A maioria Sequer entendeu o que ele disse de forma geral. Entenderam menos ainda Sobre o assunto musical. Mas os que menos entenderam são os que se julgam mais háptis a criticar e defecam pela boca.
Sou um reles príon musical, mas já quebrei a cara o suficiente pra perceber que, observando a própria experiência de aprendizado e a de outras pessoas, só se pode confirmar essas lições. Muita gente se lascou pra aprender e ensinar isso que o Vinheteiro divide de graça. Aprender a equilibrar eficiência e motivação em qualquer coisa que se faça, na verdade, é muito útil.
Aprendi a tocar de ouvido com 6 anos de idade algumas coisas no piano e fui autodidata até aos 20. Claro juntando ouvido e formação musical mais técnica de piano, tudo isso junto faz você tirar bom som. Gostei do vídeo.
Vale as mesmas reflexões para outros instrumentos. Aprender teoria musical faz torar musicas de ouvido ficar bem mais facil. E muito mais bem tocado tmb.
No meu caso, eu toco de ouvido e com partitura, porém oque se encaixa melhor no meu cotidiano é de ouvido, mas pra quem toca em peça é melhor partitura. Acho bem melhor e mais prático tocar de ouvido... dps que aprendi o conceito das escalas, entendi bem mais de música.
@@Senhor_Bolacha Verdade, mas a nomina anatômica atual padronizou o uso do termo “orelha”, inclusive para as estruturas mais internas do aparelho auditivo.
@@fazuelisontrouchowsky verdade, estou fazendo um doutorado que trata de arte sonora e usa-se orelha para tudo atualmente, orelha externa, média e interna. Achei estranho, mas é assim que é.
Estudo piano há +- um ano e gosto de fazer os exercicios de Hanon e Czerny :). "Minha professora" diz que tenho muita paciência pra ficar estudando... Mas gosto muito, do processo e de começar a compreender os fundamentos. Também "brinco" na bateria desde 2019.. A mesma coisa pra pop.. Também money beat hehe
Acho importante saber partitura principalmente para tocar clássicos, mas pra quem quer tocar música popular, terá que aprender tocar de ouvido, pois a maioria não possui partitura. A pessoa que somente toca lendo, é um intérprete, e consegue tocar mil músicas, que alguém já escreveu partitura, mas se quiser tocar uma música que ele gosta que não tem partitura, vão depender de alguém que sabe tirar a música de ouvido, para ele poder aprender. Tem que saber os dois. Quem só lê partituras difivilmente consegue compor.
Perfeito. Pra saber tocar de verdade, precisa tocar de ouvido. Infelizmente o pessoal da música erudita costuma pecar nisso. Até tocam músicas difíceis, mas quando um(a) cantor(a) pede um dó maior, se enrolam.
uma coisa importante a se deixar claro, é que quando o vinheteiro esta se referindo a saber partitura, é ser capaz de ler e escrever(transcrever) a musica, conhecer teoria musical é conhecer as notas, os acordes, as escalas, os campos harmonicos, noções ritmicas, de grosso modo. Então se voce sabe os nomes das notas e alguns acordes, voce tem algum conhecimento de teoria musical. Se voce toca um instrumento como o violão e conhece tablatura e cifras, voce consegue ler e escrever musica, de uma forma extremamente basica, deixando de fora tempo, ritmo e dinamica, mas mesmo assim de algum modo voce sabe ler e escrever musica, mesmo que num nivel muito basico. Então argumentar que alguem consegue evoluir em qualquer instrumento sem a evolução do conhecimento da sua "leitura musical" e da sua teoria musical, pra mim é algo que beira o absurdo, obviamente que uma coisa não anda sem a outra, realmente a pratica pura é só o que voce precisa para começar num instrumento, mas para evoluir com consistencia é importante saber teoria musical. Mesmo que a pessoa nunca leia um paragrafo ou escute uma virgula sobre teoria musical e apenas pratique de ouvido, se essa pessoa conseguir evoluir, indubitavelmente ela adquiriu conhecimentos sobre teoria musical, varios conceitos que ele criou em sua mente, que talvez nao siga a mesma terminologia padrão, mas que representa conceitos parecidos com conceitos que ja existem na teoria musical. Então dizer que Teoria Musical não é importante para tocar um instrumento é uma afirmação impossivel, voce pode portanto argumentar que não é necessário um estudo formal sobre teoria musical, mas pra mim esse é um argumento valido se você não teve oportunidade de ter um estudo formal, ou se voce é preguiçoso. se não for o caso, voce só tem a ganhar ao adquirir conhecimentos formais de teoria musical. Quanto essa diferenciação entre "eruditos" e "de ouvidus", eu pessoalmente acho dificil um violinista ou um pianista, com 10 anos ou mais de pratica e estudo constantes em musica classica e teoria musical, tenha dificuldade em tirar musicas de ouvido, talvez se foi uma criança que estudou por obrigação durante todo esse tempo, ai talvez faça sentido ela não conseguir tocar nada de ouvido.
