Obrigado Wellington, realmente esse vídeo ficou bem longo, tive até que acelerar um pouco 😂 Mas pretendo fazer outro, talvez fazendo um bloco para a comunicação. Ainda estou pesquisando a respeito.
Flavio, boa noite. Fiz alguns vídeos da IHM comunicando com o Codesys / PLC500 e com os inversores. Seria essa sua dúvida ou algo mais específico? Dependendo do que for posso providenciar algum exemplo.
Bom dia, Professor Realizei testes em bancada exatamento conforme o video, utilizando CFW500-- aconteceu uma pequena diferenca, na ABA geral de configuração da porta RS485 (mestre), onde temos porta COM,Baudrate, paridade,bits de dados e stop bits, somente porta COM e Baudrate tem influencia, os demais parametros para qualquer configuração que utilizo, consigo comunicar com o CFW500 somente em P311=1. Portanto alterando estes valores na porta rs485 do mestre , qualquer paridade, qualquer bits de dados e qualquer stop bits a comunicação ocorre.
Muito estranho, o Stop bit até funciona em 1 ou 2 (tanto faz), e dependendo do equipamento. Já a paridade, tem 50% de chance de dar erro na comunicação. (pq é 1 bit que fica em 0 ou em 1). As vezes você até comunica (por sorte), mas assim que qualquer valor muda já dá algum erro. Vou ver se uma hora consigo fazer esse mesmo teste que você fez. Mas se um dia fizer um projeto real, na dúvida procura deixar certo.
Bom dia Professor, ótima aula nos vídeos postados e agora eu preciso de ajuda pra saber qual cabo eu devo comprar para programação do modelo TWDLCAA24DRF e como conseguir o software de programação para esse modelo? Obrigado!
Boa tarde. Procura no mercado livre como "cabo de programação Twido". Mas antes de comprar, confirma com o vendedor se atende o modelo desse CLP. Como é um CLP antigo, já descontinuado é bom perguntar antes. Não sei dizer se o software dele era pago ou gratuito, mas normalmente quem vende o cabo deve ter o software também.
Flavio, boa noite. Dá uma olhada nesse vídeo depois. Fiz um monte de maneiras diferentes de comandar o Inversor, inclusive usando um botão incrementa/decrementa. Deve te ajudar no que você precisa. ua-cam.com/video/htqjwwvpyz4/v-deo.htmlsi=DWi7wIKqcA6noBGH
Bom dia Prof. Parabens pela aula Testei a comunicação como disse mas o icone do Control Win não aparece nos dispositivos, tentei fazer o scan mas tb não encontrou Tenho que habilitar alguma coisa a mais no Codesys?
Ronildo, boa noite. Obrigado pelo comentário ! Sobre seu problema, tenta abrir o controlWin pelo menu iniciar > Codesys > CODESYS Control Win V3 - x64 SysTray (se instalou o Codesys 64 bits). Veja se o aplicativo abre ali próximo do relógio do Windows. Outra Alternativa seria tentar abrir o Codesys Softmotion Win (nesse caso ele abre um aplicativo, naquela tela do prompt de comandos). Mas na hora de selecionar o CLP, deve escolher a CPU ControlWin Softmotion também. Ouvi dizer também que alguns softwares podem gerar conflitos, como o SoMachine da Schneider, então nesse caso só se instalar por uma máquina virtual para separar as instalações.
Muito Top o conteúdo porém tentei replicar esse teste mas não tive sucesso. Tente alguma função ou configuração no codesys que bloqueia essa comunicação?
Na comunicação serial qualquer detalhe pode fazer a comunicação não funcionar, seja na configuração do mestre (PLC) ou do escravo (CFW500). Uma sugestão, tenta primeiro fazer a simulação por exemplo usando o EBPRO (IHM) como mestre do CFW500. Só para certificar que o lado do CFW500 está com os parâmetros corretos. Tem vários vídeos aqui no canal que eu mostro como fazer essa comunicação. Funcionando, você vai ter certeza que o lado do CFW500 está tudo certo, e vai conseguir focar somente no Codesys.
