Embora tenha ensinado tudo errado sobre reserva de mercado na década de 80. Numa outra live, ele e o rapaz do "Aéreo por trás da aviação" também fuleraram sobre o mercado de aviação. Daqui a pouco vem um react en**abando o Sacani.
@Crenteconspiracionista tem muita coisa no canal dele que é pura encheção de linguiça, tem um canal que eu acho o infinitamente melhor nas informações levadas mas que não é tão conhecido, vai direto ao ponto. ua-cam.com/video/zRMKewXgTwg/v-deo.html
Brasil é diferente agente não investe na tecnologia, sim o investimento é na corrupção de políticos que pensam que nunca vão morrer, são eternos, vc é foda
Não se esqueça que EUA assassinou 21 engenheiros da base aérea de Alcântara e a Gurgel Ciro Gomes demorou de propósito o empréstimo e as empresas boicotaram as peças pra Gurgel
Esqueceu de falar que muitos profissionais de excelente qualidade formados no Brasil foram embora desenvolver tecnologias em outros países por questões salariais.
Não é só o salário, pois ser muito rico e viver entre miseráveis não adianta muita coisa . Aqui os ladrões matam sem que a vitima tenha esboçado alguma reação , políticos incompetentes e corruptos são idolatrados , e a população espera soluções milagrosas para problemas complexos .. Isso aqui não tem como dar certo , feliz daqueles que possuem condições de buscar uma vida digna em outro lugar do mundo .
Lembro que na década de 90, quando aparecia alguma coisa do Japão em revistas ou na TV, eu tinha a impressão de estar vendo um outro planeta. Já era muito avançado... eu me sentia numa tribo isolada do mundo.
Sinceramente é simples: os custos de mão de obra(impostos, taxas, planos de saúde e principalmente legislação trabalhistas), energia (42% de imposto sobre o valor da energia gasta), telecomunicações (42% de imposto do valor do serviço), ICMS (21% do valor originário do produto) DESINDUSTRIALIZARAM o Brasil. Não faz sentido que seja mais barato exportar alumínio e silício pra China e importar painéis solares prontos! Simples: muitos grupos jorram dinheiro nos corredores do legislativo e judiciário pra que um ativismo continue e impeça o progresso do Brasil, que precisa de leis novas. Que Deus nos desperte.
Obs: trabalho na indústria de tecnologia brasileira e hoje ela vive graças a "nichos" protegidos por regras e legislação, não por eficiência e menor custo. Porque não conseguimos menor custo? Pelos problemas já citados. Recomendo acompanhar as metas do Ministro Paulo Guedes: ele está no caminho certo. Entre elas a competição livre no fornecimento de gás natural (o Amazonas tem muito gás no subsolo). Obs: ciência começa com honestidade, não com a inteligência, pois no Brasil está cheio de pessoas inteligentes que trabalham contra nosso Brasil. Um abraço a todos.
Produtos chineses não são mais baratos apenas no Brasil. Entendo o ponto de vista sobre a exportar Commodities de primeira linha e importar os produtos manufaturados, sobre a China é um ponto fora da curva sobre valores, muitas questões políticas complexas.
Já trabalho há 30 anos na área de desenvolvimento de produto e processos, Brasil, Itália e Alemanha....lembro dos anos 2000, quando era comum pra mim ver mecânico alemão só com o primário corrigindo programas em PLC e engenheiros brasileiros com dificuldade de colocar nomes na agenda do celular...
Eu acho importante as novas gerações terem uma noção do que foi a reserva de mercado dos anos 80 no Brasil. Roberto Campos foi um dos politicos brasileiros que foi contra essas reservas, mas infelizmente era voto vencido no plenário. O livro dele, A lanterna na Popa, conta essas histórias de como o Brasil foi se atrasando perante o mundo em termos de tecnologia.
MUITO BEM LEMBRADO ESTE GRANDE LIBERAL ROBERTO CAMPOS. FOI TAXADO ATÉ DE LOUCO NA SUA ÉPOCA . MAS ESSA GERAÇÃO NOVA , COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NÃO QUER SABER DE CORRER ATRÁS DO CONHECIMENTO. VEJA O EXEMPLO DESSES RAPAZES ENTREVISTADORES. NÃO SABEM NADA. O SÉRGIO ESTAVA EM OUTRO PODCAST E CITOU AS FOSSAS MARIANAS DAS PROFUNDEZAS DO OCEANO COM DUAS MOÇAS O ENTREVISTANDO. UMA DELAS DISSE O QUE É ISSO KKKKK. ABRAÇOS AMIGO
SEM QUERER POLEMIZAR O QUÊ FALTA AO BRASIL É SE LIBERTAR DOS TRAIRAS RATOS E RAPOSAS MERCENÁRIAS O PIOR OS PIORES EXEMPLO SÃO A DESTRUIÇÃO DO LANÇADOR E MORTES DOS CIENTISTAS DO PROJETO OS PRESIDENTES ENTREGUISTAS E VASSALOS VENDILHÕES DO TEMPLO COMO OS NOSSOS ÚLTIMOS REPRESENTANTES ANTES NAÇÃO E ANTES POPULAÇÃO UMAS VERDADEIRAS ABERRAÇÕES CONSTITUCIONAIS OS FAMOSOS CAVALOS DE TROIA
Eu sou formado em cinema e trabalho com câmeras de cinema de grande porte. Se você quiser comprar uma câmera de cinema dessas, você vai pagar impostos que vão dobrar o valor do equipamento + frete. uma vez entrei no site da receita federal para entender que impostos eram esses, eram 3 impostos distintos mas todos com o mesmo argumento, proteger a produção nacional. Pois bem, o Brasil não fabrica e nem revende esses equipamentos, até hoje me pergunto, o que estamos protegendo? Os países que fabricam já são mais ricos com a gente, já tem mais dinheiro pra comprar mais equipamentos, pagar melhor os profissionais e mais dinheiro em geral pra qualquer demanda de uma produção. E na hora de comprar equipamento, eles ainda pagam metade do preço que a gente.
2 роки тому+21
Cresci exatamente nessa época (sou de 72 - minha adolescência foi na década de 80). TK-82C foi meu primeiro PC... isso em 1984. Primeiro PC "mais moderno" que tive contato foi o MSX, da Gradiente, lá na oitava série. Meu primeiro contato com o Windows foi em 1994, no meu primeiro trabalho, e quando minha mãe comprou um Compaq Presario, em 1996, futriquei o que podia em termos de instalação de programas, reinstalação do Windows (trocentos disquetes). Me deu bastante bagagem de conhecimento para usar no ambiente profissional.
Meu primeiro contato com PC foi na escola na sala de computação no ano de 1998. A escola levava o aluno e sua classe uma vez por ano nessa sala e durante uma hora o aluno usava o programa Paint do Windows. Essa era a aula de informática/computação na sala de computação das escolas municipais e estaduais. Depois minha mãe comprou um computador no ano de 2001 no supermercado e foi uma festa. Mas na casa dos meus vizinhos já tinha computador desde 1996. Hoje é fundamental qualquer escola pública ou privada ter uma sala de programação com equipamentos e um professor exclusivamente para isso.
''A competição torna-o melhor mesmo quando é seu rival quem ganha'' Uma excelente frase que mostra o efeito do protecionismo Brasileiro. Equantos empresas de países estrangeiros competem melhorando dia a cada dia, a empresa local, acostumada, pouco desafiada, se acostumou e contentou com seu cercadinho econômico.
Tanto não é verdade que os EUA sequer permitiram a entrada da Huawei no país. No mundo civilizado e desenvolvido todo país luta para salvar suas empresas. A diferença é que no Brasil abertura de mercado sempre se resumiu a cortar incentivos a industria nacional. Se as duas coisas andassem junto, o país era outro.
@@guruxara7994 Uma coisa é barrar uma empresa, outra coisa é barrar um mercado inteiro, algo que o Brasil faz muito bem, o mercado bancário, o mercado de telefonia, o mercado petrolífero. O Brasil é assim por inteiro, o nosso mercado, as nossa marcas não são estimuladas a produzir com qualidade, elas são estimuladas a lidar com burocracia e a complexidade legislativa do país. Por isso mesmo a maiorias das nossas marcas tão restrita só aqui no Brasil, uma ou outra que se sobressai. Quanto ao impedimento Americano, os EUA só saiu perdendo, uma empresa que ia se instalar no país e gerar empregos e renda. Então o EUA não se enriqueceu com essa política. O EUA enriqueceu apesar dessa política. Mas se é o protecionismo então que desenvolve tudo, só fechar tudo, adeus Apple, Samsung, Volkswagen, Chevrolet, Nissan. Olá Positivo, Multilaser, e carro não tem.
@@analena6588 eu não sou brasileiro mas desde comecei a investigar o youtube fiquei daquela maneira ( era para não ficar já não fico ) , para já como licenciado fico piurso ao ler a enorme quantidade de imbecilidades dos negacionistas , terraplanistas e outros , pelo que sube só no Brasil existem 14 milhões de analfabetos e parece que estão uma grande maioria aqui no youtube , não , trabalhar para gente que cospe na sopa que come ? Bom proveito obrigado . Bom , Ana desculpa o comentário será o teu país mas terão que ser os locais a acabar com essa palhaçada , tanto aqui em portugal como em países que trabalhei entre muitas coisas ( quando alguem faz burrice dizem ) até parece que és brasileiro , ou brasileira , é triste .
@@ANTONIO1955 Moro na Alemanha, no Brasil fui funcionaria publica, tem estados no Brasil que só tem agricultura e mineracao, quem trabalha no campo é explorado, na mineracao tambem, acabam com rios, expulsam os moradores. Depois quando as pessoas formam ,trabalho só tem como funcionario publico. Aqui em Berlim tem brasileiros e portugueses com curso superior ou tecnico ,trabalhando em areas, que a populacao local nao trabalham, como faxina em Hoteis, restaurante e etc.
