TENHO FILHOS FINANCEIRAMENTE DEPENDENTES, E AGORA?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 сер 2024
  • Você tem filhos adultos e eles ainda dependem de você financeiramente? O papo de hoje é comigo, Sylvia Loeb.
    Essa é uma situação mais comum do que a gente pode imaginar. É claro que existem situações em que é ainda mais natural ajudar um filho, como por exemplo agora durante a pandemia. Ninguém está livre de ter problemas de trabalho, de perder um emprego, de uma crise de saúde, de um divórcio complicado ou um filho não planejado. Afinal, a gente não abandona os filhos, principalmente em uma hora de necessidade.
    O problema é quando a ajuda passageira vira dependência e nós continuamos ajudando por tempo indeterminado. Se endividar ou comprometer o dinheiro que você tem guardado para ajudar os filhos, não me parece a solução mais sábia. Quem te garante que no futuro eles vão conseguir te ajudar? Quem te garante que no futuro você não será um peso para eles? São situações delicadas que precisam ser olhadas com muito cuidado para que você possa falar pra você e para os seus filhos que essa é uma situação provisória.
    Duas situações para lidar com filhos financeiramente dependentes:
    1. Colocar um prazo para a ajuda financeira;
    2. Ou evitar pagar algo que não seja importante (um curso, por exemplo), que você possa pagar uma parte.
    E lembre-se: não é questão de egoísmo! É uma questão de planejamento à longo prazo e de sua sobrevivência. Há pessoas que chegam em uma idade avançada que não têm quem cuide delas. Você precisa se cuidar ou espera que seus filhos cuidem de você?
    Agora, como lidar com isso? Como lidar com a culpa por não ajudar os filhos financeiramente? Primeiro que nós mães, estamos constantemente nos culpando por tudo... mas é importante lembrar que você não é responsável pela vida de seu filho adulto. Sua tarefa está feita! Está na hora deles viverem a vida deles. Filho adulto deveria se comportar como adulto.
    Quando pensar "tenho filhos financeiramente dependentes, e agora?" lembre de mim falando assim pra você: solte o bebê, porque ele já está grande!
    Gostou deste vídeo?
    ✏️✏️ Deixe seu comentário
    📢 Compartilhe com suas amigas (Homens também são bem-vindos)
    👠👠 Siga nossas redes ➽
    Facebook: / escritoranodiva
    Instagram: / escritora_no_diva
    Escute nossas entrevistas/participações:
    CBN: 'A vida continua: não é porque chegamos aos 60 anos que nada mais acontece' - cbn.globoradio...
    Podcast BandNews: open.spotify.c...
    VDV: web.vdvapp.com....
    Revista CBN: cbn.globoradio...
    CBN Gerações: m.cbn.globorad...

КОМЕНТАРІ • 12

  • @user-yv7tn5hw3i
    @user-yv7tn5hw3i 2 місяці тому +1

    Minha irmã criou o filho para ele ser independente hoje ele não depende dela pra nada

  • @messynthwave80s27
    @messynthwave80s27 Рік тому +3

    Devido problemas familiares, tive sair do Rio de Janeiro e morar com minha avó com meus 13 anos e meu irmão com 10 anos para São Paulo. Minha avó não quis que meu irmão ficasse, devido o mal comportamento dele e eu fiquei. Já se passaram 25 anos e meu irmão, esse tempo todo morando com a minha mãe e com meu pai (falecido em 2008), se tornou completamente dependente, tem filho e por não ter condições financeiras o padrasto não o deixa ver o filho, ele é um ex-presidiário e minha mãe e meu padrasto gastou muito dinheiro com ele na cadeia. Eu não suporto ficar no mesmo espaço que ele, quando vou visitar minha mãe. Um cara com 35 anos nas costas, fica o tempo todo no sofá, chega bêbado e dorme até as 3 horas da tarde, fumando e jogando games pelo celular, ouvindo funk. Um sem futuro e vagabundo! Se coloca alguma comida, doce e qualquer coisa diferente na geladeira, ele espera a madrugada chegar, pra acabar com tudo! É extremamente egoista e individualista. Quando aparece algum bico a muito custo dá 50 reais pra ajudar em casa. Minha mãe toma remédio tarja preta por causa dele ter sido preso. Quando esteve preso, não fui visitar e nem dei dinheiro. Que ficasse por lá, não tenho nada a ver com isso. Nestes 25 anos, estudei, me formei, melhorei meu arranjo musical, filmes, teatro, viajei por vários lugares e chegar na casa da minha mãe e ver uma pessoa decadente assim, é vergonhoso.

