Sou admirador absoluto de Ailton Krenak, e adorei essa conversa com o Marcelo Gleiser!! Sempre nos faz pensar um pouco mais no nossos métodos de vida! Procuro sempre ser um otimista, e sempre buscando colocar em prática a mudança que quero ver no Mundo! E como eles falaram, importante essa conexão e expansão de pensamento entre as pessoas que têm a aspiração de ver um mundo melhor!
Gratidão por este encontro. Clareza e reflexão da melhor qualidade. Acredito na lida de cada um. Estou a plantar, a regar, a cuidar!! Precisamos de tão pouco para viver!!!!
OUVIR PARA APRENDER E USAR O APRENDIZADO. AILTON KRENAK É A VOZ INDÍGENA QUE DOMINA A LÍNGUA E O PENSAMENTO DOS BRANCOS SEM DEIXAR DE SER ESTRUTURALMENTE ÍNDIO E, POR ISSO, PODE SER E TEM SIDO O INTERLOCUTOR DIRETO ENTRE OS DOIS POVOS. FEZ MUITA FALTA ATÉ HOJE.
Que lindeza de diálogo. Quando a Ciência encontra a Ancestralidade a evolução é natural. Muito obrigada por compartilharem. Vlw cada segundo. Um alumbramento.
Que conversa selvagem foi essa!!! Não sei se todos entenderam ou tiveram a mesma experiência que eu, preciso ter contato mais com essa existência que se apresenta krenak, a sabedoria transcendental que vem desde o início de tudo nos convoca a criar o dia de amanhã, ainda estamos presos nessas "24h" e logo reiniciamos no dia seguinte, respostas pra uma eternidade estão nos confrontando hoje, e respostas para uma vida terrena recebem luz em nossa consciência, gratidão pelos ensinamentos aqui deixados nesse playground humano!
A impressionante conversa entre Ailton e Marcelo foi, sem exageros, a melhor coisa a que assisti neste ano de 2020, mesmo antes da pandemia e da reclusão. Por favor, caso possam, disponiblizem, mesmo com preço (a verba pode ser usada em ações ativistas em prol do planeta), esse vídeo. Rogo mais: repitam a dose. Meus profundos agradecimentos aos debatedores, pela profundidade em linguagem simples, e por isso tão inteligível a um conteúdo tão caro, pelo tratamento intenso das proposições, por sua cordialidade mútua e natural que, por serem vocês notória referência, respeitados e sinceros, desconsiderarem pompas e circunstâncias, porque grandes o são sem precisarem provar. Senti-me partícipe do banquete oferecido. Parabéns e gratidão à nossa mediadora e equipe responsável pela "Conversa Selvagem". Já passo a segui-los. Certo estejam de que pude perceber minha saudável insignificância em composição com a honra em ser um ser amalgamado à Terra, universo, pele, umbigo e aos outros complanetários sencientes. Uma hora e dez minutos passaram sem notarmos. Que unguento, frente à enxurrada de notícias suspeitas, contraditórias. Obrigado mais mil vezes!
Assino embaixo Cesario! Belíssimo diálogo. belíssimo mesmo. É disso que a gente precisa, uma re-união, uma reintegração entre as ciências humanas e as naturais, que no final das contas sempre foram uma só. Assim como nós, as plantas e o cosmos. Abraços e agradecimentos a todos que colaboraram para nos brindar com esse presente.
Amigos: legendar as mensagens do Ailton Krenak para outras línguas é uma tarefa urgente. É uma questão de sobrevivência de todas as formas de vida. Agradeço muito pela postagem. Abraços.
Já admirava o Marcelo Gleiser desde minha filha bem criança, tanto q na época comprei o livro dele O Livro Do Cientista pra minha filha, hoje ela está com 23 anos. Sempre o acompanhei em suas falas e texto e agora mais do q nunca eu o tenho como uma pessoa especial. Quanto a Ailton Krenak o conheci a pouco tempo através de seu livro Ideias Para Adiar O Fim Do Mundo , e me apaixonei por ele também. Pessoas especiais nesse Planeta com pessoas tão hostis.
Concordo com o Ailton Krenak. A gente precisa aprender a morrer, a aceitar a finitude e parar de nos reproduzir como espécie sem que haja verdadeira responsabilidade, real propósito.
Super concordo também... e interessante que me fez lembrar a questão do pânico e medo que nós estamos da morte perante a pandemia, haverá muitas mortes, isso é certo. E o que sobra de nós se não aceitarmos que a morte vem pra todos? Digo isso não descartando o cuidado quanto a isolamento e higienização, mas também aceitar essa realidade. Digo isso pra mim mesma também. Se a engrenagem do sistema estivesse harmônica com o modo de produção natural da terra, a morte viria de qualquer forma, mas não tão devastadora, cheia de medo pânico e não aceitação do ritmo de vida-morte-vida da natureza.
