas da minha opinião
Tem mais um detalhe: o que pode danificar algo é o excesso de energia , e o componente que precisa da tensão menor será o mais prejudicado , explico : o mega drive joga 5 volts para o cartucho , se a memória do cartucho for 3.3 volts e não tiver proteção , ela que irá danificar com o passar do tempo pois a memória que está recebendo voltagem a mais , o vídeo game tem proteção como foi dito no vídeo , e não receberá mais do que o 5 volts que ele mesmo enviou , resumindo , se estragar será só o cartucho e o prejuízo será mínimo pois é um cartucho repro e não original . O mais importante é o console estar protegido .
Não amigo, a memória se entrar em curto total coloca o barramento do console em curto. Explico: um pino manda 5V (que iriam para o cartucho), e voltam por um pino que está mandando zero. Pronto está feita a caca. Certamente o cartucho queimará primeiro, mas ele estando em curto coloca o barramento também em curto.
Caso o barramento de dados do cartucho esteja em curto circuito ele enviará nível 0 em todos os pinos e o console não irá funcionar simplesmente. Pode sim, ocorrer de queimar se ficar insistindo de ligar e desligar com o cartucho defeituoso, mas esses console são tanque de guerra kkk
exatamente, vai mandar zero, contra os pinos que estão mandando 5v (o console não sabe do curto e tenta continuar o funcionamento), dai tenta acessar os endereços e está feita a zica.@@everaldocosta9891
No geral, o vídeo foi bom, mas torna-se necessário pontuar algumas falas: Na ligação entre memória e console, vários pinos são utilizados, podendo ser classificados em dois tipos: Pinos de alimentação (VCC) e pinos de I/O. Ao utilizar essas memórias, faz-se necessário regular cada pino de I/O, não apenas o VCC. 1# O regulador e os diodos usados destinam-se apenas a regular o pino de alimentação (VCC), não garantindo que a memória receba 3,3V nos pinos de I/O. Ao usar apenas o regulador, ou, no pior caso, o diodo, surge o segundo caso abaixo. 2# A não utilização de nivelamento de tensão nos pinos de I/O é um ponto crítico. Muitos acreditam que apenas o regulador garante o circuito correto para o funcionamento. Existem diversas técnicas para isso: level shift, buffers, transistor (sim, é possível usar transistor) e, por fim, resistor. Entre essas opções, o pior caso é o uso de resistor, no entanto, é melhor do que não utilizar nenhum. 3# René é engenheiro e altamente qualificado no assunto. Ele não foi o único a comentar concordando sobre o problema. No entanto, todos que falam ao contrário não são capazes de fazer uma argumentação técnica embasada no datasheet do componente. Ou seja, para acreditar que estão certos, desacreditam de engenheiros, bacharéis e do fabricante do componente, mesmo todos estando embasados nas normas e na folha técnica dos componentes. Sugestão: Foi ótimo procurar informações antes de fazer o vídeo, e como sugestão, eu diria para procurar alguém com graduação técnica sobre o assunto. EDIT: A utilização de level shift nos everdrive top do krikz não foi por causa da repercussão. e sim por causa da utilização de outro componente que exige 3,3 ou queima, ---> FPGA.
Perfeito. Respondi em um comentário seu lá em outro vídeo, mas o produtor do outro vídeo agiu de má índole e apagou. Mas o fato de seu comentário estar aqui prova que o dono deste canal não age de má fé.
Eu vi esse artigo mas acho que o problema é justamente o contrário, o problema é o cartucho que manda sinal em 3,3V pelo barramento quando o console espera eceber 5V e não na alimentação do flash somente. O barramento de comunicação trabalha com um pulso em cada linha com tensão pré definida e são várias linhas, se o barramento é de 16bits são 16 linhas por exemplo. Porém, contudo, todavia, potência em Watts é dado por Volts x Ampere = potência(Watt). Vamos supor que cada linha do barramento que o flash manda para o console deveria vir 5V à 10mA, portanto a potência seria de 50mW em cada linha, se você reduz a tensão para 3,3V vai cair a potência(33mW) e esse seria o problema de fato e não os 5V que entram no flash. O level shifter comuta as tensões quando você precisa comunicar um barramento que entra e sai sinal pelo mesmo barramento, então de um lado entra 5V e sai 3,3V e quando o sinal volta ele sobe os 3,3V de volta pra 5V, portanto em barramentos I/O a única forma de fazer a ligação de forma perfeita é com level shifter.
Eu faço repro e posso dizer que sim existe um problema. Um regulador de tensão qualquer que seja irá esquentar dentro do cartucho. Por longos períodos pode sim acontecer se esquentar o console a ponto de ter alguma degradação. Mas nunca vimos acontecer em décadas de repro sendo feitas.
A maioria dos aparelhos eletrônicos possui uma faixa de tolerância de tensão dentro da qual podem operar com segurança. No entanto, exceder essa faixa pode causar danos. É sempre recomendável seguir as especificações de tensão fornecidas pelo fabricante para garantir o funcionamento adequado e evitar danos ao aparelho.
Muitito bom o video .Olha eu uso everdrive .por não ter o console no caso só tenho console de mesa de cd e dvd ps1 e ps2 e tenho portatil vita que jogo tudo isso nele caso queira ,porém se eu tivesse super nes .ou video gam,es de cartuchos no caso já tinha adquirido um eerdrive .além de economizar espaço é prtatico e seu jogo que vc quer jogar vai ta sempre lá e não perdido por algum canto da casa.quanto a cartucho repro de boa qualidae não vejo problema nenhum tbm .por que é aquele lance que adianta se a pegar um original bem velho em a mau estado ,nada vai de retro ou everdrive que é bem melhor .Os vendedores ficam doido mais essa é real .agora os colecionadores que só querem ter cartucho pra deixar guardado na estande vai de original mesmo .Enfim cada um adquiri o que é melhor pra si .não precisa de guerra .
Se cartucho pirata queimasse o console não teria nenhum Mega ou SNES brasileiro da época ainda vivo, porque todo mundo usava piratas. E cada cartuchinho vagabundo que a gente usava, as réplicas chinesas de hoje em dia tem 100x mais qualidade.
Por favor amigo, leia os demais comentários. As piratas de antigamente funcionavam a 5V. E hoje ainda existem piratas chinesas que funcionam com 5v. Basta o cara comprar uma adequada e ponto final.
Eu sou técnico eletro eletrônico, trabalho com eletrônica de locomotivas, se houvesse algum problema o que aconteceria é queimar a memória do cartucho, não o console, o resistor e o diodo zener se calculado corretamente não tem problema nenhum.
Amigo. Boa noite. A memória não tem somente um pino de alimentação. Cada pino de entrada de dados (os endereços), precisam de limitação também. Caso contrário a memória pode entrar em curto e colocar todo o barramento (do console) em curto. O cartucho é o primeiro que vai pro sac0, depois vem o game (se o cara insistir em tentar fazer aquele game queimado funcionar)
@@driverpara duvido muito, uso everdrive a muito anos, nao queimou o cartucho e nem o console, se a memória por uma coincidência entrasse em curto o fusível de entrada que sai os 5 volta do 7805 abriria protegendo o console, de uma estudadinha no esquema elétrico do snes que esta disponível na internet que verá isso.
Perfeito. Seu everdrive provavelmente tem uma proteçãozinha que seja. Mas conforme você mesmo citou, o "fusivel do 7805 vai abrir" então vai estragar, e o leigo terá que mandar pro conserto? Acho que vc mesmo respondeu.@@hallancorrea7507
Essa historia desse canadense falando que diodo, não foi feito pra ser usado por longo tempo e o maior papo furado de eletrônica que já vi, a maioria dos circuitos modernos se não em sua totalidade utilizam diodos e resistores, diodos se bem dimensionados tem uma vida util de mais de 100 mil horas, ou seja não vão estragar tão rápido.
ele está dizendo sobre usar o diodo para este fim específico (para o qual existe uma peça apropriada), ou seja no caso de gambiarra pode não durar muito.
