Estão certos, nos milênios sofremos muito com esse papo de couch, hardwork, formação e vários idiomas, só para sermos humilhados por empresas medíocres sem ter casa, bons carros e boa qualidade de vida, não valeu apena tanto esforço o unico lado que saiu ganhando foram os empresários pagando cada vez menos e recebendo cada vez mais.
Os anos vão passar, o mercado vai se virar com os mais velhos e/ou os mais jovens do que eles. Vão chegar aos 30 sem histórico, sem experiência consistente e sem condições de serem escolhidos pelo mercado. E a velhice deles será ainda pior do que a nossa da gen y
Isso é um debate estaduniense e existe um recorte social importante brasileiro, essa história da geração Z não querer trabalhar é uma piada. Tenho 28 anos e trabalho na faria lima. Meus amigos geração Z que são pobres, e muitos deles de esquerda radical, estão DESESPERADOS atrás de um emprego e engolindo muito mais sapo do que deveriam pq precisam de dinheiro. Quem teve acesso a uma educação melhor conseguiu driblar um pouco isso, mas quem é pobre na geração Z tá fudido e isso não tem a ver com a "rebeldia jovem" ou uma característica da nova geração. A gente realmente não quer mais ser explorado e trabalhar até morrer, mas a maioria de nós ainda nem chegou nessa parte da conversa pq nao consegue um emprego nesse mercado precarizado
@@rafongas1119 o termo estadunidense foi usado corretamente uma vez que nós também somos americanos. O termo americano não se refere somente às pessoas dos EUA.
Não é a geração. É a desilusão. A falta de esperança de poder ter uma casa, uma família, viver com dignidade enfrentando 5 horas de trânsito, mais 44 horas de trabalho. E não é por se achar importante. É sobre querer viver. Eu sou milenial é já me esmaguei de trabalhar muitas vezes. Vi meus parentes boomers só fazerem ensino fundamental, se aposentaram cedo, compraram um monte de casas e hoje vivem de boa de renda passiva. Ensinaram que o segredo era faculdade, várias pós, idiomas. Investir isso no clt, em mais de 90% das vezes não dá.
@@psicologajessicafonseca Renda passiva não existe. O que eles fazem é se apropriar do dinheiro do trabalho dos outros, inflando o mercado imobiliário e deixando as casas mais inacessíveis. Mas eu entendi o que você quis dizer e está super certo.
Percebo uma tendência dos meus alunos do colégio público de reclamar da CLT. E eles falam CLT como sinônimo de trabalho. E segundo eles trabalhar para outros não presta o negócio é ter o próprio negócio. Acho preocupante considerando o quão exploratório são os trampos sem vínculo aqui da região. Então, não rem relação apenas com acomodação e distorção de conceitos socialistas, mas uma propaganda anti-CLT propagada por couchs liberais também. P.S: Tem gente que é ruim de serviço mesmo e não percebe o quão próximo está de virar mendigo.
Percebi esse movimento de critica a CLT e to chocada com a alienação dessa galera, pesquisar aqui mesmo no youtube "minha experiência como clt" aparece muito conteúdo como clt sinônimo de exploração, eles até enxergam alguns problemas mas a critica vai toda para o trabalho "formal", até entendo a galera que virou adulto depois das ultimas reformas criticar pq tem mesmo um discurso desmotivador vindo desde então, mas pior ver pessoas 30+ perdidas nesse discurso liberal que só favorece o outro lado.
Exatamente!!! Análise totalmente equivocada do Alberto, quem tá demonizando patrão/CLT é quem caiu no conto neoliberal do empreendedorismo. Meus amigos pobres de esquerda da geração Z estão desesperados pra arrumar um emprego de carteira assinada E NÃO CONSEGUEM
Conheci profissionais da geração Z que tinham autoperformance em entregar resultados e foram desligados da empresa pelo simples motivo que não se adaptaram ao ambiente corporativo, ou mesmo pediram demissão pela falta de reconhecimento, salário incompatível, muitas exigências e carga horária desumana. Essa geração veio para nos ensinar algo de bom e como aproveitar a vida melhor.
@@vinitulio14 É claro que existem exceção de profissionais que permanecem nas empresas por um longo período. Os que não se adaptaram vão buscar outras atividades nas empresas e até mesmo empreenderem.
por isso a importância de canalizar essa revolta (legitima) e se organizar coletivamente em sindicato, partido político, entidade estudantil... essa revolta individual não leva a nada quando a gnt tá contra uma parede
Eu vejo os dois lados. Gen Z , com raras exceções, é muito mimada. Exige muito e entrega pouco. Querem mudar o mundo, mas não lava um prato em casa. Outro lado, não é justo trabalhar e receber um salário ridículo. A constituição federal é clara no art 7: IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim; Agora me digam: como, em 2024, um salário de R$1412,00 vai garantir tudo isso acima?
a real é que as empresas querem escravos, e eu n to nem falando da geração mais nova. O que as empresas reclamam na contratação é de gente que não quer se sujeitar a humilhação e insalubridade em troca de 1,5 salário minimo. Tem uma diferença muito grande entre as gerações sim, pois antes as pessoas tinham um monte de filhos cedo e eram obrigadas a trabalhar no que aparecesse pelo resto da vida. Mas a dificuldade atual está no fato de que existem menos pessoas com essa arma na cabeça e qualquer jovem racional vai perceber que a maioria dos empregos não são para o longo prazo, são só até vc conseguir algo melhor, e vão dedicar-se a si mesmos e não à empresa, já que critérios de promoção nas empresas nunca foram objetivos. Acha que faz sentido vc trablhar pesado num estoque de uma empresa por aí pra ganhar o mesmo que a menina que trabalha no escritório com ar condicionado, sendo que vc é capaz de fazer o trabalho dela tbm?
A gente não deveria se acostumar com coisas ruins. Acho válido a Gen Z pleitear melhores condições de trabalho. O modelo de hoje é insustentável pra manter uma vida minimamente digna. E se pensa o contrário, me passa aí seu contato que eu tô precisando contratar mão de obra qualificada e barata pra trabalhar 6 dias na semana.
