minha leitura do 2° poema: o poeta quer dizer que nem todos desenvolvem a sensibilidade, a qual não nos deixa indiferentes às coisas que acontecem no mundo, nas nossas relações e nosso dia-a-dia. Essa sensibilidade, de poucas pessoas hoje em dia, pode desencadear em nós sentimentos como: amor, paixão, ódio, raiva, tédio, angústia, solidão, insatisfação, os quais, muitas vezes, nos infernizam e até desencadeiam reações no próprio órgão coração( como taquicardia). E a situação fica pior quando temos a tendência de acumular esses sentimentos dentro de nós, o que nos traz tristeza. Para o poeta, a sensibilidade é algo que precisa ser procurado, trabalhado dentro de si mesmo e por isso é coisa rara: quase ninguém se dá a esse trabalho. Mas aí vem a pergunta: por que encher a cara depois de encontrar a sensibilidade? Bom, um bêbado, quase sempre, perde a noção daquilo que diz e,por isso, fala aquilo que sente a fim de desabafar, retirar um peso de dentro do peito. Então, nesse último verso, o poeta metaforiza essa figura do bêbado que devemos ser: sensíveis, mas não devemos acumular os sentimentos ruins advindos disso. obrigada pela aulaaa!! professor, diga se minha análise cabe no poema, por favor!!
Minha interpretação quanto ao poema é muito parecida, porém, no último verso acredito que o poeta brinca com as palavras ditas anteriormente. O mesmo coloca o coração como algo raro e "feito" ou seja, que é necessário tempo e evoluí com experiências , porém, essa mesma evolução inferniza a vida, e por isso é melhor encher a cara. Abraços. Ótima aula.
O poeta demonstra a dificuldade de se "criar" corações, assim como de mante-los vivos. Não é qualquer pessoas que consegue criar uma relação de amor verdadeira e resistente, é árduo. O coração representa o amor, o autor enfatiza seus vários amores e paixões que ainda o infernizam. O autor também levanta o quão difícil é o amor, o sofrimento gerado por ele. Sendo assim, a melhor opção é encher a cara e esquecer dos problemas.
Eu era PÉSSIMA em Literatura e, graças a vocês, melhoro no âmbito deste ramo! Muito satisfatório como o professor aborda e nos ensina o assunto! Abraços à equipe!!
Adorei a aula! nota 10. A minha interpretação em relação ao segundo poema: " Quem nasce com coração ? " bem, com coração talvez ele esteja se referindo ao sentimento de amar. Quem nasce amando? ninguém nasce amando. Nós aprendemos a amar. " Já tenho uma porção me infernizando o peito ", aqui ele deixa claro que ele já amou muitas pessoas, e que talvez elas ela tenham partido. Talvez algumas pessoas o deixaram, já outros morreram, consequentemente isso suscita nele um sentimento de perda, um sentimento de saudade. Porque amar é estar sujeito a sentir dor. " Coração é coisa rara ", talvez aqui ele esteja dizendo que para algumas pessoas, é difícil amar. Com encher a cara talvez ele esteja dizendo que é o modo como ele está lidando com a dor de amar.
A minha interpretação sobre o poema coloca o coração no plano dos sentimentos e como algo que caracteriza-se por sua raridade e construtividade. Essa constatação viabiliza a possibilidade interpretativa de pensarmos no coração como algo que irá mover "achares"(opiniões) a respeito dos sentimentos, sejam eles amor, empatia, compaixão, alegria. Entretanto, noto uma certa necessidade por parte do autor de promover um certo equilíbrio que irá propriciar a harmonização desses sentimentos que, por mais infernizadora que seja, irá nós levar para o caminho do prazer assim que percebermos que estes sentimentos são mais prazerosos e almejados do que encher a cara, já que isto só nos promove o afastamento da realidade e o medo de enfrentá-la tal como se apresenta a nós. Para tanto, basta que redimamos as nossas ações em relação aos sentimentos de modo a construí-los e/ou reconstruí-los e, também, que nos mobilizemos a fim de buscar esta raridade que é ter um coração harmonizado.
Minha leitura. Eu traduzi na minha interpretação. Quem nasce amando..o amor tem que ser construido. Já tive muitos amores, Que me infernizaram ( me deixou noites sem dormir. Amando ninguém nasce. Amar é coisa rara, A gente encontra por aí; no dia em que não sabemos quando vamos encontrar a pessoa... É melhor encher á cara, pq ás vc o amor dói e amar é um sentido involuntário que enche nossa alma quando sentimos e quando isso se choca...nós sentimos igual um passárinho caindo de encontro ao chão.
Adorei a explicação Em fim eu fiz alguns poemas Vou deixar um. Deles aqui O vento levou Às vezes a lua esta lá Revelando segredos obscuros As estrelas brilhando E a opostos se desejando A maré esta agitada afundando as mágoas E levando as inocência brotando desejos E invadindo e limpando as impurezas A vida que levamos a cada onda que vai e vem Fazendo nadar em uma maré de sangue De quantas vida já trago De quantos amor se crio E agora nós separo Na areia com coração e seu nome gravado Sua pegadas apagadas Deixando os rastros para trás Apenas recordação na memória Esse mar a frente refletir Esse luar que guardo nosso segredos E nós levou a brisa e o encanto E agora uma flecha atravessou nossa alma Afundando para nunca mais Deixando o vento levar Deixando a maré arrastar E com o tempo em outros braços encontrar. Aplicativo Wattpad (baixar na play store) Quando estive no Wattpad pesquisa @Stefanie_Rs
professor: não me interessa o que o autor quis dizer, depois que o texto é veiculado ele perde todo poder sobre sua obra ENEM: O que o autor quis dizer no poema abaixo? ai me quebra
Caramba, estou meditando até agora sobre a analogia feita do poema do Paulo Leminski, realmente é uma visão desafiadora que nos eleva a literalmente pensar fora da caixinha assim como o extravio do navio. Muito bom!
pra mim o segundo poema significa que nós não sabemos, logo de cara, o que é o amor, mas com o tempo o conhecemos e por vezes ele nos machuca. o eu lírico espera que ninguém nasça com ele, porém mesmo assim o encontre para que saiba do seu real valor ou encha a cara para preencher um vazio como várias pessoas que não o encontram fazem.
