4 Circuitos Simples para Proteção Contra Inversão de Polaridade!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 62

  • @juniorguilherme4198
    @juniorguilherme4198 6 місяців тому +1

    Fantastico! eu estou fazendo uma aplicação com Diodo Zener em paralelo com a bobina do relé e um resistor em série, assim consigo alimentar com diferentes tensões.

  • @joaomarcus9118
    @joaomarcus9118 Рік тому +2

    Eu tenho uma parafusadeira que está sem bateria. Ela é 12v. Pretendo fazer uma ligação para ser utilizada na bateria do carro, tendo em vista que as vezes eu faço trabalho na rua. Então acredito que o primeiro diodo do vídeo já me serve. Obrigado pelo visto explicativo!

  • @gilbertodonadio7955
    @gilbertodonadio7955 Рік тому

    Excelente seu vídeo. Respondeu de forma objetiva e perfeita exatamente o que eu precisava saber. Parabéns! No meu caso específico, eu escolhi a primeira solução porque é irrelevante a queda de tensão de entrada no meu dispositivo, já que a fonte de energia são baterias industriais tracionárias que trabalham nas faixas nominais de tensão de 24V / 36V / 48V / 72V e 80Vcc. O circuito do dispositivo que será ligado nestas baterias consomem 1W independente da tensão de alimentação de bateria porque a fonte interna transforma a faixa de 9 à 120Vcc em 5Vcc/3A na saída para alimentar ESP32 e sensores. Como usamos uma leitura de tensão em paralelo com a entrada desta fonte para sinal de leitura de voltímetro do dispositivo que passa por um divisor de tensão com trimpot de 47K Ohms ajustável em 15 voltas, eu consigo compensar no ajuste do trimpot a perda de tensão no diodo IN4004 em torno de 0,6Vcc que utilizo como proteção de inversão de polaridade. Outra vantagem é que o IN4004 tem tensão reversa de 1000V e suporta corrente direta de até 1A que atende com folga o meu circuito que no pior caso consome no máximo 42mA em 24Vcc. Gostaria de sua opinião à respeito desta minha decisão prezado Mestre.

  • @eng.pedroleonardo5877
    @eng.pedroleonardo5877 Рік тому

    Parabéns meu amigo, ótima explicação, me ajudou muito, obrigado.

  • @lucineiasilva1059
    @lucineiasilva1059 2 роки тому +1

    Muito bem explicado parabéns

  • @mccriativo
    @mccriativo 3 місяці тому +1

    Nossa esse q usa rele eh top por mais simples

  • @jorgeferreirafilho7409
    @jorgeferreirafilho7409 2 роки тому +1

    muito legal, vc é muito claro didatico, parabems

  • @paulosergiorodriguesdasilv7711
    @paulosergiorodriguesdasilv7711 3 роки тому +1

    GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇÃO, PARABÉNS.

  • @leonardonouverney
    @leonardonouverney 2 роки тому +1

    Ótima Aula.

  • @ric1968aju1
    @ric1968aju1 4 роки тому +2

    Rapaz, você deu um show!

  • @vicentemaia6177
    @vicentemaia6177 11 місяців тому

    Show obrigado pela informação

  • @pedrohomero10
    @pedrohomero10 5 місяців тому

    queria fazer um chave para ligar minha multimidia com carro desligado e queria por um botão que ativasse e desativasse a função. E gostaria colocar um forma de bloquear o fluxo para pós chave, para que ficasse "automático". seria 12 -14v, 10a.

  • @Sergiocosta314
    @Sergiocosta314 3 роки тому +2

    Oi depois de muita busca, encontrei aqui uma explicação nível 10 Top muito obrigado pela ajuda! De Portugal um abraço.

    • @EltGeral
      @EltGeral  3 роки тому

      Um abraço Sérgio, muito obrigado

  • @marcocruz263
    @marcocruz263 Рік тому

    Show de bola

  • @Jarlino_
    @Jarlino_ 11 місяців тому +2

    Eu faço com relé, bem simples... O diodo alimenta o relé na posição normal, o relé ataca passando a corrente... Inverter a polarizada a energia não liga o relé, e consequência a corrente não passa. Dessa forma, você pode usar até 20,30 A dependendo do relé.