A memória conectada direto ao console não quer dizer que traga risco, tem chips que suportam uma range maior de tensões e pode ser compatível tanto com 5v, 3,3v ou até os 2 ao mesmo tempo.
Cartucho Repro e Everdrive são muito importantes para manter a salvo jogos antigos. Me nego a pagar preços abusivos para esses revendedores gananciosos!
Concordo, inclusive defendo o uso de emuladores. Mas assim como você quero preservar os jogos antigos e repros MAL FEITAS danificam o console com o tempo. Também quero preserva-los para os meus netos.
É interessante que o gamer procure verificar os produtos oferecidos e entender o mínimo para não estragar seu console. A cada dia mais pessoas poduzem repros, muitos não seguem um padrão industrial, logo o risco existe. Quanto ao comentário "usei e nunca deu problema" as peças de hoje em dia são barateadas e de baixa qualidade, mesmo um Mega Drive e SNES que são tanques de guerra poderão sucumbir com o tempo, talvez não tenha dado tempo ainda. E nota: os consoles não são mais fabricados para repormos. Vai correr esse risco?
Nem perdi tempo quando descobri por acaso essa joia chamada Everdrive. Logo que recomprei consoles que tive nas suas épocas me deparei com cartuchos usados custando olho na cara! Então acabei apenas pegando consoles originais e seus Everdrives e ODEs (emuladores de disco óptico - PS1, Dreamcast). Porque os vendedores enfadonhos adoram explorar potenciais colecionadores desprevenidos!
Mesmo que pudesse queimar consoles, o que eu acho muito difícil de acontecer, os consoles antigos, do SNES pra trás, são como Fuscas. Com uma calculadora dando sopa e meia dúzia de arame se conserta facilmente. kkkk
Na minha opinião, os cartuchos de 5v deviam consumir mais corrente que os circuitos 3.3v. assim, é capaz de que os circuitos em flash devem até esquentar menos os circuitos do videogame.
Essa é mais velha que seus pais dizendo que jogar vídeo game estragaria a TV. No final é tudo interesse, no caso dos cartuchos paralelos, do vendedor de jogos originais que tá com seu estoque estagnado e no caso das TVs dos pais que queriam assistir a novela das 8.
Salve, Posso compartilhar minha experiência Vendo cartucho repro, everdrive há pelo menos 9 anos Nunca vi um cartucho do tipo danificar o aparelho, acredito que se fosse ocorrer, o primeiro console danificado seria o meu pois uso praticamente todo dia esse tipo de cartucho
se aquecer algo,vai ser a memória de baixa volragem,porém isso pode ser corrigido usando um diodo,tenho mais de 100 cartuchos de snes e megadrive que eu mesmo fiz,varios aparelhos e nunca danificou nada não.
Me aconteceu com dois consoles em seguida (SNES), usando o mesmo cartucho, justamente porque não acreditei nessa possiblidade. Por sorte, comprei o cartucho e o console da mesma pessoa, e ele me trocou o console sem problema, pegou de volta o cartucho para testar.
@@fabiojuniooliveira6862 O cartucho era um Zelda Link to the Past desses piratas mais recentes, creio eu. O plástico era super novo e os parafusos também, brilhando, além de ser super leve. Acredito que era um desses genéricos que fazem sob encomenda e vendem no mercado livre. Outra coisa que poucos chamam a atenção nesses vídeos é o fato de que muitos desses cartuchos tem mais que o dobro da espessura, podendo danificar o slot também. Comprei dois de mega drive e não tive coragem de usar, parece que vai quebrar o slot se forçar.
Acho dificil um cartucho queimar o console mesmo trabalhando em 3V3, o console foi projetado para operar em 5V, portanto todos os pinos de dados operam tambem em 5V, ligando diretamente quem tem chance de queimar é o cartucho. No pior das hipoteses o cartucho queima fechando curto na alimentação ou começa a consumir muita energia do console. Não faço ideia se o console tem proteção para isso. Se tiver não vai queimar nada, agora se não tiver a historia é outra.
Concordo com vários comentários aqui. Acham mesmo que os Chinas(a Terra do eletrônico), iria projetar cartuchos que danificam o console? Não haveria lucro! O que está acontecendo é que pessoas estão tentando vender cartuchos originais como se fossem ouro(ou até mais). Inflacionou o mercado de tal maneira que é praticamente impossível querer comprar um cartucho original ou montar uma coleção. Apontando o dedo e acusando os retro e os everdrives chineses, vai fazer os bobinhos a terem medo de adquirir um everdrive ou os repros. Tenho cartuchos originais e paralelos e tá aí, o vídeo game funcionando a mais de 30 anos. A matéria que rolou no site, que deixou muitos receosos, foi estratégia pensada para prejudicar o concorrente. Acusando que a placa do concorrente era um projeto ruim. 😂
Tudo bem, também não acredito que projetem cartuchos para danificar consoles. Porém, é bem capaz de acontecer e inclusive, já aconteceu no passado, artimanhas para danificar os cartuchos, com fins de aumentar o número de vendas. Isso aconteceu bastante na época dos cartuchos R4 para Nintendo DS. Hardlocks e softlocks eram usadas para implementar timebombs que impedissem o funcionamento do cartucho a partir de certa data. Obsolência programada meu amigo. Toda a industria, de qualquer produto, pratica em algum nível. Não é nem conspiração, é um fato. Já peguei muitos casos flagrantes, inclusive de marcas bem conhecidas e líderes de mercado.
Boas, amigos. Para quem quiser conhecer mais sobre o funcionamento dos Chips do Everdrive e a tensão (voltagem) utilizada nele, segue um vídeo técnico de 10 minutos em português: ua-cam.com/video/Kt_Skivnv78/v-deo.html Resumo: 1 Regulador de Tensão 3,3v e resistores de 100 Ohms em todas as vias para proteger o circuito e garantir que a tensão de entrada seja limitada a no máximo 3,3v. Cuidado com o Super Everdrive DSP: eu já tive esse Super Everdrive DSP e tenho o Super Everdrive ☣C0ronga Edition (o mais barato baseado no projeto do Krikzz de 2013). A diferença é que o Super Everdrive ☣ C0ronga tem o Sistema Operacional no cartão de memória (o famoso OS12), além de ter uma cópia do Sistema Operacional no próprio Everdrive, permitindo recuperar o Everdrive em caso de ROM corrompida, erro de leitura ou falta de energia durante o carregamento (basta ligar o Videogame com os botões X e A pressionados para carregar o Sistema Reserva). Já o Super Everdrive DSP tem o Sistema Operacional apenas na memória Flash e não no cartão de memória, além de não ter um Sistema Operacional Reserva no cartucho. Isso significa que o cartucho pode "virar peso de papel" caso ocorra erro de leitura ou falta de energia elétrica durante o carregamento do jogo. Cumprimentos, parabéns. Ótimas jogatinas.
vamos pensar no seguinte, a propria fonte libera uma voltagem maior com uma variante de 9 a 13v, se for pela mesma teoria a fonte seria um problema, pois tem sobra de V, ahh mas tem o regulador de voltagem 7805, se o defeito vir do cartucho e muito dificio ter falar que ele que da o problema no aparelho. o que mais queima é o proprio cartucho, pois ele mesmo sobre aquece e acaba queimando. olha + de 20 anos trabalhando com games e não vi nenhum aparelho queimar por causa do cartucho, mas sim pelo motivo que os aparelhos tem certo tempo de uso e todo equipamento acaba tendo uma vida util. então aproveite para comprar qualquer tipo de cartucho! e se divertir!
