Jajaja 🤣 gracias a los españoles No necesite saber portugués para entender lo que dijo ( precisamente porque el portugués y el español comparten mucho en común) . Gracias señor Olavo de Carvalho por defender el papel de España en nuestra cultura muchas gracias.
hahahahaha, é vero, podem ver que até em filmes hollywwodianos aparecem os indiozinhos lutando junto com europeus, seja contra outros índios, seja contra outros europeus.
Sabe o que é triste? Têm gente que ouve essas coisas e toma como uma verdade absoluta! Infelizmente, vejo que os comentários de Olavo de Carvalho estão impregnados de preconceitos. Hernan Cortez salvador? Em primeiro lugar, muitas das tribos que se uniram à ele praticavam, muitas vezes, os mesmo atos que os astecas praticavam. Eles não queriam, necessariamente, ser "salvos". Muitos, tal como a maioria dos seres humanos, queriam poder. E nem todos os membros dessas tribos eram favoráveis à aliança com os espanhóis. Então, basicamente, a cultura dos astecas resumia-se à sacrifícios humanos? Bem, não digo que eles não ocorreram. Agora, que houve certo exagero na atribuição desses sacrifícios, isso pode muito bem ter ocorrido (assim como existem exageros sobre as inquisições, por exemplo). Não se esqueçam que a maioria dos relatos e documentos que existem sobre a própria civilização asteca, em si, datam de períodos posteriores à conquista. A cultura asteca era riquíssima e ia muito além de sacrifícios. Várias civilizações, como os os gregos e os romanos, tinham seu lado "podre", cheios de costumes que, para nós, são abomináveis (e alguns que são, de fato). Porém, isso não diminui a grandeza dessas civilizações. Para começar, sim, muitos mexicanos são descendentes daquilo que comumente se chama de "império Asteca". Eles, em seu auge, somavam mais de 30 milhões de habitantes. O que havia, de fato, era um domínio da cidade de Tenochitlán sobre outras localidades. Não havia um "império", no sentido mais amplo da palavra, como os incas, por exemplo. A língua náuatle, que os astecas falavam, ainda é falado por cerca de 1,5 milhões de mexicanos, hoje em dia. Vários historiadores discordam sobre certas "verdades" que, durante muitos anos, foram sido contadas sobre os astecas. Além disso, a "justiça" colonial, a guerra espanhola, não caiu apenas sobre essa civilização, mas sobre diversos outros povos ameríndios que habitavam o continente, muitos dos quais não tinham quaisquer relações com os astecas, com costumes muitos diferentes dos dele, mas, que ainda assim, sofreram destinos similares.
@@Jose-oi6nk (Desculpe responder somente agora). Exatamente (embora o nazismo não deixe de ser algo terrível)! Portanto, querer comparar os astecas ao nazismo só por conta de sua brutalidade (que certamente foi muito exagerada pelos espanhóis) é esquecer que houveram civilizações muito mais brutais que eles, como os romanos, os fenícios, os espartanos, etc. E, mesmo com toda a brutalidade desses povos, eles não deixaram de ter aspectos positivos que os tornaram conhecidos por terem sido grandes civilizações. Alias, na própria Espanha, no fim do século 15 e meados do 16, houve uma perseguição aos mouriscos e e aos judeus, o que culminou nos editos de expulsão destes daquele país. E nem por isso podemos comparar a Espanha aos nazistas.
Os astecas eram terrivelmente cruéis e tu fala como se realmente eles pudessem ser absolvidos de tamanha falta de moral e amor ao próximo. Olavo já explicou tudo no vídeo e inclusive em seus livros ele cita milhares de historiadores. Discordar não é provar que está certo.