No segundo poema, pra mim ele fez uma analogia, coração é sentimento, pessoas que nasce sem coração são frias e não sentem amor por ninguem. E alguns sentimentos ferem as pessoas, como o da perda, da traição Etc
minha leitura do 2 poema é a de quecada coração representa uma emoção,mas não uma qualquer,uma emoção mais profunda,que não se sente no dia a dia,como uma felicidade e amor intenso ao se ter a mulher de sua vida ou a tristeza de perder um amor não correspondido.Por isso ele cita que se acha,que é através do contato com outras pessoas.Mas, é algo tão difícil de encontrar corações que tragam felicidade somado com a possibilidade de se ter corações que tem uma tristeza intensa,que seja mais fácil ficar bêbado para esquecer disso.
Ele falar de sentimentos tanto bons como mais que atormenta em seu peito, nem todos nascem com eles ,mas sim conquista com sua experiência ou com os outros. O fato dele fica bebendo representa tendo outras experiências que levam a ter sentimentos.
Sei que o vídeo é antigo, mas vou mandar a análise mesmo assim. O poeta nos diz, por esse poema, que o coração, tido como a representação do amor romântico e doloroso, além de ser produzido por nós, deve ser achado por nós. Isso porque, a primeiro momento, não nos damos conta de sua existência. Além disso, é melhor encher a cara para se esquecer da dor no peito que o amor causa.
O amor verdadeiro, tem que ser feito pois não existe em si, precisa ser construído, quando não e tem-se apenas uma porção(paixão, emoção), nos inferniza o peito, por acabar ou por não se concretizar e acabar-se quando não há mais a porção. Propósito não se nasce, se cria vivendo, fugindo de si mesmo, se acha se encontrando, inferniza por se perder nas irrealizações, é raro por ser difícil em padrões, é melhor encher a cara do que já tenho, do que não leva a nada, porque já estamos no nada mesmo, o nada social.
Meu entendimento: o poeta diz- “o coração é algo que tem de ser feito, que inferniza o peito”. Ninguém nunca está preparado pra um relacionamento, a dificuldade de conviver com outras pessoas. Amor já traz uma porção de tantos outros sentimentos, Já temos tantos problemas pessoais, cotidianos e erros comuns no dia a dia. Segunda parte: por isso tantas pessoas estão presas, amorosamente e espiritualmente, demonstrando pouco ou quase nenhum amor em um relacionamento família ou com amigos. E recorrem sempre ao mais fácil e confortável para pessoa em sí!
na minha opiniao o segundo poema nos quis da a mensagem em que o amor somos nos que contruimos mas com o passar do tempo com as nss desiçoes ele vai se direcionando pra um caminho sem volta entao onde a amor nao a dor
Isso é mt verdade, é como buscar uma explicação para a odisséia! Fiz um seminario uma vez sobre, eu tinha que interpretar a obra, mas tinha muitas interpretações de vários autores, ada um mais belo que o outro. O enem erra pedindo p analisar isso
Feliz foi o poeta por dividir a vida em ciclos. Há nele uma constatação de que ele está condenado a se invertar e com isso há inenarráveis florescimentos, que apesar de tudo, se acumulam e de alguma maneira e são expressos na forma de paixões, estas de todos os tipos, gozo, aroma, "phatológicas". Tais percepções sobre a fenomenologia da existência se dá, de forma amarga, percebe-se ao ser afirmado que é infernal. Há níveis psicológicos ímpares em tal texto, de modo que é possível interpretar a partir do viés existencial em que o inferno são os outros ou pelo amor "philia frustrado", isto é, dado ao outro e não correspondido. Assim, entende-se que o bêbado ao perder sua angústia e senso de objetividade, transcende sua condição humana e regojiza-se portanto em seu novo mundo pessoal, efêmero e leve de cargas sentimentais... Interpretei a partir do esteriótipo do homem, como ser possível, contraditório e ambíguo.
Mattheus no caso do pensamento sobre a "criação" do coração, você acha que o sentimento do ser humano, que é algo fundamental em nossas relações diárias, e algo superficial pelo fato de não desenvolvermos nossa sensibilidade nem autoconhecimento sobre a distinta e controversa área emocional, quero saber sua opinião sobre como e abordado a criação de algo tão necessitado e esquecido nos dias fatídicos de nosso século . Agradeço desde já
@@lyfyn2007 Olá meu amigo, acredito que sim. Primeiramente é necessário um acolhimento do que se é, esse viés pode ser adquirido de diversas formas: introspecção, contato com a palavra de modo que ela se torna um espelho, trabalhos produtivos etc. De modo que há um princípio de vida, princípio de liberdade de ser, amarra para a sanidade e potencializador da existência. Desde o evangelho que é sabido, "legiões é meu nome por sermos muitos", com efeito é preciso identificar a persona, essas cumulações que são resultados de um fato social, diria Durkheim, negar esse si mesmo, presunçoso, preguiçoso, covarde e agarrar a sua cruz e seguir um novo caminho. Sem isso a existência é absurda e nem vale a pena ser vivida. Grande abraço.
@@Matheus_ofreitas Obrigado por ceder seu tempo para sanar minha duvida, sendo essa uma questão que reflete muito em meu cotidiano.Agradeço novamente meu caro.
Na minha concepção é sobre os sentimentos no geral, o quão difícil é ter de lidar com as emoções. Além disso, alguém ter sentimentos verdadeiros, e se entregar e bater de frente com eles é raro, e que é achado por acaso. Também, muitas vezes pra não lidar com os próprios sentimentos é mais fácil "encher a cara", ou seja, esconder, prender, tentar ignora-los e deixar pra lá. Por isso é algo que inferniza o peito, porque não é fácil ter sentimentos.