Numa relação console 5 v, cartucho (qq tipo) 3,3v, quem irá se dar mal não é o console, mas o cartucho. Se o cartucho queimar, entretanto, haverá uma chance de danificar o console, caso haja um curto geral neste cartucho. Entretanto, as pessoas leiguissimas em eletronica NÃO ENTENDEM, QUE NENHUM COMPONENTE eletronico sobrevive, MAIS DO QUE 1 SEGUNDO com voltagem acima da maxima tolerada! Normalmente a voltagem maxima tolerada é a voltagem 'de trabalho'. OU SEJA, se um chip feito para ser alimentando com 3,3v receber 5v ELE QUEIMA INSTANTANEAMENTE! EM DECIMOS DE SEGUNDO!!!! Não vai queimar daqui... há 600 anos... Não, queima IMEDIATAMENTE! Com eletronica NÃO TEM PAPO! O silicio é MUITO SENSIVEL a voltagem acima da especificada! SE existe chip de 3,3v trabalhando com 5v, e sobrevive, de duas uma: OU há um componente que abaixa este valor de 5v pra 3,3v (pode ser um diodo zener, ou CI retificar de tensão - que é o que mais usam - q dentro dele tem tb diodos zeners, já que o diodo zener só deixa passar através dele o maximo de tensão que ele está programado pra passar - até um limite, claro, não vai botar 200v num diodo para 3v, né? tem um limite, no seu 'datasheet') OU aquele chip desenhado para ser alimentado com 3,3v a tolerancia max não é 3,3v, mas mais (quanto mais?). Isso é possivel? Não sei, pra mim, não. Mas vai saber o q a eletronica moderna os construtores de chip já não alcançaram e não sabemos? Normalmente os cartuchos de 'everdrive' tem chips redutores de tensão neles, são chips quadradinhos, geralmente de 3 terminais. Pode ser, entretanto, que aquele chartucho China, de 10 anos atrás, mais barato que um picolé na esquina não tenha? Não sei, porque de novo, peças eletronicas são extremamente sensiveis a tudo, são 'não me toques', podem se queimar pelo excesso de voltagem, excesso de corrente na saida de seu terminal, calor, pico de tensão, eletricidade estatica e até o calor do ferro de solda (quando são trocados e os leigos deixam o ferro 300 anos em cima dos terminais, sabendo-se que o tempo max indicado é 3 seg).
sou mestre em engenharia eletronica. O que alegam tem sentido, não é que é certeza de queimar, há uma diferença de potêncial que vai para algum lugar. Logo irá para algum/alguns componentes do cartucho ou do videogame para ser dissipado na forma de calor. ali você mostra uma suposta proteção. Aquilo é só um regulador de tensão para fazer o drop de 5v do videogame para alimentar a memoria do cartucho. Isso Não é protecao, já que os pinos de dados que são os que o console irá ler os bits tem o bit1 no 3v3, para ser considerado proteção teria que toda essa linha estar regulada (ou seja todos esses pinos que saem 3v3 serem transformados para 5v). Resumindo não é certeza que vai estragar, mas que essa "sobra de tensão" ta por aí mas não se sabe onde, provavelemnte sendo dissipada em forma de calor por alguns componentes.
Pelo que entendi de eletrônica a parte lógica dos aparelhos geralmente funciona com 5v tão logo, os cartuchos tbm operam nessa faixa e como que algo que retorna 3,3v do cartucho pode queimar algo de 5v? Ta parecendo que a rede de alimentação desses aparelhos que queimaram esta tendo um surto absurdo ou está tendo algum tipo de descarga atmosférica proximo onde esses aparelhos estavam, daí pra justificar a cagada dizem isso.... corrija-me se eu estiver enganado. Ótimo vídeo.
Por favor, me tira uma dúvida? Eu tenho o Everdrive antigo de Mega Drive, e notei que agora existe esse v3 pro. Você que tem os dois, sabe dizer a diferença entre eles?
Me permite uma correção? Isso que vc chama de level shifter nada tem a ver com a regulação de tensão. Esses dois componentes são transceptores cmos que fazem comunicação bidirecional entre barramentos. E eles podem funcionar em 5v normalmente. Com eles vc pode ligar e desligar a comunicação emtre os barramentos e tbm fazem uma espécie de isolamento. Devem estar sendo usados aí pq esses everdriver devem ter algum software interno que permite carregar e gerenciar as roms que estão no cartão SD e tbm devem permitir algum tipo de gravação do console para o cartucho, provavelmente save ou save state. A regulagem de tensão é feito exclusivamente pelos reguladores lineares e esses são usados para não fritar o cartão SD e memória flash desses cartuchos, não a proteção do barramento que trabalhão com tensão e sinais de 5v
Quase isso. Sim, alguns são bidirecionais. sim alguns podem ser ligados e desligados. Sim são para tradução de nivel lógico. Mas a falta deles coloca um barramento 3.3v em contato direto com um de 5v. a queima da memória (com esta tensão extra, vc sabe os niveis lógicos também são tensões, pequenas, mas são), entrando nos pinos de endereços pode coloca-la em curto e com isso todo o barramento. quando o console manda 5V por um pino, ele volta (através da memória em curto) para dentro do console em um pino que estava mandando zero. e aí está feita a caca.
@@driverpara mas não são reguladores de tensão, eles nem de longe cumprem essa função. Como eu falei eles promovem um certo isolamento, e por serem cmos provavelmente devem possuir um over voltage interno, mas tbm podem falhar, se um canal entrar em curto vai passar os mesmo 5 v. O console não corre risco em nenhum senário desses, que corre o risco é a memória flash ou o micro SD que funcionam com 3.3v. Se 5v passar por eles e voltar para o console não é tão crítico pq o console já funciona cm barramento de 5v, quem tem os sinais lógicos de 3.3v são os micro SD e as memórias e não o console. A proteção e regulagem da tensão para as memórias é unicamente feita pelos reguladores lineares presentes nos cartuchos. Sem eles nada adiantar ter esses dois cmos nos barramentos de dados. Provavelmente esses cmos estão presentes ali para permitir carregar um jogo sem precisar reiniciar o console.
Deixa eu te fazer uma pergunta, só pra saber. Você acha que se o regulador de tensão destas repros (1117), entrar em curto total, colocará a alimentação do SLOT em curto? (veja que neste caso não precisaremos nem entrar no mérito dos levels shifters, memórias, resto do barramento e etc), aqui menciono somente o regulador e os pinos de alimentação do SLOT (que alimentam diretamente o regulador. O que acha?
Os enfadonhos gostam de explorar os amantes de games antigos ! Só que agora estamos percebendo isso , e esses enfadonhos não estão vendendo mais como antes !! Diga não aos enfadonhos !!!
Lorota de Vendedor. Tenho um Flash de Gba a uns a mais de 10 anos e funciona perfeitamente até hoje, meus gba também estão funcionando. O de Snes tenho a pelo menos 3 anos, também está 100%. Tanto console quanto o cartucho.
Esse lance de falarem que os cartuchos piratas estragam os consoles, é uma desculpa que os vendedores enfadonhos estão usando porque pelo visto eles estão tentando vendedor os seus jogos originais a preços enfadonhos e não estão conseguindo os preços enfadonhos.
Exato
Exatamente. Pode ver que só youtubers amigo dos enfadonhos e quem compra lixo na feira do lixo para revender que falou isso.
concordo com vc amigo, nos colecionadores ate queremos comprar os originais mas os caras vendem os itens como se fosse o unico do mundo ai se ferram pq vamos la e compramos 1 piratinha por 5% do valor em comparação com o original ou um everdrive que ja vem com todos os jogos
Isso de queimar console é antigo, quem viveu os anos 90 lembra da lenda da época, lá já se falava que cartuchos piratas queimavam o console. Na época eu fiquei anos sem usar por medo, mas depois de ver que vários dos meus amigos usavam e não dava nada, passei a usar e tenho cartuchos de Mega Drive piratas até hj e sem ter queimado meu vídeo game.
Enfadonho me lembra o antigo Zé Graça 😂😂😂😂😂
Sabe o que é isso? Vendedor ta cheio de cartucho original encalhado pq ninguém quer pagar o preço absurdo que ele acha "justo" enquanto geral ta comprando réplica por 100 reais.
É aquela mesma coisa que colecionador não compra réplica.
Ta batendo o desespero nessa galera e ficam inventando abobrinha.
Primeiro eles ajudaram a taxar as coisas da China, mesmo assim não adiantou, daqui para frente inventam um monte de coisas
Que baita análise Vinícius, acompanhando este canal, podemos notar que tua verdadeira paixão são os games. Eu acompanho teu canal de carros, mas esse aqui tá de parabéns!
