Uma explicação mais simples seria, se 100 gatos levam 100 dias pra pegar 100 ratos, então 1 gato leva 100 dias pra pegar um rato, não importa a quantidade, a resposta é 100 dias. E se fossem 8 gatos pra pegar 100 ratos, quantos dias levariam?
A minha resposta foi 100, considerando que cada gato demora 100 dias para pegar 1 rato. A partir desta premissa, não importa a quantidade de gatos que o tempo será o mesmo, semelhante a seguinte pergunta (ou coisa parecida): 1 mulher demora 9 meses para gerar 1 filho. Quantos meses 100 mulheres demorariam para gerar 100 filhos? Entretanto, creio que a pergunta está mal formulada, pois não diz se os eventos ocorrem em série ou em paralelo. Assim, existe a hipótese de cada gato levar 1 dia para pegar 1 rato, num universo de 100, mas um de cada vez.🤣😉
É como se fosse uma média, 100 gatos demoram 100 dias para pegar 100 ratos, supondo que um gato leva em média 100 dias para pegar um rato, então uns podem levar mais, ou outros menos, mas a média é constante e ao final do prazo, o resultado será um só.
Professor hoje sou servidor público graças as suas aulas. E agora em fevereiro tô tentando um novo concurso com um salário maior. Muito obrigado mesmo professor... O senhor não tem ideia do quanto me ajudou e até hoje ajuda.
Parabéns professor, sempre fico atento aos seus ensinamentos, assim volto a recordar as dificuldades do passado, quando não existia aulas como estas, gratuitas e ótimas, hoje só não aprende quem não quer ou não tem interesses em adquirir sabedoria gratuita, agradeço pelas dicas.
Bom dia professor. Estou falando de moçambique, e so quero lhe dizer que com os seus ensinamentos, eu estou descobrindo muita coisa boa na matemática. Continue sempre assim, explicando com muita coerência.
Para pra pensar, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, significa que cada gato leva 100 dias pra pegar um rato, então mesmo que sejam 8 gatos e 8 ratos, cada gato continua levando 100 dias pra pegar um rato, afinal mesmo que a quantia de ratos tenha diminuido, a de gatos também diminuiu
@@alguem6139 caro, pode ser que eu esteja velho. Mas a pergunta é de QUANTOS DIAS, logo, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, temos que menos gatos vão levar mais dias PROPORCIONALMENTE! Então a relação de demanda TEMPO aumenta passando da média de 1 por gato/dia para 1,25 dia, portanto! Ou não?
@@kkagosto a quantidade de gato e rato diminuiu. A primeira frase, deixa claro que se tiver a mesma quantidade de gato e rato, demoram 100 dias para os gatos pegarem os ratos. Isso nos leva a acreditar que cada gato demora 100 dias pra pegar um rato. Se vc botar 8 gatos pra pegar 8 ratos, começando ao mesmo tempo, cada gato vai demorar seus 100 dias pra pegar o rato. Ou seja, o tempo total serão 100 dias. Se manter a quantidade de gato e rato igual, o tempo não muda.
@@kkagosto essa é tipo a questão da vela : se eu acender uma vela às 9 hrs, quando for 13 hrs ela vai estar completamente derretida. Se eu acender 3 velas 9hrs, que horas elas estarão derretidas ?
Ai que saudade de uma sala de aula... e de pensar que isso um dia era só o que me preocupava (estudar, fazer uma boa prova, entender uma equação matemática...). E agora na vida adulta a gente vive numa grande equação sem solução.
Assinalei como d, com um raciocínio logico que fiz na cabeça. Mas como a gente sempre ama um conhecimento a mais e gosta da certeza comprovada assisti o video. Parabéns muito didático!!
Regra de 3 direta e inversa me fez voltar a 1974, quando conheci o espetacular Professor Paulo de Tarso, que dava aulas para concursos públicos. Até hoje não esqueci.
PARABÉNS PROF. ROBSON. Didática, metodologia e comunicação muito boa. Como a MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA EXATA, NA PERGUNTA ONDE 100 GATOS, QUE PEGAM 100 RATOS, EM 100 DIAS, o raciocínio é lógico, sendo esses números são MÉDIAS. Sendo assim, considera se SIM: QUE UM 1 GATO PEGA 1 RATO, A CADA 100 DIAS. PROPORCIONALIDADE.
O problema não está na matemática e sim no enunciado mal elaborado. Em nenhum momento é dito que 1 gato demora 100 dias para pegar um rato, foi "deduzido" isso como um padrão simplista. Outra possibilidade é que 1 gato pegou um rato no primeiro dia e nunca mais pegou nenhum, outro gato demorou 2 dias e nunca mais pegou nenhum e por aí vai, o centésimo gato pegou o rato apenas no centésimo dia, logo demorou 100 dias, então mudando para 8 gatos seguindo este exemplo dariam 8 dias e não 100. Logo 8 dias também não está errado porque o enunciado permite dupla ou mais interpretações, que anula a questão. Outra possibilidade é a eficiência do grupo, a única certeza do enunciado é que um grupo de 100 gatos caçam 100 ratos em 100 dias, ou seja, é um GRUPO de 100 gatos consegue esta eficiência, diminuir o grupo vai mudar totalmente e a correlação muda também, um exemplo: 10 egípcios carregavam um bloco de pedra de 1.000 quilos por 5.000 metros no dia, 1 egípcio carregaria a mesma pedra quantos metros em 1 dia? A resposta é zero porque a eficiência de um homem sozinho puxar uma pedra de 1.000 quilos é nula (a não ser que ele seja o incrível Hulk =D) A matemática, assim como qualquer ciência ou tecnologia, serve para resolver problemas reais da vida humana, usar de forma errada, por exemplo este enunciado mal elaborado, é um desperdício de energia e tempo para a humanidade. Uma questão simples gerar mais de 70% de "erro" num volume tão grande de pessoas é tão obvio que o problema não está na capacidade de todos que tentaram resolver
Mas também faz parte interpretar que é uma questão de proporcionalidade. Se ficarmos pensando em inúmeras possibilidades nunca chegaremos a lugar algum. E se os gatos forem veganos? E se os ratos do segundo grupo conseguirem se esconder? E se um cachorro matar os gatos? E se os gatos e ratos se unirem para caçar um leão? E se...
@@sanosukesagara9707 É melhor ficar estagnado do que chegar no lugar errado. "É uma questão de proporcionalidade", como dito na primeira linha do meu comentário, o enunciado está mal elaborado, pois a tal proporção que mostrou que 70% erraram mesmo sendo uma "conta simples", e infelizmente não agregou em nada na vida das pessoas. No momento que se passa instruções erradas ou confusas, não se pode cobrar que todos (ou a grande maioria) entendam o que foi passado. Para entender melhor o que estou tentado expressar, perto dos anos 2000 a NASA perdeu um satélite que custou 125 milhões de dólares porque enviou instruções com unidades de medidas erradas ou seja, um trabalho de anos e grande capital investido perdido por uma falha boba de "enunciado errado", onde houve dupla interpretação. Quando trabalhamos com mais gente, precisa ser informado o mais claro possível para que todos ou a larga maioria intenda o que você quis passar.
@@danielwicki248 Obrigado d vdd, eu tava chorando aqui pensando que sou um estupido por n entender um enunciado kkkkk, eu interpretei exatamente como vc disse ali e to até agora tentando entender essa lógica do enunciado que não faz o menor sentido pra mim
Professor graças as suas aulas, hoje sou servidoria municipal.Estudei os vídeos do zero.. e eu q sou ruim com número acertei 8 questoes de 10.. :) 😀 Gratidão pelos seus vídeos!
Prof Robson, acertei a questão usando o raciocínio lógico, sem fazer o cálculo. Cada rato gastou 100 dias pra pegar o seu rato (o problema não deu mais informação). Então, 8 gatos gastaram os mesmos 100 dias. (Entendo que eles agiram individualmente). O resultado independe da quantidade de gatos.
Apesar que tem informação o suficiente para um problema de regra de três. É que essa é muito fácil, mas a lógica pode confundir, por isso é bom aprender a fazer o cálculo no papel.
Parabéns!! A sua explicação revela o mistério de permanecer a mesma quantidade de 100 dias. O Professor poderia ter feito essa conclusão ao final que ficaria melhor a nossa percepção. A análise sob o ponto de vista de dias que cada gato leva para pegar um rato (100 dias) foi fundamental para explicar o erro de pensar que um gato leva 1 dia para pegar um rato quando na verdade esse desempenho é referente à MÉDIA do grupo que foi de 100 ratos em 100 dias = 1 rato por dia mas não referente à performance individual dos gatos, que é a de 1 rato a cada 100 dias. Valeu!!
Sim mas a pergunta esta errada! Se um montante de gatos pegam 1 rato por dia, então o montante de ratos que 8 gatos pegariam seria tambem 1 rato por dia ou seja, em 8 dias: 8 ratos, foi o que a ele perguntou! em quantos dias pegariam 8 ratos.....
Faz quase 50 anos que estudava sobre a regra de três. Esta eu acertei por uma questão de lógica. Não lembrei da regrinha básica. Gostei muito da informação.
Ótima explicação, professor. Mas confunde muito a organização do problema. Agora eu entendi melhor com sua explicação na armação do problema. Parabéns 👏👏👏👏
A resposta pra mim é muito óbvia e lógica, o problema que eu tenho com diversos enunciados é colocar no papel como cheguei ao resultado..! obrigado pela explicação!
