Cara, tópico EXCELENTE de vídeo!!! Por favor, faça um vídeo sobre pessoas que acordaram do coma falando uma outra língua fluentemente. Uma das coisas que mais explodem minha cabeça até hoje!
@@aniMENTEstudiosa ocorrência de um evento n é pseudociência. Porém algumas teorias e investigações utilizadas p explicar eventos ainda desconhecidos, podem derivar de pseudociência. Desconheço casos como esse citado no comentário.
@@aniMENTEstudios Não é uma "técnica" pra ser pseudociência, amigo. Estou falando de casos documentados de pessoas que ao acordar do coma simplesmente falavam outra língua. Fatos são fatos e cabe a ciência buscar explicar eles, uai.
Pedro, em 2017 minha mãe foi vitimada em um atropelamento no qual um carro caiu sobre um portão e o portão e o carro sobre ela. Ela ficou um mês em coma, como o Gage. Depois, conforme foi se recuperando, notamos que ela mudou bastante de humor e personalidade e tornou-se também difícil de conviver. As áreas mais afetadas também estão no lobo frontal/pré frontal. Em vez de um grande buraco como no caso Gage, ela teve perda em 4 lugares quase simetricamente divididos no cérebro. Muito obrigada por abordar esse assunto. Ps: Ela ainda está viva e "bem".
Pois é, mas a vida tem algo mais intrigante! Dizia um grande cientista da consciência. "A vida é uma forma que o universo encontrou de ver a si mesmo!!!!!" Ou seja, o que é, e do que é feita a consciência ? E os sentidos??? Somos feitos de matéria e átomo, e matéria e átomos não eram para ter consciência, nem ver, nem ouvir, nem sentir dor, nem sentir nada! Como isso é possível???? Como que um organismo biológico, que é feito de matéria e átomos pode sentir dor por exemplo??? Do que é feito o desconforto da dor????? Imagine você sendo torturado, ou alguém martelando o seu dedo da mão, ou aquela topada na cadeira? Você vai sentir uma dor infernal e um desconforto imenso. Na tortura você vai confessar qualquer segredo para se livrar daquela agonia!!!! Do que é feito essa agonia e esse desconforto infernal ???? Aí alguns biólogos vão dizer: "Isso é de uma área do cérebro que processa a dor" Mas pera aí, o cérebro também é feito de matéria e átomos, e matéria e átomos não sentem dor! E processamento também não sente dor! Nem elétrons que viajam no cérebro sentem dor! Se você martelar um pedaço de um chip de computador, ele não vai gritar aiiiiiiiiiiii tá doendo! kkkkk Então da onde vem a sensação de dor???? Quando vemos uma imagem, qual o fim dela para conseguirmos ver e ter a consciência da visão???? O próprio cérebro não sente dor, tanto que em cirurgias cerebrais, não é usada anestesia no cérebro, a anestesia é somente para a caixa craniana! Então como podemos sentir dor, se o próprio cérebro não sente! Qual o segredo dos sentidos e da consciência???? Acho que isso que nos diferencia de um robô! Pois um robô pode fazer tudo que a gente faz, mas nunca vai ter consciência e sentir nada, nem ver nada, é tudo sensores, processamento e envio de sinal de saída e só! Isso é fascinante, e esse pra mim é o maior mistério da vida! Pedro, faz um vídeo sobre isso, tentando responder isso! Seria muito bom! E eu lanço esse desafio, duvido alguém me convencer ou fazer eu entender isso! Até hoje ninguém conseguiu.
A sexta extinção provavelmente vamos passar por ela segundo Sérgio sacanni uma explosão solar vai fritar todos os circuitos elétricos do nosso planeta e hoje em dia tudo é eletrônico imagina o mundo sem GPS sem cartão de crédito sem internet vamos voltar a idade média
Raro encontrar canais que abordem tão bem as profundas imbricações entre ciência e filosofia. Uma obra que aborda as implicações para nossa compreensão da mente suscitadas pelo caso Phineas Gage (e que já é um clássico) de modo bem filosófico é "O erro de Descartes" do neurocientista português Antônio Damásio. O final do vídeo me fez lembrar de uma pequena passagem da obra "Meridiano de sangue" de Cormac McCarthy: "Um homem tem dificuldade em compreender a própria mente porque tudo que tem para compreender a mente é a própria mente".
Esse caso sempre me fascinou e toda vez que lembro dele eu me faço a mesma pergunta: até onde somos nós mesmos de acordo com a integridade dos nossos cérebros?
O conteúdo, a edição, o clima do vídeo, o roteiro, a apresentação e a informação que o Pedro trás... Entretenimento e informação reunidas, obrigado por um canal como esse existir nos dias de hoje.
@@leonardomachado5653 é treinamento. Todo dia vemos muitas coisas e alguém quem que "gostar" de lidar com isso. Admiro tanta profissão que não conseguiria exercer tb. A minha é só mais uma.
Conheci esse caso na faculdade na aula de Neurofisiologia e é simplesmente incrível, ele ilustra muito bem como funciona cada parte do cérebro e porque…
9 місяців тому+1
Lembro-me de um outro caso de um homem que perdeu praticamente a metade superior do crânio, e permaneceu vivo por muito tempo. Mas não foi só a personalidade dele que mudou. O comportamento social acabou mudando bastante. A imagem do crânio dele está bem fácil de lembrar, mas não o nome, ou a referência para pesquisar.
Cara, minha prima levou um tiro na cabeça, perdeu parte do cérebro e tá linda, firme e forte vivendo com a gente. Uma saudação a minha guerreira Lilia. Tomara que minha tia um dia libere ela pra estudos e que ela aceite, pq eu só permito que ela se vá depois de mim.
São situações como esse que não são possíveis de replicar em laboratório. O caso de Phineas Gage (Gaje?) é incrível pra compreensão humana (e nada incrível pra ele-)
Tive uma experiência algo semelhante. Sofri um acidente há 23 anos atrás e levei uma pancada forte na cabeça. Tive alguma lesão cerebral e restaram algumas cicatrizes no meu cérebro. Esse evento alterou um pouco minha personalidade. É incrível que isso possa acontecer, apesar das sequelas já terem me causado problemas tão logo retornei ao convívio social.
@@CienciaTodoDiaQ!?? Vc responder um comentário é BEM raro e talvez ""normal"", mas responder mais de 1 em um único vídeo!?? O apocalipse é amanhã, né?🥺
Eu tive aula de neuroanatomia na UFRJ com um dos pesquisadores que estudaram o caso do Eduardo Leite, obrigado por falar dessa parte no vídeo e pelas ótimas explicações! Eu assisto o ciência todo dia desde o vestibular e esse canal nunca decepciona ❤
Aqui no Brasil aconteceu algo assim. No começo deste século numa obra de construção civil um operário teve seu cérebro atravessado por um vermelhão de uns doze mm. Ele também se salvou e depois passou a ter ataques de raiva e muito mal humor.
