Sim colcha de retalhos mas bem muito bem trabalhada... já olhou, da bem uma olhada??? O Brasil não é muito diferente não!!! Parece uma colcha retalhada, Já deveriam ter emancipado os Estados por regiões; não acha não? Assim como a Rússia fez com a Ucrânia... Agora graças a um presidente sem nacão SIM! Sem NAÇÃO e sem noção Kiev voltará para Moscou (Rússia) "O MAL FILHO A CASA TORNA"
Só discordo de uma coisa na parte histórica, a Rússia de Kiev (termo moderno pro antigo estado) surgiu em Novgorod, que fica na Rússia, Oleg de Novgorod posteriormente conquistou Kiev e mudou a capital pra lá. Mas de qualquer forma não altera a lógica ou a qualidade do vídeo, que está ótimo como sempre.
Aqui no Brasil não é muito percebida pela população que o uso do mesmo idioma o Português por praticamente toda população, considerando o grande número de brasileiros e a extensão territorial é um fator geopolítico muito importante
Além da língua portuguesa, a religião e a centralização político-administrativa foram (e ainda são) muito importantes para manter a unidade interna do Brasil, desde antes da independência.
@@Phillipp-h4h e a maior parte do Brasil 🇧🇷 não possui vontade e nem poder econômico para se tornar um Estado nacional. A união nacional torna o nosso país mais forte, como os elos de uma corrente.
Sinto le decepcionar mas o Brasil todos não fala português, existem tribos indígenas que falam outra língua, a sua própria língua, que a o meu ver é um convite para sabotagem por outros países e os europeus ou os países que querem tomar nossa amazônia podem usar isso para intercionalizar a Amazônia, triste mas é a realidade
Parabéns pelo conteúdo histórico sobre o passado da Rússia com muita ilustração e riqueza de detalhes muito obrigado Marcelo pela dedicação em trazer conteúdo geopolítico da Rússia.
E um Império e por isso que os racistas anglo-saxões desprezam estruturas multiétnicas como essa. Países assim têm potencial pra superar os Império anglo-saxão da Inglaterra e dos EUA. Veja a calamidade e desolação que eles fizeram com Iugoslávia na década de 90, aquilo foi calamitoso. Devemos tomar cuidado com isso, Espanha só não balcanizou por exemplo por causa de Francisco Franco que restaurou a monarquia. Nós estamos bem mais próximos de uma semelhança imperial com tais países do que com os EUA, por isso que eles não chamam a nós de ocidentais. A diferença que somos ao menos homogêneos linguisticamente e religiosamente.
@@nicheudias5158 isso se chama propaganda, o sistema já vem trabalhando na russofobia há décadas através dos filme de Hollywood. Mas quer saber o que acho? Temos que mudar os vilões dos filmes. É muito mais provável, pela conduta de colocar lenha na fogueira de forma velada e fomentar os conflitos por baixo dos panos, que os EUA sejam, há muito tempo, os maiores vilões da história recente
@@nicheudias5158 Me fala especificamente o(s) ponto(s) do vídeo que foi propaganda. Que não existe ou existiu. Até para que eu possa me defender da influência da russofobia, e ser alguém assim. Parecido contigo, que não cai nessas lorotas.
@@santiagoflorindo1206 de uma coisa vc pode ter certeza… uma futura ameaça contra soberania brasileira, não vira dos nossos vizinhos da América do Sul e nem dos asiáticos Rússia e China… Ela vira dos EUA e seus lacaios europeus!!!!
Pelo que eu saiba,o primeiro estado eslavo é a carantania(Eslovénos na Austria),n a Russia de Kiev,a Carantania foi tbm o primeiro estado eslavo a ser varrido do mapa pela alemanha,que rebatizou a area como Ostmark(Marcha Oriental),e dps os duques Babenbergs foram derrubados pelos Suíços Habsburgos,que proclamaram o Arquiducado de Österreich,que mais tarde se tornaria a Áustria-Hungria
@@assalariadoquantico6164 a Grande Morávia foi absolvida a Boémia, sua cultura se fundiu aos Boemos para formar os Tchechos,somente Nitra e os Eslavos da Balatônia foi absolvida a Nitra se tornou a Eslovaquia,Balatónia fica no lago Balaton,então já é obvio q eles foram assimilados pelos magiares
Poucas pessoas o sabem, mas no Brasil cada Estado tem a sua própria Constituição. Podem pesquisar! E isso não diminui a unidade federal, pelo contrário. Um estado federativo tem mais estabilidade política, visto que os problemas são compartilhados com cada agente público, não caindo, portanto, nos ombros de uma única autoridade.
Imagina se a gente estudasse a historia de todos os países? kkkkk Obviamente não daria muito bom. Nós so estudamos os assuntos mais importantes(no caso uma visão ocidental inclusive kkkk)
Na Escola só interessa falar da Revolução Monchevique. E ainda com muitas meias verdades e omissões. Imagina a Escola Estatal brasileira, que por natureza é marxista, ter que explicar tudo isso. xD a Dor de cabeça.
@@RobertoJuniorNet Esse ensino médio que vc fez não foi no Brasil pq Revolução Monchevique não faz parte da grade curricular de história das escolas públicas do Brasil não kkķkkk eu pelo menos nunca ouvi falar.
@@kaiodavila9925 Eu errei, é Bolchevique xD quis me Referi a Revolução Russa. Eram os Bolcheviques que queriam ver o Sangue. Os Mencheviques também queria derrubar o czarismo, mas implatar o socialismo bem depois.
Os russos nunca foram eficientes historicamente em conflitos, porém sempre foram eficazes, ou seja, sempre alcançaram seus objetivos, com custos altíssimos, mas sempre venceram no final. Diferentes dos americanos atualmente que são eficientes em conflitos, porém não sao eficazes, exemplos não faltam, iraque, Afeganistão, Síria, etc.
O Afeganistão discorda. Lá nem os Americanos, e nem os Russos venceram. Portanto, não existe pais que "sempre alcança seus objetivos". Muito pelo contrário, países vencem, e perdem, a depender do contexto.