Considero que o mundo se tornou um lugar muito hostil para se está colocando vidas, muitas vezes pelo simples egocentrismo de ter alguém pra ser chamado de meu. Pois na maioria das vezes esses filhos pouco ficam com seus genitores.
Q massa! A fala do Gleiser sobre o universo dentro de nós, "as estrelas" em nós (ferro no nosso sangue, cálcio nos nossos ossos, átomos de carbono em todo nosso corpo). A nossa ancestralidade em comum, viemos de uma mesma célula, um mesmo princípio. A sabedoria da cultura indígena é impressionante! Obrigado!
Gratidão! É sempre maravilhoso ouvir os ensinamentos de Ailton e suas críticas tão pertinentes e sábias ao nosso--humano--modo de nos movermos na Mãe Terra--tudo isso sem perder a ternura jamais...
Cada dia mais estamos refletindo sobre as mudanças que são necessárias fazer. Tenho acompanhado as entrevistas com o grande e tão simples , ♥, Ailton e tenho aprendido muito. Revigora a esperança. A humanidade precisa se tornar humana, a começar de cada um de nós. Muito obrigada! Muito obrigada Marcelo e Ailton e Ana! Vou compartilhando o que puder. Até!
Inspirador pra mim o Ailton, só é um pouco triste constatar que após a pandemia voltamos aos padrões destrutivos, rumando para 2024 a humanidade ainda não conseguiu despertar para sua própria natureza, para poder perceber e sair da entropia que criou para si mesma. Sonhos são, permacultura, agrofloresta e reforma agrária como política global. Em vez do PIB ter que crescer, crescer a união para o bem comum de todos os seres. Entre tantas outras coisas. Axé
Excelente reflexão..precisamos mudar essa realidade de destruição do planeta e reconhecer que não somos nada e que podemos viver melhor na simplicidade.
Não, o que o líder Ailton Krenak diz é que, ao entendermos o poder como sobrenatural, equivocadamente nós nos sentimos superiores ou desconectados da Natureza. E, assim sendo, perdemos o elo de integração com ela.
Hoje dia 23/04 estou ouvido essa live e emocionada. Estou em BH e neste momento o trem passou a 4 quarteirões de casa e buzinou. Comungo de todas as falas de vocês e tenho feito a minha parte, como um na multidão, respeitando a natureza e procurando reduzir meu lixo e separar para reciclagem. Gratidão por poder ouvi-los e me estimularem a ter ainda mais consciência que somos Um.
Lindo debate entre a ciência e a sabedoria indígenas. Uma delícia de assistir. Tanto que gostaria de humildemente contribuir para o debate de alguma forma. Estou no momento lendo um livro de um um filósofo contemporâneo Estados Unidense, chamado Charles Eisenstein, onde ele fala que uma das quebras de paradigmas que a ciência deve fazer nesse momento para a mudança no mundo, a partir das experimentações da física quântica, é assumir que a aleatoriedade não existe em todo o universo e que a ideia de que cada partícula por menor que seja, tem consciência de tudo que faz é muito mais coerente para explicar a estabilidade da matéria e da vida. Isso nos levaria a compreensão de que nosso planeta não é apenas uma massa inerte flutuando no vazio, mas sim um ser vivo e dotado de consciência própria, com uma percepção de tempo muito diferente da nossa, assim como tudo que dele faz parte. Um organismo único. Ele ainda afirma, que os povos indígenas de todo o mundo, nessa história, optaram por ser os guardiões dessa sabedoria, cada qual resguardando uma parcela desse entendimento. Achei pertinente colocar esse relato aqui, já que o debate girou em torno dessas questões. Com toda humildade do mundo, para dois grandes mestres. Grato
Me senti honrado com a resposta. O nome do livro em questão é “O mundo mais bonito que nossos corações sabem ser possível”. Na verdade nele, ele questiona paradigmas da sociedade, com o intuito de superar os efeitos do aquecimento global. Tem valido muito a leitura.
Acabei de ouvir tudo, pela segunda vez, agora em bem final julho/ 2024. Uma de minhas contribuições, ser Vegana, desde 2007, pelos animais e pelo planeta, como um todo. Agradecendo. 🌿🌻🌱
Um privilégio participar desta inspiradora e brilhante interlocução com Marcelo & Ailton . Estamos experimentando um momento singular. O protagonismo do Covid-19 é um pretexto , um rito de passagem. Uma oportunidade de (re)pensar a nossa trajetória . De criar novos paradigmas humanamente humanos, para a humanidade que se desumanizou. .