The only piece that I was forced to learn by sheetmusic (forced by myself) was moonlight sonata no 1. And I could play that and I could memorize it by sheet. I was very happy for that achieve because I barely know to read sheetmusic, I only learned how to read a sheetmusic in my school and youtube. But I cannot get used to it because in so many years i learned by synthesia, even hard songs like fantasie impromptu or liebestraum. I really would like to have the talent to read-and-play but i think its to late for me, i think its the most effective and the fastest way to learn and play with no even memorizing
Eu toco por raciocínio. 😂 Descubro a escala pela melodia, escrevo na pauta e a partir dela empilho notas e descubro o campo harmônico, organizo as relativas, testo a ordem dos acordes na música e depois de descobrir começo a trabalhar arpejos. Parece bobo mas foi um árduo trabalho até aqui. 😢 Um sonho é conseguir tirar harmonia de ouvido, tô trabalhando pra alcançar essa graça um dia. Me dei 20 anos pra aprender a tocar piano, já se passaram 4 e tô seguindo..
Eu achava Vinheteiro um dos melhores pianistas atuais, até que conheci Alexander Malofeev... Agora comparando os dois, Vinheiro é um eterno principiante 😂😂😂 Mas quem dera se Eu tocasse igual Vinheteiro 🤷♂️
Toco de ouvido e partitura.No início ouvia a música e conseguia tocar no piano,depois fiz aulas e aprendi ler partituras,mas decorava a música e tocava sem ler partitura.
Eu tenho um teclado, toco de ouvido. Mas toco por hobby, trabalho com TI, é uma profissão muito estressante e tocar teclado para mim é uma terápia. Eu faço isso eu tiro músicas de ouvido, eu pego uma música e fico montando até completar, sem pressão, sem cobrança, apenas curtindo o momento. Como eu gosto muito de música e dependendo da música eu fico horas ouvindo a mesma música várias vezes. Eu escuto mais música do que assisto streaming. Eu já tive vários insights da vida quando estava tocando a mesma coisa e a mesma nota e o mesmo trecho milhares e milhares de vezes. Música é vida!
Meu vô toca só de ouvido, não sabe partitura nem nada, e toca muito bem, eu consigo tocar minha Kalimba de ouvido, mas, piano, não consigo fazer nada. Com muitas aulas e determinação eu sei que um dia vou conseguir tocar piano, de ouvido e lendo partituras!
Comecei, quando pré adolescente, a aprender pelo "Meu Piano é Divertido", sem brincadeira, chegou uma hora que eu não estava aguentando mais, perdi a vontade de treinar os exercícios, chegava na aula e não avançava, a ponto que meu professor decidiu encerrar o meu curso por ver que eu não estava progredindo, fiquei um bom tempo sem tocar pelo desânimo que esse livro me deu.
Eu admiro os músicos, mas para mim essa é uma arte, um assunto, uma coisa de outro mundo. Nem o Lord conseguiria me fazer tocar um piano ou qq outro instrumento musical.
Uma coisa importante a se deixar claro, é que quando o vinheteiro esta se referindo a saber partitura, é ser capaz de ler e escrever(transcrever) a musica, conhecer teoria musical é conhecer as notas, os acordes, as escalas, os campos harmonicos, noções ritmicas, de grosso modo. Então se voce sabe os nomes das notas e alguns acordes, voce tem algum conhecimento de teoria musical. Se voce toca um instrumento como o violão e conhece tablatura e cifras, voce consegue ler e escrever musica, de uma forma extremamente basica, deixando de fora tempo, ritmo e dinamica, mas mesmo assim de algum modo voce sabe ler e escrever musica, mesmo que num nivel muito basico. Então argumentar que alguem consegue evoluir em qualquer instrumento sem a evolução do conhecimento da sua "leitura musical" e da sua teoria musical, pra mim é algo que beira o absurdo, obviamente que uma coisa não anda sem a outra, realmente a pratica pura é só o que voce precisa para começar num instrumento, mas para evoluir com consistencia é importante saber teoria musical. Mesmo que a pessoa nunca leia um paragrafo ou escute uma virgula sobre teoria musical e apenas pratique de ouvido, se essa pessoa conseguir evoluir, indubitavelmente ela adquiriu conhecimentos sobre teoria musical, varios conceitos que ele criou em sua mente, que talvez nao siga a mesma terminologia padrão, mas que representa conceitos parecidos com conceitos que ja existem na teoria musical. Então dizer que Teoria Musical não é importante para tocar um instrumento é uma afirmação impossivel, voce pode portanto argumentar que não é necessário um estudo formal sobre teoria musical, mas pra mim esse é um argumento valido se você não teve oportunidade de ter um estudo formal, ou se voce é preguiçoso. se não for o caso, voce só tem a ganhar ao adquirir conhecimentos formais de teoria musical. Quanto essa diferenciação entre "eruditos" e "de ouvidus", eu pessoalmente acho dificil um violinista ou um pianista, com 10 anos ou mais de pratica e estudo constantes em musica classica e teoria musical, tenha dificuldade em tirar musicas de ouvido, talvez se foi uma criança que estudou por obrigação durante todo esse tempo, ai talvez faça sentido ela não conseguir tocar nada de ouvido.
aqui vai um relato meu eu tocava piano de ouvido a mais de 1 ano aprendi varias musicas mais 1 dia quando foi tocar na frente do meu professor que ate então eu não tinha pois aprendi a tocar sozinho ele olhou bem para mim e falou para que esta feio! e depois disso aprendi a tocar da maneira correta pois fui rever meus videos e vi que estava tocando muito errado.