Encaro a segunda poesia como um apelo aos sentimentos do autor, que são gerados ao decorrer da vida, porém sentimentos fortes que o faz sofrer. O coração pode simbolizar todos os tipos de sentimentos, como a perda de um amor, amizade, familiar, sonhos destruídos, morte ou decepções por algo controverso. São corações construídos em nossa caminhada, mas que no fim, por perder, pois o que achamos pode se perder novamente,, causa muita dor, e por esse motivo é melhor "encher a cara", ignorar, esquecer, ser egoísta e nos tornar racionais.
Rachando de rir do seu comentário... interpretar é um ato lindo, sublime... sim, é muita viagem, mas é uma viagem maravilhosa kkkkk é por isso que não sou de exatas kkkkkkkkk acho exatas tão mais difícil... nunca aprendi rsrsrs
interpretação: coração podemos colecionar vários, termos mais de um amor, tanto por pessoas, causas e até mesmo objetos, porém muitas vezes esses "corações" podem causar dor, que com a bebida podemos aliviar, esquecer, frustrações que esses geram.
Minha leitura do texto 2 : amizade verdadeira n e para todos , tem que ser construída e tem um custa , como o mundo n é fácil é coisa rara e muita gente prefere encher a cara.
Minha leitura do poema é que ele se pergunta quem nasce com coração pq no mundo atual não vejamos pessoas que pareçam ter nascido com coração, ao meu ver o coração é a compaixão, é a sensibilidade é o sentir das coisas, "Coração tem que ser feito" no sentido de que ao ter essa visão de compaixão no mundo você começa a criar esse coração, essa sensibilidade de sentir varias coisas, logo adiante ele fala que tem uma porção que ele ja sentiu muitas coisas boas e ruins, talvez mais ruins que boas como ele falou no primeiro verso quem nasce com coração faz uma pergunta, logo se todos tivessem coração ele nao faria essa pergunta, no sentido de infernizar o peito a culpa não é toda dele por infernizar o peito, por toda essa sensibilidade que ele tem ele sente demais por pessoas que não tem coração isso machucou ele, por isso o "me infernizando o peito" logo adiante na segunda estrofe ele fala que ninguém nasce com coração por que o coração está relacionado com o seu convívio com o que você idealizado de certo e errado, quando ele diz que coração é coisa rara é que poucas pessoas conseguem ter esse olhar sensível (em não fazer o peito do outro ser infernizado) e no ultimo verso ele encerra desse jeito pois ele prefere viver em um mundo onde as coisas são fantasiadas quando você está sob o efeito de alguma coisa (alcool) ao sentir a dor de ter um coração no meio de um mundo onde ter coração é coisa rara, (você sofre menos)
Que o poema quer dizer que ele faz muitas pessoas se apaixonarem por ele pois o coração é o amor na opinião e que vc pode se machucar por que vc pode se apaixonar por a pessoa, por isso é muito melhor encher a cara.
Acredito q o segundo poema, o eulírico se refere a retenção de experiências. Quando ele diz ali no último verso sobre "É mais fácil encher a cara" acredito q ele qr dizer no sentido literal de encher a cara e esquecer o ocorrido, ou encher a cara e fazer as coisas conforme o álcool proporciona, e n vc msm no seu eu sóbrio. Então é bem mais fácil fazer as coisas embebedado, do q experienciar o mundo enquanto sóbreo.
Minha interpretação do 2º poema ficou assim: o eu-lírico afirma que o coração precisa ser feito, porém é uma coisa rara, visto que ele inferniza o peito, logo, trás angústias, pensamentos demais, tristeza etc etc, mas quem é que, num lugar de dor, deseja permanecer? quem é que sente prazer em viver em eterna agonia? certamente, são poucos que escolhem permanecer nessa situação por conta própria, por isso abandonam o coração durante o seu processo de feitura. Esse processo, entretanto, não vem ao nascer, precisamos ir atrás dele por conta própria, todavia nunca devemos ir obrigados, na obrigação nada se obtém, nada se cultiva, principalmente falando sobre corações e sentimentos, então, a pessoa que deseja um coração, deve ir atrás, naturalmente, sem pressa, que um dia ele irá acha-lo, em relações, em objetos, na arte, em infinitas situações e esse é um dos prazeres que o coração dá: a beleza nas pequenas coisas. Portanto, são poucas as pessoas com essa habilidade de amar, de ter um outro olhar, pois todo o processo e a obtenção desse coração machuca, dói e demanda paciência e determinação.
Na minha concepção, ''Quem nasce com coração?'' se remete a ele e os sentimentos ocultados, que já não são mais considerados, ''Coração tem que ser feito'', demonstra o caminho para onde se deve levar os aprendizados que se aprende ao decorrer da vida, ''Já tenho uma porção'', caminhos errados o levaram a ter decepções, ''me infernizando o peito'', com esse peso veio a consequência, ''Com isso ninguém nasça'', se remete a um aviso que ele da para as pessoas, para o caminho na qual elas escolhem, ''Coração é coisa rara'', Poucas são as pessoas que encontram a felicidade ou são boas de coração, ''Coisa que a gente acha'', Uma escolha que só depende de nós, ou persistimos naquilo que queremos, ou escolhemos ficar sós, '' É melhor encher a cara'' A escolha dele fica bem clara, é melhor desistir e viver com o coração infernizado do que ir em busca de um novo e se machucar. :0 minha interpretação Prof!
Minha interpretação do 2º poema: Ele mesmo tem dúvidas se alguém já nasceu com coração, ou seja, com sentimentos, pois é muito difícil encontra-los, e assim, subtende que eles devem ser feitos. Como ele já tem vários desses sentimentos, sabe o pq são difíceis de encontra-los, pq eles doem. Mas mesmo assim, prefere o te-los pq isso faz vc viver (nascer) de novo, e é exatamente por isso que as pessoas continuam "mortas", sem "coração".
