mas vc ta entendendo, agora você sabe o que é o problema dos 3 corpos e porque ele é um problema. Entender isso não é dificil, o difícil é lidar com o problema de 3 corpos.
Mas não eh mesmo. A teoria do Caos deixa isso bem explícito. Aleatoriedade é o mesmo que vc dizer que magia existe. Pq magia nada mais eh que fenômenos que o ser humano ainda não conhece e compreende. A ciência é como a magia conhecida. O Caos é o conhecimento que permite estabelecer os parâmetros da aleatoriedade e obter as respostas para os acontecimentos desconexos.
😂😂😂😂 Exatamente! Tem hora, pra mim, que ele fala " grego"😂😂, pouquíssimo entendo, mas fico no vídeo, na esperança de melhorar meus conhecimentos.... ( tentando entender 😂😂😂... ) Alguém entendeu ???
Tenho 14 anos e me interessa o seu conteúdo adoro química, física, ciência e astronomia. Gostaria de dizer que vc me inspira a continuar nesse caminho.Obg Pedro :)
Parabéns, tenho 61 anos, formação na área técnica de Nível Superior, e acho importantíssimo este seu interesse, procure ler muito sobre isso, sempre ampliando suas áreas de conhecimento pq tudo está muito interligado. Sugiro ler bons livros de ficção científica, pq a ficção científica do cinema e séries raramente são científicas, são mais fantasia e ação que ciência. Parabém, continue assim.
Seguir nessa área aqui no Brasil, é desemprego na certa. Sou uma Engenheira formada e estudei apenas por gostar das matérias, mas não sabia como era o campo de trabalho: decepcionante
Não entendi a parte em que ele disse que não era algo pra ficar preocupado, já que caos não é igual aleatoriedade. Porque, mesmo que se possa prever as consequências de possíveis alterações no sistema, que segurança eu posso ter de que amanhã ou depois não haverá uma alteração que fará "mercúrio colidir com vênus"? Quero dizer, se qualquer pequena alteração pode gerar consequências catastróficas, como podemos ficar tranquilos de que uma coisa dessas não vai acontecer? E como que algo assim já não aconteceu? Como um sistema que parece tão sensível, pôde ser capaz de gerar condições tão raras e específicas para o nosso planeta ser como é?
Depois de assistir teu vídeo, to estudando para provar o problema dos 3 corpos!!! Tu podia falar da lua caótica de saturno, hiperion. Ela vai contra as leis de Kepler, acho incrível ela, mas gostaria de entender muito mais.
Gostei que mencionou Navier-Stokes no início do vídeo! 😻 Realmente, não há solução analítica pra essa equação, exceto para casos muito simplificados, ou seja, utilizando-se hipóteses simplificadoras (1D, 2D, sem troca térmica, etc, etc). Mas, podemos resolvê-las por meio de simulações numéricas, ainda com algumas dificuldades. É o que se faz, na prática.
Gostaria de ter entendido o problema. Estudei muita física, mas para fazer prova e passar de anos, de fato, nunca aprendi física, sinto uma grande frustração por isso. Grata pelo vídeo
*Eu acho que o maior mistério é porque eu coloco uma caixa de bis na geladeira e em menos de 3 dias só se encontra 2 bis na geladeira e ninguém sabe onde foi parar o resto em casa*
Poha hoje em dia na real,se botar uma caixa hoje daki a 3 meses vai estar do msm,jeito enjoou 10 anos nesse pique o paladar muda,tem 2 caixa fechada a umas 3 semanas do msm jeito.😅😅😅😅😅
Fala sobre destino e livro arbitrio, oque nós escolhemos foi realmente decidido e agente só segue isso ou não, e se realmente é algo totalmente escolhido no presente? ou quem sabe o futuro ainda não existe porem nunca poderia ser diferente do que será.
A criação de uma equação definitiva que resolva esse problema poderia ser usada em diversos campos, na astronomia principalmente, onde bastaria olhar para uma estrela distante, para, por meio de sua oscilação, saber exatamente quantos planetas a orbitam, o tamanho e a distancia em relação à estrela, hoje fazemos isso, mas requer muitos calculos adicionais e o nível de precisão é bem baixo.
Quando terminei meu curso de Engenharia, cheguei a conclusão que a disciplina mais difícil é a Mecânica dos Fluídos. Se o professor quisesse, reprovava a turma toda. É escandalosamente caótico todos os movimentos da água e do ar !!
Bom rsrs...se considerarmos que fora da terra as aplicabilidades de tempo não são as mesmas para dimensões galácticas, podemos imaginar estarmos nesse frenesi do caos, mas somos tão pouco, próximo a esse movimento colossal que não conseguimos capita-lo nem com nossa tecnologia. Mas olhando para nós agora, tão pequeninos, da pra entender que até nas mais frágeis condições onde a vida pode se desenvolver, ela acontece. E nós, mesmo tão efêmeros, ainda encontramos força e entendimento, para enxergar o real e ainda assim continuar. 🥂 ao que a humanidade tem de bom!
Meu passatempo é abrir o Algodoo, tirar a gravidade do mapa, criar 3 círculos com massas e velocidades diferentes com o jogo pausado, colocar o treco de rastro em cada um deles, dar play e assistir o caos até que um colida com o outro (algo que não demora pra acontecer). 10/10 recomendo pra todas as idades
Tá dizendo que existirá uma "era" de caos, depois um tempo de paz, ou seja, as coisas se ajustariam, mas na série apresentada descarta o ajuste, nada da certo. Ou um corpo fica perto demais, ou longe demais.
Cara, que explicação didaticamente fascinante, obrigado por vc existir e se dispor ensinar leigos como eu. Gratidão, agora sim usando essa palavra no sentido mais amplo de seu significado.
a resposta para esse problema é bem simples. imagine que você está respondendo alguma questão do ENEM, não poderia fazer a questão se os valores fossem diferentes, como em uma questão de juros que ele da a taxa de juros por mês e te deu o tempo em anos, é preciso ajustar a o tempo de ano para mês para poder resolver essa questão. o problema dos 3 corpos acontece quando nos usando a mesma taxa de tempo para eles, o tempo é diferente para cada um deles. assim como o tempo passa mais devagar próximo a um buraco negro então os átomos também estão mais lentos na parte externa do corpo celeste do que na parte interna do corpo celeste. desta forma a gravidade atua com a mesma força porém com o período um pouco diferente. a gravidade nada mais é do que a influencia que a massa tem em outra massa ao longo do tempo, se as massas estão em velocidades diferentes então a passagem de tempo para elas também é diferente, logo, existe um pequeno atraso na ação da gravidade no corpo, o que faz com que a gravidade emitida pelo corpo nele mesmo faça um pequeno atraso. quando colocamos dois corpos o atraso existe de forma diferente, já que além do meu corpo estar puxando a matéria existe outro corpo puxando. no problema de um corpo não acontece nada demais, já que o referencial é o mesmo, no problema de dois corpos é parecido com o problema de um corpo, porém com um percepção maior por parte do ponto de referencia, como quando duas ondas se encontram fazendo elas se somarem ou anularem. no problema de 3 corpos o que acontece é que o corpo número 1 está mandando ações gravitacionais um pouco atrasadas para o corpo 2, e essas ações influencia na gravidade que o corpo 2 manda para o 3, que recebe do 1. desta forma todas as ações gravitacionais são levemente atrasadas e incorretas, já que sofreram deformidades de outros corpos. o resultado final será o mesmo porém apenas para um futuro infinito. o centro de massa será sempre o mesmo porem sempre se esticando. imagine o centro de massa como uma partícula que pode receber calor, quando uma partícula recebe calor ela se dilata e aumenta de tamanho, o centro de massa muda sua massa mas não muda seu tamanho, ou seja... ele muda seu lugar, ele estica. mas é apenas momentâneo e logo mais ele volta ao normal, já que as ações da gravidade foram apenas retardatárias.