Tem uma série chamada Mistérios narrado pelo milhem cortaz que conta vários casos da ciência, seria bem legal vc fazer vídeos sobre os episódios, tem um lá sobre o placebo que é fantástico
Ridículo esse cara ter ganhado Nobel, pra vc ter noção o paciente não precisava dar permissão pra esse procedimento ser feito, a curto prazo, morte basicamente a maioria morreriam, oq conseguiam sobreviver basicamente ficava em estado vegetativo, era relatado como uma forma de "curar" loucura ou qualquer transtorno mental, claro q a pessoa deixaria de ter esses problemas, pq ou ela morria ou vegetava.
Pedro, seria legal fazer um vídeo sobre Henry Molaison, é um caso muito famoso da neurologia, no qual para tratar a epilepsia, os cirurgiões retiraram o hipocampo dele e ele nunca mais formou memórias novas, entretanto manteve sua memória antiga preservada.
Nao, no alzheimer voce tem uma degeneração que afeta quase todo o cerebro, entao o comprometimento é geral, o caso dele é mais singular. O hipocampo, que foi a parte do cerebro que retiraram dele, é responsável pela aquisição da memória, é como se fosse a porta de entrada da memoria no cérebro. Após passar por ele a memória é guardada em outra região... Entao ele lembrava de tudo e todos que conheceu antes de realizar a cirurgia, mas nunca conseguiu aprender ou se lembrar de mais nada que ocorreu após o evento: a equipe que acompanhava ele dia a dia tinha que se apresentar todos os dias, já que para ele era como se nunca tivesse visto eles antes... aí entra uma discussão muito grande, será que ele se sentia vivendo o mesmo dia todos os dias ou simplesmente aquilo se tornou a realidade dele e virou algo imperceptível? Fato é que ele viveu até os 82 anos sem conseguir formar novas memorias
@@luispalermo4289 então é como, se ele vivesse o mesmo dia repetidas vezes? Mas tipo ele tinha memória de curto prazo? Ou ele esquecia de coisas que ele acabou de fazer?
Então... não da pra saber como era a percepção dele. Mas assim... pra vc esquecer de algo a memória precisou existir em algum momento né... por isso não é como se ele esquecesse, a memória simplesmente não era mais formada. É como se o cérebro não conseguisse mais guardar novas informações
Excelente vídeo! História real muito bem contada, de forma leve, mas com profundidade que nos prende até o final. Assunto interessante para refletirmos. Parabéns!
De qualquer forma fatalidades mudam a vida daqueles que tem a mesma mudada, mesmo que no caso do vídeo a pessoa tenha tido uma sobrevida. Todo cuidado é pouco sempre, seja lá o que se queira fazer, não é deixar de fazer coisas na vida obviamente, mas se cercar de cuidados é sempre muito bom.
eu tenho uma pessoa próxima que perdeu cerca de 20% da massa cefálica num acidente de carro, e contra todas as expectativas conseguiu melhorar e melhorar mais do ocorrido, conseguindo voltar a andar, se comunicar (mesmo com uma certa dificuldade), apesar dos pesares e de perder parte da capacidade do lado esquerdo do corpo, já que a área afetada no cérebro foi a direita
Huau, é incrível o que aconteceu com eles. A minha história é meio parecida, também foi-me retirado uma parte do cérebro por conta de um empiema cerebral.
Esse Phineas foi apenas um esboço, comparado ao meu caso: em 2016 eu sofri um "pequeno" acidente, no qual eu perdi mais de 70% de massa encefálica; diferentemente dele, a minha recuperação (reabilitação) está sendo muito mais lenta que a dele. ou seja: eu perdi tudo de cérebro que o Phineas perdeu e mais um muitão. No hospital eu cheguei a ter morte cerebral por alguns minutos😮
@CienciaTodoDia Tenho uma sugestão de assunto pra vídeo. Sobre o poder da mente. Mais especificamente o poder das palavras e da repetição. O que me fez pensar nisso foi um vídeo em que o Pedro falou sobre como fingimos que estamos dormindo pra poder pegar no sono. E quando invocamos o poder da palavra é isso que fazemos: fingimos que o que estamos mentalizando já é realidade. E se torna!
É como Loos diz: "o ser humano se sente atraído por entender tudo aquilo q desafia a lógica", essa declaração casa com o desejo do ser humano de seguir sendo religioso, de acreditar no impossível, uma vez q até hj tentamos entender esse comportamento
Final sensacional! Me sentindo muito melhor por gostar de histórias bizarras! Sugestão de vídeo: alguma historia do livro Alucinações Musicais, de Oliver Sacks. Uma que me surpreendeu foi a do médico que passou a tocar piano após levar um choque através de um raio!! 😬
A primeira vez que ouvi essa história foi na segunda temporada de Stranger Things. As pessoas o chamavam de No more Gage, por causa da sua mudança de comportamento.
meu pai sofreu de um tumor cerebral uns anos atrás e tiveram que remover uma parte do cérebro dele, como consequência, ele mudou de comportamento, teve memórias específicas melhoradas como a da fala polonesa e mudança de personalidade. provavelmente a região específica que foi removida tinha funções envolvendo memória e personalidade dele para ser alterado
Pedro, ótimo trabalho, como sempre! Eu gostaria de ver temas mais relacionados a química, no sentido de mostrar como ela é interessante, assim como as outras áreas do conhecimento que você abrange nos seus vídeos! Se eu perdi algum que já faça isso, por favor, alguém poderia me indicar? 😅
Esse é uma grande evidência de que não somos nada mais que um grande amontoado de sinapses ocorrendo ao mesmo tempo. Se houver uma interferência, a gente literalmente começa a bugar
Aconteceu algo parecido com meu tio, porém foi em um acidente de moto em que ele bateu a cabeça, não teve sangramento e o diagnóstico foi bem grave, os médicos falaram que ele não ia resistir a muito tempo, e já pediram pra chamar a família, porém ele conseguiu se recuperar, e ocorreu esses mesmos sintomas de mudança de personalidade, humor, convulsões e etc...
