Quem sabe um dia terei o prazer de ouvir por sua perspectiva sobre Judeus Sefarditas acolhidos no Brasil pós perseguições! Quem sabe um dia! Adoro suas contribuições!!! Muito obrigada!👏👏👏
Cara, vou assistir a esse vídeo mais inúmeras vezes. Muita informção sobre meu querido Espírito Santo. Tranzendo para a atualidade, essa história de "rouba, mas faz" ouvi muito na minha infância em Cachoeiro de Itapemirim sobre Ricardo Ferraço (pai).
Moro em Vila Velha, bem próximo à Prainha, onde Vasco Coutinho atracou. É sempre bom ouvir algo sobre meu ES, tão pouco fala, porém tão belo e rico, não só em história, mas também em fauna e flora.
Assistí você no Porchat. Lembrando de voce, Pedrão, Alcione e Di, de Londrina.. acompanho seu trabalho, lí alguns livros seus e vejo sempre o Buenos Ideias. Fico feliz. Grande abraço
Moro no Es e sou apaixonada por essa linda terra, tanto as praias quanto as suaves montanhas, têm encantos incríveis, sem contar com a culinária, cujo prato principal é a MOQUECA, que sendo de peixe, camarão ou mexilhão, simplesmente imperdível!!!
Adoro seus vídeos, tenho passado por alguns dias difíceis na minha vida e tive que trancar minha faculdade de psicologia por conta do valor, mas estou ficando muito interessado em cursar história para poder descobrir mais sobre como era o nosso país e mundo em geral, você inspira e muito com sua didática esplêndida e sempre utilizando seus princípios e sempre lutando por um país descente de se viver. Agradeço desde já por compartilhar seu excepcional conhecimento, e com seu humor deixa eu mais tranquilo durante momentos difíceis quando meu transtorno me ataca. Muito obrigado e que cada dia mais seu conhecimento chegue a muito mais pessoas para que possam entender o que se passa no nosso país! Parabéns!
Nasci, moro e trabalho em Vila Velha. Mais um vídeo sensacional! Tenho o sobrenome Coutinho e moro perto de onde grande parte das histórias relatadas ocorreram. Aqui temos monumentos de quase meio milênio, como a Igreja do Rosário e o Convento da Penha, ambos do Século XVI. Dom Jorge de Menezes era "Amado" pelos índios daqui, que eram dos mais aguerridos da costa brasileira, além de canibais. Dom Jorge (um dos primeiros milicianos da atual Região Sudeste) dá nome à uma rua do bairro Prainha, onde estava localizado o primeiro núcleo de habitação dos colonos europeus. Porém, tenho observações a fazer: A chegada de Vasco Coutinho e dos outros colonos se deu a 23 de maio de 1535 (Dia de Pentencostes, por isso nosso Estado traz o nome de Espírito Santo); Vitória foi fundada com a chegada dos colonos portugueses a 8 de setembro de 1551 (embora alguns historiadores sugiram 1550). Detalhe: os colonos foram postos para correr de Vila Velha, pelos temíveis Aimorés e se refugiaram em Vitória, que é uma ilha e naquele momento foi chamada de Vila Nova de Nossa Senhora da Vitória). Por fim: Vila Velha foi denominada, originalmente, de Vila do Espírito Sancto e depois Vila Velha, após o seu abandono por parte dos colonos, que, como acima descrevi, foram postos pra correr e se refugiaram na ilha de Vitória.
Por favor, conta a hitória de como os indígenas de Vila-Velha/Vitíra (ES), com auxílio, impediram os ingleses de invadir. Foi tanta a humilhação do capitão inglês, que ele se matou. Gostaria de ouvir sua pesquisa/narrativa sobre o acontecimento. Um abraço, professor!
Sou criado na rua Dom Jorge de Menezes, a Av Castelo Branco fica bem próxima, e meu pais estudou no Colégio Vasco Fernandes Coutinho. cresci no mesmo local que os primeiros colonos (invasores) viveram lá no século XVI.
