Dupla excepcionalide - Autismo com superdotação (TEA e AHSD))

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 жов 2024
  • Algumas pessoas possuem Autismo com Superdotação. Mas muitas pessoas com APENAS superdotação apresentam características que são confundidas com TEA (autismo).
    Há muitos sinais e características dessas duas condições que se confudem, então precisamos entender bem as duas para poder buscar ajuda e fazer uma boa identificação e um bom diagnóstico diferencial.

КОМЕНТАРІ • 36

  • @rosanapinheiro7616
    @rosanapinheiro7616 Годину тому +1

    Bom dia. Te agradeço muito por essa aula. Sou neuropsicóloga e vai me ajudar muito na devolutiva de avaliação de um TEA com superdotação. Muito obrigada.

  • @maira.passaro
    @maira.passaro 17 годин тому

    Sua aula é sempre excelente! Nunca assisti uma aula sua que eu não achasse boa, que eu não aprendesse alguma coisa, e é sempre muito didática!

  • @ThamiresSoares-f4d
    @ThamiresSoares-f4d День тому +4

    Amando as aulas ! Tenho diagnóstico de TEA suspeita de ah/sd porém diante dos perfis minhas dificuldades são mais parecidas com ah/sd do que pelo tea. Mas acredito muito nessa dupla excepcionalidade . Confirmou uma ideia que eu já tinha. Obrigada. Sou psicóloga e pretendo fazer dessa área meu nicho pois vejo que é um sofrimento meu e de meus antepassados . O preço já foi alto demais , bora abrir esse caminho para nós e todas as outras gerações com dupla excepcionalidade ❤

  • @laisbg
    @laisbg День тому

    Maravilhosa a aula, Jean!! Eu tenho vontade de assistir 3 vezes, fico até tarde da noite ouvindo seus conteúdos 😄

  • @lithmariel
    @lithmariel День тому

    Eu sou artista mas todos meus pensamentos também são sempre embasados em "utilidade". Seja de eu querer um abraço, ou fazer algo material, ou ganhar algo, enfim. Eu tenho criatividade nível da vinci e queria que inventor fosse um trabalho mas eu não vejo propósito algum em viver nas nuvens. Se não posso fazer algo com aquilo, não me interessa. Mesmo discutir as profundezas do universo pra mim é uma questão prática.
    Tenho os dois, isso me descreveu muito, obrigado Jean!
    Não me considero super introvertida mas às vezes eu só quero dizer blublublublublu e imitar os movimentos de alguém e pouca gente entende isso sem te reprimir de forma negativa.
    Também já cheguei a achar que tenho TOC mas não. Só gosto que as coisas estejam de uma forma bem específica senão me irrita.
    Quando tem muita gente falando ao mesmo tempo não consigo processar auditoriamente o que ninguém tá falando. Já tenho dificuldade normalmente (exemplo: meu esposo falando feliz ano novo 5 vezes do nada e eu mandando ele escrever porque não entendi) mas quando isso é o caso a única coisa que "funciona" é desligar e ignorar tudo. Não sei se talvez seja isso o mecanismo mais catatônico, de tentar se desligar daquele barulho sem sentido.
    Eu totalmente trato minhas interações sociais como um computador. Amo programação justamente porque "pensa" igual eu kkk. "Se isso então aquilo e tal e tal e tal", e muitas vezes é complexo demais pra descrever assim, porque são dezenas de conexões instantâneas, e se algo não tá na database eu fico 'não sei agora'. Mas é muito cansativo usar esses algoritmos.
    Eu ainda sou MUITO BOA em olhar pra alguém e saber que "tipo" de pessoa ela é, em que categoria de valores e etc ela entra, e portanto presumir vários patterns de ação, mas eu ainda não consigo fazer a mínima idéia do que elas vão fazer ou dizer ou porque. São só fatos observados dentro da database e formas minuciosas de identificar eles a partir de detalhes pequenos. Três exemplos legais disso foram artes que fiz pra pessoa e por qualquer motivo não pensei em pedir foto. Ela disse "tenho cabelo dessa cor e tal". Pronto, fiz uma coisa que os amigos ficaram surpresos o quão era "ela". Conversamos uma única vez. Eu deduzi pelos nomes e forma que ela escreve e tudo que ela decidiu fazer ali e porque. Ou eu jogar referência obscura e dar exemplo prum cliente me pedindo trabalho e ele dizendo "ah, isso foi minha inspiração" ou "nossa, tava usando essa imagem de fundo até semana passada". É uma habilidade incrível. Mas não me ajuda em nada a saber o que as pessoas querem de mim socialmente USHyGDhs
    A minha lógica com "ignorar" as pessoas é simples: Se elas não me disseram eu não vou ficar assumindo coisa baseado em sei lá, olhar. Eu não sou adivinha. Ou me pedem ou eu não dou. Pronto.
    Não sei o quão restrito os interesses meus são, porque do meu ponto de vista não são. Tem jogos que ainda sou obcecada desde que tenho 7 anos. E ainda busco coisas que são parecidas. Música é sempre um mesmo "tema" mas é um tema meio amplo que não consigo definir porque não existe nome pra esse "estilo". De vez enquando eu vou sair dessa zona, passar uma hora, minutos ou um dia naquilo e dizer "pronto cansei, legal mas vou de volta pras minhas coisas". É muito difícil achar gente que tenha interesse nas mesmas coisas e não consigo relacionar ou querer fazer nada novo que me dizem, então talvez? Mas não é tipo "só me interesso por esse assunto tal e tal", é uma gama mas ampla... mas não tenho interesse em nenhum outro quase. Meio que tipo, meu interesse principal é aventura e viver tipo um mundo de RPG. Gosto de qualquer coisa nessa vibe. Detesto nomes e datas.
    Tenho MUITA dificuldade em saber como as pessoas me vêem e acho terrível que ninguém nunca me responde se eu pergunto. Mas sei que a forma que me vejo e me vêem é discrepante. Tipo me achavam brava quando nunca estava, etc e demorei pra entender porque. Mas eu me entendo bastante porque fui forçada a isso. E gosto de falar sobre minhas coisas porque eu não gosto de perguntar sobre os outros. Se elas quiserem falar elas falam.

