Gente, algumas coisas aqui: 1- O foco do vídeo é sobre carreira acadêmica em astronomia/astrofísica, não sei se tudo o que eu falei vale pra ciências biológicas e humanas, por exemplo. 2- Eu sempre estou falando sobre vantagens da carreira e mostrando meu dia-a-dia pra vocês, então senti a necessidade de ser honesta sobre a realidade da carreira, mas vejam bem não tenho a intenção de desestimular ninguém, só trouxe a informação até vocês (até porque eu continuo na carreira!). 3- Se você for de outra área e quiser compartilhar a situação da sua área atualmente, seria muito legal pras outras pessoas que chegarem no vídeo compararem as diferentes carreiras!
Eu sou do direito (ciências humanas) e digo que a área também é instável para quem quer advogar, uma vez que você precisa se vender e fazer sua carreira desde o começo da faculdade. Se formar em direito e passar na OAB não é suficiente, pois, além de abrir escritório é preciso prospectar clientes conforme a ética da profissão e isso não é garantia de sucesso. Eu acredito que cada área tem os seus pontos negativos e positivos assim como a Stephane expôs no vídeo, ou seja, temos que construir nossas oportunidades apesar de quaisquer dificuldades que passemos.
Sou de ciências biológicas, mas tudo que vc disse tbm é válido para nós. A demora para se estabilizar é horrível mesmo. Dependendo da área suas possibilidades extra-acadêmicas ficam muito difíceis também. Ou você passa no concurso, ou vc fica de pós doc em pós doc para sempre, ou vai trabalhar em faculdade particular. Outro ponto que eu destacaria que pode ser muito problemático: em um concurso para uma universidade você meio que tem que ser o melhor em tudo. Em geral só abre 1 vaga e como você disse, altíssima concorrência, ainda mais hoje em dia. Uma vez estável quase tudo melhora muito, mas a pessoa tem que ter em mente que ela não vai atuar unicamente como pesquisadora em uma universidade, terá de dar muitas aulas, fazer extensão e ter atividades administrativas das mais variadas. É um dia a dia completamente diferente de um doutorando ou um pós doc. Tenho colegas que amam trabalhar com ciência, mas detestam dar aula, isso pode ser um problema para alguns. Eu felizmente amo dar aulas tbm, mas eu lidava muito mais intensamente com experimentos enquanto pós doc do que hoje, meu tempo é dividido com muitas outras atribuições. Mesmo assim não me arrependo :)
Excelente vídeo Stephane!, realmente sempre bom pesar os prós e contras da área acadêmica, ainda mais em um país tão instável nessa área como o nosso, especialmente recentemente.
Convido os astrônomos, para desvenda o mistério, do maior Meteorito intacto existente Eu o denominei 2 Km Encontrado no Nordeste Brasileiro Dia 17/07/2022
Vlw Stephane, eu gosto muito do seu canal, ja recomendei seus videos pra galera que curte astronomia aqui no Brasil mas pessoal sempre olha na quela visao romantica da coisa e acho mt legal vc mostra como é essa vida. Se tivesse mais Stephanes pelo mundo a vida das pessoas na hora de escolhe um curso ou uma carreira em qualquer área que seja acho que as pessoas seriam mais felizes nas carreiras por ai.
Olá, Stephane! Sou estudante de física e pretendo seguir carreira acadêmica, mas por causa da instabilidade da profissão, quero ter um plano B pro futuro. Você saberia me informar algumas profissões que geralmente empregaram bacharéis em física? Obrigado.
Ótimo vídeo!! Essa é uma discussão muito importante! Precisamos valorizar mais a Ciência, no Brasil principalmente, mas em geral acho que no mundo inteiro também... Acho que logo, logo o próximo vídeo vem aí hein? 😅Já que no próximo dia 12 teremos a divulgação da primeira imagem oficial do telescópio espacial James Webb!
