Capítulo 3.3 - Ensinar Exige Compreender que a Educação é uma Forma de Intervenção no Mundo

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 13 гру 2024
  • Não posso ser professor se não percebo que minha prática exige de mim uma definição. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê. Conheça o curso goo.gl/mNoV1t
    Próximo vídeo goo.gl/Lt6lvj
    Vídeo anterior goo.gl/4a7qda
    Confira a série completa goo.gl/W5unlg
    Roteiro, direção e apresentação
    André Azevedo da Fonseca
    Realizadores
    Edudream www.edudream.co
    Costureiras de Histórias
    Adriano Espíndola Cavalheiro
    Cristina Amorim
    Jose Cezar Pimentel da Silva
    Produtores executivos:
    Abigail Silva , Ana Paula Pajaro, Ananda Gabriel Matos, Andrea C. Centeno R. da Cunha, Antonio Serra, Aparecido Passarelli, Bruno Mazzo, Carlos von Sohsten, Gustavo Lopes Perosini, Héctor Pittman Villarreal, Indiara Ferreira, Júlio Prado, Kennedy Piau Ferreira, Luís Fernando Oliveira, Luiz Carlos Jeolas, Marcelo Silva, Márcia de Fátima Martinez, Marta Rosenaide Lucena, Michelle Reis, Natalia Aparecida Morato Fernandes, Paulo Machado, Ricardo Moraes Cardoso Pereira Filho, Rogério Francisco Borges Pereira Faria, Vinícius Silva Flausino, Zilda Andrade
    Incentivadores
    Ana Elisa Santana, Antonio Luiz Gonçalves Albernaz, Camila Barbosa Martins Nogueira, Carla de Oliveira Tôzo, Clarissa Paulo Barreira, Cleusa Rocha Asanome, Daniel Burle Orlandine, Daniel Fernando Francener, Fabiola Gomes, Gabriel Gauss de Moraes Morais, Glaucio Henrique Chaves, Ilce Mara de Syllos Cólus, Lucas Maier, Pris Normando, Priscila Drumond Pinheiro, Ralfer Zaidan, Tais Oliveira Peyneau, Vanessa Ferreira Pinheiro. William Grasel
    Apoiadores
    Alexandra Bujokas de Siqueira, Alina de Almeida Linch Silva, Augusto Cesar de Castro, Danielle Sales, Elisa Maria Furtado de Mendonça, Fabrício Alves, Felipe Caruso, Felipe Mateos, Iara Fernandes, Juliana Reis, Livia Maria Macedo, Mabel Nyland, Paulo Roberto de Oliveira, Quilédia Cristina Scaranello, Rafael Fernando da Fonseca, Renato Garcia, Ricardo Costa, Talitha Brinati Dornelas, Tânia Mara Garcia, Thais Helena de Syllos Cólus, Thiago Henrique Ramari, Thiago Riccioppo.
    E mais dezenas de apoiadores listados no primeiro vídeo de introdução da série -- • Pedagogia da Autonomia...
    Trilha sonora: Hermeto Pascoal - Viva Jackson do Pandeiro
    --
    Além dos conteúdos da disciplina, que bem ou mal a gente pode ensinar e aprender com os alunos, é preciso observar uma dinâmica que sempre se mostra presente no ato de educar. Ao mesmo tempo em que nos esforçamos para desmascarar as ideologias dominantes, é preciso ficar claro que nós também somos, conscientemente ou não, agentes da reprodução dessas mesmas ideologias.
    Resolver essa contradição não é tão simples como gostaríamos que fosse. A prática educativa é dialética. Dialética no sentido de que as ideias contraditórias estão em permanente movimento e não se anulam. Por isso que devemos entender a escola como uma instituição que simultaneamente reproduz e desmascara a ideologia hegemônica.
    A educação nunca foi neutra, indiferente a qualquer uma dessas hipóteses - a da reprodução da ideologia dominante ou a de sua contestação. Agora, é um erro também dizer que a escola apenas reproduz a ideologia dominante, assim como é um erro dizer que a escola só oferece saberes que desvendam as ideologias. Para Paulo Freire, qualquer uma dessas visões é simplista e equivocada.
    Tanto a visão mecanicista da história, aquela que reduz a humanidade a um reflexo das condições materiais e das relações econômicas entre as classes; mas também a visão idealista e subjetiva, que supõe um poder exagerado do papel das ideias e do indivíduo isolado na história, as duas visões são, no mínimo, incompletas. Nós não somos nem determinados por forças inevitáveis, e nem livres de condicionamentos genéticos, culturais, sociais, históricos, de classe e de gênero.

КОМЕНТАРІ • 22

  •  5 років тому

    Quem tiver interesse em fazer o curso "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire" e obter certificado de conclusão, acesse www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-UA-cam para aproveitar o desconto exclusivo de 40% oferecido à comunidade deste canal. O curso completo conta com cinco horas-aula, exercícios, simulados e certificado oficial da Udemy, incluindo carga horária.

  • @Vini_Suic
    @Vini_Suic 6 років тому +1

    Lindo trabalho, ótima exposição.... parabéns professor!!! Muito obrigado!

