A MS está cometendo o mesmo erro de quando lançaram o Windows Phone. Vai esperar o sistema da concorrência dominar o mercado para depois falar: Olha, demorou mas chegou! Nosso sistema Windows HandLite. As pessoas irão levantar a cabeça, olhar e falar, ok, e voltarão para o SteamOS sem demonstrar interesse algum. Quem usa Windows (sou exemplo kkk) está preso à plataforma por ferramentas de trabalho ou até mesmo jogos, uma vez que sua versatilidade alcança todas as áreas. Sempre foi uma tarefa difícil defender a MS no quesito sistema bem elaborado, e repetindo os erros com maestria assim... A mensagem que tiro é que a empresa está gritando: Abandonem-me!
Steam OS tá longe ainda de dominar o mercado ,você tá caindo no conto do Ranieri ,todos os portáteis tem a escolha de vim com Windows ou SteamOS ,menos o da Valve ,quem que vai querer fica preso a um sistema Valve,AFF não viaja.
@@kableGamingX pensaram isto do Android 1, ninguem ligava, eu timha era Nokia N97 q tinha o sistema próprio Symbian 9.4... Quem elevou o android foi a Samsung...
Uma penca compra as versões Windows desse handhelds, aliás a maioria só vem com Windows, não há comparação com os celulares, cenário totalmente diferente. Sim eles podem ser ultrapassados, mas não é o mesmo caso.
Eu acho que de novo ela vai chegar atrasada, o SteamOS tem tudo pra ser o Linux "definitivo" de desktops, portáteis e notebooks, assim como Android é para mobile.
Excelente vídeo. Sou primariamente um jogador de XBOX e SteamDeck e posso dizer nos 3 PCs de casa tenho archlinux rodando Steam pra jogos e abrindo mão app de Xbox pra Windows. Sei que sou um usuário avançado (I use Arch BTW) mas isso reflete bem o abismo que a Microsoft tem com relação a gaming no PC. Mesmo tendo acesso a tudo do Gamepass ultimate, eu ainda prefiro ficar restrito ao Steam no Arch e tem uma experiência mais fluída pra jogar no PC. Dito isso, queria muito que tivéssemos a mesma experiência da dashboard do XBOX nos portateis, com a mesma biblioteca. Pra quem tá curioso, eu jogo muitos jogos do Xbox pelo XCloud no SteamDeck e é uma das minhas experiências preferidas.
Tenho um Steam Deck há 6 meses, e confirmo para você que o SteamOS é tão complicado quanto o Windows, mas uma vez que você aprende a usar, se torna mais prático. Eu já instalei alguns jogos fora da loja da Steam, como os da Epic, e eu tive algumas dificuldades para fazer funcionar o HDR, e o próprio jogo rodar. Não caia nessa conversa de que o SteamOS é tão fácil quanto o sistema de um console tipo Nintendo Switch, Xbox e Playstation, simplesmente não é. O Steam Deck é um PC portátil, e é exatamente isso que você sente quando você adquire um. Com o Switch eu nunca pensei duas vezes para fazer algum jogo rodar, simplesmente instalei e rodou. Agora, lógico que a qualidade dos jogos no Steam Deck é muito mais alta, porque a Valve otimiza os jogos para ele, e são jogos lançamento como Dragon Age Veilguard e Metaphor ReFantazio. Além disso, ele roda cada jogo de emulação como se fosse um jogo instalado do próprio aparelho, então eu posso jogar Mass Effect Trilogy por meia hora, e simplesmente fechar para ir diretamente para um Mario Kart 64, isso é muito interessante para um retro gamer como eu. O ponto fraco é só que você precisa de, no mínimo, 2TB na soma entre o SSD e o microSD, porque os jogos costumam pesar 100GB.
A Microsoft nem tem uma versão Beta de SO da ambiente Game igual a Steam. Esse portátil não teria como ser igual o Steam Deck. Pq desenvolver um SO é muito mais difícil que desenvolver um hardware portátil.
Era só colocar o menu do Xbox e desligar aquele bando de coisa inútil pra jogo que a gente tem que desligar manualmente no windows. Um front end não vai ser a melhor opção.
Excelente vídeo Rani! Penso o mesmo que você, a microsoft ta dando bobeira demais! Tenha certeza que muitos gamers de pcs portateis estão loucos pra instalar o steam os oficial em seus portáteis windows.
tenho um series s , mas ainda uso o pc para simuladores devido aos mod. recentemente adquiri um steam deck e hoje me vejo jogando no deck em 90% do tempo(inclusive jogos que poderia usar no xbox) pois ele me acompanha em todo lugar e a interface e muito melhor que a do windows e acho ate melhor que a do xbox.(inclusive jogo remotamente o xbox no deck se precisar).
Pelo que entendi o Xbox vai fazer igual o steam os sim. Pq no steamos se vc apertar um botão aparece a interface de Pc do Linux. O Xbox vai fazer exatamente isso, esconder o windows atrás de uma interface do xbox
O cara falou que XBOX é um WINDOWS! Eles podem portar um sistema para o outro na hora que quiserem, se não estão fazendo é por alguma estratégia que a gente que não tem conhecimento empresarial da MS, nem sonha em saber. Só nos restar ver as especulações de vários canais aí pra gerar hype à toa!
Windows sem Bloatware é bem leve, é só ver a versões modificadas por aí, mas eu jamais instalaria na minha máquina, é muita inocência instalar um troço desses rsrs
A Valve fez o que a Microsoft devia ter feito há muito tempo. Um sistema operacional gratuito, com interface amigável e leve. Já era para termos um “Windows gamer” há anos.
Tudo isso só começou porque a Microsoft ameaçou acabar com todas a lojas de jogos e travar tudo na Microsoft Store. Se não tivessem ameaçado isso, a Valve não teria investido no Linux por tantos anos.
Pelo menos pra streaming eu acho a experiência do remonte play do Xbox melhor que a do Steam. Jogo meus jogos do Xbox via remote play no meu portátil e a experiência é bem boa. Se eles conseguirem replicar essa experiência talvez tenham alguma chance.
Pra mim eles deveriam simplesmente pegar o sistema operacional do Xbox e tacar logo num portátil. Mas teria de ser um produto certificado com arquitetura AMD e tudo, mesmo que aberto para fabricante como Lenovo e outras. Assim de cara os jogos do Series, do One, do 360 e do primeiro Xbox rodando num portátil. Toda a minha biblioteca construída ao longo de 10 anos estaria lá, sem dor de cabeça.