Eu sou da geração dos meados dos anos 60 e nunca pensei em ver um representante dos povos originários da maior relevância como Ailton Krenak em dialogo com o Marcelo Gleiser, um representante tambem altamente relevante da Ciência como o Marcelo Gleiser. Lembro-me de uma vez perguntar para minha filha porque chamavam a Física de Ciencias da Natureza e ela respondeu simplesmente que é isso que a Física é. A explicação das leis da Natureza o que pra mim que via a Física como o bicho papão do terceiro grau.
eu quero agradecer a oportunidade deste momento com vcs, eu estou tentando multiplicar esses pensamentos e fazer as crianças pensarem e experimentarem esses pensamentos.gratidão, esperança.
Muita Gratidão por ouvir no SELVAGEM, ciclo de estudos sobre a vida, estes dois lúcidos seres humanos conversando sobre a pequenez humana diante da vida cósmica e planetária!! Valeu muito!!
Você poderia ver que a sabedoria dos povos originários não precisa de fundamento científico. Aliás o fundamento da ciência moderna é seu método e, portanto, a própria ideia de fundamento pode ser problematizada. A sabedoria dos povos originários tem um fundamento mais que suficiente em si mesma.
@@antoniomadalenag6091 a sabedoria indígena não precisa mesmo de um fundamento científico pq sua sabedoria é sua ciência tradicional. Mas n concordo em diminuir a ciência ocidental q tb tem o lado positivo. As explicações indígenas para os fenômenos são bonitas e possuem muita coerência quando compreendemos a partir da ciência ocidental e no fim concluímos que as duas fazem muito sentido em relação a complexidade e completude da natureza. Jamais vou dizer que a história da ciência e a evolução do pensamento científico não é linda, sendo que o problema está em como o capitalismo se apropriou dela. Erramos pq deixamos a simplicidade de lado. E Ailton está mais que certo que a vida é um ciclo que tem que fluir.
Muito bom ver esse encontro de conhecimentos que fazem parte da minha identidade. Conflitos que vejo ao meu redor, uma ciência que se acha no poder de calar a voz de povos tão antigos. Saberes ancestrais da mata que nos relembram nossa conexão com a chuva, a terra a vida.
Acompanho Aílton Bernal desde os anos 80 no "Programa de Índio" da Rádio USP. A gente tenta se encontrar com a Natureza, através de suas reflexões! Gratidão!
A sutil diferença entre pessoas que já possuem consciência e percepção global de relação consigo e com o meio. Até parece que estão falando de assuntos distintos e pontos de vista diferentes. Mas aproveitamos para abrir a percepção para essa visão sistêmica e que ainda precisa ser ampliada 💫
Diálogo excelente. Muito bom ver essa comunhão de idéias, pensamentos e sonhos. Concordo plenamente com os dois. Talvez porque sou antiga ainda, Tenho plantas, tenho hábitos da minha vó e acho mara ver o por do Sol. Precisamos do por do sol🎵♩🎶🎼🎷🎶🎻🎵
AILTON KRENAK NOS DÁ OUTRA PERSPECTIVA A RESPEITO DA CIÊNCIA, QUE JULGAMOS SER A MAIOR MARAVILHA DO UNIVERSO. AILTON NOS AFIRMA QUE PODE NÃO SER. GRATÍSSIMA POR NOS DAR OUTRO SENTIDO À CIÊNCIA, POR DAR OUTRA CONOTAÇÃO ÀS CHAMADAS 'EVOLUÇÕES DAS CONSTRUÇÕES HUMANAS". PARECE QUE NÃO SOMOS 'OS MAIS 'EVOLUÍDOS', MAS APENAS E TÃO SOMENTE UM ENTRE TODOS OS QUE ESTÃO AQUI E AGORA NA FACE DA TERRA.
Parabéns pelo conteúdo super enriquecedor e bastante reflexivo. Sem dúvida, precisamos rever nossos hábitos para realinharmos a conexão com o meio ambiente!
Ah, que maravilha! Me senti representada nessas palavras. Gratidão Krenak . sim, uma hora nós vamos partir...é preciso respeito enquanto aqui! gratidão auto responsabilizar-se , ser e agir como adulto pode até doer ...esse processo todo mas... é libertador e o resultado é ´Vida!! Mais leve, fluída... alegre, saudável... Sim, com os problemas do dia a dia mas sem ilusões que giram em circulo e caóticas, namastê
gostei muito da conversas.fico muito contente com a consciencia de chamar mais pessoas e aprofundar as conversas nesses assuntos que urgem. Gostaria so de chamar atenção para algumas expressões como: a coisa vai ficar preta,neguim etc que podem ser subistituidas em conversas futuras por que fazem referencia a construções que sao racistas. Digo isso pelo desafio diario do que e substituir esse traços de violencia na linguagem,faco o comentario de forma muito construtiva, adoro o canal e sei que sao cabeças sanas.abraco!
estaria c vs no chat mas nao soube. Q beleza quem se ocupe e pré ocupe com nossa grande Mãe, a Terra, sofrida e judiada. Sou eutonista e psicóloga de Sampa.
