Gente, jornalismo não se limita à rádio, tv, e jornais impressos. É uma área da comunicação que está em transformação justamente por conta do avanço no cenário comunicacional como um todo. Eles focaram muito no jornalismo tradicional, mas hoje em dias as coisas estão mudando e mudando rápido. Estou no 5º período de jornalismo e não me arrependo da minha escolha, também não quero trabalhar com mídia tradicional, mas acho que a faculdade vai me dar um panorama mais amplo e me fazer ter mais noção de como as coisas funcionam no meio para que eu possa correr atrás do que eu quero. Procurem outras opiniões, se vcs têm vontade, não desistam por conta de uma fala (ainda mais do Monark).
Boa noite Hugo! Você conhece a Assessoria de Imprensa Freedom? Aqui não há escassez de trabalho, você trabalha pra você e a remuneração é infinitamente superior a qualquer área do jornalismo.
Oi, alguém ou vcs poderiam me explicar como funciona um pouco a faculdade de jornalismo? Eu pesquisei a matriz curricular e acabei me interessando muito, mas tenho medo de me arrepender até por que vai ser numa federal, e para entrar é uma burocracia enorme, então quero entrar e completar e aproveitar 100% do curso.
Cara... Dificilmente alguém escreve tão bem quanto você aqui no youtube. Provavelmente é fruto do jornalismo. É um excelente curso sim. Não conheço esse canal, mas achei os entrevistadores com comportamentos infantis, parecem crianças com bigode de caipira.
A maneira que o Monark desincentiva o público jovem a cursar uma faculdade é um baita dum desserviço. Ele fala como se todo mundo fosse se tornar um empreendedor ou youtuber de sucesso, enquanto na real isso só acontece para uma pequenina minoria. Faculdade AINDA é divisor de águas, tanto no setor público quanto no privado. Uma boa parte dos concursos públicos que oferecem um bom salário exigem formação superior, na maioria das multinacionais o nível superior AINDA é pré-requisito para cargos acima de Pleno e Sênior, uma das principais portas de entrada do mercado de trabalho para o jovem AINDA é o estágio, onde a faculdade também é pré-requisito.
exato, não significa que se vc tiver um diploma isso significa que vc vai ter um emprego foda e tals, mas com faculdade hoje em dia é difícil imagine sem, até pra ser lixeiro hoje precisar ter ensino médio completo
o diploma nao significa nada se nao for para um proposito.. é nesse sentido que ele diz.. não precisa de diploma pra nada se quer apenas dinheiro por dinheiro.. faculdade só é bom se vc tem proposito em algo ou não quer passar pelas merdas de nao ter faculdade..
Perfeito. É isso mesmo. O cara fala como se a experiência "ruim" dele com a faculdade fosse o centro do mundo e por isso o curso de jornalismo é inútil e tinha que acabar. Aff!
@@SentinellaBell Esse discurso de propósito e objetivo maior é bacana na teoria, mas quando a água bate na bunda e o cara precisa de um emprego pra pagar as contas, a conversa é outra, e é nesse momento que um curso profissionalizante, técnico, tecnólogo ou superior ajuda e, muitas vezes, faz a diferença.
Jornalismo é uma área excelente, eu como acadêmica de Jornalismo me nego aceitar , que qualquer pessoa que seja venha tentar desmotivar aqueles que tem o sonho de investir nessa área , lutem pelo sonhos de vocês galera vale super a pena e se o seu sonho é a faculdade de Jornalismo, vá lá brilhe estude e arrebenta, você será um profissional de sucesso , não deixem terceiros influenciarem no objetivo de vocês.
A faculdade de Jornalismo é justamente pra ensinar a ética e postura de um profissional! Coisa que nenhum deles tem. Quero ver ele falar isso pra um jornalista de verdade. Não deu conta de fazer a faculdade e agora fica falando mal.
Concordo plenamente. O cara faz faculdade de má vontade e fica criticando com o apoio de dois caras que conversam no microfone e acham que são jornalistas
Passei a vida toda achando que não compensava fazer faculdade, era um cara perdido e sem ideias, que nem esse Monark. Por necessidade eu fiz uma faculdade (de Marketing) e minha vida mudou. O que eu aprendi lá eu já sabia, mas a quest que é você ter que se formar, entregar resultado, passar na prova, lidar com gente pra ganhar nota.. não tem lugar NENHUM que te ensina isso. Faculdade não é só pra em teoria aprender um assunto, é pra te desenvolver em vários aspectos. Esses malucos as vezes não tem ideia da merda que passam pra um tanto de gente que tá perdida e ouvindo eles falando tanta asneiras. VÃO ESTUDAR, VALE A PENA.
Um jornalista formado jamais daria microfone para pessoas sem qualquer fundamentação falar sobre o que não entende. A prova disso é a quantidade de palpiteiros de internet falando a favor ou contra cloroquina sem possuir a menor autoridade sobre o assunto...
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Fala isso man mas tem zilhões de reportagens com jornalista dando microfone pra louco na rua kkkkkkkk slk. Não que precise parar, porque isso é maravilhoso, mas o numero de reportagens estranhas q mais parecem desenho animado são incriveis.
Concluí o curso de jornalismo em 2019, tinha os professores militantes, mas pra quem tivesse interesse conseguia pegar muita coisa técnica, meu curso teve uma grade totalmente prática e com várias matérias ligadas ao meio digital, produção de conteúdo e edição básica de vídeo, áudio e imagem. Sem contar a base em construção de cenários, produção de storytelling, noções de produção e diversas matérias ligadas ao marketing e empreendedorismo, coisas que a maioria detestava, mas que sempre enxerguei como oportunidades, hoje estou em processo de migração para a fotografia, mas faculdade é muito mais do que entregar trabalhos, leituras, teorias e doutrinas. É preciso enxergar oportunidade nas coisas que poucos se interessam, 90% da minha turma sonhava com jornalismo esportivo, eu mais velho, sabia ouvir os professores e técnicos que falam sobre as áreas mais técnicas dentro do jornalismo, mas a maioria busca uma coisa, uma única coisa quando escolhe jornalismo, satisfazer o ego!
Cara, eu penso em cursar jornalismo mas só por um objetivo, para trabalhar com jornalismo automotivo, acha uma boa ou é melhor eu também tentar enxergar o jornalismo fora da "bolha" do setor automotivo que eu projeto como carreira?
@@ezequielsilva9177 era o meu maior objetivo, não vou te desanimar quanto ao jornalismo, como disse, procure um curso com grade mais prática, você aprende muito a se virar e dê atenção aos conteúdos técnicos opcionais. O jornalismo automotivo tradicional está praticamente morto no Brasil, no impresso temos Autoesporte, Quatro Rodas e jornais como o Jornal do Carro por exemplo. O mais triste é que na Abril, a mesma editoria é responsável por várias revistas, trocando apenas os diretores. Uma dica de leitura, que comprei mais ainda não li é o: Jornalismo Automotivo - Histórias e Dicas do Paulo Campo Grande, editor chefe da Quatro Rodas, é um livro pequeno e barato, só não se é fácil de encontrar, comprei no site da Livraria Cultura.
Caralho, me fala qual é a sua faculdade então, que eu quero transferir pra la. Pq a minha é exatamente o que ele descreveu no video, até pior, pq hoje nem pra eles se esforçarem pra ensinar podcast pra gente. Continuam ensinando o radio no modelo AM. Tudo isso que voce citou é totalmente escasso nas faculdades mais antiquadas, como a minha. São faculdades que ainda tao no seculo XX, preparando a gente pra um mercado de trabalho que ta morrendo.
@@samirkadri96 infelizmente era uma boa faculdade, o Rotary decidiu fechar a unidade que tinha curso de jornalismo da Rio Branco, os alunos não ajudavam muito, a maioria era frustrada de não ter entrado na USP e o valor para quem não era bolsista era alto. Mas existem duas grades de jornalismo hoje, Comunicação Social - Jornalismo, mais teórica e antiquada e, Bacharel em Jornalismo, no caso a grade que começou em 2016. Na parte de rádio tive que produzir um podcast, a professora coordenadora ainda dá aulas na ESPM na mesma pegada. Infelizmente faculdades que fogem do padrão acaba sendo incompreendida pela maioria dos alunos, vários colegas reclamavam dos trabalhos e diziam que não estavam aprendendo, mas era uma percepção de uma galera mais ortodoxa.
Olá! Você acha que vale a pena fazer jornalismo quando o objetivo é trabalhar como apresentador/repórter? daqueles que viajam e estão sempre em movimento atrás de novas notícias 'pra cobrir. estou com essa possibilidade há um tempo, mas não sei vale a pena. apesar de amar tudo que envolve a profissão, conheço uma profissional da área que não recebe tão bem e trabalha escrevendo 'pra uma revista online. o que me desanimou foi ver o quadro de funcionários dessa revista, são MUITOS jornalista e a maioria jovens.
Estou terminando o curso de jornalismo. No meu caso, 95% curso é composto por atividades práticas, onde você aprende todas as etapas do processo de produção de conteúdo (elaborar uma pauta, fazer entrevistas, fazer um roteiro, gravar e editar áudio e vídeo, diagramar material impresso, produzir conteúdo para a internet, etc). A questão é que muita gente enxerga o jornalismo como uma área muito limitada, como se o jornalista fosse só o cara que é repórter, âncora ou comentarista. Pensando assim, suas possibilidades não serão muito amplas mesmo. Há toda uma parte técnica por trás das câmeras e microfones (cinegrafistas, roteiristas, produtores, editores, etc) e outras áreas onde as competências do jornalista são relevantes e muito procuradas. Como toda empresa precisa de uma boa comunicação para dar certo, áreas como marketing e publicidade tem alta demanda por jornalistas. Na minha turma, pouca gente quer realmente trabalhar com jornalismo tradicional. Eu mesmo não me vejo trabalhando em redação porque o próprio curso matou minha vontade. Em parte, isso aconteceu porque boa parte dos professores enxergam o jornalista como militante mesmo. Eu já estava ciente disso quando entrei na universidade e comprovei que é real (e fácil de observar quando você aprende mais sobre a imprensa). Ao mesmo tempo, o curso abriu minha mente para outros campos (que parecem mais promissores financeiramente e menos estressantes) nos quais já estou atuando. Quem entrar no curso de jornalismo com a mentalidade de aprender o máximo possível em várias funções vai encontrar muitos espaços no mercado para produção de conteúdo. Antes do jornalismo, tbm concluí o curso de ADM. Não vi a parte de "matemática avançada" que o Petry mencionou. Tem a matemática financeira, mas não é nada de outro mundo, é bem tranquilo (além de ser útil na vida pessoal). E vivo dizendo para meus colegas do jornalismo, mais jovens que eu, que todo mundo deveria ir atrás de algum conhecimento sobre administração. Não precisa ser uma graduação, mas um MBA vai trazer conhecimentos de gestão fundamentais. Acho até que esse tipo de coisa deveria estar no currículo do ensino médio.
Eu sou pessimo de matemática, meu medo é esse, um curso de administração bateu na minha porra e to pensando em fazer, mais eu sou muito mal de matemática.
Qualquer faculdade é válida, desde de que você tenha inclinação, talento para tal escolha. Por exemplo, não adianta escolher engenharia se você sofre demais para absorver as matérias.
@@caiocosta3991 mano, no último ano de faculdade eu descobri que não era aquilo que queria fazer para o resto da vida, e que fazia apenas por dinheiro ... não me sentia feliz cara. Tem noção do que é não te faltar nada e você não ser feliz. Agora eu consigo entender como essas pessoas milionárias entram em depressão. Porque a felicidade não está no dinheiro é isso poucos entendem.
A brisa é que a profissão de jornalista é uma das que tá em transformação hoje em dia, como varias outras. Mas o jornalismo, particularmente, é o que ta passando pela transformação mais radical na minha visão. Faço uma faculdade publica de jornalismo e a grade curicular é extremamente antiquada. Preparam a gente pra ser um jornalista da decada de 90, quando a TV bombava, as pessoas ouviam radio fm no carro e as revistas e jornais impressos ainda eram vivos. Atualmente, qualquer criança de 7 anos com um computador consegue produzir conteudo de comunicação, mas as fake news são só um exemplo de que a profissão precisa continuar existindo. É como eles estavam discutindo no video: a faculdade prepara o jornalista pra ser um tecnico de uma area que ta morrendo, e nao um profissional especializado em informação. Infelizmente, eu e todo mundo que ta cursando jornalismo hj em dia, ta tendo que aprender a profissão por conta própria e faz a faculdade so pra ter o diploma pra talvez ajudar a conseguir um emprego. Mas nada do que a gente aprende na bosta da faculdade vai ser utilizado ao longo da vida. É mais inutil do que aprender formula de Bhaskara na escola.
