COMENTANDO O LIVRO "ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA" (José Saramago)

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 30 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 55

  • @umamisantropa8700
    @umamisantropa8700 7 років тому +45

    Minha parte favorita: “Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem”

  • @Gael_Nairy_Okisa
    @Gael_Nairy_Okisa 7 років тому +19

    Me pego pensando nisso quando vejo as pessoas apedrejando a Ciência, sem perceberem que é graças a ela que temos todo esse conforto. É como subir em uma arvore sentar no galho e começar a cerrar-lo. Por isso acho muito importante a divulgação e educação cientifica!

  • @sandramara4632
    @sandramara4632 4 роки тому +2

    Terminei de ler o livro hoje 13/04/2020 tempo de pandemia covide19 e por nossa sorte os mercados não fecharam senão corriamos o risco de ser quase como no livro, pessoas em perigo não enxergam o próximo. Que só sobrevive com um pouco de dignidade quando estamos juntos, sozinho não sobrevivemos mesmo que tenhamos tudo em nossas casa mas se o abastecimento não vier seja da luz, da água...
    Percebi que coisas
    simples como tomar um copo de água limpa foi motivo pra brindar, tomar um banho de chuva riam como criança, resgatar a simplicidade que ainda a em nós.
    Adorei o livro nós faz repensar.
    Repensar não na pandemia mas como estamos antes da pandemia e não valorizavamos coisas simples mas primordial como o respirar um ar limpo e sem marcar as como é nosso caso hoje.

  • @GSorwell
    @GSorwell 2 роки тому +1

    No fim das contas, Saramago demonstra que perder a visão é nada se comparado ao que o ser humano pode se tornar ao deixar de ter bem menos que um dos sentidos necessários para a sobrevivência. Ensaio sobre a cegueira deixa claro o quão a sociedade propriamente dita é frágil e fácil de se dissolver em tão pouco tempo. Apesar de já termos passado por tantas guerras, pragas e agora pandemia, ainda somos bem insignificantes como raça humana se comparado ao resto dos animais. Apesar de sermos os considerados racionais, basta um pouco de instabilidade como a criada sublimemente por Saramago, para demonstrarmos o como é simples voltar a viver como os demais animais selvagens. Parabéns pelo trabalho, você soube explanar de forma bem sensata e concisa o que o autor quis com a obra. A propósito fiz uma resenha de Ensaio sobre a cegueira no meu canal, não tão boa quanto a sua, mas espero que possa fazer uma visita. Gostaria muito de uma opinião sincera sobre minhas resenhas.

  • @ilton157
    @ilton157 7 років тому +11

    5:39 Esse método usado nesse livro da caixa com espelhos , tem em um Episodio do Dr.House. 6 Temporada Episodio 3

  • @AA-rs8gf
    @AA-rs8gf 7 років тому +11

    GENTE, esse canal é um achado! Gosto muito de ouvir você falar, independente de qual for o tema do vídeo. SUAS REFLEXÕES FILOSÓFICAS/CIENTÍFICAS SÃO MTO FODAS PQP. Faz mais vídeos individuais sobre filmes e séries? São meus preferidos e seria super legal uma mistura de reflexões com teorias. Ou, então, teorias de conspiração (tipo a dos Astronautas Antigos, etc). Algumas recomendações que não sei se você já assistiu que poderiam virar vídeo são a série The OA e os filmes Inception e Brilho eterno de uma mente sem lembrança :)

    • @Alimenteocerebro
      @Alimenteocerebro  7 років тому +3

      obrigado Nath. Eu vi The OA e achei muito confusa, gostei não haha. Os outros dois vi e amei, um dia faço vídeos sobre

    • @dbdbdbdbdbdbdbdbdbd
      @dbdbdbdbdbdbdbdbdbd 7 років тому +2

      o doador de memorias é legal tb, a primeira impressao parecia apenas um filme hollywoodiano pra adolescente mas a ideia do filme é bem daora

  • @agpinho4676
    @agpinho4676 6 років тому

    Compartilhando seu vídeo que tanto gostei

  • @wanessap.6885
    @wanessap.6885 4 роки тому

    Interpretação incrível, li agora na quarentena e ta fazendo todo sentido. Ganhou uma inscrita. Sucesso!

  • @denisoliveira8940
    @denisoliveira8940 6 років тому +3

    " Temos algo dentro de nós que não sabemos o nome, isso é o que somos "

  • @edivaldoteixeira9356
    @edivaldoteixeira9356 7 років тому

    you are the man, man!

  • @ticocsar
    @ticocsar 7 років тому

    por que voce nao gosta do termo plasticidade?