Históricamente, os russos não se importam muito com a eficiência qdo estão nos conflitos. Não se importam com os danos colaterais, como os exércitos ocidentais. Algo do tipo "os fins justificam os meios"... O maior exemplo que temos disso, foi a atuação deles durante a segunda guerra... Perdas e baixas monumentais, e nem porisso mudaram a maneira de pensar ou de agir. Não poderia ser diferente agora, diante do conflito com a Ucrânia...
Muito boa a aula de história. Reza a lenda que no federalismo russo é permitido ter leis próprias, religião própria e políticas regionais específicas para as peculiaridades de cada lugar. Agora... se pensar em separatismo a resposta será com cianeto e polônio ou chumbo e aço...
Em primeiro lugar meu parabéns pelo canal . Um país unido são mais fortes,desunido são mais fracos são povos diferentes mas todos são seres humanos e queira aceitar ou não o presidente Vladimir Putin e o senhor deles eu considero a rebeldia como a espécie de uma traição,um país quato mais unido mais forte , as pessoas comuns não entendi de política e por isso que seus países passam por crises não importa que tipo de regime nos vivemos o importante e que povo viva bem e feliz a democracia e um bom regime mas não e perfeito, existe muintas ciências, história, geografia, matemática, biologia etc . Mas existe uma única que supera todas as outras todos que tiverem o conhecimento dessa ciência será muinto sábio o nome dessa ciência se chama conhecimento das escrituras sagradas nós cristãos chamamos de a palavra de Deus ou seja a Bíblia sagrada. Deus abençoe todos , e parabéns mais uma vez por esse excelente canal hoje no mundo militar 👏 tem todo meu apoio , Deus acima de tudo ...
"União faz a força" Esse é o mesmo discurso da galera que defende um único governo central global... Já podes imaginar os problemas e implicações que isso traria, não é?
@@_John_P eu não disse que achava isso, eu quis dizer das repúblicas e dos vários idiomas. Agr eu quero saber onde está escrito que eu disse algo que chegou perto de "loiros de olhos azuis" eu acho que vc sofre de retardo mental amigo 😂😂😂😂😂😂😂
Curiosidade rápida: Devido a problemas de taxa de natalidade e imigrantes da asia central, é esperado que a população Muçulmana da Rússia se torne cada vez maior e mais influente!
A única coisa que mantém a Rússia unida é a base de fuzil, em 1917 quando o governo caiu, várias nações declararam independência, é bom os nacionalistas Rússia torcerem para o governo Russo não cair, se não podemos ver o mesmo cenário em 2022
a maior parte das repúblicas foram cedidas pelo tratado de brest-litovisk entre Alemanha e os soviéticos , os ucranianos declararam independência um pouco antes por causa das disputas politicas entre os bolcheviques, já as "nações" menores jamais serão independentes e nem buscam isso, não sobreviveriam sem a Rússia e não possuem habitantes suficientes para isso.
Por isso o Brasil está destinado ao fracasso. Nao existe puniçao exemplar para criminosos e traidores, só existe puniçao exemplar caso seja politica. Sao muitos falando ao mesmo tempo e nada de seguir um lider, muitos lacradores, muitos opositores,muitos progressistas fazendo mimimi, todos sem ter um norte moral ou ético que defina um objetivo el comum enquanto o povo paga o preço.
@@ottobismarck5915 Esqueceu de falar de nações como: Armênia, Geórgia, Azerbaijão, Circasia, daguestão, Turcos, Ucranianos da Sibéria, Mongóis etc. Podem não ter conseguido suas independências, mas certamente tentaram, e isso nem eu nem você podemos negar
Se o desenrolar desta guerra na Ucrânia caminhar para um grande enfraquecimento do exército russo e diminuição do poder central, o que parece ser o mais plausível, podem esperar o surgimento de mais uns 10 novos países nos próximos anos
@@josecarvalho1748 Eles são muito mais culturalmente homogêneos do que a Rússia. Claro, imigrantes estão mudando isso aos poucos, mas ainda falta muito pra ser tão heterogêneo quanto à Rússia. Se os países da UE se desintegrarem, pode ter certeza de que não será por movimentos separatistas de cunho nacionalista (com exceção da Espanha).
@@saturno44 Diferença é que a maioria desses países conseguiu unificar seus territórios em uma só identidade nacional, exceto de novo a Espanha, Reino Unido e, em um grau bastante menor, Itália. Mas no geral eles são muito mais "tranquilos" do que os povos da Rússia.
@@mekingtiger9095 Não tem nada a ver a Identidade nacional brasileira com a russa, o brasileiro do Amazonas se considera tão brasileiro quanto o do Rio Grande do Sul. Povos que vivem em Portugal por gerações a fio vindo de outros lugares nunca se consideram Portugueses, nem na identidade, nem na língua, costumes, cultura etc... O brasileiro que nunca deu de cara com essa realidade fica meio perdido no meio dessa confusão, para se ter uma ideia o brasileiro que tem bisavós italianos se considera brasileiro de descendência italiana, em Portugal um angolano na mesma situação se considera angolano e nunca português.
@@yurisouzaramos5259 Mas isso cai de novo na questão da lavagem cerebral e propaganda "que deu certo". Agradeça Getúlio Vargas pelo que ele fez com o Brasil e suas minorias culturais para chegar a esse ponto, porque _eu não agradeço!_ Senso de pertencimento ao Brasil não é um fenômeno natural e sim artificial promovido pelo governo corrupto e explorador brasileiro.
@@thiagoc3067 Isso daí é só uma minoria aqui, uma minoria que normalmente é alimentada por sentimentos estúpidos de algumas pessoas de outras partes do país que ficam o tempo todo falando mal do Sul, mas fora isso, quase ninguém quer se separar, nem aqui no Sul, nem no resto do país.
Rapaz, não tinha ideia disso tudo... que coisa incrível!!! Trabalho excepcional desse canal. Uma descosturada em uma dessas repúblicas já era a Rússia, por isso esse pulso tão firme do governo central. Eles sabem que se uma se separar todas vão exigir e conseguir o mesmo. Agora entendo a ferocidade da guerra da Chechênia...
Há quem diga que a era dos Impérios acabou no século passado, um grande engano, esse vídeo mostra que a Rússia é um Império, quase nos moldes clássicos. Os EUA e a China são outros exemplos mas com particularidades diferentes, e se não me engano a França conseguiu manter algo de seu antigo Império. Podemos ver que Impérios sempre existiram e sempre existirão, pode mudar o nome mas na prática é a mesma coisa.
