Aqui no RJ como está tudo ficando feio. Lindos monumentos e construções estão abandonados, deteriorando, outros pegaram fogo. Niterói está sendo "cubanizada"! Pichações, cracolândias, sujeira nas ruas, prédios decadentes, tá deprimente!
Trabalhamos em uma pequena construtora e consegui enxergar em praticamente todas as nossas últimas obras o quanto as casas estão ficando quadradas, nesse estilo da última foto com telhado escondido, todos os engenheiros e arquitetos estão seguindo esse estilo, principalmente para casas populares, no fim ficam parecendo um escritório, uma firma. Gostei muito da palestra e me fez repensar alguns aspectos para as próximas obras.
Tema interessante, parabéns ao Palestrante e ao Instituto por pautá-lo. O Professor José Monir Nasser (in memoriam) já explanou sobre assunto correlato (falta de experiência das coisas mais belas), isso chama-se APEIROKALIA. Existe também o Livro do escritor conservador inglês chamado Roger Scruton chamado Beleza.
Eu não sei exatamente o porque, mas o caso do Palácio Monroe mexe muuuito comigo. Foi a partir daí que eu comecei a entender muita coisa sobre a mentalidade brasileira. Eu nem era nascida quando derrubaram ele. Eu nem me lembro como fiquei sabendo que existia um palácio ali. O que eu sei é que me dói desde que entendi até hoje.
Sou morador de Nova Iguaçu RJ baixada fluminense região humilde onde beleza arquitetônica, organização, plano de infraestrutura não existe. O Rio de janeiro está destruído e infelizmente não há solução e nem vontade política e nem de seus cidadãos onde todos estão confirmados com o lixo em que vivem.
Uau!!! Bravo! Sou da Capital de Minas Gerais, e há 40 anos optei por morar em cidades interioranas. Um belo exemplo é o distrito de Lavras Novas, que encanta os turistas com suas casa simples e jardins bem cuidados. É claro que durante o BUM do local, apareceram alguns GÊNIOS e fizeram construções que destoam do todo. Grata Danilo, pena que o tempo foi pouco para tanto conteúdo. Vou aguardar a outra Live para enviar para uma arquiteta amiga minha comunista.
Eu ja fui em São Paulo tanto no interior(#Taubaté,#S.José dos Campos,#Lorena,#Aparecida e #Guaratinguetá que lugares maravilhosos me senti em países como Itália ou portugual) tanto na capital. e os bairros tudo arrumado e limpo e com segurança. Mais capital Paulista achei mais limpa que o município do Rio. Mais vi pouco Verde,muitos prédios e muita favela e cracudos. São Paulo só é bom no interior(#São Carlos,#Taubaté,S.José dos Campos,#Araraquara,#Américana, #Santa Bárbara do Oeste,#Ribeirão Preto. Capital e Santos nunca mais. Capital Paulista,Guarulhos,baixada Santista=Estenção do RJ. Araquara antes da pandemia era ótima mais depois que o PT ganhou estão acabando com essa cidadezinha(160mil) em SP
Colocações corajosas e perfeitas!! Brasília é precisamente como a vejo: uma aglomeração sem identidade. Uma localidade que não favorece o encontro entre as pessoas não pode ser verdadeiramente uma cidade; é mais um aglomerado de construções. Essa "desconstrução" do espaço físico e cultural da capital federal talvez tambem explique a pobreza humana que hoje se vê na esfera dos Três Poderes, divorciados que estão da realidade do povo e do cidadão comum..