  • @seforaportela4997
    @seforaportela4997 День тому +3

    Jean, vc é uma luz nessa escuridão de se auto entender. De todos os perfis que sigo sobre esses assuntos, o seu é de longe o mais profundo e bem explicado. O seu relato sobre o carro X gasolina me remeteu a minha infância, qdo eu tinha uns 8, 9 anos e perguntei pro meu pai quem fazia dinheiro e ele me respondeu que o governo tinha uma fábrica de dinheiro no RJ; perguntei pra ele por que o governo não fazia muito dinheiro e dava pra todo mundo e daí não ia ter mais ninguém pobre. Ele me explicou que se o governo fizesse isso o dinheiro não ia valer mais nada. Isso me absorveu em pensamentos por semanas e foi qdo encontrei na biblioteca uns livros que a receita federal tinha publicado para as crianças sobre educação tributária. Daí entendi tudo. Ironicamente, anos depois fui trabalhar na receita federal e colaborei num projeto de educação tributária, mas ninguém me entendeu....fiquei no vácuo.
    Mas a minha questão maior com relação ao assunto é essa hiper rotulação. Queria que vc falasse mais sobre tanto rotulo. Sei que sou super dotada, mas não sou nem ansiosa e nem tímida.porém sou mega estabanada. Saio derrubando tudo. Eu achava que era pq sou canhota, depois pensei que era pq meu corpo não acompanha o cérebro; depois pensei que é pq só foco no que me interessa. Daí fico pensando se não é um pouco de tdah ...
    Eu sou bem aquela que mudou de profissão 200 vezes na vida.

    • @angelicafrfb
      @angelicafrfb День тому +1

      Também sou da Receita Federal!!! E por diversas vezes também me sinto no vácuo 😅

    • @seforaportela4997
      @seforaportela4997 15 годин тому

      ​@@angelicafrfbsai há alguns anos... fui pra fora. Tenho muitos amigos que ainda estão e todo mundo diz que mudou muito. Amei os anos de SRF. Foram anos lindos

  • @gbaseggio
    @gbaseggio День тому +1

    Por influência dos vídeos do Jean, estou seriamente considerando fazer uma segunda graduação, desta vez em Psicologia. Keep up the good work!

  • @isamariaaquinodonascimento7561

    Muito bom! Muito interessante! Tenho essa dupla excepcionalidade, fiz há pouco a avaliação neuropsicológica e me vi muito no que foi explanado. Tudo a ver msm. E ainda gostaria de ver uma aula exclusivamente sobre TEA com AHSD.

  • @MicheleDiasMachado
    @MicheleDiasMachado 16 годин тому

    Muito obrigado, excelente aula! muito esclarecedor!

