CONVERTER 12VCC EM 110VCA USANDO UM TRANSFORMADOR. VEJA NA PRÁTICA.
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Link para acesso ao manual e compra dos multímetros da linha GEF, segunda linha HT:
🔗 bit.ly/multime...
__________________________________________________
Link para adquirir a Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytd-p...
Link para adquirir a Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytd-p...
Link para adquirir a Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytd-p...
__________________________________________________
Gostaríamos de agradecer a AMPERI Soluções Industriais pela parceria com o canal Eletricity, onde foi possível entregar mais esse excelente conteúdo para vocês.
A AMPERI tem como missão garantir a integridade dos profissionais de manutenção do setor elétrico brasileiro e impulsionar o mercado com soluções, suprimentos e recursos que geram economia, eficiência energética, otimizam a rotina de manutenção e previnem acidentes de trabalho.
Com um time de especialistas em manutenção elétrica industrial, ferroviária e sistemas fotovoltaicos, identifica oportunidades de crescimento com adequações técnicas que cumprem as exigências ABNT NBR e, além disso, propiciam soluções flexíveis para a elétrica industrial.
Se quiser saber mais sobre a AMPERI e os produtos que ela comercializa acesse o link abaixo:
🔗 bit.ly/amperi-...
__________________________________________________
Receba conteúdos da Eletricity direto no seu e-mail! Cadastre-se através do link abaixo:
🔗 bit.ly/cadastr...
__________________________________________________
👇 Se liga nos nossos conteúdos 👇
🔌 linktr.ee/Elet...
__________________________________________________
Será que é possível transformar 12VCC em 110 VCA com um transformador? Quer saber a resposta na teoria e na práticas?
Um transformador de 110 para 12V tem funcionamento muito simples. Aplicamos 110VCA em um dos lados e temos 12VCA do outro. Se fizermos o processo inverso, ou seja, aplicarmos 12VCA em um lado, temos 110VCA do outro.
Será que se usarmos uma bateria automotiva no lado de 12V teremos também 110V do outro lado?
O que a teoria nos diz?
Quando temos uma bobina em corrente alternada, temos a presença do que chamamos de impedância que é composta por resistência e reatância indutiva (XL) que é a oposição à passagem da corrente elétrica oferecida por uma bobina. Assim como a resistência, ela é medida em ohms, e pode ser calculada através da fórmula: 2xπxfxL
Veja que temos duas constantes, o número 2 e π. Além disso o valor da reatância está relacionado com a indutância L e com a frequência. Em corrente alternada, 60Hz por exemplo, temos um valor de reatância que em conjunto com a resistência nos dá um valor de impedância e é por isso que não temos curto circuito quando ligamos tensão nos terminais de um transformador.
No caso da corrente contínua, a frequência é zero, sendo assim não temos reatância e restaria o valor da resistência elétrica do condutor. Ao conectar a bateria automotiva no lado de 12V do nosso transformador, teremos a circulação de uma corrente elétrica que pode ser obtida através da lei de ohm I=V/R.
Como não temos variação da tensão, também não teremos variação de fluxo e a corrente deve aquecer os condutores, mas não haverá tensão no secundário do transformador. (veja a parte prática no vídeo)
Ajude o canal Eletricity a continuar trazendo teoria com muita prática. Compartilhe este vídeo com um amigo, se inscreva e deixe seu like.
Não se esqueça de nos seguir também nas redes sociais Facebook e Instagram.
Quer adquirir um multímetro GEF?
Nós deixamos um link no início desta descrição que vai te levar para uma página onde você poderá analisar qual modelo atende às suas necessidades. Escolhendo o modelo, basta clicar no link de compra para ser direcionado para a página de escolha de forma de pagamento no Mercado Pago.
Tudo simples, rápido e direto com a Amperi Soluções Industriais, parceira do canal Eletricity.
Até a próxima!
💡 Se liga na #eletricity 💡
__________________________________________________
Produção e Edição.
🎬 Adoniran Freitas
🎬 Afrânio Freitas
🎬 Maecilei Leal
🎬 Dálcio Araújo
__________________________________________________
Apoio:
Life Print Company.
💻 printcompany.co...
