Dia-a-Dia Educação - Relações de Gênero na Escola

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 10 вер 2024
  • Gênero na Escola - O programa debate a relação entre gêneros na escola e a importância dessa temática para a comunidade escolar. Também serão discutidas as diferentes metodologias a serem adotadas pelo professor em seu trabalho pedagógico, com o objetivo de incentivar o respeito e a igualdade de direitos entre os gêneros. 2010. TV Paulo Freire.
    Apresentação: Keila Ferreira. Entrevistadas: Melissa Colbert Bello (Técnica Pedagógica NGDS/SEED) e Cybelle Martins de Lara (Socióloga / Educadora).

КОМЕНТАРІ • 51

  • @izabelleoliveira4431
    @izabelleoliveira4431 3 роки тому +6

    Relações de gênero nas escolas é o tema do meu tcc, gratidão pelo vídeo, de extremo valor!

    • @EducaPlayPR
      @EducaPlayPR  3 роки тому +2

      Esse agradecimento como retorno é o que faz o trabalho valer a pena, se puder compartilhar o vídeo a equipe fica muito grata.

  • @tatianacastro2642
    @tatianacastro2642 7 років тому +4

    Para os comentaristas aqui, essa Educação não propõe impor, mas informar, discutir..Vejo muita gente quase como uma fobia acerca desses assunto, mas ao longo da história, foi sempre assim mesmo.Toda vez que a sociedade discute evoluir, grande parte ficaram aterrorizados. Foi assim com as feministas do início do século XX, que clamaram por direito ao trabalho e ao voto para a mulher..Foi assim com o fim da escravidão.Eu sou religiosa, acredito em Deus, nos valores familiares e apoio totalmente educação sexual e de gênero na escola.

    • @Laurocf
      @Laurocf 6 років тому

      Tatiana, eu sugiro a vc se informar melhor sobre a origem dessa ideologia de gênero, qual seus proponentes e qual o objetivo final. Vc se diz religiosa, então suponho que defende a vida e a família, portanto a luz da razão e conhecimento, não pode defender essa ideologia. Não acredite no discurso de defender os desiguais, se fosse isso tudo bem, mas essa premissa é só uma cortina de fumaça para o objetivo verdadeiro. Só procure informação, só isso.

  • @ariadnafranco6972
    @ariadnafranco6972 9 років тому +2

    Muito boa a discursão e muito atual para os "dias de hoje", com o passar dos anos, observamos cada vez mais crianças e jovens seguros de si e da sexualidade, convivendo com respeito. Sem julgamentos de raça, sexo e gênero ou condição socioeconômica.

  • @tcheyquy
    @tcheyquy 9 років тому +8

    Essa mulher fala algo muito forte que é DESTRUIR, e isso não é bom. Meninos e Meninas são diferentes sim!!!!

  • @g.almeida8494
    @g.almeida8494 9 років тому +2

    Eu sou diferente e gosto de ser diferente, o que muitas vezes falta é somente o respeito a minha feminilidade, cada um tem os seus valores!

  • @pedroa7886
    @pedroa7886 3 роки тому +9

    só vim por causa da escola

  • @saraceleste1
    @saraceleste1 8 років тому +10

    Eu quero ver fazer equações, redações, química, física, matemática, história (toda a história), geografia, biologia, ciência em geral, como nas escolas de países de verdade. Vemos a cada vexames e mais vexames nos exames do ENEM, e zeros e mais seroa nas redações do mesmo. Sinto vergonha.

    • @geonetembernardiagostinho9558
      @geonetembernardiagostinho9558 8 років тому +12

      +Sara Celeste Dutra Boechat Eu quero uma humanidade se relacionando com respeito e convivendo com as diferenças sem machismo, sem preconceito e sem violência. A matemática, a química e a física só fazem sentido se a humanidade viver em paz. Sou pela educação para a paz.

    • @jefersonpappin5572
      @jefersonpappin5572 8 років тому

      +Sara Celeste Dutra Boechat Concordo com suas palavras, um dia tive a esperança de ver um brasileiro ganhar um premio Nobel, mas pelo que vi do "mimi" do sistema público de educação acho que é mais fácil o Brasil ganhar 10x a copa do mundo de futebol do que um Nobel...