Caramba, qual a chance disso?? Estava vendo um vídeo exatamente sobre esse cara mais cedo e do nada o Pedro solta um vídeo do mesmo assunto, q isso, estava adivinhando 😳😐😂
Wauuh eu realmente fiquei fascinada, pensei q ele fosse morrer. Quem diria q à mais de 200 anos existiam médicos tão>>> Adoro seus vídeos, continue fazendo esses vídeos maravilhosos espalhando esses fatos interessantes. Agr já sei q o cérebro tem diferentes funções em cada parte. Acabei escrevendo mt coisa sem perceber. Esperamos mais vídeos ❤❤
Casos como o de Ferb, n são limitados apenas à acidentes externos, AVC's (derrame), hipóxia (desmaio sem respirar por mt tempo) e tumores, tbm podem causar alterações do comportamento, mudança de humor e personalidade. Tudo depende da área cerebral afetada. Evoluimos mt no conhecimento sobre as regiões cerebrais e suas funções, mas ainda estamos longe de compreender totalmente seu funcionamento.
Como o Phone Guy disse em FNAF 1 "É incrivel como um humano consegue viver sem o lóbulo frontal", se refirindo a mordida de 87, onde um acidente ocorreu com um guarda de segurança, o guarda teve boa parte de seu lóbulo frontal decepado, e continuou vivo
Pedro meu sonho é assistir um vídeo com você explicando como terraformar um planta, você explica tão bem!!!!! E eu tenho muita curiosidade em saber mais como terraformar planetas 🥹
Uma crença que pesa muito para que em casos desses a morte não ser uma evidencia, é o facto de se acreditar que se algo atravessar o cerebro pode não provocar a morte, como parecia evidente mas não é. Logo uma falsa crença pode pesar nas consecuencias sofridas em casos desses.
ISSO!! eslen fala bastante desse cara. e fica a dica pro canal, tem muito conteúdo no canal do eslen delanogare que seria LINDO trazer pra cá mais detalhadamente. obrigado pelo trabalho, pedro 🥲
É extremamente intrigante como alguém consegue sobreviver a um acidente tão grave e perder uma parte do cérebro, e mesmo assim sobreviver e ter consciência total do que está acontecendo. O cérebro humano é capaz de todo tipo de coisa e ainda veremos ele supreender ainda mais a neurociência.
Uma correção Pedro, as lobotomias como dos anos 30-60 não são mais praticadas, mas cirurgias... PSICOCIRURGIAS que derivaram delas seguem existindo, como por exemplo a capsulotomia anterior para o transtorno obssessivo compulsivo! Meu próximo vídeo será justamente sobre a história das lobotomias, nos próximos dias! Belo vídeo!
Exato! Essa é uma cirurgia que eu vou ter que fazer para meu quadro refratário de transtorno obsessivo-compulsivo. Mas até que ponto ela é efetiva? Isso ainda é uma incógnita.
O percentual de sucesso nesse tipo de cirurgia depende da técnica aplicada, pois existem algumas técnicas diferentes. O ideal é você se informar com o seu neurocirurgião funcional, pois ele poderá te explicar para tomarem a decisão juntos! O próximo vídeo que irei postar será sobre a história das lobotomias (já está gravado e em fase final das edições), mas na sequência iremos fazer um vídeo explicando sobre a evolução e estágio atual das PSICOCIRURGIAS, as tecnologias sofisticadas utilizadas na atualidade e precisamente para o tipo de paciente que podem ser uma opção! Ainda temos poucos vídeos e não temos a qualidade cinematográfica do @CienciaTodoDia e do Pedro, mas estamos só começando! Garanto que vamos entregar muito conteúdo interessante! Sou fã do Pedro, acompanho todos os vídeos, uma verdadeira inspiração! Assim como o Sérgio Sacani! Sou neurocirurgião e pretendo entregar o melhor conteúdo que eu puder sobre neurociência! Uma paixão que tenho ainda antes de me tornar neurocirurgião! Se inscrevam e fiquem ligados! 😜
Existem alguns tipos de tratamentos diferentes, variando no local do cérebro onde é realizada a cirurgia e pela técnica! Existem algumas: Implante de estimuladores elétricos (DBS) ou ablação de pequenos núcleos, havendo 3 métodos, radiofrequência (que precisa de pequenas incisões no couro cabeludo e trepanações ou "furos" no crânio para descer uma agulha muito fina no alvo milimétrico da cirurgia), além da radiocirurgia (com raios gamma) e do HIFU (ultrassom) que podem realizar essas lesões milimétricas sem necessidade de corte na pele ou osso do crânio! Se considera uma cirurgia de sucesso pacientes que apresentem melhora acima de 25% (utilizamos um teste chamado Y-BOCS que avalia o grau de ansiedade e compulsão da pessoa)! 40 a 60% dos pacientes atingem uma melhora considerada sucesso e uma grande porção dos pacientes aprensentam uma melhora parcial... ganhando alívio nos sintomas! Logo faremos vídeo sobre o assunto ok? Fiquem ligados!
Há um outro caso muito famoso de um norte-americano que teve o cranio atravessado por uma barra de um corrimão de ônibus em um acidente. Durante o processo ambulatorial após o acidente, metade da massa encefálica do lado esquerdo da cabeça foi removido, pois havia sido esmagado no acidente. Esse rapaz sobreviveu, recuperou os movimentos e fala, e ainda cursou e concluiu um curso superior.
Já conhecia o caso de forma raza mas fiquei chocado com ele posando pra foto com a barra, MDS gigantesca. Como a cabeça dele não foi arrancada ? Pqp Ótimo vídeo Pedro, obrigado por existir ❤️
Na verdade Pedro, lobotomia ainda é usada em alguns casos, porém hoje já se tem muitos estudos sobre, e geralmente é lobotomia por eletrochoque, pra algumas doenças específicas.
O termo eletrochoque já pejorativo e errôneo. A eletroconvulsoterapia (ECT) foi estigmatizada devido seu mau uso, como forma de punição e tortura. Por isso grande parte das pessoas têm uma visão distorcida do procedimento, q na realidade é extremamente benéfico, resultado imediato, praticamente sem efeitos colaterais e contraindicações. Hj é utilizada como última opção em casos de transtornos refratários, onde foi tentado diversas classes de medicações, sem efeito clínico satisfatório.
