Assistindo em janeiro de 2022, amigo! Trinta e cinco anos atrás! Em janeiro de 1987 eu tinha menos de 2 anos de idade! Era ainda um bebezinho! Nem sabia o que era sexo! AIDS, muito mesmos! 😜 😃
Valéria Petri, realmente, uma mulher à frente de seu tempo. À luz do medo, da desinformação e do preconceito, ela entendeu do que se falava. Ela entendeu muito bem. Que mulher fantástica.
Dr. Amato estava a frente ao seu tempo, tanto que fizeram uma lei nos anos 90 criminalizando a pessoa que sabiamente contaminada com AIDS fizesse sexo com outra sem ela saber.
Eu assistindo isso em 2020 e tendo a certeza da falta de estudo, da ciência e do conhecimento do caso, as suposições a forma que era tratado os portadores de HIV, o sofrimento dessas pessoas sendo tratado com falta de empatia. As coisas realmente mudaram e graças a Deus por isso. Como a ciência e os avanços tecnológicos vieram pra ajudar.
@@luanna_priscilla Mimimi, significa Mimadão, de acordo com o criador do personagem Fudêncio, da MTV. Logo, vc ainda não aprendeu a usar o meme, mimadão.
@@viniciusdeoliveira6229 Sabemos muito bem que esse programa é de 1987. A AIDS chegou ao Brasil por volta de 1983. Logo, era comum em 87, as pessoas terem essa visão de que só pegava a doença, quem era gay ou bissexual! Hoje, 31 anos depois, já sabemos que os héteros, aliás, todo o mundo, pode vir a contrair tal doença. O seu comentário quis polemizar, ficar de mimimimimimi. MUITA COISA MUDOU DE 87 PARA 2018!!! POLEMIZA NÃO, CARA! Como te falei, evoluímos muito nesse e em outros quesitos! E outra, esse vídeo é mais antigo que eu que nasci em 89!!! AS COISAS MUDAM!!! MUITA COISA MUDOU.
Mas vc tem mania de perseguição? Vi vários comentários com base na visão de mundo de hj (tipo, cadê a representatividade? Nenhum portador do vírus na bancada?"). Não estava me referindo a você, exclusivamente, muito menos problematizando ou polemizando. Muito mimadão, vc.
Que interessante! 3 horas debatendo um assunto importante pra conhecimento da população. Esse RodaViva é bom pra quem vai fazer algum tipo de pesquisa seja escolar ou nao.
Dentro da limitação que esses profissionais possuíam na época, técnica em relação à doença e ética em relação ao homossexualismo, EU os considero todos HERÓIS NACIONAIS por terem encarado de frente esse problema tão grave e perigoso.
De forma nenhuma o discurso deles é obsoleto. Ele é parte da construção do discurso atual e várias, várias ideias deste debate perduram até hoje, como baratear o preço da camisinha, campanhas de conscientização na mídia, enfim...
Lógico que não dar pra esses comentários serem reproduzidos nos ias de hoje, talvez alguns saíssem até com voz de prisão após o programa Mas enfrentar a problemática faz-se necessário, considerando que hoje se defende o direito de todos a serem livres e inclusive a ter relações sexuais livre, Falta mais discursos hoje como esses de 1987, precisamos colocar verdades na mesa , pois até hoje o HIV não foi erradicado
Hoje faltam campanhas, educação sexual, a base da prevenção é a educação! Deveria ter uma matéria fixa só sobre educação sexual, obviamente condizente com a idade da criança/adolescente, para crianças ensinar de forma leve, em forma de musiquinhas quais os locais proibidos do seu corpo, onde terceiros não podem tocar como forma de proteger eles de abusos sexuais, e ter uma rede na escola mesmo onde eles podem confiar e contar caso algo errado esteja acontecendo, quando adolescentes, com base em pesquisas de campo de quando se inicia a vida sexual daquele grupo fazer uma palestra advertindo sobre doenças sexualmente transmissíveis, formas de prevenir gravidez, encaminhamento para ginecologistas para meninas com vida sexual ativa para que façam uso de anticoncepcionais, como se usa um preservativo, onde encontrar, e se possível ter disponível ali para levar para casa, tudo para segurança deles, porque uma hora vai acontecer, então que seja de forma responsável, com as informações disponíveis... que também houvessem informações sobre prep e pep e toda forma de profilaxia, sempre incentivando o uso conjunto com o preservativo... só isso já ajudaria a diminuir número de gravidez em adolescentes, podendo elas terminar os estudos e trabalhar sem sobrecarregar o estado, o mesmo com as doenças, se existe informação, prevenção, menos pessoas vão se infectar e menos tratamento o estado terá que bancar... é tanto gasto que o estado podia economizar só com campanhas de prevenção...
Tem jovem que não sabe o que é AIDS, quando soube disso, eu fiquei atônita... não vou mentir... achei que era uma informação de domínio público, como quantos dedos temos em cada mão, mas é aterrador constatar que o básico as pessoas não saibam...
Imaginem como deve ter sido triste aos pacientes da época que acessaram o programa com alguma esperança e ouviram repetidamente que eram custosos aos cofres.
3 horas de debate, e o Dt na hora 1hora 56 minutos resumiu todo o debate, a melhor prevenção concreta a aids e uso do preservativo em qualquer relação sexual
Ué não achei o Enio tão ruim não... ele falo umas coisas boas. E isso é usado hoje. Para grande publico na época realmente eram ideias boas baixar o preço da camisinha, e te las de maior qualidade... Hoje em dia é isso que é feito também.