  • @gustavowiering7642
    @gustavowiering7642 4 роки тому +2

    Estou mesmo encantado com a série. Mais ainda com as idéias de Paulo Freire expostas em sua apresentação. Há muito alinhamento aos pensamentos que tenho praticado ultimamente e às conclusões a que cheguei ultimamente. Algumas frases que utilizei em duas apresentações e que sintetizam parte do que tenho escrito, considero pertinentes ao exposto - “Valores humanos x valores financeiros. E você, vendeu os teus?”. - É uma delas. A outra - “Quem quer EXCLUSIVIDADE é porta voz da EXCLUSÃO” - já vinculada ao que está oculto em muitas das virtudes defendidas pelos bens de consumo ou serviços e fortalecedora do “status quo”, além de pertencente ao conjunto das contradições que podem nos servir de pistas para as verdadeiras ferramentas utilizadas pela minoria abastada. Gostaria então que o senhor comentasse as duas e, para não deixar nada de propositivo, incluo outra frase para os comentários, que tenho utilizado para expor outro objeto de manipulação: “Enquanto nos preocuparmos com os pormenores fenotípicos que nos singularizam e insistem em nos fazer minorias oponentes, não atentamos para nossas similaridades em maior proporção, o que impede de percebermos a única minoria plausível: o 1% que detém 85% dos recursos do globo e que segue sendo nossos títeres!”.

  • @SAMUELLHENRIQUE
    @SAMUELLHENRIQUE 7 років тому +2

    Ótimo vídeo! Muito claro e compreensivo. E muito importante a difusão desse tipo de conteúdo para possibilitar as pessoas uma melhor compreensão das relações humanas, isso está em falta na sociedade. Vejo diariamente toda essa relação de interesses que quando aluno de biologia e pedagogia compreendi melhor, mas noto o direcionamento da escola ou tentativas de torná-la principalmente reprodutora do atual modelo de sociedade, onde alguns frisam veementemente que a escola teria que preparar para o mercado de trabalho. Com a retirada de sociologia e filosofia do conteúdo curricular como matéria básica e deixando essas matérias pra ser tratada de maneira transversal é retirada de boa parte dos alunos a oportunidade desses tipos de reflexões, pois sabemos que uma boa parte para os estudos no ensino médio. Tive essas disciplinas muito bem aplicadas e hoje percebo que elas são essenciais para a formação de pessoas criticas. A escola sem partido é um exemplo das tentativas der engessamento da escola. Sucesso com o canal.

  • @rosaangela5072
    @rosaangela5072 6 років тому +1

    ótimo professor. Parabéns

  • @LuizCollections
    @LuizCollections 7 років тому +2

    Maravilhoso!

  • @niltongomes8133
    @niltongomes8133 2 роки тому

    Otimo video professor

  • @evanilsonteixeira7569
    @evanilsonteixeira7569 7 років тому +2

    ótimo vídeo!!!👏👏

  • @cassiacarvalho3493
    @cassiacarvalho3493 7 років тому

    Sou estudante de pedagogia, e estou encantada...

  • @leandrobernardellounzueta9926
    @leandrobernardellounzueta9926 7 років тому +2

    professor! gostaria q você pudesse falar do capital de Marx. obrigado!

    •  7 років тому +3

      Já pensei em fazer uma série sobre O 18 de brumário de Luís Bonaparte ou sobre Ideologia Alemã, obras que estudei no doutorado. Mas ainda não tive oportunidade de estudar O Capital, pois meu interesse em Marx se concentrou na análise da construção das ideologias. Mas certamente é um ótimo tema para discutir nas entrevistas com os colegas da UEL. Valeu pela dica!

  • @JuniorRocha23
    @JuniorRocha23 7 років тому +12

    Muito bom Professor. Desmascara o argumento dos defensores da "Escola Sem Partido" de que o Paulo Freire quer impor uma ideologia a ser ensinada aos alunos.

    •  7 років тому +3

      Pois é. Paulo Freire é o principal crítico das ideologias na escola. Não foi ele quem "pregava" que a educação deveria ser ideológica. Ele simplesmente constatou isso.

    • @Philippe96
      @Philippe96 7 років тому

      Junior Rocha

  • @wmarceloalves
    @wmarceloalves 7 років тому +3

    Ótimo vídeo, um desastre essa educação técnica para formar mão de obra capacitada rápida e barata. Sendo que para um país que se quer vender como país do futuro ignorar que países de primeiro mundo os alunos vão para a faculdade.

    •  7 років тому

      Sim, lembrando que Freire defende a importância da educação técnica. A crítica é no sentido de que apenas educação técnica, em um treinamento restrito e funcional, destituída de qualquer formação humanística e cidadã, não promove a autonomia. Neste capítulo --> bit.ly/2fNitix Freire discute o problema da distribuição desigual de oportunidades, como você mencionou: para jovens das classes trabalhadoras: ensino técnico para formação de mão-de-obra. Para jovens de famílias de alta renda: universidade, MBA e formação de liderança.

  • @tiagot6516
    @tiagot6516 4 роки тому +2

    Só o Reino de Deus vai trazer paz e justiça verdadeiras para a Terra, isso nunca vai acontecer por meio de governos humanos políticos imperfeitos.

  • @izabellanunes8421
    @izabellanunes8421 7 років тому

    Professor, quero fazer uma palestra sobre o cap 3.4 quando sairá??

    •  7 років тому

      Está programado para próxima segunda, às 10hs!

    •  7 років тому

      Acabou de sair goo.gl/Lt6lvj