Muito importante o tema, Stephane. Primeiro gostaria de elogiar teu trabalho! Segundo dizer que me descobri cientista quando entrei no mestrado em Ciência da Informação, ano passado. Aproveitei a oportunidade do ensino remoto, pois trabalho, mas estou conseguindo administrar os dois, e pretendo seguir com o doutorado. É muito importante equilibrar as coisas pra que esse processo seja menos "sofrido" possível!
Com todo respeito você é muito linda, bom estou ti conhecendo hoje como cientista vou ver teus videos, estava buscando sobre o estudo da matéria escura, aí ví um vídeo seu sobre o assunto. Acho interessante o fato da matéria escura, ainda ser um assunto não comentado, mas que pode influenciar no mundo, desconheço sua força, mas parece ser uma energia muito poderosa.
Depois de um semestre, um ótimo vídeo saiu do forno 🤩! Seguir carreira acadêmica é difícil, mas pra mim é o sonho de uma vida toda: é uma coisa muito bonita produzir conhecimento, repassar conhecimento e ensinar outros a produzir conhecimento também. Espero Stephane que vc siga firme e forte na carreira acadêmica, e que teus futuros alunos te elogiem tanto quanto vc elogia tua orientadora. E se o destino assim permitir, espero um dia poder estar entre teus alunos 🙌
Sou Engenheiro Civil que sempre foi apaixonado pelo cosmos e quero muito de alguma forma me encaixar ainda nesse mundo da astronomia, e com certeza vou ainda conseguir fazer isso. Mas assim...tenho uma dúvida que ainda não consegui sanar só com a pesquisa online aqui, acho que daria talvez pelo menos um assunto legal para vídeo ou thread: Após o resfriamento total de uma estrela que culmina em anã branca, o que exatamente fica? Do que é composta uma anã negra? Nós poderíamos pegar um pedaço dela com as mãos? Obrigado pelo vídeo!
Antes queria carreira acadêmica, hoje não mais, demora muito para vc se estabilizar financeiramente, para quem como eu é de família pobre é muito complicado, preferi passar num bom concurso e me estabilizar logo, ganhar grana logo sem tempo para esperar, e não me arrependo, diploma por si só não paga minha conta de água e luz e supermercado, decidi não depender de merda de bolsa!!!
A vida é curta, e carreira acadêmica não vale à pena. Me formei em Sistemas de Informação na USP e absolutamente NUNCA MAIS quero saber de USP, principalmente se for área de exatas. Prefiro a morte que fazer uma pós-graduação em exatas na USP.
Uau, estou "brincando" em um mestrado em Física, mas queria muito ir para a área de Astronomia e minha linha de pesquisa é sobre astronomia, tentando maratonar seus vídeos para ver algumas dicas.
Oi, se importaria em dizer em que você é graduado? Pretendo ingressar no curso de matemática esse ano, justamente com a intenção de fazer um mestrado e posteriormente doutorado com foco na área da física e da astronomia.
@@patriciacamposdasilva5822 então atualmente tenho 4 graduações, 2 que sou professor ativo no EM (Física e matemática). Mas tenho licenciatura em C.Biologicas e Química por curiosidade apenas. Mas se você gosta dessa área tenta ir direto para a Astronomia. Em Física, infelizmente astronomia não possui na grade apenas como optativa, ao menos na universidade que estudo, aí tem que correr atrás para entrar nessa linha de pesquisa.
@@jomarpilger Infelizmente não tenho essa opção, pois moro muito longe da UFRJ(única universidade que possui astronomia no RJ, onde na pandemia inclusive fiz três períodos de Ciências Matemáticas e da Terra, antes de ter que cancelar por não poder ir presencialmente no período seguinte), e na UFF até mesmo física se tornou um desafio, pois o campus fica a mais de um km de onde o ônibus da minha cidade deixa os alunos, então acaba que matemática tá sendo a minha opção mais cotada. Tenho medo de no futuro me arrepender ou me frustrar muito por acabar nunca conseguindo "migrar" pra área da astronomia, mas não sei se trata mais de uma escolha, sabe? Enfim, parabéns pelas suas formações, e também por ser professor, tenho certeza de que você faz uma diferença na vida dos seus alunos. Obrigada por me responder, muito sucesso na carreira, espero que chegue lá e não perca seu apreço pela astronomia e pela ciência.