Sou pernambucano e a única coisa que aprendi na escola sobre Duarte Coelho é que ele foi o primeiro donatário de PE e que foi um dos poucos que fez a capitania prosperar. Mais nada além disso. Seria maravilhoso descobrir mais sobre este nobre homem que foi tão importante para Pernambuco. Hoje temos uma das principais pontes do Recife com seu nome, (A ponte onde se instala o Galo da Madrugada durante o Carnaval).
Amuuu esses gritos dos gatos. Td massa,show de humor,sarcástico que só intelectuais como os brasileiros pela dignidade ja e não hipócritas fariseus de vdd verdadeira podem entender. Te amamos
Peninha adorei vc na live com Fábio Porchat falando sobre a história do Brasil, principalmente pq deram ênfase a história dos indígenas brasileiros, antes e depois de Cabral e fiquei mas curioso em saber como a influência e cultura do Tio Sam🇺🇸🇺🇸acabou diminuindo a influência da cultura indígena no Brasil, onde a classe média brasileira até os anos 80 pagava de hippies influenciados pela cultura indígena, caiçara e cabocla🏹🏹🌰🌰🏖🏖🐟🐟🌳🌳. Tb gostaria que vc falasse sobre o Ernesto que é primo distante de Luzia que pertence ao povo Sambaquis considerado o carioca mais antigo registrado e o nome Ernesto é em homenagem ao paleontólogo e pesquisador Ernesto Salles Cunha.
Kkkkkk inteligência,humor e história de primeira qualidade....! Sempre que têm um "Capetão" na história o negócio da errado! Sou fã do seu canal Eduardo! 😍😍😍😍😍
VC é um herói Peninha. A gente vota no Lula tira o Bozo, e já no dia 1 de Janeiro de 2023 começamos a apontar as possíveis cagadas que vem por aí. Gratidão parabéns pela coragem nesse momento difícil que vivemos
Ele conta com tanta riqueza e habilidade que parece capítulo de novela. De documentário-novela. Vi uns ótimos no streaming. Temos tanta história para contar!
Peninha,os índios da região de Vitória eram chamados também de "Cricaré" e esqueci...vou lembrar (deve ser a erva maldita rsrs). P.S.o Episódios repercute "muito mal" por aqui e por isso também AMEI!!
Para assistir ao episódio sobre O Homem de Maluco, que Eduardo Bueno manda ver no meio deste episódio, tive que pesquisar. Se na hora que Peninha mandou assistir APARECESSE UM CARD para clicar na tela...
Minha pena é uma leve folha, folha de capim limão.Abano ao vento e sinto cheiro, do meu doce chimarrão.Água quente nunca falta, e nem lenha pro fogão. Na cuia, arrumo o mate com cravo e canela com a ponta do dedão.Bebo e proso, passo de mão pra mão.Nas noite frias, Flores de Marcela no travesseiro, coberta de penas, e de palha o colchão.
Nossa, o vício em tabaco do Vasco é famoso entre nós capixabas.. mas eu n sabia que ele tinha esse currículo incrível antes de se aventurar por aqui.. fiquei com a impressão que a capitania quaase deu certo, rsrs
@@henriquebarboza2190 todos os países tiveram as suas guerras, que calúnias para essa gente que construiu um país enorme, riquissimo e unido que os brasileiros herdaram de mão beijada, sempre têm ainda a oportunidade de ir viver para a selva com os índios que ainda não têm acesso a todos os confortos da civilização...
