O QUE NÃO É MEDITAÇÃO

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 31

  • @GuilhermeRomano
    @GuilhermeRomano  3 місяці тому +1

    Venha meditar conosco!
    O SEGREDO DOS CHAKRAS: guilhermeromano.kebook.com.br/cursos/o-segredo-dos-chakras
    Jornada da Meditação: guilhermeromano.kebook.com.br/cursos/jornada-da-meditacao/
    Raja Yoga: www.revolucaodesi.com.br/cursos/arquivos/946

  • @LiLvooLk
    @LiLvooLk 3 місяці тому +3

    E o que eu acho mais DESLUMBRANTE em vç como professor é o que tu passou no passado com crises suicidas e ajuda as pessoas para sair desse mundo suicida e delusorio dos poços mais profundos da autosabotagem do ego. Acho incrível seu trabalho Gui! ♡♡♡

  • @eanespereira6994
    @eanespereira6994 3 місяці тому +5

    Oi Guilherme. Gostei do seu vídeo. Mas é muito complicado de entender algumas coisas sobre os usos que estão(mos) fazendo da meditação. Na verdade, esse é um dilema que vivo há anos. Por um lado, sabemos que as práticas de meditação surgiram num contexto de espiritualidade em que um dos objetivos seria moksha. Por outro lado, é inegável que há diversos benefícios materiais (e.g., saúde e equilíbrio emocional) trazidos pela prática da meditação. Daí surge o dilema. Embora, a gente queira bater o pé e dizer que a meditação é pra moksha. Existem cursos com certificado de instituições de renome treinando pessoas por um valor monetário altíssimo para serem "terapeutas de meditação". O dilema se expande em ramos diversos. Por exemplo, há casos de pessoas que passam anos em mosteiros aprendendo a meditar de graça, depois saem e criam apps de meditação fast-food, ficam milionárias e não dão um centavo para os mosteiros onde aprenderam a meditar. Outra situação complicada seria: por que práticas que nasceram em contextos espirituais são tão caras de serem aprendidas? Alguém poderia dizer que no contexto materialista de bem-estar e cura psicológica deve ser caro mesmo. Mas isso é muito estranho. E tem a questão também de pessoas que pegam as técnicas de Yoga e Meditação, dão um nome em inglês xic e vendem caríssimo como se fosse invenção delas. Por exemplo o MBSR. Cara, conseguir um certificado de instrutor de meditação terapêutica é caríssimo. Isso aumenta ainda mais o dilema. Não tenho respostas pra nenhum desses questionamentos, estou apenas expondo inquietações.

  • @adonharsiese5305
    @adonharsiese5305 3 місяці тому

    Aí, graças a Deus. Vídeo maravilhoso 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @PedroK_93
    @PedroK_93 3 місяці тому

    Fantástico!

  • @EDUARDOSILVA-tf1zy
    @EDUARDOSILVA-tf1zy 3 місяці тому +4

    ....quando nasci....a morte me veio como sombra...mas se misturou em minha escuridão...

  • @Mel-dr9ut
    @Mel-dr9ut 2 місяці тому

    😂😂😂😂😂😂 dei muita risada c seu vídeo ❤❤❤❤

  • @franciscoaraujo2399
    @franciscoaraujo2399 3 місяці тому

    Bom

  • @akionliner
    @akionliner 3 місяці тому

    Daoraaa

  • @josedaconceicaoborges8499
    @josedaconceicaoborges8499 3 місяці тому

    Guilherme me corrijam-me caso eu esteja errado, meditação não é técnicas de pnl para relaxamento embora elas tenham muito valor, mais ainda não é isso, estar em um estado mental presente é muito difícil, basta apenas fechar os olhos que nos perdemos facilmente

    • @godinezentretanto
      @godinezentretanto 3 місяці тому

      Acho que quando você toma consciência de que você "se perdeu" isso já meditação.