O que mais me assusta é q esse pessoal que atrelou AIDS com LGBTs são profissionais da saúde que, através de achismos, tomaram uma verdade - falsa - e aplicaram sem nenhum questionamento agravando ainda mais o problema da descriminação. SURREAL
O sexo entre homens, o sexo anal, o esperma que há grande concentração do vírus, tudo isso é sabido que o risco de contrair o vírus é maior do que de outras formas, só perdendo pra transfusão de sangue
Nossa eles não tinha nenhuma informação sobre o assunto era mais si de tudo é hoje a gente graças à Deus que nós temos informação certa e objetiva hoje Nossa saúde querendo ou não e bem melhor que na quela época é hoje a gente sabe como pode pegar e a gente hoje sabe que a aids qualquer um pega
700 travestis na cidade de São Paulo?? Mesmo levando se em consideração o ano de 1987 e também como foi feita a pesquisa. Acho um número meio controverso. Creio que o número de travestis na maior cidade da América do Sul devia ser maior naquela época.
Enio Mainardi era um racista declarado. Quanta ignorância e absurdos foram ditos, mudar de opção sexual e tantas outras baboseiras. Ainda bem que a ciência evoluiu. Ótimo vídeo para passar para a juventude com o intuito de perceberem que não existe verdade absoluta, mesmo na ciência.
Esse Ênio tinha uma cota parte nesse programa. Pq não é possível um cara falar tanta besteira, atropelando as pessoa, interrompendo e não foi interrompido. Absurdo
Desde o início dos anos 80 que ele é um oncologista conceituado. Inclusive no estouro da AIDS ele foi convidado para passar um tempo no hospital de Nova York, onde a coisa estava feia. Tem um outro roda viva na mesma época com ele sozinho falando sobre o tema.
@@Washington009 FONTE é o nome que se dá ao local/artigo/trabalho que se usa para se fazer alguma afirmação. Aonde que ta esse estudo ai que ele falou?
@@danilocardozo4942 são dados do próprio ministério da saúde, amado. Apesar de agora estar numa tendência de queda, o Brasil ainda é o país onde a AIDS mais cresce.
É normal... Era pra ser normal quando está submetida ao casamento, respeito e fidelidade. Imagino que era pra ser dessa maneira mas pra muitos quem diz isso deve ser um mané.
Tive um tio q morreu de aids em 2016, ele descobriu q tava contaminado em 2001, fazia o tratamento certinho , estava indetectavel, mais morreu! Por conta disso , cheguei a conclusao de q as pessoas q tomam remédios todos os dias tem um sobrevida, , ou seja, podem estar vivendo normalmente tomando remédios, mais uma hora ou outra, os medicamentos param de fazer efeito e a aids se manifesta, e a pessoa morre e nao tem nada do q fazer pra impedir. É uma doença grave e vc sofre preconceito, isso é inevitavel e triste.
O prognóstico da doença depende de vários fatores. Já parou para pensar na possibilidade que seu tio pudesse ser portador da doença há anos e anos, antes dele ter sido diagnosticado em 2001? O vírus pode ficar até 20 anos ou mais em período assintomático em alguns casos. Não que fosse o caso do seu tio mas quanto mais cedo o diagnóstico, maior tende a ser a expectativa de vida do paciente. Mas também conheci pacientes que aparentavam estar bem e do nada vieram a óbito por prováveis efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais, assim como aqueles que se cuidavam e mesmo assim vieram a desenvolver doenças oportunistas e câncer. Enfim, é uma doença delicada. Segundo a OMS, a expectativa de vida de uma pessoa com HIV é de 25 até 50 anos de vida após a contaminação se o diagnóstico for bem precoce. Porém em casos de diagnóstico tardio, ainda mais quando a doença já se manifestou, o prognóstico é de 15 até 25 anos de vida após a infecção ao iniciar o tratamento. Mas como disse há uma série de outros fatores que estão relacionados ao indivíduo em si, seus hábitos, ambiente, genética, auto cuidado.
E verdade meu vizinho tinha uma qualidade de vida boa. Tomava às medicação certinho. Mas teve um dia que começou sair nódulo nele e muita diarreia. O médico disse que era o remédio que não tava adiantando mas. Aí ela se manifestou
Essa doença é terrível e está muito atrelada as pessoas promíscuas independente de serem héteros ou homossexuais! E aquelas pessoas que pegaram de maridos ou esposas infiéis ou se contaminaram com transfusão de sangue? Não podemos generalizar... Isso é triste!
Pessoas promíscua? Atire pedra quem nunca errou! Você nunca transou sem camisinha pelo menos uma vez? Já pensou se ness única vez a pessoa que você transou tinha o virus e vc e nem a pessoa sabia? Você seria promíscua por ter uma vida sexual ativa e apenas por um deslize acabou se infectando? Por favor preconceito é feio! Informação é a cura!
@@adilsonlemes6262 Disse pessoas promíscuas, porque no documentário é bem explícito quanto a isso! E na parte final do meu comentário quis dizer, que não só pessoas promíscuas podem se infectar com o vírus, mas os casados e pessoas que recebem transfusão de sangue! Enfim... não saber interpretar/entender um texto também é feio!
@@barbaracardoso3253 Vc passou uma ideia contraditória no seu comentário. A primeira parte do seu comentário leva o leitor a entender que essa é sua opinião. Se está destacando a fala de outra pessoa deveria colocar essa fala entre aspas. Então o problema não é de quem interpretou, na verdade vc não soube se expressar.
@@annecaroline9240 Anne Caroline boa noite! Meu comentário foi baseado no programa e no que a sociedade pensa e é fato que a maioria maciça das pessoas acham isso pelo menos na época, hoje acho que diminuiu mas não acabou. Na verdade eu questionei que não devem pensar que AIDS está atrelado somente em pessoas homossexuais, e que existem outros meios de risco em contrair a doença! O exemplo triste do Betinho está aí, precisando de doação de sangue, contraiu HIV pela transfusão.... triste 😢
Sim. Outro dia eu estava no ônibus e um senhor que estava sentado no assento ao lado iniciou uma conversa. Ele continuou dizendo que estava indo a sauna. Normalmente não fico de conversa com quem não conheço mas ele continuou dizendo que muita gente não gosta porque saunas são frequentadas por gays. Eu pensei: "vixe!" Anos depois vi o filme "A Vida Continua" de 93 e vi que é uma realidade.
Máquina estatal citada como fator crucial na crise do combate e tratamento à AIDS àquela época. 2017 e o estado continua sendo o principal motivo das crises no país.
