Awesome method. Spinning :-) To get better quality you must: 1. Pre-mix by weight. 2. Dry in oven (e.g. 70C for 60minutes...or as per instruction.) 3. Make sure the board is cold before applying artwork
Faço este método mas um pouco diferente mas nunca tive problema sempre saiu perfeito. O importante que você foi honestos mesmo ficando ruim você mostrou parabéns.
Parabens cara, adorei a ideia da ventosa, pessoalmente venho tentanto vaaaaarios metodos, de aplicação, cheguei a fazer uma centrifuga com uma esmerilhadeira, mas ela agira muito e o resultado foi ruim, dai hoje utilizo a tinta aplicada com o dedo(com luva) e depois distribuo com uma tela de serigrafia, o resultado é tão bom quanto o centrifugado, Bem, eu nunca gostei do metodo centrifugado padrão , pois a galera colava uma peça da dremel no fundo da placa pra depois gira-la e eu detestava isso, mas seu metodo da ventosa é otimo, com certeza vou tentar, valeu mesmo. Atualmente estou brigando com o Dry Film, ele é um milhão de vezes mais facil de aplicar que a tinta, é só limpar a placa e assim que tiver limpa jogar ela dentro de uma vasilha com agua limpa, depois solta um dos lados do plastico protetor do dry filme com uma fita durex nos dedos, e ai pronto, é só jogar o dry film dentro da vasilha onde tá a placa, e ajusta-la, depois se escorre com um rodo de serigrafia pra tirar as bolhas,(coisa rapida) e passa na laminadora, no geral, pra aplicar tinta se leva uns 40 minutos, com o dry film uns 15 ou menos, porem, não estou conseguindo retirar todo o dry film e tá dando pau na revelação, ou seja, a olho nu, parece que saiu todo o dry film, mas na hora de revelar, fica sempre algum residuo, vou continuar tentanto. Mas veleu obrigado.
Cara, se vc tiver uma pistola de pintura ou arografo (só vale a pena se fizer umas quantas placas), vc pode diluir em thinner ou butilglicol e aplicar de pistola, fica 100%, porém no caso do thinner, não são todos que dão certo... tentei o 6000 e 7000 da Farben e não deu, mas com o 2750 da marca Anjo deu certo... experimenta fazer isso, é muito fácil, porém, vai exigir uma pistola de pintura com compressor ou aerografo, no caso dos aerografos vc consegue comprar uma especie de "oxigenio" como se fosse em lata de spray pra utilizar com ele, não necessitando de compressor...
Caramba, melhor vídeo sobre aplicação da máscara. Muito top mesmo, parabéns. Sobre a máscara com os pontos pretos, onde você imprimiu? Pode dar mais detalhes de como você fez aquele papel pra pôr em cima? Material, etc? E que solução era aquela pra retirar a tinta não fixada pelo UV. Vlw, e obrigado pelo vídeo.
O papel se chama papel vegetal, vende em qualquer papelaria, vc consegue imprimir ele em impressora laser ou jato de tinta, é o metodo mais fácil. Mas existem umas transparencias melhores, nesse caso especificas pra jato de tinta ou pra laser, são bem superiores, só que bem raro de encontrar, pesquisa na internet por "fotolito". A solução final que tu perguntou, não abri o vídeo pra olhar, mas pela época que foi gravado, acredito que era soda caustica e água morna.
Pô, falei tanto antes que esqueci de dar duas dicas, a primeira é: Não é necessario usar 2 papeis vegetais, no Mercado livre, tem um spray chamado ENEGRECEDOR DE TONER, o bicho funciona bem pra caramba, só tem que aplica pouco, uma borrifada e o bicho fica totalmente opaco não passa luz nenhuma. Ah! isso do lado onde esta o toner, depois que eu coloco o negativo sobre a placa, no geral com o toner virado pra baixo, na parte de cima, com um algodão eu aplico, vaselina liquida, ele aumenta a transparencia da parte branca e o resultado é melhor. A outra dica é: Mesmo depois de esquentar e secar a tinta, quando for colocar o negativo em cima, coloque antes um plastico transparente em cima da placa, isso possibilitara duas coisas, a primeira é que você possa mexer no negativo pra lá e pra cá, sem afetar a tinta, a segunda é que você não ira perder seu negativo, ele ficará inteiro pra outros usos. Bem, tá dado as dicas.
