- 19
- 38 501
Refrigeração & HVAC
Brazil
Приєднався 30 вер 2020
Instalação de Condicionador de Ar do tipo Split System (Sistema Separado) - Instruções Básicas
Vídeo com Instruções Básicas de Instalação de Condicionador de Ar do tipo Split System (Sistema Separado)
Переглядів: 29
Відео
Funcionamento BÁSICO do Ciclo/Circuito de Refrigeração - Vídeo Aula 01
Переглядів 10711 місяців тому
Videoaula (Para iniciantes) sobre o Funcionamento BÁSICO do Ciclo/Circuito de Refrigeração. Depois postarei mais videoaulas. Assistam, também, esses vídeos: ua-cam.com/video/HnKnh4G_Gz0/v-deo.html ua-cam.com/video/ZSRUMX1ug8A/v-deo.html ua-cam.com/video/AYigYvDWAv0/v-deo.html ua-cam.com/video/NF6d5pNG3-Y/v-deo.html
Torres de Resfriamento e BACs (Bombas de Água de Condensação)
Переглядів 4192 роки тому
Torres de Resfriamento e BACs (Bombas de Água de Condensação)
Vídeo (antigo) sobre a Substituição de um Motocompressor num Refrigerador Doméstico (Geladeira)
Переглядів 482 роки тому
Vídeo (antigo) sobre a Substituição de um Motocompressor num Refrigerador Doméstico (Geladeira)
Exemplo de um Ciclo de Refrigeração (Circuito Frigorífico ou Frigorígeno)
Переглядів 1512 роки тому
Exemplo de um Ciclo de Refrigeração (Circuito Frigorífico ou Frigorígeno)
Vídeo (antigo) sobre Condicionador de Ar do tipo Janela (C.A.J.)
Переглядів 352 роки тому
Vídeo (antigo) sobre Condicionador de Ar do tipo Janela (C.A.J.)
SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO 2 (Princípios básicos dos Cálculos)
Переглядів 3,8 тис.2 роки тому
Link do vídeo 1: ua-cam.com/video/HnKnh4G_Gz0/v-deo.html
SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO 2 (Princípios básicos dos Cálculos) - Continuação
Переглядів 5482 роки тому
SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO 2 (Princípios básicos dos Cálculos) - Continuação do final do vídeo 2.
Ilustração do funcionamento do compressor (Valeo) p/ condicionador de ar veicular
Переглядів 2413 роки тому
Ilustração do funcionamento do compressor (Valeo) p/ condicionador de ar veicular
Funcionamento do MotoCompressor Hermético Scroll
Переглядів 533 роки тому
Funcionamento do MotoCompressor Hermético Scroll
Aeroporto do Galeão abriga "maior ar condicionado" do RJ
Переглядів 2763 роки тому
Aeroporto do Galeão abriga "maior ar condicionado" do RJ
Os Acessórios: Visor de Liquido e Filtro Secador
Переглядів 1,8 тис.4 роки тому
Os Acessórios: Visor de Liquido e Filtro Secador
As 3 linhas do Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor
Переглядів 3664 роки тому
As 3 linhas do Ciclo de Refrigeração por Compressão de Vapor
SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO (Princípios básicos)
Переглядів 30 тис.4 роки тому
SUPERAQUECIMENTO e SUBRESFRIAMENTO (Princípios básicos)
Princípios de Refrigeração - Vídeo Antigo1
Переглядів 1794 роки тому
Princípios de Refrigeração - Vídeo Antigo1
Princípios de Refrigeração - Vídeo Antigo2 (continuação)
Переглядів 2414 роки тому
Princípios de Refrigeração - Vídeo Antigo2 (continuação)
muito bom!!
Perfeito..... 👍
o compressor succiona vapor para liquido , pois essa é a funcão compressor succionar ,comprimir , e descarrega ,o fluido refrigerante, e no dispositvo de expansão que o fluido refrigerante perde pressão saindo do estado de liguido com media pressão e media temperatura para passar na expansão e virar vapor com baixa pressão e baixa temperatura para evaporar no evaporador , pois a função do dispositivo de expassão e causa um desequilibrio do fluido refrigerante entre o condensador e o evaporador
succiona vapor para liquido? Isso não existe e não entendi o que escreveu!... Pressão "não se perde", esse é um grande vício de linguagem... Não existe na termodinâmica o conceito de "média pressão e média temperatura"... E o dispositivo de expansão eleva a entropia do fluido refrigerante provocando a mudança de fase a entalpia constante.
