Cortes do Ciência é o melhor canal de Podcast! Sergiao é o unico apresentador que tem conhecimento dos assuntos e das personalidades entrevistadas. Bem diferente do que a gente vê por ai.
Concordo... muito bom este canal, junto ao canal do "Lito" - Aviões e Música ou vice-versa, é um dos melhores. O Sérgio é extremamente inteligente, humilde e deixa o convidado ficar à vontade e levar a conversa para o rumo que mais se sinta bem. Parabéns tb ao convidado. Vou começar a segui-lo também.
Quando eu li o Código Da Vinci pela primeira vez eu tinha 13 anos. Justamente depois de ver a adaptação em filme, e fiquei louco com aquele monte de teorias.... Sendo real ou não, as histórias me prendem com a alternância dos eventos, a narrativa de quando descobrem certas coisas que é como se tivesse tocando aquela musiquinha na hora pãpãpãpã.... Os livros dele são bacanas pra alternas suas leituras de outros livros. O duro foi quando eu li aos 13 anos e achei que estava descobrindo o mundo e que todos tinham mentido pra mim até aquele momento kkkkk foi o que me motivou a estudar Teologia
Então, realmente mentiram pra nós, pesquise os rituais ocultistas, pesquise sobre o projeto stargate no canal Mr Mythos e Inner earth conspiracy, o mundo é MUITO mas MUITO MAIS ESTRANHO do que imaginamos.
O povo falando "- Ainnn mas óbvio que é ficção ngm acreditou..". É muito inocente!!! Quem viveu na época e acompanhou o início da saga junto com os livros, sabe muito bem que foi vendido a idéia de ser algo real sim!!! Vários acreditavam nisso. Vcs falam isso hoje com a ótica atual, mas no lançamento não foi assim.
Até a mídia falava sobre as obras de tal forma a surfar no interesse popular em teorias de conspiração. Lembro de ver na televisão falarem sobre o código da Vinci como se fosse algo bem sério.
Eu Gostava De Dan Brown Até ver que era tudo igual. Todos os livros seguem EXATAMENTE a mesma história. Alguém morre, uma mocinha ligada ao morto precisa descobrir uma conspiração global, ela vai contar com a ajuda de algum cara no meio do caminho e serão perseguidos por um assassino com característica diferente (manco, albino, anão, sei lá). No meio do caminho algum cara rico vai ajudar eles, mas no final esse cara risco faz parte da conspiração. Fim.
Exatamente isso, ele não usa só ficção como alguns dizem, realmente ele mistura o tempo todo muita coisa real e muita ficção e por isso dar esse ar de tudo real
QUANDO O CARA CONSEGUE PROIBIR SEUS LIVROS E FILMES DE ENTRAR EM ALGUNS PAÍSES, ESSE CARA É FODA! Sempre que alguém conseguir isso ele será falado no mundo todo em algum momento!
Uma das coisas mais legais que fiz na vida, foi viajar pra Roma e visitar todos os lugares e igrejas possíveis do filme anjos e demônios, além de entrar no castelo Santo Ângelo e Vaticano imaginando o filme. E na mesma viagem conseguir ir a Paris e achar a linha rosa de Arago e ir até o Louvre e ver a pirâmide invertida pensando que Maria Madalena estava ali.
Está lenda não é do Sr. Brown. Ele se adaptou de mitos e teorias antigas. A estrutura da obra ficou excelente por que a esposa dele trabalha na área da história. Isso deixou a narrativa mais real. Mas é apenas ficção. Kkkkk
Eu acho Dan Brown muito bom pq o livro dele "Fortaleza Digital" foi o primeiro livro completo q eu li na vida... O melhor livro dele q eu li foi o "ponto de impacto", no entanto, qnd emprestei ele pra minha namorada (na época), ela disse q era ruim demais kkkkk
Interessante que esse livro é de 98 e fala sobre a vigilância digital da NSA, na época teoria da conspiração, que o Snowden provou ser real em 2013... Então nem tudo que o Dan Brown escreve é fake...
@@Victor-jl4lm Acho q o problema é que tem uma galera que não entende o Dan Brown como ficção. Pelo menos a parte que mistura com alguns fatos tidos como reais.
@@sortilegiu mas é isso mesmo, o problema é que o Dan Brown escreve nos livros dele que tudo aquilo que ele menciona é real e acaba enganando muita gente.
@@sortilegiu Sim, por exemplo minha vó, e eu não falo nem como um comentário na intenção de ser ofensivo, qualquer filme que minha vó vê sai achando que é verdade, ou algo que ela lê (teorias da conspiração) por isso acho que os mais velhos são os que mais são afetados por esse tipo de coisakkk
Estou vendo o vídeo com 6 meses de atraso. Papo muito legal. O livro traz elementos de fatos com outros elementos de fantasia que prendem o leitor. É divertido.
Eu acho que eles misturaram as bolas nessa crítica ao Dan Brown. Código da Vinci é simplesmente um livro policial que mistura elementos fictícios com elementos reais. Não tem nada de errado nisso. Você pode escrever o que quiser. O livro entretém e diverte o público suficientemente bem para vender 200 milhões de cópias. E é isso.
Oxi... mas é exatamente o que o Serjão e o Reinado falam no vídeo. O problema são os bocós que levaram o livro ao pé da letra. O enredo do livro tem seu valor, prende demais, quando eu li na adolescência terminei o livro em dois dias. Mas levar a sério boa parte do que tá escrito e levar como fato histórico é ser ignorante em matéria de história e de ciência.
@@JJota31 não acho não, Nobre Consagrado 😆. Reinaldo mencionou o fato de o livro ser policial durante apenas 5 segundos, e nos outros 5 minutos ele detonou o livro como se não fosse policial. Achando “erros” e “brechas” “científico-religiosas” nele. Não faz sentido nenhum. Ele diz que o livro é ruim pelo fato de o livro ter várias “inverdades” religiosas, “erros mitológicos”, “inconstâncias históricas”. Mas, ao meu ver, essa não pode ser a fundamentação da crítica dele ao dizer se o livro é ruim, visto que o livro é apenas um livro policial que mistura justamente ficção com realidade. Traçando um paralelo: Seria a mesma coisa que dizer que McDonald’s é ruim pq não é saudável. Sim, claro que não e saudável. Mas em nenhum momento McDonald’s se propõe a ser saudável. Entende? Não tem como criticar um livro pelas suas “inverdades históricas”, sendo que o livro não se compromete em ser verdadeiro em relação a isso. O código da Vinci não é documentário, não é verdadeiro em suas teorias malucas. Mas aí que tá. Ele não quer ser. Então, a meu ver, Reinaldo misturou as bolas sim ali na crítica.
@@WaLLaS777F pois é… mas o que eu vi nesse vídeo foi eles misturando as bolas. Dizendo que o livro é ruim JUSTAMENTE pelos erros e incoerências históricas e religiosas. Então não faz sentido né.