Seria legal um vídeo das pessoas que morreram por minutos e voltaram a vida e seus relatos e a descrição delas da vida pós morte Fica aí ideia se caso ainda não tenha feito um vídeo disso
Oi Pedro, vc podia fazer dois vídeos de simulações. 1- Como seria uma sociedade onde as pessoas não trabalhariam por dinheiro. 2 - Como seria uma sociedade onde a comida seria de graça
Cara! Há uns 20 anos atrás quando pela primeira vez eu tive uma TV a cabo na minha casa, eu vi um programa num desses canais de documentário, sobre um caso bem mais cabulloso que esse aí, um garoto de uns 13 anos levou um tiro de 12 na cabeça que literalmente tirou metade do cérebro dele, ele não só sobreviveu como teve como única sequela ficar paraplégico, não afetou a fala ou qualquer outro sentido dele, eu lembro que ele até ficou muito feliz quando colocaram uma prótese na cabeça pra completar a metade q estava faltando.... Já pesquisei tanto sobre esse caso e nunca encontrei nada na internet sobre
Oii Pedro, gostei muito do vídeo, então, sabe o vídeo das 4 forças da natureza? Não sei se vc lembra, mas no final dele vc fez um monte de perguntas sobre o assunto e disse que ficava pra outro vídeo, e essas perguntas despertaram muito a minha curiosidade. Pode fazer um vídeo sobre elas? Ou pelo menos sobre a interação eletrofraca ou a grande unificação da física Quem tbm quer um vídeo sobre isso dá um like no comentário pro Pedro ver que tem mais gente que quer e se já tiver um vídeo sobre isso e eu que não vi pvr me avisem
Não lembro bem da história, mas aqui no Brasil ainda teve outro caso semelhante a esses! Foi um garotinho que teve seu crânio atravessado por um vergalhão de ferro. Curiosidade sobre esse caso é que o garotinho ainda andou vários quilômetros com a peça na cabeça até chegar no hospital
Tem um caso q um tumor cresceu no lobo frontal esquerdo, ai o cara teve mudanças de comportamento etc, ai dps q passou pr cirurgia os ataques pararam, anos dps ele voltou a ter acessos de raiva etc, mas ai ja sabiam q possivelmente o tumor tinha voltado. Se n me engano li esse caso no livro inteligencia emocional, mas faz mt tempo e n lembro
É o cérebro sendo usando, essa geração é, com todo respeito "idiota" se vc faz coisas idiotas chama atenção, aí vem a opções, pegar no batente e ir atrás de serviço, ou ficar na frente de uma câmera q nem um idiota e ganhar oq 3, 4 vezes mais q um trabalhador. Eu não julgo, se tem público e não tá fazendo mal a ninguém, a única parte triste é saber o tanto de pessoas tontas que existe mais paciência né kk
Cara, tópico EXCELENTE de vídeo!!!
Por favor, faça um vídeo sobre pessoas que acordaram do coma falando uma outra língua fluentemente. Uma das coisas que mais explodem minha cabeça até hoje!
Isso não é pseudociência?
@@aniMENTEstudiosa ocorrência de um evento n é pseudociência. Porém algumas teorias e investigações utilizadas p explicar eventos ainda desconhecidos, podem derivar de pseudociência. Desconheço casos como esse citado no comentário.
Ja escutei isso, mas não sei se é verdade que ele não falava outro idioma.
@@aniMENTEstudios Não é uma "técnica" pra ser pseudociência, amigo. Estou falando de casos documentados de pessoas que ao acordar do coma simplesmente falavam outra língua. Fatos são fatos e cabe a ciência buscar explicar eles, uai.
Talvez oq o @aniMENTEstudios tenha quisto dizer seria: charlatanismo.
"Rapaz eu to com uma dor de cabeça ferrada viu..."
-Gage, Phineas
Esse caso é clássico dentro de qualquer curso de psicologia que se preze. É incrível mesmo!!! Parabéns por difundir.
Tomara que o Ferb não siga o mesmo caminho do Phineas.
Entendi a referência kkkk
O problema é q
"COM PHINEAS E FERB TUDO PODE ACONTECER!"
Mas é que só teve o Phineas nessa. Como que faz?@@Vampirelitos
Droga, fizeram a piada antes de mim
Pensei o mesmo. E onde estavam o Ferb, a Candace? E Perry, o ornitorrinco? E o Dr. Doofenshmirtz?
Pedro, em 2017 minha mãe foi vitimada em um atropelamento no qual um carro caiu sobre um portão e o portão e o carro sobre ela. Ela ficou um mês em coma, como o Gage. Depois, conforme foi se recuperando, notamos que ela mudou bastante de humor e personalidade e tornou-se também difícil de conviver. As áreas mais afetadas também estão no lobo frontal/pré frontal. Em vez de um grande buraco como no caso Gage, ela teve perda em 4 lugares quase simetricamente divididos no cérebro. Muito obrigada por abordar esse assunto. Ps: Ela ainda está viva e "bem".
Graça a Deus 🙏
Que triste moça
Eu adoro como o programador do Pedro deu um boost no humor dele 🤖
HOTFIX 21/09/2023:
😂 Humor incrementado em 5%
🧠 Foco reduzido em 4%
@@CienciaTodoDia próximo vídeo vai ser do medico q fico estudando o estômago de um cara pelo buraco q ele tinha no estômago,e de canudinho 😅😅
Neuron activation 😳
Pois é, mas a vida tem algo mais intrigante! Dizia um grande cientista da consciência. "A vida é uma forma que o universo encontrou de ver a si mesmo!!!!!" Ou seja, o que é, e do que é feita a consciência ? E os sentidos??? Somos feitos de matéria e átomo, e matéria e átomos não eram para ter consciência, nem ver, nem ouvir, nem sentir dor, nem sentir nada! Como isso é possível???? Como que um organismo biológico, que é feito de matéria e átomos pode sentir dor por exemplo??? Do que é feito o desconforto da dor????? Imagine você sendo torturado, ou alguém martelando o seu dedo da mão, ou aquela topada na cadeira? Você vai sentir uma dor infernal e um desconforto imenso. Na tortura você vai confessar qualquer segredo para se livrar daquela agonia!!!! Do que é feito essa agonia e esse desconforto infernal ???? Aí alguns biólogos vão dizer: "Isso é de uma área do cérebro que processa a dor" Mas pera aí, o cérebro também é feito de matéria e átomos, e matéria e átomos não sentem dor! E processamento também não sente dor! Nem elétrons que viajam no cérebro sentem dor! Se você martelar um pedaço de um chip de computador, ele não vai gritar aiiiiiiiiiiii tá doendo! kkkkk Então da onde vem a sensação de dor???? Quando vemos uma imagem, qual o fim dela para conseguirmos ver e ter a consciência da visão???? O próprio cérebro não sente dor, tanto que em cirurgias cerebrais, não é usada anestesia no cérebro, a anestesia é somente para a caixa craniana! Então como podemos sentir dor, se o próprio cérebro não sente! Qual o segredo dos sentidos e da consciência???? Acho que isso que nos diferencia de um robô! Pois um robô pode fazer tudo que a gente faz, mas nunca vai ter consciência e sentir nada, nem ver nada, é tudo sensores, processamento e envio de sinal de saída e só! Isso é fascinante, e esse pra mim é o maior mistério da vida! Pedro, faz um vídeo sobre isso, tentando responder isso! Seria muito bom! E eu lanço esse desafio, duvido alguém me convencer ou fazer eu entender isso! Até hoje ninguém conseguiu.