É verdade, Lenin escreveu até um livro onde ele diz que o imperialismo é o estágio superior do capitalismo, de fato os impérios nunca deixaram de existir.
todo pais é assim , vc acha que alguém do acre se identifica com alguém de minas gerais? essa ideia de pátria e fronteira é usado so pra explorar o máximo de pessoas possível e isso só acontece na base da força ,quando mais liberdade o povo tem mais descentralizado ,menor e local a governança seria , tipo uma cidade se controlaria com suas regras independentes ...esse é o futuro.... governo é muito caro ,quanto maior mais caro ...um arranjo inviável e fracassado
A diferença é que hoje a metodologia econômica está superando a metodologia territorialista antiga,mas ambas fazem amplos usos da guerra cultural,algo bem perceptível até no Brasil,onde se vê com cada vez mais frequência um choque entre ideais de pseudo culturalistas que insistem em tentar fazer uma racha no meio social no estilo dividir para conquistar.
@@lightsnaketv obviamente alguém do Acre não vai se identificar com alguém de Minas Gerais, mas ambos se identificam como brasileiros e esse é o ponto, e é preferível ser escravo de uma grande nação do que viver em uma anarquia onde cada município, estado ou provincia tem a sua própria autonomia, esse modo de governo é no mínimo insustentável.
@@lightsnaketv Pior que em partes isso que você falou das regiões brasileiras se identificarem entre si é parcialmente verdade por causa do Getúlio Vargas. Aquele mané fez uma lavagem cerebral na população sem precendentes! Nem me fale também nos métodos que ele usou para "nacionalizar" a cultura brasileira... Felizmente, creio eu que o processo não foi um sucesso total, e ainda há esperança desse estrago ser revertido.
Não é que a Rússia não quer ser democrática. Ela simplesmente não pode ser democrática porque lá não tem identidade nacional na maioria. Dá pena da Rússia conhecendo sua história. E fica mais engraçado quando ela julga a Ucrânia sendo que a Ucrânia tem mais identidade nacional do que a própria Rússia.
@@eliaslongen4644 A minoria. A identidade nacional russa é fraca. Você assistiu ao vídeo? Só precisa de um governo democrático para a Rússia se fragmentar em pequenas repúblicas. É por isso que a Rússia não pode ser democrática. De novo assista ao vídeo.
Assim como aconteceu com os países que se libertaram da URSS após sua queda, pode acontecer novamente se o governo central russo se enfraqucer ou for traído.
o atual governo de Moscou aprendeu muito com lições do passado, movimentos independentistas são rapidamente reprimidos, na época do império o Brasil enfrentou vários movimentos independentistas também, países muito grandes já passaram por isso em algum momento da historia só que a Rússia por ser grande mais ainda não conseguiu resolver os seus, na época de Stalin se aparecesse coisas assim as pessoas iam presas e mandadas a fazer trabalho forçado.
Os pró Russos ficam loucos ao escutar o Marcelo com falas aparentemente sendo pró ocidental, mas lamento em avisar que não esta falando nada mais que a história real e verdadeira sobre Rússia. Se você é pró Rússia ou não oque vale são os fatos e ponto.
Eu não gosto da Rússia mas vejo que eles são mais ¨paceiro¨ nosso que os Estados Unidos e seus aliados, um ditador sanguinário também quem seria loco de defender ele
@@Pregadorendrilsantana na época da URSS a Ucrânia não fazia parte da Rússia, era independente, como as outras repúblicas socialistas soviéticas. Lenin deu autonomia à essas regiões. As 15 repúblicas socialistas soviéticas juntas formavam a União Soviética da mesma forma como é hoje a União Europeia, que tem um parlamento e um líder, só que a diferença é que a URSS era mais central (era tudo liderado e enviado para a Moscovo) e tinham um único exército.
A Rússia 🇷🇺 (assim como a China 🇨🇳, a Índia 🇮🇳 e o Irã 🇮🇷) não têm uma unidade nacional plena, mas ela é bem forte devido à força do governo central em Moscou. Isso faz que o país se mantenha unido com mão de ferro, conforme descrito no vídeo. Já o Brasil 🇧🇷 tem uma unidade geográfica e cultural mais consolidada, devido à união proporcionada pela língua portuguesa, além da centralização político-administrativa, legislativa, judiciária e militar faz com que tenhamos menores problemas internos de caráter independentista (se comparado com os russos, indianos, iranianos e chineses).
Os brasileiros compartilham muitos traços como religião, visão de mundo e ate mesmo a forma de interagir uns com os outros. Quando voce sai do Brasil consegue entender o tamanho do choque cultural que tem 2 países diferente. Conheci gente de varias regiões do Brasil vivendo em São Paulo e nunca senti que eles eram tão diferentes dos paulistas. Mas morando em Portugal é nitido a diferença entre os povos de qualquer região independente da lingua, os povos costumam ser bizarramente diferente entre si mesmo depois de muitas gerações convivendo no mesmo espaço. O Brasil acaba por ser um país único
@@ljr1998 É muito mais facil fazer negocio com quem a gente se identifica, não acredito que o Brasil vai se dividir nas proximas decadas. A gente se gosta pra caramba
@@yurisouzaramos5259 sim, só que aprender com os problemas dos outros países nunca é demais. E o que a gente sempre fez historicamente e deu certo, precisa continuar.
A Rússia poderia fazer um plebiscito nestas repúblicas e aplicar o princípio da autodeterminação dos povos, que ela tanto defende ao reconhecer as repúblicas da “Crimeia, Lugansk e Donetsky”, que pertencem a Ucrânia. Falso moralismo que se chama neh?
Voce pode falar o mesmo aqui no Brasil, podem para plebiscito para autodeterminação do povo brasileiro e extinção dos togagos? Não, seria ´preso, perderia todos os teus bens mas antes iria passar no jornal nacional como um terrahorista. Para perceper que somo iguais a russia
está com dor no cotovelo kkkkkk Crimeia, Lugansk e Donetsky não pertence mais a Ucrania ... vc deve aceitar isso hehehehehehehehe os fatos por sí só já definiu isso a Bandeira Sovietica vai continuar avançando se a nato resolver querer interferir 😎
A maioria das regiões árabes iriam querer independência, mas outras prefeririam ficar na russia por ter ajuda do governo central e tar protegido em um Guarda Chuva Nuclear gigantesco
Realmente não dá para comparar o Brasil com a Rússia. Nosso país é etnicamente homogêneo (fruto da mistura de índios, europeus e africanos), possuímos costumes e tradições semelhantes, a religião é predominantemente cristã e uma única língua oficial . Muito diferente da Rússia que foi forjada por conquistas a ferro e fogo de outros povos com outras culturas (tradições, línguas e religiões diferentes).