Nada mais liberal que a crença de que atitudes individuais mudam alguma coisa. Pessoal não entende que manda quem pode, obedece quem tem juízo, principalmente quando se trata do teu sustento. E é justamente para isso que servem formas coletivas de organização, como o sindicato, pq agir individualmente só coloca um alvo nas tuas costas. Mandar um embora é fácil, agora toda uma categoria, o buraco é mais embaixo. Parabéns pelo vídeo!
Enquanto houver pessoas dispostas a aceitar esses trabalhos que pagam pouco e exploram muito, os donos de empresas continuarão a nos explorar. Quando a maioria começar a se revoltar e negar esses trabalhos ai sim teremos uma real mudança no mercado de trabalho.
Não é tão simples assim. Tem governos, entidades e riqueza de um país nessa equação. Não é simplesmente só se revoltar e não aceitar trabalhos de subemprego.
Eu acho complicado, já vi depoimentos próximos de pessoas que vestiram a camisa da empresa, acreditou no "somos uma família" e se ferrou bonito, teve seu psicológico, físico moídos, foram demitidos e meteu um "te virar" ou redução de salario, depoimentos de gente na internet que se dedicou tanto a empresa que perdeu a chance de fica com a família, o pai morreu e disse que nunca vai ter aquilo novamente, vídeo que uma mulher falou sobre as empresas pagando salario mínimo para um graduados na área. Ainda nesse contexto, não acreditei até ouvir no dia do meu juramento como farmacêutico falando para não aceitarem empregos abaixo do piso salarial, que era considerado crime de advertência grave. Também acabei de ver um vídeo sobre o cara falando que empresas querem meter salario mínimo até em gente formada, youtube que manda recomendado sobre isso direto e pessoas ao meu redor que fala sobre isso da clt 6x1, Milênios falando que geração tem razão e outros não, até meus amigos não fala de bons olhos.
Perfeitas suas colocações, Alberto! Mas e aí? Vamos passar pra parte prática também? Divulgar canais tipo Ian Neves, Orientação Marxista, Jones Manoel, João Carvalho, Ateu Informa, Humberto Matos, etc, pra galera entender a importância da organização, onde procurar e meios para isso. Bora fazer essa galera entender que a preguiça e a falta de vontade nascem do meio que estão inseridos, não do vácuo ou da moral de uma geração. Mostrar que essa falta de estímulo pode ser revertida no trabalho organizado? Acho excelente apontar essas questões colocadas por você no decorrer do vídeo, mas o agir e o como agir também precisam vir pra essas mudanças surgirem.
Rapaz, tu só recomendou canal comuna. Um pior que o outro kkkk Galera precisa é assumir a responsa da vida real, e não achar que papai Estado vai ajudá-los, que algum político vai ajudá-los... Canais bons de verdade: Bastter, Renato Trezoitão, Bruno Perini (podcast Os Sócios), Guilherme Freire
@@thiagolscardoso para de viajar na maionese, parça. A tal revolução dessa turma definitivamente não vai vir no nosso tempo de vida. Enquanto isso, precisamos comer. Pagar moradia, comprar casa própria, quem sabe quadrar algum pra velhice. Vamos falar de vida real e não de delírio de dce em faculdade federal
Bomba relógio para eles próprios, pois essa atitude só é possível quando se mora com os pais ainda ou recebe algum tipo de mesada para se manter. E infelizmente no curso natural da vida, os pais não estarão sempre presentes, e quando lá pelos 40 anos de idade não tiverem mais a quem recorrer, vão se ver completamente despreparados para vida, sem qualificação, resiliência, falidos e sem a energia para buscar o tempo perdido. Estão desperdiçando o tempo mais nobre para se desenvolverem que é entre os 18 e 30, e isso passa pela experiência profissional e seus desafios.
Também não acho que seja específico da geração Z, até porque é impossível que todas as pessoas jovens do mundo (de 15 a 25) tenham as mesmas características de personalidade. Essa coisa de geração W, X, Y, Z não faz o menor sentido...
Olha, longe de mim defender patrão, mas eles tem um ponto. GenZ é um recorte de muitos. Quem é GenZ da quebrada não pode cair nesse papinho de GenZ playba. Tu não quer se sujeitar a salário ruim? Beleza, mas é teu primeiro emprego, parsa. Tu não quer trabalhar de Sábado? Beleza, troca de trampo, mas fica tempo o suficiente pra aprender alguma coisa. Teu chefe é chato? Todos são. Seu patrão é cuzão? Todos são, a não ser que ele seja seu pai e olhe lá. Se vc vem de baixo, tem que construir. Tem todo esse papo revolucionário, sindicatos, organização, eleição, etc, mas sabe a verdade? Isso é a LONGO PRAZO. Não é pra você que tá começando agora. Pra você que tá começando agora, faz o teu. Briga pelo teu, luta pelo teu. Engole sapo MESMO. Tem que engolir, porque a vida é assim. "Ah, mas se a gente não lutar, não melhora!" Tão contratando gente aposentada por conta desse discurso, gente que se pá já tem casa e diploma, tu que tá começando tem uma mão na frente e outra atrás. Mantenha o discurso, a política, mas não esquece que daqui a dez anos a experiencia que tu não adquiriu hoje, a faculdade que ce não fez, os 50 trampos que tu ficou 2 meses e não te acrescentaram nada vão te cobrar.
