pessoal, a engenharia de software é uma área dentro da ciência da computação, é um termo utilizado na área, uma denominação de um cargo que existe não só aqui como lá fora pra quem trabalha projetando e desenvolvendo software. A confusão que estão fazendo aqui é porque o CREA decidiu colocar isso no mesmo balaio só por causa do nome "engenharia" que um curso específico de TI possui, mesmo sem ter relação com as engenharias tradicionais. Então em resumo: Se você é formado em ciencia da computacao, ads, sistemas de informacao, engenharia de software ou outro curso de ti e trabalha especificando, projetando, implementando e mantendo sistemas de software, você é um engenheiro de software.
Meu nobre, entendo perfeitamente o que você fala e até concordo, mas juridicamente falando, é considerado APENAS Engenheiro de Software, pessoas formandas nesta área e com registro profissional no CREA. Caso alguém se intitule no Brasil Engenheiro de Software e não preenche os requisitos legais, estará configurando o crime de exercício ilegal da profissão. O Engenheiro da Computação passa 5 anos estudando hardware e software e o Engenheiro de Software 4 anos de dedicação exclusiva na área de software. Quem cursa Engenharia de Software, paga cadeiras específicas de engenharia, como qualquer outra, tais como: cálculo, álgebra, matemática, lógica, desenho...
@@carlospessoa4302 Existe uma certa confusão sobre esse assunto. O termo "engenheiro de software" não necessariamente atribui o título de engenheiro a alguém, uma vez que a Engenharia de Software é uma subárea da Computação. Portanto, o profissional que trabalha com essa subárea pode ser chamado de engenheiro de software, mas não é um "Engenheiro" no sentido convencional, como nas diversas engenharias tradicionais, tais como Civil, Mecânica, etc. O que torna a questão ainda mais confusa é que alguns cursos de Engenharia de Software no Brasil não têm necessariamente ligação com o CREA. Essa ligação depende de o curso ser reconhecido como Engenharia plena ou como uma subárea da Computação (Engenharia de Software). Quanto ao uso do termo "engenheiro" e ao exercício ilegal da profissão, isso só faria sentido se alguém estivesse tentando se passar por um engenheiro credenciado. como exemplo: Segue abaixo um trecho do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Software da Universidade do Estado Do Pará(UEPA) "O primeiro desafio no processo de concepção do Curso é deixar claro a intenção de criar um curso de Computação e não de Engenharia. O termo “engenharia” está relacionado ao significado de criação e evolução de produtos de software de forma sistemática. A área de Engenharia de Software investiga todos os aspectos relacionados à produção de software de qualidade e economicamente viável. Portanto, o Curso de Engenharia de Software não está associado a nenhum órgão de Engenharia ou segue as diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia. "
@@yurisawaki9496 você deu um exemplo excelente sobre como ocorre a confusão por causa do nome "engenharia" no curso e como realmente funciona um curso de Engenharia de Software que segue as diretrizes de cursos da área da computação e não de cursos de engenharia.
Fernanda, sei que este não é exatamente o tópico, mas acredito que muitos gostariam de conhecer um pouco mais sobre sua caminhada antes da universidade. Acho que as principais dúvidas são as seguintes: Você estudou em escola pública ou particular? Seus pais são acadêmicos ou atuam na iniciativa privada? Qual foi a influência deles no seu aprendizado? Quais cursinhos você fez durante o ensino fundamental e médio? Sei que são muitas perguntas, mas acredito que o que chama a atenção no seu caso é a sua facilidade em aprender coisas novas e transmitir esse conhecimento, o que é realmente impressionante. Na minha opinião, você é a grande revelação da área tech nos últimos anos.
Primeiramente muitoo obrigada @NirvanaFlameA 💜 Não sei se tenho uma facilidade tão grande assim, mas fico lisonjeada com o elogio hahaha Vou pensar em um vídeo aqui para os membros contando um pouquinho mais da minha história, pois pelo jeito é uma curiosidade geral mesmo! Mas muito obrigada novamente.
Poh, trabalho a quase 3 anos na área e tô no meio pro final da minha faculdade, inclusive estou tendo matéria de engenharia de software...Só agora que entendi o que é/faz um engenheiro de software, basicamente o que tenho feito nesses últimos 3 anos kkkkkkk No fim é tudo programador, ou melhor pedreiro de software....
Aplicativo cursa ele e muito bom demais para quem estuda engenheira de software , informática Ti no aplicativo para quem ainda não está estudando e bom para saber sobre a faculdade.