Subresfriamento é a temperatura em que o estado fisico do liquido ainda não evaporou dentro do evaporador. Basta você lembrar que o dispositivo de expansão não consegue mudar o estado físico do liquido para gasoso mas consegue reduzir temperatura e pressão liberando o fluido em forma de gotículas. A gente usa 0°C pois essa é a temperatura que o vapor de água presente no ar se solidifica na pressão de 1atm nível do mar. Dei uma estudada profunda e foi isso que eu entendi.
Mas lembrem se que para o subresfriamento e superaquecimento esse 0°C não é 273,15k. O grande erro do povo é esse. Corrigindo: Esse 0°C é a temperatura do fluido em estado de liquido no condensador. Esse 0k é com o compressor desligado ou sistema equalizado.
Depois que se formou gelo no congelador o problema foi resolvido pois o vapor de água é o primeiro a mudar de estado físico entre os gases no ar. E quase tudo possui água, desde carnes e legumes.
Infelizmente seu texto está incorreto. Como disse no vídeo, Subresfriamento não é "um valor de temperatura", Subresfriamento é um DIFERENCIAL (ΔT) . Há mudança de estado físico sim do fluido no dispositivo de expansão, basta verificar o ciclo básico num diagrama (gráfico de Mollier) pressão versus entalpia. Usar 0ºC fazendo referência ao vapor d'água está errado, não se usa água (umidade) como fluido refrigerante no ciclo por compressão de vapor.
Essas referências de 0ºC como temperatura do estado físico do fluido refrigerante liquefeito no condensador estão totalmente equivocadas.
@@josedecastro7114 Eu cheguei nessa conclusão usando exatamente o gráfico de Mollier. Não me refiro a 0°C como umidade da agua. Voce tem varios tipos de quimicos como o Oleo mineral, Alcool, Oleo vejetal, e outros elementos que precisa de uma temperatura menor ou maior que 0°C para passar para solido (gelo). Você esta certo e Subresfriamento é um diferencial sim mas baseado em temperatura. Mas para desenhar no grafico voce pode usar a temperatura em °C ou a constante k como achar melhor.
Quais equipamentos se estas medições? Geladeira, freezers, bebedouros , precisa fazer?
Sensacional a sua exploração!!! Uma dúvida: super-aquecime oscilando e não estabiliza oq pode ser??
Depende do sistema. Podem ser várias possíveis causas. Se o dispositivo de expansão do sistema for uma VET (Válvula de Expansão Termostática) mecânica ou eletrônica, a VET pode ser a causa da variação do Superaquecimento. Problemas mecânicos no compressor que possam alterar sua compressibilidade e taxa de compressão, também podem contribuir para a variação do Superaquecimento. Variações bruscas na carga térmica (variações na ventilação no Evaporador, por exemplo) também, em fim, cada sistema (de um Split, ou Câmara Fria ou um Chiller, por exemplo) pode ter causas raízes iguais ou distintas que possam contribuir para a variação do Superaquecimento.
Professor tem algum aparelho que detecta qual tipo de gás o equipamento está usando caso não esteja marcado na máquina
Sim, tem o Analisador de Gás e o Identificador de Gás. Um exemplo é um aparelho (REFRIGERANT ANALYZER) da marca Mastercool, e também o Identificador da Marca Eutronics
Muito Obrigado Deus Abençoe @@josedecastro7114
Muito bom o vídeo. Sem palavras. Sobre o subresfriamento e superaquecimento de um ar-condicionado automotivo que utiliza o r134a,como calcular ,qual seria o ideal para cada fase.
O método de cálculo é exatamente o mesmo. Porém, em condicionador de Ar automotivo convencional (que não tem compressor com motor elétrico) a rotação sofre muitas alterações, o Subresfriamento é o pior de calcular porque tem alternância no funcionamento da ventoinha, más o Superaquecimento pode ser calculado com o motor do veículo na baixa rotação padrão, o cálculo do Superaquecimento é a Temperatura da sucção menos a temperatura de evaporação (vaporização). Encontra a temperatura de evaporação através da pressão de sucção correspondente para o R-134a.
