concordo plenamente! Sem falar que começando pelo front-end acaba percebendo a mágica acontecer, lança uma linha de comando e ele logo aparece na tela e acaba estimulando a querer aprender cada vez mais, a nossa área está em constante mudança e esta característica é fundamental para não ficar desatualizado e obsoleto.
Mano tu disse tudo, eu estava chegando a essa conclusao esses dias de que pra inciante o melhor é ser full stack e depois se especializar, bom eu por exemplo fiz um curso técnico onde aprendi java desktop estudei por conta e dominei tudo de java puro e banco de dados, mas so com isso eu nao consigo e nem vou conseguir nada , ao menos que eu arrume um estagio ou for indicado mas pra quem n esta nesse meio e quer começar , é difícil ingressar em uma empresa sabendo so back puro, tem gente que sabe menos que eu de java mas está empregado por que conhece frameworks, e cara as vagas de back end muitas pedem front, o Brasil é uma bagunça as vagas pra inciante eu percebi que são muito genéricas e full, vagas de seniors o nivel de exigência é menor porém o nível de experiência tem q ser maior entai ja descarta a possibilidade para iniciante, ou seja sobra as vagas de Front, web design e full stack, infelizmente essa é a realidade pra sobreviver começando na programação no Brasil, tu pode ser um genio em linguagens de back mas caso n tenha experiências ou esteja na faculdade pra arrumar um estagio é meio difícil ingresssar como back end de cara, é muito mais fácil entrar como front ou full sabendo um pouco de cada coisa, a ideia é essa saber "tudo" genericamente para conseguir seu pão e depois se especificar como back ou front, acho difícil fugir disso
Bela explicação, me abriu a mente para o curso que estou fazendo na Udemy, faço cursod e Desenvolvedor Web + 6 Projetos, além de aprender um pouco de React, acho interessante porque depois que eu terminar vou poder criar várias coisas. E todos nós sabemos que o iniciante sempre tem dificuldades pra arrumar um Job de cara, mais é bom criarmos experiências como freela. Se puder fazer um vídeo sobre o primeiro emprego ou primeiro freela pra nós iniciantes ter uma noção, seria ótimo.
@@ryanm-_- Terminei o meu curso em 6 meses e fiz uns trabalhos como freelancer. Agora eu trabalho para uma empresa de fabricação de sofás, eles tem uma equipe de T.I que mexe com a B2W, aí lá tem um Designer Gráfico, uma Analista de Marketing Digital, Eu como Front End, um Web Designer e um Back End.
@@Tousen_ Eu não tive muita dificuldade não, mais não foi fácil. Eu conseguir pegar uns freelas com um amigo que está na Inglaterra e com isso eu consegui um emprego numa fábrica de sofás aqui na cidade aonde moro.
Eu gosto do seu conteúdo porque ele me orienta demais. Eu não sou programador, sou engenheiro e estou pensando em mudar pra área de desenvolvimento, mas não sei nem se eu sei o básico. A maioria dos vídeos na internet falam coisas muito parecidas e geralmente parecem ser pra quem já é da área ou está terminando a faculdade de Ciência da Computação e semelhantes. Isso meio que desestimula quem gosta de programação mas não sabe o que fazer com isso, porque a pessoa acaba achando que nunca vai entender o suficiente pra fazer uma carreira. Mas você explicou de uma forma que qualquer pessoa que tenha uma curiosidade sobre programação entenderia. Isso dá uma animada pra quem quer estudar e conhecer mais.
Olá, trabalho com design gráfico há muitos anos e desde o surgimento da internet, acompanhei muitos diretores de arte em agências de propaganda começarem a migrar/explorar a criação de websites. Na época nem fazia ideia de que a tecnologia seria tão importante assim, a final, no Brasil era novidade ainda. Então, após alguns anos e sentindo a necessidade de saber programar, como trabalho com design gráfico, recentemente, comprei um curso de programador backend que é dado pelo Bonieky Lacerda dado B7. Espero aprender e poder eu mesmo desenvolver meus projetos. Gostei da sua explicação que foi bem didática.
Comecei aprender back end, mas foi meio pauleira viu, quando fui pro front deu pra ver mais coisas acontecerem e depois de programar um bom tempo no front e entender melhor sobre os conceitos da programacao o back end ficou mais facil
Cara, não imagina a força que seus vídeos estão dando no plano Canadá que estou montando com minha namorada e futura esposa. Valeu demais!!! Em 2 anos estaremos aí 🙌🏻
Antes de comprar seu curso, fiz um curso de Java backend, muito abstrato nao consegui absorver as coisas por nao poder visualizar em si, concordo que é essencial começar pelo front
Que legal. Então comecei certo 😁😁😊😊. Muito legal sua explicação 👏👏👏👏👏👏. Vou ficar bom primeiro em js, css e html. Se Deus quiser, com garra, entro na área da programação
Muito bom seu raciocínio, tb acho q começar c Front-end pra ter um primeiro contato com código é uma boa .. acho uma porta de entrada pra quem quer começar no Desenvolvimento .. depois tb acho interessante estudar pelo menos o básico/noções de Back-end pra decidir melhor qual area seguir. Abraço.
Essa sequência que vc apresentou no vídeo é a mais lógica possível. Porém o normal de um programador é estudar várias linguagens e tecnologias, de acordo com os desafios que vão surgindo. Para um DevWeb o básico é HTML, CSS, JS, PHP, MySQL. Independente de ser um Front ou Back. Também quero ressaltar que conhecer o básico dessas linguagens é diferente de ser um especialista.
Cara, muito esclarecedor seu vídeo. Estou iniciando em programação e decidi começar por backend, mas está bem difícil, muito coisa pra aprender. Já tenho experiência em criar sites com Elementos, WORDPRESS, aquela coisa pronta e tudo mais. Então esse vídeo foi muito esclarecedor. Então acho que vou me especializar primeiro em FRONT END, que é mais familiar! Depois retorno pro Back! Valeu! 😁👏👏
Ótimo video. É muito importante que desenvolvedores de software entendam a base do negócio. Muitas vezes algumas pessoas começam a estudar uma linguagem de programação sem saber o porquê. Com uma boa base, sabendo pra quê serve cada camada do negócio e quais linguagens/frameworks servem pra cada propósito, as coisas fazem mais sentido. Começei a parte WEB em um projeto Asp.Net com C# no back-end, e no front usavam muito jQuery. Estava muito perdido, depois de pesquisar passei a entender essa distinção de Back e Front end, e em quais linguagens eu precisava melhorar.
Raciocínio muito bom e é como penso hoje, não sou programador mas sou profissional da área da tecnologia e programação abre muitas portas. A primeira linguagem que tive contato foi o arcaico Pascal, depois fui pra C e não gostava nada da maneira de se programar em C apesar de saber o porquê de usar C já que vi práticas de aplicação da linguagem em programação de hardware como microcontroladores. Depois aprendi um pouco de C++ e aprendi a POO e curti muito, mas desanimei de estudar programação pois tenho muita dificuldade com algumas questões lógicas (não tenho problema algum com a sintaxe de qualquer linguagem e nem conceitos de Orientação a objetos nem a linguagem procedural, lógico retirando ponteiros pois aquilo não é de Deus. Porém hoje ando muito empolgado com Java, já criei pequenas aplicações porém o problema de lógica persiste pois eu não encontro motivação de o porquê usar Java, já que é fácil criar GUI no Java porém não se pode trabalhar com hardware com ela,queria uma linguagem que juntasse a facilidade de criação de GUI como o Java e tivesse o controle de hardware e software como o C/C++ . Penso muito em cair de cabeça no C++ porém tem coisas que fazer nessa linguagem é muito massante. Enfim saber o porquê é a alma do negócio e não dizer que sabe várias linguagens.