@@MarceloCelligoi pra mim faz. Do ponto de vista literário (na minha visão como leitor e depois de 15 anos estudando literatura) o livro é sim ruim. Na minha adolescência pareceu algo bom, justamente pela falta de conhecimento histórico, científico e, principalmente, literário. Dan Brown é extremamente pobre literariamente falando quando se compara com outros autores que escreveram temas parecidos, como Umberto Eco, por exemplo.
Todos os livros que eu li até agora tem a mesma pegada: segredo da humanidade, organização secreta, figura central protagonista que talvez morre e várias outras coisas
A descrição dos ambientes e da obra dão um ar de realidade grande, mas porra, é ficção! kkkk eu particularmente curto bastante o Dan Brown, já li todos, e consegue entreter!
Tenho todos e adoro, o problema é que o pessoal confunde demais a realidade e ficção e querendo ou não ele se aproveita disso kkkkkkkk. E discordo, o Dan escreve bem sim, existem autores q tentaram imita a formula e não conseguiram.
Eu tbm curso bastante. Inclusive me despertou o desejo de visitar locais como Paris, entre outros, pela experiência histórica mesmo. É bobeira acreditar que pode ser real pq imagina se a igreja permitiria algo do tipo "ser divulgado tranquilamente". Teria tido um grande movimento em cima dele e de tudo isso. Há quem acredite. Mas é bem surreal!
@@madridarthur6068 mas eu não disse sobre o filme. O filme eu também não acredito, e acho ridículo. Mas você chego chamando o cara de "baba ovo" só pelo fato dele ter gostado. Vai ele é só ingênuo. Assim como eu era na época que assiti ao filme. A visão dele pode mudar.
Esse aí é católico raiz, com certezaKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Livro fantástico, quebra qualquer um. Estou pasma de tanta informação, e como tudo se conectou.
Não é real e nunca encarei como tal mas todas as deduções fazem sentido. Pra mim, sempre, tem q fazer sentido. Por exemplo, Harry potter é pira ficção, mas dentro do mundo proposta faz sentido, tem uma ordem
O autor se baseou em teorias, algumas bastante aceitas e outras não, e escritos existentes. Efetuou algumas alterações e, o principal, montou tudo de forma a produzir algo lógico. Sempre no campo da ficção. Ficção é ficção; é um trabalho artístico e não científico. Apesar de compreensível, acho perda de tempo explicar que o super homem não voa ou que o Hitler não foi metralhado dentro de um camarote de cinema. Isso não altera em nada a qualidade de uma obra fictícia. A propósito, para comprovar que uma ficção é uma ficção, ainda estão se baseando em comparações com textos bíblicos e apócrifos, que ninguém provou ainda que não são, por si só, obras fictícias.
Quatro coisas que para mim caíram no vazio foram: 1- Porque o casamento entre duas casas do povo hebreu, Jesus acho que era da casa de Benjamin, dariam hoje a uma nobreza se ele era um filho de carpinteiro e ela, ao que se sabe, foi prostituta. Não tem nexo. Haveriam outros casais das mesmas tribos que seriam aos olhos do povo mais dignos; 2- Porque a Sophie tentou andar sobre as águas se na trama isso era só um mito em cima de uma história oculta; 3- O ancião que os ajudou, na verdade contratou o inimigo da igreja, que na trama se baseia em uma grande mentira, para matar e perseguir o pessoal em que acreditava que eram do priorado do Sião; 4- Porque o priorado de Sião decidiu manter o segredo e porque o ancião achou que seria uma decisão definitiva e porque não foi tentar convencê-lo em vez de contratar um assassino para roubar o segredo.
Na verdade o autor distorceu os fatos para se adaptar ao seu livro, primeiramente que esses livros apócrifos todos os acadêmicos e estudiosos do cristianismo primitivo datam esses livro no final do segundo seculo e início do terceiro seculo, o novo testamento todos foram escritos no primeiro século ou seja o novo testamento são os documentos cristaos mais antigos que temos conhecimento, já esses apócrifos foram escritos séculos depois onde não existia nenhuma testemunha ocular
@@paulomichel3919 Mentira, nao há concenso sobre a datação dos livros, mas o de Tomé é quase que aceito como sendo do seculo I, mais exatamente na primeira metade do seculo I
O livro é um roteiro pronto pra um filme, mas quando chegou na hora de fazer o filme, resolveram fazer ele tudo explicado na tela e não teve realmente os "enigmas" que era o diferencial. É muita coisa misturada que não tem nada ver mas o tom de misterio e enigmas me atraiu na época.
@@richardsonaraujo2291 Ponto de impacto é meu favorito também (apenas dentre os que eu li, obviamente), mas, tirando ele, eu só li o Código da Vinci e Anjos e Demônios, então não posso comparar com Fortaleza Digital.
Dan Brown chama muito a atenção por ser uma ficção BASEADA na realidade. E isso chama muito a atenção, inclusive a minha saga de livros favorita é a saga do professor Robert Langdon, eu gosto do personagem que ele construiu. Porém muitas referências de assuntos que ele usa, me chamaram muito a atenção para os livros.
"Ele nem escreve tão bem assim..." - menos de 1 segundo depois - "ae vc começa a ler e começa a ficar, caramba, o que que vai acontecer agora, e depois?" Ok, né?
Putz, pensei a mesma coisa, se o cara não sabe escrever, dificilmente irá conseguir prender a atenção de quem tem a predisposição e não gostar do livro, e foi o que aconteceu com ele kk
Já vi que ele tem um certo asco do autor kkkk O livro é muito bem escrito, bem estruturado. Não é atoa que teve um grande sucesso. Mexer com a fé pode até ser algo negativo, mas apenas se vc levar muito a sério esse livro.
Os únicos dois filmes que eu vi no cinema, onde a sala tava muito além de lotada, foi, o senhor dos anéis e código da Vince... tinha muita gente assisndo sentada no chão, nas escadas....isso nunca mais aconteceu com filme nenhum que eu vi
Essa discussão me levou de volta pra 2005, só faltou falar que o big brother e entretenimento para o povinho kkk, esse cara é o próprio Pernalonga de batom 💄😂
Eu sou crista e li os livros do Dan Brown mas sei que é apenas uma ficção. Pois Jesus e o Filho de Deus e Ele veio unicamente pra salvar a humanidade atraves da Sua morte e ressureição. Ele não se casou pois não teve pecado nenhum.
