Seus videos são excelentes, dificil achar qualidade de informação como os seus.... essa mesa superior (com dois parafusos) aonde tem a bucha redonda do eixo, encontra facil ainda ?
Serviço top mesmo amigo muito bom! As vezes penso em mudar meu indutivo do Monza a álcool pra adaptar um hall com avanço embora vai gerar muito empenho....mas lembrando que o meu eu mesmo revisei ele neste nível de padrão de restauração...ai o que as vezes queria e fazer essa transição para o hall pois além se ter um módulo melhor possui um distribuidor mais eficiente...embora meu indutivo funcione bem.
Olha, não faz diferença entre o indutivo e o hall, tanto que até hoje a indústria usa sensores indutivos e hall nos carros. Se estivéssemos falando em um sistema de ignição mapeado, onde ele vai alterar o mapa em função de carga, rotação, temperatura e outros fatores, aí sim é algo interessante e que funciona melhor. Mas a única diferença entre os distribuidores com avanços hall e indutivo é basicamente o método de gerar o sinal. Esses módulos doa Bosch que recebem o sinal do indutivo geralmente são muito bons.
Em um distribuidor sem o tenebroso sensor Hall, qual a preventiva de um distribuidor? Tenho a mania quando tenho, dar uns jatos de WD-40 dentro dele na parte onde vai o Rotor e na tampa e cabos de velas também. Estaria certo esse procedimento ou estaria danificando algo? Valeu Cláudio, vc conseguiu deixar o projeto original melhor que ele mesmo utilizando essas chapas laterais. Isso mostra que quando é feito com conhecimento e amor, tudo fica perfeito. Parabéns pelo capricho rapaz, dá gosto de ver seus vídeos e já estou viciado. E olha que meu kadett é um SL/E 1991. Nem GS e nem GSi kkkkk
Obrigado Marcelo!! Então, na verdade o sensor hall é bastante confiável e durável, o problema mesmo é essa fixação do conector. Sobre o seu caso, WD40 não é uma boa opção, como é um óleo, inevitavelmente ele contribui para o ressecamento de peças e acúmulo de poeira, o óleo por si só tbm é um isolante elétrico e aliado à poeira isso aumenta. Eu usaria limpa contatos para esse caso. Sobre preventiva para o distribuidor do SL/E 1991, se for o EFI não consigo pensar em outra coisa além do módulo HEI. Embora alguns poucos nunca tenham dado problemas, o fato é que a grande maioria já deu muita dor de cabeça. E isso se deve realmente ao fato de ser mal projetado, pois o módulo HEI precisa de um bom aterramento e uma boa dissipação de calor. Mas dentro do distribuidor isso é crítico. O aterramento é feito pelo corpo do distribuidor, corpo esse que é montado em duas peças de alumínio encaixadas, e esse encaixe inevitavelmente oxida com a idade. Uma medida simples que poderia ter vindo de fábrica é ter um cabo que interligasse a base do módulo HEI com o cabeçote, o aterramento de ignição obrigatoriamente tem que ser no cabeçote. Eu já fiz essa modificação, montei um cabinho de 1,5mm2 com 2 terminais olhal, o cabinho passa por um dos dois furos da base do distribuidor, uma ponta ficou presa no parafuso de fixação do módulo e a outra no cabeçote, pode ser em qualquer parafuso, como o do coletor de admissão, do suporte da bobina... Mas o ideal mesmo é que esse módulo fosse instalado fora do distribuidor. Veja como o projeto é incoerente, o módulo precisa dissipar calor, mas é montado numa estrutura de alumínio que recebe calor do motor, ou seja, o módulo mais recebe calor do que dissipa. Outro que modifiquei foi exatamente tirar o módulo HEI de dentro do distribuidor, fixei ele numa base de alumínio (um dissipador mesmo) e esse eu prendi na parede corta fogo. Foi necessário aumentar o chicote do módulo HEI e aí já aproveitei para fazer um bom aterramento.