Quando li o título do vídeo eu já vim discordar kkkkkkk. Mas você tem razão, quanto mais rápido você puder ganhar dinheiro é melhor, e com back end isso vai demorar
Antes de assistir ja dou like, se nao esqueço. Assim, o canal terá um maior alcance e é o mínimo que podemos fazer para agradecer por voce compartilhar os seus conteúdos.
kkkkk... Eu tambem acho... Eu fiquei sabendo que, quanto mais curtidas e inscritos o canal tem um maior alcance... Como se fosse um ranking do youtube. Abracos.
Muito bom cara! Desde que comecei a programar (em um curso técnico), sempre fui induzido a programar pra desktop... e agora, já na faculdade e no estágio (programando p desk), me sinto pouco "preso", em desvantagem. Porém, não curto mt o front-end. No entanto, vejo a necessidade de saber ao menos o básico. Até onde/como consigo aproveitar meus conhecimentos de programação desk para programação web? Enfim, este vídeo clareou muita coisa pra mim! E como vc msm já me disse, o importante neste momento é a lógica! Deixo aqui ainda, uma sugestão/pedido de vídeo futuro: "é preciso um programador saber sobre segurança da informação?" Ou algo que relacione ambos temas :D Abraço! Sucesso!
Cara basicamente a parte back-end seria como se fosse toda a lógica de programação usada na programação desktop que precisa manipular dados armazenados de forma persistente, agora o front-end toda a parte visual do layout do programa em desktop com alguma logica de programação que não precisa dos dados armazenados de forma persistente apesar que tudo que é funcional no front end poderia ser feito no back-end porém seria ineficiente. Atualmente dá pra manter no back-end praticamente com a logica que receba a requisição e manipula alguns dados armazenados e gera um outro e manda de volta pro browser que pode ser renderizado no front-end através do Angular que é um framework JS. Ou seja dá pra manter atualmente no back-end em grande parte com a função de gera os dados requisitados e todo html pode ser feito no front-end sem precisa ser renderizado no back-end oq deixa mais otimizado e não sobrecarrega o servidor.
Fala Yuri....Po o Bruno foi perfeito na resposta dele... é isso ai... Falando da minha experiência, eu vim do mundo mobile e não foi muito traumática a transição para o mundo WEB não... O mais "difícil" foi entender esse fluxo de dados, essa separação do back com o front... Mas hoje com os Frameworks e Bibliotecas como React e Angular essa separação é bem clara. Eu no início não entendia bem o que tinha que ficar no Back, o que tinha que ficar no front, como eu faria a comunicação entre os dois.... Existem algumas abordagens diferentes e eu achava tudo muito estranho. Mas se você se dedicar um pouquinho não é um bicho de sete cabeças. Quanto a pergunta da segurança, é sempre bom você saber pelo menos o básico, mas tudo vai depender do tipo de aplicação e tipo de informação que você lida. O Cara que criou Flappy bird pode ser considerado um programador de sucesso e não precisaria saber nada de segurança da informação.
Acho que depende mais do objetivo. São duas grandes áreas, mas tem aplicações diferentes. Outro dia eu vi uma pessoa no facebook reclamando que fez um app institucional e a apple não liberou. Essa pessoa não pensou no uso do app. Eu não vou baixar o app da sua empresa só para saber coisas como história, serviços e etc. Um App ocupa espaço no celular da pessoa, então tem que oferecer alguma funcionalidade mais importante. Para saber sobre a empresa eu vou no site. Entro, vejo o que quero e saio. Entende a diferença? As aplicações não são as mesmas.
Assim como a colega Thay, gostaria de ver um vídeo no canal sobre freenlances para iniciantes. Também estou fazendo um curso da Udemy, e precisarei fazer freelancers para pegar experiência.
@@rodrigosarlo5828 Estou ainda em lógica de programação com Visualg do Prof Guanabara. Em seguida pretendo fazer o curso full stack prog. BR. Acredita que ao terminar serei capaz de ser freela?
Gostei do vídeo. Ganhou um inscrito. E cara, eu comecei pelo back e tenho uns certos traumas de front. Sério, não consigo ter muita paciência com HTML e css, talvez seja porque eu não sou tão criativo rsrsrs Mas sei que precisarei criar um site. Então tenho que ter paciência para aprender, pelo menos um básico de front.
Programador BR fiz um curso técnico de um ano depois parti pra um tecnólogo, depois comecei a trabalhar numa empresa de desenvolvimento, mas eu prestava suporte ao cliente que usava esse software, usava bastante SQL, análise de fluxo de dados essas coisas, desde a faculdade que não me adaptei ao front-end, o máximo que eu consigo gostar é JavaScript hahaha, ultimamente tenho estudados mais conceitos de interface e ux por que curto programar Android nativo e como não tenho uma equipe, eu mesmo desenvolvo os layouts dos projetos.
Ah legal.... Imaginei que fosse uma trajetória parecida com essa.... O que eu tenho visto hoje são muitas pessoas aprendendo sozinhas, com youtube e cursos online. Nesse caso, seria mais difícil entrar no mercado sem ter algo que envolva interface. É até mais difícil criar um portfólio se souber apenas back, mesmo que o objetivo seja back. Normalmente você entrar direto para o Back sem saber nada de front, vai exigir começar por um estágio bom, em que queiram te ensinar. O que hoje me dia é raro pois até para estágio estão pedindo experiência, ou por QI. Com Front, você tem mais chance de criar um portfólio que chame a atenção de um empregador... Mesmo que o foco do portfólio seja o Back. Muito obrigado pelo Feedback... Quando for abordar o assunto novamente vou dar mais atenção a isso.
Igor, eu entrei na faculdade de ADS este ano. Já cursei na faculdade Algorítimo e lógica de programação e essa lógica de programação aplicado a linguagem C. Paralelamente, comecei a estudar a linguagem Java e já pensando em um futuro próximo tirar certificação. Já aprendi a parte estruturada ( if, else, switch case, while, do while, for, arrays, etc) e estou agora aprendendo a parte Orientada a Objetos. Bem, a pergunta é: será que é um bom caminho o que estou fazendo?? já que não comecei pelo front-end e o back-end vai demorar, já que tenho que ver toda parte de Java e OO, para depois começar entrar na parte web. Grato.
Fala Zé, Não existe apenas um caminho, existem vários. Ninguém tem como qualificar se um caminho é melhor que outro. Só uma coisa que eu te falaria, é para não apostar usas fichas em certificações, pelo jeito que vc falou, vc está apostando que isso vá te abrir muitas portas, mas não é bem assim. Portfólio e experiência é muito mais importante que títulos e papéis. Quanto a ter que ver OO para ver Web, o que tenho a te dizer é para ir com calma, não ter pressa. Foque agora em aprender os conceitos.
Valeu, Igor!! É que eu até o começo do ano não sabia nada de programação e muito menos das áreas desta profissão, dai já parti logo para o Java como primeira linguagem e não sabia que era uma linguagem de curva de aprendizagem lenta e que ela é voltada para médias e grandes aplicações. Como gostaria de conseguir um estágio (ou já conseguir fazer pequenas aplicações), em um "curto" espaço de tempo, já que o curso de ADS passa rápido, confesso que depois de conhecer melhor as profissões, sobre as áreas e tecnologias, fiquei me questionando se de fato estou no melhor caminho, se não deveria ter começado pelo front-end ou por linguagens como phyton ou PHP, mas por outro lado, penso que já que comecei com Java, então devo ir até o fim com ela (no sentido de domina-la).