Cara Todo mundo sabe que o estado, principalmente o brasileiro só serve pra destruir nossas vidas, Como por exemplo arrecadaçoes de altos impostos sem retorno, porem nao acredito nessas conspiraçoes que o governo mundial criou a aids pra as empresas farmaceuticas arrecadar bastante dinheiro com a desgraça do povo, tudo teoria da conspiraçao
Foi a máquina estatal, por meio do SUS, que constitui um dos melhores, se não o melhor, sistema de tratamento p/ o HIV e AIDS do mundo. O Brasil é referência nesse sentido, rapaz.
Marina Maria não é preconceito, é estatística. Até hoje os homossexuais são grupo mais contaminados, cerca de 15% dos homossexuais tem DST, ja os heteros não chega nem a 1%. Ou seja, homossexuais ainda são o grupo de risco
Homossexualismo é uma escolha ninguém nasce assim, melhor lamentar pelo racismo da época não isso, quem pegou e era homossexual escolheu isso que pague pelo seu pecado..
Eles foram os maiores responsáveis por propagar a doença quando ela se iniciou. Não é preconceito não. Veja o filme "A Vida Continua" - 1993 Teve um médico que disse.. acho que foi o Drauzio... as atividades, a via que eles utilizam é mais propensa a contaminação.
@@dingao000 A infecção surgiu na África entre pessoas, que eram na sua maioria heterossexuais, que caçavam e comiam carne de macacos que continham um virus que ao entrar em contato com o corpo humano sofreu mutação e levou ao surgimento do HIV. Na África, inclusive, as mulheres heterossexuais sempre foram o segmento populacional mais atingido pelo vírus e não os gays. Por isto, todo o peso jogado encima dos homossexuais deve ser analisado com bastante cuidado. Houve um certo azar para a comunidade o fato de que este vírus se pega com mais facilidade em relações anais que vaginais. Vale ainda ser ressaltado que inúmeras outras ISTs, que durante séculos não tinham cura, foram propagadas de forma intensa por heterossexuais, vide a sífilis, e nem por isto essa parte da população sofreu uma discriminação tão intensa como os homossexuais. E a discriminação foi um fator importante para a disseminação rápida do vírus nos anos 80. Como no início a doença ficou conhecida como "Cáncer Gay" as autoridades e grande parte da população deram pouca importância a doença e muitos ficaram até felizes que os homossexuais estavam sendo possivelmente punidos pelos Deuses por cometerem o ato pecaminoso da sodomia. Só quando heterossexuais contaminados também começaram a pipocar, que o pessoal percebeu, tarde demais, que o problema era bem mais complexo e difícil de lidar.
Óbvio que pros dias de hoje é ultrapassado, afinal esse programa é de 1987, ou vc queria que eles seguissem a mesma linha de pensamento dos dias atuais? 🙄
@@annecaroline9240Não, mesmo pra época foi dita muita sandice aí e preconceito não oriundo de falta de informação, mas de mentes arcaicas mesmo, sinceramente poderiam estar em qualquer outra profissão sem problemas que não medicina, que trata de gente, gente vulnerável, em leito de morte, que a última coisa que precisam é de alguém lançando um olhar inquisidor para suas práticas... se fosse fruto de sua época Paulo Roberto Teixeira, Valéria Petri e Caio Rosenthal pensariam da mesma forma... tem profissão que simplesmente não cabem os nossos preconceitos e opiniões, são necessárias soluções práticas pra população... O que cada um faz é problema de cada um desde que seja feito com proteção.
Eu acredito q à promiscuidade está ligada a testosterona, pq o grupo homossexual feminino são raros em ter hiv, agora os homossexuais masculinos chegaram nessa época a bater 70% do contaminados
Falou uma enorme besteira. As mulheres homossexuais são pouco atingidas pelo HIV pq normalmente não há penetração sexual com troca de fluidos entre elas. Há certos riscos, como na prática do uso de consolos. Uma mulher pode inserir um consolo na vagina da parceira e depois colocar este mesmo consolo no seu órgão genital, o que pode acarretar a contaminação por HIV ou mesmo outras ISTs. Mas o risco é mínimo, diferentemente do sexo anal passivo, o mais suscetível a infecção. Uma mulher homossexual pode transar com várias mulheres numa mesma noite sem camisinha e ainda assim ela terá menos chances de pegar HIV que uma mulher ou homem gay que porventura transe com uma única pessoa e recebam o sêmen na vagina ou ânus.
Isso mesmo. Matou a charada. Os homossexuais tinham uma vida sexual bem ativa e vários parceiros. Naturalmente ajudaria a propagar mais a doença. Isso na época, claro.
@@gigiomg1983Eu concordo com vc, mas o que ela falou não foi de todo bobeira não... homem no geral (veja, não estou falando de todos mais a maioria) tem a libido muito maior que mulheres por conta da testosterona ser num nível mais elevado, tanto que uma mulher quando começa tomar testo pra virar homem trans fica com a libido lá no alto, outra coisa é que homem não engravida o outro, então é muito mais fácil chegar nos finalmente sem muita preocupação (falo no início quando ninguém nem sabia o que era AIDS e que ela existia) sabemos, claro que essa não é a causa, mas a forma como é feito o sexo gay, onde o passivo está mais vulnerável a ser contaminado... porém não achei de todo besteira o que ela falou... deixando o moralismo de lado, sem julgamentos... homem tem sim mais libido que a mulher e isso facilita um pouco a multiplicidade de parceiros (o que não é um problema, desde que protegido). Homens e mulheres tem suas particularidades, tem excessões, mas falo da regra.
Quanta desinformação nessa época. O cara falar que saliva transmitia. Não sou soropositivo, mas vejo esses vídeos aleatórios e caio num vídeo desses com tanta desinformação.
Só pra constar, o programa é da década de 80. 1) naquele tempo quem tinha hiv sofria muito preconceito. 2) começamos a pensar em representatividade há pouco tempo. Ainda hoje vemos programas em que não tem mulheres na conversa, no roda viva de 87 tem.