  • @sergio-ce2fp
    @sergio-ce2fp Місяць тому

    Meu filho sano de 34 anos mora com Mamãe e recebe Pensão Alimentícia do Papai

  • @jucimarafernandes5922
    @jucimarafernandes5922 7 місяців тому +1

    Excelente ❤️

  • @adrianodepaula4609
    @adrianodepaula4609 Рік тому +5

    Oi
    Mas se eles forem casados , compram o que querem e quando se apertam , pedem dinheiro?

    • @samueltx93
      @samueltx93 Рік тому +1

      É só negar!

    • @Paradedandarice
      @Paradedandarice Рік тому +2

      Exatamente o que minha mãe vive com meu irmão mais velho, cara.. casou, é tchau e bença! Eu sou filha do meio, moro com meu namorado e pra mim é um absurdo uma pessoa casada/ morando junto, ficar pedindo dinheiro pros pais de forma recorrente. A gente pode até não ter aprendido dentro de casa a ter educação financeira, mas ter consciência e empatia pelo dinheiro dos pais é o mínimo! Como ela disse no vídeo, situações adversas, casos específicos, tudo bem ajudar, mas ficar gastando e depois esperar que os pais ajudem, é claramente uma manipulação pq se torna um vício, entende? A pessoa gasta já sabendo que os pais vão ajudar.
      Enfim, se for muito difícil pra vc, faça terapia pra te ajudar a entender porque não consegue deixar de ajudar.

    • @lucianamoreiradasilva1466
      @lucianamoreiradasilva1466 11 місяців тому

      Fala que não tem

  • @jucimarafernandes5922
    @jucimarafernandes5922 7 місяців тому

    Me inscrevi no canal😊

  • @angelamancuso9038
    @angelamancuso9038 Рік тому +1

    Essa vertente não resolve todos os casos.

  • @kenyabarrosoaulasdeviolino8675
    @kenyabarrosoaulasdeviolino8675 4 місяці тому +1

    E quando os pais são ricos, vêem o filho em dificuldade tentando sair da dificuldade e não ajudam ? Porém mantém a casa toda da outra filha que é casada com um encostado. Como o filho deve reagir a essa falta de amor? Conheci meu marido morando de favor na casa dos outros, nunca imaginei uma realidade tão doida, não acreditei quando ele me falou que os pais eram bem de vida, depois descobri que são mais que bem de vida, são ricos e o meu marido lutando para conseguir se posicionar no mercado de trabalho, por causa da idade tem dificuldades, e pasmem, ele vende coisas como ambulante na rua( não é um folgado encostado). Eu nunca vi algo assim, fico revoltada quando vejo ele sofrendo, sendo que os pais poderiam ajudá-lo a montar seu espaço de academia, pois ele é formado na área. Ele já disse pra mim, que isso para os pais é um dinheiro que não faria casquinha no patrimônio que eles tem. Eu sou mãe e tudo que quero é ver meus filhos posicionados na vida, e se eu tiver que ajudar- los eu ajudarei. Por isso essa situação me deixa bem revoltada. Um exemplo é que a irmã dele casada Além de tantas outras coisas ganhou um Toyota dos pais e ele anda a pé. Eu fico perplexa com tamanha falta de amor. Meu marido às vezes acha que nem é filho legítimo ou que tem algo que ele não sabe, por causa da diferença ao qual ele é tratado.

    • @isadoraamorim1153
      @isadoraamorim1153 2 місяці тому

      Ele era o filho que não foi amado pelos pais . O meu namorado também foi mas é doente pelos pais quando tomam tudo de todos e da para um só filho