Marcia Neder: "Tár", violência, cancelamento e sexualidade | Diálogos

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 жов 2024
  • A entrevistada deste domingo no Diálogos com a Inteligência é a psicanalista Marcia Neder. Com pós-doutorado e doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Marcia debate com o cientista político Christian Lynch temas que vão da violência do cancelamento nas redes sociais até a liberdade que vem sexualidade. Filmes como "Tár", dirigido por Todd Field, com Cate Blanchett, e "2001 - Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick, são comentados pela psicanalista com um olhar crítico e inovador.
    Diálogos com a Inteligência é o novo programa do Meio, uma parceria da revista Insight Inteligência com o canal, com apresentação do cientista político Christian Lynch. A Insight Inteligência é uma publicação que navega na fronteira da política, ciências sociais, economia, história, filosofia, arte e cultura. Sempre com uma marca: não ser convencional.
    -
    O Meio é um canal de jornalismo independente, atualizado todos os dias. Vídeos com análise e informação, colunas de opinião, programas que vão de mini documentários a entretenimento, lives e shorts. Tudo isso você encontra aqui, no UA-cam do Meio. Inscreva-se!
    🏆 Assine o Meio Premium: nomeio.com.br/...
    🤖 Inscreva-se no Webinar de IA: nomeio.com.br/...
    ✅ Assine o Meio Gratuito: nomeio.com.br/...
    🧑‍🎓 Conheça os Cursos do Meio: nomeio.com.br/...
    #cancelamento | #Tár | #psicanálise | #ChristianLynch | #Meio

КОМЕНТАРІ • 27

  • @marcelomtagy
    @marcelomtagy 2 місяці тому +1

    Conversa inteligente….como faz falta hoje na midia em geral. Parabéns!

  • @zecarlosmenezes
    @zecarlosmenezes 2 місяці тому +1

    Diálogo magnífico, Christian e Márcia! quero assistir ao filme Tar o mais rápido possível. Muito boa a ancoragem que vocês fizeram do feminismo e MeToo om as feiticeiras, a disputa de poder com a igreja e a moral masculina. Sei que não houve tempo, mas teria sido excelente incluir também as mulheres gregas, a cultura Celta e a pré-história com Lilith. A equivalência que a igreja católica faz desta com Satã é também muito interessante, assim como a figura das Incubus. Bom, muito bom vídeo, evocativo.
    Quanto à violência intrínseca ao ser humano e suas sociedades, basta lembrar de Eros e Thanatos. Recentemente, no encontro presencial do curso “Você pode ser um liberal e não sabia“, coloquei para o Pedro o quanto fui impactado com a frase que ele disse sobre essa(s) pulsão(ões) (4ª aula, 17min). eu praticamente desbundei com a citação dele. Graduado em psicologia e Gestalt-terapeuta nos anos 80, caí em uma espiral de associações livres que me chegaram a me levar ao Zen Budismo e a autopoiese, tive que pedir para o Pedro me “puxar de volta”. - Mas continuo em meu ciclo de reflexões e vou juntar esse seu diálogo a elas. Obrigado pelo vídeo!

  • @FabianoBolanho
    @FabianoBolanho 2 місяці тому +2

    Interessante. Gosto da psicologia do livro bhagavad gita a mente pode ser nossa melhor amiga ou nossa maior inimiga

  • @Xoao10
    @Xoao10 2 місяці тому +1

    Bom demais.

  • @mirianbastos7509
    @mirianbastos7509 2 місяці тому

    Foi difícil acompanhar pois não concluíam o argumento. Sobre Tar e cancelamento quase nada foi falado. Uma pena

  • @JW177
    @JW177 2 місяці тому +1

    No livro 2001 Odisseia no Espaço não há a perspectiva de paz; Arthur Clarke descreve que as duas superpotência da época em que escreveu o livro estavam em quase conflito nuclear. A cena final com o feto, que resultou do download da experiência humana do astronauta Bowman após seu encontro com o monolito em órbita de Saturno onde havia um chambre da época da monarquia francesa, e o feto observando a Terra com o tema musical Also Sprach Zarathustra ao fundo é emblemática da encruzilhada prevista para a Terra no alvorecer do sec. XXI.
    Os livros que continuam a saga, décadas após, confirmam a tensao geopolitica e iminencia de guerra nuclear no planeta e a busca de contato com outro monolito em satelite de Jupiter.