@@patriciacamposdasilva5822 sim, sim minhas graduações são em EAD exatamente por isso. Sou do ES então astronomia é impossível, aí fiz física semipresencial e matemática em EAD e agora o mestrado também semi presencial. É uma viagem bem longa para chegar a UFES mas vale a pena e novamente astronomia não está na grade, mas como estou fazendo o projeto nesse campo estou estudando muito. Kkk
Na minha opniao e que a carreira acadêmica alem de ser mal vista não e levada mt a serio... como um trabalho como outro qualquer... as pessoas te tratam mais como estudante do que um trabalhador normal...se vc nao for mt bom vc quase não consegue mt dinheiro!!..🤩🖤💕🌜😎
Olá, Sté! Senti falta de uma profissional da área falando sobre o James Webb nesses últimos 7 meses. Por favor, me diga: seria possível o universo ser muito mais antigo do que havíamos imaginado? Ou os dados atuais são suficientes para afirmar segurança que o universo atual tem 13,8bi anos?
Se eu fizer so a graduação em astronomia consigo um emprego legal num planetario ou museu? o meu curso tecnico em adm e logistica ajuda em alguma coisa ou muda algo kk? e como vi q n pode trabalhar e receber a bolsa de pos graduação ao mesmo tempo neh entao tem como trabalhar e fazer mestrado so que n remunerado?
Oiê, poderia me falar qual seria a melhor carreira para um astronomo trabalhar numa agência espacial, observatório ou museu, se seria a carreira acadêmica ou a carreira profissional?
Eu adoro viajar mas a carreira acadêmica tem muita estabilidade e eu não gosto muito disso kkk, mas se for preciso eu faço, mas teria como falar como seria a carreira profissional de um astronomo pfv.
Gente, algumas coisas aqui:
1- O foco do vídeo é sobre carreira acadêmica em astronomia/astrofísica, não sei se tudo o que eu falei vale pra ciências biológicas e humanas, por exemplo.
2- Eu sempre estou falando sobre vantagens da carreira e mostrando meu dia-a-dia pra vocês, então senti a necessidade de ser honesta sobre a realidade da carreira, mas vejam bem não tenho a intenção de desestimular ninguém, só trouxe a informação até vocês (até porque eu continuo na carreira!).
3- Se você for de outra área e quiser compartilhar a situação da sua área atualmente, seria muito legal pras outras pessoas que chegarem no vídeo compararem as diferentes carreiras!
Eu sou do direito (ciências humanas) e digo que a área também é instável para quem quer advogar, uma vez que você precisa se vender e fazer sua carreira desde o começo da faculdade.
Se formar em direito e passar na OAB não é suficiente, pois, além de abrir escritório é preciso prospectar clientes conforme a ética da profissão e isso não é garantia de sucesso.
Eu acredito que cada área tem os seus pontos negativos e positivos assim como a Stephane expôs no vídeo, ou seja, temos que construir nossas oportunidades apesar de quaisquer dificuldades que passemos.
@@thiagojoserodrigues777 Concordo plenamente
Isso é importantíssimo para os jovens que desejam ingressar na carreira.