Na sua explanação você diz: "o corpo 1 manda pro corpo 2 que manda para o corpo 3". Na verdade a gravidade do corpo 1 interagem com o 2 e o 3 ao mesmo tempo, assim como esses corpos agem no 1 também.
Uma equação que, resolvida, pode tornar a pessoa milionária e vc acha que eu vou ler o seu comentário gigante com a solução ??? Não que eu esteja duvidando que vc resolveu a equação mas vou me dar o direito de dúvida....
Esqueceu-se de levar em consideração que a noção de tempo é uma simples convenção humana, um padrão de modificação “acertado pela humanidade” que visa padronizar mudanças físico-química no nosso ponto de vista da realidade, ou seja: o tempo não existe!
Só será possível chegar a uma solução quando o ser humano mapear todo e qualquer objeto celestial do universo, pois todos influenciam uns aos outros de uma ou outra forma. Os sistemas onde a equação chegou a uma solução só funciona enquanto não houver perturbação por algum objeto celestial navegando o universo "aleatoriamente" (porque não há mapeamento conhecido de sua trajetória)
É impressionante o grau de utilidade pública deste canal para o bem da divulgação científica, para o fim do negacionismo e para a expansão das conexões neurais de reles mortais como eu. Obrigado, Loos!
cara, talvez o problema dos 3 corpos se limite a o calculo que podemos fazer sobre a previsão de tempo espacial. calcular o tempo de alguma coisa na terra se torna fácil comparado a calcular algo no espaço. mas levando em conta que pudéssemos fazer uma previsão maior do tempo de rota dos 3 corpos, tanto passado quanto futuro, poderíamos sim chegar mais próximo da solução. o problema e quanto tempo do passado de orbita dos planetas precisaríamos para saber, levando em conta que alguns se movem tão lentamente que um dia, é uma ano na terra.
Obrigado Pedro. Percebi que esse problema conceitual de Caos é muito válido pra aplicação em macroeconomia. Me parece que não tem uma solução universal e modelavel pra uso geral. Cada caso é peculiar exatamente por não perceber ou mesmo conseguir medir variáveis presente e relevantes.
A perturbação da órbita de Urano foi usada como base para encontrar Netuno, certo? Como que eles fizeram isso sendo que não existe solução geral pro problema de 3 corpos?
@marcusviniciusdarosa6309 Exatamente, a influência de netuno era mínima perto da influência do sol, eles acharam uma solução para uma influência mínima atrapalhando a interação principal de dois corpos entre urano e o sol.
Não consigo entender como a vida prosperou aqui/foi possível se qualquer perturbação pode tornar nosso planeta inabitável. A cada dia, a ciência confirma a lógica que existe um criador. Sem ele, isso seria totalmente improvável, senão, impossível!
Quando chegou na parte da demonstração de simulações do sistema solar onde uma pequena interferência gerava um resultado completamente diferente, eu comecei a pensar na nossa sorte de tudo ter dado certo na realidade. Jupiter poderia ter um pouco mais de massa e ter acabado com todo o sistema solar interno, uma estrela poderia ter bagunçado o sistema solar enquanto a espécia humana se desenvolvia, e mais n cenários de azar. Isso me fez perceber a beleza dos dados terem sido jogados e ter tudo dado certo pra gente poder refletir sobre nossa própria sorte de poder olhar pro céu e fazer ciência. ❤
Não é necessariamente, sorte, a vida só se desenvolveu na terra por isso. Se qualquer perturbação ocorresse a vida seria gerada em outro sistema solar com essa "sorte"
Sabia Não , Ciência só de Olhar pro Céu , Não Funciona, Não é Possível Descrever Matematicamente, Mas é Verdade 🤦🏻♂️ , Se Não For Observável , Mensurável e Reproduzível , Por Definição Não é Ciência ✍️🎯
Tem que pensar com LÓGICA, nos achamos sortudos só por causa da nossa existência, mas se não conseguissemos existir esse questionamento não existiria. Uma civilização a 200 milhões de anos luz pode estar se achando sortuda também, sendo que ela é 1 entre bilhões que conseguiram evoluir.
Parabéns Pedro pela aula. Eu tenho uma duvida que talvez você possa me ajudar: no livro Rendezvous with Rama de Arthur Clarke existe um mundo cilíndrico que sustenta uma civilização no seu interior. Qual deveria ser o diâmetro deste cilindro e sua velocidade angular de rotação para criar uma gravidade que permitisse a presença de oceanos e cidades, como é descrito no livro?
Eu fico de boca aberta no quão limitado somos, nos baseamos na lógica, cálculos e constantes depois que saírem desta matrix acharão a resposta muito além do lógico.
O simbolo no minuto 6:42 é o msm da séries Dark da Netflix. Ou seja a serie é um tipo de caos,causado pelo problema dos 3 corpos... q na série São os 3 mundos. que incrível pedro ❤❤❤
6:18Defende que foram encontradas mais de 12.000 soluções porém.. a informação está um pouco ausente de detalhes.. Em 2023, um grupo de pesquisadores da Universidade de Sófia, na Bulgária, anunciou que havia encontrado 12.409 soluções específicas para o problema dos três corpos. Essas soluções são válidas para casos em que os corpos têm massas iguais e órbitas circulares
Li o Livro chinês O Problema dos Três Corpos. Vão lançar uma série na Netflix. Se trata de uma raça alienígena cujo sistema solar possui três Sóis. O clima é uma desgraça pra eles .
Eu já tinha assistido o vídeo, no final de semana assisti a série O Problema dos 3 Corpos na Netflix e voltei aqui pra assistir de novo. Pedro por favor, falem sobre a série no Sinapse, eu imploro.