  • @gandralf
    @gandralf 2 місяці тому +2

    O cancelado é o novo bode expiatório.
    O cancelamento fala tanto sobre o cancelado quanto os canceladores. E o que fala não é nada agradável.
    Ele ilustra o espírito intolerante, truculento, supersticioso, amargo e vingativo da multidão. E desconfio que isso piorou nos últimos anos tanto pelo aumento do comportamento tribal (e o quanto a sinalização de indignação vale para essas tribos) quanto da nossa ansiedade. Não estamos bem, não.

  • @beiraodoaloucura9295
    @beiraodoaloucura9295 2 місяці тому +1

    Interessante

  • @lfsalles
    @lfsalles 2 місяці тому +1

    Nossa, achei a entrevistada com muita dificuldade de responder as perguntas de forma clara, linear e concatenada. Se for escrever o texto das respostas iniciais, vai se notar como as ideias se sobrepõem sem conclusões

  • @simonemarques-r1t
    @simonemarques-r1t Місяць тому

    Todo cancelamento é tudo sobre controle! Como controlar o outro já que eu não consigo controlar a mim mesmo

  • @gandralf
    @gandralf 2 місяці тому +1

    Tár é bom demais.
    Uma das várias coisas que me chamou a atenção foi como o autor elevou a protagonista para acentuar a sua queda.
    E piora: a queda é acentuada pela perspectiva da personagem. O que pode ser visto como trivial por uns, é visto como degradante por ela.
    O Todd parece se deliciar com isso, coitada. Deu até dó.
    Sim, ela era uma narcisista manipuladora babaca que abusou de sua posição de poder. Mas sabe o anel de Ginges (é esse o nome?). Pois é…

  • @BeatriceMason
    @BeatriceMason 2 місяці тому +1

    Depois de 10 minutos desisti de assistir. A entrevistada gagueja, não conclui raciocínio, pula de lá pra cá, tudo muito confuso.

  • @gandralf
    @gandralf 2 місяці тому +2

    Um pensamento meio maluco e fora de contexto que me ocorreu agora que vocês falam sobre o feminismo moralista americano vs o feminismo mais racional, mais laissez faire francês…
    Se não me falha a memória, num dos pontos de partida, o Pedro apontou que a esquerda francesa escanteou o identitarianismp. Na hora, fiquei tão surpreso que me deu a impressão que não entendi direito, mas enfim…
    Essa diferença de abordagem do feminismo corrobora a informação que o Pedro passou, não?

  • @lilabb88
    @lilabb88 2 місяці тому +1

    AHHHHHHHHH!!! Que dificuldade deixar o entrevistado falar até concluir!!! É uma tortura! Uma coisa é ajudar na elaboração e na mediação com o público, outra é roubar as palavras e o fluxo do interlocutor. Só uma psicanalista pra interromper o interruptor e dizer: Mas eu ainda não respondi a sua pergunta. Me deixe chegar lá. Mas, vai ter a claque do elogio aqui só jogando talco.

  • @ravicaju4450
    @ravicaju4450 2 місяці тому

    Tema otimo mas faltou roteiro, condução, foco. Faz uma parte 2 focando em tar

  • @simonemarques-r1t
    @simonemarques-r1t Місяць тому

    Preto baby mesmo !

  • @gandralf
    @gandralf 2 місяці тому +1

    Caraca! O assunto deveria ser Tár e cancelamento, não?! Metade do vídeo é mal tocaram nisso.
    --
    Quarenta e dois minutos e a Tár só passa voando rapidinho, lá longe, em sua vassoura. Deve estar com medo da fogueira.
    Mas o papo foi muito bom. \o/

  • @memyselfandyou558
    @memyselfandyou558 2 місяці тому +1

    Nunca ouvi tanta besteira. Só consegui ouvir até a metade e foi muito. Só não mudei de canal antes porque estava lavando a louça e não quis tirar as luvas 😅

  • @joaodecarvalho7012
    @joaodecarvalho7012 2 місяці тому +1

    Eu não sei se o Lynch sabe, mas a psicanálise não é mais levada muito a sério pela ciência. Mas parece que é recíproco, e os psicanalistas também não levam o conhecimento científico do ser humano a sério. Ela até fala da natureza humana, que após quase 1 século de tabula rasa foi resgatada nas últimas décadas pela ciência, mas não parece interessada no que se sabe cientificamente sobre o assunto.

  • @marcossiqueira7606
    @marcossiqueira7606 2 місяці тому +1

    Vcs continuam dando palco pra pseudo ciência!

  • @jujuba2099
    @jujuba2099 2 місяці тому +1

    ...e blá blá blá blá etc e tal

  • @anaschafaschek6165
    @anaschafaschek6165 2 місяці тому

    A entrevistada não consegue nem continuar uma linha de raciocínio que é interrompida 🤦🏻‍♀️