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Parabens por mostrar por completo, tem muita gente mentindo nos videos para ganhar visualizaçoes, eles mostram experimentos por uns segundos e enganam a muitos...like merecido.
Uma aula de 3 ou 4 horas dada em 5 minutos, que Deus te abencoes .... Vou confessar que a parte teórica não é muito o meu forte mas as vezes fazia falta lá na oficina então eu tinha que recorrer as velhas apostilas kkkkkk
A pratica sem teoria é como atirar no escuro só por sorte voce acerta o alvo
@@xama0553 sim! um complementa o outro....
@@josejesus6507 Mas tambem a teoria bem interpretada poupa tempo e aumenta a qualidade do serviço e por consequencia o profissional tem a sua reputação reconhecida.
@@xama0553 concordo!
@@josejesus6507 "disconcordo".
Tanto projetos com baita transformador desse,e o professor liga até fumegar todo,eu quando era técnico até 2005 odiava até quando perdia um simples fusível.ERA UM MÃO DE VACA.(PO ISSO Q É BOM TER GRANA).SIGO SEMPRE ESTE CANAL GRATO PELAS AULAS,AOS 73 ANOS ESTOU SEMPRE APRENDENDO. INDAIATUBA SP. EDGARD DIAS.
Você era cuidadoso amigo ,mas mesmo quem tem dinheiro não desperdiça as coisas ali ele deixou a fonte afogar para uma demonstração visual .
Este canal não tem comparação ,melhor de todos em matéria de elétrica
Esse canal é sem dúvida um curso de Engenharia elétrica de excelência e totalmente gratuito!
Parabéns , professor Adoniram! O serhor é fera demais!
Aguardando o vídeo que vocês vão falar sobre continuidade entre Terra e neutro !
Em eletrônica existe um circuito chamado "cortador" ou chopper, que faz exatamente isso que o nobre apresentador fez com o interruptor. Parabéns pelo vídeo.
Isso mesmo queria lembrar o nome valeu e o princípio de fontes chaveadas né mesno
O ELETRICITY merece o oscar de melhor canalque ensina sobre elétrica.
Sem dúvida, o melhor de todos.
Parabéns pela aula!
Para completar a explicação eu só adicionaria o seguinte: Para se converter corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA) é necessário o uso de um inversor de freqüência. O inversor usa de elementos eletrônicos (normalmente transistores) para chavear (o que você fez na mão aí no vídeo) a saída em 60 Hz. Assim com uma entrada de 12VCC consegue-se uma saída em CA, que depois é amplificada por um outro transformador para os 115/127 VCA.
Fica a dica: caso você use o inversor em equipamentos ultra-sensíveis (Um computador desktop, equipamentos médicos) ou equipamentos com motores (geladeiras, motores elétricos, etc...) seria mais interessante o uso de um inversor de senóide pura, ao invés de senóide aproximada!
#FicaADica! ;-)
Eu acho que você solucionou meu mistério! Então quer dizer que aquele placa que tem antes de um transformador em um inversor , consegue- se comprar separadamente? Essa placa converte 12v CC em 12v CA ,e qual é o nome dessa placa?
Valeu pela explicação da senóide. Uso um nobreak dos anos 90, que embora com deficiência, liga liquidificador, ventilador, laptop e tv.
Muito boa explicação encontrei uma resposta que estava procurando há vários dias em uma explicação de 5 minutos. Fantástico. Muito obrigado. Abraço.
Mais um super vídeo aula é impossível não sanar as dúvidas e aprender muito
Que aula fantástica, parabéns. ! Já perguntei a várias pessoas como que não ocorre culto circuito nos terminais dos transformadores e ninguém conseguiu explicar com clareza....
Top a dica... para os engenheiros de quintal que querem fazer inversores com bateria e transformador...
Sempre 100% este canal! Muito bom! Por isso que os circuitos de nobreak, por exemplo, existe componentes pra chavear e produzir uma corrente alternada quadrada (não senoidal) para obter 115vac. Desta forma nem todos os multímetros medem corretamente esta tensão, por ser forma de onda quadrada. Abraço.