@@ANTONIO1955 A populacao brasileira nao é vagabunda, ela é explorada desde que foi colonizada, a mentalidade do rico brasileiro ainda é do periodo colonial.
Pior de tudo é que quem sempre atrapalhou o desenvolvimento Industrial, Educacional e até mesmo de educação social são os mesmo que estão no Congresso hoje, e ainda vão atrapalhar muito, porque para limpar este mau vai ser necessário tempo e muita calma.
BASTA PRIVATIZAR TODAS AS UNIVERSIDADES OU, PELO MENOS, TORNAR TODAS AS UNIVERSIDADES VERDADEIRAMENTE AUTONOMAS(0% DE RECURSOS PÚBLICOS, SOMENTE PARA COBRIR BOLSAS QUE COMPROVEM SER DE BAIXA RENDA E TENHAM POTÊNCIAL PARA A ATIVIDADE ACADEMICA)!!!
A nao ser que se (sonho) a população brasileira se revoltasse com esses políticos e acabasse esse sistema corrupto. Mas o Brasil nunca terá jeito pq a maioria das pessoas estão infectadas pelo jeitinho e pela polarização política
@@paulovictor6691 a população não quer se desenvolver, brasilwiro nao pensa no longo prazo nem pra ele mesmo, vc acha que pensa no do pais? O primeiro cara que entrar e começar a cortar a mamata vai srr o primeiro presidente a ser morto pela população no Brasil, anota isso que eu to falando
@@TheChamps2001 ERRADO! tem q haver universidade pública sim! A pesquisa e produção de ciência deve ser livre. Na privada não! O intuito é ter lucro e apenas isso. Deve ser equilibrado 50% privado e público
@@andrenicolassilvaalves6820 mas a pesquisa se dá lucro mostra que ela faz sentido!!! Se ela não der lucro, qual beneficío eu tenho nessa pesquisa!! Pesquisa ser justamente para se aumentar a eficiencia/produtividade de algo!!!
Só para ilustrar o atraso, quando do encerramento referente ao tabelamento dos preços de carros (quem liberava os aumentos era o governo) as montadoras foram contra, queriam a continuidade do controle de preços. Máfia pura.
O problema dos produtos Brasileiros é a falta de pesquisa e desenvolvimento que deveria começar já nas universidades, assim como ocorre em paises desenvolvidos. Deveria haver uma parceria entre governo, universidades e iniciativa privada, hoje em dia no Brasil existe baixíssima interação entre essas forças.
Brasileiro aprendeu que depende tudo do governo.Mania de coitadismo do nosso povo. Estudantes vão pra universidades pra aprender ideologias e fumar maconha e pedir liberação dela e de aborto.A maioria dos professores são de esquerda e querem fazer lavagem cerebral nos alunos.E deu pra perceber que conseguem esse objetivo.
@@OccyLoko CHORA PETISTA!!! A MAMATA ACABOU!!! AS UNIVERSIDADES AMERICANAS SE SUSTENTAM COM DINHEIRO DA INICIATIVA PRIVADA, PQ AQUI NO BRASIL NÃO PODE SER FEITO O MESMO!!! VCS QUEREM MAMATA PRA PROPOR PROJETO TOSCO DE CIENCIAS SOCIAIS NÉ!?
Aqui é proibido desenvolver, pra desenvolver tem que torrar grana e como vai fazer isso aqui no Brasil que vao tacar imposto em vc ou vai vir fiscal com alguma lei absurda travar seu negocio?
@@vfgdf98 pois , num pais onde existem milhões de negacionistas e terraplanistas o melhor a fazer é sair , e assim fiz em portugal , fascismo pobreza , fora .
Camarada, boa tarde, ouvi certa vez, um empresário da indústria, o magnata disse; que comprando a tecnologia, ficava mais barato, do que desenvolver a tecnogia, só que as nações que desenvolvem as tecnologias, são primeiro mundo, e assim o Brasil,, está no atraso tecnológico e etc.
@@everaldoferrei5633 O problema é que esse magnata está com uma narrativa ultrapassada essa narrativa é dos anos 2000, e você está certo os países que pagaram o preço "Caro" hoje estão melhores..
Para vocês terem uma ideia do quanto essa lei de reserva de mercado foi desastrosa para o Brasil: A sony chegou oficialmente no Brasil em 2009 com o playstation 2. Todos os produtos da sony antes dessa data eram traficados pelo Paraguai. A lei de reserva de mercado foi feita em 84, ainda sob o regime militar. Basta uma breve pesquisa para se informar sobre o assunto.
e foi embora ano passado kkk esse papo aí é só besteira... países ricos não querem que os outros se desenvolvam... é muito mais complexo que protecionismo tanto que China e estados unidos picam taxa em produtos de fora... Sarcani devia ficar na economia... 4 empresas brasileiras líderes nos seus setores, Petrobrás, Embraer, Embrapa e WEG...
De onde vc tirou isso??? A Sony já montava som para residências, som automotivo, TVs e outros produtos na Zona Franca de Manaus nos anos 90!!! Tive vários produtos da Sony fabricados no brasil, era a melhor marca de eletrônicos do mercado!!!!
Tive uma TV CCE de 14 polegadas que só quebrou pq eu derrubei, mas ela já estava há uns 10 anos com meu pai. Joguei muito master system e mega drive nele kkk
olha eu tive walkman cce , radio cassete cce e olha era muito bom para época, quanto o atraso na tecnologia com certeza foi a falta de investimentos na educação em muitos governos passados.
CCE nunca foi bom, tbm tive WalkMan CCE e Sony, a diferença de qualidade sonora e de construção era gritante. Sem contar que o Sony era comprado no Paraguai, pra piorar a comparação kkkkk. A verdade é que nunca tivemos uma indústria genuinamente brasileira que preste 😢
O Brasil é uma colônia mundial. Nações milenares têm o domínio sobre nós. O mundo inteiro produz pessoas super dotadas no quesito tecnologia, mas os países fracos não conseguem manter suas joias que por falta de incentivo vão embora para os países desenvolvidos. Priorizar a produção nacional não é má ideia, mas precisa montar um sistema complexo e sustentável para manter a evolução. Se o povo é desinteressado, então não tem pra onde correr.🤦🏻♂️
A maior parte dos pós-graduados no Brasil estão tudo desempregados. Temos muitas universidades de faz de conta pesquisando coisas que já está batido há décadas. Claro que há raríssimas excessões.
eu ganhei um Atari em 1981 eu tinha 8 anos de idade ia na galeria page na época só ficar olhando esses vídeo games funcionando na época nossa foi uma maravilha
O problema esta no video quando se tem um professor com SACANI que fala uma visão dos anos 2000 e fala "Pra que investir se tem milhares de empresas que fezem isso" é complicado avançar com essa narrativa.
As vezes eu penso que o Sergio seria um bom presidente, o cara parece que tem uma visão boa de onde investir de maneira que beneficie a grande maioria.
Um país com 8,5 milhões quilômetros quadrados, mais de 200 milhões de habitantes, detentor majoritário de grande parte das reservas minerais mais valiosas, tanta agua potável, terra agricultável, povo inteligente, criativo e resiliente, etc. Dentre tantas riquezas o Brasil não pode continuar sendo tão perigosamente dependente e negligente, pelo menos nos segmentos mais estratégicos da ciência, tecnologia, indústria, agricultura, energia, etc. das quais somos dependentes. Inclusive na defesa nacional. Produzimos aqui e exportamos quase toda as matérias-primas para a indústria mundial, commodities e as recompramos industrializadas por preços exorbitantemente mais caros. Sem motivos coerentes, ainda somos altamente dependentes de ciência, tecnologia e indústria fina. Comparados ao Brasil, em 1945 Alemanha e Japão estava destruídos e muito pobres. Em 1955 a Coreia do Sul era miserável. Em 1965 a China também era um país extremamente pobre e considerado sem futuro, inclusive Taiwan. Todos muito mais pobres e muito mais dependentes que o Brasil. No entanto os governos desses três países asiáticos, acreditaram que poderiam deixar de serem tão miseráveis e dependentes e optaram por investir pesadamente em educação (técnica e universitária) por pelo menos trinta anos. Construíram escolas, importaram milhares de ótimos professores, mandaram jovens para estudar nas escolas e universidades europeias e americanas na expectativa que retornassem para produzirem na terra natal. Em paralelo também investiram em infraestrutura produtiva e logística. Deu certo para todos os três países asiáticos, que hoje são potencias econômicas e centro de excelência em muitas áreas da ciência e tecnologia, mesmo tendo que importar grande parte da matéria-prima que precisam. A Alemanha por ser um berço de cultura, ciência e tecnologia apesar de destruída se reergueu rapidamente. Enquanto isso o Brasil continua se considerando o gigante mas de um futuro que nunca chega, nos falta atitude. Infelizmente um gigante que só patina desde 1945, tendo tudo na mão. Hoje vemos a China com grande independência e liderança tecnológica e industrial com sua própria rede de satélites GPS, foguetes, estação espacial, indústria aeroespacial, militar, domínio nuclear, indústria em geral, construção civil e muito, muito dinheiro pra comprar o que lhes for importante. Atualmente até a Índia já começa a fazer o mesmo, enquanto que o Brasil da impunidade, continua atraindo e elegendo politiquinhos míopes, venais e corruptos. Aqui nenhum partido sequer apresenta e se compromete com planos mínimos de governo, só com essa cortina de fumaça de Esquerda versus Direita, Populismo, muito menos apresentam Planos de Desenvolvimento Nacional para nos colocar no primeiro mundo. Provavelmente o que mais nos falte seja “brasilidade” e objetividade e atitude.