Na verdade o engenheiro de software é responsável projetar e guiar o desenvolvimento do software, não programar diretamente. As pessoas estão confundido as nomenclaturas
Excelente vídeo ! #Parabéns Tomo a liberdade de sugerir um vídeo sobre fazer um CRUD, Maven, Spring Boot, de arquivos .pdf , para confeccionar relatórios e outros documentos em uma empresa.
No seu contrato de trabalho está registrada como Engenheira de Software? E você assina algum documento como responsável? Há necessidade de assinar algum tipo de documento de projeto, como Eng. Software? E se sim? É exigido algum tipo de Registro Profissional? Como o caso dos Eng. Mecânico, Eng. Cívil, Eng. Elétrico, etc?
Deve ser por isso que as matérias de ADS E engenheiro de software sao bem parecidas, na verdade as duas carreiras tem as mesmas funções de atividade profissional.
Eu faço faculdade de engenharia de software e ainda não faz sentido uma das principais atribuições do eng. software ser programar, afinal um eng civil não fica na obra assentando tijolos. E por favor entendam, não é menosprezando quem faz o serviço, no meu entendimento são coisas muito diferentes. Pra mim o Eng. Software tem que ser o cara com um conhecimento técnico científico apurado para planejar e projetar sistemas cada vez mais eficazes. Gosto muito de programar, mas não vejo sentido ser a principal atribuição.
Gent eu vou começar a faculdade de engenharia da computaçao ( e a unica da area de ti na minha cidade) mas quero ser desenvolvedor de softwares e to estudando por fora com cursos gratuitos, alguma dica ?
Uma duvida que muita gente tem e' qual a diferença entre engenheiro e arquiteto de software , vc, Fernanda ou alguem, por favor nos comentarios pode me tirar esta duvida? 🤔
@@Kalashnikov_047 Explicação totalmente errada. Se não vai ajudar não atrapalha, tem uns devs com um ego do tamanho de Júpiter, se cagam os especiais. Arquitetos de software desenham e desenvolvem sistemas e aplicativos de software. Eles podem criar software personalizado para clientes ou produtos orientados para os consumidores, como jogos ou aplicativos. Eles são responsáveis pela tomada de decisões de alto nível no processo de desenvolvimento. Decidem sobre o design, medidas técnicas, plataformas ou padrões de programação que serão usados no projeto. Além disso, normalmente eles tendem também a supervisionar e trabalhar em estreita colaboração com outros membros de uma equipe de desenvolvimento, como os programadores. O engenheiro de software atua no projeto e desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas. Trabalha na criação do conjunto de instruções lógicas, conhecido como software, que direciona as operações de um computador ou sistema de processamento de dados. Sua função é demandada na indústria de tecnologia, tendo em vista a criação de soluções que atendam às necessidades dos usuários, sejam aplicações de negócios, sistemas operacionais, jogos, ferramentas de produtividade e outros tipos de software.
Infelizmente na minha cidade e em cidades próximas não tem presencial, quero muito fazer e vou começar e ter que fazer em EAD saberia me dizer se isso afeta em algo nas vagas de trabalho por ser EAD? Ou não afeta em nada e vale como Diploma normalmente?
Olá Fernanda, estou começando esse curso, entretanto não sei nada de programação, vi alguns vídeos seus e minha cabeça doeu de tanto ver esses códigos, será que vou conseguir aprender? e qual semestre você começou a programar? abraços!
Comecei a trabalhar como desenvolvedor em 2022, prestando serviços como PJ, em 2024 resolvi fazer um curso acadêmico e hoje estou fazendo Ciências da Computação, gostaria de saber e até para melhorar a venda de meus serviços sendo ele ou CLT ou PJ, de qual título usar em currículos ou redes sociais como Linkedin, pois tenho muita preocupação quanto a isso, vejo muitos colegas da área que se entitulam como "Engenheiro de Software" mas fizeram curso de ADS ou CC. Em um estágio posso ser contrato como Engenheiro de Software Junior? Depois de formado também posso usar este título? Bom essas são algumas dúvidas que tenho por hora, e realmente gostaria de saber mais sobre.
Olá, não entendo muito de informática, mas posso te dar uma dica: faça um portfólio, coloque sua formação, mas foque na sua área preferida, aquela que vc faz melhor e coloque alguns trabalhos que já tenha feito nessa área.
@@gust4x7 boy, eu fui pela eng de soft pq quero estar 100% focado no desenvolvimento de software, tenho 0 interesse em trabalhar com hardware. põe isso na balança, vc tem vontade de estudar e trabalhar com arquitetura de computadores ?