Vendo do lançamento do chip AMD Ryzen AI MAX, com arquitetura e potencial parecido com os dos consoles, para o mercado consumidor me faz raciocinar na possibilidade real de um Xbox OS para PC portátil.
Você viu aquele chip mobile que tem mais unidades computacionais que um ps5? Imagina aquilo alí mum portátil? Seria incrível! O problema é a bateria...
Não é apenas o sistema operacional que torna o steam deck mais divertido, é ser um portátil com controles embutidos, pegar e jogar, já pensou se tivesse que pegar um teclado e um mouse pra jogar nele? Aí já eras a diversão, para mim um modo de jogo onde todo a navegação fosse totalmente através de gamepad (do login aos jogos) além das desenvolvedoras separarem de modo eficiente os multiplayers não por plataforma mas por gamepad/mouse e teclado, tornaria tudo mais justo e divertido... mouse e teclado podem dar uma vantagem competitiva, mas são menos divertidos e confortáveis, estão no passado, mas que fiquem disponíveis e confinados para quem decidir continuar usando eles...
Para mim os problemas são a duração da bateria E as vezes o som da ventoinha a jogar os jogos. Tenho boa NET e a jogar na cloud é óptimo pq o meu onexplayer aguenta dias sem carregar e não faz barulho. Se a xcloud fosse fácil de usar seria perfeito. Sem usar hide Controllers e ajuste de tdp feito por terceiros, como o motion assistent
MS precisa fazer um portátil o quanto antes, so jogo na nuvem, e tenho um GamesirX2pro, passo mais tempo com ele do que no PC, se fizerem o portátil, será minha primeira compra de "console", pois para meu uso, é muito mais confortável...
poderia tornar um padrão até em pcs normais, não só portáteis, Windows cada vez mais deprimente. (detalhe, precisam só resolver algo bem complicado, que é a compatibilidade dos anticheats no steam os).
Steam OS hoje já tem um desempenho melhor em alguns títulos que o windows, tem termos de manejo de uso da CPU e armazenamento de shaders dos jogos. Eu amo meu Xbox mas a experiência de jogar no windows, principalmente no meu steam deck é horrível.
@@RafaelGoulartDF Pq ela não tem lucro com o Xbox… A receita que a Microsoft vem tendo é com jogos, inclusive, no último relatório a Activision representou, sozinha, 43% da receita da divisão. Já com o console, ela não tem lucro e nem consegue vender como os concorrentes, por isso sua proposta de tentar dar um diferencial para ele e conseguir lucrar com sua venda.
@Croft993 se q receita vem de jogos, porque ela vai abrir mão ressa receita pra concorrência? Os consoles são subsidiados pelas empresas? Você acha que eles vendem com prejuízo por que?
@@RafaelGoulartDF A receita dela nem vem da base Xbox, novamente o exemplo da Activision que representou quase metade da receita da divisão. Ou seja, não tem o que dar prejuízo se o console e sua base não dão retorno suficiente. Justamente por isso a tática que ela vem adotando de levar seus títulos para outras plataformas. Adicionar Steam ou Epic no Xbox seria uma forma de justificar a existência e provocar a venda do Xbox. É isso ou sair, definitivamente, desse mercado. Tudo isso está claro nos números, entrevistas e iniciativas que ela vem adotando.
@Croft993 a base não dá retorno? A playstation kucrou 30 bilhõe, a xbox lucrou 18 bilhões, com uma base ren consoles muito menor. A xbox dá mais lucro que o Windows. Se a xbox está focamdo em serviços, ela vai justamente permitir a concorrência no console dela, pra vender console que é vendido de forma.subdisiada, vai, viu
@@RafaelGoulartDF Cara, estou falando em números e você já está levando para o coração. Está refutando meu comentário, com base em que? Eu estou te falando uma análise em números e resultados, que são evidenciados pelos discursos e ações da Microsoft. A divisão Xbox e seus resultados estão apoiados em todas as vendas do segmento de jogos, como já te disse, com a Activision representando quase metade dela. Entende que isso significa que a maior parte da renda não vem do console? Você queria o motivo de estarem estudando a entrada da Steam e Epic no console, eu expliquei, mas você quer levar pro coração, fica difícil. Deixa quieto que não dá pra conversar com emocionado.
O Steam OS, não pode ser vendido devido a licença Linux que é livre. Ou seja será grátis o sistema não é perfeito porque as desenvolvedoras não querem criar ports para Linux então a Valve teve que dar um jeito com o proton
@@takumiinui9144 Até dá, inclusive a Red Hat vende o RHEL com a licença mais cara que o Windows, mas a comunidade sempre dá um jeito de tornar o código livre como no Caso do Rocky Linux que é a mesma coisa mas livre. A Valve investiu muito tempo e recursos no Linux, e o retorno está vindo indiretamente pelos jogos. 😁
a microsoft poderiam lançar um OS "windows for gaming" so pra jogos igual a dash do xbox cobra pela liçença kk e cobra a live q nem o xbox e fim de papo, o sistema iria roda em qualquer desses dispositivos portatil e PCs
Saiu boatos que a Sony também tá trabalhando em um portátil nativo, se realmente sair e custar uns 6 mil eu provavelmente vou pegar nem que eu parcele kkkkkkkkk, mas veremos até lá espero que não demore
Maior problema é que terá a versão com Windows e com SteamOS, um por $729 e o outro por $499. M$ não pode dormir e deixar uma diferença tão grande como essa por causa de OS.
Hop.. cara gostaria muito que tu fizesse um tutorial de como funciona o gforce now, comprei uma TV que já vem com ele e tem alguns títulos que gostaria de jogar como ffxvi acho que sairia bem mais em conta do que comprar um ps5. Porém não sei como funciona o app mais sei que não é como game pass que é só pagar e dar play no game.
Enquanto EG e steam estiverem mantendo essa política de "compra" de jogos, só vai valer a pena o dispositivo que for rodar a steam verde, a menos que vc não se importe muito v com o que chamamos de dinheiro...
Tudo normal. A Microsoft não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade de deixar uma oportunidade passar... A expectativa com a Microsoft tem que ser sempre zero... Surpresa mesmo é quando eles acertam...
É só o time do Xbox otimizar o Windows para games, tirar toda a tralha desnecessária, apps, extensões internas q ñ servem para nada, apenas para produtividade (gaming é entretenimento) e colocar o modo tela cheia com o sistema amigável ao joystick.