Não.......é a falta da verdade.....o povo foi emburrecido e o país foi vendido.... e iludidos acreditam nesse mimimi, de liberdade econômica, sendo que o país foi escravizado.
Enquanto surge essas grandes engrenagens da tecnologia no mundo no Brasil surgi armas para o tráfico, mensalão, petrolão, vi esses caras não penam em desenvolvimento nessa área
Os mercados locais são protegidos como um todo, no mundo desenvolvido principalmente. Tenta um bilionário brasileiro querer comprar uma empresa estratégica americana ou alemã, eles não vendem. O erro do país que gerou atraso foi uma má interpretação dessa proteção, enquanto China, Coreia do Sul, EUA… esses países protegem as indústrias nacionais para que possam competir de igualdade no mercado mundial.
No Brasil nós temos muito material humano, desenvolvimento vem mais de criatividade do que realmente saber tudo sobre código, mas, vcs sabiam que os melhores analistas de segurança são Brasileiros... Na faculdade eu lembro que um professos dizia: "existem golpistas únicos aqui no Brasil, os gringos estudam muito pra ter um software pra cá, pq nós criamos nossos próprios golpes" kk, e é vdd... muitos de nós acabam trampando remoto ou indo embora, já passou da hora de termos nosso próprio vale do silício e haver mais investimento público nesse setor!
enquanto existirem impostos pesados sobre a indústria e barreiras enormes contra o empreendedorismo no brasil a gente n vai ter um vale do silício tão cedo
No Brasil apesar de está atrasado mesmo , aqui tem muita tecnologia Brasileira , hoje o Brasil lança foguetes, com parceria com outros países, e também já possuímos foguetes com tecnologia Brasileira, a nossa tecnologia com armas militares também e uma das melhores, e já está se espalhando pro mundo. Não subestime o Brasil, estamos crescendo e evoluindo.
Tudo isso atrasado kkkkkkkk , enquanto os outros países já estão anos na nossa frente, o que eu acho incrível é a nossa riqueza natural, porém se for mal administrado como está sendo, daqui uns anos não será mais vantagem.
Brasil não tem nada que seja de auto suficiente inclusive se o Google der merda o Brasil fica sem GPS. China Rússia Índia países da Europa inclusive monarquias vê não tem nem satélite próprio e programa espacial 😂😂😂.
Tem muitos brasileiros inteligentes com capacidade,que inclusive trabalham em países desenvolvidos. Infelizmente o governo brasileiro não quer que o mossa país seja um país de primeiro mundo, mas quando o povo conseguir mudar esse jogo , vamos ser sim um país desenvolvido principalmente em tecnologia. Pode demorar, mas isso vai acontecer.
Tá foda véi, me lembraram do Cassimiro indignado com o cara dizendo que a Globo não teria capacidade de criar um podcast. Tá fogo Man, os brasileiros não conhecem a própria história.
Não cria por que não quer agora se ficar sem as plataformas sociais agradeça a globo que quer por lei na marra tira o dinheiro das plataformas digitais
Boa noite, eu vivi a epoca dos anos 90, pra voce ter um super nintendo mega drive tinha que trazer do paraguai a cce relamente tinha equipamentos inferiores a outras marcas mas tinham coisas boas tambem, ja a Gradiente era boa tive equipamentos que nao davam problema, na minha opiniao o Brasil nao estava errado em ter essa reserva o problema foi nao investir em tecnologia aqui.
Por isso tem países q estão muito a frente do Brasil,se tivessem continuado assim,hj estaríamos bem avançados,mais como sempre os políticos são contra nosso desenvolvimento internet.
Os de não querem o Brasil desenvolvido por isso põe o mais corrupto como político é para atrasar mesmo senão o país virava potência e isso os outros não querem daí o país ser pouco valorizado e não ter nenhum prêmio Nobel.
Brasil, uma fazenda que não tem autonomia nem na sua produção agropecuária, vide insumos e máquinas utilizadas para produzir produtos sem valor agregado. Piada.
Concordo com ele no tocante ao protecionismo e a falta de investimento nesta area pelo governo. Infelizmente, as empresas nao invetiam tambem por falta de concorrentes no mercado ja que ou comprava qoue eles tinham ou fica sem.
Antes da eleicao, ia no youtube do frota e o q a galera defendia esse cara nao era brincadeira. Hoje, alem de nao fazer nada como deputado, ainda rouba o dinheiro publico atraves da gasolina etc. Queria saber onde foi parar esse povo q idolatra esse cara?
Boa tarde O nosso material original está aqui no nosso Brasil que são que são de verdade e eles lá de fora compram aqui para depois retornarem para o Brasil e é assim que eles fora do Brasil si riquessem nas custas do nosso Brasil!
Infelizmente o Brasil é muito bom em feriados e tem muita tecnologia carnavalesca. Mais também temos muitos que leva o estudo a sério. Infelizmente eles tem que sair do país nosso para ajudar os outros nos estudos e conhecimentos.... Salve aqueles que saem do seus países e parentes para trazer conhecimento para nós
Eu continuo com a mesma idéia, Brasil só sabe produzir commodities agrícolas , em relação a tecnologia e desenvolvimento estamos muito atrás de outros países, inclusive a Índia. Enquanto o nosso governo não focar em ciências e tecnologia, educação continuaremos assim.
2 роки тому+7
A Coréia do Sul fez igual. E manteve. Hoje, geladeiras, TVs, carros e tudo básico vem de onde? Coréia do Sul. China e demais países, idem. O nosso atraso tecnológico é, em parte, por que a reserva de mercado ruiu. A idéia era, em princípio, fortalecer a base industrial nacional e, futuramente, AOS POUCOS, abrir o mercado. Collor foi lá e arregaçou as portas. Do ponto de vista do CONSUMIDOR - num momento de curto prazo - foi vantajoso ter a abertura. A longo prazo, perdeu todo mundo.
porém nao tinha investimento e a qualidade é ruim... hoje em dia se uma fabrica vim para o brasil ela tem 20 anos sem pagar impostos, mas se vc abrir a fábrica aqui vc paga imposto do primeiro dia. Como competir assim??
2 роки тому+1
@@yancarvalho8766 era assim na China, Japão, Coréia do Sul... Está sendo assim no Vietnam, Indonésia etc... A questão é: você não consegue fazer nada com primazia SEM ANTES tropeçar. A alternativa é essa: sem empregos, dependência, e país pobre. Meia dúzia consegue comprar bons produtos. os outros 94 indivíduos ficam chupando dedo sem qualquer forma de competir.
Com certeza o Sistema brasileiro não era perfeito, muito pelo contrário, era cheio de defeitos. Entretanto, naquela época nós tínhamos fabricantes nacionais. Hoje, o que temos? No ano 2000, 12% das exportações brasileiras eram de produtos de alta tecnologia, em 2023 esse número caiu para 2%. Como resultado disso o país vem empobrecendo. Será que essa abertura foi uma coisa tão boa assim? Ou voltamos a correr atrás de desenvolver a indústria brasileira de uma maneira inteligente, ou estaremos condenados a pobreza
*Muitas verdades, no Brasil muitas narrativas...um país dominado pelo interesse dos países desenvolvidos, somos um país agrícola, rico em matérias primas.* *SIGLA CCE - CONTINUA COMPRANDO ERRADO.*
Ser um país agrícola não é um demérito, países muito ricos como a Austrália possuem matérias primas como a sua principal exportação... O problema do Brasil é o corporativismo dos países estrangeiros, que assim dificultam o crescimento urbano e tecnológico para dominarem o mercado interno. Um exemplo disso é a dominância das fabricas de automóveis que por meio de lobby, praticamente acabaram com o sistema ferroviário em favor do rodoviário.
@@DanielSouza.. Australia é tão industrializada quanto os EUA, alias a Australia possui apenas 25 milhões de habitantes, o Brasil mais de 210 milhões; Sem comparação.
@@eduwendigo verdade mais acho que é difícil reconhecer erros que a maioria das pessoas não sabem quais foram, por que existe países até eram mais pobres do que o brasil, um exemplo da China que não é exatamente amiga dos EUA, que abriu muito seu mercado para empresas estrangeiras e se desenvolveu muito mais que até países europeus, e muitos outros países muito orgulhosos como o Brasil que se gabam por ter muitos recursos naturais que pelo menos nessas 3 últimas décadas não teve quase nenhum avanço tecnológico e nossa medição de qualidade de vida ao contrário de outros países menos famosos como a China cresceu enquanto que nós retrocedemos, será que o problema é dos outros ou é nossa ignorância em como não resolver um antigo problema.
Tem tanta coisa que acontece que é deixada de lado quando a gente analisa esse "protencionismo". Se nós, brasileiros, fôssemos mais patriotas, essa restrição de mercado teria sido o suficiente para nos industrializarmos até um bom ponto para depois irmos abrindo o mercado, porém com melhores condições de disputa da indústria nacional no exterior. Se esquece aqui que o Brasil é visto como uma colônia para os EUA. Isso é muito real. Eles trabalham muito para interferir por debaixo dos panos na política para que a gente nunca alcance uma industrialização forte. Ver como nós, brasileiros, nos criticamos e nos sabotamos falando tão superficialmente dessas coisas é o nosso grande tendão de Aquiles. Nós, brasileiros e brasileiras somos, de fato, os nossos maiores sabotadores. Ninguém fala mal do Brasil melhor que brasileiros e isso é triste.