Esse diálogo entre vocês, me fez lembrar as maravilhosas aulas do Professor Dr. Daniel Silva, da UFCS, em 2002/03, quando estudei naquela universidade. 🙏🏾 Gleiser, a coisa não vai ficar preta porque vai ficar ruim! Fala assim, não!
É uma honra poder ter acesso a essas mentes / corações brilhantes 🙏☀️🌎
Krenak, sempre traz elementos muito importantes para uma reflexão que provoca um repensar a vida.
Ailton Krenak um dos pensadores mais potentes na atualidade. Gratidão imensa por partilhar sua leitura Ailton Krenak.
Sou admirador absoluto de Ailton Krenak, e adorei essa conversa com o Marcelo Gleiser!! Sempre nos faz pensar um pouco mais no nossos métodos de vida! Procuro sempre ser um otimista, e sempre buscando colocar em prática a mudança que quero ver no Mundo! E como eles falaram, importante essa conexão e expansão de pensamento entre as pessoas que têm a aspiração de ver um mundo melhor!
Gratidão por este encontro. Clareza e reflexão da melhor qualidade. Acredito na lida de cada um. Estou a plantar, a regar, a cuidar!! Precisamos de tão pouco para viver!!!!
Maravilhoso! Obrigada!
OUVIR PARA APRENDER E USAR O APRENDIZADO. AILTON KRENAK É A VOZ INDÍGENA QUE DOMINA A LÍNGUA E O PENSAMENTO DOS BRANCOS SEM DEIXAR DE SER ESTRUTURALMENTE ÍNDIO E, POR ISSO, PODE SER E TEM SIDO O INTERLOCUTOR DIRETO ENTRE OS DOIS POVOS. FEZ MUITA FALTA ATÉ HOJE.
Que lindeza de diálogo. Quando a Ciência encontra a Ancestralidade a evolução é natural. Muito obrigada por compartilharem. Vlw cada segundo. Um alumbramento.
Que Feliz encontro!! Dois grandes e notáveis brasileiros ! Planetários!
Que conversa selvagem foi essa!!!
Não sei se todos entenderam ou tiveram a mesma experiência que eu, preciso ter contato mais com essa existência que se apresenta krenak, a sabedoria transcendental que vem desde o início de tudo nos convoca a criar o dia de amanhã, ainda estamos presos nessas "24h" e logo reiniciamos no dia seguinte, respostas pra uma eternidade estão nos confrontando hoje, e respostas para uma vida terrena recebem luz em nossa consciência, gratidão pelos ensinamentos aqui deixados nesse playground humano!
A impressionante conversa entre Ailton e Marcelo foi, sem exageros, a melhor coisa a que assisti neste ano de 2020, mesmo antes da pandemia e da reclusão. Por favor, caso possam, disponiblizem, mesmo com preço (a verba pode ser usada em ações ativistas em prol do planeta), esse vídeo. Rogo mais: repitam a dose. Meus profundos agradecimentos aos debatedores, pela profundidade em linguagem simples, e por isso tão inteligível a um conteúdo tão caro, pelo tratamento intenso das proposições, por sua cordialidade mútua e natural que, por serem vocês notória referência, respeitados e sinceros, desconsiderarem pompas e circunstâncias, porque grandes o são sem precisarem provar. Senti-me partícipe do banquete oferecido. Parabéns e gratidão à nossa mediadora e equipe responsável pela "Conversa Selvagem". Já passo a segui-los. Certo estejam de que pude perceber minha saudável insignificância em composição com a honra em ser um ser amalgamado à Terra, universo, pele, umbigo e aos outros complanetários sencientes. Uma hora e dez minutos passaram sem notarmos. Que unguento, frente à enxurrada de notícias suspeitas, contraditórias. Obrigado mais mil vezes!
Cesário Augusto Pimentel de Alencar obrigada pelo lindo comentário. O vídeo está disponível para todos aqui nesse link mesmo. Abraços
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Assino embaixo Cesario! Belíssimo diálogo. belíssimo mesmo. É disso que a gente precisa, uma re-união, uma reintegração entre as ciências humanas e as naturais, que no final das contas sempre foram uma só. Assim como nós, as plantas e o cosmos. Abraços e agradecimentos a todos que colaboraram para nos brindar com esse presente.