Verdade, no meu nobreak a voltagem fica em torno de 47 V CA
Olá professor ! Muito boa a sua aula, pois mostrou na prática, a veracidade da teoria. Trabalhei por anos, no conserto de receptores de rádio valvulados, inclusive em locais desprovidos de energia elétrica, (zona rural). A única fonte de energia que se tinha, eram as baterias de automóveis, que eram carregadas através de um aerodínamo. Como se sabe, as válvulas termoiônicas precisam de uma tensão contínua na ordem de mais ou menos 100 volts em suas placas . Então, para se obter essa tensão, tínhamos que elevar a tensão contínua do acumulador, para atingir a ordem de 100 volts ou pouco mais. Para que isso fosse possível, se usava um vibrador eletromecânico provido de platinado, fazendo com isso pulsar a tensão da bateria, que assim passava por um transformador, sendo retidicada à seguir, para alimentar o +B. Nota: Ainda não haviam rádios transistorizados. De Pelotas RS, envio um abração ao senhor. Aldeir C. Neves.
Sem variação de fluxo magnético no primário, jamais sairá tensão no secundário. Um exemplo clássico de variação de fluxo com primário cc é a ignição de carros á platinado (chave), onde a bobina (semelhante a um trafo)tem tensão primário cc, c esta tensão variada (fluxo) através desse platinado (tem papel de chave), p q no secundário apareça uma tensão induzida alta p gerar a faísca nas velas e assim, o carro funcionar. Porém, qdo esse platinado desgasta, impedindo a variação do fluxo no primário da bobina, o carro n funciona.
Parabéns, nobre...
Abraço!!!
Explicação top
Parabéns professor Adoniran!
Ótima explicação
Deus abençoe pela dedicação de ensinar!
Deu um nó na minha cuca, rsrs. Gratidão Mestre Adoniram e Equipe Eletricity por mais uma Aula Super Detalhada.
Realmente a teoria vem práticas e a prática da teoria e ambas se completam... Boa aula
Que show de aula, parabéns Eletricity!!!!
Show, esses assuntos relacionados a impedância 👏🏻👏🏻
Antes absorvia a teoria e imaginava como seria a prática. Hoje com Eletricity absorvo os dois. Obrigado Adoniran!
Anos e anos de eng. Elétrica e muitos alunos ainda não entenderem! Parabéns pelo vídeo, mestre!
Primeiro vídeo que eu vi desse canal e já sou inscrito. Um abraço do RJ
Boa noite Professor Muito obrigado pelas novidades excelente conteúdo
Aula de engenharia elétrica afiada em!! Show
Aula incrível parabéns Deus abençoe sempre
Eu achei que teria que utilizar uma ponte retificadora em conjunto mas o resultado seria o mesmo . Otimo video 👍👏👏
O cara é fera mesmo, o top da elétrica.
Aula top. Cada dia melhor esse canal.
Muito bom esse canal mesmo os cara tá de parabéns Deus abençoe e continue crescendo cada vez mais ótimo profissional
Muito bom gosto muito de assistir suas vídeo aulas , excelente fonte de conhecimento parabéns pelo Bom trabalho que você faz
Sempre soube disso agora não sei como
Acho q foi das vídeo aulas que estão no UA-cam
( Viagem na eletricidade )
2 horas de muito aprendizado
Pra fazer esta comutacao vc pode usar alguns componetes eletronico como resistores laranja laranja vermelho (IRF 3525)
mosfetes 3306 ou outros da pra fazer esta oscilação de 50 0u 60Hz
Porem a aula e muitoooo top show de bola
(Irf 2805)no caso você usaria ele como chave?
como elétrica é imprevisível em alguns casos né
1transformador que trabalha com 110vca e não esquenta. e vc liga 12vcc com 40ah esquenta. Demais
muito bacana o teste
Chow esse vídeo,,,,,,senti o cheiro de queimado,,,e da logica em prática valeu.....
Adorei mostra na prática como resolver o problema como na bobina automotiva, pois lá acredito que o ocorre essa transformação.
Mais um vídeo sensacional !
Me desculpe ter apagado a pergunta. Não era algo tao importante. Mas esse canal e top!
Interessante que os nobreaks fazem esta façanha.
Você é um monstro!!! Sensacional!!!