Muita informação incoerente. Programador = tem conhecimento técnico em programação, se ele amplia seu escopo ele vira desenvolvedor. Desenvolvedor = já tem o conhecimento não só técnico, mas de um todo. Engenheiro de software = tem o conhecimento de um todo, mas se você não fez uma faculdade e não tem seu CREA você não é engenheiro. Você pode até se autodenominar engenheiro, e dessa forma vai ser só mais um que se dá título de doutor sem ter doutorado.
@@heraldo623 Na realidade se você for pra o mercado em uma empresa minimamente estruturada e sério atuar como engenheiro você precisa obrigatoriamente estar no CREA para atuar. Agora fora disso é outra história...
Com certeza "Doutor"... O mercado vai olhar pra vc e ver se vc tem CFM ou OAB se você tiver ele vai dizer que vc é médico ou advogado se não tiver ele vai que você não é, vc está certíssimo😂. Da mesma forma o CREA pros engenheiros. Não foi eu criei essas normas e elas não existem apenas no Brasil. Se qualquer um desses três profissionais atuar sem consentimento do órgão regulador ele vai sofrer sanções administrativas, multas, processos judiciais, penalidade civil e criminal. Duvido muito que alguma empresa assine a carteira de trabalho de um programador sem graduação de engenharia de software como engenheiro, dependendo da empresa isso pode acarretar no fim dela. Se seguirmos sua lógica qualquer pedreiro que construa uma edificação de porte médio sozinho sem ajuda de arquiteto ou engenheiro com formação poderia se auto declarar engenheiro. Mas a pergunta que eu faço é: quem contrataria um pedreiro pra construir um edifício de mais 100 andares em Nova York ?
@@elvispresley1728 Pelo que eu vejo no mercado o crea só é exigido para pessoas que trabalham em empresas que prestam serviços para o governo e órgãos publico, fora desse escopo galera com ou sem faculdade, com crea ou sem estão sendo contratado como engenheiro em big tech, fin tech gigantes do varejo... Se for olhar na pratica a galera que nao é engenheiro do crea tem mais conhecimento tecnico e pratico, no fim so são títulos.
Programador é o termo mais genérico, geralmente é usado por quem é capaz de programar uma máquina específica. Analista de Sistemas ou Desenvolvedor de Software é o profissional capaz de desenvolver um produto de software desde o design até a implementação. Na gringa o termo Software Engineer é usado. Arquiteto de Software é um desenvolvedor especialista no design técnico de produtos de software.
@@Kalashnikov_047 Não. Computador Pessoal (PC) não é a única máquina programável. Programador é um termo muito genérico. Em toda área de atuação existem especilidades, e o especialista usa um título pra expressar isso. O mais correto é usar Analista de Sistemas se vc desenvolve produtos de software (resolve algum problema do mundo real e é pago pra isso). Os gringos usam Software Engineer, raramente usam Programmer. Empresas brasileiras passaram a usar Engenheiro de Software.
Fê e galera, oq vcs acham do pessoal que faz ADS e coloca Eng de Software? Tipo, não tô criticando ou algo do tipo, só que nos últimos meses eu reparei que há pessoas que fazem isso, se configura como "mentira"? Sei que engenheiro tem mais peso para uma vagas, mas não pode dar problema dps? Enfim, queria só comentar sobre esse debate
Se vc perceber, qualquer empresa tem isso agora de engenheiro de software, antigamente era Analista de Sistema ou Programador , é tudo a mesma porcaria, vão se lascar de trabalhar e depois toma um layoff 😅😅😅 aí vai pro Uber.... é onde tem mais engenheiros....
É você colocar na régua um curso tecnológico e um bacharelado na prática, na gringa somente é aceito diploma em bacharelado geralmente. É o dobro de tempo estudando e etc, o melhor é investir na engenharia de software com certeza.
A galera costuma "gourmetizar" o cargo "Engenheiro de Software", mas a real é que é só um nome bonito pra programador mesmo, na prática todo mundo faz a mesma coisa: subir bug em prod e ter que corrigir 🤡 😂
Aí entra um ponto super interessante para ser analisado, você pode ser programador sem faculdade e tudo bem. Agora ser engenheiro de software exige sim uma graduação e te coloca em evidência, mesmo você sendo o mais pica do mundo.
Na verdade não. Você não aprende sobre compiladores na faculdade de engenharia de software. Você já passou por uma faculdade? Nem aqui e nem na gringa as disciplinas são iguais. Tem várias diferenças.