Um poema que não se conseguiu compreender, é digno de uma atenção maior. Assim como a máxima atenção que se emprega a um navio desorientado. Interpretação é isso, cada um terá sempre uma visão diferente da coisa. Rsrs
Eu acho que ele diz que é raro achar um coração para aquelas pessoas que preferem encher a cara não necessariamente ele, ou seja, essas pessoas não tem sentimentos muito bom por exemplo amor alegria. E por machucar ou infernizar como diz, deve ser por conta das paixões mau correspondidas?
minha interpretação foi que os corações ao qual o eu lirico se refere, trata dos sentimentos que nos infernizam, mas são sentimentos que criamos por outros que muitos não tem.
Minha interpretação do segundo poema de Leminski se refere ao amar (sentir). Por meio da escrita do autor surge uma possível pergunta, quem nasce com a possibilidade de sentir? E quem ao sentir tem a possibilidade de regar aquilo que foi sentido? O eulirico muito sentiu, muito amou, muito regou. Porém como uma sacola cheia, o peito queima com tantos sentimentos guardados, isso incomoda pois como uma barriga cheia após um almoço de domingo que não cabe nem mais uma azeitona assim é o peito queimado do eulirico, melhor seria não comer, não sentir, melhor é encher a cara, se embriagar como uma saída para outro lugar, porém como sintoma de abstinência ele volta a sentir, aumentando sua vasta coleção de corações.
Muito bom cara ❤👏👏 Gosto muito de ouvir pessoas interpretando poemas ou texto mais eu sozinha não consigo 😕 quero muito aprender .. #DificuldadesEmPortugues 😞
Entendi que ele quis dizer sobre a questão do amor,que eles já amou muito e teve muitas mágoas,mas mesmo assim ele prefere continuar na tentativa do amor,porém muitos não acham isso e enchem a cara
É como se fosse, o eu lirico passasse por varia lutas para ter conquistas, mas muitos não querem chegar ao final pelo caso de ter muita luta,o eu lirico acaba sofrendo, e no final é como se ele quisesse esquecer dos problemas usando a bebida.
Por isso que eu não gosto de questões com poemas em vestibular, pois eles limitam a gnt interpretar poema da forma que o elaborador da questao interpretou, sendo que cada um interpreta de um jeito
minha interpretação:O poeta quis dizer que você tem que moldar o seu coração através do tempo,construir o sentimento.o coração pode ser despedaçado por uma pessoa que só quis brincar com ele,é difícil a pessoa retribuir o amor que você está dando,é melhor encher a cara do que chorar por um amor não correspondido.
O foda é q eu n entendo o q o autor q passar ou n entendo algumas palavras sou meio burro pois não aprendi as coisas totalmente na escola no passado tô louco
Acredito que ele esteja se referindo às dores da vida( dificuldades que muitas vezes tem muito a nos ensinar e que preferimos " encher a cara" ,ou seja, preferimos a comédia do que a tragédia.
E tem gente que fala que a física é matéria de louco... Olha isso cara, ele descobriu tudo isso sobre um poema de navio. Você é incrível guerreiro
minha leitura do 2° poema: o poeta quer dizer que nem todos desenvolvem a sensibilidade, a qual não nos deixa indiferentes às coisas que acontecem no mundo, nas nossas relações e nosso dia-a-dia. Essa sensibilidade, de poucas pessoas hoje em dia, pode desencadear em nós sentimentos como: amor, paixão, ódio, raiva, tédio, angústia, solidão, insatisfação, os quais, muitas vezes, nos infernizam e até desencadeiam reações no próprio órgão coração( como taquicardia). E a situação fica pior quando temos a tendência de acumular esses sentimentos dentro de nós, o que nos traz tristeza. Para o poeta, a sensibilidade é algo que precisa ser procurado, trabalhado dentro de si mesmo e por isso é coisa rara: quase ninguém se dá a esse trabalho. Mas aí vem a pergunta: por que encher a cara depois de encontrar a sensibilidade? Bom, um bêbado, quase sempre, perde a noção daquilo que diz e,por isso, fala aquilo que sente a fim de desabafar, retirar um peso de dentro do peito. Então, nesse último verso, o poeta metaforiza essa figura do bêbado que devemos ser: sensíveis, mas não devemos acumular os sentimentos ruins advindos disso.
obrigada pela aulaaa!! professor, diga se minha análise cabe no poema, por favor!!
Minha interpretação quanto ao poema é muito parecida, porém, no último verso acredito que o poeta brinca com as palavras ditas anteriormente. O mesmo coloca o coração como algo raro e "feito" ou seja, que é necessário tempo e evoluí com experiências , porém, essa mesma evolução inferniza a vida, e por isso é melhor encher a cara.
Abraços. Ótima aula.
Bem legal! Verdade essa observação do último verso. obrigada
igual a o meu kkk pensei parecidíssimo
Assiste o filme "Ensaio sobre a cegueira" é uma grande metáfora sobre quase isso e muito mais
Uauuuu
O poeta demonstra a dificuldade de se "criar" corações, assim como de mante-los vivos. Não é qualquer pessoas que consegue criar uma relação de amor verdadeira e resistente, é árduo. O coração representa o amor, o autor enfatiza seus vários amores e paixões que ainda o infernizam. O autor também levanta o quão difícil é o amor, o sofrimento gerado por ele. Sendo assim, a melhor opção é encher a cara e esquecer dos problemas.
Tbm pensei assim, encarei o "coração" como os relacionamentos que o autor já teve
Tbm tive essa maneira de pensar...como se coração fosse os possíveis amor que o eu lírico criou por outras pessoaz e que ele achou em outras pessoas
gente, odiava literatura dormia em todas as aulas, mas graças a vcs estou me apaixonado e vendo o quanto essa matéria é maravilhosa.
Nossa.... eu tbm!