@@BlackHillAutoComo fazer para reverter esse WD-40 agora ? aplicando o limpa contatos diretamente na tampa e dentro do distribuidor e nos cabos de velas e rotor? pode deixar ele sem a tampa e rotor, pra poder secar melhor por dentro? Qual limpa contatos você me indicaria? Obrigado.
Dicas excelentes. Uma pergunta: O distribuidor do meu Monza (01/92MPFI) tem esse distribuidor. Ocorre que está melecado de óleo dentro dele, suspeito de que há algum retentor ou oring que está danificado. De uma escala de 0-10 qual é o nível de stress para eu mesmo fazer o serviço, lembrando que eu tenho apenas noções básicas de elétrica automotiva?
Obrigado Gilmar. Dentro do distribuidor há um retentor, certamente é porque ele está gasto e ressecado que o seu distribuidor está com óleo. Toda revisão ou restauração que faço eu sempre troco esse retentor. Eu não sei quantificar o quanto seria estressante ou difícil pra vc kkkk Talvez o mais chato seja sacar o pino da flange que entra prensado que em alguns casos é até preciso aquecer com o maçarico. As duas travas/anéis elásticos que prendem a cúpula ao eixo são bem chatas de tirar sem um alicate para esse tipo de anel, é possível, mas é chato e pode quebrar. Com a carcaça sem o eixo é preciso retirar a bucha da carcaça por onde passa o eixo, é preciso fazer uma ferramenta para expulsar ela do lugar, essa ferramenta tem que ter o diâmetro certo para entrar no alojamento passando pela arruela que é prensada na carcaça sem a forçar e não ser fina para poder expulsar a bucha, parece confuso, mas basicamente é um pino grande onde o diâmetro tem que ser coisa de 0,5mm menor que a arruela da carcaça, se for maior vai estragar a arruela, se for menor vai passar pode dentro da bucha. Eu inventei umas ferramentas pra sacar o pino, pra sacar a bucha, pra recolocar a bucha... senão com ferramentas normais eu ficaria maluco kkkkk, porque o primeiro que fiz (o meu) eu fiquei doido mesmo kkkkkk
@@BlackHillAuto Muito obrigado pelo esclarecimento. Acho melhor que quando eu tive condições, vou enviar para o senhor fazer o serviço. Já tive experiências ruins por tentar fazer alguns reparos sem conhecimentos adequados e me dei mal. kkk
Amigo,bom dia! FELIZ ANO NOVO..amigo,tenho um distribuidor igual a esse do vídeo,um argentino ANO 93 1.6r mpi,e tô precisando urgentemente do sensor Hall e esse plug do lado de fora..onde consigo?!Obrigada,sucesso
O sensor hall as vezes vc encontra no mercado livre, mas o conector não existe para venda. Existem duas soluções: Tirar o conector de outro distribuidor, o que ultimamente está difícil. Ou usar sensor completo com conector da linha VW que é muito similar, o conector precisa de uma pequena adaptação na base para encaixar no distribuidor, mas o padrão da conexão é diferente embora externamente os conectores sejam quase idênticos, então ou se troca o conector do chicote do carro para ficar compatível ou se faz um cabo com 2 conectores para adaptação, exatamente o que fiz nesse vídeo ua-cam.com/video/GkMlruLbagU/v-deo.html Qualquer coisa é só me mandar que resolvo.
Olá amigo tenho uma fiat elba 1.6 csl argentino o carro pega fica 40 segundos ligado é apaga já mandei conferi central e o carro não firma você acha que pode ser o distribuidor
Um comentário que já fiz em outro vídeo sobre o distribuidor do Kadett GSI, porque não usar o sensor hall igual o do Corsa? que não tem esses fios e o conector fica direto no sensor.
Simplesmente porque o sensor ficaria em outra posição totalmente fora de ponto e exigiria adaptação para corrigir, além de ter que adaptar uma base para fixar o sensor.
