"nossa o bruno deve ta chapado pra posta um video assim kkkkk" esse é um formato/quadro que tenho nesse canal desde 2021. aqui a playlist pra quem quiser ver os anteriores: ua-cam.com/play/PLOwCU7rVZZTEEP4X73wn54iPzs7RYdu46.html
Curti o video, acho q acaba q as pessoas precisam de mais conteudos como esse, as pessoas podiam pensar mais nessas questoes acho q é bom pra compreender tudo q te envolve, questionar e refletir não é algo zuado, é um processo que um ser usa pra tentar compreender algo, ent achei o video mt bom mermo, pelo menos n sou o unico q para do nada no dia e começo a refletir sobre aleatoriedades rs.
Um dia, eu li em um livro que todo ser humano nasce como um filósofo, um amante do saber, alguem que questiona tudo e quer saber sobre tudo. Mas com o passar do tempo, se acostuma com o mundo e deixa esse lado adormecido. Isso é algo que eu já concordava, mas a forma de descrever ficou na minha cabeça, acho que o Bruno abordou isso muito bem nesse vídeo. Obrigado por levar essa palavra pro povão, Bruno Rataque
Eu lembro que no passado, eu adorava me questionar quanto à origem das coisas, principalmente de questões matemáticas, contudo, com o tempo e as coisas se complicando, simplismente me tornei passivo quanto às coisas do meu redor, aceitando tudo, desde as fórmulas gigantescas de matemática, quanto as próprias implicações da vida.
Diria que, quanto mais se pergunta mais se responde e portanto mais se amadurece, no entanto aquele que deixa de questionar apodrece antes de amadurecer.
@@weslleymoreira5257 discordo, pois nem todo conhecimento é válido, se o conhecimento não estimula a virtude não passa de um punhado de informações, o conhecimento virtuoso é aquele que vai de encontro com a verdade e quando à encontra é impossível nega-la. Recomendo buscar ler os debates que existiam nas universidades medievais, o alto nivel que era, notei a referência a igreja católica, mas ja debruçou nos tratados de Santo Agostinho, Santo Isidoro de Sevilha, São Tomás de Aquino, Ramon Llhu, os concilios, o metodo Trivium e Quadrivium. Não limite-se ao que fomos doutrinados na escola em repitir as mesmas coisas, esses nomes que mencionei recomendando é muito pouco ainda, existe muito mais, se puder ler em latim vai ficar muito mais claro pra vc oq está escrito pois ler algo numa lingua morta não abre brecha para erros de tradução, é aquilo e pronto
algo que muita gente vai achar brega e crinche, mas outros que precisam ouvir vão entender e refletir sobre isso, o assunto é muito interessante, parabéns pelo conteúdo. Continue melhorando
Não é apenas sobre questionar, é sobre questionar o próprio ato de questionar, é questionar as respostas dadas, é sobre questionar, a própria realidade ea nós mesmos...
7:33 o cara resumiu uma aula de autoconhecimento em um minuto: “ Mas você so conseguirá entender mais de si se você questionar a suas ações e seus pensamentos. ”
Gosto daquela frase do Wittgnistein: "Filosofar é como tentar descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre."
Eu acredito neste momento que com o passar do tempo e adquirindo cada vez mais informações e outras tarefas, acabamos perdendo o hábito de questionar por vários motivos: preguiça, acreditar que temos informações demais e por isso sabemos de tudo ou nos tornamos especialista em algo, conformismo etc. Além do fato de que também pode ser que não nos é reforçado este hábito (pedir para a criança para de questionar, não saber estimular etc.). Um dos hábitos que tenho tomado que me deixa no equilibrio entre "não aceitar tudo 100%" e "questionar até ficar triste" é entender que ninguém é "dono da verdade" o tempo todo e entender que as situações nunca vão ser a mesmas, pois é impossível acontecer da mesma forma (o tempo não será o mesmo, às vezes não acontece com a mesma pessoa, você não pensará o mesmo sobre x situação e por aí vai). Basicamente tudo é mutável e a gente precisa ver tudo como aprendizagem. É uma das formas de ver o mundo que me deu a oportunidade de deitar a cabeça no travesseiro a noite e descansar em paz sem a ansiedade me consumir :)
Eu acho que é muito importante questionar tudo até mesmo para evitar qualquer tipo de preconceito com outras pessoas. Curti a forma com que você desenvolveu o tema do questionamento que, na minha opinião , é o cerne da raça humana.
Isso me lembra um livro "o mundo de Sofia" onde nos primeiros capítulos os personagens começam incentivar o leitor a questionar tudo, muito bom recomendo
Opa Bruno. Muito bom esse tópico do questionamento, mas é bom não esquecer que pecar pelo excesso pode ser um problema avassalador. Rene Descartes comentou certa vez “Busque conhecimento, mas não muito pois ficará triste e não dormirá”, o que ele quer dizer é que questionar em excesso pode levar a crises existenciais e até perder seu tempo com coisas que não tem garantia de resposta. Falo isso por experiência própria também, por ficar muito tempo questionando coisas como “Qual o sentido da vida?”, “O que vem após a morte?” e coisas do gênero, me fez perder energia e tempo que poderia ser alocado num curso profissionalizante de algo que gosto ou trabalhar em hobbies, coisas que quero pra vida, etc. De forma alguma dispenso o ato de fazer inquirições, mas o excesso é uma dose de veneno que toda vez que se dar atenção, mais você arruina seu futuro.
Nietz já dizia que olhar muito ao abismo, ele olhará de volta a você. Esse ano eu estou passando por muitas coisas dessas e por crises existenciais, e entendi que algumas pessoas irão passar por isso e outras não e tá tudo bem, o importante é não ter nada em excessos como tu disse, pois a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose. Muito boa essa reflexão e também deixo meus 5 centavos de opinião.
Não acho que seja perda de tempo, acho que existe momento pra cada questionamento e que não há nada de errado ou negativo uma vez que você tem consciência sobre o momento correto de se questionar sobre cada coisa. Os questionamentos que você mencionou como exemplos de perda de tempo ou sem garantia de resposta e quaisquer outros que se encaixem na mesma categoria são, em sua maioria, questionamentos profundos que, ainda que sem respostas, podem levar à uma reflexão profunda, única e até emocional, fazendo com que valorizemos mais a vida, os simples momentos, e percebamos que não somos nada perante a imensidão do universo. Além disso, ainda podem levar ao desenvolvimento de habilidades do cérebro relacionadas à reflexão profunda sobre temas abstratos, da mesma forma que questionamentos com respostas tangíveis acarretam no aprimoramento das várias inteligências humanas. Assim sendo, têm têm sim seu propósito e vantagem. Refletir e se questionar é e sempre será positivo. Você é humano, não tem que ser e >não será< produtivo sempre. Você não está perdendo tempo algum por se questionar sobre o nosso propósito ao invés ir atrás de um curso profissionalizante. Da mesma maneira que esse tipo de reflexão não é sem valor, ser produtivo ou fazer um curso também não é tudo na vida. Ambos são importantes, valiosos e te compõe como indivíduo, o importante é saber pesar, dosar e entender o momento de investir em cada um. Não caia na 'lorota' que te contaram: Não existe fórmula para aquilo que te disseram ser o sucesso. Você e seu futuro não estão arruinados por conta de algumas horas de reflexão profunda. As coisas não são e nunca serão tão radicais e absolutas. O futuro é imprevisível e tudo sempre pode (e vai) mudar da noite para o dia. Quem você escolheu ser, aquilo que resolveu aprender/entender e a qualidade dos seus estudos (sua capacidade de se questionar sobre o desconhecido) é o que te compõe como ser humano e importam muito mais do que a quantidade de horas que você passou com a cara em um livro simplesmente por achar que deveria fazer isso. A vida pode ser muito mais leve do que isso, amigo. Se questione, sempre.
No dia a dia, não tenho ninguém para ter esse tipo de conversa, então é sempre bom achar um vídeo mais reflexivo como este. É pensando dessa forma que exercitamos nosso raciocínio e encontramos soluções para melhorar nossa qualidade de vida ou solucionar problemas.
É foda, quando eu era um mlk no inicio do fundamental eu perguntava de tudo, estudava muito, tentava papear sobre as questoes dificeis q eu tinha,mas fui excluido e taxado de nerd, estranho, doidinho da cabeça, otario e esquisitão, ae parei, mas ia ser daora simplismente passar na rua e encontrar um doido que nem eu pra trocar perguntas que nenhum dos dois tem respostas, e ce ta certo questionar ajuda na qualidade de vida,bom,pelo menos na mental eu acho.
7:43 epa! Esse vídeo está incrível, mas essa parte aqui em questão foi absurdamente proveitosa para mim. Agora posso conseguir chegar a lugares na minha mente, que antes não conseguia.
eu acredito que quanto mais questionamento se faz na vida, melhor ela fica, quanto mais voce busca saber sobre as coisas, mais rico o mundo fica e mais voce consegue se desprender das coisas ruins, além de que é uma busca quase infinita ja que, quando se responde algo, mais perguntas surgem em cima daquilo, por exemplo "por que o céu é azul?" pode parecer uma pergunta boba mas se voce responde ela da forma mais generalizada, como "por causa da forma com que os gases da atmosfera absorvem a luz", podem surgir tantas pergunta: "que gases são esses?, por que eles estão lá? por que absorvem dessa forma" e cada pergunta dessa abre mais um universo de conhecimento que voce pode buscar e isso da um brilho tão grande ao mundo
Adoro filosofia, e tem um canal (ateuinforma) que fala sobre questões sobre a realidade dentro da filosofia, materialismo X idealismo, é ótimo pra quem se propõe a escutar e entender. O canal tem discussões sobre política também, não de uma forma chata, mas muito cativante, vale muito a pena ver.
Acredito que o significado da vida é viver, tanto no lado positivo da palavra, quanto em simplesmente respirar/andar/comer/beber. Viver como quiser e como pode a dependet da época que nasceu, cuidar de uma casa, família, trabalhar, procriar e morrer, ou cedo ou na/de velhice. Questionamentos sempre houveram e há, mas o "segredo" é simplesmente viver. Conhecer novos lugares, distantes ou não do seu natal, novas pessoas. O que corrobora com isso é, porque uns nascem com tantos prazeres e outros com tanto sofrimento, alguns m0rrem em agonia, enquanto outros sorrindo? Simplesmente porque a vida não faz sentido..ou faz...