  • @whynotquestion9
    @whynotquestion9 3 місяці тому +2

    PARTE 1
    Aí que está o problema...
    (Achou que não tinha críticas hoje? hoje é Sábado, bebê)
    Todo ensinamento deveria produzir entendimento.
    Mas, devido à pouca prática didática das pessoas que ensinam (seja lá o que for), ultimamente o ensinamento está sendo apenas REPASSE INTACTO dos dados.
    Eu recebo a informação do palestrante, mas a recebo SEM modificá-la a partir da minha própria situação.
    Eu rememoro os belos trechos das frases ditas, e eventualmente repito esses trechos nos momentos mais emblemáticos...mas eu não pego essa informação para que ela ALTERE a informação que eu já trago comigo.
    Não existe mudança significativa em mim a partir da nova informação.
    Uma mudança que necessariamente o ENTENDIMENTO iria provocar.
    Entender algo não é receber aquilo intelectualmente, mas ter TODAS as suas opiniões modificadas a partir do ingresso de novos fatos, de novos pontos de vista.
    É por isso que eu tenho muita pena dos atuais "mensageiros da luz", como o Guilherme. E desculpa, Guilherme: ser um mensageiro da luz não significa ter qualquer "grandeza" em si -- só significa que antes de reencarnar DESTA VEZ você demonstrou DISPONIBILIDADE e COMPROMETIMENTO com certos planejamentos da Espiritualidade. A coisa tá tão feia pro lado da Luz que eles estão com muita falta de voluntários capacitados.
    E quando acham almas capacitadas (pela enorme experiência com o assunto desenvolvida ao longo de séculos) essa alma raramente demonstra interesse em ter DISPONIBILIDADE E COMPROMETIMENTO. Logo, quem aceita ser pau pra toda obra (disponibilidade absoluta)...independente de todos os sacrifícios pessoais exigidos (comprometimento absoluto) é colocado na frente da fila do reencarne. Mesmo no Astral Superior as mãos continuam lavando umas às outras.
    Bom, os atuais "mensageiros da luz" estão em um bico de sinuca: eles renasceram para ensinar (o que significa que a informação que eles trazem deveria modificar o posicionamento pessoal das pessoas que já estavam aqui) -- mas por causa de uma série de fatores essa NOVA INFORMAÇÃO só encontra guarida em Bolhas Ideológicas já existentes a respeito do assunto. E é aqui que entra a minha pena.
    Se eu nasci para falar que as pessoas deviam equilibrar melhor sua dieta alimentar, eu não estou dizendo que existem cardápios exclusivos, ou cardápios melhores do que outros. Eu só quero dizer para as pessoas não insistirem em excessos -- nem no campo dos legumes, nem no campo das carnes. Mas as pessoas que vão se interessar pela minha mensagem pertencem a apenas uma dessas duas Bolhas Ideológicas -- a dos carnívoros, e a dos vegetarianos.
    Então, a minha mensagem vai ser vista por participantes de um desses dois grupos ideológicos -- e isso vai provocar as deturpações iniciais: a audiência carnívora vai insistir que eu estou privilegiando o fato da dieta ter "mais carne"...e a audiência vegetariana vai insistir que minha mensagem fala APENAS da importância dos vegetais.
    Bom, isso seria o de menos, mas a coisa fica mais complicada ainda.
    Seria de se esperar que essas duas audiências percebessem que eu prego o EQUILÍBRIO na dieta, mas a verdade é que essas pessoas (todas as dos dois grupos) só estão assistindo minhas palestras para CONFIRMAR que a escolha delas pelas Bolhas Ideológicas foi uma escolha acertada. Ou seja, ambas as audiências só continuam me escutando porque elas estão me usando para reforçar o quanto elas estão "completamente certas, e por isso não precisam mudar em nada sua opinião".
    Assim, o próprio fato de eu ter qualquer audiência serve de combustível para as pessoas dessa audiência reforçarem ainda mais sua teimosia. E eu sou o fantoche que "confirma" que esses dois grupos possuem a Verdade.
    Então, na verdade NINGUÉM aqui no UA-cam quer mesmo ENTENDER profundamente estes assuntos -- só quer usar você, Guilherme, para se sentirem "superiores"...mais "espertos que os que não sabem destas coisas"...e "os eleitos do destino para saber a Verdade". Ou te usar como anestésico pessoal, para que "as lindas frases que você diz" dêem a essas pessoas a sensação de que ainda existem pessoas boas e "com vibrações positivas"neste mundo cão. Ou seja, você acaba transformado em uma fonte de "relaxamento existencial", diante do absurdo da existência humana neste plano material.
    E assim, 90% de todos os mensageiros da Luz passam pelo cruel processo de ANULAÇÃO DA ANULAÇÃO -- o mensageiro chega com fatos e relatos que deveriam ANULAR certas estruturas do Sistema, e as pessoas que são vítimas desse sistema dão um jeito dissimulado de ANULAR essa tentativa de anulação.
    Entendimento é modificação, é REVOLUÇÃO.
    De cada 100 pessoas que assistirão estes vídeos apenas 3 farão isso para MODIFICAR POR COMPLETO aquilo que já pensavam ser o certo...por suspeitam que possam não estar de posse da Verdade -- de nenhuma porção dela.
    Agora, quando eu falo que os mestres precisam criar PONTES, é aqui que isso entra -- justamente para desfazer esse processo idiota da ANULAÇÃO DA ANULAÇÃO.
    E do quê essas PONTES seriam feitas? De um aprofundamento e detalhamento informativo sobre CONTEXTOS.
    Não adianta falar de paciência, falar que meditação faz parte da descoberta de si mesmo.
    Porque ninguém quer descobrir a si mesmo.
    A maioria das pessoas tem plena consciência do ESTRAGO causado por dezenas de encarnações traumáticas -- e dos monstros trancados no porão da alma como o resultado desses traumas.
    É senso comum entre a população (classe média baixa para baixo) que deve-se culpar e punir pessoas "más" -- e dentro disso ninguém quer confirmar o quanto conturbado é por dentro.
    Estamos em uma civilização ESTRUTURADA para que a responsabilidade pela nossa vida sem sentido RECAIA no colo de outra pessoa -- e isso é tão verdade, que a mentira (sim, porque é uma mentira histórica) do "pagamento cármico" é uma noção extremamente disseminada por todo o globo.
    Ninguém vai ir ao encontro da verdade de que TUDO o que deu errado em nossas vida se deve a nós mesmos!