Sou de ciências biológicas, mas tudo que vc disse tbm é válido para nós. A demora para se estabilizar é horrível mesmo. Dependendo da área suas possibilidades extra-acadêmicas ficam muito difíceis também. Ou você passa no concurso, ou vc fica de pós doc em pós doc para sempre, ou vai trabalhar em faculdade particular. Outro ponto que eu destacaria que pode ser muito problemático: em um concurso para uma universidade você meio que tem que ser o melhor em tudo. Em geral só abre 1 vaga e como você disse, altíssima concorrência, ainda mais hoje em dia. Uma vez estável quase tudo melhora muito, mas a pessoa tem que ter em mente que ela não vai atuar unicamente como pesquisadora em uma universidade, terá de dar muitas aulas, fazer extensão e ter atividades administrativas das mais variadas. É um dia a dia completamente diferente de um doutorando ou um pós doc. Tenho colegas que amam trabalhar com ciência, mas detestam dar aula, isso pode ser um problema para alguns. Eu felizmente amo dar aulas tbm, mas eu lidava muito mais intensamente com experimentos enquanto pós doc do que hoje, meu tempo é dividido com muitas outras atribuições. Mesmo assim não me arrependo :)
Obrigada por compartilhar sua experiência com a gente! 🙏 Interessante tudo isso.
@@StephaneWerner oi linda😍
Conheci hoje pelo Twitter! Muito legal saber que há Brasileiros(as) lutando para nosso reconhecimento e por um futuro melhor na ciencia!
Parabéns!
OLÁ. STEPHANE. VOCÊ VAI CONSEGUIR TUDO. A NOSSA FUTURA PRÉMIO NOBEL. 💖💖💖💖💖💖
Obrigada 🥰 Espero conseguir! Prêmio nobel é muito longe da minha realidade 😭
estou no segundo periodo de física na ufmg, gosto muito do seu trabalho, espero um dia te conhecer na nossa caminhada academica
Sou advogado há 23 anos, mas apaixonado por astronomia. Pena que no meu Estado não há curso.
Primeiro , Te amo👍🏼♥️
❤️
Paixão antiga sempre mexe com a gente é tão dificil esquecer...bom te rever Stephane Werner. KKKKKKKKKKK
Excelente vídeo Stephane!, realmente sempre bom pesar os prós e contras da área acadêmica, ainda mais em um país tão instável nessa área como o nosso, especialmente recentemente.
Bem isso!
Eu amo astronomia pra sempre!!...independente de qualquer coisa!!..🌂💚💛😎🎉
Saudades, Stephane!!! 🔭💙👏
Voltei ☺️☺️🥰🥰
@@StephaneWerner ☺️😘
Convido os astrônomos, para desvenda o mistério, do maior Meteorito intacto existente
Eu o denominei 2 Km
Encontrado no Nordeste Brasileiro
Dia 17/07/2022
Vlw Stephane, eu gosto muito do seu canal, ja recomendei seus videos pra galera que curte astronomia aqui no Brasil mas pessoal sempre olha na quela visao romantica da coisa e acho mt legal vc mostra como é essa vida. Se tivesse mais Stephanes pelo mundo a vida das pessoas na hora de escolhe um curso ou uma carreira em qualquer área que seja acho que as pessoas seriam mais felizes nas carreiras por ai.
Ahhhhh muito obrigada Bruno 🙏🥰
Olá, Stephane! Sou estudante de física e pretendo seguir carreira acadêmica, mas por causa da instabilidade da profissão, quero ter um plano B pro futuro. Você saberia me informar algumas profissões que geralmente empregaram bacharéis em física? Obrigado.
Eu pretendo começar licenciatura em física
Setor bancário e de TI
Ótimo vídeo!!
Essa é uma discussão muito importante! Precisamos valorizar mais a Ciência, no Brasil principalmente, mas em geral acho que no mundo inteiro também...
Acho que logo, logo o próximo vídeo vem aí hein? 😅Já que no próximo dia 12 teremos a divulgação da primeira imagem oficial do telescópio espacial James Webb!
Obrigada e simmmmm, vamos de vídeo do James Webb! ✨
Muito importante o tema, Stephane. Primeiro gostaria de elogiar teu trabalho! Segundo dizer que me descobri cientista quando entrei no mestrado em Ciência da Informação, ano passado. Aproveitei a oportunidade do ensino remoto, pois trabalho, mas estou conseguindo administrar os dois, e pretendo seguir com o doutorado. É muito importante equilibrar as coisas pra que esse processo seja menos "sofrido" possível!