Sou formado em Jornalismo, atuei em rádio, assessoria de imprensa, ASCOM e fui correspondente de TV. Hoje trabalho como freelancer e posso afirmar que os únicos problemas que encontrei na categoria foram piso salarial baixo e falta de oportunidades nos grandes centros urbanos e em algumas cidades, isso é fato! Mas tudo o que foi falado no vídeo é o oposto que o curso de jornalismo ensina. Foi na faculdade que aprendi a trabalhar com informações com diversos tipos de abordagem e textos pra meios de comunicação diferentes. Noção de imparcialidade, técnicas de apuração e filtro de dados também são habilidades ensinadas. O objetivo é passar informação com credibilidade e da melhor maneira possível para as pessoas. Tecnicamente falando o curso de jornalismo é eficaz. Se vale a pena fazer ou não, depende do objetivo da pessoa, pois se ela quer fazer com o objetivo de ficar rica e ganhar muito dinheiro, aí já fica difícil.
@@milly8745 É arriscado! Mas se você tiver vocação e gostar bastante vc pode se sobressair. Eu por exemplo estava como freelancer quando comentei 8 meses atrás nesse vídeo e hoje já estou contratado desde agosto de 2022 como repórter em uma TV de SP. As coisas acontecem muito rápido na nossa área kkk Então se vc estiver disposta a se jogar na profissão, vai fundo! Dependendo a região você encontra boas oportunidades. Agora é melhor primeiro estudar bem o mercado e a função antes de escolher jornalismo como carreira.
Concluí o curso em 2019, mercado para jornalista têm, mas se você for contra a cartilha esquerdista em qualquer ponto, já era. Sem falar que é mais importante ter Q.I do que talento, não me arrependo de ter cursado, mas minha certeza é que não trabalharei na imprensa tradicional, nem na alternativa, mas a saída é empreender.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Algumas pessoas só fazem faculdade hoje pra falar "eu sou isso" "eu sou aquilo" no final termina e não aprende bosta nemhuma nem trabalha no que se formou.
@@hugocesarmoreira5296 quem estuda todo dia, não falta nas aulas pra ficar bebendo ou atrás de mulher, nem precisa estudar antes da prova, pessoa sai decorando da escola e pensa que faculdade é a mesma coisa.
Faço curso de jornalismo e concordo em parte com o entrevistado. Por um lado, existem disciplinas no jornalismo que não se utilizam no dia a dia, como por exemplo o lado histórico do curso. Mas existem partes técnicas importantes: como apurar, fazer uma reportagem, notícia, resenha e etc. Vale a pena fazer jornalismo, sim! É por causa dele, que temos informações verdadeiras sobre os acontecimentos. Sem jornalismo, poderíamos viver em um país, onde teria a censura. O que acontece atualmente, é a desvalorização do jornalismo. Temos pessoas sem formação atuando como jornalistas, sendo antiéticos. Como também a valorização do público por comentaristas como o Monark, que não entende nada dos assuntos e sai falando o que não sabe.
Não deem moral pra esse papo furado do vídeo. Faculdade de Jornalismo é muito importante. As ferramentas do jornalismo não é para qualquer um, por isso, para não ser qualquer um, você precisa ir para a faculdade, é la que vc vai se diferenciar dos outros
@@rodneychagas772 Mano. O próprio petry tem um podcast 10vezes melhor do que os outros. Exatamente porque inconscientemente o petry se põe no lugar de entrevistador e lembra técnicas de entrevista. Ele só gosta de ter mais liberdade e inovar, diria que ele mesmo sem saber ou negar, deve algo a sua faculdade.
Respeito, mas discordo das opiniões da mesa. Na verdade há uma revolta contra o ensino nas universidades, contra a educação de um modo geral. Vejo que há uma geração cada vez mais preguiçosa e ansiosa. Comunicação Social (Jornalismo) tem que ter entrega absoluta. Tem que ter chamado, pois os processos não são fáceis. Seja em TVs, rádios, redações de jornais, assessorias de imprensa, o jornalista é profissional habilitado para mostrar a realidade a partir de uma verdade, num mundo cada vez globalizado e carente de verdades. Sou jornalista e tenho muito orgulho da minha profissão.
Me formei em Jornalismo uns anos atrás, além de fazer um curso técnico de Rádio e TV. Não era algo que eu exatamente queria, eu só peguei pq minha mãe insistiu para uma fazer faculdade, mas eu não tinha ideia do que cursar. Estudar comunicação ajudou na minha sociabilização (na escola eu era muito excluído), mas penso que devia ter cursado Direito ou Arquitetura. Ainda bem que eu consegui um trampo na área, mas não é todo mundo que dá essa sorte.
Cara não pensa dessa forma, primeiro de tudo de graças a Deus estar comentando neste vídeo aos 23 anos. Outra coisa e que você ainda e novo e tem tempo de dar um rumo profissional que vai te agradar, em todos os momentos da vida uma hora achamos que não estamos de acordo com o que deveríamos estar, mas na verdade estamos mais bem do que pensamos. Então e isso, tenha força foco e fé que vc chega lá, abraços.
Foda o povo desmerecer a graduação em Jornalismo. A diferença de um formado para um não, é muita. Respeito os pikas que não fizeram e são bons de verdade. Mas não desanimem as pessoas assim
O cara quer fazer jornalismo,mas não quer seguir os métodos da profissão então por que fazer? É tipo não entender pra que serve então vou criar do meu jeito.
Kkkkkkk esse Monark é um moleque sortudo, sem faculdade, fazendo sucesso na internet! Mas, bom saber que ele deu certo, totalmente contra aquilo que é ensinado pelo senso comum!
Eu vejo por outra forma, irei me formar em engenharia mecânica esse ano, aqui na federal do meu estado, apesar de existir a possibilidade de buscar aprendizado por fora, nenhuma empresa séria irá te contratar sem a graduação, fora que devido a competitividade do mercado hoje em dia é exigido muito mais do que a graduação para poder se atuar na área. As universidades tem sim muitos pontos falhos no ensino, a maioria das áreas que eu vi na minha graduação eu não tive e nem tenho nenhuma intenção de seguir, saibam escolher uma boa faculdade e além do mais aproveitem o tempo fora de sala de aula na faculdade, buscando projetos de pesquisa, bolsas de iniciação científica, publicação de trabalhos na área que você curte, isso te agrega muito mais do que o que você estuda em sala. Se dependesse do que eu já vi dentro de sala de aula com certeza eu já teria desistido do meu curso, pois vejo muita coisa que não curto nem um pouco, prefiro pensar no profissional que eu quero ser no futuro e no que aquilo pode me ajudar daqui pra frente na área que busco me especializar.
Molecada que assiste o Flow, não escutem esses frustrados, faculdade é uma fase de transformação na sua vida, você irá se desenvolver tanto profissionalmente, como psicologicamente, não fazer faculdade não vai te deixar igual ao Monark, Monark é um playboy que deu sorte, se o Monark tivesse fracassado como youtubeer ele não receberia 2 salários minimos sem faculdade.
Mas continua fazendo total diferença, o À Deriva é um podcast melhor que os outros (Flow, Inteligência LTDA...) justamente porque o Petry se atenta à umas regras de entrevista, como por exemplo, não interromper o entrevistado.
Fiz faculdade de Jornalismo e me arrependo demais. Mercado de trabalho horrível, profissionais antiéticos aos montes e falta de perspectiva na profissão. Quem pensa em fazer esse curso precisa repensar. Graças a Deus ainda sou jovem e estou tendo a oportunidade e a coragem de trocar de área. Trabalhar com comunicação é furada.
Os profissionais de várias áreas da comunicação, artes e gestão devidamente gabarito não tem muitas oportunidades são setores do mercado bastante boicotados e invadidos por pessoas aleatórias, ´´amadores´´ vamos dizer assim,. Jornalismo. Relações Publicas, Publicidade e Propaganda, Marketing, Artes Visuais, Teatro, Música dentre outras áreas por pessoas sem estrutura técnica e claro muitos vão ignorar esse fato, pois param alguns é favorável. Eu ainda acredito no profissional realmente formado, imagina só uma pessoa falar que é medico sem conhecimento técnico e teórico só (nos atalhos da vida) simplesmente pelo fato de vocação ou algo do tipo, fica muito fácil. Infelizmente muitos setores profissionais são invadidos por pessoas sem estrutura alguma e estão ai marcando pauta para os que tem poder de fala no assunto. O mercado de trabalho nunca foi justo com profissional nenhum, lutamos com a concorrência direta e indireta. É minha opinião sobre.
Sou jornalista e até hoje venho criando projetos e empreendendo com a comunicação. Eu moro aqui no Rio Grande do Sul. Nunca trabalhei em veículos aqui da região e até hoje venho empreendendo e criando. Tudo isso desenvolvi criando projetos universitários e me preparando para o mercado de trabalho. Compreendo e entendo a tua fala, mas o jornalismo não é apenas criar um texto. A fala do Monark e do rapaz (que eu não sei o nome), está bem errada! Tu diz que não tinha podcast na época que tu estudou, né? Pq tu não desenvolveu um projeto e não tomou a iniciativa. A faculdade é movimento e criação. Então: " aprenda, crie e evolua. Não espera os outros tomar a iniciativa."
Olá, Tbm sou jornalista. Ainda estou sem condições de empreender, mas criei um canal com intuito de ajudar jornalistas em formação ou pessoas que almejam cursar jornalismo a entender como o curso funciona. Falo do curso, mercado de trabalho, resumo de artigos, enfim...
@@ComunicACAO que da hora! Estou a disposição também para ajudar. Mas o meus 4 anos que fiz a faculdade foram os melhores anos de aprendizados. Usei e criei muitos projetos voltados ao jornalismo na área do audiovisual. Sucesso no seu canal. Vou seguir aqui! Ah, também estou a disposição para ajudar!
Pois é, estou cursando jornalismo e esse ponto é fundamental. Não é dentro da sala de aula, durante aulas das disciplinas que as oportunidades vão cair na sua mão. O mundo universitário é repleto de oportunidades, mas elas não estão dentro da sala de aula. Ocorrem através de projetos de extensão, empresas juniores, etc. E claro, criando projetos junto com colegas que abrigam a área que você deseja seguir e que está interessado.
Terminei jornalismo em 2018. E, na real, aquilo era, em grande parte, uma formação de militância. No meio do curso eu me dei conta de que não ia usar nada que aprendi ali na minha vida, e decidi por conta própria focar no que eu curto de verdade, que é design gráfico.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Como assim "formação de militância"? Jornalismo é uma das coisas que eu quero fazer, mas tô procurando coisas pra ver se é isso que eu quero, poderia explicar mais sobre essa formação de militância?
Oi Tiago! Você já pensou na Assessoria de Imprensa Freedom? Nesse caso, você trabalha com jornalismo, mas você é o seu patrão. Se interessar, posso te dar algumas dicas.
Assim que inventarem uma nova tecnologia de comunicação, alguém sem ter estudo nenhum vai poder pongar logo no começo dela (no comeco da omda) e, com muuuuita sorte, ter sucesso. Afora essa possibilidade que acontece de 50 em 50 anos (pois é mais ou menos esse o espaço de tempo entre a invenção do radio, da TV aberta, da TV paga, da internet...), faça faculdade, faça curso técnico, se forme, estude. Porquê? Porque além das disciplinas técnicas (roteiro, som, luz, edição, foto, figurino, cenário, etc) há uma disciplina que, por não ter sido cursada pelo monte de paliteiro de que é constituída a internet, nos deu a nos brasileiros um imenso prejuízo: ÉTICA JORNALISTICA.
Impossível existir um podcast sem pauta e sem pesquisa, a conversa é livre mas é necessário buscar saber assuntos legais do entrevistado e pesquisar algo sobre ele para poder dar início à uma conversa ou pergunta. É que parece tão básico por ser um bate-papo que parece não ter pauta mas é necessário sim, se não acaba fazendo perguntas idiotas pros entrevistados e passa carão por não ter pesquisado sobre ele antes kkkk mas é isso galera, estudem o que faz vocês felizes 💕
"Não é porque vocês não tem talento, que outras pessoas não vão ter!" O jornalismo é uma área de extremamente importancia e é para pessoas que realmente estão desempenhadas que procuram cursar. JORNALISMO VALE MUITO APENA, MAS PARA QUEM REALMENTE ESTÁ DESPOSTO A CURSAR. JORNALISMO É UMA DAS MAIORES FACULDADES QUE ALGUÉM PODERIA SER INTERESSAR Não diga que não vale a pena... Todo curso seja ele o que for vale muito a pena. Não desesmerança uma profissão tão qualificada quanto o jornalismo =) Pois é o jornalismo que está em todas as áreas de comunicação mundial Att : Yslania.