Amigos: legendar as mensagens do Ailton Krenak para outras línguas é uma tarefa urgente. É uma questão de sobrevivência de todas as formas de vida. Agradeço muito pela postagem. Abraços.
Meirivam Com certeza. Estamos nos organizando para isso.!
Simplesmente apaixonada por Ainton Kranak, uma espécie de paixão intelectual. Que consciência, quanta lucidez!
Também tô assim. 😍
Já admirava o Marcelo Gleiser desde minha filha bem criança, tanto q na época comprei o livro dele O Livro Do Cientista pra minha filha, hoje ela está com 23 anos. Sempre o acompanhei em suas falas e texto e agora mais do q nunca eu o tenho como uma pessoa especial. Quanto a Ailton Krenak o conheci a pouco tempo através de seu livro Ideias Para Adiar O Fim Do Mundo , e me apaixonei por ele também. Pessoas especiais nesse Planeta com pessoas tão hostis.
Muito obrigada a todos pelos comentários e participação. Fortalece a nave Selvagem!
Maravilhosa a palestra parabéns professor Marcelo Gleiser.
um indígena e um cientista conversando e se entendendo, claro, pq o que os une é a sua HUMANIDADE e CONSCIÊNCIA! que maravilha!
Son dós ateos.!!!🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Desmonta tudo, Krenak! 🤩👏🏽👏🏽
Nós, homens, árvores, prados, rios e mares somos um só. Interligados pelo invisível mas real pulsar da vida. Obrigada pelo diálogo quase divino.
Concordo com o Ailton Krenak. A gente precisa aprender a morrer, a aceitar a finitude e parar de nos reproduzir como espécie sem que haja verdadeira responsabilidade, real propósito.
Também achei muito interessante esse ponto levantado pelo Ailton. Aceitar a morte é inerente à aceitação da vida.
Super concordo também... e interessante que me fez lembrar a questão do pânico e medo que nós estamos da morte perante a pandemia, haverá muitas mortes, isso é certo. E o que sobra de nós se não aceitarmos que a morte vem pra todos? Digo isso não descartando o cuidado quanto a isolamento e higienização, mas também aceitar essa realidade. Digo isso pra mim mesma também. Se a engrenagem do sistema estivesse harmônica com o modo de produção natural da terra, a morte viria de qualquer forma, mas não tão devastadora, cheia de medo pânico e não aceitação do ritmo de vida-morte-vida da natureza.
Sim
Krenaky, un ateo.!!!🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Considero que o mundo se tornou um lugar muito hostil para se está colocando vidas, muitas vezes pelo simples egocentrismo de ter alguém pra ser chamado de meu. Pois na maioria das vezes esses filhos pouco ficam com seus genitores.
Q massa! A fala do Gleiser sobre o universo dentro de nós, "as estrelas" em nós (ferro no nosso sangue, cálcio nos nossos ossos, átomos de carbono em todo nosso corpo). A nossa ancestralidade em comum, viemos de uma mesma célula, um mesmo princípio. A sabedoria da cultura indígena é impressionante! Obrigado!
Que conversa incrível!!! Sabedoria!
Este encontro maravilhoso foi um presente para mim. Só agradeço
Gratidão! É sempre maravilhoso ouvir os ensinamentos de Ailton e suas críticas tão pertinentes e sábias ao nosso--humano--modo de nos movermos na Mãe Terra--tudo isso sem perder a ternura jamais...
Cada dia mais estamos refletindo sobre as mudanças que são necessárias fazer. Tenho acompanhado as entrevistas com o grande e tão simples , ♥, Ailton e tenho aprendido muito. Revigora a esperança. A humanidade precisa se tornar humana, a começar de cada um de nós. Muito obrigada! Muito obrigada Marcelo e Ailton e Ana! Vou compartilhando o que puder. Até!
Um milhão de bis pela excelente live parabéns dois gigantes a qual eu me apoio nos ombros.
a sincronicidade do silêncio e a buzina do trem da Vale foi tocante e a síntese milagrosa deste diálogo.
Inspirador pra mim o Ailton, só é um pouco triste constatar que após a pandemia voltamos aos padrões destrutivos, rumando para 2024 a humanidade ainda não conseguiu despertar para sua própria natureza, para poder perceber e sair da entropia que criou para si mesma. Sonhos são, permacultura, agrofloresta e reforma agrária como política global. Em vez do PIB ter que crescer, crescer a união para o bem comum de todos os seres. Entre tantas outras coisas. Axé
Excelente reflexão..precisamos mudar essa realidade de destruição do planeta e reconhecer que não somos nada e que podemos viver melhor na simplicidade.
Que maravilha! Mesmo em meio a pandemia estamos aí em sintonia
Parabéns!