O problema dessa questão é que ela abre espaço pra mais de uma resposta, pensa nisso, nunca foi dito que 1 gato pega um rato obrigatoriamente a cada 100 dias, apenas deixou a entender que isso pode ter acontecido. O que também pode deixar a entender que cada gato poderia ter pego um rato por dia até o centésimo dia onde o ultimo gato pegaria o rato. Assim o 100 e o 8 seriam respostas corretas. Pois a logica do 8 nunca foi quebrada, isso se resolveria facilmente se a pergunta fosse um pouco mais elaborada. Ou simplesmente não colocassem o 8 na resposta. Afinal, quem impôs a regra de que o raciocínio logico deve ser o mesmo para todo mundo? Não somos robôs somos humanos, e assim sendo pensamos de maneiras diferente por natureza.
@@tsunetori2133 gostei!!!, eu "entendo" como voce pensa, mas infelizmente alguem impos essa regra, e infelizmente devemos tentar segui-la para chegar a um consenso... Por isso odeio interpretação de texto, pois como você disse, as pessoas pensam diferente... E uma interpretação pra mim é muito vaga e abstrata...(pareço um lunatico perto dos outros haha) E por pensar assim, você é uma pessoa que eu gostaria de poder conversar...
@@tsunetori2133 Discordo. A interpretação da questão pode não ser igual para todos, mas a lógica é imutável. Se afirma que algo é lógico, é porque é "Lógico" de que o resultado É aquele, sem outras possibilidades. Então oque vc teve foi uma interpretação diferente!
Matemática é interpretação... Se os 100 gatinhos conseguem capturar 1 rato por dia, entao, 8 gatos, para capturar 1 rato, precisam de 12,5 dias (100/8). Para capturar 8 ratos = 12,5 dias x 8 ratos = 100 dias.
Eu resolvi o problema usando PORCENTAGEM: Se 100 gatos levaram 100 dias para pegar 100 ratos, significa que 100 gatos pegam 1 rato por dia. Logo, 8 gatos são equivalente a 8% de 100, o que significa que levariam 12,5 (doze dias e meio) para pegarem 1 rato. Multiplicando 12,5 dias por 8 ratos, equivalem a 100 dias.
Mas são 100 gatos .. se 1 gato pega 100 ratos em 100 dias .. não seria 10 mil ratos que os 100 gatos pegriam ?? Então sua conta,ou a minha, ou de todos estão errados e a matemática deixou de exata kkkkkkkkk.. tá todo mundo loko êba...
Onde, no problema, está escrito que CADA GATO pega UM RATO? São 100 gatos pegando 1 (UM ÚNICO) rato por dia. Vocês estão estudando muita matemática e pouco Língua Portuguesa.
Então meu raciocínio tem uma lógica!! Esses gatos estão dormindo demais, são mole demais!! Kkkk porque realmente se cada gato pegasse 1 por dia levariam apenas um dia, más estão levando 100 dias !!! Melhor dar um fim nesses gatos e dar veneno pra esses ratos antes cheguem a 1 milhão. Kkkkkkk brincadeiras a partes o fato é que essa conta não entrou na minha cachola...
Sei que matemáticas são fórmulas lógicas e incontestáveis, porém, na minha opinião, existem outras formas de analisar, como por exemplo: Se 100 gatos capturam 100 ratos em 100 dias, cada gato pega um rato em um dia (o que deixaria os outros com fome (brincadeira)), então, se são 8 gatos que pegam 1 rato por dia cada um, seria 8 dias. Cada gato pegaria um rato em um dia, seguindo a mesma proporção. Não teria motivo para os gatos esperarem mais de 10 dias cada pra pegar outro rato...
A ideia é que o gato da questão não conseguia pegar 1 rato em menos de 100 dias. E a questão assumi que todos pegam ao mesmo tempo, claro que é pra finalidade de cálculos, pois na prática não é assim que ocorre.
COITADOS DOS SEUS ALUNOS PROFESSOR, ALGO TÃO SIMPLES A SER ENSINADO DE UMA FORMA TÃO ABSTRATA CONFUNDE A MENTE KKK GRAÇAS A DEUS COMEÇOU A RESOLVER A FUNÇÃO E TUDO COMEÇOU A FAZER SENTIDO. ATE ESTAVA COM MEDO QUE FOSSE DAR UM RESULTADO DIFERENTE DO MEU QUE FOI PENSADO DE FORMA SIMPLES. MATEMÁTICA É LÓGICA
Na ótima explicação do prof. há algo q pode confundir ainda mais a cabeça de alguns alunos. Qd ele explica as grandezas individualmente ele fala q a qtd de dias aumentaria (IP) ou diminuiria (DP), mas vemos no final a qtd de dias exatamente igual à 100, como na 1ª parte da questão (🤷♂️). Isso acontece pq na vdd a qtd de dias está relacionada com a proporção de gatos para ratos, ou seja tanto em 100 para 100 como 8 para 8 a relação é de 1 gato pra 1 rato (100/100 = 1 ou 8/8 =1), logo, seguindo a lógica do problema apresentado (q tem proporção entre três elementos), sempre q a relação for de 1 gato para 1 rato levará 100 dias. 😉
Outra forma de entender é que, como uma grandeza é proporcional e a outra é inversamente proporcional, quando as duas diminuem ou aumentam uma mesma quantia, o resultado fica igual.
Prof. Robson, além da sua excelente explicação, acredito que a questão pode ser resolvida com uma simples lógica: cada gato leva 100 dias para pegar seu único e respectivo rato, portanto, se a proporção entre gatos e ratos não variar, o tempo será uma constante. Forte abraço!
Acho que não! Se 100 ratos estão numa área de 100m2, então o esforço do rato é patrulhar 1m2. Mas se na mesma área de 100m2 são 8 gatos, a área pra cada GATO é de 100/8 portanto 12,5.m2. Logo se vê que quanto mais GATO menos dias e quanto menos GATO mais dias pra alcançar resultado. Apesar do apreço pelo professor, acho a resolução incorreta! O que se quer saber é quantos dias são necessários para que os gatos tenham a eficiência proporcional à 100 gatos x 100 dias! 8 gatos tem um esforço maior de TEMPO e levam 12 dias.
@@kkagosto interessante seu raciocínio, mas seu erro estar em relacionar a ação de um gato a outro. Eles são independentes entre si, assim como os ratos. Se cada gato estivesse em um cômodo diferente com o objetivo de capturar um rato, ele ainda levaria 100 dias. Se começar a levar em consideração a dimensão do espaço, nada me impede de também levar em consideração a disposição do rato de fugir, a saúde do gato ou até sua vontade de caçar o rato. O raciocínio matemático nessa questão nos diz que em um período de 100 dias, todos os ratos foram capturados por todos os gatos. Isso não me impede de dizer que algum gato tenha levado menos tempo. O fato é que nessa questão, isso é irrelevante. Se eu sei que leva 100 dias para que todos os ratos sejam capturados, se eu diminuir a quantidade de gatos e ratos, ainda precisarei do mesmo período. Essa é a minha interpretação da questão e pode estar sujeito a falhas.
Regra de três composta sempre foi uma problema pra justamente na hora de estabelecer a versão direta ou inversa. Nunca soube em relação a a é inversa ou direta. Então agora sei. Vou poder ajudar os netos. Obrigada
Obrigado, Professor!!! Acertei!!! Agradeço também aos meus professores da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, Mal Hermes, Rio de Janeiro, onde estudei de 1969 até 1975 e muito aprendi!!! Quem sabe a "Regra de Três" nunca se aperta!!! 👍🏾👏🏾😉 100 x 100= 1000 8 x X= 8 10000=1000 8X = 8 80.000 = 800 X X = 80.000 ÷ 800 X= 100
HÁ UM EQUÍVOCO NESSA FÓRMULA AÍ. PQ QUALQUER QUANTIA DE GATOS E RATOS (DESDE QUE A QUANTIA DE GATOS E RATOS SEJAM IGUAIS) QUE COLOCARMOS O RESULTADO VAI DAR SEMPRE 100, ISSO NÃO PODE ESTAR CERTO
Não existe equívoco, uma que vez que a comparação é feita com base no enunciado (100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias), mas se você mudar esse enunciado obterá uma resposta diferente.
Mas é exatamente isso. Ratos e gatos são diretamente proporcionais. Ou seja, cada gato pega 1 rato em 100 dias. Desde que mantenha-se a proporção entre gatos e ratos, que é de 1:1, a quantidade de dias não muda.
Cara, eu gostei desse canal e já me inscrevi, gosto muito da matemática. Como na minha época de ensino médio fiz a conta direta de cabeça sem a regra de 3. Espero q entendam meu raciocínio: 100 gatos pegar 100 gatos em 100 dias= 1 por dia. 100 gatos ÷ por 8 gatos = 12,5 dias pra pegar um rato. 12,5 dias × 8 ratos = a 100 dias. 100÷8=12,5 12,5×8= 100
A tarefa e o número de indivíduos que vão executar a tarefa diminuíram na mesma proporção. Então, o tempo continua o mesmo. Se o número de ratos tivesse sido duplicado, 8 gatos para pegar 16 ratos, o tempo também iria duplicar: 200 dias. Obrigado, professor. Para quem vai prestar concursos com matemática, aulas como a do professor Robson ajudam bastante.
Nem precisa fazer conta, mas é uma questão safadinha mesmo. Eu pensei o seguinte: Se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, então cada gato pega 1 rato apenas. Ou seja, 1 gato pega 1 rato em 100 dias. Se 1 gato pega 1 rato em 100 dias, 8 gatos irão pegar 8 ratos em 100 dias também.