Dan Brown é literatura para quem não tem o costume de ler literatura. Nível baixissimo, repetitivo e monótono. Monótono no sentido de que apresenta, continuamente, o mesmo tom, pois para manter cada capítulo como um "detentor de um segredo que só irá se revelar no próximo capítulo", ele mantém uma narrativa direta, curta e genérica, gerando uma fórmula que só poderia funcionar em um público que tenha tido pouco ou nenhum contato com um(a) escritor(a) de calibre mais maduro. Casa bem com pessoas acostumadas a ficar horas e horas vendo séries extremamentes semelhantes em serviçoes de streaming, pois esse público sabe da sua zona de conforto e exige entretenimentos que se encaixem dentro dessas premissas. O sucesso dele se dá por haver reconhecido esse nicho e o misturado com teorias da conspiração, algo em alta na era digital. Mais ou menos como a escritora de 50 tons de cinza reconheceu o nicho de mulheres que queriam ler algo sobre sexo voltado para elas. É lamentável mas não inesperado.
Não acho lamentável, é so questão de publico, os livros dele sao bons exatamente pra esse publico, onde me incluo, então quem nao gosta nao le e pronto ué
Arte é para todos e deve ser democrática. Se essa democratização estimula um tipo de arte que não te agrada e se também compromete o lançamento do tipo de arte que lhe agrada, esse é outro debate.
@@vitinho36 perdão, meu caro, mas poderia fazer a gentileza de me mostrar aonde eu escrevi que Dan Brown deveria ser proibido de escrever livros, ou então que seus livros deveriam ser proibidos de serem vendidos? A única coisa que fiz foi discorrer sobre os fatos que fazem com que Dan Brown seja uma literatura popularesca, e lamentar que isso seja mais lido do que outros bons autores. Nada mais democrático, não?
Discordo da parte do "lamentável". Dan Brown, Harry Potter, Crepúsculo, 50 Tons, etc, devem ser celebrados por serem a porta de entrada de muita gente no mundo literário. Eu mesmo fui um adolescente que li Dom Casmurro, Vidas Secas, Iracema, entre outros na escola por obrigação e odiei cada minuto da experiência na época. Graças a esses livros populares e canastrões eu tive uma reintrodução à literatura e aos poucos fui aumentando o nível de complexidade do que eu lia. Nós sabemos que a leitura ainda atinge uma parcela muito pequena da população brasileira, e forçar adolescentes a lerem Machado de Assis não é a melhor forma de fomentar o hábito neles. Sim, o texto do Dan Brown é uma grande porcaria, mas não há nada de lamentável no fato de pessoas com baixo acesso à cultura o estarem lendo.
@@LucasBatistaAndrade1 eu sequer disse que vc havia dito q essa ou aquela arte deve ou não ser lançada. Entendo q exista um tipo de arte popularizada, boa parte dela feita para alienação e fidedignação a um determinado serviço/canal. Tento cada vez mais entender demandas diferentes e aceitar quem as consome. Tentar restringir e limitar arte é aristocrático demais. E entenda, não chamei vc de aristocrático. Entendo sua posição e respeito ela, muito por dividir parte do raciocínio dela (sobre conteúdo raso e alienante).
Dan Brown pra mim é o melhor escritor que existe, todas as obras são maravilhosas, maioria conhece O Codigo da Vinci, Anjos e Demônios, símbolo perdido, Inferno, Origem, outros curtem o fortaleza digital por ser mais underground, e pra quem interessar a obra dele, pra mim o melhor livro é ponto de impacto, que poucos conhecem, é simplesmente espetacular, até hj sonho com o dia que farão um filme desse livro
No Anjos e Demônios o sucessor do papa morto é o camerlengo, ou secretário particular do papa, e foi lançado alguns anos antes do único caso desse que aconteceu, que foi a sucessão do João Paulo II pelo Ratizinger que era seu camerlengo. Muita coincidência. E no filme inferno nem precisa falar nada com a situação atual, e as declarações do Bill Fates de diminuição da população.
Redução populacional tá sendo jogado na nossa cara a um tempo já , desde 1950 , várias doenças diferentes , que passam por gerações e gerações . Infelizmente estamos a beira de um colapso
Bom, eu sempre tomei as obras do Dan Brown como ficção. Nunca vi entrevistas dele a respeito, não sei se fomentou uma certa teoria da conspiração, eu não lembro se houve isso na época. O que eu lembro é que ele afirmou que os livros ocorrem em locais que existem e as descrições batem com a realidade pois ele havia feito uma pesquisa de campo, mas o link com a realidade termina aí. É igual interstellar, não dá para tomar como verdade (óbvio) mas a maioria dos eventos são baseados em teorias científicas e poderiam vir a se tornar realidade (não o enredo em si, mas as questões científicas do filme)
Gente... O cara tem ranço de um autor de ficção que é tão bom que ele tá no podcast falando depois quase 19 anos do lançamento do livro O Código Da Vinci.
Na própria discussão eles falaram que o autor é o primeiro a dizer que a coisa é séria. Não sei sua idade, mas no Orkut tinha muita gente usando o livro para discutir a história da Igreja...
@@faustomadebr se vc ler o início ele fala que as instituições e locais são todos verdadeiros, e realmente são, mas não fala nada dos fatos narrados, que obviamente são fictícios
@@giovanigoncalves7089 Como comentei, muita gente à época discutia isso a partir das entrevistas que ele mesmo dava, dizendo que ele se baseou em fatos que a Igreja escondeu... Eu nunca acreditei... mas o autor criou isso além do livro e muita gente usou como apoio para reforçar seu desgosto com a Igreja ou a Fé em geral. As pessoas acreditaram, maninho. Só estou dizendo isso... hoje é mais fácil falar o óbvio, mas não era assim antes.
Gosto muito desses papos. Muito mesmo. Já li alguns dos citados inclusive. Mas as vezes acho que se alonga demais a conversa apenas pra resumir em: Dan Brown faz ótimos livros misturando fantasia e realidade.
Os caras enrolaram demais para chegar em lugar nenhum. As coisas que são reais o cara faz "ah, minha memória ta ruim" e o que é fantasia o cara "ISSO É MENTIRAAAAA" KKKKKKKK
Na opinião o melhor autor da atualidade, as histórias me levam a querer ler a áte o final. Acredito que as histórias são reais? Não. Mas são ótimas histórias.
A linha Rosa é o Meridiano 1º que corta Paris RIvalizou bastante com o de Greenwich até a Conferência Internacional do Meridiano escolher o Greenwich como o principal.
Código da Vinci, anjos e demônios e inferno sao muito tops, tem a série o símbolo perdido e está tendo agora, também é mto top, a série é focada nos segredos da maçonaria
Não,os filme não são bons,eles são muitos RUINS,eles são cafonas,muito previsíveis,são lentos demais,envolvem religião,o enígenas são super bobos até o final.Se tu é fã do Dan Brown,tu vai gostar dos filmes,agora se vc estuda cinema e história(assim como eu)tu não vai gostar dos filmes,o último símbolo nem assistir,mas tomara que seja que os filmes,porque eles não são bons,coisa que os fãs do Brown não conseguem ver
O Prof. Jonathan Matthies, em seu canal, desmascara os erros desse livro. É só pesquisar por "Os Absurdos do Código Da Vinci". São muitos erros, inclusive sobre o Opus Dei.