O único meio para manter a unidade russa é o controle e a observação sobre todos os territórios, pois, pelo fato desses territórios terem sido conquistados no passado, claramente se vê uma heterogeneidade enorme, bem como desavenças com os conquistados. A continuação desse desagrado com os russos foi a própria fragmentação soviética, que gerou diversos países com minorias russas, em que a maioria deles não está alinhada com a Rússia atualmente.
Eu aguardava por um dia ter um video teu mostrando a colcha de retalhos que é a Russia! parabens pelo video!
Eu também. A imagem do povo russo unido e inseparáveis não passa de pura propaganda russa. Os russos não tem identidade nacional em sua maioria.
@@haroldo1805 Concordo Haroldo. O Kremilin é muita propaganda encobertando muita coisa e vendendo um ideal eslavo fantasioso.
Sim colcha de retalhos mas bem muito bem trabalhada... já olhou, da bem uma olhada??? O Brasil não é muito diferente não!!! Parece uma colcha retalhada, Já deveriam ter emancipado os Estados por regiões; não acha não? Assim como a Rússia fez com a Ucrânia... Agora graças a um presidente sem nacão SIM! Sem NAÇÃO e sem noção Kiev voltará para Moscou (Rússia) "O MAL FILHO A CASA TORNA"
Krl tô igual criança poha nem acredito que chegou esse dia vídeo incrível como sempre bem explicado um trabalho incrível como sempre.
Todos povos subjugados, obrigados a viver sob controle russo.
Nunca imaginei que uma dia tivesse um site que explicasse tudo da guerra com simplicidade. PARABÉNS
Só discordo de uma coisa na parte histórica, a Rússia de Kiev (termo moderno pro antigo estado) surgiu em Novgorod, que fica na Rússia, Oleg de Novgorod posteriormente conquistou Kiev e mudou a capital pra lá. Mas de qualquer forma não altera a lógica ou a qualidade do vídeo, que está ótimo como sempre.
Verdade amigo 👏👏
Fiquei sabendo disso por você. Parabéns 👏🤝
@Bruno Silva Slava Ukraini
@Bruno Silva a potencial que nunca sai da inflamação galopante e IDH de terceiro mundo.
Não sei de onde surgiu, mas surgiu com uma "veia" ditatorial, nunca vi gostar de chibata no lombo assim como russo!
55 anos e nunca havia estudado sobre esse assunto. Muito bacana! Não perco um vídeo de seu canal.
Mais um excelente conteúdo, como sempre!
Já chego dando like no canal que é conteúdo top atrás do outro 👏🏼👏🏼👏🏼
Aqui no Brasil não é muito percebida pela população que o uso do mesmo idioma o Português por praticamente toda população, considerando o grande número de brasileiros e a extensão territorial é um fator geopolítico muito importante
verdade porque qualquer movimento de independência não tem força suficiente
Além da língua portuguesa, a religião e a centralização político-administrativa foram (e ainda são) muito importantes para manter a unidade interna do Brasil, desde antes da independência.
@@Phillipp-h4h e a maior parte do Brasil 🇧🇷 não possui vontade e nem poder econômico para se tornar um Estado nacional. A união nacional torna o nosso país mais forte, como os elos de uma corrente.
Slava Ukraini
Sinto le decepcionar mas o Brasil todos não fala português, existem tribos indígenas que falam outra língua, a sua própria língua, que a o meu ver é um convite para sabotagem por outros países e os europeus ou os países que querem tomar nossa amazônia podem usar isso para intercionalizar a Amazônia, triste mas é a realidade
Que aula de história! Obrigada por compartilhar seu conhecimento de forma tão esclarecedora.
Parabéns pelo trabalho! Exelente abordagem história e geográfica sobre a historia da Rússia!
Slava Ukraini
Realmente um país riquíssimo culturalmente
Cultura essa que ninguém ver porque é oprimida por uma maldita ditadura
Ricos em muitas coisas
Parabéns pelo conteúdo histórico sobre o passado da Rússia com muita ilustração e riqueza de detalhes muito obrigado Marcelo pela dedicação em trazer conteúdo geopolítico da Rússia.
1000x mais bonito e ilustrativo do que qualquer livro do MEC. Nas suas devidas comparações.
Eu não tinha noção disso, valeu mesmo.
Incrível como os vídeos desse canal conseguem condensar décadas ou séculos de história de forma extremamente didática em um vídeo de poucos minutos.
Resumindo: os territórios mantém a sua autonomia, mas em troca têm que entregar os seus recursos naturais e soldados a Moscou.
E muito conhecimento e uma aula de história, parabéns Marcelo.
Incrível! Um país continente, com mais países que o Brasil tem estados!
E um Império e por isso que os racistas anglo-saxões desprezam estruturas multiétnicas como essa. Países assim têm potencial pra superar os Império anglo-saxão da Inglaterra e dos EUA. Veja a calamidade e desolação que eles fizeram com Iugoslávia na década de 90, aquilo foi calamitoso. Devemos tomar cuidado com isso, Espanha só não balcanizou por exemplo por causa de Francisco Franco que restaurou a monarquia. Nós estamos bem mais próximos de uma semelhança imperial com tais países do que com os EUA, por isso que eles não chamam a nós de ocidentais. A diferença que somos ao menos homogêneos linguisticamente e religiosamente.
Imagine, na epoca que o Alaska pertencia a Russia, era mais complicado ainda. Um pais em 3 continentes
Cara fez um vídeo só para falar mal , mais uma vez da Rússia que lamentável!!! falta de conteúdo.
@@nicheudias5158 isso se chama propaganda, o sistema já vem trabalhando na russofobia há décadas através dos filme de Hollywood.
Mas quer saber o que acho?