A idéia de fazer uma reserva de mercado é boa desde que as amarras do governo (impostos, excesso de regulação, excesso de direitos trabalhistas, insegurança jurídica, falta de MDO qualificada, etc) sejam removidas, pois um país continental como o nosso possui mercado interno que pode consumir os produtos produzidos aqui. O exemplo do foguete que você usou é ótimo. O país não deu a devida importância e prioridade ao programa espacial como um todo. Além disso, a quem (países que já dominam essa tecnologia) interessa o Brasil ter essa capacidade? Não sejamos tão inocentes e vitimistas! Não existem atalhos para a independência tecnológica.
e ainda tem as empresas amiguinhas do governo q n querem q empresas pequenas cresçam e tomem seus lugares no mercado brasileiro, Resultado: empresas ruins com serviço péssimo ex: a OI
na minha área de desenvolvimento de software, nos brasileiros temos muito destaque, as faculdades federais formam profissionais com base para pesquisa ou se profissionais referencia no meio empresarial. mas oque acontecer, as empresas e governos estrangeiros estão toda hora lhe oferecendo vagas, vc tem uma pesquisa interessante e necessita de verba?, o brasil que lhe da uma bolsa de 2000 e diz "se vira com isso"(as vezes nem isso), ou a china que lhe da uma puta estrutura e a poha de um salario de 20k, os pesquisadores n querem sair do brasil, mas eles querem que sua pesquisa avance. no meio empresarial e bem parecido, vou ganha 5 a 10k aqui no brasil tendo que trabalha que nem condenado. ou vou ter o conforto de mora na Europa com um salario equivalente a 50k. boa parte fica aqui só ate pega experiência, depois disso vaza. n e atoa que boa parte dos desenvolvedores de software formados na federal depois de pega alguma experiencia vaza do brasil, se vc trabalha com tecnologia vc n e valorizado aqui. enquanto essa realidade persistir nunca se avançará tecnologicamente
Muito obrigado pelo seu comentário. Qual área você atua em TI? Sou da TI também, mas estou de olho em vagas no exterior. Estou focado em Java e Python.
@@tygoufaynanchal3903 Trabalho com java, angula, flutter e nativo. tecnologias já consolidadas, outra com um mercado em expansão gigante, não trabalho com python, sou desenvolvedor de apps e softwares em geral, então python não é bom para esse mercado, mas se vc que seguir para o mercado de inteligência artificial é machine learning python è ideal. para mobile, flutter e nativo, back-end java, desenvolvimento web, java, front- end tem opções para caralho, eu uso angular pois gosto do TypeScript. só escolher para que mercado que ir e se especializa, depois as vagas aparecem, atualiza sempre o LinkedIn, pronto. mas acho que vc deveria aprende alguma linguagem de front- end também, não precisa ser especialista, para isso escolhe só um tipo, mais e bom ter a capacidade de coloca um projeto para roda sozinho.
@@davisonlopes5883 Muito obrigado pelo seu comentário. Estou fazendo uma programação de cursos e estudo para esse ano e vou dar uma garimpada no mercado para ver o que eles estão pedindo mais e traçar uma rota. Valeu pelo seu comentário e sucesso para você. Conselho (você já deve saber, mas reforçando): invista no INGLÊS e outro idioma se for o caso, pois um conhecido conseguiu excelentes oportunidades nos EUA e Europa devido ao Inglês.
As multinacionais tem olheiros em todas instituições acadêmicas que promovem pesquisa científica e quando os gênios se destacam elas contratam pra trabalhar por condições irrecusáveis, e vão embora do país.
Lembro de uma reportagem aqui em Berlim, sobre um cientista brasileiro em Israel, o cara desenvolve tecnologia de tirar o sal da agua e de limpeza de aguá, o cara nem conseguia verba para pesquisa, ele apresentou aos Israelis, foi contratado na hora, ele conseguiu levar a equipe dele , até a faxineira para Israel.
No Brasil,teve um acidente, relacionado,a foguetes,que explodiu,e morreram todos.Nao me lembro do tempo,que aconteceu.Mas aconteceu ,e é um assunto que não foi comentado.
O que mais admiro no Serjao é a paciência de professor pra responder algumas perguntas....
Embora tenha ensinado tudo errado sobre reserva de mercado na década de 80.
Numa outra live, ele e o rapaz do "Aéreo por trás da aviação" também fuleraram sobre o mercado de aviação.
Daqui a pouco vem um react en**abando o Sacani.
@Crenteconspiracionista vc não entendeu o que ele falou ,ele diz que o antari daqui era muito atrasado em relação ao que tinha lá fora
@Crenteconspiracionista N64 antes do Atari? Skksksksks
Q época é essa?
Meu amigo... pensei a mesma coisa. Tem podcast que só dá pra ver pelos convidados, pq tem entrevistador que sinceramente... pousou na terra hj...
@Crenteconspiracionista tem muita coisa no canal dele que é pura encheção de linguiça, tem um canal que eu acho o infinitamente melhor nas informações levadas mas que não é tão conhecido, vai direto ao ponto. ua-cam.com/video/zRMKewXgTwg/v-deo.html
Brasil é diferente agente não investe na tecnologia, sim o investimento é na corrupção de políticos que pensam que nunca vão morrer, são eternos, vc é foda
Não se esqueça que EUA assassinou 21 engenheiros da base aérea de Alcântara e a Gurgel Ciro Gomes demorou de propósito o empréstimo e as empresas boicotaram as peças pra Gurgel
Esqueceu de falar que muitos profissionais de excelente qualidade formados no Brasil foram embora desenvolver tecnologias em outros países por questões salariais.
O governo enche o país de impostos
até hoje
@@brunlp01 e a iniciativa privada paga uma merreca
Não é só o salário, pois ser muito rico e viver entre miseráveis não adianta muita coisa .
Aqui os ladrões matam sem que a vitima tenha esboçado alguma reação , políticos incompetentes e corruptos são idolatrados , e a população espera soluções milagrosas para problemas complexos .. Isso aqui não tem como dar certo , feliz daqueles que possuem condições de buscar uma vida digna em outro lugar do mundo .
@@brunlp01 - Todos os países tem muitos impostos.
A CCE também era conhecida como: Comecei Comprando Errado 😂
Ou Continua Comprando Errado...
Concerta Concerta Estraga
Comprei Conjunto Errado
Exato
Kkkk boa
Lembro que na década de 90, quando aparecia alguma coisa do Japão em revistas ou na TV, eu tinha a impressão de estar vendo um outro planeta. Já era muito avançado... eu me sentia numa tribo isolada do mundo.
Acho que a POSITIVO é um bom exemplo para reforçar o argumento...kkkkkkkkkkkkkkkk
Pode crê, estou usando um notebook da positivo agora 🤣
foi de positivo a negativo
multilaser?
@@tiagocrisostomodossantos4141 Multilaser é ainda pior.
O Brasil fechou sua economia e não desenvolvia sua indústria. Quando abriu, a indústria morreu e não renasceu.
Como é bom ter o Serjão, se vc perguntar pra qualquer pessoa que viveu naquela época a maioria não se lembra desses detalhes. Valeu Serjão vc é brabo
eu lembro e muito bem
E ele? trabalhava naquela época e perdeu o emprego na indústria que fechou? É bem diferente trabalhar na indústria do que ser comentarista.
Sinceramente é simples: os custos de mão de obra(impostos, taxas, planos de saúde e principalmente legislação trabalhistas), energia (42% de imposto sobre o valor da energia gasta), telecomunicações (42% de imposto do valor do serviço), ICMS (21% do valor originário do produto) DESINDUSTRIALIZARAM o Brasil.
Não faz sentido que seja mais barato exportar alumínio e silício pra China e importar painéis solares prontos!
Simples: muitos grupos jorram dinheiro nos corredores do legislativo e judiciário pra que um ativismo continue e impeça o progresso do Brasil, que precisa de leis novas. Que Deus nos desperte.
Obs: trabalho na indústria de tecnologia brasileira e hoje ela vive graças a "nichos" protegidos por regras e legislação, não por eficiência e menor custo. Porque não conseguimos menor custo? Pelos problemas já citados.
Recomendo acompanhar as metas do Ministro Paulo Guedes: ele está no caminho certo. Entre elas a competição livre no fornecimento de gás natural (o Amazonas tem muito gás no subsolo). Obs: ciência começa com honestidade, não com a inteligência, pois no Brasil está cheio de pessoas inteligentes que trabalham contra nosso Brasil.
Um abraço a todos.
Produtos chineses não são mais baratos apenas no Brasil. Entendo o ponto de vista sobre a exportar Commodities de primeira linha e importar os produtos manufaturados, sobre a China é um ponto fora da curva sobre valores, muitas questões políticas complexas.
@@EliasDiDomenico Essa foi a melhor de todas o neo liberalismo que nunca tirou um unico pais da pobreza e a nossa salvacao...é o fim...
Seu texto está perfeito.
Já trabalho há 30 anos na área de desenvolvimento de produto e processos, Brasil, Itália e Alemanha....lembro dos anos 2000, quando era comum pra mim ver mecânico alemão só com o primário corrigindo programas em PLC e engenheiros brasileiros com dificuldade de colocar nomes na agenda do celular...
Eu acho importante as novas gerações terem uma noção do que foi a reserva de mercado dos anos 80 no Brasil.
Roberto Campos foi um dos politicos brasileiros que foi contra essas reservas, mas infelizmente era voto vencido no plenário.
O livro dele, A lanterna na Popa, conta essas histórias de como o Brasil foi se atrasando perante o mundo em termos de tecnologia.
MUITO BEM LEMBRADO ESTE GRANDE LIBERAL ROBERTO CAMPOS. FOI TAXADO ATÉ DE LOUCO NA SUA ÉPOCA . MAS ESSA GERAÇÃO NOVA , COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES, NÃO QUER SABER DE CORRER ATRÁS DO CONHECIMENTO. VEJA O EXEMPLO DESSES RAPAZES ENTREVISTADORES. NÃO SABEM NADA. O SÉRGIO ESTAVA EM OUTRO PODCAST E CITOU AS FOSSAS MARIANAS DAS PROFUNDEZAS DO OCEANO COM DUAS MOÇAS O ENTREVISTANDO. UMA DELAS DISSE O QUE É ISSO KKKKK. ABRAÇOS AMIGO
Essa reserva existe até hoje, como o vício do Brasil em diploma.
