Na minha opinião, o uso da lâmpada incandescente ou halógena série é obrigatório para a manutenção de qualquer equipamento, pois evita ou diminui o agravamento da situação do aparelho, além de proteger a integridade do técnico. Eu particularmente, tenho um circuito com 8 lâmpadas (2 de 15w, 3 de 60w, 2 de 100w e 1 de 105w), cada uma com seus respectivos interruptores, que aciono conforme o consumo. A potência da lâmpada série deve ser em torno de 2.5x superior a do aparelho testado. Parabéns por mais esta grande aula, Mestre Burgos! Abraços e o like costumeiro!
@@Burgoseletronica05 Exatamente amigo! Porém já peguei alguns casos que precisei colocar uma potência um pouco maior que 3 vezes em relação ao consumo do aparelho. Acredito que isto ocorra devido ao fato da potência real ser maior que a indicada! Abraços!
Excelente matéria, excelente vídeo, como sempre, altamente didático. Parabéns mestre. Por favor responda a minha pergunta. Depois de trocar ponte rectificadora, varistor e fusível, de um carregador de bateria de lítio, quando liguei á lâmpada série, a lâmpada série ficou piscando. Pode fazer o favor de me dar sua opinião sobre o que poderá estar acontecendo? Será que o carregador está já em bom estado? Poderia eu ligar a rede elétrica? Muito obrigado desde já, e muito sucesso.
Olá Professor. Lâmpada em série é bem discutível, pois alguns técnico adoram, e outros simplesmente abominam o seu uso. O sigo o Vinícius Uebe do Canal Uebe Vintage e ele usa em quase todo o vídeo que lança. Pegando o macete dela, acho que é um bom equipamento para a bancada. E até mesmo para proteção do próprio profissional. Agora, gostei da sua dica e utilizar ele para acelerar o aquecimento do ferro de solda. Um forte abraço professor.
liguei uma inversora de solda e a lampada ligou meio estagio....é como se estivesse em meia fase...ela fica ligada o tempo todo só que mais fraca....pelo q li na maquina é um consumo de 25A em 220v, o que dá uma potencia de 5500W e a lampada é uma halógena de 100W.....é como testar um chuveiro.....quase derrete os pinos do plug do testador......agora imagina uma banca de lampadas pra suprir essa potencia toda....kkkkk
Lâmpada de 60 ou 70 W incandescente pode ficar em série com o ferro quando não se está usando. E para usar fazemos a ligação direta do ferro na tomada.
Oi.. boa tarde Luiz burgos boa esplicação. A lâmpada série tem várias utilidades. Coisa que muitos técnicos não conhece. e nós ajuda muito nos testes cada dia que assistimos esses vídeos agente vai aprendemos mais. Valeu professor, Deixe de postar esses vídeos importante, Isso nos ajuda muito. Obrigado. 🤝
Obrigado meu amigo, estou começando agora na área de eletrônica e tinha essa dúvida para saber a diferença em detectar curto entre o multímetro e a lâmpada em série…
Estou com uma placa de motor de portão da garen, ela é chaveada. O rapaz chegou com o capacitor grande na mão dizendo que soltou e ele foi tentar encaixar com a placa ligada e deu um estouro, provavelmente ele inverteu. Bom, testei o capacitor com capacimetro e capacheck e está bom, coloquei de volta refiz a trilha destruída e coloquei outro fusível. Liguei na lâmpada série e a lâmpada acendeu um pouco forte, PROCUREI O CURTO COM O MULTIMETRO E NÃO ENVONTREI. Interessante é que mesmo assim eu consegui configurar um controle, e coloquei lâmpadas como carga para simular o motor, e a placa responde normalmente, mas a lâmpada serie esta mais forte do que as lâmpadas que fazem as cargas. Estou sem entender, você já viu algo assim? Só não sei testar esse trafo e nem o circuito de feedback, mas é possível dar problema nessa parte mesmo respondendo aos comandos?
BurgosEletronica, como faço para identificar a potência de saída e de entrada de uma placa, sem antes ir colocando as lâmpadas em série em casos que não se tem a capacidade da potência de entrada ou saída, por se tratar de uma placa usada. Obrigado deis de já, por compartilhar esse valiosíssimo conhecimento, um abraço.
