@@unamed35 a depender do centro nem tem isso. A Unicamp mesmo a galera não tem essas coisas de econometria, a microeconomia é vem diferente tbm. É engraçado pq é lá que existe um dos mais avançados ensinos de econometria para pós
@NeymarBolado "Anarcocapitalismo" não é Anarquismo O próprio Raphael Dias, o maior ancap do Brasil (risos) no seu canal Ideias Radicais (vídeo do dia 8 de dezembro de 2019: Anarcocapitalismo e Anarquismo são incompatíveis) afirmou que esse termo é equivocado. E que na verdade é usado apenas por "semântica freestyle" (risos de novo). Afirmou ainda que nem ele sabe como nomear o que diz defender. Patético. O anarquismo historicamente sempre esteve no espectros político da esquerda, sua longa tradição de luta ao lado dos trabalhadores contra o Capital e o Estado remonta a Proudhon e Bakunin, à Comuna de Paris, à Revolução Russa, ao Exército Negro Ucraniano, à Revolução Espanhola e a Coluna de Ferro, à luta contra as ditaduras latino-americanas e está vivo ainda hoje no Brasil e no mundo.
Caraca! O Nerdologia me trouxe uma sensação tão gostosa e me lembrou porque eu tinha escolhido estudar Economia. O amor acabou ou foi realocado onde me trazia mais benefícios (emocionais e funcionais). Hoje trabalho e estudo sobra gestão de marca, mas ainda flerto com a economia. Obrigada pelo vídeo! 💛
4:30 um acréscimo: os economistas discordam e debatem muito mais do que como _deve_ ser a distribuição (economia normativa). Isso é uma pontinha da economia que aparece em assuntos políticos, não a parte principal acadêmica. Economistas precisam medir e montar teorias/modelos sobre como o mundo _é_ (economia positiva), antes de pensar como deveria ser. Afinal, não há como propor uma solução sem analisar que efeitos essa proposta terá, ou se ela sequer é necessária. A maior parte dos debates é nessa esfera: metodologia de medição, criação e verificação de modelos, análise sobre qual modelo se aplica melhor a uma certa situação etc. Em muitos casos, escolas de pensamento diferentes concordam bastante na parte normativa, ainda que cheguem nela por caminhos opostos e continuem debatendo a parte teórica. Claro, a economia normativa é também uma parte importante e não podemos negar sua influência sobre a economia positiva (isto é, começar com uma conclusão e tentar achar uma justificativa). Além disso, liberalismo e socialismo geralmente se referem às escolas políticas. O mais comum é usar escola clássica e escola marxista quando se fala de economia. Keynes se chamava de liberal, embora sua teoria rompesse com ideias clássicas e marginalistas. Isso só faz sentido se separarmos a terminologia.
@@allanvictor4545 oi. existem vários usos diferentes pra a palavra "modelo" na economia e eu não deixei muito claro. Eu quis dizer modelos no sentido matemático. Jeitos de tentar "prever o futuro" (ou explicar o passado e o presente) baseado em dados históricos e atuais e no nosso entendimento teórico de como a economia costuma se mover. O socialismo é um modelo econômico no sentido de ser um jeito de organizar a economia. Dentro da ciência econômica, o pensamento socialista também contém modelos econômicos no sentido matemático que eu descrevi antes. Espero que isso tenha ajudado a esclarecer. Qualquer coisa, pode perguntar.
@@rupen42 Eu entendi obrigado, tenho mais uma dúvida considerando que com socialismo não tem propriedade privada, como a economia se sustentaria, não seria uma antieconomia ? Não seria brigar com a matemática ?
Recomendo o livro Economia: Modo de Usar, do economista sul-coreano Ha Joon Chang. Ele aborda todos os temas necessários para começar a entender a área: apresenta as escolas de pensamento, economia internacional, mercado de trabalho, finanças, história econômica etc.
Sim, a obra do Mankiw é excelente, mas é mais voltada para o nível acadêmico e para quem quer seguir na área. Nessa mesma pegada tem "Fundamentos de Economia" da dupla Garcia e Vasconcelos, que aborda a economia brasileira.
@@marcospereira6721 Po, depende demais do local. Se for pública, que é sempre o mais indicado, é gratuito, por óbvio. Agora as privadas modificam muito. Se for para uma FGV é extremamente cara. Se for para uma Universo já fica mais em conta. O ideal é buscar por uma que verdadeiramente enfoque em pesquisas, caso o interesse seja pela Economia per si. Nesse caso, voltamos às públicas e a escolas de maior renome como IBMEC e também FGV.
Tem um livro excelente de um jornalista brasileiro chamado 'Crash: Uma Breve História da Economia', do Alexandre Versignassi. Conta desde o início da economia até os dias de hoje, com um panorama da economia brasileira pelo meio e até mesmo das criptomoedas (já que a nova edição é de 2019)
Muito bom! Alfred Mill (2017) dá a melhor definição do que estudam as ciências econômicas: "É o estudo de como indivíduos, instituições e sociedades escolhem lidar com a condição de escassez".
Vocês poderiam fazer um guia de ´´profissões " para ajudar jovens a escolherem suas carreiras explicando como elas surgiram o papel dessa profissão na sociedade e expectativas para o futuro.
Up, ideia muito interessante, o canal Manual do Mundo está fazendo uma série semelhante sobre isso agora, mas o Nerdologia poderia focar mais no aspecto histórico mesmo.
Sugestão de temas: - Metamorfose (acho incrível a transformação de insetos) - Segurança digital (em especial certificados e assinaturas digitais, talvez até de criptografia mesmo, se acharem melhor) - Calangos, lagartixas... ou a capacidade de regeneração do corpo (da cauda) de alguns répteis
Filipe explica como funciona as altas e quedas de uma moeda na bolsa de valores, tipo quais fatores determinam quanto o dollar vale de maneira exata a cada minuto, como isso é automático e objetivo se essas moedas são baseadas na "fé"(fiduciárias)?
"08:27 o que motivou vc a compartilhar esse video nas redes sociais quando ele acabar?"... Cara, simplesmente pq eu ainda nao vi nenhum video que explica tão bem sobre economia como esse, isso aqui é tese de qualquer TCC.
A paridade do poder de compra (PPC) é algo mais trabalhado, existe uma diferença grande para o índice bigmac (IBM). O IBM consegue quebrar um pouco esse efeito da moeda ao usar alguns bens reais (pão, carne de hambúrguer, salada, custo da mão de obra, aluguel etc), mas não abrange todos os bens da economia e nem o peso que eles realmente têm no consumo geral. A PPC leva em consideração tudo e na medida que os bens são consumidos pelas pessoas. E quem elabora isso merece mesmo ganhar muito, pq é um inferno fazer. Aqui se come muito feijão preto, carioca e de corda, em outros lugares se come muito o vermelho, em outros nem se come feijão, e por aí vai. Cada lugar tem diferenças relevantes no consumo, fazendo da PPC uma medida aproximada de comparação, mas a galera dá o sangue pra fazer dessa a aproximação mais fidedigna possível.