Pedro, vídeo sensacional, parabéns. Muito interessante essa abordagem que nos leva a questionar o problema do conhecimento (pegando o link de Kant aqui) e a questão do paradigma do modelo científico. Meus parabéns pelo excelente trabalho de divulgação científica. Gostei muito
Em primeiro lugar, parabenizo o canal pelo Excelente vídeo. O filme é instigante e nos faz refletir sobre nossa existência e responsabilidade como espécie no cosmos e também sobre nossa responsabilidade quanto ao futuro da raça humana. Depois de assistir esse filme divaguei sobre a questão da existência de alienígenas 👽. Um outro canal que fez a explicação do livro "A FLORESTA SOMBRIA" (que é o segundo livro da TRILOGIA - link abaixo) lançou a seguinte hipótese: *Você está sozinho numa floresta, escura e não sabe exatamente o que está a espreita. Não possui nenhuma informação acerca do que pode ou não pode te ajudar ou te prejudicar, quais são os possíveis animais ou seres que podem ser nocivos ou amistosos. Então, o que você faria para se proteger??? Você sairia gritando, fazendo barulho, acendendo fogueira e andando pra lá e pra cá, se expondo ou ficaria quieto?* Bem, é exatamente assim que nos encontramos no universo. O universo é a floresta escura e estamos nela. A questão é a de que não sabemos exatamente quais são os seres nocivos ou amistosos que estão por aí a algumas centenas de anos-luz podem nos subjulgar e até mesmo nos aniquilar ou não. Então, na dúvida, a melhor forma de nos mantermos vivos e protegidos na floresta seria exercitar o silêncio e não se expor🤫. Do contrário, existirá a real possibilidade de uma invasão alienígena beligerante, muito mais desenvolvida tecnologicamente e nos aniquilar por completo, apagando a existência da raça humana do cosmos, da mesma forma que fazemos com um formigueiro ou uma colônia de insetos. Mas o que os humanos fazem é exatamente o contrário do silêncio. Enviamos sinais dizendo: Ei!! Estamos aqui! Enviamos sondas para fora do sistema solar com informações gerais sobre nossa localização, hábitos, tecnologias e existência. Estamos entregando de mão beijada aos possíveis alienígenas (aos bonzinhos ou não, pois não sabemos) nossas fraquezas e habilidades. Considerando que a sonda Voyager 2, da NASA, lançada no ano de 1977, está atualmente fora do Sistema Solar e é o segundo objeto mais distante que a humanidade já enviou ao cosmos (Ela está a 20 bilhões de quilômetros do planeta Terra), é bem provável que alguma civilização já tenha captado nossa existência. Determinar com mais precisão qual a idade do Universo é um desafio que há décadas mobiliza cosmólogos e astrofísicos. A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Estima-se que o sistema Solar teria se originado há cerca de 4.600 milhões de anos a partir de uma vasta nuvem de gás e poeira - a nebulosa solar. A Terra se formou ao mesmo tempo da criação do sistema solar, há cerca de 5 bilhões de anos. Então num cálculo simples, temos que outras civilizações podem ter se originado nessa diferença de 9 bilhões de anos! Acredito que não estamos sozinhos! E a hipótese mais lógica é a da existência sim, de seres com uma tecnologia bilhões de anos superior a nossa. E são tão inteligentes que não ficam batendo panela no universo e nem postando ostentação nas telas dos instrumentos dos astrônomos e pesquisadores. A floresta sombria - explicação no canal ua-cam.com/video/i8b0xU4-Ahk/v-deo.htmlsi=5OSHB4PvwT0tClCo
Krlh acabei de ver a serie da netflix, pesquisei no Google algumas vezes, e me parece a recomendação do seu vídeo. Esses algoritmos tão cada vez mais refonados
Nesse sentido de manter o equilíbrio em meio a perturbações que não dão trégua, não vejo diferença entre o conjunto de astros que compõem o universo e o conjunto de células que compõem o corpo humano (por exemplo).
Deu saudades agora das aulas de dinâmica não linear. Mapa de Poincaré, bifurcações e muito mais. Daí me veio uma coisa a mente, a ideia de multiverso como mostrado pela ficção, onde existiria um outro universo com algumas poucas diferenças desse, é praticamente impossível. Pois se no big bem desse outro universo alguma partícula se comportasse 0,0001% de forma diferente ja seria suficiente para nunca formar as estrelas e consequentemente os elementos como conhecemos. Somos a combinação perfeita de incontaveis acontecimentos.
@@julianolorenzini1559 tô indo pro segundo EP agr,no começo a série n me impressionou muito,mas o final do primeiro EP me deixou muito curioso pra ver mais,ainda mais pra mim que gosto de série com ficção científica
@@After_Darkness O primeiro episódio é meio morno mesmo, mas quando as coisas começam a se encaixar fica mt bom. Espero que saia novos episódios logo, não me conformo com esse final
@@julianolorenzini1559 Sim mn,o que eu gostei tbm que foi aquele ator que faz o policial tbm tá no filme perdido em Marte,que é um filme que eu gosto muito
Com tudo isso até agora, eu acordei que existe a possibilidade de se chegar a uma conclusão dessa equação com mais um cálculo que não foi percebido para por junto s ela ou que ainda não se descobriu também! Por isso a falha (ou buraco) nela! Pode ser bem isso também! 🤨🤔🙂😉👍🏻✌🏻😊
Fico orgulhoso de ter dedusido a lagrangeana e hamiltoniana das eq. de pendulo duplo pra uma prova da faculdade... levou so 2 dias e um total de 8 paginas escritas, mas fiz na força do odio
quando adicionamos três ou mais corpos massivos em interação gravitacional, o aumento da entropia também pode ser um princípio relevante para entender a evolução desses sistemas. A entropia é uma medida da desordem ou da aleatoriedade em um sistema, e a adição de mais corpos a um sistema já complexo como o dos três corpos pode aumentar ainda mais essa aleatoriedade. No contexto do problema dos três corpos, a entropia pode ser associada à imprevisibilidade dos movimentos dos corpos celestes. Mesmo em sistemas iniciais bem definidos, como três estrelas em órbita, ao longo do tempo, pequenas variações nas condições iniciais podem levar a comportamentos extremamente divergentes e não previsíveis devido à sensibilidade às condições iniciais, um conceito conhecido como o "efeito borboleta". Essa complexidade e imprevisibilidade dos movimentos, em última análise, estão relacionadas ao aumento da entropia no sistema, onde a crescente aleatoriedade dos movimentos das partículas (neste caso, corpos massivos) reflete um aumento na entropia do sistema como um todo. Essa conexão entre o problema dos três corpos e o aumento da entropia mostra como princípios fundamentais da física, como a segunda lei da termodinâmica, podem ser aplicados e explorados em sistemas astronômicos complexos.
Para resolver esse problema creio eu que deveriam definir as constantes presentes do problema de 2 corpos e definir as variaveis presentes como a densidade, massa, campo gravitacional, e calcular a interação de todos os corpos como uma solução para o de 2 corpos porem com a definição de AB, BC e CA. Assim a somatória dos valores aplicados aos 3 parametros de 2 corpos pode ser definido como valor aproximado do de 3 corpos.
Sensacional obrigado cara, isso me dá um prazer enorme! Eu amooooo poder entender isso tudo, tenho muita facilidade de aprender essas coisas, basta me explicar que eu entendo e tiro conclusões próprias, inclusive a do conversando com minha inteligência artificial rs
Vim aqui depois que assisti 3 episódios da série da Netflix. Mesmo ter cusado só até o ensino médio quase consigo entender esses fenômenos. Acho fascinante.
