Tenho um primo solteiro que vivia sob as custas da minha tia, vivia jogando videogame, ela colocava o prato de comida todos os dias na frente dele. Daí minha tia faleceu e a renda acabou. Só ficou a casa que graças a Deus a mãe deixou, menos mal, não vai pagar aluguel. Daí viu que se não fizesse alguma coisa iria passar fone. Então ele pegou um Sportage usada comprado com o dinheiro da mãe quando viva, vendeu esse carro e comprou um cargo Fiorino e agora está trabalhando de entregador do Mercado Livre, Amazon etc. A necessidade é a mãe da criatividade. Se os pais morrerem, os filhos vão se virar pra viver.
Se deixar eles sozinhos, eles vão se virar, eu tenho um de 25 a. que não quer saber de trabalho, é só celular e computador o dia todo. E só quer que eu de do bom e do melhor, acontece que eu não tenho, e qdo nego, aí a coisa fica feia pro meu lado. Ele foi criado pela avó, que dava de TD e não deixava ele trabalhar, eu sempre falei nós vamos envelhecer, e morrer, ele vai ficar adulto e não vamos dar conta. Pois faz um ano que ela faleceu, e ele só piora. Tô vendo um jeito de sair fora da minha própria casa, pra ter paz, mas ele tem casa, tem saúde, estudo, carteira de motorista, TD que a avó pagou. Mas não quer nada. Vou me mandar pq quero ter uma vida de Paz, sossego. Viajar, enquanto puder. Não quero ser mãe de pançudo. Chega. Eles se viram, não são quadrados.😅.
@llkgffhhrrteio Ou seja, vc errou lá atráz, continua errando, e já pensa em sair fora mais uma vez???? Mas a culpada foi a avó que criou errado o seu filho??? VC merece!!!😮😮😮
@@lenealvesbatista5874Oi ela agora tem consciência disso.Penso q veio nos comentários p/desabafar um pouco nem a Piscóloga tá julgando.Reveja os seus conceitos 👍
Pais que se tornaram "desnecessários" para os filhos geralmente foram os que fizeram um bom trabalho ao educá-los. Agora é seguir curtindo a vida e quem sabe ate os netos se vierem e quiserem curti-los. 👏👏👏
Eu tenho uma tia que está nessa situação 78 anos,, 2 filhos adultos, 42 e 39 anos, e nehum trabalha, no entanto ela superprotegeu, nunca aprovava as decisões profissionais, eles foram criados na dependência além de financeira emocional, minha prima até hoje precisa da aprovação da minha tia para escolher a roupa para sair, é incrível ela a trata como criança, e não seibpq o motivo que ela não consegui avançar, lembro jma vez que ela estava toda feliz, trabalhando, com um namorado e minha tia implocava tanto, que ela saiu desse emprego e esse então, nunca mais arrumou outro emprego e nem namorado. Ainda bem que minhabtia tem sim uma boa aposentadoria, mas que quando ele morrer vai com ela, e meus primos terão que enfrentar dura realidade. O que é mais interessante na história da minha tia é ela foi a única que se formou na família de 6 irmãs, sempre teve bons empregos, a última que se casou e teve filhos, era a empoderada de todas as irmãs que escolheram ser donas de casa, e é a única das irmãs que se encontra nessa situação, todos meus outros primos tem suas vidas adultas independentes, alguns inclusive bem confortável financeiramente que ajudam não só seus pais, como essa minha tia. Eu lamento muito essa situação de minha, mas penso que ela sabe exatamente que ela levou a isso, mas não sabe mais como concertar ou talvez não queira. Um episódio interessante aconteceu nesse Natal, nos fomos passar com ela, e minhabprima veio toda contente me mostrar um máquina de mini donuts que a minhabtia havia dado pra ela, aí falei, " olha prima legal, faz pra vender, vai arrasar e vender bastante", e minha tia logo disse, ah não vender não, não confio nela para vender nada, a mknhabprima ficou visivelmente triste, guardou a aparelho e saiu da sala. Ou seja a minha tia não aceita, não quer, que meus primos tenham suas próprias vidas.
Sua tia é egoísta,narcisista invejosa tb,quer dominar tudo, quer sempre ser a protagonista, infelizmente esta estragando os seus próprios filhos Muito triste 😢😢
@@leonorfagundes6284 Infelizmente tenho que concordar e infelizmente os filhos não conseguiram se libertar dessa situação, por comodidade, respeito, ou baixa estima, realmente ela fez muito mal para eles.
Grande parte dos , pais , gostam de ter o filho sempre na barra da saia , isso leva esses pais , principalmente as MAES , a pensar que nunca ficaram so' , entao tornan os filhos dependentes delas , de alguma forma , pra que eles nao consigan , sair de perto delas , egoistas e um circulo VICIOSO , NADA SAUDAVEL , NEM PRAS MAES , MENOS AINDA PARA OS FILHOS .
Línguas de trapo. Atiram pedras sem ver se há motivos de doença mental para isso. Quem quer ver seu filho nessa situação por nada? Minha mãe narcisista nunca se comportou assim. Pelo contrário me levou a fazer concursos públicos para depois receber todo meu salário na mão.
Triste por que ? Triste é se os filhos viverem encostados nela, se eles vivem de maneira adulta saudável, está tudo certo, e ala pode chamá-los como quiser.
oi Heloisa, sim! Muito complicado... estamos vivendo mais e a maioria das famílias não consegue falar abertamente sobre a morte, a necessária divisão de cuidados (entre os filhos e/ou cuidadores) dos pais idosos e assim por diante. Abraço.
Eu acho a vida injusta , a gente trabalha a vida inteira , e quando está tudo normalizado (casa própria , consegue se aposentar ) aí vem doenças e em seguida a morte 😢😢
Olhando esta situação, como pai e psicólogo, vejo que sua análise foi impactante e a palavra que mais me chocou foi DESNECESSÁRIO. Afinal, para quem somos necessários? Precisamos ser necessários para nos mesmos.
O que mais tem é filho adulto dependes de pais. Nos Estados Unidos está tendo esse problema. Os filhos não querem sair da casa dos pais. Não precisa pagar conta, muito cômodo. Os jovens não querem saber de futuro.
@@ednilvaalves3324Culpa de pais fracos, que não tiveram autoridade sobre os filhos, na sua criação....pais que também já firam criados sem disciplina, e já temos até avós, que também já viveram essa indisciplina!!! Pais fracos, filhos fracos!!! É a tal cultura wok,o wokismo,#acooorrdagente!!!
Pois é. O meu não é esquizofrênico. Mas também tem transtornos. Quando são transtornos que outros chamam de esquisitices, debocham mas não reconhecem a incapacidade para convívio na sociedade e no trabalho é pior. Dá raiva do resto da família ficar rotulando de vagabundo e não reconhecer a doença.
Força, @miriam ! Eu sei que não é fácil. Muitas vezes nos sentimos angustiadas e sozinhas, mas Deus (ou A Grande Força Criadora, como alguns preferem) nos consola, nos orienta e nos ampara! Abraço pra você!