Gente tudo mentira dese cara ,jornalismo é uma arte ,se é seu sonho faça sim ,formei em 2018 hj estou trabalhando na globo rio redação, não pensem faça boa sorte a vcs estudantes.
Vou deixar aqui uma dica para quem está se formando em Jornalismo, ou já se formou e ainda não conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. Você conhece a Assessoria de Imprensa Freedom? Trabalho com esse formato de trabalho há 22 anos. Garanto que você não vai ficar sem emprego e vai ter uma remuneração infinitamente superior ao piso salarial da categoria! Se se interessou eu posso dar mais dicas.
É isso mesmo. Sou formado em jornalismo e a realidade é cruel. Aceita que dói menos. Trabalha muito, ganha pouco, arrisca a vida e nada garante sua integridade física. Jornalismo não vale a pena fazer. Literalmente concordo com o Monark. As pessoas que conseguem os melhores empregos é o pessoal da "elite" , os ricos da região. Não se iluda com o curso, vá procurar fazer outra coisa da vida. Depois não diga que eu avisei.
Eu intendo! Exemplo; eu gosto combina com migo. tem a ver com migo! Eu gosto de ler etc. Então faça só porcausa que o começo Recebe pouco 3000 Vc tem que correr viaja em cidades pra conhece emissoras pra essas emissoras, te contratar como Repórter e apresentador! E aí Vc vai Reçeber 10 mil 20 mil aí globo 60Mil 100Mil. Depende só do seu esforço confiar em Deus que tudo vai da ✔ certo
Foda. Tô na psicologia, mas zero vontade de trabalhar naquilo que dá dinheiro dentro da profissão. Sejam felizes manos, vão só pelo dinheiro não que a frustração bate mais forte. Quero fazer meu mestrado em literatura e seguir trampando com pesquisas. Praticamente na contramão do que minha mãe quer pra mim, mas ser realizado naquilo que tu faz deve ser revigorante demais
Psicologia só vai mexer com gente doente e cheia de história triste kkkkk aja lê paciência viu e não dá dinheiro, no site fepo e 40 reais 1h de consulta com psicólogo alguns com diversas formação da própria área em Londres blá-blá-blá é tão trabalhando on-line atendendo por 40 reais a hora o área miserável decadente
@@medipro4918 você é medíocre, não se importa com o sofrimento das pessoas, você é apodrecido por dentro e, pela sua forma de pensar, já dá pra saber que você é uma pessoa egoísta e solitária!
@@arautodasmaquinas813 Boa, de modo geral, dependendo da instituição onde tu cursa. Psicologia vejo como uma profissão valorizada a longo prazo. Se tiver boas condições financeiras se dá bem, abre clínica e consegue se sustentar. Agora, se for classe média-baixa, vai ter que pelar um pouco mais até construir um alicerce forte. Essa parada da clínica é o que mais me deixa inseguro, mas acho que pra todos é assim. A gente não tem garantia de nada.
Parabéns Ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( SJMRJ ), SJMRJ Fundado Em 1955 No BRASIL SJMRJ Sempre Emitindo a Carteira de Jornalista do SJMRJ ( Identidade de Jornalista no Brasil ) - Validade Nacional e Reconhecida Pela Lei de Imprensa no Brasil, SJMRJ Fundado Pelo Advogado, Jornalista e Academico da ABL Austregésilo de Athayde. Brasil 2023.
@Brook Sim cara, mas aí o problema que esses malucos Bolsonaristas querem falar em "doutrinação", mas dps fica entrando em escola com camisa do Bolsonaro isso ou aquilo, pra mim fica idólatrando político e errado dentro de sala de aula, seja ele de direita ou esquerda, mas tem que falar da história sim, tem que falar do comunismo e capitalismo, suas diferenças fala de Hitler, Mussolini daquele outros malucos comunista lá que eu não lembro o nome. Tem falar sobre tudo o Problema do projeto "escola sem partido" é que ele é feito pra proibir o Professor praticamente de falar sobre isso e fica idólatrando o outro lado que no caso é a direita, por isso que eu não apoio ele pq esse projeto é feito por um monte de Bolsonarista, que quer que os professores fiquem passando pano pro governo federal na sala de aula
Basicamente, você pesquisa o mercado em que seu curso abrange, e geralmente quando é ligada área de tecnologia/tecnólogo, as vagas ficam nas grandes cidades, e você vai ter que desembolsar uma grana
Fiz ADMINISTRAÇÃO, conclui a faculdade, porem NÃO RECOMENDO, área muito ruim de emprego, a maioria das vagas são preenchidas por pessoas que fazem um "cursinho", ou seja, não compensa, pra quem esta pensando em fazer, esta aqui a experiência, você não vai ser valorizado, os empregos bons só em banco e a concorrência é grande, atualmente estou fazendo DIREITO, essa sim considero uma boa área, pois existem variadas opções como por exemplo, trabalhar como advogado, formar sociedade de advogados, posso partir pra um concurso publico, posso tentar emprego em áreas jurídicas de grandes empresas, sempre que converso com pessoas mais jovens eu recomendo fazer uma faculdade que pode te trazer variadas opções de emprego, inclusive que possibilidade você trabalhar autônomo, acredito que a faculdade de DIREITO seja ideal pra isso.
A real é que direito também está ruim para conseguir trabalho, tem muito advogado e não são tantas pessoas que realmente precisam de advogados ou podem pagar por um. Sobre concurso, realmente, nesse caso tem mais possibilidades, mas nada impede você de fazer um concurso de nível técnico ou na área de adm e investir essa grana pra render no futuro. A real é que o negócio é virar concurseiro ou ir pra alguma área de saúde (pode ser até psico, você pode atender vários pacientes e o consultório não é tão complicado). Talvez TI seja uma boa, contudo o cara precisa gostar bastante de trabalhar com os recursos técnicos e ambiente dessa área.
Faculdade tal não serve pra nada, depende pra quem. To cursado Jornalismo para trabalhar como repórter aqui no RJ e aqui o mercado é bom nessa área. Fazer um curso só visando dinheiro é ter certeza que vai ficar sempre um espaço faltando em você.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Galera aí deveria pesquisar um pouco mais sobre o que tão ensinando hoje em faculdade de jornalismo. Aí o cara falou aí que não aceitaram a bagunça que ele chamou de projeto, o negócio onde ele só queria chegar e fazer de forma aleatória. O cara queria bagunça e reclama porque ensinam a fazer uma parada de forma organizada. É um brincante.
Mas é justamente esse o ponto dele, ele fez essa ideia e hoje tem mais sucesso que qualquer coisa que devem ter feito na faculdade dele, se ele fosse seguir o que a faculdade dele falasse ele não teria uma plataforma paga com mais de 2000 membros só querendo essa '' bagunça '' que ele queria fazer.
@@patrulhacaninaetop1231 perfeito. Só que é preciso entender que faculdade trabalha como ciência. Nenhuma ciência é 100%, mas, nas questões técnicas, você trabalha com as melhores probabilidades de erro. Quantos caras que tentam fazer "bagunça", conseguem dar certo? E aí é preciso ele ver que hoje já tem muita coisa diferente nas faculdades. O próprio fala, com desdém, que agora tão ensinando podcast lá na faculdade. Isso é evolução. O cara deveria tá apoiando que os cursos estão evoluindo, mas ele fala com desdém. Ele precisa notar também que a experiência dele foi ruim, não quer dizer que foi a de todo mundo pra chegar ao ponto de dizer que tinha que acabar curso de jornalismo. Tinha que ver que as faculdades não são iguais. Tem várias questões na fala dele que foram completamente equivocadas.
Eu acredito que hoje em dia muitos dos brasileiros ou presta carreira no exército ou presta concurso publico, vamos ser realista hoje em dia não vale a pena trabalhar em empresa privada, fora que é mais concorrido que concurso público.
@@guizin1106 tu é tão aliando que acha que funcionalismo público é socialismo kkkkk. Vai lá trabalhar numa empresa particular pra tu ver a delicia de trabalhar numa empresa
@@MultiFelipemaster porra vc quer trabalhar como administrador na padaria do zé da esquina e quer ganhar 5k tb? ai e foda ne vai estudar um pc e vê q da p crescer trabalhando em empresa privada e mais importante do q isso adquirindo experiencia pra criar seu proprio negocio c conhecimento e ve se n vira mais um militante psolista que sobrevive de dinheiro publico
Eu também tenho mano e acho que a gente não pode deixar a bad bater sem estar no curso. É foda Tipo, se criticam jornalistas por não serem imparciais, serem doutrinadores, não orientarem pra várias visões e etc, beleza. Mas acho que é legal a gente não fazer o mesmo em relação a esse vídeo. Petri tem seu relato e ele é único nesse contexto. Estaríamos sendo críticos se deixássemos bater a bad? Acho que nao kkkkkkkkk óbvio que é normal acontecer, não to querendo medir oq vc pd sentir Tamo junto mano, boa sorte!
Me formei em 2019, ouvi muito desaforo de pessoas que sempre disseram estar do meu lado, aprendi muita coisa, inclusive sobre imparcialidade, não há imparcialidade, mas subjetividade, suas vivências, suas leituras, a sua cultura, tudo interfere na sua forma de relatar um fato. O importante para o jornalismo, algo raro de se ver hoje em dia é ouvir todos os lados e deixar que o público tire sua conclusão, jornalismo não é fazer juízo de valor, tanto que é recomendável se informar através do maior número de veículos possíveis.
Fora que jornalista, cuida da vida dos outros, é um tipo de profissional auto-imune, todo jornalista cuida da vida dos outros, e ninguém fala deles. Vivem na sombra.
E você está fazendo o que? Cuidando da vida deles. A gente mata pessoa ignorante pela boca, jornalista é um comunicador, se a intenção dele é comunicar à respeito da vida alheia é porque tem que goste e queira ouvir mas isso não significa que todos irão trabalhar neste mesmo canal.
Faculdade só serve se vc já está no mercado de trabalho, daí vai servir pra algo . Na minha turma tem um pessoal que já trabalha com projetos de engenharia , os professores fazem consultoria de graça pra eles.
Brother, estamos fazendo uma série "A GUERRA FOI DECLARADA" onde fizemos episódios sobre (Depressão mata), um assunto bem importante quem quiser fortalecer eu agradeço, Deus abençoe.
Faço Odontologia e tenho uma conclusão sobre o Ensino Superior: É uma merda. Gosto do curso, mas como tudo se estrutura é extremamente chato p/ krl. Precisa querer muito porque caso o contrário a pessoa em questão não dura muito...
Faculdade é perda de tempo, é muito mais eficiente tu estudar e buscar te desenvolver sozinho, do que estudar um monte de coisa em que a maior parte não vai servir para nada. Fiz engenharia e me arrependi, atrasou minha vida.
Cara, querendo ou não vai chegar uma hora em que vc vai tá pensando em fazer faculdade, até quem é bem sucedido e não tem formação em algum curso superior, na cabeça sempre falta uma peça do quebra cabeça, eu falo isso pq muitas pessoas que são fodas sempre fala que querem fazer faculdade pq faz falta lá dentro deles.
Cara me fala aí quantas horas vc estudou por dia, por quantos estágios vc passou, qual era seu curso de engenharia ? Mano tudo o que me ensinam na faculdade eu aplico no meu estágio eu já estágiei em diversos ramos da engenharia elétrica até achar o que eu gosto de fazer que é sistema de potencia, as vezes não é a faculdade que é uma merda ou o curso e sim falta de interesse.
@@jaymea.c.n3687 Mas eu acho que eles tem uma ilusão da coisa assim como eu tinha. Curso superior, professores com doutorado, e um monte de blá, blá "marketeiro", passa uma ideia que a Universidade é uma ferramenta imprescindível na tua formação. O modelo de ensino para mim é totalmente ultrapassado e longe da realidade. Curso superior para mim virou uma modinha. E outra a maioria dos professores, nunca trabalhou dentro de empresas e industrias por um longo período de tempo, nunca empreenderam, a vida real para mim tem muito mais a ver com jogo de cintura e experiência prática do que um monte de diploma. Acho que a maioria do pessoal que fica por muito tempo da Universidade vive uma espécie de bolha, que quando sai para encarar a "selva" toma um susto.