O que recomendo para ele é que faça engenharia de software mesmo na faculdade, nem pensa em pagar curso de desenvolvimento de jogos, pode acreditar, esses cursos são uma mentirada.
eu tenho medo é entrar na área e isso acontecer Exemplo: Fulano: "o Jovem já que voce entrou agora, tem como resolver isso pra mim ?". eu: "OLHA EU SÓ SEI NA TEORIA, A FACULDADE NÃO ME ENSINOU NA PRATICA, ENTÃO EU NÃO SEI KKK".. ESSE É O MEU MEDO
@@denernun só deram nomes bonitos ai.. quando comecei nem tinha JR, Pleno, SR não.. e fazia é tudo não tinha essa que vc só fica ali fazendo desenhos não..kkk
@@gepetovovo2509 hoje o cara sai da faculdade, cabaço total, e já é engenheiro em qualquer birosca, ainda bem que já estou me aposentando, não suporto essa molecada de hoje 😂😂😂 agora vou ficar só causando na internet 😂
Não amigo. As ramificações foram surgindo de acordo com a complexidade que os softwares foram sofrendo ao longo de sua vida. E a complexidade se faz de acordo com as tecnologias e necessidades que a usabilidade final, demanda. Por exemplo: se a 10 anos um simples cta era do tipo toma e me retorna, hoje dentro deste mesmo usecase, pode-se se ter uma infinidade de necessidades para retornar ao usuário uma outra infinidade de possibilidades. Sendo assim, cada vez mais necessita-se de engenheiros e especialistas nas diversas camadas da arquitetura dos softwares. Foi-se o tempo que bastava um Webmaster pra resolver tudo. 🤘🏻
Deve ser por isso que as matérias de ADS E engenheiro de software sao bem parecidas, na verdade as duas carreiras tem as mesmas funções de atividade profissional.
pessoal, a engenharia de software é uma área dentro da ciência da computação, é um termo utilizado na área, uma denominação de um cargo que existe não só aqui como lá fora pra quem trabalha projetando e desenvolvendo software. A confusão que estão fazendo aqui é porque o CREA decidiu colocar isso no mesmo balaio só por causa do nome "engenharia" que um curso específico de TI possui, mesmo sem ter relação com as engenharias tradicionais. Então em resumo: Se você é formado em ciencia da computacao, ads, sistemas de informacao, engenharia de software ou outro curso de ti e trabalha especificando, projetando, implementando e mantendo sistemas de software, você é um engenheiro de software.
Ótimo comentário meu amigo(a)!
Meu nobre, entendo perfeitamente o que você fala e até concordo, mas juridicamente falando, é considerado APENAS Engenheiro de Software, pessoas formandas nesta área e com registro profissional no CREA. Caso alguém se intitule no Brasil Engenheiro de Software e não preenche os requisitos legais, estará configurando o crime de exercício ilegal da profissão. O Engenheiro da Computação passa 5 anos estudando hardware e software e o Engenheiro de Software 4 anos de dedicação exclusiva na área de software. Quem cursa Engenharia de Software, paga cadeiras específicas de engenharia, como qualquer outra, tais como: cálculo, álgebra, matemática, lógica, desenho...
@@carlospessoa4302 CREA é o mesmo que nada, como todo e qualquer órgão governamental que só quer ganhar a mamata sem fazer porra nenhuma.
@@carlospessoa4302 Existe uma certa confusão sobre esse assunto. O termo "engenheiro de software" não necessariamente atribui o título de engenheiro a alguém, uma vez que a Engenharia de Software é uma subárea da Computação. Portanto, o profissional que trabalha com essa subárea pode ser chamado de engenheiro de software, mas não é um "Engenheiro" no sentido convencional, como nas diversas engenharias tradicionais, tais como Civil, Mecânica, etc.
O que torna a questão ainda mais confusa é que alguns cursos de Engenharia de Software no Brasil não têm necessariamente ligação com o CREA. Essa ligação depende de o curso ser reconhecido como Engenharia plena ou como uma subárea da Computação (Engenharia de Software).
Quanto ao uso do termo "engenheiro" e ao exercício ilegal da profissão, isso só faria sentido se alguém estivesse tentando se passar por um engenheiro credenciado.
como exemplo:
Segue abaixo um trecho do projeto pedagógico do curso de Engenharia de Software da Universidade do Estado Do Pará(UEPA)
"O primeiro desafio no processo de concepção do Curso é deixar claro a intenção de
criar um curso de Computação e não de Engenharia. O termo “engenharia” está relacionado
ao significado de criação e evolução de produtos de software de forma sistemática. A área de
Engenharia de Software investiga todos os aspectos relacionados à produção de software de
qualidade e economicamente viável. Portanto, o Curso de Engenharia de Software não está
associado a nenhum órgão de Engenharia ou segue as diretrizes curriculares dos cursos de
Engenharia. "
@@yurisawaki9496 você deu um exemplo excelente sobre como ocorre a confusão por causa do nome "engenharia" no curso e como realmente funciona um curso de Engenharia de Software que segue as diretrizes de cursos da área da computação e não de cursos de engenharia.
