Silvio Almeida fala sobre história do movimento negro no Brasil

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 14 жов 2024
  • O Roda Viva recebeu o jurista Silvio Almeida, que falou sobre a história e ações do movimento negro no Brasil.
    Silvio Almeida é doutor em filosofia e teoria do direito pela USP, professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e da Universidade Mackenzie, professor visitante da Universidade Duke, nos Estados Unidos, e presidente da Fundação Luiz Gama. Ele também é autor de diversas obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe, como o livro ‘Racismo Estrutural’, que discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.
    #RodaViva

КОМЕНТАРІ • 42

  • @mitajai75
    @mitajai75 4 роки тому +10

    Um dos melhores programas que assistí até hoje. Parabéns, Vera!

  • @DUNGAOFFICIAL
    @DUNGAOFFICIAL 4 роки тому +8

    Que aula Sílvio

  • @claudionetchaikovsky
    @claudionetchaikovsky 4 роки тому +4

    Poucas entrevistas tiveram alto nível como essa, parabéns por ter escolhido tão bem

  • @ledal1988
    @ledal1988 4 роки тому +6

    Muito boa a entrevista!

  • @filipemb9995
    @filipemb9995 8 місяців тому +1

    Não sou nenhum pouco nacionalista,muito menos tradicionalista(minha visão cultural tecnicamente esta bem mais próxima da do Silvio)alem de achar o monarquismo um ideal tão estúpido quanto o estado republicano ou a democracia representativa,mas querer renegar a importância da FNB para a comunidade negra nacional é puro revisionismo histórico
    Edit:Essa questão do "fascismo" dentro dos idéias integralistas é um tanto complicada ,o Plínio e o Veiga eram antifascistas, enquanto o Gustavo Barroso tinha uma certa "tara" um tanto suspeita no bigodinho,além de grande partes dos movimentos atuais do AIB estarem cheio de facho no meio dos católico radtrad (mas como disse, é complicado, visto que literalmente tem nazbol dentro do PTSU além de neofacho duginista quarto teórico do PCO)

  • @hardcorep.m.a4921
    @hardcorep.m.a4921 4 роки тому

    Top

  • @jenniali8760
    @jenniali8760 4 роки тому +4

    Paulo Cruz faz perguntas interessantes porque ele representa o lado que desconhece a História da resistência negra e seus personagens principais ou coadjuvantes. Era preciso ter essa voz nesse debate pra calarmos muitas ignorâncias. A pergunta de Paulo Cruz demonstra que ele ainda não entendeu nem o papel do Silvio Almeida no Movimento Negro atual. Quantos mais personagens ele perdeu ao longo dessa longa História? Precisamos de editar nossa vasta História e fazê-la literatura.

    • @matheusspedro_98
      @matheusspedro_98 4 роки тому +4

      Você tem certeza que ele representa o lado que desconhece a história?

    • @jenniali8760
      @jenniali8760 4 роки тому +8

      @@matheusspedro_98 Pelas perguntas e argumentos feitos, é como ele pode ser avaliado. Existe uma desvantagem em se ser adulto que é a de irmos perdendo níveis de percepção. São poucos os que conseguem preservar-la e esses acabam sendo sublinhados como gênios ou grandes intelectuais. Essa genialidade não falta na criança. Enfim, os argumentos de Paulo Cruz é de quem não tem uma compreensão sobre a História do povo negro ou movimento negro do Brasil. E considerando que essas páginas históricas, apesar de perseguidas, tecem nossos costumes, hábitos, vocabulário, identidade, Paulo Cruz, apesar de professor, representa a voz dos que desconhecem esses capítulos. E é bom ouvi-lo. Essas vozes precisam ser ouvidas pra que mais pessoas como Silvio Almeida surjam e façam literatura das páginas que não escreveram no intuito de eliminar todo um povo. Tendo a nossa História e do continente africano devidamente contada, o racismo também terá os seus dias contados. É pela luta do movimento negro que o racismo, hoje, é crime e vergonha. Mas o Paulo Cruz nem entendeu que Sílvio é a representação contemporânea desse movimento, e nem ele mesmo. Quantos aos alunos dele, que ao final ele os considera despreparados pra "entender uma frase simples de Platão, pergunto se teriam eles um professor devidamente preparado pra lhes explicar filosofia. Conheço várias experiências de sucesso que deram certo quando o professor não julgava a capacidade dos alunos, mas aprimorava as suas. A última experiência que assisti, os adolescentes, abandonados pelo sistema, se tornaram poetas, entraram pra universidade e hoje são um caso só de esperança.