Ailton querido!
Sua presença é o presente!
Finíssimo diálogo!
Parabéns pros dois!
Abraço.
Maravilhosos!!! Que conversa incrível, como não poderia deixar de ser com Ailton e Gleiser! Por favor, continuem esse diálogo tão importante 🙏💖🤝✨
É necessário que surjam novas lideranças imbuídas desses conceitos de vida , cooperação, humanidade , tradição natureza etc.
Maravilhoso! Fundamental! Vou ver com meus alunos! Que bom que ainda existem pessoas como vcs ❤️❤️❤️
"Não existe poder sobrenatural. Todo poder é natural! E nós participamos dele..."
!!!
Natural ou não natural são definições dentro de um contexto, de uma história e de uma cultura.
Não, o que o líder Ailton Krenak diz é que, ao entendermos o poder como sobrenatural, equivocadamente nós nos sentimos superiores ou desconectados da Natureza. E, assim sendo, perdemos o elo de integração com ela.
Realmente, essa frase do Ailton Krenak é perfeita!
Yó creo el Poder Celestial de mostro Señor Sianto Dios Padre Celestial"
Saludos desde Brasília DF Brasil" adiós los muchachos brasilleños.
🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Hoje dia 23/04 estou ouvido essa live e emocionada. Estou em BH e neste momento o trem passou a 4 quarteirões de casa e buzinou.
Comungo de todas as falas de vocês e tenho feito a minha parte, como um na multidão, respeitando a natureza e procurando reduzir meu lixo e separar para reciclagem. Gratidão por poder ouvi-los e me estimularem a ter ainda mais consciência que somos Um.
Um presente esse diálogo franco e aberto sobre a humanidade. Obrigado
Ouvindo muito nossos filósofos das nossas florestas . É como ouvir os sinais de nossos ancestrais. Obg!
Lindo debate entre a ciência e a sabedoria indígenas. Uma delícia de assistir. Tanto que gostaria de humildemente contribuir para o debate de alguma forma. Estou no momento lendo um livro de um um filósofo contemporâneo Estados Unidense, chamado Charles Eisenstein, onde ele fala que uma das quebras de paradigmas que a ciência deve fazer nesse momento para a mudança no mundo, a partir das experimentações da física quântica, é assumir que a aleatoriedade não existe em todo o universo e que a ideia de que cada partícula por menor que seja, tem consciência de tudo que faz é muito mais coerente para explicar a estabilidade da matéria e da vida. Isso nos levaria a compreensão de que nosso planeta não é apenas uma massa inerte flutuando no vazio, mas sim um ser vivo e dotado de consciência própria, com uma percepção de tempo muito diferente da nossa, assim como tudo que dele faz parte. Um organismo único. Ele ainda afirma, que os povos indígenas de todo o mundo, nessa história, optaram por ser os guardiões dessa sabedoria, cada qual resguardando uma parcela desse entendimento. Achei pertinente colocar esse relato aqui, já que o debate girou em torno dessas questões. Com toda humildade do mundo, para dois grandes mestres. Grato
Rafael Cotrim obrigada, muito interessante! Conhecemos o Charles Eisenstein. Muito boa a reflexão dele nesse momento da pandemia.
Me senti honrado com a resposta. O nome do livro em questão é “O mundo mais bonito que nossos corações sabem ser possível”. Na verdade nele, ele questiona paradigmas da sociedade, com o intuito de superar os efeitos do aquecimento global. Tem valido muito a leitura.
Tanta sabedoria e verdade em um só vídeo, obrigada por existirem, Ailton e Marcelo!!!🌟✔️
Acabei de ouvir tudo, pela segunda vez, agora em bem final julho/ 2024.
Uma de minhas contribuições, ser Vegana, desde 2007, pelos animais e pelo planeta, como um todo.
Agradecendo. 🌿🌻🌱
Um privilégio participar desta inspiradora e brilhante interlocução com Marcelo & Ailton . Estamos experimentando um momento singular. O protagonismo do Covid-19 é um pretexto , um rito de passagem. Uma oportunidade de (re)pensar a nossa trajetória . De criar novos paradigmas humanamente humanos, para a humanidade que se desumanizou.
.
Eu sou da geração dos meados dos anos 60 e nunca pensei em ver um representante dos povos originários da maior relevância como Ailton Krenak em dialogo com o Marcelo Gleiser, um representante tambem altamente relevante da Ciência como o Marcelo Gleiser. Lembro-me de uma vez perguntar para minha filha porque chamavam a Física de Ciencias da Natureza e ela respondeu simplesmente que é isso que a Física é. A explicação das leis da Natureza o que pra mim que via a Física como o bicho papão do terceiro grau.
