Maceió, minha Cidade onde eu nasci. Já passei por isso, éramos uma família de 12 Irmãos, mais com todo sacrifício, nós conseguimos estudar em escolas e colégios públicos, e saímos com os nosso esforços dessa pobreza. Eu com muito esforço e força de vontade, fiz concurso para a Marinha passei, e sai de Maceió e vim para o Rio de Janeiro onde estou desde 1974. Infelizmente Maceió só é bom para os turistas, que só conhecem a Orla e os pontos turísticos. Mais a realidade é outra.
@@marcelafernandasouzadasilv2732Maceió, Cidade pequena, com poucas chances de emprego, logo na minha pobre adolescência eu já comecei a observar isso, e aos 16 anos passando pela porta da Capitania dos Portos de Maceió, me lembro como se fosse hoje, vestido com uma camisinha vermelha listadinha diga-se de passagem rasgada nas costas, vi uma placa na frente da Capitania com os dizeres: "CONHEÇA O MUNDO ENTRE PARA A MARINHA" , fui ao balcão de informações e eles me deram o folheto de instruções para o concurso, peguei o edital, e fui ticando item por item do que ia cair na prova do concurso, porque não é fácil despinicar uma lata de 20 litros de sururu, é monótono e cansativo, e eu vi ali a minha chance, estudei o máximo que pude, e Graças a Deus dos 1.000 inscritos para as 105 vagas eu consegui passar. E hoje realizado, (já me aposentei), é claro que para ser marinheiro, também tem que ter vocação e coragem, porque não é fácil enfrentar tempestades em ALTO MAR nas nossas travessias de um Porto para outro, mais agora já estou aposentado e conto essa minha saga para os meus filhos (tenho dois), eles falam que eu devia escrever um livro. Mais a heroína disso tudo é a minha saudosa mãe, que lavava roupa para fora, fazia bolos caseiros para vender, montou também uma birosca, tudo isso para a gente não passar fome e o pouco que sobrava era para auxiliar nos nossos estudos, o qual valeu e muito como eu falei são doze filhos só faleceu o mais velho, e o restante estão todos vivos, casados e vivendo uma vida confortável.
Os políticos de Alagoas vivem suas vidas regada a luxo. (Ex: renan calheiros,Cícero ferro, entre outros). Enquanto esses cidadãos vivem abaixo da pobreza. Muito triste!
@@edileneribeiro7962 Acredito que 95% de Maceió seja de comunidades pobres, os 5% mais nobres são na orla e os condomínios fechados altamente padronizados...
Ela realmente merecen esse auxilio, Esse é o problema pra o governo , se elas ganhassem 1 salario minimo todo mês , n iriam trabalhar pra ganhar 300 reais .Seria a logica do governo
A voz desse repórter é linda , ele sabe muito conversar com as pessoas fazer perguntas de acordo com o assunto, eu gosto muito de assistir reportagem feitas por ele ❤🌙👍🌟
Isso é o trabalho informal. Não há direitos e garantias. É preciso formalizar esse tipo de trabalho para que haja salário mínimo dentre outros direitos trabalhistas. Cadê os políticos dessa região que não assistem essas pessoas?!
no momento que o trabalho ser regularizado, várias pessoas que tinham apenas isso como renda terão que deixar o emprego, pois o custo de cada funcionário para o entregador seria duplicado
@@AzaventurasdeVitu muito mais que duplicado, ela recebem 300reais, hoje o mínimo que custa um empregado e 2500reais. Oque pode ocorrer e mecanização de todo o processo para aumentar a produtividade. É claro que precisam se organizar e aumentar os precos.
Me dói quando ela falou que é um trabalho que vem de Geração 😞 . Sou estudante ,e ouso dizer muitas vezes que eu sou o futuro . Me sinto de alguma forma responsável de muda ou fazer alguma diferença . fazer algo que essa geração não se colocou até hoje a disposição de fazer .
Essa parte final quando o repórter diz "a senhora não pensa Aumentar o preço do produto?", Acho que a a grande dificuldade desde povo e ter contato com grandes centros dar um celular para eles negociar diretamente.