@@DanielSalgadu o erro também é ficam num trampo durante 9 meses e ficar sendo ameaçado de demissão, pq tentar manter este serviço também não ajudou, não me ajudou e não vai ajudar a manter ninguém no mercado de trabalho, ninguém liga
@@c.a.r.i7785 irmão, eu tenho 39 anos e quebrei varias vezes ao longo da vida tive bons trampos tive trampos subemprego e a vida continuou, não desmereço sua dor pelo contrário entendo mas sou sincero contigo não adianta desistir porque as coisas não estão girando, a vida é assim de altos e baixos mas você deve continuar meu chefe um dia desses falou uma frase simples porem poderosa "tudo passa" seja de bom ou ruim, talvez você esteja em um momento ruim da sua vida mas lembre-se "tudo passa" continue na sua luta uma hora o eforço é recompensado. Força irmão 💪
Vejo que algumas correntes do webcomunismo acham que defender os direitos do trabalhador é ser contra o trabalho. Mas, na real, como trabalhador, o que eu quero é ter mais oportunidades para crescer, aprender e continuar evoluindo na minha profissão, sem ser explorado. Seja no emprego atual ou em outros. E isso independe do sistema, seja no capitalismo ou comunismo, o que importa é que as indústrias sejam voltadas para criar um ambiente saudável, de desenvolvimento e bem-estar - e se deixar tudo na mão dos patrões, não vai pra nenhuma dessas duas direções.
No capitalismo, a única métrica que importa é o lucro. Se o trabalhador estiver com a saúde e o psicológico ruins mas ainda sim batendo as metas, tá ótimo pra empresa. Se esse funcionário for facilmente substituível por outro, melhor ainda. Essa é a lógica empresarial dentro do capitalismo.
Você falou a palavra chave, controle. Os dondocos querem controle total mas não só da própria vida, mas da vida de todo mundo. Querem ser os deuses na terra não é? Peninha que também são mortais 😂
Onde trabalho contratamos dois jovens esse ano, empresa super flexível e de boa. Nenhum dos dois conseguem entender regras básicas de horário e do que precisar entregar, independente de informarmos de maneira escrita, verbal.
Eu até entendo isso de se sentirem desvalorizados por muitos trabalhos mas, na prática, vão precisar se sustentar de alguma forma. E aí? Como irão fazer isso se a maioria dos trabalhos são subempregos e é difícil empreender nesse país?
Não sou gen Z e sei que é um caminho natural a gente olhar para as gerações mais novas e pensar que a nossa era melhor, que agora querem tudo na moleza e etc. Não gosto desse tipo de raciocínio e sei que o ser humano é produto de diversos fatores exógenos, então tento contemporizar muita coisa. Só que seu vídeo me lembrou de uma matéria que saiu essa semana, de pessoas que levam os pais em entrevista de emprego. E não foi a primeira vez que vi registros sobre isso. Tenho amigos que são coordenadores em universidades e que mencionam que tem sido cada vez mais comum receberem visitas de pais e até avós tentando resolver problemas de alunos, acabam se sentindo num grande colégio. Não sei até que ponto isso é uma tendência negativa, mas tem sintomas aí que precisam ser melhor pesquisados e só teremos a noção do impacto quando os gen Z tiverem uma geração alfa para poder reclamar a respeito
Enquanto as pessoas dependerem de dinheiro pra sobreviver, a merda vai continuar. Eu defendo a geração Z que busca estudar e se organizar contra os problemas reais, mas eu não consigo cobrar de uma pessoa que ela aceite ser explorada.
Quem precisa contratar essa geração esta perdido, alienados, nao sabem escrever direito, se vestir ou conversar mas querer exigir cargos de chefia, eles sao tipo as feministas que querem so a parte boa dos direitos agora das obrigações elas fogem igual o diabo foge da cruz.
#fimda6×1 vida alem do trabalho, na verdade só precisamos amadurecer o movimento e aproveitar essa janela para organizar os sindicatos para forçar a melhorar os salários e as carga horária
Um grande problema no Brasil é o imposto, o seu chefe te laga o dovro do seu salário o peoblema que é que o estado leva uma metade e você dica com a outra
Tecnicamente sou da geração Z, nasci em 99. Mas a geração entre 95-01 acho que fica num limbo entre Millenial e Z. Tem coisas que sinceramente, não tem como não ser preguiça. Já lidei com alguns de 18-19 anos que nem comparecer a uma reunião às 15h queriam (e não era por estar entregando outra tarefa, era pq estavam indo pra academia naquele horário). Entregar uma demanda razoável no prazo acordado por eles mesmos era um absurdo. E quando eram cobrados, choravam (literalmente). Trabalhar 4 a 6h por dia estagiando era um martírio. Acho muito estranho uma diferença tão grande de comportamento com tão poucos anos de diferença (tenho 25, por exemplo). Me faz pensar que é um efeito do contato com a internet que esse pessoal teve desde muito cedo e uma criação que protegeu demais (talvez tenha um recorte de classe aqui). Enfim, só sei que nem eu nem outros colegas aguentamos trabalhar com esses mais jovens por muito tempo, a gente nem sabia como lidar com isso, ao menor conflito, era choradeira e crise de ansiedade. Acho que não vai demorar até sair algum estudo bem parecido aqui no Brasil.
Trabalhei com 2 moças assim da geração Z, as crises de ansiedade 😑 mas só qdo era conveniente pra elas... a falta de compromisso e preguiça era grande.
A questão é que as empresas querem pagar salário de fome aí não da tem empresa que tem condição de pagar 3 mil por mês mas não pagam por que não querem . Sim o governo pode ter sua parcela de culpa mas as empresas tem que olhar o lado do empregado
Focou muito na parte organizacional(lado do empresário) e esqueceu que o mesmo depende da Geração Z, afinal, do que adianta ter capital, sendo que, a própria empresa não consegue segurar um funcionário por 6 meses(falta de adaptabilidade)? Você menciona também que as empresas possuem recursos para contratar pessoas +40 e concordo contigo, porém, as pessoas se aposentam, saem das empresas, acabam falecendo etc, em suma, tudo volta ao degrau zero: sobrou apenas a Gen Z. A Geração Z vai fazer a maior revolução no mundo do trabalho(entenda revolução como mudança nas estruturas) e lembrando que nem começamos a debater a Geração Alpha(que nasceu a partir de 2012).
@@rc-1983 Será que as grandes empresas conseguem manter o alto rendimento com uma instabilidade gigantesca de funcionários(pedem demissão em 1 semana)? Resumidamente, eles provavelmente irão se adaptar ou quebrar.