@@zejunior102 Só lhe digo uma coisa , fixe bem os conceitos da lógica, do algoritmo e as estruturas. A base mesmo isso de linguagem quando se domina a base é besteira pois linguagem da pra se aprender de boa mesmo de uma hora pra outra agora a lógica computacional e o raciocínio lógico junto com a base da programação não. Se você aprender Java é ótimo pois Java é orientada a objetos logo se depois lhe interessar outras linguagens devido aos seus propósitos como o C++ por exemplo que é uma linguagem que tem "maiores controles sobre o hardware e é independente de máquinas virtuais" aí você só é olhar no livrinho ou página da web como se faz pra usar a sintaxe daquela linguagem porém os conceitos digo a base mesmo vai estar estruturado em sua mente e não vai encontrar dificuldades futuras.
Massa, concordo com esse caminho. Sou iniciante ainda em web, decidi começar pelo front e peguei algumas dicas de back com amigos que me ajudaram a compreender diversas coisas e devo dizer que prefiro o front. Minha dificuldade na verdade é o condicionamento à desktop que temos na faculdade com tecnologias um tanto antigas, que vai um pouco na contramão da loucura de coisas que existem na web, e também ao lado mais criativo, de desenvolver um layout mais moderno e tal... Mais um vídeo legal, continue motivado pra trazer vídeos diariamente 🙂
@@mimizizizi Opa meu bom, estou na área sim. Inclusive, neste mês recebi uma proposta de uma empresa "dos sonhos", uma grande empresa de educação do país, pra trabalhar remoto da minha cidade. Foram 2 anos de muita luta, em que os últimos 8 meses foram os meses mais essenciais pra destravar o medo que eu tinha de não ser suficiente, mas tô trilhando meu caminho =)
@@mimizizizi Vai pra cima cara, não desanima. Em muitos momentos tu vai duvidar de si, mas no primeiro momento em que tu tiver aqueles 10s de não duvidar, mete a cara, se candidata em vagas, se expõe às oportunidades que tu vai achar teu lugar 😁 Boa sorte mano!
Show Igor! Cada vez mais seu conteúdo está de primeira linha! Cara, hoje eu faço estágio num órgão público, fazendo alterações no portal feito em Wordpress. Ainda acho que não me dou bem com front pois tenho essa debilidade na elaboração de Layouts, eu já tenho capacidade de vender um site institucional, pois sei o HTML, CSS, Javascript e bootstrap, além de saber montar um tema do zero no Wordpress, mas sempre caio na questão de fazer o layout, pois me acho sem criatividade pra isso e acredito ser esse um dos motivos da maioria que é programador não gostar de front, pois pra gente front é elaboração de sites, pelo menos eu vejo assim rs. Aquele vídeo seu sobre ser empreendedor ficou ótimo, pois é realmente o que nós da área precisamos, então deixo uma pergunta pra você igor: Eu vejo muitas vagas mais para c# e java, que são as top linguagens de mercado. Com tanta vaga em aberto acha que ainda sim vale a pena ser autônomo? Nessa área de TI vale a pena fazer carreira? Qual sua opinião? Abraço e parabéns pelo canal!
Fala Evertom, Po essa parte de design é o calcanhar de aquiles de qualquer programador. Existem duas opções para tentar resolver isso se quiser continuar no Front-end... Ou você cola com um designer que vai elaborar os layouts para vc desenvolver, ou você pode pegar vários templates e estuda-los... Vai criando um banco de dados de templates para usar como referência, quando tiver que elaborar algo você pega uma parte de cada um que gostou e cria algo totalmente novo misturando tudo. Quanto a segunda parte da sua pergunta, não é muito questão de valer a pena, é mais objetivo de vida mesmo. Eu não consigo me imaginar trabalhando por anos em uma mesma empresa, ou em um negócio que não me gere uma renda sucessiva. Eu hoje em dia evito tudo que seja a venda do meu tempo. Nem freela eu faço. Mas é uma questão de visão. Eu gosto de empreender mais do que gosto de programar. Para empreender eu preciso saber, ou estar disposto a aprender, finanças, marketing, vendas, front, back, mobile... Hoje em dia até de vídeos eu to tentando aprender aqui.... É um trabalho totalmente diferente. Quando você tem um emprego sua única preocupação é chegar no horário e fazer o que te mandam. Quando você é empreendedor isso é só um pedacinho. Você tem que buscar clientes, ou tem que bolar um produto, tem que executar, tem que garantir a entrega, tem que dar suporte... Mas quando você vê alguém te agradecendo por um produto que você criou, ou alguém dando um depoimento que aquele seu produto é o melhor, depois da pessoa ter testado todos os concorrente, e você saber que você criou aquilo do zero. Isso não tem preço. Por outro lado, você vai receber um dinheiro fixo por mês sendo empregado... O que é bom, pq vc pode se planejar melhor, mas ao mesmo tempo é ruim pq não te gera a chance de dar um salto no padrão de vida. Depois assiste a esse vídeo aqui para você entender o quanto de dinheiro você tá deixando na mesa já que consegue montar temas. ua-cam.com/video/viu5trdHnU4/v-deo.html Mas resumindo, existe lugar para todos... para quem quer emprego e para quem quer empreender, mas normalmente os objetivos são diferentes. Eu penso em procurar um emprego aqui em algum momento, mas o motivo seria ter mais contato com o mercado Canadense, gerar um conteúdo aqui pro canal com maior qualidade e ter uma imersão maior na cultura local. E o mais importante seria temporário.... Mas mesmo que eu faça isso, no tempo livre vou continuar tocando meus negócios. Eu acho que você sabe que é o momento de empreender quando todo resto não faz sentido para você. Ficou muito grande isso aqui... se quiser espere que eu vou fazer um filme desse texto ahuhuahuahuahu
kkkk... esse filme tenho certeza que faria sucesso com os programadores... Então Igor, eu já vi todos os vídeos do seu Canal, inclusive este das formas de ganhar dinheiro, mas eu sei que o pega é a mentalidade mesmo, falo no meu caso, pois nesse caso por exemplo, dos temas, eu vejo uma porrada de tema e uma concorrência grande, então fico pensando: "Cara, pra que perder meu tempo com isso... vai dar em nada..." ai acabo desistindo kkkk. Mas estou lutando pra mudar isso... sua resposta me ajudou bastante nisso... Abraço e obrigado!
Alerta textão 🚨 Hoje passei o dia pensando nisso, quando eu vou precisar do Back-end ? Bom, moro na Espanha a 3 anos e na minha área de finanças já perdi as esperanças de encontrar emprego, então setembro do ano passado consegui uma bolsa para cursa desenvolvimento web(um curso tecnólogo)mas não tinha ideia do que me esperava. Sempre trabalhei com programas na minha antiga empresa no Brasil, porém nada perto de programação. Quando entrei no curso cheia de ilusão começou o bombardeio de informação, os professores parecem que estão narrando um jogo e quem não tinha nenhum conhecimento (como eu) e metade da sala ficou perdido, 3 meses de curso eu eu precisa administrar informações sobre banco de dados, front-end e de Back-end me colocaram logo de cara para “aprender” o Java, ainda de quebra tinha informática (eu se quer tinha aberto um pc na vida) e tudo pra ontem, não dava tempo nem pra respirar e detalhe que o curso não era integral e eu com uma filha pequena…sério, fiquei traumatizada. Chegava todo dia chorando em casa e pensava que eu era muito burra para aprender programação e outro detalhe é que se eu perguntasse muito o professor já pegava ranço. Voltei a estudar com um curso on-line aí do Brasil e comecei por front-end porque já tinha noção que era o melhor caminho, esse vídeo era a chave que estava faltando, porque eu estava sofrendo para entender porque o front-end precisava tanto do Back-end e essa explicação foi 1000👍🏻 Hoje eu adoro esse mundo da programação e não me vejo mais indo para outra área. Difícil é, e se você não tiver discernimento para aprender uma coisa de cada vez e entender a lógica da coisa, você fica perdido e desiste rápido.
como faço pra ver as visualizações que um site possui ? cara conteúdo ótimo eu sou iniciante e já faço isso, mas sempre vejo seus videos pra me ajudar nessa empreitada
Muito bom o vídeo, parabéns pelo seu canal. Tenho acompanhado cada vez mais seus conteúdos! Igor, me tira uma dúvida, estou começando agora em programação e estou caminhando a passos lentos por conta do tempo que tenho disponível. Comecei estudando HTML e CSS, mas meu objetivo agora é desenvolver apps. Na sua opinião, tem alguma vantagem estudar front-end no meu caso? Obrigada pela troca de conhecimento!!!