Nossa fiz de cabeça , achei q ia erra mas acertei kk tipo eu pensei: então é 1 rato por dia... Então se fosse 1 gato, esse gato pegaria 1 rato em 100 dias. Então em 100 dias, o números de gatos se igualam ao número de rato, ou seja, se são 8 gatos e 8 ratos, então demorará 100 dias. espero q tenham entendido :)
Professor Robson,pra min éra 8 tbm mais quando vc falo que tava errado fiquei com uma puga atras da orelha,quando vc colocou a regra de 3 e vi os numeros meu raciocinio ficou em duvida como achar o valor de X, pausei o video e pensei se 100gatos capturam um rato por dia quanto tempo demoraria 8 gatos pra capturar um rato ai dividi 100 por 8 que deu 12,5 ai só multipliquei por 8 que deu 100,quando voltei a ver o video vc chegou a valor de X duma forma totalmente diferente mais o valor éra o mesmo. Esse video foi um conteudo muito bom e legal pra descontrai.
Ótima explicação , professor. Apesar de gostar de pets tbm gosto de matemática rsrsrs, vou mostrar como eu faço regra de 3. Eu faço do mesmo modo porem com um "bizu". Costumo montar a regra de três simples ou composta e SIMPLIFICAR NA COLUNA, pessoal é na coluna. seria assim: Gatos Ratos Dias 100 100 100 8 8 X Simplificando por 4 Gatos Ratos Dias 25 25 100 2 2 X 100= 2 x 25 X 25 2 100= 1 x 1 X Logo X= 100 Dias Abraços.
*Professor, o senhor poderia fazer um vídeo ensinando a "isolar a incógnita?" se tá dividindo passa para o outro lado multiplicando e vice versa? Que nem na última explicação... Tenho muita dúvida quanto a isso.*
Também tinha dúvida disso, mas uma explicação abriu meus horizontes: o número não passa para o outro lado da equação fazendo a operação inversa, na verdade se faz a operação inversa com esse número nos dois lados da equação, assim anulando o número inútil de um lado e dando sequência na conta com esse mesmo número fazendo essa operação inversa no outro lado. Ou seja, na prática é como você disse: simplesmente passa para o outro lado dividindo se tiver multiplicando e vice versa, mas esse é o sentido. Exemplo: 3x = 6 -----> 3x/3 = 6/3 ----> x = 6/3 ----> x = 2 Nesse caso, dividiu-se os dois lados por 3, anulando o três que tava multiplicando de um lado (isolando o x) e dividindo 6 por 3, que dá 2 e revela o x. Acontece porque equação é uma igualdade. Se faz algo de um lado tem que fazer do outro. O motivo de se fazer isso nesse caso é isolar a incógnita e esse é um dos métodos/raciocínios fundamentais para resolver equações.
matematicamente o resultado está correto e eu acertei, porém na prática o resultado não pode ser confirmado pois o tempo de captura dos ratos por cada gato ,que é uma variável, não foi informado, então parte-se da premissa que cada um dos 8 gatos pegou um rato no mesmo tempo que o exemplo de 100 gatos. Excelente questão.
errado, se 100 gatos capturam 100 ratos em 100 dias, significa que CADA gato captura 1 rato a cada 100 dias, um único gato demoraria 800 dias para capturar 8 ratos, 8 gatos demorariam 100 dias
@@JoaoVictor-sf5uq então, se vc realizar um experimento controlado com as variáveis de 100 gatos e 100 ratos capturados em 100 dias, não há certeza que 8 gatos capturariam 8 ratos nos mesmos 100 dias, como eu disse a variável tempo de captura não foi informada.
O mais difícil na Matemática, não é resolver em si, mas sim o passo a passo da resolução e as regras que você tem que gravar de cabeça! pois não é exato, existe as regrinhas aí que tem que decorar!
No impulso eu responderia 8. Mas nesses casos eu sempre tento pensar em uma taxa que represente o modelo físico da questão. Facilita muito. No caso a resposta é 100 dias, quem quiser saber mais chega aí
Tipo de questão para ser anulada em prova ou concurso, pois admite mais de uma resposta, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, a proporção é de um rato por dia, se tem 8 gatos e pegariam 8 ratos a proporção seria a mesma ou seja 8 dias, um rato por dia.
Não me convenceu a resposta, pois a lógica é proporcional , achei que essa regra não deveria ser aplicada nessa questão pois para chegar em são Paulo 100 atletas percorrem 100 kilometros em 100 dias numa velocidade constante nesse percurso a cada dia seria 1 km para cada atleta ,ora diminuindo para 8 atletas certamente eles não chegariam aos 100km e percorreriam nessa mesma velocidade apenas 8 kilometros pelo simples fato de não haver mais atletas para suprir o percurso
Matematicamente, usando um macete para regra de três composta, prova que a resposta é 100 dias mesmo. 100 gatos - 100 dias - 100 ratos (produto) 8 gatos - X dias - 8 ratos 100 . X . 8 = 8 . 100 . 100 800x = 80000 X = 100 dias
@@wellingtondias190774 É exatamente isto. 100 atletas percorrem 100 quilômetros em 100 dias. Eles vêm juntos, lado a lado (ou em fila). Se, por algum motivo, alguns deles não puderem participar da caminhada, os demais demorarão o mesmo período de 100 dias para completarem o percurso. E se alguém resolver vir sozinho, irá demorar os mesmos 100 dias. A questão dos gatos é parecida. 1 gato demora 100 dias para pegar 1 rato. O outro gato, que apareceu para ver o que estava acontecendo, também demora o mesmo período. Aí já são 2 gatos capturando 2 ratos (cada um o seu), mas demoram 100 dias para fazê-lo. E por aí vai, com 3, 4, 5, 8, 100, 1000 etc gatos.
Professor você podia ter explicado o princípio da coisa, pois é isso que realmente permite a compreensão. Sugestão minha viu, da uma olhada no que eu fiz aqui quando puder, vlww. 1- Quando se trata de regra de três composta deve se primeiro separar as categorias conforme o problema, neste caso: G= quantidade de gatos R= quantidade de ratos pegos D= número de dias 2- Segundo passo é escolher uma das variáveis como referência, vou escolher R nesse caso. Após escolher uma como referência você compara com as demais para ver se são diretamente ou inversamente proporcionais. Assim, para se comparar você deve usar a variável de referência escolhida e contrastar com as outras, uma de cada vez, mantendo a restante constante para enteder a lógica das razões. Assim, como a seguir: Tomando como referência R, então, comparando-se R com com G, mantendo D fixa, conclui-se que se o número de dias for constantes e o número de gatos aumentar o número de ratos pegos também aumenta. Logo, R é diretamente proporcional á G. Comparando-se R com D, mantendo G fixo, conclui-se que se o número de gatos for fixo e o número de ratos pegos aumentar, então o número de dias também tem que aumentar. Logo R e D são diretamente proporcionais. 3- Portanto se pode concluir a seguinte validade das razões usando R como referência: R = G.D, fazendo-se o cálculo se obtém: (100/8) = (100/8).(100/X) = X = 100. Logo 8 gatos pegariam 8 ratos em 100 dias. 4- Explicação extra, note que se for pego G ou D como referência as equações mudam, mas são igualmente válidas e chegam ao mesmo resultado desde que se mantenha a sua referência como base. Se G é a referência, então, usando-se os mesmos procedimentos anteriores se chega a seguinte conclusão: G e R são diretamente proporcionais com D fixo e G e D são inversamente proporcionais com R fixo. Logo se tem a seguinte equação: G = R.(1/D) = (100/8) = (100/8).(1/(100/X)) = 1 = (100/X) = X = 100. Se D é a referência, igualmente, tem-se: D e R são diretamente proporcionais quando G fixo e D e G são inversamente proporcionais quando R fixo, tem-se, então a seguinte equação: D = R.(1/G) = (100/X) = (100/8).(1/(100/8)) = (100/X) = 1 = x = 100. Assim, percebe-se que independente da referência escolhida se tem o mesmo resultado desde que se mantenha a mesma lógica até o fim. 5- Fun fact: assim, é possível notar também que se uma a variável qualquer D é diretamente proporcional a uma variável R, então R também é diretamente proporcional a D, ou seja, a ordem das variáveis não altera a sua validade proporcional. Porém, se uma variável R é diretamente proporcional a uma G e D, não significa que G e D são diretamente proporcionais entre si, nesse exemplo anterior feito G e D são inversamente proporcionais. 6- Extra: na montagem da equação se lembre da regra de três comum para fazer a montagem da equação composta, variáveis diferentes com proporção diretamente proporcional basta separar pela igualdade as razões correspondentes colocando os valores de ambas as variáveis no seu correto correspondente no numerador e no divisor. Caso as variáveis sejam inversamente proporcionais basta, elevar uma das razões a -1, ou seja, trocar numerador e divisor de lugar, contudo, escolha com cuidado, pois no caso de houver três ou mais variáveis é preciso se ter uma razão de referência e as demais terem suas respectivas mudanças caso seja(m) inversa(s) de acordo com a referência escolhida. Além disso, quando se tem múltiplas razões, devem-se multiplica-las respeitando as suas relacões e vale ressaltar que é recomendável para facilitar a montagem da equação se colcocar a razão de referência de um dos lados da equação e do outro as demais multiplicando entre si deixando-as inalteradas em caso de serem diretamente proporcionais ou inverte-las no caso para inversamente proporcionais.