A Thumb com o capacete de Engenheiro é como eu me sinto quando to trabalhando Kkkkkkkkkkk
hahaahahaha
Fernanda, sei que este não é exatamente o tópico, mas acredito que muitos gostariam de conhecer um pouco mais sobre sua caminhada antes da universidade. Acho que as principais dúvidas são as seguintes: Você estudou em escola pública ou particular? Seus pais são acadêmicos ou atuam na iniciativa privada? Qual foi a influência deles no seu aprendizado? Quais cursinhos você fez durante o ensino fundamental e médio? Sei que são muitas perguntas, mas acredito que o que chama a atenção no seu caso é a sua facilidade em aprender coisas novas e transmitir esse conhecimento, o que é realmente impressionante. Na minha opinião, você é a grande revelação da área tech nos últimos anos.
a mãe dela é da área de ti
Primeiramente muitoo obrigada @NirvanaFlameA 💜
Não sei se tenho uma facilidade tão grande assim, mas fico lisonjeada com o elogio hahaha
Vou pensar em um vídeo aqui para os membros contando um pouquinho mais da minha história, pois pelo jeito é uma curiosidade geral mesmo!
Mas muito obrigada novamente.
Poh, trabalho a quase 3 anos na área e tô no meio pro final da minha faculdade, inclusive estou tendo matéria de engenharia de software...Só agora que entendi o que é/faz um engenheiro de software, basicamente o que tenho feito nesses últimos 3 anos kkkkkkk
No fim é tudo programador, ou melhor pedreiro de software....
Exato, sempre foi assim, desde os anos 80 quando comecei, não falou nada mais do que sempre foi, só mudou o nome da coisa
Faço ADS, e na minha grade tem engenharia de software tbm kk
kkkkkkkk pião de software
Irmão vale a pena seguir engenharia de software
Aplicativo cursa ele e muito bom demais para quem estuda engenheira de software , informática Ti no aplicativo para quem ainda não está estudando e bom para saber sobre a faculdade.
Incrível conteúdo Fer, obrigado por sempre trazer esses vídeos contando mais das suas experiencias e sobre tecnologia no geral.
Que bom que você gostou, Pedro 💜
Fico muito feliz em poder ajudar
Na verdade o engenheiro de software é responsável projetar e guiar o desenvolvimento do software, não programar diretamente. As pessoas estão confundido as nomenclaturas
Isso depende muito da empresa!
Na empresa que trabalho, tenho o cargo de Eng. de Software, e programo!
Ahhahaha
Qual o salário ? Desculpe a pergunta, mas me interresso entrar nesta área 😔@@kipperdev
Deveria ser assim, mas muitas empresas colocam o eng para codar e não só arquitetar o projeto.
Quanto é o salario da soft da engenharia soft?@@kipperdev
10,980 reais @@spookhig
Excelente vídeo !
#Parabéns
Tomo a liberdade de sugerir um vídeo sobre fazer um CRUD, Maven, Spring Boot, de arquivos .pdf , para confeccionar relatórios e outros documentos em uma empresa.
Excelente conteudo. Canal dahora.
No seu contrato de trabalho está registrada como Engenheira de Software? E você assina algum documento como responsável? Há necessidade de assinar algum tipo de documento de projeto, como Eng. Software? E se sim? É exigido algum tipo de Registro Profissional? Como o caso dos Eng. Mecânico, Eng. Cívil, Eng. Elétrico, etc?
Engenheiro sem CREA? 🎓🤯 #desenvolvedores #engenhariadesoftware #programação
Deve ser por isso que as matérias de ADS E engenheiro de software sao bem parecidas, na verdade as duas carreiras tem as mesmas funções de atividade profissional.
A foto da capa do video ficou top hehe... e claro o conteudo tambem Fe, parabens!!!
Eu faço faculdade de engenharia de software e ainda não faz sentido uma das principais atribuições do eng. software ser programar, afinal um eng civil não fica na obra assentando tijolos. E por favor entendam, não é menosprezando quem faz o serviço, no meu entendimento são coisas muito diferentes. Pra mim o Eng. Software tem que ser o cara com um conhecimento técnico científico apurado para planejar e projetar sistemas cada vez mais eficazes.
Gosto muito de programar, mas não vejo sentido ser a principal atribuição.