@@williandefragabueno exato, na Europa houve muito mais batalhas e guerras sangrentas do que no Brasil que tem tido estabilidade riqueza e que foi herdado dos portugueses de mão beijada encontramos que: Hans Staden (1525 - 1576) foi um aventureiro mercenário alemão do século XVI. Por duas vezes, Staden esteve no Brasil, entre 1547 e 1549 como artilheiro mercenário. onde participou de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses e seus aliados indígenas e onde passou nove meses escravo dos índios tupinambás... Vasco Fernandes Coutinho (Portugal, 1490 - 1561) foi um fidalgo português. Foi o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo. Partiu de Lisboa em uma embarcação sozinho a bordo, a maioria degredados, entre os quais se incluíam dois nobres: D. Jorge de Meneses e D. Simão de Castelo Branco. Vasco Fernandes Coutinho lidou com circunstâncias extremamente difíceis, integrou-se com os povos nativos... "O donatário chegou em 23 de maio de 1535, com cerca de 60 pessoas, desembarcou em algum ponto do litoral de Vila Velha e deu o nome à terra de Espírito Santo, pois era dia de Pentecostes...." "Veio também o fidalgo Duarte de Lemos, que havia se destacado em campanhas militares na Ásia e muito ajudou Coutinho no combate aos índios. Em 15 de julho de 1537, recebeu de Coutinho a doação da Ilha de Santo Antônio, local da futura Vitória. Duarte de Lemos concedeu terras de sua ilha a outros colonos. Segundo Jaboatão, após a paz com os índios, Coutinho retornou a Portugal para tratar da exploração de minerais preciosos no interior da Capitania. A administração ficou a cargo de D. Jorge de Menezes e foi desastrosa, pois os índios voltaram a atacar. Destruíram fazendas e mataram muitos colonos, incluindo o próprio D. Jorge de Menezes. D. Simão de Castello Branco passou ao comando, mas também morreu em outro assalto dos índios...."
"Quando é que a gente vai se livrar dos capitães !!!" Boa pergunta. Esta parece ser mesmo uma sina dos brasileiros e hoje, mais do que nunca, fica evidente que a culpa disso é dos próprios brasileiros - alguns deles é verdade, mas que hoje mesmo apóiam o "seu capitão de estimação" com unhas e dentes".
@@gomesproculo9249 Rapaz, o erro número um dos bolsominions é achar que quem é contra o capitão é porque é de esquerda. Você mesmo acabou de cometer este erro. Acontece que eu não sou de esquerda apenas não sou bobo. Eu estou vendo o que este "cidadão" está aprontando pro nosso país.... e não é boa coisa.
O curioso é que estão prontos para matar e morrer por um miliciano desqualificado, mas isto tem explicação, é carência e das braba mesmo, nada que uma grave crise não resolva.
A podridão começa em cima. Nas normas sociais, na exemplaridade. O que me parece é que uma elite cobiçosa de derrubar a Amazônia, de privatizar o sistema Brás e de promover o próprio culto religioso com a máquina do governo está enlouquecendo, manipulando, parte da massa. O pior é que esses caras são muito poderosos. E ficam cada vez mais à medida que nos desindustrializamos, deixamos de investir e adiamos reformas "a melhor".
Gosto do dom do peninha de ir e voltar na história inteligentemente com capacidade de dizer tudo e não dizer nada. Se vivermos no mundo da lua não seremos capazes de entende-los, ainda bem que em 2022 o povão da geral em sua maioria se polítiZou 🌻e veem muito histórias do passado que peninha mesmo ensina com maior graça e não entediante. 🤩❤🌵🌻🌵🌲🌳🦂🦟🪰🪱🦠💐🌸💮🕷🕸🪳🐜🐝🪲🐞🐌🦋🐙🐋🦚🦜🐍🐸🐊viva todos os biomas e viva a nação mais rica em tudo no mundo 🌎 ❤
Essas histórias da história do Brasil de capitanias é muito interessante. Nada de épicos, nada de epopéia, nada de ser um conto mitológico da formação de um povo. É tudo muito "humano", trivial, comum, cheio de erros, piadas prontas, vergonhas-alheias e sofrimentos de pessoas ruins, comuns e quase-boas. Adoraria ver num destes "seriados Netflix" esse período. Sugiro até o nome: que tal "Capitanias"? Pode usar streamers, não ei de reinvindicar propriedade.
A data da chegada de Vasco Fernandes Coutinho sempre foi ensinada das escolas do Espírito Santo como sendo 23 de maio (e não março como falado no vídeo). É até um feriado estadual.