Não entendi.pois a questão é de 8 para 8 .Se fosse dez gatos levaria dez dias pra pegar dez ratos na proporção de um rato por dia.mas neste caso não está de um pra um então levarei 12 dias.para capturar os 8 ratos.
Mas estes 100 gatos tem 3 pernas, ué. Porque o meu gato sozinho, pegaria os 100 num dia só. Então, a matemática não funciona em relação a habilidade de cada gato.. 😂
Professor, gostaria de saber de onde vem a informação de que 77% erram, pois é uma informação muito triste! Uma questão extremamente simples, considero até como Português, pq se resolve instantaneamente durante a leitura. Precisamos de mais professores, precisamos valorizar essa profissão.
Dê uma olhada na enquete que eu fiz na aba comunidade do meu canal. A porcentagem foi baseada na enquete que eu fiz. De 11 Mil pessoas, apenas 23% acertaram.
Fiz pela thumb haha, acertei. Um bom tempo que não estudo mais, achei legal fazer o desafio. Só usei uma lógica diferente para saber quais são direta e inversamente proporcionais. Se DIMINUI o número de gatos, AUMENTAM o número de ratos que vão ser pegos por cada gato, logo essas são inversas, se DIMINUI o número de gatos AUMENTA o tempo que vai levar para pegar todos os ratos, também inversas. Aí a montagem ficou x/100 = 100/8 x 8/100. Bem fácil de resolver.
É o seguinte, o motivo de ter tantas respostas erradas é porque o raciocínio logico quebra a pergunta antes mesmo da resposta aparecer. No sentido de que existe mais de um caminho para que os ratos pudessem pegar os ratos, o que significa que pode existir mais de uma resposta para tal pergunta incompleta. Afinal, vemos que a resposta D está correta, mas em que sentido a resposta B é anulada? Do mesmo modo que existe mais de uma maneira de chegar na resposta D, existe pelo menos uma maneira de chegar na resposta B usando a própria matemática, entenderam? Afinal, quando foi que somar 1+1 parou de ser considerado matemática? Tudo que vejo aqui é arrogância, e não matemática. (Digo arrogância de quem inventou a pergunta, não o professor.) Sabemos que o problema da questão não matemático mas sim interpretação, torna a pergunta um misto de linguística + matemática, sendo que poderia ser apenas matemática, se alguém quer misturar as duas matérias então deve estar preparado para obter duas respostas diferentes. Uma simples solução era mudar a resposta da letra B, mas como eu disse, foi pura arrogância.
Ufa, achei que era o único que tinha percebido que o professor induziu à resposta que ele queria. A pergunta é tão genérica que não existe resposta certa. Há muitas possibilidades. E o professor induziu a resposta a partir desse momento 3:07. E em 3:16 ele conclui com a indução à resposta. Por que diminuir a quantidade de gatos, para capturar a mesma quantidade de ratos, aumentaria o tempo? Não existe essa informação na pergunta. Pegadinha da pergunta.. e o professor, na minha opinião, comeu bola.
Normalmente estamos mais habituados com a ideia de proporção direta, mas e imprescindível verificar realmente as relações das variáveis, dessa forma a resposta não vai parecer estranha
Isso é o tipo de questão que cai em Vestibular e provas. Uma questão que deveria ter ensinar mas só te faz aprender o que não presta além de ter deixar confuso
Eu fiz isso criando uma variável que chamo de desempenho de trabalho. 100 gatos * 100 dias l * x(desempenho) = 100, logo x= 0,01. A equação fica: 8 * D(dias) * 0,01 = 8. Isolando -> D = 8/(8*0,01)
Na verdade faz sentido, já que a quantidade de ratos e a mesma de gato, os dias continuam os mesmos só iriam mudar se fosse diferente o número de gato e rato
Impressionante o resultado. Engraçado que a gente tende a ir logo jogando o resultado pela aparente lógica (com resultado de 8). Matemática é assim mesmo, montar a equação....
@MHI Esse Robson fez uma questão levando em consideração a educação que uma minoria possui. A maioria vai considerar a regra do "igualmente proporcional"!
Acertei mas eu considerei o tempo uma variável independente e considerei esse um problema de lógica, me surpreendeu chegar a mesma resposta por matemática
Pra mim é 100 dias...ñ é que acertei!...pior q nem fiz conta, parecia ser lógico...pena que minha mente ñ é sempre assim...kkk raras vezes ela funciona bem...kkkk
Não sei porque o YT me sugeriu esse vídeo, afinal eu sou péssimo em matemática e é uma matéria que mal aprendi o mínimo pra fazer o ENEM aprendendo de maneira auto-didata e pra conseguir entrar na faculdade tardiamente aos quase 40 anos hehe!! Mas, ainda assim como me interesso demais por ciências, astronomia e curiosidades tipo geek, gostei muito do vídeo e acho que apreendi a fazer, ao tentar fazer de cabeça meu chute tosco foi de 8 dias é claro heheh!! Abração ao grande mestre mesmo 2 anos no futuro... Digo, abraço do presente hehe!! :))
🔥🔥 Curso de Matemática do Zero para Concursos com Prof Robson Liers
mathematicamente.com.br
Uma explicação mais simples seria, se 100 gatos levam 100 dias pra pegar 100 ratos, então 1 gato leva 100 dias pra pegar um rato, não importa a quantidade, a resposta é 100 dias. E se fossem 8 gatos pra pegar 100 ratos, quantos dias levariam?
Eu dou meu total apoio à todos os professores do UA-cam! Vocês são incríveis! Que deus abençoe grandemente vocês e suas famílias.
Obrigado 🙏
A minha resposta foi 100, considerando que cada gato demora 100 dias para pegar 1 rato. A partir desta premissa, não importa a quantidade de gatos que o tempo será o mesmo, semelhante a seguinte pergunta (ou coisa parecida): 1 mulher demora 9 meses para gerar 1 filho. Quantos meses 100 mulheres demorariam para gerar 100 filhos?
Entretanto, creio que a pergunta está mal formulada, pois não diz se os eventos ocorrem em série ou em paralelo. Assim, existe a hipótese de cada gato levar 1 dia para pegar 1 rato, num universo de 100, mas um de cada vez.🤣😉
Não fala q cada gato demora 100 dias… fala no geral q foi 100 dias, talvez uns demoraram menos e outro 100 dias… fala no geral
@@badarocom mas pensando nessa sua premissa podemos dizer que todas as respostas são válidas.
É como se fosse uma média, 100 gatos demoram 100 dias para pegar 100 ratos, supondo que um gato leva em média 100 dias para pegar um rato, então uns podem levar mais, ou outros menos, mas a média é constante e ao final do prazo, o resultado será um só.
Ta errado, se um gato demora 100 dias pra pegar um rato, ele ja morreu de fome
@@wirew boa!😂
Professor hoje sou servidor público graças as suas aulas. E agora em fevereiro tô tentando um novo concurso com um salário maior. Muito obrigado mesmo professor... O senhor não tem ideia do quanto me ajudou e até hoje ajuda.
Boa mano
👏🏼👏🏼Parabéns. Sucessos pra ti. Deus te abençoe.
ai sim mano! continue estudando e exercitando a mente porque é o melhor que podemos fazer !
ninguem liga seu ridiculo
@@CAOS019 ?
Parabéns professor, sempre fico atento aos seus ensinamentos, assim volto a recordar as dificuldades do passado, quando não existia aulas como estas, gratuitas e ótimas, hoje só não aprende quem não quer ou não tem interesses em adquirir sabedoria gratuita, agradeço pelas dicas.
Bom dia professor. Estou falando de moçambique, e so quero lhe dizer que com os seus ensinamentos, eu estou descobrindo muita coisa boa na matemática. Continue sempre assim, explicando com muita coerência.
Um abraço pra Moçambique!!👊
Matematicamente fez sentido, mas na minha cabeça jamais vai fazer kkkkkk
Para pra pensar, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, significa que cada gato leva 100 dias pra pegar um rato, então mesmo que sejam 8 gatos e 8 ratos, cada gato continua levando 100 dias pra pegar um rato, afinal mesmo que a quantia de ratos tenha diminuido, a de gatos também diminuiu
Perfeito! Foi esse o raciocínio que eu usei pra responder certo mesmo antes de ver as alternativas.
@@alguem6139 caro, pode ser que eu esteja velho. Mas a pergunta é de QUANTOS DIAS, logo, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, temos que menos gatos vão levar mais dias PROPORCIONALMENTE! Então a relação de demanda TEMPO aumenta passando da média de 1 por gato/dia para 1,25 dia, portanto! Ou não?
@@kkagosto a quantidade de gato e rato diminuiu. A primeira frase, deixa claro que se tiver a mesma quantidade de gato e rato, demoram 100 dias para os gatos pegarem os ratos.
Isso nos leva a acreditar que cada gato demora 100 dias pra pegar um rato. Se vc botar 8 gatos pra pegar 8 ratos, começando ao mesmo tempo, cada gato vai demorar seus 100 dias pra pegar o rato. Ou seja, o tempo total serão 100 dias. Se manter a quantidade de gato e rato igual, o tempo não muda.
@@kkagosto essa é tipo a questão da vela : se eu acender uma vela às 9 hrs, quando for 13 hrs ela vai estar completamente derretida. Se eu acender 3 velas 9hrs, que horas elas estarão derretidas ?
Deu pra fazer de cabeça na hora, mas o método para se chegar no número foi perfeito. Parabéns professor.
Esse Professor Robson é simplesmente Show de bola.
O Cara é fera!
Parabéns!