@@JL-bu8bz Parece-me, quem fala o que não deve é vc. Ao menos, parece não raciocinar. Brasília, Plano Piloto e adjacências, foi uma localidade pensada, especialmente, para que dispõe de uma condição de vida no mínimo levemente acima da média. Simbolo notório disso foi ter sido uma "cidade" pensada para que tem carro. Onde estão os transportes públicos decentes? Onde estão as calçadas para quem precisa andar centenas de metros (até quilometros", como no caso do local onde moro)? Onde estão as passarelas para quem precisa atravessar largas avenidas lotadas de automóvel? Qual o estado dos "pontos de onibus"? E a rede de metrô??? Bem... fico por aqui. Por que um urbanista que não pensa prioritariamente em quem anda a pé, em criar um "bairro" exclusivo para os "nobres" afastando para as periferias das cidades satélites os menos favorecidos, e esquecendo de tecer uma infraestrutura que fomentasse o encontro, este, a meu ver, não mereceria o título. Pior fez quem aceitou a proposta. O ser humano tem que vir em primeiro lugar.
Muito bom! Tudo muito certo, mas, verdade seja dita: o que foi dito sobre o Brasil colonial em geral não se aplica à Minas Gerais no século XVIII. Minas teve uma urbanização de qualidade ímpar. Tanto que concentra a maior parte do patrimônio artístico brasileiro.
Vendo tanta feiúra, cabe perguntar: precisa de arquiteto para esse horror? Arquitetos marxistas não são diferentes de intelectuais marxistas: "justiça social" na prancheta. Palestra excelente, poderiam voltar mais a estes assuntos, o urbanismo e a arquitetura foram muito bem abordados.
São Paulo era menor que RJ antes em 1910 e só ultrapassou o RJ 1960 mais SP só cresceu a população por causa das ondas imigratorias de europeus e asiáticos(Italiana,Espanhola,Libanesa,portuguesa,Alemã,polonesa,Francesa,japonesa,síria,inglesa,Suíça,austríaca,tcheca,lituana,Armênia,grega e outras menores). Depois veio os migrantes nordestinos nordestinos(Baianos,pernambucanos que migraram para SP e depois dos anos 60 SP imigração argentinos,Chilena,chinesa,boliviana,Sul-coreana,boliviana,Sul-Africana,croatas,peruana,indianos e outras nacionalidades mais recentemente argentinos,Venezuelanos,paraguaios,Indianos,Haitianos,bolivianos,vietnamitas,mineiros e Paranaenses migram para cidade.. E sem contar que muitas favelas e assentamentos precários e devido a urbanização acelerada e forte migração nordestina que acabou transformando SP numa cidade multiculturalista com muitas origens diferentes tipo uma Nova York ou Melbourne Brasileiro.Mais com problemas sociais gravíssimos.
Chamo atenção do cuidado que se deve ter ao utilizar o termo “Elite” pois o mesmo é utilizado pejorativamente, sendo que muitas vezes comete-se injustiças brutais com a verdadeira ELITE, que deveria ser, isso sim, reverenciada.
Há um choque arquitetónico no centro do Recife. Um prédio neoclássico junto a uma agencia da Caixa Económica. Agencia com arquitetura com linhas retas.0
Lúcio Costa é quem planejou Brasília. O urbanismo de Brasília não é comunista, falar isso é um erro tremendo, na verdade o urbanismo de Brasília é devedor de diversas correntes urbanísticas, inclusive barrocas e românticas. Outra coisa, Lucio nunca disse que Brasília era uma avião, ele partiu do traçado que lembra o sinal da cruz, como quem batiza o chão de uma nova época, assim como os portugueses que fincaram a cruz em 1500. Esse sinal da cruz é a base do desenho da cidade
@@linuxfernando Dê google e procure cidades de arquitetura comunista, se você viu o vídeo até o fim, deve ter visto construções em países comunistas onde Niemeyer se inspirou.
@@ARUOM100 algumas solucoes arquitetonicas do construtivismo russo sao importantes. principalmente dos produtivistas. Nao e' pq surgiu sob a ideologia comunista que e' necessariamente ruim. Estude mais.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Esse tema não me interessa não tenho saco, você que estude se aprofunde depois me conte. Ouço grandes pensadores que já comentaram o tema como Olavo de Carvalho, professora Therezinha de Castro, como o palestrante.