Meu fi hoje tem o preconceito que tem, imagine Nessa época? Tem pessoas que hoje em dia tem aids e nao fala nem pra mãe, quanto mais Nessa época uma pessoa se expor desse jeito
Nossa esse apresentador totalmente confuso, como era difícil naquela época sem tratamento e com tanta dificuldade em fazer testes, falou em testes mas não falaram da janela imunológica do vírus, atualmente com tanta facilidade e as pessoas não buscam saber ou prevenir, triste isso.
Que bom estar aqui hoje, 2024, com tantos remedios disponiveis.
Nem um remédio do mundo acaba com o preconceito
Nenhum que cura
Há controle, mas não cura e sequer a transmissão parou de acontecer. Abraços.
Valéria petri é a médica q tds nos gostaríamos de ter numa doença grave. Humana, comprometida, acadêmica e técnica 😍sou fã dela.
Um anjo essa mulher 💜
Concordo.
@@Zc00x7 "Essa tal de Valéria" se chama Valéria Petri.
@@TheStrayK Não me interessa. Dispenso a sua informação.
@@cicerofranciscodemelo9070 kkkkkk achei um comentário que fiz pela conta do meu pai 🤔
Dra Valéria Petri em poucos minutos demonstrou mais sensatez do que tudo!
Vim aqui por causa da dra Valéria petri
Alguém assistindo em 2021
Eu nesse exato momento, aliás já vi umas dez vezes sem exagero
Eu
Sim.
Estou assistindo pela décima vez. Amo a fala da Valeria Petri.
Assistindo em janeiro de 2022, amigo! Trinta e cinco anos atrás! Em janeiro de 1987 eu tinha menos de 2 anos de idade! Era ainda um bebezinho! Nem sabia o que era sexo! AIDS, muito mesmos! 😜 😃
Valéria Petri, realmente, uma mulher à frente de seu tempo. À luz do medo, da desinformação e do preconceito, ela entendeu do que se falava. Ela entendeu muito bem. Que mulher fantástica.
Dr. Amato estava a frente ao seu tempo, tanto que fizeram uma lei nos anos 90 criminalizando a pessoa que sabiamente contaminada com AIDS fizesse sexo com outra sem ela saber.
Doutora Valéria Petri, fantástica e humana!
A profissional mais humana que já ouvi!
A frente do seu tempo...
Quando a vi e ouvi, à época, me apaixonei. Gostaria de saber como ela estará hoje...
A fala dela é o melhor do programa de debate.
@@edsonferreiradasilva1024está idosa... muito fofa 🥰💞
Cara, eu já tinha visto a Dr. Valeria Petri em outra entrevista e achei ela incrível. Viva essa mulher!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu assistindo isso em 2020 e tendo a certeza da falta de estudo, da ciência e do conhecimento do caso, as suposições a forma que era tratado os portadores de HIV, o sofrimento dessas pessoas sendo tratado com falta de empatia. As coisas realmente mudaram e graças a Deus por isso. Como a ciência e os avanços tecnológicos vieram pra ajudar.
Sempre é bom revisitar a história!
Vi a Dra. Valéria Petri em duas ocasiões em entrevista ao saudoso Goulart de Andrade. Que médica magnífica é ela!
Vim avisar que o programa é de 1987, tem gente que não percebeu.
MIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMIMI.
@@luanna_priscilla Mimimi, significa Mimadão, de acordo com o criador do personagem Fudêncio, da MTV. Logo, vc ainda não aprendeu a usar o meme, mimadão.
@@viniciusdeoliveira6229 Sabemos muito bem que esse programa é de 1987. A AIDS chegou ao Brasil por volta de 1983. Logo, era comum em 87, as pessoas terem essa visão de que só pegava a doença, quem era gay ou bissexual! Hoje, 31 anos depois, já sabemos que os héteros, aliás, todo o mundo, pode vir a contrair tal doença. O seu comentário quis polemizar, ficar de mimimimimimi. MUITA COISA MUDOU DE 87 PARA 2018!!! POLEMIZA NÃO, CARA! Como te falei, evoluímos muito nesse e em outros quesitos! E outra, esse vídeo é mais antigo que eu que nasci em 89!!! AS COISAS MUDAM!!! MUITA COISA MUDOU.
E eu percebi sim que esse vídeo é de 1987!
Mas vc tem mania de perseguição? Vi vários comentários com base na visão de mundo de hj (tipo, cadê a representatividade? Nenhum portador do vírus na bancada?"). Não estava me referindo a você, exclusivamente, muito menos problematizando ou polemizando. Muito mimadão, vc.
Que riqueza, muito interessante ver os pensamentos da época!
2:40:00 Doutora Valéria Petri, sendo uma médica humana, que se preocupa com vidas
Que interessante! 3 horas debatendo um assunto importante pra conhecimento da população. Esse RodaViva é bom pra quem vai fazer algum tipo de pesquisa seja escolar ou nao.
Extremamente sensato esse dr Theodoro
Sim eu assisto muito programas antigos
Programa histórico e serve para relembrar os riscos de não usar preservativo
Roda Viva raiz... Parabéns pelo vídeo.
FALTOU O DRÁUZIO VARELLA NESTE RODA VIVA AEH!
Com certeza
O massacre do Carandiru não tinha acontecido ainda... Foi ali que ele começou a ficar nacionalmente conhecido. Abraços!
Dentro da limitação que esses profissionais possuíam na época, técnica em relação à doença e ética em relação ao homossexualismo, EU os considero todos HERÓIS NACIONAIS por terem encarado de frente esse problema tão grave e perigoso.
Homossexualismo é um termo errado. Homossexualidade é o certo.
Verdade meu amigo "Ismo" diz respeito a doença...
@@furiouslysad5807 Ambos termos estão corretos.
@@Washington009 Não.
Ótimo Roda viva
Importante esse assunto e os esclarecimentos prestados ao Cidadão Brasileiro.
imaginem em 2047 o quão obsoleto será o discurso de muita gente hoje em 2017.