Traduzindo, até o momento não existe uma fórmula matemática singular para realizar o calculo dos 3 corpos e por isso, é necessário realizar um novo calculo sempre que um corpo afeta o outro. Não é que é impossível chegar a um resultado por período, é apenas muito mais difícil, podendo até mesmo haver possibilidades infinitas e não um final fechado como acontece em uma órbita tradicional. Isso é o que eu entendi pelo menos.
Meu querido, apesar de sua brilhante e usual didática, a cada dia vejo que sabemos menos do que pensava. Mas te ver explanando, já é um prazer. Sucesso sempre! Aha, o seriadinho é bem.legal
Pedro, te acompanho no UA-cam e spotify. Quero te perguntar algo, custei a formular a pergunta, mas acho que consegui: Somos poeira de estrelas e temos consciência de nossa existência, quer dizer que tinha consciência no meio dessa poeira? Nada se cria, tudo se transforma. Então é possível que a consciência exista antes de nos?
Quando estava no bacharelado em matemática, lembro de descrever cônicas como conjuntos equidistantes entre duas circunferências. Peguei as equações das órbitas elípticas dos planetas e suas órbitas eram aproximadamente conjuntos equidistantes de um ponto dentro do Sol e uma circunferência aproximadamente na posição da órbita do planeta mais distante (ou do cinturão de asteróides). Como se as trajetórias de cada planeta fossem percursos sendo igualmente atraídas para o Sol e para o planeta mais distante. Acabei indo para a álgebra e vi pouco de geometria diferencial... Mas se pá poderia usar esses conjuntos para descrever algo do problema de 3 corpos.
Dentro do problema dos três corpos existe algo que fale da hipotese de algum corpo fazer um movimento de rotação excentica variando seu centro gravitacional alterando ainda mais a influencia dentre os outros corpos ? Sucesso. Valeu !
Acho tão legal como ele fala essas coisas com tanta naturalidade a ponto de quase me convencer de que eu to entendo tudo que ele ta falando 😅😅😅😅😂😂😂
mas vc ta entendendo, agora você sabe o que é o problema dos 3 corpos e porque ele é um problema. Entender isso não é dificil, o difícil é lidar com o problema de 3 corpos.
Exatamente kkkkk
Sim kkkkkkkkkkkk
Nééééé kkkkkkkkkkkk
😂
A cada dia a ciência mostra que vivemos num caos. O equilíbrio é uma raridade
Adorei: "caos não é o mesmo que aleatoriedade".
Mas não eh mesmo. A teoria do Caos deixa isso bem explícito. Aleatoriedade é o mesmo que vc dizer que magia existe. Pq magia nada mais eh que fenômenos que o ser humano ainda não conhece e compreende. A ciência é como a magia conhecida. O Caos é o conhecimento que permite estabelecer os parâmetros da aleatoriedade e obter as respostas para os acontecimentos desconexos.
@@andreyamorim5771 perfeita exemplificação eu ia repsonder, mas nao ia conseguir resumir dessa forma!
@@andreyamorim5771 logo, caos é a mesma coisa q aleatoriedade
O caos tem "ordem" e é "organizado"
@@yulle__lima4880 e aleatoriedade é o caos que não compreendemos ainda.. o cara ali msm disse isso
Obrigado Pedro, agora estou com medo de Mercúrio alterar sua órbita em 1% e Netuno alterar 0,1%.
é apenas um asteroide massivo suficiente colidir com netuno q f0d3u tudo
Fica tranquilo, se isso vier acontecer, provavelmente já estaremos mortos há muito tempo.
😂😂😂😂
@@Mysteries1368 Kkkkkk...Disse tudo!
@@Mysteries1368 pqp mitou!!!!!
É impressionante como eu não entendo praticamente nada que o Pedro fala, mas ainda sim assisto ao vídeo até o final.
Também, rs
Eu também 😂😂😂😂😹😹😹🇧🇷🇧🇷
Q horas ele falou de fluidos
😂😂😂😂 Exatamente! Tem hora, pra mim, que ele fala " grego"😂😂, pouquíssimo entendo, mas fico no vídeo, na esperança de melhorar meus conhecimentos.... ( tentando entender 😂😂😂... ) Alguém entendeu ???
Pior é eu que coloco o vídeo só pra ver os comentário pq sei que não vou entender mesmo kkk
Eu realmente estou com um problema com 3 corpos aqui, esse video deve ajudar muito com isso
Esse vídeo é muita enrolação amigo, uma pá e um terreno baldio resolveu o meu problema.
@@keiferkristopher6059Calma, calabreso
@@keiferkristopher6059 caramba, vou ver aqui então, não ajudou muito ir pro espaço mesmo.
Eu tbm , Irmão...eu tbm....😂
Eu imagino esse problema, muito difícil de resolver 😊
Tenho 14 anos e me interessa o seu conteúdo adoro química, física, ciência e astronomia.
Gostaria de dizer que vc me inspira a continuar nesse caminho.Obg Pedro :)
Eu tenho 16 e amooooooo muitooo
@@luziareginamartinsdasilvar2061 tmj :D
Parabéns, tenho 61 anos, formação na área técnica de Nível Superior, e acho importantíssimo este seu interesse, procure ler muito sobre isso, sempre ampliando suas áreas de conhecimento pq tudo está muito interligado. Sugiro ler bons livros de ficção científica, pq a ficção científica do cinema e séries raramente são científicas, são mais fantasia e ação que ciência.
Parabém, continue assim.
Seguir nessa área aqui no Brasil, é desemprego na certa. Sou uma Engenheira formada e estudei apenas por gostar das matérias, mas não sabia como era o campo de trabalho: decepcionante
Tbm tenho 14 e amo ciências tbm ksksks simplesmente é tudo muito maravilhosa
O Pedro falando em 1:42 que o problema de 3 corpos é um dos mais legais da física, justo minha área de pesquisa, fez meu dia
Fala mais sobre essa sua pesquisa.
Não entendi a parte em que ele disse que não era algo pra ficar preocupado, já que caos não é igual aleatoriedade.
Porque, mesmo que se possa prever as consequências de possíveis alterações no sistema, que segurança eu posso ter de que amanhã ou depois não haverá uma alteração que fará "mercúrio colidir com vênus"?
Quero dizer, se qualquer pequena alteração pode gerar consequências catastróficas, como podemos ficar tranquilos de que uma coisa dessas não vai acontecer?
E como que algo assim já não aconteceu?
Como um sistema que parece tão sensível, pôde ser capaz de gerar condições tão raras e específicas para o nosso planeta ser como é?
ai ela quer aparecer uiii
@@caocheranofarinha para de recalque, que feio...
Parece que, de alguma forma, alguém está mostrando sobre o que nos debruçamos, quando falam de nossas pesquisas, né???
Amo saber sobre problemas em aberto da física. Sinto q vou parar tudo e estudar o problema para descobrir a solução
A felicidade quando sai um vídeo novo do Ciência todo Dia é cósmica ❤
Depois de assistir teu vídeo, to estudando para provar o problema dos 3 corpos!!!