  • @jdelsolar
    @jdelsolar 2 дні тому +5

    fui diagnosticado com TEA e AHSD, ainda é dificil entender a sociedade como tal. Mas vamos que vamos

    • @mandandoaletramusicas
      @mandandoaletramusicas День тому

      Pois é, né?! Mas a dinâmica da sociedade é pensada na maioria, nos neurotípicos, e sei que você sabe disso. Rs Tô só comentando. Quem é atípico vai sofrer em ver como as coisas são sem sentido (ou não, se pensarmos em teoria de controle de massas 😬).

  • @marianyvieira4784
    @marianyvieira4784 День тому

    Eu sou TEA e tinha dúvidas sobre a possibilidade da superdotação. Agora tenho certeza, me enquadro em tudo. Isso explicou muito, descreveu minha trajetória..😅

  • @amelia.demarque
    @amelia.demarque День тому

    Tenho acompanhado as suas aulas e aprendido bastante. Meu diagnóstico é de AHSD e TEA. Diagnóstico inicial era TDAH, o que não foi corroborado pela etapa do diagnóstico psicológico.

  • @chalvarenga
    @chalvarenga 2 дні тому

    Seus vídeos são excelentes! Os conteúdos são muito claros, profundos, e você tem a habilidade de adaptar o seu conhecimento para um discurso adequado a um canal de divulgação. Obrigada por sua generosidade!

  • @angelicafrfb
    @angelicafrfb День тому

    Excelente!!!🎉

  • @henriquedelafonte283
    @henriquedelafonte283 День тому

    Excelente!

  • @sandrabertotti
    @sandrabertotti 2 дні тому

    Muito bom! Obrigada por compartilhar esse conteúdo tão esperado. Tenho tea +ahsd diagnosticado, me identifiquei com muitas coisas, outras percebo algumas variações que parecem tdah. Excelente conteúdo ❤🙏

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 День тому

    olha pra mim a aula não esta nada ruim, pro meu modo de assimilar as coisas se encaixa muito bem a sua didática, não sei como é pra pessoas típicas, no geral acham que eu falo demais e detalho excessivamente, me frustro as vezes quando as pessoas perguntam algo que eu falei bem no inicio , já antecipando as informações que eu achava pertinentes...com você eu só tive que voltar em alguns momentos pois me distraí com os próprios conceitos.

  • @anacosta2904
    @anacosta2904 День тому

    Obrigada pelas aulas de ontem e hoje 🙏 Será que podias explicar melhor o que é a DMN? Obrigada

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 День тому +1

    eu fui diagnosticado com dupla excepcionalidade, tendo tanto o tea como o tdah além de ah/sd e me identifico bem mais com a parte da abstração do que com a concretude que você descreveu, pra ver como somos diferentes, não tenho problemas com sarcasmo mas em contra partida tenho dificuldades quando estão fazendo uma brincadeira comigo, geralmente eu sei que pode ser uma brincadeira, mas eu fico numa duvida que só termina quando a pessoa que estava brincando revela que era uma brincadeira ou quando chega num ponto muito absurdo pra ser verdade, eu uso muito abstração no desenho, embora seja figurativo e realista sempre usei o pensamento abstrato pra construir meus desenhos e pra pintar também, embora não soubesse disso até estudar como funcionava essa abstração que não é somente a que vemos naqueles trabalhos, de manchas ou formas geométricas típicas do estilo

  • @DavidCoutinhoCG
    @DavidCoutinhoCG День тому

    Eu nunca fiz um diagnóstico completo antes, como o neuropsicológico pra avaliar o meu perfil, mas imagino que eu seja um misto de Autismo com TDAH e AHSD, meu falecido pai também, só que a vida aqui anda tão dificil que despender um dinheiro e tempo pra fazer essa avaliação que é cara e não sei que tipo de retorno isso vai me trazer, já sofri muito e sofro ainda com diversas dificuldades que tenho pessoais, mas também sofro com dificuldades familiares, ai prefiro por minhas prioridades de equipamento de trabalho como principal e contas do que fazer o teste, tenho bastante vontade de fazer pra fechar um diagnóstico completo.

  • @Barenko
    @Barenko День тому

    @jeanalessandro, otimo conteúdo. Há um typo no titulo do vídeo.
    Uma dúvida: Há períodos que uma mesma pessoa é muito focada em um único assunto e há outros períodos que a pessoa não consegue focar em nada, fica pingando de assunto a assunto. Quando um AHSD (com ou sem dupla excepcionalidade) está com dificuldade de aprender algo pois começa a achar aquilo que quer aprender chato e dispersa, como podemos colocar essa pessoa de volta na linha? É possivel que ela própria consiga esse auto-controle ou precisará de algum agente externo? Afinal, de q adianta super dotação de tem um poder de concentração de uma criança?