No início dos livros diz q todos os fatos históricos, as construções, obras de arte e igrejas são reais. Nunca é dito q a história é real. Até por que no primeiro livro na ordem cronológica que é anjos e demônios, tem uma explosão de antimatéria nos céus do Vaticano. Claramente ficção total. Porém livros otimos
O J. J. Benites também entrou nesta área muito antes mas não houve repercussão. E quase foi condenado pela igreja católica. Nos livros operação cavalo de tróia.
Benites descobriu um filão , o brother volta para o passado para ver os últimos dias de Cristo . Ele tbm vendeu muito na época do lançamento. E da mesma época de eram deuses astronauta .
@@jeffersonluna3609 e da forma como ele escreveu nos livros parecia que realmente a coisa acontecia. Fora as propagandas que ele fazia dos outros livros que ele escreveu que quebrava um pouco o clima da ficção.
Cortes do Ciência é o melhor canal de Podcast! Sergiao é o unico apresentador que tem conhecimento dos assuntos e das personalidades entrevistadas. Bem diferente do que a gente vê por ai.
Concordo... muito bom este canal, junto ao canal do "Lito" - Aviões e Música ou vice-versa, é um dos melhores.
O Sérgio é extremamente inteligente, humilde e deixa o convidado ficar à vontade e levar a conversa para o rumo que mais se sinta bem.
Parabéns tb ao convidado. Vou começar a segui-lo também.
Vantagem do Serjão q ele conhece muito do assunto e sabe puxar a conversa com os entrevistados
Que tal fazer um vídeo com o operação cavalo de Tróia de JJ Benítez
Não se esqueça do À Deriva Podcast
cortes do ciência é um canal a parte, o real é somente ciência sem fim
Tão bom ver um podcast em que o apresentador, pelo menos, faz o dever de casa e sabe quem é o entrevistado e tals.
Quando eu li o Código Da Vinci pela primeira vez eu tinha 13 anos. Justamente depois de ver a adaptação em filme, e fiquei louco com aquele monte de teorias.... Sendo real ou não, as histórias me prendem com a alternância dos eventos, a narrativa de quando descobrem certas coisas que é como se tivesse tocando aquela musiquinha na hora pãpãpãpã.... Os livros dele são bacanas pra alternas suas leituras de outros livros. O duro foi quando eu li aos 13 anos e achei que estava descobrindo o mundo e que todos tinham mentido pra mim até aquele momento kkkkk foi o que me motivou a estudar Teologia
Então, realmente mentiram pra nós, pesquise os rituais ocultistas, pesquise sobre o projeto stargate no canal Mr Mythos e Inner earth conspiracy, o mundo é MUITO mas MUITO MAIS ESTRANHO do que imaginamos.
O povo falando "- Ainnn mas óbvio que é ficção ngm acreditou..". É muito inocente!!! Quem viveu na época e acompanhou o início da saga junto com os livros, sabe muito bem que foi vendido a idéia de ser algo real sim!!! Vários acreditavam nisso. Vcs falam isso hoje com a ótica atual, mas no lançamento não foi assim.
Se acreditavam, porque não foi expressiva a revolta?
@@HenriTomaz As redes sociais naquela época não tinham tanta expressividade quanto hoje em dia
Sim, na época muita gente levava a história a sério, por pura burrice, porque o filme NUNCA se apresentou como "fatos transformados em filme"
quem fez parecer real foi os crentes surtados na epoca!
Até a mídia falava sobre as obras de tal forma a surfar no interesse popular em teorias de conspiração. Lembro de ver na televisão falarem sobre o código da Vinci como se fosse algo bem sério.
Eu li O Código Da Vinci, Anjos e Demônios e Inferno... Pouco me importa se é real ou não, eu amei ler esses livros.
São narrativas ótimas
Tenho "Anjos e Demônios" e "Inferno"
Vou tentar ganhar o primeiro de um amigo k
Ainda falta "o símbolo perdido" e "origem" pra completar a saga de Langdon. Super indico
Eu Gostava De Dan Brown Até ver que era tudo igual. Todos os livros seguem EXATAMENTE a mesma história.
Alguém morre, uma mocinha ligada ao morto precisa descobrir uma conspiração global, ela vai contar com a ajuda de algum cara no meio do caminho e serão perseguidos por um assassino com característica diferente (manco, albino, anão, sei lá). No meio do caminho algum cara rico vai ajudar eles, mas no final esse cara risco faz parte da conspiração. Fim.
@@guslrp Talvez o que mais prenda em Dan Brown não são os personagens principais, mas tudo ao redor. Lugares históricos, personagens periféricos e tal
Sempre vi isso, ele coloca a ficção cercada de fatos reais, dando a ela um ar de verdade. Um gênio.
Exatamente isso, ele não usa só ficção como alguns dizem, realmente ele mistura o tempo todo muita coisa real e muita ficção e por isso dar esse ar de tudo real
Aristoteles ja dizia sobre isso: verossimilhança
Analisa só, o papa que foi morto em Anjos e Demônios com a história real do papa João Paulo I.
O livros do Dan Brown fazerm sucesso pela brilhante narrativa entre ficação religião e Ciência. São excelente obras.
O lado leigo do Sérgio é 55x mais inteligente que meu lado técnico.
Nunca pensei que fosse ter um vídeo desse canal falando Cristo. Deus abençoe a todos!
QUANDO O CARA CONSEGUE PROIBIR SEUS LIVROS E FILMES DE ENTRAR EM ALGUNS PAÍSES, ESSE CARA É FODA!
Sempre que alguém conseguir isso ele será falado no mundo todo em algum momento!
O Hitler é conhecido no mundo todo e é um desgraçado.
@@fidacuca moral e eticamente sim, mas em termos de mobilização social, e política ele foi de fato um icone
Amo os livros de Dan Brown, são os meus favoritos. Fico feliz em assistir um debate com essa temática.
Uma das coisas mais legais que fiz na vida, foi viajar pra Roma e visitar todos os lugares e igrejas possíveis do filme anjos e demônios, além de entrar no castelo Santo Ângelo e Vaticano imaginando o filme. E na mesma viagem conseguir ir a Paris e achar a linha rosa de Arago e ir até o Louvre e ver a pirâmide invertida pensando que Maria Madalena estava ali.
Caraca eu nao queria ter descoberto que era fraude antes de ir 😢
Está lenda não é do Sr. Brown. Ele se adaptou de mitos e teorias antigas.
A estrutura da obra ficou excelente por que a esposa dele trabalha na área da história. Isso deixou a narrativa mais real. Mas é apenas ficção. Kkkkk
Eu acho Dan Brown muito bom pq o livro dele "Fortaleza Digital" foi o primeiro livro completo q eu li na vida... O melhor livro dele q eu li foi o "ponto de impacto", no entanto, qnd emprestei ele pra minha namorada (na época), ela disse q era ruim demais kkkkk
Acho ponto de impacto meu preferido do Dan Brown tbm, meu sonho é o livro virar filme, eu tenho ctz q seria um sucesso
Gosto por livros é igual ao cu, cada um tem o seu.