@@lenealvesbatista5874 Não é tão raro, não! O falecido acadêmico Ferreira Goulart tinha dois filhos adultos internados, os dois com perfil de alta periculosidade. Na minha juventude tive um casal de amigos (ela 24, ele 22) que "dispararam o gatilho" de esquizofrenia (muitas vezes é assim, de repente, aparentemente do nada) perto dos 25, 26 anos. Irmãos, filhos de pais saudáveis, equilibrados, instruídos. Minha amiga fez Admnistração de Empresas e seu irmão, Jornalismo. Fora do surto psicótico quem não os conhecia jurava que eram normais (hoje não é bem aceita essa expressão, deve se dizer _neurotípico_ (ai ai ...).) Mãe deles (o pai trabalhava em outra cidade) sofria demais. Muitas vezes eles fugiam, ficavam fora de casa até 10 dias, e os pais desesperados. Fora a neura de achar que a comida estava envenenada, ou não reconhecer um conhecido e, pior, achar que o conhecido era um, tipo, assassino, ladrão, assaltante, abusador. Difícil demais.
@@catiabolive6721 A 30 anos atrás autistas eram vistos assim, também. Menos de 10 anos que, no Brasil, a consciência sobre essa condição vem aumentando. Mas mesmo não sendo autismo, ou TEA, existem transtornos ainda não catalogados na literatura médica. E a população média é muito ignorante (ignoram, não conhecem) e cometem maldades com seus comentários desprovidos de informação. Eu ouvi muito (inclusive da maior parte dis familiares meus e dos do meu ex marido) críticas com relação ao comportamento estranho do Pedro. Demorou muito, mas hoje não me dói mais! Desejo à você toda a boa sorte do mundo!
Conheci uma pessoa (30+, saudável) que não andava de ônibus sozinha, o pai idoso tinha que ir com ela. O pai dela morreu e agora ela não tem outra escolha além de andar de ônibus sozinha.
Toda regra existe exceção. Problema hoje são filhos ricos de pais pobres. “Eu não tive” e dão objetos q não podem bancar! Porém existe filhos trabalhadores
Acredito que o maior desejo dos pais é que os filhões cresçam desenvolvam e voem, a não ser pais que acham que são eternos. A vida é uma passagem vamos nos desligar de qualquer forma e a independência financeira dos filhos não quer dizer ausência e sim preparo para a vida.
Eu por achar a vida tão difícil, ter já tido depressao, não tenho vontade de ter filhos; mas sou viva, meus pais me criaram, então realmente não há muito o que fazer se não trabalhar.
Queria poder fazer alguma coisa pelo meus pais Minha mãe 75, meu pai 82 , eu minhas irmãs não aceitamos que 2 irmãos barbudos, um de 32 e outro de 54 dentro da casa mandando e desmandando, agressivos alcoólatras. Agente não pode falar nada que minha mãe não gosta, está sempre passando a mão na cabeça deles, principalmente do mais velho 😤
E verdade eu tenho medo dele sofrer tenho medo de morrer e deixar ele não saber se sustentar tenho 60 e meu marido 61 meu filho 26 obrigado por suas palavras amei❤❤❤
É uma preocupação né Marlei... posso imaginar. Sugiro uma conversa aberta onde vcs possam mostrar para ele quanto ele custa por mês junto com uma programação para ele iniciar uma carreira/trabalho, colaborar com afazeres domésticos... é uma conversa díficil, mas necessária. E quem tem que provocar para isso são vcs, pais.
Quando comecei a entrar nessa,lembrei que todos, nós mesmo, iremos morrer. Nao sabemos como nem quando, entao melhor cada um cuidar priorotariamente da sua propria vida e bem estar, permitindo e incentivando que outros façam o mesmo com suas vidas.
@luciaafonso meu caso 😢 É triste por vê lo, aos 27 anos, sem ter nada de uma vida normal (nem há mais na minha cidade um espaço (escola, clínica, etc) onde ele possa ir diariamente. Ele só tem a mim e ao pai e as distrações que tentamos oferecer a ele; além, é claro, dos cuidados que ele precisa, respeito, amor, carinho. E é doído pra gente (eu, pai) que nem temos uma vida normal, vida social próxima do zero. Pouquíssimos familiares se aproximam (meus pais faleceram) : uma prima segunda, e uma prima sobrinha do meu pai, isso da minha parte. Da parte do pai, uma prima do pai. A moça que trabalha aqui em casa. E só.
Os pais também que não criam os filhos para aprenderem a tomar decisões, para enfrentar dificuldades, para aprender a ver a realidade da vida. Ficam criando uma ilusão de que o filho é especial ou até excepcional, por excesso de proteção, atenção ou por não estabelecerem limites claros. A pessoa chega na idade adulta e não consegue se adaptar ou entender o motivo das coisas não serem como foi imaginado. A pessoa cresce com a ilusão de que é o centro do universo. Ai vai enfrentar problemas.
É muito complicado! Eu não forneço mesada, mas ele tem casa, comida, e estrutura doméstica, e não tem maiores ambições na vida. Ele aceitou ir a um psiquiatra essel ano, mas não há muito resultado ainda. Vive há três anos no quarto. Vou esperar mais uns três anos para me aposentar para ver se ele responde ao tratamento e às minhas orações.
oi Aline, o ideal é fazer o tratamento medicamentoso junto com terapia. Talvez tenha uma depressão de fundo aí que a medicação trata. Mas será na terapia que ele poderá ser questionado e levado a refletir sobre os propósitos dele na vida. Sugiro, ainda, que vc faça combinados de obrigações que ele terá em casa.
@@st1saude sim, eu sei que o ideal é a terapia junto com a medicação, todavia ele não aceita a parte da terapia. Eu, os irmãos dele e também amigos já falaram pra ele isso..... é muito resistente.... Bom, não paro as minhas orações, e missas por ele.
O problema está na família , pois pais super protetores formam esses tipos de filhos ; Se desde pequeno forem ensinados a fazer a cama , guardarem seu brinquedos após usá-los , depois de certa idade , ensiná-los a lavar os talheres e pratos que usam , formar neles o senso de responsabilidade , isso é tarefa dos pais e não dos professores , avós , tios etc. Afinal , quem não trabalha , dá trabalho.
A verdade e que em muitas familias tem.irmaos folgados e irmaos trabalhadorss. E pasem. Gebte folgada dificilmente mudará, tentara comover e dramatizar com outros parentes, por acgar que o mindo lhes deve favor.
É verdade Leila! Mas, gente folgada tem 'tratamento'. É a mudança na forma como as pessoas alimentam essas folgas que fará a grande diferença... como minha avó dizia: a desgraça de doido é achar outro! > a desgraça de um folgado e´achar alguém que dê limites.... Abração e obrigada pelo comentário.
Eu considero gente que explora, manipula e tira proveito de parentes ou amigos são SOCIOPATAS! Não têm empatia pelo próximo. Esse tipo de gente, deve ser cortado da vida de suas vítimas, até porque eles não têm compaixão nem amam ninguém! Mas, a "essência" deles não muda nunca; pois sempre vão atrás de outras pessoas para enganar. Faz parte da "índole" deles.