Boa noite ótimo vídeo. Tem a possibilidade de mudar um distribuidor magnético comum e trocar o sensor e colocar um hall. Pois estou com dificuldade de achar um , pra uma elba 1.6 motor argentino.
Opa, até existe a possibilidade, mas é meio complicado, tem que fazer umas adaptações para deixar funcionando o avanço a vácuo e centrífugo funcionando, outra coisa é que será preciso fazer a ligação para o sensor no carro e tbm precisa ver se o módulo de ignição vai interpretar o sinal do sensor hall. Esses dias eu fiz de um uno 1.6 argentino mantendo ele original, troquei tudo inclusive a cápsula de avanço, ainda nem publiquei o vídeo, mas o distribuidor já chegou para o dono e o carro está rodando diariamente. Existe a lenda que hall é melhor, mas é não é nada disso, ambos sistemas são bons.
Serviço top no distribuidor
Quanto esmero!! 👏🏻👏🏻👏🏻
Nem sabia o que é distribuidor hall.
Parabéns!!
Valeu meu amigo!!!
Obrigado por comentar! Ajuda bastante!!
Seus videos são excelentes, dificil achar qualidade de informação como os seus.... essa mesa superior (com dois parafusos) aonde tem a bucha redonda do eixo, encontra facil ainda ?
Parabéns pelo trabalho, ficou bonito novamente para voltar ao trabalho
Opa, obrigado!
Olá, vc é fera!!!
Meu sensor hall está com problema, qual modelo é usado pra substituir?
No mercado livre tem varios modelos.
Parabéns pelo Capricho 👏
Obrigado!!!
Mas um belo trabalho Claudio parabéns pelos vídeos sempre ajudam
Obrigado 👍
Serviço top mesmo amigo muito bom!
As vezes penso em mudar meu indutivo do Monza a álcool pra adaptar um hall com avanço embora vai gerar muito empenho....mas lembrando que o meu eu mesmo revisei ele neste nível de padrão de restauração...ai o que as vezes queria e fazer essa transição para o hall pois além se ter um módulo melhor possui um distribuidor mais eficiente...embora meu indutivo funcione bem.
Olha, não faz diferença entre o indutivo e o hall, tanto que até hoje a indústria usa sensores indutivos e hall nos carros.
Se estivéssemos falando em um sistema de ignição mapeado, onde ele vai alterar o mapa em função de carga, rotação, temperatura e outros fatores, aí sim é algo interessante e que funciona melhor.
Mas a única diferença entre os distribuidores com avanços hall e indutivo é basicamente o método de gerar o sinal.
Esses módulos doa Bosch que recebem o sinal do indutivo geralmente são muito bons.
Muito bacana! Parabéns pelo conteúdo!
Muito obrigado
Que capricho!! Parabéns!
Valeu!!!
Show!!! Top as dicas Black Hill Auto
Valeu!!
Em um distribuidor sem o tenebroso sensor Hall, qual a preventiva de um distribuidor? Tenho a mania quando tenho, dar uns jatos de WD-40 dentro dele na parte onde vai o Rotor e na tampa e cabos de velas também. Estaria certo esse procedimento ou estaria danificando algo? Valeu Cláudio, vc conseguiu deixar o projeto original melhor que ele mesmo utilizando essas chapas laterais. Isso mostra que quando é feito com conhecimento e amor, tudo fica perfeito. Parabéns pelo capricho rapaz, dá gosto de ver seus vídeos e já estou viciado. E olha que meu kadett é um SL/E 1991. Nem GS e nem GSi kkkkk
Obrigado Marcelo!!
Então, na verdade o sensor hall é bastante confiável e durável, o problema mesmo é essa fixação do conector.