Não tenho certeza, mas parece que esse inversor só aceita uma comunicação proprietária deles. No manual abaixo (pg10) www.tecdriver.com.br/arquivos/POWER%20FLEX%204%20E%2040.pdf diz que existe um conversor para Modbus. Cód 1769-SM2. "Compact I/O Module - Provides 3 channels that can be individually configured for Single, Multi-Drive, and Modbus RTU modes" Parece ser um gateway que você instala externamente. literature.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/um/1769-um013_-en-p.pdf Mas era bom confirmar com o pessoal da Rockwell.
O parametro P683 no CFW500 é o setpoint de velocidade via rede serial. Só que esse setpoint de velocidade no CFW500 tem que ser escrito em 13 bits = 2 elevado a 13 = 8192 = 60Hz no motor = 1800RPM se for um motor 4 polos. Por isso que quando uso P683=4096 a velocidade do inversor vai para 30Hz. Se tivesse um motor ligado ali ele ia girar a 900RPM e assim por diante.
Na página 30 do catálogo fala que a velocidade do parâmetro P683 é com a resolução de 13 bits indicada pelo professor. Aí usa-se uma regra de 3 para definir os valores, como indicado na resposta do PLCeDrives static.weg.net/medias/downloadcenter/h54/he7/WEG-CFW500-bacnet-manual-comunicacao-10007961179-pt.pdf
Boa tarde. Fiz exatamente como vc fez no vídeo mas não obtive sucesso. Aparece um triângulo vermelho ao lado do CFW500 e tem a mensagem de "O barramento não está funcionando." Obs.: uso um conversor que não é Weg.
O conversor USB-Serial pode ser de qualquer marca. Eu mesmo usava um da Novus, mas acabei perdendo, e agora só tenho esse da Weg. Tenta ver se o windows reconheceu o conversor normalmente, se puder até testar com algum outro programa (Ebpro por exemplo). Não esquece também que provavelmente o seu notebook/PC vai reconhecer a porta COM em outro valor diferente do meu do vídeo. Tem que fazer todas essas configurações para funcionar.
Não fica verde não até achei estranho, mais depois venho qual seria a falha vi que estava com problema no barramento, agora tenho que descobrir qual parte da configuração fica esse barramento.
Bom dia, professor, tenho uma ihm weintek e ativei o codesys nela. Tentei de diversas formas ativar as portas seriais no codesys, para usar a Modbus RTU diretamente nele, mas não consegui. A única forma que vejo é usar a 485 no EB pro e transferi-las via tag. Se tiver outro jeito de configurar direto no codesys, poderia compartilhar. OBS. Desculpa o pular algumas aulas hehehe sou apavorado e já tenho projetos pra isso 😁
Gilson, boa noite. Boa pergunta, não sei como as portas de comunicação se comportam, se o Codesys pode usar essas portas seriais ou não. Infelizmente não tenho essa IHM, mas vou ver se arrumo alguma para teste.
Tô adorando essa sequência de vídeos professor parabéns muito bom mesmo
Valeu Jodeci. Vem muito mais vídeo pela frente!
Vários temas top desenrolado num só vídeo, bem explicado e objetivo. Parabéns Professor. Mais um vídeo excelente. Show
Obrigado Wellington, realmente esse vídeo ficou bem longo, tive até que acelerar um pouco 😂
Mas pretendo fazer outro, talvez fazendo um bloco para a comunicação. Ainda estou pesquisando a respeito.
@@plcedrives Ficou muito bom mestre. Valeu
Boa tarde! Estou aprendendo muito com seus videos.
Valeu Eder, obrigado por acompanhar o canal e bons estudos!
Bom dia professor! Que aula top , gostei muito desse conteúdo irei acompanhar todas suas aulas e agradecer por compartilhar os conhecimentos.
Obrigado Jrf Fabiano. 👍
ótima aula professor ! parabens
Obrigado Gilvan! Valeu por acompanhar o canal.
muito bom msm esta de parabéns.!!