Comprei um everdrive china para o Mega e Snes , estou muito satisfeito, e se daqui uns anos eles ou vídeo game estragar vou continuar jogando nos emuladores como sempre fiz também desde os anos 2000
Boa tarde a todos! Ótimo video e muito boa explicações, tbm não sou técnico sou hobista e fabrico os meu próprios cartuchos de snes,existe memórias flash que opera em 5v direto e não há necessidade de regulação de energia. Por favor olha o datasheet desta memória flash de mega drive , que ela poder ser uma destas de 5v direto blz, fique todos com Deus!
Eu sou engenheiro de computação e afirmo que toda essa polêmica é conversa fiada de vendedor que está perdendo vendas com a popularização dos Everdrives.
Conteúdo de qualidade e muito bem explicado. Eu acho o cartucho paralelo/repro não estraga o console, até porque não temos um caso pra comprovar. Acho que o que importa é ser feliz com seu joguinho e ponto!
28:00 - Tem jogo oiginal custando R$15.000,00. Eu jogo no emulador mesmo com controle de Xbox e pra mim a nostalgia e a diversão é a mesma.
To aqui pra apoiar o canal, conteúdo excelente e de muito bom gosto!
14:17 se houver dano, vai ser na memoria q ta recebendo voltagem sem diodo ou alguma forma de diminuir tesão. cartucho não tem voltagem propria, ele é alimentado pelo video game!
é isso ai irm~~ao.. legal abordar o assunto... isso ai é papo de vendedor enfadonho, misturado com gente querendo vender cartucho caro kkkkk
Sim pura verdade, máximo que pode acontecer e a memória fritar e o cartucho não funcionar. No mais é papo de vendedor enfadonho querendo se livrar de jogo encalhado a preço de ouro.
Caro madruga, pelo amor de Deus, Tire um minuto do seu tempo e leia um Datasheet. Entendemos que vc tem seus patrocinadores, mas. Tenha amor pelo console de seus inscritos. Perceba que não sou vendedor de games, prefiro os emuladores e os indico. Mas as memórias não tem somente uma entrada de tensão (cada pino daqueles A1, A2, A3 e etc), recebe energia do console. se a proteção não form em cada um deles a memória pode entrar em curto total, e colocar o barramento todo em curto. E neste caso o console (que tem e envia energia), mandará 5v contra um pino que está mandando ZERO. Está feita a caca. Por favor eu lhe peço, tenha um pouco de coerência e leia a documentação por completo (a maioria não faz). a maioria ó diz: se está funcionando então que se exploda. Vamos ganhar dinheiro.
@@driverparaEntão quem não pode comprar jogo original a 6k, que vá de emulador???
Exatamente, ou compre repro (de qualidade) existem repros que por 30 centavos a mais o cara já coloca a proteção. Repro bem feita não estraga o console.@@Jadson8711
Adorei o vídeo, assisti do início ao fim. Gosto da sua vibe, excelente oratória, ótima pesquisa! Canal top!
Cara, so corrigindo, esses cartuchos baratos, que vc mostrou aos 13:30 possuem sim resistores, se vc reparar bem a placa impressa, vai ver que os canais do circuito em algumas partes fazem tipo um zig zag, isso e um tipo de resistor, chamado de resistor de filamento, embora sejam mais bartos de construir, costumam ocupar muito mais espaço e geram muito mais calor que os outros tipos de resistor, por isso nao costumam ser usados em projetos com mais qualidade, mais fazem sim o seu trabalho, entao esse cartucho mais barato, embora nao pareça, possui sim resistores
Eu vi a capa do vídeo e pensei "lá vem ele com esse assunto de anos atrás"... mas você explicou bem demais, e analisou os ED china. Muito bom!
Boa noite Vinícius. Fiquei com medo quando vi a tumb de este vídeo. Mas agora depois de assistir, concordo plenamente com sua opinião. Pois se não. Então não devemos maís confiar em resistores e diodos???? Fica aí essa reflexão.
Novo no canal aqui e curtindo muito os videos. Mt bom esse "documentário", fez eu assistir até o final e abrir meu ED64P e Everdrive V3. Os dois são da KY, e o do Mega deu pra ver certinho o Level Shifter que vc comentou. o ED64 deu pra ver uma série de resistores ali mesmo. E sobre alguns venderedores enfadonhos, o cara tinha que elogiar os Everdrives, porque graças a eles tem gente querendo comprar console pra botar ele.
Eu entendo o seu ponto de vista tecnico. Eu usei e ainda uso cartichos piratas, repro, everdrives chineses e nunca tive problemas.
Eu tb nao sou tecnico em eletrônica porem pela minha profissao tive que entender um pouco de eletronica.
Se o console manda 5v e o cartucho utiliza 3.3v este 1.7 que sobrou ficaria na placa do cartucho e nao voltaria para o console (se isto acontecer teriamos um curto). Entao com isto o que teria a vida ultil reduzida pelo calor seria o cartucho e nao o console.
Os caras quando eram criança riam da mãe e da vó porque elas diziam que videogame estragava a tv e deixava cego, ai "crescem" e ficam caindo em kaozada de homem barbado que as fita queima os consoles, papo de vendedor que comprou fita na mão de cachaceiro de feira por 20 merréis e fica pedindo 150, 200 conto no Mercado Livre com o migué lá de "cartucho raro" tudo esculachado !
E estraga mesmo, qualquer aparelho (inclusive videogames), que tenha imagem parada or muito tempo marca o tubo (das TVs antigas), então as mamãezinhas estavam certas (elas não sabiam disso, na verdade só queriam ver novela em vez de videogame). Por isso existem os programas screensavers para PCs e até alguns aparelhos modernos tem (como os aparelhinhos da sky) por exemplo.
Confesso que sou leigo no assunto, eu tenho vários cartuchos paralelos que usei por muitos anos, o meu Mega Drive só lavo a carcaça e nunca troquei capacitores. Sendo assim, penso que nós não estamos dando apenas "sorte" né kkkk....sua teoria está perfeita Vinícius, sempre existe algo ou alguém que está perdendo dinheiro e aí aparece algum artigo científico querendo dar "carteirada" sem nenhuma prova cabal.
Prefere acreditar em engenheiros (que nem trabalham com venda de games) ou fabricantes de repros que aprenderam eletrônica recentemente na internet? Nem os chinas (que cortam tudo) retiram isso dos projetos. Sabe quanto custa pros fabricantes brazucas adequarem seus projetos? menos de 30 centavos. Não fazem de preguiça mesmo. Pois terão que soldar cada pecinha a mais. E depois dão desculpa de que brasileiro não compra coisa cara... tenho certeza que se colocarem 30 centavos a mais por peça, os caras pagam pra ter um produto seguro. Veja meu comentário completo em outra resposta assim que o proprietário do vídeo liberar. Abraço
Vinicius,
Parabéns pelo belo vídeo, muito completo, várias informações técnicas e realmente com várias evidências.
Voltou a fazer vídeos e com aquela qualidade.!
Abraço e sucesso.!
Everdrive é vida!!! Cartuchos originais, além de raros (pouquíssimas unidades a venda), tem valores altíssimos e acaba sendo produtos que apenas colecionadores com grana sobrando conseguem comprar! Peguei muito caro em um Everdrive original do Krikzz (x5) para o mega drive devido a função de Cartucho Save compatível com o Mega CD. Peguei um UFO 8 para o SNES, pois achei ele relativamente barato no ML. Para os consoles mais antigos (Master, Nintendinho e atari) foi os everdrivers da china mesmo... jogo todo final de semana e nao tive problema ate hoje. Mas esse video foi muito esclarecedor para tirar essa duvida de Everdrive estragar console! Parabéns!
Parabéns por debater sobre o assunto e não querer ter razão a respeito, mais um inscrito.
"Mais de 3 técnicos" é o que os antigos chamam de "4 técnicos"?