Obrigado 🙏
Ai que saudade de uma sala de aula... e de pensar que isso um dia era só o que me preocupava (estudar, fazer uma boa prova, entender uma equação matemática...). E agora na vida adulta a gente vive numa grande equação sem solução.
papo reto
Assinalei como d, com um raciocínio logico que fiz na cabeça. Mas como a gente sempre ama um conhecimento a mais e gosta da certeza comprovada assisti o video. Parabéns muito didático!!
Quando a resposta parece óbvia o melhor é recorrer mesmo ao velho e imbatível método tradicional, boa professor😁
Sou aposentada e não preciso muito de aulas de matemática, assisto porque suas aulas me encantam.
precisa exercitar a mente pra não ter Alzheimer
Nunca soube que existiq regra de 3 composta... Realmente a gente sempre está aprendendo algo. Muito bom
coisa de 3 a 4 serie por isso dificil de lembra
Regra de 3 direta e inversa me fez voltar a 1974, quando conheci o espetacular Professor Paulo de Tarso, que dava aulas para concursos públicos. Até hoje não esqueci.
PARABÉNS PROF. ROBSON. Didática, metodologia e comunicação muito boa. Como a MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA EXATA, NA PERGUNTA ONDE 100 GATOS, QUE PEGAM 100 RATOS, EM 100 DIAS, o raciocínio é lógico, sendo esses números são MÉDIAS. Sendo assim, considera se SIM: QUE UM 1 GATO PEGA 1 RATO, A CADA 100 DIAS. PROPORCIONALIDADE.
Obrigado pelo comentário!
O problema não está na matemática e sim no enunciado mal elaborado.
Em nenhum momento é dito que 1 gato demora 100 dias para pegar um rato, foi "deduzido" isso como um padrão simplista. Outra possibilidade é que 1 gato pegou um rato no primeiro dia e nunca mais pegou nenhum, outro gato demorou 2 dias e nunca mais pegou nenhum e por aí vai, o centésimo gato pegou o rato apenas no centésimo dia, logo demorou 100 dias, então mudando para 8 gatos seguindo este exemplo dariam 8 dias e não 100. Logo 8 dias também não está errado porque o enunciado permite dupla ou mais interpretações, que anula a questão.
Outra possibilidade é a eficiência do grupo, a única certeza do enunciado é que um grupo de 100 gatos caçam 100 ratos em 100 dias, ou seja, é um GRUPO de 100 gatos consegue esta eficiência, diminuir o grupo vai mudar totalmente e a correlação muda também, um exemplo: 10 egípcios carregavam um bloco de pedra de 1.000 quilos por 5.000 metros no dia, 1 egípcio carregaria a mesma pedra quantos metros em 1 dia? A resposta é zero porque a eficiência de um homem sozinho puxar uma pedra de 1.000 quilos é nula (a não ser que ele seja o incrível Hulk =D)
A matemática, assim como qualquer ciência ou tecnologia, serve para resolver problemas reais da vida humana, usar de forma errada, por exemplo este enunciado mal elaborado, é um desperdício de energia e tempo para a humanidade. Uma questão simples gerar mais de 70% de "erro" num volume tão grande de pessoas é tão obvio que o problema não está na capacidade de todos que tentaram resolver
É foda Lek
Mas também faz parte interpretar que é uma questão de proporcionalidade. Se ficarmos pensando em inúmeras possibilidades nunca chegaremos a lugar algum.
E se os gatos forem veganos? E se os ratos do segundo grupo conseguirem se esconder? E se um cachorro matar os gatos? E se os gatos e ratos se unirem para caçar um leão? E se...
@@sanosukesagara9707 É melhor ficar estagnado do que chegar no lugar errado.
"É uma questão de proporcionalidade", como dito na primeira linha do meu comentário, o enunciado está mal elaborado, pois a tal proporção que mostrou que 70% erraram mesmo sendo uma "conta simples", e infelizmente não agregou em nada na vida das pessoas.
No momento que se passa instruções erradas ou confusas, não se pode cobrar que todos (ou a grande maioria) entendam o que foi passado.
Para entender melhor o que estou tentado expressar, perto dos anos 2000 a NASA perdeu um satélite que custou 125 milhões de dólares porque enviou instruções com unidades de medidas erradas ou seja, um trabalho de anos e grande capital investido perdido por uma falha boba de "enunciado errado", onde houve dupla interpretação.
Quando trabalhamos com mais gente, precisa ser informado o mais claro possível para que todos ou a larga maioria intenda o que você quis passar.
@@danielwicki248 Obrigado d vdd, eu tava chorando aqui pensando que sou um estupido por n entender um enunciado kkkkk, eu interpretei exatamente como vc disse ali e to até agora tentando entender essa lógica do enunciado que não faz o menor sentido pra mim
@@GuilhermeSilva-bh3ey eu também! Tomara que não tenha questões com esse “vício” nos vestibulares desse ano
Professor graças as suas aulas, hoje sou servidoria municipal.Estudei os vídeos do zero.. e eu q sou ruim com número acertei 8 questoes de 10.. :) 😀 Gratidão pelos seus vídeos!
👏👏👏
Prof Robson, acertei a questão usando o raciocínio lógico, sem fazer o cálculo.
Cada rato gastou 100 dias pra pegar o seu rato (o problema não deu mais informação). Então, 8 gatos gastaram os mesmos 100 dias. (Entendo que eles agiram individualmente).
O resultado independe da quantidade de gatos.
Apesar que tem informação o suficiente para um problema de regra de três. É que essa é muito fácil, mas a lógica pode confundir, por isso é bom aprender a fazer o cálculo no papel.
Parabéns!! A sua explicação revela o mistério de permanecer a mesma quantidade de 100 dias. O Professor poderia ter feito essa conclusão ao final que ficaria melhor a nossa percepção. A análise sob o ponto de vista de dias que cada gato leva para pegar um rato (100 dias) foi fundamental para explicar o erro de pensar que um gato leva 1 dia para pegar um rato quando na verdade esse desempenho é referente à MÉDIA do grupo que foi de 100 ratos em 100 dias = 1 rato por dia mas não referente à performance individual dos gatos, que é a de 1 rato a cada 100 dias. Valeu!!
UAU
Enquanto número de gatos for igual ao número de ratos, sempre será em 100 dias.
Sim mas a pergunta esta errada! Se um montante de gatos pegam 1 rato por dia, então o montante de ratos que 8 gatos pegariam seria tambem 1 rato por dia ou seja, em 8 dias: 8 ratos, foi o que a ele perguntou! em quantos dias pegariam 8 ratos.....
Que Deus abençoe a família de todos amém 🙌 🙏
Melhor explicação de regra de 3 composta que vi até agora! Obrigado
Faz quase 50 anos que estudava sobre a regra de três. Esta eu acertei por uma questão de lógica. Não lembrei da regrinha básica. Gostei muito da informação.
Ótima explicação, professor. Mas confunde muito a organização do problema. Agora eu entendi melhor com sua explicação na armação do problema. Parabéns 👏👏👏👏
A resposta pra mim é muito óbvia e lógica, o problema que eu tenho com diversos enunciados é colocar no papel como cheguei ao resultado..! obrigado pela explicação!
O problema dessa questão é que ela abre espaço pra mais de uma resposta, pensa nisso, nunca foi dito que 1 gato pega um rato obrigatoriamente a cada 100 dias, apenas deixou a entender que isso pode ter acontecido.
O que também pode deixar a entender que cada gato poderia ter pego um rato por dia até o centésimo dia onde o ultimo gato pegaria o rato.
Assim o 100 e o 8 seriam respostas corretas. Pois a logica do 8 nunca foi quebrada, isso se resolveria facilmente se a pergunta fosse um pouco mais elaborada.
Ou simplesmente não colocassem o 8 na resposta.
Afinal, quem impôs a regra de que o raciocínio logico deve ser o mesmo para todo mundo? Não somos robôs somos humanos, e assim sendo pensamos de maneiras diferente por natureza.
@@tsunetori2133 gostei!!!, eu "entendo" como voce pensa, mas infelizmente alguem impos essa regra, e infelizmente devemos tentar segui-la para chegar a um consenso... Por isso odeio interpretação de texto, pois como você disse, as pessoas pensam diferente... E uma interpretação pra mim é muito vaga e abstrata...(pareço um lunatico perto dos outros haha) E por pensar assim, você é uma pessoa que eu gostaria de poder conversar...
@@tsunetori2133 Discordo. A interpretação da questão pode não ser igual para todos, mas a lógica é imutável. Se afirma que algo é lógico, é porque é "Lógico" de que o resultado É aquele, sem outras possibilidades.
Então oque vc teve foi uma interpretação diferente!
@@abner_salles falou pouco mas falou bosta.
Gostei na explicação. Não me lembro de ter tido aula de regra de 3 composta. Adorei aprender. Obrigado
Show Mestre. Acertei a questão pelo método tradicional. Aí é interpretação. Obrigado. Deus abençoe sua vida ricamente. 🦅🦅
Matemática é interpretação...
Se os 100 gatinhos conseguem capturar 1 rato por dia, entao, 8 gatos, para capturar 1 rato, precisam de 12,5 dias (100/8). Para capturar 8 ratos = 12,5 dias x 8 ratos = 100 dias.
Eu resolvi o problema usando PORCENTAGEM:
Se 100 gatos levaram 100 dias para pegar 100 ratos, significa que 100 gatos pegam 1 rato por dia. Logo, 8 gatos são equivalente a 8% de 100, o que significa que levariam 12,5 (doze dias e meio) para pegarem 1 rato. Multiplicando 12,5 dias por 8 ratos, equivalem a 100 dias.