O quê vc entendeu nesse vídeo??
Conceito de aula interessante. Nunca vi o professor dar aula por trás do quadro. Arrazou!
Palmas: papapapapapapapapapapa
Ok, mas agora o problema é eu conseguir pensar igual esse cara
Eu era PÉSSIMA em Literatura e, graças a vocês, melhoro no âmbito deste ramo! Muito satisfatório como o professor aborda e nos ensina o assunto! Abraços à equipe!!
Adorei a aula! nota 10. A minha interpretação em relação ao segundo poema: " Quem nasce com coração ? " bem, com coração talvez ele esteja se referindo ao sentimento de amar. Quem nasce amando? ninguém nasce amando. Nós aprendemos a amar. " Já tenho uma porção me infernizando o peito ", aqui ele deixa claro que ele já amou muitas pessoas, e que talvez elas ela tenham partido. Talvez algumas pessoas o deixaram, já outros morreram, consequentemente isso suscita nele um sentimento de perda, um sentimento de saudade. Porque amar é estar sujeito a sentir dor. " Coração é coisa rara ", talvez aqui ele esteja dizendo que para algumas pessoas, é difícil amar. Com encher a cara talvez ele esteja dizendo que é o modo como ele está lidando com a dor de amar.
Assisti às 62 aulas, muito bom mesmooooooo😍❤️❤️👏🏻👏🏻👏🏻
A minha interpretação sobre o poema coloca o coração no plano dos sentimentos e como algo que caracteriza-se por sua raridade e construtividade. Essa constatação viabiliza a possibilidade interpretativa de pensarmos no coração como algo que irá mover "achares"(opiniões) a respeito dos sentimentos, sejam eles amor, empatia, compaixão, alegria. Entretanto, noto uma certa necessidade por parte do autor de promover um certo equilíbrio que irá propriciar a harmonização desses sentimentos que, por mais infernizadora que seja, irá nós levar para o caminho do prazer assim que percebermos que estes sentimentos são mais prazerosos e almejados do que encher a cara, já que isto só nos promove o afastamento da realidade e o medo de enfrentá-la tal como se apresenta a nós. Para tanto, basta que redimamos as nossas ações
em relação aos sentimentos de modo a construí-los e/ou reconstruí-los e, também, que nos mobilizemos a fim de buscar esta raridade que é ter um coração harmonizado.
Minha leitura. Eu traduzi na minha interpretação. Quem nasce amando..o amor tem que ser construido. Já tive muitos amores, Que me infernizaram ( me deixou noites sem dormir. Amando ninguém nasce. Amar é coisa rara, A gente encontra por aí; no dia em que não sabemos quando vamos encontrar a pessoa... É melhor encher á cara, pq ás vc o amor dói e amar é um sentido involuntário que enche nossa alma quando sentimos e quando isso se choca...nós sentimos igual um passárinho caindo de encontro ao chão.
minha interpretação foisemelhante a sua.
Linda interpretação
Adorei a explicação
Em fim eu fiz alguns poemas
Vou deixar um. Deles aqui
O vento levou
Às vezes a lua esta lá
Revelando segredos obscuros
As estrelas brilhando
E a opostos se desejando
A maré esta agitada afundando as mágoas
E levando as inocência brotando desejos
E invadindo e limpando as impurezas
A vida que levamos a cada onda que vai e vem
Fazendo nadar em uma maré de sangue
De quantas vida já trago
De quantos amor se crio
E agora nós separo
Na areia com coração e seu nome gravado
Sua pegadas apagadas
Deixando os rastros para trás
Apenas recordação na memória
Esse mar a frente refletir
Esse luar que guardo nosso segredos
E nós levou a brisa e o encanto
E agora uma flecha atravessou nossa alma
Afundando para nunca mais
Deixando o vento levar
Deixando a maré arrastar
E com o tempo em outros braços encontrar.
Aplicativo Wattpad (baixar na play store)
Quando estive no Wattpad pesquisa
@Stefanie_Rs
Muito bom! nunca pensei q iria gostar disso kkk
professor: não me interessa o que o autor quis dizer, depois que o texto é veiculado ele perde todo poder sobre sua obra
ENEM: O que o autor quis dizer no poema abaixo?
ai me quebra
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk real
realzonaaaaaa
KKKKKKK
Gosto de ver o empenho que vocês colocam no que ensinam. Parabéns ao canal. Abracos de Portugal
UMA DAS MELHORES AULAS DA MINHA VIDA!!!😭😭😭😭❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Muito bom. É o primeiro vídeo seu que assisto. Aprendi muito. Já me inscrevi e ficarei por aqui. Obrigado.
Caramba, estou meditando até agora sobre a analogia feita do poema do Paulo Leminski, realmente é uma visão desafiadora que nos eleva a literalmente pensar fora da caixinha assim como o extravio do navio.
Muito bom!
👏 👏 👍 Muito interessante Professor! Parabéns!👍 👏 👏
Meu eu pensei que o eu lírico do primeiro poema estava sendo irônico kkkkk
kkkkkk
Eu tbm
Vcs estão ajudam muito nos meus estudos de prova, vcs são ótimos!
pra mim o segundo poema significa que nós não sabemos, logo de cara, o que é o amor, mas com o tempo o conhecemos e por vezes ele nos machuca. o eu lírico espera que ninguém nasça com ele, porém mesmo assim o encontre para que saiba do seu real valor ou encha a cara para preencher um vazio como várias pessoas que não o encontram fazem.
Ótima explicação 👏👏😍
Bacana!! Vc podia colocar na descrição as referências de estudo usadas. Fica a dica. Valeu, belo vídeo, bacana a aula!!