  • @igorcabral9247
    @igorcabral9247 Рік тому

    No terceiro exemplo, qual transistor eu posso usar para uma fonte de 5 volts?

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому +1

      Tem que ser um transistor p-channel de nível lógico. Um exemplo é esse: www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=www.onsemi.com/pdf/datasheet/ntd25p03l-d.pdf&ved=2ahUKEwiSz_rOs9T-AhUMrJUCHXKWCTIQFnoECBIQAQ&usg=AOvVaw2dHoUT8r7gBRf-_hsX8BXy

  • @JoseFelix-nc1qe
    @JoseFelix-nc1qe 3 роки тому

    Boa noite bom dia ou boa tarde.eu gostaria q vc explicasse uma grande dúvida, sobre usar motor q inverte o funcionamento,o q fazer p/proteger a saída de14 v q não pode ser invertida (como usar está reverção no motor ser reverter a polaridade da fonte.)

    • @EltGeral
      @EltGeral  3 роки тому +1

      Oi José, imagino que você esteja falando de um motor cc, correto? Todo motor pode ser revertido, mas precisa de inverter a polaridade da tensão na armadura. Normalmente a gente utiliza uma ponte H (chopper de 4 quadrantes) para controlar o motor e aí dependendo do comando, o motor vai girar para um lado ou para o outro. O problema que isso pode gerar para a fonte é que durante a frenagem do motor, ele devolve energia à fonte e como normalmente as fontes não são bidirecionais (não aceitam energia de volta), essa energia vai ser consumida pelo capacitor de saída da fonte, fazendo com que a tensão suba e podendo queimá-la. A solução nesse caso não passa por um diodo, já que não há reversão de tensão na fonte, mas de corrente.
      O que se pode fazer é: para motores de baixa potência, aumentar o capacitor de saída da fonte, para que ele consiga absorver mais corrente sem subir tanto a tensão, ou, principalmente para sistemas de maior potência, usar um chopper de frenagem, que é um conversor que vai conectar uma resistência na saída da fonte sempre que a tensão subir de um determinado patamar e desconectar quando a tensão cair de um outro patamar, ou seja, esse resistor vai "queimar" a energia reversa.

  • @josecarlostavaresribeiro6584
    @josecarlostavaresribeiro6584 4 роки тому

    Olá Prof. como se calcula esse resistor junto com o zener do mosfet

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому

      Oi José tudo bem? Basicamente você calcula o resistor como (Vcc-Vz)/Izt, onde Izt é a corrente de teste do zener.

  • @EDENILSON_PIRES
    @EDENILSON_PIRES 6 місяців тому

    Amigo eu tenho uma fonte que eu uso para auxiliar para ligar carro porém acabei dando uma moscada e inverti a polaridade ao ligar na bateria, queria fazer esta proteção porém a fonte é de 14v por 50ah o que me indicaria.

    • @EltGeral
      @EltGeral  6 місяців тому

      @@EDENILSON_PIRES cara, na boa, usa só um diodo de boa capacidade de corrente. Pra 50Ah, o ideal é uma corrente limitada em 10A, eu usaria um diodo de 30A pra não dar muito problema. Agora se não for limitar a corrente, aí eu usaria um diodo bem mais parrudo.

    • @EltGeral
      @EltGeral  6 місяців тому

      O diodo vai dar uma queda de 1V mais ou menos, mas é mais fácil de usar e bem eficiente.

  • @eduardomuciarone4109
    @eduardomuciarone4109 Рік тому

    Bom dia !!! Sua didática é impressionante, parabéns. Tenho uma duvida, se minha carga por exemplo for de 5A, seria necessário colocar um dissipador de calor no mosfet ? OBRIGADO !!!!

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      Depende mais do Rdson do mosfet e do Rthjc dele. Se a perda exceder a capacidade do mosfet de dissipar potência, aí sim vai precisar de dissipador

  • @aecioflaviodasilvafilho119
    @aecioflaviodasilvafilho119 3 роки тому

    Oi, estou projetando carregador de bateria automotivo e ainda não sei como protege-lo quando colocam acidentalmente bateria com polo invertido, queria saber se proteção com relé funciona?