Ponto de impacto é legalz mesmo, e sim, daria um filme legal 😆👍
Interessante que esse livro é de 98 e fala sobre a vigilância digital da NSA, na época teoria da conspiração, que o Snowden provou ser real em 2013... Então nem tudo que o Dan Brown escreve é fake...
" Quem conta um conto, aumenta um ponto " ... e as vezes fica rico com a história.
Me lembro quando fui no cinema ver o código da vinci tinha freiras distribuindo panfletos falando que o filme era mentiroso kkkk
Que isso mano, Código DaVinci é muito divertido.
É pra ser lido como o é, uma ficção. Tipo um mockumentary.
Também não entendi essa de "desmentir". Será que vale também desmentir Peter Pan? Acho pouco plausível existir um ser humano que voa
@@Victor-jl4lm Acho q o problema é que tem uma galera que não entende o Dan Brown como ficção. Pelo menos a parte que mistura com alguns fatos tidos como reais.
@@sortilegiu mas é isso mesmo, o problema é que o Dan Brown escreve nos livros dele que tudo aquilo que ele menciona é real e acaba enganando muita gente.
@@Victor-jl4lm Peter Pan não é real?? 😞😭
@@sortilegiu Sim, por exemplo minha vó, e eu não falo nem como um comentário na intenção de ser ofensivo, qualquer filme que minha vó vê sai achando que é verdade, ou algo que ela lê (teorias da conspiração) por isso acho que os mais velhos são os que mais são afetados por esse tipo de coisakkk
Excelente apresentador. Dor de cotovelo nervosa, livros fantásticos de ficção.
Estou vendo o vídeo com 6 meses de atraso. Papo muito legal. O livro traz elementos de fatos com outros elementos de fantasia que prendem o leitor. É divertido.
Eu acho que eles misturaram as bolas nessa crítica ao Dan Brown.
Código da Vinci é simplesmente um livro policial que mistura elementos fictícios com elementos reais. Não tem nada de errado nisso. Você pode escrever o que quiser. O livro entretém e diverte o público suficientemente bem para vender 200 milhões de cópias.
E é isso.
Oxi... mas é exatamente o que o Serjão e o Reinado falam no vídeo. O problema são os bocós que levaram o livro ao pé da letra. O enredo do livro tem seu valor, prende demais, quando eu li na adolescência terminei o livro em dois dias. Mas levar a sério boa parte do que tá escrito e levar como fato histórico é ser ignorante em matéria de história e de ciência.
6:57 É exatamente isso que eles falam, meu Nobre Consagrado.
@@JJota31 não acho não, Nobre Consagrado 😆.
Reinaldo mencionou o fato de o livro ser policial durante apenas 5 segundos, e nos outros 5 minutos ele detonou o livro como se não fosse policial. Achando “erros” e “brechas” “científico-religiosas” nele. Não faz sentido nenhum.
Ele diz que o livro é ruim pelo fato de o livro ter várias “inverdades” religiosas, “erros mitológicos”, “inconstâncias históricas”. Mas, ao meu ver, essa não pode ser a fundamentação da crítica dele ao dizer se o livro é ruim, visto que o livro é apenas um livro policial que mistura justamente ficção com realidade.
Traçando um paralelo:
Seria a mesma coisa que dizer que McDonald’s é ruim pq não é saudável.
Sim, claro que não e saudável. Mas em nenhum momento McDonald’s se propõe a ser saudável.
Entende?
Não tem como criticar um livro pelas suas “inverdades históricas”, sendo que o livro não se compromete em ser verdadeiro em relação a isso.
O código da Vinci não é documentário, não é verdadeiro em suas teorias malucas. Mas aí que tá. Ele não quer ser.
Então, a meu ver, Reinaldo misturou as bolas sim ali na crítica.
@@WaLLaS777F pois é… mas o que eu vi nesse vídeo foi eles misturando as bolas.
Dizendo que o livro é ruim JUSTAMENTE pelos erros e incoerências históricas e religiosas.
Então não faz sentido né.
@@MarceloCelligoi pra mim faz. Do ponto de vista literário (na minha visão como leitor e depois de 15 anos estudando literatura) o livro é sim ruim. Na minha adolescência pareceu algo bom, justamente pela falta de conhecimento histórico, científico e, principalmente, literário. Dan Brown é extremamente pobre literariamente falando quando se compara com outros autores que escreveram temas parecidos, como Umberto Eco, por exemplo.
Até hj fortaleza digital é o livro que mais te cativa a ficar grudado na leitura. Pra mim o melhor dele
Foratleza Digital é mto bom mesmo!
putz prende tanto que li em um dia. Mas considero Anjos e Dominios o melhor de todos.
Concordo contigo.
Apesar do Dan Brown fazer um "feijão com arroz" eu gosto bastante das histórias rsrs
Eu gostei bastante do Simbolo Perdido
Símbolo Perdido é o meu favorito também.
Simbolo Perdido é 98% legal,pq aquele final...Meu Deus kkkkkk
@@jeancarlosdefreitas3298 Hahahahah realmente, o final é, no mínimo, forçado.
Todos os livros que eu li até agora tem a mesma pegada: segredo da humanidade, organização secreta, figura central protagonista que talvez morre e várias outras coisas
Eu gostei foi do Inferno
A descrição dos ambientes e da obra dão um ar de realidade grande, mas porra, é ficção! kkkk eu particularmente curto bastante o Dan Brown, já li todos, e consegue entreter!
Tenho todos e adoro, o problema é que o pessoal confunde demais a realidade e ficção e querendo ou não ele se aproveita disso kkkkkkkk. E discordo, o Dan escreve bem sim, existem autores q tentaram imita a formula e não conseguiram.
Mas a intenção dele era atacar e isso tá claro. Ficção com teor bem malicioso.
@@leandrodias5418 já debati teologia com uma pessoa que se baseava nos livros do Brown. Kkkk
@@tiagomatheusschneider7264 pqp, que patético kkkkkkkk
Eu tbm curso bastante. Inclusive me despertou o desejo de visitar locais como Paris, entre outros, pela experiência histórica mesmo. É bobeira acreditar que pode ser real pq imagina se a igreja permitiria algo do tipo "ser divulgado tranquilamente". Teria tido um grande movimento em cima dele e de tudo isso. Há quem acredite. Mas é bem surreal!
Eu assisti o filme do Código da Vinci com 12 anos de idade. Pra mim, até hoje, é o filme mais marcante.
Pra mim também.
Cheguei até pensar que fosse real na época...
Deixa de ser babá ovo,o Filme é péssimo,é super cafona, é lento,muito longo,envolve religião,o enigmas são muito bobo,é super previsível etc.