@@jaymea.c.n3687 Eu fiz Engenharia mecânica, mas não desestimulo a ninguém a fazer, eu só acho que é uma instituição que precisa urgentemente se atualizar.
Blz mano isso depende do curso não tem como se “desenvolver” sozinho querendo ser medico ou enfermeiro ou qualquer coisa da area da saude kkkkkkkkkkk se nao vai ter gente morta, então não generalize
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Faculdade hoje se for ver acaba se tornando meio desnecessário. Hj em dia é muito mais vantajoso você criar seu próprio negócio do que fazer uma facul (tbm depende do caso).
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Concordo com quase tudo, porém, na questão do Monark dizer que "precisa ensinar a encontrar, produzir, etc" a faculdade faz isso aushahhs, eu estudo jornalismo e a gente aprende isso sim, de resto, é isso mesmo aushhs.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Sinceramente vejo 3 seres extremamente inúteis pra sociedade fazendo um desserviço para os seguidores. Infelizmente por vídeos como este eles acabam desviando o caminho de muitas pessoas. Analisando bem esse vídeo na data de hj após tudo oq houve com o Flow, com ctz esse vídeo é muito motivacional. Ele nos motiva a lutar e lutar e estudar com todas as nossas forças para alcançar nossos sonhos e não terminarmos como esses seres maconheiros que vivem vegetando e emitindo um monte de bost#.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
@@Gustavo-ch1jx cara eu nunca cursei sabe, eu falo isso por questão de empregos sabe, tipo hoje em dia não tem muitas obras civis, e tipo maioria hoje em dia pegar mt obra de casa pequena pq é oque tem hoje em dia, eu pretendo fazer direito ou prestar carreira no exército.
@@Gustavo-ch1jx moro no ES e engenharia civil explode de vagas. O que tem de construtora na área civil aqui, não é brincadeira! Pode pesquisar: Lorenge, MRV, Morar, Mazzini Gomes, e outras que não lembro o nome.
E acho que hoje ainda é bem importante pra quem quer trampar com o esportivo. Sei que comentaristas e narradores, por exemplo, talvez não necessitam TANTO, mas de resto sim
Nao limite o seu futuro a opiniao de uma pessoa..... principalmente se for a do monark kkk Existem muitas faculdades diferentes e oportunidades diferentes também. Fale com outras pessoas 😁
Vou ser realista contigo. Depois de um tempo estudando eu percebi que faculdade não estava valendo a pena fazer para conseguir emprego. Porém a experiência e o relacionamento que você tem (se você tiver a sorte de ter uma grade e docente bons) é transformadora e tá dá uma visão sobre o que você quer e até mesmo para a sua carreira. Tem gente que mente no currículo dizendo que tem curso superior completo sendo que as vezes não tem ou não terminou e consegue o emprego. O que conta muito hoje em dia é conhecimento e um pouco de experiência, as empresas não estão nem aí para onde você foi e estudou. Hoje o Brasil também não dá muitas oportunidades pra quem está começando e as vagas são disputadíssimas por causa da taxa alta do desemprego. Eu sempre aconselho as pessoas a cogitarem estudar fora ou tentar uma vida fora, mesmo que for pra começar lavando prato e depois se acertar com o que desejar. Pq as oportunidades fora desse país são mais justas e recompensadoras.
Fodase se tu quer faz ué, já tentei direito educação física e teologia filosofia já pensei em fazer jornalismo ead kkkkk tipo Fodase nem aí se tu quiser vai lá e faz
Não desista do seu sonho, saiba escolher uma boa faculdade e também tenha em mente que você não vai sair da faculdade um jornalista esportivo pronto, vai ser muito necessário de você buscar complementos para essa sua área específica em outros locais fora da faculdade, tanto antes quanto depois de se formar, faculdade só te da uma base do que a profissão de jornalista é, conceitos básicos de todas as áreas que o jornalismo engloba e etc, além de te dar uma rede de pessoas muito forte e de ter outras oportunidades extracurriculares.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Não liga pra esses caras, bicho! ELES SÃO A EXCESSÃO, NÃO A REGRA. Quer fazer? Faça. Se não depois tu se arrepende de não ter feito algo que gostaria por influência de gente da internet
Fiz eng agronômica e me ferrei nunca usei Se conselho servir faria medicina ou tentaria concurso público Ou tocaria meu próprio negócio Do resto são todas perda de tempo
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
Olha, eu to no final da minha faculdade e sinceramente não sei dizer se vale a pena ou não, mas acho que é uma questão mt pessoal e uma discussão complexa para se resumir há um vídeo de 4 min com esse título e o Monark falando que nao vale a pena fazer faculdade. Até gosto dele, mas definitivamente está se achando demais! haha Ps.: quem é esse convidado?? Não faço ideia. Devia estar escrito em algum lugar
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj
@@viverdojornalismo Boa noite, eu sou estudante de Jornalismo ainda. Embora faça parte da Rádio Bandejão, tenha dois podcasts de esporte e etc, ainda não sou formado na área.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros. tmj tmj tmjjj
Estou iniciando uma faculdade de gestão comercial, alguém ai tenha conhecimento pra disse se compensa? 22 anos, Primeira graduação, muito perdido fazendo pra não ficar parado
Compensa, cara. Area comercial tá muita grana.. eu trabalho na area comercial de empresa de tecnologia. Se voce for vendedor ou gestor, vai ganhar muita grana. E nem leva em consideração o que esse gordo maconheiro ta falando de faculdade... o crescimento enquanto que voce enquanto pessoa na faculdade nenhum canal de youtube te dá.
@@NinjaEXL Com o dinheiro entrando, eu também não faria faculdade agora, mas e depois que o caixa diminuir? Um dia o hype acaba, ele sabe; Um dia ele vai ter que enfrentar a vida real.
Gente, jornalismo não se limita à rádio, tv, e jornais impressos. É uma área da comunicação que está em transformação justamente por conta do avanço no cenário comunicacional como um todo. Eles focaram muito no jornalismo tradicional, mas hoje em dias as coisas estão mudando e mudando rápido. Estou no 5º período de jornalismo e não me arrependo da minha escolha, também não quero trabalhar com mídia tradicional, mas acho que a faculdade vai me dar um panorama mais amplo e me fazer ter mais noção de como as coisas funcionam no meio para que eu possa correr atrás do que eu quero. Procurem outras opiniões, se vcs têm vontade, não desistam por conta de uma fala (ainda mais do Monark).
Boa noite Hugo! Você conhece a Assessoria de Imprensa Freedom? Aqui não há escassez de trabalho, você trabalha pra você e a remuneração é infinitamente superior a qualquer área do jornalismo.
Oi, alguém ou vcs poderiam me explicar como funciona um pouco a faculdade de jornalismo? Eu pesquisei a matriz curricular e acabei me interessando muito, mas tenho medo de me arrepender até por que vai ser numa federal, e para entrar é uma burocracia enorme, então quero entrar e completar e aproveitar 100% do curso.
Exato
Cara... Dificilmente alguém escreve tão bem quanto você aqui no youtube. Provavelmente é fruto do jornalismo. É um excelente curso sim. Não conheço esse canal, mas achei os entrevistadores com comportamentos infantis, parecem crianças com bigode de caipira.
Exato! 👏
A maneira que o Monark desincentiva o público jovem a cursar uma faculdade é um baita dum desserviço. Ele fala como se todo mundo fosse se tornar um empreendedor ou youtuber de sucesso, enquanto na real isso só acontece para uma pequenina minoria.
Faculdade AINDA é divisor de águas, tanto no setor público quanto no privado. Uma boa parte dos concursos públicos que oferecem um bom salário exigem formação superior, na maioria das multinacionais o nível superior AINDA é pré-requisito para cargos acima de Pleno e Sênior, uma das principais portas de entrada do mercado de trabalho para o jovem AINDA é o estágio, onde a faculdade também é pré-requisito.
exato, não significa que se vc tiver um diploma isso significa que vc vai ter um emprego foda e tals, mas com faculdade hoje em dia é difícil imagine sem, até pra ser lixeiro hoje precisar ter ensino médio completo
o diploma nao significa nada se nao for para um proposito.. é nesse sentido que ele diz.. não precisa de diploma pra nada se quer apenas dinheiro por dinheiro.. faculdade só é bom se vc tem proposito em algo ou não quer passar pelas merdas de nao ter faculdade..
Onde que ele desincentivou?
Perfeito. É isso mesmo. O cara fala como se a experiência "ruim" dele com a faculdade fosse o centro do mundo e por isso o curso de jornalismo é inútil e tinha que acabar. Aff!
@@SentinellaBell Esse discurso de propósito e objetivo maior é bacana na teoria, mas quando a água bate na bunda e o cara precisa de um emprego pra pagar as contas, a conversa é outra, e é nesse momento que um curso profissionalizante, técnico, tecnólogo ou superior ajuda e, muitas vezes, faz a diferença.
Jornalismo é uma área excelente, eu como acadêmica de Jornalismo me nego aceitar , que qualquer pessoa que seja venha tentar desmotivar aqueles que tem o sonho de investir nessa área , lutem pelo sonhos de vocês galera vale super a pena e se o seu sonho é a faculdade de Jornalismo, vá lá brilhe estude e arrebenta, você será um profissional de sucesso , não deixem terceiros influenciarem no objetivo de vocês.
Relaxa, quem falou w não vale a pena é o MONARK kkkk, zero credibilidade
Obrigada!
@@Pedro-rw1hvpior que não é só ele que diz kakakakzkzkz
A faculdade de Jornalismo é justamente pra ensinar a ética e postura de um profissional! Coisa que nenhum deles tem.
Quero ver ele falar isso pra um jornalista de verdade. Não deu conta de fazer a faculdade e agora fica falando mal.
Concordo plenamente. O cara faz faculdade de má vontade e fica criticando com o apoio de dois caras que conversam no microfone e acham que são jornalistas
Mas qual jornalista tem postura ? Sendo que jornalismo vive de mentiras e sensacionalismo
Passei a vida toda achando que não compensava fazer faculdade, era um cara perdido e sem ideias, que nem esse Monark. Por necessidade eu fiz uma faculdade (de Marketing) e minha vida mudou. O que eu aprendi lá eu já sabia, mas a quest que é você ter que se formar, entregar resultado, passar na prova, lidar com gente pra ganhar nota.. não tem lugar NENHUM que te ensina isso. Faculdade não é só pra em teoria aprender um assunto, é pra te desenvolver em vários aspectos. Esses malucos as vezes não tem ideia da merda que passam pra um tanto de gente que tá perdida e ouvindo eles falando tanta asneiras. VÃO ESTUDAR, VALE A PENA.
Podia ter escolhido uma faculdade mais interessante cara e que te desafiasse mais, sabia tudo que tentaram te ensinar, qual a graça? Kk
Mudou como? Ficou rico?
Um jornalista formado jamais daria microfone para pessoas sem qualquer fundamentação falar sobre o que não entende. A prova disso é a quantidade de palpiteiros de internet falando a favor ou contra cloroquina sem possuir a menor autoridade sobre o assunto...
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Fala isso man mas tem zilhões de reportagens com jornalista dando microfone pra louco na rua kkkkkkkk slk. Não que precise parar, porque isso é maravilhoso, mas o numero de reportagens estranhas q mais parecem desenho animado são incriveis.
Todo bairro tem uma tia que é formada em jornalismo das ruas, elas são o próprio jornal da globo do bairro
@@ricardorodrigues778 fala aí going
@@ricardorodrigues778 vai falar merda não?
Have a fantastic day, weirdo!
@@ali-sxchtwithm6380 Bruh
Triste vê pessoas falando assim da faculdade de jornalismo.