Cara, acho que esse vídeo é de um papel de grande importância, pois, desde que nos tornamos gente muito vai sendo podado desse ato e com todo o sistema em somos inseridas é, praticamente, impossível ter um tempo para questionar. As pessoas cada vez mais são moldadas para pensar no exterior e nunca no interior. Mesmo que esse vídeo não consiga mudar toda essa cultura podre que é criada para fazer as pessoas ficarem alheias de si mesmas, acredito que toda a mensagem e incentivo é um ótimo primeiro passo para todos aqui que estão ouvindo, então realmente, questionem tudo, assim vocês verão que a vida que os é apresentada é de uma visão tão rasa que é até deprimente, se começarem a estudar vocês e o mundo por meio do questionamento, vocês vão longe, e não falo isso em sentido da vitória que o capitalismo promove, que é o acúmulo de bens, mas uma vitória emocional e mental, coisa que é muito desvalorizada nessa sociedade, mas quando tu percebe, ao pensar assim, mesmo que esteja em um momento ruim vai estar melhor que muitos outros. Fica mais fácil de perceber as coisas que você quer, aquelas que nem a cor tu quer ver, e os ideais que você segue, é como se tornasse você mais você, e não um alguém que pode facilmente ser manipulado pelo todo. Então, louvem a dúvida. Amo esses vídeos que são mais sérios e profundos, Bruno, então, por favor, continue.
se questionar também é uma forma de aliviar a dor da vida, ao fim de um dia dificil vc deita na cama e se pergunta: "todas essas merdas, realmente importam tanto assim?" e quanto mais voce busca entender mais vc vai perceber que no fim são acontecimentos com efeitos passageiros na sua vida e se voce focar nas coisas boass que te acontece vai perceber que a vida é uma grande possibilidade e que voce pode tentar direcionar essas probabilidades buscando sempre algo melhor
você conseguiu me ajudar em um ponto que eu não tinha pensado em todo esse tempo, eu sempre tive um questionamento em relação aos meus pais: porque eles são do jeito que são? e eu realmente montei um quebra cabeça na minha mente pra tentar entender toda a raiva, arrependimento e frustração que eles tinham, e porque na maioria das vezes o alvo disso era eu, o problema é que, eu chego numa resposta, eu realmente consigo entender de onde vem o ódio e a desconfiança e realmente eles passaram por coisas horríveis sem nenhuma ajuda ou sequer um entendimento do próprio sofrimento, mas nesse momento eu travo, eu não sei oque fazer com essa resposta, eu ja tentei sim fazer eles entenderem que passaram por uma injustiça e que ninguém tem culpa disso, e que terapia seria um bom começo, mas minha mãe é analfabeta funcional, só fez o 5° ano do fundamental e perdeu a mae com 19 anos, meu pai foi extremamente mimado pelos pais ao mesmo tempo que sofria violência que na época era completamente justificável, hoje em dia ele é praticamente um alucinado conspiracionista, e eu sou uma pessoa tras não binário que se relaciona com pessoas do mesmo sexo, é como se tudo de desse pra dar errado aconteceu kekwkwskwk, mas apesar disso tudo, ver esse vídeo me deu uma pequena luz, em todo esse tempo de questionamento e reflexão eu quase nunca compartilhei esses pensamentos com meus amigos, até pela ideia de resolver meus próprios problemas por conta própria, mas acho que se eu pelo menos falar uma vez detalhadamente sobre tudo alguém consiga ter uma opinião que eu não pensei, uma visão disso tudo que talvez me de um pouco de paz. enfim desculpa pelo texto gramde bom dia e um abraço a todos \o/
Não consigo dizer com exatidão como e quando comecei a acreditar de forma tão zelosa nas coisas que me foram ensinados quando criança. De tanto questionar, uma das conclusões que tirei é que talvez eu "só sei que nada sei". É engraçado como essa pequena frase me fez repensar coisas que eu acreditava serem tão exatas.
Eu fazia muito isso e ainda faço esse questionamentos comigo msm, é bem esclarecedor fazer isso, vc começa a entender do pq que vc faz isso ou tal pessoa age assim, o pq acontece ou aconteceu isso. É bem daora.
Eu devo acordar cedo amanhã, mas sinto que esse vídeo vai fazer minha noite melhor Já dizia Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena, se a alma não for pequena"
8:40 isso me lembrou a época q fazia terapia (começo do ano) e minha psicóloga me incentivava a sempre fazer essa auto análise sobre seus sentimentos e atitudes pra tentar e poder se entender, e entender como vc mesmo age e pq age daquela forma, dps q eu consegui fazer isso percebi muita coisa, e ajudou muito sinceramente
Um tempo atrás li um livro, Fahrenheit 451, e nele tinha uma personagem exatamente assim, adorava questionar tudo e aproveitar a simplicidade. Depois que terminei de ler fiquei me perguntando quando que parei de ser assim, questionador acerca do mundo, quando parei de admirar a realidade nas coisas simples. Parece que perdi uma parte que me faz sentir estar vivo. Desde então, tento sair da conformidade de não questionar, tento o máximo do possível não aceitar tudo como algo absoluto. Se eu não me perguntar como o mundo funciona, permaneceirei para sempre na ignorância.
deixo aqui minha reflexão, um grande questionamento meu. Dentro de nossas possibilidades diante a vida em sociedade contendo nossa política quebrada, com fraudes e verdades sendo escondida do próprio povo, Somos direcionados a pensar da forma que eles querem, eles só deram um leque "grande" o suficiente para considerarmos isso a tal "liberdade", mas me diga então, o que lhe faz ser livre? Pois em meu ponto de vista estamos tão presos a tudo, se não às vontades de nossos familiares, ou patrões egoistas, somos escravos de nós mesmos na pura busca por desejos, sentimentos, sensações, de adrenalina e correndo de forma insesavel atrás de dinheiro, pois para muitos, dinheiro é sinonimo de liberdade. Eu não poderia discordar mais, a liberdade em si tá no que tu faz sem o dinheiro, faz por sua vintade intrínseca com a consciência do mundo que vive, mas esse tópico é sensível pois muitos nem possuem a consciência de classe em si, e é nítido vendo gente se pagando de bandido na internet enquanto o crime ocorre nas ruas, nas ruas existe a verdade, e o crime existe por tanta opressão sob nosso povo, e obviamente que não vão aceitar tudo calado, a revolta contra o sistema é nescessária, e não cabe a mim julgar o povo que optou pelo crime, mas cabe a NÓS julgar e ir contra o sistema que colocaram essas pessoas e os deixaram lá, com a precariedade e escasses de humanidade. Não considero nós como humanos pois falta muita humanidade. Julgam pois é mais fácil do que entender e somar na vida dela, se distanciam de problemas pois os problemas nos ensinam mas gostam de ser ignorantes, vivendo a própria verdade e só, focando em suas contas, dívidas e próprio futuro. Como podem pensar apenas no próprio futuro, visto que estamos num mundo a qual o próximo não tem valor, e nisso, cabe a nós nos valorizarmos como indivíduo e beleza, mas porque não valorizarmos o conjunto, o todo? Imagino que vocês se questionem diante a isso: "ah mas como vou viver sem minha casa, sem meu trabalho para pagar minhas contas e dar uma vida boa pra minha família?" Bom, você foi condicionado a ter esse estilo de vida, a qual nem é seu, justamente pela falta de auto questionamento, viver para pagar contas é de seu interesse puro? e com puro quero me referir a sua mais genuina vontade e desejo de vida, creio que não, ninguém gosta de trabalhar mais do que viver e isso é fato, sabemos que é nescessário e não, não sou um vagabundo e sem base para minhas dúvidas, visto que aos 19 planejei sair de casa, aos 20 já moro com minha namorada, e essa solidão passou a me reconstruir como pessoa, meus questionamentos internos nunca deixaram meu ser, e nesse estado de solidão, pude me perguntar "o que eu quero? pra onde quero ir? qual meu significado e meu propósito nesse mundo?". Me questionei sobre tudo isso, pois não aceito como muitos, viver visando apenas a construção de patrimônio e deixar herança para próximas gerações, ao invés de deixar bens materiais e coisas futeis, optei por deixar conhecimento, e agregar na caminhada pela mudança da vida coletiva, não apenas minha. Sim, devo me priorizar, devo me tratar bem mas dessa fase da vida eu já passei, mas deveriamos tomar um rumo visando o futuro não só nosso, mas de nosso povo, nossa nação, nosso pais. Nossos políticos e governadores miram em uma forma reativa de lidar com as coisas, logo, o povo que vota neles, também esperando mudanças, apenas reage após votar também, por isso é raro aqueles que agem por si sem esperar do pai, da mãe, dos filhos ou do próprio presidente algum resquício de mudança e melhora, o pobre é a maior % da população aqui no Brasil, e não entendemos ainda que juntos somos fortes sim, aprendemos a nos desvalorizar graças a essa nossa cultura de cão vira-lata sempre endeusando a grama do visinho e abaixando cabeça pra patrão, deveriamos fazer o possível dentro de nossos limites, e sendo sincero e bem realista, não chegamos nem perto de chegar na borda desse mínimo no quesito atitudes, e com atitudes não me refiro apenas a grandes feitos, uma conversa muda tudo, e quando foi a última conversa que tu teve com um estranho sem ser algo superficial pra caralho como "nossa, esfriou né" "nossa que calor", passe a colocar mentes para se questionar, pois o povo está muito acomodado ao estilo de vida adaptável diante ao caos, e não focados em lidar com o caos em si!. É como pensar numa fase de um jogo difícil, e vendo a dificuldade, vive opta por pensar da seguinte forma "putz, é difícil demais, não vou conseguir, vou apenas aceitar que é difícil e usar qualquer desculpa para o fato de eu não ter avançado no game". Porra, tu quer mesmo desperdiçar o que vem pela frente, por medo de agir? pela conformidade, trocando o incerto pelo conforto? se sim, esse meu comentário é justamente pra você, se resignifique, resignifique seu sentido de vida. E pra finalizar, obrigado pelo vídeo, como eu disse antes, fazer os outros se questionarem por si só, é um ato revolucionário.
Muito interessante seu comentário, li tudo com paciência e no final, tudo o que senti foi estar desnorteado, desespero, falta de propósito pessoal e niilismo, uma vontade crescente de não existir, sensação de exaustão e de pular fora do barco.