  • @Rafael-465
    @Rafael-465 7 років тому

    Devanil, achei sua interpretação ótima, Mas leve em conta que quando a sociedade avança, ela avança consigo mesma, Isso significa que, Ao mesmo tempo que temos abundância em complexidade também temos Abundância em como lidar com essa Complexidade, Exatamente como você, você faz parte de uma teia maior, de um sistema maior, Com base nisso Mesmo que apareça rachaduras em nosso teto, temos pessoas como você para olha e falar "Ey, Temos uma rachadura ali temos que pensar em uma forma de consertar isso é pra Hoje!", kkk, para alguém que gosta de refletir sempre se lembre das Características que faz o ser Humano, Uma delas é o Extinto da evolução, Então acredito que mesmo a sua reflexão estando ótima, Não é solução é um Aviso? não sei a palavra certa mas que a gente tem um rumo ,um Caminho pra começar a mudar isso, E eu acho isso engraçado porque a anos a Humanidade Vem repetindo este mesmo ciclo essa mesma forma, Basta olhar para o passado, E o engraçado disso é que estamos tão acostumados que a gente nem percebe, Acredito que algumas centenas de anos atrás alguém pensou de uma forma parecida sobre isto que você Devanil refletiu, então sobre o que falou "Precisamos aprender a lidar com Muito", Se sim, já estamos aprendendo como falei, Legal esse papo de evolução não acha?, Isso é assunto para horas e horas de discussão ,escrevi isso para você que disse que esse excesso de complexidade possa ser assustador, Mas lembre-se nunca á só uma verdade, Então sobre sua reflexão Mas enfim , Você me inspira á querer criar um canal Parecido mas mais pro lado da Filosofia, Parabéns pelo conteúdo adorei o canal, Precisamos mais desse tipo de conteúdo, Aproveita e fala em algum vídeo seu sobre Canais que recomenda, que tenham essa mesma postura educativa e incentivadora que você, Pois as vezes parece que quase não tem nenhum.

  • @EliasHermes
    @EliasHermes 7 років тому

    Já vi o filme, tbm é muito bom, comecei a ler o livro por e-book, msm sendo um ótimo livro, nunca gostei de ler no computador, ai só li 2 capítulos, porem ainda pretendo comprar ou pegar emprestado para ler.
    PS: ótima reflexão e vídeo, parabéns pelo trabalho!

  • @livrospoemaseafins16
    @livrospoemaseafins16 5 років тому

    esse livro é incrível....

  • @agpinho4676
    @agpinho4676 6 років тому

    Ling you Tan coloca um personagem num de seus livros,que diz exatamente isto,que você disse estamos com excesso de informação,estamos muito complexos ,e o que isto nos trouxe a cegueira branca do filme. O personagem do livro , Magnolia) este é seu nome,recebe o seguinte conselho, é preciso voltar (a simplicidade)

  • @bemdoido2257
    @bemdoido2257 7 років тому

    Eu só assisti o filme, que por sinal é um excelente filme.
    Pela crítica que você fez, deu vontade de re-assistir o filme. Uma vez que não tive essa experiência de estar na pele do personagem e sentir como se fosse ele. Por estar assistindo, acaba se pondo nesse papel de expectador que estar observando algo e vendo o comportamento dele em meio a essa realidade.
    No filme, mostra que a cegueira é branca, e logo foi fácil fazer essa analogia. Observar o caus da sociedade, os extintos primitivos dela, é muito mais fácil. Porém os sentimentos angustiantes dos personagens foi muito mais difícil de ter... Pelo menos pra minha experiência.
    PS: Devanil, já aquela personagem do plot twist, rápido me identifiquei com ela... E meio que você fica engessado ao ponto de vista dela.

  • @luu89076
    @luu89076 7 років тому

    adorei sua reflexão sobre o livro

  • @danielsondantes285
    @danielsondantes285 7 років тому

    second

  • @samueldias6563
    @samueldias6563 7 років тому

    First

  • @TheSup3r1
    @TheSup3r1 7 років тому +5

    Oi Devanildo (é assim que se escreve sue nome?)
    Tem um excelente livro que discute a origem da civilização, e sem aquela visão eurocêntrica que aprendemos na quinta série. Vale muito a pena:
    Armas, Germes e Aço - Jared Diamond
    Se não me engano ele ganhou um Prêmio Pulitzer por este livro.

    • @Alimenteocerebro
      @Alimenteocerebro  7 років тому +1

      É Devanil heheh
      um dia leio esse livro

    • @TheSup3r1
      @TheSup3r1 7 років тому

      Desculpa Davanil!
      Obrigado pelo seu excelente trabalho!

  • @nanarose7465
    @nanarose7465 7 років тому

    Olá, você poderia fazer um vídeo dizendo como consegue ler esses livros enormes! Eu gosto de ler, mas quando pego um livro grande eu nunca consigo terminar, ou absorver todo o conteúdo do livro.
    Sei que aparece meio besta isso mas é sério!
    Você é muito inteligente, amo o conteúdo do canal, sucesso pra você!