Eu como aluno de Jornalismo, estou satisfeito demais com a saida do monark, e graças aos meios de comunicação, ensinado no jornalismo 😃
Continua sendo inútil
Comentário fodastica, Thyrso!🤌🏼
Concluí o curso de jornalismo em 2019, tinha os professores militantes, mas pra quem tivesse interesse conseguia pegar muita coisa técnica, meu curso teve uma grade totalmente prática e com várias matérias ligadas ao meio digital, produção de conteúdo e edição básica de vídeo, áudio e imagem. Sem contar a base em construção de cenários, produção de storytelling, noções de produção e diversas matérias ligadas ao marketing e empreendedorismo, coisas que a maioria detestava, mas que sempre enxerguei como oportunidades, hoje estou em processo de migração para a fotografia, mas faculdade é muito mais do que entregar trabalhos, leituras, teorias e doutrinas. É preciso enxergar oportunidade nas coisas que poucos se interessam, 90% da minha turma sonhava com jornalismo esportivo, eu mais velho, sabia ouvir os professores e técnicos que falam sobre as áreas mais técnicas dentro do jornalismo, mas a maioria busca uma coisa, uma única coisa quando escolhe jornalismo, satisfazer o ego!
Cara, eu penso em cursar jornalismo mas só por um objetivo, para trabalhar com jornalismo automotivo, acha uma boa ou é melhor eu também tentar enxergar o jornalismo fora da "bolha" do setor automotivo que eu projeto como carreira?
@@ezequielsilva9177 era o meu maior objetivo, não vou te desanimar quanto ao jornalismo, como disse, procure um curso com grade mais prática, você aprende muito a se virar e dê atenção aos conteúdos técnicos opcionais. O jornalismo automotivo tradicional está praticamente morto no Brasil, no impresso temos Autoesporte, Quatro Rodas e jornais como o Jornal do Carro por exemplo. O mais triste é que na Abril, a mesma editoria é responsável por várias revistas, trocando apenas os diretores. Uma dica de leitura, que comprei mais ainda não li é o: Jornalismo Automotivo - Histórias e Dicas do Paulo Campo Grande, editor chefe da Quatro Rodas, é um livro pequeno e barato, só não se é fácil de encontrar, comprei no site da Livraria Cultura.
Caralho, me fala qual é a sua faculdade então, que eu quero transferir pra la. Pq a minha é exatamente o que ele descreveu no video, até pior, pq hoje nem pra eles se esforçarem pra ensinar podcast pra gente. Continuam ensinando o radio no modelo AM. Tudo isso que voce citou é totalmente escasso nas faculdades mais antiquadas, como a minha. São faculdades que ainda tao no seculo XX, preparando a gente pra um mercado de trabalho que ta morrendo.
@@samirkadri96 infelizmente era uma boa faculdade, o Rotary decidiu fechar a unidade que tinha curso de jornalismo da Rio Branco, os alunos não ajudavam muito, a maioria era frustrada de não ter entrado na USP e o valor para quem não era bolsista era alto. Mas existem duas grades de jornalismo hoje, Comunicação Social - Jornalismo, mais teórica e antiquada e, Bacharel em Jornalismo, no caso a grade que começou em 2016. Na parte de rádio tive que produzir um podcast, a professora coordenadora ainda dá aulas na ESPM na mesma pegada. Infelizmente faculdades que fogem do padrão acaba sendo incompreendida pela maioria dos alunos, vários colegas reclamavam dos trabalhos e diziam que não estavam aprendendo, mas era uma percepção de uma galera mais ortodoxa.
Olá!
Você acha que vale a pena fazer jornalismo quando o objetivo é trabalhar como apresentador/repórter? daqueles que viajam e estão sempre em movimento atrás de novas notícias 'pra cobrir.
estou com essa possibilidade há um tempo, mas não sei vale a pena. apesar de amar tudo que envolve a profissão, conheço uma profissional da área que não recebe tão bem e trabalha escrevendo 'pra uma revista online.
o que me desanimou foi ver o quadro de funcionários dessa revista, são MUITOS jornalista e a maioria jovens.
Estou terminando o curso de jornalismo. No meu caso, 95% curso é composto por atividades práticas, onde você aprende todas as etapas do processo de produção de conteúdo (elaborar uma pauta, fazer entrevistas, fazer um roteiro, gravar e editar áudio e vídeo, diagramar material impresso, produzir conteúdo para a internet, etc). A questão é que muita gente enxerga o jornalismo como uma área muito limitada, como se o jornalista fosse só o cara que é repórter, âncora ou comentarista. Pensando assim, suas possibilidades não serão muito amplas mesmo.
Há toda uma parte técnica por trás das câmeras e microfones (cinegrafistas, roteiristas, produtores, editores, etc) e outras áreas onde as competências do jornalista são relevantes e muito procuradas. Como toda empresa precisa de uma boa comunicação para dar certo, áreas como marketing e publicidade tem alta demanda por jornalistas.
Na minha turma, pouca gente quer realmente trabalhar com jornalismo tradicional. Eu mesmo não me vejo trabalhando em redação porque o próprio curso matou minha vontade. Em parte, isso aconteceu porque boa parte dos professores enxergam o jornalista como militante mesmo. Eu já estava ciente disso quando entrei na universidade e comprovei que é real (e fácil de observar quando você aprende mais sobre a imprensa). Ao mesmo tempo, o curso abriu minha mente para outros campos (que parecem mais promissores financeiramente e menos estressantes) nos quais já estou atuando.
Quem entrar no curso de jornalismo com a mentalidade de aprender o máximo possível em várias funções vai encontrar muitos espaços no mercado para produção de conteúdo.
Antes do jornalismo, tbm concluí o curso de ADM. Não vi a parte de "matemática avançada" que o Petry mencionou. Tem a matemática financeira, mas não é nada de outro mundo, é bem tranquilo (além de ser útil na vida pessoal). E vivo dizendo para meus colegas do jornalismo, mais jovens que eu, que todo mundo deveria ir atrás de algum conhecimento sobre administração. Não precisa ser uma graduação, mas um MBA vai trazer conhecimentos de gestão fundamentais. Acho até que esse tipo de coisa deveria estar no currículo do ensino médio.
Em que você trabalha hoje Tiago? Qual outro campo mais promissor que você fala?
Eu sou pessimo de matemática, meu medo é esse, um curso de administração bateu na minha porra e to pensando em fazer, mais eu sou muito mal de matemática.
Olá… pode nos dizer qual a área que você está atuando atualmente ?
Qualquer faculdade é válida, desde de que você tenha inclinação, talento para tal escolha. Por exemplo, não adianta escolher engenharia se você sofre demais para absorver as matérias.
Fiz engenharia mecânica, e agora estou fazendo cortes do flow podcast no canal Flow Explode. Obrigado pelo empregou FLOWWWWW
Fiz engenharia civil e hoje trabalho com drones
Fala galera meu nome é douglas, tenho o sonho de ser jonarlista quem puder da uma olhada no canal ia ajudar muito tmj !
Trabalhei na maior indústria química do mundo como analista de planejamento e abandonei.
@@guilhermeguilherme2032 pq?
@@caiocosta3991 mano, no último ano de faculdade eu descobri que não era aquilo que queria fazer para o resto da vida, e que fazia apenas por dinheiro ... não me sentia feliz cara. Tem noção do que é não te faltar nada e você não ser feliz. Agora eu consigo entender como essas pessoas milionárias entram em depressão. Porque a felicidade não está no dinheiro é isso poucos entendem.
A brisa é que a profissão de jornalista é uma das que tá em transformação hoje em dia, como varias outras. Mas o jornalismo, particularmente, é o que ta passando pela transformação mais radical na minha visão. Faço uma faculdade publica de jornalismo e a grade curicular é extremamente antiquada. Preparam a gente pra ser um jornalista da decada de 90, quando a TV bombava, as pessoas ouviam radio fm no carro e as revistas e jornais impressos ainda eram vivos.
Atualmente, qualquer criança de 7 anos com um computador consegue produzir conteudo de comunicação, mas as fake news são só um exemplo de que a profissão precisa continuar existindo. É como eles estavam discutindo no video: a faculdade prepara o jornalista pra ser um tecnico de uma area que ta morrendo, e nao um profissional especializado em informação.
Infelizmente, eu e todo mundo que ta cursando jornalismo hj em dia, ta tendo que aprender a profissão por conta própria e faz a faculdade so pra ter o diploma pra talvez ajudar a conseguir um emprego. Mas nada do que a gente aprende na bosta da faculdade vai ser utilizado ao longo da vida. É mais inutil do que aprender formula de Bhaskara na escola.
Sou formado em Jornalismo, atuei em rádio, assessoria de imprensa, ASCOM e fui correspondente de TV. Hoje trabalho como freelancer e posso afirmar que os únicos problemas que encontrei na categoria foram piso salarial baixo e falta de oportunidades nos grandes centros urbanos e em algumas cidades, isso é fato! Mas tudo o que foi falado no vídeo é o oposto que o curso de jornalismo ensina. Foi na faculdade que aprendi a trabalhar com informações com diversos tipos de abordagem e textos pra meios de comunicação diferentes. Noção de imparcialidade, técnicas de apuração e filtro de dados também são habilidades ensinadas. O objetivo é passar informação com credibilidade e da melhor maneira possível para as pessoas. Tecnicamente falando o curso de jornalismo é eficaz. Se vale a pena fazer ou não, depende do objetivo da pessoa, pois se ela quer fazer com o objetivo de ficar rica e ganhar muito dinheiro, aí já fica difícil.
Eu quero muito seguir a área de jornalismo, mas tenho muito medo da instabilidade financeira e de não conseguir atuar na área, oq vc acha?
@@milly8745 É arriscado! Mas se você tiver vocação e gostar bastante vc pode se sobressair. Eu por exemplo estava como freelancer quando comentei 8 meses atrás nesse vídeo e hoje já estou contratado desde agosto de 2022 como repórter em uma TV de SP. As coisas acontecem muito rápido na nossa área kkk Então se vc estiver disposta a se jogar na profissão, vai fundo! Dependendo a região você encontra boas oportunidades. Agora é melhor primeiro estudar bem o mercado e a função antes de escolher jornalismo como carreira.
Estou no final do curso de Jornalismo e é isso mesmo.
Vc tbm tem professoras apoiadores frenéticas do PSOL? KKK
@@D.Reflexao kkkkkkkkkk e feminista
Poxa mano
vira militante, vai ser sucesso com toda certeza..kk
Concluí o curso em 2019, mercado para jornalista têm, mas se você for contra a cartilha esquerdista em qualquer ponto, já era. Sem falar que é mais importante ter Q.I do que talento, não me arrependo de ter cursado, mas minha certeza é que não trabalharei na imprensa tradicional, nem na alternativa, mas a saída é empreender.
Todos deveriam ter a oportunidade de ingressar em alguma universidade, é o único meio que nos mostra o que gostamos e o que detestamos.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Algumas pessoas só fazem faculdade hoje pra falar "eu sou isso" "eu sou aquilo" no final termina e não aprende bosta nemhuma nem trabalha no que se formou.
só aprende quem estuda amigo, tem aluno que não estuda. Quando eu digo estudar é vc estudar TODOS os dias e não em mês de prova
@@hugocesarmoreira5296 vdd
@@hugocesarmoreira5296 quem estuda todo dia, não falta nas aulas pra ficar bebendo ou atrás de mulher, nem precisa estudar antes da prova, pessoa sai decorando da escola e pensa que faculdade é a mesma coisa.
@@hugocesarmoreira5296 Aula dada, aula estudada, hoje.
@@hugocesarmoreira5296 Prof Pier, né?
Faço curso de jornalismo e concordo em parte com o entrevistado. Por um lado, existem disciplinas no jornalismo que não se utilizam no dia a dia, como por exemplo o lado histórico do curso. Mas existem partes técnicas importantes: como apurar, fazer uma reportagem, notícia, resenha e etc.
Vale a pena fazer jornalismo, sim! É por causa dele, que temos informações verdadeiras sobre os acontecimentos. Sem jornalismo, poderíamos viver em um país, onde teria a censura.
O que acontece atualmente, é a desvalorização do jornalismo. Temos pessoas sem formação atuando como jornalistas, sendo antiéticos. Como também a valorização do público por comentaristas como o Monark, que não entende nada dos assuntos e sai falando o que não sabe.
fica dificil quando a gente pesquisa as mlhores faculdades de jornalismo e o primeiro vdeo que em aparecemé isso
Foi exatamente o meu caso.
Não deem moral pra esse papo furado do vídeo. Faculdade de Jornalismo é muito importante. As ferramentas do jornalismo não é para qualquer um, por isso, para não ser qualquer um, você precisa ir para a faculdade, é la que vc vai se diferenciar dos outros
@@rodneychagas772 Mano. O próprio petry tem um podcast 10vezes melhor do que os outros. Exatamente porque inconscientemente o petry se põe no lugar de entrevistador e lembra técnicas de entrevista. Ele só gosta de ter mais liberdade e inovar, diria que ele mesmo sem saber ou negar, deve algo a sua faculdade.