Mas se encaixa no contexto q o Lord fala. N é impossível tocar várias coisas só de ouvido, porém querendo ou n, vc vai ter limitações, principalmente com o repertório do piano clássico. Ambos os métodos são importantes e efetivos, entretanto, tem suas limitações. Para o piano clássico é mais efetivo se basear na leitura de partitura combinado com teoria musical, para a música popular é mais efetivo se basear em teoria musical combinado com percepção auditiva (tendo em vista q n se vê comumente partitura em música popular, forçando o músico a se basear nas cifras e na percepção auditiva)
Saber ler partitura e tansferir para o instrumento, é que são elas. Luiz Gonzaga, quando soldado, foi reprovado no acesso a banda do quartel porque não sabia nada de notas musicais.
Quando você toca piano ou teclado por cifras, geralmente as cifras é só na mão esquerda, nunca vi escrita diferente disso... então na verdade você já toca por partitura, para praticar a mão esquerda é só um passo 😊
o músico que toca de ouvido acaba entendendo que "tem que estudar", não existe auto didata perfeito, em algum momento a própria pessoa vê que "ou estuda ou não evolui"...
O bom do vinheteiro é que ele é autentico. Nao tem medo de perder pateocinio do governo.. Então voce ve que é uma pessoa diferenciada.. Nao fica babando ovo de artista ruim dizendo que é bom so pra nao ser cancelado. O regis Tadeu também é autentico.. Apesar de ser ranzinza tambem é raridade bo Brasil
e como tocar musicas que não tem partitura? musicas que tem mais de 15 notas diferente? discordo que seja fácil, requer conhecimento de campo harmônico, escala, tipos de voz, ter um repertório grande, principalmente músico de igreja que toca diferentes musicas em diferentes tons de voz em diferentes ritmos é um músico medíocre que não vai evoluir? claro que não, agora alguem que so toca lendo partitura e coloca contra alguem acustumado a tocar de ouvido, quem se sai melhor na hora de tocar uma musica complicada sem partitura? enfim, tocar de ouvido é algo muito maior, acho que cada um tem seu lugar
Definitivamente, não é assim que se toca de ouvido. Imagina que o Hermeto Pascoal compõe uma música nova e pede pro pianista dele pegá-la de ouvido, se o pianista fizer isto que o Vinheteiro tá fazendo, ele será demitido. P.S. As músicas do Hermeto Pascoal são difíceis, mais difíceis do que muita música clássica.
Gostaria de falar do próprio Mozart, tão aclamado pelos músicos eruditos. Mozart, assim que ouvia uma música, a reproduzia completamente sem necessidade alguma de partitura. Há uma cena no filme Amadeus que retrata bem isto. Salieri compõe uma música, Mozart a ouve e dispensa a partitura para executá-la perfeitamente de primeira. Não estou exigindo que todos devam ter um ouvido tão exuberante quanto o de Mozart, mas a ideia de tocar de ouvido é pegar a música rapidamente sem o auxílio da partitura e ser capaz de acompanhar um cantor mesmo sem conhecer a música.
@@Lord_Vinheteiro assisti ao vídeo todo, lorde. Uma vez, uma turminha de amigos, que estava reunida com meu mestre, perguntou como se tocava de ouvido, meu mestre respondeu: "ouvindo". A verdade é que o ouvido precisa reconhecer os padrões musicais, sejam harmôninos sejam melódicos, assim, com uma grande bagagem e uma memória treinada, é possível tocar música de ouvido. Partitura é para música erudita, mas jamais um pianista deve ser capaz de pegar uma música sem ela.
Totalmente equivocado. Ninguém compõe de partitura! A partitura é só uma forma de escrever algo que está na mente do compositor. Inclusive, já diria o filósofo Sócrates, escrever prejudica a memória. O verdadeiro músico é aquele capaz de improvisar e compor, características independentes da escrita. Eu toco milhares de músicas, incluindo Bach, sem nunca ter lido uma linha de partitura, ainda que eu saiba ler. Antigamente se escrevia porque não tinha outra forma de registrar as composições. Não vou nem citar lendas da música que eram cegos, como Art Tatum, Jeff Healey, fora os grandes criadores de estilos, como Robert Johnson.
Tocar um instrumento "de ouvido" tem diversas desvantagens. Uma delas é não aprender o dedilhado correto (usar os dedos corretos nas teclas corretas). Quando não feito desta forma no início do aprendizado, cria vícios de dedilhados incorretos que no futuro vão limitar você na velocidade de execução de peças musicais mais difíceis. E o pior problema para quem não sabe ler a partitura. Por mais virtuoso que você consiga ser como instrumentista, você só consegue tocar músicas que voce conhece. Se não conhece a música, você não toca. Alem de também não conseguir reproduzir as musicas eruditas conforme foram compostas por seus compositores. Mais um detalhe. Ser autodidata em música (estudar sem um bom professor) dá margem para você cometer erros durante o aprendizado e levar o erro para o resto fa vida. Com um bom professor, ele te cortige na hora. Abraços!