@@CienciaTodoDia 9:57 - aqui não deu pra tankar KKKKKKKK
Gostaria de ver um vídeo falando sobre as 5 extinções em massa que já aconteceram. Seria muito interessante, fica aí a ideia
Upzin
Já está sendo editado!
A sexta extinção provavelmente vamos passar por ela segundo Sérgio sacanni uma explosão solar vai fritar todos os circuitos elétricos do nosso planeta e hoje em dia tudo é eletrônico imagina o mundo sem GPS sem cartão de crédito sem internet vamos voltar a idade média
Só 5 é pouco na verdade são 6 ...o SBP que você borrifa pra espantar muriçoca .. é na verdade uma bomba nuclear em massa pra eles...mata tudo.
@@CienciaTodoDiaShow! 🎉
Raro encontrar canais que abordem tão bem as profundas imbricações entre ciência e filosofia. Uma obra que aborda as implicações para nossa compreensão da mente suscitadas pelo caso Phineas Gage (e que já é um clássico) de modo bem filosófico é "O erro de Descartes" do neurocientista português Antônio Damásio. O final do vídeo me fez lembrar de uma pequena passagem da obra "Meridiano de sangue" de Cormac McCarthy: "Um homem tem dificuldade em compreender a própria mente porque tudo que tem para compreender a mente é a própria mente".
Esse caso sempre me fascinou e toda vez que lembro dele eu me faço a mesma pergunta: até onde somos nós mesmos de acordo com a integridade dos nossos cérebros?
O conteúdo, a edição, o clima do vídeo, o roteiro, a apresentação e a informação que o Pedro trás...
Entretenimento e informação reunidas, obrigado por um canal como esse existir nos dias de hoje.
Estudei esse caso no primeiro semestre de Psicologia da PUC Campinas em 2007.
(Depois do acidente, ainda era o Phineas, mas não era mais ele)
É obrigatório ler o erro de Descartes em psicologia?
@@Pirulaevangelico Durante minha graduação não nos obrigaram.
Eu fui um dos médicos que atendeu o paciente Eduardo Leite no hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro. Me lembro bem do caso, da tomografia e dele.
Como vocês aguentam ver essas coisas. Eu não aguentaria ver uma pessoa com uma barra atravessada na cabeça não.
@@leonardomachado5653 é treinamento. Todo dia vemos muitas coisas e alguém quem que "gostar" de lidar com isso. Admiro tanta profissão que não conseguiria exercer tb. A minha é só mais uma.
Conheci esse caso na faculdade na aula de Neurofisiologia e é simplesmente incrível, ele ilustra muito bem como funciona cada parte do cérebro e porque…
Lembro-me de um outro caso de um homem que perdeu praticamente a metade superior do crânio, e permaneceu vivo por muito tempo. Mas não foi só a personalidade dele que mudou. O comportamento social acabou mudando bastante.
A imagem do crânio dele está bem fácil de lembrar, mas não o nome, ou a referência para pesquisar.
Cara, minha prima levou um tiro na cabeça, perdeu parte do cérebro e tá linda, firme e forte vivendo com a gente. Uma saudação a minha guerreira Lilia. Tomara que minha tia um dia libere ela pra estudos e que ela aceite, pq eu só permito que ela se vá depois de mim.
estudo psicologia e esse caso é muito curioso de fato e tem grande peso nos estudos da neuropsicologia amooo esse canal dms
São situações como esse que não são possíveis de replicar em laboratório. O caso de Phineas Gage (Gaje?) é incrível pra compreensão humana (e nada incrível pra ele-)
Tive uma experiência algo semelhante. Sofri um acidente há 23 anos atrás e levei uma pancada forte na cabeça. Tive alguma lesão cerebral e restaram algumas cicatrizes no meu cérebro. Esse evento alterou um pouco minha personalidade. É incrível que isso possa acontecer, apesar das sequelas já terem me causado problemas tão logo retornei ao convívio social.
Pior que tem muitas pessoas que vivem sem uma parte do cérebro, dependendo dos danos e parte afetada ficam com sequelas leves ou pesadas, ou até sem.
Os amigos: pô gate nem pra falar que ia melhorar logo gastamo dinheiro com caixão atoa
esse cara era muito forte na quela época e esse video explica muito coisa.
Faz um vídeo de um caso "semelhante", daquele cidadão que colocou a cabeça dentro de um colisor de partículas.
Já temos aqui no canal! ua-cam.com/video/_DjcBJN5iNc/v-deo.htmlsi=NyROpVPTehFVT5UX
@@CienciaTodoDiaQ!?? Vc responder um comentário é BEM raro e talvez ""normal"", mas responder mais de 1 em um único vídeo!?? O apocalipse é amanhã, né?🥺
@@Joao-1114eu descobri que não é
Eu tive aula de neuroanatomia na UFRJ com um dos pesquisadores que estudaram o caso do Eduardo Leite, obrigado por falar dessa parte no vídeo e pelas ótimas explicações!
Eu assisto o ciência todo dia desde o vestibular e esse canal nunca decepciona ❤
Eu já conheci essa história, mas sem tantos detalhes, realmente impressionante
Aqui no Brasil aconteceu algo assim. No começo deste século numa obra de construção civil um operário teve seu cérebro atravessado por um vermelhão de uns doze mm. Ele também se salvou e depois passou a ter ataques de raiva e muito mal humor.
Tem uma série chamada Mistérios narrado pelo milhem cortaz que conta vários casos da ciência, seria bem legal vc fazer vídeos sobre os episódios, tem um lá sobre o placebo que é fantástico
Essas informações sobre o lobo pré-frontal me atraíram bastante. Muito obrigado, Pedro. Você é demais. Obrigado por mais descobertas excelentes.
Ciência Todo Dia, amei o vídeo, só tenho uma pergunta, o Eduardo Leite, ele está vivo?
Como era feita a lobotomia e oque ela causava nos pacientes ,a curto e longo prazo?
Ele ganhou o nobel!
Ridículo esse cara ter ganhado Nobel, pra vc ter noção o paciente não precisava dar permissão pra esse procedimento ser feito, a curto prazo, morte basicamente a maioria morreriam, oq conseguiam sobreviver basicamente ficava em estado vegetativo, era relatado como uma forma de "curar" loucura ou qualquer transtorno mental, claro q a pessoa deixaria de ter esses problemas, pq ou ela morria ou vegetava.