Acho que a Microsoft vai deixar isso acontecer sim e digo mais, desde que vazou que a Microsoft queria comprar a Steam. Não vejo mas a steam como ameaça...
Rani, vc que é o brabo, sabe me dizer se tem algum problema rolando com a very hard? Pergunto isso pq tô tentando comprar o game pass mas parece que o site tá fora do ar Valeu pelo vídeo
Eles estão mudando o site pra uma plataforma melhor. Então recomendo demais comprar pelo whatsapp. Vai sem medo que os caras atendem numa boa. Tem link em qualquer video pro Whatsapp deles.
Se lançar um Xbox portátil aberto igual o steam deck sera sucesso, mas se for apenas pra jogos de xbox não vai fazer sucesso, tinha que ter o sistema do xbox mas o usuário ser livre pra fazer o que quiser.
Rapaz, a MS vai deixar a Sony numa situação complicada. Tipo, o Xbox não vai lançar um portátil pra rodar somente jogos do Xbox, pq quem iria comprar um portátil somente pra jogos de Xbox, se com o Steam Deck e similares vc joga além do Xbox, tudo do PC, incluindo varios titulos da sony, e ainda emuladores de nintendo e etc. Ou seja, o portátil que o Xbox vai lançar vai ser com algum tipo de sistema como se fosse windows. Entao, ate seguindo esses rumores recentes, ela teria um console de mesa e um portátil, com um sistema aberto, como se fosse realmente um PC, diferente do que tem hoje no Xbox. Então, o Xbox futuramente vai ser uma mistura de Xbox + PC, rodando jogos da sony que estao no PC. A sony nao manda nem o horizon lego pro xbox, e o Xbox vai de forma “forçada” rodar os principais titulos da sony rs.
@@joaocaetano4733 a jogada é a Microsoft fazer um console que é um PC mas que rode os jogos da biblioteca do Xbox. Tecnicamente seria o que ela fez com a retro compatibilidade do x360 no One/series, so que no Windows. Se ela faz um hardware que roda windows e a biblioteca de jogos do Xbox, ela quebea as pernas de varios ai...
Oq eu acho na vdd é q a Microsoft não sabe em q frente ataca...se vai pro console apanha da Sony, se quer um portátil já temos várias marcas consolidadas, acho q deveriam parar de ciscar e resolver onde lança um produto forte com características de uma super empresa...bora steamOS
Sabe o que parece? Sabe aquela empresa em que cada um faz uma coisa bem feita e tem aquele quer fazer tudo, mas não sabe fazer direito mas fica tentando?
Muito da estrutura do Xbox está em cima do windows , se fossem espertos iria assim como a Valve colocar o modo game mode no windows e proporcionar maior fluidez nos PC portáteis ... A valve já vai consolidar com toda certeza esse nicho que a Nintendo abriu ( portátil que conecta na TV )
@@carlosjr.2082 eu uso naquele que é programado. Ele de dia fica em modo suspenso pra eu poder usar remoto e a noite ele entra no modo de desligamento completo.
Falei rani, a valve que é uma empresa infinitamente maior que a Microsoft tá muito a frente desse mercado. Acho difícil a microsoft meter a cara e conseguir ter um impacto que podia ter há alguns anos atrás.
@@EduardoAlves-lc3pw Ela é dona do Windows que todo mundo usa pra jogar e fazer jogo. Ela poderia facilmente melhorar essa situação, mas é um pouco lenta nesse sentido.
Como é fácil fazer um vídeo e criar uma narrativa. Eu espero apenas que seja um xbox portátil aonde a expericia Windows é melhor que no console, até porque não faz sentido ser assim em um Xbox tradicional. PAREM DE QUERER TUDO EM UM SO LUGAR!
Cara, sinceramente, que diferença faz se é xbox ou Steam OS? Só vai mudar o Layout, os jogos são quase os mesmos e logo logo SERÃO os mesmos, ninguém quer mais exclusivo. O cara vai gastar milhares de reais pra que , pra rodar o mesmo jogo em 3 ou 4 portáteis diferentes ? MEU DEUS cara onde vamos parar c essa indústria de multiplataforma?!
Tem jogos que rendem mais no Steam Deck por conta do Steam OS do que portáteis bem mais fortes que ele, só que rodando os jogos pelo Windows, pra mim a Microsoft já tá entrando quase que em uma batalha perdida contra o Steam OS, só vai dar bom se esse possível futuro portátil deles tiver uma integração total entre um console Xbox e um PC de mesa com Windows e o game pass que você pode fazer funcionar em outros portáteis pelo Windows que tem neles, mas tem uma otimização porca, se a Microsoft fizer rodar lisinho no portátil deles aliado a integração com outros dispositivos Windows ela terá alguma chance.
@marneyfernandes5675 blz, pra rodar oq? os mesmos jogos ? Que graça tem isso? Então N tem motivo pra existir concorrência, o Steam Deck roda melhor q os outros e ponto, todo mundo vai ter a mesma biblioteca e mais nada, apenas isso. Que diferença faz se é Windows, Steam OS, Android ou sei lá.
A indústria em peso faz jogos de PC para rodar no Windows e isso é um problema para qualquer um que deseje oferecer alguma alternativa. O que a Valve oferece é uma camada de emulação que contorna AUTOMATICAMENTE isso, fazendo esses jogos que são de Windows rodarem no Linux via Proton no que eles chamam de Steam OS (em 80 a 90% das vezes o próprio desenvolvedor não precisa mover uma palha para que o jogo funcione perfeitamente no Steam OS, a exceção geralmente são aqueles competitivos que tem algum sistema anti cheat). Agora partindo para o seu raciocínio: por que existem vários sistemas se todos vão rodar praticamente o mesmo jogos? E porque não concentrar tudo numa única "linguagem" por assim dizer? A resposta curta já foi dita no vídeo: o Windows para jogos de PC é uma bagunça, não é intuitivo, é excessivamente pesado e principalmente ele não tem presença de mercado suficiente porque a M$ está atrasada por lá. Alguns desses elementos são contornados pela própria infraestrutura das lojas de games e delas a Steam é a mais completa, porém não dá para fazer tudo quando a base (Windows para jogos) é ruim. E por que a valve não adotou o Windows porque ela não investiu esse tempo e recurso para transformar o Windows em algo melhor para jogos? Ora, simplesmente porque ela estaria fazendo trabalho da Microsoft e consequentemente expandindo a influência da empresa nesse segmento que a Valve conquistou protagonismo. Comercialmente não faria sentido. A Microsoft só agora está enxergando como modelo de negócio ser aberta e onipresente, mas esses são valores que norteiam a Valve desde seu lançamento e é daí que vem a decisão de adotar o Linux (lembrando que um dos seus fundadores, o gabeN, e ex-funcionário da Microsoft) e tudo que ele menos gostaria era de criar uma empresa que fosse tão fechada e restritiva quanto a Microsoft dos anos 90. Então a dinâmica de mercado levou empresas a buscarem criar alternativas, pois a empresa com o "monopólio prático" nunca deu a importância devida ao setor de games de PC. E não ache que a Valve começou a fazer isso agora recentemente, como eu disse, esses são valores basilares e fundadores da empresa, mas só agora ela está se organizando e expandindo esta ideia porque ela é uma empresa infinitamente menor no ponto de vista financeiro, mas ainda assim (e mais uma vez) vai dar um chapéu na trilionária M$ dentro "do jogo" em que ela tinha tudo para dominar.