Grande Mestre Bueno. Sempre do lado certo da Historia! Genial!!!
Parabéns querido. Aprendo todo dia com vc. Obrigada.
Sou capixaba mto top o conteúdo... isso tinha que ser ensinado na escolas!!!!
Viva os Goytacazes uhuuuuuu
Quem dera hoje tivessem muitos destes hoje em dia.
Eita, só vc para ensinar e fazer rir junto s 🌺🌺🌺
Boa, quem não tem dinheiro conta história, e quem tem não sabe viver.
Ansiosa por mais esse livramento..
Muito bom aprender sobre o meu Estado! Viva o Espírito Santo!
Quem sabe um dia terei o prazer de ouvir por sua perspectiva sobre Judeus Sefarditas acolhidos no Brasil pós perseguições! Quem sabe um dia! Adoro suas contribuições!!! Muito obrigada!👏👏👏
Cara, vou assistir a esse vídeo mais inúmeras vezes. Muita informção sobre meu querido Espírito Santo.
Tranzendo para a atualidade, essa história de "rouba, mas faz" ouvi muito na minha infância em Cachoeiro de Itapemirim sobre Ricardo Ferraço (pai).
Maravilhosa a História
Moro em Vila Velha, bem próximo à Prainha, onde Vasco Coutinho atracou. É sempre bom ouvir algo sobre meu ES, tão pouco fala, porém tão belo e rico, não só em história, mas também em fauna e flora.
Eduardo! Seu canal é muito importante para mudar a educação no Brasil 👏
Uma maravilha.
Assistí você no Porchat. Lembrando de voce, Pedrão, Alcione e Di, de Londrina.. acompanho seu trabalho, lí alguns livros seus e vejo sempre o Buenos Ideias. Fico feliz. Grande abraço
Moro no Es e sou apaixonada por essa linda terra, tanto as praias quanto as suaves montanhas, têm encantos incríveis, sem contar com a culinária, cujo prato principal é a MOQUECA, que sendo de peixe, camarão ou mexilhão, simplesmente imperdível!!!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽hoje estou te ouvindo bem❤
Parabéns Bueno!
A história da colonização do Espírito Santo é incrível.... a resistência dos Goitacazes acho que não comparação na história no Brasil.
O NOSSO CAPITÃO SABE DEFENDER O NOSSO BRASIL !!!!
Tá mais que na hora de criar vergonha na cara, idade tu tens pra isso,se liga !!!
Fico impactada que estes homens em um época em que os transportes eram tão mais raros e perigosos viajavam muito mais que eu!
A história é a ciência que estudo o passado, para melhor compreendermos o futuro. Ótimo vídeo Eduardo!! 👏🏽
Adoro seus vídeos, tenho passado por alguns dias difíceis na minha vida e tive que trancar minha faculdade de psicologia por conta do valor, mas estou ficando muito interessado em cursar história para poder descobrir mais sobre como era o nosso país e mundo em geral, você inspira e muito com sua didática esplêndida e sempre utilizando seus princípios e sempre lutando por um país descente de se viver.
Agradeço desde já por compartilhar seu excepcional conhecimento, e com seu humor deixa eu mais tranquilo durante momentos difíceis quando meu transtorno me ataca.
Muito obrigado e que cada dia mais seu conhecimento chegue a muito mais pessoas para que possam entender o que se passa no nosso país! Parabéns!