SEM QUERER POLEMIZAR O QUÊ FALTA AO BRASIL É SE LIBERTAR DOS TRAIRAS RATOS E RAPOSAS MERCENÁRIAS O PIOR OS PIORES EXEMPLO SÃO A DESTRUIÇÃO DO LANÇADOR E MORTES DOS CIENTISTAS DO PROJETO OS PRESIDENTES ENTREGUISTAS E VASSALOS VENDILHÕES DO TEMPLO COMO OS NOSSOS ÚLTIMOS REPRESENTANTES ANTES NAÇÃO E ANTES POPULAÇÃO UMAS VERDADEIRAS ABERRAÇÕES CONSTITUCIONAIS OS FAMOSOS CAVALOS DE TROIA
Eu sou formado em cinema e trabalho com câmeras de cinema de grande porte.
Se você quiser comprar uma câmera de cinema dessas, você vai pagar impostos que vão dobrar o valor do equipamento + frete.
uma vez entrei no site da receita federal para entender que impostos eram esses, eram 3 impostos distintos mas todos com o mesmo argumento, proteger a produção nacional.
Pois bem, o Brasil não fabrica e nem revende esses equipamentos, até hoje me pergunto, o que estamos protegendo?
Os países que fabricam já são mais ricos com a gente, já tem mais dinheiro pra comprar mais equipamentos, pagar melhor os profissionais e mais dinheiro em geral pra qualquer demanda de uma produção.
E na hora de comprar equipamento, eles ainda pagam metade do preço que a gente.
Cresci exatamente nessa época (sou de 72 - minha adolescência foi na década de 80).
TK-82C foi meu primeiro PC... isso em 1984. Primeiro PC "mais moderno" que tive contato foi o MSX, da Gradiente, lá na oitava série.
Meu primeiro contato com o Windows foi em 1994, no meu primeiro trabalho, e quando minha mãe comprou um Compaq Presario, em 1996, futriquei o que podia em termos de instalação de programas, reinstalação do Windows (trocentos disquetes). Me deu bastante bagagem de conhecimento para usar no ambiente profissional.
Compaq presario era uma lenda... aprendi muito nele tb. Em 1996 eu c 12 anos
Top demais
Meu primeiro contato com PC foi na escola na sala de computação no ano de 1998. A escola levava o aluno e sua classe uma vez por ano nessa sala e durante uma hora o aluno usava o programa Paint do Windows. Essa era a aula de informática/computação na sala de computação das escolas municipais e estaduais.
Depois minha mãe comprou um computador no ano de 2001 no supermercado e foi uma festa.
Mas na casa dos meus vizinhos já tinha computador desde 1996.
Hoje é fundamental qualquer escola pública ou privada ter uma sala de programação com equipamentos e um professor exclusivamente para isso.
''A competição torna-o melhor mesmo quando é seu rival quem ganha''
Uma excelente frase que mostra o efeito do protecionismo Brasileiro. Equantos empresas de países estrangeiros competem melhorando dia a cada dia, a empresa local, acostumada, pouco desafiada, se acostumou e contentou com seu cercadinho econômico.
Multilaser
a única diferença entre o brasil e esses países é que o protecionismo deles funcionou melhor
Enquanto tem n!
Tanto não é verdade que os EUA sequer permitiram a entrada da Huawei no país. No mundo civilizado e desenvolvido todo país luta para salvar suas empresas. A diferença é que no Brasil abertura de mercado sempre se resumiu a cortar incentivos a industria nacional. Se as duas coisas andassem junto, o país era outro.
@@guruxara7994
Uma coisa é barrar uma empresa, outra coisa é barrar um mercado inteiro, algo que o Brasil faz muito bem, o mercado bancário, o mercado de telefonia, o mercado petrolífero. O Brasil é assim por inteiro, o nosso mercado, as nossa marcas não são estimuladas a produzir com qualidade, elas são estimuladas a lidar com burocracia e a complexidade legislativa do país. Por isso mesmo a maiorias das nossas marcas tão restrita só aqui no Brasil, uma ou outra que se sobressai. Quanto ao impedimento Americano, os EUA só saiu perdendo, uma empresa que ia se instalar no país e gerar empregos e renda. Então o EUA não se enriqueceu com essa política. O EUA enriqueceu apesar dessa política. Mas se é o protecionismo então que desenvolve tudo, só fechar tudo, adeus Apple, Samsung, Volkswagen, Chevrolet, Nissan. Olá Positivo, Multilaser, e carro não tem.
Cara, maravilhoso ouvir gente inteligente, falando. Trabalho há 21 anos, num local onde só se fala de futebol. Triste.
E aqui em franca é assim até hoje. A cidade não se desenvolve, tudo gira em torno das fábricas de calçados
O mais irônico é que o Brasil forma milhares de cientistas, mas a grande maioria acaba indo trabalhar no exterior
Não é por acaso que milhões dizer que a terra é plana
OU viram funcionarios publicos.
@@analena6588 eu não sou brasileiro mas desde comecei a investigar o youtube fiquei daquela maneira ( era para não ficar já não fico ) , para já como licenciado fico piurso ao ler a enorme quantidade de imbecilidades dos negacionistas , terraplanistas e outros , pelo que sube só no Brasil existem 14 milhões de analfabetos e parece que estão uma grande maioria aqui no youtube , não , trabalhar para gente que cospe na sopa que come ? Bom proveito obrigado . Bom , Ana desculpa o comentário será o teu país mas terão que ser os locais a acabar com essa palhaçada , tanto aqui em portugal como em países que trabalhei entre muitas coisas ( quando alguem faz burrice dizem ) até parece que és brasileiro , ou brasileira , é triste .
@@ANTONIO1955 Moro na Alemanha, no Brasil fui funcionaria publica, tem estados no Brasil que só tem agricultura e mineracao, quem trabalha no campo é explorado, na mineracao tambem, acabam com rios, expulsam os moradores. Depois quando as pessoas formam ,trabalho só tem como funcionario publico. Aqui em Berlim tem brasileiros e portugueses com curso superior ou tecnico ,trabalhando em areas, que a populacao local nao trabalham, como faxina em Hoteis, restaurante e etc.
@@ANTONIO1955 A populacao brasileira nao é vagabunda, ela é explorada desde que foi colonizada, a mentalidade do rico brasileiro ainda é do periodo colonial.
Pior de tudo é que quem sempre atrapalhou o desenvolvimento Industrial, Educacional e até mesmo de educação social são os mesmo que estão no Congresso hoje, e ainda vão atrapalhar muito, porque para limpar este mau vai ser necessário tempo e muita calma.
BASTA PRIVATIZAR TODAS AS UNIVERSIDADES OU, PELO MENOS, TORNAR TODAS AS UNIVERSIDADES VERDADEIRAMENTE AUTONOMAS(0% DE RECURSOS PÚBLICOS, SOMENTE PARA COBRIR BOLSAS QUE COMPROVEM SER DE BAIXA RENDA E TENHAM POTÊNCIAL PARA A ATIVIDADE ACADEMICA)!!!
A nao ser que se (sonho) a população brasileira se revoltasse com esses políticos e acabasse esse sistema corrupto. Mas o Brasil nunca terá jeito pq a maioria das pessoas estão infectadas pelo jeitinho e pela polarização política
@@paulovictor6691 a população não quer se desenvolver, brasilwiro nao pensa no longo prazo nem pra ele mesmo, vc acha que pensa no do pais? O primeiro cara que entrar e começar a cortar a mamata vai srr o primeiro presidente a ser morto pela população no Brasil, anota isso que eu to falando
@@TheChamps2001 ERRADO! tem q haver universidade pública sim! A pesquisa e produção de ciência deve ser livre. Na privada não! O intuito é ter lucro e apenas isso. Deve ser equilibrado 50% privado e público
@@andrenicolassilvaalves6820 mas a pesquisa se dá lucro mostra que ela faz sentido!!! Se ela não der lucro, qual beneficío eu tenho nessa pesquisa!! Pesquisa ser justamente para se aumentar a eficiencia/produtividade de algo!!!
Só para ilustrar o atraso, quando do encerramento referente ao tabelamento dos preços de carros (quem liberava os aumentos era o governo) as montadoras foram contra, queriam a continuidade do controle de preços. Máfia pura.
O problema dos produtos Brasileiros é a falta de pesquisa e desenvolvimento que deveria começar já nas universidades, assim como ocorre em paises desenvolvidos. Deveria haver uma parceria entre governo, universidades e iniciativa privada, hoje em dia no Brasil existe baixíssima interação entre essas forças.
Mas já é feito isso.
Guru, isso acontecia até o atual presidente entrar, cortes na CNPQ fazem três anos que isso acontecia...
Brasileiro aprendeu que depende tudo do governo.Mania de coitadismo do nosso povo. Estudantes vão pra universidades pra aprender ideologias e fumar maconha e pedir liberação dela e de aborto.A maioria dos professores são de esquerda e querem fazer lavagem cerebral nos alunos.E deu pra perceber que conseguem esse objetivo.
EUA TEM MENOS INVESTIMENTO EM UNIVERSIDADES E É MAIS DESENVOLVIDO QUE O BRASIL!!!
@@OccyLoko CHORA PETISTA!!! A MAMATA ACABOU!!! AS UNIVERSIDADES AMERICANAS SE SUSTENTAM COM DINHEIRO DA INICIATIVA PRIVADA, PQ AQUI NO BRASIL NÃO PODE SER FEITO O MESMO!!! VCS QUEREM MAMATA PRA PROPOR PROJETO TOSCO DE CIENCIAS SOCIAIS NÉ!?