Foi um alento estar em sintonia com todos. Namastê
Acalenta o coração ver tanta gente interessada em ouvir esse conteúdo
Nossa só vi esse vídeo hoje que impressionante que esclarecedor.parabens a todos envolvidos em especial ao krenak .
eu quero agradecer a oportunidade deste momento com vcs, eu estou tentando multiplicar esses pensamentos e fazer as crianças pensarem e experimentarem esses pensamentos.gratidão, esperança.
silenciar a mente pra ver o divino da Natureza pode ser um começo.
Ouvir você me enche de esperança..
Muita Gratidão por ouvir no SELVAGEM, ciclo de estudos sobre a vida, estes dois lúcidos seres humanos conversando sobre a pequenez humana diante da vida cósmica e planetária!! Valeu muito!!
Ailton e Marcelo, uma riqueza de conversa desses dois. Maravilhoso.
Pena que os minutos passaram voando.
Por mais encontros como esse.
Obrigada.
Que coisa maravilhosa ouvir tanta sabedoria em meio à toda loucura que estamos vivendo. É isso o que precisamos. Obrigada!
Uma conversa que evidência a grande diferença entre inteligência e sabedoria. E como às vezes a inteligência gosta de se limitar por se auto definir.
Tem q ter continuidade esta conversa! Maravilhoso momento! Q Benção para o mundo! 🙏🏾😊💙🌳💙🌳💙🌳🌹
Este foi a primeiro vez que assisto, muito interessante o tema , eu admiro muito o Ailton KRENAK espero que esse papo bom volte.
Gostei desse diálogo entre a ciência e sabedoria indígena em relação à preservação da natureza! Parabéns, Marcelo Gleiser e Ailton Krenak!
Ohhhh simmmm eu tb Amei!! !
Um momento mágico estarmos juntos no mesmo propósito, ainda que distantes geograficamente.
Quanto aprendizado!! Gratidão. 🙏🏾
Quanto esclarecimento! Gratidão!
É lindo de ver que a sabedoria ancestral tem fundamento científico!!!!
Adorei seu comentário! Obrigada.
acho que o inverso é verdadeiro: a ciência também tem sabedoria ancestral
Você poderia ver que a sabedoria dos povos originários não precisa de fundamento científico. Aliás o fundamento da ciência moderna é seu método e, portanto, a própria ideia de fundamento pode ser problematizada. A sabedoria dos povos originários tem um fundamento mais que suficiente em si mesma.
@@camimacek eu concordo plenamente com vc.
@@antoniomadalenag6091 a sabedoria indígena não precisa mesmo de um fundamento científico pq sua sabedoria é sua ciência tradicional. Mas n concordo em diminuir a ciência ocidental q tb tem o lado positivo. As explicações indígenas para os fenômenos são bonitas e possuem muita coerência quando compreendemos a partir da ciência ocidental e no fim concluímos que as duas fazem muito sentido em relação a complexidade e completude da natureza. Jamais vou dizer que a história da ciência e a evolução do pensamento científico não é linda, sendo que o problema está em como o capitalismo se apropriou dela. Erramos pq deixamos a simplicidade de lado. E Ailton está mais que certo que a vida é um ciclo que tem que fluir.
Que encontro magnífico!!!! Um presente para todos nós!
Muito bom ver esse encontro de conhecimentos que fazem parte da minha identidade.
Conflitos que vejo ao meu redor, uma ciência que se acha no poder de calar a voz de povos tão antigos. Saberes ancestrais da mata que nos relembram nossa conexão com a chuva, a terra a vida.
Tão bom poder refletir com pensamentos tão profundos e de áreas tão aparentemente distintas. Obrigada!!!
importante e indispensável. Obrigada!
Eu tenho 58 anos , sou de Sete lagoas (MG). Minha avó, foi a ultima sobrevivente da tribo.
Por mais Ailton Krenak por favor 💪🏿🖤🙌🏿
Bom dia.Grata.SÃO Paulo Capital
Muuuuuito obrigada!!!!!
Esse papo nos lembra que transcender é preciso.
♡amei demais esse diálogo entre a sabedoria indígena e a ciência!!!
Son dós ateos.!!!🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Que diálogo precioso!!!👏👏👏👏
Lindo, agradecimento por poder ouvi-los porque voces existem
Son dós ateos.!!! 🇧🇷🇳🇱🇧🇷
Acompanho Aílton Bernal desde os anos 80 no "Programa de Índio" da Rádio USP. A gente tenta se encontrar com a Natureza, através de suas reflexões! Gratidão!
Krenak! Perdão pela falha...
Emoção... o corretor... me fez errar... Krenak me faz acertar.