Sim, exatamente. Na minha visão está muito ligado a gerenciamento de projeto. O livro Engenharia de Software do Pressman explica bem essa visão.
pura verdade
legaaaal Fer, excelente video e conteudo de altissima qualidade como sempre hehehe
Obrigadaaaa Johnn! Tmjj! 💜💜
Conteúdo excelente como sempre, Fê!
Obrigadaa May!! 🫶🏼💜
Gent eu vou começar a faculdade de engenharia da computaçao ( e a unica da area de ti na minha cidade) mas quero ser desenvolvedor de softwares e to estudando por fora com cursos gratuitos, alguma dica ?
assinei o membro aqui e agora omg
Espero que goste
Para o mercado tem muita diferença para quem se formou em uma Universidade pública de quem fez em uma particular ?
Oi, faz um video sobre regra de negocio em relacao a nossa area de dev, visao de todo etc..
Engenheiro de Software tem direito ao CREA?
O engenheiro de software faz oq vc xinga o de hardware oq vc chuta
Quais faculdades de engenharia de software online vc indicaria?
Engenheiro usa capacete branco. O capacete amarelo é usado por visitantes.
Na real, somos: DBAs, Arquitetos, Desenvolvedores, Analistas de Sistemas e Líderes tudo junto.
Fer é braba!!
estou em duvida de engenheiro de software e programador vocês me ajudam
Uma duvida que muita gente tem e' qual a diferença entre engenheiro e arquiteto de software , vc, Fernanda ou alguem, por favor nos comentarios pode me tirar esta duvida? 🤔
Oh mds…
É só pensar na construção civil, o que faz o Arquiteto ? O que faz o engenheiro ? Pronto…
@@Kalashnikov_047
Explicação totalmente errada.
Se não vai ajudar não atrapalha, tem uns devs com um ego do tamanho de Júpiter, se cagam os especiais.
Arquitetos de software desenham e desenvolvem sistemas e aplicativos de software. Eles podem criar software personalizado para clientes ou produtos orientados para os consumidores, como jogos ou aplicativos.
Eles são responsáveis pela tomada de decisões de alto nível no processo de desenvolvimento. Decidem sobre o design, medidas técnicas, plataformas ou padrões de programação que serão usados no projeto.
Além disso, normalmente eles tendem também a supervisionar e trabalhar em estreita colaboração com outros membros de uma equipe de desenvolvimento, como os programadores.
O engenheiro de software atua no projeto e desenvolvimento de sistemas, aplicativos e programas. Trabalha na criação do conjunto de instruções lógicas, conhecido como software, que direciona as operações de um computador ou sistema de processamento de dados.
Sua função é demandada na indústria de tecnologia, tendo em vista a criação de soluções que atendam às necessidades dos usuários, sejam aplicações de negócios, sistemas operacionais, jogos, ferramentas de produtividade e outros tipos de software.
Infelizmente na minha cidade e em cidades próximas não tem presencial, quero muito fazer e vou começar e ter que fazer em EAD saberia me dizer se isso afeta em algo nas vagas de trabalho por ser EAD? Ou não afeta em nada e vale como Diploma normalmente?
Olá Fernanda, estou começando esse curso, entretanto não sei nada de programação, vi alguns vídeos seus e minha cabeça doeu de tanto ver esses códigos, será que vou conseguir aprender? e qual semestre você começou a programar? abraços!
Comecei a trabalhar como desenvolvedor em 2022, prestando serviços como PJ, em 2024 resolvi fazer um curso acadêmico e hoje estou fazendo Ciências da Computação, gostaria de saber e até para melhorar a venda de meus serviços sendo ele ou CLT ou PJ, de qual título usar em currículos ou redes sociais como Linkedin, pois tenho muita preocupação quanto a isso, vejo muitos colegas da área que se entitulam como "Engenheiro de Software" mas fizeram curso de ADS ou CC.
Em um estágio posso ser contrato como Engenheiro de Software Junior?
Depois de formado também posso usar este título?
Bom essas são algumas dúvidas que tenho por hora, e realmente gostaria de saber mais sobre.
Olá, não entendo muito de informática, mas posso te dar uma dica: faça um portfólio, coloque sua formação, mas foque na sua área preferida, aquela que vc faz melhor e coloque alguns trabalhos que já tenha feito nessa área.
Tem vídeos aqui no UA-cam ensinando nessa área.
Espetacular
Maravilha
Meu sonho atual é de me tornar engenheiro de software no CESAR.
Eu ainda vou trabalhar com vc😊
Oloko você e engenheira de software no Itaú 🫣🫣🫣🫣
Qual é o melhor pra fazer? Engenharia da computação ou de software
depende doq vc quer...