    • @seusenhortobi5237
      @seusenhortobi5237 7 років тому +1

      Geonete ideologia de genero é uma falacia por si só

  • @geonetembernardiagostinho9558
    @geonetembernardiagostinho9558 8 років тому +11

    O tema é muito importante e pertinente. Há uma falta de entendimento sobre os papéis de gênero criados culturalmente e se refletem nos comentários que li aqui. Há muito machismo e muito preconceito. É uma ignorância generalizada e radical. Precisamos educar para o respeito pelo ser humano. Papéis sociais são diferentes em diferentes sociedades e através dos tempos. Por exemplo, numa sociedade indígena os papéis sociais são diferentes dos papéis sociais de outra sociedade. Ninguém vai deixar de ser homem e ser mulher por assumir outros papéis sociais.

  • @marciocoutinho7266
    @marciocoutinho7266 5 років тому +2

    Para vc
    entender a teoria queer é preciso que veja esse texto com seriedade. Empreguei
    os conceitos QUEER , que são aplicados em crianças , e os coloquei nos
    defensores adultos da teoria queer . Vejamos inicialmente o que fazer com os
    homens HETERO.: Alternar seu comportamento hetero com o uso de vestidos,
    maquiagem, calcinha , esmalte. Fechar as pernas em locais públicos. Frequentar
    salão de beleza para tratar da peruca. Tomar injeção de hormônio para ter os
    sintomas de uma TPM. Em caso de briga ou confusão, reagir como homem de forma
    bem agressiva. Fazer curso de balé . Depilar o corpo, mesmo com dores lancinantes.
    Esse comportamento deve se alternar com os fenótipos masculinos. O que a teoria
    queer pretende é que a criança tenha esse comportamento bissexual. O grave em
    td isso é que os exemplos de comportamento do homem que relatei podem parecer
    caricatos e engraçados. Mas não são. Numa escala menor , é isso que a teoria
    queer quer para a criança. A pergunta é a seguinte: pq não se aplica essa
    teoria aos ADULTOS e poupa-se as crianças.?

  • @253mario
    @253mario 11 років тому +11

    Educação de menino e menina deve ser diferente SIM,

    • @anadirhiga7941
      @anadirhiga7941 6 років тому

      Vou dar uma sugestao;pq vcs nao vao cuidar dos piolhos dos alunos das suas escola,vcs nao consegue nem cuidar dos piolhos imagina sexualidade,acha q os brasileiros sao idiotas,esqueceram q 80 por cento dos seus alunos nao tem educaçao nem como tratar os seus semelhantes,imagina sexo, e sem falar q todos estao baseadas em teorias e nada comorovado;cada um tem uma teoria mais louca q a outra sobre gay .

  • @Laurocf
    @Laurocf 6 років тому +6

    Não é possível que vcs acreditem mesmo no que estão propondo, ou vcs são dementes?
    Vão negar a biologia, a psicologia, a antropologia a história ? Basta uma idiota criar uma ideologia baseada no marxismo e toda a razão vem abaixo em tão pouco tempo? Vcs professores foram doutrinados contra a razão? ou vcs tem medo de ir contra esse sistema mentiroso? Defendam a verdade, não importa contra qual poder maligno.

  • @luziafiorezi9973
    @luziafiorezi9973 8 років тому +4

    Acredito que na escola ainda há muito preconceito, de uma forma geral (gênero, étnico e outros) e os educadores não estão preparados para orientar os alunos, algumas vezes por não ter conhecimento sobre o assunto e não raro, por convenções históricas arraigadas em sua vivência. Para tanto é necessário que o coletivo da escola busque formas de entender todo o processo que envolve o contexto discriminatório e também, os motivos que provocam o preconceito e a discriminação e assim, atender casos pontuais e também realizar palestras, rodas de conversa e outras formas de conscientização para tentar amenizar as situações preconceituosas no ambiente escolar.

    • @Laurocf
      @Laurocf 6 років тому

      Para isso que vc propõe sabiamente não se faz necessário destruir a identidade heterossexual de nossas crianças e jovens, mas simplesmente ensinar o respeito ao diferente, e não taxar o natural de errado.

    • @eduardol.1189
      @eduardol.1189 3 роки тому

      Antes ,deve se ensinar direito a criança o que É gênero , Gênero é algo com fundamento fixo e que não muda nunca , "GEnero humano "ou "Gênero terror " que nunca mudam ,ja o social muda ,por isso não cabe como Gênero ,além disso tem o "Generalizar " tornar todos equivalentes um ao outro ,se um faz todos fazem " biolgicamente " por isso homem e mulher não é construção social.

  • @MsFrannunes
    @MsFrannunes 8 років тому +4

    A educação de meninos e meninas deve ser diferente, mas com respeito as diferenças, respeito um pelo outro , respeito pelo outro que não se enquadra nos padrões heteronormativos de comportamento. Respeito pela mulher, pelo gênero feminino. É isto, os seres humanos precisam ser educados para conviver com o diferente, respeitar o outro em sua condição seja qual for.