Nasci, moro e trabalho em Vila Velha. Mais um vídeo sensacional! Tenho o sobrenome Coutinho e moro perto de onde grande parte das histórias relatadas ocorreram. Aqui temos monumentos de quase meio milênio, como a Igreja do Rosário e o Convento da Penha, ambos do Século XVI. Dom Jorge de Menezes era "Amado" pelos índios daqui, que eram dos mais aguerridos da costa brasileira, além de canibais. Dom Jorge (um dos primeiros milicianos da atual Região Sudeste) dá nome à uma rua do bairro Prainha, onde estava localizado o primeiro núcleo de habitação dos colonos europeus. Porém, tenho observações a fazer: A chegada de Vasco Coutinho e dos outros colonos se deu a 23 de maio de 1535 (Dia de Pentencostes, por isso nosso Estado traz o nome de Espírito Santo); Vitória foi fundada com a chegada dos colonos portugueses a 8 de setembro de 1551 (embora alguns historiadores sugiram 1550). Detalhe: os colonos foram postos para correr de Vila Velha, pelos temíveis Aimorés e se refugiaram em Vitória, que é uma ilha e naquele momento foi chamada de Vila Nova de Nossa Senhora da Vitória). Por fim: Vila Velha foi denominada, originalmente, de Vila do Espírito Sancto e depois Vila Velha, após o seu abandono por parte dos colonos, que, como acima descrevi, foram postos pra correr e se refugiaram na ilha de Vitória.
Acompanhe mais sobre a história do Estado do Espírito Santo no nosso canal. Abraço
Obg por mais uma aula!!
Historia, humor, inteligencia e ainda por cima , anarquista, no puro significado da palavra. Me identifico 100%...sou fã... Excelente canal!
TOP
Sugar Blues. Baita livro 👏🏼
Por favor, conta a hitória de como os indígenas de Vila-Velha/Vitíra (ES), com auxílio, impediram os ingleses de invadir. Foi tanta a humilhação do capitão inglês, que ele se matou. Gostaria de ouvir sua pesquisa/narrativa sobre o acontecimento. Um abraço, professor!
Sou criado na rua Dom Jorge de Menezes, a Av Castelo Branco fica bem próxima, e meu pais estudou no Colégio Vasco Fernandes Coutinho. cresci no mesmo local que os primeiros colonos (invasores) viveram lá no século XVI.
amo suas aulas dinâmicas .
Mais um grande episódio que só aqui se conhece.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🌟
Parabéns pela dinâmica do episodio! Super fluido!
Viciada, não consigo parar de assistir... obrigada 😍🥰
Adoro, explica de forma fácil,
Sensacional! 🤘🏻🤘🏻
Sou pernambucano e a única coisa que aprendi na escola sobre Duarte Coelho é que ele foi o primeiro donatário de PE e que foi um dos poucos que fez a capitania prosperar. Mais nada além disso. Seria maravilhoso descobrir mais sobre este nobre homem que foi tão importante para Pernambuco. Hoje temos uma das principais pontes do Recife com seu nome, (A ponte onde se instala o Galo da Madrugada durante o Carnaval).
Sou de espírito santo, sou cabela verde kk com muito orgulho kk e esse Vasco coutinho aqui e so a escola técnica kkkk
Amuuu esses gritos dos gatos. Td massa,show de humor,sarcástico que só intelectuais como os brasileiros pela dignidade ja e não hipócritas fariseus de vdd verdadeira podem entender. Te amamos
Peninha adorei vc na live com Fábio Porchat falando sobre a história do Brasil, principalmente pq deram ênfase a história dos indígenas brasileiros, antes e depois de Cabral e fiquei mas curioso em saber como a influência e cultura do Tio Sam🇺🇸🇺🇸acabou diminuindo a influência da cultura indígena no Brasil, onde a classe média brasileira até os anos 80 pagava de hippies influenciados pela cultura indígena, caiçara e cabocla🏹🏹🌰🌰🏖🏖🐟🐟🌳🌳. Tb gostaria que vc falasse sobre o Ernesto que é primo distante de Luzia que pertence ao povo Sambaquis considerado o carioca mais antigo registrado e o nome Ernesto é em homenagem ao paleontólogo e pesquisador Ernesto Salles Cunha.
Nossa, vou procurar pra ver.
Caraaaa, tu é um ótimo professor, uma pessoa engraçadíssima e extremamente inteligente aos meus olhos. Parabéns à você e sua equipe de produção.
Sempre cirúrgico
Te amamos Eduardo bueno ❤👏🎆🤔Tem comentários desnecessários que não merecem nem DESLIKES.