Pedro, seria legal fazer um vídeo sobre Henry Molaison, é um caso muito famoso da neurologia, no qual para tratar a epilepsia, os cirurgiões retiraram o hipocampo dele e ele nunca mais formou memórias novas, entretanto manteve sua memória antiga preservada.
Como assim? O cara vivia como se tivesse um alzheimer gravíssimo?
Nao, no alzheimer voce tem uma degeneração que afeta quase todo o cerebro, entao o comprometimento é geral, o caso dele é mais singular. O hipocampo, que foi a parte do cerebro que retiraram dele, é responsável pela aquisição da memória, é como se fosse a porta de entrada da memoria no cérebro. Após passar por ele a memória é guardada em outra região... Entao ele lembrava de tudo e todos que conheceu antes de realizar a cirurgia, mas nunca conseguiu aprender ou se lembrar de mais nada que ocorreu após o evento: a equipe que acompanhava ele dia a dia tinha que se apresentar todos os dias, já que para ele era como se nunca tivesse visto eles antes... aí entra uma discussão muito grande, será que ele se sentia vivendo o mesmo dia todos os dias ou simplesmente aquilo se tornou a realidade dele e virou algo imperceptível? Fato é que ele viveu até os 82 anos sem conseguir formar novas memorias
@@luispalermo4289 então é como, se ele vivesse o mesmo dia repetidas vezes? Mas tipo ele tinha memória de curto prazo? Ou ele esquecia de coisas que ele acabou de fazer?
Então... não da pra saber como era a percepção dele. Mas assim... pra vc esquecer de algo a memória precisou existir em algum momento né... por isso não é como se ele esquecesse, a memória simplesmente não era mais formada. É como se o cérebro não conseguisse mais guardar novas informações
@@luispalermo4289 caraca completamente doido isso, o cara não consegue mais compreender sua própria existência
Excelente vídeo! História real muito bem contada, de forma leve, mas com profundidade que nos prende até o final. Assunto interessante para refletirmos. Parabéns!
7:30 vc me arrancou uma risada sincera.
De qualquer forma fatalidades mudam a vida daqueles que tem a mesma mudada, mesmo que no caso do vídeo a pessoa tenha tido uma sobrevida. Todo cuidado é pouco sempre, seja lá o que se queira fazer, não é deixar de fazer coisas na vida obviamente, mas se cercar de cuidados é sempre muito bom.
Conheço essa história, mas as ilustrações aqui mostradas ajudam a entender melhor.
Que vídeo maravilhoso!
O humor do Pedro tá cada vez melhor!
Sou psicóloga,portanto já conhecia a história, no entanto foi super bacana ouvi-la novamente por vc!
Essa história é excelente, mostra bastante o poder do nosso cérebro e como isso pode ser uma benção ou uma maldição
Excelente como sempre !!!! Faz um vídeo sobre como seria criar o cilindro de o'neil. Como seria a construção, custo, tempo e como ele funciona 😉
Vídeo incrível! Pedro, faça um vídeo sobre Combustão Espontânea. Li sobre isso em um quadrinho de Velho Oeste chamado Mágico Vento.
eu tenho uma pessoa próxima que perdeu cerca de 20% da massa cefálica num acidente de carro, e contra todas as expectativas conseguiu melhorar e melhorar mais do ocorrido, conseguindo voltar a andar, se comunicar (mesmo com uma certa dificuldade), apesar dos pesares e de perder parte da capacidade do lado esquerdo do corpo, já que a área afetada no cérebro foi a direita
Huau, é incrível o que aconteceu com eles. A minha história é meio parecida, também foi-me retirado uma parte do cérebro por conta de um empiema cerebral.
Esse Phineas foi apenas um esboço, comparado ao meu caso:
em 2016 eu sofri um "pequeno" acidente, no qual eu perdi mais de 70% de massa encefálica;
diferentemente dele, a minha recuperação (reabilitação) está sendo muito mais lenta que a dele.
ou seja: eu perdi tudo de cérebro que o Phineas perdeu e mais um muitão.
No hospital eu cheguei a ter morte cerebral por alguns minutos😮
Também fiquei hemiplégico do lado esquerdo( não consigo mexer o lado esquerdo do corpo)
Caraca mano, eu nem consigo imaginar isso, tomara que você melhore
@CienciaTodoDia
Tenho uma sugestão de assunto pra vídeo. Sobre o poder da mente. Mais especificamente o poder das palavras e da repetição. O que me fez pensar nisso foi um vídeo em que o Pedro falou sobre como fingimos que estamos dormindo pra poder pegar no sono. E quando invocamos o poder da palavra é isso que fazemos: fingimos que o que estamos mentalizando já é realidade. E se torna!
Está foi a melhor...que eu vi. Continui com estes casos. Um abraço.
O tanto q eu arrepiei com conteúdo desse vídeo não tá escrito... Incrível demais
É como Loos diz: "o ser humano se sente atraído por entender tudo aquilo q desafia a lógica", essa declaração casa com o desejo do ser humano de seguir sendo religioso, de acreditar no impossível, uma vez q até hj tentamos entender esse comportamento
Você está a cada dia melhor, miau!❤
Final sensacional! Me sentindo muito melhor por gostar de histórias bizarras!
Sugestão de vídeo: alguma historia do livro Alucinações Musicais, de Oliver Sacks. Uma que me surpreendeu foi a do médico que passou a tocar piano após levar um choque através de um raio!! 😬
amo seus vídeos meu Deus, eu gostaria de ver um vídeo sobre a teoria das cordas ou ate mesmo uma mini aula sobre ondas de micro-ondas
“Ele tava muito bem de amigo” RACHEI KKKKKKKKKKKKKK
A primeira vez que ouvi essa história foi na segunda temporada de Stranger Things. As pessoas o chamavam de No more Gage, por causa da sua mudança de comportamento.
7:29 Putz, essa foi barra pesada, hein!
Faz um video sobre regras é leis leis que existem mais podem ser rompidas e regras nunca quebradas
meu pai sofreu de um tumor cerebral uns anos atrás e tiveram que remover uma parte do cérebro dele, como consequência, ele mudou de comportamento, teve memórias específicas melhoradas como a da fala polonesa e mudança de personalidade. provavelmente a região específica que foi removida tinha funções envolvendo memória e personalidade dele para ser alterado
Pedro, ótimo trabalho, como sempre! Eu gostaria de ver temas mais relacionados a química, no sentido de mostrar como ela é interessante, assim como as outras áreas do conhecimento que você abrange nos seus vídeos! Se eu perdi algum que já faça isso, por favor, alguém poderia me indicar? 😅
Se não for, com certeza é o melhor canal com os melhores conteúdos, parabéns.......