Que mundo da bolinha é esse que vocês vivem... A base 90% dos users da Steam é PC + Windows/Linux até pq o SteamDeck é fraquíssimo e sempre vai tá atrás dos PC high-end. Jajá vem o Steamdeck 2, 3 ela vai dividir essa fatia de mercado de portáteis com a Nintendo e só. Ela vai ganhar nos portáteis a M$ no Desktops. Não tem como M$ competir nem em console e nem em Portátil algum. Só aceitar. Mais fácil ela lançar um e fechar com a Valve pra botar o SteamOS nele 😂
É incrível como a Microsoft com todo o poder financeiro que tem, com toda a expertise em sistema de PC não consegue acompanhar a indústria de jogos. Perdeu pra Sony e Nintendo e agora tá tomando da Valve. A MS precisa de rever pra ontem seus conceitos pq é só notícias ruins ultimamente.
Amigo, você não vai conseguir muitos likes sendo lúcido por aqui. A M$ ganha bastante dinheiro no segmento, mas "joga o jogo dos outros" e uma empresa com tanta influência desejaria ditar as regras de mercado para poder ela mesma definir os paradigmas e assumir total controle, mas é incapaz disso e é esse o ponto do seu comentário. Eu entendi e concordo, mas não espere que outras pessoas também entendam (é só olhar os comentários acima).
tá falando merda, aí vc não roda o windows e fica preso em um sistema só, e Linux ainda por cima, pq vc acha que as versões mais caras do legion GO 2 tem windows nativo, pq da mais opções aos jogadores, vc esquece existe várias lojas como epic, GOG, ubiplay, EA play, e limitar tudo apenas a Steam é uma burrice simplesmente para ganhar alguns FPS a mais no SteamOS, outra vc esquece que esses portáteis com windows são multitarefas sendo igual um PC e não apenas portátil.
Acontece que aparelhos com Steam OS podem fazer bastante coisas porque aquele também é um sistema operacional para computadores domésticos. E utilizar Steam como referência no segmento de jogos para PC faz todo sentido porque ela domina tipo 70% do mercado (senão mais): ao ponto de que se um jogo não é lançado naquela loja e sair exclusivo em outra, como por exemplo na Epic, ele simplesmente flopa em vendas. Por fim, a versão de Windows é mais cara provavelmente porque a Microsoft cobra pela licença meu amigo. A Valve trabalha com Linux que é um sistema gratuito e mesmo essa camada de emulação que ela desenvolveu por cima ela vai liberar na faixa para qualquer empresa utilizar. E ainda tem a chance de exigências de hardware fazerem com que aparelhos que rodem o Windows 11 mesmo que portáteis sejam mais caros de se construir e daí a diferença de preço.
A MS está cometendo o mesmo erro de quando lançaram o Windows Phone. Vai esperar o sistema da concorrência dominar o mercado para depois falar: Olha, demorou mas chegou! Nosso sistema Windows HandLite. As pessoas irão levantar a cabeça, olhar e falar, ok, e voltarão para o SteamOS sem demonstrar interesse algum. Quem usa Windows (sou exemplo kkk) está preso à plataforma por ferramentas de trabalho ou até mesmo jogos, uma vez que sua versatilidade alcança todas as áreas. Sempre foi uma tarefa difícil defender a MS no quesito sistema bem elaborado, e repetindo os erros com maestria assim... A mensagem que tiro é que a empresa está gritando: Abandonem-me!
Microsoft sempre tem uma ideia boa, o problema é que demora para por em prática, por isso que fica a impressão que é uma empresa de promessas mesmo.
Steam OS tá longe ainda de dominar o mercado ,você tá caindo no conto do Ranieri ,todos os portáteis tem a escolha de vim com Windows ou SteamOS ,menos o da Valve ,quem que vai querer fica preso a um sistema Valve,AFF não viaja.
Rapaz, como me iludi com o Windows Phone, mas hoje não tem como, pulei do barco já. Melhor coisa que fiz
@@kableGamingX pensaram isto do Android 1, ninguem ligava, eu timha era Nokia N97 q tinha o sistema próprio Symbian 9.4...
Quem elevou o android foi a Samsung...
Uma penca compra as versões Windows desse handhelds, aliás a maioria só vem com Windows, não há comparação com os celulares, cenário totalmente diferente. Sim eles podem ser ultrapassados, mas não é o mesmo caso.
Eu acho que de novo ela vai chegar atrasada, o SteamOS tem tudo pra ser o Linux "definitivo" de desktops, portáteis e notebooks, assim como Android é para mobile.
Excelente vídeo. Sou primariamente um jogador de XBOX e SteamDeck e posso dizer nos 3 PCs de casa tenho archlinux rodando Steam pra jogos e abrindo mão app de Xbox pra Windows.
Sei que sou um usuário avançado (I use Arch BTW) mas isso reflete bem o abismo que a Microsoft tem com relação a gaming no PC. Mesmo tendo acesso a tudo do Gamepass ultimate, eu ainda prefiro ficar restrito ao Steam no Arch e tem uma experiência mais fluída pra jogar no PC.
Dito isso, queria muito que tivéssemos a mesma experiência da dashboard do XBOX nos portateis, com a mesma biblioteca.
Pra quem tá curioso, eu jogo muitos jogos do Xbox pelo XCloud no SteamDeck e é uma das minhas experiências preferidas.
Tenho um Steam Deck há 6 meses, e confirmo para você que o SteamOS é tão complicado quanto o Windows, mas uma vez que você aprende a usar, se torna mais prático.
Eu já instalei alguns jogos fora da loja da Steam, como os da Epic, e eu tive algumas dificuldades para fazer funcionar o HDR, e o próprio jogo rodar.