Boa noite. Se o sr puder me tirar esta duvida agradeço. Acabei de chegar em seu canal. Eu quero colocar uma lâmpada no meu video game (pra indicar o funcionamento, pois ele não indica nada quando esta funcionando), é um super nintendo antigo. Eu só tenho aqui agora uma lâmpada bem pequenina (já no soquete e bem prática) de teste automotiva (usada pra ver continuidade e testar farois, etc) , que por sinal tem o mesmo tamanho das lâmpadas de led que indicam o funcionamento dos vídeo games.. Quero ligar nos 5V do transistor (entra 14v, 12v e sai 5v pra funcionar o aparelho) ou em outro lugar que saia 5v da placa. Vi que muita gente usa a lampada de led (que varia de 1,5 a 5V) com um resistor no positvo pra diminuir a tensão e não queimar a lampada, mas essa lâmpada minha já é maior, é incandescente, porem bem pequenina de carro...... Precisa do resistor ligado no circuito também? A fonte do vídeo game é de 17W 10V 850 ma. Sucesso. Feliz ano novo.
O MEU MODELO É UN40H5500AGXGD , 40POL SMART COMO VC IDENTIFICA A LINHA DE 5 VOLTS E A DE 12 NA PLACA? E COMO VC TESTA OS COMPONENTES? SEM RETIRAR DA PLACA? ONDE ENCONTRAR LAMPADAS DE FILAMENTO JA QUE NO MERCADO NÃO SE ENCONTRA? PODEMOS MONTAR UM ESQUEMA SEMALHANTE EM VEZ DE LAMPADAS COM FILAMENTO?
bom dia professor Luis Carlos eu liguei uma fonte de uma tv semp toshiba sem nenhum a carga na lâmpada em série e quando ligo o stand by ela acende forte e apaga e depois acende novamente e volta a apagar, será que tem curto na placa, se puder me dar uma orientação ficarei agradecido.
Olá, tudo bom? Eu assisti seu vídeo antes de comprar uma lampada, mas nem tive tempo de observar a potência dela, acabei levando uma de 42W, será que dá certo em reparação de curto? Desde já, agradeço.
professor tenho uma placa amplificadora da gradiente a mp 80 e esta com um problema que é o seguinte: A placa funciona perfeitamente porém a lâmpada acende muito fraca o tempo todo e quando eu meço a tensão ela esta correta mas com o multímetro aterrado no negativo eu toco com a ponta vermelha na carcaça em cima de uma linha de capacitores eletroliticos e todos apresenta tensão em outra linha de capacitores não apresenta tensão, com todos estivessem com fuga e a lâmpada fica mais forte quando almenta o som. Isso acontece desde o capacitor de 4700nf até o último capacitores desta linha. O que pode ser? Tem um curto mas não acho.
Professor, e quando ë série 12v que ela não acende forte, não apaga e fica fraquinha ? Entendi mais ou menos no fim do vídeo, detalhe que também aí ninguém explica direto este conceito de ela ficar acesa mesmo com o equipamento sem curto. Faz um vídeo demonstrando, se possível, o conceito para reparos DC DC
@@Burgoseletronica05 se for possível depois vc pesquisa com esse modelo pra tentar me ajudar,ou quem sabe fizesse um vídeo sobre o esquema dele,garanto que muita gente ia assistir
@@Burgoseletronica05 Só em lojas de bairro, mas creio que é muito raro achar, até os "transformadores eletrônicos" para dicroica não vendem mais, procurei pra um projeto e não achei tive que confeccionar a placa, na verdade é um circuito simples com dois MJE 13007 e um punhado de componentes.
Na minha opinião, o uso da lâmpada incandescente ou halógena série é obrigatório para a manutenção de qualquer equipamento, pois evita ou diminui o agravamento da situação do aparelho, além de proteger a integridade do técnico. Eu particularmente, tenho um circuito com 8 lâmpadas (2 de 15w, 3 de 60w, 2 de 100w e 1 de 105w), cada uma com seus respectivos interruptores, que aciono conforme o consumo.
A potência da lâmpada série deve ser em torno de 2.5x superior a do aparelho testado.
Parabéns por mais esta grande aula, Mestre Burgos!
Abraços e o like costumeiro!
Beleza meu amigo. Como disse entre 2 e 3 vezes o consumo máximo do aparelho.
@@Burgoseletronica05 Exatamente amigo!
Porém já peguei alguns casos que precisei colocar uma potência um pouco maior que 3 vezes em relação ao consumo do aparelho. Acredito que isto ocorra devido ao fato da potência real ser maior que a indicada!
Abraços!