    • @EltGeral
      @EltGeral  3 роки тому

      Cara, funcionar, funciona. Mas um problema que vc deve se atentar para esse tipo de aplicação é que interromper a corrente da bateria pode gerar um arco no relé, aí vc tem que avaliar se vale a pena colocar um snubber em paralelo com ele.

  • @celioantonio7943
    @celioantonio7943 Рік тому

    Olá Thiago, me esclarece uma coisa por favor, é possível fazer um circuito de proteção de inversão de polaridade usando relé de estado sólido DCDC, adquiri um da Aliexpress com capacidade de 120A, mas não sei como é a estrutura interna. Grato desde já.

    • @celioantonio7943
      @celioantonio7943 Рік тому

      Outra dúvida, Thiago, é possível usar um mosfet canal N, numa ligação "invertida" em relação a essa do PMOS, os mosfet canal N são mais baratos e fáceis de encontrar.

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      Num vale a pena, se vc usar um Canal N nesta aplicação, comono diodo parasita deve permitir a condução de corrente quando a polaridade estiver correta, vc teria que conectar o terminal de Source no terminal de entrada de tensão do equipamento. Para o mosfet conduzir e reduzir a tensão de condução vc precisa aplicar uma tensão de gate maior do que a tensão de entrada do circuito e pra isso ou vc usa algum tipo de charge pump ou uma fonte isolada. O circuito de acionamento vai ser bem mais complexo e mais caro do que comprar um pmos.

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      Possível é, mais vai precisar de fazer todo um circuito pra acionar o relé, com fonte isolada e alguma inteligência, pois ele não liga sozinho. Na prática o relé de estado sólido se comporta como um triac.

    • @celioantonio7943
      @celioantonio7943 Рік тому

      @@EltGeral Thiago, acho que o relé para corrente contínua não deve ser composto de Triac, pois o mesmo ao conduzir não vai extinguir o fluxo de corrente, isso ocorre só em AC na passagem por zero, acredito que a construção interna deste relé de estado sólido para CC, seja parecida com esse circuito protetor de polaridade.

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      @@celioantonio7943 sim, verdade

  • @jonassoares994
    @jonassoares994 3 роки тому +1

    Se pudesse da milhões de likes

    • @EltGeral
      @EltGeral  3 роки тому

      Compartilha o vídeo que um dia chega lá...hahaha. Valeu, Jonas!

  • @alexandrembm
    @alexandrembm Рік тому

    Como achar MOSFET para proteger de 1 pilha (1,5V)?

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      É, pra esse nível de tensão num tem não, talvez um mosfet lateral

  • @enervisiontelemetria
    @enervisiontelemetria Рік тому

    Tenho uma aplicação onde preciso fazer uma superproteção do produto. Ele funciona com 12V e não posso ficar ligando ele com menos tensão nem mais tensão. Como fazer ? vc presta consultoria ?

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      Fala, neste caso quem tem que resolver isso é a fonte e fornecer uma tensão estável. Dá até pra desenvolver um circuito pra desconectar essa fonte em caso de variação, mas é preciso definir uma faixa de histerese pra esse circuito funcionar.

    • @EltGeral
      @EltGeral  Рік тому

      Eu dou consultoria via UFMG, por meio de projetos de extensão.

  • @Andreluisdias23
    @Andreluisdias23 2 роки тому

    Amigo , será que vc poderia me dar uma dica para proteger meu circuito de alta tensões ? Estou trabalhando em um projeto de pintura eletrostática, onde um circuito trabalha com mais de 1kV , e o outra trabalha com 12 V . Eu estava pensando em usar um diodo , igual é usado na nós relés , para dissipar a tensão .

    • @EltGeral
      @EltGeral  2 роки тому

      Cara aí depende, o diodo do relé serve pra dar um caminho para a corrente do indutor do relé continuar circulando quando o relé é desligado, o grampeamento da tensão na chave é uma consequência, se o circuito não tiver um elemento indutivo, o diodo não fará nada.