Mas a maioria dos hinos não fala de grandes feitos. O hino americo descreve um momento historico, a da Inglaterra é uma oração a Rainha, a françesa convoca os cidadão a "derramar o sangue dos impuros". Ainda assim entendo o ponto.
Se o americano descreve um momento histórico, ele fala de um feito. A Marseillaise é um grande elogio/convocação da Revolução Francesa, feito que muito orgulha (embora não deveria) os franceses
@@SKyrim190 É um jeito de ver. Ainda resta o hino inglês e o canadense, mas La Marseille não fala de um feito, està pedindo aos cidadão que se preparem para proteger aqueles que querem saquear as suas casas e matar os seus filhos e para molhar o solo da pàtria com o sangue dos impuros algo que està a ser feito. O que estou dizendo é que regra geral os hinos não precisam falar de grandes feitos, hinos são símbolos, assim como bandeiras, represantam a pàtria não definem o que ela seja. Você não precisa conhecer os significados da bandeira tricolor francesa para saber que ela significa frança. Talvez divirgimos porque tenho uma definição diferente de nação e nacionalismo.
@@miguelmarques4583 O hino francês só tem sentido diante do fato histórico da Revolução Francesa. Um fato histórico é um feito de um povo. Não estou afirmando que é uma regra absoluta e matemática, como 2+2 são 4, mas que no caso do hino americano e francês são ligados aos feitos dos povos destes países, me parece algo bem objetivo. Mesmo no caso inglês, o fato de ser uma referência à rainha, e a família real é obviamente inglesa, já demonstra uma ligação com a história daquele povo.
Em todo vídeo que se fala de Brasília tem sempre um retardado pra opinar. Primeiro: os políticos não são de Brasília e sua falta de índole nada tem a ver com a capital. Segundo: conheço o Brasil todo e bem. Já morei em outras cidades. Brasília é disparada a melhor qualidade de vida do país. Cidade limpa, organizada, trânsito fluido, segura, sem tumulto, com natureza exuberante, céu maravilhoso, custo de vida na média e rica em cultura.
Chamem arquitetos também para falar sobre o assunto. Senao fica o único "argumento": "e' feio!", ou "e' bonito!". Arquitetura e' muito mais do que isso. Vai elevar o nível da discussão.
O belo é o belo. E o feio é o feio. Podemos optar pelo feio, mas não deixará de ser feio porque foi a opção escolhida. Estou no 6 semestre da faculdade de arquitetura e vejo isso o tempo todo: professores comunistas tentando convencer os alunos de que até a autoconstrução (produto surgido da miséria) tem valor e beleza sua desordem e falta de método.
@@smartcooking6684 Existem muito mais coisas do que adjetivos na arquitetura. Escala, proporcao, carater, linguagem, relacao estrutura portante/estrutura formal, logica tecnica/linguagem, relacao com o contexto, relacao historia implicita ou explicita, etc.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Marco Vitruvius Pollio, o grande arquiteto romano definiu a "arquitetura sem frescura comunista" em 3 termos: Firmitas (solidez, segurança), Utilitas (utilidade, função) e Venustas (beleza, harmonia). Me parece que triste arquitetura moderna, sem identidade nacional, que é criticada pelo Danilo, não contempla todos os princípios do verdadeiro objeto arquitetônico.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Se eu for contratar um arquiteto ele vir com um papo desse eu simplesmente mando ele tomar no C#u, prefiro colocar fogo no meu dinheiro, não vejo sentido algum em pagar alguém para fazer algo feio.
@@linuxfernando Lucio Costa era, em termos, conservador. Amava a arquitetura colonial brasileira. A arquitetura do Palacio Monroe, era justamente o que vinha de fora mastigado. Lucio Costa buscava justamente uma identidade nacional no passado.