Não é correto usar diodos ou resistências para baixar a tensão para alimentar os circuitos e memórias dos cartuchos. Usa-se reguladores de voltagem que são mais precisos e estáveis para reduzir a tensão de entrda como por exemplo o LM1117. O meu everdriver de mega usa um deses reguladores e funciona perfeitamente. Ele é o Q2 na imagem no canto inferior esquerdo aos 15:20. E aqui 15:54 descrito como AMS 1117. Se observar bem, no componente esta também escrito 3.3 ou seja essa é a tensão de saída desse regulador. Ou seja, vai funcionar beleza.
Até aí tudo bem amigo (esta é a entrada de alimentação da memória). Mas, cada pino d endereço da memória também precisa de limitação (note que nem os chinas retiram isso das placas). eles usam, pelo menos os resistores.
reguladores de voltagem fazem a correção, assim como as fontes de menor ou maior voltagem, desde que não seja muita diferença não há problema, visto que geralmente são de coleção e pouco usados e que sobrecarregaria muito pouco os reguladores
Perfeito, uma aula em cartuchos, vídeo pra quem realmente ana videogames, técnico e bem informativo!
O pessoal da Retro X é muito sério e fazem um trabalho incríverl, recomendo pra todos que queiram jogos Repros.
Excelente vídeo Vinicius 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 em pleno 2024 os caras metendo essa????? Parece papo do baby Betinho na gamepower nos anos 90 dizendo que fita pirata estragava os consoles 😂😂😂 geral na época usava e nunca estragou e me admira muito a warpzone, os reis das piratinhas darem espaço pra esse assunto, isso é papo de espertalhão que ta com jogos encalhados e bateu o desespero
Vídeo show de bola, meus parabéns.
Ainda bem que voltou com o canal pra nos ajudar🎉
Trabalho com isso há 15 anos, nunca haverá queima de componente em game causada por cartuchos. Queima é sobre tensao na alimentação. Se componente trabalhar com 3.7v e vc manda 5v não tem problema.
Cara, ganhou um inscrito, excelente vídeo, parabéns! Eu tenho, nos últimos anos, adquirido muitos jogos reprô, tem uma galera muito, muito boa nisso e que tem proporcionado experiências similares e até melhores do que os originais, vide o esforço de traduções, recuperação e criação de edições premium, totalmente inacessíveis a nós na época de lançamento contendo muito material gráfico de extrema qualidade e que nada deve para os originais de época. Realmente, durante a pandemia a galera surtou com o preço dos originais, tornando-os inviáveis.
Perfeito amigo. Ninguém está questionando o esforço e a qualidade dos materiais gráficos plásticos e etc. Continue comprando repro. Não pague caro num cartucho relíquia original. Mas, queremos que seu console dure para que seus netos possam jogar de verdade as repros ou originais, o que ele preferir. A questão é simples, com 30 centavos o cara converte o cartucho dela para ser mais seguro. Porque ele não faz? preguiça de soldar. Simples assim. Veja que nem os chinas tiram isso de seus projetos. Por isso te recomendo, continue comprando repro, (mas compre os seguros), não precisa ser da empresa A ou B, pode comprar dos chinas mesmo. Ou, se prefere o material daquela empresa brasileira famosa, faça como eu, compre a repro deles e troque a placa dentro por uma melhor.
Ótimo Vídeo muito bem explicativo so faltou mostra um modelo de everdrive bom para Nintendo 64
Pode pegar aquele ED64 Plus (o China) sem erro.
Meu Super Nintendo roda até cartucho de escopeta há mais de 20 anos e nunca deu problema!
Muito bem explicado , tirou minhas dúvidas , parabéns , sucesso !
Eu comprei um game cube, estava doido para jogar Luigi massion. O jogo mais barato estava saindo por 300 reais japonês ainda. Pesquisei e comprei um picoboot por 60 reais, mais um adaptador memoricard para cartão SD 50 reais e um cartão de 64 gigas mais 50. Eu mesmo fiz a solda da plaquinha e resumindo. Gastei 160 reais e entupi o cartão de jogos kkkkk. Jogos originais só para colecionador mesmo.
Uso cartuchos paralelos, originais, do Aliexpress e também everdrive no meu Mega Drive desde 1992 e o console nunca estragou. A única coisa que faço é passar limpa contato tanto no console quanto nos cartuchos.
Eu tinha uma pequena coleçãozinha de jogos de Mega Drive, coisa da minha infância, além de mais coisas que fui comprando com o passar do tempo. Porém, quando me dei conta desse mercado atual sujo, onde gente quer cobrar uma fortuna num jogo simples só porque é antigo, decidi não colaborar mais com isso, guardei algumas poucas fitas que são emocionalmente importantes pra mim por conta da infância, montei um pacote com todo o restante de fitas e vendi pra um cara que queria revender as fitas avulsas. Com a grana eu consegui pegar um everdrive de Mega e sobrou dinheiro pra comprar um SNES (que nunca tive na infância) e um everdrive de SNES também pra conhecer a biblioteca do console. Tô feliz da vida, não "perdi" nenhum jogo, já que toda a biblioteca tá no everdrive, ganhei um console novo com uma biblioteca completa também e ainda sobrou pra um churrasco hsuahsuhaus Tá maluco, nunca mais eu entro nessa pira de colecionar jogos retro no Brasil, povo aqui não tem noção das coisas e um viva aos EverDrives!!!
PS.: O cara que comprou minhas fitas tá chorando e dizendo que as coisas tão difíceis, que não consegue vender, que ninguém tá comprando nada... E sim, ele mete a mão DEMAIS nos preços. ¯\_(ツ)_/¯
Usar resistor é comum para diminuir voltagem em placas de circuitos. Principalmente para baixa amperagem, no caso de um cartucho de jogo.
Esse tipo de memória se for ver bem já era usado em game vou advance e depois no ds.... foi para o 3ds e Nintendo switch... reunindo tudo .... pode sim usar esses cartuchos mais baratos pq nunca vi console queimar por usar ele.... eu uso no meu super mês tem 5 anos e ainda está funcionando bem.... valeu as dicas
Cara eu mesmo ja fui colecionado de gabinetes arcades , pcb original e consoles retro então eu fui desfazendo do eu tinha isso a uns 6 anos atras, e passei mas a fica na jogatina dos jogos retror ; pois um tempo depois adquirir um Mister FPGA , que pra mim foi a salvação dos games raiz ; nos grupos de colecionador dei exatamente a mesma opinião que vc falou no final do vídeo sobre essa questão de valores de jogos original , e os valores dos alternativos e everdriver e falei também da física do FPGA , os caras ficaram P da vida teve ate uns 2 caras que so faltou querer vim bater em mim; no final fui expulso de todos ; por apenas da minha opinião
Muito bom esse vídeo.Gostei das informações.Também uso esse everdrive Super Multigames para Super Nintendo.
Que vídeo sensacional ! Completo e muito informativo. Parabéns!
Vinícius seu vídeo foi perfeito. Tirou todas as dúvidas. Parabéns
Tem mais um detalhe: o que pode danificar algo é o excesso de energia , e o componente que precisa da tensão menor será o mais prejudicado , explico : o mega drive joga 5 volts para o cartucho , se a memória do cartucho for 3.3 volts e não tiver proteção , ela que irá danificar com o passar do tempo pois a memória que está recebendo voltagem a mais , o vídeo game tem proteção como foi dito no vídeo , e não receberá mais do que o 5 volts que ele mesmo enviou , resumindo , se estragar será só o cartucho e o prejuízo será mínimo pois é um cartucho repro e não original . O mais importante é o console estar protegido .
Não amigo, a memória se entrar em curto total coloca o barramento do console em curto. Explico: um pino manda 5V (que iriam para o cartucho), e voltam por um pino que está mandando zero. Pronto está feita a caca. Certamente o cartucho queimará primeiro, mas ele estando em curto coloca o barramento também em curto.
Caso o barramento de dados do cartucho esteja em curto circuito ele enviará nível 0 em todos os pinos e o console não irá funcionar simplesmente.
Pode sim, ocorrer de queimar se ficar insistindo de ligar e desligar com o cartucho defeituoso, mas esses console são tanque de guerra kkk
exatamente, vai mandar zero, contra os pinos que estão mandando 5v (o console não sabe do curto e tenta continuar o funcionamento), dai tenta acessar os endereços e está feita a zica.@@everaldocosta9891
Quando assisto seu vídeo aqui, fico esperando a buzinadinha na abertura.. kkkkkk top o canal.