Certeza que tem pessoas ganhando muito com isso daí, tem q ser divulgado mesmo e melhorar essa situação, toda praia que já fui é sempre um preço absurdo por qualquer porção de comida, então já é ponto a considerar.
mulheres guerreiras, batalhadoras, Deus proverá, Deus abençoe vcs e lhe tire desse sofrimento,. 👏👏👏👏👏🙌🙏😇 Deus vos proteja, e lhe dê forças e saúde. 🙌🙌🙌🙌😇🙏
Se eu fosse juiz eu iria autorizar o salário mínimo para todos eles pescadores e as mulheres. Mais e isso. nunca perca a fé que Deus sempre vai está com vcs.🙏
Notamos que muito trabalho na limpeza e abertura do sururu é bem repetitiva, dá pra criar uma mecânico pra torna tudo isso automático, com uma máquina de lava velha da pra fazer a lavagem e com um moto velho da pra fazer tipo uma perneira igual aquelas de garimpo este seria pro processo quando o sururu estiver cozido.
Admiro de mais esse povo de luta e garra , um povo forte e que merece tudo de bom nessa vida ..ao mesmo tempo da uma tristeza de saber que o trabalho escravo ainda existe .
Era de Maceió tambem, no jacintinho, me mudei pra MS! As coisas aqui não estão fáceis também, mas nunca na minha vida que quero voltar para esse lugar de novo.
Na vdd esse tipo de molusco q vive em concha só se desenvolvem em áreas que a água está suja assim como as ostras eles basicamente filtram a água e se alimentam da sujeira.
ja fui muito pobre de ñ ter oq comer e morava num barraco igual a elas quando era criança .graças a Deus hoje é só alegria com muito esforço e trabalho.
Moro aqui no bairro onde gravou essa reportagem, inclusive já trabalhei com sururu.. o sururu é uma delícia, mas não é tão conhecido e por isso não é valorizado..
Já fizeram flor não adianta o governo já deu casa,pode pesquisar no Google maps vc vai vê muitos prédios de apartamentos popular ao redor da lagoa esses apartamentos foram dados para quem morava na lagoa muita gente vendeu é voltou pra lagoa
Simplesmente uma vergonha ter esses políticos representando a nação, olha o estado desse rio coronga vírus chega nem perto do risco de contaminação q esse povo passa, deus tem misericórdia.
Não adianta limpar eles sujam de novo! (Infelizmente é uma triste realidade é uma via de mão dupla sou nascida em Maceió minha mãe já foi marisqueira é moro bem perto da favela sururu de capote)
as mulheres e os homens que trabalham com o sururu são realmente guererrreiros e guerreiras , A citação é realmente preocupante 😢 só resta rezar pela vida de cada um dessas pessoas🙏Que Deus os proteja sempre!!!
Bom eu não sou bacana. é amo sururu é uma delicia. Elas podiam trabalha com serviços gerais, não precisa de estudo, paga salário mínimo , alimentação. Mas sempre vai ter alguém para oculpar a vaga para descasca o surruru 🤣🤣🤣
@@thianarucila7283 vc acha que se essas pessoas tivessem o mínimo de condição para trabalhar com serviços gerais eles não trabalhariam? Você é ignorante e mau caráter pra rir dessa situação
Esses são os msm mariscos vendidos nos restaurantes chic e bares da orla.onde são cobrados preços carrissimo por uma pena porção, prato vendido por $80 só um pacote daquele de sururu q custa $10 dá pra fazer uns 10 pratos ou seja o empresário lucra $800 reais nas costas de escravos essa parte a matéria não mostra,a televisão de uma certa forma defende o empresário explorador.
Tantos com muito, outros sem nada. Tá uma tristeza ver esse sofrimento, os políticos só enchendo os bolos de dinheiro do povo vivem vida de luxo e essas pessoas nessa pobreza total.