@@madridarthur6068 essa é a sua experiência. Respeita a do próximo.
@@shakadevirgem424 eu não vou respeita uns filmes chatinhos que só contam mentiras,e que o autor ainda por cima fala que é verdade
@@madridarthur6068 mas eu não disse sobre o filme.
O filme eu também não acredito, e acho ridículo.
Mas você chego chamando o cara de "baba ovo" só pelo fato dele ter gostado.
Vai ele é só ingênuo. Assim como eu era na época que assiti ao filme.
A visão dele pode mudar.
Os benefícios de um super inteligente compensam os malefícios dele ser psicopata.
Esse aí é católico raiz, com certezaKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Livro fantástico, quebra qualquer um. Estou pasma de tanta informação, e como tudo se conectou.
Não é real e nunca encarei como tal mas todas as deduções fazem sentido. Pra mim, sempre, tem q fazer sentido. Por exemplo, Harry potter é pira ficção, mas dentro do mundo proposta faz sentido, tem uma ordem
O autor se baseou em teorias, algumas bastante aceitas e outras não, e escritos existentes. Efetuou algumas alterações e, o principal, montou tudo de forma a produzir algo lógico. Sempre no campo da ficção. Ficção é ficção; é um trabalho artístico e não científico. Apesar de compreensível, acho perda de tempo explicar que o super homem não voa ou que o Hitler não foi metralhado dentro de um camarote de cinema. Isso não altera em nada a qualidade de uma obra fictícia.
A propósito, para comprovar que uma ficção é uma ficção, ainda estão se baseando em comparações com textos bíblicos e apócrifos, que ninguém provou ainda que não são, por si só, obras fictícias.
Quatro coisas que para mim caíram no vazio foram:
1- Porque o casamento entre duas casas do povo hebreu, Jesus acho que era da casa de Benjamin, dariam hoje a uma nobreza se ele era um filho de carpinteiro e ela, ao que se sabe, foi prostituta. Não tem nexo. Haveriam outros casais das mesmas tribos que seriam aos olhos do povo mais dignos;
2- Porque a Sophie tentou andar sobre as águas se na trama isso era só um mito em cima de uma história oculta;
3- O ancião que os ajudou, na verdade contratou o inimigo da igreja, que na trama se baseia em uma grande mentira, para matar e perseguir o pessoal em que acreditava que eram do priorado do Sião;
4- Porque o priorado de Sião decidiu manter o segredo e porque o ancião achou que seria uma decisão definitiva e porque não foi tentar convencê-lo em vez de contratar um assassino para roubar o segredo.
@@fventurajr Não há qualquer evidencia que ela tenha sido prostituta.
Na verdade o autor distorceu os fatos para se adaptar ao seu livro, primeiramente que esses livros apócrifos todos os acadêmicos e estudiosos do cristianismo primitivo datam esses livro no final do segundo seculo e início do terceiro seculo, o novo testamento todos foram escritos no primeiro século ou seja o novo testamento são os documentos cristaos mais antigos que temos conhecimento, já esses apócrifos foram escritos séculos depois onde não existia nenhuma testemunha ocular
@@paulomichel3919 Mentira, nao há concenso sobre a datação dos livros, mas o de Tomé é quase que aceito como sendo do seculo I, mais exatamente na primeira metade do seculo I
Levar o código da vinci como verdade é como acreditar que a Rose e o Jack esistiram, só porque o Titanic foi real.
Com todo respeito a oposição, mas " O símbolo perdido" é o melhor!
Concordo
Sim!
a série que a BCC produziu ta maravilhosa, o vilão ta perfeito
@@luizfelipemelo1521nesse final de semana, iniciarei a maratona.
Prefiro Fortaleza Digital.
O livro é um roteiro pronto pra um filme, mas quando chegou na hora de fazer o filme, resolveram fazer ele tudo explicado na tela e não teve realmente os "enigmas" que era o diferencial. É muita coisa misturada que não tem nada ver mas o tom de misterio e enigmas me atraiu na época.
Vou contar um segredo pra vcs guardado por Anos, O Robert Lagdon é o Tom Hanks na vida real.
Eu amo a sequência dos livros e filmes! Acho que a maioria sabe que é ficção, mas n deixa de ser incrível
Tem que tirar o chapéu para a criatividade do cara!!!
Um dos meus favoritos do Dan Brown é Fortaleza Digital
o meu é o Ponto de Impacto
@@richardsonaraujo2291 Esse nao li ainda vou dar uma olhada
o mais louco é que tem gente que nunca leu Fortaleza digital e pra mim é o melhor
@@richardsonaraujo2291 Ponto de impacto é meu favorito também (apenas dentre os que eu li, obviamente), mas, tirando ele, eu só li o Código da Vinci e Anjos e Demônios, então não posso comparar com Fortaleza Digital.
Li todos do Dan Brown, Ponto de Impacto é o melhor na minha opinião, Símbolo Perdido fica em segundo lugar
Dan Brown chama muito a atenção por ser uma ficção BASEADA na realidade. E isso chama muito a atenção, inclusive a minha saga de livros favorita é a saga do professor Robert Langdon, eu gosto do personagem que ele construiu. Porém muitas referências de assuntos que ele usa, me chamaram muito a atenção para os livros.
O cara se perdeu e não entendeu o q é ficção e o que não era no livro! Kkkkkk
Tenho raiva da pessoa falar que uma coisa é mentirosa sem ter visto os acontecimentos kk
Adoro os livros do Dan Brown são muito legais! Um dos meus autores preferidos
"Ele nem escreve tão bem assim..." - menos de 1 segundo depois - "ae vc começa a ler e começa a ficar, caramba, o que que vai acontecer agora, e depois?"
Ok, né?
Quem é esse cara pra dizer algo ne?
Putz, pensei a mesma coisa, se o cara não sabe escrever, dificilmente irá conseguir prender a atenção de quem tem a predisposição e não gostar do livro, e foi o que aconteceu com ele kk
Depois ele vira e fala... " A forma como ele escreve, ele faz como um roteiro de cinema".
Isso é porque ele não sabe escrever, imagina se soubesse?! 😂
Eu acho que ele quis dizer no sentido de que o cara não escreve bem, mas escreve o que o público quer ler.
@@eldermartins130 A gente sabe que o cara não é um Dostoiévski, mas livro de aventura e mistério policial sempre vai ser algo "cinematográfico".
Como eu só descobrir agora esse canal? Que FOOOOOODA!
Já vi que ele tem um certo asco do autor kkkk
O livro é muito bem escrito, bem estruturado. Não é atoa que teve um grande sucesso. Mexer com a fé pode até ser algo negativo, mas apenas se vc levar muito a sério esse livro.
8:49
A LINHA ROSA de fato existe, eu segui ela até a igreja kkkkkkkkk
Passei tbm pela Pirâmide do Louvre.