Mas são 100 gatos .. se 1 gato pega 100 ratos em 100 dias .. não seria 10 mil ratos que os 100 gatos pegriam ?? Então sua conta,ou a minha, ou de todos estão errados e a matemática deixou de exata kkkkkkkkk.. tá todo mundo loko êba...
Na vdd é mais simples que isso. Uma vez que cada gato pqgou 1 rato, o tempo vai ser igual pra todos. Então o tempo não é uma variante, é fixo.
Onde, no problema, está escrito que CADA GATO pega UM RATO? São 100 gatos pegando 1 (UM ÚNICO) rato por dia. Vocês estão estudando muita matemática e pouco Língua Portuguesa.
Então meu raciocínio tem uma lógica!! Esses gatos estão dormindo demais, são mole demais!! Kkkk porque realmente se cada gato pegasse 1 por dia levariam apenas um dia, más estão levando 100 dias !!! Melhor dar um fim nesses gatos e dar veneno pra esses ratos antes cheguem a 1 milhão. Kkkkkkk brincadeiras a partes o fato é que essa conta não entrou na minha cachola...
@@vasconcelosaraujo2070 GATO X GATO =GATO AO QUADRADO
Show de explicacao Prof.Robson, grande Abraco👍✋
Muito legal. O print é magico para revisar, obrigadissimo. Grande abraço
Já de início eu percebi que cada gato leva 100 dias para pegar 1 rato. Após a sua explicação ficou bem clara esta resposta.
Gratidão pela aula.
Sei que matemáticas são fórmulas lógicas e incontestáveis, porém, na minha opinião, existem outras formas de analisar, como por exemplo: Se 100 gatos capturam 100 ratos em 100 dias, cada gato pega um rato em um dia (o que deixaria os outros com fome (brincadeira)), então, se são 8 gatos que pegam 1 rato por dia cada um, seria 8 dias. Cada gato pegaria um rato em um dia, seguindo a mesma proporção. Não teria motivo para os gatos esperarem mais de 10 dias cada pra pegar outro rato...
A ideia é que o gato da questão não conseguia pegar 1 rato em menos de 100 dias. E a questão assumi que todos pegam ao mesmo tempo, claro que é pra finalidade de cálculos, pois na prática não é assim que ocorre.
UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA EM NOME DE JESUS
Amém 🙏 igualmente!!
Ótima explicação professor. Didática e objetiva. Já me inscrevi. Forte abraço!
Obrigado 🙏
COITADOS DOS SEUS ALUNOS PROFESSOR, ALGO TÃO SIMPLES A SER ENSINADO DE UMA FORMA TÃO ABSTRATA CONFUNDE A MENTE KKK GRAÇAS A DEUS COMEÇOU A RESOLVER A FUNÇÃO E TUDO COMEÇOU A FAZER SENTIDO. ATE ESTAVA COM MEDO QUE FOSSE DAR UM RESULTADO DIFERENTE DO MEU QUE FOI PENSADO DE FORMA SIMPLES.
MATEMÁTICA É LÓGICA
Pois é, coitados dos meus alunos.
Eu gosto de complicar, mas um dia vou melhorar.
Melhor canal sobre matemática do youtube, parabéns!
Na ótima explicação do prof. há algo q pode confundir ainda mais a cabeça de alguns alunos. Qd ele explica as grandezas individualmente ele fala q a qtd de dias aumentaria (IP) ou diminuiria (DP), mas vemos no final a qtd de dias exatamente igual à 100, como na 1ª parte da questão (🤷♂️). Isso acontece pq na vdd a qtd de dias está relacionada com a proporção de gatos para ratos, ou seja tanto em 100 para 100 como 8 para 8 a relação é de 1 gato pra 1 rato (100/100 = 1 ou 8/8 =1), logo, seguindo a lógica do problema apresentado (q tem proporção entre três elementos), sempre q a relação for de 1 gato para 1 rato levará 100 dias. 😉
Você só sabe disso porque é um Gatho também
@@luscamolulo6173 KKKKKKKKKKKKK
Cara, muito bom. Exatamente. Bom ver outra forma de resolver a questão.
Outra forma de entender é que, como uma grandeza é proporcional e a outra é inversamente proporcional, quando as duas diminuem ou aumentam uma mesma quantia, o resultado fica igual.
@@Lucifri Boa, verdade também da certo assim.
Que legal, sempre confundo a resolução de regra de 3 composta, acho que agora eu entendi.
Nunca uma regra de três composta foi explicada de uma maneira tão simples e prática. Amei professor Robson ❤️
Essa de inverter pra fica diretamente proporcional é nova pra mim. Vlw, muito boa a questão e a resolução
Professor, vc nasceu para dar aula de MATEMÁTICA 👏👏👏👏👏👏
Acredito , que deva ser fraco em português kk
Prof. Robson, além da sua excelente explicação, acredito que a questão pode ser resolvida com uma simples lógica: cada gato leva 100 dias para pegar seu único e respectivo rato, portanto, se a proporção entre gatos e ratos não variar, o tempo será uma constante. Forte abraço!
Verdade!!! Abraço
Acho que não! Se 100 ratos estão numa área de 100m2, então o esforço do rato é patrulhar 1m2. Mas se na mesma área de 100m2 são 8 gatos, a área pra cada GATO é de 100/8 portanto 12,5.m2. Logo se vê que quanto mais GATO menos dias e quanto menos GATO mais dias pra alcançar resultado. Apesar do apreço pelo professor, acho a resolução incorreta! O que se quer saber é quantos dias são necessários para que os gatos tenham a eficiência proporcional à 100 gatos x 100 dias! 8 gatos tem um esforço maior de TEMPO e levam 12 dias.
@@kkagosto problema aí é que não está especificado a metragem.
@@marcelouehara5701 Sim, mas não há meio problema. Há que se ter essa correlação!
@@kkagosto interessante seu raciocínio, mas seu erro estar em relacionar a ação de um gato a outro. Eles são independentes entre si, assim como os ratos. Se cada gato estivesse em um cômodo diferente com o objetivo de capturar um rato, ele ainda levaria 100 dias. Se começar a levar em consideração a dimensão do espaço, nada me impede de também levar em consideração a disposição do rato de fugir, a saúde do gato ou até sua vontade de caçar o rato. O raciocínio matemático nessa questão nos diz que em um período de 100 dias, todos os ratos foram capturados por todos os gatos. Isso não me impede de dizer que algum gato tenha levado menos tempo. O fato é que nessa questão, isso é irrelevante. Se eu sei que leva 100 dias para que todos os ratos sejam capturados, se eu diminuir a quantidade de gatos e ratos, ainda precisarei do mesmo período. Essa é a minha interpretação da questão e pode estar sujeito a falhas.
Boa professor mandou muito bem, expandiu minha mente agr
Regra de três composta sempre foi uma problema pra justamente na hora de estabelecer a versão direta ou inversa. Nunca soube em relação a a é inversa ou direta. Então agora sei. Vou poder ajudar os netos. Obrigada
Obrigado, Professor!!!
Acertei!!!
Agradeço também aos meus professores da Escola Municipal Evangelina Duarte Batista, Mal Hermes, Rio de Janeiro, onde estudei de 1969 até 1975 e muito aprendi!!! Quem sabe a "Regra de Três" nunca se aperta!!! 👍🏾👏🏾😉
100 x 100= 1000
8 x X= 8
10000=1000
8X = 8
80.000 = 800 X
X = 80.000 ÷ 800
X= 100
Show de bola, Professor! Excelente questão!
👍👏
HÁ UM EQUÍVOCO NESSA FÓRMULA AÍ. PQ QUALQUER QUANTIA DE GATOS E RATOS (DESDE QUE A QUANTIA DE GATOS E RATOS SEJAM IGUAIS) QUE COLOCARMOS O RESULTADO VAI DAR SEMPRE 100, ISSO NÃO PODE ESTAR CERTO
Não existe equívoco, uma que vez que a comparação é feita com base no enunciado (100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias), mas se você mudar esse enunciado obterá uma resposta diferente.
Mas é exatamente isso. Ratos e gatos são diretamente proporcionais. Ou seja, cada gato pega 1 rato em 100 dias. Desde que mantenha-se a proporção entre gatos e ratos, que é de 1:1, a quantidade de dias não muda.
Erado
Cara, eu gostei desse canal e já me inscrevi, gosto muito da matemática. Como na minha época de ensino médio fiz a conta direta de cabeça sem a regra de 3. Espero q entendam meu raciocínio: 100 gatos pegar 100 gatos em 100 dias= 1 por dia. 100 gatos ÷ por 8 gatos = 12,5 dias pra pegar um rato. 12,5 dias × 8 ratos = a 100 dias. 100÷8=12,5 12,5×8= 100
video muito bom mais sua explicação salvou eu ja estava confuso kkkk obrigado
Pq na sua explicação os gatos são canibais?
A tarefa e o número de indivíduos que vão executar a tarefa diminuíram na mesma proporção. Então, o tempo continua o mesmo. Se o número de ratos tivesse sido duplicado, 8 gatos para pegar 16 ratos, o tempo também iria duplicar: 200 dias. Obrigado, professor. Para quem vai prestar concursos com matemática, aulas como a do professor Robson ajudam bastante.
Passando pra dar um abraço no mestre aqui do interior de São Paulo. Ab.
Obrigado meu amigo!! Grande abraço 🙌
Nem precisa fazer conta, mas é uma questão safadinha mesmo.