Muito obrigado, obrigado por acompanhar o canal.
Muito bem explicado.
Obrigado Ozorio 👍
boa tarde professor otima aula,tenho uma duvida como faço para monitorar ou executar os parametros na IHM
Flavio, boa noite.
Fiz alguns vídeos da IHM comunicando com o Codesys / PLC500 e com os inversores. Seria essa sua dúvida ou algo mais específico?
Dependendo do que for posso providenciar algum exemplo.
Muito bom mesmo! Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado 👍
Bom dia, Professor
Realizei testes em bancada exatamento conforme o video, utilizando CFW500-- aconteceu uma pequena diferenca, na ABA geral de configuração da porta RS485 (mestre), onde temos porta COM,Baudrate, paridade,bits de dados e stop bits, somente porta COM e Baudrate tem influencia, os demais parametros para qualquer configuração que utilizo, consigo comunicar com o CFW500 somente em P311=1. Portanto alterando estes valores na porta rs485 do mestre , qualquer paridade, qualquer bits de dados e qualquer stop bits a comunicação ocorre.
Muito estranho, o Stop bit até funciona em 1 ou 2 (tanto faz), e dependendo do equipamento.
Já a paridade, tem 50% de chance de dar erro na comunicação. (pq é 1 bit que fica em 0 ou em 1). As vezes você até comunica (por sorte), mas assim que qualquer valor muda já dá algum erro.
Vou ver se uma hora consigo fazer esse mesmo teste que você fez.
Mas se um dia fizer um projeto real, na dúvida procura deixar certo.
Muito boa essa aula
Obrigado
Parabens por Essa Aula Aula
Bom dia Professor, ótima aula nos vídeos postados e agora eu preciso de ajuda pra saber qual cabo eu devo comprar para programação do modelo
TWDLCAA24DRF e como conseguir o software de programação para esse modelo?
Obrigado!
Boa tarde.
Procura no mercado livre como "cabo de programação Twido". Mas antes de comprar, confirma com o vendedor se atende o modelo desse CLP. Como é um CLP antigo, já descontinuado é bom perguntar antes. Não sei dizer se o software dele era pago ou gratuito, mas normalmente quem vende o cabo deve ter o software também.
colocar o valor em um numeric entri na ihm para crementar e decrementar o inversor frequencia
Flavio, boa noite. Dá uma olhada nesse vídeo depois. Fiz um monte de maneiras diferentes de comandar o Inversor, inclusive usando um botão incrementa/decrementa. Deve te ajudar no que você precisa.
ua-cam.com/video/htqjwwvpyz4/v-deo.htmlsi=DWi7wIKqcA6noBGH
OBRIGADO@@plcedrives
Bom dia Prof. Parabens pela aula
Testei a comunicação como disse mas o icone do Control Win não aparece nos dispositivos, tentei fazer o scan mas tb não encontrou
Tenho que habilitar alguma coisa a mais no Codesys?
Ronildo, boa noite. Obrigado pelo comentário !
Sobre seu problema, tenta abrir o controlWin pelo menu iniciar > Codesys > CODESYS Control Win V3 - x64 SysTray (se instalou o Codesys 64 bits). Veja se o aplicativo abre ali próximo do relógio do Windows.
Outra Alternativa seria tentar abrir o Codesys Softmotion Win (nesse caso ele abre um aplicativo, naquela tela do prompt de comandos). Mas na hora de selecionar o CLP, deve escolher a CPU ControlWin Softmotion também.
Ouvi dizer também que alguns softwares podem gerar conflitos, como o SoMachine da Schneider, então nesse caso só se instalar por uma máquina virtual para separar as instalações.
Muito Top o conteúdo porém tentei replicar esse teste mas não tive sucesso. Tente alguma função ou configuração no codesys que bloqueia essa comunicação?