Usei muito a lâmpada em série quando fazia manutenção nas TVs antigas, era muita útil quando o defeito era na saída horizontal ou na fonte.
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Grande professor....aprendi muito com seus cursos. Forte abraço
Beleza meu amigo. Grande abraço.
EXCELENTÍSSIMA VIDEO-AULA PROFESSOR BURGOS, PARABÉNS ! ! !
Beleza meu amigo. Abraços.
Excelente matéria, excelente vídeo, como sempre, altamente didático. Parabéns mestre. Por favor responda a minha pergunta. Depois de trocar ponte rectificadora, varistor e fusível, de um carregador de bateria de lítio, quando liguei á lâmpada série, a lâmpada série ficou piscando. Pode fazer o favor de me dar sua opinião sobre o que poderá estar acontecendo? Será que o carregador está já em bom estado? Poderia eu ligar a rede elétrica? Muito obrigado desde já, e muito sucesso.
Pode ligar na rede direto
Olá Professor. Lâmpada em série é bem discutível, pois alguns técnico adoram, e outros simplesmente abominam o seu uso. O sigo o Vinícius Uebe do Canal Uebe Vintage e ele usa em quase todo o vídeo que lança. Pegando o macete dela, acho que é um bom equipamento para a bancada. E até mesmo para proteção do próprio profissional. Agora, gostei da sua dica e utilizar ele para acelerar o aquecimento do ferro de solda. Um forte abraço professor.
Beleza meu amigo. Eu mesmo não uso mas como disse tem bastante gente que gosta. Abraços.
Olá boa noite eu acisto teus vídeos sa ótimos,gostaria de saber como armar uma fonte sem a principal
Já fizemos vídeos sobre isso aqui no canal.
liguei uma inversora de solda e a lampada ligou meio estagio....é como se estivesse em meia fase...ela fica ligada o tempo todo só que mais fraca....pelo q li na maquina é um consumo de 25A em 220v, o que dá uma potencia de 5500W e a lampada é uma halógena de 100W.....é como testar um chuveiro.....quase derrete os pinos do plug do testador......agora imagina uma banca de lampadas pra suprir essa potencia toda....kkkkk
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Boa noite. Obrigado por esclarecer essa minha dúvida, da pergunta que fiz em outro vídeo.
Beleza meu amigo. abraços.
Poderia explicar mais sobre a lâmpada de serie com o ferro de solda ?
Lâmpada de 60 ou 70 W incandescente pode ficar em série com o ferro quando não se está usando. E para usar fazemos a ligação direta do ferro na tomada.
Beleza prof. Eta show de aula , quando eu crescer; vou aprender!
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Muito bom professor, parabéns!
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Perfeita explicação, nota 1000 👏👏👏
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Bem explicado show de bola parabéns
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Oi.. boa tarde Luiz burgos boa esplicação. A lâmpada série tem várias utilidades. Coisa que muitos técnicos não conhece. e nós ajuda muito nos testes cada dia que assistimos esses vídeos agente vai aprendemos mais. Valeu professor, Deixe de postar esses vídeos importante, Isso nos ajuda muito. Obrigado. 🤝
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Obrigado meu amigo, estou começando agora na área de eletrônica e tinha essa dúvida para saber a diferença em detectar curto entre o multímetro e a lâmpada em série…
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Top a aula professor 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Professor faltou explicar a utilidade da lâmpada na saída com mais clareza. Luís Carlos parabéns pelo seu trabalho ao longo de todos esses anos...
A lâmpada da saída é só carga para a fonte
Estou com uma placa de motor de portão da garen, ela é chaveada. O rapaz chegou com o capacitor grande na mão dizendo que soltou e ele foi tentar encaixar com a placa ligada e deu um estouro, provavelmente ele inverteu. Bom, testei o capacitor com capacimetro e capacheck e está bom, coloquei de volta refiz a trilha destruída e coloquei outro fusível. Liguei na lâmpada série e a lâmpada acendeu um pouco forte, PROCUREI O CURTO COM O MULTIMETRO E NÃO ENVONTREI. Interessante é que mesmo assim eu consegui configurar um controle, e coloquei lâmpadas como carga para simular o motor, e a placa responde normalmente, mas a lâmpada serie esta mais forte do que as lâmpadas que fazem as cargas. Estou sem entender, você já viu algo assim? Só não sei testar esse trafo e nem o circuito de feedback, mas é possível dar problema nessa parte mesmo respondendo aos comandos?
É possível sim dar problemas nestas partes.