Não existe uma resposta certa para isso. Eu por muito tempo criei apps (em Swift e Obj-C ) sem saber nada de front end. Mas aprender front-end me permitiu evoluir o meu negócio. Criar sites para os apps e etc. Hoje com React-native, o conhecimento de front end web é bem vindo, pois os conceitos para montagem dos componentes são muito semelhantes.
Sou formada em matemática e estou quase me formando em engenharia mecânica. Mês passado eu fui contratada como estagiária em uma empresa de desenvolvimento de software. No primeiro dia falaram que o meu projeto é estudar pra desenvolver algo para substituir o uso do Hardlock para licenciamento de software. Eu estou perdidinha, meu pai. kkkk Estou estudando como uma louca. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar?
Excelente vídeo. Sou iniciante no desenvolvimentismo web/mobile, com tantos frameworks disponíveis, compensa trabalhar somente com a tríade html,css e JS para pequenos projetos?
Um desenvolvedor front-end consegue fazer freelas sem saber o back-end??? Pois estou estudando muito o Front-end e é o que gosto de fazer porém quero ter a liberdade de trabalhar como freelancer e não em emprego e tals. Essa minha dúvida pq as vezes acho que o ser freela tem q saber os dois e tudo.
Otimo video Edu mas me tira uma duvida porque as empresa quando oferta uma vaga de emprego sempre pede 2 ou mais liguagem de programacao nuca pede só uma linguagem exemplo vaga pra font end. Desejável php, Java javascript.
Gosto muito do seu canal! Tô pensando em me aventurar na programação e esse conteúdo é muito útil para mim. Agora eu tenho uma dúvida: pra começar a programar pra web, construir sites para pequenas empresas, é uma boa começar estudando wordpress? Seria um caminho mais simples e mais rápido para entrar no mercado?
Então... Tem duas frentes quando se fala de fazer site com wordpress. Uma seria você ser usuário de Wordpress, onde você vai pegar um tema pronto e configurá-lo. Outra seria ser desenvolvedor de wordpress, onde você vai criar os temas e plugins. Se você estiver se referindo a ser usuário de wordpress, é com certeza mais rápido, mas também é mais limitado pq você vai ficar preso a limitação dos temas. Se você estiver se referindo a desenvolver para Wordpress, ai é um pouquinho mais demorado, pq vc vai precisar aprender HTML, CSS, JS e até PHP e ainda entender o "Framework" do Wordpress. Na minha opinião não existe certo ou errado. Muita gente vai falar que Wordpress (usuário) não é desenvolvimento, mas o cliente não quer saber disso. Acho que esses pontos aqui em cima são os que você tem que levar em consideração para decidir.
To apaixonado pelo Front. Penso em talvez nm me aprofundo em back-end. Talvez eu uso o back-end so por hobbie. Brincar um pouco com banco de dados, formulários...
Sobre cursos online, trabalho com infra mas quero entrar nessa área de dev mais pra back end e um pouco de front, na udemy é recomendável? Gostei do desenho! \o/
Nao tenho mt conhecimento em desenvolvimento, mas ja sei fazer sites mais simples com alguns recursos em js. Posso trabalhar como freelancer? Ou devo somente estudar?
Fala Wesley. Então existe o frontend, e o backend. Resumindo de forma tosca. O front end é o que roda na sua máquina e é necessário para montar a página que você vê. E tem o backend, que é o que roda no servidor e é responsável por acessar os dados armazenados, entre outras coisas. No backend dá para usar quase qualquer linguagem. Já no frontend é sempre JS, pq é só o que o navegador consegue interpretar.
ola meu amigo tudo bem? eu sou iniciante em programaçaõ por isso estou estudando logica de programação! poderia me dizer qual a primeira linguagem a se aprender para futuramnete me tornar um programador froent and?
Eu estou estudando ux depois vou para o frond end e php estou pensando em fazer plugin para WP e tambem vender temas o que voce acha ( eu sou formado em Designer mas estou vendo que esta carreira esta acabando
concordo plenamente! Sem falar que começando pelo front-end acaba percebendo a mágica acontecer, lança uma linha de comando e ele logo aparece na tela e acaba estimulando a querer aprender cada vez mais, a nossa área está em constante mudança e esta característica é fundamental para não ficar desatualizado e obsoleto.
Essa sua explicação foi excelente para entendermos como funciona e se relacionam o back e front.
muito bom
Mano tu disse tudo, eu estava chegando a essa conclusao esses dias de que pra inciante o melhor é ser full stack e depois se especializar, bom eu por exemplo fiz um curso técnico onde aprendi java desktop estudei por conta e dominei tudo de java puro e banco de dados, mas so com isso eu nao consigo e nem vou conseguir nada , ao menos que eu arrume um estagio ou for indicado mas pra quem n esta nesse meio e quer começar , é difícil ingressar em uma empresa sabendo so back puro, tem gente que sabe menos que eu de java mas está empregado por que conhece frameworks, e cara as vagas de back end muitas pedem front, o Brasil é uma bagunça as vagas pra inciante eu percebi que são muito genéricas e full, vagas de seniors o nivel de exigência é menor porém o nível de experiência tem q ser maior entai ja descarta a possibilidade para iniciante, ou seja sobra as vagas de Front, web design e full stack, infelizmente essa é a realidade pra sobreviver começando na programação no Brasil, tu pode ser um genio em linguagens de back mas caso n tenha experiências ou esteja na faculdade pra arrumar um estagio é meio difícil ingresssar como back end de cara, é muito mais fácil entrar como front ou full sabendo um pouco de cada coisa, a ideia é essa saber "tudo" genericamente para conseguir seu pão e depois se especificar como back ou front, acho difícil fugir disso
Bela explicação, me abriu a mente para o curso que estou fazendo na Udemy, faço cursod e Desenvolvedor Web + 6 Projetos, além de aprender um pouco de React, acho interessante porque depois que eu terminar vou poder criar várias coisas. E todos nós sabemos que o iniciante sempre tem dificuldades pra arrumar um Job de cara, mais é bom criarmos experiências como freela. Se puder fazer um vídeo sobre o primeiro emprego ou primeiro freela pra nós iniciantes ter uma noção, seria ótimo.
Já terminou o curso na udemy? Já arrumou um trampo ou ganhou dinheiro com freela?
e ai thay como ta a carreira , poderia nos dizer como e entrar no mercado de trabalho ? as dificuldades e da algunas dicas ..
@@ryanm-_- Terminei o meu curso em 6 meses e fiz uns trabalhos como freelancer. Agora eu trabalho para uma empresa de fabricação de sofás, eles tem uma equipe de T.I que mexe com a B2W, aí lá tem um Designer Gráfico, uma Analista de Marketing Digital, Eu como Front End, um Web Designer e um Back End.
@@Tousen_ Eu não tive muita dificuldade não, mais não foi fácil. Eu conseguir pegar uns freelas com um amigo que está na Inglaterra e com isso eu consegui um emprego numa fábrica de sofás aqui na cidade aonde moro.
Obrigado , meus parabéns .
Vídeo ótimo.
Legal que entendi tudo, diferente de 1 ano atrás que certeza não saberia nada de nada do que foi dito aí.