O nome da rosa bate todos com folga e muito mais classe.
Os únicos dois filmes que eu vi no cinema, onde a sala tava muito além de lotada, foi, o senhor dos anéis e código da Vince... tinha muita gente assisndo sentada no chão, nas escadas....isso nunca mais aconteceu com filme nenhum que eu vi
Eu nem sabia que as pessoas achavam que era real as coisas desse livro.
Essa discussão me levou de volta pra 2005, só faltou falar que o big brother e entretenimento para o povinho kkk, esse cara é o próprio Pernalonga de batom 💄😂
Meu, é um livro, uma história...., tem um ou outro elemento/fato real para estruturar o roteiro.
Pior que hoje a galera confunde arte com realidade.
Eu sou crista e li os livros do Dan Brown mas sei que é apenas uma ficção. Pois Jesus e o Filho de Deus e Ele veio unicamente pra salvar a humanidade atraves da Sua morte e ressureição. Ele não se casou pois não teve pecado nenhum.
O livro que mais gostei foi Ponto de impacto e justo ele nunca virou filme!
Gostaria muito que comentasse sobre Robert Edward Grant. Admiro muito seu trabalho, sempre é uma santificação ver seus conteúdos.
uma vez fui expulso da aula de historia por questionar sem parar a professora, com base nesse filme kkkkkkkkkkk
Naveguei tão bem neste livro que acho fantástico esse melange
Meu amigo, no prefácio do livro o cara deixa claro que é uma obra de ficção. Que fazer sucesso batendo num espantalho é? Kkkk ai, ai, ai...
Quando o apresentador sabe muito mais que o entrevistado....kkk
Os livros dele são ótimos, te prende muito na história.
Podcast sério. Diferente daqueles outros que os apresentadores tem cara de funkeiro com antecedente criminal
Dan Brown é literatura para quem não tem o costume de ler literatura. Nível baixissimo, repetitivo e monótono. Monótono no sentido de que apresenta, continuamente, o mesmo tom, pois para manter cada capítulo como um "detentor de um segredo que só irá se revelar no próximo capítulo", ele mantém uma narrativa direta, curta e genérica, gerando uma fórmula que só poderia funcionar em um público que tenha tido pouco ou nenhum contato com um(a) escritor(a) de calibre mais maduro. Casa bem com pessoas acostumadas a ficar horas e horas vendo séries extremamentes semelhantes em serviçoes de streaming, pois esse público sabe da sua zona de conforto e exige entretenimentos que se encaixem dentro dessas premissas. O sucesso dele se dá por haver reconhecido esse nicho e o misturado com teorias da conspiração, algo em alta na era digital. Mais ou menos como a escritora de 50 tons de cinza reconheceu o nicho de mulheres que queriam ler algo sobre sexo voltado para elas. É lamentável mas não inesperado.
Não acho lamentável, é so questão de publico, os livros dele sao bons exatamente pra esse publico, onde me incluo, então quem nao gosta nao le e pronto ué
Arte é para todos e deve ser democrática.
Se essa democratização estimula um tipo de arte que não te agrada e se também compromete o lançamento do tipo de arte que lhe agrada, esse é outro debate.
@@vitinho36 perdão, meu caro, mas poderia fazer a gentileza de me mostrar aonde eu escrevi que Dan Brown deveria ser proibido de escrever livros, ou então que seus livros deveriam ser proibidos de serem vendidos?
A única coisa que fiz foi discorrer sobre os fatos que fazem com que Dan Brown seja uma literatura popularesca, e lamentar que isso seja mais lido do que outros bons autores. Nada mais democrático, não?
Discordo da parte do "lamentável". Dan Brown, Harry Potter, Crepúsculo, 50 Tons, etc, devem ser celebrados por serem a porta de entrada de muita gente no mundo literário. Eu mesmo fui um adolescente que li Dom Casmurro, Vidas Secas, Iracema, entre outros na escola por obrigação e odiei cada minuto da experiência na época. Graças a esses livros populares e canastrões eu tive uma reintrodução à literatura e aos poucos fui aumentando o nível de complexidade do que eu lia. Nós sabemos que a leitura ainda atinge uma parcela muito pequena da população brasileira, e forçar adolescentes a lerem Machado de Assis não é a melhor forma de fomentar o hábito neles. Sim, o texto do Dan Brown é uma grande porcaria, mas não há nada de lamentável no fato de pessoas com baixo acesso à cultura o estarem lendo.
@@LucasBatistaAndrade1 eu sequer disse que vc havia dito q essa ou aquela arte deve ou não ser lançada.
Entendo q exista um tipo de arte popularizada, boa parte dela feita para alienação e fidedignação a um determinado serviço/canal.
Tento cada vez mais entender demandas diferentes e aceitar quem as consome.
Tentar restringir e limitar arte é aristocrático demais.
E entenda, não chamei vc de aristocrático. Entendo sua posição e respeito ela, muito por dividir parte do raciocínio dela (sobre conteúdo raso e alienante).
A história parece aquele telefone sem fio que você conta uma coisa e quando chega no final o que era TV globinho virou sábado animado.
Não pode passar batido que o entrevistado é conhecedor do Feira da Fruta, obra-prima 100 vezes melhor que esses livros do Dan Brown
Se Nicolau Copérnico foi queimado por o sol era o centro, imagine esse cara kkkkkk
Dan Brown pra mim é o melhor escritor que existe, todas as obras são maravilhosas, maioria conhece O Codigo da Vinci, Anjos e Demônios, símbolo perdido, Inferno, Origem, outros curtem o fortaleza digital por ser mais underground, e pra quem interessar a obra dele, pra mim o melhor livro é ponto de impacto, que poucos conhecem, é simplesmente espetacular, até hj sonho com o dia que farão um filme desse livro
nossa, vx precisa ler mais cara.. ja ouviu falar em Stephen King por exemplo?
@@cantormp esse sim é fantástico
Quero o serjão na minha equipe de gincana! O cara tem conhecimentos gerais lvl 1000
No Anjos e Demônios o sucessor do papa morto é o camerlengo, ou secretário particular do papa, e foi lançado alguns anos antes do único caso desse que aconteceu, que foi a sucessão do João Paulo II pelo Ratizinger que era seu camerlengo. Muita coincidência. E no filme inferno nem precisa falar nada com a situação atual, e as declarações do Bill Fates de diminuição da população.
Redução populacional tá sendo jogado na nossa cara a um tempo já , desde 1950 , várias doenças diferentes , que passam por gerações e gerações .
Infelizmente estamos a beira de um colapso
Nos tempos de crucificação
Dependendo da época ja comprovado que os condenados a Cruz eram deixados para os corvos animais devorarem
Ele não sabe escrever, mas a forma que ele escreve te faz sempre querer saber o que vai acontecer, ora ora..