Eu concordo com você Marcos, Lúcio na verdade, era um grande conhecedor da arquitetura brasileira, escreveu artigos interessantes no qual aponta elementos comuns entre a tradição arquitetônica nacional e a arquitetura moderna. Quando eu disse que conservador não sabe arte, me refiro ao momento atual, pelo menos no Instagram, tem uma galera conservadora que fala de arte, que não sabe nada, nada mesmo. Sou católico, formado em historia da arte e museologia, mestre em arquitetura e urbanismo, pesquiso justamente o patrimônio urbano e arquitetônico brasileiro, tudo que eu aprendi sobre arte foi na UnB, não no meio conservador. Eu acho que a arquitetura atual tem coisas interessantes, outra coisa, se essa arquitetura moderna é feia... o capitalismo liberal tem tanto ou mais culpa que o comunismo, ex: os primeiros planos de urbanização no Brasil, chamados de planos de embelezamento e saneamento, como vão ocorrer em Porto Alegre, Recife, Santos, buscava ainda uma beleza para o espaço urbano....depois do plano Buvard em SP, a tônica da cidade funcional ganha relevo, e o senso estético sai..... o que move isso não é o comunismo e sim a visão de uma cidade que só serviria para a economia de mercado. Além disso, esse urbanismo moderno não existe somente em Brasília, mas também em Goiânia, Maringá, Curitiba, Belo Horizonte....centenas de cidades do PR, MT .... todas elas são comunistas? igual Brasília? não, pois foram criadas dentro de uma lógica de mercado e para servir ao mercado, o capitalismo estragou as cidades brasileiras.
Aqui no RJ como está tudo ficando feio. Lindos monumentos e construções estão abandonados, deteriorando, outros pegaram fogo. Niterói está sendo "cubanizada"! Pichações, cracolândias, sujeira nas ruas, prédios decadentes, tá deprimente!
Trabalhamos em uma pequena construtora e consegui enxergar em praticamente todas as nossas últimas obras o quanto as casas estão ficando quadradas, nesse estilo da última foto com telhado escondido, todos os engenheiros e arquitetos estão seguindo esse estilo, principalmente para casas populares, no fim ficam parecendo um escritório, uma firma. Gostei muito da palestra e me fez repensar alguns aspectos para as próximas obras.
É um alento perceber o interesse dos profissionais da área.
Nem as casas de ricos escapam, parecem caixas de sapatos pintadas de branco. Tem apenas tamanho zero beleza.
@@raelfernandesturatti5399 E as casas modernas com paredes finas e espaço de janela inúteis?
AULA DUKARAAAAAAAAAAIIIIIIII
Essa palestra precisa ser mais divulgada. O assunto é de extrema importância e foi muito bem conduzida pelo professor Danilo. Compartilhem aí, galera!
Verdade, Sávio.
Inclusive gostaria de saber se vocês podem disponibilizar os títulos de alguns materiais para pesquisa desse assunto.
Já agradeço. 🍂🌼
uppp
Tema interessante, parabéns ao Palestrante e ao Instituto por pautá-lo. O Professor José Monir Nasser (in memoriam) já explanou sobre assunto correlato (falta de experiência das coisas mais belas), isso chama-se APEIROKALIA. Existe também o Livro do escritor conservador inglês chamado Roger Scruton chamado Beleza.
Legal a sua participação aqui. Gostei.
Tem um UA-camr que fez um vídeo a respeito. O Olavo até compartilhou no facebook uns 3 anos atrás
Danilo, fale mais sobre arquitetura para nós aqui no UA-cam!
Eu não sei exatamente o porque, mas o caso do Palácio Monroe mexe muuuito comigo. Foi a partir daí que eu comecei a entender muita coisa sobre a mentalidade brasileira. Eu nem era nascida quando derrubaram ele. Eu nem me lembro como fiquei sabendo que existia um palácio ali. O que eu sei é que me dói desde que entendi até hoje.