@guilhermehenrique1117 eu lhe entendo completamente, amigo, ser minimamente otimista levando todo o nosso contexto em conta, como situações climáticas catastróficas, nós sob mãos de políticos ignorantes e o povo cada vez mais alienado, é normal que surja essa vontade de pular do barco, não fazer parte desse caos todo. Como você, sinto isso o tempo todo, mas lembre-se, para o bem de sua saúde mental que a culpa das coisas não são suas, e se sentir desnorteado ou sem saber que rumo tomar, é mais normal do que imagina. Aceite esses pensamentos e eventualmente aprenderá algo com eles, mas uma coisa eu lhe falo, só de ter uma perspectiva diferente e mais humana, você já faz uma puta diferença, pois fazemos o que é possível, tentar mudar o mundo nas pressas não é viável , esperar que as coisas melhorem de um dia para o outro é um pensamento normal em um mundo onde tudo é pra ontem, sabe? geração dopamina instantânea espera mudanças no ritmo delas, vá com calma, respire, e entenda que o mundo tem seu próprio tempo. Mas suas atitudes como valorizar o que um morador de rua tem a falar, abraçar um amigo, fazer questão de valores que nos tornam humanos e estão cada vez mais distante, faz MUUUITA diferença, valorize o que tu deixa passar batido diante a correria da vida, a beleza tá na simplicidade e simplesmente à deixamos de lado, para focar em distrações. Se questione, mas também, de dê um tempo para simplesmente levar a vida de forma leve, fique bem, amigo 🫂
@@_gekyume_6331 O "levar a vida de forma leve" que é o problema, tudo parece uma questão séria aos meus olhos, ao invés de ser raso em qualquer assunto como a maior parte das pessoas, eu ouço reclamações de que eu sou extremamente detalhista em qualquer assunto, e isso me faz questionar de tudo, se eu tô no emprego certo, se eu escolhi a carreira certa, se eu tô estudando da maneira correta, se meu turno de descanso é o suficiente, se o simples fato de descansar não é perda de tempo... Fora as questões sociais, se eu sou uma boa pessoa pro cônjuge, pros pais, pra irmão, um bom profissional... Muitas questões, muitas dúvidas, muita insegurança e nenhuma certeza.
Esse comentario foi muito profundo, e tem uns questionamentos que eu me fiz a uns tempos atrás, e me fez conhecer Jesus. Já era de meu conhecimento que a vida não tinha sentido e que viver para acumular pratimonio seria minha realidade, mas não me contentei com isso e deixei de me apoiar apenas no meu próprio entendimento e busquei o conhecimento verdadeiro, ou seja, conheci Deus! O seu comentário foi preciso e de muito valor, parabéns!
A arte do questionamento pra mim foi uma das coisas que mais me ajudou na minha vida, em um certo período da minha vida eu estava muito perdido e não me perguntava o porquê disso, questionar a realidade que me apresentava e a mim mesmo foi a solução pra entender do pq as coisas eram como eram e me perguntar que ações eu poderia tomar pra solucionar
falando sobre a parte que você mencionou autoconhecimento e tentar entender a si mesmo: autoconhecimento dói. acho que é por isso que tanta gente se recusa a fazer terapia. conhecer o que você gosta e o que você mais rejeita profundamente é uma parada que tem que ser muito forte pra aguentar o rojão (ou como diria o tá dando onda: tem que ser muito macho pra sentar no ovo). EXCELENTE vídeo, concordo muito contigo. a gente tem que tentar entender o mundo (e a si mesmo também) diariamente. questionar é uma parada legal. acho que é uma pena que muitas pessoas, de diversas idades, pararam de praticar isso nos tempos atuais porque "a internet te dá tudo na mão já mastigado".
Para algumas pessoas, algumas famílias, alguns trabalhos.. questionar é visto como oposição, quebrando o status quo da autoridade hierárquica e isso tira a paz, pois mesmo que temporária ou ilusória as vezes é melhor que paz nenhuma.
Eu tenho orgulho de manter minha curiosidade de criança até hoje. Sempre que entro em um novo ambiente eu tento entender como aquilo funciona, qual o objetivo e etc... Por exemplo quando vou ao médico, eu pergunto pq isso acontece, como tal medicamento age, eu tenho muito prazer em aprender
O Bruno disse que uma das coisas tristes é que nunca saberemos 100% da resposta das coisas. Eu acho que isso é uma das belezas da vida. 9:24 sim essa é a magia!
Gostei do vídeo, o canal é d+. Creio q a luz seja pra emular um aconchego ou uma conversa ao redor da fogueira, mas tô na Bahia e essa luz me deu calor pra k⚡. Vlw Sr VR.
Aí, namoral! Gosto demais desse estilo de vídeo que tu faz, rataque. Essa proposta de postar um vídeo com um caráter mais reflexivo, exprimindo os seus pensamentos ou coisas que tu quer compartilhar sobre um determinado tema. Me sinto como se estivesse em uma roda de coonversa contigo, curto dmais essa linha de conteúdo
Você consegue ter amigos com tamanha profundidade? Pq eu tenho que deixar essa curiosidade em casa pra me relacionar. As pessoas costumam ser mais rasas. Kkkkk... chocada (positivamente) com seu caos corajoso e vivo! Isso é vida pra mim!
Que vídeo bacana de se ver, Bruno! Em meio a tanta correria o que devemos fazer é parar, e questionar. Não podemos nos deixar levar pelo cotidiano repetitivo e entender as coisas como "normais", nada é por acaso. Em meio a tantos questionamentos como jovem e ser humano, encontrei Jesus e hoje baseio minha vida em tê-lo como exemplo e em seguir suas escrituras. Uma coisa bem bacana é que na biblia diz que Deus colocou dentro de cada um de nós um senso de eternidade (Ec 3.11) e é por conta disso que bens terrenos, prazeres passageiros e conquistas financeiras não preenchem o vazio do nosso coração, fomos criados para algo muito maior. E foi através da fé em Deus que eu consegui entender: quem eu sou, qual meu propósito aqui na terra e o porque algumas coisas são como são. Então para todos aqueles corações inquietos e insátisfeitos com a vida, eu recomendo: Procure conhecer seu criador, o resto, se resolverá. "Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia." - William Shakespeare
Eu estava lendo decartes, e uma frase Duma explicação empírica que ele faz sobre o que é paixão me deixou abismado, e que é realidade ate hoje, o safado a mil e bolinha já sabia e hoje as pessoas não sabem que: "uma paixão em relação ao sujeito a quem acontece e uma ação em relação àquele que faz com que aconteça, de modo que, embora o agente e o paciente sejam muitas vezes bem diferentes, a ação da paixão não deixam de ser sempre uma mesma coisa que tem esses dois nomes, em função dos dois sujeitos diversos aos quais podemos relacioná-la"
cara, por experiência própria, questionar a vida, tudo, minhas ações, minhas relações, minha fé, questionar tudo isso foi uma das coisas que mais mudou minha vida, quando encarei minha vida e questionei, comecei a me conhecer bem mais, me aceitar bem mais, e entender as pessoas bem mais, a realidade , pra quem lê esse comentário, questione mesmo, nunca pare, entenda por que você faz as coisas involuntárias que você faz, descubra todas as suas camadas ais profundas, você não tem muito a perder
E importante perceber a influecia social nessa "falta de questionamento" e perceber o impacto direto na nossa formação, foi um ponto tocado de forma breve no video, porém, são pontos entregues sem resposta no video, quase como se fosse natural de todo ser, e trazendo como algo individual e pessoal. Quando na verdade isso é muito sobre incentivo, privilégios e vantagens sociais, acesso! e essa compreensão do individual sem noção do universal é um erro
Os Teimosos e questionadores são os que mudam o mundo para bom ou ruim, quem ta lá em cima sabe disso... e se eles não querem cair de lá, eles sabem que a nova geração não pode questionar mas vem de dentro, é uma vontade nossa e no fim isso vai derrubar e mudar tudo futuramente.
Então seria a essência da vida, se questionar o porque de se viver, ou simples, qual o sentido da vida. eu acredito que o sentido da vida é você tentar extrair momentos bons de qualquer tipo de experiência, não se apegar a bens materiais como por exemplo, você não querer se desfazer de uma peça de roupa de uma pessoa que você amou, mas ela veio a falecer, você não deveria ficar triste por ela ter partido, mas sim, os momentos que você viveu ao lado dela, momentos de alegria, tristeza, raiva, é algo a se pensar.
alerta de viagem e textaokkkkkkkkkkk acho que dês de que eu me conheço como pessoa eu sou apaixonada por astronomia (não confundir com astrologia) e eu acho que foi esse um dos grandes motivos por eu não ter abandonado as perguntas, que é uma coisa que eu não pretendo largar nunca, pra mim talvez de todas as coisas que existem o cosmos é das que traz mais questionamentos do que respostas, boa parte deles que a gente nunca conseguiria responder porque simplesmente não tem como, mas a duvida ainda existe e ainda tem quem procure. eu acho lindo pensar que dês do inicio da humanidade ate hoje o céu é algo de fascínio, mistério e até medo por ser algo tão desconhecido, uma das primeiras coisas que o ser humano reparou e a gente nunca parou de olhar pra lá, as primeiras luzes noturnas antes do fogo ou das lâmpadas (isso ficou tão marcado que se parar pra olhar bem elementos do universo tão por toda parte, quase todas as bandeiras tem estrelas, expressões no nosso vocabulário, pessoas famosas são consideradas estrelas, ver um meteoro símbolo de sorte, as historias e lendas por trás de constelações ou as manchas na lua, eclipses até hoje param uma sociedade seja por beleza ou desespero, etc), mas meio que foram os questionamentos que fizeram a humanidade seguir em frente e evoluir tanto como espécie tanto como sociedade, as perguntas que moveram o mundo. enfim eu me perdi um pouco da linha mas estudar astronomia e astrofísica foi o que me "salvou", digamos assim, da ignorância por dês do inicio já saber que não sei de tudo e que nem vou (pelo menos não tão cedo já que tbm pra cada resposta surgem mais perguntas). uma frase do Carl Sagan que eu gosto muito e meio que levo como lema pessoal é: "Eu não quero acreditar, eu quero saber." e isso me motiva a querer continuar buscando conhecimento, mesmo que não seja """útil""" (não existe conhecimento que seja inútil) eu ainda quero saber, mas confesso que atualmente eu me perdi um pouco, a parte do se questione mas não se duvide me pegou bastante, to passando por uma época meio complicada e já me sabotei muito, cheguei até a perder o costume de olhar o céu quase todas as noites (eu to tentando arrumar isso des de que repareikkkkkk é muito doido olhar pro céu e saber que cada estrela é um lugar de verdade e cada uma ta a uma distância diferente, não lado a lado como parece, e mesmo que não tenha ninguém perto pra olhar tem coisas grandiosas acontecendo, isso muda totalmente a forma de ver como só pontinhos brilhantes, pra mim é reconfortante olhar pro céu mesmo que me sinta minúscula, eu ainda to viva e posso olhar pra isso) e to me deixando levar pelas preocupações, pra quem também ta nessa situação, tenta voltar a reparar nos momentos por menores que sejam, as coisas parecem que desaceleram, é o que eu venho tentando fazer. valeu demais pelo video brunao, isso é uma brisa que eu tenho tem bastante tempo mas nunca cheguei a falar com alguém em si, algumas coisas eu precisava mesmo ouvir (e não eu não tava chapada, so fiquei reflexiva mesmokkkkkkk). pra quem leu até aqui muito obrigada por dar atenção pros meus devaneios de nerd e nunca deixem o mini filosofo e cientista que é a criança interior de vocês morrer, ela ainda ta la em algum canto, a vida é muito curta pra gente pensar pequeno. dito isso, como diria o ET Bilu: "busquem conhecimento."