Parabéns pelo o Vídeo, gostei. Sucesso com o seu canal
Bom ver esse canal de volta! Vinicius você conhece alguém que troque todos os capacitores do Super Nintendo ?
Opa. Eu fiz esse serviço na games Care de sp. Abração
Maravilha, Vini! Gostei bastante do vídeo! Abraço!
No geral, o vídeo foi bom, mas torna-se necessário pontuar algumas falas:
Na ligação entre memória e console, vários pinos são utilizados, podendo ser classificados em dois tipos: Pinos de alimentação (VCC) e pinos de I/O. Ao utilizar essas memórias, faz-se necessário regular cada pino de I/O, não apenas o VCC.
1# O regulador e os diodos usados destinam-se apenas a regular o pino de alimentação (VCC), não garantindo que a memória receba 3,3V nos pinos de I/O. Ao usar apenas o regulador, ou, no pior caso, o diodo, surge o segundo caso abaixo.
2# A não utilização de nivelamento de tensão nos pinos de I/O é um ponto crítico. Muitos acreditam que apenas o regulador garante o circuito correto para o funcionamento. Existem diversas técnicas para isso: level shift, buffers, transistor (sim, é possível usar transistor) e, por fim, resistor. Entre essas opções, o pior caso é o uso de resistor, no entanto, é melhor do que não utilizar nenhum.
3# René é engenheiro e altamente qualificado no assunto. Ele não foi o único a comentar concordando sobre o problema. No entanto, todos que falam ao contrário não são capazes de fazer uma argumentação técnica embasada no datasheet do componente. Ou seja, para acreditar que estão certos, desacreditam de engenheiros, bacharéis e do fabricante do componente, mesmo todos estando embasados nas normas e na folha técnica dos componentes.
Sugestão: Foi ótimo procurar informações antes de fazer o vídeo, e como sugestão, eu diria para procurar alguém com graduação técnica sobre o assunto.
EDIT: A utilização de level shift nos everdrive top do krikz não foi por causa da repercussão. e sim por causa da utilização de outro componente que exige 3,3 ou queima, ---> FPGA.
Perfeito. Respondi em um comentário seu lá em outro vídeo, mas o produtor do outro vídeo agiu de má índole e apagou. Mas o fato de seu comentário estar aqui prova que o dono deste canal não age de má fé.
Eu tenho um Everdrive do Mega Drive há uns 7 anos...jogo bastante e nunca aconteceu nada. Porém acho muito válido esse debate 👍🏻
Caramba!!! Cade os carinhos? Wolks? Fiat? O cara manjas dos games..heheheheh...tem meu respeito..kkkkk
Kkkk tmj😊
Aí sim, já voltou chutando a barraca. Excelente vídeo, grande Vinicius. Forte abraço, brother!!!
Eu vi esse artigo mas acho que o problema é justamente o contrário, o problema é o cartucho que manda sinal em 3,3V pelo barramento quando o console espera eceber 5V e não na alimentação do flash somente. O barramento de comunicação trabalha com um pulso em cada linha com tensão pré definida e são várias linhas, se o barramento é de 16bits são 16 linhas por exemplo.
Porém, contudo, todavia, potência em Watts é dado por Volts x Ampere = potência(Watt). Vamos supor que cada linha do barramento que o flash manda para o console deveria vir 5V à 10mA, portanto a potência seria de 50mW em cada linha, se você reduz a tensão para 3,3V vai cair a potência(33mW) e esse seria o problema de fato e não os 5V que entram no flash.
O level shifter comuta as tensões quando você precisa comunicar um barramento que entra e sai sinal pelo mesmo barramento, então de um lado entra 5V e sai 3,3V e quando o sinal volta ele sobe os 3,3V de volta pra 5V, portanto em barramentos I/O a única forma de fazer a ligação de forma perfeita é com level shifter.
Eu faço repro e posso dizer que sim existe um problema. Um regulador de tensão qualquer que seja irá esquentar dentro do cartucho. Por longos períodos pode sim acontecer se esquentar o console a ponto de ter alguma degradação.
Mas nunca vimos acontecer em décadas de repro sendo feitas.
quais memórias usa?
@@driverpara algumas diferentes. Por exemplo a 29L3211.
Obrigado pelo retorno.@@LucasLealDev
BOA manin ai é honestidade.💪
A maioria dos aparelhos eletrônicos possui uma faixa de tolerância de tensão dentro da qual podem operar com segurança. No entanto, exceder essa faixa pode causar danos. É sempre recomendável seguir as especificações de tensão fornecidas pelo fabricante para garantir o funcionamento adequado e evitar danos ao aparelho.
Parabéns pelo ótimo vídeo. Muito esclarecedor.
Muitito bom o video .Olha eu uso everdrive .por não ter o console no caso só tenho console de mesa de cd e dvd ps1 e ps2 e tenho portatil vita que jogo tudo isso nele caso queira ,porém se eu tivesse super nes .ou video gam,es de cartuchos no caso já tinha adquirido um eerdrive .além de economizar espaço é prtatico e seu jogo que vc quer jogar vai ta sempre lá e não perdido por algum canto da casa.quanto a cartucho repro de boa qualidae não vejo problema nenhum tbm .por que é aquele lance que adianta se a pegar um original bem velho em a mau estado ,nada vai de retro ou everdrive que é bem melhor .Os vendedores ficam doido mais essa é real .agora os colecionadores que só querem ter cartucho pra deixar guardado na estande vai de original mesmo .Enfim cada um adquiri o que é melhor pra si .não precisa de guerra .
Se cartucho pirata queimasse o console não teria nenhum Mega ou SNES brasileiro da época ainda vivo, porque todo mundo usava piratas. E cada cartuchinho vagabundo que a gente usava, as réplicas chinesas de hoje em dia tem 100x mais qualidade.
Por favor amigo, leia os demais comentários. As piratas de antigamente funcionavam a 5V. E hoje ainda existem piratas chinesas que funcionam com 5v. Basta o cara comprar uma adequada e ponto final.
melhor vídeo que vi sobre o assunto, simples e rápido
Eu sou técnico eletro eletrônico, trabalho com eletrônica de locomotivas, se houvesse algum problema o que aconteceria é queimar a memória do cartucho, não o console, o resistor e o diodo zener se calculado corretamente não tem problema nenhum.
Amigo. Boa noite. A memória não tem somente um pino de alimentação. Cada pino de entrada de dados (os endereços), precisam de limitação também. Caso contrário a memória pode entrar em curto e colocar todo o barramento (do console) em curto. O cartucho é o primeiro que vai pro sac0, depois vem o game (se o cara insistir em tentar fazer aquele game queimado funcionar)
@@driverpara duvido muito, uso everdrive a muito anos, nao queimou o cartucho e nem o console, se a memória por uma coincidência entrasse em curto o fusível de entrada que sai os 5 volta do 7805 abriria protegendo o console, de uma estudadinha no esquema elétrico do snes que esta disponível na internet que verá isso.
Perfeito. Seu everdrive provavelmente tem uma proteçãozinha que seja. Mas conforme você mesmo citou, o "fusivel do 7805 vai abrir" então vai estragar, e o leigo terá que mandar pro conserto? Acho que vc mesmo respondeu.@@hallancorrea7507
Essa historia desse canadense falando que diodo, não foi feito pra ser usado por longo tempo e o maior papo furado de eletrônica que já vi, a maioria dos circuitos modernos se não em sua totalidade utilizam diodos e resistores, diodos se bem dimensionados tem uma vida util de mais de 100 mil horas, ou seja não vão estragar tão rápido.
ele está dizendo sobre usar o diodo para este fim específico (para o qual existe uma peça apropriada), ou seja no caso de gambiarra pode não durar muito.
A memória conectada direto ao console não quer dizer que traga risco, tem chips que suportam uma range maior de tensões e pode ser compatível tanto com 5v, 3,3v ou até os 2 ao mesmo tempo.