Sou morador de Nova Iguaçu RJ baixada fluminense região humilde onde beleza arquitetônica, organização, plano de infraestrutura não existe. O Rio de janeiro está destruído e infelizmente não há solução e nem vontade política e nem de seus cidadãos onde todos estão confirmados com o lixo em que vivem.
Uau!!! Bravo! Sou da Capital de Minas Gerais, e há 40 anos optei por morar em cidades interioranas. Um belo exemplo é o distrito de Lavras Novas, que encanta os turistas com suas casa simples e jardins bem cuidados. É claro que durante o BUM do local, apareceram alguns GÊNIOS e fizeram construções que destoam do todo. Grata Danilo, pena que o tempo foi pouco para tanto conteúdo. Vou aguardar a outra Live para enviar para uma arquiteta amiga minha comunista.
Fala dos genius
Gostei muito dessa palestra. Triste, mas uma palestras muito importante.
O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Eclesiastes 1:9
Perfeito. Ótima palestra. Um assunto extremamente importante.
Muito Obrigado por mais esta importante e inteligente aula !! O brasil precisa de Voces !!!
Excelente. Muito obrigado, Danilo e IB.
show
Muito obrigado. Já estou no aguardo da segunda parte.
O projeto dos "brizolões" no Rio de Janeiro é o típico projeto arquitetônico soviético. Impressionante demais e, ao mesmo tempo, realmente horrível.
bem lembrado
Esse é um assunto que me fascina. Já "briguei" com muito arquiteto por causa da feiura generalizada.
Você é MUITO bom, jovem . Sou arquiteto. Acho que nenhum professor da FAU USP da minha época (anos 1980) tinha o teu nível
Palestra interessante. No final, dá uma depressão danada... se a intenção era essa, então foi exitosa.
Kkkkkkkkll
Excelente!
Eu ja fui em São Paulo tanto no interior(#Taubaté,#S.José dos Campos,#Lorena,#Aparecida e #Guaratinguetá que lugares maravilhosos me senti em países como Itália ou portugual) tanto na capital. e os bairros tudo arrumado e limpo e com segurança.
Mais capital Paulista achei mais limpa que o município do Rio.
Mais vi pouco Verde,muitos prédios e muita favela e cracudos.
São Paulo só é bom no interior(#São Carlos,#Taubaté,S.José dos Campos,#Araraquara,#Américana,
#Santa Bárbara do Oeste,#Ribeirão Preto.
Capital e Santos nunca mais.
Capital Paulista,Guarulhos,baixada Santista=Estenção do RJ.
Araquara antes da pandemia era ótima mais depois que o PT ganhou estão acabando com essa cidadezinha(160mil) em SP
Excelente palestra.
Colocações corajosas e perfeitas!! Brasília é precisamente como a vejo: uma aglomeração sem identidade. Uma localidade que não favorece o encontro entre as pessoas não pode ser verdadeiramente uma cidade; é mais um aglomerado de construções. Essa "desconstrução" do espaço físico e cultural da capital federal talvez tambem explique a pobreza humana que hoje se vê na esfera dos Três Poderes, divorciados que estão da realidade do povo e do cidadão comum..
Falando merda. Brasília é o melhor lugar do Brasil. Linda limpa e o melhor: não tem vc.
@@JL-bu8bz Parece-me, quem fala o que não deve é vc. Ao menos, parece não raciocinar.
Brasília, Plano Piloto e adjacências, foi uma localidade pensada, especialmente, para que dispõe de uma condição de vida no mínimo levemente acima da média. Simbolo notório disso foi ter sido uma "cidade" pensada para que tem carro. Onde estão os transportes públicos decentes? Onde estão as calçadas para quem precisa andar centenas de metros (até quilometros", como no caso do local onde moro)? Onde estão as passarelas para quem precisa atravessar largas avenidas lotadas de automóvel? Qual o estado dos "pontos de onibus"? E a rede de metrô??? Bem... fico por aqui. Por que um urbanista que não pensa prioritariamente em quem anda a pé, em criar um "bairro" exclusivo para os "nobres" afastando para as periferias das cidades satélites os menos favorecidos, e esquecendo de tecer uma infraestrutura que fomentasse o encontro, este, a meu ver, não mereceria o título. Pior fez quem aceitou a proposta.