Sim, nossa que raiva, só desmotiva a gente
@@mariaeduarda-mx5xu não fique assim. Vá e estude, estude muito
Respeito, mas discordo das opiniões da mesa. Na verdade há uma revolta contra o ensino nas universidades, contra a educação de um modo geral. Vejo que há uma geração cada vez mais preguiçosa e ansiosa. Comunicação Social (Jornalismo) tem que ter entrega absoluta. Tem que ter chamado, pois os processos não são fáceis. Seja em TVs, rádios, redações de jornais, assessorias de imprensa, o jornalista é profissional habilitado para mostrar a realidade a partir de uma verdade, num mundo cada vez globalizado e carente de verdades. Sou jornalista e tenho muito orgulho da minha profissão.
Esse negócio de que não vale a pena, é desculpa de quem não conseguiu fazer uma faculdade e tentar desmotivar, a pessoa que quer realizar o sonho dela
Me formei em Jornalismo uns anos atrás, além de fazer um curso técnico de Rádio e TV. Não era algo que eu exatamente queria, eu só peguei pq minha mãe insistiu para uma fazer faculdade, mas eu não tinha ideia do que cursar. Estudar comunicação ajudou na minha sociabilização (na escola eu era muito excluído), mas penso que devia ter cursado Direito ou Arquitetura. Ainda bem que eu consegui um trampo na área, mas não é todo mundo que dá essa sorte.
Oi Pedro, só por curiosidade, na área de jornalismo?
@@viverdojornalismo Quase...Marketing
As vezes penso em fazer jornalismo para ajudar a ser mais sociável, já que no cotidiano sou extremamente tímida! Mas sla agora só sobra a dúvida😂
SORTE NÃO EXISTE !!!
O QUE EXISTE É PROPÓSITO .
@@nubiamirella5486não sei se algo mudou desde que fez esse comentário mas uma boa opção para ter mais desenvoltura é teatro
Com 23 anos eu não fiz porra nenhuma até agora, mas de um tempo pra cá ando pensando em fazer Letras justamente pra talvez trabalhar com tradução.
Boa garoto! Vai nessa!
Não vale a pena vai ganhar 15 reais a hora tradução kkkkkkkjj
Cara não pensa dessa forma, primeiro de tudo de graças a Deus estar comentando neste vídeo aos 23 anos. Outra coisa e que você ainda e novo e tem tempo de dar um rumo profissional que vai te agradar, em todos os momentos da vida uma hora achamos que não estamos de acordo com o que deveríamos estar, mas na verdade estamos mais bem do que pensamos. Então e isso, tenha força foco e fé que vc chega lá, abraços.
Felipe Alves vai na desses pobretão aí não que tu vai se foder... faculdade rima furada e intérprete no Brasil não é valorizado
@Brook desculpa poliglota falido, vai pagar seu aluguel vencido
Foda o povo desmerecer a graduação em Jornalismo. A diferença de um formado para um não, é muita. Respeito os pikas que não fizeram e são bons de verdade. Mas não desanimem as pessoas assim
O cara quer fazer jornalismo,mas não quer seguir os métodos da profissão então por que fazer? É tipo não entender pra que serve então vou criar do meu jeito.
É inacreditável o que foi dito nesse vídeo. Quanta bobagem
Kkkkkkk esse Monark é um moleque sortudo, sem faculdade, fazendo sucesso na internet!
Mas, bom saber que ele deu certo, totalmente contra aquilo que é ensinado pelo senso comum!
@Molly V!rG!N- S3X : TAP H3R3 ?!
@@brunoduvalbr Concordo
Daqui há 10 anos ele vai tá igual Felipe Neto, fazendo clickbat com 30 anos pra criança de 10 anos e militando na internet, ô vida boa em
Eu vejo por outra forma, irei me formar em engenharia mecânica esse ano, aqui na federal do meu estado, apesar de existir a possibilidade de buscar aprendizado por fora, nenhuma empresa séria irá te contratar sem a graduação, fora que devido a competitividade do mercado hoje em dia é exigido muito mais do que a graduação para poder se atuar na área.
As universidades tem sim muitos pontos falhos no ensino, a maioria das áreas que eu vi na minha graduação eu não tive e nem tenho nenhuma intenção de seguir, saibam escolher uma boa faculdade e além do mais aproveitem o tempo fora de sala de aula na faculdade, buscando projetos de pesquisa, bolsas de iniciação científica, publicação de trabalhos na área que você curte, isso te agrega muito mais do que o que você estuda em sala.
Se dependesse do que eu já vi dentro de sala de aula com certeza eu já teria desistido do meu curso, pois vejo muita coisa que não curto nem um pouco, prefiro pensar no profissional que eu quero ser no futuro e no que aquilo pode me ajudar daqui pra frente na área que busco me especializar.
Valeu pelo relato mano
Molecada que assiste o Flow, não escutem esses frustrados, faculdade é uma fase de transformação na sua vida, você irá se desenvolver tanto profissionalmente, como psicologicamente, não fazer faculdade não vai te deixar igual ao Monark, Monark é um playboy que deu sorte, se o Monark tivesse fracassado como youtubeer ele não receberia 2 salários minimos sem faculdade.
fato.
Mas continua fazendo total diferença, o À Deriva é um podcast melhor que os outros (Flow, Inteligência LTDA...) justamente porque o Petry se atenta à umas regras de entrevista, como por exemplo, não interromper o entrevistado.
Fiz faculdade de Jornalismo e me arrependo demais. Mercado de trabalho horrível, profissionais antiéticos aos montes e falta de perspectiva na profissão. Quem pensa em fazer esse curso precisa repensar. Graças a Deus ainda sou jovem e estou tendo a oportunidade e a coragem de trocar de área. Trabalhar com comunicação é furada.
Sou da mesma cidade do Arthur, Porto Alegre, e o que ele falou é a pura verdade.
Os profissionais de várias áreas da comunicação, artes e gestão devidamente gabarito não tem muitas oportunidades são setores do mercado bastante boicotados e invadidos por pessoas aleatórias, ´´amadores´´ vamos dizer assim,.
Jornalismo. Relações Publicas, Publicidade e Propaganda, Marketing, Artes Visuais, Teatro, Música dentre outras áreas por pessoas sem estrutura técnica e claro muitos vão ignorar esse fato, pois param alguns é favorável.
Eu ainda acredito no profissional realmente formado, imagina só uma pessoa falar que é medico sem conhecimento técnico e teórico só (nos atalhos da vida) simplesmente pelo fato de vocação ou algo do tipo, fica muito fácil.
Infelizmente muitos setores profissionais são invadidos por pessoas sem estrutura alguma e estão ai marcando pauta para os que tem poder de fala no assunto.
O mercado de trabalho nunca foi justo com profissional nenhum, lutamos com a concorrência direta e indireta.
É minha opinião sobre.
Sou jornalista e até hoje venho criando projetos e empreendendo com a comunicação. Eu moro aqui no Rio Grande do Sul. Nunca trabalhei em veículos aqui da região e até hoje venho empreendendo e criando. Tudo isso desenvolvi criando projetos universitários e me preparando para o mercado de trabalho. Compreendo e entendo a tua fala, mas o jornalismo não é apenas criar um texto. A fala do Monark e do rapaz (que eu não sei o nome), está bem errada!
Tu diz que não tinha podcast na época que tu estudou, né? Pq tu não desenvolveu um projeto e não tomou a iniciativa. A faculdade é movimento e criação. Então: " aprenda, crie e evolua. Não espera os outros tomar a iniciativa."
Olá, Tbm sou jornalista. Ainda estou sem condições de empreender, mas criei um canal com intuito de ajudar jornalistas em formação ou pessoas que almejam cursar jornalismo a entender como o curso funciona. Falo do curso, mercado de trabalho, resumo de artigos, enfim...
@@ComunicACAO que da hora! Estou a disposição também para ajudar. Mas o meus 4 anos que fiz a faculdade foram os melhores anos de aprendizados. Usei e criei muitos projetos voltados ao jornalismo na área do audiovisual. Sucesso no seu canal. Vou seguir aqui! Ah, também estou a disposição para ajudar!
Pois é, estou cursando jornalismo e esse ponto é fundamental. Não é dentro da sala de aula, durante aulas das disciplinas que as oportunidades vão cair na sua mão. O mundo universitário é repleto de oportunidades, mas elas não estão dentro da sala de aula. Ocorrem através de projetos de extensão, empresas juniores, etc. E claro, criando projetos junto com colegas que abrigam a área que você deseja seguir e que está interessado.
Moanrk é um playboy que odeia faculdade porque é burro e o outro só é burro e sem visão
Terminei jornalismo em 2018. E, na real, aquilo era, em grande parte, uma formação de militância.
No meio do curso eu me dei conta de que não ia usar nada que aprendi ali na minha vida, e decidi por conta própria focar no que eu curto de verdade, que é design gráfico.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
sucesso pra você irmão
Como assim "formação de militância"? Jornalismo é uma das coisas que eu quero fazer, mas tô procurando coisas pra ver se é isso que eu quero, poderia explicar mais sobre essa formação de militância?
Oi Tiago! Você já pensou na Assessoria de Imprensa Freedom? Nesse caso, você trabalha com jornalismo, mas você é o seu patrão. Se interessar, posso te dar algumas dicas.
Não entendi a "formação de militância". Poderia me explicar? :)
Fiz engenharia civil, hj sou pobre, desempregado e moro em favela. Me arrependo totalmente de ter cursado faculdade.
irmão engenharia civil num país que nem o nosso vc tá de brincadeira..... Tenta fazer um mestrado e dar aula pelo menos vc vai tirar 3k
.
Os cara se formam e ficam esperando uma construtora aparecer na porta para oferecer emprego... É foda
@@caponebege21 concurso público ou medicina as únicas coisas que te garantem futuro com estudo
O mais engraçado, é que meu pai repetiu 3 vezes o 5°ano e ficou até o 7°ano, hoje é empreendedor borracheiro e ganha mais de 7 K no mês.
Assim que inventarem uma nova tecnologia de comunicação, alguém sem ter estudo nenhum vai poder pongar logo no começo dela (no comeco da omda) e, com muuuuita sorte, ter sucesso. Afora essa possibilidade que acontece de 50 em 50 anos (pois é mais ou menos esse o espaço de tempo entre a invenção do radio, da TV aberta, da TV paga, da internet...), faça faculdade, faça curso técnico, se forme, estude. Porquê? Porque além das disciplinas técnicas (roteiro, som, luz, edição, foto, figurino, cenário, etc) há uma disciplina que, por não ter sido cursada pelo monte de paliteiro de que é constituída a internet, nos deu a nos brasileiros um imenso prejuízo: ÉTICA JORNALISTICA.
Perfeito.
Impossível existir um podcast sem pauta e sem pesquisa, a conversa é livre mas é necessário buscar saber assuntos legais do entrevistado e pesquisar algo sobre ele para poder dar início à uma conversa ou pergunta. É que parece tão básico por ser um bate-papo que parece não ter pauta mas é necessário sim, se não acaba fazendo perguntas idiotas pros entrevistados e passa carão por não ter pesquisado sobre ele antes kkkk mas é isso galera, estudem o que faz vocês felizes 💕
Matemática avançada em administração? kkkkkkkkkkkkkkk
Bah o Arthur viajou nessa, caralho.
No máximo uma álgebra linear, estatística e matemática I (derivadas e integrais) kkkkkkk pra depois entrar na matemática financeira
No meu caso, foi essa minha grade curricular no primeiro ano de ADM na UFPA
Matemática financeira e quantica no caso, mas é sim complicada pra quem não manja de matemática
@Revolker eu pensei
"Não é porque vocês não tem talento, que outras pessoas não vão ter!"
O jornalismo é uma área de extremamente importancia e é para pessoas que realmente estão desempenhadas que procuram cursar.
JORNALISMO VALE MUITO APENA, MAS PARA QUEM REALMENTE ESTÁ DESPOSTO A CURSAR.
JORNALISMO É UMA DAS MAIORES FACULDADES QUE ALGUÉM PODERIA SER INTERESSAR
Não diga que não vale a pena...
Todo curso seja ele o que for vale muito a pena.
Não desesmerança uma profissão tão qualificada quanto o jornalismo =)
Pois é o jornalismo que está em todas as áreas de comunicação mundial
Att : Yslania.