É como aprender um idioma sem gramática. Fala tudo. Com muitos erros. E nem nota que está falando errado. Tem seu mérito, para situações do dia a dia. Mas sem saber redigir - e em nosso mundo a comunicação é escrita, em diversos graus de complexidade - é muito importante. Nada mais difícil que ensinar um aluno que aprendeu inglês ( ou outro idioma) de ouvido. É como reformar ou fazer consertos em uma casa muito velha, sem plantas de estrutura, eletricidade ou parte hidráulica. Os vícios são difíceis de abolir, o aprendiz não tem paciência, dois trabalhos: demolir a casa velha cômodo por cômodo, sem saber onde passam os canos ou que estrutura farão cair a casa...rsrs
Se vc tem um ouvido bom, pode tirar musicas com mais perfeição do que quem toca por partitura, mesmo que a música seja dificil. Pois a partitura não alcança certas nuances que um bom ouvido consegue alcançar. Só que pra isso, vc precisa ter um ouvido extraordinário, e isso leva anos de prática. E óbvio que num mundo ideal é sempre melhor ter os dois ( ouvido e partitura )
@@jacob_segundo1176 Não é um achismo meu, é um fato já muito bem aceito. A partitura não é um descrição perfeita da musica. Um ouvido bem treinado consegue entender nuances que a partitura não consegue expressar. Um forte no prelúdio em C menor na musica do Rachmanioff, pode ser muito diferente quando lido e tocado por um pianista aleatório, e pelo próprio rachmanioff. Vai além de questões de interpretação, simplesmente a escrita musical é incapaz de encerrar numa folha de papel, todas as complexidades, e micro nuances de uma música com perfeição.
@@JulioCesarRodrigues-jt6qy perfeitamente, Hermeto mesmo só foi aprender partitura quando ele já era coroa e já sabia tocar tudo. Primeiro vem a música; a partitura e a teoria ficam para depois se der tempo.
Tocar "Parabéns a você" ou "cai cai balão" só fará do sujeito um medíocre e chato. Para tocar BEM de ouvido é preciso: conhecer escalas, treinar muito arpeggios, e castigar os dedos com o indefectível Hanon; precisa educar o ouvido, fortalecer e soltar os dedos. Tenho amiga professora de piano que não consegue tocar absolutamente nada de ouvido: nem Pour Elise na versão caminhão de gás consegue tocar sem a partitura. Ficou robotizada, escrava do solfejo, não desenvolveu a própria técnica rítmica para tocar peças simples de ouvido. Não existe milagre: desenvoltura no piano exige MUITOS anos de treino.
Dá pra perceber que o Lord não entende nada de teoria musical moderna. Só pensar: 99% de todo teclado que você já ouviu na sua vida foi reproduzido por músicos que não sabem ler partitura. Lord considera que se ele teve sucesso lendo partitura, e se ele aprendeu que partitura é o caminho, então é isso que ele tem que ensinar...
Resumo dos comentários é o resumo do Brasil. Alunos pensando que entendem mais de música do que o professor kkkk
Este foi o melhor comentário que li até agora.
A maioria Sequer entendeu o que ele disse de forma geral. Entenderam menos ainda Sobre o assunto musical. Mas os que menos entenderam são os que se julgam mais háptis a criticar e defecam pela boca.
foi por sua causa que eu aprendi a tocar um pouco e tudo isso que vc falou é o que eu tento fazer, vc me ajudou pra caramba.
Abraço de Campo Grande MS
Sou um reles príon musical, mas já quebrei a cara o suficiente pra perceber que, observando a própria experiência de aprendizado e a de outras pessoas, só se pode confirmar essas lições. Muita gente se lascou pra aprender e ensinar isso que o Vinheteiro divide de graça.
Aprender a equilibrar eficiência e motivação em qualquer coisa que se faça, na verdade, é muito útil.
Aprendi a tocar de ouvido com 6 anos de idade algumas coisas no piano e fui autodidata até aos 20. Claro juntando ouvido e formação musical mais técnica de piano, tudo isso junto faz você tirar bom som. Gostei do vídeo.
Vale as mesmas reflexões para outros instrumentos. Aprender teoria musical faz torar musicas de ouvido ficar bem mais facil. E muito mais bem tocado tmb.
No meu caso, eu toco de ouvido e com partitura, porém oque se encaixa melhor no meu cotidiano é de ouvido, mas pra quem toca em peça é melhor partitura. Acho bem melhor e mais prático tocar de ouvido... dps que aprendi o conceito das escalas, entendi bem mais de música.
00:01
Não estava tocando de ouvido, estava tocando de *orelha*
ai vc tem um ponto
é verdade eu me sinto enganado
No latim ouvido corresponde tanto a orelha, como o órgão que ouve.
@@Senhor_Bolacha Verdade, mas a nomina anatômica atual padronizou o uso do termo “orelha”, inclusive para as estruturas mais internas do aparelho auditivo.
@@fazuelisontrouchowsky verdade, estou fazendo um doutorado que trata de arte sonora e usa-se orelha para tudo atualmente, orelha externa, média e interna. Achei estranho, mas é assim que é.
Agradeço sua iniciativa de dar orientação gratuita. Abraço
Estudo piano há +- um ano e gosto de fazer os exercicios de Hanon e Czerny :).
"Minha professora" diz que tenho muita paciência pra ficar estudando...
Mas gosto muito, do processo e de começar a compreender os fundamentos.
Também "brinco" na bateria desde 2019..
A mesma coisa pra pop.. Também money beat hehe
Que massa!! Baita aula
Ola! Tocar na audiçao certa é muito importante para o futuro aspirantes em musica Classica ou nao classica. :-)
Lordão tocando Iron deve ser irado hein?? quando vamos poder ouvir e ver essa pérola Lordão???
Ele também já disse que gostava de Megadeth.
Isto realmente é tocar de ouvido! Abração, Lord!