Meu Deus do céu,ganho 400 na semana já cheguei a ganhar até mais costurando,e ainda reclamo da vida,não dar pra muito pq as coisa tá muito cara imagina essa mulher a agonia que passa,perdão senhor por ser tão egoísta e mau agradecida
Só se interessam pela orla de Maceió, pelo turismo, quem mora aqui na região da lagoa sabe como é o sofrimento desse povo. Rui Palmeira, último gestor do município destruiu a pista do Dique estrada, com a promessa que iria construir moradia para esse povo que vive em barracos e não fez nada, inadmissível é revoltante! A esperança é que o JHC novo prefeito olhe por esse povo é por essa região!
da pra ver a verdade no olhar dessas pessoas... a verdade e a tristeza, me sinto muito mal com essa situação, queria eu ter condições de mudar isso tudo :(
Trabalho digno é aquele no qual vc é feliz e consegue manter sua saúde sem degenerar ela, isso sim é trabalho digno, defender esse tipo de trabalho é ser doente, infelizmente não tenho condiçõesde arrumar emprego para elas, mas a verdade seja dita, vão passar a vida trabalhando para só se ter o mínimo para sua existência.
@@HenriqueSilva-pi3wl isso é a maior tristeza e, infelizmente, realidade que eu li nos comentários desse vídeo, somos tão egoístas, não reconhecemos como somos afortunados, é horrível perceber que viverão uma vida infeliz, é degradante, eu lutarei para que haja empregos bons e significativos para essas pessoas, cheias de luz, mas apagadas pela avareza humana
Rapaz por azar vi essa reportagem e descrobri o nome desse molusco, na europa eles comem muito aqui na frança se chama " mule " mais nao sabia que no brasil era tao trabalhoso assim , realmente pessoas guerreiras , que Deus tenha piedade 🙏
Eu fico chateado com todo esse sofrimento. Com tantas indústrias é tão fácil desenvolver máquinas para fazer todo esse trabalho manual. É evitar todo esse sofrimento. Que Deus esteja com eles.
Pela quantidade de dinheiro que não é investido no estado de Alagoas fica difícil erguer uma empresa de pesca. É necessário estar por dentro de todas leis ambientais e trabalhistas. O governo do estado se recusa a abrir portas para uma vida melhor.
Vejo ai muitas falhas. começando na extração poderia se criar máquinas para se tirar e outra é na lavagem egiste tanto tipo de máquinas e equipamentos que poderia ser utilizado para esse fim. e eles que tira tinha que se unir e vender para a ponta final.
Mais esses são pequenos, de Portugal é grande. E no Brasil nessa região aí é feito totalmente diferente como Portugal, tem muito em bares nas praias na minha cidade o povo come como um tira gosto, para beber cerveja
Triste mais é real descaso total com o cidadão que necessita de um olhar de atenção me parte o coração mais infelizmente esse é o 🇧🇷 onde o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre😒
D Jaqueline ganha 20k por mês...enquanto o pescador ganha 500 , as mulheres que limpam o sururu ganham cerca de 350 e quem cozinha o sururu ganha 150 por mês
@@eduardotokuda4188Com certeza, custo da embalagem só se for. Não tem água tratada no lugar, acha mesmo que o custo dela é elevado igual de uma empresa? Que ela paga algum encargo? Pare de ser sem noção.
20mil lucro bruto. Aí você paga aluguel, luz, água, telefone, internet, contador, impostos, salários, encargos, detetizacao, manutenção dos equipamentos, alvará da prefeitura, alvará dos bombeiros, recarregamento de extintores de incêndio, tarifa bancaria, tarifa das máquinas de cartão é oque sobrar e dela. Te garanto que não mais de 20%.
@@eduardotokuda4188Rapaz, você assistiu mesmo? Por que olha bem a precariedade do local, se acha mesmo que ela paga alguma dessas coisas? O rapaz do comentário está certo, ela é o que mais ganha ali, chuto uns 70% pra mais de lucro liquido. Nenhuma surpresa, afinal atravessador sempre ganha mais, digo por que sou um.
É só todos os "atravessadores" aumenta o valor da venda, aumenta pra 25 reais o quilo, mantendo os 5 reais de lucro e aí repassa esses 10 reais a mais dividindo entre as despinicadeiras e o pessoal do cozimento e peneiração De 3,50 pra 7,5 De 1,50 pra 4,50 E o restante aumenta de 5 pra 6 pra os pescadores e ainda sobraria 2 reais de lucro pra os "atravessadores", isso é uma ideia q funciona quando a união de todos, mas é mais fácil encontra um sul coreano infiltrado na Coreia do Norte do uma grupo comunidade realmente unida pra bate de frente e conquista os direitos q tem
Uns com tanto e muitos sem quase nada. O que varias pessoas gastam em uma viajem de lazer, em mais um carro esportivo pra coleção, ou mais uma joia de ouro, seria o suficiente pra mudar a vida de várias familias.