Verdade
De forma nenhuma o discurso deles é obsoleto. Ele é parte da construção do discurso atual e várias, várias ideias deste debate perduram até hoje, como baratear o preço da camisinha, campanhas de conscientização na mídia, enfim...
Dra. Valéria Petri é a verdadeira definição de mulherão da porr4! ❤️
Lógico que não dar pra esses comentários serem reproduzidos nos ias de hoje, talvez alguns saíssem até com voz de prisão após o programa
Mas enfrentar a problemática faz-se necessário, considerando que hoje se defende o direito de todos a serem livres e inclusive a ter relações sexuais livre,
Falta mais discursos hoje como esses de 1987, precisamos colocar verdades na mesa , pois até hoje o HIV não foi erradicado
Hoje faltam campanhas, educação sexual, a base da prevenção é a educação! Deveria ter uma matéria fixa só sobre educação sexual, obviamente condizente com a idade da criança/adolescente, para crianças ensinar de forma leve, em forma de musiquinhas quais os locais proibidos do seu corpo, onde terceiros não podem tocar como forma de proteger eles de abusos sexuais, e ter uma rede na escola mesmo onde eles podem confiar e contar caso algo errado esteja acontecendo, quando adolescentes, com base em pesquisas de campo de quando se inicia a vida sexual daquele grupo fazer uma palestra advertindo sobre doenças sexualmente transmissíveis, formas de prevenir gravidez, encaminhamento para ginecologistas para meninas com vida sexual ativa para que façam uso de anticoncepcionais, como se usa um preservativo, onde encontrar, e se possível ter disponível ali para levar para casa, tudo para segurança deles, porque uma hora vai acontecer, então que seja de forma responsável, com as informações disponíveis... que também houvessem informações sobre prep e pep e toda forma de profilaxia, sempre incentivando o uso conjunto com o preservativo... só isso já ajudaria a diminuir número de gravidez em adolescentes, podendo elas terminar os estudos e trabalhar sem sobrecarregar o estado, o mesmo com as doenças, se existe informação, prevenção, menos pessoas vão se infectar e menos tratamento o estado terá que bancar... é tanto gasto que o estado podia economizar só com campanhas de prevenção...
Tem jovem que não sabe o que é AIDS, quando soube disso, eu fiquei atônita... não vou mentir... achei que era uma informação de domínio público, como quantos dedos temos em cada mão, mas é aterrador constatar que o básico as pessoas não saibam...
Na aquele ano CAZUZA estava em Boston EUA se tratando contra a AIDS
Sempre que se fala o termo honossexualismo as pessoas param de pensar e começam o vitimismo... Esse assunto é proibido?
Nossa como evoluímos
Excelente 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Dra Valéria Petri, falou pouco mas foi a mais coerente
Imaginem como deve ter sido triste aos pacientes da época que acessaram o programa com alguma esperança e ouviram repetidamente que eram custosos aos cofres.
3 horas de debate, e o Dt na hora 1hora 56 minutos resumiu todo o debate, a melhor prevenção concreta a aids e uso do preservativo em qualquer relação sexual
Valéria Petri ❤
2:41:27 Valéria Petri é incrível.
Carlos Tramontina
Só médico fera
Senti falta do dr Drauzio. Onde ele andava?
Avistei você em vários vídeos antigos! no termo HIV. Kkkk
@@mendes_75 sou da área da saúde. Rs
@@mileneribeiro5078 Ata ,bacana! eu não sou da área de saúde. Mas tenho conhecimento sobre essas coisas .
@@mileneribeiro5078 Agente de saúde? Médica? Infermeira? 😏
Ué não achei o Enio tão ruim não... ele falo umas coisas boas. E isso é usado hoje. Para grande publico na época realmente eram ideias boas baixar o preço da camisinha, e te las de maior qualidade...
Hoje em dia é isso que é feito também.
Dr valeria Petri grande médica ❤
Os caras disputando quem deixa mais botão da camisa aberto pra mostrar o peitoral em 9:00 e 44:00
Era moda naquele tempo
Kkkkkkkkkk
Kkkkk cara, num vou nem ler os outros comentários. O seu já foi o melhor
O que mais me assusta é q esse pessoal que atrelou AIDS com LGBTs são profissionais da saúde que, através de achismos, tomaram uma verdade - falsa - e aplicaram sem nenhum questionamento agravando ainda mais o problema da descriminação. SURREAL
O sexo entre homens, o sexo anal, o esperma que há grande concentração do vírus, tudo isso é sabido que o risco de contrair o vírus é maior do que de outras formas, só perdendo pra transfusão de sangue
Transponda a barreira do tempo e retire a sua viseira sobre o assunto. Nem sempre quem fala de homossexualismo mata homossexuais na calada da noite...
Valéria Petri!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem esse apresentador? E o Doutor Caio Rosenthal, novinho. 😍
Que vergonha esse povo não passa hoje em dia! Pelas atrocidades ditas!
Interessante o programa😊
Dra. Valéria Petri é o verdadeiro significado de mulherão da porr4! ❤
Nossa eles não tinha nenhuma informação sobre o assunto era mais si de tudo é hoje a gente graças à Deus que nós temos informação certa e objetiva hoje Nossa saúde querendo ou não e bem melhor que na quela época é hoje a gente sabe como pode pegar e a gente hoje sabe que a aids qualquer um pega
Quando o COVID chegou também ninguém tinha informação concreta. Foi uma sucessão de achismo meses a fora
Se dependesse de seu deus estaríamos todos fudidos!
700 travestis na cidade de São Paulo??
Mesmo levando se em consideração o ano de 1987 e também como foi feita a pesquisa.
Acho um número meio controverso.
Creio que o número de travestis na maior cidade da América do Sul devia ser maior naquela época.
Quanta ignorância nessa época! E quanto evoluímos e o quanto até hoje temos a evoluir!
@@raffaellaliborio2025 você tem que entender que nesse tempo era uma doença nova, pouco se sabia sobre!