Acho importante saber partitura principalmente para tocar clássicos, mas pra quem quer tocar música popular, terá que aprender tocar de ouvido, pois a maioria não possui partitura. A pessoa que somente toca lendo, é um intérprete, e consegue tocar mil músicas, que alguém já escreveu partitura, mas se quiser tocar uma música que ele gosta que não tem partitura, vão depender de alguém que sabe tirar a música de ouvido, para ele poder aprender. Tem que saber os dois. Quem só lê partituras difivilmente consegue compor.
Exatamente
Assino em baixo.eu estudei 15 anos o clássico tem amigos meus.que n sabe tocar de ouvido e se quebram sempre kkk
Perfeito. Pra saber tocar de verdade, precisa tocar de ouvido. Infelizmente o pessoal da música erudita costuma pecar nisso. Até tocam músicas difíceis, mas quando um(a) cantor(a) pede um dó maior, se enrolam.
e a maioria dos "músicos clássicos" tem esse preconceito ai, vimos um pouco ai da parte do Vinheteiro....
uma coisa importante a se deixar claro, é que quando o vinheteiro esta se referindo a saber partitura, é ser capaz de ler e escrever(transcrever) a musica, conhecer teoria musical é conhecer as notas, os acordes, as escalas, os campos harmonicos, noções ritmicas, de grosso modo.
Então se voce sabe os nomes das notas e alguns acordes, voce tem algum conhecimento de teoria musical.
Se voce toca um instrumento como o violão e conhece tablatura e cifras, voce consegue ler e escrever musica, de uma forma extremamente basica, deixando de fora tempo, ritmo e dinamica, mas mesmo assim de algum modo voce sabe ler e escrever musica, mesmo que num nivel muito basico.
Então argumentar que alguem consegue evoluir em qualquer instrumento sem a evolução do conhecimento da sua "leitura musical" e da sua teoria musical, pra mim é algo que beira o absurdo, obviamente que uma coisa não anda sem a outra, realmente a pratica pura é só o que voce precisa para começar num instrumento, mas para evoluir com consistencia é importante saber teoria musical.
Mesmo que a pessoa nunca leia um paragrafo ou escute uma virgula sobre teoria musical e apenas pratique de ouvido, se essa pessoa conseguir evoluir, indubitavelmente ela adquiriu conhecimentos sobre teoria musical, varios conceitos que ele criou em sua mente, que talvez nao siga a mesma terminologia padrão, mas que representa conceitos parecidos com conceitos que ja existem na teoria musical.
Então dizer que Teoria Musical não é importante para tocar um instrumento é uma afirmação impossivel, voce pode portanto argumentar que não é necessário um estudo formal sobre teoria musical, mas pra mim esse é um argumento valido se você não teve oportunidade de ter um estudo formal, ou se voce é preguiçoso. se não for o caso, voce só tem a ganhar ao adquirir conhecimentos formais de teoria musical.
Quanto essa diferenciação entre "eruditos" e "de ouvidus", eu pessoalmente acho dificil um violinista ou um pianista, com 10 anos ou mais de pratica e estudo constantes em musica classica e teoria musical, tenha dificuldade em tirar musicas de ouvido, talvez se foi uma criança que estudou por obrigação durante todo esse tempo, ai talvez faça sentido ela não conseguir tocar nada de ouvido.
The only piece that I was forced to learn by sheetmusic (forced by myself) was moonlight sonata no 1. And I could play that and I could memorize it by sheet. I was very happy for that achieve because I barely know to read sheetmusic, I only learned how to read a sheetmusic in my school and youtube. But I cannot get used to it because in so many years i learned by synthesia, even hard songs like fantasie impromptu or liebestraum. I really would like to have the talent to read-and-play but i think its to late for me, i think its the most effective and the fastest way to learn and play with no even memorizing
Eu adorava as musiquinhas do meu piano é divertido.
Po vinheteiro, você podia dar aula de harmonia pra gente
Eu toco por raciocínio. 😂 Descubro a escala pela melodia, escrevo na pauta e a partir dela empilho notas e descubro o campo harmônico, organizo as relativas, testo a ordem dos acordes na música e depois de descobrir começo a trabalhar arpejos. Parece bobo mas foi um árduo trabalho até aqui. 😢 Um sonho é conseguir tirar harmonia de ouvido, tô trabalhando pra alcançar essa graça um dia. Me dei 20 anos pra aprender a tocar piano, já se passaram 4 e tô seguindo..
Eu achava Vinheteiro um dos melhores pianistas atuais, até que conheci Alexander Malofeev... Agora comparando os dois, Vinheiro é um eterno principiante 😂😂😂
Mas quem dera se Eu tocasse igual Vinheteiro 🤷♂️
Excelente vídeo!!!
Excelentes comentários.
Vinheteiro, vc pode fazer um video sobre o 'tocar de ouvido' de Frank Tedesco? O cara tira qualquer pop escutando só uma vez!
Toco de ouvido e partitura.No início ouvia a música e conseguia tocar no piano,depois fiz aulas e aprendi ler partituras,mas decorava a música e tocava sem ler partitura.
Vinheteiro, toque por favor "The way it is" do Bruce Hornsby. É uma bela canção. Obrigado.