@@joao_buda quero fazer o melhor pq pra mim os dois sao praticamente a mesma coisa e não encontrei a diferença
@@gust4x7 boy, eu fui pela eng de soft pq quero estar 100% focado no desenvolvimento de software, tenho 0 interesse em trabalhar com hardware. põe isso na balança, vc tem vontade de estudar e trabalhar com arquitetura de computadores ?
Fe combina até com epi de obra xD
ahuaauhauhauhau
blz, oq é scrum/escrum? realmente não sei kkk
Muita informação incoerente.
Programador = tem conhecimento técnico em programação, se ele amplia seu escopo ele vira desenvolvedor.
Desenvolvedor = já tem o conhecimento não só técnico, mas de um todo.
Engenheiro de software = tem o conhecimento de um todo, mas se você não fez uma faculdade e não tem seu CREA você não é engenheiro.
Você pode até se autodenominar engenheiro, e dessa forma vai ser só mais um que se dá título de doutor sem ter doutorado.
Muito bem colocado
CREA é irrelevante. Quem diz se vc é engenheiro ou não é o mercado.
@@heraldo623 Na realidade se você for pra o mercado em uma empresa minimamente estruturada e sério atuar como engenheiro você precisa obrigatoriamente estar no CREA para atuar. Agora fora disso é outra história...
Com certeza "Doutor"... O mercado vai olhar pra vc e ver se vc tem CFM ou OAB se você tiver ele vai dizer que vc é médico ou advogado se não tiver ele vai que você não é, vc está certíssimo😂. Da mesma forma o CREA pros engenheiros. Não foi eu criei essas normas e elas não existem apenas no Brasil.
Se qualquer um desses três profissionais atuar sem consentimento do órgão regulador ele vai sofrer sanções administrativas, multas, processos judiciais, penalidade civil e criminal.
Duvido muito que alguma empresa assine a carteira de trabalho de um programador sem graduação de engenharia de software como engenheiro, dependendo da empresa isso pode acarretar no fim dela.
Se seguirmos sua lógica qualquer pedreiro que construa uma edificação de porte médio sozinho sem ajuda de arquiteto ou engenheiro com formação poderia se auto declarar engenheiro. Mas a pergunta que eu faço é: quem contrataria um pedreiro pra construir um edifício de mais 100 andares em Nova York ?
@@elvispresley1728 Pelo que eu vejo no mercado o crea só é exigido para pessoas que trabalham em empresas que prestam serviços para o governo e órgãos publico, fora desse escopo galera com ou sem faculdade, com crea ou sem estão sendo contratado como engenheiro em big tech, fin tech gigantes do varejo... Se for olhar na pratica a galera que nao é engenheiro do crea tem mais conhecimento tecnico e pratico, no fim so são títulos.
Programador é o termo mais genérico, geralmente é usado por quem é capaz de programar uma máquina específica.
Analista de Sistemas ou Desenvolvedor de Software é o profissional capaz de desenvolver um produto de software desde o design até a implementação. Na gringa o termo Software Engineer é usado.
Arquiteto de Software é um desenvolvedor especialista no design técnico de produtos de software.
caramba gostei
Mesma merda…
Tu deve ser Dev personalite…
“Ui ui eu codo em Flutter ui ui ”
“Ui ui eu sou programador React ui ui ”
@@Kalashnikov_047 Não.
Computador Pessoal (PC) não é a única máquina programável. Programador é um termo muito genérico.
Em toda área de atuação existem especilidades, e o especialista usa um título pra expressar isso. O mais correto é usar Analista de Sistemas se vc desenvolve produtos de software (resolve algum problema do mundo real e é pago pra isso). Os gringos usam Software Engineer, raramente usam Programmer. Empresas brasileiras passaram a usar Engenheiro de Software.
@@heraldo623 exatamente!
Fê e galera, oq vcs acham do pessoal que faz ADS e coloca Eng de Software?
Tipo, não tô criticando ou algo do tipo, só que nos últimos meses eu reparei que há pessoas que fazem isso, se configura como "mentira"?
Sei que engenheiro tem mais peso para uma vagas, mas não pode dar problema dps?
Enfim, queria só comentar sobre esse debate
Se vc perceber, qualquer empresa tem isso agora de engenheiro de software, antigamente era Analista de Sistema ou Programador , é tudo a mesma porcaria, vão se lascar de trabalhar e depois toma um layoff 😅😅😅 aí vai pro Uber.... é onde tem mais engenheiros....
É você colocar na régua um curso tecnológico e um bacharelado na prática, na gringa somente é aceito diploma em bacharelado geralmente. É o dobro de tempo estudando e etc, o melhor é investir na engenharia de software com certeza.