    • @meridabrave7923
      @meridabrave7923 3 місяці тому +2

      Tem um monte de roupa lá em casa pra passar, moço... tá com tempo sobrando, pode usar de forma produtiva... 😂

    • @VivekaAlaya
      @VivekaAlaya 2 місяці тому +1

      Dica: cria seu canal

    • @whynotquestion9
      @whynotquestion9 2 місяці тому

      @@VivekaAlaya Oi! Como assim? Não entendi. E obrigado por ler meu texto.

  • @mariaalicedaniapedroza3667
    @mariaalicedaniapedroza3667 3 місяці тому +7

    Camisa com a mesma cor do fundo? Assim você vai ficar invisível sem precisar de nenhum Siddhi...

  • @whynotquestion9
    @whynotquestion9 3 місяці тому +3

    PARTE 2
    Então, essa abordagem do "conhecer a si mesmo" já é inócua desde o começo.
    É preciso contexto.
    É preciso explicar que os antigos falavam de PACIÊNCIA porque o neófito conseguia perceber todo o desenrolar de suas centenas de encarnações -- mas não intelectualmente: essa descoberta era feita de maneira DIRETA, por comprovação EMPÍRICA. Então, a palavra certa nem é "paciência".
    Se você descobre, sem sombra de dúvidas, que é uma consciência viva que usa vários corpos diferentes, e que vai viver milhares de anos em épocas diferentes, fica óbvio que o que importa -- A ÚNICA COISA QUE IMPORTA -- é como você percebe a si mesmo, e como você percebe a si mesmo dentro deste mundo aqui.
    Porque essa percepção de si mesmo é a única coisa que você vai levar por toda a eternidade.
    E se você passa por tantos percalços, se você passa por tantos sacrifícios e tantas dificuldades...e no fim não leva do percurso um IMENSO AMOR pelo seu aspecto real...bom, então você saiu no prejuízo.
    Que rastros quer que sua Centelha de Vida deixe para trás quando abandonar este planeta para seguir adiante?
    Quando olhar para a sua participação nos eventos de TODAS as épocas visitadas por essa sua centelha...você vai se sentir em paz, você vai se sentir feliz?
    E o que era, na verdade, essa descoberta direta de que somos ETERNOS, energeticamente falando?
    Era a dilatação de nossa individualidade.
    Não somos apenas este corpo físico, mas também não somos esta época histórica e cultural.
    As metas que incutiram em nossa Psiquê só valem dentro do estreito círculo destes 50 anos que ocuparemos desta vez.
    É necessário lutar por um bom salário, é necessário lutar por felicidade, é necessário lutar por prazer psicológico e físico, é necessário fazer amizades leais e sinceras, é necessário aprimorar nossa sensibilidade emocional...MAS DESDE que tudo isso colabore com essa sensação final que vamos ter ao olhar para trás.
    Então não se trata de "paciência" -- se trata de Amor-Próprio, se trata do EMPODERAMENTO de nossa LUCIDEZ.
    A lucidez que nos permite perceber quem somos de verdade, de perceber O QUÊ somos na verdade.
    É disso que se trata o ato de MEDITAR: criar um espaço para nossa percepção descobrir essa coisa real e eterna que somos. Um espaço para podermos delinear com mais acerto e mais precisão os contornos desse EU ETERNO que somos.
    Um EU sem rosto, sem sexo, sem RG, sem posses materiais, sem limitações no Tempo ou no Espaço.
    Um EU tão cheio de amor por Si (pelo seu aspecto real e eterno) que possa viver em júbilo eterno.
    Não se trata de paciência ou de "descobrir o porão cheio de sujeira de nossa mente" -- se trata de olhar para o quadro todo, para o prêmio maior. Se trata de dar uma chance à nossa INDIVIDUALIDADE DIVINA para que ELA se aproxime mais e mais, a cada nova encarnação.
    Toda a rigidez dos velhos mestres criou processos e técnicas que nunca levaram em conta o aspecto EMOCIONAL da evolução espiritual. O evoluir através dos bons sentimentos sobre si mesmo.
    É sempre o mesmo papo estranho de que somos pecadores, de que temos uma imensa dívida cármica porque fudemos demais alguém ou algum planeta anterior...
    Nunca, absolutamente nunca, os velhos mestres tiveram o carinho de nos guiar pelo nosso próprio "amor-próprio".
    Sempre foi tudo rígido, espartano, estóico, militarizado. Com doses imensas de CULPA em cima de tudo.
    Não me espanta que o mundo hoje esteja como está: os velhos mestres, em sua rigidez excessiva, se esqueceram de nos fazer amar a nós mesmos. A ter carinho com as nossas próprias coisas. Talvez se esse tipo de sensibilidade tivesse sido mais estimulada trataríamos melhor uns aos outros...e trataríamos melhor a natureza e os resultados que manifestamos no mundo.
    Se os velhos mestres foram infelizes e soturnos na maioria de suas encarnações, por que nós devemos pagar o preço por eles não serem ensinados a ver a Vida com mais carinho? Se eles não foram tão felizes, se suas encarnações não foram tão "leves"...eles deveriam ter percebido que seus guias e professores falharam com a ajuda que deviam ter dado a seus pupilos.
    O triste é saber que o dever de um pai é NUNCA repassar para seus filhos os traumas e as dificuldades que ele recebeu na infância. E isso raramente acontece neste planeta.
    É sobre isso...e sempre vai ser sobre isso.