Sou mãe do Vitor, em uma reunião escolar o professor do meu filho disse uma verdade, incentivar seu filho a estudar e trabalhar pra que vc tenha uma velhice tra
Meus irmãos estão pendurados na minha mãe até hoje e ela acha isso normal. Eu vejo diversos vídeos na internet de psicólogos falando que filhos acima de 30 tem que sair de casa e viver a sua vida e nos comentários as pessoas revoltadas achando que é mega normal, então percebo que isso é uma doença comum aqui no Brasil, as mães com apego emocional e uma sociedade machista que infantiliza os homens.
Sugiro que você prepare seus filhos para viver sem você. Você fará isso fomentando o amor entre seus filhos, para que desenvolvam *o cuidado* entre eles. Não sei se sua filha com paralisia é a mais velha e qual tipo de PC, mas eles devem aprender se apoiar. Mas isso não significa *de modo algum* sobrecarregar as outras crianças. Infelizmente, não morrer é impossível. E lembre-se de Stephen Hawking.
Exigente demais... mas o natural é que os filhos enterrem seus pais não é mesmo?? muito antinatural um pai enterrar um filho... Mas, siga sua vida junto aos seus filhos ensinando seus valores e independência compatível com a idade de cada um. E sigamos.
Tenho a certeza que quando eu morrer meu filho se virará muito bem, ele tem 36. Apesar de ainda morar comigo ele trabalha desde dos 15 anos. Terminou seus estudos na idade certa, está na 2a faculdade, trabalha como T.I., me ajuda "e muito" nas despesas da casa, tanto financeiramente quanto nos afazeres domésticos... Nunca fui uma mãe de "lamber cria", dou carinho e amor, mas, quando precisava dar uma "surra" tbm o fazia. Tudo na medida certa... O dia que quiser sair de casa, saberá se virar muito bem sem mim. 👍😉
A grande questão é que mais de 30 anos de. Neoliberalismo destruíram empregos e.perspectivas, depois de muito.su b emprego mesmo.formado numa ótima Universidade e de muita luta e ajuda dos.pais consegui passar num.concurso público com mais de 40 anos. O problema é antes de tudo econômico. Essa é um sintoma de todo o Ocidente que não é à toa que as taxas de natalidade despencaram
Suas perguntas são pertinentes, mas outro questionamento pode ser feito, será que nos poupamos nossos filhos do que fomos privados na nossa juventude? Um dos motivos deste comportamento dos filhos, que é o meu caso e de muitos amigos, é o excesso de proteção. Tenho 62 anos e nossa geração viveu a escasses de recursos, até financeiros. Por este motivo, optamos em trabalhar excessivamente para dar o conforto aos filhos. Trabalamos 10-12 hs por dia para dar excelente educação e conforto, na ilusão de que davamos aquilo que nós mesmos queríamos quando jovens.
muito pertinente seu comentário, Marcus. Sim... isso acontece mesmo. Na tentativa de poupar os filhos daquilo que ja sofremos 'erramos a mão' e os protegemos demais. A boa notícia é que sempre ha tempo para se recolocar na relação com os filhos!!!
Sim.! Muitos pais e principalmente muitas mães tendem a " comprar" a atenção dos filhos. No entanto esse filho ou filha já são grandes, criados, empoderadis e CONSCIENTES.!! Aproveitam da situação de forma covarde e oportunista.
A n ao contrário meu pai faleceu eu tinha 6 anos irmã de 2 de 4 de 8 e ninguém explicou pra onde meu pai tinha ido e morava no sítio minha só nos pegou e veio pra cidades n tinha comida um lugar q ninguém nem sabia com quem viver ela só caiu na vida com pouco tempo ela já tava na vida e nos com medo da vida pra lá e pra casa de vó de tios sem se preocupar oq tava acontecendo com a gente fomos assediados estuprado nós nem sabia oq tava acontecendo a 62 anos n via nem falar nisso mas ela foi ausente fiquei 10 ou 11 anos jogado de um lado pro outro e procurei casar com 16 anos com vontade de cuidar da minha vida só n contava com os contra tempo q viria família de meu marido daí fui a luta mas sofri por carência afetiva q já vinha comigo e nunca tive arrumei filhos e tb Cuidei muito deles mas criança abandonada adultos abandonado só sofremos trabalhei muito mas n era só isso a parte emocional de todos ficou todos com pobremas então n a jeito de se preocupar com filhos adultos o duro é criança sem paí até mesmo sem saber pra onde foi seu pai tenho uma alta sensibilidade q judia mais ainda ninguém nem sabia oq e isso e triste 😮😮😢😢😢❤❤❤pensa numa alma solitária afffffff hein 😮😮
Eu tenho um filho de 13 anos TDAH. Temo pelo futuro dele pois ja perdeu o pai ha 2 anos, é um pouco medroso. Eu estou com 54 anos, saúde debilitada. Temo partir e deixa lo sozinho no mundo, ja que sou a mais nova da família!😢 tenho que trabalhar muito nosso emocional para estarmos preparados para as adversidades da vida. Eu sou a caçula de 6 irmãos e dizem que fui mimada. Cresci insegura, medrosa. So me casei aos 40 quando consegui, a trancos e barrancos, amadurecer.
Então né,e vai ver acabou passando alguma coisa pra ele,pq tenho uma irmã que é exatamente assim tbm,e os dois filhos que ela teve tem problemas,o mais novo tem o tal de TDH e o mais mais velho deve ter tbm, só sei que toma um remédio pra nervosismo.
No seu caso é justificável a preocupação, mas uma pessoa com TDAH submetido a um bom tratamento tem vida normal. Vai direcionando, trabalhando para que seu filho seja independente pois, pela ordem natural das coisas, você deve partir antes dele. Creia que vai dar tudo certo.
oi Isabel, entendo... mas o TDAH tem tratamento e ele pode se tornar uma pessoa funcional. Ter relacionamentos afetivos, atividade laboral.... sugiro que vc procure por terapia. Para ele e para vc. Te fortalecer tb é importante...
Eu tenho tdh, cresci num lar conturbado com irmão esquizofrênico. Na verdade, dado a gravidade do caso do meu irmão, meus pais me deixar dar cabeçada sozinha. E a força dommedo e de privações, estudei, com.mais esforço, que os demais...hoje sou formada , concursada e independente. Não sei o grau de acometimento do seu filho. Mas não sei a vc a pessoa que o fará se sentir uma vítima. Eu penso que seus soubesse do meu tdh ou ouvisse o tempo todo minha mãe dizendo que não consigo fazer isso ou aquilo, eu não teria superado. ( Isso e só uma.dica, baseada em mim mesma. Ah fui diagnosticada aos 36, ,pois sentia a necessidade de me entender melhor.