Melhor eles se organizarem nos sindicatos pq eu já tô com muita dívida kkkk quantos antes se organizar melhor galera. Se tão podendo escolher emprego, ajudem os millenials, boomers, pq amanhã vcs vao estar velhos no mercado e com pouca experiência
Meu irmão, chegou numa situação que pra arrumar emprego tem que fazer mapa astral, TOMA VERGONHA NA SUA CARA E DEIXA DE SER MOLEQUE! A culpa não é de geração nenhuma não, é de passa pano igual a você que tenta defender condições vergonhosas pro trabalhador.
Na realidade, você vai viver com seus pais dos 20 até 40+ e não vai ter nada do mesmo jeito com esse pensamento. É melhor trabalhar por pouco e ter algo do que não trabalhar e ficar dependendo dos pais. Sim tenho 30 anos, sou aqueles velhos 50+ não!
Perfeita colocação,Alberto. Tenho totalmente essa visão. Concordo a visão da gen z(apesar de não gostar dessa separação pois isso foi criado do marketing). É bom que os trabalhadores comecem a perceber essa exploração mas achar que o que acontece hoje e organização de classes é besteira. Sindicatos sequer tem novos sindicalizados e querendo ou não, neste sistema atual, são a forma de lutar contra essa opressão. Outro ponto é que essa analise é para um publico especifico, na maioria de classe media, pois a maioria da juventude sequer encontra trabalho no Brasil, visto a situação econômica do país. Me pega muito o discurso antitrampo, pois ignora a realidade pratica. Ao invés de se organizar, se atomiza na internet.
@@Ricardo.3não é a toa que pagam salários vergonhosos, por pessoas pensarem assim como você. A questão é complexa. Quem pensa e raciociona realmente se revolta.
@@estudantess As pessoas pensarem como eu???? Eu falei que se não esta bom deve ficar em casa, ou voce tem alguma outra sugestão diferente dessa caso a pessoas nao esteja feliz com o salario??
@@haryen8876 Eu sei, os pais estão trabalhando triplicado pra sustentar marmanjo barbado, ainda bem que sempre usei preservativo e esse B.O eu não tenho.
A parte do preparado eu acho complicado, pq eles exigem competência que nunca foi cobrada deles inicio de carreira, essa galera não sabe salvar um pdf . e fala que a gent enão e capacitado, demora tempo, o boomer e o milenium tiveram sorte pra caramba no mercado, e a culpa e nossa, acho complicado
não consegui assistir o vídeo todo não...o cara não sabe literalmente nada do que ele fala... O dia que esse cara encarar uma escala 6x1 e sem cateira assinada eu termino de assistir um vídeo desse TCHOLA.
Cara, não sei pq o youtube me recomendou, nunca assisti esse canal, mas pelo teor dos comentários, isso aqui é canal de canhotos. Nego falando em sindicatos, e a ironia é que justamente essa semana eu tive que perder meio dia de trabalho e horas de deslocamento pra ir no sindicato da minha categoria e entregar uma carta pra não deixar esses parasitas tomarem parte do meu dinheiro.
É uma geração que já precisa aceitar que vai ser mais pobre e que o tem poder pra mudar nada no sistema. Então é melhor aceitar isso e ralar o coco pra sobreviver
Gen Z - Olá, vim para a vaga de emprego Recrutador - Ótimo, o salário é esse Gen Z - Vocês sao loucos, não vou trabalhar por essa miséria de salário Recrutador - Ok, então tchau, próximo No final do dia a conclusão foi: o recrutador encontrou outro candidato para ssumir a vaga e o Gen Z está sentando no sofá de casa ainda desempregado, sem 1 real no bolso mas cheio de razão, ai com essa razão toda ele compra o que precisa 🤣🤣
Não é sobre não trabalhar, e sobre não ser escravizado e sugado até a alma.
Estão certos, nos milênios sofremos muito com esse papo de couch, hardwork, formação e vários idiomas, só para sermos humilhados por empresas medíocres sem ter casa, bons carros e boa qualidade de vida, não valeu apena tanto esforço o unico lado que saiu ganhando foram os empresários pagando cada vez menos e recebendo cada vez mais.
@@kawninjaful ganharam mão de obra qualificada a preço de banana
Os anos vão passar, o mercado vai se virar com os mais velhos e/ou os mais jovens do que eles. Vão chegar aos 30 sem histórico, sem experiência consistente e sem condições de serem escolhidos pelo mercado. E a velhice deles será ainda pior do que a nossa da gen y
Corretíssimo!
E o salário óóóó
@@kawninjaful Exatamente, a geração antiga não consegue entender as mazelas da geração Z.
Acreditam convictamente que tu é "vagabundag3m".
Isso é um debate estaduniense e existe um recorte social importante brasileiro, essa história da geração Z não querer trabalhar é uma piada. Tenho 28 anos e trabalho na faria lima. Meus amigos geração Z que são pobres, e muitos deles de esquerda radical, estão DESESPERADOS atrás de um emprego e engolindo muito mais sapo do que deveriam pq precisam de dinheiro. Quem teve acesso a uma educação melhor conseguiu driblar um pouco isso, mas quem é pobre na geração Z tá fudido e isso não tem a ver com a "rebeldia jovem" ou uma característica da nova geração. A gente realmente não quer mais ser explorado e trabalhar até morrer, mas a maioria de nós ainda nem chegou nessa parte da conversa pq nao consegue um emprego nesse mercado precarizado
debate americano*
Exatamente, tem empresa que só contrata pessoas desesperadas para humilha-las e pagar pouco.
@@rafongas1119 o termo estadunidense foi usado corretamente uma vez que nós também somos americanos. O termo americano não se refere somente às pessoas dos EUA.
Não é a geração. É a desilusão. A falta de esperança de poder ter uma casa, uma família, viver com dignidade enfrentando 5 horas de trânsito, mais 44 horas de trabalho. E não é por se achar importante. É sobre querer viver. Eu sou milenial é já me esmaguei de trabalhar muitas vezes. Vi meus parentes boomers só fazerem ensino fundamental, se aposentaram cedo, compraram um monte de casas e hoje vivem de boa de renda passiva. Ensinaram que o segredo era faculdade, várias pós, idiomas. Investir isso no clt, em mais de 90% das vezes não dá.