@@josedecastro7114 entendi. Então com base nessas informações eu consigo dizer que a melhor forma de se fazer uma recarga seria realmente pela pressão analisando a leitura no manômetro e não por peso, né isso? Pois é asim q eu faço,por pressão baseada na temperatura ambiente.
@@gabrielalexandresilva2609 Não... Uma coisa é o fenômeno do Superaquecimento, havendo Superaquecimento (positivo) significa que não terá retorno de fluido líquido para o compressor através da linha de sucção. Outra coisa é o método de carga de fluido/gás, usando o valor da massa de gás (informado pelo fabricante) é sempre o melhor método para sistemas automotivos. Usar a carga de gás se orientando apenas pela pressão não tem como precisar a quantidade exata de massa que entrou.
Só gratidão 🛐
Ótimo. Respondeu a dúvida que tive no primeiro vídeo. Gratidão.
Muito bom parabéns
Bom dia vc pode me dá uma resposta A pergunta do texto O condensado é utilizado para: A - condensar os vapores d Água do ar B - Elevar a pressão do fluido refrigerante C - liquefazer o fluido refrigerante D - Esfriar o fluido refrigerante do sistema Quero um resposta certa
A saída de ar da evaporadora oscila a temperatura em máquina inverter?
Parabéns !! Muito obrigado pelos esclarecimentos!!
Mto bom
No evaporador o fluido refrigerantetem que .sair do evaporador 100% vapor superaquecido. Por isso tem fazer a carga por peso. Massa .
Boa noite. Teve uma coisa q nao entendi, o senhor falou que quanto mais liquido no evaporador mais irar absorver calor, isso quer dizer que irar esfriar melhor. Mais quando eu coloco mais gas isso faz com quer a tempraura de evaporacao fique mais alta e pela logica esfriaria menos. Nao estou entendendo mais nada.
Sim, a absorção de energia térmica (calor) é proporcional a quantidade de líquido que evapora. Durante o processo de adicionar fluido (colocar mais massa de gás) as pressões se elevam, porém a elevação da temperatura de vaporização/evaporação deve ser temporária e deve voltar a tendência de queda durante a redução da própria temperatura do meio que está sendo resfriado (o Ar ou a água). A temperatura de vaporização/evaporação deve se estabilizar no valor projetado para o sistema (de resfriados, congelados ou de condicionamento de ar)
O que faço com as informações que obtenho do sub resfriamento e sub aquecimento. Como uso isso na prática.
São várias ações que podem ser tomadas com os valores do Sup e Sub. Um exemplo simplificado é que, quanto menor (próximo a zeroºC) o Superaquecimento, mais "cheio" de líquido o evaporador vai estar. Quanto mais líquido no evaporador melhor é a extração de energia térmica (calor), porém, quanto menor o Superaquecimento o risco de ir líquido para o Compressor (com as oscilações de carga térmica) é maior, e líquido no Compressor (a depender da quantidade que chegar) vai ocorrer Golpe de Líquido e/ou Calço Hidráulico. No caso do Subresfriamento, quanto menor o valor significa que tem "pouco líquido" sendo condensado pelo Condensador. Esses são apenas alguns exemplos. O importante é deixar ambos (Sup e Sub) dentro das faixas de segurança que também são recomendadas pelos fabricantes. Como ajustar o Sup e o Sub também depende de outros vários fatores...
Muito bom
Parabéns por ter ilustrado com tanta clareza o que realmente acontece durante a ocorrência do sub resfriamento e superaquecimento
Ótima explicação, muito didática. Parabéns! Se possível faça uma demonstração destes fenômenos na prática, seria muito bom.
Como faço para diminuir ou extinguir esse líquido na saída do evaporador? Retirando um pouco de fluido refrigerante do sistema seria ideal?
Para extinguir líquido na saída do evaporador deve-se assegurar que exista o Superaquecimento, se existe Superaquecimento no evaporador não existe fluido líquido na saída do mesmo. No ciclo funcionando/operando normalmente não deve ter fluido no estado líquido na saída do evaporador, líquido é incompressível, se o compressor receber líquido (a depender da quantidade) pode sofre golpe de líquido ou calço hidráulico. Em ciclos (sistemas) que trabalham com baixas temperaturas de evaporação utiliza-se um acessório chamado de acumulador de sucção (separador de líquido) para evitar, caso ocorra a inexistência de superaquecimento e o retorno de líquido, a ida de fluido liquefeito do evaporador ao compressor.
muito bom ! parabens