Esse vídeo chegou em boa hora.... a dúvida entre iniciar em desenvolvimento front End e backEnd estava grande... obrg!
Explicou de um jeito que até uma criança entende, muito bom!
Eu gosto do seu conteúdo porque ele me orienta demais. Eu não sou programador, sou engenheiro e estou pensando em mudar pra área de desenvolvimento, mas não sei nem se eu sei o básico. A maioria dos vídeos na internet falam coisas muito parecidas e geralmente parecem ser pra quem já é da área ou está terminando a faculdade de Ciência da Computação e semelhantes. Isso meio que desestimula quem gosta de programação mas não sabe o que fazer com isso, porque a pessoa acaba achando que nunca vai entender o suficiente pra fazer uma carreira. Mas você explicou de uma forma que qualquer pessoa que tenha uma curiosidade sobre programação entenderia. Isso dá uma animada pra quem quer estudar e conhecer mais.
Olá, trabalho com design gráfico há muitos anos e desde o surgimento da internet, acompanhei muitos diretores de arte em agências de propaganda começarem a migrar/explorar a criação de websites. Na época nem fazia ideia de que a tecnologia seria tão importante assim, a final, no Brasil era novidade ainda.
Então, após alguns anos e sentindo a necessidade de saber programar, como trabalho com design gráfico, recentemente, comprei um curso de programador backend que é dado pelo Bonieky Lacerda dado B7.
Espero aprender e poder eu mesmo desenvolver meus projetos.
Gostei da sua explicação que foi bem didática.
Comecei aprender back end, mas foi meio pauleira viu, quando fui pro front deu pra ver mais coisas acontecerem e depois de programar um bom tempo no front e entender melhor sobre os conceitos da programacao o back end ficou mais facil
Finalmente um vídeo que deu ideias de projetos pra quem tá começando, obrigada!
Cara, não imagina a força que seus vídeos estão dando no plano Canadá que estou montando com minha namorada e futura esposa. Valeu demais!!!
Em 2 anos estaremos aí 🙌🏻
Eai Pedro, conseguiu?
Eai?
A pandemia atrasou um pouco nosso plano, mas ele segue firme e forte! Estaremos chegando até meio de 2022, se Deus quiser! Torçam por nós 🤞🍀
Antes de comprar seu curso, fiz um curso de Java backend, muito abstrato nao consegui absorver as coisas por nao poder visualizar em si, concordo que é essencial começar pelo front
4 anos depois e me ajudou muito!
Que legal. Então comecei certo 😁😁😊😊. Muito legal sua explicação 👏👏👏👏👏👏.
Vou ficar bom primeiro em js, css e html.
Se Deus quiser, com garra, entro na área da programação
Muito bom seu raciocínio, tb acho q começar c Front-end pra ter um primeiro contato com código é uma boa .. acho uma porta de entrada pra quem quer começar no Desenvolvimento .. depois tb acho interessante estudar pelo menos o básico/noções de Back-end pra decidir melhor qual area seguir. Abraço.
Explicaçâo ótima e ámigavel !
"Tudo pela ciência" 💘
Essa sequência que vc apresentou no vídeo é a mais lógica possível.
Porém o normal de um programador é estudar várias linguagens e tecnologias, de acordo com os desafios que vão surgindo. Para um DevWeb o básico é HTML, CSS, JS, PHP, MySQL. Independente de ser um Front ou Back. Também quero ressaltar que conhecer o básico dessas linguagens é diferente de ser um especialista.
Cara, muito esclarecedor seu vídeo. Estou iniciando em programação e decidi começar por backend, mas está bem difícil, muito coisa pra aprender. Já tenho experiência em criar sites com Elementos, WORDPRESS, aquela coisa pronta e tudo mais. Então esse vídeo foi muito esclarecedor. Então acho que vou me especializar primeiro em FRONT END, que é mais familiar! Depois retorno pro Back! Valeu! 😁👏👏
Ótimo video. É muito importante que desenvolvedores de software entendam a base do negócio. Muitas vezes algumas pessoas começam a estudar uma linguagem de programação sem saber o porquê.
Com uma boa base, sabendo pra quê serve cada camada do negócio e quais linguagens/frameworks servem pra cada propósito, as coisas fazem mais sentido.
Começei a parte WEB em um projeto Asp.Net com C# no back-end, e no front usavam muito jQuery. Estava muito perdido, depois de pesquisar passei a entender essa distinção de Back e Front end, e em quais linguagens eu precisava melhorar.
Raciocínio muito bom e é como penso hoje, não sou programador mas sou profissional da área da tecnologia e programação abre muitas portas. A primeira linguagem que tive contato foi o arcaico Pascal, depois fui pra C e não gostava nada da maneira de se programar em C apesar de saber o porquê de usar C já que vi práticas de aplicação da linguagem em programação de hardware como microcontroladores. Depois aprendi um pouco de C++ e aprendi a POO e curti muito, mas desanimei de estudar programação pois tenho muita dificuldade com algumas questões lógicas (não tenho problema algum com a sintaxe de qualquer linguagem e nem conceitos de Orientação a objetos nem a linguagem procedural, lógico retirando ponteiros pois aquilo não é de Deus. Porém hoje ando muito empolgado com Java, já criei pequenas aplicações porém o problema de lógica persiste pois eu não encontro motivação de o porquê usar Java, já que é fácil criar GUI no Java porém não se pode trabalhar com hardware com ela,queria uma linguagem que juntasse a facilidade de criação de GUI como o Java e tivesse o controle de hardware e software como o C/C++ . Penso muito em cair de cabeça no C++ porém tem coisas que fazer nessa linguagem é muito massante. Enfim saber o porquê é a alma do negócio e não dizer que sabe várias linguagens.
Vídeo muito bom meu brother.
Já ouvi muita explicação... Mas a sua foi a q mais entendi !!! Um abraço !!!
Quando li o título do vídeo eu já vim discordar kkkkkkk. Mas você tem razão, quanto mais rápido você puder ganhar dinheiro é melhor, e com back end isso vai demorar
show boa ideia ja pesquisei bastante e estou começando agora parabens! vou ouvir
Seu desenho já esta no nível abstrato da pra comprar essa obra de arte!!!! brincadeiras aparte, valeu muito seu vídeo deu uma luz aqui. like garantido
Ótima expicação, rápido e direto
É por onde estou começando, como Front End. Vlw por sua explicação e grande abraço !!!!!!!!!!
Antes de assistir ja dou like, se nao esqueço. Assim, o canal terá um maior alcance e é o mínimo que podemos fazer para agradecer por voce compartilhar os seus conteúdos.
Muito obrigado!!!! Ajuda muito o canal.... eu acho! kkk
kkkkk... Eu tambem acho... Eu fiquei sabendo que, quanto mais curtidas e inscritos o canal tem um maior alcance... Como se fosse um ranking do youtube. Abracos.
caramba, obrigado... a didática que eu precisava!
Muito bom 👍
cara se é muito fera ! seus videos sao otimos como sempre !
Excelente, realmente é muito mais intuitivo começar pelo front, valeu pelas dicas!
Melhor explicação que já vi. Muito obrigado. Estou começando agora.
Muito bom cara!
Desde que comecei a programar (em um curso técnico), sempre fui induzido a programar pra desktop... e agora, já na faculdade e no estágio (programando p desk), me sinto pouco "preso", em desvantagem. Porém, não curto mt o front-end. No entanto, vejo a necessidade de saber ao menos o básico.
Até onde/como consigo aproveitar meus conhecimentos de programação desk para programação web?
Enfim, este vídeo clareou muita coisa pra mim! E como vc msm já me disse, o importante neste momento é a lógica!