Eu pensei o seguinte:
Se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, então cada gato pega 1 rato apenas. Ou seja, 1 gato pega 1 rato em 100 dias. Se 1 gato pega 1 rato em 100 dias, 8 gatos irão pegar 8 ratos em 100 dias também.
Precisa fazer o cálculo pra ensinar quem não sabe, pra quando a proporção for indireta, a pessoa souber chegar no resultado correto.
Sim, usei a mesma lógica.
Nossa fiz de cabeça , achei q ia erra mas acertei kk tipo eu pensei: então é 1 rato por dia... Então se fosse 1 gato, esse gato pegaria 1 rato em 100 dias. Então em 100 dias, o números de gatos se igualam ao número de rato, ou seja, se são 8 gatos e 8 ratos, então demorará 100 dias. espero q tenham entendido :)
Professor, vc é ótimo! Parabéns!
Logo que vi respodi (1). Muito interessante a didática. Parabéns pelo conhecimento.
Era a lógica kkkk pq se era 8 Gatos pra pegar 8 ratos,cada gato pagaria um rato e pegava todos os ratos no msm dia kkkkkkk
Professor Robson,pra min éra 8 tbm mais quando vc falo que tava errado fiquei com uma puga atras da orelha,quando vc colocou a regra de 3 e vi os numeros meu raciocinio ficou em duvida como achar o valor de X, pausei o video e pensei se 100gatos capturam um rato por dia quanto tempo demoraria 8 gatos pra capturar um rato ai dividi 100 por 8 que deu 12,5 ai só multipliquei por 8 que deu 100,quando voltei a ver o video vc chegou a valor de X duma forma totalmente diferente mais o valor éra o mesmo. Esse video foi um conteudo muito bom e legal pra descontrai.
Ótima explicação , professor.
Apesar de gostar de pets tbm gosto de matemática rsrsrs, vou mostrar como eu faço regra de 3.
Eu faço do mesmo modo porem com um "bizu".
Costumo montar a regra de três simples ou composta e SIMPLIFICAR NA COLUNA, pessoal é na coluna.
seria assim:
Gatos Ratos Dias
100 100 100
8 8 X
Simplificando por 4
Gatos Ratos Dias
25 25 100
2 2 X
100= 2 x 25
X 25 2
100= 1 x 1
X
Logo
X= 100 Dias
Abraços.
Show 👏👏👏
@@prof.robsonliers caramba o professor elogiou.
Ganhei o dia kkk.
Obrigado.
*Professor, o senhor poderia fazer um vídeo ensinando a "isolar a incógnita?" se tá dividindo passa para o outro lado multiplicando e vice versa? Que nem na última explicação... Tenho muita dúvida quanto a isso.*
Também tinha dúvida disso, mas uma explicação abriu meus horizontes: o número não passa para o outro lado da equação fazendo a operação inversa, na verdade se faz a operação inversa com esse número nos dois lados da equação, assim anulando o número inútil de um lado e dando sequência na conta com esse mesmo número fazendo essa operação inversa no outro lado. Ou seja, na prática é como você disse: simplesmente passa para o outro lado dividindo se tiver multiplicando e vice versa, mas esse é o sentido.
Exemplo: 3x = 6 -----> 3x/3 = 6/3 ----> x = 6/3 ----> x = 2
Nesse caso, dividiu-se os dois lados por 3, anulando o três que tava multiplicando de um lado (isolando o x) e dividindo 6 por 3, que dá 2 e revela o x.
Acontece porque equação é uma igualdade. Se faz algo de um lado tem que fazer do outro. O motivo de se fazer isso nesse caso é isolar a incógnita e esse é um dos métodos/raciocínios fundamentais para resolver equações.
matematicamente o resultado está correto e eu acertei, porém na prática o resultado não pode ser confirmado pois o tempo de captura dos ratos por cada gato ,que é uma variável, não foi informado, então parte-se da premissa que cada um dos 8 gatos pegou um rato no mesmo tempo que o exemplo de 100 gatos. Excelente questão.
errado, se 100 gatos capturam 100 ratos em 100 dias, significa que CADA gato captura 1 rato a cada 100 dias, um único gato demoraria 800 dias para capturar 8 ratos, 8 gatos demorariam 100 dias
até pq, se os 100 gatos capturaram 1 rato por dia, quer dizer que pra capturar 8 ratos em 8 dias e manter a média 1rato/dia, precisaria de 100 gatos
@@JoaoVictor-sf5uq então, se vc realizar um experimento controlado com as variáveis de 100 gatos e 100 ratos capturados em 100 dias, não há certeza que 8 gatos capturariam 8 ratos nos mesmos 100 dias, como eu disse a variável tempo de captura não foi informada.
Concordo, é bem questão de proposição da comparação, não da realidade em si. :s
@@eduardofernandes-wc2pb foi informado sim, são 100 dias para cada gato capturar um rato, só está subentendido
O mais difícil na Matemática, não é resolver em si, mas sim o passo a passo da resolução e as regras que você tem que gravar de cabeça! pois não é exato, existe as regrinhas aí que tem que decorar!
No impulso eu responderia 8. Mas nesses casos eu sempre tento pensar em uma taxa que represente o modelo físico da questão. Facilita muito. No caso a resposta é 100 dias, quem quiser saber mais chega aí
Isso é mais lógica do que matemática em si.
Tipo de questão para ser anulada em prova ou concurso, pois admite mais de uma resposta, se 100 gatos pegam 100 ratos em 100 dias, a proporção é de um rato por dia, se tem 8 gatos e pegariam 8 ratos a proporção seria a mesma ou seja 8 dias, um rato por dia.
Também pensei desse jeito; Um forte abraço
Não me convenceu a resposta, pois a lógica é proporcional , achei que essa regra não deveria ser aplicada nessa questão pois para chegar em são Paulo 100 atletas percorrem 100 kilometros em 100 dias numa velocidade constante nesse percurso a cada dia seria 1 km para cada atleta ,ora diminuindo para 8 atletas certamente eles não chegariam aos 100km e percorreriam nessa mesma velocidade apenas 8 kilometros pelo simples fato de não haver mais atletas para suprir o percurso
Matematicamente, usando um macete para regra de três composta, prova que a resposta é 100 dias mesmo.
100 gatos - 100 dias - 100 ratos (produto)
8 gatos - X dias - 8 ratos
100 . X . 8 = 8 . 100 . 100
800x = 80000
X = 100 dias
@@wellingtondias190774 claro que não...se assim fosse, cada um fazendo 1km por dia eles fariam o percurso todo em um só dia, não em 100
@@wellingtondias190774 É exatamente isto. 100 atletas percorrem 100 quilômetros em 100 dias. Eles vêm juntos, lado a lado (ou em fila). Se, por algum motivo, alguns deles não puderem participar da caminhada, os demais demorarão o mesmo período de 100 dias para completarem o percurso. E se alguém resolver vir sozinho, irá demorar os mesmos 100 dias.
A questão dos gatos é parecida. 1 gato demora 100 dias para pegar 1 rato. O outro gato, que apareceu para ver o que estava acontecendo, também demora o mesmo período. Aí já são 2 gatos capturando 2 ratos (cada um o seu), mas demoram 100 dias para fazê-lo. E por aí vai, com 3, 4, 5, 8, 100, 1000 etc gatos.
Eu raciocinei assim: se 1 carro demora 5 h para chegar em sp. 100 carros demoraria quantas horas? Uai ! As mesmos 5 h .
Top
Bem pensado!
Sem levar em consideração trânsito e diversidade climáticas
100 carros vai aumentar o congestionamento kkk
Excelente aula, GRANDE Prof! Que você alcance logo 1M!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu resolvi usando a lógica mesmo, 2-3 segundos respondi 100, mas foi muito bom ver essa explicação sobre regra de 3 composta, muito obrigado.
Professor você podia ter explicado o princípio da coisa, pois é isso que realmente permite a compreensão. Sugestão minha viu, da uma olhada no que eu fiz aqui quando puder, vlww.
1- Quando se trata de regra de três composta deve se primeiro separar as categorias conforme o problema, neste caso:
G= quantidade de gatos
R= quantidade de ratos pegos
D= número de dias
2- Segundo passo é escolher uma das variáveis como referência, vou escolher R nesse caso. Após escolher uma como referência você compara com as demais para ver se são diretamente ou inversamente proporcionais. Assim, para se comparar você deve usar a variável de referência escolhida e contrastar com as outras, uma de cada vez, mantendo a restante constante para enteder a lógica das razões. Assim, como a seguir:
Tomando como referência R, então, comparando-se R com com G, mantendo D fixa, conclui-se que se o número de dias for constantes e o número de gatos aumentar o número de ratos pegos também aumenta. Logo, R é diretamente proporcional á G. Comparando-se R com D, mantendo G fixo, conclui-se que se o número de gatos for fixo e o número de ratos pegos aumentar, então o número de dias também tem que aumentar. Logo R e D são diretamente proporcionais.
3- Portanto se pode concluir a seguinte validade das razões usando R como referência: R = G.D, fazendo-se o cálculo se obtém:
(100/8) = (100/8).(100/X) = X = 100. Logo 8 gatos pegariam 8 ratos em 100 dias.
4- Explicação extra, note que se for pego G ou D como referência as equações mudam, mas são igualmente válidas e chegam ao mesmo resultado desde que se mantenha a sua referência como base.