Eu amaria saber tocar essa belíssima valsa Danubio Azul no meu teclado
Eu sei tocar piano de ouvido 😊😊
Eu tenho um teclado, toco de ouvido. Mas toco por hobby, trabalho com TI, é uma profissão muito estressante e tocar teclado para mim é uma terápia. Eu faço isso eu tiro músicas de ouvido, eu pego uma música e fico montando até completar, sem pressão, sem cobrança, apenas curtindo o momento. Como eu gosto muito de música e dependendo da música eu fico horas ouvindo a mesma música várias vezes. Eu escuto mais música do que assisto streaming. Eu já tive vários insights da vida quando estava tocando a mesma coisa e a mesma nota e o mesmo trecho milhares e milhares de vezes. Música é vida!
Que vida de merda, hein, rapaz. Aprende logo a ler partitura
Aprenda a ler partitura, vai facilitar bastante esse trabalho, eu aprendi solfejando as lições do Paschoal bonna.
Meu vô toca só de ouvido, não sabe partitura nem nada, e toca muito bem, eu consigo tocar minha Kalimba de ouvido, mas, piano, não consigo fazer nada. Com muitas aulas e determinação eu sei que um dia vou conseguir tocar piano, de ouvido e lendo partituras!
Cê toca kalimba??? que legal!!!!
Gracias, o brigado...
Comecei, quando pré adolescente, a aprender pelo "Meu Piano é Divertido", sem brincadeira, chegou uma hora que eu não estava aguentando mais, perdi a vontade de treinar os exercícios, chegava na aula e não avançava, a ponto que meu professor decidiu encerrar o meu curso por ver que eu não estava progredindo, fiquei um bom tempo sem tocar pelo desânimo que esse livro me deu.
Não sei se já toquei de ouvido, mas já decorei músicas fáceis.
Bom vídeo.
Obrigado professor!desejo ter um piano podes me ajudar.David
Eu admiro os músicos, mas para mim essa é uma arte, um assunto, uma coisa de outro mundo. Nem o Lord conseguiria me fazer tocar um piano ou qq outro instrumento musical.
se você se dedicar tudo é possível
Volta com as lives lordao seu público está com saudades !
Vou ter que abrir um canal para lives.
Saudades das lives
Gostei
LORDÃO, O UA-cam TIROU SUA ÚLTIMA LIVE DO SEU CANAL?
Acho que sim. Copyright.
Uma coisa importante a se deixar claro, é que quando o vinheteiro esta se referindo a saber partitura, é ser capaz de ler e escrever(transcrever) a musica, conhecer teoria musical é conhecer as notas, os acordes, as escalas, os campos harmonicos, noções ritmicas, de grosso modo.
Então se voce sabe os nomes das notas e alguns acordes, voce tem algum conhecimento de teoria musical.
Se voce toca um instrumento como o violão e conhece tablatura e cifras, voce consegue ler e escrever musica, de uma forma extremamente basica, deixando de fora tempo, ritmo e dinamica, mas mesmo assim de algum modo voce sabe ler e escrever musica, mesmo que num nivel muito basico.
Então argumentar que alguem consegue evoluir em qualquer instrumento sem a evolução do conhecimento da sua "leitura musical" e da sua teoria musical, pra mim é algo que beira o absurdo, obviamente que uma coisa não anda sem a outra, realmente a pratica pura é só o que voce precisa para começar num instrumento, mas para evoluir com consistencia é importante saber teoria musical.
Mesmo que a pessoa nunca leia um paragrafo ou escute uma virgula sobre teoria musical e apenas pratique de ouvido, se essa pessoa conseguir evoluir, indubitavelmente ela adquiriu conhecimentos sobre teoria musical, varios conceitos que ele criou em sua mente, que talvez nao siga a mesma terminologia padrão, mas que representa conceitos parecidos com conceitos que ja existem na teoria musical.
Então dizer que Teoria Musical não é importante para tocar um instrumento é uma afirmação impossivel, voce pode portanto argumentar que não é necessário um estudo formal sobre teoria musical, mas pra mim esse é um argumento valido se você não teve oportunidade de ter um estudo formal, ou se voce é preguiçoso. se não for o caso, voce só tem a ganhar ao adquirir conhecimentos formais de teoria musical.
Quanto essa diferenciação entre "eruditos" e "de ouvidus", eu pessoalmente acho dificil um violinista ou um pianista, com 10 anos ou mais de pratica e estudo constantes em musica classica e teoria musical, tenha dificuldade em tirar musicas de ouvido, talvez se foi uma criança que estudou por obrigação durante todo esse tempo, ai talvez faça sentido ela não conseguir tocar nada de ouvido.
aqui vai um relato meu eu tocava piano de ouvido a mais de 1 ano aprendi varias musicas mais 1 dia quando foi tocar na frente do meu professor que ate então eu não tinha pois aprendi a tocar sozinho ele olhou bem para mim e falou para que esta feio! e depois disso aprendi a tocar da maneira correta pois fui rever meus videos e vi que estava tocando muito errado.
Parabéns, agora só falta aprender a usar a vírgula.
Entendi nada.
@@vitoremanoel425 deve ser meu caso...