O ser humano tem que vir em primeiro lugar.
Muito bom! Tudo muito certo, mas, verdade seja dita: o que foi dito sobre o Brasil colonial em geral não se aplica à Minas Gerais no século XVIII. Minas teve uma urbanização de qualidade ímpar. Tanto que concentra a maior parte do patrimônio artístico brasileiro.
A passagem desse Le CUbusier pelo Brasil destruiu a nossa arquitetura!
Minha cidade é horrorosa 😅 Brejo Santo CE, ainda bem que tem cidades piores...
Moro em São José dos Campos, interior de São Paulo, tenho vizinhos que são de Brejo Santo.
@@rubenssousajunior3397 Gente de minha cidade tem em todo canto kkkk
Kkkkkkkkk
@@rubenssousajunior3397 essa cidade e tranquila.
São Paulo capital e um inferno na terra.
Na década de setenta, a FAU. era referencia. Atualmente e´um laboratório LGBLGBTXYZ+.
Você poderia falar sobre o filosofo Roger Scruton? Por favor. Obrigado
Vendo tanta feiúra, cabe perguntar: precisa de arquiteto para esse horror? Arquitetos marxistas não são diferentes de intelectuais marxistas: "justiça social" na prancheta. Palestra excelente, poderiam voltar mais a estes assuntos, o urbanismo e a arquitetura foram muito bem abordados.
São Paulo era menor que RJ antes em 1910 e só ultrapassou o RJ 1960 mais SP só cresceu a população por causa das ondas imigratorias de europeus e asiáticos(Italiana,Espanhola,Libanesa,portuguesa,Alemã,polonesa,Francesa,japonesa,síria,inglesa,Suíça,austríaca,tcheca,lituana,Armênia,grega e outras menores).
Depois veio os migrantes nordestinos nordestinos(Baianos,pernambucanos que migraram para SP e depois dos anos 60 SP imigração argentinos,Chilena,chinesa,boliviana,Sul-coreana,boliviana,Sul-Africana,croatas,peruana,indianos e outras nacionalidades mais recentemente argentinos,Venezuelanos,paraguaios,Indianos,Haitianos,bolivianos,vietnamitas,mineiros e Paranaenses migram para cidade..
E sem contar que muitas favelas e assentamentos precários e devido a urbanização acelerada e forte migração nordestina que acabou transformando SP numa cidade multiculturalista com muitas origens diferentes tipo uma Nova York ou Melbourne Brasileiro.Mais com problemas sociais gravíssimos.
40:34 kkkkk Com certeza! Em Marseille há uma boca de fumo a cada 100 metros. Que cidade deprimente!
Alguém me explica pq uma aula dessas não se dá nos antros de comunistas que são as faculdades de arquitetura?
Pois é, todos os anos que passei lá nunca ouvi algo assim, e se acham os sabedores e donos da história.
Justamente para ocultarem nossa história.
Chamo atenção do cuidado que se deve ter ao utilizar o termo “Elite” pois o mesmo é utilizado pejorativamente, sendo que muitas vezes comete-se injustiças brutais com a verdadeira ELITE, que deveria ser, isso sim, reverenciada.
🤗🤗🤗🤗🤗🤗🤗
Há um choque arquitetónico no centro do Recife. Um prédio neoclássico junto a uma agencia da Caixa Económica. Agencia com arquitetura com linhas retas.0
Brasília, feita por um adorador de Stálin.