Sobre o seu caso, WD40 não é uma boa opção, como é um óleo, inevitavelmente ele contribui para o ressecamento de peças e acúmulo de poeira, o óleo por si só tbm é um isolante elétrico e aliado à poeira isso aumenta.
Eu usaria limpa contatos para esse caso.
Sobre preventiva para o distribuidor do SL/E 1991, se for o EFI não consigo pensar em outra coisa além do módulo HEI.
Embora alguns poucos nunca tenham dado problemas, o fato é que a grande maioria já deu muita dor de cabeça.
E isso se deve realmente ao fato de ser mal projetado, pois o módulo HEI precisa de um bom aterramento e uma boa dissipação de calor. Mas dentro do distribuidor isso é crítico.
O aterramento é feito pelo corpo do distribuidor, corpo esse que é montado em duas peças de alumínio encaixadas, e esse encaixe inevitavelmente oxida com a idade.
Uma medida simples que poderia ter vindo de fábrica é ter um cabo que interligasse a base do módulo HEI com o cabeçote, o aterramento de ignição obrigatoriamente tem que ser no cabeçote.
Eu já fiz essa modificação, montei um cabinho de 1,5mm2 com 2 terminais olhal, o cabinho passa por um dos dois furos da base do distribuidor, uma ponta ficou presa no parafuso de fixação do módulo e a outra no cabeçote, pode ser em qualquer parafuso, como o do coletor de admissão, do suporte da bobina...
Mas o ideal mesmo é que esse módulo fosse instalado fora do distribuidor. Veja como o projeto é incoerente, o módulo precisa dissipar calor, mas é montado numa estrutura de alumínio que recebe calor do motor, ou seja, o módulo mais recebe calor do que dissipa.
Outro que modifiquei foi exatamente tirar o módulo HEI de dentro do distribuidor, fixei ele numa base de alumínio (um dissipador mesmo) e esse eu prendi na parede corta fogo. Foi necessário aumentar o chicote do módulo HEI e aí já aproveitei para fazer um bom aterramento.
@@BlackHillAutoComo fazer para reverter esse WD-40 agora ? aplicando o limpa contatos diretamente na tampa e dentro do distribuidor e nos cabos de velas e rotor? pode deixar ele sem a tampa e rotor, pra poder secar melhor por dentro? Qual limpa contatos você me indicaria? Obrigado.
Gostaria de ver a montagem e desmontagem
Top !!!
Valeu!!
Dicas excelentes. Uma pergunta: O distribuidor do meu Monza (01/92MPFI) tem esse distribuidor. Ocorre que está melecado de óleo dentro dele, suspeito de que há algum retentor ou oring que está danificado. De uma escala de 0-10 qual é o nível de stress para eu mesmo fazer o serviço, lembrando que eu tenho apenas noções básicas de elétrica automotiva?
Obrigado Gilmar.
Dentro do distribuidor há um retentor, certamente é porque ele está gasto e ressecado que o seu distribuidor está com óleo. Toda revisão ou restauração que faço eu sempre troco esse retentor.
Eu não sei quantificar o quanto seria estressante ou difícil pra vc kkkk
Talvez o mais chato seja sacar o pino da flange que entra prensado que em alguns casos é até preciso aquecer com o maçarico. As duas travas/anéis elásticos que prendem a cúpula ao eixo são bem chatas de tirar sem um alicate para esse tipo de anel, é possível, mas é chato e pode quebrar.
Com a carcaça sem o eixo é preciso retirar a bucha da carcaça por onde passa o eixo, é preciso fazer uma ferramenta para expulsar ela do lugar, essa ferramenta tem que ter o diâmetro certo para entrar no alojamento passando pela arruela que é prensada na carcaça sem a forçar e não ser fina para poder expulsar a bucha, parece confuso, mas basicamente é um pino grande onde o diâmetro tem que ser coisa de 0,5mm menor que a arruela da carcaça, se for maior vai estragar a arruela, se for menor vai passar pode dentro da bucha.