VIVA A educação geral,viva a democracia e a dignidade já
Kkkkkk inteligência,humor e história de primeira qualidade....! Sempre que têm um "Capetão" na história o negócio da errado! Sou fã do seu canal Eduardo! 😍😍😍😍😍
VC é um herói Peninha. A gente vota no Lula tira o Bozo, e já no dia 1 de Janeiro de 2023 começamos a apontar as possíveis cagadas que vem por aí. Gratidão parabéns pela coragem nesse momento difícil que vivemos
Maravilhoso episódio Mestre Peninha
Ele conta com tanta riqueza e habilidade que parece capítulo de novela. De documentário-novela. Vi uns ótimos no streaming. Temos tanta história para contar!
Joia, Xará!!!!! Que continue com boa saude e energia para produzir episodios tao vigorosos e saborosos!!!!
Eu amo esse canal!
Também gosto.
@@rosahelenaleao9890 oba 🤝
39kg de po no avião da comitiva presidencial! Kkkkkkkkkk
E nao era açúcar
a esquerda é mancomunada com o narcotráfico e esse infrator já era íntimo do Lula.
Sou capixaba e sempre ouvi essa história. No estado do Espírito Santo, o donatário era nada santo rsrsrs
fala sobre Potosi e a sua importância para o processo de globalização, não há quase nada na Internet, a não ser na History Channel.
Adorei o trocadilho entre os capitães!! Rsrsrs
Sucesso
Peninha,os índios da região de Vitória eram chamados também de "Cricaré" e esqueci...vou lembrar (deve ser a erva maldita rsrs).
P.S.o Episódios repercute "muito mal" por aqui e por isso também AMEI!!
Otimo video!
Tudo isso vc encontra no livro capitães do Brasil do próprio Eduardo Bruno. Super indico a leitura de todos !
quando as coisas melhorarem eu compro o Box dele com os 4 livros.
Para assistir ao episódio sobre O Homem de Maluco, que Eduardo Bueno manda ver no meio deste episódio, tive que pesquisar. Se na hora que Peninha mandou assistir APARECESSE UM CARD para clicar na tela...
Bom dia amigos e Prof Peninha 😃👍🏻
Maravilhoso comentário!!! Eu fumo sempre que assisto... Por mim tu poderias fumar também...é só dizer que é" tabaco"
O conteúdo eh ótimo , o Peninha eh gênio e a edição eh show!
É impressionante a quantidade de canalhas existentes na história do Brasil.
Infelizmente eles conseguem ter um lugar no meio da nossa sociedade até hoje.
@@EddyFusilli verdade
Valter Marienzo
explique melhor ?!
@@valtermarienzo3537 quem construiu o enorme Brasil, unido, e riquíssimo que os brasileiros herdaram de mão beijada?!
@@marie3587 mãos escravas, e até hoje é assim.
só queria coleção brasilis volume 5
Peninha, mesmo você sendo Comunista nos pensamentos e capitalista na forma de ganhar dinheiro, continuo sendo seu fã, você é o melhor 😂😂.
" O canalha Bispo Sardinha." Viva os indígenas! ✊🏼 Amo as ironias!!! 😛
Vou ver se o vídeo O homem de maluco... muito maluco literalmente mesmo ... doidio... doidinho, um miseráveis
MBueno!
Have you made an episode about the de Queiros family?
SHOW
"Timing"perfeito.
Minha pena é uma leve folha, folha de capim limão.Abano ao vento e sinto cheiro, do meu doce chimarrão.Água quente nunca falta, e nem lenha pro fogão.
Na cuia, arrumo o mate com cravo e canela com a ponta do dedão.Bebo e proso, passo de mão pra mão.Nas noite frias, Flores de Marcela no travesseiro, coberta de penas, e de palha o colchão.
Viva a democracia e a poesis
Faça sobre Paulo Salim Maluf.
leia o livro O CAPITÃO MOURO,
Salve Bueno exigem Capitães e capetoes
Peninha, rio Mucuri não divide os estados, divisa fica mais ao sul um pouco
Brasil, o país dos capitães!