Gente tudo mentira dese cara ,jornalismo é uma arte ,se é seu sonho faça sim ,formei em 2018 hj estou trabalhando na globo rio redação, não pensem faça boa sorte a vcs estudantes.
Vou deixar aqui uma dica para quem está se formando em Jornalismo, ou já se formou e ainda não conseguiu uma vaga no mercado de trabalho. Você conhece a Assessoria de Imprensa Freedom? Trabalho com esse formato de trabalho há 22 anos. Garanto que você não vai ficar sem emprego e vai ter uma remuneração infinitamente superior ao piso salarial da categoria! Se se interessou eu posso dar mais dicas.
É isso mesmo. Sou formado em jornalismo e a realidade é cruel. Aceita que dói menos. Trabalha muito, ganha pouco, arrisca a vida e nada garante sua integridade física. Jornalismo não vale a pena fazer. Literalmente concordo com o Monark.
As pessoas que conseguem os melhores empregos é o pessoal da "elite" , os ricos da região.
Não se iluda com o curso, vá procurar fazer outra coisa da vida. Depois não diga que eu avisei.
Desisto 😔
Fora que não precisa de diploma pra ser jornalista.
Eu intendo! Exemplo; eu gosto combina com migo. tem a ver com migo! Eu gosto de ler etc. Então faça só porcausa que o começo Recebe pouco 3000 Vc tem que correr viaja em cidades pra conhece emissoras pra essas emissoras, te contratar como Repórter e apresentador! E aí Vc vai Reçeber 10 mil 20 mil aí globo 60Mil 100Mil. Depende só do seu esforço confiar em Deus que tudo vai da ✔ certo
Foda. Tô na psicologia, mas zero vontade de trabalhar naquilo que dá dinheiro dentro da profissão. Sejam felizes manos, vão só pelo dinheiro não que a frustração bate mais forte. Quero fazer meu mestrado em literatura e seguir trampando com pesquisas. Praticamente na contramão do que minha mãe quer pra mim, mas ser realizado naquilo que tu faz deve ser revigorante demais
Como é a faculdade de psicologia?
Psicologia só vai mexer com gente doente e cheia de história triste kkkkk aja lê paciência viu e não dá dinheiro, no site fepo e 40 reais 1h de consulta com psicólogo alguns com diversas formação da própria área em Londres blá-blá-blá é tão trabalhando on-line atendendo por 40 reais a hora o área miserável decadente
@@medipro4918 você é medíocre, não se importa com o sofrimento das pessoas, você é apodrecido por dentro e, pela sua forma de pensar, já dá pra saber que você é uma pessoa egoísta e solitária!
Tô querendo fazer tbm mas nem quero mais ir pra área...
@@arautodasmaquinas813 Boa, de modo geral, dependendo da instituição onde tu cursa. Psicologia vejo como uma profissão valorizada a longo prazo. Se tiver boas condições financeiras se dá bem, abre clínica e consegue se sustentar. Agora, se for classe média-baixa, vai ter que pelar um pouco mais até construir um alicerce forte. Essa parada da clínica é o que mais me deixa inseguro, mas acho que pra todos é assim. A gente não tem garantia de nada.
Parabéns Ao Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( SJMRJ ), SJMRJ Fundado Em 1955 No BRASIL SJMRJ Sempre Emitindo a Carteira de Jornalista do SJMRJ ( Identidade de Jornalista no Brasil ) - Validade Nacional e Reconhecida Pela Lei de Imprensa no Brasil, SJMRJ Fundado Pelo Advogado, Jornalista e Academico da ABL Austregésilo de Athayde. Brasil 2023.
quando ouço a palavra Jornalista me vem a mente Militante kkkkkkkkk
ou inutiu
Pq?
@@Igor-cr5wy O cara já foi doutrinado, triste.
@Brook Esse negócio de doutrinação pra mim é uma mentira, o Professor tá lá pra conta a história, ser o passado ofende a alguns, ele não tem culpa.
@Brook Sim cara, mas aí o problema que esses malucos Bolsonaristas querem falar em "doutrinação", mas dps fica entrando em escola com camisa do Bolsonaro isso ou aquilo, pra mim fica idólatrando político e errado dentro de sala de aula, seja ele de direita ou esquerda, mas tem que falar da história sim, tem que falar do comunismo e capitalismo, suas diferenças fala de Hitler, Mussolini daquele outros malucos comunista lá que eu não lembro o nome. Tem falar sobre tudo o Problema do projeto "escola sem partido" é que ele é feito pra proibir o Professor praticamente de falar sobre isso e fica idólatrando o outro lado que no caso é a direita, por isso que eu não apoio ele pq esse projeto é feito por um monte de Bolsonarista, que quer que os professores fiquem passando pano pro governo federal na sala de aula
Eu ainda pretendo cursar jornalismo
Três tios tão entendidos do assunto quando os doguinho da rua falando groselha...
Tirando medicina, todos os cursos quando vc forma, não tem certeza de conseguir um emprego e ganhando bem
Nem Medicina hoje em dia...
@@paulonogueira1043 Medicina hoje em dia ganha bem sim, dificil saturar igual os outros
Basicamente, você pesquisa o mercado em que seu curso abrange, e geralmente quando é ligada área de tecnologia/tecnólogo, as vagas ficam nas grandes cidades, e você vai ter que desembolsar uma grana
@@paulonogueira1043 ninguém começa ganhando bem na área da saúde.
O negócio é mamar na teta do governo com concurso público. Única maneira de ser bem sucedido aqui é trabalhando com o estado.
Fiz ADMINISTRAÇÃO, conclui a faculdade, porem NÃO RECOMENDO, área muito ruim de emprego, a maioria das vagas são preenchidas por pessoas que fazem um "cursinho", ou seja, não compensa, pra quem esta pensando em fazer, esta aqui a experiência, você não vai ser valorizado, os empregos bons só em banco e a concorrência é grande, atualmente estou fazendo DIREITO, essa sim considero uma boa área, pois existem variadas opções como por exemplo, trabalhar como advogado, formar sociedade de advogados, posso partir pra um concurso publico, posso tentar emprego em áreas jurídicas de grandes empresas, sempre que converso com pessoas mais jovens eu recomendo fazer uma faculdade que pode te trazer variadas opções de emprego, inclusive que possibilidade você trabalhar autônomo, acredito que a faculdade de DIREITO seja ideal pra isso.
Vc pode partir já pro concurso público com seu diploma de adm
@@avancedmaster Sim, mas tem áreas que só aceitam graduados em Direito, principalmente pra cargos do judiciário.
A real é que direito também está ruim para conseguir trabalho, tem muito advogado e não são tantas pessoas que realmente precisam de advogados ou podem pagar por um. Sobre concurso, realmente, nesse caso tem mais possibilidades, mas nada impede você de fazer um concurso de nível técnico ou na área de adm e investir essa grana pra render no futuro. A real é que o negócio é virar concurseiro ou ir pra alguma área de saúde (pode ser até psico, você pode atender vários pacientes e o consultório não é tão complicado). Talvez TI seja uma boa, contudo o cara precisa gostar bastante de trabalhar com os recursos técnicos e ambiente dessa área.
Faculdade tal não serve pra nada, depende pra quem.
To cursado Jornalismo para trabalhar como repórter aqui no RJ e aqui o mercado é bom nessa área.
Fazer um curso só visando dinheiro é ter certeza que vai ficar sempre um espaço faltando em você.
Interessante o diálogo acerca do curso de jornalismo.
0:48 Matemática Avançada no primeiro semestre de curso de Administração? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Galera aí deveria pesquisar um pouco mais sobre o que tão ensinando hoje em faculdade de jornalismo.
Aí o cara falou aí que não aceitaram a bagunça que ele chamou de projeto, o negócio onde ele só queria chegar e fazer de forma aleatória. O cara queria bagunça e reclama porque ensinam a fazer uma parada de forma organizada. É um brincante.
Mas é justamente esse o ponto dele, ele fez essa ideia e hoje tem mais sucesso que qualquer coisa que devem ter feito na faculdade dele, se ele fosse seguir o que a faculdade dele falasse ele não teria uma plataforma paga com mais de 2000 membros só querendo essa '' bagunça '' que ele queria fazer.
@@patrulhacaninaetop1231 perfeito. Só que é preciso entender que faculdade trabalha como ciência. Nenhuma ciência é 100%, mas, nas questões técnicas, você trabalha com as melhores probabilidades de erro. Quantos caras que tentam fazer "bagunça", conseguem dar certo?
E aí é preciso ele ver que hoje já tem muita coisa diferente nas faculdades. O próprio fala, com desdém, que agora tão ensinando podcast lá na faculdade. Isso é evolução. O cara deveria tá apoiando que os cursos estão evoluindo, mas ele fala com desdém.
Ele precisa notar também que a experiência dele foi ruim, não quer dizer que foi a de todo mundo pra chegar ao ponto de dizer que tinha que acabar curso de jornalismo. Tinha que ver que as faculdades não são iguais. Tem várias questões na fala dele que foram completamente equivocadas.
@@kaiolima285 Você trabalha em que área?
Eu acredito que hoje em dia muitos dos brasileiros ou presta carreira no exército ou presta concurso publico, vamos ser realista hoje em dia não vale a pena trabalhar em empresa privada, fora que é mais concorrido que concurso público.
Bom é mamar no Estado e ser um funcionário público vagabundo
@@omarcosve vai la trabalhar pro teu patrão te explorando e te pagando salario minimo, otário
@@MultiFelipemaster kkkkkkkkkkkk o cara em 2021 acha q socialismo funciona pqp
@@guizin1106 tu é tão aliando que acha que funcionalismo público é socialismo kkkkk. Vai lá trabalhar numa empresa particular pra tu ver a delicia de trabalhar numa empresa
@@MultiFelipemaster porra vc quer trabalhar como administrador na padaria do zé da esquina e quer ganhar 5k tb? ai e foda ne vai estudar um pc e vê q da p crescer trabalhando em empresa privada e mais importante do q isso adquirindo experiencia pra criar seu proprio negocio c conhecimento e ve se n vira mais um militante psolista que sobrevive de dinheiro publico
Tenho vontade de fazer jornalismo,me bateu uma bad kkkkkk
Eu também tenho mano e acho que a gente não pode deixar a bad bater sem estar no curso. É foda
Tipo, se criticam jornalistas por não serem imparciais, serem doutrinadores, não orientarem pra várias visões e etc, beleza. Mas acho que é legal a gente não fazer o mesmo em relação a esse vídeo. Petri tem seu relato e ele é único nesse contexto. Estaríamos sendo críticos se deixássemos bater a bad? Acho que nao kkkkkkkkk óbvio que é normal acontecer, não to querendo medir oq vc pd sentir
Tamo junto mano, boa sorte!
Não deixe a opinião de uma pessoa ser verdade absoluta, se é seu sonho, só vai véi
Olá, faço vídeos sobre jornalismo. Tenho vídeo q se chama 05 motivos para cursar jornalismo. Acredito que ele será interessante pra vc
Me formei em 2019, ouvi muito desaforo de pessoas que sempre disseram estar do meu lado, aprendi muita coisa, inclusive sobre imparcialidade, não há imparcialidade, mas subjetividade, suas vivências, suas leituras, a sua cultura, tudo interfere na sua forma de relatar um fato. O importante para o jornalismo, algo raro de se ver hoje em dia é ouvir todos os lados e deixar que o público tire sua conclusão, jornalismo não é fazer juízo de valor, tanto que é recomendável se informar através do maior número de veículos possíveis.
Fora que jornalista, cuida da vida dos outros, é um tipo de profissional auto-imune, todo jornalista cuida da vida dos outros, e ninguém fala deles. Vivem na sombra.
E você está fazendo o que? Cuidando da vida deles. A gente mata pessoa ignorante pela boca, jornalista é um comunicador, se a intenção dele é comunicar à respeito da vida alheia é porque tem que goste e queira ouvir mas isso não significa que todos irão trabalhar neste mesmo canal.
Faculdade só serve se vc já está no mercado de trabalho, daí vai servir pra algo . Na minha turma tem um pessoal que já trabalha com projetos de engenharia , os professores fazem consultoria de graça pra eles.
Pior coisa que eu fiz na minha vida foi fazer faculdade de jornalismo
Não precisa mesmo fazer jornalismo, faz como o Monark ganha na loteria e rasga o bilhete.