Na comunicação serial qualquer detalhe pode fazer a comunicação não funcionar, seja na configuração do mestre (PLC) ou do escravo (CFW500). Uma sugestão, tenta primeiro fazer a simulação por exemplo usando o EBPRO (IHM) como mestre do CFW500. Só para certificar que o lado do CFW500 está com os parâmetros corretos. Tem vários vídeos aqui no canal que eu mostro como fazer essa comunicação.
Funcionando, você vai ter certeza que o lado do CFW500 está tudo certo, e vai conseguir focar somente no Codesys.
boa noite ! uma duvida ! consigo fazer essa aplicação com um inversor de frequencia power flex 40 da allen bradley ?
Não tenho certeza, mas parece que esse inversor só aceita uma comunicação proprietária deles.
No manual abaixo (pg10)
www.tecdriver.com.br/arquivos/POWER%20FLEX%204%20E%2040.pdf
diz que existe um conversor para Modbus. Cód 1769-SM2.
"Compact I/O Module - Provides 3 channels that can be individually configured for Single, Multi-Drive, and Modbus RTU modes"
Parece ser um gateway que você instala externamente.
literature.rockwellautomation.com/idc/groups/literature/documents/um/1769-um013_-en-p.pdf
Mas era bom confirmar com o pessoal da Rockwell.
Olá. Não entendi esses valores para que colocou no Codesys para definir o Hz ?
O parametro P683 no CFW500 é o setpoint de velocidade via rede serial.
Só que esse setpoint de velocidade no CFW500 tem que ser escrito em 13 bits = 2 elevado a 13 = 8192 = 60Hz no motor = 1800RPM se for um motor 4 polos.
Por isso que quando uso P683=4096 a velocidade do inversor vai para 30Hz. Se tivesse um motor ligado ali ele ia girar a 900RPM e assim por diante.
Na página 30 do catálogo fala que a velocidade do parâmetro P683 é com a resolução de 13 bits indicada pelo professor.
Aí usa-se uma regra de 3 para definir os valores, como indicado na resposta do PLCeDrives
static.weg.net/medias/downloadcenter/h54/he7/WEG-CFW500-bacnet-manual-comunicacao-10007961179-pt.pdf
Boa tarde. Fiz exatamente como vc fez no vídeo mas não obtive sucesso. Aparece um triângulo vermelho ao lado do CFW500 e tem a mensagem de "O barramento não está funcionando." Obs.: uso um conversor que não é Weg.
O conversor USB-Serial pode ser de qualquer marca. Eu mesmo usava um da Novus, mas acabei perdendo, e agora só tenho esse da Weg.
Tenta ver se o windows reconheceu o conversor normalmente, se puder até testar com algum outro programa (Ebpro por exemplo). Não esquece também que provavelmente o seu notebook/PC vai reconhecer a porta COM em outro valor diferente do meu do vídeo. Tem que fazer todas essas configurações para funcionar.
Show
Hj até tentei algumas vezes fazer essa configuração só que o meu inversor não comunicou com o plc.
Na hora que colocou o CLP em RUN, aquelas 3 itens da RS485, Modbus e do inversor ficaram verde?
Não fica verde não até achei estranho, mais depois venho qual seria a falha vi que estava com problema no barramento, agora tenho que descobrir qual parte da configuração fica esse barramento.
Bom dia, professor, tenho uma ihm weintek e ativei o codesys nela. Tentei de diversas formas ativar as portas seriais no codesys, para usar a Modbus RTU diretamente nele, mas não consegui. A única forma que vejo é usar a 485 no EB pro e transferi-las via tag. Se tiver outro jeito de configurar direto no codesys, poderia compartilhar. OBS. Desculpa o pular algumas aulas hehehe sou apavorado e já tenho projetos pra isso 😁
Gilson, boa noite.
Boa pergunta, não sei como as portas de comunicação se comportam, se o Codesys pode usar essas portas seriais ou não. Infelizmente não tenho essa IHM, mas vou ver se arrumo alguma para teste.
leiga pumpers
Darcio, boa noite.
não entendi o que quis dizer.