    • @eduardol.1189
      @eduardol.1189 3 роки тому

      HEteronormatividade ,a vida é hetero ,por isso a heteronormatividade é a propria vida.

  • @antonioenriquemonteromarti1873
    @antonioenriquemonteromarti1873 2 роки тому

    O que é uma "técnica pedagógica"? Quais são as atribuições dessa função? Seria um tipo de funcionária de secretaria? Em caso positivo, professores pautam seu trabalho pelo que essa fulana diz?

  •  8 років тому +8

    PQ O MEC NÃO COLOCA AULAS SOBRE POLÍTICA NAS SALAS DE AULA?!!! NÃO É INTERESSANTE PRO GOVERNO NÉ?!!

    • @phillipfelix
      @phillipfelix 6 років тому

      Falar sobre gênero é falar sobre política meu caro

  • @jlangaturama
    @jlangaturama 6 років тому +1

    Perdoa professora, neste vídeo proposto como atividade reflexiva aprendi o que não fazer nas respostas de uma entrevista sobre este tema, há abordagens muito mais consistentes sobre o assunto, Desconstruir o que foi construído? Não!
    Ela vai contra a teoria de Vigotski, neste tema foi melhor o que o estado brasileiro, ainda laico, fez, normatizou o que não pode defendendo as minorias e a diversidade claramente.
    A evolução não é um objetivo é um processo, ainda mais neste tema ...
    Ela se perde, e se perde feio quando questiona o problema da mãe servir a mesa e etc....
    Esta abordagem não vai acabar com as desigualdades, precisa-se de competência e o primeiro passo foi dado, ====> normatizado na constituição , e isto tem de ser falado e não pode ser esquecido numa entrevista deste calibre, por isto que ao ler-se os comentários pasmamos ao ver que ela usou termos infelizes, que no conseguiu uma homogeneidade nos comentários.
    Seja o homem, seja a mulher, seja um LGBT estando no poder ou em posições de destaque ou superior, não resolverá todos os problemas se não parar para estudar, ouvir as opiniões e não se posicionar como o dono da verdade e como somente o seu método é o melhor, e isto ela não aborda, ela entende que só desconstruindo, sem considerar o contraditório, a globalização ... Ela vai contra a teoria de Vigotski,
    Pontuo isto pois, percebe-se claramente na abordagem da professora, a teoria de Vigotski que pauta a Abordagem Sócio-histórica, Sócio-interacionista ou Históricocultural. E ela Melissa Colbert Bello, segue esta linha dialética, ora se Vigotski é um autor interacionista e construtivista, então o caminho optado pela Melissa será longo, estaríamos desconstruindo ou destruindo a sociedade brasileira sem prestar atenção no que as mídias sociais abordam, sem encarar de frente, o contraditório e paradoxal sobre conceito de berço da família e os estereótipos, infelizmente, esta abordagem de 2010 já defasou frente aos avanços tecnológicos O bom é que ela não propõe impor, mas informar, discutir, mas contraditório quando diz desconstruir e até destruir, numa entrevista deste nível, com jornalista preparada para as perguntas, a entrevistada deveria abordar, naquela época sobre como a constituição já recebeu e legalizou dando amparo para os juízes no tocante aos direitos humanos.
    A evolução não é um objetivo é um processo, ainda mais neste tema processo lento ,muito lento, ainda mais para um país onde a diversidade é respeitada e tolerada constitucionalmente e convive com as mais diversas tradições culturais, então ela quer desconstruir e contraditoriamente usa a palavra transformar e refletir, perdoa, realmente não combina didaticamente se falando.

  • @Ane258
    @Ane258 5 років тому +1

    Se o Deus todo poderoso enviou um menino ou menina quem somos nós pra falar o contrário??? Quem bate de frente a Deus só anda pro precipício....

  • @eduardol.1189
    @eduardol.1189 3 роки тому

    A escola que é a casa da biologia hoje luta contra biologia

  • @emersonbarreto2588
    @emersonbarreto2588 2 роки тому

    - Pq vc não chora?
    - Pq sou homem
    kakakakkakaka

  • @maninhojoel
    @maninhojoel 9 років тому +7

    Vocês realmente acreditam em alguma benesse dessa ideologia, ou são inocentes, mesmo?? Nunca vi nada mais doentio....