E já cantávamos : é nesse vai e vem que a gente se dá bem … que a gente se atrapalha 😂
Moraes Moreira cantando sintonia
Gostei Do Vídeo.
SOU MILICIANO E SEU FA EDUARDO
Edição cada episódio melhor, parabens á equipe ! Assisto todos os vídeos.
Achei que fosse sobre ele mesmo, o episódio! 🤣🤣😝😜
Nossa, o vício em tabaco do Vasco é famoso entre nós capixabas.. mas eu n sabia que ele tinha esse currículo incrível antes de se aventurar por aqui.. fiquei com a impressão que a capitania quaase deu certo, rsrs
Quando é que vamos nos livrar dos capitães? De todos não sei, mas alguns começarão a cair domingo.
Foi em 23 de MAIO e não março que Vasco Coutinho desembarcou em Vila Velha. Anota as datas, cara. O que importa são as datas kkk sou seu fã, Peninha!
Peninha, bem que vossa mercê poderia fazer um vídeo sobre o General Golbery de Couto e Silva.
Triste história do Espírito Santo. Não tenho mais tanto orgulho de ser capixaba.
Cara, se tu ver a história de todo lugar, tu vai desistir de viver, a história é forjada em sangue, nao tem o que fazer kkkkkkkk
@@williandefragabueno E tem gente que ainda romantiza e torna bonito tudo isso.
@@henriquebarboza2190 todos os países tiveram as suas guerras,
que calúnias para essa gente que construiu um país enorme, riquissimo e unido que os brasileiros herdaram de mão beijada,
sempre têm ainda a oportunidade de ir viver para a selva com os índios que ainda não têm acesso a todos os confortos da civilização...
@@williandefragabueno exato, na Europa houve muito mais batalhas e guerras sangrentas do que no Brasil que tem tido estabilidade riqueza e que foi herdado dos portugueses de mão beijada
encontramos que:
Hans Staden (1525 - 1576)
foi um aventureiro mercenário alemão do século XVI. Por duas vezes, Staden esteve no Brasil, entre
1547 e 1549
como artilheiro mercenário.
onde participou de combates nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente contra navegadores franceses e seus aliados indígenas e onde passou nove meses escravo dos índios tupinambás...
Vasco Fernandes Coutinho (Portugal, 1490 - 1561) foi um fidalgo português. Foi o primeiro donatário da Capitania do Espírito Santo.
Partiu de Lisboa em uma embarcação sozinho a bordo, a maioria degredados, entre os quais se incluíam dois nobres: D. Jorge de Meneses e D. Simão de Castelo Branco. Vasco Fernandes Coutinho lidou com circunstâncias extremamente difíceis, integrou-se com os povos nativos...
"O donatário chegou em 23 de maio de 1535, com cerca de 60 pessoas, desembarcou em algum ponto do litoral de Vila Velha e deu o nome à terra de Espírito Santo, pois era dia de Pentecostes...."
"Veio também o fidalgo Duarte de Lemos, que havia se destacado em campanhas militares na Ásia e muito ajudou Coutinho no combate aos índios. Em 15 de julho de 1537, recebeu de Coutinho a doação da Ilha de Santo Antônio, local da futura Vitória. Duarte de Lemos concedeu terras de sua ilha a outros colonos.
Segundo Jaboatão, após a paz com os índios, Coutinho retornou a Portugal para tratar da exploração de minerais preciosos no interior da Capitania. A administração ficou a cargo de D. Jorge de Menezes e foi desastrosa, pois os índios voltaram a atacar. Destruíram fazendas e mataram muitos colonos, incluindo o próprio D. Jorge de Menezes. D. Simão de Castello Branco passou ao comando, mas também morreu em outro assalto dos índios...."
"Quando é que a gente vai se livrar dos capitães !!!" Boa pergunta. Esta parece ser mesmo uma sina dos brasileiros e hoje, mais do que nunca, fica evidente que a culpa disso é dos próprios brasileiros - alguns deles é verdade, mas que hoje mesmo apóiam o "seu capitão de estimação" com unhas e dentes".