Época que o roda viva era bom
Até o cenário era mais bonito..hoje acho estranho o cenário
Enio Mainardi era um racista declarado. Quanta ignorância e absurdos foram ditos, mudar de opção sexual e tantas outras baboseiras. Ainda bem que a ciência evoluiu. Ótimo vídeo para passar para a juventude com o intuito de perceberem que não existe verdade absoluta, mesmo na ciência.
Ridículo esse cara, perdeu oportunidade de ficar de boca fechada, nem era pra ter participado
Também achei, que cara babaca, só falou asneira. E nem sei pra quê levar um publicitário ali.
Nojo define
Ja naquela epoca, a medicina era tratada de forma a se pensar apenas nos lucros
Modelo americano de vida. Era a cópia grotesca do que acontecia lá na época. Além do preconceito com os gays.
Esse era o Enio Mainardi:
“Preto desvaloriza o produto anunciado”, disse publicitário Ênio Mainardi em 1988
m.ua-cam.com/video/xt0ml8BQIo8/v-deo.html
Esse Ênio tinha uma cota parte nesse programa. Pq não é possível um cara falar tanta besteira, atropelando as pessoa, interrompendo e não foi interrompido. Absurdo
Dra. Valeria Petri a partir de 2:11:00
Em 1987, um programa destes sobre AIDS, sem o Drauzio Varela?
Drauzio nessa época não possuía relevância nenhuma no cenário nacional, só pra constar.
Desde o início dos anos 80 que ele é um oncologista conceituado. Inclusive no estouro da AIDS ele foi convidado para passar um tempo no hospital de Nova York, onde a coisa estava feia. Tem um outro roda viva na mesma época com ele sozinho falando sobre o tema.
@@thiagolima4474 Exatamente
O Dráuzio possivelmente já atuava no ramo, mas foi apenas após o massacre do Carandiru (1992) que ele ganhou notoriedade. Abraços!
A Aids cresceu 9% entre 2005 a 2013 no Brasil, de qualquer forma é alarmante, enquanto no continente africano onde há maior incidência diminuiu...
fonte: 12 volts
@@danilocardozo4942 ?,
@@Washington009 FONTE é o nome que se dá ao local/artigo/trabalho que se usa para se fazer alguma afirmação. Aonde que ta esse estudo ai que ele falou?
@@danilocardozo4942 Não é necessário
@@danilocardozo4942 são dados do próprio ministério da saúde, amado. Apesar de agora estar numa tendência de queda, o Brasil ainda é o país onde a AIDS mais cresce.
Mainardi quem diria que morreria de uma fatídica pandemia tbm. E fazendo parte de um “grupo de risco “ . Um dia é o outro, no outro somos nós.
O mundo não perdeu muita coisa
Kkk bem feito
1:26 impensável usar a camisa assim num programa de tv nos dias de hoje.. encaretamos? (Mas que pitel 😅)
1:36:55 por quê cortaram o intervalo
Que gastura verem eles falaram da relação sexual entre homem e mulher como “normal”
É normal... Era pra ser normal quando está submetida ao casamento, respeito e fidelidade. Imagino que era pra ser dessa maneira mas pra muitos quem diz isso deve ser um mané.
Paulo César Bomfim do Gapa ainda é vivo ou faleceu em 1992?
Paulo César Bomfim do GAPA era portador do vírus HIV?
@@karlaneves4654 Sim. Faleceu em 1992, aos 37 anos de HIV
Tive um tio q morreu de aids em 2016, ele descobriu q tava contaminado em 2001, fazia o tratamento certinho , estava indetectavel, mais morreu! Por conta disso , cheguei a conclusao de q as pessoas q tomam remédios todos os dias tem um sobrevida, , ou seja, podem estar vivendo normalmente tomando remédios, mais uma hora ou outra, os medicamentos param de fazer efeito e a aids se manifesta, e a pessoa morre e nao tem nada do q fazer pra impedir. É uma doença grave e vc sofre preconceito, isso é inevitavel e triste.
sim, e ninguem hoje em dia fala disso, pois preferem deixar os homossexuais morrerem do que dizer a verdade a eles.
Sua conclusão está errada ,procure se informar com profissionais da saúde.
O prognóstico da doença depende de vários fatores. Já parou para pensar na possibilidade que seu tio pudesse ser portador da doença há anos e anos, antes dele ter sido diagnosticado em 2001? O vírus pode ficar até 20 anos ou mais em período assintomático em alguns casos. Não que fosse o caso do seu tio mas quanto mais cedo o diagnóstico, maior tende a ser a expectativa de vida do paciente. Mas também conheci pacientes que aparentavam estar bem e do nada vieram a óbito por prováveis efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais, assim como aqueles que se cuidavam e mesmo assim vieram a desenvolver doenças oportunistas e câncer. Enfim, é uma doença delicada.
Segundo a OMS, a expectativa de vida de uma pessoa com HIV é de 25 até 50 anos de vida após a contaminação se o diagnóstico for bem precoce. Porém em casos de diagnóstico tardio, ainda mais quando a doença já se manifestou, o prognóstico é de 15 até 25 anos de vida após a infecção ao iniciar o tratamento. Mas como disse há uma série de outros fatores que estão relacionados ao indivíduo em si, seus hábitos, ambiente, genética, auto cuidado.
E verdade meu vizinho tinha uma qualidade de vida boa. Tomava às medicação certinho. Mas teve um dia que começou sair nódulo nele e muita diarreia. O médico disse que era o remédio que não tava adiantando mas. Aí ela se manifestou
E morreu
1:40 o mais entusiasmado
01:15:00 ARRASOU
Gente o Eunio realmente questionou se seria possível um abatimento dos homossexuais
Sexo vaginal infecta tbm, esses médicos eram uns inrresponsaveis. Os gays eram mais suscetíveis pelo estilo de vida mais lacivo, não por serem gays.
Ué, se a maioria dos gays apresentam comportamento sexual promíscuo, então é lógico que tal comportamento esta ligado a sexualidade gay
Sexo vaginal pode contaminar mas ainda a chance é infinitamente menor que o vaginal! Pare de tentar lacrar!