Opa, super interessante as dicas... Vou complementar agora aqui com você, descobri a alguns dias sobre esse fortalecedor de toner, conheci através de um amigo que trabalha com carimbos, e olha só agora isso, que interessante... Comprei um pacote com 50 folhas, completamente transparentes (parecem ser de plásticos), são vendidas como "transparência para laser, porém, acredito que seja o mesmo que o filme de poliéster, o mais interessante é que ela é completamente transparente e não estraga nem nada... parece ser um plástico, vc imprime uma vez e pode botar até na tinta crú e lavar que ele limpa e não se danifica... muito bom... só não sei dizer bem certo o nome, mas seria algo como "transparencia para impressora laser ou filme de poliester transparente", ficou muito bom, ele é uns 99,5% transparente...
Eu utilizo há um ano o papel transparência para copiadora laser e é um ótimo material para fazer a impressão dos circuitos de placas feitas em softwares como kicad. Só precisa verificar o lado fosco do papel na hora imprimir, pois devemos imprimir no lado não fosco.
@@dallabrida Cara, o vídeo ta muito top, mas to até agora sem entender como tu fez a transparência, material, como imprimiu, impressora normal, etcPoderia fazer um vídeo mostrando como fez?
Bá velho, apanhei um monte esse fim de semana tentando fazer aqui uma placa, mesma tinta aí que vc está usando. Única diferença é que eu estava usando Bicarbonato de Sódio em vez de Barilha. Não soltava nada da tinta não exposta. Aí larguei acetona, foi rapidão... o problema é que descamava tudo, não só a parte não exposta. - Vou usar o truque do papel higiênico para ver se a luz está "igualmente" disposta - Vou comprar barilha. O resto acredito que fiz certo, ficou bem centrifugado, camada fina, bem seco antes de expor (também estou usando papel vegetal) ele não grudava nada na plaquinha. Saudações!
a acetona é um solvente, por isso arrancou tudo... sobre o bicarbonato, imagino mesmo que não funcionaria... acredito q o q precise na agua seria acidez, pois se não me engano é isso que a barrilha faz, aumentar a acidez dela... vc pode comprar barrilha em qualquer loja de produtos para piscinas...
@@dallabrida A barrilha é alcalinizante, tanto que é possivel remover a tinta fotossensível só aumentando a concentração da barrilha, com isso, se dispensa o uso da soda caústica.
No caso, como falhou a tinta em alguns lugares, é só colocar a placa numa solução com sóda cáustica, remover toda a máscara (tinta) e começar tudo de novo, não é?
Ederson, parabéns! Fica muito bom hehe. Uso essa mesma técnica só estou tendo dificuldade de encontrar uma folha boa para impimir e as soluções. Tem alguma recomendação?
Opa, a respeito da folha, estou usando o papel vegetal, esse tem em qualquer papelaria... Tem um vídeo que falo a respeito dele aqui: ua-cam.com/video/8ALLyOHX77Q/v-deo.html A respeito das tintas, comprei do ML, porém, não lembro quais eram... sei que era em potinhos de 100g. Na semana que vem, farei uma experiência aplicando as tintas com uma pistola de pintura, ai vou publicar aqui o resultado... Se inscreve ai pra acompanhar... abraçoo
Valeu pela resposta. Opa vou ver sim o vídeo. Estou a procura de um fornecedor bom, comprei no ML, mas a tinta é velha não espalha direito. Dilui ela com olho de banana deu uma melhorada.
Testa sim, e posta os resultados. Essa semana vou confeccionar uma placa de um AMP e uma de um DIMMER. Vou postar uns vídes também, porque o conhecimento deve ser compartilhado né. Espero seus vídeos abs.