Foda que até em questões sociais eu me peguei refletindo. Eu vi que eu comecei a me cuidar mais, melhorar a aparência e tals, me questionei o pq estar fazendo aquilo, porque ninguém me obrigou a isso, ou será que fui induzida indiretamente? Sou mulher, então sempre que vejo mulheres fazendo X coisa eu penso que devo fazer também, mesmo que ninguém esteja me obrigando. Mas porque eu preciso fazer isso? Eu estou fazendo por mim ou porque nossa sociedade sempre inseriu um padrão feminino e esse padrão virou algo comum que fazemos sem pensar? É tipo eu ser obrigada a raspar meus pelos e o homem não, sendo que pelos são algo natural. Porque eu preciso fazer isso? Enfim, é algo que eu me peguei refletindo. Não vou deixar de me cuidar por causa disso, mas vejo que nossos comportamentos são muito influenciados e nem sequer nos questionamos o porque fazemos isso.
"Se, ao contrário, digo que o maior bem para um homem é justamente este, falar todos os dias sobre a virtude e os outros argumentos sobre os quais me ouvistes raciocinar, examinando a mim mesmo e aos outros, e, que uma vida sem esse exame não é digna de ser vivida, ainda menos me acreditaríeis, ouvindo-me dizer tais coisas." - Apologia de Sócrates - Sócrates Mesmo separados por dezenas de séculos, suas ideias se mantêm tão atuais e vivas, só há uma única coisa que não morre, e essas coisas são as ideias.
O questionamento é algo super importante, o homem só está onde está por conta disso. Além do mais nós percebemos que as coisas não são tão simples como imaginamos, sempre há uma razão e uma forma por trás. A resposta nunca é X ou Y, é uma mistura de tudo. Aliás vc disse no vídeo sobre questionar o pq as pessoas tem certas atitudes, e acho isso fantástico pq o ser humano não é simples, muitas vezes a pessoa fez algo de ruim não porque ela é má, mas pq houve toda uma situação que acabou desencadeando naquilo. Enfim, loucura né kkkkk Não é atoa que me formei em biológicas e agora tô no mestrado, quanto mais nos questionamos mais descobrimos q n sabemos de nada kkkkkkk
O questionamento é necessário para que você veja o mundo com outros olhares, que tenha perspectivas e visões que você não tinha antes, o questionamento faz com que a gente fique mais sábio por sempre querer correr atrás de respostas ou estudar para entender nosso questionamento, e tentar chegar numa conclusão para nossas dúvidas que carregamos por muito tempo me nossas vidas.... (espero não ter bostejado em alguma coisa kkkkkk)
Carai Bruno, do nd uma pedrada dessa de graça, to aq indo estudar dps de procrastinar por 5 horas e coloco um vídeo pra ouvir enquanto estudo e vem essa pedrada
Sua ideia final é linda e maravilhosa Bruno, no fim, o ponto é espreitar a beleza e terror que são os outros, onde quem sabe, aquele novo universo que é o outro, pode mudar tudo o que somos. Afinal, o que é outro, se não nós mesmos?
Pra quem sofre de TOC como eu, na minha concepção e experiencia de vida,as vezes é bom aceitar a duvida porque nós que sofremos desta doença ja sofremos com questionamentos bizarros e repugnantes e alguns pseudocientistas falarem que toc são "desejos reprimidos",é complicado,não desmerecendo o rataque,admiro muito ele e gostei do video,mas as vezes o bom é aceitar duvida,mas tambem não ficar na conformidade em relação a outras coisas como financeira
Eu sou ateu, mas cresci em uma família muito religiosa, eu sempre fui muito questionadora, acabava me frustando muito com as respostas que eu recebia - Por que o céu é azul? - Porque deus quiz. Deus era a resposta de todas as minhas perguntas mas ele não explicava nada, era bizarro pra mim sempre ouvir isso porque mesmo que eu tentasse muito eu nunca consegui sentir Deus, aos meus olhos, religiões muitas vezes acabam tomando um papel de "tapa buraco" uma resposta fácil para perguntas complexas. Não estou dizendo que não ter religião é melhor, só religiões são capazes de explicar algumas coisas O que acontece após a morte? Como o universo surgiu? Qual o meu papel no mundo? Com o passar dos anos eu acabei aprendendo a viver com essas duvidas, está tudo bem não ter todas as respostas dês de que eu sempre continue procurando por uma boa explicação
Eu tbm não consigo acreditar 100% em religiões, mas a ideia de que quando eu morrer eu vou simplesmente sumir, cerebro vai desligar e falou, é uma sensação bem desagradável e já me deixou mal de verdade, prefiro acreditar em paraiso ou sla "sair da matrix" qlqer coisa que não seja simplesmente desaparecer....
Muito bom o vídeo eu gosto muito desse tipo de conteúdo mas cabeça mas filósofo sabe!!! Eu acho o humano tem que ser abrir cada vez mais pra a gente evoluir temos que perguntar a coisas e vamos adquirir conhecimento é sobre isso 🙂
Chegando cedo pra comentar uma coisa que admiro muito nisso de questionar tudo: a química explica muito!! De verdade, é mt incrível entender como o sabão funciona a nível atômico, é a unidade mínima da coisa, quando a cor da madeira e a fluidez da água fizerem sentido. Estudem química, é top ❤❤ vestibulando falando
Inclusive acredito que mais perguntas facilitariam as coisas. Por exemplo, "pq fulano falou tal coisa, mesmo ele sendo de tal jeito?" em vez de ir só assumindo.. tem infinitos exemplos
jovem rataque, sempre nos ensinando e tentando mostrar algo de diferente para os seus inscritos... voce é incrivel!! tenha um ótimo fim de noite, e que voce possa descansar bem :)
Questionar suas ações deixa voce livre para interpretar uma resposta que encaixe no seu contexto, claro tem coisas que você nunca tera respostas, mas vão ter coisas que voce acredita ser o certo, e qual o problema disso? Eu imagino que seja a vivência de uma vida vazia e fria no qual independente doque acontece voce nao vai se abalar, se foi uma situação que ja aconteceu antes, voce vai comecar a se blindar, nao que isso nao seja bom, mas a ingenuidade te deixa viver com mais emoções so que o seu estilo de vida com certeza pode piorar vivendo assim, mas é claro tudo depende do seu ponto de vista, se vc quer um vida na qual voce consiga mitigar suas emoções para deixa-las quase nulas ou uma vida vivida de um jeito mais ingênuo e imprevisível com emoções mais elevadas a escolha e sua... Mas se você chegou até aqui e entendeu o meu questionamento então quer dizer que talvez você não seja mais livre para escolher qual vida viver.
Todo dia questiono algo, hoje mesmo eu pedi para a IA do Zap criar uma lista de jogos para pessoas que querem entrar no mundo dos jogos e compartilhei com um amigo meu, concordamos com alguns, xingamos um ao outro com alguns jogos da lista, e às vezes pensamos o quão meme foi a lista "Portal para iniciantes e divertido além de ser um jogo para qualquer idade? Está de sacanagem Llhama?" Antes eu questionava meu pai, mas parei por certas complicações, mas sempre estou refletindo sobre algo, o porquê algumas pessoas desobedecem a lei, porque existe uma guerra de uma geração contra a outra, como e porque sinto-me cansado de "tudo". Ler notícias sempre me ajudaram nisso, pois sempre tem algum tópico interessante, desde a guerra do Oriente, até os mais estranhos como "trafico de tarantulas...eh....BBC?" e os mais non sense como a Russia multando a Google até o oblivion e tentando entender o porquê disso. Mas obrigado pelo video Bruno, mas acho que duvidar também ajuda, afinal, podemos fazer uma decisão que é certa na nossa "régua" e não com base no certo.
Na minha opinião você deveria trazer mais vídeos de filosofia, eu to estudando filosofia por conta própria, e quando digo estudar, eu realmente estou indo a fundo além de Socrates até pós modernismo. Filosofia tem um poder de libertar as pessoas de diversas formas, ao menos posso dizer isso por experiência própria.
"nossa o bruno deve ta chapado pra posta um video assim kkkkk" esse é um formato/quadro que tenho nesse canal desde 2021.
aqui a playlist pra quem quiser ver os anteriores: ua-cam.com/play/PLOwCU7rVZZTEEP4X73wn54iPzs7RYdu46.html
Não negou que fuma, carai Bruno ta fumando desde 2021 😂🤣
@@oDouglax KKKK
Curti o video, acho q acaba q as pessoas precisam de mais conteudos como esse, as pessoas podiam pensar mais nessas questoes acho q é bom pra compreender tudo q te envolve, questionar e refletir não é algo zuado, é um processo que um ser usa pra tentar compreender algo, ent achei o video mt bom mermo, pelo menos n sou o unico q para do nada no dia e começo a refletir sobre aleatoriedades rs.
Faz o próximo vídeo sobre deluze
Um dia, eu li em um livro que todo ser humano nasce como um filósofo, um amante do saber, alguem que questiona tudo e quer saber sobre tudo. Mas com o passar do tempo, se acostuma com o mundo e deixa esse lado adormecido. Isso é algo que eu já concordava, mas a forma de descrever ficou na minha cabeça, acho que o Bruno abordou isso muito bem nesse vídeo. Obrigado por levar essa palavra pro povão, Bruno Rataque
Toda criança nasce uma cientista, by carl sagan
@andrewbp foi O Mundo de Sofia 💔
Consegue lembrar o nome do livro?
Na ponta da pelugem do coelho
sou filosofo e concordo
"não duvide tanto de si, mas questione o máximo possível"
~ Rataque, Bruno
BassBoosted33
Eu lembro que no passado, eu adorava me questionar quanto à origem das coisas, principalmente de questões matemáticas, contudo, com o tempo e as coisas se complicando, simplismente me tornei passivo quanto às coisas do meu redor, aceitando tudo, desde as fórmulas gigantescas de matemática, quanto as próprias implicações da vida.
Se quiser um canal muito bom pra se questionar e não só aceitar as fórmulas eu recomendo o Universo Narrado, não sei se conhece
Quem deixou de questionar é aquele que abandonou a inocência. A fruta de tão madura apodrece
Então é para nos recolhermos a uma bolota de ignorância?
que genial
Diria que, quanto mais se pergunta mais se responde e portanto mais se amadurece, no entanto aquele que deixa de questionar apodrece antes de amadurecer.
Aqueles que seguem um grupo ou uma norma ou um ídolo, divindade.
São àqueles que abandonaram a autonomia e o conhecimento....