Eu inventei umas ferramentas pra sacar o pino, pra sacar a bucha, pra recolocar a bucha... senão com ferramentas normais eu ficaria maluco kkkkk, porque o primeiro que fiz (o meu) eu fiquei doido mesmo kkkkkk
@@BlackHillAuto Muito obrigado pelo esclarecimento. Acho melhor que quando eu tive condições, vou enviar para o senhor fazer o serviço. Já tive experiências ruins por tentar fazer alguns reparos sem conhecimentos adequados e me dei mal. kkk
Amigo,bom dia! FELIZ ANO NOVO..amigo,tenho um distribuidor igual a esse do vídeo,um argentino ANO 93 1.6r mpi,e tô precisando urgentemente do sensor Hall e esse plug do lado de fora..onde consigo?!Obrigada,sucesso
O sensor hall as vezes vc encontra no mercado livre, mas o conector não existe para venda.
Existem duas soluções:
Tirar o conector de outro distribuidor, o que ultimamente está difícil.
Ou usar sensor completo com conector da linha VW que é muito similar, o conector precisa de uma pequena adaptação na base para encaixar no distribuidor, mas o padrão da conexão é diferente embora externamente os conectores sejam quase idênticos, então ou se troca o conector do chicote do carro para ficar compatível ou se faz um cabo com 2 conectores para adaptação, exatamente o que fiz nesse vídeo ua-cam.com/video/GkMlruLbagU/v-deo.html
Qualquer coisa é só me mandar que resolvo.
Quanto fica a restauração de um distribuidor desse, do uno 1.6r mpi
Entra em contato pelo WhatsApp 11 2364-5143, me explique o defeito e se possível mande um vídeo para eu ter ideia e te passar os valores certinho.
Olá amigo tenho uma fiat elba 1.6 csl argentino o carro pega fica 40 segundos ligado é apaga já mandei conferi central e o carro não firma você acha que pode ser o distribuidor
Opa, acho que nos falamos pelo whatsapp né?
Boa noite ... tô com problema no meu aqui que ele fica fora de ponto. Uno 1.6 quanto gasto pra revisar ele . ?
Entra em contato pelo WhatsApp 11 2364-5143 e me manda fotos ou vídeo do distribuidor por favor.
Um comentário que já fiz em outro vídeo sobre o distribuidor do Kadett GSI, porque não usar o sensor hall igual o do Corsa? que não tem esses fios e o conector fica direto no sensor.
Simplesmente porque o sensor ficaria em outra posição totalmente fora de ponto e exigiria adaptação para corrigir, além de ter que adaptar uma base para fixar o sensor.
Tenho um assim gostaria de saber se tem peças para poder fazer um reparo
As peças de desgaste eu consigo, como sensor, retentor e anel.
Tem mais alguma coisa quebrada?
O meu o carro apaga e volta depois de uns 15 minutos desligado...já troquei hall, bonina, tampa, rotor...só não troquei o distribuidor ainda
Pode ser problema no módulo de injeção, dá uma olhada nos outros vídeos que tenho.
Boa noite ótimo vídeo.
Tem a possibilidade de mudar um distribuidor magnético comum e trocar o sensor e colocar um hall.
Pois estou com dificuldade de achar um , pra uma elba 1.6 motor argentino.
Opa, até existe a possibilidade, mas é meio complicado, tem que fazer umas adaptações para deixar funcionando o avanço a vácuo e centrífugo funcionando, outra coisa é que será preciso fazer a ligação para o sensor no carro e tbm precisa ver se o módulo de ignição vai interpretar o sinal do sensor hall.
Esses dias eu fiz de um uno 1.6 argentino mantendo ele original, troquei tudo inclusive a cápsula de avanço, ainda nem publiquei o vídeo, mas o distribuidor já chegou para o dono e o carro está rodando diariamente.
Existe a lenda que hall é melhor, mas é não é nada disso, ambos sistemas são bons.