Voltou 👏🏼
tô de volta 😎
Conheci ontem o canal e me inscrevi, gostei do conteúdo
Com todo respeito você é muito linda, bom estou ti conhecendo hoje como cientista vou ver teus videos, estava buscando sobre o estudo da matéria escura, aí ví um vídeo seu sobre o assunto. Acho interessante o fato da matéria escura, ainda ser um assunto não comentado, mas que pode influenciar no mundo, desconheço sua força, mas parece ser uma energia muito poderosa.
Depois de um semestre, um ótimo vídeo saiu do forno 🤩! Seguir carreira acadêmica é difícil, mas pra mim é o sonho de uma vida toda: é uma coisa muito bonita produzir conhecimento, repassar conhecimento e ensinar outros a produzir conhecimento também. Espero Stephane que vc siga firme e forte na carreira acadêmica, e que teus futuros alunos te elogiem tanto quanto vc elogia tua orientadora. E se o destino assim permitir, espero um dia poder estar entre teus alunos 🙌
Tomara que vc esteja certo! 🙏
@@StephaneWerner tenho fé que estou 🙏🙏🙏
Sou Engenheiro Civil que sempre foi apaixonado pelo cosmos e quero muito de alguma forma me encaixar ainda nesse mundo da astronomia, e com certeza vou ainda conseguir fazer isso. Mas assim...tenho uma dúvida que ainda não consegui sanar só com a pesquisa online aqui, acho que daria talvez pelo menos um assunto legal para vídeo ou thread: Após o resfriamento total de uma estrela que culmina em anã branca, o que exatamente fica? Do que é composta uma anã negra? Nós poderíamos pegar um pedaço dela com as mãos?
Obrigado pelo vídeo!
amamos quando vc lembra a senha do canal kkkkk
pior que direto troco a senha pq esqueci a anterior então nem é lenda kkkkkkkkk
Finalmente tu voltou a postar vídeo, não pra ste pfv, são mt bons seus vídeos
Olá! Pq parou com os vídeos?
Mucha suerte. Con la formacion matematica que tienes con certeza consigues un gran trabajo en la industria si la academia "nao da certo"
Antes queria carreira acadêmica, hoje não mais, demora muito para vc se estabilizar financeiramente, para quem como eu é de família pobre é muito complicado, preferi passar num bom concurso e me estabilizar logo, ganhar grana logo sem tempo para esperar, e não me arrependo, diploma por si só não paga minha conta de água e luz e supermercado, decidi não depender de merda de bolsa!!!
A vida é curta, e carreira acadêmica não vale à pena.
Me formei em Sistemas de Informação na USP e absolutamente NUNCA MAIS quero saber de USP, principalmente se for área de exatas. Prefiro a morte que fazer uma pós-graduação em exatas na USP.
Opa salve, muito bem, abraços e boas observações.
Vídeo esclarecedor. Boa sorte!
obrigada!
Uau, estou "brincando" em um mestrado em Física, mas queria muito ir para a área de Astronomia e minha linha de pesquisa é sobre astronomia, tentando maratonar seus vídeos para ver algumas dicas.
Oi, se importaria em dizer em que você é graduado? Pretendo ingressar no curso de matemática esse ano, justamente com a intenção de fazer um mestrado e posteriormente doutorado com foco na área da física e da astronomia.
@@patriciacamposdasilva5822 então atualmente tenho 4 graduações, 2 que sou professor ativo no EM (Física e matemática). Mas tenho licenciatura em C.Biologicas e Química por curiosidade apenas. Mas se você gosta dessa área tenta ir direto para a Astronomia. Em Física, infelizmente astronomia não possui na grade apenas como optativa, ao menos na universidade que estudo, aí tem que correr atrás para entrar nessa linha de pesquisa.