Por enquanto, só sinto orgulho quando fazem vídeos de hard science mesmo. Sempre que falam de economia eles não conseguem se segurar e dão umas deslizadas terra planistas monumentais, apesar do Felipe ser um ótimo divulgador e conhecedor dos acontecimentos históricos.
Na real é preocupante porque mais importante do que palavras num papel são seus apoios a ditaduras e políticas radicais de grande impacto negativo como a disparidade socioeconômica resultante de seu "liberalismo moderno" em Chile, Inglaterra, EUA. Negar o neoliberalismo como uma categoria em si é faltar com a verdade histórica.
@@OSidiRamon tem um canal inteiro cheio de documentários feitos pelo Friedman, chamado "choose liberty" que mostra todo o processo de como ele levou as suas propostas econômicas pra esses lugares, mas os ditadores não a aplicaram por completo, e foi exatamente o crescimento econômico e a capacidade do povo de alocar recursos em suas mãos, que fez com que eles conseguissem se organizar e se libertar com mais facilidade, hoje em dia esses países são países democráticos, livres e desenvolvidos, tudo graças a aplicação, mesmo que parcial, das ideias dele.
Esse vídeo me fez lembrar de vários conceitos que aprendi nas matérias de Micro e Macro economia que fiz no ultimo semestre da faculdade de ADM que faço. De fato economia não entra como ciências exatas, aqui onde estudo, na UERJ, entra como ciências sociais, muito embora, para realizar o curso de economia é imprescindível um alto conhecimento de calculo 1 e 2, o conhecimento em si serve pra interpretar as teorias no campo matemático, mas também elas se apoiam nos campos historiográficos e filosóficos em complemento.
A história da matemática é muito massa, saber que como os caras chegaram a certas fórmulas, usando exemplos reais e geometria real é mt legal, mesmo n entendendo a fórmula kkkkkk
Quem convida a Monica de Bolle para falar de economia deve acreditar mesmo que esse argumento justifica o absoluto descompromisso com a austeridade fiscal.
@@Zerradable poisé. É uma simplificação grosseira, mas no frigir dos ovos serviu para as pessoas entenderem que o governo tem limites e obrigações - ao contrário da galera doida do MMT que genuinamente acha que o governo não tem restrição para endividamento e que pode cobrar os juros que bem entender.
@@Zerradable Até pq os argumentos que esses heterodoxos dizem para defender que a economia de uma casa é diferente da economia de um país são irrisórios.
Junto com as próprias ciências politicas diga-se de passagem dando um exemplo. Ao meu ver toda área de conhecimento que direta ou indiretamente aborda bem-estar social e individual está fadado a sofrer do Efeito Dunning-Kruger, pelo simples fato dos humanos terem esse péssimo hábito de meter o bedelho na vida alheia.
eu simplesmente tenho 14 anos JDJKSJSKA, e eu já tenho interesse economia, eu estou estudando pra ter um reconhecimento bom em economia isso pode me trazer um futuro bom pra mim :) ☝🏿🤓
Podemos perguntar o que diferencia essas escolas de ciências econômicas... Pode-se diferenciar quanto ao método ou quanto aos paradigmas, por exemplo: Quanto ao método, como o "liberalismo moderno" que tem noções estatísticas e experimentais, ou o marxismo que tem uma visão observacional sociológica. Quanto aos paradigmas adotados, como o "liberalismo" que adota a teoria do valor trabalho ou do "liberalismo moderno" que adota o valor subjetivo marginal. Muitas escolas ficaram de fora, como a economia comportamental ou a escola austríaca e caberia fazer esse vídeo para cada uma da escolas, propondo diferentes ideias sobre a economia. De qualquer forma, muito bom o vídeo. :)
Não faz muito sentido chamar uma escola de pensamento econômica como liberal, pois liberalismo é uma escola de pensamento na política. Obviamente essa adota posições econômicas, mas isso por si só não a faz ser uma escola econômica. Ademais, qualquer aluno que teve a primeira aula de graduação em economia sabe diferenciar economia positiva de normativa, e liberalismo obviamente fica no ramo normativo e não positivo.
@@zinhoferraz13 Não amigo, existe o pensamento econômico liberal, assim como existem as escolas liberais, a clássica, a austríaca, a monetarista (Chicago/Neoliberal), a ordoliberal e algumas mais, todas essas são escolas econômicas de pensamento liberal
@@zinhoferraz13 no caso, as escolas econômicas liberais são o braço teórico econômico dos políticos liberais, eles pode ir desde a centro-esquerda até à direita, enquanto o pensamento econômico pode ser usado por qualquer ideologia como o Pinochet por exemplo, que era autoritário, mas na economia foi liberal
@@igorblauth8881 olha não existem propriamente nenhuma escola de pensamento econômico liberal na academia. Se quiser estudar mais sobre escolas de pensamento econômico recomendo o texto "A economia mainstream na história do pensamento econômico" do site Economia Mainstream
@@zinhoferraz13 na academia se estudam todas as grandes escolas econômicas, as mais mainstream se estudam mais obviamente, mas tem aulas sobre todas elas
Ótimo vídeo. Turminha do "ficou faltando isso": VÃO PLANTAR FAVA. Vídeo de 9 minutos e os caras querem que englobe toda uma ciência extremamente complexa. Faz o de vocês e pede pra assistir que vamos lá.
Economia vai além de simples bens, serviços, e trocas, a economia "se manifesta" toda vez que seres animados demandam recursos (de qualquer tipo) escassos. Existe até uma teoria chamada a economia do sexo, que busca analisar os relacionamentos amorosos humanos de uma perspectiva econômica, essa teoria inclusive mostra explicações muito satisfatórias do porque os seres humanos agem da forma que agem ao se relacionar. Não só isso, mas quando animais na savana competem por recursos, surge ali uma economia. Se a oferta de presas (digamos zebras e gnus) esta muito baixa, e a quantidade de predadores está alta (ou seja, demanda alta), o "preço" do gnu (isto é, o tempo e a energia demandada de um predador para caça-los) aumenta, por outro lado, se a quantidade de presas está alta, o "preço" abaixa. Então a economia é muitíssimo mais ampla do que as pessoas imaginam.