@@psicologajessicafonseca Renda passiva não existe.
O que eles fazem é se apropriar do dinheiro do trabalho dos outros, inflando o mercado imobiliário e deixando as casas mais inacessíveis.
Mas eu entendi o que você quis dizer e está super certo.
Percebo uma tendência dos meus alunos do colégio público de reclamar da CLT. E eles falam CLT como sinônimo de trabalho. E segundo eles trabalhar para outros não presta o negócio é ter o próprio negócio. Acho preocupante considerando o quão exploratório são os trampos sem vínculo aqui da região.
Então, não rem relação apenas com acomodação e distorção de conceitos socialistas, mas uma propaganda anti-CLT propagada por couchs liberais também.
P.S: Tem gente que é ruim de serviço mesmo e não percebe o quão próximo está de virar mendigo.
Percebi esse movimento de critica a CLT e to chocada com a alienação dessa galera, pesquisar aqui mesmo no youtube "minha experiência como clt" aparece muito conteúdo como clt sinônimo de exploração, eles até enxergam alguns problemas mas a critica vai toda para o trabalho "formal", até entendo a galera que virou adulto depois das ultimas reformas criticar pq tem mesmo um discurso desmotivador vindo desde então, mas pior ver pessoas 30+ perdidas nesse discurso liberal que só favorece o outro lado.
Tão nessa toada mesmo, e a solução deles é virar youtuber ou vender ebook.
Exatamente!!! Análise totalmente equivocada do Alberto, quem tá demonizando patrão/CLT é quem caiu no conto neoliberal do empreendedorismo. Meus amigos pobres de esquerda da geração Z estão desesperados pra arrumar um emprego de carteira assinada E NÃO CONSEGUEM
@@drieliF Eu como tenho anos de CLT digo que estão e corretos, CLT e atraso de vida
@@DanielSalgadu errados não estão, CLT só suga e atrasa vida.
Conheci profissionais da geração Z que tinham autoperformance em entregar resultados e foram desligados da empresa pelo simples motivo que não se adaptaram ao ambiente corporativo, ou mesmo pediram demissão pela falta de reconhecimento, salário incompatível, muitas exigências e carga horária desumana. Essa geração veio para nos ensinar algo de bom e como aproveitar a vida melhor.
E como "aproveitar a vida melhor" sem emprego ou pulando de galho em galho a cada ano? Isso é papo furado.
@@vinitulio14 É claro que existem exceção de profissionais que permanecem nas empresas por um longo período. Os que não se adaptaram vão buscar outras atividades nas empresas e até mesmo empreenderem.
@@vinitulio14 então seja escravo da empresa ué.
por isso a importância de canalizar essa revolta (legitima) e se organizar coletivamente em sindicato, partido político, entidade estudantil... essa revolta individual não leva a nada quando a gnt tá contra uma parede
Eu vejo os dois lados.
Gen Z , com raras exceções, é muito mimada. Exige muito e entrega pouco. Querem mudar o mundo, mas não lava um prato em casa.
Outro lado, não é justo trabalhar e receber um salário ridículo.
A constituição federal é clara no art 7: IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;
Agora me digam: como, em 2024, um salário de R$1412,00 vai garantir tudo isso acima?
Se você morar em uma casa minimamente descente, 70% do salário já foi.
a real é que as empresas querem escravos, e eu n to nem falando da geração mais nova. O que as empresas reclamam na contratação é de gente que não quer se sujeitar a humilhação e insalubridade em troca de 1,5 salário minimo. Tem uma diferença muito grande entre as gerações sim, pois antes as pessoas tinham um monte de filhos cedo e eram obrigadas a trabalhar no que aparecesse pelo resto da vida. Mas a dificuldade atual está no fato de que existem menos pessoas com essa arma na cabeça e qualquer jovem racional vai perceber que a maioria dos empregos não são para o longo prazo, são só até vc conseguir algo melhor, e vão dedicar-se a si mesmos e não à empresa, já que critérios de promoção nas empresas nunca foram objetivos.
Acha que faz sentido vc trablhar pesado num estoque de uma empresa por aí pra ganhar o mesmo que a menina que trabalha no escritório com ar condicionado, sendo que vc é capaz de fazer o trabalho dela tbm?
A gente não deveria se acostumar com coisas ruins. Acho válido a Gen Z pleitear melhores condições de trabalho. O modelo de hoje é insustentável pra manter uma vida minimamente digna. E se pensa o contrário, me passa aí seu contato que eu tô precisando contratar mão de obra qualificada e barata pra trabalhar 6 dias na semana.
Nada mais liberal que a crença de que atitudes individuais mudam alguma coisa. Pessoal não entende que manda quem pode, obedece quem tem juízo, principalmente quando se trata do teu sustento. E é justamente para isso que servem formas coletivas de organização, como o sindicato, pq agir individualmente só coloca um alvo nas tuas costas. Mandar um embora é fácil, agora toda uma categoria, o buraco é mais embaixo. Parabéns pelo vídeo!
Não existe não pode. É só dar uma canetada que tudo passa a estar dentro da lei. Esse é o problema do positivismo.
Enquanto houver pessoas dispostas a aceitar esses trabalhos que pagam pouco e exploram muito, os donos de empresas continuarão a nos explorar. Quando a maioria começar a se revoltar e negar esses trabalhos ai sim teremos uma real mudança no mercado de trabalho.
Não é tão simples assim. Tem governos, entidades e riqueza de um país nessa equação. Não é simplesmente só se revoltar e não aceitar trabalhos de subemprego.