Cartucho Repro e Everdrive são muito importantes para manter a salvo jogos antigos. Me nego a pagar preços abusivos para esses revendedores gananciosos!
Concordo, inclusive defendo o uso de emuladores. Mas assim como você quero preservar os jogos antigos e repros MAL FEITAS danificam o console com o tempo. Também quero preserva-los para os meus netos.
Ótimo vídeo, parabéns 👍
Que show de conteúdo. Muito bom :)
É interessante que o gamer procure verificar os produtos oferecidos e entender o mínimo para não estragar seu console. A cada dia mais pessoas poduzem repros, muitos não seguem um padrão industrial, logo o risco existe. Quanto ao comentário "usei e nunca deu problema" as peças de hoje em dia são barateadas e de baixa qualidade, mesmo um Mega Drive e SNES que são tanques de guerra poderão sucumbir com o tempo, talvez não tenha dado tempo ainda. E nota: os consoles não são mais fabricados para repormos. Vai correr esse risco?
Nem perdi tempo quando descobri por acaso essa joia chamada Everdrive.
Logo que recomprei consoles que tive nas suas épocas me deparei com cartuchos usados custando olho na cara!
Então acabei apenas pegando consoles originais e seus Everdrives e ODEs (emuladores de disco óptico - PS1, Dreamcast).
Porque os vendedores enfadonhos adoram explorar potenciais colecionadores desprevenidos!
Mesmo que pudesse queimar consoles, o que eu acho muito difícil de acontecer, os consoles antigos, do SNES pra trás, são como Fuscas. Com uma calculadora dando sopa e meia dúzia de arame se conserta facilmente. kkkk
Bom dia alguém sabe os nomes dos sites que vende repo aqui no Brasil. deixa aqui por favor!!!
Tiozão dos games : everdrive e jogos repro queima consoles.
Realidade: " quero vender meus jogos originais por preços utópicos e não to conseguindo.
Quando eu uso o everydrive do master system, depois de 10 min jogando, ele fica branco e preto... fiquei com medo.
Eu gostaria de saber onde encontro esses cartuchos repro, sem ser no Aliexpress
Tem vídeo falando de upscalings baratos?
Na minha opinião, os cartuchos de 5v deviam consumir mais corrente que os circuitos 3.3v. assim, é capaz de que os circuitos em flash devem até esquentar menos os circuitos do videogame.
Essa é mais velha que seus pais dizendo que jogar vídeo game estragaria a TV. No final é tudo interesse, no caso dos cartuchos paralelos, do vendedor de jogos originais que tá com seu estoque estagnado e no caso das TVs dos pais que queriam assistir a novela das 8.
Salve,
Posso compartilhar minha experiência
Vendo cartucho repro, everdrive há pelo menos 9 anos
Nunca vi um cartucho do tipo danificar o aparelho, acredito que se fosse ocorrer, o primeiro console danificado seria o meu pois uso praticamente todo dia esse tipo de cartucho
se aquecer algo,vai ser a memória de baixa volragem,porém isso pode ser corrigido usando um diodo,tenho mais de 100 cartuchos de snes e megadrive que eu mesmo fiz,varios aparelhos e nunca danificou nada não.
Me aconteceu com dois consoles em seguida (SNES), usando o mesmo cartucho, justamente porque não acreditei nessa possiblidade. Por sorte, comprei o cartucho e o console da mesma pessoa, e ele me trocou o console sem problema, pegou de volta o cartucho para testar.
Bom saber! Qual cartucho ou jogo?
@@fabiojuniooliveira6862 O cartucho era um Zelda Link to the Past desses piratas mais recentes, creio eu. O plástico era super novo e os parafusos também, brilhando, além de ser super leve. Acredito que era um desses genéricos que fazem sob encomenda e vendem no mercado livre. Outra coisa que poucos chamam a atenção nesses vídeos é o fato de que muitos desses cartuchos tem mais que o dobro da espessura, podendo danificar o slot também. Comprei dois de mega drive e não tive coragem de usar, parece que vai quebrar o slot se forçar.
Acho dificil um cartucho queimar o console mesmo trabalhando em 3V3, o console foi projetado para operar em 5V, portanto todos os pinos de dados operam tambem em 5V, ligando diretamente quem tem chance de queimar é o cartucho. No pior das hipoteses o cartucho queima fechando curto na alimentação ou começa a consumir muita energia do console. Não faço ideia se o console tem proteção para isso. Se tiver não vai queimar nada, agora se não tiver a historia é outra.
Concordo com vários comentários aqui.
Acham mesmo que os Chinas(a Terra do eletrônico), iria projetar cartuchos que danificam o console?
Não haveria lucro!
O que está acontecendo é que pessoas estão tentando vender cartuchos originais como se fossem ouro(ou até mais).
Inflacionou o mercado de tal maneira que é praticamente impossível querer comprar um cartucho original ou montar uma coleção.
Apontando o dedo e acusando os retro e os everdrives chineses, vai fazer os bobinhos a terem medo de adquirir um everdrive ou os repros.
Tenho cartuchos originais e paralelos e tá aí, o vídeo game funcionando a mais de 30 anos.
A matéria que rolou no site, que deixou muitos receosos, foi estratégia pensada para prejudicar o concorrente.
Acusando que a placa do concorrente era um projeto ruim. 😂
Tudo bem, também não acredito que projetem cartuchos para danificar consoles. Porém, é bem capaz de acontecer e inclusive, já aconteceu no passado, artimanhas para danificar os cartuchos, com fins de aumentar o número de vendas. Isso aconteceu bastante na época dos cartuchos R4 para Nintendo DS. Hardlocks e softlocks eram usadas para implementar timebombs que impedissem o funcionamento do cartucho a partir de certa data. Obsolência programada meu amigo. Toda a industria, de qualquer produto, pratica em algum nível.
Não é nem conspiração, é um fato. Já peguei muitos casos flagrantes, inclusive de marcas bem conhecidas e líderes de mercado.
Boas, amigos.
Para quem quiser conhecer mais sobre o funcionamento dos Chips do Everdrive e a tensão (voltagem) utilizada nele, segue um vídeo técnico de 10 minutos em português:
ua-cam.com/video/Kt_Skivnv78/v-deo.html
Resumo: 1 Regulador de Tensão 3,3v e resistores de 100 Ohms em todas as vias para proteger o circuito e garantir que a tensão de entrada seja limitada a no máximo 3,3v.
Cuidado com o Super Everdrive DSP: eu já tive esse Super Everdrive DSP e tenho o Super Everdrive ☣C0ronga Edition (o mais barato baseado no projeto do Krikzz de 2013). A diferença é que o Super Everdrive ☣ C0ronga tem o Sistema Operacional no cartão de memória (o famoso OS12), além de ter uma cópia do Sistema Operacional no próprio Everdrive, permitindo recuperar o Everdrive em caso de ROM corrompida, erro de leitura ou falta de energia durante o carregamento (basta ligar o Videogame com os botões X e A pressionados para carregar o Sistema Reserva). Já o Super Everdrive DSP tem o Sistema Operacional apenas na memória Flash e não no cartão de memória, além de não ter um Sistema Operacional Reserva no cartucho. Isso significa que o cartucho pode "virar peso de papel" caso ocorra erro de leitura ou falta de energia elétrica durante o carregamento do jogo.
Cumprimentos, parabéns. Ótimas jogatinas.
vamos pensar no seguinte, a propria fonte libera uma voltagem maior com uma variante de 9 a 13v, se for pela mesma teoria a fonte seria um problema, pois tem sobra de V, ahh mas tem o regulador de voltagem 7805, se o defeito vir do cartucho e muito dificio ter falar que ele que da o problema no aparelho. o que mais queima é o proprio cartucho, pois ele mesmo sobre aquece e acaba queimando. olha + de 20 anos trabalhando com games e não vi nenhum aparelho queimar por causa do cartucho, mas sim pelo motivo que os aparelhos tem certo tempo de uso e todo equipamento acaba tendo uma vida util. então aproveite para comprar qualquer tipo de cartucho! e se divertir!