Não caia nessa conversa de que o SteamOS é tão fácil quanto o sistema de um console tipo Nintendo Switch, Xbox e Playstation, simplesmente não é. O Steam Deck é um PC portátil, e é exatamente isso que você sente quando você adquire um.
Com o Switch eu nunca pensei duas vezes para fazer algum jogo rodar, simplesmente instalei e rodou.
Agora, lógico que a qualidade dos jogos no Steam Deck é muito mais alta, porque a Valve otimiza os jogos para ele, e são jogos lançamento como Dragon Age Veilguard e Metaphor ReFantazio.
Além disso, ele roda cada jogo de emulação como se fosse um jogo instalado do próprio aparelho, então eu posso jogar Mass Effect Trilogy por meia hora, e simplesmente fechar para ir diretamente para um Mario Kart 64, isso é muito interessante para um retro gamer como eu.
O ponto fraco é só que você precisa de, no mínimo, 2TB na soma entre o SSD e o microSD, porque os jogos costumam pesar 100GB.
O SteamOs vai atropelar a Microsoft e os caras dormindo. É incrível um negócio desses.
tomara que o steam OS se consolide sempre é bom ter concorrencia.
A Microsoft nem tem uma versão Beta de SO da ambiente Game igual a Steam. Esse portátil não teria como ser igual o Steam Deck. Pq desenvolver um SO é muito mais difícil que desenvolver um hardware portátil.
Vale lembrar que a Asus tambem esta interessada no steamos
O windows tem muitos blotware, realmente deveria se fazer um sistema específico para jogos.
Era só colocar o menu do Xbox e desligar aquele bando de coisa inútil pra jogo que a gente tem que desligar manualmente no windows. Um front end não vai ser a melhor opção.
Excelente vídeo Rani! Penso o mesmo que você, a microsoft ta dando bobeira demais! Tenha certeza que muitos gamers de pcs portateis estão loucos pra instalar o steam os oficial em seus portáteis windows.
tenho um series s , mas ainda uso o pc para simuladores devido aos mod. recentemente adquiri um steam deck e hoje me vejo jogando no deck em 90% do tempo(inclusive jogos que poderia usar no xbox) pois ele me acompanha em todo lugar e a interface e muito melhor que a do windows e acho ate melhor que a do xbox.(inclusive jogo remotamente o xbox no deck se precisar).
Por isso o Xbox devia ter um portatil similar ao Steam Deck pra ontem!
Portátil é a melhor coisa do mundo kkkkkk.
Jogar na TV/Monitor é bom? Sim, mas conforto é no portátil
Sofro do mesmo problema tenho uma rtx 3070 por causa do Xbox não suprir essa necessidade
VOCÊ NÃO SABE O QUER KKK ESSA Ê A REALIDADE
@@danieLXros466 na real ficou claro, oq esse cara quer é um xbox portátil.
Pelo que entendi o Xbox vai fazer igual o steam os sim. Pq no steamos se vc apertar um botão aparece a interface de Pc do Linux. O Xbox vai fazer exatamente isso, esconder o windows atrás de uma interface do xbox
O cara falou que XBOX é um WINDOWS! Eles podem portar um sistema para o outro na hora que quiserem, se não estão fazendo é por alguma estratégia que a gente que não tem conhecimento empresarial da MS, nem sonha em saber. Só nos restar ver as especulações de vários canais aí pra gerar hype à toa!
Windows sem Bloatware é bem leve, é só ver a versões modificadas por aí, mas eu jamais instalaria na minha máquina, é muita inocência instalar um troço desses rsrs
A Valve fez o que a Microsoft devia ter feito há muito tempo. Um sistema operacional gratuito, com interface amigável e leve. Já era para termos um “Windows gamer” há anos.
Tudo isso só começou porque a Microsoft ameaçou acabar com todas a lojas de jogos e travar tudo na Microsoft Store. Se não tivessem ameaçado isso, a Valve não teria investido no Linux por tantos anos.
Pelo menos pra streaming eu acho a experiência do remonte play do Xbox melhor que a do Steam. Jogo meus jogos do Xbox via remote play no meu portátil e a experiência é bem boa.
Se eles conseguirem replicar essa experiência talvez tenham alguma chance.
Cara estou de olho nesse portátil com steamOS, espero que logo saia mais modelos.=)
Pra mim eles deveriam simplesmente pegar o sistema operacional do Xbox e tacar logo num portátil. Mas teria de ser um produto certificado com arquitetura AMD e tudo, mesmo que aberto para fabricante como Lenovo e outras. Assim de cara os jogos do Series, do One, do 360 e do primeiro Xbox rodando num portátil. Toda a minha biblioteca construída ao longo de 10 anos estaria lá, sem dor de cabeça.
Vendo do lançamento do chip AMD Ryzen AI MAX, com arquitetura e potencial parecido com os dos consoles, para o mercado consumidor me faz raciocinar na possibilidade real de um Xbox OS para PC portátil.
Você viu aquele chip mobile que tem mais unidades computacionais que um ps5? Imagina aquilo alí mum portátil? Seria incrível! O problema é a bateria...
Steam ios e top demais tem nem comparação com windows tá anos luz
Não é apenas o sistema operacional que torna o steam deck mais divertido, é ser um portátil com controles embutidos, pegar e jogar, já pensou se tivesse que pegar um teclado e um mouse pra jogar nele? Aí já eras a diversão, para mim um modo de jogo onde todo a navegação fosse totalmente através de gamepad (do login aos jogos) além das desenvolvedoras separarem de modo eficiente os multiplayers não por plataforma mas por gamepad/mouse e teclado, tornaria tudo mais justo e divertido... mouse e teclado podem dar uma vantagem competitiva, mas são menos divertidos e confortáveis, estão no passado, mas que fiquem disponíveis e confinados para quem decidir continuar usando eles...
Para mim os problemas são a duração da bateria E as vezes o som da ventoinha a jogar os jogos. Tenho boa NET e a jogar na cloud é óptimo pq o meu onexplayer aguenta dias sem carregar e não faz barulho. Se a xcloud fosse fácil de usar seria perfeito. Sem usar hide Controllers e ajuste de tdp feito por terceiros, como o motion assistent
MS precisa fazer um portátil o quanto antes, so jogo na nuvem, e tenho um GamesirX2pro, passo mais tempo com ele do que no PC, se fizerem o portátil, será minha primeira compra de "console", pois para meu uso, é muito mais confortável...