Que show de aula. Parabéns
Tenho um no break antigo, que uso como inversor para ligar lâmpadas led, ventilador e até liquidificador, com energia de duas placas solares 150 w e uma bateria automotiva de 60 A. O no break emite um certo ronco grave, mas a medida que aumento a carga ele silencia. É um sistema apenas emergencial.
O no break tem um circuito eletrônico que contorna esse problema apresentado pelo professor e tem uma bateria interna e saída para externas. O retorno é apenas em 110 V tendo 3 tomadas no no break.
Top . Muito bem explicado . Parabéns
Sem querer vc explicou o conceito de fonte chaveada, parabéns
Sempre com conteúdo inteligente !
Eu sou leigo no assunto tenho placas de energia solar em casa e eu estou pesquisando uma forma de transformar energia alternada de 110 V para em continua para alimentar baterias estacionárias, pois quero q estas sirvam de fonte para iluminação de emergência em caso de falha de energia. Dessa forma , busco por um vídeo mais simples , sem tantas teorias ....Poderia ser algo assim esse vídeo:
" Para transformar 110 V em continua . Vc precisa comprar o transformador "X" ligar essas pontas na tomada de 110 V e esses outras pontas "Y" e "Z" vc liga nos terminais da bateria para carregá-las. Compre um medidor "tal" pra vc ver se está cheio e depois compre um outro aparelho para converter energia continua em alternada .... e assim vai .Bem prático e objetivo
Excelente trabalho. Bem instrutivo.
Olá Prof. boa aula
Parabéns muitos bom espicaçao
Vi e ouvi tudo q eu queria valeu
Muito obrigado pela aula .
Muito bom, como sempre!
A tensão somente aparece no lado secundário do transformador no momento transitório. Isto quer dizer no momento que a chave é ligada e a tensão CC sai de zero para o valor máximo, no caso, 12V. É somente nesse momento que ocorre alguma variação. Assim como no final, ao desligar.
Isto é questão de concurso. Regime transitório.
Amei essa explicação
Muito bom, Adoniran!
Adoniran eu não achei, dentre os seus vídeos, um sobre INVERSOR alimentado por bateria automotiva, 12V, com vistas à suprir cargas de 127V, por exemplo, tendo-o como fonte alternativa de energia em caso de falta da concessionária.
Se, não o fez fica a minha sugestão e/ou pedido para fazê-lo. Inclusive, se puder fazê-lo, que a aula seja referenciada a um diagrama elétrico que o descreva.
Grato.
Obrigado professor!
Muito boa a explicação.
Mais um show de aula!!!
otima aula
grato
Só o canal Eletricity com o professor Adoniran pra mostrar pra nós, essas experiências, obrigado.
Show sua explanação.
Há muitos anos atrás, um amigo, já falecido, técnico em eletrônica, fabricava luz de emergência residencial, utilizando bateria automotiva como fonte alimentadora, que acendiam automaticamente na falta de luz, e normalizada a situação, apagavam e a bateria começava a se carregar, pois eram conectadas à rede da concessionária ( 127 ou 220V). Na época, ele explicou o esquema de funcionamento, só que não me recordo.
Vc teria como exemplicar na prática, essa situação ?
Obrigado, Nya Ullevi.
Deve ter usado algum tipo de inversor. Sistema semelhante a um nobreak.
nos videos em que vi isso funcionando se faz uso de um gerador de frequencia, convertendo dc em ac, daí se usa o transformador para aumentar a tensão, mas nunca testei na pratica, tambem vi usarem modulo de som automotivo com grande potencia, com processador de audio em senoide fixa de 60hz.
Muito bom o obrigado pela aula.
Obrigado pelo canal.
Muito top gostei 👏👏
Conteúdo top!!!!
Ótimo experimento!!!
Obrigado por me tirar essa dúvida
+1 inscrito
Legal. Campinas -- SP 14/12/21
Parabéns👏
Eu aprendi a reatância indutiva na prática quando liguei um transformador em uma ponte retificadora, estourou os diodos e fez uma fumaça maldita
😂
Parabéns
Muito bom !!!
Irmao parabéns pelo vídeo
Já caiu uma questão desse tema no concurso público que prestei uns anos atrás.