Lúcio Costa é quem planejou Brasília. O urbanismo de Brasília não é comunista, falar isso é um erro tremendo, na verdade o urbanismo de Brasília é devedor de diversas correntes urbanísticas, inclusive barrocas e românticas. Outra coisa, Lucio nunca disse que Brasília era uma avião, ele partiu do traçado que lembra o sinal da cruz, como quem batiza o chão de uma nova época, assim como os portugueses que fincaram a cruz em 1500. Esse sinal da cruz é a base do desenho da cidade
@@linuxfernando Dê google e procure cidades de arquitetura comunista, se você viu o vídeo até o fim, deve ter visto construções em países comunistas onde Niemeyer se inspirou.
@@ARUOM100 algumas solucoes arquitetonicas do construtivismo russo sao importantes. principalmente dos produtivistas. Nao e' pq surgiu sob a ideologia comunista que e' necessariamente ruim. Estude mais.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Esse tema não me interessa não tenho saco, você que estude se aprofunde depois me conte. Ouço grandes pensadores que já comentaram o tema como Olavo de Carvalho, professora Therezinha de Castro, como o palestrante.
Melhor lugar do Brasil. Arejada limpa fluida segura muita natureza e céu lindo. Obrigado a inspiração comunista
Danilo...
Por favor, você pode indicar títulos do material pesquisado?
Parabéns pela bela aula! 🍂🍃🌼📚📚🌷
Haverá continuação dessa aula?
caos estético nacional
Vai ter parte dois?
faltou o pavilhão mourisco no rio.
No Recife, eu considero feio o Parque Dona Lindu
30:25 era a igreja do corpo santo.
Mas a maioria dos hinos não fala de grandes feitos. O hino americo descreve um momento historico, a da Inglaterra é uma oração a Rainha, a françesa convoca os cidadão a "derramar o sangue dos impuros". Ainda assim entendo o ponto.
Se o americano descreve um momento histórico, ele fala de um feito. A Marseillaise é um grande elogio/convocação da Revolução Francesa, feito que muito orgulha (embora não deveria) os franceses
@@SKyrim190 É um jeito de ver. Ainda resta o hino inglês e o canadense, mas La Marseille não fala de um feito, està pedindo aos cidadão que se preparem para proteger aqueles que querem saquear as suas casas e matar os seus filhos e para molhar o solo da pàtria com o sangue dos impuros algo que està a ser feito. O que estou dizendo é que regra geral os hinos não precisam falar de grandes feitos, hinos são símbolos, assim como bandeiras, represantam a pàtria não definem o que ela seja. Você não precisa conhecer os significados da bandeira tricolor francesa para saber que ela significa frança. Talvez divirgimos porque tenho uma definição diferente de nação e nacionalismo.
@@miguelmarques4583 O hino francês só tem sentido diante do fato histórico da Revolução Francesa. Um fato histórico é um feito de um povo. Não estou afirmando que é uma regra absoluta e matemática, como 2+2 são 4, mas que no caso do hino americano e francês são ligados aos feitos dos povos destes países, me parece algo bem objetivo. Mesmo no caso inglês, o fato de ser uma referência à rainha, e a família real é obviamente inglesa, já demonstra uma ligação com a história daquele povo.
@@SKyrim190 Entendi, acho que concordo.
Mas que prédios horrorosos!
Em todo vídeo que se fala de Brasília tem sempre um retardado pra opinar. Primeiro: os políticos não são de Brasília e sua falta de índole nada tem a ver com a capital. Segundo: conheço o Brasil todo e bem. Já morei em outras cidades. Brasília é disparada a melhor qualidade de vida do país. Cidade limpa, organizada, trânsito fluido, segura, sem tumulto, com natureza exuberante, céu maravilhoso, custo de vida na média e rica em cultura.
a arquitetura de lá continua ruim. Sério. Sim, deve ser organizada. Brasília foi feita para encastelar os burocratas.
Acho que o Danilo nao e' arquiteto, ne'?
Chamem arquitetos também para falar sobre o assunto. Senao fica o único "argumento": "e' feio!", ou "e' bonito!". Arquitetura e' muito mais do que isso. Vai elevar o nível da discussão.