@@WallasSouza-cj3qw quem tem paciência de esperar a fila que sempre tem na nuvem , e ainda falam que os consoles vão acabar ,daqui uma geração
Sony pode entrar com parceria com steam e colocar ela no seu futuro psp2 já que ela tem até página na steam.
1:50 o branco com windows vai ter 1tb de armazenamento e custará 729 dol, já o preto virá com steamOS, 500gb de armazenamento e custará 500 dol
Até porque 250Gb será apenas do sistema Windows 11 crescendo a cada atualização.
poderia tornar um padrão até em pcs normais, não só portáteis, Windows cada vez mais deprimente. (detalhe, precisam só resolver algo bem complicado, que é a compatibilidade dos anticheats no steam os).
Steam OS hoje já tem um desempenho melhor em alguns títulos que o windows, tem termos de manejo de uso da CPU e armazenamento de shaders dos jogos. Eu amo meu Xbox mas a experiência de jogar no windows, principalmente no meu steam deck é horrível.
Nao tem sentido nemhuum pra Microsoft liberar ansteam e a epic pro xbo, ela vai abrir mão de lucro pra que??
@@RafaelGoulartDF Pq ela não tem lucro com o Xbox…
A receita que a Microsoft vem tendo é com jogos, inclusive, no último relatório a Activision representou, sozinha, 43% da receita da divisão.
Já com o console, ela não tem lucro e nem consegue vender como os concorrentes, por isso sua proposta de tentar dar um diferencial para ele e conseguir lucrar com sua venda.
@Croft993 se q receita vem de jogos, porque ela vai abrir mão ressa receita pra concorrência? Os consoles são subsidiados pelas empresas? Você acha que eles vendem com prejuízo por que?
@@RafaelGoulartDF A receita dela nem vem da base Xbox, novamente o exemplo da Activision que representou quase metade da receita da divisão.
Ou seja, não tem o que dar prejuízo se o console e sua base não dão retorno suficiente. Justamente por isso a tática que ela vem adotando de levar seus títulos para outras plataformas.
Adicionar Steam ou Epic no Xbox seria uma forma de justificar a existência e provocar a venda do Xbox. É isso ou sair, definitivamente, desse mercado.
Tudo isso está claro nos números, entrevistas e iniciativas que ela vem adotando.
@Croft993 a base não dá retorno? A playstation kucrou 30 bilhõe, a xbox lucrou 18 bilhões, com uma base ren consoles muito menor. A xbox dá mais lucro que o Windows. Se a xbox está focamdo em serviços, ela vai justamente permitir a concorrência no console dela, pra vender console que é vendido de forma.subdisiada, vai, viu
@@RafaelGoulartDF Cara, estou falando em números e você já está levando para o coração.
Está refutando meu comentário, com base em que? Eu estou te falando uma análise em números e resultados, que são evidenciados pelos discursos e ações da Microsoft.
A divisão Xbox e seus resultados estão apoiados em todas as vendas do segmento de jogos, como já te disse, com a Activision representando quase metade dela. Entende que isso significa que a maior parte da renda não vem do console?
Você queria o motivo de estarem estudando a entrada da Steam e Epic no console, eu expliquei, mas você quer levar pro coração, fica difícil.
Deixa quieto que não dá pra conversar com emocionado.
O Steam OS, não pode ser vendido devido a licença Linux que é livre. Ou seja será grátis o sistema não é perfeito porque as desenvolvedoras não querem criar ports para Linux então a Valve teve que dar um jeito com o proton
@@takumiinui9144 Até dá, inclusive a Red Hat vende o RHEL com a licença mais cara que o Windows, mas a comunidade sempre dá um jeito de tornar o código livre como no Caso do Rocky Linux que é a mesma coisa mas livre.
A Valve investiu muito tempo e recursos no Linux, e o retorno está vindo indiretamente pelos jogos. 😁
a microsoft poderiam lançar um OS "windows for gaming" so pra jogos igual a dash do xbox cobra pela liçença kk e cobra a live q nem o xbox e fim de papo, o sistema iria roda em qualquer desses dispositivos portatil e PCs
O NOVO CONSOLE DA MICROSOFT SERÁ UM HYBRIDO ( CONSOLE/COMPUTADOR) JUNTOS! ISSO ELEVARÁ A NOVA FORMA DE JOGAR GAMES
Saiu boatos que a Sony também tá trabalhando em um portátil nativo, se realmente sair e custar uns 6 mil eu provavelmente vou pegar nem que eu parcele kkkkkkkkk, mas veremos até lá espero que não demore
Difícil entender o que se passa na cabeça desses executivos. Parece uma auto sabotagem.
Maior problema é que terá a versão com Windows e com SteamOS, um por $729 e o outro por $499. M$ não pode dormir e deixar uma diferença tão grande como essa por causa de OS.
Hop.. cara gostaria muito que tu fizesse um tutorial de como funciona o gforce now, comprei uma TV que já vem com ele e tem alguns títulos que gostaria de jogar como ffxvi acho que sairia bem mais em conta do que comprar um ps5. Porém não sei como funciona o app mais sei que não é como game pass que é só pagar e dar play no game.
Enquanto EG e steam estiverem mantendo essa política de "compra" de jogos, só vai valer a pena o dispositivo que for rodar a steam verde, a menos que vc não se importe muito v com o que chamamos de dinheiro...
estou curioso com o XBOX PRIME com STEAM OS
Tbm e queria ter ideia do preço
Xbox Prime com Steam OS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Tá fumando o que cara?
É Cara uso linux a anos e a Microsoft vai ter que correr muito para bater o SteamOs, pois o linux é muito leve cara e isso é imbativél .
Acho queno legion go 2 ja vai lancar com esse novo sistema
Tudo normal. A Microsoft não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade de deixar uma oportunidade passar... A expectativa com a Microsoft tem que ser sempre zero...
Surpresa mesmo é quando eles acertam...
É só o time do Xbox otimizar o Windows para games, tirar toda a tralha desnecessária, apps, extensões internas q ñ servem para nada, apenas para produtividade (gaming é entretenimento) e colocar o modo tela cheia com o sistema amigável ao joystick.
Acho que a Microsoft vai deixar isso acontecer sim e digo mais, desde que vazou que a Microsoft queria comprar a Steam.
Não vejo mas a steam como ameaça...
O portátil é futuro, a Microsoft tem que correr.
Microsoft é só bola fora. Não consigo entender como uma empresa tão rica faz tanta cagada. Ninguém lá dentro entende o mercado de games?