Vídeo muito bom e informativo.
Numa relação console 5 v, cartucho (qq tipo) 3,3v, quem irá se dar mal não é o console, mas o cartucho. Se o cartucho queimar, entretanto, haverá uma chance de danificar o console, caso haja um curto geral neste cartucho. Entretanto, as pessoas leiguissimas em eletronica NÃO ENTENDEM, QUE NENHUM COMPONENTE eletronico sobrevive, MAIS DO QUE 1 SEGUNDO com voltagem acima da maxima tolerada! Normalmente a voltagem maxima tolerada é a voltagem 'de trabalho'. OU SEJA, se um chip feito para ser alimentando com 3,3v receber 5v ELE QUEIMA INSTANTANEAMENTE! EM DECIMOS DE SEGUNDO!!!! Não vai queimar daqui... há 600 anos... Não, queima IMEDIATAMENTE! Com eletronica NÃO TEM PAPO! O silicio é MUITO SENSIVEL a voltagem acima da especificada! SE existe chip de 3,3v trabalhando com 5v, e sobrevive, de duas uma: OU há um componente que abaixa este valor de 5v pra 3,3v (pode ser um diodo zener, ou CI retificar de tensão - que é o que mais usam - q dentro dele tem tb diodos zeners, já que o diodo zener só deixa passar através dele o maximo de tensão que ele está programado pra passar - até um limite, claro, não vai botar 200v num diodo para 3v, né? tem um limite, no seu 'datasheet') OU aquele chip desenhado para ser alimentado com 3,3v a tolerancia max não é 3,3v, mas mais (quanto mais?). Isso é possivel? Não sei, pra mim, não. Mas vai saber o q a eletronica moderna os construtores de chip já não alcançaram e não sabemos? Normalmente os cartuchos de 'everdrive' tem chips redutores de tensão neles, são chips quadradinhos, geralmente de 3 terminais. Pode ser, entretanto, que aquele chartucho China, de 10 anos atrás, mais barato que um picolé na esquina não tenha? Não sei, porque de novo, peças eletronicas são extremamente sensiveis a tudo, são 'não me toques', podem se queimar pelo excesso de voltagem, excesso de corrente na saida de seu terminal, calor, pico de tensão, eletricidade estatica e até o calor do ferro de solda (quando são trocados e os leigos deixam o ferro 300 anos em cima dos terminais, sabendo-se que o tempo max indicado é 3 seg).
sou mestre em engenharia eletronica. O que alegam tem sentido, não é que é certeza de queimar, há uma diferença de potêncial que vai para algum lugar. Logo irá para algum/alguns componentes do cartucho ou do videogame para ser dissipado na forma de calor.
ali você mostra uma suposta proteção. Aquilo é só um regulador de tensão para fazer o drop de 5v do videogame para alimentar a memoria do cartucho. Isso Não é protecao, já que os pinos de dados que são os que o console irá ler os bits tem o bit1 no 3v3, para ser considerado proteção teria que toda essa linha estar regulada (ou seja todos esses pinos que saem 3v3 serem transformados para 5v).
Resumindo não é certeza que vai estragar, mas que essa "sobra de tensão" ta por aí mas não se sabe onde, provavelemnte sendo dissipada em forma de calor por alguns componentes.
eu tenho aquele cartucho vermelho de 100 (cem) jogos do Super Nintendo será que ele tem proteção
Pelo que entendi de eletrônica a parte lógica dos aparelhos geralmente funciona com 5v tão logo, os cartuchos tbm operam nessa faixa e como que algo que retorna 3,3v do cartucho pode queimar algo de 5v? Ta parecendo que a rede de alimentação desses aparelhos que queimaram esta tendo um surto absurdo ou está tendo algum tipo de descarga atmosférica proximo onde esses aparelhos estavam, daí pra justificar a cagada dizem isso.... corrija-me se eu estiver enganado. Ótimo vídeo.
Show! muito bom o vídeo!
KD os links dos melhores? :)
Manda o link aí do ali express ou da empresa brasileira quero comprar uns cartuchos pro mega
O meu everdrive de nintendo 64 parou de funcionar. Alguem sabe como consertar?
Esse mecanismo se chama resistencias pra baixar a tensão e a sobra reutilizado pra outra coisa no cartucho
o veio da casa é enfadonho kkkkkkkkkkkkkkkk
Por favor, me tira uma dúvida? Eu tenho o Everdrive antigo de Mega Drive, e notei que agora existe esse v3 pro. Você que tem os dois, sabe dizer a diferença entre eles?
O v3 pro china é o mais robusto assim digamos.
Muita informação boa e honesta.
Me permite uma correção?
Isso que vc chama de level shifter nada tem a ver com a regulação de tensão.
Esses dois componentes são transceptores cmos que fazem comunicação bidirecional entre barramentos. E eles podem funcionar em 5v normalmente. Com eles vc pode ligar e desligar a comunicação emtre os barramentos e tbm fazem uma espécie de isolamento.
Devem estar sendo usados aí pq esses everdriver devem ter algum software interno que permite carregar e gerenciar as roms que estão no cartão SD e tbm devem permitir algum tipo de gravação do console para o cartucho, provavelmente save ou save state.
A regulagem de tensão é feito exclusivamente pelos reguladores lineares e esses são usados para não fritar o cartão SD e memória flash desses cartuchos, não a proteção do barramento que trabalhão com tensão e sinais de 5v
Quase isso. Sim, alguns são bidirecionais. sim alguns podem ser ligados e desligados. Sim são para tradução de nivel lógico. Mas a falta deles coloca um barramento 3.3v em contato direto com um de 5v. a queima da memória (com esta tensão extra, vc sabe os niveis lógicos também são tensões, pequenas, mas são), entrando nos pinos de endereços pode coloca-la em curto e com isso todo o barramento. quando o console manda 5V por um pino, ele volta (através da memória em curto) para dentro do console em um pino que estava mandando zero. e aí está feita a caca.
@@driverpara mas não são reguladores de tensão, eles nem de longe cumprem essa função. Como eu falei eles promovem um certo isolamento, e por serem cmos provavelmente devem possuir um over voltage interno, mas tbm podem falhar, se um canal entrar em curto vai passar os mesmo 5 v.
O console não corre risco em nenhum senário desses, que corre o risco é a memória flash ou o micro SD que funcionam com 3.3v. Se 5v passar por eles e voltar para o console não é tão crítico pq o console já funciona cm barramento de 5v, quem tem os sinais lógicos de 3.3v são os micro SD e as memórias e não o console.
A proteção e regulagem da tensão para as memórias é unicamente feita pelos reguladores lineares presentes nos cartuchos. Sem eles nada adiantar ter esses dois cmos nos barramentos de dados.
Provavelmente esses cmos estão presentes ali para permitir carregar um jogo sem precisar reiniciar o console.
Exato, não são reguladores. Mas, sobem e descem a tensão de acordo com a função que estiverem cumprindo.@@MarcosAurelio-nm7ei
Deixa eu te fazer uma pergunta, só pra saber. Você acha que se o regulador de tensão destas repros (1117), entrar em curto total, colocará a alimentação do SLOT em curto? (veja que neste caso não precisaremos nem entrar no mérito dos levels shifters, memórias, resto do barramento e etc), aqui menciono somente o regulador e os pinos de alimentação do SLOT (que alimentam diretamente o regulador. O que acha?
@@driverpara não vão. Quantas e quantas vezes eu já testei cartucho velho todo cheio de curto no Super Nintendo e nunca estragou ele.
Os enfadonhos gostam de explorar os amantes de games antigos ! Só que agora estamos percebendo isso , e esses enfadonhos não estão vendendo mais como antes !!
Diga não aos enfadonhos !!!
Lorota de Vendedor. Tenho um Flash de Gba a uns a mais de 10 anos e funciona perfeitamente até hoje, meus gba também estão funcionando. O de Snes tenho a pelo menos 3 anos, também está 100%. Tanto console quanto o cartucho.
Aqui em casa está tudo com HD , Xbox, Wii , PS2 .. comprar Dvds nunca mais.😊