@@weslleymoreira5257 discordo, pois nem todo conhecimento é válido, se o conhecimento não estimula a virtude não passa de um punhado de informações, o conhecimento virtuoso é aquele que vai de encontro com a verdade e quando à encontra é impossível nega-la. Recomendo buscar ler os debates que existiam nas universidades medievais, o alto nivel que era, notei a referência a igreja católica, mas ja debruçou nos tratados de Santo Agostinho, Santo Isidoro de Sevilha, São Tomás de Aquino, Ramon Llhu, os concilios, o metodo Trivium e Quadrivium. Não limite-se ao que fomos doutrinados na escola em repitir as mesmas coisas, esses nomes que mencionei recomendando é muito pouco ainda, existe muito mais, se puder ler em latim vai ficar muito mais claro pra vc oq está escrito pois ler algo numa lingua morta não abre brecha para erros de tradução, é aquilo e pronto
algo que muita gente vai achar brega e crinche, mas outros que precisam ouvir vão entender e refletir sobre isso, o assunto é muito interessante, parabéns pelo conteúdo. Continue melhorando
Esses vídeos do Bruno me trazem um conforto, sei lá eu ando tão cansado esses dias parece que nem dormindo a mente descansa
Procura ajuda paizão
Opangangaistailo
Não é apenas sobre questionar, é sobre questionar o próprio ato de questionar, é questionar as respostas dadas, é sobre questionar, a própria realidade ea nós mesmos...
OMG!!! RENÉ DESCARTES
"Não nos tornamos filósofos,apenas começamos a pensar filosoficamente."
-O Mundo De Sofia
Esse lado do Bruno é meu preferido... eu poderia sentar um dia todo e conversar só sobre esses assuntos
Eu também gosto muito desses vídeos!
7:33 o cara resumiu uma aula de autoconhecimento em um minuto:
“ Mas você so conseguirá entender mais de si se você questionar a suas ações e seus pensamentos. ”
Vida longa e próspera 🖐️
Gosto daquela frase do Wittgnistein:
"Filosofar é como tentar descobrir o segredo de um cofre: cada pequeno ajuste no mecanismo parece levar a nada. Apenas quando tudo entra no lugar a porta se abre."
Eu acredito neste momento que com o passar do tempo e adquirindo cada vez mais informações e outras tarefas, acabamos perdendo o hábito de questionar por vários motivos: preguiça, acreditar que temos informações demais e por isso sabemos de tudo ou nos tornamos especialista em algo, conformismo etc. Além do fato de que também pode ser que não nos é reforçado este hábito (pedir para a criança para de questionar, não saber estimular etc.). Um dos hábitos que tenho tomado que me deixa no equilibrio entre "não aceitar tudo 100%" e "questionar até ficar triste" é entender que ninguém é "dono da verdade" o tempo todo e entender que as situações nunca vão ser a mesmas, pois é impossível acontecer da mesma forma (o tempo não será o mesmo, às vezes não acontece com a mesma pessoa, você não pensará o mesmo sobre x situação e por aí vai). Basicamente tudo é mutável e a gente precisa ver tudo como aprendizagem. É uma das formas de ver o mundo que me deu a oportunidade de deitar a cabeça no travesseiro a noite e descansar em paz sem a ansiedade me consumir :)
Eu acho que é muito importante questionar tudo até mesmo para evitar qualquer tipo de preconceito com outras pessoas. Curti a forma com que você desenvolveu o tema do questionamento que, na minha opinião , é o cerne da raça humana.
Por que?
Cirúrgico meu nobre
Porquê é legal
Para que?
poético!
Por que e como são aquelas perguntas que movem o saber
Isso me lembra um livro "o mundo de Sofia" onde nos primeiros capítulos os personagens começam incentivar o leitor a questionar tudo, muito bom recomendo
Opa Bruno. Muito bom esse tópico do questionamento, mas é bom não esquecer que pecar pelo excesso pode ser um problema avassalador.
Rene Descartes comentou certa vez “Busque conhecimento, mas não muito pois ficará triste e não dormirá”, o que ele quer dizer é que questionar em excesso pode levar a crises existenciais e até perder seu tempo com coisas que não tem garantia de resposta. Falo isso por experiência própria também, por ficar muito tempo questionando coisas como “Qual o sentido da vida?”, “O que vem após a morte?” e coisas do gênero, me fez perder energia e tempo que poderia ser alocado num curso profissionalizante de algo que gosto ou trabalhar em hobbies, coisas que quero pra vida, etc.
De forma alguma dispenso o ato de fazer inquirições, mas o excesso é uma dose de veneno que toda vez que se dar atenção, mais você arruina seu futuro.
Sabe muito slk
Nietz já dizia que olhar muito ao abismo, ele olhará de volta a você.
Esse ano eu estou passando por muitas coisas dessas e por crises existenciais, e entendi que algumas pessoas irão passar por isso e outras não e tá tudo bem, o importante é não ter nada em excessos como tu disse, pois a diferença entre o remédio e o veneno é apenas a dose.
Muito boa essa reflexão e também deixo meus 5 centavos de opinião.
Esses pensamentos sempre nos levam ao medo do desconhecido
Estou entrando nessa em busca do desconhecido...
Não acho que seja perda de tempo, acho que existe momento pra cada questionamento e que não há nada de errado ou negativo uma vez que você tem consciência sobre o momento correto de se questionar sobre cada coisa.
Os questionamentos que você mencionou como exemplos de perda de tempo ou sem garantia de resposta e quaisquer outros que se encaixem na mesma categoria são, em sua maioria, questionamentos profundos que, ainda que sem respostas, podem levar à uma reflexão profunda, única e até emocional, fazendo com que valorizemos mais a vida, os simples momentos, e percebamos que não somos nada perante a imensidão do universo. Além disso, ainda podem levar ao desenvolvimento de habilidades do cérebro relacionadas à reflexão profunda sobre temas abstratos, da mesma forma que questionamentos com respostas tangíveis acarretam no aprimoramento das várias inteligências humanas. Assim sendo, têm têm sim seu propósito e vantagem.
Refletir e se questionar é e sempre será positivo. Você é humano, não tem que ser e >não será< produtivo sempre. Você não está perdendo tempo algum por se questionar sobre o nosso propósito ao invés ir atrás de um curso profissionalizante. Da mesma maneira que esse tipo de reflexão não é sem valor, ser produtivo ou fazer um curso também não é tudo na vida. Ambos são importantes, valiosos e te compõe como indivíduo, o importante é saber pesar, dosar e entender o momento de investir em cada um.
Não caia na 'lorota' que te contaram: Não existe fórmula para aquilo que te disseram ser o sucesso. Você e seu futuro não estão arruinados por conta de algumas horas de reflexão profunda. As coisas não são e nunca serão tão radicais e absolutas. O futuro é imprevisível e tudo sempre pode (e vai) mudar da noite para o dia. Quem você escolheu ser, aquilo que resolveu aprender/entender e a qualidade dos seus estudos (sua capacidade de se questionar sobre o desconhecido) é o que te compõe como ser humano e importam muito mais do que a quantidade de horas que você passou com a cara em um livro simplesmente por achar que deveria fazer isso. A vida pode ser muito mais leve do que isso, amigo. Se questione, sempre.
No dia a dia, não tenho ninguém para ter esse tipo de conversa, então é sempre bom achar um vídeo mais reflexivo como este. É pensando dessa forma que exercitamos nosso raciocínio e encontramos soluções para melhorar nossa qualidade de vida ou solucionar problemas.
É foda, quando eu era um mlk no inicio do fundamental eu perguntava de tudo, estudava muito, tentava papear sobre as questoes dificeis q eu tinha,mas fui excluido e taxado de nerd, estranho, doidinho da cabeça, otario e esquisitão, ae parei, mas ia ser daora simplismente passar na rua e encontrar um doido que nem eu pra trocar perguntas que nenhum dos dois tem respostas, e ce ta certo questionar ajuda na qualidade de vida,bom,pelo menos na mental eu acho.
Você já tá pronto pra ser pai, Bruno.
nessa economia????
@@OutroRataque É... Pensando por esse lado, é melhor manter o meninão quieto.
@@GustaOGachava que o Bruno já era classe media alta
@@OutroRataquesó tá faltando dinheiro, que isso Bruno Rataque, tá jogando o mocotó dentro?😮
@@fungofungo ainda não...
7:43 epa! Esse vídeo está incrível, mas essa parte aqui em questão foi absurdamente proveitosa para mim. Agora posso conseguir chegar a lugares na minha mente, que antes não conseguia.
Agradeço pela sua existência, Bruno Rataque, nós amamos você.
ESTAMOS BOTANDO COM FORÇA EM VOCÊ, BRUNO
Necessário, abordou muito bem um assunto que é mt deixado de lado, obrigado. Abraços de Angola❤🇦🇴
eu acredito que quanto mais questionamento se faz na vida, melhor ela fica, quanto mais voce busca saber sobre as coisas, mais rico o mundo fica e mais voce consegue se desprender das coisas ruins, além de que é uma busca quase infinita ja que, quando se responde algo, mais perguntas surgem em cima daquilo, por exemplo "por que o céu é azul?" pode parecer uma pergunta boba mas se voce responde ela da forma mais generalizada, como "por causa da forma com que os gases da atmosfera absorvem a luz", podem surgir tantas pergunta: "que gases são esses?, por que eles estão lá? por que absorvem dessa forma" e cada pergunta dessa abre mais um universo de conhecimento que voce pode buscar e isso da um brilho tão grande ao mundo
É sua primeira vez vivendo. É minha primeira vez vivendo.
É nossa primeira e única vez vivendo nesse corpo.
Aproveite 🫂
Adoro filosofia, e tem um canal (ateuinforma) que fala sobre questões sobre a realidade dentro da filosofia, materialismo X idealismo, é ótimo pra quem se propõe a escutar e entender. O canal tem discussões sobre política também, não de uma forma chata, mas muito cativante, vale muito a pena ver.
0:05: "vocês se lembram quando foi a última vez que vocês questionaram alguma coisa?"
eu questionando a última vez que eu questionei alguma coisa: 🤔
Acredito que o significado da vida é viver, tanto no lado positivo da palavra, quanto em simplesmente respirar/andar/comer/beber.
Viver como quiser e como pode a dependet da época que nasceu, cuidar de uma casa, família, trabalhar, procriar e morrer, ou cedo ou na/de velhice.
Questionamentos sempre houveram e há, mas o "segredo" é simplesmente viver.
Conhecer novos lugares, distantes ou não do seu natal, novas pessoas.
O que corrobora com isso é, porque uns nascem com tantos prazeres e outros com tanto sofrimento, alguns m0rrem em agonia, enquanto outros sorrindo? Simplesmente porque a vida não faz sentido..ou faz...
esse e justamente o video q tava precisando ver hj
Muito obrigado pelo vídeo, eu tava precisando disso, ainda mais vindo de alguém que confio na opinião e voz da experiência.
Adoro Esses Vídeos Reflexivos Do Bruno Porque Parece Eu Nos Domingos A Noite 😌
Um vídeo muito bom, uma reflexao singela sobre algo que muitos evitam pensar.