Muito interessante a parte sobre a economia do país ser diferente da casa, pois é tbm um bom ponto de partida para entender que, a simples austeridade contrai a atividade econômica do país.
Mas serve para sanar problemas de finanças públicas que são causas estruturais do mau desempenho econômico. Austeridade não é bala de prata, mas é o "dar um passo para trás para poder dar dois para frente" que muitas vezes um país precisa. Sempre é doloroso fazer, mas agora mais do que nunca, já que ficou ainda mais difícil alinhar austeridade com a urgente necessidade de auxílio aos mais necessitados em uma realidade lotada de rent seekers de toda sorte.
@@TheEmerson009 e aí, Man. Gostei da resposta, mas discordo um tanto dela. Parece q é só lógica liberal sem evidência empírica. Entendo q seria justamente o contrário: quando se está em crise, o governo tem q dar uma "carga" na economia. Quando há muita arrecadação, aí que é o momento de fazer reservas. Os livros Valsa à Brasileira e Chutando a Escada contam bem como a ação governamental pode ajudar na economia.
@@maiconbveiga ah então bro, em tese essa é a recomendação mais pacífica do meio. Mas o caso brasileiro é do país que dá carga quando a economia tá mal, continua dando carga quando a economia tá boa, às vezes dá carga quando tá tudo +/-, e por aí vai. E já tem histórico de calote, ou seja, além de pegar dinheiro pra dar carga, ainda não honra a dívida adquirida. A ideia de austeridade como uma das poucas saídas da situação atual vem justamente desse histórico problemático do país, além da perspectiva futura de que esse cenário de irresponsabilidade fiscal não mude (vide Bolsonaro dando calote em precatório para viabilizar um bolsa família 2.0). Agora dar carga significa contrair dívida de 10% com prazo muito curto (o prazo da dívida tbm importa, quanto mais longa mais fácil de pagar), se não me falha a memória não chega a dez ou oito anos. Agora até mesmo dar a carga não é mais possível como antes. A outra alternativa é via impressão direta de dinheiro novo, mas a inflação resultante vai bagunçar ainda mais uma economia que já está bagunçada (safra record enquanto o país volta pro mapa da fome é a evidência mais forte de como nossa distribuição de renda está extremamente defeituosa). Por essas coisas que algum nível bom de austeridade é necessário.
economia no sentido de sistematizar o trabalho para conseguir com isso produtividade é a essência da natureza humana. é assim que vejo a tal ciência da produção e distribuição de bens( se vc os troca ou não, depende da sua conveniência e da de outras pessoas, a utilidade e comodidade das quais vc topa ou não fazer isso, os seus pqs e os alheios).
3 роки тому+5
É legal trazer aqui nos comentários um conceito mais amplo sobre essa perspectiva do PIB: este modelo de Y = C + I + G + (X-M), é um modelo que observa a produção de uma sociedade da ótica da escola keynesiana. O impacto de Keynes na economia contemporânea fez com que essa perspectiva tornasse uma grande referência para os economistas de plantão, porem, isso é algo do arcabouço teórico dessa escola de pensamento, que influencia significamente as grandes economias desde a 2ª guerra mundial. Temos outras importantes contribuições com modelos macroeconômicos e formas de mensurar ou mesmo organizar a produção de uma sociedade, como a crítica de Lucas (pensamento liberal) e o modelo econômico de Kalecki (pensamento marxista).
Recomendações de temas Nerdologia!!! Lawrence da Arábia Sir Richard Francis Burton UFC 1 e a história do MMA Nelson Rodrigues e o complexo de vira latas Revolta da Chibata Conquista do império Inca
@@ailtonalmeidaz Não amigo kkkk. Sou um amante da história da primeira guerra, mas sim tenho interesse em jogar a campanha de bf1 quem sabe em uma boa promoção kk
Depois q vemos essas lógicas, principalmente estudando economia, msm estudando pouco, vemos complexo tão "roubados", enganados com preços d mercadorias q muito das vzs são produzidos ,gerados em nossas próprias terras, mas nos vendidos,revendidos por valores orbitantes,caros demais $$$$$$
Olá, só por curiosidade aos 7:08-7:10, a ilustração do Setor Terciário por acaso são "auto representações" da a equipe do Estúdio 42? Se sim. Easter Egg maneiro e bem merecido rsrsrs
0:33 "A maioria de nós talvez pense em “economia” como um sistema de produção e distribuição dos bens e serviços que usamos na vida cotidiana. Isso é, em certa medida, verdadeiro, mas se revela insuficiente para dar conta do conceito por inteiro. O Jardim do Éden era um sistema de produção e distribuição de bens e serviços, mas não era uma economia, porque tudo estava disponível em abundância ilimitada. Sem escassez, não há necessidade de economizar - e, portanto, não há Economia. A Economia é o estudo do uso de recursos escassos que têm usos alternativos." ~ Thomas Sowell.
A economia é apenas uma interação social relacionada a recursos escassos. Política é a imposição da moralidade de certos grupos de como a sociedade devia funcionar. E a economia mostra como ela realmente funciona.
Pensei que o Felipão ia cair no vacilo fazer uma análise acrítica da economia devido à natureza do patrocinador. Mas fiquei tranquilo quando ele reforçou a diferença entre a administração de uma casa e a administração de um estado.
3 роки тому+7
Economia A mais exata das ciências humanas e a mais humana das ciências exatas.
@@wilton-m8r eu tbm sou do time que economia é mais ciência natural que exata lkkkk. Aliás, acho que economia é mais parecida com biologia do que com física (neoclássicos) ou psicologia (em partes, neokeynesianos).
Na verdade isso é péssimo pra avaliar o poder aquisitivo de um país, você não poderia estar mais errado. É muito restritivo analisar UM produto. Dependendo do produto que você escolher, o resultado vai ser radicalmente diferente. Enquanto um Big Mac é mais barato nos EUA do que aqui, um quilo de batata, um quilo de feijão, um quilo de chuchu etc. são muito mais baratos aqui do que lá. Isso depende do que o país produz e da cultura alimentar (ou de consumo em geral, se o produto não for alimento). Do mesmo jeito, um carro de luxo ou um iPhone são muito mais baratos lá, enquanto basicamente qualquer serviço de saúde é mais barato aqui. E isso só pra ficar em dois países que eu conheço razoavelmente, agora imaginar aplicar todas essas nuances a mais de 200 países. Por isso que a paridade de poder de compra não é calculada com um produto só, obviamente. É um cálculo muito, muito complexo. O índice Big Mac só serve pra diferenciar o preço do Big Mac mesmo, mais nada além disso.
Uma dica em economia é ler sobre todas as correntes de pensamento para formar um melhor pensamento crítico. Sempre adequando as ideias apresentadas à época e contexto que elas surgiram.