Tu podia falar da lua caótica de saturno, hiperion. Ela vai contra as leis de Kepler, acho incrível ela, mas gostaria de entender muito mais.
🤗
Parabéns!!
.. e Não desista…
Gostei que mencionou Navier-Stokes no início do vídeo! 😻
Realmente, não há solução analítica pra essa equação, exceto para casos muito simplificados, ou seja, utilizando-se hipóteses simplificadoras (1D, 2D, sem troca térmica, etc, etc). Mas, podemos resolvê-las por meio de simulações numéricas, ainda com algumas dificuldades. É o que se faz, na prática.
Gostaria de ter entendido o problema. Estudei muita física, mas para fazer prova e passar de anos, de fato, nunca aprendi física, sinto uma grande frustração por isso. Grata pelo vídeo
*Eu acho que o maior mistério é porque eu coloco uma caixa de bis na geladeira e em menos de 3 dias só se encontra 2 bis na geladeira e ninguém sabe onde foi parar o resto em casa*
Não sabe? Alguém tá metendo o loco em vc rsrs coloca uma câmera pra vc ver rsrs
Felipe Neto roubou pra alimentar seu irmão que vive em uma banheira...
Poha hoje em dia na real,se botar uma caixa hoje daki a 3 meses vai estar do msm,jeito enjoou 10 anos nesse pique o paladar muda,tem 2 caixa fechada a umas 3 semanas do msm jeito.😅😅😅😅😅
Dura muito ainda. 😂
Aí quando abre esses dois, descobre que era apenas a embalagem vazia.
Fala sobre destino e livro arbitrio, oque nós escolhemos foi realmente decidido e agente só segue isso ou não, e se realmente é algo totalmente escolhido no presente? ou quem sabe o futuro ainda não existe porem nunca poderia ser diferente do que será.
A criação de uma equação definitiva que resolva esse problema poderia ser usada em diversos campos, na astronomia principalmente, onde bastaria olhar para uma estrela distante, para, por meio de sua oscilação, saber exatamente quantos planetas a orbitam, o tamanho e a distancia em relação à estrela, hoje fazemos isso, mas requer muitos calculos adicionais e o nível de precisão é bem baixo.
adoro o jeito q todo video q tu lança eu corro pra ver, ai no final eu sempre me sinto achando q entendi sendo q n entendi nada
Quando terminei meu curso de Engenharia, cheguei a conclusão que a disciplina mais difícil é a Mecânica dos Fluídos. Se o professor quisesse, reprovava a turma toda. É escandalosamente caótico todos os movimentos da água e do ar !!
Incrível...tenho que ver tudo novamente para TENTAR entender....🙃
Bom rsrs...se considerarmos que fora da terra as aplicabilidades de tempo não são as mesmas para dimensões galácticas, podemos imaginar estarmos nesse frenesi do caos, mas somos tão pouco, próximo a esse movimento colossal que não conseguimos capita-lo nem com nossa tecnologia.
Mas olhando para nós agora, tão pequeninos, da pra entender que até nas mais frágeis condições onde a vida pode se desenvolver, ela acontece.
E nós, mesmo tão efêmeros, ainda encontramos força e entendimento, para enxergar o real e ainda assim continuar.
🥂 ao que a humanidade tem de bom!
✌
Em resumo, existem soluções para cenários específicos, mas não temos uma formula universal para todos os cenarios.
Quem veio aqui porque assistiu O Problema dos 3 Corpos na Netflix clica aqui! 😅
Série ruim da porra kkkkkk
euuu kkkk mas achei terrivel a serie, enredo enrolado do carai, poderia ter resumido td em 3 episodio kkkk
Hahahaha
Fenomenal
Eu já tinha visto esse vídeo muito antes, mas agora revisitei!! 😁
Meu passatempo é abrir o Algodoo, tirar a gravidade do mapa, criar 3 círculos com massas e velocidades diferentes com o jogo pausado, colocar o treco de rastro em cada um deles, dar play e assistir o caos até que um colida com o outro (algo que não demora pra acontecer).
10/10 recomendo pra todas as idades
Tambem tem o chamado Ajuste Fino. É muito improvável que ele tenha sido causado pelo acaso, então isso resolve muita coisa.
Tá dizendo que existirá uma "era" de caos, depois um tempo de paz, ou seja, as coisas se ajustariam, mas na série apresentada descarta o ajuste, nada da certo. Ou um corpo fica perto demais, ou longe demais.
Cara eu fico tão feliz quando eu vejo uma bolinha azul no ícone desse canal e NÃO é um vídeo curto..
Gosto muito de Mecânica Celeste, pretendo especializar-me nessa área. Obrigado por este vídeo!
Cara, que explicação didaticamente fascinante, obrigado por vc existir e se dispor ensinar leigos como eu. Gratidão, agora sim usando essa palavra no sentido mais amplo de seu significado.
eu li o livro e estou até hoje em choque com trissolaris e suas dinâmicas
Ja li 2 livros, falta o último. Eles sao fantasticos. Aguardo a serie
Quais livros?
a resposta para esse problema é bem simples.
imagine que você está respondendo alguma questão do ENEM, não poderia fazer a questão se os valores fossem diferentes, como em uma questão de juros que ele da a taxa de juros por mês e te deu o tempo em anos, é preciso ajustar a o tempo de ano para mês para poder resolver essa questão.
o problema dos 3 corpos acontece quando nos usando a mesma taxa de tempo para eles, o tempo é diferente para cada um deles. assim como o tempo passa mais devagar próximo a um buraco negro então os átomos também estão mais lentos na parte externa do corpo celeste do que na parte interna do corpo celeste. desta forma a gravidade atua com a mesma força porém com o período um pouco diferente.
a gravidade nada mais é do que a influencia que a massa tem em outra massa ao longo do tempo, se as massas estão em velocidades diferentes então a passagem de tempo para elas também é diferente, logo, existe um pequeno atraso na ação da gravidade no corpo, o que faz com que a gravidade emitida pelo corpo nele mesmo faça um pequeno atraso. quando colocamos dois corpos o atraso existe de forma diferente, já que além do meu corpo estar puxando a matéria existe outro corpo puxando. no problema de um corpo não acontece nada demais, já que o referencial é o mesmo, no problema de dois corpos é parecido com o problema de um corpo, porém com um percepção maior por parte do ponto de referencia, como quando duas ondas se encontram fazendo elas se somarem ou anularem.
no problema de 3 corpos o que acontece é que o corpo número 1 está mandando ações gravitacionais um pouco atrasadas para o corpo 2, e essas ações influencia na gravidade que o corpo 2 manda para o 3, que recebe do 1. desta forma todas as ações gravitacionais são levemente atrasadas e incorretas, já que sofreram deformidades de outros corpos. o resultado final será o mesmo porém apenas para um futuro infinito. o centro de massa será sempre o mesmo porem sempre se esticando. imagine o centro de massa como uma partícula que pode receber calor, quando uma partícula recebe calor ela se dilata e aumenta de tamanho, o centro de massa muda sua massa mas não muda seu tamanho, ou seja... ele muda seu lugar, ele estica. mas é apenas momentâneo e logo mais ele volta ao normal, já que as ações da gravidade foram apenas retardatárias.