Mas então, como explicar casos como Ray Charles, Stevie Wonder, José Feliciano, Art Tatum entre outros que são completamente cegos?
ai não tem outra opção ne fi
Mas se encaixa no contexto q o Lord fala. N é impossível tocar várias coisas só de ouvido, porém querendo ou n, vc vai ter limitações, principalmente com o repertório do piano clássico. Ambos os métodos são importantes e efetivos, entretanto, tem suas limitações. Para o piano clássico é mais efetivo se basear na leitura de partitura combinado com teoria musical, para a música popular é mais efetivo se basear em teoria musical combinado com percepção auditiva (tendo em vista q n se vê comumente partitura em música popular, forçando o músico a se basear nas cifras e na percepção auditiva)
Toca Raul de ouvido, Lorde!
Saber ler partitura e tansferir para o instrumento, é que são elas. Luiz Gonzaga, quando soldado, foi reprovado no acesso a banda do quartel porque não sabia nada de notas musicais.
Vinheteiro: quando você não gostar de uma musica, mais você tem que ouvi-la para reconhecer. Então o vinheteiro já ouviu muito funk?
Quando você toca piano ou teclado por cifras, geralmente as cifras é só na mão esquerda, nunca vi escrita diferente disso... então na verdade você já toca por partitura, para praticar a mão esquerda é só um passo 😊
o músico que toca de ouvido acaba entendendo que "tem que estudar", não existe auto didata perfeito, em algum momento a própria pessoa vê que "ou estuda ou não evolui"...
Kkkkkkkk Vinheteiro. Eu a vida toda nos clássicos lendo partitura e não consigo tocar de ouvido..... só lendo.
Fera de não mais.
hahaha ja ri no primeiro segundo
só toco de ouvido
03:02 Qual o nome dessa música de Chopin, esqueci! kkkkk
09:10 - ??? kakakakak
Scott Joplin , negro, sabia musica, algo muito raro na sua epoca.
Lordão, teve um sujeito que disse no X que você é medíocre no piano, o que você tem a dizer?
QUando não tem seguidor não vale a pena responder, Deutsche Welle.
Ler com fluência tem haver com a velocidade da música?
E linguagem cifrada???
👂
De ouvido consigo bem as melodias, agora a harmonia da mão esquerda nunca consigo de ouvido... me sinto burra... kkkk
Já toquei em barzinho e só de ouvido tirei muita música que não sabia a partitura
Fiz um vídeo explicando como eu toco de ouvido. Talvez possa ajudar alguém
O bom do vinheteiro é que ele é autentico.
Nao tem medo de perder pateocinio do governo..
Então voce ve que é uma pessoa diferenciada..
Nao fica babando ovo de artista ruim dizendo que é bom so pra nao ser cancelado.
O regis Tadeu também é autentico..
Apesar de ser ranzinza tambem é raridade bo Brasil
Eu também toco de ouvido. O problema é que meu ouvido já está todo arrebentado de tanto bater nas teclas…
e como tocar musicas que não tem partitura? musicas que tem mais de 15 notas diferente? discordo que seja fácil, requer conhecimento de campo harmônico, escala, tipos de voz, ter um repertório grande, principalmente músico de igreja que toca diferentes musicas em diferentes tons de voz em diferentes ritmos é um músico medíocre que não vai evoluir? claro que não, agora alguem que so toca lendo partitura e coloca contra alguem acustumado a tocar de ouvido, quem se sai melhor na hora de tocar uma musica complicada sem partitura? enfim, tocar de ouvido é algo muito maior, acho que cada um tem seu lugar
Nenhuma entidade aceita musico de ouvido. Nas bandas militares tem que ser bom musico teorico.
Tem um ditado ritimico de Pozzoli ai em cima kkkk
Definitivamente, não é assim que se toca de ouvido. Imagina que o Hermeto Pascoal compõe uma música nova e pede pro pianista dele pegá-la de ouvido, se o pianista fizer isto que o Vinheteiro tá fazendo, ele será demitido. P.S. As músicas do Hermeto Pascoal são difíceis, mais difíceis do que muita música clássica.
Gostaria de falar do próprio Mozart, tão aclamado pelos músicos eruditos. Mozart, assim que ouvia uma música, a reproduzia completamente sem necessidade alguma de partitura. Há uma cena no filme Amadeus que retrata bem isto. Salieri compõe uma música, Mozart a ouve e dispensa a partitura para executá-la perfeitamente de primeira. Não estou exigindo que todos devam ter um ouvido tão exuberante quanto o de Mozart, mas a ideia de tocar de ouvido é pegar a música rapidamente sem o auxílio da partitura e ser capaz de acompanhar um cantor mesmo sem conhecer a música.
Mais um que não assistiu o video.
@@Lord_Vinheteiro assisti ao vídeo todo, lorde. Uma vez, uma turminha de amigos, que estava reunida com meu mestre, perguntou como se tocava de ouvido, meu mestre respondeu: "ouvindo". A verdade é que o ouvido precisa reconhecer os padrões musicais, sejam harmôninos sejam melódicos, assim, com uma grande bagagem e uma memória treinada, é possível tocar música de ouvido. Partitura é para música erudita, mas jamais um pianista deve ser capaz de pegar uma música sem ela.
@@Lord_Vinheteiro este é o seu melhor argumento?
@@matheusemanuel1961 Mozart não sabia ler partitura?
primeiro
Segundo 😡
Totalmente equivocado. Ninguém compõe de partitura! A partitura é só uma forma de escrever algo que está na mente do compositor. Inclusive, já diria o filósofo Sócrates, escrever prejudica a memória. O verdadeiro músico é aquele capaz de improvisar e compor, características independentes da escrita. Eu toco milhares de músicas, incluindo Bach, sem nunca ter lido uma linha de partitura, ainda que eu saiba ler. Antigamente se escrevia porque não tinha outra forma de registrar as composições. Não vou nem citar lendas da música que eram cegos, como Art Tatum, Jeff Healey, fora os grandes criadores de estilos, como Robert Johnson.