@@jomarpilger Infelizmente não tenho essa opção, pois moro muito longe da UFRJ(única universidade que possui astronomia no RJ, onde na pandemia inclusive fiz três períodos de Ciências Matemáticas e da Terra, antes de ter que cancelar por não poder ir presencialmente no período seguinte), e na UFF até mesmo física se tornou um desafio, pois o campus fica a mais de um km de onde o ônibus da minha cidade deixa os alunos, então acaba que matemática tá sendo a minha opção mais cotada. Tenho medo de no futuro me arrepender ou me frustrar muito por acabar nunca conseguindo "migrar" pra área da astronomia, mas não sei se trata mais de uma escolha, sabe?
Enfim, parabéns pelas suas formações, e também por ser professor, tenho certeza de que você faz uma diferença na vida dos seus alunos. Obrigada por me responder, muito sucesso na carreira, espero que chegue lá e não perca seu apreço pela astronomia e pela ciência.
@@patriciacamposdasilva5822 sim, sim minhas graduações são em EAD exatamente por isso. Sou do ES então astronomia é impossível, aí fiz física semipresencial e matemática em EAD e agora o mestrado também semi presencial. É uma viagem bem longa para chegar a UFES mas vale a pena e novamente astronomia não está na grade, mas como estou fazendo o projeto nesse campo estou estudando muito. Kkk
@@jomarpilger Entendi. Sucesso!
vídeo top, muito obrigado!!!
que bom que gostou!
Na minha opniao e que a carreira acadêmica alem de ser mal vista não e levada mt a serio... como um trabalho como outro qualquer... as pessoas te tratam mais como estudante do que um trabalhador normal...se vc nao for mt bom vc quase não consegue mt dinheiro!!..🤩🖤💕🌜😎
Olá, Sté! Senti falta de uma profissional da área falando sobre o James Webb nesses últimos 7 meses.
Por favor, me diga: seria possível o universo ser muito mais antigo do que havíamos imaginado? Ou os dados atuais são suficientes para afirmar segurança que o universo atual tem 13,8bi anos?
Eu vou fazer um vídeo sobre o James Webb pra semana que vem! Vou responder sua pergunta nele ☺️
Alguém assistindo??..🌜🌂💛😎🎉💙💚
Se eu fizer so a graduação em astronomia consigo um emprego legal num planetario ou museu? o meu curso tecnico em adm e logistica ajuda em alguma coisa ou muda algo kk? e como vi q n pode trabalhar e receber a bolsa de pos graduação ao mesmo tempo neh entao tem como trabalhar e fazer mestrado so que n remunerado?
Eu gostaria de fazer astrônomia e tentar ir pra área de pesquisas e tudo mais, preciso ser professor???
Oiê, poderia me falar qual seria a melhor carreira para um astronomo trabalhar numa agência espacial, observatório ou museu, se seria a carreira acadêmica ou a carreira profissional?
Eu adoro viajar mas a carreira acadêmica tem muita estabilidade e eu não gosto muito disso kkk, mas se for preciso eu faço, mas teria como falar como seria a carreira profissional de um astronomo pfv.
Cadê os vídeos?💙
Alguma novidades nas suas pesquisas?
Tenho, mas estou terminando umas coisas na pesquisa e em breve tem vídeo sobre isso!
@@StephaneWerner Que Maravilha estou aguardando!?
O vídeo inteiro eu só reparei no quadro dela kkkkkkkk
kkkkkkk coisas da pesquisa
Queria fazer astronomia mas cai em direito e dps parei em engenharia kkkkkkkkk
e vamos de volta ao mundo kkkk normal, a vida n precisa ser uma reta, as vzs a gnt precisa ir ali e voltar
❤❤❤❤❤❤
❤️❤️❤️❤️❤️
💙🎉💙🎉💙
Você é linda
Oiii sumida 🤬🤬🤬🙄🙄🙄
quem é vivo sempre aparece kkkkkk
@@StephaneWerner tu sumiu! Até achei que o Vitor é a Susana werner te proibiram de entrar na net 🤣🤣🤣🤣🤣