Na sua explanação você diz: "o corpo 1 manda pro corpo 2 que manda para o corpo 3". Na verdade a gravidade do corpo 1 interagem com o 2 e o 3 ao mesmo tempo, assim como esses corpos agem no 1 também.
Uma equação que, resolvida, pode tornar a pessoa milionária e vc acha que eu vou ler o seu comentário gigante com a solução ??? Não que eu esteja duvidando que vc resolveu a equação mas vou me dar o direito de dúvida....
Esqueceu-se de levar em consideração que a noção de tempo é uma simples convenção humana, um padrão de modificação “acertado pela humanidade” que visa padronizar mudanças físico-química no nosso ponto de vista da realidade, ou seja: o tempo não existe!
Tudo errado 🤡
Só será possível chegar a uma solução quando o ser humano mapear todo e qualquer objeto celestial do universo, pois todos influenciam uns aos outros de uma ou outra forma. Os sistemas onde a equação chegou a uma solução só funciona enquanto não houver perturbação por algum objeto celestial navegando o universo "aleatoriamente" (porque não há mapeamento conhecido de sua trajetória)
verdade talvez pensei a mesma coisa que dizer que ainda não chegamos a uma conclusão Porque de fato ainda não vemos ela acontecer
Imagina no universo que tem 10^80 estrelas. Não conseguimos entender em 3 corpos. Parabéns. Deus existe!
Meu grupo tá contando CMG pra explicar isso no projeto da feira de ciências 👊🏻💔😍---(obgda Pedro vc me ajudou a entender melhor💫)
Eu nunca entendo nada, mas sempre amo os seus vídeos e paro o que estiver fazendo para assistir!
É impressionante o grau de utilidade pública deste canal para o bem da divulgação científica, para o fim do negacionismo e para a expansão das conexões neurais de reles mortais como eu. Obrigado, Loos!
cara, talvez o problema dos 3 corpos se limite a o calculo que podemos fazer sobre a previsão de tempo espacial. calcular o tempo de alguma coisa na terra se torna fácil comparado a calcular algo no espaço. mas levando em conta que pudéssemos fazer uma previsão maior do tempo de rota dos 3 corpos, tanto passado quanto futuro, poderíamos sim chegar mais próximo da solução. o problema e quanto tempo do passado de orbita dos planetas precisaríamos para saber, levando em conta que alguns se movem tão lentamente que um dia, é uma ano na terra.
Obrigado Pedro. Percebi que esse problema conceitual de Caos é muito válido pra aplicação em macroeconomia. Me parece que não tem uma solução universal e modelavel pra uso geral. Cada caso é peculiar exatamente por não perceber ou mesmo conseguir medir variáveis presente e relevantes.
A perturbação da órbita de Urano foi usada como base para encontrar Netuno, certo? Como que eles fizeram isso sendo que não existe solução geral pro problema de 3 corpos?
@marcusviniciusdarosa6309 Exatamente, a influência de netuno era mínima perto da influência do sol, eles acharam uma solução para uma influência mínima atrapalhando a interação principal de dois corpos entre urano e o sol.
o problema em si nao é tao incrivel quanto voce pedro, obrigado 🙏
Voce transpira vontade e paixão pelo o que faz.
Só estou assistindo esse vídeo por causa da série do Netflix 😂
Tamo junto.kkkk
Idem 😂
Só assisto porque ele é bonito hehehe
TMJ kkkkk
Bendito hype kkk
Não consigo entender como a vida prosperou aqui/foi possível se qualquer perturbação pode tornar nosso planeta inabitável. A cada dia, a ciência confirma a lógica que existe um criador. Sem ele, isso seria totalmente improvável, senão, impossível!
tem várias mensagens subliminares na série, fiz um vídeo sobre isso!!
Quando chegou na parte da demonstração de simulações do sistema solar onde uma pequena interferência gerava um resultado completamente diferente, eu comecei a pensar na nossa sorte de tudo ter dado certo na realidade.
Jupiter poderia ter um pouco mais de massa e ter acabado com todo o sistema solar interno, uma estrela poderia ter bagunçado o sistema solar enquanto a espécia humana se desenvolvia, e mais n cenários de azar. Isso me fez perceber a beleza dos dados terem sido jogados e ter tudo dado certo pra gente poder refletir sobre nossa própria sorte de poder olhar pro céu e fazer ciência.
❤
Demos muita sorte de deus ter jogado os dados e ter dado 20
Não é necessariamente, sorte, a vida só se desenvolveu na terra por isso. Se qualquer perturbação ocorresse a vida seria gerada em outro sistema solar com essa "sorte"
Sabia Não , Ciência só de Olhar pro Céu , Não Funciona, Não é Possível Descrever Matematicamente, Mas é Verdade 🤦🏻♂️ , Se Não For Observável , Mensurável e Reproduzível , Por Definição Não é Ciência ✍️🎯
@@barbaradeoliveirasouza6370 Deus Nos Criou , Não a Explosão !
Não Misture " Big Bang " e Terra Bola , com Deus e Sua Criação ✍️
Tem que pensar com LÓGICA, nos achamos sortudos só por causa da nossa existência, mas se não conseguissemos existir esse questionamento não existiria. Uma civilização a 200 milhões de anos luz pode estar se achando sortuda também, sendo que ela é 1 entre bilhões que conseguiram evoluir.
Parabéns Pedro pela aula. Eu tenho uma duvida que talvez você possa me ajudar: no livro Rendezvous with Rama de Arthur Clarke existe um mundo cilíndrico que sustenta uma civilização no seu interior. Qual deveria ser o diâmetro deste cilindro e sua velocidade angular de rotação para criar uma gravidade que permitisse a presença de oceanos e cidades, como é descrito no livro?
Muito massa o vídeo, parabéns!!!
Só acho que em 5:57 apareceu o Leonhard Euler de novo hahaha
Eu fico de boca aberta no quão limitado somos, nos baseamos na lógica, cálculos e constantes depois que saírem desta matrix acharão a resposta muito além do lógico.
O simbolo no minuto 6:42 é o msm da séries Dark da Netflix.
Ou seja a serie é um tipo de caos,causado pelo problema dos 3 corpos... q na série São os 3 mundos.
que incrível pedro ❤❤❤
6:18Defende que foram encontradas mais de 12.000 soluções porém.. a informação está um pouco ausente de detalhes..
Em 2023, um grupo de pesquisadores da Universidade de Sófia, na Bulgária, anunciou que havia encontrado
12.409 soluções específicas
para o problema dos três corpos.
Essas soluções são válidas para casos em que os corpos têm
massas iguais
e
órbitas circulares
O número 3 é presente em tudo na série
Li o Livro chinês O Problema dos Três Corpos. Vão lançar uma série na Netflix.
Se trata de uma raça alienígena cujo sistema solar possui três Sóis. O clima é uma desgraça pra eles .