1987
Esse ano era 1987 e não 2000, ou 2019
@@rodrigofranca9787 o povo é burro.
Essa doença é terrível e está muito atrelada as pessoas promíscuas independente de serem héteros ou homossexuais! E aquelas pessoas que pegaram de maridos ou esposas infiéis ou se contaminaram com transfusão de sangue? Não podemos generalizar... Isso é triste!
Pessoas promíscua?
Atire pedra quem nunca errou!
Você nunca transou sem camisinha pelo menos uma vez?
Já pensou se ness única vez a pessoa que você transou tinha o virus e vc e nem a pessoa sabia?
Você seria promíscua por ter uma vida sexual ativa e apenas por um deslize acabou se infectando?
Por favor preconceito é feio!
Informação é a cura!
@@adilsonlemes6262 Disse pessoas promíscuas, porque no documentário é bem explícito quanto a isso! E na parte final do meu comentário quis dizer, que não só pessoas promíscuas podem se infectar com o vírus, mas os casados e pessoas que recebem transfusão de sangue! Enfim... não saber interpretar/entender um texto também é feio!
São pessoas promíscuas mesmo. Pessoas promíscuas e sem responsabilidade
@@barbaracardoso3253 Vc passou uma ideia contraditória no seu comentário. A primeira parte do seu comentário leva o leitor a entender que essa é sua opinião. Se está destacando a fala de outra pessoa deveria colocar essa fala entre aspas. Então o problema não é de quem interpretou, na verdade vc não soube se expressar.
@@annecaroline9240 Anne Caroline boa noite! Meu comentário foi baseado no programa e no que a sociedade pensa e é fato que a maioria maciça das pessoas acham isso pelo menos na época, hoje acho que diminuiu mas não acabou. Na verdade eu questionei que não devem pensar que AIDS está atrelado somente em pessoas homossexuais, e que existem outros meios de risco em contrair a doença! O exemplo triste do Betinho está aí, precisando de doação de sangue, contraiu HIV pela transfusão.... triste 😢
Dra Valéria fina
Alguém assistindo em junho de 2022 ?
Julho/2022
Trabalho em laboratório e os homens ainda são os que mais tem o teste positivo. Não sei qual opção sexual deles pois não os conheço.
Meu irmão foi contaminado, porque ficou com um guey
Coitados, eles nao tinham nem camisinhas nessa epoca. 😢
Alguém sabe o nome do jornalista que tá conduzindo o debate?
Rodolpho Gamberini
Iniciou na Tv Cultura, foi p Globo, Sbt , band e voltou a cultura
Qual o nome desse apresentador ? Obrigado...👍👍✌️🙏
Achei esse apresentador sexy! Abraços
Trouxeram muitos convidados bons mas estragaram tudo com o Enio Mainardi, que não passava de um chato de galochas!
Tem outro documentário que mostram os infectados no Emílio Ribas,mas as imagens são terríveis
@@leilaluisa9400 onde podemos encontrar esse vídeo?
@@karlaneves4654 tá no UA-cam mesmo e com o Goulart Andrade,
Essas saunas são perigosas mesmo.
qual minuto?
Sim. Outro dia eu estava no ônibus e um senhor que estava sentado no assento ao lado iniciou uma conversa. Ele continuou dizendo que estava indo a sauna. Normalmente não fico de conversa com quem não conheço mas ele continuou dizendo que muita gente não gosta porque saunas são frequentadas por gays. Eu pensei: "vixe!" Anos depois vi o filme "A Vida Continua" de 93 e vi que é uma realidade.
Esse publicitário acho que não tava puro não
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Em pânico com esse dragão fumando em lugar fechado em aos 2:33.
Máquina estatal citada como fator crucial na crise do combate e tratamento à AIDS àquela época. 2017 e o estado continua sendo o principal motivo das crises no país.
Rafael Macedo
Capaz....
Quando vc caga e sai mole, vc culpa o Estado também?
Kkkk
Cara Todo mundo sabe que o estado, principalmente o brasileiro só serve pra destruir nossas vidas, Como por exemplo arrecadaçoes de altos impostos sem retorno, porem nao acredito nessas conspiraçoes que o governo mundial criou a aids pra as empresas farmaceuticas arrecadar bastante dinheiro com a desgraça do povo, tudo teoria da conspiraçao
Foi a máquina estatal, por meio do SUS, que constitui um dos melhores, se não o melhor, sistema de tratamento p/ o HIV e AIDS do mundo. O Brasil é referência nesse sentido, rapaz.
1:36:57
e a cura que é boa? necas
2022
Q coisa desagradável essa conversinha de fundo. 2024
Meu Deus... :( olha o preconceito que o homossexual sofria na época... parece que algumas coisas não mudam
Marina Maria não é preconceito, é estatística. Até hoje os homossexuais são grupo mais contaminados, cerca de 15% dos homossexuais tem DST, ja os heteros não chega nem a 1%. Ou seja, homossexuais ainda são o grupo de risco
@@estudobiblico
Exatamente.
Homossexualismo é uma escolha ninguém nasce assim, melhor lamentar pelo racismo da época não isso, quem pegou e era homossexual escolheu isso que pague pelo seu pecado..
Eles foram os maiores responsáveis por propagar a doença quando ela se iniciou. Não é preconceito não. Veja o filme "A Vida Continua" - 1993
Teve um médico que disse.. acho que foi o Drauzio... as atividades, a via que eles utilizam é mais propensa a contaminação.