Cara, acho que esse vídeo é de um papel de grande importância, pois, desde que nos tornamos gente muito vai sendo podado desse ato e com todo o sistema em somos inseridas é, praticamente, impossível ter um tempo para questionar. As pessoas cada vez mais são moldadas para pensar no exterior e nunca no interior. Mesmo que esse vídeo não consiga mudar toda essa cultura podre que é criada para fazer as pessoas ficarem alheias de si mesmas, acredito que toda a mensagem e incentivo é um ótimo primeiro passo para todos aqui que estão ouvindo, então realmente, questionem tudo, assim vocês verão que a vida que os é apresentada é de uma visão tão rasa que é até deprimente, se começarem a estudar vocês e o mundo por meio do questionamento, vocês vão longe, e não falo isso em sentido da vitória que o capitalismo promove, que é o acúmulo de bens, mas uma vitória emocional e mental, coisa que é muito desvalorizada nessa sociedade, mas quando tu percebe, ao pensar assim, mesmo que esteja em um momento ruim vai estar melhor que muitos outros. Fica mais fácil de perceber as coisas que você quer, aquelas que nem a cor tu quer ver, e os ideais que você segue, é como se tornasse você mais você, e não um alguém que pode facilmente ser manipulado pelo todo. Então, louvem a dúvida.
Amo esses vídeos que são mais sérios e profundos, Bruno, então, por favor, continue.
se questionar também é uma forma de aliviar a dor da vida, ao fim de um dia dificil vc deita na cama e se pergunta: "todas essas merdas, realmente importam tanto assim?" e quanto mais voce busca entender mais vc vai perceber que no fim são acontecimentos com efeitos passageiros na sua vida e se voce focar nas coisas boass que te acontece vai perceber que a vida é uma grande possibilidade e que voce pode tentar direcionar essas probabilidades buscando sempre algo melhor
você conseguiu me ajudar em um ponto que eu não tinha pensado em todo esse tempo, eu sempre tive um questionamento em relação aos meus pais: porque eles são do jeito que são? e eu realmente montei um quebra cabeça na minha mente pra tentar entender toda a raiva, arrependimento e frustração que eles tinham, e porque na maioria das vezes o alvo disso era eu, o problema é que, eu chego numa resposta, eu realmente consigo entender de onde vem o ódio e a desconfiança e realmente eles passaram por coisas horríveis sem nenhuma ajuda ou sequer um entendimento do próprio sofrimento, mas nesse momento eu travo, eu não sei oque fazer com essa resposta, eu ja tentei sim fazer eles entenderem que passaram por uma injustiça e que ninguém tem culpa disso, e que terapia seria um bom começo, mas minha mãe é analfabeta funcional, só fez o 5° ano do fundamental e perdeu a mae com 19 anos, meu pai foi extremamente mimado pelos pais ao mesmo tempo que sofria violência que na época era completamente justificável, hoje em dia ele é praticamente um alucinado conspiracionista, e eu sou uma pessoa tras não binário que se relaciona com pessoas do mesmo sexo, é como se tudo de desse pra dar errado aconteceu kekwkwskwk, mas apesar disso tudo, ver esse vídeo me deu uma pequena luz, em todo esse tempo de questionamento e reflexão eu quase nunca compartilhei esses pensamentos com meus amigos, até pela ideia de resolver meus próprios problemas por conta própria, mas acho que se eu pelo menos falar uma vez detalhadamente sobre tudo alguém consiga ter uma opinião que eu não pensei, uma visão disso tudo que talvez me de um pouco de paz.
enfim desculpa pelo texto gramde bom dia e um abraço a todos \o/
Não consigo dizer com exatidão como e quando comecei a acreditar de forma tão zelosa nas coisas que me foram ensinados quando criança.
De tanto questionar, uma das conclusões que tirei é que talvez eu "só sei que nada sei". É engraçado como essa pequena frase me fez repensar coisas que eu acreditava serem tão exatas.
Eu fazia muito isso e ainda faço esse questionamentos comigo msm, é bem esclarecedor fazer isso, vc começa a entender do pq que vc faz isso ou tal pessoa age assim, o pq acontece ou aconteceu isso. É bem daora.
4:52 um humano nunca deixa de ser um humano, no final das contas
por isso que quando eu tiver um mano ele vai se chamar errar, pq errar é o mano
Eu devo acordar cedo amanhã, mas sinto que esse vídeo vai fazer minha noite melhor
Já dizia Fernando Pessoa: "Tudo vale a pena, se a alma não for pequena"
8:40 isso me lembrou a época q fazia terapia (começo do ano) e minha psicóloga me incentivava a sempre fazer essa auto análise sobre seus sentimentos e atitudes pra tentar e poder se entender, e entender como vc mesmo age e pq age daquela forma, dps q eu consegui fazer isso percebi muita coisa, e ajudou muito sinceramente
Bruno, você é muito necessário!!! Apenas saiba disso.
Agradeço profundamente por esse vídeo ❤
Um tempo atrás li um livro, Fahrenheit 451, e nele tinha uma personagem exatamente assim, adorava questionar tudo e aproveitar a simplicidade. Depois que terminei de ler fiquei me perguntando quando que parei de ser assim, questionador acerca do mundo, quando parei de admirar a realidade nas coisas simples. Parece que perdi uma parte que me faz sentir estar vivo. Desde então, tento sair da conformidade de não questionar, tento o máximo do possível não aceitar tudo como algo absoluto. Se eu não me perguntar como o mundo funciona, permaneceirei para sempre na ignorância.
deixo aqui minha reflexão, um grande questionamento meu. Dentro de nossas possibilidades diante a vida em sociedade contendo nossa política quebrada, com fraudes e verdades sendo escondida do próprio povo,
Somos direcionados a pensar da forma que eles querem, eles só deram um leque "grande" o suficiente para considerarmos isso a tal "liberdade", mas me diga então, o que lhe faz ser livre?
Pois em meu ponto de vista estamos tão presos a tudo, se não às vontades de nossos familiares, ou patrões egoistas, somos escravos de nós mesmos na pura busca por desejos, sentimentos, sensações, de adrenalina e correndo de forma insesavel atrás de dinheiro, pois para muitos, dinheiro é sinonimo de liberdade. Eu não poderia discordar mais, a liberdade em si tá no que tu faz sem o dinheiro, faz por sua vintade intrínseca com a consciência do mundo que vive, mas esse tópico é sensível pois muitos nem possuem a consciência de classe em si, e é nítido vendo gente se pagando de bandido na internet enquanto o crime ocorre nas ruas, nas ruas existe a verdade, e o crime existe por tanta opressão sob nosso povo, e obviamente que não vão aceitar tudo calado, a revolta contra o sistema é nescessária, e não cabe a mim julgar o povo que optou pelo crime, mas cabe a NÓS julgar e ir contra o sistema que colocaram essas pessoas e os deixaram lá, com a precariedade e escasses de humanidade. Não considero nós como humanos pois falta muita humanidade. Julgam pois é mais fácil do que entender e somar na vida dela, se distanciam de problemas pois os problemas nos ensinam mas gostam de ser ignorantes, vivendo a própria verdade e só, focando em suas contas, dívidas e próprio futuro. Como podem pensar apenas no próprio futuro, visto que estamos num mundo a qual o próximo não tem valor, e nisso, cabe a nós nos valorizarmos como indivíduo e beleza, mas porque não valorizarmos o conjunto, o todo?
Imagino que vocês se questionem diante a isso:
"ah mas como vou viver sem minha casa, sem meu trabalho para pagar minhas contas e dar uma vida boa pra minha família?"
Bom, você foi condicionado a ter esse estilo de vida, a qual nem é seu, justamente pela falta de auto questionamento, viver para pagar contas é de seu interesse puro? e com puro quero me referir a sua mais genuina vontade e desejo de vida, creio que não, ninguém gosta de trabalhar mais do que viver e isso é fato, sabemos que é nescessário e não, não sou um vagabundo e sem base para minhas dúvidas, visto que aos 19 planejei sair de casa, aos 20 já moro com minha namorada, e essa solidão passou a me reconstruir como pessoa, meus questionamentos internos nunca deixaram meu ser, e nesse estado de solidão, pude me perguntar "o que eu quero? pra onde quero ir? qual meu significado e meu propósito nesse mundo?".
Me questionei sobre tudo isso, pois não aceito como muitos, viver visando apenas a construção de patrimônio e deixar herança para próximas gerações, ao invés de deixar bens materiais e coisas futeis, optei por deixar conhecimento, e agregar na caminhada pela mudança da vida coletiva, não apenas minha. Sim, devo me priorizar, devo me tratar bem mas dessa fase da vida eu já passei, mas deveriamos tomar um rumo visando o futuro não só nosso, mas de nosso povo, nossa nação, nosso pais. Nossos políticos e governadores miram em uma forma reativa de lidar com as coisas, logo, o povo que vota neles, também esperando mudanças, apenas reage após votar também, por isso é raro aqueles que agem por si sem esperar do pai, da mãe, dos filhos ou do próprio presidente algum resquício de mudança e melhora, o pobre é a maior % da população aqui no Brasil, e não entendemos ainda que juntos somos fortes sim, aprendemos a nos desvalorizar graças a essa nossa cultura de cão vira-lata sempre endeusando a grama do visinho e abaixando cabeça pra patrão, deveriamos fazer o possível dentro de nossos limites, e sendo sincero e bem realista, não chegamos nem perto de chegar na borda desse mínimo no quesito atitudes, e com atitudes não me refiro apenas a grandes feitos, uma conversa muda tudo, e quando foi a última conversa que tu teve com um estranho sem ser algo superficial pra caralho como "nossa, esfriou né" "nossa que calor", passe a colocar mentes para se questionar, pois o povo está muito acomodado ao estilo de vida adaptável diante ao caos, e não focados em lidar com o caos em si!.
É como pensar numa fase de um jogo difícil, e vendo a dificuldade, vive opta por pensar da seguinte forma "putz, é difícil demais, não vou conseguir, vou apenas aceitar que é difícil e usar qualquer desculpa para o fato de eu não ter avançado no game".
Porra, tu quer mesmo desperdiçar o que vem pela frente, por medo de agir? pela conformidade, trocando o incerto pelo conforto? se sim, esse meu comentário é justamente pra você, se resignifique, resignifique seu sentido de vida.
E pra finalizar, obrigado pelo vídeo, como eu disse antes, fazer os outros se questionarem por si só, é um ato revolucionário.
Muito interessante seu comentário, li tudo com paciência e no final, tudo o que senti foi estar desnorteado, desespero, falta de propósito pessoal e niilismo, uma vontade crescente de não existir, sensação de exaustão e de pular fora do barco.