    • @enhur4758
      @enhur4758 4 роки тому +6

      Hahahahahah! "Desconhece", "ignorância" e "ainda não entendeu". "Bom' o seu argumento com uma grande quantidade de palavras e ainda assim com poucas ideias, demonstrando também uma ignorância de sua parte

    • @matheusspedro_98
      @matheusspedro_98 4 роки тому +3

      @@enhur4758 - O @Jenni Ali disse que o professor não entende a história do movimento negro mas ele mesmo não sabe que o professor fala da história do movimento negro no seu curso... Aquele famoso fala, fala e não diz nada.

    • @jenniali8760
      @jenniali8760 4 роки тому +1

      @@enhur4758 Obrigada por ter perdido seu precioso tempo em ler meu pensamento, ou "uma grande quantidade de palavras", como preferes chamar. Como não apreciar a opinião, "ou poucas palavras", como se diria na sua linguagem, de um cara que se considera ter muitas "idéias". Como diria Cabo Daciolo, "a democracia é uma delícia".

  • @LSouza-hn7tr
    @LSouza-hn7tr 3 роки тому +1

    O negro está completamente abandonado no Brasil.

  • @rodolfofernandes149
    @rodolfofernandes149 4 роки тому +7

    Poderiam ter colocado alguém no local do Paulo Cruz para manter o debate em alto nível

    • @jeremiasaraujo9127
      @jeremiasaraujo9127 4 роки тому +4

      Concordo plenamente!

    • @PescaSó
      @PescaSó 4 роки тому +7

      Né, só pessoa de esquerda, não precisamos de pluralidade, o negócio é pensamento único.

    • @Lucas-cl8vm
      @Lucas-cl8vm 4 роки тому +8

      Pluralidade de ideias, meu caro.

    • @PescaSó
      @PescaSó 4 роки тому +6

      @@Lucas-cl8vm Nem teve, praticamente 5 concordavam em tudo com o intrevistado e somente o Paulo tinha alguma divergência de pensamento.

    • @naftalyelmescany3179
      @naftalyelmescany3179 4 роки тому +3

      @@PescaSó vdd, precisamos de pessoas de várias ideias, para ter um debate mais rico

  • @mentalistacetico6301
    @mentalistacetico6301 2 роки тому

    No que diz respeito a pessoas brancas e negras que fazem cultos no mesmo prédio, isso não pode ser seguido como um costume geral com benefício para nenhuma das partes…. O melhor será fornecer aos negros que aceitam a verdade locais de culto próprios, nos quais possam realizar seus serviços por conta própria. ” (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja] vol. 9, p. 206)
    As pessoas de cor não devem exigir que sejam colocadas em pé de igualdade com as pessoas brancas. ” (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 214)
    As pessoas de cor não devem exigir que sejam colocadas em pé de igualdade com as pessoas brancas. ” (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 214)
    Ninguém é capaz de definir claramente a posição adequada nos cargos da igreja das pessoas de cor negra ”. (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 21
    A obra de proclamar a verdade para este tempo não deve ser prejudicada por um esforço para ajustar a posição da raça negra. ” (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 214)
    A mistura de brancos e negros em igualdade social não devia ser encorajada ”(Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 206)
    Oportunidades estão continuamente se apresentando nas igrejas, e muitos homens de negros cristãos sábios serão chamados para a obra. Mas, por várias razões, os homens brancos devem ser escolhidos como líderes ”. (Testemunhos para a igreja [Testemunhos para a igreja], vol. 9, p. 202)
    Vocês são filhos de Deus. Ele adotou vocês, e ele deseja que forma em características aqui
    Que eles darão entrada na família celestial. Lembrando disso, vocês conseguirá suportar as provações que passaram aqui. NO CÉU NÃO HAVERÁ NENHUMA LINHAGEM DE COR PORQUE TODOS NÓS SEREMOS BRANCOS ASSIM COMO O PRÓPRIO CRISTO.
    Agradecemos a Deus por pertencermos a família real.
    Arauto do Evangelho 1°de março de 1901, n°20

  • @Enfer-eu9xp
    @Enfer-eu9xp 3 роки тому +1

    A vida dos Pardos também importa!