Temos que mudar os vilões dos filmes. É muito mais provável, pela conduta de colocar lenha na fogueira de forma velada e fomentar os conflitos por baixo dos panos, que os EUA sejam, há muito tempo, os maiores vilões da história recente
@@nicheudias5158 Me fala especificamente o(s) ponto(s) do vídeo que foi propaganda. Que não existe ou existiu. Até para que eu possa me defender da influência da russofobia, e ser alguém assim. Parecido contigo, que não cai nessas lorotas.
E que tal toda a America do sul ser um país e ter como o presidente Kim Jong Un?
@@santiagoflorindo1206 de uma coisa vc pode ter certeza… uma futura ameaça contra soberania brasileira, não vira dos nossos vizinhos da América do Sul e nem dos asiáticos Rússia e China… Ela vira dos EUA e seus lacaios europeus!!!!
Pelo que eu saiba,o primeiro estado eslavo é a carantania(Eslovénos na Austria),n a Russia de Kiev,a Carantania foi tbm o primeiro estado eslavo a ser varrido do mapa pela alemanha,que rebatizou a area como Ostmark(Marcha Oriental),e dps os duques Babenbergs foram derrubados pelos Suíços Habsburgos,que proclamaram o Arquiducado de Österreich,que mais tarde se tornaria a Áustria-Hungria
@@assalariadoquantico6164 a Grande Morávia foi absolvida a Boémia, sua cultura se fundiu aos Boemos para formar os Tchechos,somente Nitra e os Eslavos da Balatônia foi absolvida a
Nitra se tornou a Eslovaquia,Balatónia fica no lago Balaton,então já é obvio q eles foram assimilados pelos magiares
Você é SENSASIONAL MARCELO, minha gratidão é enorme, tmj s2❣❣❣
Gratidão!
Um verdadeiro império se pararmos para pensar.
Que matéria incrível, mais uma vez parabéns pela competência e da qualidade das informações e nos vídeos 😎
Uma verdadeira aula. Não sei se existe outro país com tanta história como a Rússia.
Índia...China....milhares de anos de história
@@ooR4 verdade
Egito, Irã, Itália (Roma), Índia, China, Japão
@@carloscharles9799 Egito e China sim, Já os outros igual a Rússia acho que não
@@leandrok9321 A Itália, Irã (Persia), Índia tem história AC ( antes de Cristo). Já a história da Rússia é depois de 700-800 DC (Depois de Cristo).
"Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá."
Lucas 11:17
Ótimo resumo.
Muito didático.
Obrigado pelo elogio!
Boa Noite. Hoje no mundo militar. Belmonte-BA.
Poderia ficar o dia inteiro assistindo essas histórias...
Se soubesse inglês poderia tentar o canal do Mark Felton sobre a segunda guerra. É bem legal.
Aula de história jamais passada em escolas. Marcelo está de parabéns pelo conteúdo e contexto dos vídeos…
Poucas pessoas o sabem, mas no Brasil cada Estado tem a sua própria Constituição. Podem pesquisar!
E isso não diminui a unidade federal, pelo contrário.
Um estado federativo tem mais estabilidade política, visto que os problemas são compartilhados com cada agente público, não caindo, portanto, nos ombros de uma única autoridade.
Vamos tirar o chapéu pela aula de história do professor Marcelo Deus abençoe sempre Wilson de várzea grande mt
Ótima análise Marcelo. Com extremos detalhes sob os povos que fazem parte da Rússia. Foi uma verdadeira análise histórica.
Análise? Detalhe, isso foi no geral, por cima. Quer detalhe em vídeo de 8 min.
Eu adoro esse canal, é bastante informativo. Parabéns HNMM!!!
parabéns uma verdadeira aula coisa que nunca ouvi falar na escola 👏👏👏
Slava Ukraini
Imagina se a gente estudasse a historia de todos os países? kkkkk Obviamente não daria muito bom. Nós so estudamos os assuntos mais importantes(no caso uma visão ocidental inclusive kkkk)
Na Escola só interessa falar da Revolução Monchevique. E ainda com muitas meias verdades e omissões. Imagina a Escola Estatal brasileira, que por natureza é marxista, ter que explicar tudo isso. xD a Dor de cabeça.
@@RobertoJuniorNet Esse ensino médio que vc fez não foi no Brasil pq Revolução Monchevique não faz parte da grade curricular de história das escolas públicas do Brasil não kkķkkk eu pelo menos nunca ouvi falar.
@@kaiodavila9925 Eu errei, é Bolchevique xD quis me Referi a Revolução Russa. Eram os Bolcheviques que queriam ver o Sangue. Os Mencheviques também queria derrubar o czarismo, mas implatar o socialismo bem depois.
Uma verdadeira aula de geopolítica, gosto muito dessas aulas, parabéns .
Como disse Churchill: a Rússia é uma charada envolta em um mistério dentro de um enigma.
Incrível Marcelo, muito bom mesmo.
Parabéns Marcelo pelo ótimo conteúdo quem sabe um dia iniciarei um canal de geopolítica também pois amo esse assunto !
Obrigado, Marcelo!
Os russos nunca foram eficientes historicamente em conflitos, porém sempre foram eficazes, ou seja, sempre alcançaram seus objetivos, com custos altíssimos, mas sempre venceram no final. Diferentes dos americanos atualmente que são eficientes em conflitos, porém não sao eficazes, exemplos não faltam, iraque, Afeganistão, Síria, etc.
Só que os EUA invadem a Rússia e a América latina ao mesmo tempo sem problema algum
Muito bem pontuado !
O Afeganistão discorda. Lá nem os Americanos, e nem os Russos venceram. Portanto, não existe pais que "sempre alcança seus objetivos". Muito pelo contrário, países vencem, e perdem, a depender do contexto.
Históricamente, os russos não se importam muito com a eficiência qdo estão nos conflitos. Não se importam com os danos colaterais, como os exércitos ocidentais. Algo do tipo "os fins justificam os meios"... O maior exemplo que temos disso, foi a atuação deles durante a segunda guerra... Perdas e baixas monumentais, e nem porisso mudaram a maneira de pensar ou de agir. Não poderia ser diferente agora, diante do conflito com a Ucrânia...
Fantástica aula, parabéns!