Esse é uma grande evidência de que não somos nada mais que um grande amontoado de sinapses ocorrendo ao mesmo tempo. Se houver uma interferência, a gente literalmente começa a bugar
Cara sou Angolano e tenho aprecado os seus vídeos... São sensacionais 👏👏👏👏👏👏👌👌👌👌👌👌👌👌🌟🌟🌟🌟
Aconteceu algo parecido com meu tio, porém foi em um acidente de moto em que ele bateu a cabeça, não teve sangramento e o diagnóstico foi bem grave, os médicos falaram que ele não ia resistir a muito tempo, e já pediram pra chamar a família, porém ele conseguiu se recuperar, e ocorreu esses mesmos sintomas de mudança de personalidade, humor, convulsões e etc...
Caramba, qual a chance disso?? Estava vendo um vídeo exatamente sobre esse cara mais cedo e do nada o Pedro solta um vídeo do mesmo assunto, q isso, estava adivinhando 😳😐😂
Wauuh eu realmente fiquei fascinada, pensei q ele fosse morrer. Quem diria q à mais de 200 anos existiam médicos tão>>>
Adoro seus vídeos, continue fazendo esses vídeos maravilhosos espalhando esses fatos interessantes. Agr já sei q o cérebro tem diferentes funções em cada parte. Acabei escrevendo mt coisa sem perceber. Esperamos mais vídeos ❤❤
Adoro os vídeos ! Gostaria se saber mais sobre a real possibilidade de acontecer nos próximos anos algo como o evento Carrington
Casos como o de Ferb, n são limitados apenas à acidentes externos, AVC's (derrame), hipóxia (desmaio sem respirar por mt tempo) e tumores, tbm podem causar alterações do comportamento, mudança de humor e personalidade. Tudo depende da área cerebral afetada. Evoluimos mt no conhecimento sobre as regiões cerebrais e suas funções, mas ainda estamos longe de compreender totalmente seu funcionamento.
Esse formato de contar piadas durante a explicação quebra o gelo e faz a gente prestar mais atenção, foi uma boa ideia colocar isso nos vídeos!
Como o Phone Guy disse em FNAF 1 "É incrivel como um humano consegue viver sem o lóbulo frontal", se refirindo a mordida de 87, onde um acidente ocorreu com um guarda de segurança, o guarda teve boa parte de seu lóbulo frontal decepado, e continuou vivo
Pedro esta se convertendo cada dia mais para o universo das neurociencias, como estudande de neuropsicologia e neurociencia eu estou gostando muito
Ótimo vídeo. Poderia fazer um vídeo sobre o galo Mike, que viveu 18 meses sem cabeça., abordando também aspectos de neurociência.
Pedro meu sonho é assistir um vídeo com você explicando como terraformar um planta, você explica tão bem!!!!! E eu tenho muita curiosidade em saber mais como terraformar planetas 🥹
Uma crença que pesa muito para que em casos desses a morte não ser uma evidencia, é o facto de se acreditar que se algo atravessar o cerebro pode não provocar a morte, como parecia evidente mas não é. Logo uma falsa crença pode pesar nas consecuencias sofridas em casos desses.
KKKKKKKKKK Pedro tá engracadinho esse vídeo, a cada 10 segundos faz uma piada e dá um susto diferente, seguido de uma quebra de expectativa
''tudo passa pelo lobo frontal, inclusive uma barra de ferro'' Cara eu não tankei isso não KKKKKK
ISSO!! eslen fala bastante desse cara. e fica a dica pro canal, tem muito conteúdo no canal do eslen delanogare que seria LINDO trazer pra cá mais detalhadamente.
obrigado pelo trabalho, pedro 🥲
Fantástica historia e brilhante sua reportagem...obrigado.
É extremamente intrigante como alguém consegue sobreviver a um acidente tão grave e perder uma parte do cérebro, e mesmo assim sobreviver e ter consciência total do que está acontecendo.
O cérebro humano é capaz de todo tipo de coisa e ainda veremos ele supreender ainda mais a neurociência.
Essa história é incrível, atravessou a minha mente!!!
Uma correção Pedro, as lobotomias como dos anos 30-60 não são mais praticadas, mas cirurgias... PSICOCIRURGIAS que derivaram delas seguem existindo, como por exemplo a capsulotomia anterior para o transtorno obssessivo compulsivo!
Meu próximo vídeo será justamente sobre a história das lobotomias, nos próximos dias!
Belo vídeo!
Exato! Essa é uma cirurgia que eu vou ter que fazer para meu quadro refratário de transtorno obsessivo-compulsivo. Mas até que ponto ela é efetiva? Isso ainda é uma incógnita.
O percentual de sucesso nesse tipo de cirurgia depende da técnica aplicada, pois existem algumas técnicas diferentes. O ideal é você se informar com o seu neurocirurgião funcional, pois ele poderá te explicar para tomarem a decisão juntos!
O próximo vídeo que irei postar será sobre a história das lobotomias (já está gravado e em fase final das edições), mas na sequência iremos fazer um vídeo explicando sobre a evolução e estágio atual das PSICOCIRURGIAS, as tecnologias sofisticadas utilizadas na atualidade e precisamente para o tipo de paciente que podem ser uma opção!
Ainda temos poucos vídeos e não temos a qualidade cinematográfica do @CienciaTodoDia e do Pedro, mas estamos só começando! Garanto que vamos entregar muito conteúdo interessante! Sou fã do Pedro, acompanho todos os vídeos, uma verdadeira inspiração! Assim como o Sérgio Sacani!
Sou neurocirurgião e pretendo entregar o melhor conteúdo que eu puder sobre neurociência! Uma paixão que tenho ainda antes de me tornar neurocirurgião!
Se inscrevam e fiquem ligados! 😜
@@theruler7612 sim. Estou cansado de tomar um monte de remédios que não funcionam.
Existem alguns tipos de tratamentos diferentes, variando no local do cérebro onde é realizada a cirurgia e pela técnica!
Existem algumas: Implante de estimuladores elétricos (DBS) ou ablação de pequenos núcleos, havendo 3 métodos, radiofrequência (que precisa de pequenas incisões no couro cabeludo e trepanações ou "furos" no crânio para descer uma agulha muito fina no alvo milimétrico da cirurgia), além da radiocirurgia (com raios gamma) e do HIFU (ultrassom) que podem realizar essas lesões milimétricas sem necessidade de corte na pele ou osso do crânio!