Eu acho complicado, já vi depoimentos próximos de pessoas que vestiram a camisa da empresa, acreditou no "somos uma família" e se ferrou bonito, teve seu psicológico, físico moídos, foram demitidos e meteu um "te virar" ou redução de salario, depoimentos de gente na internet que se dedicou tanto a empresa que perdeu a chance de fica com a família, o pai morreu e disse que nunca vai ter aquilo novamente, vídeo que uma mulher falou sobre as empresas pagando salario mínimo para um graduados na área. Ainda nesse contexto, não acreditei até ouvir no dia do meu juramento como farmacêutico falando para não aceitarem empregos abaixo do piso salarial, que era considerado crime de advertência grave. Também acabei de ver um vídeo sobre o cara falando que empresas querem meter salario mínimo até em gente formada, youtube que manda recomendado sobre isso direto e pessoas ao meu redor que fala sobre isso da clt 6x1, Milênios falando que geração tem razão e outros não, até meus amigos não fala de bons olhos.
Na minha é uma, advocacia está pagando salário mínimo, só presta se tiver um padrinho ou fazer concurso. Tá ficando raro algum lugar que pague bem.
Vão sofrer a menos que todos se reunam, se organizem e acabem com tudo isso 😂
Perfeitas suas colocações, Alberto!
Mas e aí? Vamos passar pra parte prática também? Divulgar canais tipo Ian Neves, Orientação Marxista, Jones Manoel, João Carvalho, Ateu Informa, Humberto Matos, etc, pra galera entender a importância da organização, onde procurar e meios para isso.
Bora fazer essa galera entender que a preguiça e a falta de vontade nascem do meio que estão inseridos, não do vácuo ou da moral de uma geração. Mostrar que essa falta de estímulo pode ser revertida no trabalho organizado?
Acho excelente apontar essas questões colocadas por você no decorrer do vídeo, mas o agir e o como agir também precisam vir pra essas mudanças surgirem.
Rapaz, tu só recomendou canal comuna. Um pior que o outro kkkk
Galera precisa é assumir a responsa da vida real, e não achar que papai Estado vai ajudá-los, que algum político vai ajudá-los...
Canais bons de verdade: Bastter, Renato Trezoitão, Bruno Perini (podcast Os Sócios), Guilherme Freire
@@franksinatra6271 Só Bastter se salva, meu Deus. Quanto desqualificado. E olha que nem gosto muito dos stalinistas citados.
@@franksinatra6271 ótima indicação, Guilherme Freire
@@thiagolscardoso para de viajar na maionese, parça. A tal revolução dessa turma definitivamente não vai vir no nosso tempo de vida.
Enquanto isso, precisamos comer. Pagar moradia, comprar casa própria, quem sabe quadrar algum pra velhice.
Vamos falar de vida real e não de delírio de dce em faculdade federal
Revolução também é papo de playboy, isso, se um dia acontecer, vai ser daqui a muito tempo.
Bomba relógio para eles próprios, pois essa atitude só é possível quando se mora com os pais ainda ou recebe algum tipo de mesada para se manter. E infelizmente no curso natural da vida, os pais não estarão sempre presentes, e quando lá pelos 40 anos de idade não tiverem mais a quem recorrer, vão se ver completamente despreparados para vida, sem qualificação, resiliência, falidos e sem a energia para buscar o tempo perdido.
Estão desperdiçando o tempo mais nobre para se desenvolverem que é entre os 18 e 30, e isso passa pela experiência profissional e seus desafios.
Exato!
Isso cola pra filho de rico e classe média, porque filho de "próbi" não podem se dar ao luxo de serem sustentados pelas suas mamãezinhas.
Também não acho que seja específico da geração Z, até porque é impossível que todas as pessoas jovens do mundo (de 15 a 25) tenham as mesmas características de personalidade. Essa coisa de geração W, X, Y, Z não faz o menor sentido...
@@fernandaregina2054 .
Excelente análise.
Olha, longe de mim defender patrão, mas eles tem um ponto.
GenZ é um recorte de muitos. Quem é GenZ da quebrada não pode cair nesse papinho de GenZ playba. Tu não quer se sujeitar a salário ruim? Beleza, mas é teu primeiro emprego, parsa. Tu não quer trabalhar de Sábado? Beleza, troca de trampo, mas fica tempo o suficiente pra aprender alguma coisa. Teu chefe é chato? Todos são. Seu patrão é cuzão? Todos são, a não ser que ele seja seu pai e olhe lá.
Se vc vem de baixo, tem que construir. Tem todo esse papo revolucionário, sindicatos, organização, eleição, etc, mas sabe a verdade? Isso é a LONGO PRAZO. Não é pra você que tá começando agora. Pra você que tá começando agora, faz o teu. Briga pelo teu, luta pelo teu. Engole sapo MESMO. Tem que engolir, porque a vida é assim.
"Ah, mas se a gente não lutar, não melhora!"
Tão contratando gente aposentada por conta desse discurso, gente que se pá já tem casa e diploma, tu que tá começando tem uma mão na frente e outra atrás.
Mantenha o discurso, a política, mas não esquece que daqui a dez anos a experiencia que tu não adquiriu hoje, a faculdade que ce não fez, os 50 trampos que tu ficou 2 meses e não te acrescentaram nada vão te cobrar.
Rapaz, perfeito! Esse é o jogo
Caramba, gabarito!
Eu queria emoldurar seu comentário num quadro!
@@DanielSalgadu o erro também é ficam num trampo durante 9 meses e ficar sendo ameaçado de demissão, pq tentar manter este serviço também não ajudou, não me ajudou e não vai ajudar a manter ninguém no mercado de trabalho, ninguém liga
@@c.a.r.i7785 irmão, eu tenho 39 anos e quebrei varias vezes ao longo da vida tive bons trampos tive trampos subemprego e a vida continuou, não desmereço sua dor pelo contrário entendo mas sou sincero contigo não adianta desistir porque as coisas não estão girando, a vida é assim de altos e baixos mas você deve continuar meu chefe um dia desses falou uma frase simples porem poderosa "tudo passa" seja de bom ou ruim, talvez você esteja em um momento ruim da sua vida mas lembre-se "tudo passa" continue na sua luta uma hora o eforço é recompensado. Força irmão 💪
Vejo que algumas correntes do webcomunismo acham que defender os direitos do trabalhador é ser contra o trabalho. Mas, na real, como trabalhador, o que eu quero é ter mais oportunidades para crescer, aprender e continuar evoluindo na minha profissão, sem ser explorado. Seja no emprego atual ou em outros. E isso independe do sistema, seja no capitalismo ou comunismo, o que importa é que as indústrias sejam voltadas para criar um ambiente saudável, de desenvolvimento e bem-estar - e se deixar tudo na mão dos patrões, não vai pra nenhuma dessas duas direções.