  • @LarissaOliveira-li8ns
    @LarissaOliveira-li8ns День тому

    Olá Jean, td bom? Gosto dos seus vídeos e percebo q seu conhecimento sobre ah/sd é incrível e profundo, parabéns por isso.
    No entanto, considerando que ah/sd e autismo sao considerados espectros e considerando a minha experiência pessoal, como alguém que recebeu o diagnóstico da dupla expcionalidade há pouco mais de dois meses (e é psicóloga), preciso apontar que nem tudo bateu quando falou da DE.
    Nesse processo de autoconhecimento que estou vivendo, eu sinto que a complexidade da combinação das duas condições é bem maior do que apenas algumas características se manifestando. Por exemplo, as duas situações apresentam sensibilidades sensoriais, por motivos diferentes certo? Eu consigo dizer que tenho problemas sensoriais para os dois lados que vc apresentou: de sentir certas vezes como algo que me invade ou outras vezes como algo que me tira o foco; eu provavelmente suporto mais estímulos do que o comum recupero mais rápido de excessos por causa da ah/sd, mas nao deixo de escutar muito ou me estressar com certas coisas.
    Por outro lado, a questão dos interesses: de fato, eu tenho hiperfocos potentes, a questão dos diagnósticos tem sido um, por exemplo. No entanto, eu consigo me adaptar e ouvir sobre diversas coisas diferentes ainda que nao seja meu foco. Definitivamente eu tenho uma cisão de rigidez e flexibilidade simultaneas, é dificil explicar.
    Rotinas: funciono bem com rotinas, desde que elas façam sentido. Porém não consigo deixar tudo rígido demais por sentir necessidade de me permitir ter tempos para mim ou para outras coisas. Novamente, existe algo que poderia ser muito rigido e ser problemática as mudanças, mas ainda assim cá estou eu quebrando o padrão de horário que costumo dormir. Previsibilidade é bom, mas as vezes ela cansa.
    Você comentou sobre a questão da empatia, essa também é complexa... se eu fosse apenas seguir a lógica trazida, eu jamais seria psicóloga, nem conseguiria agir assim. Porém eu consigo, eu faço um bom trabalho, eu consigo ter os dois tipos de empatia que existem, cognitiva e emocional. O autismo ele acaba aparecendo nas minhas relações próximas, por contas das inseguranças geradas. Nao é q eu nao pense que alguém pode estar brincando... mas que tipo de brincadeira é? Eu entro? Nao ligo? Como é melhor me comportar nessa situação?
    A percepção de si também é uma coisa estranha: hoje em dia ela é ótima por muito tempo de terapia, mas por conta da intensidade da ah/sd, eu nunca pude nao olhar para o que eu sentia. Ainda que minha tendência seja lógica, os sentimentos sempre foram mais guias do que tudo.
    Enfim, minha natureza questionadora nao poderia deixar isso passar, mas tenho ciência de poder ser só a minha experiência, que até pode nem ser DE, afinal eu só tive um diagnóstico. Ainda assim, eu imagino que é muito mais complexo do que apenas algumas características sendo mais fortes de um jeito ou de outro. Elas coexistem e as vzs sao contraditórias ou se ajudam ou só pioram uma a outra, e assim acredito que seja.

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 День тому

    eu gostaria de saber como é o perfil da pessoal com dupla excepcionalidade que tem ah/sd, tea e tdah ao mesmo tempo, eu recebi este diagnóstico e na busca de conhecer mais não vejo ninguém falando de casos como o meu ,nenhum especialista no assunto

  • @laisbg
    @laisbg День тому

    Jean, estou vendo várias aulas sendo postadas aqui nos últimos dias. Era pra elas estarem públicas mesmo? Parecem aulas pros cursos. Se sim, obrigada!

  • @mariapaulagl
    @mariapaulagl День тому

    Jean, tem alguma lista com bons neuropsicológos? Tenho a impressão que a dupla excepcionalidade ecorre o risco de nao ser diagnosticada.

  • @bkvrnagameplay879
    @bkvrnagameplay879 День тому

    Altas habilidades motoras excluiria tea do tea/ahsd?

  • @amorimalvaro7
    @amorimalvaro7 День тому

    Tenho dupla Excepcionalidade.

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 День тому

    a parte do 42:00 sou eu todo hauhauhau

  • @RitmodaVida
    @RitmodaVida 2 дні тому

    Fala de Dupla Excepcionalidade com TDAH

    • @alanlealferreira4929
      @alanlealferreira4929 День тому

      ele fez um video sobre isso ha pouco tempo vc deve achar facil no canal dele

  • @clevoclevo
    @clevoclevo День тому

    tenho