Acredito que em caso de uma guerra contra a Rússia essa colcha se desfaria facilmente, não há sentimento de nação
Mais um conteudo informativo
Marcelo vc é fantástico, Deus te abençoe.
um mundo dentro de um país !
Canal que divulga muito conhecimento
Muito boa a aula de história. Reza a lenda que no federalismo russo é permitido ter leis próprias, religião própria e políticas regionais específicas para as peculiaridades de cada lugar. Agora... se pensar em separatismo a resposta será com cianeto e polônio ou chumbo e aço...
Excelente explicação,parabéns Marcelo!
O sonho americano idealizado por Mackinder. Fragmentar a Rússia através da sua diversidade.
Sonho que pode virar pesadelo, pense em 6000 ogivas nucleares divididas por 85 repúblicas instáveis.
Fascinante Marcelo !
Parabéns ao Brasil. Um só povo brasileiro.
Obrigado pela aula de historia 🇲🇿
*_EXCELENTE CONTEÚDO_*
Espetacular!
Todo dia aprendo com seu canal.
Em primeiro lugar meu parabéns pelo canal . Um país unido são mais fortes,desunido são mais fracos são povos diferentes mas todos são seres humanos e queira aceitar ou não o presidente Vladimir Putin e o senhor deles eu considero a rebeldia como a espécie de uma traição,um país quato mais unido mais forte , as pessoas comuns não entendi de política e por isso que seus países passam por crises não importa que tipo de regime nos vivemos o importante e que povo viva bem e feliz a democracia e um bom regime mas não e perfeito, existe muintas ciências, história, geografia, matemática, biologia etc . Mas existe uma única que supera todas as outras todos que tiverem o conhecimento dessa ciência será muinto sábio o nome dessa ciência se chama conhecimento das escrituras sagradas nós cristãos chamamos de a palavra de Deus ou seja a Bíblia sagrada. Deus abençoe todos , e parabéns mais uma vez por esse excelente canal hoje no mundo militar 👏 tem todo meu apoio , Deus acima de tudo ...
"União faz a força"
Esse é o mesmo discurso da galera que defende um único governo central global... Já podes imaginar os problemas e implicações que isso traria, não é?
Excelente Aula Marcelo. Mais um aprendizado com este Canal. Canal nota 1000
Nunca passou pela minha cabeça que a Rússia era assim
Achou que todo mundo era loirinho dos olhos azuis.
@@_John_P eu não disse que achava isso, eu quis dizer das repúblicas e dos vários idiomas. Agr eu quero saber onde está escrito que eu disse algo que chegou perto de "loiros de olhos azuis" eu acho que vc sofre de retardo mental amigo 😂😂😂😂😂😂😂
Curiosidade rápida: Devido a problemas de taxa de natalidade e imigrantes da asia central, é esperado que a população Muçulmana da Rússia se torne cada vez maior e mais influente!
Ela é mais multiculturalizada do que o Brasil em certa medida.
E a Rússia é o país mais CORRUPTOs do mundo !
Muito bom!Parabéns pelo vídeo!
Parabéns pelo vídeo. Muita informação de qualidade.
A única coisa que mantém a Rússia unida é a base de fuzil, em 1917 quando o governo caiu, várias nações declararam independência, é bom os nacionalistas Rússia torcerem para o governo Russo não cair, se não podemos ver o mesmo cenário em 2022
a maior parte das repúblicas foram cedidas pelo tratado de brest-litovisk entre Alemanha e os soviéticos , os ucranianos declararam independência um pouco antes por causa das disputas politicas entre os bolcheviques, já as "nações" menores jamais serão independentes e nem buscam isso, não sobreviveriam sem a Rússia e não possuem habitantes suficientes para isso.
@@BeachWalkWWD É que os Russos continuam presos no passado, invadindo países para expandir territórios.
São um bando de bárbaros mafiosos fracassados.
@@ottobismarck5915 Cedidas democraticamente através da força.
Por isso o Brasil está destinado ao fracasso. Nao existe puniçao exemplar para criminosos e traidores, só existe puniçao exemplar caso seja politica. Sao muitos falando ao mesmo tempo e nada de seguir um lider, muitos lacradores, muitos opositores,muitos progressistas fazendo mimimi, todos sem ter um norte moral ou ético que defina um objetivo el comum enquanto o povo paga o preço.
@@ottobismarck5915 Esqueceu de falar de nações como: Armênia, Geórgia, Azerbaijão, Circasia, daguestão, Turcos, Ucranianos da Sibéria, Mongóis etc. Podem não ter conseguido suas independências, mas certamente tentaram, e isso nem eu nem você podemos negar
Ótima exposição, didática e muito esclarecedora sobre esse País continental.
Se o desenrolar desta guerra na Ucrânia caminhar para um grande enfraquecimento do exército russo e diminuição do poder central, o que parece ser o mais plausível, podem esperar o surgimento de mais uns 10 novos países nos próximos anos
@@josecarvalho1748 Eles são muito mais culturalmente homogêneos do que a Rússia. Claro, imigrantes estão mudando isso aos poucos, mas ainda falta muito pra ser tão heterogêneo quanto à Rússia. Se os países da UE se desintegrarem, pode ter certeza de que não será por movimentos separatistas de cunho nacionalista (com exceção da Espanha).
@@mekingtiger9095 os países da Europa ocidental não são tão homogêneo, exemplo disso é a Espanha
Na Queda da união soviética tentaram Mais Não conseguiram!
@@saturno44 Diferença é que a maioria desses países conseguiu unificar seus territórios em uma só identidade nacional, exceto de novo a Espanha, Reino Unido e, em um grau bastante menor, Itália. Mas no geral eles são muito mais "tranquilos" do que os povos da Rússia.
Agora eu fiquei impressionado. eu nunca ouvi nada parecido até agora. parabéns pelo canal e pelo conteúdo.
Resposta: a Rússia se mantém unida na base da opressão de minorias étnicas e pelo domínio cultural.
A governo Russo já caiu em 1917, resultado? Dezenas de culturas e nações se rebelaram contra Moscou, veremos o que vai acontecer se o Putin cair
Based Rússia
Soa como o Brasil. A diferença é que aqui é na base da propaganda e lavagem cerebral que deu certo mesmo.