@guilhermehenrique1117 eu lhe entendo completamente, amigo, ser minimamente otimista levando todo o nosso contexto em conta, como situações climáticas catastróficas, nós sob mãos de políticos ignorantes e o povo cada vez mais alienado, é normal que surja essa vontade de pular do barco, não fazer parte desse caos todo. Como você, sinto isso o tempo todo, mas lembre-se, para o bem de sua saúde mental que a culpa das coisas não são suas, e se sentir desnorteado ou sem saber que rumo tomar, é mais normal do que imagina. Aceite esses pensamentos e eventualmente aprenderá algo com eles, mas uma coisa eu lhe falo, só de ter uma perspectiva diferente e mais humana, você já faz uma puta diferença, pois fazemos o que é possível, tentar mudar o mundo nas pressas não é viável , esperar que as coisas melhorem de um dia para o outro é um pensamento normal em um mundo onde tudo é pra ontem, sabe? geração dopamina instantânea espera mudanças no ritmo delas, vá com calma, respire, e entenda que o mundo tem seu próprio tempo. Mas suas atitudes como valorizar o que um morador de rua tem a falar, abraçar um amigo, fazer questão de valores que nos tornam humanos e estão cada vez mais distante, faz MUUUITA diferença, valorize o que tu deixa passar batido diante a correria da vida, a beleza tá na simplicidade e simplesmente à deixamos de lado, para focar em distrações.
Se questione, mas também, de dê um tempo para simplesmente levar a vida de forma leve, fique bem, amigo 🫂
@@_gekyume_6331 O "levar a vida de forma leve" que é o problema, tudo parece uma questão séria aos meus olhos, ao invés de ser raso em qualquer assunto como a maior parte das pessoas, eu ouço reclamações de que eu sou extremamente detalhista em qualquer assunto, e isso me faz questionar de tudo, se eu tô no emprego certo, se eu escolhi a carreira certa, se eu tô estudando da maneira correta, se meu turno de descanso é o suficiente, se o simples fato de descansar não é perda de tempo... Fora as questões sociais, se eu sou uma boa pessoa pro cônjuge, pros pais, pra irmão, um bom profissional... Muitas questões, muitas dúvidas, muita insegurança e nenhuma certeza.
Esse comentario foi muito profundo, e tem uns questionamentos que eu me fiz a uns tempos atrás, e me fez conhecer Jesus. Já era de meu conhecimento que a vida não tinha sentido e que viver para acumular pratimonio seria minha realidade, mas não me contentei com isso e deixei de me apoiar apenas no meu próprio entendimento e busquei o conhecimento verdadeiro, ou seja, conheci Deus! O seu comentário foi preciso e de muito valor, parabéns!
A arte do questionamento pra mim foi uma das coisas que mais me ajudou na minha vida, em um certo período da minha vida eu estava muito perdido e não me perguntava o porquê disso, questionar a realidade que me apresentava e a mim mesmo foi a solução pra entender do pq as coisas eram como eram e me perguntar que ações eu poderia tomar pra solucionar
quero mudar, ser eu mesmo e nao ligar pra ninguem, nao tentar mais me encaixar, ser eu sem medo, obrigado por me ajudar nessa jornada
homem filosofando com uma camisa da swat mt bom slk
Bruno rataque não tankou e ficou chapado de estoicismo
Paia😔😔😔
falando sobre a parte que você mencionou autoconhecimento e tentar entender a si mesmo: autoconhecimento dói. acho que é por isso que tanta gente se recusa a fazer terapia. conhecer o que você gosta e o que você mais rejeita profundamente é uma parada que tem que ser muito forte pra aguentar o rojão (ou como diria o tá dando onda: tem que ser muito macho pra sentar no ovo).
EXCELENTE vídeo, concordo muito contigo. a gente tem que tentar entender o mundo (e a si mesmo também) diariamente. questionar é uma parada legal. acho que é uma pena que muitas pessoas, de diversas idades, pararam de praticar isso nos tempos atuais porque "a internet te dá tudo na mão já mastigado".
Para algumas pessoas, algumas famílias, alguns trabalhos.. questionar é visto como oposição, quebrando o status quo da autoridade hierárquica e isso tira a paz, pois mesmo que temporária ou ilusória as vezes é melhor que paz nenhuma.
Eu me questiono tudo, sou uma pessoa curiosa, mas minha cabeça doi se eu questionar muito🤓👍.
Eu tenho orgulho de manter minha curiosidade de criança até hoje. Sempre que entro em um novo ambiente eu tento entender como aquilo funciona, qual o objetivo e etc... Por exemplo quando vou ao médico, eu pergunto pq isso acontece, como tal medicamento age, eu tenho muito prazer em aprender
O Bruno disse que uma das coisas tristes é que nunca saberemos 100% da resposta das coisas. Eu acho que isso é uma das belezas da vida.
9:24 sim essa é a magia!
Gostei do vídeo, o canal é d+. Creio q a luz seja pra emular um aconchego ou uma conversa ao redor da fogueira, mas tô na Bahia e essa luz me deu calor pra k⚡. Vlw Sr VR.
Aí, namoral! Gosto demais desse estilo de vídeo que tu faz, rataque. Essa proposta de postar um vídeo com um caráter mais reflexivo, exprimindo os seus pensamentos ou coisas que tu quer compartilhar sobre um determinado tema. Me sinto como se estivesse em uma roda de coonversa contigo, curto dmais essa linha de conteúdo
Você consegue ter amigos com tamanha profundidade? Pq eu tenho que deixar essa curiosidade em casa pra me relacionar. As pessoas costumam ser mais rasas. Kkkkk... chocada (positivamente) com seu caos corajoso e vivo! Isso é vida pra mim!
Que vídeo bacana de se ver, Bruno!
Em meio a tanta correria o que devemos fazer é parar, e questionar. Não podemos nos deixar levar pelo cotidiano repetitivo e entender as coisas como "normais", nada é por acaso.
Em meio a tantos questionamentos como jovem e ser humano, encontrei Jesus e hoje baseio minha vida em tê-lo como exemplo e em seguir suas escrituras. Uma coisa bem bacana é que na biblia diz que Deus colocou dentro de cada um de nós um senso de eternidade (Ec 3.11) e é por conta disso que bens terrenos, prazeres passageiros e conquistas financeiras não preenchem o vazio do nosso coração, fomos criados para algo muito maior. E foi através da fé em Deus que eu consegui entender: quem eu sou, qual meu propósito aqui na terra e o porque algumas coisas são como são. Então para todos aqueles corações inquietos e insátisfeitos com a vida, eu recomendo: Procure conhecer seu criador, o resto, se resolverá.
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia."
- William Shakespeare
Eu estava lendo decartes, e uma frase Duma explicação empírica que ele faz sobre o que é paixão me deixou abismado, e que é realidade ate hoje, o safado a mil e bolinha já sabia e hoje as pessoas não sabem que: "uma paixão em relação ao sujeito a quem acontece e uma ação em relação àquele que faz com que aconteça, de modo que, embora o agente e o paciente sejam muitas vezes bem diferentes, a ação da paixão não deixam de ser sempre uma mesma coisa que tem esses dois nomes, em função dos dois sujeitos diversos aos quais podemos relacioná-la"
eu precisava desse vídeo, obrigadão bruno.
cara, por experiência própria, questionar a vida, tudo, minhas ações, minhas relações, minha fé, questionar tudo isso foi uma das coisas que mais mudou minha vida, quando encarei minha vida e questionei, comecei a me conhecer bem mais, me aceitar bem mais, e entender as pessoas bem mais, a realidade , pra quem lê esse comentário, questione mesmo, nunca pare, entenda por que você faz as coisas involuntárias que você faz, descubra todas as suas camadas ais profundas, você não tem muito a perder
E importante perceber a influecia social nessa "falta de questionamento" e perceber o impacto direto na nossa formação, foi um ponto tocado de forma breve no video, porém, são pontos entregues sem resposta no video, quase como se fosse natural de todo ser, e trazendo como algo individual e pessoal. Quando na verdade isso é muito sobre incentivo, privilégios e vantagens sociais, acesso! e essa compreensão do individual sem noção do universal é um erro
Os Teimosos e questionadores são os que mudam o mundo para bom ou ruim, quem ta lá em cima sabe disso... e se eles não querem cair de lá, eles sabem que a nova geração não pode questionar mas vem de dentro, é uma vontade nossa e no fim isso vai derrubar e mudar tudo futuramente.
Boa noite pra você também, Bruno
Uma vez perguntei ao meu pai "pai, o que é tuuuuuudo isso?" Esperando que ele respondesse "é o mundo", e ele realmente respondeu isso.
Virou até meme
Então seria a essência da vida, se questionar o porque de se viver, ou simples, qual o sentido da vida. eu acredito que o sentido da vida é você tentar extrair momentos bons de qualquer tipo de experiência, não se apegar a bens materiais como por exemplo, você não querer se desfazer de uma peça de roupa de uma pessoa que você amou, mas ela veio a falecer, você não deveria ficar triste por ela ter partido, mas sim, os momentos que você viveu ao lado dela, momentos de alegria, tristeza, raiva, é algo a se pensar.
boa noite bruno
alerta de viagem e textaokkkkkkkkkkk
acho que dês de que eu me conheço como pessoa eu sou apaixonada por astronomia (não confundir com astrologia) e eu acho que foi esse um dos grandes motivos por eu não ter abandonado as perguntas, que é uma coisa que eu não pretendo largar nunca, pra mim talvez de todas as coisas que existem o cosmos é das que traz mais questionamentos do que respostas, boa parte deles que a gente nunca conseguiria responder porque simplesmente não tem como, mas a duvida ainda existe e ainda tem quem procure. eu acho lindo pensar que dês do inicio da humanidade ate hoje o céu é algo de fascínio, mistério e até medo por ser algo tão desconhecido, uma das primeiras coisas que o ser humano reparou e a gente nunca parou de olhar pra lá, as primeiras luzes noturnas antes do fogo ou das lâmpadas (isso ficou tão marcado que se parar pra olhar bem elementos do universo tão por toda parte, quase todas as bandeiras tem estrelas, expressões no nosso vocabulário, pessoas famosas são consideradas estrelas, ver um meteoro símbolo de sorte, as historias e lendas por trás de constelações ou as manchas na lua, eclipses até hoje param uma sociedade seja por beleza ou desespero, etc), mas meio que foram os questionamentos que fizeram a humanidade seguir em frente e evoluir tanto como espécie tanto como sociedade, as perguntas que moveram o mundo. enfim eu me perdi um pouco da linha mas estudar astronomia e astrofísica foi o que me "salvou", digamos assim, da ignorância por dês do inicio já saber que não sei de tudo e que nem vou (pelo menos não tão cedo já que tbm pra cada resposta surgem mais perguntas). uma frase do Carl Sagan que eu gosto muito e meio que levo como lema pessoal é: "Eu não quero acreditar, eu quero saber." e isso me motiva a querer continuar buscando conhecimento, mesmo que não seja """útil""" (não existe conhecimento que seja inútil) eu ainda quero saber, mas confesso que atualmente eu me perdi um pouco, a parte do se questione mas não se duvide me pegou bastante, to passando por uma época meio complicada e já me sabotei muito, cheguei até a perder o costume de olhar o céu quase todas as noites (eu to tentando arrumar isso des de que repareikkkkkk é muito doido olhar pro céu e saber que cada estrela é um lugar de verdade e cada uma ta a uma distância diferente, não lado a lado como parece, e mesmo que não tenha ninguém perto pra olhar tem coisas grandiosas acontecendo, isso muda totalmente a forma de ver como só pontinhos brilhantes, pra mim é reconfortante olhar pro céu mesmo que me sinta minúscula, eu ainda to viva e posso olhar pra isso) e to me deixando levar pelas preocupações, pra quem também ta nessa situação, tenta voltar a reparar nos momentos por menores que sejam, as coisas parecem que desaceleram, é o que eu venho tentando fazer.
valeu demais pelo video brunao, isso é uma brisa que eu tenho tem bastante tempo mas nunca cheguei a falar com alguém em si, algumas coisas eu precisava mesmo ouvir (e não eu não tava chapada, so fiquei reflexiva mesmokkkkkkk). pra quem leu até aqui muito obrigada por dar atenção pros meus devaneios de nerd e nunca deixem o mini filosofo e cientista que é a criança interior de vocês morrer, ela ainda ta la em algum canto, a vida é muito curta pra gente pensar pequeno. dito isso, como diria o ET Bilu: "busquem conhecimento."
