Palestra | A arqueologia como produção de saber e de poder, com Camila Diogo de Souza
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Palestra online oferecida pela Casa Museu Ema Klabin realizada em 28 fev 2024.
-
Esta palestra pretende demonstrar, com alguns exemplos do “Velho” e do “Novo” Mundo, como a cultura material envolve um processo mnemônico de aprendizagem, tradição, adaptação e inovação e pode se tornar uma âncora simbólica de poder e um poderoso instrumento de construção e desconstrução de memórias e identidades. O encontro faz parte do ciclo de 10 encontros “Novo Mundo”, “Velho Mundo”, com curadoria de Cintia Gama Rolland.
O tema curatorial da Casa Museu Ema Klabin para 2024 é “Novo Mundo: territórios e identidades”. Por meio dele, convidamos o público a reavaliar os conceitos sobre o “continente americano”, buscando novas leituras e perspectivas sobre sua geografia, suas diversas populações e suas manifestações culturais.
-
Camila Diogo de Souza é doutora e pós-doutora pelo MAE-USP, pesquisadora do CNRS, França e da Escola Francesa de Atenas (EfA), Grécia. Coordena o Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo (TAPHOS-CNPq/MAE/USP) e o Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA/UFPel). Foi Professora Visitante do CAAF-UNIFESP e, atualmente, é Pesquisadora Visitante da UFF. Tem experiência na área de Arqueologia Clássica, Arqueologia Funerária, Ceramologia, Teoria e Método em Arqueologia, Arqueologia Forense, Arqueologia Pré-Histórica.
Camila, maravilhosa ❤️ uma professora única. Com uma didática maravilhosa.
Querida Matilde!!! Obrigada!