  • @migjumentojegueparceria.7352
    @migjumentojegueparceria.7352 7 років тому

    Não sabia dessa do braço fantasma, mas é super intuitivo. Quem nunca precisou do espelho pra cortar, "futucar" uma parte do rosto que os olhos não enxergam e foi levado exatamente ao ponto contrário.
    Eu já usei esse contexto pra refutar relato anedótico na pratica.

  • @DarkLinkort
    @DarkLinkort 7 років тому

    Cara,eu to ficando maluco eu acho eu to ficando depressivo.Eu fiquei 5 meses fazendo exercícios de lógica pura e comecei a ver o mundo com racionalidade,mas cara eu não se se tu conhece os vídeos do Eduardo Marinho,eu vi alguns vídeos dele e percebi que o cara era um gênio pq as conclusões que ele tirou sem livro nenhum me deixou perplexo.Cheguei a conclusão que o que ele falou é tudo obvio,é tudo muito obvio vai na rua olha um mendigo e fica se perguntando o por que ele ta ali oque ele faz oque fizeram com ele o pq ta assim.to chegando a conclusões que estão me tirando a imagem de mundo que eu tinha antes.Tudo parece tão merda,é como se tu vesse as coisas por cima do muro como pink floyd mostra em suas musicas.Notei que quando lemos livro tentamos imaginar as coisas sendo que é tudo obvio.O que fazer cérebro to ficando depressivo com as conclusões que tiro,eu comecei a pensar e ver as coisas como agora dps de ver esses 2 vídeos ua-cam.com/video/XwqmoLRumqI/v-deo.html e ua-cam.com/video/gv4l9_-Qo1w/v-deo.html

  • @ticocsar
    @ticocsar 7 років тому

    muito alem do nosso eu- Miguel nicolelis

  • @calistoantunes
    @calistoantunes 7 років тому +8

    Meu jovem parabéns pelo seu canal! Fico feliz com seu modo de pensar, continue produzir produzindo seus vídeos. Muito obrigado

  • @yuriamaral2715
    @yuriamaral2715 6 років тому

    Video foda , Qnts anos vc tem cara?

  • @bio_jose
    @bio_jose 5 років тому

    quem ai leu por causa da faculdade? kkkk

  • @gameplayer8820
    @gameplayer8820 7 років тому

    muito bom msmo.. 😅

  • @Gael_Nairy_Okisa
    @Gael_Nairy_Okisa 7 років тому

    Luiz Felipe Pondé faz um breve comentario sobre como os marcos que sustentam nossa civilização são sensiveis.
    Ele diz isso na palestra "O limite entre a maquina e o homem".
    ua-cam.com/video/XQtQRWEHfm4/v-deo.html

  • @marcioangelo
    @marcioangelo 7 років тому

    Bacana!!

  • @wallacevictor7930
    @wallacevictor7930 7 років тому +4

    Também me enrolei no início com os diálogos.
    Olhei na verdade a selvageria dos homens mais como a falta da vergonha, moral ou um fiscal da ética. Como se o homem voltasse a agir e pensar como ele realmente o faz, sem uma auto repressão.
    Vi diferente com relação à crítica para com a sociedade contemporânea. Para mim existiu uma pitada de crítica com relação ao tratamento para com os primeiros cegos, como o Estado e a sociedade os excluíram. A formação de uma facção dentro do manicômio e o estupro, para mim, mostraram o ponto de vista do autor sobre deixar o poder (a arma e a força) na mão de alguns (pensei isso antes de pesquisar e entender um pouco sobre anarquismo kkkkkk não teve uma viés política!).
    Também vi uma passagem, que adorei, sobre a superficialidade do ser humano hoje: "O senhor é escritor, tem, como disse há pouco, obrigação de conhecer as palavras, portanto sabe que os adjectivos não nos servem de nada, se uma pessoa mata outra, por exemplo, seria melhor enunciá-lo assim, simplesmente, e confiar que o horror do acto, só por si, fosse tão chocante que nos dispensasse de dizer que foi horrível, Quer dizer que temos palavras a mais, Quero dizer que temos sentimentos a menos, Ou temo-los, mas deixamos de usar as palavras que os expressam, E portanto perdemo-los".
    Não lembro muito sobre o livro. Mas devo dizer que é um dos melhores que já li!

  • @thanos_red
    @thanos_red 7 років тому +3

    Sobre o livro, acredito que ele pontua com muita felicidade a importância de pensarmos como coletivo e o quanto pode ser poderoso é relevante uma boa convivência em grupo! Abraço!