Deixo aqui ainda, uma sugestão/pedido de vídeo futuro: "é preciso um programador saber sobre segurança da informação?" Ou algo que relacione ambos temas :D
Abraço! Sucesso!
Cara basicamente a parte back-end seria como se fosse toda a lógica de programação usada na programação desktop que precisa manipular dados armazenados de forma persistente, agora o front-end toda a parte visual do layout do programa em desktop com alguma logica de programação que não precisa dos dados armazenados de forma persistente apesar que tudo que é funcional no front end poderia ser feito no back-end porém seria ineficiente.
Atualmente dá pra manter no back-end praticamente com a logica que receba a requisição e manipula alguns dados armazenados e gera um outro e manda de volta pro browser que pode ser renderizado no front-end através do Angular que é um framework JS. Ou seja dá pra manter atualmente no back-end em grande parte com a função de gera os dados requisitados e todo html pode ser feito no front-end sem precisa ser renderizado no back-end oq deixa mais otimizado e não sobrecarrega o servidor.
Fala Yuri....Po o Bruno foi perfeito na resposta dele... é isso ai...
Falando da minha experiência, eu vim do mundo mobile e não foi muito traumática a transição para o mundo WEB não... O mais "difícil" foi entender esse fluxo de dados, essa separação do back com o front... Mas hoje com os Frameworks e Bibliotecas como React e Angular essa separação é bem clara.
Eu no início não entendia bem o que tinha que ficar no Back, o que tinha que ficar no front, como eu faria a comunicação entre os dois.... Existem algumas abordagens diferentes e eu achava tudo muito estranho. Mas se você se dedicar um pouquinho não é um bicho de sete cabeças.
Quanto a pergunta da segurança, é sempre bom você saber pelo menos o básico, mas tudo vai depender do tipo de aplicação e tipo de informação que você lida. O Cara que criou Flappy bird pode ser considerado um programador de sucesso e não precisaria saber nada de segurança da informação.
Boa cara!
Aos poucos irei entrando na programação web, e quem sabe mobile!
Muito obrigado!
Obrigado Igor!
E na sua opinião, aprender primeiro programação mobile e depois web é melhor, ou a ordem tanto faz?
Acho que depende mais do objetivo.
São duas grandes áreas, mas tem aplicações diferentes.
Outro dia eu vi uma pessoa no facebook reclamando que fez um app institucional e a apple não liberou.
Essa pessoa não pensou no uso do app. Eu não vou baixar o app da sua empresa só para saber coisas como história, serviços e etc. Um App ocupa espaço no celular da pessoa, então tem que oferecer alguma funcionalidade mais importante. Para saber sobre a empresa eu vou no site. Entro, vejo o que quero e saio.
Entende a diferença? As aplicações não são as mesmas.
compartilhe esse imagem. ficou muito boa!
Assim como a colega Thay, gostaria de ver um vídeo no canal sobre freenlances para iniciantes.
Também estou fazendo um curso da Udemy, e precisarei fazer freelancers para pegar experiência.
Também gostaria!
Workana
@@paulalopes7597 Postei essa pergunta a dois anos. E já estou pegando por lá. Mas mesmo assim, muito obrigado.
@@rodrigosarlo5828 Estou ainda em lógica de programação com Visualg do Prof Guanabara. Em seguida pretendo fazer o curso full stack prog. BR. Acredita que ao terminar serei capaz de ser freela?
Muito bom esse conteúdo
obrigado abriu minha mente , seus videos tem sido muito importante , tirando muitas duvidas
parabéns simples e direto
Gostei do vídeo. Ganhou um inscrito.
E cara, eu comecei pelo back e tenho uns certos traumas de front. Sério, não consigo ter muita paciência com HTML e css, talvez seja porque eu não sou tão criativo rsrsrs
Mas sei que precisarei criar um site. Então tenho que ter paciência para aprender, pelo menos um básico de front.
Po, a dica que te daria é pegar bastante coisa de referencia até sair algo legal. O HTML e CSS em si não são muito difíceis.
top ajudou muito.
Muito bom conteudo, Parabens
Eu acho que isso aí é meio estranho, por que eu nunca consegui me adaptar e gostar de front, comecei já com o back
Conta ai como foi seu início. Você começou com estágio?
Programador BR fiz um curso técnico de um ano depois parti pra um tecnólogo, depois comecei a trabalhar numa empresa de desenvolvimento, mas eu prestava suporte ao cliente que usava esse software, usava bastante SQL, análise de fluxo de dados essas coisas, desde a faculdade que não me adaptei ao front-end, o máximo que eu consigo gostar é JavaScript hahaha, ultimamente tenho estudados mais conceitos de interface e ux por que curto programar Android nativo e como não tenho uma equipe, eu mesmo desenvolvo os layouts dos projetos.
Ah legal.... Imaginei que fosse uma trajetória parecida com essa....
O que eu tenho visto hoje são muitas pessoas aprendendo sozinhas, com youtube e cursos online.
Nesse caso, seria mais difícil entrar no mercado sem ter algo que envolva interface. É até mais difícil criar um portfólio se souber apenas back, mesmo que o objetivo seja back.
Normalmente você entrar direto para o Back sem saber nada de front, vai exigir começar por um estágio bom, em que queiram te ensinar. O que hoje me dia é raro pois até para estágio estão pedindo experiência, ou por QI.
Com Front, você tem mais chance de criar um portfólio que chame a atenção de um empregador... Mesmo que o foco do portfólio seja o Back.
Muito obrigado pelo Feedback... Quando for abordar o assunto novamente vou dar mais atenção a isso.
Opa tdo blz? Isso vai muito de perfil de Pessoa Para PESSOA
@@Programadorbr Perfeito a explicação! Acredito que essa ideia faz muito sentido!
boa explicaçao
Cara, você é incrível !
Valeu Igor pela explicação, sou iniciante e acabei confirmando através desse vídeo que estou no caminho certo...Um abraço.
Excelente explicação!
Viciei nos seus vídeos.
Muito boa explicação!!!!
Ótimo e simples!!
Ótimo vídeo
Valeu pela dica, estou me aprofundado no Html,CSS,Js
obrigado mestre!
ótimo vídeo
Bacana a explicação
Legal vlw pela dica.
Melhor explicação em muito tempo de busca... Obrigado!
Gostei bastante do vídeo. Obrigada. Então, no caso de e-commerce precisa do back-end.
Como sempre, vídeo muito bom !!! ...
Mais uma vez obrigada por suas explicações! E a propósito, seu desenho do bonequinho é um "clássico!" Abraços!!!
Muito bom .
Prefiro Front! 😆🤓
Excelente vídeo!
Quando eu comprar meu notebook, vou me inscrever no seu curso!
Top o vídeo, Igor! Esclareceu minhas dúvidas!!
Igor, eu entrei na faculdade de ADS este ano. Já cursei na faculdade Algorítimo e lógica de programação e essa lógica de programação aplicado a linguagem C. Paralelamente, comecei a estudar a linguagem Java e já pensando em um futuro próximo tirar certificação. Já aprendi a parte estruturada ( if, else, switch case, while, do while, for, arrays, etc) e estou agora aprendendo a parte Orientada a Objetos. Bem, a pergunta é: será que é um bom caminho o que estou fazendo?? já que não comecei pelo front-end e o back-end vai demorar, já que tenho que ver toda parte de Java e OO, para depois começar entrar na parte web. Grato.
Fala Zé,
Não existe apenas um caminho, existem vários. Ninguém tem como qualificar se um caminho é melhor que outro.
Só uma coisa que eu te falaria, é para não apostar usas fichas em certificações, pelo jeito que vc falou, vc está apostando que isso vá te abrir muitas portas, mas não é bem assim. Portfólio e experiência é muito mais importante que títulos e papéis.