Faz vídeo/S sobre falhas na tela das tvs moderna!
Problemas d flets aquecendo e ci's!
Obrigado!
Aí terá que ser curso.
Top a aula 👍👍👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Beleza meu amigo. abraços.
BurgosEletronica, como faço para identificar a potência de saída e de entrada de uma placa, sem antes ir colocando as lâmpadas em série em casos que não se tem a capacidade da potência de entrada ou saída, por se tratar de uma placa usada. Obrigado deis de já, por compartilhar esse valiosíssimo conhecimento, um abraço.
Aí seria bom você pesquisar sobre a placa na internet de que equipamento ela é.
Boa noite professor Luiz Carlos burgugo vc está lá na esquina façio
Não estou na Esquemafacil.
Show de bola amigo legal
Beleza meu amigo. Abraços.
Excelente explicação professor gostei nota 10
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Pode ser uma pergunta boba mais usando a lâmpada em série não evita que um curto piore e danifique mais ?
Se sim;! Porque tem gente que não usa ?
Não. Se já está em curto, já está. Não tem como piorar o curto.
Bom
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Eu uso lâmpada em série por influência do uebevintage o colecionador de retro eletrônicos
Beleza meu amigo. abraços.
Ótima aula professor Luiz. Tem material no canal sobre fonte chaveada desligando com carga?
Já falamos sobre isso no cala e nos nossos cursos.
Muito bom
Beleza meu amigo. Abraços.
Bon d mas
Beleza meu amigo. Grande abraço.
se o transistor e ic da tv sony kv2160b dar defeito pode troca por outro ou so da autorizada sony.Obrigado desde ja bem explicado.
Só original senão queima
Boa noite. Se o sr puder me tirar esta duvida agradeço. Acabei de chegar em seu canal. Eu quero colocar uma lâmpada no meu video game (pra indicar o funcionamento, pois ele não indica nada quando esta funcionando), é um super nintendo antigo. Eu só tenho aqui agora uma lâmpada bem pequenina (já no soquete e bem prática) de teste automotiva (usada pra ver continuidade e testar farois, etc) , que por sinal tem o mesmo tamanho das lâmpadas de led que indicam o funcionamento dos vídeo games.. Quero ligar nos 5V do transistor (entra 14v, 12v e sai 5v pra funcionar o aparelho) ou em outro lugar que saia 5v da placa. Vi que muita gente usa a lampada de led (que varia de 1,5 a 5V) com um resistor no positvo pra diminuir a tensão e não queimar a lampada, mas essa lâmpada minha já é maior, é incandescente, porem bem pequenina de carro...... Precisa do resistor ligado no circuito também? A fonte do vídeo game é de 17W 10V 850 ma. Sucesso. Feliz ano novo.
A lâmpada incandescente não precisa do resistor. Os leds precisam pois a corrente não deve exceder os 20 mA senão eles queima.
Boa noite professor, como podemos medir a bobina, é essa peça amarela ai na placa que está enrolada de fios.
Podemos sim. abraços.
Mas como faz?
@@Burgoseletronica05Como?
Bom dia eu fiquei na dúvida para usar a lâmpada para testar a placa ela é alimentada no 110 ou 220
Dependendo da rede elétrica.
Show!
Beleza meu amigo. Abraços.
top demais
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Eu não quero saber de lâmpada oscilando, quero saber de quantos watts é essa placa para então usar uma lâmpada de mesma potencia ou mais. é possível?
Não viu o vídeo todo rapaz? 😂😂😂 se assistir irá saber
Assiste todo os vídeo.
@@Burgoseletronica05 até ri disso 🤣🤣🤣 vou assistir sentado e o Estado vai ficar me pagando pra isso em vez de trabalhar kkkk
E se ficar piscando, tá em curto também?
Não necessariamente. Curto geralmente acende forte.
@@Burgoseletronica05 Ok, mas se ficar piscando, pode significar curto ou curto é só quando acende forte?
Show top
Beleza meu amigo. Grande abraço.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Beleza meu amigo. Grande abraço.
O MEU MODELO É UN40H5500AGXGD , 40POL SMART
COMO VC IDENTIFICA A LINHA DE 5 VOLTS E A DE 12 NA PLACA?
E COMO VC TESTA OS COMPONENTES? SEM RETIRAR DA PLACA?
ONDE ENCONTRAR LAMPADAS DE FILAMENTO JA QUE NO MERCADO NÃO SE ENCONTRA?