No segundo poema, pra mim ele fez uma analogia, coração é sentimento, pessoas que nasce sem coração são frias e não sentem amor por ninguem. E alguns sentimentos ferem as pessoas, como o da perda, da traição Etc
minha leitura do 2 poema é a de quecada coração representa uma emoção,mas não uma qualquer,uma emoção mais profunda,que não se sente no dia a dia,como uma felicidade e amor intenso ao se ter a mulher de sua vida ou a tristeza de perder um amor não correspondido.Por isso ele cita que se acha,que é através do contato com outras pessoas.Mas, é algo tão difícil de encontrar corações que tragam felicidade somado com a possibilidade de se ter corações que tem uma tristeza intensa,que seja mais fácil ficar bêbado para esquecer disso.
Homem lindo e ótimo professor,todas as energias negativas (como do sono) vão embora
Adorei a aula, estava precisando bastante saber sobre interpretação de poema e você me ajudou demais valeu professor
Oii, obrigado pelas aulas , tá ajudando muito.
Sobre o segundo poema,entendi que ele tava se referindo a paixão ou amor platônico talvez.
Muito bom o vídeo! Me ajudou muito!
Ele falar de sentimentos tanto bons como mais que atormenta em seu peito, nem todos nascem com eles ,mas sim conquista com sua experiência ou com os outros. O fato dele fica bebendo representa tendo outras experiências que levam a ter sentimentos.
Sei que o vídeo é antigo, mas vou mandar a análise mesmo assim.
O poeta nos diz, por esse poema, que o coração, tido como a representação do amor romântico e doloroso, além de ser produzido por nós, deve ser achado por nós. Isso porque, a primeiro momento, não nos damos conta de sua existência. Além disso, é melhor encher a cara para se esquecer da dor no peito que o amor causa.
Desculpa usar essa expressão!! Cara você é muito bom!! Parabéns, amei a sua interpretação...
alem de aprender sobre interpretaçao de poemas ganhamos uma liçao de vida mores. Mais uma inscrita
O amor verdadeiro, tem que ser feito pois não existe em si, precisa ser construído, quando não e tem-se apenas uma porção(paixão, emoção), nos inferniza o peito, por acabar ou por não se concretizar e acabar-se quando não há mais a porção. Propósito não se nasce, se cria vivendo, fugindo de si mesmo, se acha se encontrando, inferniza por se perder nas irrealizações, é raro por ser difícil em padrões, é melhor encher a cara do que já tenho, do que não leva a nada, porque já estamos no nada mesmo, o nada social.
Meu entendimento: o poeta diz- “o coração é algo que tem de ser feito, que inferniza o peito”. Ninguém nunca está preparado pra um relacionamento, a dificuldade de conviver com outras pessoas. Amor já traz uma porção de tantos outros sentimentos, Já temos tantos problemas pessoais, cotidianos e erros comuns no dia a dia.
Segunda parte: por isso tantas pessoas estão presas, amorosamente e espiritualmente, demonstrando pouco ou quase nenhum amor em um relacionamento família ou com amigos. E recorrem sempre ao mais fácil e confortável para pessoa em sí!
na minha opiniao o segundo poema nos quis da a mensagem em que o amor somos nos que contruimos mas com o passar do tempo com as nss desiçoes ele vai se direcionando pra um caminho sem volta entao onde a amor nao a dor
Não entendi os 12 deslikes. Achei uma explicação boa, com resultado efetivo.
Isso é mt verdade, é como buscar uma explicação para a odisséia! Fiz um seminario uma vez sobre, eu tinha que interpretar a obra, mas tinha muitas interpretações de vários autores, ada um mais belo que o outro. O enem erra pedindo p analisar isso
Feliz foi o poeta por dividir a vida em ciclos. Há nele uma constatação de que ele está condenado a se invertar e com isso há inenarráveis florescimentos, que apesar de tudo, se acumulam e de alguma maneira e são expressos na forma de paixões, estas de todos os tipos, gozo, aroma, "phatológicas". Tais percepções sobre a fenomenologia da existência se dá, de forma amarga, percebe-se ao ser afirmado que é infernal. Há níveis psicológicos ímpares em tal texto, de modo que é possível interpretar a partir do viés existencial em que o inferno são os outros ou pelo amor "philia frustrado", isto é, dado ao outro e não correspondido. Assim, entende-se que o bêbado ao perder sua angústia e senso de objetividade, transcende sua condição humana e regojiza-se portanto em seu novo mundo pessoal, efêmero e leve de cargas sentimentais...
Interpretei a partir do esteriótipo do homem, como ser possível, contraditório e ambíguo.
Mattheus no caso do pensamento sobre a "criação" do coração, você acha que o sentimento do ser humano, que é algo fundamental em nossas relações diárias, e algo superficial pelo fato de não desenvolvermos nossa sensibilidade nem autoconhecimento sobre a distinta e controversa área emocional, quero saber sua opinião sobre como e abordado a criação de algo tão necessitado e esquecido nos dias fatídicos de nosso século .
Agradeço desde já
@@lyfyn2007 Olá meu amigo, acredito que sim.
Primeiramente é necessário um acolhimento do que se é, esse viés pode ser adquirido de diversas formas: introspecção, contato com a palavra de modo que ela se torna um espelho, trabalhos produtivos etc. De modo que há um princípio de vida, princípio de liberdade de ser, amarra para a sanidade e potencializador da existência. Desde o evangelho que é sabido, "legiões é meu nome por sermos muitos", com efeito é preciso identificar a persona, essas cumulações que são resultados de um fato social, diria Durkheim, negar esse si mesmo, presunçoso, preguiçoso, covarde e agarrar a sua cruz e seguir um novo caminho. Sem isso a existência é absurda e nem vale a pena ser vivida. Grande abraço.
@@Matheus_ofreitas Obrigado por ceder seu tempo para sanar minha duvida, sendo essa uma questão que reflete muito em meu cotidiano.Agradeço novamente meu caro.
@@lyfyn2007 Eu que agradeço, grato!