Depois que os pais morrerem ou vão trabalhar, ou o final será embaixo da ponte, simples assim Criei dois, cobrei e ajudei com os estudos desde pequenos, ensinei e cobrei responsabilidades conforme a idade, hj são pessoas independentes, gostei do trabalho que eu fiz Algumas pessoas preferem dar td na mão para não terem o trabalho de educar. Podem morrer em paz, ou eles irão viver so trabalho ou de esmolas
Minha mãe tem 95 anos. Está bem para essa idade. Mas, se preocupa em morrer porque não sabe como um irmão nosso, filho dela, de 63 com filhos na casa dos 30+ e com uma mulher de 50 anos vão se virar. Meu pai sustentou, faleceu, agora há 13 anos minha mãe sustenta. Somos em seis. Começamos a trabalhar cedo, assim que concluímos o EM. Década de 1980. Ainda é gastador.
Na verdade, esses são os pais, que carregam a culpa de terem errado muito, na educação, e disciplina na criação dos filhos!!! E daqui pra frente só vai piorar.... a ideologia wok entrou com tudo, e muuuiiitos ainda não acordaram!!!😮😮😮😢😢😢
30 anos o bom filho já tem q estar trabalhando e ajudando em casa.Que pena existir esses parasitas,pai nenhum merece ,mais a realidade é q tem muitos por aí.Os pais não tem o q fazer,filho bom nasce pronto
Nenhum filho nasce "pronto", deixe de ser mediocre, filho é uma construção, o que mais vejo é pai e mãe que não ensina o básico do básico pro filho, são negligentes, não tem amor, carecem de inteligência, este seu comentário mesmo, carece tanto de inteligência e autoconhecimento que espero que tu nunca se torne mãe.
oi Luzia, não nascemos prontos. Somos uma construção. E, infelizmente, muitos pais estão vivenciando esta dificuldade de seus filhos em se tornarem adultos. Nosso papel enquanto pais é o de favorecer para que este crescimento aconteça.. este é o desafio.
Como assim, não podem morrer. Esses pais vão morrer sim . Toda vida existiu órfãos. Mães que muitas vezes morrem no parto e a criança cresce realizam coisas que muitas vezes melhor do que filhos de pais ricos que criam filhos mimados dando tudo de mão beijada e que mais tarde vem as consequências.
Que tal um vídeo orientando pais que têm filhos nessa situação por motivo de doença. Cheguei nesse vídeo para encontrar isso e notei que outros também pelos comentários.
Detesto pais que fazem isso com os filhos. D E T E S T O! Meu pai fez isso comigo. Aquele peste. Eu fiz completamente difetente com mimha filha e ela hoje é uma vencedora!!!!.
Está falando para ricos Porque sofro COM meu filho 18 anos sonho de yodo pobre é FILHOS melhor que agente COMEÇA desde cedo no menor aprendiz para pagar as roupas e minimo a luz
Eu também fiz isso, incentivei a começar como jovem aprendiz aos 19 anos, eu conversei dizendo que não ia conseguir mais ajudar com dinheiro porque estava desempregada, foi um momento difícil que eu estava sem dinheiro mesmo. E foi assim. Hoje já caminha sozinho. Depois me aposentei porque emprego nesse país numa certa idade é difícil.
É uma preocupação né, Marcos... cada família vai lidar de um jeito, mas, há uma chance de pessoas com este perfil seguirem sendo cuidadas por outras pessoas da familia... aí não ha rompimento deste ciclo.
Precisamos falar sobre MATERNIDADE ATÍPICA! O maior medo dessas mães é não saber o que acontecerá com seus filhos que são totalmente vulneráveis e dependentes, independente da idade que tenham, e que vão ficar sozinhos numa sociedade excludente, capacitista e perversa gerida por um governo NEGLIGENTE. Pensem nisso.
@norisreginamborges4660 visivelmente se vê que você nem sabe o que é maternidade ATÍPICA e tá na internet só vociferando asneiras. Vá estudar pra deixar de ser uma ignorante.
Tenho um primo solteiro que vivia sob as custas da minha tia, vivia jogando videogame, ela colocava o prato de comida todos os dias na frente dele. Daí minha tia faleceu e a renda acabou. Só ficou a casa que graças a Deus a mãe deixou, menos mal, não vai pagar aluguel. Daí viu que se não fizesse alguma coisa iria passar fone. Então ele pegou um Sportage usada comprado com o dinheiro da mãe quando viva, vendeu esse carro e comprou um cargo Fiorino e agora está trabalhando de entregador do Mercado Livre, Amazon etc. A necessidade é a mãe da criatividade. Se os pais morrerem, os filhos vão se virar pra viver.
Ótima solução.
Se deixar eles sozinhos, eles vão se virar, eu tenho um de 25 a. que não quer saber de trabalho, é só celular e computador o dia todo. E só quer que eu de do bom e do melhor, acontece que eu não tenho, e qdo nego, aí a coisa fica feia pro meu lado. Ele foi criado pela avó, que dava de TD e não deixava ele trabalhar, eu sempre falei nós vamos envelhecer, e morrer, ele vai ficar adulto e não vamos dar conta. Pois faz um ano que ela faleceu, e ele só piora. Tô vendo um jeito de sair fora da minha própria casa, pra ter paz, mas ele tem casa, tem saúde, estudo, carteira de motorista, TD que a avó pagou. Mas não quer nada. Vou me mandar pq quero ter uma vida de Paz, sossego. Viajar, enquanto puder. Não quero ser mãe de pançudo. Chega. Eles se viram, não são quadrados.😅.
Exatamente!!!
@llkgffhhrrteio Ou seja, vc errou lá atráz, continua errando, e já pensa em sair fora mais uma vez????
Mas a culpada foi a avó que criou errado o seu filho??? VC merece!!!😮😮😮
@@lenealvesbatista5874Oi ela agora tem consciência disso.Penso q veio nos comentários p/desabafar um pouco nem a Piscóloga tá julgando.Reveja os seus conceitos 👍
Pais que se tornaram "desnecessários" para os filhos geralmente foram os que fizeram um bom trabalho ao educá-los. Agora é seguir curtindo a vida e quem sabe ate os netos se vierem e quiserem curti-los. 👏👏👏
A VERDADE.
Maioria dos pais não está preparada para educar os filhos.
Ninguém dá o que nào tem.
"A necessidade faz um sapo dar pulos ", já dizia minha irmã.
O preguiçoso deve trabalhar. Pois ao envelhecer, terá problemas com valor da aposentadoria. Vai passar por muitas dificuldades.
Eu tenho uma tia que está nessa situação 78 anos,, 2 filhos adultos, 42 e 39 anos, e nehum trabalha, no entanto ela superprotegeu, nunca aprovava as decisões profissionais, eles foram criados na dependência além de financeira emocional, minha prima até hoje precisa da aprovação da minha tia para escolher a roupa para sair, é incrível ela a trata como criança, e não seibpq o motivo que ela não consegui avançar, lembro jma vez que ela estava toda feliz, trabalhando, com um namorado e minha tia implocava tanto, que ela saiu desse emprego e esse então, nunca mais arrumou outro emprego e nem namorado. Ainda bem que minhabtia tem sim uma boa aposentadoria, mas que quando ele morrer vai com ela, e meus primos terão que enfrentar dura realidade.