Não entendi, vc falou no outro vídeo que não é recomendável molhar o papel vegetal, mas como você passou o desenho da folha para a placa e depois mergulhou na solução para corroer? Ou usou o papel só como referencia para desenhar na placa?
Talvez depois que você secou, pudesse aplicar um pouquinho de vaselina na superfície, e secasse em seguida, assim a tinta evitaria de colar no papel, a plaquinha ia meio que ficar deslisante.
Você precisa de um ferro de solda mais fraco... eu possuo 3, um de 28w, 40w e 50w pra pequenos detalhes só consigo usar o de 28, o de 40 em algumas soldas em placas mas onde tem bastante cobre e componentes, que irá bastante solda... o de 50, se aproximar da placa arranca até a parte de cobre das trilhas
Awesome method. Spinning :-)
To get better quality you must:
1. Pre-mix by weight.
2. Dry in oven (e.g. 70C for 60minutes...or as per instruction.)
3. Make sure the board is cold before applying artwork
Mas aprendi muito
Faço este método mas um pouco diferente mas nunca tive problema sempre saiu perfeito. O importante que você foi honestos mesmo ficando ruim você mostrou parabéns.
hehehehe é isso ai amigo... mas geralmente saí melhor....
Atualmente estou aplicando a tinta com uma pistola de pintura
Ederson Dallabrida o que vc usa para diluir a tinta no airografo?
É isso mesmo amigo o importante é sua intençao de ajudar e ser verdadeiro sincero isso que conta obrigado!
Uau ,ele arrasa vey
Parabens cara, adorei a ideia da ventosa, pessoalmente venho tentanto vaaaaarios metodos, de aplicação, cheguei a fazer uma centrifuga com uma esmerilhadeira, mas ela agira muito e o resultado foi ruim, dai hoje utilizo a tinta aplicada com o dedo(com luva) e depois distribuo com uma tela de serigrafia, o resultado é tão bom quanto o centrifugado, Bem, eu nunca gostei do metodo centrifugado padrão , pois a galera colava uma peça da dremel no fundo da placa pra depois gira-la e eu detestava isso, mas seu metodo da ventosa é otimo, com certeza vou tentar, valeu mesmo. Atualmente estou brigando com o Dry Film, ele é um milhão de vezes mais facil de aplicar que a tinta, é só limpar a placa e assim que tiver limpa jogar ela dentro de uma vasilha com agua limpa, depois solta um dos lados do plastico protetor do dry filme com uma fita durex nos dedos, e ai pronto, é só jogar o dry film dentro da vasilha onde tá a placa, e ajusta-la, depois se escorre com um rodo de serigrafia pra tirar as bolhas,(coisa rapida) e passa na laminadora, no geral, pra aplicar tinta se leva uns 40 minutos, com o dry film uns 15 ou menos, porem, não estou conseguindo retirar todo o dry film e tá dando pau na revelação, ou seja, a olho nu, parece que saiu todo o dry film, mas na hora de revelar, fica sempre algum residuo, vou continuar tentanto. Mas veleu obrigado.
Cara, se vc tiver uma pistola de pintura ou arografo (só vale a pena se fizer umas quantas placas), vc pode diluir em thinner ou butilglicol e aplicar de pistola, fica 100%, porém no caso do thinner, não são todos que dão certo... tentei o 6000 e 7000 da Farben e não deu, mas com o 2750 da marca Anjo deu certo... experimenta fazer isso, é muito fácil, porém, vai exigir uma pistola de pintura com compressor ou aerografo, no caso dos aerografos vc consegue comprar uma especie de "oxigenio" como se fosse em lata de spray pra utilizar com ele, não necessitando de compressor...
Caramba, melhor vídeo sobre aplicação da máscara. Muito top mesmo, parabéns. Sobre a máscara com os pontos pretos, onde você imprimiu? Pode dar mais detalhes de como você fez aquele papel pra pôr em cima? Material, etc? E que solução era aquela pra retirar a tinta não fixada pelo UV. Vlw, e obrigado pelo vídeo.