Na minha concepção é sobre os sentimentos no geral, o quão difícil é ter de lidar com as emoções. Além disso, alguém ter sentimentos verdadeiros, e se entregar e bater de frente com eles é raro, e que é achado por acaso. Também, muitas vezes pra não lidar com os próprios sentimentos é mais fácil "encher a cara", ou seja, esconder, prender, tentar ignora-los e deixar pra lá. Por isso é algo que inferniza o peito, porque não é fácil ter sentimentos.
Acho que os corações são paixões, que muitas pessoas têm medo de levar adiante é que causam mal a quem teve o trabalho de cuidar delas
Ótima aula!!
Encaro a segunda poesia como um apelo aos sentimentos do autor, que são gerados ao decorrer da vida, porém sentimentos fortes que o faz sofrer. O coração pode simbolizar todos os tipos de sentimentos, como a perda de um amor, amizade, familiar, sonhos destruídos, morte ou decepções por algo controverso. São corações construídos em nossa caminhada, mas que no fim, por perder, pois o que achamos pode se perder novamente,, causa muita dor, e por esse motivo é melhor "encher a cara", ignorar, esquecer, ser egoísta e nos tornar racionais.
Devia tu levar um montão de lá que eu tô dando like aqui no vídeo viu professor
meu pai do céu, é por isso que eu sou de exatas, "navio burro", " navio com maturidade" kk muita viajem.
HAHAHAHHAHA
Metáforas, o mome dessas muita viagem
Hahahaha exatas é muito mais dificil
Rachando de rir do seu comentário... interpretar é um ato lindo, sublime... sim, é muita viagem, mas é uma viagem maravilhosa kkkkk é por isso que não sou de exatas kkkkkkkkk acho exatas tão mais difícil... nunca aprendi rsrsrs
exatooo
exatas é bem mais fácil, não precisa ficar interpretando quase nadaa
interpretação:
coração podemos colecionar vários, termos mais de um amor, tanto por pessoas, causas e até mesmo objetos, porém muitas vezes esses "corações" podem causar dor, que com a bebida podemos aliviar, esquecer, frustrações que esses geram.
Da para tentar compreender ou entender?
Poderia comentar sobre "Chão de giz", do Zé Ramalho?
Minha leitura do texto 2 : amizade verdadeira n e para todos , tem que ser construída e tem um custa , como o mundo n é fácil é coisa rara e muita gente prefere encher a cara.
Minha leitura do poema é que ele se pergunta quem nasce com coração pq no mundo atual não vejamos pessoas que pareçam ter nascido com coração, ao meu ver o coração é a compaixão, é a sensibilidade é o sentir das coisas, "Coração tem que ser feito" no sentido de que ao ter essa visão de compaixão no mundo você começa a criar esse coração, essa sensibilidade de sentir varias coisas, logo adiante ele fala que tem uma porção que ele ja sentiu muitas coisas boas e ruins, talvez mais ruins que boas como ele falou no primeiro verso quem nasce com coração faz uma pergunta, logo se todos tivessem coração ele nao faria essa pergunta, no sentido de infernizar o peito a culpa não é toda dele por infernizar o peito, por toda essa sensibilidade que ele tem ele sente demais por pessoas que não tem coração isso machucou ele, por isso o "me infernizando o peito" logo adiante na segunda estrofe ele fala que ninguém nasce com coração por que o coração está relacionado com o seu convívio com o que você idealizado de certo e errado, quando ele diz que coração é coisa rara é que poucas pessoas conseguem ter esse olhar sensível (em não fazer o peito do outro ser infernizado) e no ultimo verso ele encerra desse jeito pois ele prefere viver em um mundo onde as coisas são fantasiadas quando você está sob o efeito de alguma coisa (alcool) ao sentir a dor de ter um coração no meio de um mundo onde ter coração é coisa rara, (você sofre menos)
Que o poema quer dizer que ele faz muitas pessoas se apaixonarem por ele pois o coração é o amor na opinião e que vc pode se machucar por que vc pode se apaixonar por a pessoa, por isso é muito melhor encher a cara.
Acredito q o segundo poema, o eulírico se refere a retenção de experiências. Quando ele diz ali no último verso sobre "É mais fácil encher a cara" acredito q ele qr dizer no sentido literal de encher a cara e esquecer o ocorrido, ou encher a cara e fazer as coisas conforme o álcool proporciona, e n vc msm no seu eu sóbrio. Então é bem mais fácil fazer as coisas embebedado, do q experienciar o mundo enquanto sóbreo.
Minha interpretação do 2º poema ficou assim: o eu-lírico afirma que o coração precisa ser feito, porém é uma coisa rara, visto que ele inferniza o peito, logo, trás angústias, pensamentos demais, tristeza etc etc, mas quem é que, num lugar de dor, deseja permanecer? quem é que sente prazer em viver em eterna agonia? certamente, são poucos que escolhem permanecer nessa situação por conta própria, por isso abandonam o coração durante o seu processo de feitura. Esse processo, entretanto, não vem ao nascer, precisamos ir atrás dele por conta própria, todavia nunca devemos ir obrigados, na obrigação nada se obtém, nada se cultiva, principalmente falando sobre corações e sentimentos, então, a pessoa que deseja um coração, deve ir atrás, naturalmente, sem pressa, que um dia ele irá acha-lo, em relações, em objetos, na arte, em infinitas situações e esse é um dos prazeres que o coração dá: a beleza nas pequenas coisas. Portanto, são poucas as pessoas com essa habilidade de amar, de ter um outro olhar, pois todo o processo e a obtenção desse coração machuca, dói e demanda paciência e determinação.
Na minha concepção, ''Quem nasce com coração?'' se remete a ele e os sentimentos ocultados, que já não são mais considerados, ''Coração tem que ser feito'', demonstra o caminho para onde se deve levar os aprendizados que se aprende ao decorrer da vida, ''Já tenho uma porção'', caminhos errados o levaram a ter decepções, ''me infernizando o peito'', com esse peso veio a consequência, ''Com isso ninguém nasça'', se remete a um aviso que ele da para as pessoas, para o caminho na qual elas escolhem, ''Coração é coisa rara'', Poucas são as pessoas que encontram a felicidade ou são boas de coração, ''Coisa que a gente acha'', Uma escolha que só depende de nós, ou persistimos naquilo que queremos, ou escolhemos ficar sós, '' É melhor encher a cara'' A escolha dele fica bem clara, é melhor desistir e viver com o coração infernizado do que ir em busca de um novo e se machucar. :0 minha interpretação Prof!