EU CREIO QUE A MICROSOFT PODE TALVEZ CRIAR UM "WINDOWS OS"
Rani, vc que é o brabo, sabe me dizer se tem algum problema rolando com a very hard? Pergunto isso pq tô tentando comprar o game pass mas parece que o site tá fora do ar
Valeu pelo vídeo
Eles estão mudando o site pra uma plataforma melhor. Então recomendo demais comprar pelo whatsapp. Vai sem medo que os caras atendem numa boa. Tem link em qualquer video pro Whatsapp deles.
@@R4NIERI Obrigado meu mano!!!!!!
Se lançar um Xbox portátil aberto igual o steam deck sera sucesso, mas se for apenas pra jogos de xbox não vai fazer sucesso, tinha que ter o sistema do xbox mas o usuário ser livre pra fazer o que quiser.
Rapaz, a MS vai deixar a Sony numa situação complicada. Tipo, o Xbox não vai lançar um portátil pra rodar somente jogos do Xbox, pq quem iria comprar um portátil somente pra jogos de Xbox, se com o Steam Deck e similares vc joga além do Xbox, tudo do PC, incluindo varios titulos da sony, e ainda emuladores de nintendo e etc. Ou seja, o portátil que o Xbox vai lançar vai ser com algum tipo de sistema como se fosse windows. Entao, ate seguindo esses rumores recentes, ela teria um console de mesa e um portátil, com um sistema aberto, como se fosse realmente um PC, diferente do que tem hoje no Xbox. Então, o Xbox futuramente vai ser uma mistura de Xbox + PC, rodando jogos da sony que estao no PC. A sony nao manda nem o horizon lego pro xbox, e o Xbox vai de forma “forçada” rodar os principais titulos da sony rs.
@@joaocaetano4733 a jogada é a Microsoft fazer um console que é um PC mas que rode os jogos da biblioteca do Xbox.
Tecnicamente seria o que ela fez com a retro compatibilidade do x360 no One/series, so que no Windows.
Se ela faz um hardware que roda windows e a biblioteca de jogos do Xbox, ela quebea as pernas de varios ai...
A Sony não tá ligando pra isso, vai vender mais jogos...
Pagar 6,500.00 em um Legion Go só para os corajosos.
Oq eu acho na vdd é q a Microsoft não sabe em q frente ataca...se vai pro console apanha da Sony, se quer um portátil já temos várias marcas consolidadas, acho q deveriam parar de ciscar e resolver onde lança um produto forte com características de uma super empresa...bora steamOS
Sabe o que parece? Sabe aquela empresa em que cada um faz uma coisa bem feita e tem aquele quer fazer tudo, mas não sabe fazer direito mas fica tentando?
vim pelo R4NIERI
Manda um abraço e um obrigado pra ele.
Muito da estrutura do Xbox está em cima do windows , se fossem espertos iria assim como a Valve colocar o modo game mode no windows e proporcionar maior fluidez nos PC portáteis ... A valve já vai consolidar com toda certeza esse nicho que a Nintendo abriu ( portátil que conecta na TV )
@@leonardopessanha88 concordo. Microsoft demora demais pra fazer as coisas e perde o rumo.
Rani, uma dúvida que não tem haver com o vídeo.
Vc recomenda deixar o Xbox Series X no modo economia de energia (desligamento) ou no Suspenso?
@@carlosjr.2082 eu uso naquele que é programado. Ele de dia fica em modo suspenso pra eu poder usar remoto e a noite ele entra no modo de desligamento completo.
@@R4NIERItendi. Valeu Rani
Microsoft rica do jeito que é deveria era copiar ou fazer algo proximo do que a steam é.
Parabéns pelo conteúdo
Todo mundo come poeira qd tem Linux envolvido na jogada...
Falei rani, a valve que é uma empresa infinitamente maior que a Microsoft tá muito a frente desse mercado. Acho difícil a microsoft meter a cara e conseguir ter um impacto que podia ter há alguns anos atrás.
@@EduardoAlves-lc3pw Ela é dona do Windows que todo mundo usa pra jogar e fazer jogo. Ela poderia facilmente melhorar essa situação, mas é um pouco lenta nesse sentido.
Menor * rsrs não viaja amigo
A Microsoft como sempre, comendo mosca. Tem que amargar uns prejuízos para se mexer direito.
A MS perdeu tempo demais, a Steam é uma excelente plataforma e essa demora toda vai fazer os pcs portáteis que não rodam gamepass o padrão do mercado.
Microsoft dormindo no ponto novamente
A Microsoft já ficou para trás nessa, vai ser que nem a disputa com o PlayStaion, vai chagar atrasada e ainda com defasada, e depois vai reclamar
🎮
Xbox como console, já era, infelizmente.
Agora é essa merda de nuvem
A Microsoft so faz merda ultimamente, porra faz uma versão do windows otimizada pra portateis
Como é fácil fazer um vídeo e criar uma narrativa. Eu espero apenas que seja um xbox portátil aonde a expericia Windows é melhor que no console, até porque não faz sentido ser assim em um Xbox tradicional. PAREM DE QUERER TUDO EM UM SO LUGAR!
Xbox não tá interessado em portátil não, ela que a assinatura. Vc que que se vire a onde onde vai jogar
Ela tá interessada em assinatura e os gamers querem comprar o jogo e jogar nas suas sonhadas RTX5090 da vida...
Eu tenho um XBOX PORTÁTIL! Eu jogo toda a minha biblioteca em um tablet que roda o app do xbox! Vcs são mimizentos demais!
Cara, sinceramente, que diferença faz se é xbox ou Steam OS? Só vai mudar o Layout, os jogos são quase os mesmos e logo logo SERÃO os mesmos, ninguém quer mais exclusivo.
O cara vai gastar milhares de reais pra que , pra rodar o mesmo jogo em 3 ou 4 portáteis diferentes ? MEU DEUS cara onde vamos parar c essa indústria de multiplataforma?!
Tem jogos que rendem mais no Steam Deck por conta do Steam OS do que portáteis bem mais fortes que ele, só que rodando os jogos pelo Windows, pra mim a Microsoft já tá entrando quase que em uma batalha perdida contra o Steam OS, só vai dar bom se esse possível futuro portátil deles tiver uma integração total entre um console Xbox e um PC de mesa com Windows e o game pass que você pode fazer funcionar em outros portáteis pelo Windows que tem neles, mas tem uma otimização porca, se a Microsoft fizer rodar lisinho no portátil deles aliado a integração com outros dispositivos Windows ela terá alguma chance.