Se considera uma cirurgia de sucesso pacientes que apresentem melhora acima de 25% (utilizamos um teste chamado Y-BOCS que avalia o grau de ansiedade e compulsão da pessoa)! 40 a 60% dos pacientes atingem uma melhora considerada sucesso e uma grande porção dos pacientes aprensentam uma melhora parcial... ganhando alívio nos sintomas!
Logo faremos vídeo sobre o assunto ok? Fiquem ligados!
Há um outro caso muito famoso de um norte-americano que teve o cranio atravessado por uma barra de um corrimão de ônibus em um acidente. Durante o processo ambulatorial após o acidente, metade da massa encefálica do lado esquerdo da cabeça foi removido, pois havia sido esmagado no acidente. Esse rapaz sobreviveu, recuperou os movimentos e fala, e ainda cursou e concluiu um curso superior.
É tipo o flash reverso que ao "curar" o tiro perdeu muito tempo de vida
Já conhecia o caso de forma raza mas fiquei chocado com ele posando pra foto com a barra, MDS gigantesca. Como a cabeça dele não foi arrancada ? Pqp
Ótimo vídeo Pedro, obrigado por existir ❤️
Esse caso caiu nas minhas provas de Neuroanatomia, super interessante!
Na verdade Pedro, lobotomia ainda é usada em alguns casos, porém hoje já se tem muitos estudos sobre, e geralmente é lobotomia por eletrochoque, pra algumas doenças específicas.
A eletroconvulsoterapia é usada em casos onde as medicações não fazem muito efeito.
Procure a definição do termo "lobotomia". ECT (eletroconvulsoterapia) não tem nada a ver com lobotomia.
O termo eletrochoque já pejorativo e errôneo. A eletroconvulsoterapia (ECT) foi estigmatizada devido seu mau uso, como forma de punição e tortura. Por isso grande parte das pessoas têm uma visão distorcida do procedimento, q na realidade é extremamente benéfico, resultado imediato, praticamente sem efeitos colaterais e contraindicações. Hj é utilizada como última opção em casos de transtornos refratários, onde foi tentado diversas classes de medicações, sem efeito clínico satisfatório.
O melhor professor de história e esse estou vendo nesses exato momento
Eu fiz um trabalho na universidade com a história desse cara! Muito bom o filme
Manda um abraço pra Chapecó Pedro? Quando tu vem palestrar na nossa cidade piá?
Seria legal um vídeo das pessoas que morreram por minutos e voltaram a vida e seus relatos e a descrição delas da vida pós morte
Fica aí ideia se caso ainda não tenha feito um vídeo disso
Eu já tava acreditando que no experimento com alguém real, me pegou nessa hahaah
Oi Pedro, vc podia fazer dois vídeos de simulações. 1- Como seria uma sociedade onde as pessoas não trabalhariam por dinheiro. 2 - Como seria uma sociedade onde a comida seria de graça
Melhor canal de conhecimento.
Cara! Há uns 20 anos atrás quando pela primeira vez eu tive uma TV a cabo na minha casa, eu vi um programa num desses canais de documentário, sobre um caso bem mais cabulloso que esse aí, um garoto de uns 13 anos levou um tiro de 12 na cabeça que literalmente tirou metade do cérebro dele, ele não só sobreviveu como teve como única sequela ficar paraplégico, não afetou a fala ou qualquer outro sentido dele, eu lembro que ele até ficou muito feliz quando colocaram uma prótese na cabeça pra completar a metade q estava faltando.... Já pesquisei tanto sobre esse caso e nunca encontrei nada na internet sobre
Oii Pedro, gostei muito do vídeo, então, sabe o vídeo das 4 forças da natureza? Não sei se vc lembra, mas no final dele vc fez um monte de perguntas sobre o assunto e disse que ficava pra outro vídeo, e essas perguntas despertaram muito a minha curiosidade. Pode fazer um vídeo sobre elas? Ou pelo menos sobre a interação eletrofraca ou a grande unificação da física
Quem tbm quer um vídeo sobre isso dá um like no comentário pro Pedro ver que tem mais gente que quer e se já tiver um vídeo sobre isso e eu que não vi pvr me avisem
Eu assistindo em Inglês achando que era pegadinha, kkkkkkkk
Excelente dublagem, por sinal! 😎😁
Não lembro bem da história, mas aqui no Brasil ainda teve outro caso semelhante a esses! Foi um garotinho que teve seu crânio atravessado por um vergalhão de ferro. Curiosidade sobre esse caso é que o garotinho ainda andou vários quilômetros com a peça na cabeça até chegar no hospital
O gage é especial.pesquise sobre
Esse cara aí sobreviveu sem um pedaço mas tem pessoas que vivem literalmente sem, e conheço muitas viu!
Bem legal, ver essa história com bem mais detalhes. Eu lembro dela e um vídeo antigo do Sam O' Nella academy... Mas lá, é bem mais focado na zoeira.
Tem um caso q um tumor cresceu no lobo frontal esquerdo, ai o cara teve mudanças de comportamento etc, ai dps q passou pr cirurgia os ataques pararam, anos dps ele voltou a ter acessos de raiva etc, mas ai ja sabiam q possivelmente o tumor tinha voltado.
Se n me engano li esse caso no livro inteligencia emocional, mas faz mt tempo e n lembro
Phineas e HM foram uns dos mais estudados na neuro. Ótimo video!
A minha professora de Psicologia falou deste caso o ano passado, quando eu estava no 12°ano
Que massa esses vídeos sobre cérebro, cognição, comportamento. Faz vídeo sobre ciência cognitiva
O nosso cérebro evoluiu tanto e está tão desenvolvido, que hoje faz live de npc 🫠
Muitos não sabem usar e melhorar a própria inteligência, isso é algo que todos têm mas não sabem ou querem melhorar, estragando o pessoal :(
Live de npc da dinheiro pra krai ent faz sentido
Se tem gente que faz é porque tem pessoas acéfalas com 33 de QI Que consome esse tipo de conteúdo
É o cérebro sendo usando, essa geração é, com todo respeito "idiota" se vc faz coisas idiotas chama atenção, aí vem a opções, pegar no batente e ir atrás de serviço, ou ficar na frente de uma câmera q nem um idiota e ganhar oq 3, 4 vezes mais q um trabalhador. Eu não julgo, se tem público e não tá fazendo mal a ninguém, a única parte triste é saber o tanto de pessoas tontas que existe mais paciência né kk
O que é isso vey?
Excelente vídeo!!
Gostaria muito que explicasse o porquê ainda não existe um microscópio potente o suficiente pra vermos um átomo
Seria interessante um vídeo falando sobre o acidente envolvendo o césio 137 em goiania no ano de 1987.