Foda que até em questões sociais eu me peguei refletindo. Eu vi que eu comecei a me cuidar mais, melhorar a aparência e tals, me questionei o pq estar fazendo aquilo, porque ninguém me obrigou a isso, ou será que fui induzida indiretamente? Sou mulher, então sempre que vejo mulheres fazendo X coisa eu penso que devo fazer também, mesmo que ninguém esteja me obrigando. Mas porque eu preciso fazer isso? Eu estou fazendo por mim ou porque nossa sociedade sempre inseriu um padrão feminino e esse padrão virou algo comum que fazemos sem pensar? É tipo eu ser obrigada a raspar meus pelos e o homem não, sendo que pelos são algo natural. Porque eu preciso fazer isso?
Enfim, é algo que eu me peguei refletindo. Não vou deixar de me cuidar por causa disso, mas vejo que nossos comportamentos são muito influenciados e nem sequer nos questionamos o porque fazemos isso.
"Se, ao contrário, digo que o maior bem para um homem é justamente este, falar todos os dias sobre a virtude e os outros argumentos sobre os quais me ouvistes raciocinar, examinando a mim mesmo e aos outros, e, que uma vida sem esse exame não é digna de ser vivida, ainda menos me acreditaríeis, ouvindo-me dizer tais coisas." - Apologia de Sócrates - Sócrates
Mesmo separados por dezenas de séculos, suas ideias se mantêm tão atuais e vivas, só há uma única coisa que não morre, e essas coisas são as ideias.
Eu adoro esse tipo de vídeo, faz mais Bruno
Obrigado Bruno por sempre guiar as nossas vidas ❤️🙏
Pra quem tem condições, Terapia cognitiva comportamental também ajuda a entender essas "maluquices" dos questionamentos/sentimentos
me identifico real, tenho esses pensamentos iguais
O questionamento é algo super importante, o homem só está onde está por conta disso. Além do mais nós percebemos que as coisas não são tão simples como imaginamos, sempre há uma razão e uma forma por trás. A resposta nunca é X ou Y, é uma mistura de tudo. Aliás vc disse no vídeo sobre questionar o pq as pessoas tem certas atitudes, e acho isso fantástico pq o ser humano não é simples, muitas vezes a pessoa fez algo de ruim não porque ela é má, mas pq houve toda uma situação que acabou desencadeando naquilo. Enfim, loucura né kkkkk
Não é atoa que me formei em biológicas e agora tô no mestrado, quanto mais nos questionamos mais descobrimos q n sabemos de nada kkkkkkk
O questionamento é necessário para que você veja o mundo com outros olhares, que tenha perspectivas e visões que você não tinha antes, o questionamento faz com que a gente fique mais sábio por sempre querer correr atrás de respostas ou estudar para entender nosso questionamento, e tentar chegar numa conclusão para nossas dúvidas que carregamos por muito tempo me nossas vidas.... (espero não ter bostejado em alguma coisa kkkkkk)
É nescessário viver para entender o mundo, mas nao é necessário entender o mundo para vivelo
fico feliz em ver seus vídeos e acho engraçado que eles aparecem no melhor momento
Vídeo muito bom
Obrigado Bruno.
Carai Bruno, do nd uma pedrada dessa de graça, to aq indo estudar dps de procrastinar por 5 horas e coloco um vídeo pra ouvir enquanto estudo e vem essa pedrada
que video lindo, bruno! parabéns pelo trabalho top
Sua ideia final é linda e maravilhosa Bruno, no fim, o ponto é espreitar a beleza e terror que são os outros, onde quem sabe, aquele novo universo que é o outro, pode mudar tudo o que somos.
Afinal, o que é outro, se não nós mesmos?
A noite, estou vendo esse vídeo a noite. Boa noite
Kkkkkkkk
De dia, estou vendo esse video de dia. Bom dia
POR QUE ESTA VENDO ESSE VIDEO DE NOITE?
ai sim rataque, tava com esse pensamento a um tempo, fico feliz que alguém tenha feito um vídeo sobre e colocado em palavras.
Pra quem sofre de TOC como eu, na minha concepção e experiencia de vida,as vezes é bom aceitar a duvida porque nós que sofremos desta doença ja sofremos com questionamentos bizarros e repugnantes e alguns pseudocientistas falarem que toc são "desejos reprimidos",é complicado,não desmerecendo o rataque,admiro muito ele e gostei do video,mas as vezes o bom é aceitar duvida,mas tambem não ficar na conformidade em relação a outras coisas como financeira
Eu sou ateu, mas cresci em uma família muito religiosa, eu sempre fui muito questionadora, acabava me frustando muito com as respostas que eu recebia
- Por que o céu é azul?
- Porque deus quiz.
Deus era a resposta de todas as minhas perguntas mas ele não explicava nada, era bizarro pra mim sempre ouvir isso porque mesmo que eu tentasse muito eu nunca consegui sentir Deus, aos meus olhos, religiões muitas vezes acabam tomando um papel de "tapa buraco" uma resposta fácil para perguntas complexas. Não estou dizendo que não ter religião é melhor, só religiões são capazes de explicar algumas coisas
O que acontece após a morte?
Como o universo surgiu?
Qual o meu papel no mundo?
Com o passar dos anos eu acabei aprendendo a viver com essas duvidas, está tudo bem não ter todas as respostas dês de que eu sempre continue procurando por uma boa explicação
Eu tbm não consigo acreditar 100% em religiões, mas a ideia de que quando eu morrer eu vou simplesmente sumir, cerebro vai desligar e falou, é uma sensação bem desagradável e já me deixou mal de verdade, prefiro acreditar em paraiso ou sla "sair da matrix" qlqer coisa que não seja simplesmente desaparecer....
Muito bom o vídeo eu gosto muito desse tipo de conteúdo mas cabeça mas filósofo sabe!!! Eu acho o humano tem que ser abrir cada vez mais pra a gente evoluir temos que perguntar a coisas e vamos adquirir conhecimento é sobre isso 🙂
É incrível como esse vídeo casa perfeitamente com o ultimo EP do podcast do Tinôco
eu tenho autismo
CARACA BRUNO! EU N DEVERIA TER ASSISTIDO ESSE VIDEO DE NOITE, TO PENSANDO MT
Gostei do vídeo.
Chegando cedo pra comentar uma coisa que admiro muito nisso de questionar tudo: a química explica muito!! De verdade, é mt incrível entender como o sabão funciona a nível atômico, é a unidade mínima da coisa, quando a cor da madeira e a fluidez da água fizerem sentido. Estudem química, é top ❤❤ vestibulando falando
Inclusive acredito que mais perguntas facilitariam as coisas. Por exemplo, "pq fulano falou tal coisa, mesmo ele sendo de tal jeito?" em vez de ir só assumindo.. tem infinitos exemplos
que pedrada esse vídeo
o mais daora desse canal é q ele vai de roblox até filosofia kk
Que conhecidencia, estou lendo um livro que fala bastante disso, serio a todo momento os protagonista estão questionando as coisas do mundo
jovem rataque, sempre nos ensinando e tentando mostrar algo de diferente para os seus inscritos... voce é incrivel!! tenha um ótimo fim de noite, e que voce possa descansar bem :)
Eu simplesmente amo filosofia, e junta com vc, fica literalmente perfeito ❤ muito obgd rataque ja virou o meu video favorito de todos !
Questionar suas ações deixa voce livre para interpretar uma resposta que encaixe no seu contexto, claro tem coisas que você nunca tera respostas, mas vão ter coisas que voce acredita ser o certo, e qual o problema disso? Eu imagino que seja a vivência de uma vida vazia e fria no qual independente doque acontece voce nao vai se abalar, se foi uma situação que ja aconteceu antes, voce vai comecar a se blindar, nao que isso nao seja bom, mas a ingenuidade te deixa viver com mais emoções so que o seu estilo de vida com certeza pode piorar vivendo assim, mas é claro tudo depende do seu ponto de vista, se vc quer um vida na qual voce consiga mitigar suas emoções para deixa-las quase nulas ou uma vida vivida de um jeito mais ingênuo e imprevisível com emoções mais elevadas a escolha e sua...
Mas se você chegou até aqui e entendeu o meu questionamento então quer dizer que talvez você não seja mais livre para escolher qual vida viver.
Todo dia questiono algo, hoje mesmo eu pedi para a IA do Zap criar uma lista de jogos para pessoas que querem entrar no mundo dos jogos e compartilhei com um amigo meu, concordamos com alguns, xingamos um ao outro com alguns jogos da lista, e às vezes pensamos o quão meme foi a lista "Portal para iniciantes e divertido além de ser um jogo para qualquer idade? Está de sacanagem Llhama?" Antes eu questionava meu pai, mas parei por certas complicações, mas sempre estou refletindo sobre algo, o porquê algumas pessoas desobedecem a lei, porque existe uma guerra de uma geração contra a outra, como e porque sinto-me cansado de "tudo". Ler notícias sempre me ajudaram nisso, pois sempre tem algum tópico interessante, desde a guerra do Oriente, até os mais estranhos como "trafico de tarantulas...eh....BBC?" e os mais non sense como a Russia multando a Google até o oblivion e tentando entender o porquê disso. Mas obrigado pelo video Bruno, mas acho que duvidar também ajuda, afinal, podemos fazer uma decisão que é certa na nossa "régua" e não com base no certo.
Na minha opinião você deveria trazer mais vídeos de filosofia, eu to estudando filosofia por conta própria, e quando digo estudar, eu realmente estou indo a fundo além de Socrates até pós modernismo. Filosofia tem um poder de libertar as pessoas de diversas formas, ao menos posso dizer isso por experiência própria.