@@marciohiperativo3278 E desde quando os conquistadores espanhóis eram "bonzinhos"? Desde quando eles tinham qualquer moral ou amor ao próximo, principalmente pelos nativos? Aliás, desde quando os europeus dos séculos XV, XVI e XVII eram "bonzinhos"? Em alguns aspectos, eram até mais terríveis que os astecas. Eu não afirmei que os astecas eram bons, pois eles não eram (a maioria dos povos daquele tempo não era). Agora, afirmar categoricamente que tudo que se sabe sobre eles é verdade é um erro. Primeiramente, porque quase todos os registros anteriores à conquista foram destruídos, e é quase certo que os que foram escritos posteriormente deturparam e muito a imagem deles. Segundo, os espanhóis não estavam ali para salvar ninguém. Mesmo que os astecas fossem "anjos na Terra", eles sofreriam o mesmo destino. Aliás, se os astecas fossem "bonzinhos", "mansinhos", poderia ter sido pior para eles. Olha o caso dos tainos caribenhos: um dos povos mais "pacíficos" do continente e que foi virtualmente dizimado. Os romanos, os fenícios, os espartanos e outros foram tão brutais como os astecas, e nem por isso deixaram de ser grandes civilizações. Os astecas, em muitos aspectos, como a arquitetura, a agricultura, a astronomia e outros, foram uma grande civilização.
@@Betin264 muito raso. Continue negando o passado, os esquerdistas querem mesmo isso. Que nos tornamos seus escravos até nas falsas memórias e com uma visão maniqueísta infantil
@@marciohiperativo3278 Não tinha mas fez ele e o reino da espanha roubaram tanto ouro e prata das americas que mais tarde causaram uma crise que desvalorizou o preço do ouro na europa inteira ele não veio para "libertar" coisa nem uma ele veio para roubar e isso é fato tão fato que foi oq aconteceu.
Nunca consegui discordar do Olavo. Nunca achei que ia descobrir a existência de um cara que eu concorde com tudo que ele fala!
Jajaja 🤣 gracias a los españoles No necesite saber portugués para entender lo que dijo ( precisamente porque el portugués y el español comparten mucho en común) . Gracias señor Olavo de Carvalho por defender el papel de España en nuestra cultura muchas gracias.
Vida longa para o nosso querido professor ♥️
Eu não aguento esse homem! hahaha A forma como ele fala as coisas é sensacional; nossa geração paulista perdeu isso de alguma forma infelizmente.
Verdade
Hahahahahah, Olavo é o melhor !!!
BRAVO!!!! HOOO QUE BOM OUVIR O VELHO QUERIDO
Obrigado olavo!❤
Vc sabe a realidade.
hahahahaha, é vero, podem ver que até em filmes hollywwodianos aparecem os indiozinhos lutando junto com europeus, seja contra outros índios, seja contra outros europeus.
e o mais incrível é que até o momento tem apenas 1342 views... lamentável...
Gostava de saber, o que é que o Olavo diz acerca do imperialismo português!
based?
Based
Olavo de Carvalho é um humorista cujo hobby é a filosofia ((risos))...
Sabe o que é triste? Têm gente que ouve essas coisas e toma como uma verdade absoluta! Infelizmente, vejo que os comentários de Olavo de Carvalho estão impregnados de preconceitos.
Hernan Cortez salvador? Em primeiro lugar, muitas das tribos que se uniram à ele praticavam, muitas vezes, os mesmo atos que os astecas praticavam. Eles não queriam, necessariamente, ser "salvos". Muitos, tal como a maioria dos seres humanos, queriam poder. E nem todos os membros dessas tribos eram favoráveis à aliança com os espanhóis.
Então, basicamente, a cultura dos astecas resumia-se à sacrifícios humanos? Bem, não digo que eles não ocorreram. Agora, que houve certo exagero na atribuição desses sacrifícios, isso pode muito bem ter ocorrido (assim como existem exageros sobre as inquisições, por exemplo).
Não se esqueçam que a maioria dos relatos e documentos que existem sobre a própria civilização asteca, em si, datam de períodos posteriores à conquista. A cultura asteca era riquíssima e ia muito além de sacrifícios. Várias civilizações, como os os gregos e os romanos, tinham seu lado "podre", cheios de costumes que, para nós, são abomináveis (e alguns que são, de fato). Porém, isso não diminui a grandeza dessas civilizações.
Para começar, sim, muitos mexicanos são descendentes daquilo que comumente se chama de "império Asteca". Eles, em seu auge, somavam mais de 30 milhões de habitantes. O que havia, de fato, era um domínio da cidade de Tenochitlán sobre outras localidades. Não havia um "império", no sentido mais amplo da palavra, como os incas, por exemplo. A língua náuatle, que os astecas falavam, ainda é falado por cerca de 1,5 milhões de mexicanos, hoje em dia.