No capitalismo, a única métrica que importa é o lucro. Se o trabalhador estiver com a saúde e o psicológico ruins mas ainda sim batendo as metas, tá ótimo pra empresa.
Se esse funcionário for facilmente substituível por outro, melhor ainda.
Essa é a lógica empresarial dentro do capitalismo.
Você falou a palavra chave, controle. Os dondocos querem controle total mas não só da própria vida, mas da vida de todo mundo. Querem ser os deuses na terra não é? Peninha que também são mortais 😂
É triste, mas desse jeito vai acabar uma geração inteira trabalhando no uber e ifood
Onde trabalho contratamos dois jovens esse ano, empresa super flexível e de boa. Nenhum dos dois conseguem entender regras básicas de horário e do que precisar entregar, independente de informarmos de maneira escrita, verbal.
Foi o primeiro vídeo que assisti do seu canal. Gostei bastante da qualidade. Qual equipamento você utilizou para a filmagem? Câmera show de bola.
Salve! Conheci seu canal por conta de um react do Edson castro oficial e estou estou achando incrível.
Eu até entendo isso de se sentirem desvalorizados por muitos trabalhos mas, na prática, vão precisar se sustentar de alguma forma. E aí? Como irão fazer isso se a maioria dos trabalhos são subempregos e é difícil empreender nesse país?
Não sou gen Z e sei que é um caminho natural a gente olhar para as gerações mais novas e pensar que a nossa era melhor, que agora querem tudo na moleza e etc. Não gosto desse tipo de raciocínio e sei que o ser humano é produto de diversos fatores exógenos, então tento contemporizar muita coisa. Só que seu vídeo me lembrou de uma matéria que saiu essa semana, de pessoas que levam os pais em entrevista de emprego. E não foi a primeira vez que vi registros sobre isso. Tenho amigos que são coordenadores em universidades e que mencionam que tem sido cada vez mais comum receberem visitas de pais e até avós tentando resolver problemas de alunos, acabam se sentindo num grande colégio. Não sei até que ponto isso é uma tendência negativa, mas tem sintomas aí que precisam ser melhor pesquisados e só teremos a noção do impacto quando os gen Z tiverem uma geração alfa para poder reclamar a respeito
Enquanto as pessoas dependerem de dinheiro pra sobreviver, a merda vai continuar. Eu defendo a geração Z que busca estudar e se organizar contra os problemas reais, mas eu não consigo cobrar de uma pessoa que ela aceite ser explorada.
Eu não contrato geração Z mais,já tive experiências ruins o suficiente com esse pessoal.
Quem precisa contratar essa geração esta perdido, alienados, nao sabem escrever direito, se vestir ou conversar mas querer exigir cargos de chefia, eles sao tipo as feministas que querem so a parte boa dos direitos agora das obrigações elas fogem igual o diabo foge da cruz.
Ficar numa empresa a vida inteira e coisa do passado empresa nenhuma vale a pena se esforçar 😮😮😮😮😮
Num da dica Star, deixa os milenials ficar uns 10 anos sem competição com jovens, so ate nois dar entrada na nossa casa.
#fimda6×1 vida alem do trabalho, na verdade só precisamos amadurecer o movimento e aproveitar essa janela para organizar os sindicatos para forçar a melhorar os salários e as carga horária
Não terão funcionários nessas empresas
Sonha que não terao🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@Ricardo.3 vai ter os Boomers.
@@negaogamer6864 e quando eles morrerem?
Um grande problema no Brasil é o imposto, o seu chefe te laga o dovro do seu salário o peoblema que é que o estado leva uma metade e você dica com a outra
Nao é nem questao de geracao é questao de que as pessoas acordaram pra vida e n querem ser mais exploradas
Tecnicamente sou da geração Z, nasci em 99. Mas a geração entre 95-01 acho que fica num limbo entre Millenial e Z.
Tem coisas que sinceramente, não tem como não ser preguiça. Já lidei com alguns de 18-19 anos que nem comparecer a uma reunião às 15h queriam (e não era por estar entregando outra tarefa, era pq estavam indo pra academia naquele horário). Entregar uma demanda razoável no prazo acordado por eles mesmos era um absurdo. E quando eram cobrados, choravam (literalmente). Trabalhar 4 a 6h por dia estagiando era um martírio.
Acho muito estranho uma diferença tão grande de comportamento com tão poucos anos de diferença (tenho 25, por exemplo). Me faz pensar que é um efeito do contato com a internet que esse pessoal teve desde muito cedo e uma criação que protegeu demais (talvez tenha um recorte de classe aqui).
Enfim, só sei que nem eu nem outros colegas aguentamos trabalhar com esses mais jovens por muito tempo, a gente nem sabia como lidar com isso, ao menor conflito, era choradeira e crise de ansiedade. Acho que não vai demorar até sair algum estudo bem parecido aqui no Brasil.
95 a 2001 é mais Millenium que Z no comportamento
Trabalhei com 2 moças assim da geração Z, as crises de ansiedade 😑 mas só qdo era conveniente pra elas... a falta de compromisso e preguiça era grande.
Dê a ordem, camarada Alberto!
A questão é que as empresas querem pagar salário de fome aí não da tem empresa que tem condição de pagar 3 mil por mês mas não pagam por que não querem .
Sim o governo pode ter sua parcela de culpa mas as empresas tem que olhar o lado do empregado
Que câmera boa! É a mesma que usa pra lives?