@@dingao000 A infecção surgiu na África entre pessoas, que eram na sua maioria heterossexuais, que caçavam e comiam carne de macacos que continham um virus que ao entrar em contato com o corpo humano sofreu mutação e levou ao surgimento do HIV. Na África, inclusive, as mulheres heterossexuais sempre foram o segmento populacional mais atingido pelo vírus e não os gays. Por isto, todo o peso jogado encima dos homossexuais deve ser analisado com bastante cuidado. Houve um certo azar para a comunidade o fato de que este vírus se pega com mais facilidade em relações anais que vaginais. Vale ainda ser ressaltado que inúmeras outras ISTs, que durante séculos não tinham cura, foram propagadas de forma intensa por heterossexuais, vide a sífilis, e nem por isto essa parte da população sofreu uma discriminação tão intensa como os homossexuais. E a discriminação foi um fator importante para a disseminação rápida do vírus nos anos 80. Como no início a doença ficou conhecida como "Cáncer Gay" as autoridades e grande parte da população deram pouca importância a doença e muitos ficaram até felizes que os homossexuais estavam sendo possivelmente punidos pelos Deuses por cometerem o ato pecaminoso da sodomia. Só quando heterossexuais contaminados também começaram a pipocar, que o pessoal percebeu, tarde demais, que o problema era bem mais complexo e difícil de lidar.
Péssimo condução da Roda, evoluíram muito nas duas últimas apresentadoras.
Que roda de preconceitos e conceitos ultrapassados .
Óbvio que pros dias de hoje é ultrapassado, afinal esse programa é de 1987, ou vc queria que eles seguissem a mesma linha de pensamento dos dias atuais? 🙄
@@annecaroline9240Não, mesmo pra época foi dita muita sandice aí e preconceito não oriundo de falta de informação, mas de mentes arcaicas mesmo, sinceramente poderiam estar em qualquer outra profissão sem problemas que não medicina, que trata de gente, gente vulnerável, em leito de morte, que a última coisa que precisam é de alguém lançando um olhar inquisidor para suas práticas... se fosse fruto de sua época Paulo Roberto Teixeira, Valéria Petri e Caio Rosenthal pensariam da mesma forma... tem profissão que simplesmente não cabem os nossos preconceitos e opiniões, são necessárias soluções práticas pra população... O que cada um faz é problema de cada um desde que seja feito com proteção.
1:37:00
Como eles vão entrevistar Aids?
Eu acredito q à promiscuidade está ligada a testosterona, pq o grupo homossexual feminino são raros em ter hiv, agora os homossexuais masculinos chegaram nessa época a bater 70% do contaminados
Falou uma enorme besteira. As mulheres homossexuais são pouco atingidas pelo HIV pq normalmente não há penetração sexual com troca de fluidos entre elas. Há certos riscos, como na prática do uso de consolos. Uma mulher pode inserir um consolo na vagina da parceira e depois colocar este mesmo consolo no seu órgão genital, o que pode acarretar a contaminação por HIV ou mesmo outras ISTs. Mas o risco é mínimo, diferentemente do sexo anal passivo, o mais suscetível a infecção. Uma mulher homossexual pode transar com várias mulheres numa mesma noite sem camisinha e ainda assim ela terá menos chances de pegar HIV que uma mulher ou homem gay que porventura transe com uma única pessoa e recebam o sêmen na vagina ou ânus.
Isso mesmo. Matou a charada. Os homossexuais tinham uma vida sexual bem ativa e vários parceiros. Naturalmente ajudaria a propagar mais a doença. Isso na época, claro.
@@gigiomg1983Eu concordo com vc, mas o que ela falou não foi de todo bobeira não... homem no geral (veja, não estou falando de todos mais a maioria) tem a libido muito maior que mulheres por conta da testosterona ser num nível mais elevado, tanto que uma mulher quando começa tomar testo pra virar homem trans fica com a libido lá no alto, outra coisa é que homem não engravida o outro, então é muito mais fácil chegar nos finalmente sem muita preocupação (falo no início quando ninguém nem sabia o que era AIDS e que ela existia) sabemos, claro que essa não é a causa, mas a forma como é feito o sexo gay, onde o passivo está mais vulnerável a ser contaminado... porém não achei de todo besteira o que ela falou... deixando o moralismo de lado, sem julgamentos... homem tem sim mais libido que a mulher e isso facilita um pouco a multiplicidade de parceiros (o que não é um problema, desde que protegido). Homens e mulheres tem suas particularidades, tem excessões, mas falo da regra.
Sexo entre mulheres não tem penetração, a não ser por brinquedos sexuais.
Esse publicitário bemmmm menininha querendo dar uma de moralista
o melhor comentário daqui kkkkkkkk
Também achei ele bem afeminado kkkkk
Quanta desinformação nessa época. O cara falar que saliva transmitia. Não sou soropositivo, mas vejo esses vídeos aleatórios e caio num vídeo desses com tanta desinformação.
Um deles chegou a sugerir que as mulheres estavam protegidas contra o HIV, imagina quantas não foram contaminadas por uma desinformação dessas
Pior que nem tem desculpa, em 1987 as informações disponíveis na medicina já eram praticamente as que temos hoje...
Se quiser ser Homossexual não, porque o Homossexualismo é uma opção é não escolha.
Faltou a Dilma pra esclarecer kkkkkk
Kkkkkkkkk
As telefonistas parecem rezadeiras. Kkkkkkkkk
Chamou um monte de "especialista" e nenhum portador da doença, jornalismo de 5° categoria.
Carlos Marighella Hoje poucos assumem. Imagina naquela época.
Na época os portadores estavam morrendo nos hospitais, infelizmente.
Só pra constar, o programa é da década de 80. 1) naquele tempo quem tinha hiv sofria muito preconceito. 2) começamos a pensar em representatividade há pouco tempo. Ainda hoje vemos programas em que não tem mulheres na conversa, no roda viva de 87 tem.
Os pacientes de Aids estão representandos pelo GAPA, muito bem representados aliás.
Meu fi hoje tem o preconceito que tem, imagine Nessa época? Tem pessoas que hoje em dia tem aids e nao fala nem pra mãe, quanto mais Nessa época uma pessoa se expor desse jeito
Nossa esse apresentador totalmente confuso, como era difícil naquela época sem tratamento e com tanta dificuldade em fazer testes, falou em testes mas não falaram da janela imunológica do vírus, atualmente com tanta facilidade e as pessoas não buscam saber ou prevenir, triste isso.
1:36:26