@@robertoprimordial2633 incrível!!!
Estou ansiosa para assistir.
O livro é excelente e agora chegou o filme! Muito massa
Série
A primeira versão do livro é uma série chinesa que ao meu ver, é bem melhor que a da Netflix. Tem no UA-cam e num aplicativo chamado VIKI.
Obrigada. Seu canal me fez amar um assunto que eu odiava e querer começar a estudar seriamente. Vídeo incrível.
Era o vídeo que eu tava esperando desde o podcast com o Serjão!!
Eu já tinha assistido o vídeo, no final de semana assisti a série O Problema dos 3 Corpos na Netflix e voltei aqui pra assistir de novo. Pedro por favor, falem sobre a série no Sinapse, eu imploro.
Vim pela série não entendi nada
Olha já somos 2 😂
Agora somos 3 corpos 😅
@@douglasvasconcelos2226brilliant!
@@douglasvasconcelos2226somos 4 😂
blogdamonique.com.br/o-problema-dos-3-corpos-explicado/
Pedro, vídeo sensacional, parabéns. Muito interessante essa abordagem que nos leva a questionar o problema do conhecimento (pegando o link de Kant aqui) e a questão do paradigma do modelo científico. Meus parabéns pelo excelente trabalho de divulgação científica. Gostei muito
Melhor professor do mundo ❤❤❤
Vim por causa da série... amo Física Teórica tbm ❤
O caos não é o oposto de organização, e sim de simplicidade.
Muito obrigado e até a próxima…🚶🏼♂️
Astronomicamente errado
obrigado. seu trabalho é excelente. muito fluido para explicar. esse canal é necessário.
Gosto muito dos seus conteúdos de ciência, era pra ter mais crossover entre você eo Sacani
@@dewan-94 Eu sei, disse pra ter mais
Vc sempre me convence!! Perfeita a sua explicação como sempre! Que dom!!!
A dinâmica dos fluídos parece natural quando você começa com mecânica quântica.
Obrigado, me ajudou a entender do que se trata este assunto.
Estou no 9° e o Pedro me deixa mais curioso em Física 😊
eu tbm, seria mt foda se o Pedro fosse o meu professor de física
eu tb
Esses videos sobre fisica, astronomia e matemática sao absolutamente incríveis!❤
No momento que cita Lagrange (5:57) aparece novamente a imagem do Euler
kkkkkkkkkkkkkkkkk tbm vi isso
Percebi isso também
Em primeiro lugar, parabenizo o canal pelo Excelente vídeo. O filme é instigante e nos faz refletir sobre nossa existência e responsabilidade como espécie no cosmos e também sobre nossa responsabilidade quanto ao futuro da raça humana.
Depois de assistir esse filme divaguei sobre a questão da existência de alienígenas 👽.
Um outro canal que fez a explicação do livro "A FLORESTA SOMBRIA" (que é o segundo livro da TRILOGIA - link abaixo) lançou a seguinte hipótese:
*Você está sozinho numa floresta, escura e não sabe exatamente o que está a espreita. Não possui nenhuma informação acerca do que pode ou não pode te ajudar ou te prejudicar, quais são os possíveis animais ou seres que podem ser nocivos ou amistosos. Então, o que você faria para se proteger??? Você sairia gritando, fazendo barulho, acendendo fogueira e andando pra lá e pra cá, se expondo ou ficaria quieto?*
Bem, é exatamente assim que nos encontramos no universo.
O universo é a floresta escura e estamos nela.
A questão é a de que não sabemos exatamente quais são os seres nocivos ou amistosos que estão por aí a algumas centenas de anos-luz podem nos subjulgar e até mesmo nos aniquilar ou não.
Então, na dúvida, a melhor forma de nos mantermos vivos e protegidos na floresta seria exercitar o silêncio e não se expor🤫. Do contrário, existirá a real possibilidade de uma invasão alienígena beligerante, muito mais desenvolvida tecnologicamente e nos aniquilar por completo, apagando a existência da raça humana do cosmos, da mesma forma que fazemos com um formigueiro ou uma colônia de insetos.
Mas o que os humanos fazem é exatamente o contrário do silêncio.
Enviamos sinais dizendo: Ei!! Estamos aqui! Enviamos sondas para fora do sistema solar com informações gerais sobre nossa localização, hábitos, tecnologias e existência. Estamos entregando de mão beijada aos possíveis alienígenas (aos bonzinhos ou não, pois não sabemos) nossas fraquezas e habilidades.
Considerando que a sonda Voyager 2, da NASA, lançada no ano de 1977, está atualmente fora do Sistema Solar e é o segundo objeto mais distante que a humanidade já enviou ao cosmos (Ela está a 20 bilhões de quilômetros do planeta Terra), é bem provável que alguma civilização já tenha captado nossa existência.
Determinar com mais precisão qual a idade do Universo é um desafio que há décadas mobiliza cosmólogos e astrofísicos. A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos.
Estima-se que o sistema Solar teria se originado há cerca de 4.600 milhões de anos a partir de uma vasta nuvem de gás e poeira - a nebulosa solar. A Terra se formou ao mesmo tempo da criação do sistema solar, há cerca de 5 bilhões de anos.
Então num cálculo simples, temos que outras civilizações podem ter se originado nessa diferença de 9 bilhões de anos!
Acredito que não estamos sozinhos! E a hipótese mais lógica é a da existência sim, de seres com uma tecnologia bilhões de anos superior a nossa.
E são tão inteligentes que não ficam batendo panela no universo e nem postando ostentação nas telas dos instrumentos dos astrônomos e pesquisadores.
A floresta sombria - explicação no canal
ua-cam.com/video/i8b0xU4-Ahk/v-deo.htmlsi=5OSHB4PvwT0tClCo
Krlh acabei de ver a serie da netflix, pesquisei no Google algumas vezes, e me parece a recomendação do seu vídeo. Esses algoritmos tão cada vez mais refonados
Nesse sentido de manter o equilíbrio em meio a perturbações que não dão trégua, não vejo diferença entre o conjunto de astros que compõem o universo e o conjunto de células que compõem o corpo humano (por exemplo).
Eu acho incrível como as pessoas conseguem descobrir esses negócios sendo que para ir até lá, ver tudo e voltar levaria milhares de anos e gerações.
Estar com vc sim, deve ser uma verdadeira viagem estelar!
@@ValcirleiLimamuuuuu
@@eternos7220 kkk. Sempre aparece um virjão nos comentários.
@@ValcirleiLimasempre aparece um emocionado em comentário de mulher comprometida
@@eternos7220 E sempre aparece um comentário de alguém que não lhe perguntaram nada.
Deu saudades agora das aulas de dinâmica não linear. Mapa de Poincaré, bifurcações e muito mais.
Daí me veio uma coisa a mente, a ideia de multiverso como mostrado pela ficção, onde existiria um outro universo com algumas poucas diferenças desse, é praticamente impossível. Pois se no big bem desse outro universo alguma partícula se comportasse 0,0001% de forma diferente ja seria suficiente para nunca formar as estrelas e consequentemente os elementos como conhecemos.