@@mekingtiger9095 Não tem nada a ver a Identidade nacional brasileira com a russa, o brasileiro do Amazonas se considera tão brasileiro quanto o do Rio Grande do Sul. Povos que vivem em Portugal por gerações a fio vindo de outros lugares nunca se consideram Portugueses, nem na identidade, nem na língua, costumes, cultura etc... O brasileiro que nunca deu de cara com essa realidade fica meio perdido no meio dessa confusão, para se ter uma ideia o brasileiro que tem bisavós italianos se considera brasileiro de descendência italiana, em Portugal um angolano na mesma situação se considera angolano e nunca português.
@@yurisouzaramos5259 Mas isso cai de novo na questão da lavagem cerebral e propaganda "que deu certo". Agradeça Getúlio Vargas pelo que ele fez com o Brasil e suas minorias culturais para chegar a esse ponto, porque _eu não agradeço!_ Senso de pertencimento ao Brasil não é um fenômeno natural e sim artificial promovido pelo governo corrupto e explorador brasileiro.
Parabéns vídeo bem explicado
Sensacional, não tinha conhecimento da tamanha complexidade desta colcha de retalhos mantida pela ditadura russa. Abraços!
Termo bem colocado pelo Marcelo colcha de retalhos 👏🏼👏🏼
Isso ai e parecido com o que acontece no Brasil o povo do sul tentando se separar do restante do país!!!
@@thiagoc3067 Isso daí é só uma minoria aqui, uma minoria que normalmente é alimentada por sentimentos estúpidos de algumas pessoas de outras partes do país que ficam o tempo todo falando mal do Sul, mas fora isso, quase ninguém quer se separar, nem aqui no Sul, nem no resto do país.
Excelente reportagem...Parabéns se considerar o tempo que possui.
Nesse vídeo aprendi em 9 minutos tudo sobre a Rússia do que todo ano escolar !!! Esse Marcelo é galático !
Simplesmente maravilhoso
Em resumo: "Um cabaré de cego". excelente aula !!
Excelente vídeo
RJ🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Que aprendizado viu, nunca pensei que a Rússia fosse assim! Vlw por compartilhar conosco!😁
Cara ficou muito bacana esse teu video
Flw vou pra escola
Boa sorte.
Era uma das minhas várias dúvidas sobre a Rússia dos mistérios. Muito bem explicado...
Rapaz, não tinha ideia disso tudo... que coisa incrível!!! Trabalho excepcional desse canal. Uma descosturada em uma dessas repúblicas já era a Rússia, por isso esse pulso tão firme do governo central. Eles sabem que se uma se separar todas vão exigir e conseguir o mesmo. Agora entendo a ferocidade da guerra da Chechênia...
Exatamente. Praticamente um recado para as outroas repúblicas.
Sem dúvidas melhor canal do UA-cam!!
Nem na escola aprendi sobre isso, canal bom demais 🙌
Obrigado pela aula😊😊😊
Há quem diga que a era dos Impérios acabou no século passado, um grande engano, esse vídeo mostra que a Rússia é um Império, quase nos moldes clássicos. Os EUA e a China são outros exemplos mas com particularidades diferentes, e se não me engano a França conseguiu manter algo de seu antigo Império. Podemos ver que Impérios sempre existiram e sempre existirão, pode mudar o nome mas na prática é a mesma coisa.
É verdade, Lenin escreveu até um livro onde ele diz que o imperialismo é o estágio superior do capitalismo, de fato os impérios nunca deixaram de existir.
todo pais é assim , vc acha que alguém do acre se identifica com alguém de minas gerais? essa ideia de pátria e fronteira é usado so pra explorar o máximo de pessoas possível e isso só acontece na base da força ,quando mais liberdade o povo tem mais descentralizado ,menor e local a governança seria , tipo uma cidade se controlaria com suas regras independentes ...esse é o futuro.... governo é muito caro ,quanto maior mais caro ...um arranjo inviável e fracassado
A diferença é que hoje a metodologia econômica está superando a metodologia territorialista antiga,mas ambas fazem amplos usos da guerra cultural,algo bem perceptível até no Brasil,onde se vê com cada vez mais frequência um choque entre ideais de pseudo culturalistas que insistem em tentar fazer uma racha no meio social no estilo dividir para conquistar.
@@lightsnaketv obviamente alguém do Acre não vai se identificar com alguém de Minas Gerais, mas ambos se identificam como brasileiros e esse é o ponto, e é preferível ser escravo de uma grande nação do que viver em uma anarquia onde cada município, estado ou provincia tem a sua própria autonomia, esse modo de governo é no mínimo insustentável.
@@lightsnaketv Pior que em partes isso que você falou das regiões brasileiras se identificarem entre si é parcialmente verdade por causa do Getúlio Vargas. Aquele mané fez uma lavagem cerebral na população sem precendentes! Nem me fale também nos métodos que ele usou para "nacionalizar" a cultura brasileira... Felizmente, creio eu que o processo não foi um sucesso total, e ainda há esperança desse estrago ser revertido.
Grande video, muito esclarecedor
Não é que a Rússia não quer ser democrática. Ela simplesmente não pode ser democrática porque lá não tem identidade nacional na maioria. Dá pena da Rússia conhecendo sua história. E fica mais engraçado quando ela julga a Ucrânia sendo que a Ucrânia tem mais identidade nacional do que a própria Rússia.
O que mantém a Rússia são os bandidos bolcheviques de sempre
Fato
E na maioria dos Ucranianos não si identifica com os Russos né, é inadmissível essa invasão Russa
Não sei de onde tu tirou isso de que os russos não tem identidade nacional
@@eliaslongen4644 A minoria. A identidade nacional russa é fraca. Você assistiu ao vídeo? Só precisa de um governo democrático para a Rússia se fragmentar em pequenas repúblicas. É por isso que a Rússia não pode ser democrática. De novo assista ao vídeo.
Nossa, que incrível!
Um país que tem vários povos.
Acho que o futuro da Rússia no longo prazo é se dissolver em vários estados independentes.
Mas já combinou com os russos ?
Muito boa aula de história, aprendi e gostei muito.
Assim como aconteceu com os países que se libertaram da URSS após sua queda, pode acontecer novamente se o governo central russo se enfraqucer ou for traído.
Se o Putin fizer uma mobilização geral de reservistas ou conscritos com qualquer uma dessas regiões, pode ter certeza de que o couro vai comer!