O que é mais interessante na história da minha tia é ela foi a única que se formou na família de 6 irmãs, sempre teve bons empregos, a última que se casou e teve filhos, era a empoderada de todas as irmãs que escolheram ser donas de casa, e é a única das irmãs que se encontra nessa situação, todos meus outros primos tem suas vidas adultas independentes, alguns inclusive bem confortável financeiramente que ajudam não só seus pais, como essa minha tia. Eu lamento muito essa situação de minha, mas penso que ela sabe exatamente que ela levou a isso, mas não sabe mais como concertar ou talvez não queira.
Um episódio interessante aconteceu nesse Natal, nos fomos passar com ela, e minhabprima veio toda contente me mostrar um máquina de mini donuts que a minhabtia havia dado pra ela, aí falei, " olha prima legal, faz pra vender, vai arrasar e vender bastante", e minha tia logo disse, ah não vender não, não confio nela para vender nada, a mknhabprima ficou visivelmente triste, guardou a aparelho e saiu da sala. Ou seja a minha tia não aceita, não quer, que meus primos tenham suas próprias vidas.
Puxa, que triste isso😢
@claudiadago1678 Muito.
Sua tia é egoísta,narcisista invejosa tb,quer dominar tudo, quer sempre ser a protagonista, infelizmente esta estragando os seus próprios filhos
Muito triste 😢😢
@@leonorfagundes6284 Infelizmente tenho que concordar e infelizmente os filhos não conseguiram se libertar dessa situação, por comodidade, respeito, ou baixa estima, realmente ela fez muito mal para eles.
Essa tia precisa de um sério acompanhamento psicológico!!!!😮😮😮
Grande parte dos , pais , gostam de ter o filho sempre na barra da saia , isso leva esses pais , principalmente as MAES , a pensar que nunca ficaram so' , entao tornan os filhos dependentes delas , de alguma forma , pra que eles nao consigan , sair de perto delas , egoistas e um circulo VICIOSO , NADA SAUDAVEL , NEM PRAS MAES , MENOS AINDA PARA OS FILHOS .
Verdade mães narcisistas,invejosas,querem continuar no poder, ser protagonista, muito triste esta estragando o futuro dos seus filhos 😢😢😢😢
Línguas de trapo. Atiram pedras sem ver se há motivos de doença mental para isso. Quem quer ver seu filho nessa situação por nada?
Minha mãe narcisista nunca se comportou assim. Pelo contrário me levou a fazer concursos públicos para depois receber todo meu salário na mão.
Eu conheço uma pessoa assim Tem 2 filhos com bem mais de 35 anos e ACHA que os filhos não cresceram Só se refere a eles como meninos. MUITO TRISTE
😮😮😮😢😢😢
Triste por que ? Triste é se os filhos viverem encostados nela, se eles vivem de maneira adulta saudável, está tudo certo, e ala pode chamá-los como quiser.
@@John1985GBSempre aparece um encostado na mãe pra defender o absurdo, toma vergonha na cara e vai viver sua vida seu vagaba.
Algumas amigas pararam tudo pra cuidar de pai e mãe. Quando ambos faleceram ficaram sem um rendimento, complicado também. 😢
oi Heloisa, sim! Muito complicado... estamos vivendo mais e a maioria das famílias não consegue falar abertamente sobre a morte, a necessária divisão de cuidados (entre os filhos e/ou cuidadores) dos pais idosos e assim por diante. Abraço.
...se estão vivendo mais !; então, os filhos também viverão mais!!, os netos viverão mais!!,é aí?,como é que fica tudo isso!?.
Tenho duas irmãs que são sustentada pelos meus pais não querem trabalhar disse que estão velha será que vão ter eles pra vida inteira😢
Eu acho a vida injusta , a gente trabalha a vida inteira , e quando está tudo normalizado (casa própria , consegue se aposentar ) aí vem doenças e em seguida a morte 😢😢
Olhando esta situação, como pai e psicólogo, vejo que sua análise foi impactante e a palavra que mais me chocou foi DESNECESSÁRIO. Afinal, para quem somos necessários? Precisamos ser necessários para nos mesmos.
obrigada pelo comentário, Andre. Abraço
Que absurdo isso é inacreditável, a realidade de hoje 😢
triste realidade...
O que mais tem é filho adulto dependes de pais. Nos Estados Unidos está tendo esse problema. Os filhos não querem sair da casa dos pais. Não precisa pagar conta, muito cômodo. Os jovens não querem saber de futuro.
@@ednilvaalves3324Culpa de pais fracos, que não tiveram autoridade sobre os filhos, na sua criação....pais que também já firam criados sem disciplina, e já temos até avós, que também já viveram essa indisciplina!!! Pais fracos, filhos fracos!!! É a tal cultura wok,o wokismo,#acooorrdagente!!!
@@ednilvaalves3324La eles ainda forçam a barra pro filho sair, aqui no Brasil normalizam a situação.
Meus dois filhos com esquizofrenia, com diagnóstico.Nao conseguem trabalhar...gravíssimo.
Os dois????😮
Pois é. O meu não é esquizofrênico. Mas também tem transtornos. Quando são transtornos que outros chamam de esquisitices, debocham mas não reconhecem a incapacidade para convívio na sociedade e no trabalho é pior. Dá raiva do resto da família ficar rotulando de vagabundo e não reconhecer a doença.
Força, @miriam ! Eu sei que não é fácil. Muitas vezes nos sentimos angustiadas e sozinhas, mas Deus (ou A Grande Força Criadora, como alguns preferem) nos consola, nos orienta e nos ampara!
Abraço pra você!
@@lenealvesbatista5874 Não é tão raro, não! O falecido acadêmico Ferreira Goulart tinha dois filhos adultos internados, os dois com perfil de alta periculosidade.
Na minha juventude tive um casal de amigos (ela 24, ele 22) que "dispararam o gatilho" de esquizofrenia (muitas vezes é assim, de repente, aparentemente do nada) perto dos 25, 26 anos. Irmãos, filhos de pais saudáveis, equilibrados, instruídos. Minha amiga fez Admnistração de Empresas e seu irmão, Jornalismo. Fora do surto psicótico quem não os conhecia jurava que eram normais (hoje não é bem aceita essa expressão, deve se dizer _neurotípico_ (ai ai ...).) Mãe deles (o pai trabalhava em outra cidade) sofria demais. Muitas vezes eles fugiam, ficavam fora de casa até 10 dias, e os pais desesperados. Fora a neura de achar que a comida estava envenenada, ou não reconhecer um conhecido e, pior, achar que o conhecido era um, tipo, assassino, ladrão, assaltante, abusador. Difícil demais.
@@catiabolive6721 A 30 anos atrás autistas eram vistos assim, também. Menos de 10 anos que, no Brasil, a consciência sobre essa condição vem aumentando.
Mas mesmo não sendo autismo, ou TEA, existem transtornos ainda não catalogados na literatura médica. E a população média é muito ignorante (ignoram, não conhecem) e cometem maldades com seus comentários desprovidos de informação.