    • @lenoblanc2702
      @lenoblanc2702 3 місяці тому +1

      Crl que reflexão foda

    • @rachelfaleiros3405
      @rachelfaleiros3405 3 місяці тому

      Olá! Li sua exposição, partes 1 e 2.
      Gostaria de devolver a pergunta: que rastros quer que a sua Centelha de Vida deixe para trás quando abandonar este Planeta e seguir adiante? Você vai se sentir em paz e feliz?

    • @whynotquestion9
      @whynotquestion9 3 місяці тому +1

      @@rachelfaleiros3405 Eu respondo se antes você me falar por que as minhas respostas são importantes ou necessárias pra você.

    • @rachelfaleiros3405
      @rachelfaleiros3405 3 місяці тому +1

      @@whynotquestion9 não são importantes e nem necessárias. Apenas penso que determinadas perguntas parecem dizer mais respeito ao perguntador do que ao interlocutor a quem pergunta e, como estamos em um ambiente de interação, saber a sua resposta parece ser mais pertinente do que tentar responder, até mesmo porque meus paradigmas não são os mesmos que os seus. Me interessa aprender a partir das diferenças. Compreendo se não quiser responder.

    • @whynotquestion9
      @whynotquestion9 3 місяці тому

      @@rachelfaleiros3405 Mas para aprender sobre o que diferencia você de mim seria necessário primeiro descobrir o que temos em comum. Se nós não tivermos NADA em comum, então você não saberá avaliar -- por falta de referências -- aquilo que eu mostrar de mim. Por exemplo, eu por ser homem, nunca vou saber como é o processo da gravidez feminina. Nada na minha experiência me permitiria entender o que é estar grávida...por mais que alguém quisesse me fazer entender o conceito ou a situação ligados a isso. Dentro disso, preciso saber o que você entendeu dessas duas perguntas ("Que rastros quer que sua Centelha de Vida..."). O que você acha que essas duas perguntas querem dizer? Por favor, não repita o que eu disse: use suas próprias palavras. E não seja econômica nas palavras: seja detalhada, e explique em profundidade. Até lá, eu acho que você devia ver este vídeo aqui: ua-cam.com/video/imjKxOHxCvQ/v-deo.html

  • @MADMANMADZIM
    @MADMANMADZIM 3 місяці тому

    Não queria desviar do assunto do vídeo, mas qual é o nome do quadro no fundo do vídeo. Desde já, agradeço quem puder me responder.

    • @rachelfaleiros3405
      @rachelfaleiros3405 3 місяці тому

      Olá! O título do quadro em si não sei dizer, mas o homem que está representado nele é o Sábio Vyāsa.

    • @MADMANMADZIM
      @MADMANMADZIM 3 місяці тому

      @@rachelfaleiros3405 muito obrigado

  • @daianesantostiktok
    @daianesantostiktok 3 місяці тому

    😅