Quanto a ter que ver OO para ver Web, o que tenho a te dizer é para ir com calma, não ter pressa. Foque agora em aprender os conceitos.
Valeu, Igor!!
É que eu até o começo do ano não sabia nada de programação e muito menos das áreas desta profissão, dai já parti logo para o Java como primeira linguagem e não sabia que era uma linguagem de curva de aprendizagem lenta e que ela é voltada para médias e grandes aplicações. Como gostaria de conseguir um estágio (ou já conseguir fazer pequenas aplicações), em um "curto" espaço de tempo, já que o curso de ADS passa rápido, confesso que depois de conhecer melhor as profissões, sobre as áreas e tecnologias, fiquei me questionando se de fato estou no melhor caminho, se não deveria ter começado pelo front-end ou por linguagens como phyton ou PHP, mas por outro lado, penso que já que comecei com Java, então devo ir até o fim com ela (no sentido de domina-la).
@@zejunior102 Só lhe digo uma coisa , fixe bem os conceitos da lógica, do algoritmo e as estruturas. A base mesmo isso de linguagem quando se domina a base é besteira pois linguagem da pra se aprender de boa mesmo de uma hora pra outra agora a lógica computacional e o raciocínio lógico junto com a base da programação não. Se você aprender Java é ótimo pois Java é orientada a objetos logo se depois lhe interessar outras linguagens devido aos seus propósitos como o C++ por exemplo que é uma linguagem que tem "maiores controles sobre o hardware e é independente de máquinas virtuais" aí você só é olhar no livrinho ou página da web como se faz pra usar a sintaxe daquela linguagem porém os conceitos digo a base mesmo vai estar estruturado em sua mente e não vai encontrar dificuldades futuras.
Obrigado parceiro, esclareceu bastante
Blza!! Obrigado pela explicação. Aguardando o próximo video!
Cara, primeiro, parabens pelo canal, muito bom, e ótimo video, muito didático, ajudou muito. Ganhou mais um inscrito.
Massa, concordo com esse caminho. Sou iniciante ainda em web, decidi começar pelo front e peguei algumas dicas de back com amigos que me ajudaram a compreender diversas coisas e devo dizer que prefiro o front. Minha dificuldade na verdade é o condicionamento à desktop que temos na faculdade com tecnologias um tanto antigas, que vai um pouco na contramão da loucura de coisas que existem na web, e também ao lado mais criativo, de desenvolver um layout mais moderno e tal...
Mais um vídeo legal, continue motivado pra trazer vídeos diariamente 🙂
Na faculdade eu só tinha aula de Pascal... Se eu visse algo de desktop sem ser no terminal, teria ficado imensamente feliz....
E depois desses 2 anos leke?
Ja ta na área m
@@mimizizizi Opa meu bom, estou na área sim. Inclusive, neste mês recebi uma proposta de uma empresa "dos sonhos", uma grande empresa de educação do país, pra trabalhar remoto da minha cidade. Foram 2 anos de muita luta, em que os últimos 8 meses foram os meses mais essenciais pra destravar o medo que eu tinha de não ser suficiente, mas tô trilhando meu caminho =)
@@PauloBruny powrra maninho muito bom ler isso.
To começando a trilhar o caminho agora a trancos e barrancos.
@@mimizizizi Vai pra cima cara, não desanima. Em muitos momentos tu vai duvidar de si, mas no primeiro momento em que tu tiver aqueles 10s de não duvidar, mete a cara, se candidata em vagas, se expõe às oportunidades que tu vai achar teu lugar 😁
Boa sorte mano!
Show Igor! Cada vez mais seu conteúdo está de primeira linha!
Cara, hoje eu faço estágio num órgão público, fazendo alterações no portal feito em Wordpress. Ainda acho que não me dou bem com front pois tenho essa debilidade na elaboração de Layouts, eu já tenho capacidade de vender um site institucional, pois sei o HTML, CSS, Javascript e bootstrap, além de saber montar um tema do zero no Wordpress, mas sempre caio na questão de fazer o layout, pois me acho sem criatividade pra isso e acredito ser esse um dos motivos da maioria que é programador não gostar de front, pois pra gente front é elaboração de sites, pelo menos eu vejo assim rs.
Aquele vídeo seu sobre ser empreendedor ficou ótimo, pois é realmente o que nós da área precisamos, então deixo uma pergunta pra você igor:
Eu vejo muitas vagas mais para c# e java, que são as top linguagens de mercado. Com tanta vaga em aberto acha que ainda sim vale a pena ser autônomo? Nessa área de TI vale a pena fazer carreira? Qual sua opinião?
Abraço e parabéns pelo canal!
Fala Evertom,
Po essa parte de design é o calcanhar de aquiles de qualquer programador. Existem duas opções para tentar resolver isso se quiser continuar no Front-end... Ou você cola com um designer que vai elaborar os layouts para vc desenvolver, ou você pode pegar vários templates e estuda-los... Vai criando um banco de dados de templates para usar como referência, quando tiver que elaborar algo você pega uma parte de cada um que gostou e cria algo totalmente novo misturando tudo.
Quanto a segunda parte da sua pergunta, não é muito questão de valer a pena, é mais objetivo de vida mesmo.
Eu não consigo me imaginar trabalhando por anos em uma mesma empresa, ou em um negócio que não me gere uma renda sucessiva.
Eu hoje em dia evito tudo que seja a venda do meu tempo. Nem freela eu faço.
Mas é uma questão de visão. Eu gosto de empreender mais do que gosto de programar. Para empreender eu preciso saber, ou estar disposto a aprender, finanças, marketing, vendas, front, back, mobile... Hoje em dia até de vídeos eu to tentando aprender aqui.... É um trabalho totalmente diferente.
Quando você tem um emprego sua única preocupação é chegar no horário e fazer o que te mandam. Quando você é empreendedor isso é só um pedacinho. Você tem que buscar clientes, ou tem que bolar um produto, tem que executar, tem que garantir a entrega, tem que dar suporte... Mas quando você vê alguém te agradecendo por um produto que você criou, ou alguém dando um depoimento que aquele seu produto é o melhor, depois da pessoa ter testado todos os concorrente, e você saber que você criou aquilo do zero. Isso não tem preço.
Por outro lado, você vai receber um dinheiro fixo por mês sendo empregado... O que é bom, pq vc pode se planejar melhor, mas ao mesmo tempo é ruim pq não te gera a chance de dar um salto no padrão de vida.
Depois assiste a esse vídeo aqui para você entender o quanto de dinheiro você tá deixando na mesa já que consegue montar temas. ua-cam.com/video/viu5trdHnU4/v-deo.html
Mas resumindo, existe lugar para todos... para quem quer emprego e para quem quer empreender, mas normalmente os objetivos são diferentes.
Eu penso em procurar um emprego aqui em algum momento, mas o motivo seria ter mais contato com o mercado Canadense, gerar um conteúdo aqui pro canal com maior qualidade e ter uma imersão maior na cultura local. E o mais importante seria temporário.... Mas mesmo que eu faça isso, no tempo livre vou continuar tocando meus negócios.
Eu acho que você sabe que é o momento de empreender quando todo resto não faz sentido para você.
Ficou muito grande isso aqui... se quiser espere que eu vou fazer um filme desse texto ahuhuahuahuahu
kkkk... esse filme tenho certeza que faria sucesso com os programadores...
Então Igor, eu já vi todos os vídeos do seu Canal, inclusive este das formas de ganhar dinheiro, mas eu sei que o pega é a mentalidade mesmo, falo no meu caso, pois nesse caso por exemplo, dos temas, eu vejo uma porrada de tema e uma concorrência grande, então fico pensando: "Cara, pra que perder meu tempo com isso... vai dar em nada..." ai acabo desistindo kkkk.
Mas estou lutando pra mudar isso... sua resposta me ajudou bastante nisso...