Economia é o q eu tenho q fazer desde que nasci. Comer um pedaço de pão menor hoje e comer menos hoje, para amanha ou depois ter uns troquinhos para sobreviver e comprar um docinho de R$ 1,30 na loja do Zézinho
Nesse período aqui 3:41 está equivocado a ressaltação pelo simples fato de a economia ser dividida em duas linhas de aprendizagem,temos a economia que estuda os variados sistemas estruturais financeiro monetários,temos também a econometria que estuda a economia de uma maneira lógica,matemática e até mesmo estátistico,e isso é importante não só para ser contabilizado os rendimentos e lucros,mas também o rendimento familiar de determinado país Não so eu que falo isso mas sim pessoas formadas na área econômica,como Mário Henrique Simonsen,Paulo Nogueira Batista Jr,Michal Kalecki e por fim o próprio Samy Dana diz que é uma matéria de Humanas e Exatas! Fica a dica para ver!
Estou cursando Economia, é bem diferente do que o senso comum imagina, tem muita filosofia e história, estou gostando muito. Excelente vídeo 👌
Já chegou em microeconomia ou econometria? Aí o bicho pega 😱😱😱
@@unamed35 a depender do centro nem tem isso. A Unicamp mesmo a galera não tem essas coisas de econometria, a microeconomia é vem diferente tbm. É engraçado pq é lá que existe um dos mais avançados ensinos de econometria para pós
No começo é assim, depois se prepara kkk.
Digo o mesmo pra Ciências Contábeis, (estou no 1° semestre) ela é muito mais humana do que exata...
A Parte filosófica e histórica é a que mais gosto em economia. Começou a entrar números no negócio aí cagou tudo pra mim.. 😅
Sugestão de tema: Anarquismo
Up.
Up
@NeymarBolado "Anarcocapitalismo" não é Anarquismo
O próprio Raphael Dias, o maior ancap do Brasil (risos) no seu canal Ideias Radicais (vídeo do dia 8 de dezembro de 2019: Anarcocapitalismo e Anarquismo são incompatíveis) afirmou que esse termo é equivocado. E que na verdade é usado apenas por "semântica freestyle" (risos de novo). Afirmou ainda que nem ele sabe como nomear o que diz defender. Patético.
O anarquismo historicamente sempre esteve no espectros político da esquerda, sua longa tradição de luta ao lado dos trabalhadores contra o Capital e o Estado remonta a Proudhon e Bakunin, à Comuna de Paris, à Revolução Russa, ao Exército Negro Ucraniano, à Revolução Espanhola e a Coluna de Ferro, à luta contra as ditaduras latino-americanas e está vivo ainda hoje no Brasil e no mundo.
@NeymarBolado veja seu mestre, seu deus passando vergonha ua-cam.com/video/MpDPB2UXs6g/v-deo.html
Up
Caraca! O Nerdologia me trouxe uma sensação tão gostosa e me lembrou porque eu tinha escolhido estudar Economia. O amor acabou ou foi realocado onde me trazia mais benefícios (emocionais e funcionais). Hoje trabalho e estudo sobra gestão de marca, mas ainda flerto com a economia. Obrigada pelo vídeo! 💛
Com ctz essa mudança de estudos foi uma alocação mais racional de recursos escassos (tempo) para maximizar a utilidade gerada rsrs
#Nerdologia Barão de Mauá, o homem mais rico da história do Brasil
Um dia vai chegar esse kkkk tenha fé
Tenha fé, uma campanha já foi feita aqui, e o nerdologia do genocídio armênio saiu. Tenha fé!
Um dia chegará o dia desse vídeo tenho fé 🙏🙏🙏
@@FranciscoBredof demorou 5 anos kkkk
@@cleberbarros2287 antes tarde, do que tarde demais. Depois disso, o Camargo que pedia o episódio, sumiu. Não voltou nem pra agradecer...
4:30 um acréscimo: os economistas discordam e debatem muito mais do que como _deve_ ser a distribuição (economia normativa). Isso é uma pontinha da economia que aparece em assuntos políticos, não a parte principal acadêmica. Economistas precisam medir e montar teorias/modelos sobre como o mundo _é_ (economia positiva), antes de pensar como deveria ser. Afinal, não há como propor uma solução sem analisar que efeitos essa proposta terá, ou se ela sequer é necessária. A maior parte dos debates é nessa esfera: metodologia de medição, criação e verificação de modelos, análise sobre qual modelo se aplica melhor a uma certa situação etc. Em muitos casos, escolas de pensamento diferentes concordam bastante na parte normativa, ainda que cheguem nela por caminhos opostos e continuem debatendo a parte teórica.
Claro, a economia normativa é também uma parte importante e não podemos negar sua influência sobre a economia positiva (isto é, começar com uma conclusão e tentar achar uma justificativa).
Além disso, liberalismo e socialismo geralmente se referem às escolas políticas. O mais comum é usar escola clássica e escola marxista quando se fala de economia. Keynes se chamava de liberal, embora sua teoria rompesse com ideias clássicas e marginalistas. Isso só faz sentido se separarmos a terminologia.
Uma dúvida de leigo, o socialismo não é um modelo econômico né? É um modelo ideológico ?
@@allanvictor4545 oi. existem vários usos diferentes pra a palavra "modelo" na economia e eu não deixei muito claro. Eu quis dizer modelos no sentido matemático. Jeitos de tentar "prever o futuro" (ou explicar o passado e o presente) baseado em dados históricos e atuais e no nosso entendimento teórico de como a economia costuma se mover.
O socialismo é um modelo econômico no sentido de ser um jeito de organizar a economia. Dentro da ciência econômica, o pensamento socialista também contém modelos econômicos no sentido matemático que eu descrevi antes.
Espero que isso tenha ajudado a esclarecer. Qualquer coisa, pode perguntar.
@@rupen42 Eu entendi obrigado, tenho mais uma dúvida considerando que com socialismo não tem propriedade privada, como a economia se sustentaria, não seria uma antieconomia ? Não seria brigar com a matemática ?
@@allanvictor4545 eu não sou a melhor pessoa pra responder isso, mas os socialistas têm suas propostas pra resolver isso, não é tão simples assim.
@@rupen42 Obrigado, pq fica mt confuso se estado tendem tudo, então na lógica é uma ditadura que controla tudo até a moeda.
Recomendo o livro Economia: Modo de Usar, do economista sul-coreano Ha Joon Chang. Ele aborda todos os temas necessários para começar a entender a área: apresenta as escolas de pensamento, economia internacional, mercado de trabalho, finanças, história econômica etc.