  • @edisonrcm
    @edisonrcm 2 роки тому

    Boa noite, Thiago. Você conhece uma forma de fazer um circuito de proteção contra inversão de polaridade usando NMOS?

    • @EltGeral
      @EltGeral  2 роки тому

      Cara, com nmos só se você fizer algum arranjo para que o Nmos acione, por exemplo, um relé. Ou seja, se a polaridade estiver correta o nmos é acionado e se estiver reversa, ele é cortado

    • @edisonrcm
      @edisonrcm 2 роки тому

      @@EltGeral Qual seria uma forma simples de eu enviar parte de um esquemático para vc?

    • @EltGeral
      @EltGeral  2 роки тому

      @@edisonrcm eltgeral13@gmail.com

  • @josecarlostavaresribeiro6584
    @josecarlostavaresribeiro6584 4 роки тому

    Olá Prof. boa aula, seria possível o Sr. fazer um circuito com Jfet como resistor variável por tensão, talvez até fazer umas aulas sobre Jfet não existe muita informação sobre Jfet , o seja com explicação simples

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому

      Isso é verdade, tem pouco conteúdo sobre jfet. Eu particularmente não uso os jfets, porque eles não são tão comuns em eletrônica de potência, que é com o que eu trabalho mesmo. Como eu tenho pouca experiência com o componente, eu prefiro não fazer aulas sobre ele, pois teria pouco a acrescentar. No canal do All Electronics tem uns vídeos sobre Jfet, pois o Gregory trabalha mais com eletrônica para comunicação, vou ver se acho o link e te mando

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому

      Olha esse aqui ua-cam.com/video/Q28fAGkyGi8/v-deo.html

  • @pedromendes1515
    @pedromendes1515 4 роки тому +1

    Olá, Prof. Thiago, tudo certo?
    A utilização do relé, sendo uma bobina, poderia atrapalhar o uso de algum componente, não? Dependendo do circuito temos que levar isso em conta também. AmpOps, por exemplo, não curtem muito indutores, certo?
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraço.

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому

      Oi Pedro, mas a bobina do relé não está no caminho de alimentação do equipamento, ela fica em paralelo à fonte de alimentação e a ideia é que ela fique continuamente energizada, logo não vai ter muita influência no circuito do equipamento eletrônico.

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому

      O problema de indutores é quando eles estão em série com a alimentação de um circuito eletrônico, porque eles vão reagir à rápidas variações de corrente produzindo fortes variações de tensão (o que vai atrapalhar o circuito), ou quando eles estão em ramos chaveados, sem um caminho de roda-livre, o que vai gerar sobretensões muito altas. No caso do circuito de proteção que eu apresentei, a bobina não interfere em quase nada (só aumenta um pouco o consumo de corrente do sistema)

    • @pedromendes1515
      @pedromendes1515 4 роки тому

      @@EltGeral Entendi. Em relação ao campo magnético presente, seria algo pra se preocupar? No caso de um projeto, o ideal seria deixar o relé mais afastado?
      Obrigado pela atenção!

    • @EltGeral
      @EltGeral  4 роки тому +1

      @@pedromendes1515 Oi Pedro, num precisa ficar afastado não. O campo magnético de um relé nesta aplicação é constante, com isso não há indução nem de tensão e nem de corrente nos condutores do circuito eletrônico a ser alimentado, ou seja, a interferência eletromagnética é bem reduzida. Além disso, a força magnetomotriz gerada pela bobina só é realmente forte no entreferro do elemento magnético do relé, onde ficam os contatos metálicos. Com pouca distância do dispositivo, essa força já não é grandes coisa

  • @alexandradubal
    @alexandradubal Рік тому

    Proteção de circuito utilizando diodo e indicador luminoso

  • @CesarAugusto.1982
    @CesarAugusto.1982 Місяць тому

    Nesse primeiro método usando somente diodo não seria bom coloca fusivel vidro antes dele

    • @EltGeral
      @EltGeral  Місяць тому

      @@CesarAugusto.1982 o objetivo é proteger contra inversão de polaridade. O fusível vai proteger contra curto.