Se é real ou não, é minha série favorita de livros e vou defendê-la com unhas e dentes kkkkkkkkkkk
Isso,defende um cara que conta mentiras pros leitores em um livro kkkk
@Bitchintheend eu sei que é um ficção animal
Bom, eu sempre tomei as obras do Dan Brown como ficção. Nunca vi entrevistas dele a respeito, não sei se fomentou uma certa teoria da conspiração, eu não lembro se houve isso na época. O que eu lembro é que ele afirmou que os livros ocorrem em locais que existem e as descrições batem com a realidade pois ele havia feito uma pesquisa de campo, mas o link com a realidade termina aí. É igual interstellar, não dá para tomar como verdade (óbvio) mas a maioria dos eventos são baseados em teorias científicas e poderiam vir a se tornar realidade (não o enredo em si, mas as questões científicas do filme)
Gente... O cara tem ranço de um autor de ficção que é tão bom que ele tá no podcast falando depois quase 19 anos do lançamento do livro O Código Da Vinci.
"todo rituais ou textos são verdadeiros"
Ele não mentiu.
Ótima conversa ! Sensacional
Senti um cheirinho de inveja... "não acho certo"... Kkkk
Ele manda um "não é tão bom assim" mas eu leu até o final kkkkk
O livro deixa bem claro que é ficção e os caras discutindo kkkk
Pior que não viu. Tem muita gente afirmando que é verdade
@@lucasbento4899 O cara falou do que o livro emite, não a interpretação de quem lê.
Na própria discussão eles falaram que o autor é o primeiro a dizer que a coisa é séria. Não sei sua idade, mas no Orkut tinha muita gente usando o livro para discutir a história da Igreja...
@@faustomadebr se vc ler o início ele fala que as instituições e locais são todos verdadeiros, e realmente são, mas não fala nada dos fatos narrados, que obviamente são fictícios
@@giovanigoncalves7089 Como comentei, muita gente à época discutia isso a partir das entrevistas que ele mesmo dava, dizendo que ele se baseou em fatos que a Igreja escondeu...
Eu nunca acreditei... mas o autor criou isso além do livro e muita gente usou como apoio para reforçar seu desgosto com a Igreja ou a Fé em geral. As pessoas acreditaram, maninho. Só estou dizendo isso... hoje é mais fácil falar o óbvio, mas não era assim antes.
A humanidade adora as teorias da conspiração...eu sou um deles kkkkkk
O livro do Dan Brown é uma ficção, mas deixa com a pulga atrás da orelha😉
Gosto muito desses papos. Muito mesmo. Já li alguns dos citados inclusive. Mas as vezes acho que se alonga demais a conversa apenas pra resumir em: Dan Brown faz ótimos livros misturando fantasia e realidade.
Os caras enrolaram demais para chegar em lugar nenhum. As coisas que são reais o cara faz "ah, minha memória ta ruim" e o que é fantasia o cara "ISSO É MENTIRAAAAA" KKKKKKKK
Pow. O cara vem dizer que Dan Brown não escrevem bem.
Quem és tu?!?!?
Cada um com teus gostos e percepções.
Na opinião o melhor autor da atualidade, as histórias me levam a querer ler a áte o final. Acredito que as histórias são reais? Não.
Mas são ótimas histórias.
Cara eu nunca vi como uma verdade esse filme, sempre entendi como uma ficção muito intrigante que usa de elementos verdadeiros
A linha Rosa é o Meridiano 1º que corta Paris
RIvalizou bastante com o de Greenwich até a Conferência Internacional do Meridiano escolher o Greenwich como o principal.
ADOREI. PARABENS.
Melhor Livro do Dan: Fortaleza Digital
Verdade. Li e tenho ele até hoje
Código da Vinci, anjos e demônios e inferno sao muito tops, tem a série o símbolo perdido e está tendo agora, também é mto top, a série é focada nos segredos da maçonaria
Não,os filme não são bons,eles são muitos RUINS,eles são cafonas,muito previsíveis,são lentos demais,envolvem religião,o enígenas são super bobos até o final.Se tu é fã do Dan Brown,tu vai gostar dos filmes,agora se vc estuda cinema e história(assim como eu)tu não vai gostar dos filmes,o último símbolo nem assistir,mas tomara que seja que os filmes,porque eles não são bons,coisa que os fãs do Brown não conseguem ver
Seria maravilhoso um podcast aqui debatendo sobre o Ponto de Impacto, também do Dan Brown.
O Prof. Jonathan Matthies, em seu canal, desmascara os erros desse livro. É só pesquisar por "Os Absurdos do Código Da Vinci". São muitos erros, inclusive sobre o Opus Dei.
O melhor livro do Dan Brown é o Símbolo Perdido, disparado...
No início dos livros diz q todos os fatos históricos, as construções, obras de arte e igrejas são reais. Nunca é dito q a história é real. Até por que no primeiro livro na ordem cronológica que é anjos e demônios, tem uma explosão de antimatéria nos céus do Vaticano. Claramente ficção total. Porém livros otimos
Exatamente sempre foi ficção a galera viaja muito
É como se diz,o povo gosta de se iludir e ser iludido, a realidade é muito difícil pra muitos....
Fala sobre Operação Cavalo de Tróia
Referencia a Bátima Feira da Fruta mais inusitada! haha.
O número de vidros na pirâmide do Louvre está incorreto no livro.
Codigo da Vinci é tipo o filme de Van Gogh: fanfic bem bolada usando obras do artista.
Dan Brown é meu escritor preferido. Depois dele vem José Saramago e Stephen King.
O problema dos livros do Dan Brown é que depois que você percebe a estrutura fica fácil de antecipar os verdadeiros vilões… eu parei com ele
O J. J. Benites também entrou nesta área muito antes mas não houve repercussão. E quase foi condenado pela igreja católica. Nos livros operação cavalo de tróia.
Benites descobriu um filão , o brother volta para o passado para ver os últimos dias de Cristo . Ele tbm vendeu muito na época do lançamento. E da mesma época de eram deuses astronauta .
@@jeffersonluna3609 e da forma como ele escreveu nos livros parecia que realmente a coisa acontecia. Fora as propagandas que ele fazia dos outros livros que ele escreveu que quebrava um pouco o clima da ficção.
Benítez é com Z.
Amei o livro 📖
Através desse corte tive uma ideia, chamar o Super Mário pro podcast! Mario Sérgio Cortella, seria bem interessante ciência e filosofia
Esse cara se contradiz em um nível que fica até chato a conversa. E que necessidade é essa de exibir o ceticismo, o Sacani sabe que é ficção mds.
vdd fico chato o papo
Ganhei este livro de presente, na época foi uma verdadeira febre
Dan Brown vendo esse tipo de vídeo (do alto da grana que ele ganhou): hahahahahaha
O vídeo não é para educar o Dan Brown, o Dan Brown sabe o que ele fez. é pra educar os tontos.
Se o vídeo fosse pra ele tava em inglês, baba ovo lascado