Recomendo uma melhor: Introdução à Economia - Gregory Mankiw
Sim, a obra do Mankiw é excelente, mas é mais voltada para o nível acadêmico e para quem quer seguir na área. Nessa mesma pegada tem "Fundamentos de Economia" da dupla Garcia e Vasconcelos, que aborda a economia brasileira.
eu sou estudante de economia e achei esse video muito bom pra quem não tá no ramo
E ae man, uffiano kkkk
Amigo, eu quero fazer faculdade de economia... me responde umas coisas, é muito caro a faculdade? Vale a pena?
@@marcospereira6721 Po, depende demais do local. Se for pública, que é sempre o mais indicado, é gratuito, por óbvio. Agora as privadas modificam muito. Se for para uma FGV é extremamente cara. Se for para uma Universo já fica mais em conta. O ideal é buscar por uma que verdadeiramente enfoque em pesquisas, caso o interesse seja pela Economia per si. Nesse caso, voltamos às públicas e a escolas de maior renome como IBMEC e também FGV.
@@andreyfagundes6690 vlw.
alguém sabe sobre o mercado pra quem cursou /se formou em economia?
Tem um livro excelente de um jornalista brasileiro chamado 'Crash: Uma Breve História da Economia', do Alexandre Versignassi. Conta desde o início da economia até os dias de hoje, com um panorama da economia brasileira pelo meio e até mesmo das criptomoedas (já que a nova edição é de 2019)
Eu achei esse livro fantástico!
Achei o vídeo bem didático. Espero q tenham mais vídeos futuramente sobre esse assunto.
Muito bom! Alfred Mill (2017) dá a melhor definição do que estudam as ciências econômicas: "É o estudo de como indivíduos, instituições e sociedades escolhem lidar com a condição de escassez".
Exatamente, apesar de existirem economistas de defenderem a ideia de que pode-se deixar a impressora na tomada para toda a eternidade.
@@Zerradable Nenhum economista defende isso kkkkkk
@@Margothic Os da Unicamp defendem kkkkkkkk
@@Margothic dependendo do que tu quis dizer com "economista", eu até posso concordar contigo!
@@Margothic nenhum economista de verdade defende isso, graduado em economia defendendo essas coisas tem de balde
A ilustração para “o noticiário publicou a previsão para a economia do Brasil" encaixou perfeita. Exatamente a cara de desespero que a gente faz.
Estou cursando Ciências Contábeis e pretendo fazer economia. Amei o vídeo.
Maravilhoso esse vídeo! Amei demais! Obrigada pela produção desses vídeos tão incríveis!
Filipe, faz um video sobre Alister Crowley.
Vocês poderiam fazer um guia de ´´profissões " para ajudar jovens a escolherem suas carreiras explicando como elas surgiram o papel dessa profissão na sociedade e expectativas para o futuro.
Up, ideia muito interessante, o canal Manual do Mundo está fazendo uma série semelhante sobre isso agora, mas o Nerdologia poderia focar mais no aspecto histórico mesmo.
Sugestão de temas:
- Metamorfose (acho incrível a transformação de insetos)
- Segurança digital (em especial certificados e assinaturas digitais, talvez até de criptografia mesmo, se acharem melhor)
- Calangos, lagartixas... ou a capacidade de regeneração do corpo (da cauda) de alguns répteis
Segurança digital tem sobre as blockchains e criptomoedas... E gostei das suas sugestões!
Sobre segurmaça digital, softwares, tecnologia etc sugiro o canal safesouce
@@lucasschneider7031 ata amo
Filipe explica como funciona as altas e quedas de uma moeda na bolsa de valores, tipo quais fatores determinam quanto o dollar vale de maneira exata a cada minuto, como isso é automático e objetivo se essas moedas são baseadas na "fé"(fiduciárias)?
O valor do dólar minuto a minuto é dado pelo volume de compra e venda
Tem uma caralhada de vídeo explicando o tape reading
"08:27 o que motivou vc a compartilhar esse video nas redes sociais quando ele acabar?"... Cara, simplesmente pq eu ainda nao vi nenhum video que explica tão bem sobre economia como esse, isso aqui é tese de qualquer TCC.
O calculo do valor do big mac nos diferentes países se enquadra na paridade de poder de compra ?
A paridade do poder de compra (PPC) é algo mais trabalhado, existe uma diferença grande para o índice bigmac (IBM). O IBM consegue quebrar um pouco esse efeito da moeda ao usar alguns bens reais (pão, carne de hambúrguer, salada, custo da mão de obra, aluguel etc), mas não abrange todos os bens da economia e nem o peso que eles realmente têm no consumo geral. A PPC leva em consideração tudo e na medida que os bens são consumidos pelas pessoas.
E quem elabora isso merece mesmo ganhar muito, pq é um inferno fazer. Aqui se come muito feijão preto, carioca e de corda, em outros lugares se come muito o vermelho, em outros nem se come feijão, e por aí vai. Cada lugar tem diferenças relevantes no consumo, fazendo da PPC uma medida aproximada de comparação, mas a galera dá o sangue pra fazer dessa a aproximação mais fidedigna possível.
Sugestão: Nerdologia história: O massacre da praça da paz celestial
Fé no pai que um dia sai
Você não vai gostar do resultado.
Nem diplomatas americanos que estavam presentes confirmam esse massacre.
confirmam sim, agora pra quem quer ser negacionista confirmação nenhuma é o suficiente
@@betosm3 Exato! As pessoas se informam pela CIA dai acreditam até em acontecimentos que não ocorreram!
@@betosm3 2021 bicho. Sai dessa caverna ideológica que ainda da tempo!
@@betosm3 "nem pessoas presentes... Pipipopó"
Fonte: confia👍👍
Muito obrigada pelo vídeo, moço!!!me ajudou demaisss. Eu não sabia de nada disso
"estou economizando pra comprar um novo escudo"
segundos depois, "todas essas são frase que voce ja ouviu"
KKKKKKKKKKKK
vai que é um jogador de RPG ai faz sentido kk
Eu já ouvi muito kkkkkkk
Eu economizava pra uma nova skin, isso sim
Eu ouvia direto quando jogava de Ronan no GC
Ver que o Nerdologia não utilizou "neoliberalismo" pra se referir as ideias do Friedman da um orgulho de ser inscrito nesse canal.
O próprio Friedman se dizia neoliberal, com cada letra do termo.
Por enquanto, só sinto orgulho quando fazem vídeos de hard science mesmo.
Sempre que falam de economia eles não conseguem se segurar e dão umas deslizadas terra planistas monumentais, apesar do Felipe ser um ótimo divulgador e conhecedor dos acontecimentos históricos.