@marneyfernandes5675 blz, pra rodar oq? os mesmos jogos ? Que graça tem isso?
Então N tem motivo pra existir concorrência, o Steam Deck roda melhor q os outros e ponto, todo mundo vai ter a mesma biblioteca e mais nada, apenas isso. Que diferença faz se é Windows, Steam OS, Android ou sei lá.
A indústria em peso faz jogos de PC para rodar no Windows e isso é um problema para qualquer um que deseje oferecer alguma alternativa. O que a Valve oferece é uma camada de emulação que contorna AUTOMATICAMENTE isso, fazendo esses jogos que são de Windows rodarem no Linux via Proton no que eles chamam de Steam OS (em 80 a 90% das vezes o próprio desenvolvedor não precisa mover uma palha para que o jogo funcione perfeitamente no Steam OS, a exceção geralmente são aqueles competitivos que tem algum sistema anti cheat).
Agora partindo para o seu raciocínio: por que existem vários sistemas se todos vão rodar praticamente o mesmo jogos? E porque não concentrar tudo numa única "linguagem" por assim dizer?
A resposta curta já foi dita no vídeo: o Windows para jogos de PC é uma bagunça, não é intuitivo, é excessivamente pesado e principalmente ele não tem presença de mercado suficiente porque a M$ está atrasada por lá. Alguns desses elementos são contornados pela própria infraestrutura das lojas de games e delas a Steam é a mais completa, porém não dá para fazer tudo quando a base (Windows para jogos) é ruim.
E por que a valve não adotou o Windows porque ela não investiu esse tempo e recurso para transformar o Windows em algo melhor para jogos? Ora, simplesmente porque ela estaria fazendo trabalho da Microsoft e consequentemente expandindo a influência da empresa nesse segmento que a Valve conquistou protagonismo. Comercialmente não faria sentido.
A Microsoft só agora está enxergando como modelo de negócio ser aberta e onipresente, mas esses são valores que norteiam a Valve desde seu lançamento e é daí que vem a decisão de adotar o Linux (lembrando que um dos seus fundadores, o gabeN, e ex-funcionário da Microsoft) e tudo que ele menos gostaria era de criar uma empresa que fosse tão fechada e restritiva quanto a Microsoft dos anos 90.
Então a dinâmica de mercado levou empresas a buscarem criar alternativas, pois a empresa com o "monopólio prático" nunca deu a importância devida ao setor de games de PC. E não ache que a Valve começou a fazer isso agora recentemente, como eu disse, esses são valores basilares e fundadores da empresa, mas só agora ela está se organizando e expandindo esta ideia porque ela é uma empresa infinitamente menor no ponto de vista financeiro, mas ainda assim (e mais uma vez) vai dar um chapéu na trilionária M$ dentro "do jogo" em que ela tinha tudo para dominar.
@@diegohasQueria colocar seu comentário num pedestal de tão perfeito que é. 🎉
@@R4NIERI obrigado pela gentileza. Esse foi um bom vídeo! ❤️
Que mundo da bolinha é esse que vocês vivem... A base 90% dos users da Steam é PC + Windows/Linux até pq o SteamDeck é fraquíssimo e sempre vai tá atrás dos PC high-end. Jajá vem o Steamdeck 2, 3 ela vai dividir essa fatia de mercado de portáteis com a Nintendo e só. Ela vai ganhar nos portáteis a M$ no Desktops. Não tem como M$ competir nem em console e nem em Portátil algum. Só aceitar. Mais fácil ela lançar um e fechar com a Valve pra botar o SteamOS nele 😂
Nem chegou o Xbox portátil e já morreu
É incrível como a Microsoft com todo o poder financeiro que tem, com toda a expertise em sistema de PC não consegue acompanhar a indústria de jogos. Perdeu pra Sony e Nintendo e agora tá tomando da Valve. A MS precisa de rever pra ontem seus conceitos pq é só notícias ruins ultimamente.
Perdeu no que? Ela lucra mais que ambas 😂😂😂😂😂
2024 e tem gente que usa vendas de consoles como argumento é só desespero
Literalmente a maioria foram notícias boas. Cara Não sai da bolha
Amigo, você não vai conseguir muitos likes sendo lúcido por aqui.
A M$ ganha bastante dinheiro no segmento, mas "joga o jogo dos outros" e uma empresa com tanta influência desejaria ditar as regras de mercado para poder ela mesma definir os paradigmas e assumir total controle, mas é incapaz disso e é esse o ponto do seu comentário.
Eu entendi e concordo, mas não espere que outras pessoas também entendam (é só olhar os comentários acima).
Bons tempos com o Xbox, já deu. Um dia quem sabe volto.
Ué , Xbox tá no melhor momento da marca
@@carlosjr.2082Esse aí faz parte dos haters, vivem no mundo da lua no qual consoles é sinônimo de "vencer" 😂😂😂
@@felipesantos-er4kk E no mundo que você vive ninguém pode gostar ou desgostar de algo porque se não já é hater. Ok.
@@rodrigosilva2669Com esse nível de "argumentação"? Esse vitimismo é tão raso quanto os haters do canal
tá falando merda, aí vc não roda o windows e fica preso em um sistema só, e Linux ainda por cima, pq vc acha que as versões mais caras do legion GO 2 tem windows nativo, pq da mais opções aos jogadores, vc esquece existe várias lojas como epic, GOG, ubiplay, EA play, e limitar tudo apenas a Steam é uma burrice simplesmente para ganhar alguns FPS a mais no SteamOS, outra vc esquece que esses portáteis com windows são multitarefas sendo igual um PC e não apenas portátil.
Acontece que aparelhos com Steam OS podem fazer bastante coisas porque aquele também é um sistema operacional para computadores domésticos.
E utilizar Steam como referência no segmento de jogos para PC faz todo sentido porque ela domina tipo 70% do mercado (senão mais): ao ponto de que se um jogo não é lançado naquela loja e sair exclusivo em outra, como por exemplo na Epic, ele simplesmente flopa em vendas.
Por fim, a versão de Windows é mais cara provavelmente porque a Microsoft cobra pela licença meu amigo. A Valve trabalha com Linux que é um sistema gratuito e mesmo essa camada de emulação que ela desenvolveu por cima ela vai liberar na faixa para qualquer empresa utilizar. E ainda tem a chance de exigências de hardware fazerem com que aparelhos que rodem o Windows 11 mesmo que portáteis sejam mais caros de se construir e daí a diferença de preço.