Discos de vinil de música clássica no Brasil: guia para comprar, colecionar e ouvir

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 чер 2024
  • Em um tempo em que o acesso à música clássica era limitado, as coleções de fascículos vendidos em bancas de jornal se tornaram uma janela para este universo musical. Quando se ouvia uma obra interessante na rádio, mas não se tinha informações sobre o compositor ou a peça, essas coleções se apresentavam como uma solução preciosa.
    A mais antiga coleção do gênero que se tem notícia foi a "Grandes Compositores da Música Universal", lançada pela Abril Cultural em 1968. Apesar das gravações serem de qualidade modesta, os textos elaborados por renomados especialistas como Souza Lima e Camargo Guarnieri conferiam grande valor à coleção.
    Posteriormente, a mesma Abril Cultural lançou a aclamada "Mestres da Música", com duas edições distintas nas décadas de 70 e 80. Embora ainda utilizassem gravações de catálogos menos conhecidos, os textos criteriosos de J. Jota de Moraes tornavam a leitura enriquecedora. Essa coleção alcançou grande popularidade, chegando a residências de admiradores e leigos em música clássica.
    Ainda na década de 80, a editora espanhola Salvat entrou no mercado brasileiro com a "Enciclopédia Salvat dos Grandes Compositores". Essa coleção se destacou pela qualidade das gravações, provenientes dos acervos da PolyGram, DG, DECCA e PHILIPS. Mesmo que o texto fosse por vezes prolixo, o nível técnico das interpretações elevou o padrão das coleções de música clássica em bancas.
    Essas iniciativas demonstram a importância que as coleções de fascículos tiveram na democratização do acesso à música erudita no Brasil. Elas permitiram que um público amplo, que muitas vezes não tinha contato prévio com o gênero, pudesse se aproximar desse universo musical de forma acessível e atraente.

КОМЕНТАРІ • 4

  • @lourenco02br
    @lourenco02br 18 днів тому

    Comecei a colecionar recentemente o da Abril Cultural, Mestres da música, a segunda edição que os nomes dos artistas são brilhantes na capa, lançados entre 1983-1984.

  • @esdrasdomingosprego7788
    @esdrasdomingosprego7788 18 днів тому

    Tenho muitos Lp’s dessas coleções. Realmente são muito bons ! Só a coleção dos gatinhos que eu não quis comprar - não gosto de discos só com trechos !