é possível sim transformar corrente contínua12V em corrente alternada 127 volts, no meu canal eu fiz dois inversor usando este tipo de transformador e deu super certo, gosto do seu canal tem conteúdo Os Incríveis.
Gostaria de fazer essa mudança só que com uma estufa de eletrodos de solda de 80V CC para 220
AC !! Qual equipamento é indicado para tal situação ?? 🤔
Professor..uma bobina que funciona com 12 v corrente contínua de um relé auxiliar, ela pode ser ligada direto sem alterações em um transformador de 12 v corrente alternada ou vice-verso?
legal o teste
Shalom tem sim usando um gerador solidal gerando frequência se pode usar um transformador os nolblak usam trasfondores
Isso eu já sabia .
No caso vi falar que se colocar a bateria e uma parada que não lembro o nome feita com transistores pra alternar a corrente antes do trafo da certo né faça um vídeo sobre
Siim, é ponte H inversora
Olá amigo parabéns pelo canal e a vídeo aula,🤔talvez eu esteja engando,mas não existi um componente q faz essa função de frequência liga desliga, não seria possível usa lo ?
Nossa!
Um brasileiro que estuda, que poe a coisa de modo técnico.
Queria dar mais de um like. Que pena.
É possível sim!
Utilizando um transístor NPN ligando corretamente o transístor irá produzir frequência e assim fará o transformador mudar de energia continua para energia alternada. Veja com o professor André Penha na eletrónica já eu já fiz e deu certo 100% e boa sorte uma boa noite.
Tipo a onda quadrada do inversor de frequência?
Só usar um relé de 5 pinos pra fazer um oscilador simples e ligar no transformador. Aí vai sair corrente alternada do outro lado.
🤝🤝👍Show de bola.
Eu vi fumaça, alguém mais viu?
@@jailtoncoras3794 Tbm
muito bom.
Oi amigo.
Obrigado pela informação.
Se puder, me retire uma dúvida.
Pode ser ligado um ferro de solda em um conversor 12/110 automotivo ?
Meu mestre!
Eu consegui sim e possível os 220 Ou mais pois uso um Catavento tem uns segredinhos de carregamento de energia de 24horas pra isso uso um transformador jogo nele. pois fiz um / jogo no transformador que eu mesmo Fiz jogo 25 corrente continuar E tenho 220volts corrente alternada aqui em casa Não sei porque disse isso🤦♂️ meus projetos 😏 da pra joga energia pra um bairro Inteiro 👍😉
Tem como mandar o teu projeto pra mim fazer ou não ou é comprado
O que vai gerar uma excitação de campo no secundário vai ser justamente a oscilação de tensão na bobina do primario, sem essa oscilação(frequência de onda) nao tem como ter valor de tensão no secundário pois o trafo é puramente indutivo e isolado.
Gostaria de saber se houvesse captado essa energia de um painel solar 12 volts ligado a uma bateria estacionária de também 12volts, através de um transformador igual a esse mostrado nesse vídeo, poderia ligar uma geladeira usando esse transformador?
Se essa placa de 12 volts tiver uma amperage baixa, ela poderia danificar a bateria, transformador e a geladeira?
Como é o certo de se montar esse circuito ?
Poderia ensinar?
Conversei com um vizinho que é engenheiro na semana passada e relatei a dificuldade de encontrar livros técnicos do 2° grau que ensinem a produzir eletricidade através da energia mecânica, usando um alternador ou dínamo e hoje, assistindo esse vídeo, vejo como é importante fazer livros técnicos. Muitos desses conceitos não estudei. .
Parabéns pelo seu vídeo.
Um inverso de frequência seria um dispositivo para gera frequência na tensão assim a resistência não propagaria um aquecimento
Esse e o princípio de um invesrsor de frequência usado em bancos de baterias para. Painel solores e diversas outra aplicação como fontes chaveadas
Muito bem
Me tire uma dúvida, se ao invés de usar corrente continua usar um outro trafo de 12v alternado na entrada desse trafo qual seria o resultado da saída do trafo desse vídeo?
Poxa que pena que não dá certo !
Eu estava animado no começo do vídeo.
Quando fiz curso de eletrônica em 2007, teria q ter um circuito pulsante,...