O papel se chama papel vegetal, vende em qualquer papelaria, vc consegue imprimir ele em impressora laser ou jato de tinta, é o metodo mais fácil.
Mas existem umas transparencias melhores, nesse caso especificas pra jato de tinta ou pra laser, são bem superiores, só que bem raro de encontrar, pesquisa na internet por "fotolito".
A solução final que tu perguntou, não abri o vídeo pra olhar, mas pela época que foi gravado, acredito que era soda caustica e água morna.
Video bem explicativo. A idéia da ventosa foi muito boa mesmo.
Obrigado amigo! abraço
Pô, falei tanto antes que esqueci de dar duas dicas, a primeira é: Não é necessario usar 2 papeis vegetais, no Mercado livre, tem um spray chamado ENEGRECEDOR DE TONER, o bicho funciona bem pra caramba, só tem que aplica pouco, uma borrifada e o bicho fica totalmente opaco não passa luz nenhuma. Ah! isso do lado onde esta o toner, depois que eu coloco o negativo sobre a placa, no geral com o toner virado pra baixo, na parte de cima, com um algodão eu aplico, vaselina liquida, ele aumenta a transparencia da parte branca e o resultado é melhor. A outra dica é: Mesmo depois de esquentar e secar a tinta, quando for colocar o negativo em cima, coloque antes um plastico transparente em cima da placa, isso possibilitara duas coisas, a primeira é que você possa mexer no negativo pra lá e pra cá, sem afetar a tinta, a segunda é que você não ira perder seu negativo, ele ficará inteiro pra outros usos. Bem, tá dado as dicas.
Opa, super interessante as dicas... Vou complementar agora aqui com você, descobri a alguns dias sobre esse fortalecedor de toner, conheci através de um amigo que trabalha com carimbos, e olha só agora isso, que interessante...
Comprei um pacote com 50 folhas, completamente transparentes (parecem ser de plásticos), são vendidas como "transparência para laser, porém, acredito que seja o mesmo que o filme de poliéster, o mais interessante é que ela é completamente transparente e não estraga nem nada... parece ser um plástico, vc imprime uma vez e pode botar até na tinta crú e lavar que ele limpa e não se danifica... muito bom... só não sei dizer bem certo o nome, mas seria algo como "transparencia para impressora laser ou filme de poliester transparente", ficou muito bom, ele é uns 99,5% transparente...
Eu utilizo há um ano o papel transparência para copiadora laser e é um ótimo material para fazer a impressão dos circuitos de placas feitas em softwares como kicad. Só precisa verificar o lado fosco do papel na hora imprimir, pois devemos imprimir no lado não fosco.
@@dallabrida Cara, o vídeo ta muito top, mas to até agora sem entender como tu fez a transparência, material, como imprimiu, impressora normal, etcPoderia fazer um vídeo mostrando como fez?
Ederson, vídeo simples mas muito bom. Parabéns.
Obrigado amigo! Semana que vem vou enviar uma versão nova deste mesmo vídeo, dessa vez a mascara vai ficar "perfeita"... Abraço
Meu amigo, no caso das ilhas não precisa inverter o arquivo?
Noa anos 80, nós robistas usavámos um pino de 1mm revestido com fibra numa mine furadeira para fazer as ilhas era bem rápido.
Possu usar o percloreto de ferro no lugar da barrilha?
Bá velho, apanhei um monte esse fim de semana tentando fazer aqui uma placa, mesma tinta aí que vc está usando. Única diferença é que eu estava usando Bicarbonato de Sódio em vez de Barilha. Não soltava nada da tinta não exposta. Aí larguei acetona, foi rapidão... o problema é que descamava tudo, não só a parte não exposta.
- Vou usar o truque do papel higiênico para ver se a luz está "igualmente" disposta
- Vou comprar barilha.
O resto acredito que fiz certo, ficou bem centrifugado, camada fina, bem seco antes de expor (também estou usando papel vegetal) ele não grudava nada na plaquinha.