Que felicidade de acompanhar pessoas e pensamentos obrigado
Excelente bate-papo, gostei muito. Vou usar como parte de uma apresentação que farei. Parabéns!
Sensacional!! E Marcelo ...se a coisa ficar preta a coisa vai ficar boa ✨
Gratá, parabénd
Tem que ter mais bate papo como esse ! Chamem tbm o Leonardo Boff e o Nicolellis
Muito bom estar com voces me sinto irmanada com essa verdade*
Papo bom demais! Estou adorando....
Parabéns, belas falas! Ailton sempre poético! Marcelo Gleiser, sua fala final foi ótima!
A sutil diferença entre pessoas que já possuem consciência e percepção global de relação consigo e com o meio.
Até parece que estão falando de assuntos distintos e pontos de vista diferentes. Mas aproveitamos para abrir a percepção para essa visão sistêmica e que ainda precisa ser ampliada 💫
Diálogo excelente. Muito bom ver essa comunhão de idéias, pensamentos e sonhos.
Concordo plenamente com os dois.
Talvez porque sou antiga ainda,
Tenho plantas, tenho hábitos da minha vó e acho mara ver o por do
Sol. Precisamos do por do sol🎵♩🎶🎼🎷🎶🎻🎵
AILTON KRENAK NOS DÁ OUTRA PERSPECTIVA A RESPEITO DA CIÊNCIA, QUE JULGAMOS SER A MAIOR MARAVILHA DO UNIVERSO. AILTON NOS AFIRMA QUE PODE NÃO SER. GRATÍSSIMA POR NOS DAR OUTRO SENTIDO À CIÊNCIA, POR DAR OUTRA CONOTAÇÃO ÀS CHAMADAS 'EVOLUÇÕES DAS CONSTRUÇÕES HUMANAS". PARECE QUE NÃO SOMOS 'OS MAIS 'EVOLUÍDOS', MAS APENAS E TÃO SOMENTE UM ENTRE TODOS OS QUE ESTÃO AQUI E AGORA NA FACE DA TERRA.
Muito bom, Marcelo! Realmente não temos o domínio total sobre a natureza!
Viagem magnífica!! 😍
Muito boa essas conversas! Muitas informações interessantes! Deus, natureza e homem!
Parabéns pelo conteúdo super enriquecedor e bastante reflexivo. Sem dúvida, precisamos rever nossos hábitos para realinharmos a conexão com o meio ambiente!
Excelente. Ideias brilhantes precisam ser divulgadas! Parabéns ao Marcelo e Ailton. Foram ideias para adiar o fim do mundo.....
Grande oportunidade de conhecimento e reflexão!
Ah, que maravilha! Me senti representada nessas palavras. Gratidão Krenak . sim, uma hora nós vamos partir...é preciso respeito enquanto aqui! gratidão auto responsabilizar-se , ser e agir como adulto pode até doer ...esse processo todo mas... é libertador e o resultado é ´Vida!! Mais leve, fluída... alegre, saudável... Sim, com os problemas do dia a dia mas sem ilusões que giram em circulo e caóticas, namastê
Gostei muito e muito....GRATIDAO! Eu quero mais se for possível!
Quero fazer parte do plano vamos salvar o planeta. !!!!!!!! GRATIDAÕ GRATIDAÕ !!!!!
Muito bom! gratidão.
gostei muito da conversas.fico muito contente com a consciencia de chamar mais pessoas e aprofundar as conversas nesses assuntos que urgem. Gostaria so de chamar atenção para algumas expressões como: a coisa vai ficar preta,neguim etc que podem ser subistituidas em conversas futuras por que fazem referencia a construções que sao racistas. Digo isso pelo desafio diario do que e substituir esse traços de violencia na linguagem,faco o comentario de forma muito construtiva, adoro o canal e sei que sao cabeças sanas.abraco!
Que conversa enriquecedora! Obrigada!
Parabéns. Ciencia s religião e completam.
estaria c vs no chat mas nao soube. Q beleza quem se ocupe e pré ocupe com nossa grande Mãe, a Terra, sofrida e judiada. Sou eutonista e psicóloga de Sampa.
Bom dia do MS para vcs, esse papo será maravilho para mim que estou revisando o conceito de Natureza no decorrer da história.
Esse diálogo entre vocês, me fez lembrar as maravilhosas aulas do Professor Dr. Daniel Silva, da UFCS, em 2002/03, quando estudei naquela universidade. 🙏🏾
Gleiser, a coisa não vai ficar preta porque vai ficar ruim! Fala assim, não!
Ótima troca. A combinação do cosmo com a nossa existência, com a natureza do planeta. E OS PALESTRANTES SÃO MUITO SIMPÁTICOS.
Demais. Adorei os apontamentos. Cabe mta reflexão!!!