Brother, estamos fazendo uma série "A GUERRA FOI DECLARADA" onde fizemos episódios sobre (Depressão mata), um assunto bem importante quem quiser fortalecer eu agradeço, Deus abençoe.
o certo é "a guerra" irmão
@@YuriSantiago94 obrigado
Jornalismo esportivo é uma parada que eu gostaria de fazer, só porque gosto de futebol e nunca vou ser jogador de futebol 😅
Exatamente
Faço Odontologia e tenho uma conclusão sobre o Ensino Superior: É uma merda.
Gosto do curso, mas como tudo se estrutura é extremamente chato p/ krl.
Precisa querer muito porque caso o contrário a pessoa em questão não dura muito...
Faculdade é perda de tempo, é muito mais eficiente tu estudar e buscar te desenvolver sozinho, do que estudar um monte de coisa em que a maior parte não vai servir para nada. Fiz engenharia e me arrependi, atrasou minha vida.
Cara, querendo ou não vai chegar uma hora em que vc vai tá pensando em fazer faculdade, até quem é bem sucedido e não tem formação em algum curso superior, na cabeça sempre falta uma peça do quebra cabeça, eu falo isso pq muitas pessoas que são fodas sempre fala que querem fazer faculdade pq faz falta lá dentro deles.
Cara me fala aí quantas horas vc estudou por dia, por quantos estágios vc passou, qual era seu curso de engenharia ? Mano tudo o que me ensinam na faculdade eu aplico no meu estágio eu já estágiei em diversos ramos da engenharia elétrica até achar o que eu gosto de fazer que é sistema de potencia, as vezes não é a faculdade que é uma merda ou o curso e sim falta de interesse.
@@jaymea.c.n3687 Mas eu acho que eles tem uma ilusão da coisa assim como eu tinha. Curso superior, professores com doutorado, e um monte de blá, blá "marketeiro", passa uma ideia que a Universidade é uma ferramenta imprescindível na tua formação. O modelo de ensino para mim é totalmente ultrapassado e longe da realidade. Curso superior para mim virou uma modinha. E outra a maioria dos professores, nunca trabalhou dentro de empresas e industrias por um longo período de tempo, nunca empreenderam, a vida real para mim tem muito mais a ver com jogo de cintura e experiência prática do que um monte de diploma. Acho que a maioria do pessoal que fica por muito tempo da Universidade vive uma espécie de bolha, que quando sai para encarar a "selva" toma um susto.
@@jaymea.c.n3687 Eu fiz Engenharia mecânica, mas não desestimulo a ninguém a fazer, eu só acho que é uma instituição que precisa urgentemente se atualizar.
Blz mano isso depende do curso não tem como se “desenvolver” sozinho querendo ser medico ou enfermeiro ou qualquer coisa da area da saude kkkkkkkkkkk se nao vai ter gente morta, então não generalize
Matemática avançada em adm kkkkkkkk
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Faculdade hoje se for ver acaba se tornando meio desnecessário. Hj em dia é muito mais vantajoso você criar seu próprio negócio do que fazer uma facul (tbm depende do caso).
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Percebi que não concluiu curso superior só pelo nível da fala.
Se você entra no curso de jornalismo não querendo ser jornalista, você não vai gostar mesmo, é óbvio
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Escolher a faculdade "errada" é mó merda, estava fazendo ADM
E agr vc faz oque?
@@carloslemos9232 estou estudando para oficial bombeiro do rio de janeiro
@@FLOWCAST01 oia,ai sim
Qual a expectativa de curso Adm? Administrar uma empresa? Nunca vi alguem desse curso realmente administrando...
@@stronks100 na vrdd os que começam administrando empresa são os filhos ou conhecidos de empresários
Jornalista para arrumar em jornal de grande porte é difícil 😂😂😂😂😂😂😂 Tantos jovens apresenta no UA-cam e ganha em dolar e não são jornalistas 😂
Eu que fiz logística e tô fazendo cortes de poscastt, com nome de cortesdipodcast kkkkkkkk
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Mano, comecei logística tbm, porém parei com 2 meses não aguentei a faculdade, agora tô perdido
Chama o Raphael do Pop, o Inri Cristo, Gregório Duvivier.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Concordo com quase tudo, porém, na questão do Monark dizer que "precisa ensinar a encontrar, produzir, etc" a faculdade faz isso aushahhs, eu estudo jornalismo e a gente aprende isso sim, de resto, é isso mesmo aushhs.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Não faça publicida, jornalismo e administração, experiencia propria.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Sinceramente vejo 3 seres extremamente inúteis pra sociedade fazendo um desserviço para os seguidores.
Infelizmente por vídeos como este eles acabam desviando o caminho de muitas pessoas.
Analisando bem esse vídeo na data de hj após tudo oq houve com o Flow, com ctz esse vídeo é muito motivacional.
Ele nos motiva a lutar e lutar e estudar com todas as nossas forças para alcançar nossos sonhos e não terminarmos como esses seres maconheiros que vivem vegetando e emitindo um monte de bost#.
meu pai se formou em jornalismo
se arrepende até hoje
De servente pedreiro ele ganha mais
Faço direito mas queria mesmo era trabalhar com entretenimento...
Vc ainda pode
E só muda de site
quer mais entretenimento que direito no Brasil? direito no Brasil é piada pronta..aehuiaehiuehiuahe
Fiz 5 anos de inglês. Não me arrependo
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Faço Direito pra conseguir um papel que me permite fazer "ENEM" valendo emprego. A vida é bela.
Faculdade que não presta hoje em dia é engenharia civil, e tem muitas ai que não tem garantia de nada.
Pow mano to pensando em fazer, pq tu diz isso ? Vc cursou eng civil ?
@@Gustavo-ch1jx cara eu nunca cursei sabe, eu falo isso por questão de empregos sabe, tipo hoje em dia não tem muitas obras civis, e tipo maioria hoje em dia pegar mt obra de casa pequena pq é oque tem hoje em dia, eu pretendo fazer direito ou prestar carreira no exército.
@@Gustavo-ch1jxRapaz o tanto de engenheiro civil trabalhando no uber, sendo q n tem nada haver com a profissão tlgd
@@Gustavo-ch1jx moro no ES e engenharia civil explode de vagas. O que tem de construtora na área civil aqui, não é brincadeira! Pode pesquisar: Lorenge, MRV, Morar, Mazzini Gomes, e outras que não lembro o nome.
@@jaymea.c.n3687 direito é outra merda, não vale
Eu fiz Jornalismo, acho que hoje em dia só serve para quem sonha em trabalhar em redação de televisão, rádio, jornal, e etc.
E acho que hoje ainda é bem importante pra quem quer trampar com o esportivo. Sei que comentaristas e narradores, por exemplo, talvez não necessitam TANTO, mas de resto sim
Assessoria de Imprensa Freedom pode te salvar Caio. Você conhece?
@@arthurmartins9430 Você é jornalista?
@@viverdojornalismo O que é isso?
@@viverdojornalismo Não, só pretendo fazer o curso kkkkkkkkk
Willian Bonner mesmo não fez faculdade de jornalismo
Pra ser jornalista não precisa nem ter diploma kkkkk
Fazer faculdade facilita pra entrar no mercado, eu acho
@@arthurmartins9430 sim mano, se vc arrumar um estágio
Arranja um emprego em emissora grande sem diploma
@@americosoares6276 né kkkkkkkk
@@arthurmartins9430 exatamente hoje as grandes emissoras pedem faculdade.
Acabou o meu sonho de ser jornalista esportivo
Nao limite o seu futuro a opiniao de uma pessoa..... principalmente se for a do monark kkk
Existem muitas faculdades diferentes e oportunidades diferentes também. Fale com outras pessoas 😁
@@isabellaassis3820 tá certa, obg pelas belas palavras
Vou ser realista contigo. Depois de um tempo estudando eu percebi que faculdade não estava valendo a pena fazer para conseguir emprego. Porém a experiência e o relacionamento que você tem (se você tiver a sorte de ter uma grade e docente bons) é transformadora e tá dá uma visão sobre o que você quer e até mesmo para a sua carreira. Tem gente que mente no currículo dizendo que tem curso superior completo sendo que as vezes não tem ou não terminou e consegue o emprego. O que conta muito hoje em dia é conhecimento e um pouco de experiência, as empresas não estão nem aí para onde você foi e estudou. Hoje o Brasil também não dá muitas oportunidades pra quem está começando e as vagas são disputadíssimas por causa da taxa alta do desemprego. Eu sempre aconselho as pessoas a cogitarem estudar fora ou tentar uma vida fora, mesmo que for pra começar lavando prato e depois se acertar com o que desejar. Pq as oportunidades fora desse país são mais justas e recompensadoras.
Fodase se tu quer faz ué, já tentei direito educação física e teologia filosofia já pensei em fazer jornalismo ead kkkkk tipo Fodase nem aí se tu quiser vai lá e faz
Não desista do seu sonho, saiba escolher uma boa faculdade e também tenha em mente que você não vai sair da faculdade um jornalista esportivo pronto, vai ser muito necessário de você buscar complementos para essa sua área específica em outros locais fora da faculdade, tanto antes quanto depois de se formar, faculdade só te da uma base do que a profissão de jornalista é, conceitos básicos de todas as áreas que o jornalismo engloba e etc, além de te dar uma rede de pessoas muito forte e de ter outras oportunidades extracurriculares.
Não vale apena ficar aí como vagabundo sem trabalhar sem produzir enquanto o país tá quebrado
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
tenho vontade de fazer jornalismo e agora to com dúvida
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Não liga pra esses caras, bicho! ELES SÃO A EXCESSÃO, NÃO A REGRA. Quer fazer? Faça. Se não depois tu se arrepende de não ter feito algo que gostaria por influência de gente da internet
Fiz eng agronômica e me ferrei nunca usei
Se conselho servir faria medicina ou tentaria concurso público
Ou tocaria meu próprio negócio
Do resto são todas perda de tempo
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Quem é o cara que tá sendo entrevistado?
Olha, eu to no final da minha faculdade e sinceramente não sei dizer se vale a pena ou não, mas acho que é uma questão mt pessoal e uma discussão complexa para se resumir há um vídeo de 4 min com esse título e o Monark falando que nao vale a pena fazer faculdade.
Até gosto dele, mas definitivamente está se achando demais! haha
Ps.: quem é esse convidado?? Não faço ideia. Devia estar escrito em algum lugar
Na real hj em dia só faz faculdade quem quer, não é mais o único caminho, tem muitas formas de ganhar dinheiro hj em dia
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Estou na metade do curso de jornalismo, e é verdade.
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Oi Pedro! Você conhece a Assessoria de Imprensa Freedom?
Ser formado em jornalismo é importante hoje em dia, é uma profissão muito atacada e qualquer um acha que sabe fazer
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj
Boa noite Américo! Você está trabalhando na área de jornalismo
@@viverdojornalismo Boa noite, eu sou estudante de Jornalismo ainda.
Embora faça parte da Rádio Bandejão, tenha dois podcasts de esporte e etc, ainda não sou formado na área.
Faço jornalismo e concordo 👍
Opa, vou mendigar, então só lê se quiser: vê minha última música aê, nome é "REVOLTA". É pro lado rock, heavy metal e etc, uma mescla de gêneros.
tmj tmj tmjjj
Estou iniciando uma faculdade de gestão comercial, alguém ai tenha conhecimento pra disse se compensa? 22 anos, Primeira graduação, muito perdido fazendo pra não ficar parado
Compensa, cara. Area comercial tá muita grana.. eu trabalho na area comercial de empresa de tecnologia. Se voce for vendedor ou gestor, vai ganhar muita grana. E nem leva em consideração o que esse gordo maconheiro ta falando de faculdade... o crescimento enquanto que voce enquanto pessoa na faculdade nenhum canal de youtube te dá.
Muito obrigado pelo seu comentário! Nesse momento pra mim é uma jornada que me traz muito dúvidas e incertezas.
Monark desde sempre fazendo um desserviço pqp
Alguém sabe quem é esse cara tatuado?
Tmnc, eu queria fazer História ou Geografia mais tô com um medo do caralho.
Monark nunca entrou numa faculdade e fica falando um monte de baboseira... Ai Ai
Se eu tivesse a oportunidade dele também nem cogitaria fazer faculdade
@@NinjaEXL Com o dinheiro entrando, eu também não faria faculdade agora, mas e depois que o caixa diminuir? Um dia o hype acaba, ele sabe; Um dia ele vai ter que enfrentar a vida real.
Na verdade as faculdade sao fracas de mais se ve pelo jornalismo
Oh área sem futuro.