Saudações!
a acetona é um solvente, por isso arrancou tudo... sobre o bicarbonato, imagino mesmo que não funcionaria... acredito q o q precise na agua seria acidez, pois se não me engano é isso que a barrilha faz, aumentar a acidez dela...
vc pode comprar barrilha em qualquer loja de produtos para piscinas...
@@dallabrida A barrilha é alcalinizante, tanto que é possivel remover a tinta fotossensível só aumentando a concentração da barrilha, com isso, se dispensa o uso da soda caústica.
No caso, como falhou a tinta em alguns lugares, é só colocar a placa numa solução com sóda cáustica, remover toda a máscara (tinta) e começar tudo de novo, não é?
isso mesmo amigo... mas ainda da forma que ficou deu pra aproveitar... abraço
Quedan muy bien las placas. ¿donde compró la ventosa?, ¿podria indicar la pagina?
Gracias.
Ederson, parabéns! Fica muito bom hehe. Uso essa mesma técnica só estou tendo dificuldade de encontrar uma folha boa para impimir e as soluções. Tem alguma recomendação?
Opa, a respeito da folha, estou usando o papel vegetal, esse tem em qualquer papelaria...
Tem um vídeo que falo a respeito dele aqui: ua-cam.com/video/8ALLyOHX77Q/v-deo.html
A respeito das tintas, comprei do ML, porém, não lembro quais eram... sei que era em potinhos de 100g.
Na semana que vem, farei uma experiência aplicando as tintas com uma pistola de pintura, ai vou publicar aqui o resultado...
Se inscreve ai pra acompanhar... abraçoo
Valeu pela resposta. Opa vou ver sim o vídeo. Estou a procura de um fornecedor bom, comprei no ML, mas a tinta é velha não espalha direito. Dilui ela com olho de banana deu uma melhorada.
Ah sim... comprei um Bultil Glicol e um Thinner Anjo 2750, vou testar os 2 aqui tbm pra ver qual da mais resultado... abraço
Testa sim, e posta os resultados. Essa semana vou confeccionar uma placa de um AMP e uma de um DIMMER. Vou postar uns vídes também, porque o conhecimento deve ser compartilhado né. Espero seus vídeos abs.
Pode crê, me inscrevi no teu canal tbm pra receber notificações e trocarmos umas ideias voltimeia hehehe... abraço
Não entendi, vc falou no outro vídeo que não é recomendável molhar o papel vegetal, mas como você passou o desenho da folha para a placa e depois mergulhou na solução para corroer? Ou usou o papel só como referencia para desenhar na placa?
O papel é removido antes de corroer... o papel só fica em contato com a placa durante a exposição a luz...
Ederson Dallabrida ah sim, Brigadãão, sucesso!
Qual e essa solução que vc usou e esse papel qual e e como vc faz isso
Os papéis parar os fotolitos (trilhas e máscara) podem ser impressos em impressoras laser?
Antonio Musto sim, os meus foram impressos em uma laser... O que importa é que a impressão bloqueie a passagem de luz
Ah, O.K. sempre tive essa dúvida, e ainda nem comecei a usar esse processo. Muito bom obrigado.
Lembrando que para impressora laser, é preciso usar papel vegetal!
Muito bom. Pode passar a tinta correta o link que compra.
lista.mercadolivre.com.br/mascara-de-solda-fotossensivel
Talvez depois que você secou, pudesse aplicar um pouquinho de vaselina na superfície, e secasse em seguida, assim a tinta evitaria de colar no papel, a plaquinha ia meio que ficar deslisante.
Quando faço a solda a temperatura do ferro queima a tinta. Como podemos resolver isso
Você precisa de um ferro de solda mais fraco... eu possuo 3, um de 28w, 40w e 50w pra pequenos detalhes só consigo usar o de 28, o de 40 em algumas soldas em placas mas onde tem bastante cobre e componentes, que irá bastante solda... o de 50, se aproximar da placa arranca até a parte de cobre das trilhas