Quando o Collor de Mello chamou os carros fabricados aqui de carroça , ele foi duramente criticado pelas mesmas pessoas que falam em desenvolvimento.
Sim, agora importa tudo... quando quebra fica esperando peças, às vezes por meses. Além disso, está longe de ser baratinho
Por isso nossos cientistas e estudantes diferenciados vão pra fora e desenvolvem suas pesquisas lá e não aqui. Aqui não tem onde desenvolver.
Aqui é proibido desenvolver, pra desenvolver tem que torrar grana e como vai fazer isso aqui no Brasil que vao tacar imposto em vc ou vai vir fiscal com alguma lei absurda travar seu negocio?
@@vfgdf98 pois , num pais onde existem milhões de negacionistas e terraplanistas o melhor a fazer é sair , e assim fiz em portugal , fascismo pobreza , fora .
@@ANTONIO1955 eu tô é querendo seguir o mesmo rumo
@@ANTONIO1955 gostaria de saber quem foi agora nesse atual governo que retira o projeto de aulas de robótica e tecnologia nas escolas....
Camarada, boa tarde, ouvi certa vez, um empresário da indústria, o magnata disse; que comprando a tecnologia, ficava mais barato, do que desenvolver a tecnogia, só que as nações que desenvolvem as tecnologias, são primeiro mundo, e assim o Brasil,, está no atraso tecnológico e etc.
Pobre Brasil
@@everaldoferrei5633 O problema é que esse magnata está com uma narrativa ultrapassada essa narrativa é dos anos 2000, e você está certo os países que pagaram o preço "Caro" hoje estão melhores..
Pior que tenho até hoje uma TVzinha de 14 da CCE na qual ligo meu Mega Drive às vezes,rs.
Para vocês terem uma ideia do quanto essa lei de reserva de mercado foi desastrosa para o Brasil: A sony chegou oficialmente no Brasil em 2009 com o playstation 2. Todos os produtos da sony antes dessa data eram traficados pelo Paraguai.
A lei de reserva de mercado foi feita em 84, ainda sob o regime militar. Basta uma breve pesquisa para se informar sobre o assunto.
e foi embora ano passado kkk esse papo aí é só besteira... países ricos não querem que os outros se desenvolvam... é muito mais complexo que protecionismo tanto que China e estados unidos picam taxa em produtos de fora... Sarcani devia ficar na economia... 4 empresas brasileiras líderes nos seus setores, Petrobrás, Embraer, Embrapa e WEG...
De onde vc tirou isso??? A Sony já montava som para residências, som automotivo, TVs e outros produtos na Zona Franca de Manaus nos anos 90!!! Tive vários produtos da Sony fabricados no brasil, era a melhor marca de eletrônicos do mercado!!!!
@@ulissesmartins2960 Bom dia Ulisses, acredito que não deixei claro suficiente. Mas a intensão era referenciar o caso dos games. Atenciosamente.
@@RafaelZampivaentendi👍👍
Sacani é uma enciclopédia viva que temos..
O atraso não é apenas na tecnologia mas se aplica tb à cultura, ciência, medicina, educação etc...
então tu é atrasado, ja que faz parte da cultura
Brasil é comandado por pessoas antigas.. de mentes fechadas.. isso só vai mudar daqui 2 gerações kkkkkkkkk
Alguns até têm duvidas no formato da terra , que governo .
Brazil vai mudar mais não estaremos vivo pra ver isso.
@@ANTONIO1955 tem governo que retira aula de robótica nas escolas nem sucata vai montar agora kkkktriste
Tive uma TV CCE de 14 polegadas que só quebrou pq eu derrubei, mas ela já estava há uns 10 anos com meu pai. Joguei muito master system e mega drive nele kkk
Tivemos uma TV da CCE por mais de 10 anos. Nunca dei defeito. Um amigo tinha um Turbo Game, só deu problema depois de 10 anos, após cair no chão.
olha eu tive walkman cce , radio cassete cce e olha era muito bom para época, quanto o atraso na tecnologia com certeza foi a falta de investimentos na educação em muitos governos passados.
CCE= Começou comprando errado !
CCE nunca foi bom, tbm tive WalkMan CCE e Sony, a diferença de qualidade sonora e de construção era gritante. Sem contar que o Sony era comprado no Paraguai, pra piorar a comparação kkkkk. A verdade é que nunca tivemos uma indústria genuinamente brasileira que preste 😢
@@GILSON300LBM crie vc a propria industria se acha as dqui ruim, vai la da aula de como ter uma boa industria
2% de investimento na defesa 3% em tecnologias essa seria a nação preocupada com a soberania e independência tecnológicas.
O Brasil é uma colônia mundial. Nações milenares têm o domínio sobre nós. O mundo inteiro produz pessoas super dotadas no quesito tecnologia, mas os países fracos não conseguem manter suas joias que por falta de incentivo vão embora para os países desenvolvidos. Priorizar a produção nacional não é má ideia, mas precisa montar um sistema complexo e sustentável para manter a evolução. Se o povo é desinteressado, então não tem pra onde correr.🤦🏻♂️
Gradiente era uma boa marca! Um aparelho de som que meu pai comprou quando eu nasci funciona até hoje igual
Isso gradiente era uma boa marca msm! Tinha uma TV de tubo aqui muito boa!! Só CCE msm que o povo já zoada dizendo Comecei Comprando Errado kk
@@paulovictor6691 kkkkkk
@@paulovictor6691 Cygnus era Brasileira e era muito melhor que várias marcas.
A Gradiente tem TV de led hoje em dia ou parou nas de tubo?
@@TheTiquino eu não sei te dizer
4:59
Se depender do esforço brasileiro pra melhorar esse país, chuto que no ano de 2399 isso aconteça
Acho que o Brasil começara mudar em 2063
é que nem esse seu esforço pra mudar seu cabelo lixo
O Brasil está passando por mudanças sociais relativamente rápidas, acredito que podemos nos tornar um país de primeiro mundo sim.
Faltou falar o corte monstruoso na pesquisa nacional que o Collor fez
E eu que há três anos atrás comprei um PC de 6mil , sendo que ele é uma quase carroça em comparação ao PC de um assalariado que mora nos EUA kkkk
Serjão é uma das pessoas mas inteligentes e sensatas que conheço. Parabéns pela entrevista.
A maior parte dos pós-graduados no Brasil estão tudo desempregados. Temos muitas universidades de faz de conta pesquisando coisas que já está batido há décadas. Claro que há raríssimas excessões.
Num país que o imposto é igual ao lucro , sabem quando virá o desenvolvimento tecnológico.
A preocupação do nosso governo é se o brasileiro pode falar todes
Essa é a pior
Errou sobre o Atari. Ele chegou no Brasil de forma oficial em 1983, 6 anos depois do seu lançamento, e não 20 anos.
Eu tive um. Ganhei quando era criança, em 1982. Anos mais tarde descobri que ele saiu de linha em 1983 (EUA).
eu ganhei um Atari em 1981 eu tinha 8 anos de idade ia na galeria page na época só ficar olhando esses vídeo games funcionando na época nossa foi uma maravilha
Sérgio é um cara muito inteligente, mas sempre solta umas pérolas nas suas entrevistas.
Foi um exagero, uma forma de dizer.
Situação da Gurgel não é bem assim...
Estamos atrasados, mas é melhor começar do que não começar nunca.
Porque será né
Retirando as aulas de robótica das escolas nem montando sucata kkkkk país que não investir em tecnologia e de defesa vai ser fraco na certa.
Olha a foto que vc usa, se fuder
O problema esta no video quando se tem um professor com SACANI que fala uma visão dos anos 2000 e fala "Pra que investir se tem milhares de empresas que fezem isso" é complicado avançar com essa narrativa.
As vezes eu penso que o Sergio seria um bom presidente, o cara parece que tem uma visão boa de onde investir de maneira que beneficie a grande maioria.
Gradiente tinham excelentes equipamentos! Tenho um ate hoje!
Kkkk que vc tem aínda dessa marca ?
Sim, durava muito tempo
Piada em tudo ! País sem lei , e políticos safados.
Porque é um país focado na burocracia nos altos impostos futebol e carnaval
E na terra plana .
Um país com 8,5 milhões quilômetros quadrados, mais de 200 milhões de habitantes, detentor majoritário de grande parte das reservas minerais mais valiosas, tanta agua potável, terra agricultável, povo inteligente, criativo e resiliente, etc. Dentre tantas riquezas o Brasil não pode continuar sendo tão perigosamente dependente e negligente, pelo menos nos segmentos mais estratégicos da ciência, tecnologia, indústria, agricultura, energia, etc. das quais somos dependentes. Inclusive na defesa nacional. Produzimos aqui e exportamos quase toda as matérias-primas para a indústria mundial, commodities e as recompramos industrializadas por preços exorbitantemente mais caros. Sem motivos coerentes, ainda somos altamente dependentes de ciência, tecnologia e indústria fina. Comparados ao Brasil, em 1945 Alemanha e Japão estava destruídos e muito pobres. Em 1955 a Coreia do Sul era miserável. Em 1965 a China também era um país extremamente pobre e considerado sem futuro, inclusive Taiwan. Todos muito mais pobres e muito mais dependentes que o Brasil. No entanto os governos desses três países asiáticos, acreditaram que poderiam deixar de serem tão miseráveis e dependentes e optaram por investir pesadamente em educação (técnica e universitária) por pelo menos trinta anos. Construíram escolas, importaram milhares de ótimos professores, mandaram jovens para estudar nas escolas e universidades europeias e americanas na expectativa que retornassem para produzirem na terra natal. Em paralelo também investiram em infraestrutura produtiva e logística. Deu certo para todos os três países asiáticos, que hoje são potencias econômicas e centro de excelência em muitas áreas da ciência e tecnologia, mesmo tendo que importar grande parte da matéria-prima que precisam. A Alemanha por ser um berço de cultura, ciência e tecnologia apesar de destruída se reergueu rapidamente. Enquanto isso o Brasil continua se considerando o gigante mas de um futuro que nunca chega, nos falta atitude. Infelizmente um gigante que só patina desde 1945, tendo tudo na mão. Hoje vemos a China com grande independência e liderança tecnológica e industrial com sua própria rede de satélites GPS, foguetes, estação espacial, indústria aeroespacial, militar, domínio nuclear, indústria em geral, construção civil e muito, muito dinheiro pra comprar o que lhes for importante. Atualmente até a Índia já começa a fazer o mesmo, enquanto que o Brasil da impunidade, continua atraindo e elegendo politiquinhos míopes, venais e corruptos. Aqui nenhum partido sequer apresenta e se compromete com planos mínimos de governo, só com essa cortina de fumaça de Esquerda versus Direita, Populismo, muito menos apresentam Planos de Desenvolvimento Nacional para nos colocar no primeiro mundo. Provavelmente o que mais nos falte seja “brasilidade” e objetividade e atitude.