Vários historiadores discordam sobre certas "verdades" que, durante muitos anos, foram sido contadas sobre os astecas. Além disso, a "justiça" colonial, a guerra espanhola, não caiu apenas sobre essa civilização, mas sobre diversos outros povos ameríndios que habitavam o continente, muitos dos quais não tinham quaisquer relações com os astecas, com costumes muitos diferentes dos dele, mas, que ainda assim, sofreram destinos similares.
A cultura nazista também não é reduzida ao anti-semitismo
@@Jose-oi6nk (Desculpe responder somente agora).
Exatamente (embora o nazismo não deixe de ser algo terrível)!
Portanto, querer comparar os astecas ao nazismo só por conta de sua brutalidade (que certamente foi muito exagerada pelos espanhóis) é esquecer que houveram civilizações muito mais brutais que eles, como os romanos, os fenícios, os espartanos, etc.
E, mesmo com toda a brutalidade desses povos, eles não deixaram de ter aspectos positivos que os tornaram conhecidos por terem sido grandes civilizações.
Alias, na própria Espanha, no fim do século 15 e meados do 16, houve uma perseguição aos mouriscos e e aos judeus, o que culminou nos editos de expulsão destes daquele país. E nem por isso podemos comparar a Espanha aos nazistas.
Os astecas eram terrivelmente cruéis e tu fala como se realmente eles pudessem ser absolvidos de tamanha falta de moral e amor ao próximo. Olavo já explicou tudo no vídeo e inclusive em seus livros ele cita milhares de historiadores. Discordar não é provar que está certo.
@@marciohiperativo3278 E desde quando os conquistadores espanhóis eram "bonzinhos"? Desde quando eles tinham qualquer moral ou amor ao próximo, principalmente pelos nativos? Aliás, desde quando os europeus dos séculos XV, XVI e XVII eram "bonzinhos"? Em alguns aspectos, eram até mais terríveis que os astecas.
Eu não afirmei que os astecas eram bons, pois eles não eram (a maioria dos povos daquele tempo não era). Agora, afirmar categoricamente que tudo que se sabe sobre eles é verdade é um erro.
Primeiramente, porque quase todos os registros anteriores à conquista foram destruídos, e é quase certo que os que foram escritos posteriormente deturparam e muito a imagem deles.
Segundo, os espanhóis não estavam ali para salvar ninguém. Mesmo que os astecas fossem "anjos na Terra", eles sofreriam o mesmo destino. Aliás, se os astecas fossem "bonzinhos", "mansinhos", poderia ter sido pior para eles.
Olha o caso dos tainos caribenhos: um dos povos mais "pacíficos" do continente e que foi virtualmente dizimado.
Os romanos, os fenícios, os espartanos e outros foram tão brutais como os astecas, e nem por isso deixaram de ser grandes civilizações.
Os astecas, em muitos aspectos, como a arquitetura, a agricultura, a astronomia e outros, foram uma grande civilização.
@@Betin264 muito raso. Continue negando o passado, os esquerdistas querem mesmo isso. Que nos tornamos seus escravos até nas falsas memórias e com uma visão maniqueísta infantil
Sou de direita porém discordo completamente do olavo hernan cortêz matou pessoas inocentes e roubou as riquezas daquela região
E o seu conhecimento de escola que você usou só para passar conta?
Os maias e os astecas realizavam sacrifícios humanos já por muitos anos! Lembre-se disso!
Não. Ele já era rico e não tinha necessidade de fazer isso. Fora que tem uma historiadora espanhola que desmente isso tudo no UA-cam
@@marciohiperativo3278 Não tinha mas fez
ele e o reino da espanha roubaram tanto ouro e prata das americas que mais tarde causaram uma crise que desvalorizou o preço do ouro na europa inteira
ele não veio para "libertar" coisa nem uma
ele veio para roubar
e isso é fato
tão fato que foi oq aconteceu.
@@marciohiperativo3278qual nome?