O belo é o belo. E o feio é o feio. Podemos optar pelo feio, mas não deixará de ser feio porque foi a opção escolhida.
Estou no 6 semestre da faculdade de arquitetura e vejo isso o tempo todo: professores comunistas tentando convencer os alunos de que até a autoconstrução (produto surgido da miséria) tem valor e beleza sua desordem e falta de método.
@@smartcooking6684 Existem muito mais coisas do que adjetivos na arquitetura. Escala, proporcao, carater, linguagem, relacao estrutura portante/estrutura formal, logica tecnica/linguagem, relacao com o contexto, relacao historia implicita ou explicita, etc.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Marco Vitruvius Pollio, o grande arquiteto romano definiu a "arquitetura sem frescura comunista" em 3 termos: Firmitas (solidez, segurança), Utilitas (utilidade, função) e Venustas (beleza, harmonia). Me parece que triste arquitetura moderna, sem identidade nacional, que é criticada pelo Danilo, não contempla todos os princípios do verdadeiro objeto arquitetônico.
@@marcosflavioteitelroitbuen8117 Se eu for contratar um arquiteto ele vir com um papo desse eu simplesmente mando ele tomar no C#u, prefiro colocar fogo no meu dinheiro, não vejo sentido algum em pagar alguém para fazer algo feio.
Alguém tem alguma referência arquitetônica conservadora? Digo, intelectual cujo campo de estudo atue na propagação dessa corrente.
Não existe nenhum conservador no Brasil que entenda alguma coisa de arte.
@@linuxfernando ... Ninguém sabe o que é arte. Alguém Sabe ?
@@linuxfernando Lucio Costa era, em termos, conservador. Amava a arquitetura colonial brasileira. A arquitetura do Palacio Monroe, era justamente o que vinha de fora mastigado. Lucio Costa buscava justamente uma identidade nacional no passado.
Eu concordo com você Marcos, Lúcio na verdade, era um grande conhecedor da arquitetura brasileira, escreveu artigos interessantes no qual aponta elementos comuns entre a tradição arquitetônica nacional e a arquitetura moderna. Quando eu disse que conservador não sabe arte, me refiro ao momento atual, pelo menos no Instagram, tem uma galera conservadora que fala de arte, que não sabe nada, nada mesmo. Sou católico, formado em historia da arte e museologia, mestre em arquitetura e urbanismo, pesquiso justamente o patrimônio urbano e arquitetônico brasileiro, tudo que eu aprendi sobre arte foi na UnB, não no meio conservador. Eu acho que a arquitetura atual tem coisas interessantes, outra coisa, se essa arquitetura moderna é feia... o capitalismo liberal tem tanto ou mais culpa que o comunismo, ex: os primeiros planos de urbanização no Brasil, chamados de planos de embelezamento e saneamento, como vão ocorrer em Porto Alegre, Recife, Santos, buscava ainda uma beleza para o espaço urbano....depois do plano Buvard em SP, a tônica da cidade funcional ganha relevo, e o senso estético sai..... o que move isso não é o comunismo e sim a visão de uma cidade que só serviria para a economia de mercado. Além disso, esse urbanismo moderno não existe somente em Brasília, mas também em Goiânia, Maringá, Curitiba, Belo Horizonte....centenas de cidades do PR, MT .... todas elas são comunistas? igual Brasília? não, pois foram criadas dentro de uma lógica de mercado e para servir ao mercado, o capitalismo estragou as cidades brasileiras.
Le Corbusier é quase um Deus para alguns professores de arquitetura e urbanismo. Arquitetura feia e sem vida.
Muito interessante, mas a oratória precisa melhorar!
O assunto é interessante mas o palestrante é muito ruim.
Parabéns otimos esclarecimentos, nós precisamos ficar atentos estamos num beco sem saída e o Brasil chora com esta situação.