Obrigada pelo seu comentário, me ajudou muito em uma conclusão do meu trabalho de geografia
Resumindo, o problema da falta de tecnologia no Brasil é falta de liberdade individual e econômica.
Na real esse é o problema geral do Brasil, falta de liberdade individual e economia
Resumiu errado kkkkk
Não tem nada a ver o que você falou.
Balela.
Não.......é a falta da verdade.....o povo foi emburrecido e o país foi vendido.... e iludidos acreditam nesse mimimi, de liberdade econômica, sendo que o país foi escravizado.
eu digo isso todo dia, ah anos, e ninguém entende ou respeita ou pelo menos tenta entender a importância, é simplesmente muito triste
A Gurgel está voltando, a fábrica vai ser construída em Pernambuco.
Sério?
WTF skksk
Sério ? Tomara que vire
Ciro virar presidente vai fechar de novo kkkkkkkk
o Grupo nbr e a Gurgel Não Tem nada haver um com o outro!
Enquanto surge essas grandes engrenagens da tecnologia no mundo no Brasil surgi armas para o tráfico, mensalão, petrolão, vi esses caras não penam em desenvolvimento nessa área
Os mercados locais são protegidos como um todo, no mundo desenvolvido principalmente. Tenta um bilionário brasileiro querer comprar uma empresa estratégica americana ou alemã, eles não vendem. O erro do país que gerou atraso foi uma má interpretação dessa proteção, enquanto China, Coreia do Sul, EUA… esses países protegem as indústrias nacionais para que possam competir de igualdade no mercado mundial.
Levei a TV no técnico em eletrônica pra consertar e ele falou: Começou Comprando Errado.
É somente "um pequeno delay" tecnológico de algumas décadas.
Costumo dizer que se Santos Dumont tivesse ficado no Brasil ele só teria conseguido soltar balões e pipas....
No Brasil nós temos muito material humano, desenvolvimento vem mais de criatividade do que realmente saber tudo sobre código, mas, vcs sabiam que os melhores analistas de segurança são Brasileiros... Na faculdade eu lembro que um professos dizia: "existem golpistas únicos aqui no Brasil, os gringos estudam muito pra ter um software pra cá, pq nós criamos nossos próprios golpes" kk, e é vdd... muitos de nós acabam trampando remoto ou indo embora, já passou da hora de termos nosso próprio vale do silício e haver mais investimento público nesse setor!
Não vamos ter um vale do silício brasileiro em quanto não mudarmos a cultura do país.
enquanto existirem impostos pesados sobre a indústria e barreiras enormes contra o empreendedorismo no brasil a gente n vai ter um vale do silício tão cedo
No Brasil apesar de está atrasado mesmo , aqui tem muita tecnologia Brasileira , hoje o Brasil lança foguetes, com parceria com outros países, e também já possuímos foguetes com tecnologia Brasileira, a nossa tecnologia com armas militares também e uma das melhores, e já está se espalhando pro mundo. Não subestime o Brasil, estamos crescendo e evoluindo.
O primeiro mundo nos sabota junto com a nossa elite
Tudo isso atrasado kkkkkkkk , enquanto os outros países já estão anos na nossa frente, o que eu acho incrível é a nossa riqueza natural, porém se for mal administrado como está sendo, daqui uns anos não será mais vantagem.
Brasil não tem nada que seja de auto suficiente inclusive se o Google der merda o Brasil fica sem GPS. China Rússia Índia países da Europa inclusive monarquias vê não tem nem satélite próprio e programa espacial 😂😂😂.
Tem muitos brasileiros inteligentes com capacidade,que inclusive trabalham em países desenvolvidos.
Infelizmente o governo brasileiro não quer que o mossa país seja um país de primeiro mundo, mas quando o povo conseguir mudar esse jogo , vamos ser sim um país desenvolvido principalmente em tecnologia.
Pode demorar, mas isso vai acontecer.
Brasil pode melhorar 😃
O problema todo foram os governos não apoiarem o desenvolvimento industrial do país.
A Gradiente era de ótima qualidade, bem diferente da CCE.
Mas não temos guerra, não é um país fechado e tem os lugares mais lindos do mundo. A gente chega lá.....
Se é para falar merd@ fica quieto!
Brasil Esporta futebol e samba só isso
😂😂
O atraso tecnológico tem relação com falta de concorrência e falta de mercado consumidor interno grande.
Por falar nesse tema brasil não tem marca própria de automóvel ou smartphone , que são os supérfluos mais vendidos na atualidade no mundo
Automóvel e Smartphones são supérfluos? 😂😂
Tá foda véi, me lembraram do Cassimiro indignado com o cara dizendo que a Globo não teria capacidade de criar um podcast. Tá fogo Man, os brasileiros não conhecem a própria história.
Não cria por que não quer agora se ficar sem as plataformas sociais agradeça a globo que quer por lei na marra tira o dinheiro das plataformas digitais
Obrigada pela entrevista
Em Pernambuco os produtos da CCE a gente costumava dizer, Comecei Comprando Errado. Só tinha produtos ruins.
Boa noite, eu vivi a epoca dos anos 90, pra voce ter um super nintendo mega drive tinha que trazer do paraguai a cce relamente tinha equipamentos inferiores a outras marcas mas tinham coisas boas tambem, ja a Gradiente era boa tive equipamentos que nao davam problema, na minha opiniao o Brasil nao estava errado em ter essa reserva o problema foi nao investir em tecnologia aqui.
Por isso tem países q estão muito a frente do Brasil,se tivessem continuado assim,hj estaríamos bem avançados,mais como sempre os políticos são contra nosso desenvolvimento internet.
Os de não querem o Brasil desenvolvido por isso põe o mais corrupto como político é para atrasar mesmo senão o país virava potência e isso os outros não querem daí o país ser pouco valorizado e não ter nenhum prêmio Nobel.
Brasil, uma fazenda que não tem autonomia nem na sua produção agropecuária, vide insumos e máquinas utilizadas para produzir produtos sem valor agregado. Piada.
Povo ignorante é povo pobre , para milhões a terra é plana , nesse contexto eles aproveitam .
Na verdade o pessoal sempre foi para o Paraguai para comprar coisas mais baratas e revender aqui.
Concordo com ele no tocante ao protecionismo e a falta de investimento nesta area pelo governo. Infelizmente, as empresas nao invetiam tambem por falta de concorrentes no mercado ja que ou comprava qoue eles tinham ou fica sem.
O som CCE do meu Pai era ótimo, funcionou normalmente por anos. Talvez por sorte kk
Agora estão querendo taxar a Shopee, Aliexpress. Querem que o Brasil volte a 40 anos atrás, neh Alexandre Frota?????
Antes da eleicao, ia no youtube do frota e o q a galera defendia esse cara nao era brincadeira. Hoje, alem de nao fazer nada como deputado, ainda rouba o dinheiro publico atraves da gasolina etc. Queria saber onde foi parar esse povo q idolatra esse cara?
Boa tarde
O nosso material original está aqui no nosso Brasil que são que são de verdade e eles lá de fora compram aqui para depois retornarem para o Brasil e é assim que eles fora do Brasil si riquessem nas custas do nosso Brasil!
Infelizmente o Brasil é muito bom em feriados e tem muita tecnologia carnavalesca. Mais também temos muitos que leva o estudo a sério. Infelizmente eles tem que sair do país nosso para ajudar os outros nos estudos e conhecimentos....
Salve aqueles que saem do seus países e parentes para trazer conhecimento para nós
não sabia que era contra feriado, então vai la pedir pro seu patrao nao ter feriado kkk,, não pede pq nao quer viver sem feriadinho né kkkk
Eu continuo com a mesma idéia, Brasil só sabe produzir commodities agrícolas , em relação a tecnologia e desenvolvimento estamos muito atrás de outros países, inclusive a Índia. Enquanto o nosso governo não focar em ciências e tecnologia, educação continuaremos assim.
A Coréia do Sul fez igual. E manteve. Hoje, geladeiras, TVs, carros e tudo básico vem de onde? Coréia do Sul. China e demais países, idem.
O nosso atraso tecnológico é, em parte, por que a reserva de mercado ruiu. A idéia era, em princípio, fortalecer a base industrial nacional e, futuramente, AOS POUCOS, abrir o mercado. Collor foi lá e arregaçou as portas.
Do ponto de vista do CONSUMIDOR - num momento de curto prazo - foi vantajoso ter a abertura. A longo prazo, perdeu todo mundo.
porém nao tinha investimento e a qualidade é ruim... hoje em dia se uma fabrica vim para o brasil ela tem 20 anos sem pagar impostos, mas se vc abrir a fábrica aqui vc paga imposto do primeiro dia. Como competir assim??