PODEMOS MONTAR UM ESQUEMA SEMALHANTE EM VEZ DE LAMPADAS COM FILAMENTO?
Pode usar lâmpada halógena que tem ainda a venda.
bom dia professor Luis Carlos eu liguei uma fonte de uma tv semp toshiba sem nenhum a carga na lâmpada em série e quando ligo o stand by ela acende forte e apaga e depois acende novamente e volta a apagar, será que tem curto na placa, se puder me dar uma orientação ficarei agradecido.
Na verdade se fosse um curto a lâmpada ficaria acesa direto e com brilho total.
E se a lampada ficar piscando significa uq
Se for incandescente pode indicar algum curto na fonte. Mas tem que ver a potência da lâmpada.
Olá, tudo bom? Eu assisti seu vídeo antes de comprar uma lampada, mas nem tive tempo de observar a potência dela, acabei levando uma de 42W, será que dá certo em reparação de curto? Desde já, agradeço.
Reparação de curto em tv tubo ou tv box
Dá certo sim.
@@Burgoseletronica05
Muito obrigado ☺
Bom dia professor, comprei um curso no seu site, tô aguardando você liberar o download. Pedido 5893
Já mandei faz tempo para seu e-mail. Será que não ficou no spam? Me deixe saber pois aí posso enviar de novo.
@@Burgoseletronica05 realmente professor caiu no spam, eu pensei que o download era liberado no seu site. Obrigado professor.
Beautiful!
Thank you man
Burgos desculpas nao seria uzar duas lâmpadas em série em vez de paralelo
Pois lampadas dm serie soma enquanto paralelo divide
Em série elas aumentam a resistência. Aí é em paralelo mesmo. Abraços.
Provavelmente da para usar a lampada serie em Amplificadores de Audio?
Da sim meu amigo.
professor tenho uma placa amplificadora da gradiente a mp 80 e esta com um problema que é o seguinte: A placa funciona perfeitamente porém a lâmpada acende muito fraca o tempo todo e quando eu meço a tensão ela esta correta mas com o multímetro aterrado no negativo eu toco com a ponta vermelha na carcaça em cima de uma linha de capacitores eletroliticos e todos apresenta tensão em outra linha de capacitores não apresenta tensão, com todos estivessem com fuga e a lâmpada fica mais forte quando almenta o som. Isso acontece desde o capacitor de 4700nf até o último capacitores desta linha.
O que pode ser?
Tem um curto mas não acho.
Se a placa funciona tentou alimentar direto?
Ou tem no curso pago explicando?
Específico Sony não mas temos similares. Seria para qual aparelho?
Professor, e quando ë série 12v que ela não acende forte, não apaga e fica fraquinha ? Entendi mais ou menos no fim do vídeo, detalhe que também aí ninguém explica direto este conceito de ela ficar acesa mesmo com o equipamento sem curto. Faz um vídeo demonstrando, se possível, o conceito para reparos DC DC
A lâmpada série ligada na rede elétrica deve ser 110 ou 220 V cuja potência depende da potência do equipamento. A de 12 V atua como carga da fonte.
@@Burgoseletronica0512v como carga na entrada da fonte em série com o positivo? 🤔
TOP muito bom PROF. ..
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Pq os som da Sony tem tantas proteções,vc tem vídeo falando com tira essas proteções ??
Aí tem a ver com o projeto deles. Não temos nenhum curso específico de Sony mas seria de qual equipamento desta marca?
@@Burgoseletronica05 é um sony gpx77,muito problemático,com qualquer coisa ele já da protect
@@Burgoseletronica05 se for possível depois vc pesquisa com esse modelo pra tentar me ajudar,ou quem sabe fizesse um vídeo sobre o esquema dele,garanto que muita gente ia assistir
E isso
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
em sério...100+100
Beleza meu amigo. Grande abraço.
Compricou vou para outro video para ver se eu entendo
Beleza meu amigo. Abraços.
like 54
Que beleza meu amigo. Grande abraço.
Não existe mais lâmpada incandescente pra vender retrógrado, nunca usei essa porcaria também.
Retrógrado não apenas métodos diferentes e sim ainda temos à venda destas lâmpadas aqui em SP.
@@Burgoseletronica05 Só em lojas de bairro, mas creio que é muito raro achar, até os "transformadores eletrônicos" para dicroica não vendem mais, procurei pra um projeto e não achei tive que confeccionar a placa, na verdade é um circuito simples com dois MJE 13007 e um punhado de componentes.