Minha interpretação do 2º poema: Ele mesmo tem dúvidas se alguém já nasceu com coração, ou seja, com sentimentos, pois é muito difícil encontra-los, e assim, subtende que eles devem ser feitos. Como ele já tem vários desses sentimentos, sabe o pq são difíceis de encontra-los, pq eles doem. Mas mesmo assim, prefere o te-los pq isso faz vc viver (nascer) de novo, e é exatamente por isso que as pessoas continuam "mortas", sem "coração".
adorei
Um poema que não se conseguiu compreender, é digno de uma atenção maior. Assim como a máxima atenção que se emprega a um navio desorientado. Interpretação é isso, cada um terá sempre uma visão diferente da coisa. Rsrs
Eu acho que ele diz que é raro achar um coração para aquelas pessoas que preferem encher a cara não necessariamente ele, ou seja, essas pessoas não tem sentimentos muito bom por exemplo amor alegria. E por machucar ou infernizar como diz, deve ser por conta das paixões mau correspondidas?
Poema é um negócio do cão!!
Muito bom! ♥
minha interpretação foi que os corações ao qual o eu lirico se refere, trata dos sentimentos que nos infernizam, mas são sentimentos que criamos por outros que muitos não tem.
Minha interpretação do segundo poema de Leminski se refere ao amar (sentir). Por meio da escrita do autor surge uma possível pergunta, quem nasce com a possibilidade de sentir? E quem ao sentir tem a possibilidade de regar aquilo que foi sentido?
O eulirico muito sentiu, muito amou, muito regou. Porém como uma sacola cheia, o peito queima com tantos sentimentos guardados, isso incomoda pois como uma barriga cheia após um almoço de domingo que não cabe nem mais uma azeitona assim é o peito queimado do eulirico, melhor seria não comer, não sentir, melhor é encher a cara, se embriagar como uma saída para outro lugar, porém como sintoma de abstinência ele volta a sentir, aumentando sua vasta coleção de corações.
Para mim, ele tanto constrói quanto enche a cara.
obrigadooooooooooooooo
Boa aula professor
Meu Deus tava estudando para prova do sexto ano e agora que eu fui ver pelo que eu percebi a primeira nem eu vou tirar uma ótima nota
Muito bom cara ❤👏👏
Gosto muito de ouvir pessoas interpretando poemas ou texto mais eu sozinha não consigo 😕 quero muito aprender .. #DificuldadesEmPortugues 😞
es o genio
Entendi que ele quis dizer sobre a questão do amor,que eles já amou muito e teve muitas mágoas,mas mesmo assim ele prefere continuar na tentativa do amor,porém muitos não acham isso e enchem a cara
No segundo texto : Substitua a palavra coração por amor e tire suas próprias conclusões !
top d maisss!!!
o primeiro poema achei que o navio e a vida e que esta perdendo o rumo que e a rota
hahhahaha quando ele falou de de nota de primeira eu pensei que era nota de 0 a 10 kkkkkkkkkkk mds
Rafinha Bastos, é você?
ksks Excelente aula.
não é que é
É como se fosse, o eu lirico passasse por varia lutas para ter conquistas, mas muitos não querem chegar ao final pelo caso de ter muita luta,o eu lirico acaba sofrendo, e no final é como se ele quisesse esquecer dos problemas usando a bebida.
muito bom
Se não pode ser feito, como que se acha?
Se acha em corações que já foram feitos? Talvez!
Eu tô chorando só com a análise, sofro kkk
tenho so doze anos e ja vai cair isso a prova acho que isso e de enem
amigo bora melhorar a letra ai ok?
Oi
Por isso que eu não gosto de questões com poemas em vestibular, pois eles limitam a gnt interpretar poema da forma que o elaborador da questao interpretou, sendo que cada um interpreta de um jeito
✨✨✨✨
o segundo poema se traduz em dito popular " é melhor beber porque amar ta difícil. "
Esse poema 2 ele tava escutando Marilhia Mendonça
minha interpretação:O poeta quis dizer que você tem que moldar o seu coração através do tempo,construir o sentimento.o coração pode ser despedaçado por uma pessoa que só quis brincar com ele,é difícil a pessoa retribuir o amor que você está dando,é melhor encher a cara do que chorar por um amor não correspondido.
se alguém ler ai da a opinião,please thanks
OS VIDEOS DE LITERATURA, AULAS 4 AO 62 ESTÃO PRIVADOS, PORQUE?
estamos trabalhando em ajustes nesses videos.
nos próximos dias estarão disponíveis.
Tudo bem aguardo, obrigada. Excelente trabalho!
O foda é q eu n entendo o q o autor q passar ou n entendo algumas palavras sou meio burro pois não aprendi as coisas totalmente na escola no passado tô louco
Lembrei do Zizek
Acredito que ele esteja se referindo às dores da vida( dificuldades que muitas vezes tem muito a nos ensinar e que preferimos " encher a cara" ,ou seja, preferimos a comédia do que a tragédia.
* ).
Não entendi nada
Bobagem é não voi o Marcelo
Poema nem deveria cair em prova. Acaba acertando a questão quem da mais sorte
Qi coisa
No 2 poema eu entendi que o cara é corno. Troque a palavra coração por paixão.
Eu entendi que o outor fala de poemas ruins que é digno de críticas.
❤️
Se os poemas abrem margem para várias interpretações, então por que os poemas caem no enem ?? qual o sentido disso
... '-'
Esses anúncios kkk
Tira a concentração