@@monokledfeeder3447 não, em capitalismo e liberdade ele diz que se classifica como liberal clássico mesmo.
Na real é preocupante porque mais importante do que palavras num papel são seus apoios a ditaduras e políticas radicais de grande impacto negativo como a disparidade socioeconômica resultante de seu "liberalismo moderno" em Chile, Inglaterra, EUA. Negar o neoliberalismo como uma categoria em si é faltar com a verdade histórica.
@@OSidiRamon tem um canal inteiro cheio de documentários feitos pelo Friedman, chamado "choose liberty" que mostra todo o processo de como ele levou as suas propostas econômicas pra esses lugares, mas os ditadores não a aplicaram por completo, e foi exatamente o crescimento econômico e a capacidade do povo de alocar recursos em suas mãos, que fez com que eles conseguissem se organizar e se libertar com mais facilidade, hoje em dia esses países são países democráticos, livres e desenvolvidos, tudo graças a aplicação, mesmo que parcial, das ideias dele.
Faz um sobre o Padre Antônio Vieira, Filipe!
Esse vídeo me fez lembrar de vários conceitos que aprendi nas matérias de Micro e Macro economia que fiz no ultimo semestre da faculdade de ADM que faço. De fato economia não entra como ciências exatas, aqui onde estudo, na UERJ, entra como ciências sociais, muito embora, para realizar o curso de economia é imprescindível um alto conhecimento de calculo 1 e 2, o conhecimento em si serve pra interpretar as teorias no campo matemático, mas também elas se apoiam nos campos historiográficos e filosóficos em complemento.
As vezes o eco mia, e as vezes o economia
Mano, em 9 minutos o Felipe me fez entender mais e melhor sobre o que é economia do que DOIS SEMESTRES de faculdade
Qual faculdade?
Caramba, sai dessa faculdade aí cara.
@@giovanifm1984 Já saí man, formado em Administração kkkkkk
@@Qliphirot Pitágoras, em BH
Maluco não presta atenção na aula e vem botar a culpa da escola
Afff
Como sempre, muito bom. Sugestão: origens do candomblé e outras religiões africanas trazidas pra cá
Aguardando ansiosamente sobre um Nerdologia das escolas de ciências economicas
Sugestão de tema: Tetragrama e o nome do Deus hebraico cristão!
Falta fazer um sobre a MATEMÁTICA , já que ela ganhou tanta notoriedade nesses tempos de pandemia que ,seria muito bom mostrar as pessoas isso.
A história da matemática é muito massa, saber que como os caras chegaram a certas fórmulas, usando exemplos reais e geometria real é mt legal, mesmo n entendendo a fórmula kkkkkk
Economia é aquilo que as pessoas ignoram, não gostam, porém precisam no mundo atual.
E se soubessem como funciona resolveria muita briga política
Esta me ajudando nas aulas de administração.
muito bom, especialmente a parte que fala q economia de um país n é a mesma coisa q economia de uma casa...alfinetada? hehe
Quem convida a Monica de Bolle para falar de economia deve acreditar mesmo que esse argumento justifica o absoluto descompromisso com a austeridade fiscal.
@@Zerradable poisé. É uma simplificação grosseira, mas no frigir dos ovos serviu para as pessoas entenderem que o governo tem limites e obrigações - ao contrário da galera doida do MMT que genuinamente acha que o governo não tem restrição para endividamento e que pode cobrar os juros que bem entender.
@@TheEmerson009 Bingo!
@@Zerradable Até pq os argumentos que esses heterodoxos dizem para defender que a economia de uma casa é diferente da economia de um país são irrisórios.
Economia, eis o assunto com a maior quantidade de Dunning-Kruger já visto na internet!
Junto com as próprias ciências politicas diga-se de passagem dando um exemplo. Ao meu ver toda área de conhecimento que direta ou indiretamente aborda bem-estar social e individual está fadado a sofrer do Efeito Dunning-Kruger, pelo simples fato dos humanos terem esse péssimo hábito de meter o bedelho na vida alheia.
Economia!! Ebaaaaaaaa
eu simplesmente tenho 14 anos JDJKSJSKA, e eu já tenho interesse economia, eu estou estudando pra ter um reconhecimento bom em economia isso pode me trazer um futuro bom pra mim :) ☝🏿🤓
Estou cursando economia, aprendi muito.❤️
Podemos perguntar o que diferencia essas escolas de ciências econômicas...
Pode-se diferenciar quanto ao método ou quanto aos paradigmas, por exemplo:
Quanto ao método, como o "liberalismo moderno" que tem noções estatísticas e experimentais, ou o marxismo que tem uma visão observacional sociológica.
Quanto aos paradigmas adotados, como o "liberalismo" que adota a teoria do valor trabalho ou do "liberalismo moderno" que adota o valor subjetivo marginal.
Muitas escolas ficaram de fora, como a economia comportamental ou a escola austríaca e caberia fazer esse vídeo para cada uma da escolas, propondo diferentes ideias sobre a economia.
De qualquer forma, muito bom o vídeo. :)
Não faz muito sentido chamar uma escola de pensamento econômica como liberal, pois liberalismo é uma escola de pensamento na política. Obviamente essa adota posições econômicas, mas isso por si só não a faz ser uma escola econômica. Ademais, qualquer aluno que teve a primeira aula de graduação em economia sabe diferenciar economia positiva de normativa, e liberalismo obviamente fica no ramo normativo e não positivo.
@@zinhoferraz13 Não amigo, existe o pensamento econômico liberal, assim como existem as escolas liberais, a clássica, a austríaca, a monetarista (Chicago/Neoliberal), a ordoliberal e algumas mais, todas essas são escolas econômicas de pensamento liberal
@@zinhoferraz13 no caso, as escolas econômicas liberais são o braço teórico econômico dos políticos liberais, eles pode ir desde a centro-esquerda até à direita, enquanto o pensamento econômico pode ser usado por qualquer ideologia como o Pinochet por exemplo, que era autoritário, mas na economia foi liberal
@@igorblauth8881 olha não existem propriamente nenhuma escola de pensamento econômico liberal na academia. Se quiser estudar mais sobre escolas de pensamento econômico recomendo o texto "A economia mainstream na história do pensamento econômico" do site Economia Mainstream
@@zinhoferraz13 na academia se estudam todas as grandes escolas econômicas, as mais mainstream se estudam mais obviamente, mas tem aulas sobre todas elas
Sugestão de Nerdologia: Diferenças entre Vinland Saga e a história real de Thorfinn Karlsenif
Isso a gente na escola, infelizmente! Obrigado pelo vídeo, muito interessante.