Focou muito na parte organizacional(lado do empresário) e esqueceu que o mesmo depende da Geração Z, afinal, do que adianta ter capital, sendo que, a própria empresa não consegue segurar um funcionário por 6 meses(falta de adaptabilidade)? Você menciona também que as empresas possuem recursos para contratar pessoas +40 e concordo contigo, porém, as pessoas se aposentam, saem das empresas, acabam falecendo etc, em suma, tudo volta ao degrau zero: sobrou apenas a Gen Z.
A Geração Z vai fazer a maior revolução no mundo do trabalho(entenda revolução como mudança nas estruturas) e lembrando que nem começamos a debater a Geração Alpha(que nasceu a partir de 2012).
Não vai ter revolução nenhuma 😂😂😂. Vai ficar cada vez pior, acostume-se.
@@rc-1983 Será que as grandes empresas conseguem manter o alto rendimento com uma instabilidade gigantesca de funcionários(pedem demissão em 1 semana)? Resumidamente, eles provavelmente irão se adaptar ou quebrar.
Melhor eles se organizarem nos sindicatos pq eu já tô com muita dívida kkkk quantos antes se organizar melhor galera. Se tão podendo escolher emprego, ajudem os millenials, boomers, pq amanhã vcs vao estar velhos no mercado e com pouca experiência
Meu irmão, chegou numa situação que pra arrumar emprego tem que fazer mapa astral, TOMA VERGONHA NA SUA CARA E DEIXA DE SER MOLEQUE!
A culpa não é de geração nenhuma não, é de passa pano igual a você que tenta defender condições vergonhosas pro trabalhador.
Na realidade, você vai viver com seus pais dos 20 até 40+ e não vai ter nada do mesmo jeito com esse pensamento. É melhor trabalhar por pouco e ter algo do que não trabalhar e ficar dependendo dos pais.
Sim tenho 30 anos, sou aqueles velhos 50+ não!
Perfeita colocação,Alberto. Tenho totalmente essa visão. Concordo a visão da gen z(apesar de não gostar dessa separação pois isso foi criado do marketing). É bom que os trabalhadores comecem a perceber essa exploração mas achar que o que acontece hoje e organização de classes é besteira. Sindicatos sequer tem novos sindicalizados e querendo ou não, neste sistema atual, são a forma de lutar contra essa opressão. Outro ponto é que essa analise é para um publico especifico, na maioria de classe media, pois a maioria da juventude sequer encontra trabalho no Brasil, visto a situação econômica do país. Me pega muito o discurso antitrampo, pois ignora a realidade pratica. Ao invés de se organizar, se atomiza na internet.
Só teremos mudanças através de batalhas. Querem continuar trabalhando com esses salários horrorosos?
Fica em casa, é simples.
@@Ricardo.3não é a toa que pagam salários vergonhosos, por pessoas pensarem assim como você. A questão é complexa. Quem pensa e raciociona realmente se revolta.
@@Ricardo.3estão ficando
@@estudantess As pessoas pensarem como eu???? Eu falei que se não esta bom deve ficar em casa, ou voce tem alguma outra sugestão diferente dessa caso a pessoas nao esteja feliz com o salario??
@@haryen8876 Eu sei, os pais estão trabalhando triplicado pra sustentar marmanjo barbado, ainda bem que sempre usei preservativo e esse B.O eu não tenho.
Ética de trabalho no neoliberalismo == "Cale a boca e faça exatamente tudo que eu te mandar, lacaio"
Não precisa, não.
A parte do preparado eu acho complicado, pq eles exigem competência que nunca foi cobrada deles inicio de carreira, essa galera não sabe salvar um pdf . e fala que a gent enão e capacitado, demora tempo, o boomer e o milenium tiveram sorte pra caramba no mercado, e a culpa e nossa, acho complicado
Pois é, é isso que não faz sentido pra mim também.
Acho que esse pessoal está discutindo coisas que não fazem sentido. Usam estudos de outros países e acham que se aplicam a realidade brasileira.
Ótima análise
é só fazer o L que tudo melhora kakkakakakaka
União de classe é foda!! Kkk
União de classe é a resposta
Desculpe porém, quando crescemos fomos programados pra receber o que vocês nos deram, fomos enlatados dos usa dás 9 as 6 ai somos assim
???????
Vota no Lula geração, que a situação melhora. kkk
Mas não foi a geração Z que elegeu o Lula e a Dilma, nesse período a geração Z ainda estava nascendo ou era criança obviamente não votam.
não consegui assistir o vídeo todo não...o cara não sabe literalmente nada do que ele fala... O dia que esse cara encarar uma escala 6x1 e sem cateira assinada eu termino de assistir um vídeo desse TCHOLA.
Cara, não sei pq o youtube me recomendou, nunca assisti esse canal, mas pelo teor dos comentários, isso aqui é canal de canhotos. Nego falando em sindicatos, e a ironia é que justamente essa semana eu tive que perder meio dia de trabalho e horas de deslocamento pra ir no sindicato da minha categoria e entregar uma carta pra não deixar esses parasitas tomarem parte do meu dinheiro.
se tivesse assistido ao vídeo, entenderia que o meu ponto é exatamente o seu.
Tanto ele como eu queremos o fim da escala 6x1
É uma geração que já precisa aceitar que vai ser mais pobre e que o tem poder pra mudar nada no sistema. Então é melhor aceitar isso e ralar o coco pra sobreviver
Gen Z - Olá, vim para a vaga de emprego
Recrutador - Ótimo, o salário é esse
Gen Z - Vocês sao loucos, não vou trabalhar por essa miséria de salário
Recrutador - Ok, então tchau, próximo
No final do dia a conclusão foi: o recrutador encontrou outro candidato para ssumir a vaga e o Gen Z está sentando no sofá de casa ainda desempregado, sem 1 real no bolso mas cheio de razão, ai com essa razão toda ele compra o que precisa 🤣🤣
😂😂😂😂 desse jeito!
Delírio seu, hoje em dia ninguém consegue mais entrevista, imagina falar isso
@@anaalicesantana4217 Não conseguem porque não aceitam cumprir regras, então que fiquem em casa.
Patrão rima com ladrão 😮😮😮