  • @Gael_Nairy_Okisa
    @Gael_Nairy_Okisa 7 років тому +3

    Sua reflexão e interpretação final, me fez lembrar uma pergunta que faço frequentemente: Será que os seres humanos vão ser capaz de lidar de maneira benéfica com o poder que a ciência traz ? Vamos ter maturidade pra isso ou iremos se matar antes ? Talvez esse seja o grande filtro que a humanidade irá enfrentar daqui a um tempo (Tema que o Atila comenta no nerdologia sobre "Se estamos sozinhos no universo").

  • @dubaruke
    @dubaruke 7 років тому +4

    Tem um episódio da série HOUSE que teve uma cena que ele faz um exercício, parecido com isso que você falou, com um cara amputado e o camarada fica bom. Foi uma cena muito foda!

  • @suendygregorio1093
    @suendygregorio1093 7 років тому +2

    Ficou showww!!tenta fazer um vídeo sobre o bauman, por favor, explicando mais sobre a sociedade liquidaparabéns

  • @samueldias6563
    @samueldias6563 7 років тому +2

    Tá parei kkkkk.Gostei bastante da sua interpretação sobre o excesso de conhecimento,eu n cheguei a pensar nisso,quando li o livro porém ele me trouxe essa reflexão sobre a fragilidade de tudo aquilo que criamos,o quanto a humanidade pode se tornar frágil, me fez refletir tbm sobre a monogamia e cheguei a perceber q ela tbm pode ser frágil,as formas de governo,enfim o q me marcou nesse livro foi isso, ver o quanto tudo q temos pode ser frágil .

  • @thanos_red
    @thanos_red 7 років тому +2

    Cara teu canal é o melhor!!! vc fez um vídeo sobre astronomia que a minha irmã estava em dúvida sobre cursar e então me contou e mostrou sobre teu vídeo_astronomia a partir daí não parei mais de ver o canal é não sairei mais, parabéns!!!!

  • @UniversodaPsicologiaTV
    @UniversodaPsicologiaTV 7 років тому

    Bem legal o review, anima a ler. Eu so conhecia pelo título, que me atraía por sem bem impactante, assim como "A insustentável leveza do ser".

  • @bruteacher
    @bruteacher 7 років тому +2

    Excelente canal e mais um vídeo muito bom, como sempre. Esse é um dos meus livros favoritos e foi muito bom vê-lo sendo comentado aqui no canal

  •  7 років тому +1

    Esse livro me tirou totalmente da zona de conforto. Foi difícil até para dormir depois que terminei de ler.
    Não foi uma leitura fácil, mas certamente foi enriquecedora.
    Parabéns pelo canal. Estou começando a acompanhar seus vídeos.

  • @CkabessaX
    @CkabessaX 7 років тому +1

    Rapaz, eu conheci seu canal ha uma semana e posso dizer, com orgulho, que hoje terminei de assistir todos os seus vídeos. Meu único sentimento, no momento, é uma certa indignação por saber que alguém tão maduro e sóbrio em seus vídeos não tem o tanto de "seguidores" que aparentemente merece. Prometa nunca parar de postar esses videos maravilhosos, ok? Já te considero um amigo de mesa de bar haha.

  • @a_skywalker
    @a_skywalker 7 років тому +1

    Gostei da sua interpretação! Tirou do livro uma metáfora interessante (e que faz sentido) sobre nossa sociedade tão complexa e entulhada de informações.

  • @marcospaulodeolivei
    @marcospaulodeolivei 7 років тому +2

    continue filosofando com esse livro em outros video

  • @umamisantropa8700
    @umamisantropa8700 7 років тому

    Já li aquele trecho final é incrível José Saramago é incrível apesar de eu preferir O evangelho segundo Jesus Cristão.

  • @agpinho4676
    @agpinho4676 6 років тому

    Quando resumimos,de certa forma empobrecemos, mas... Vou tentar resumir,e vou com cautela pois não li o livro. Me parece,parece... Que estamos todos conectados,e que infelizmente ao falirmos todos estão unidos nesta falência, assim todos ficam cegos. Todos estamos cegos. Deve ser mega angustiante ler este livro.e mega interessante.

  • @mtmirian
    @mtmirian 7 років тому

    Nossa, fiquei doida para ler o livro! Obrigada, Devanil.

  • @wallsg
    @wallsg 7 років тому

    Excelente vídeo! Eu cheguei a ler esse livro pra faculdade, mas confesso que me lembro com mais clareza do filme. O filme é ótimo, embora provavelmente tenha perdido muito do sentido original da obra, como geralmente acontece nessas adaptações.

  • @lexiivitoria3304
    @lexiivitoria3304 7 років тому

    ❤ótimo livro💕 ótimo canal💕

  • @esthersouza12
    @esthersouza12 7 років тому

    Cara, vc é brilhante!

  • @luu89076
    @luu89076 7 років тому

    A Tati precisa conhecer seu canal