Ótimo vídeo. Turminha do "ficou faltando isso": VÃO PLANTAR FAVA. Vídeo de 9 minutos e os caras querem que englobe toda uma ciência extremamente complexa. Faz o de vocês e pede pra assistir que vamos lá.
Fava é nova kkkk
Economia vai além de simples bens, serviços, e trocas, a economia "se manifesta" toda vez que seres animados demandam recursos (de qualquer tipo) escassos. Existe até uma teoria chamada a economia do sexo, que busca analisar os relacionamentos amorosos humanos de uma perspectiva econômica, essa teoria inclusive mostra explicações muito satisfatórias do porque os seres humanos agem da forma que agem ao se relacionar. Não só isso, mas quando animais na savana competem por recursos, surge ali uma economia. Se a oferta de presas (digamos zebras e gnus) esta muito baixa, e a quantidade de predadores está alta (ou seja, demanda alta), o "preço" do gnu (isto é, o tempo e a energia demandada de um predador para caça-los) aumenta, por outro lado, se a quantidade de presas está alta, o "preço" abaixa. Então a economia é muitíssimo mais ampla do que as pessoas imaginam.
Por favor nerdologia da revolta dos boxers chinesa
Esse canal e brabo demais
"todas essas são frases que você já ouviu";
a frase "preciso economizar ouro para comprar um escudo melhor" xD
Quem nunca, Capitão (Estados Unidos da) América economizou e comprou um de Vibranium.
Quem já jogou rpg (eletrônico ou de mesa) já ouviu/falou muito essa hahaha
@@vitorHSreis eu pensei mto nisso ueueheuueue
Pô fala assim não, o cara é colecionador de arma medieval hahahaha
Quero ver mais vídeos sobre economia.
Sugestão de personagem histórico: Thomas Cromwell
Um bom vídeo com introdução básica ao assunto.
Ficou muito bom esse vídeo, poderia fazer outro com o tema escolas Econômicas
A #NovaFutura é sensacional! Parabéns pelo conteúdo!
Tambem gosto muito da Nova Futura 🤜🤛
Agradecemos o carinho!
@@arnolfinilmf Opa! Agradecemos!
O estudo dos juros compostos e suas consequências teóricas e práticas.
Acredito que a diferença seja sutil, mas a economia seja considerada uma ciência social aplicada. Assim como a contabilidade, estatística, direito...
Muito interessante a parte sobre a economia do país ser diferente da casa, pois é tbm um bom ponto de partida para entender que, a simples austeridade contrai a atividade econômica do país.
Mas serve para sanar problemas de finanças públicas que são causas estruturais do mau desempenho econômico. Austeridade não é bala de prata, mas é o "dar um passo para trás para poder dar dois para frente" que muitas vezes um país precisa. Sempre é doloroso fazer, mas agora mais do que nunca, já que ficou ainda mais difícil alinhar austeridade com a urgente necessidade de auxílio aos mais necessitados em uma realidade lotada de rent seekers de toda sorte.
@@TheEmerson009 e aí, Man. Gostei da resposta, mas discordo um tanto dela. Parece q é só lógica liberal sem evidência empírica. Entendo q seria justamente o contrário: quando se está em crise, o governo tem q dar uma "carga" na economia.
Quando há muita arrecadação, aí que é o momento de fazer reservas. Os livros Valsa à Brasileira e Chutando a Escada contam bem como a ação governamental pode ajudar na economia.
@@maiconbveiga ah então bro, em tese essa é a recomendação mais pacífica do meio. Mas o caso brasileiro é do país que dá carga quando a economia tá mal, continua dando carga quando a economia tá boa, às vezes dá carga quando tá tudo +/-, e por aí vai. E já tem histórico de calote, ou seja, além de pegar dinheiro pra dar carga, ainda não honra a dívida adquirida. A ideia de austeridade como uma das poucas saídas da situação atual vem justamente desse histórico problemático do país, além da perspectiva futura de que esse cenário de irresponsabilidade fiscal não mude (vide Bolsonaro dando calote em precatório para viabilizar um bolsa família 2.0).
Agora dar carga significa contrair dívida de 10% com prazo muito curto (o prazo da dívida tbm importa, quanto mais longa mais fácil de pagar), se não me falha a memória não chega a dez ou oito anos. Agora até mesmo dar a carga não é mais possível como antes. A outra alternativa é via impressão direta de dinheiro novo, mas a inflação resultante vai bagunçar ainda mais uma economia que já está bagunçada (safra record enquanto o país volta pro mapa da fome é a evidência mais forte de como nossa distribuição de renda está extremamente defeituosa). Por essas coisas que algum nível bom de austeridade é necessário.
O cara que faz os desenhos das pessoas do Nerdologia devereia também fazer umas revista em quadrinhos ficariam muito massas
Escute nerdologia, vcs sabem que existe a aba comunidade no UA-cam, vcs podem sugerir para votação outros temas de vídeos
Esse vídeo foi literalmente Stonks
economia no sentido de sistematizar o trabalho para conseguir com isso produtividade é a essência da natureza humana. é assim que vejo a tal ciência da produção e distribuição de bens( se vc os troca ou não, depende da sua conveniência e da de outras pessoas, a utilidade e comodidade das quais vc topa ou não fazer isso, os seus pqs e os alheios).
É legal trazer aqui nos comentários um conceito mais amplo sobre essa perspectiva do PIB: este modelo de Y = C + I + G + (X-M), é um modelo que observa a produção de uma sociedade da ótica da escola keynesiana. O impacto de Keynes na economia contemporânea fez com que essa perspectiva tornasse uma grande referência para os economistas de plantão, porem, isso é algo do arcabouço teórico dessa escola de pensamento, que influencia significamente as grandes economias desde a 2ª guerra mundial. Temos outras importantes contribuições com modelos macroeconômicos e formas de mensurar ou mesmo organizar a produção de uma sociedade, como a crítica de Lucas (pensamento liberal) e o modelo econômico de Kalecki (pensamento marxista).
Recomendações de temas Nerdologia!!!
Lawrence da Arábia
Sir Richard Francis Burton
UFC 1 e a história do MMA
Nelson Rodrigues e o complexo de vira latas
Revolta da Chibata
Conquista do império Inca
Jogando mto bf1 aí?
@@ailtonalmeidaz Não amigo kkkk.
Sou um amante da história da primeira guerra, mas sim tenho interesse em jogar a campanha de bf1 quem sabe em uma boa promoção kk
@@gabrielmoreira5640 os dois primeiros nomes aparecem na campanha do jogo. Por isso perguntei kkk.
@@ailtonalmeidaz Não sabia que o nome de Burton aparecia kkk
@@gabrielmoreira5640 pior que confundi esse, aparece outro cara de nome richard. Mas Lawrence de fato aparece.