Eu ouvi muito (inclusive da maior parte dis familiares meus e dos do meu ex marido) críticas com relação ao comportamento estranho do Pedro. Demorou muito, mas hoje não me dói mais!
Desejo à você toda a boa sorte do mundo!
Conheci uma pessoa (30+, saudável) que não andava de ônibus sozinha, o pai idoso tinha que ir com ela. O pai dela morreu e agora ela não tem outra escolha além de andar de ônibus sozinha.
Nossa!
🫢🫢🫢🫢🫢🫢🫢🫢
Isso é fruto de má criação.
Eu tenho pena de mim, que estou aqui cheia de dor e os filhos...nem aí.
Duas kkkk
Dependendo dos filhos???😮😮😮
Toda regra existe exceção. Problema hoje são filhos ricos de pais pobres. “Eu não tive” e dão objetos q não podem bancar! Porém existe filhos trabalhadores
Acredito que o maior desejo dos pais é que os filhões cresçam desenvolvam e voem, a não ser pais que acham que são eternos. A vida é uma passagem vamos nos desligar de qualquer forma e a independência financeira dos filhos não quer dizer ausência e sim preparo para a vida.
Eu por achar a vida tão difícil, ter já tido depressao, não tenho vontade de ter filhos; mas sou viva, meus pais me criaram, então realmente não há muito o que fazer se não trabalhar.
É realmente para se pensar, para se cuidar.
Queria poder fazer alguma coisa pelo meus pais
Minha mãe 75, meu pai 82 , eu minhas irmãs não aceitamos que 2 irmãos barbudos, um de 32 e outro de 54 dentro da casa mandando e desmandando, agressivos alcoólatras.
Agente não pode falar nada que minha mãe não gosta, está sempre passando a mão na cabeça deles, principalmente do mais velho 😤
E verdade eu tenho medo dele sofrer tenho medo de morrer e deixar ele não saber se sustentar tenho 60 e meu marido 61 meu filho 26 obrigado por suas palavras amei❤❤❤
oi Iza, obrigada pelo comentário. Vcs podem fazer denúncia de maus tratos para idosos.
É uma preocupação né Marlei... posso imaginar. Sugiro uma conversa aberta onde vcs possam mostrar para ele quanto ele custa por mês junto com uma programação para ele iniciar uma carreira/trabalho, colaborar com afazeres domésticos... é uma conversa díficil, mas necessária. E quem tem que provocar para isso são vcs, pais.
Caso de polícia, liga 190.
Eu tô vendo que o futuro da minha família será esse, a minha tb não aceita ouvir que meus irmãos adultos tem que seguir a vida.
Os culpados sao os próprios pais
Será que as mães não estão comprando o carinho dos filhos?
Ensina teu filho no caminho que ele deve andar, e até o fim da vida ele seguirá seus ensinamentos. É bíblico.
Nem sempre, infelizmente 😢.
@@rosemaryrocha1456verdade, a gente pode ensinar o certo a fazer, e eles seguem o que querem
Vai nessa 😅
Confia rs
Quando comecei a entrar nessa,lembrei que todos, nós mesmo, iremos morrer. Nao sabemos como nem quando, entao melhor cada um cuidar priorotariamente da sua propria vida e bem estar, permitindo e incentivando que outros façam o mesmo com suas vidas.
Tema super pertinente ❤
Discordo de você tem muito filho de gente humilde que se acha rico e passa o dia deitado dentro de um quarto fugindo da realidade
Tem um na minha família.
Verdade
Porque os pais criaram assim.
Concordo plenamente ❤❤❤
É preciso considerar os filhos e filhas que têm trantorno mental grave.
sem dúvida!!!!!! mas, no nosso público aqui da clínica , a recorrência é de filhos adultos saudáveis...
Isso é uma minoria.
Sim 👍
Mas aí há uma necessidade real, não é algo opcional. E é uma situação preocupante mesmo.
@luciaafonso meu caso 😢 É triste por vê lo, aos 27 anos, sem ter nada de uma vida normal (nem há mais na minha cidade um espaço (escola, clínica, etc) onde ele possa ir diariamente. Ele só tem a mim e ao pai e as distrações que tentamos oferecer a ele; além, é claro, dos cuidados que ele precisa, respeito, amor, carinho. E é doído pra gente (eu, pai) que nem temos uma vida normal, vida social próxima do zero. Pouquíssimos familiares se aproximam (meus pais faleceram) : uma prima segunda, e uma prima sobrinha do meu pai, isso da minha parte. Da parte do pai, uma prima do pai. A moça que trabalha aqui em casa. E só.
É muito complicado essa situação para quem é pais e não sabe dizer não (dá um basta)
Pais fracos!!!
Os pais também que não criam os filhos para aprenderem a tomar decisões, para enfrentar dificuldades, para aprender a ver a realidade da vida. Ficam criando uma ilusão de que o filho é especial ou até excepcional, por excesso de proteção, atenção ou por não estabelecerem limites claros. A pessoa chega na idade adulta e não consegue se adaptar ou entender o motivo das coisas não serem como foi imaginado.
A pessoa cresce com a ilusão de que é o centro do universo. Ai vai enfrentar problemas.
É muito complicado! Eu não forneço mesada, mas ele tem casa, comida, e estrutura doméstica, e não tem maiores ambições na vida. Ele aceitou ir a um psiquiatra essel ano, mas não há muito resultado ainda. Vive há três anos no quarto. Vou esperar mais uns três anos para me aposentar para ver se ele responde ao tratamento e às minhas orações.
oi Aline, o ideal é fazer o tratamento medicamentoso junto com terapia. Talvez tenha uma depressão de fundo aí que a medicação trata. Mas será na terapia que ele poderá ser questionado e levado a refletir sobre os propósitos dele na vida. Sugiro, ainda, que vc faça combinados de obrigações que ele terá em casa.
@@st1saude sim, eu sei que o ideal é a terapia junto com a medicação, todavia ele não aceita a parte da terapia. Eu, os irmãos dele e também amigos já falaram pra ele isso..... é muito resistente.... Bom, não paro as minhas orações, e missas por ele.
Que estejam todos bem! ❤
Filme FORJA @@st1saude
Assista o filme FORJA❤
Penso assim às vezes. Mas já vi acontecer o contrário. É só a água bater na bunda q eles pulam e dão seu jeito.
verdade... muitas vezes a realidade se impõe.
Se viram bem, mesmo!
...quem tem cavalo não anda a pé!!.
Estava à espera de ler um comentário do tipo 👏🏻
Os pais morrem e arrajam uma mulher para se encostarem
O problema está na família , pois pais super protetores formam esses tipos de filhos ; Se desde pequeno forem ensinados a fazer a cama , guardarem seu brinquedos após usá-los , depois de certa idade , ensiná-los a lavar os talheres e pratos que usam , formar neles o senso de responsabilidade , isso é tarefa dos pais e não dos professores , avós , tios etc.
Afinal , quem não trabalha , dá trabalho.
A verdade e que em muitas familias tem.irmaos folgados e irmaos trabalhadorss. E pasem. Gebte folgada dificilmente mudará, tentara comover e dramatizar com outros parentes, por acgar que o mindo lhes deve favor.