@@ronnefigueira3100 muita gente fez ADS e tá na Europa.
@@drivemobilidadeurbana990 Top, tenta validar o diploma lá. 👀🫶
Como assim você não faz prédios e pontes com código? Prédio é meu back-end e ponte são minhas APIs
Legal, ent vc conecta uma ponte no prédio?
deveria a thumb tb tá dentro de um carro com logo do Uber e 99... kkk seria muito bom tb.
Tá é bugado o UA-cam
cara eu sou estagiario mais faço exatamente isso
pedreiro de código e no futuro vai ser pedreiro mesmo
Aplicativo cursa ele e gratuito e tem como emitir o certificado quando terminar o curso.
Tem vários outros cursos no aplicativo redação , matérias para o Enem, informática básica, orticultura, enfermagem e muito mais
A galera costuma "gourmetizar" o cargo "Engenheiro de Software", mas a real é que é só um nome bonito pra programador mesmo, na prática todo mundo faz a mesma coisa: subir bug em prod e ter que corrigir 🤡 😂
Aí entra um ponto super interessante para ser analisado, você pode ser programador sem faculdade e tudo bem. Agora ser engenheiro de software exige sim uma graduação e te coloca em evidência, mesmo você sendo o mais pica do mundo.
hahaaha simmm exatamente isso. Além de que as empresas também disputam por nós, então a que mais chamar a atenção para a sua vaga tem mais vantagens.
Na verdade não.
Você não aprende sobre compiladores na faculdade de engenharia de software.
Você já passou por uma faculdade? Nem aqui e nem na gringa as disciplinas são iguais.
Tem várias diferenças.
ele vende curso igual vc kkkk e nn ganha nada com programação
Meu filho tem 8 anos e se interessou por programação (quer fazer jogos), por onde começo para incentivar a ele?
Que legal, Danielle! Eu começaria dando uma olhada nesse site: scratch.mit.edu/parents
O que recomendo para ele é que faça engenharia de software mesmo na faculdade, nem pensa em pagar curso de desenvolvimento de jogos, pode acreditar, esses cursos são uma mentirada.
eu tenho medo é entrar na área e isso acontecer
Exemplo:
Fulano: "o Jovem já que voce entrou agora, tem como resolver isso pra mim ?".
eu: "OLHA EU SÓ SEI NA TEORIA, A FACULDADE NÃO ME ENSINOU NA PRATICA, ENTÃO EU NÃO SEI KKK"..
ESSE É O MEU MEDO
Se a sua facul NN ensinou na prática , troca a facul aí amigo kkkkkk
@@DaniGomes-kw1wz não mano, agora que estou quase terminando e tbm estou fazendo EAD né ,
na prática é por mim, na raça
@@DaniGomes-kw1wz troca o a facul kkkkslk
Engenheiro de Software é a mesma coisa que Analista de Sistema de antigamente, todo mundo sempre desenvolveu, agora que inventaram essas coisas...
nao amigo.. antigamente não se via analista de sistemas, sendo Taxista.. ou motorista de APP
@@gepetovovo2509 exato 👏 e olha que hoje falam que a demanda é de 1 trilhão de devs até 2030 😂😂😂
@@denernun só deram nomes bonitos ai.. quando comecei nem tinha JR, Pleno, SR não.. e fazia é tudo não tinha essa que vc só fica ali fazendo desenhos não..kkk
@@gepetovovo2509 hoje o cara sai da faculdade, cabaço total, e já é engenheiro em qualquer birosca, ainda bem que já estou me aposentando, não suporto essa molecada de hoje 😂😂😂 agora vou ficar só causando na internet 😂
Não amigo. As ramificações foram surgindo de acordo com a complexidade que os softwares foram sofrendo ao longo de sua vida. E a complexidade se faz de acordo com as tecnologias e necessidades que a usabilidade final, demanda. Por exemplo: se a 10 anos um simples cta era do tipo toma e me retorna, hoje dentro deste mesmo usecase, pode-se se ter uma infinidade de necessidades para retornar ao usuário uma outra infinidade de possibilidades. Sendo assim, cada vez mais necessita-se de engenheiros e especialistas nas diversas camadas da arquitetura dos softwares. Foi-se o tempo que bastava um Webmaster pra resolver tudo. 🤘🏻
Deve ser por isso que as matérias de ADS E engenheiro de software sao bem parecidas, na verdade as duas carreiras tem as mesmas funções de atividade profissional.
Se são parecidas melhor rever essa tua faculdade
@@Danilo_DMA leia novamente oque escrevi quando vc achar que entendeu leia novamente que vc ainda tá longe de entender.