Queremos a ciencia da formação de planetas e como tudo começou
excelente video, parabéns Felipe e Equipe Nerdologia
O Felipe Figueiredo resumindo anos de estudos meus em alguns minutos. Adorei!
Boa tarde!
Muito obrigado pela aula!
Muito produtiva!
Parabéns pelo episódio, uma dos melhores e mais informativo.
Uma dúvida: Economia não seria uma ciência social?
Você afirma que é uma ciência humana!
Depois q vemos essas lógicas, principalmente estudando economia, msm estudando pouco, vemos complexo tão "roubados", enganados com preços d mercadorias q muito das vzs são produzidos ,gerados em nossas próprias terras, mas nos vendidos,revendidos por valores orbitantes,caros demais $$$$$$
Como sempre, muito bom!! Parabéns 👏
Sugestão tema: nerdologia crimes caso Gucci
Muito bom, como sempre!!
Olá, só por curiosidade aos 7:08-7:10, a ilustração do Setor Terciário por acaso são "auto representações" da a equipe do Estúdio 42? Se sim. Easter Egg maneiro e bem merecido rsrsrs
Também deduzi isso
Muito bom!
0:33 "A maioria de nós talvez pense em “economia” como um sistema de produção e distribuição dos bens e serviços que usamos na vida cotidiana. Isso é, em certa medida, verdadeiro, mas se revela insuficiente para dar conta do conceito por inteiro.
O Jardim do Éden era um sistema de produção e distribuição de bens e serviços, mas não era uma economia, porque tudo estava disponível em abundância ilimitada. Sem escassez, não há necessidade de economizar - e, portanto, não há Economia.
A Economia é o estudo do uso de recursos escassos que têm usos alternativos."
~ Thomas Sowell.
Esse vídeo veio a calhar..
Sugestão de Tema: Alexander Graham Bell e o Telefone
A economia é apenas uma interação social relacionada a recursos escassos. Política é a imposição da moralidade de certos grupos de como a sociedade devia funcionar. E a economia mostra como ela realmente funciona.
Pensei que o Felipão ia cair no vacilo fazer uma análise acrítica da economia devido à natureza do patrocinador. Mas fiquei tranquilo quando ele reforçou a diferença entre a administração de uma casa e a administração de um estado.
Economia
A mais exata das ciências humanas e a mais humana das ciências exatas.
O termo ciências exatas não faz muito sentido, o mais correto seria ciências humanas e ciências naturais.
@@wilton-m8r eu tbm sou do time que economia é mais ciência natural que exata lkkkk. Aliás, acho que economia é mais parecida com biologia do que com física (neoclássicos) ou psicologia (em partes, neokeynesianos).
Acho que, no fim, esse foi um episodio sobre "Ciências Econômicas".
Vou compartilhar até chegar ao Pauno Guedes.
Primeira a chegar, saiu vídeo nerdologia já vou na notificação
Me senti representado!
Algo bacana para medir o poder aquisitivo de um pais é avaliação pelo preço de um produto comum vendido em todos lugares, exemplo é o índice Big Mac.
Na verdade isso é péssimo pra avaliar o poder aquisitivo de um país, você não poderia estar mais errado. É muito restritivo analisar UM produto. Dependendo do produto que você escolher, o resultado vai ser radicalmente diferente. Enquanto um Big Mac é mais barato nos EUA do que aqui, um quilo de batata, um quilo de feijão, um quilo de chuchu etc. são muito mais baratos aqui do que lá. Isso depende do que o país produz e da cultura alimentar (ou de consumo em geral, se o produto não for alimento). Do mesmo jeito, um carro de luxo ou um iPhone são muito mais baratos lá, enquanto basicamente qualquer serviço de saúde é mais barato aqui. E isso só pra ficar em dois países que eu conheço razoavelmente, agora imaginar aplicar todas essas nuances a mais de 200 países.
Por isso que a paridade de poder de compra não é calculada com um produto só, obviamente. É um cálculo muito, muito complexo. O índice Big Mac só serve pra diferenciar o preço do Big Mac mesmo, mais nada além disso.
qnd disseram "a economia não pode parar" eles na vdd estavam dizendo "eu não sou capaz de gerir uma nação em crise"
Bom vídeo, Xadrez! Agora é aguentar os "faria limers meritocráticos sem ideologia"! Abs!
O Paulo Guedes foi avisado sobre este vídeo? Alguém sabe se ele ativou o sininho??
E o Biden?
A frase de economizar ouro pra comprar um escudo melhor eu não ouvi, não.
Importante lembrar que Macroeconomia é muito diferente Microeconomia.
Na vdd, existe uma tendência cada vez maior de microfundamentar a macro. Então, até certo ponto, não é muito diferente, não
Sugestão de tema: Monark
Como estudante de Ciências Econômicas, esse vídeo foi maravilhoso e necessário para um pessoal aí.
Forte abraço. 😁👍
Estudante*
Uma dica em economia é ler sobre todas as correntes de pensamento para formar um melhor pensamento crítico. Sempre adequando as ideias apresentadas à época e contexto que elas surgiram.
Qual curso tem mais haver com política economia ou direito?
A economia é o sangue da nação. Vc poderia falar sobre o grande salto para frente e a revolução cultural chinesa na atualidade
Sugestão de tema : Guerra Civil no Iêmen
Economia é o q eu tenho q fazer desde que nasci. Comer um pedaço de pão menor hoje e comer menos hoje, para amanha ou depois ter uns troquinhos para sobreviver e comprar um docinho de R$ 1,30 na loja do Zézinho
A mesma que a história átomos pelo espaço
faz um video sobre crimes de guerras cometidos pelos aliados na segunda guerra
5:41 além da parte que é "subtraído" que não fica na soma total.🤔💰
N acredito q colocou o meme Stonks! Amei demais e grande vídeo!
Curti esse vídeo da professora Vivan Almeida
Nesse período aqui 3:41 está equivocado a ressaltação pelo simples fato de a economia ser dividida em duas linhas de aprendizagem,temos a economia que estuda os variados sistemas estruturais financeiro monetários,temos também a econometria que estuda a economia de uma maneira lógica,matemática e até mesmo estátistico,e isso é importante não só para ser contabilizado os rendimentos e lucros,mas também o rendimento familiar de determinado país
Não so eu que falo isso mas sim pessoas formadas na área econômica,como Mário Henrique Simonsen,Paulo Nogueira Batista Jr,Michal Kalecki e por fim o próprio Samy Dana diz que é uma matéria de Humanas e Exatas!
Fica a dica para ver!