É verdade Leila! Mas, gente folgada tem 'tratamento'. É a mudança na forma como as pessoas alimentam essas folgas que fará a grande diferença... como minha avó dizia: a desgraça de doido é achar outro! > a desgraça de um folgado e´achar alguém que dê limites.... Abração e obrigada pelo comentário.
Eu considero gente que explora, manipula e tira proveito de parentes ou amigos são SOCIOPATAS! Não têm empatia pelo próximo. Esse tipo de gente, deve ser cortado da vida de suas vítimas, até porque eles não têm compaixão nem amam ninguém! Mas, a "essência" deles não muda nunca; pois sempre vão atrás de outras pessoas para enganar. Faz parte da "índole" deles.
Sou mãe do Vitor, em uma reunião escolar o professor do meu filho disse uma verdade, incentivar seu filho a estudar e trabalhar pra que vc tenha uma velhice tra
Excelente!
obrigada
Pra mim nessa situação a incompetência foi dos pais
Meus irmãos estão pendurados na minha mãe até hoje e ela acha isso normal. Eu vejo diversos vídeos na internet de psicólogos falando que filhos acima de 30 tem que sair de casa e viver a sua vida e nos comentários as pessoas revoltadas achando que é mega normal, então percebo que isso é uma doença comum aqui no Brasil, as mães com apego emocional e uma sociedade machista que infantiliza os homens.
pois é... esse medo de virar adulto alimentado pelas inseguranças maternas pode ser uma bomba!!!
SOU PAI DE CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE SEIS ANOS E DE UMA FILHA COM PARALISIA CEREBRAL, NÃO POSSO MORRER DE JEITO NENHUM
Sugiro que você prepare seus filhos para viver sem você. Você fará isso fomentando o amor entre seus filhos, para que desenvolvam *o cuidado* entre eles. Não sei se sua filha com paralisia é a mais velha e qual tipo de PC, mas eles devem aprender se apoiar. Mas isso não significa *de modo algum* sobrecarregar as outras crianças. Infelizmente, não morrer é impossível. E lembre-se de Stephen Hawking.
Exigente demais... mas o natural é que os filhos enterrem seus pais não é mesmo?? muito antinatural um pai enterrar um filho... Mas, siga sua vida junto aos seus filhos ensinando seus valores e independência compatível com a idade de cada um. E sigamos.
Tenho a certeza que quando eu morrer meu filho se virará muito bem, ele tem 36. Apesar de ainda morar comigo ele trabalha desde dos 15 anos. Terminou seus estudos na idade certa, está na 2a faculdade, trabalha como T.I., me ajuda "e muito" nas despesas da casa, tanto financeiramente quanto nos afazeres domésticos... Nunca fui uma mãe de "lamber cria", dou carinho e amor, mas, quando precisava dar uma "surra" tbm o fazia. Tudo na medida certa... O dia que quiser sair de casa, saberá se virar muito bem sem mim. 👍😉
A grande questão é que mais de 30 anos de. Neoliberalismo destruíram empregos e.perspectivas, depois de muito.su b emprego mesmo.formado numa ótima Universidade e de muita luta e ajuda dos.pais consegui passar num.concurso público com mais de 40 anos. O problema é antes de tudo econômico. Essa é um sintoma de todo o Ocidente que não é à toa que as taxas de natalidade despencaram
Ñ vem com essa q emprego e trabalho autônomo se consegue sim.
só os incompetentes não conseguem emprego
@@rodrigoadr8086 vender churrasquinho como fiz, pq eu ñ queria emprego de 1 salário mínimo, essa geração ñ quer.
Geração sem atitude...e a culpa foi dos pais!!!
Suas perguntas são pertinentes, mas outro questionamento pode ser feito, será que nos poupamos nossos filhos do que fomos privados na nossa juventude?
Um dos motivos deste comportamento dos filhos, que é o meu caso e de muitos amigos, é o excesso de proteção. Tenho 62 anos e nossa geração viveu a escasses de recursos, até financeiros.
Por este motivo, optamos em trabalhar excessivamente para dar o conforto aos filhos. Trabalamos 10-12 hs por dia para dar excelente educação e conforto, na ilusão de que davamos aquilo que nós mesmos queríamos quando jovens.
A sua geração foi a mais rica da história e vocês não fizeram nada com isso. Criaram filhos mimados e incapazes.
muito pertinente seu comentário, Marcus. Sim... isso acontece mesmo. Na tentativa de poupar os filhos daquilo que ja sofremos 'erramos a mão' e os protegemos demais. A boa notícia é que sempre ha tempo para se recolocar na relação com os filhos!!!
Perfeito
Obrigado 👍
Nós que agradecemos!
Sim.! Muitos pais e principalmente muitas mães tendem a " comprar" a atenção dos filhos. No entanto esse filho ou filha já são grandes, criados, empoderadis e CONSCIENTES.!! Aproveitam da situação de forma covarde e oportunista.
A n ao contrário meu pai faleceu eu tinha 6 anos irmã de 2 de 4 de 8 e ninguém explicou pra onde meu pai tinha ido e morava no sítio minha só nos pegou e veio pra cidades n tinha comida um lugar q ninguém nem sabia com quem viver ela só caiu na vida com pouco tempo ela já tava na vida e nos com medo da vida pra lá e pra casa de vó de tios sem se preocupar oq tava acontecendo com a gente fomos assediados estuprado nós nem sabia oq tava acontecendo a 62 anos n via nem falar nisso mas ela foi ausente fiquei 10 ou 11 anos jogado de um lado pro outro e procurei casar com 16 anos com vontade de cuidar da minha vida só n contava com os contra tempo q viria família de meu marido daí fui a luta mas sofri por carência afetiva q já vinha comigo e nunca tive arrumei filhos e tb Cuidei muito deles mas criança abandonada adultos abandonado só sofremos trabalhei muito mas n era só isso a parte emocional de todos ficou todos com pobremas então n a jeito de se preocupar com filhos adultos o duro é criança sem paí até mesmo sem saber pra onde foi seu pai tenho uma alta sensibilidade q judia mais ainda ninguém nem sabia oq e isso e triste 😮😮😢😢😢❤❤❤pensa numa alma solitária afffffff hein 😮😮
Eu tenho um filho de 13 anos TDAH. Temo pelo futuro dele pois ja perdeu o pai ha 2 anos, é um pouco medroso. Eu estou com 54 anos, saúde debilitada. Temo partir e deixa lo sozinho no mundo, ja que sou a mais nova da família!😢 tenho que trabalhar muito nosso emocional para estarmos preparados para as adversidades da vida. Eu sou a caçula de 6 irmãos e dizem que fui mimada. Cresci insegura, medrosa. So me casei aos 40 quando consegui, a trancos e barrancos, amadurecer.
Então né,e vai ver acabou passando alguma coisa pra ele,pq tenho uma irmã que é exatamente assim tbm,e os dois filhos que ela teve tem problemas,o mais novo tem o tal de TDH e o mais mais velho deve ter tbm, só sei que toma um remédio pra nervosismo.