Se G é a referência, então, usando-se os mesmos procedimentos anteriores se chega a seguinte conclusão:
G e R são diretamente proporcionais com D fixo e G e D são inversamente proporcionais com R fixo. Logo se tem a seguinte equação:
G = R.(1/D) = (100/8) = (100/8).(1/(100/X)) = 1 = (100/X) = X = 100.
Se D é a referência, igualmente, tem-se:
D e R são diretamente proporcionais quando G fixo e D e G são inversamente proporcionais quando R fixo, tem-se, então a seguinte equação:
D = R.(1/G) = (100/X) = (100/8).(1/(100/8)) = (100/X) = 1 = x = 100.
Assim, percebe-se que independente da referência escolhida se tem o mesmo resultado desde que se mantenha a mesma lógica até o fim.
5- Fun fact: assim, é possível notar também que se uma a variável qualquer D é diretamente proporcional a uma variável R, então R também é diretamente proporcional a D, ou seja, a ordem das variáveis não altera a sua validade proporcional. Porém, se uma variável R é diretamente proporcional a uma G e D, não significa que G e D são diretamente proporcionais entre si, nesse exemplo anterior feito G e D são inversamente proporcionais.
6- Extra: na montagem da equação se lembre da regra de três comum para fazer a montagem da equação composta, variáveis diferentes com proporção diretamente proporcional basta separar pela igualdade as razões correspondentes colocando os valores de ambas as variáveis no seu correto correspondente no numerador e no divisor. Caso as variáveis sejam inversamente proporcionais basta, elevar uma das razões a -1, ou seja, trocar numerador e divisor de lugar, contudo, escolha com cuidado, pois no caso de houver três ou mais variáveis é preciso se ter uma razão de referência e as demais terem suas respectivas mudanças caso seja(m) inversa(s) de acordo com a referência escolhida. Além disso, quando se tem múltiplas razões, devem-se multiplica-las respeitando as suas relacões e vale ressaltar que é recomendável para facilitar a montagem da equação se colcocar a razão de referência de um dos lados da equação e do outro as demais multiplicando entre si deixando-as inalteradas em caso de serem diretamente proporcionais ou inverte-las no caso para inversamente proporcionais.
Li esse comentário com a voz do L durante um momento de raciocínio
@@FunkyBowieKatze TMJ e foi mesmo viu :D
Porque eu não tive um professor assim no ensino médio? Acabei de me apaixonar por matemática😱
😍❤️
Não entendi.pois a questão é de 8 para 8 .Se fosse dez gatos levaria dez dias pra pegar dez ratos na proporção de um rato por dia.mas neste caso não está de um pra um então levarei 12 dias.para capturar os 8 ratos.
Errado. Cada gato leva 100 dias para pegar um rato. Com isso independe da quantidade de gatos ou ratos
O senhor explica muito bem professor 👏👏👏👏👏
Como gostaria de voltar ao primário com o Sr.sendo meu professor. Mas nunca é tarde para aprender.
Haha pra mim ficaria mais simples se utilizasse integrais rsrs a resposta é 100 do mesmo jeito
Manda tua resolução usando integrais aí. Não consigo ver como isso simplificaria. Fiquei curioso
Cuma??
100 gatos comem 100 Pães integrais em 100 dias. Quantos ratos deixariam de ser perseguidos em 8. #nãoutilizeanimaisemexperimentosmatematicos
@@morethananything4040 kkkkkk boa
Mano usar integral para resolver um problema que se faz de cabeça??? Cada bixo b.u..r.r..o que aparece aqui
Mas estes 100 gatos tem 3 pernas, ué. Porque o meu gato sozinho, pegaria os 100 num dia só. Então, a matemática não funciona em relação a habilidade de cada gato.. 😂
Professor, gostaria de saber de onde vem a informação de que 77% erram, pois é uma informação muito triste!
Uma questão extremamente simples, considero até como Português, pq se resolve instantaneamente durante a leitura.
Precisamos de mais professores, precisamos valorizar essa profissão.
Dê uma olhada na enquete que eu fiz na aba comunidade do meu canal.
A porcentagem foi baseada na enquete que eu fiz.
De 11 Mil pessoas, apenas 23% acertaram.
@@prof.robsonliers Poxa vida, o pessoal precisa assistir mais o canal, eu que já sei, fico vendo kkkkkk.
Fiz pela thumb haha, acertei. Um bom tempo que não estudo mais, achei legal fazer o desafio. Só usei uma lógica diferente para saber quais são direta e inversamente proporcionais. Se DIMINUI o número de gatos, AUMENTAM o número de ratos que vão ser pegos por cada gato, logo essas são inversas, se DIMINUI o número de gatos AUMENTA o tempo que vai levar para pegar todos os ratos, também inversas. Aí a montagem ficou x/100 = 100/8 x 8/100. Bem fácil de resolver.
A resposta sempre está na pergunta, é incrível kkkkkkk
Mentalmente também cheguei a conclusão de 100 dias.
É o seguinte, o motivo de ter tantas respostas erradas é porque o raciocínio logico quebra a pergunta antes mesmo da resposta aparecer.
No sentido de que existe mais de um caminho para que os ratos pudessem pegar os ratos, o que significa que pode existir mais de uma resposta para tal pergunta incompleta.
Afinal, vemos que a resposta D está correta, mas em que sentido a resposta B é anulada? Do mesmo modo que existe mais de uma maneira de chegar na resposta D, existe pelo menos uma maneira de chegar na resposta B usando a própria matemática, entenderam? Afinal, quando foi que somar 1+1 parou de ser considerado matemática?
Tudo que vejo aqui é arrogância, e não matemática. (Digo arrogância de quem inventou a pergunta, não o professor.)
Sabemos que o problema da questão não matemático mas sim interpretação, torna a pergunta um misto de linguística + matemática, sendo que poderia ser apenas matemática, se alguém quer misturar as duas matérias então deve estar preparado para obter duas respostas diferentes.
Uma simples solução era mudar a resposta da letra B, mas como eu disse, foi pura arrogância.
Doente!
Falou bastante e falou besteira kkk
Mano, a questão é totalmente lógica. Mas quero saber, qual é a resolução que chega no resultado B?
Escreveu muita bobagem.
Ufa, achei que era o único que tinha percebido que o professor induziu à resposta que ele queria.
A pergunta é tão genérica que não existe resposta certa. Há muitas possibilidades. E o professor induziu a resposta a partir desse momento 3:07. E em 3:16 ele conclui com a indução à resposta. Por que diminuir a quantidade de gatos, para capturar a mesma quantidade de ratos, aumentaria o tempo? Não existe essa informação na pergunta.
Pegadinha da pergunta.. e o professor, na minha opinião, comeu bola.
@@AndreAntivilo Como provar que você não sabe matemática básica.
Eu acertei, não fiz esse cálculo todo aí não professor, isso aí é pra quem é inteligente.
Achei que era a B,.....Dancei, ....e olha que eu resolvo vários problemas de matemática por atalhos / ou acrescento dados e tiro prova.
Muito obrigado professor, bem interessante esse problema
Muito bom.... show de bola...
Normalmente estamos mais habituados com a ideia de proporção direta, mas e imprescindível verificar realmente as relações das variáveis, dessa forma a resposta não vai parecer estranha
Isso é o tipo de questão que cai em Vestibular e provas. Uma questão que deveria ter ensinar mas só te faz aprender o que não presta além de ter deixar confuso
Boa. Eu acertei de primeira, mas a explicação foi excelente.
Eu fiz isso criando uma variável que chamo de desempenho de trabalho.
100 gatos * 100 dias l * x(desempenho) = 100, logo x= 0,01.
A equação fica:
8 * D(dias) * 0,01 = 8. Isolando -> D = 8/(8*0,01)
Na verdade faz sentido, já que a quantidade de ratos e a mesma de gato, os dias continuam os mesmos só iriam mudar se fosse diferente o número de gato e rato
Impressionante o resultado. Engraçado que a gente tende a ir logo jogando o resultado pela aparente lógica (com resultado de 8). Matemática é assim mesmo, montar a equação....
Pq o cálculo é o certo? Qual espaço dessa caça?
@MHI Esse Robson fez uma questão levando em consideração a educação que uma minoria possui. A maioria vai considerar a regra do "igualmente proporcional"!
Não aprendi matemática com letra ainda mas gostei
Acertei mas eu considerei o tempo uma variável independente e considerei esse um problema de lógica, me surpreendeu chegar a mesma resposta por matemática
Muito bem Professor Robson!
Excelente professor, parabéns !!!.
Pra mim é 100 dias...ñ é que acertei!...pior q nem fiz conta, parecia ser lógico...pena que minha mente ñ é sempre assim...kkk raras vezes ela funciona bem...kkkk
Eu fiz diferente,porém deu o mesmo resultado
Não sei porque o YT me sugeriu esse vídeo, afinal eu sou péssimo em matemática e é uma matéria que mal aprendi o mínimo pra fazer o ENEM aprendendo de maneira auto-didata e pra conseguir entrar na faculdade tardiamente aos quase 40 anos hehe!! Mas, ainda assim como me interesso demais por ciências, astronomia e curiosidades tipo geek, gostei muito do vídeo e acho que apreendi a fazer, ao tentar fazer de cabeça meu chute tosco foi de 8 dias é claro heheh!! Abração ao grande mestre mesmo 2 anos no futuro... Digo, abraço do presente hehe!! :))
A regra de três já me salvou muito nas provas
Com esses simples números é só por sentido na situação e fazer de cabeça. Inocente quem marca 8
É. Pelo sim, pelo não. Como é que fica?
O cara que inventou a matemática na verdade não tava sozinho 🤣 Tá mlc