Sacanagem
Tocar um instrumento "de ouvido" tem diversas desvantagens.
Uma delas é não aprender o dedilhado correto (usar os dedos corretos nas teclas corretas).
Quando não feito desta forma no início do aprendizado, cria vícios de dedilhados incorretos que no futuro vão limitar você na velocidade de execução de peças musicais mais difíceis.
E o pior problema para quem não sabe ler a partitura. Por mais virtuoso que você consiga ser como instrumentista, você só consegue tocar músicas que voce conhece.
Se não conhece a música, você não toca. Alem de também não conseguir reproduzir as musicas eruditas conforme foram compostas por seus compositores.
Mais um detalhe. Ser autodidata em música (estudar sem um bom professor) dá margem para você cometer erros durante o aprendizado e levar o erro para o resto fa vida. Com um bom professor, ele te cortige na hora. Abraços!
Jazzistas costumam permear os dois caminhos, é uma excelente combinação
Sim jesse.mais os americanos tocam das 2 formas aqui e o jazz brasileiro
😂
Os prodígios de pouca idade, como o Elisey Mysin, aprenderam ler música primeiro?
É como aprender um idioma sem gramática. Fala tudo. Com muitos erros. E nem nota que está falando errado. Tem seu mérito, para situações do dia a dia. Mas sem saber redigir - e em nosso mundo a comunicação é escrita, em diversos graus de complexidade - é muito importante. Nada mais difícil que ensinar um aluno que aprendeu inglês ( ou outro idioma) de ouvido. É como reformar ou fazer consertos em uma casa muito velha, sem plantas de estrutura, eletricidade ou parte hidráulica. Os vícios são difíceis de abolir, o aprendiz não tem paciência, dois trabalhos: demolir a casa velha cômodo por cômodo, sem saber onde passam os canos ou que estrutura farão cair a casa...rsrs
Se vc tem um ouvido bom, pode tirar musicas com mais perfeição do que quem toca por partitura, mesmo que a música seja dificil. Pois a partitura não alcança certas nuances que um bom ouvido consegue alcançar. Só que pra isso, vc precisa ter um ouvido extraordinário, e isso leva anos de prática. E óbvio que num mundo ideal é sempre melhor ter os dois ( ouvido e partitura )
Discordo dessa história de noace, existe piano, pianissimo, forte nas partituras.
@@jacob_segundo1176 Não é um achismo meu, é um fato já muito bem aceito. A partitura não é um descrição perfeita da musica. Um ouvido bem treinado consegue entender nuances que a partitura não consegue expressar. Um forte no prelúdio em C menor na musica do Rachmanioff, pode ser muito diferente quando lido e tocado por um pianista aleatório, e pelo próprio rachmanioff. Vai além de questões de interpretação, simplesmente a escrita musical é incapaz de encerrar numa folha de papel, todas as complexidades, e micro nuances de uma música com perfeição.
Acabou a moleza! 😂
Eu toco de ouvido.
Tudo errado é claro. Kk
A maneira como foi demonstrado não é e nunca foi tocar de ouvido e sim tocar com a orelha!
O Trump já não pode tocar de ouvido
e muito dificil e ruim aprender a tocar piano de ouvido pq vc n sabe o tempo certo ou a nota correta a musica fica muito ruim
Pelo amor de Deus aprendam partitura
Cara, concordo com você que precisa ler partitura.
Porém o principal é o ouvido.
Hermeto pascoal que o diga.
Já sei ler partitura
@@JulioCesarRodrigues-jt6qy perfeitamente, Hermeto mesmo só foi aprender partitura quando ele já era coroa e já sabia tocar tudo. Primeiro vem a música; a partitura e a teoria ficam para depois se der tempo.
@@matheusemanuel1961 Eu penso assim tbm.
Tocar "Parabéns a você" ou "cai cai balão" só fará do sujeito um medíocre e chato.
Para tocar BEM de ouvido é preciso: conhecer escalas, treinar muito arpeggios, e castigar os dedos com o indefectível Hanon; precisa educar o ouvido, fortalecer e soltar os dedos.
Tenho amiga professora de piano que não consegue tocar absolutamente nada de ouvido: nem Pour Elise na versão caminhão de gás consegue tocar sem a partitura. Ficou robotizada, escrava do solfejo, não desenvolveu a própria técnica rítmica para tocar peças simples de ouvido.
Não existe milagre: desenvoltura no piano exige MUITOS anos de treino.
Dá pra perceber que o Lord não entende nada de teoria musical moderna. Só pensar: 99% de todo teclado que você já ouviu na sua vida foi reproduzido por músicos que não sabem ler partitura. Lord considera que se ele teve sucesso lendo partitura, e se ele aprendeu que partitura é o caminho, então é isso que ele tem que ensinar...
Não viu/entendeu o vídeo.
@@renatopimentel-39 Nâo leu/não entendeu meu comentário
Isso é viés professoral. Pra arti não Encina nada.
Eu também toco de ouvido. O problema é que meu ouvido já está todo arrebentado de tanto bater nas teclas…