No seu caso é justificável a preocupação, mas uma pessoa com TDAH submetido a um bom tratamento tem vida normal. Vai direcionando, trabalhando para que seu filho seja independente pois, pela ordem natural das coisas, você deve partir antes dele. Creia que vai dar tudo certo.
oi Isabel, entendo... mas o TDAH tem tratamento e ele pode se tornar uma pessoa funcional. Ter relacionamentos afetivos, atividade laboral.... sugiro que vc procure por terapia. Para ele e para vc. Te fortalecer tb é importante...
Eu tenho tdh, cresci num lar conturbado com irmão esquizofrênico. Na verdade, dado a gravidade do caso do meu irmão, meus pais me deixar dar cabeçada sozinha. E a força dommedo e de privações, estudei, com.mais esforço, que os demais...hoje sou formada , concursada e independente. Não sei o grau de acometimento do seu filho. Mas não sei a vc a pessoa que o fará se sentir uma vítima. Eu penso que seus soubesse do meu tdh ou ouvisse o tempo todo minha mãe dizendo que não consigo fazer isso ou aquilo, eu não teria superado. ( Isso e só uma.dica, baseada em mim mesma. Ah fui diagnosticada aos 36, ,pois sentia a necessidade de me entender melhor.
parabéns por toda sua superação.
Depois que os pais morrerem ou vão trabalhar, ou o final será embaixo da ponte, simples assim
Criei dois, cobrei e ajudei com os estudos desde pequenos, ensinei e cobrei responsabilidades conforme a idade, hj são pessoas independentes, gostei do trabalho que eu fiz
Algumas pessoas preferem dar td na mão para não terem o trabalho de educar. Podem morrer em paz, ou eles irão viver so trabalho ou de esmolas
Arranjam uma mulher q sustente eles.
Pai que dá pra filhos está criando um monstro
oi Luzia... sim... limites são necessários.
Minha mãe tem 95 anos. Está bem para essa idade. Mas, se preocupa em morrer porque não sabe como um irmão nosso, filho dela, de 63 com filhos na casa dos 30+ e com uma mulher de 50 anos vão se virar. Meu pai sustentou, faleceu, agora há 13 anos minha mãe sustenta.
Somos em seis. Começamos a trabalhar cedo, assim que concluímos o EM. Década de 1980.
Ainda é gastador.
dificil, Juliana... entendo a preocupação da sua mãe...
O futuro no Brasil não existe
Credo. Vai pro aeroporto então. Tá esperando o quê?
C tda a certeza, os pais conseguiram criá-los mas não educá-los. Os motivos, talvez nunca vamos saber...
Tem filhos q só amadurecem qdo morrem os pais - embora geralmente seja a mãe a figura mais forte na limitação dos filhos.
concordo com vc.
Na verdade, esses são os pais, que carregam a culpa de terem errado muito, na educação, e disciplina na criação dos filhos!!!
E daqui pra frente só vai piorar.... a ideologia wok entrou com tudo, e muuuiiitos ainda não acordaram!!!😮😮😮😢😢😢
30 anos o bom filho já tem q estar trabalhando e ajudando em casa.Que pena existir esses parasitas,pai nenhum merece ,mais a realidade é q tem muitos por aí.Os pais não tem o q fazer,filho bom nasce pronto
Nenhum filho nasce "pronto", deixe de ser mediocre, filho é uma construção, o que mais vejo é pai e mãe que não ensina o básico do básico pro filho, são negligentes, não tem amor, carecem de inteligência, este seu comentário mesmo, carece tanto de inteligência e autoconhecimento que espero que tu nunca se torne mãe.
@@MangueBeat
Concordo. Atualmente os filhos são órfãos de pais vivos.
ua-cam.com/video/nJSEDOwG4vo/v-deo.html
oi Luzia, não nascemos prontos. Somos uma construção. E, infelizmente, muitos pais estão vivenciando esta dificuldade de seus filhos em se tornarem adultos. Nosso papel enquanto pais é o de favorecer para que este crescimento aconteça.. este é o desafio.
@@MangueBeatmas a gente vê de novinhos diferença. Uns se oferecem pra tarefas, outros se mandar, outros nem mandando
Pais, tenho uma notícia pra dar, seus filhos não te amam, poder até dizer que sim, mas falar é facil.
Filho de 42 anos...😢
Os pais não são culpados do mau caráter do filho!
Sim são … eles não criaram por mundo , criaram para ser o q é hoje .
Como assim, não podem morrer. Esses pais vão morrer sim . Toda vida existiu órfãos. Mães que muitas vezes morrem no parto e a criança cresce realizam coisas que muitas vezes melhor do que filhos de pais ricos que criam filhos mimados dando tudo de mão beijada e que mais tarde vem as consequências.
Que tal um vídeo orientando pais que têm filhos nessa situação por motivo de doença. Cheguei nesse vídeo para encontrar isso e notei que outros também pelos comentários.
obrigada pela dica. Providenciarei sim.
Não é o meu caso!
" Enquanto existir 🐴 São Jorge 🐲 não anda a pé "
kkkkk. tipo isso
Detesto pais que fazem isso com os filhos. D E T E S T O! Meu pai fez isso comigo. Aquele peste. Eu fiz completamente difetente com mimha filha e ela hoje é uma vencedora!!!!.
Está falando para ricos
Porque sofro COM meu filho 18 anos sonho de yodo pobre é FILHOS melhor que agente COMEÇA desde cedo no menor aprendiz para pagar as roupas e minimo a luz
Oi Josiana, obrigada por seu comentário. Estou falando para pais. E que ótimo exemplo este de começar a trabalhar com menor aprendiz.
Eu também fiz isso, incentivei a começar como jovem aprendiz aos 19 anos, eu conversei dizendo que não ia conseguir mais ajudar com dinheiro porque estava desempregada, foi um momento difícil que eu estava sem dinheiro mesmo. E foi assim. Hoje já caminha sozinho. Depois me aposentei porque emprego nesse país numa certa idade é difícil.
Será que a condução desse vídeo levou a turba a atirar pedras e generalizar as causas de se ter filhos aparentemente vagabundos e aproveitadores?
É uma situação preocupante mesmo. Qual será o futuro dessas pessoas após a partida dos pais?
É uma preocupação né, Marcos... cada família vai lidar de um jeito, mas, há uma chance de pessoas com este perfil seguirem sendo cuidadas por outras pessoas da familia... aí não ha rompimento deste ciclo.
Precisamos falar sobre MATERNIDADE ATÍPICA!
O maior medo dessas mães é não saber o que acontecerá com seus filhos que são totalmente vulneráveis e dependentes, independente da idade que tenham, e que vão ficar sozinhos numa sociedade excludente, capacitista e perversa gerida por um governo NEGLIGENTE.
Pensem nisso.
Tinha que vir um falar de Governo negligente. O que governo tem a ver com criação de filhos e pais super protetores?
@norisreginamborges4660 visivelmente se vê que você nem sabe o que é maternidade ATÍPICA e tá na internet só vociferando asneiras. Vá estudar pra deixar de ser uma ignorante.