Abraço e obrigado!
Alerta textão 🚨
Hoje passei o dia pensando nisso, quando eu vou precisar do Back-end ? Bom, moro na Espanha a 3 anos e na minha área de finanças já perdi as esperanças de encontrar emprego, então setembro do ano passado consegui uma bolsa para cursa desenvolvimento web(um curso tecnólogo)mas não tinha ideia do que me esperava. Sempre trabalhei com programas na minha antiga empresa no Brasil, porém nada perto de programação. Quando entrei no curso cheia de ilusão começou o bombardeio de informação, os professores parecem que estão narrando um jogo e quem não tinha nenhum conhecimento (como eu) e metade da sala ficou perdido, 3 meses de curso eu eu precisa administrar informações sobre banco de dados, front-end e de Back-end me colocaram logo de cara para “aprender” o Java, ainda de quebra tinha informática (eu se quer tinha aberto um pc na vida) e tudo pra ontem, não dava tempo nem pra respirar e detalhe que o curso não era integral e eu com uma filha pequena…sério, fiquei traumatizada. Chegava todo dia chorando em casa e pensava que eu era muito burra para aprender programação e outro detalhe é que se eu perguntasse muito o professor já pegava ranço. Voltei a estudar com um curso on-line aí do Brasil e comecei por front-end porque já tinha noção que era o melhor caminho, esse vídeo era a chave que estava faltando, porque eu estava sofrendo para entender porque o front-end precisava tanto do Back-end e essa explicação foi 1000👍🏻 Hoje eu adoro esse mundo da programação e não me vejo mais indo para outra área. Difícil é, e se você não tiver discernimento para aprender uma coisa de cada vez e entender a lógica da coisa, você fica perdido e desiste rápido.
Muito bom ótima explicação assim fica fácil aprender, acabou de ganhar mais um escrito.
Espetacular
Vou comprar teu curso !!!
gostou?
como faço pra ver as visualizações que um site possui ? cara conteúdo ótimo eu sou iniciante e já faço isso, mas sempre vejo seus videos pra me ajudar nessa empreitada
Mlk brabissimo
To começando agora a aprender html !!!
Muito bom o vídeo!! 👏🏻
Muito bom o vídeo, parabéns pelo seu canal. Tenho acompanhado cada vez mais seus conteúdos!
Igor, me tira uma dúvida, estou começando agora em programação e estou caminhando a passos lentos por conta do tempo que tenho disponível. Comecei estudando HTML e CSS, mas meu objetivo agora é desenvolver apps. Na sua opinião, tem alguma vantagem estudar front-end no meu caso?
Obrigada pela troca de conhecimento!!!
Não existe uma resposta certa para isso. Eu por muito tempo criei apps (em Swift e Obj-C ) sem saber nada de front end. Mas aprender front-end me permitiu evoluir o meu negócio. Criar sites para os apps e etc.
Hoje com React-native, o conhecimento de front end web é bem vindo, pois os conceitos para montagem dos componentes são muito semelhantes.
FODA FODA FODA !
Notáveis habilidades artísticas
Eu quero ser prpgramador full stack quem sabe daqui uns 10 anos consiga
Voce recomenda começar pelo Front primeiro?
Sou formada em matemática e estou quase me formando em engenharia mecânica. Mês passado eu fui contratada como estagiária em uma empresa de desenvolvimento de software. No primeiro dia falaram que o meu projeto é estudar pra desenvolver algo para substituir o uso do Hardlock para licenciamento de software. Eu estou perdidinha, meu pai. kkkk Estou estudando como uma louca. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar?
Ctz, o retorno financeiro seria muito mais rápido se vc iniciar no Front
sem contar que vc poderia optar por utilizar um Firebase tb ne..
Excelente vídeo.
Sou iniciante no desenvolvimentismo web/mobile, com tantos frameworks disponíveis, compensa trabalhar somente com a tríade html,css e JS para pequenos projetos?
Quer dizer que na sua opinião e melhor começar no front para ter gordura para o mercado de trabalho? Sou iniciante já sei algumas coisas com o node.
Um desenvolvedor front-end consegue fazer freelas sem saber o back-end??? Pois estou estudando muito o Front-end e é o que gosto de fazer porém quero ter a liberdade de trabalhar como freelancer e não em emprego e tals. Essa minha dúvida pq as vezes acho que o ser freela tem q saber os dois e tudo.
Depende do tipo de projeto. De qualquer forma, sempre eh possível fazer uma parceria com outro dev
O back é a melhor parte mano kkkkkkk lá que a magia acontece, em sites complexos
Mas o que vende eh o front... tenta vender um conjunto de api’s rsrs
Otimo video Edu mas me tira uma duvida porque as empresa quando oferta uma vaga de emprego sempre pede 2 ou mais liguagem de programacao nuca pede só uma linguagem exemplo vaga pra font end. Desejável php, Java javascript.
show
Gosto muito do seu canal! Tô pensando em me aventurar na programação e esse conteúdo é muito útil para mim. Agora eu tenho uma dúvida: pra começar a programar pra web, construir sites para pequenas empresas, é uma boa começar estudando wordpress? Seria um caminho mais simples e mais rápido para entrar no mercado?
Então... Tem duas frentes quando se fala de fazer site com wordpress. Uma seria você ser usuário de Wordpress, onde você vai pegar um tema pronto e configurá-lo. Outra seria ser desenvolvedor de wordpress, onde você vai criar os temas e plugins.
Se você estiver se referindo a ser usuário de wordpress, é com certeza mais rápido, mas também é mais limitado pq você vai ficar preso a limitação dos temas. Se você estiver se referindo a desenvolver para Wordpress, ai é um pouquinho mais demorado, pq vc vai precisar aprender HTML, CSS, JS e até PHP e ainda entender o "Framework" do Wordpress.
Na minha opinião não existe certo ou errado. Muita gente vai falar que Wordpress (usuário) não é desenvolvimento, mas o cliente não quer saber disso. Acho que esses pontos aqui em cima são os que você tem que levar em consideração para decidir.
To apaixonado pelo Front. Penso em talvez nm me aprofundo em back-end. Talvez eu uso o back-end so por hobbie. Brincar um pouco com banco de dados, formulários...
Qual software Igor Oliveira está utilizando?
Sobre cursos online, trabalho com infra mas quero entrar nessa área de dev mais pra back end e um pouco de front, na udemy é recomendável? Gostei do desenho! \o/
Gostei
Nao tenho mt conhecimento em desenvolvimento, mas ja sei fazer sites mais simples com alguns recursos em js. Posso trabalhar como freelancer? Ou devo somente estudar?
Preciso aprender Back-end se eu for usar o Wordpress, Joomla ou Magento ????
Tem o usuário e o desenvolvedor. Se quiser desenvolver para essas plataformas, precisa.
O JS pode ser substituído por Java, Python ou C# ?
Como funciona ?
Vc pode demonstrar com java ?
Fala Wesley. Então existe o frontend, e o backend. Resumindo de forma tosca. O front end é o que roda na sua máquina e é necessário para montar a página que você vê. E tem o backend, que é o que roda no servidor e é responsável por acessar os dados armazenados, entre outras coisas. No backend dá para usar quase qualquer linguagem. Já no frontend é sempre JS, pq é só o que o navegador consegue interpretar.
Programador BR ... muito obrigado pela explicação ... agora entendí !!!
ola meu amigo tudo bem? eu sou iniciante em programaçaõ por isso estou estudando logica de programação! poderia me dizer qual a primeira linguagem a se aprender para futuramnete me tornar um programador froent and?
Eu estou estudando ux depois vou para o frond end e php estou pensando em fazer plugin para WP e tambem vender temas o que voce acha ( eu sou formado em Designer mas estou vendo que esta carreira esta acabando