@@yancarvalho8766 era assim na China, Japão, Coréia do Sul... Está sendo assim no Vietnam, Indonésia etc...
A questão é: você não consegue fazer nada com primazia SEM ANTES tropeçar.
A alternativa é essa: sem empregos, dependência, e país pobre. Meia dúzia consegue comprar bons produtos. os outros 94 indivíduos ficam chupando dedo sem qualquer forma de competir.
Excelente conteúdo Serjão!
não temos avanços em ciência ou tecnologia, mas somos o país com mais griff e chips da América Latina.
Eduardo Taddeo.
Ele apóia o lula que é contra o desenvolvimento e independência do país. Então, esse sujeito Eduardo não tem moral nenhuma para dizer nada.
Eu tive dois aparelhos de DVD da Gradiente, lá em 2004, 2005.
Um quebrou ainda na garantia, mas o outro funciona até hoje.
🇧🇷🇧🇷pensando assim vamos apoiar os pesquisadores de Dakila pesquisas que tão aí com muitos projetos até tá terra convexa 🇧🇷🇧🇷
Simplesmente não herdamos honra industrial avassaladora como os EUA herdou dos britânicos ou construio como Japão china
Os apresentadores poderia evitar ficar falando enquanto o convidado fala, fica atrapalhando o raciocínio.
Com certeza o Sistema brasileiro não era perfeito, muito pelo contrário, era cheio de defeitos. Entretanto, naquela época nós tínhamos fabricantes nacionais. Hoje, o que temos? No ano 2000, 12% das exportações brasileiras eram de produtos de alta tecnologia, em 2023 esse número caiu para 2%. Como resultado disso o país vem empobrecendo. Será que essa abertura foi uma coisa tão boa assim? Ou voltamos a correr atrás de desenvolver a indústria brasileira de uma maneira inteligente, ou estaremos condenados a pobreza
*Muitas verdades, no Brasil muitas narrativas...um país dominado pelo interesse dos países desenvolvidos, somos um país agrícola, rico em matérias primas.* *SIGLA CCE - CONTINUA COMPRANDO ERRADO.*
Ser um país agrícola não é um demérito, países muito ricos como a Austrália possuem matérias primas como a sua principal exportação... O problema do Brasil é o corporativismo dos países estrangeiros, que assim dificultam o crescimento urbano e tecnológico para dominarem o mercado interno.
Um exemplo disso é a dominância das fabricas de automóveis que por meio de lobby, praticamente acabaram com o sistema ferroviário em favor do rodoviário.
@@DanielSouza.. Australia é tão industrializada quanto os EUA, alias a Australia possui apenas 25 milhões de habitantes, o Brasil mais de 210 milhões; Sem comparação.
Brasil sempre jogando a culpa de seu fracasso nos outros... Vamos assumir nossos erros pra começar a andar pra frente
@@eduwendigo verdade mais acho que é difícil reconhecer erros que a maioria das pessoas não sabem quais foram, por que existe países até eram mais pobres do que o brasil, um exemplo da China que não é exatamente amiga dos EUA, que abriu muito seu mercado para empresas estrangeiras e se desenvolveu muito mais que até países europeus, e muitos outros países muito orgulhosos como o Brasil que se gabam por ter muitos recursos naturais que pelo menos nessas 3 últimas décadas não teve quase nenhum avanço tecnológico e nossa medição de qualidade de vida ao contrário de outros países menos famosos como a China cresceu enquanto que nós retrocedemos, será que o problema é dos outros ou é nossa ignorância em como não resolver um antigo problema.
O interesse não é dos países desenvolvidos, é dos políticos e da elite econômica que anda de mãos dadas com o Estado, os 0,5% mais ricos do país.
Tem tanta coisa que acontece que é deixada de lado quando a gente analisa esse "protencionismo". Se nós, brasileiros, fôssemos mais patriotas, essa restrição de mercado teria sido o suficiente para nos industrializarmos até um bom ponto para depois irmos abrindo o mercado, porém com melhores condições de disputa da indústria nacional no exterior.
Se esquece aqui que o Brasil é visto como uma colônia para os EUA. Isso é muito real. Eles trabalham muito para interferir por debaixo dos panos na política para que a gente nunca alcance uma industrialização forte.
Ver como nós, brasileiros, nos criticamos e nos sabotamos falando tão superficialmente dessas coisas é o nosso grande tendão de Aquiles.
Nós, brasileiros e brasileiras somos, de fato, os nossos maiores sabotadores. Ninguém fala mal do Brasil melhor que brasileiros e isso é triste.
A idéia de fazer uma reserva de mercado é boa desde que as amarras do governo (impostos, excesso de regulação, excesso de direitos trabalhistas, insegurança jurídica, falta de MDO qualificada, etc) sejam removidas, pois um país continental como o nosso possui mercado interno que pode consumir os produtos produzidos aqui. O exemplo do foguete que você usou é ótimo. O país não deu a devida importância e prioridade ao programa espacial como um todo. Além disso, a quem (países que já dominam essa tecnologia) interessa o Brasil ter essa capacidade? Não sejamos tão inocentes e vitimistas! Não existem atalhos para a independência tecnológica.
e ainda tem as empresas amiguinhas do governo q n querem q empresas pequenas cresçam e tomem seus lugares no mercado brasileiro, Resultado: empresas ruins com serviço péssimo ex: a OI
Reserva de Mercado é igual os impostos nas compras de $50
na minha área de desenvolvimento de software, nos brasileiros temos muito destaque, as faculdades federais formam profissionais com base para pesquisa ou se profissionais referencia no meio empresarial. mas oque acontecer, as empresas e governos estrangeiros estão toda hora lhe oferecendo vagas, vc tem uma pesquisa interessante e necessita de verba?, o brasil que lhe da uma bolsa de 2000 e diz "se vira com isso"(as vezes nem isso), ou a china que lhe da uma puta estrutura e a poha de um salario de 20k, os pesquisadores n querem sair do brasil, mas eles querem que sua pesquisa avance. no meio empresarial e bem parecido, vou ganha 5 a 10k aqui no brasil tendo que trabalha que nem condenado. ou vou ter o conforto de mora na Europa com um salario equivalente a 50k. boa parte fica aqui só ate pega experiência, depois disso vaza. n e atoa que boa parte dos desenvolvedores de software formados na federal depois de pega alguma experiencia vaza do brasil, se vc trabalha com tecnologia vc n e valorizado aqui. enquanto essa realidade persistir nunca se avançará tecnologicamente
Muito obrigado pelo seu comentário. Qual área você atua em TI? Sou da TI também, mas estou de olho em vagas no exterior. Estou focado em Java e Python.
@@tygoufaynanchal3903 Trabalho com java, angula, flutter e nativo. tecnologias já consolidadas, outra com um mercado em expansão gigante, não trabalho com python, sou desenvolvedor de apps e softwares em geral, então python não é bom para esse mercado, mas se vc que seguir para o mercado de inteligência artificial é machine learning python è ideal. para mobile, flutter e nativo, back-end java, desenvolvimento web, java, front- end tem opções para caralho, eu uso angular pois gosto do TypeScript. só escolher para que mercado que ir e se especializa, depois as vagas aparecem, atualiza sempre o LinkedIn, pronto. mas acho que vc deveria aprende alguma linguagem de front- end também, não precisa ser especialista, para isso escolhe só um tipo, mais e bom ter a capacidade de coloca um projeto para roda sozinho.
@@davisonlopes5883 Muito obrigado pelo seu comentário. Estou fazendo uma programação de cursos e estudo para esse ano e vou dar uma garimpada no mercado para ver o que eles estão pedindo mais e traçar uma rota. Valeu pelo seu comentário e sucesso para você.
Conselho (você já deve saber, mas reforçando): invista no INGLÊS e outro idioma se for o caso, pois um conhecido conseguiu excelentes oportunidades nos EUA e Europa devido ao Inglês.
Adoro o Sérgio, ele é inteligente e fofo
A reserva de mercado acabou no inicio dos anos 90, ja se passaram mais de 30 anos, a desculpa ainda é a mesma?!?
Na teoria sim,na prática não.
Brasil é fechado até hj. Um dos piores países no ranking de livre mercado.
Impostos altos, burocracia, impedir que empresas estrangeiras atuem no pais isso tudo funciona como reserva de mercado moço. Por acaso isso acabou?
60% de taxa de importação! Sim, esta reserva de mercado acaba com o país!
Brasil deixou de ser colônia na teoria faz mais de 100 anos e ainda sofre por causa disso
As multinacionais tem olheiros em todas instituições acadêmicas que promovem pesquisa científica e quando os gênios se destacam elas contratam pra trabalhar por condições irrecusáveis, e vão embora do país.
O maior problema do Brasil é que falta um Projeto Nacional de Desenvolvimento.
Cidade boa! A altitude de apenas 77 metros, também ajuda a deixar Teresina quente.
CCE aki no rj era "Começei Comprando Errado" kk
😂😂😂
O Brasil nunca foii e nunca será,pq não dá mais tempo!
Lembro de uma reportagem aqui em Berlim, sobre um cientista brasileiro em Israel, o cara desenvolve tecnologia de tirar o sal da agua e de limpeza de aguá, o cara nem conseguia verba para pesquisa, ele apresentou aos Israelis, foi contratado na hora, ele conseguiu levar a equipe dele , até a faxineira para Israel.
Nada começa pronto,
para tudo tempo o momento certo.ou seja, a evolução se dá através dos passos do cotidiano que gira em torno do eixo futurista.✍🏼🙎🥀
Meu 2 em 1 CCE funciona até hoje.
As coisas antigamente eram muito duráveis mm
No Brasil,teve um acidente, relacionado,a foguetes,que explodiu,e morreram todos.Nao me lembro do tempo,que aconteceu.Mas aconteceu ,e é um assunto que não foi comentado.