Uma hora ou outra isso irá acontecer
Esse vídeo foi o que mais explodiu a minha mente com relação a Russia, vou estudar.
A Rússia é mais federativa do que o Brasil kk
Já sabia que a Rússia era diversificada, mas nunca imaginei que há repúblicas dentro da federação.
Grande aula. Não sabia serem tantas as áreas autônomas.
eu nem imaginava que isso existia na russia, estou muito surpreso de saber disso.
Que vídeo incrível!
o atual governo de Moscou aprendeu muito com lições do passado, movimentos independentistas são rapidamente reprimidos, na época do império o Brasil enfrentou vários movimentos independentistas também, países muito grandes já passaram por isso em algum momento da historia só que a Rússia por ser grande mais ainda não conseguiu resolver os seus, na época de Stalin se aparecesse coisas assim as pessoas iam presas e mandadas a fazer trabalho forçado.
Incrível. Q aula. Sucesso.
Tem um filme muito bom que mostra isso aí, a conquista da Sibéria. Tá no youtube
Valeu pela dica 👍👍
Valeu mesmo pela dica! Obgd!👏👏
parabens pelo excelente vídeo, uma verdadeira aula sobre o passado e presente russo.
Os pró Russos ficam loucos ao escutar o Marcelo com falas aparentemente sendo pró ocidental, mas lamento em avisar que não esta falando nada mais que a história real e verdadeira sobre Rússia. Se você é pró Rússia ou não oque vale são os fatos e ponto.
Qual a diferença ele dizer em ser Rússia de Kiev se a Ucrânia fazia parte da Rússia ??? Principalmente na época da união soviética !!!
@@Pregadorendrilsantana perfeito!
Slava Ukraini
Eu não gosto da Rússia mas vejo que eles são mais ¨paceiro¨ nosso que os Estados Unidos e seus aliados, um ditador sanguinário também quem seria loco de defender ele
@@Pregadorendrilsantana na época da URSS a Ucrânia não fazia parte da Rússia, era independente, como as outras repúblicas socialistas soviéticas. Lenin deu autonomia à essas regiões. As 15 repúblicas socialistas soviéticas juntas formavam a União Soviética da mesma forma como é hoje a União Europeia, que tem um parlamento e um líder, só que a diferença é que a URSS era mais central (era tudo liderado e enviado para a Moscovo) e tinham um único exército.
que aula em.... nunca aprendi tanto em 8 minutos!
A Rússia 🇷🇺 (assim como a China 🇨🇳, a Índia 🇮🇳 e o Irã 🇮🇷) não têm uma unidade nacional plena, mas ela é bem forte devido à força do governo central em Moscou. Isso faz que o país se mantenha unido com mão de ferro, conforme descrito no vídeo.
Já o Brasil 🇧🇷 tem uma unidade geográfica e cultural mais consolidada, devido à união proporcionada pela língua portuguesa, além da centralização político-administrativa, legislativa, judiciária e militar faz com que tenhamos menores problemas internos de caráter independentista (se comparado com os russos, indianos, iranianos e chineses).
Os brasileiros compartilham muitos traços como religião, visão de mundo e ate mesmo a forma de interagir uns com os outros. Quando voce sai do Brasil consegue entender o tamanho do choque cultural que tem 2 países diferente. Conheci gente de varias regiões do Brasil vivendo em São Paulo e nunca senti que eles eram tão diferentes dos paulistas. Mas morando em Portugal é nitido a diferença entre os povos de qualquer região independente da lingua, os povos costumam ser bizarramente diferente entre si mesmo depois de muitas gerações convivendo no mesmo espaço. O Brasil acaba por ser um país único
@@yurisouzaramos5259 isso, e fortalecer a interdependência dos estados brasileiros entre si também fortalece a unidade nacional.
@@ljr1998 É muito mais facil fazer negocio com quem a gente se identifica, não acredito que o Brasil vai se dividir nas proximas decadas. A gente se gosta pra caramba
@@yurisouzaramos5259 sim, só que aprender com os problemas dos outros países nunca é demais. E o que a gente sempre fez historicamente e deu certo, precisa continuar.
Parabéns pelo vídeo. Ilustrativo e educativo.
Controla do mesmo jeito que está tentando controlar a Ucrânia, da forma que controlou a Chechênia.
Vindo o mais rápido possível para tomar minha dose diária de geopolítica.
A Rússia poderia fazer um plebiscito nestas repúblicas e aplicar o princípio da autodeterminação dos povos, que ela tanto defende ao reconhecer as repúblicas da “Crimeia, Lugansk e Donetsky”, que pertencem a Ucrânia. Falso moralismo que se chama neh?
Voce pode falar o mesmo aqui no Brasil, podem para plebiscito para autodeterminação do povo brasileiro e extinção dos togagos?
Não, seria ´preso, perderia todos os teus bens mas antes iria passar no jornal nacional como um terrahorista.
Para perceper que somo iguais a russia
está com dor no cotovelo kkkkkk Crimeia, Lugansk e Donetsky não pertence mais a Ucrania ... vc deve aceitar isso hehehehehehehehe os fatos por sí só já definiu isso a Bandeira Sovietica vai continuar avançando se a nato resolver querer interferir 😎
A maioria das regiões árabes iriam querer independência, mas outras prefeririam ficar na russia por ter ajuda do governo central e tar protegido em um Guarda Chuva Nuclear gigantesco
Realmente não dá para comparar o Brasil com a Rússia. Nosso país é etnicamente homogêneo (fruto da mistura de índios, europeus e africanos), possuímos costumes e tradições semelhantes, a religião é predominantemente cristã e uma única língua oficial . Muito diferente da Rússia que foi forjada por conquistas a ferro e fogo de outros povos com outras culturas (tradições, línguas e religiões diferentes).
Ja tentamos separar o sul e não deu certo.kkkkkk
Eu não sabia disso, obrigado Marcelo.
O único meio para manter a unidade russa é o controle e a observação sobre todos os territórios, pois, pelo fato desses territórios terem sido conquistados no passado, claramente se vê uma heterogeneidade enorme, bem como desavenças com os conquistados. A continuação desse desagrado com os russos foi a própria fragmentação soviética, que gerou diversos países com minorias russas, em que a maioria deles não está alinhada com a Rússia atualmente.