CLAUDIO. NEM COM TODA REZA BRAVA E SACRIFICIO DE CRIANÇAS. VOCÊS ESQUERDIOTAS VAO SE LIVRAR DO CAPITAO!
@@gomesproculo9249 Rapaz, o erro número um dos bolsominions é achar que quem é contra o capitão é porque é de esquerda. Você mesmo acabou de cometer este erro. Acontece que eu não sou de esquerda apenas não sou bobo. Eu estou vendo o que este "cidadão" está aprontando pro nosso país.... e não é boa coisa.
O curioso é que estão prontos para matar e morrer por um miliciano desqualificado, mas isto tem explicação, é carência e das braba mesmo, nada que uma grave crise não resolva.
A podridão começa em cima. Nas normas sociais, na exemplaridade. O que me parece é que uma elite cobiçosa de derrubar a Amazônia, de privatizar o sistema Brás e de promover o próprio culto religioso com a máquina do governo está enlouquecendo, manipulando, parte da massa.
O pior é que esses caras são muito poderosos. E ficam cada vez mais à medida que nos desindustrializamos, deixamos de investir e adiamos reformas "a melhor".
Como fumavam tabaco nesta época, no cachimbo, na palha etc?
Seria interessante uma playlist com todos os vídeos aqui do canal em ordem cronológica. Só acho. 😆
Quero ser vc quando crescer! 👏👏👏👍
Uau...a história se repete?!
Espero que no próximo domingo nos livraremos de mais um capitão. AMÉM
ALELUIA 🍾🍸🍻🍺🍷🍀🍀🍀
🙏
Apareceu o kelmo padre estranho, merece um episódio.😂😂😂
Sair de um Capitão Miliciano pra um Ladrão Barbudo que quer se passar como papai Noel 🤦🤦 Aaaaah Bostil Varonil !!!! MALDITO SEJA DEODORO
Amém!
Peninha faz um vídeo sobre a cisplatina
Eu gostava mesmo desse canal no tempo que ele falava de política. Tu só falou de história. O que tudo isso tem em comum com os fatos atuais?
Tem simplesmente tudo a ver. Uma coisa é a causa da outra.
Contém ironia??
Gosto do dom do peninha de ir e voltar na história inteligentemente com capacidade de dizer tudo e não dizer nada. Se vivermos no mundo da lua não seremos capazes de entende-los, ainda bem que em 2022 o povão da geral em sua maioria se polítiZou 🌻e veem muito histórias do passado que peninha mesmo ensina com maior graça e não entediante. 🤩❤🌵🌻🌵🌲🌳🦂🦟🪰🪱🦠💐🌸💮🕷🕸🪳🐜🐝🪲🐞🐌🦋🐙🐋🦚🦜🐍🐸🐊viva todos os biomas e viva a nação mais rica em tudo no mundo 🌎 ❤
Essas histórias da história do Brasil de capitanias é muito interessante. Nada de épicos, nada de epopéia, nada de ser um conto mitológico da formação de um povo. É tudo muito "humano", trivial, comum, cheio de erros, piadas prontas, vergonhas-alheias e sofrimentos de pessoas ruins, comuns e quase-boas. Adoraria ver num destes "seriados Netflix" esse período. Sugiro até o nome: que tal "Capitanias"? Pode usar streamers, não ei de reinvindicar propriedade.
Hummmm, quer dizer que essa situação NEFASTA DE CAPITÃO E MILÍCIA começou aqui no ES??? Que sacanagem....
Pior que isso, só sendo uma melancia azul por fora.
Quando vamos nos livrar dos Capitães? Só sei de um, 2 de Outubro de 2022!
Viciada estou eu nesse canal!!!
A data da chegada de Vasco Fernandes Coutinho sempre foi ensinada das escolas do Espírito Santo como sendo 23 de maio (e não março como falado no vídeo). É até um feriado estadual.
Fala Peninha, excelente! Apenas corrija: a divisa do ES/BA não é o rio Mucuri. Nunca foi.