  • @carolinacresciulo2721
    @carolinacresciulo2721 10 років тому +2

    O video mostra a Lut pela igualdade de gênero na Educação ... Isso é base para fim da violência mundial e contra as mulheres

  • @danielmattos4786
    @danielmattos4786 9 років тому +6

    Essa ideologia marxista simplesmente vai contra a família, contra o valor particular de cada família, isso é uma aberração!!!!!! Cada família tem o direito de educar seu filho em questões íntimas... isso é uma tentativa de destruir a família

    • @tatianacastro2642
      @tatianacastro2642 7 років тому

      Não sabia que foi Marx que inventou essa ideologia???kk

  •  8 років тому +3

    Blá,blábá...

  • @FernandaValente
    @FernandaValente 6 років тому +7

    Caramba, impressionante como essas crianças da reportagem são conservadores, triste ver isso!!

    • @simoneferreiradossantossil5796
      @simoneferreiradossantossil5796 6 років тому +1

      Desde quando ser conservador é algo ruim???

    • @willianoliveira8068
      @willianoliveira8068 5 років тому

      Não vejo nada de errado ser conservador. A geração de hoje quer que tudo seja liberal aonde tudo posso por isso que estamos assim nos dias de hoje cada dia pior que o outro.

  • @LuisNascimento2005
    @LuisNascimento2005 8 років тому +2

    o discurso é muito bonitinho, mas o resultado é um desastre. Qual o problema da mãe servir a mesa para a sua família? Qual o problema de ser o pai? Qual o problema de ser o filho ou a filha? Qual o problema de ser um parente? Quando uma mulher adulta ou mesmo jovem abusa de um menininho? É estupro? Isso não vai acabar com as desigualdades. Não vai acabar com as guerras. A mulher estando no poder ou em posições de destaque ou superior resolve todos os problemas? Exemplo: Você tem certeza de que os profissionais de saúde trabalhando num hospital estão TODOS realizando o trabalho corretamente com a dedicação necessária? Quando você interna um ente querido no hospital você supõe que lá ele está melhor cuidado do que contigo que não estudou para tal. O problema é que isso não é verdade! Eu presenciei várias vezes o meu pai abandonado pelo serviço de saúde mesmo havendo todos os recursos disponíveis. As pessoas de plantão não queriam trabalhar e não estavam cumprindo com a sua obrigação e não davam a mínima se mais um morresse. A teoria covarde dos tais era: Não quero trabalhar e para diminuir a minha carga eu não vou dar nem comida e nem água para não ter que limpar excrementos. Além disso se alguém ainda estiver defecando ou tendo que ter um banho de leito vou passar para os estagiários. Agora pergunto? Por que essas mudanças que estão propondo vão dar certo com pessoas muito semelhantes que também estão na educação? Vejam, eu não estou dizendo que todos agem assim, mas que muitos agem errado por falta de supervisão adequada e por causa da certeza da impunidade. Quem trabalha com obra como eu sabe que você desconstrói algo (demole, desfaz, etc) geralmente para construir outra coisa diferente ou melhor ou mais adequado ou mais funcional ou mais econômico ou mais rentável. Huuuuum, entendeu? Quem vai se beneficiar?

  • @camilaalmeida3282
    @camilaalmeida3282 5 років тому

    meu Deus

  • @thaianebueno6806
    @thaianebueno6806 11 років тому

    não, não deve

  • @saraceleste1
    @saraceleste1 8 років тому +4

    A quanto tempo não temos um grande escritor? A quanto tempo não temos cientistas renomados? Agora aberrações produzidas por essas teorias doutrinadora e destruidora da família, quantos vemos anualmente?

    • @coletivoadisa6325
      @coletivoadisa6325 8 років тому +2

      pq vc não se torna uma grande teórica

    • @Polly16Ana
      @Polly16Ana 7 років тому +1

      o que seriam as aberrações? a discussão das questões de gênero quer trazer uma igualdade de direitos e liberdade de expressão (claro sem violentar o/a outro/a). Não tem intenção de destruir família ou obrigar nós mulheres a fazermos outras coisas do que cuidar da casa e dos/as filhos/as, pelo contrário vem demonstrar q vc pode e deve fazer isso se bem quiser e nao se houver um papel social pra isso pq vc tem uma vagina. Eu e vc podemos ser escritoras ou cientistas também... não use tudo no sexo masculino pq parece que dá um sentido de os homens podem ser isso ou aquilo... Se coloque em suas queixas e sugestões.
      :*
      Vamos discutindo... opiniões diferentes geram questionamentos aos nossos proprios pensamentos.

    • @ronaldg.azevedo3026
      @ronaldg.azevedo3026 6 років тому

      Principalmente depois 1988 .