Somos a combinação perfeita de incontaveis acontecimentos.
Sempre termino o vídeo achando que entendi. 😂😂
Maratonei a Serie da netflix O Problema dos 3 corpos e esse video me aparece :3 Serie mt boa inclusive
Comecei assistir agr, tô gostando
@@After_Darkness Eu assisti um e não consegui parar mais
@@julianolorenzini1559 tô indo pro segundo EP agr,no começo a série n me impressionou muito,mas o final do primeiro EP me deixou muito curioso pra ver mais,ainda mais pra mim que gosto de série com ficção científica
@@After_Darkness O primeiro episódio é meio morno mesmo, mas quando as coisas começam a se encaixar fica mt bom. Espero que saia novos episódios logo, não me conformo com esse final
@@julianolorenzini1559 Sim mn,o que eu gostei tbm que foi aquele ator que faz o policial tbm tá no filme perdido em Marte,que é um filme que eu gosto muito
É um problema caótico! hehehe - essa frase resume meu entendimento - mas é sempre incrível ver cada video dele!
Eu pensava que o problema dos 3 coporpos tinha haver com o marido chegando mais cedo do trabalho
Isso é realmente um problema kkkkkkk
Esse problema é a maior prova que existe um Criador por trás de todas as coisas
alguém aqui depois de ver a serie da Netflix?
Com tudo isso até agora, eu acordei que existe a possibilidade de se chegar a uma conclusão dessa equação com mais um cálculo que não foi percebido para por junto s ela ou que ainda não se descobriu também!
Por isso a falha (ou buraco) nela!
Pode ser bem isso também! 🤨🤔🙂😉👍🏻✌🏻😊
Muito bom professor, amooo ❤
Fico orgulhoso de ter dedusido a lagrangeana e hamiltoniana das eq. de pendulo duplo pra uma prova da faculdade... levou so 2 dias e um total de 8 paginas escritas, mas fiz na força do odio
O problema dos três corpos será quando minha mãe descobrir que eu e meus irmãos quebramos a planta dela. 😢
quando adicionamos três ou mais corpos massivos em interação gravitacional, o aumento da entropia também pode ser um princípio relevante para entender a evolução desses sistemas. A entropia é uma medida da desordem ou da aleatoriedade em um sistema, e a adição de mais corpos a um sistema já complexo como o dos três corpos pode aumentar ainda mais essa aleatoriedade.
No contexto do problema dos três corpos, a entropia pode ser associada à imprevisibilidade dos movimentos dos corpos celestes. Mesmo em sistemas iniciais bem definidos, como três estrelas em órbita, ao longo do tempo, pequenas variações nas condições iniciais podem levar a comportamentos extremamente divergentes e não previsíveis devido à sensibilidade às condições iniciais, um conceito conhecido como o "efeito borboleta".
Essa complexidade e imprevisibilidade dos movimentos, em última análise, estão relacionadas ao aumento da entropia no sistema, onde a crescente aleatoriedade dos movimentos das partículas (neste caso, corpos massivos) reflete um aumento na entropia do sistema como um todo. Essa conexão entre o problema dos três corpos e o aumento da entropia mostra como princípios fundamentais da física, como a segunda lei da termodinâmica, podem ser aplicados e explorados em sistemas astronômicos complexos.
Para resolver esse problema creio eu que deveriam definir as constantes presentes do problema de 2 corpos e definir as variaveis presentes como a densidade, massa, campo gravitacional, e calcular a interação de todos os corpos como uma solução para o de 2 corpos porem com a definição de AB, BC e CA. Assim a somatória dos valores aplicados aos 3 parametros de 2 corpos pode ser definido como valor aproximado do de 3 corpos.
Perfeitamente😉...
Pronto! O problema está resolvido. Como esses asnos não pensaram nisso antes?
Loos, como sempre, impecável em suas explicações. 👏👏👏
Não conhecia esse problema! Muito massa!
Sensacional obrigado cara, isso me dá um prazer enorme!
Eu amooooo poder entender isso tudo, tenho muita facilidade de aprender essas coisas, basta me explicar que eu entendo e tiro conclusões próprias, inclusive a do conversando com minha inteligência artificial rs
E as pessoas ainda tentam fazer relacionamento a 3 funcionar...
Vim aqui depois que assisti 3 episódios da série da Netflix. Mesmo ter cusado só até o ensino médio quase consigo entender esses fenômenos. Acho fascinante.
Quem voltou por conta da série?
Acontece que ninguém ninguém abordou o problema da forma correta ainda!
Dormi em 3 minutos. Mágica! Adorei esse canal 😂😂😂😂
Traduzindo, até o momento não existe uma fórmula matemática singular para realizar o calculo dos 3 corpos e por isso, é necessário realizar um novo calculo sempre que um corpo afeta o outro. Não é que é impossível chegar a um resultado por período, é apenas muito mais difícil, podendo até mesmo haver possibilidades infinitas e não um final fechado como acontece em uma órbita tradicional. Isso é o que eu entendi pelo menos.
Eu tentei entender. Juro que tentei.
Meu querido, apesar de sua brilhante e usual didática, a cada dia vejo que sabemos menos do que pensava. Mas te ver explanando, já é um prazer. Sucesso sempre! Aha, o seriadinho é bem.legal
Sabo muito 🙅🏻♂️
Pedro, te acompanho no UA-cam e spotify.
Quero te perguntar algo, custei a formular a pergunta, mas acho que consegui: Somos poeira de estrelas e temos consciência de nossa existência, quer dizer que tinha consciência no meio dessa poeira?
Nada se cria, tudo se transforma. Então é possível que a consciência exista antes de nos?
Caramba Pedro, tinha visto a serie chinesa a uns 12 dias atrás e fiquei pensando em recomenda, mas você foi mais rápido ou léu minha mente🤨.
Pedro neurônios
Sim, convenceu, é muito incrível esse problema
Nossa Pedro que vídeo em, parabéns pelo trabalho 🌟
Quando estava no bacharelado em matemática, lembro de descrever cônicas como conjuntos equidistantes entre duas circunferências. Peguei as equações das órbitas elípticas dos planetas e suas órbitas eram aproximadamente conjuntos equidistantes de um ponto dentro do Sol e uma circunferência aproximadamente na posição da órbita do planeta mais distante (ou do cinturão de asteróides). Como se as trajetórias de cada planeta fossem percursos sendo igualmente atraídas para o Sol e para o planeta mais distante. Acabei indo para a álgebra e vi pouco de geometria diferencial... Mas se pá poderia usar esses conjuntos para descrever algo do problema de 3 corpos.
Viajante do tempo: pisa num inseto
Linha temporal: Kurt Cobain fisico fazendo video no youtube
Dentro do problema dos três corpos existe algo que fale da hipotese de algum corpo fazer um movimento de rotação excentica variando seu centro gravitacional alterando ainda mais a influencia dentre os outros corpos ? Sucesso. Valeu !
Achei interessante. Entendi até o minuto 2. Depois fiquei só ouvindo mesmo pq já tinha me perdido.