A essas mulheres toda minha admiração e respeito.
Meus respeito a essas guerreiras que venham dias melhores na vida delas
Molusco Lula da Silva .não resorveu..
@@batistabrero528 e nunca ira resolver
@@batistabrero528esses políticos é tudo mentiroso
@@batistabrero528 Melhor o molusco lula que veio da situacao delas, do que o bolsonaro que come o produto delas e joga os restos no chao
Maceió, minha Cidade onde eu nasci. Já passei por isso, éramos uma família de 12 Irmãos, mais com todo sacrifício, nós conseguimos estudar em escolas e colégios públicos, e saímos com os nosso esforços dessa pobreza. Eu com muito esforço e força de vontade, fiz concurso para a Marinha passei, e sai de Maceió e vim para o Rio de Janeiro onde estou desde 1974. Infelizmente Maceió só é bom para os turistas, que só conhecem a Orla e os pontos turísticos. Mais a realidade é outra.
Parabéns pela sua história. Luta e vitórias. Deus abençoe
Parabéns vc guerreiro
Para se livrar dessa pobreza infelizmente tem que migrar mesmo , porquê com certeza o ensino deve ser péssimo também 😢
@@marcelafernandasouzadasilv2732Maceió, Cidade pequena, com poucas chances de emprego, logo na minha pobre adolescência eu já comecei a observar isso, e aos 16 anos passando pela porta da Capitania dos Portos de Maceió, me lembro como se fosse hoje, vestido com uma camisinha vermelha listadinha diga-se de passagem rasgada nas costas, vi uma placa na frente da Capitania com os dizeres: "CONHEÇA O MUNDO ENTRE PARA A MARINHA" , fui ao balcão de informações e eles me deram o folheto de instruções para o concurso, peguei o edital, e fui ticando item por item do que ia cair na prova do concurso, porque não é fácil despinicar uma lata de 20 litros de sururu, é monótono e cansativo, e eu vi ali a minha chance, estudei o máximo que pude, e Graças a Deus dos 1.000 inscritos para as 105 vagas eu consegui passar. E hoje realizado, (já me aposentei), é claro que para ser marinheiro, também tem que ter vocação e coragem, porque não é fácil enfrentar tempestades em ALTO MAR nas nossas travessias de um Porto para outro, mais agora já estou aposentado e conto essa minha saga para os meus filhos (tenho dois), eles falam que eu devia escrever um livro. Mais a heroína disso tudo é a minha saudosa mãe, que lavava roupa para fora, fazia bolos caseiros para vender, montou também uma birosca, tudo isso para a gente não passar fome e o pouco que sobrava era para auxiliar nos nossos estudos, o qual valeu e muito como eu falei são doze filhos só faleceu o mais velho, e o restante estão todos vivos, casados e vivendo uma vida confortável.
@@gedivaldoemidio8337 Me emocionei com a sua história. Parabéns que Deus lhe abençoe. Me motiva a buscar os meus sonhos.
Achei essa Eleusa uma mulher mt inteligente apesar de viver num lugar mt precário
Mulheres guerreiras que jamais deveriam passar por isso:(
Verdade mano concordo com vc
Vdd as mulheres eos homens daí são MT guerreiros
Homens tbm
@@mauroreiis3303 Simmm!
@@mauroreiis3303 Mas só as mulheres são seres da raça humana pra elas irmão, fica na paz.
Eles expõem muito os olhos a fumaça, a água poluída, a milhares de bactérias, isso é realmente mto triste e preocupante...
sim ...
E o sururu ainda é contaminado, e vendido por 80 reais nos restaurantes 🤦♀️
Os políticos de Alagoas vivem suas vidas regada a luxo. (Ex: renan calheiros,Cícero ferro, entre outros). Enquanto esses cidadãos vivem abaixo da pobreza. Muito triste!
@@marcioteixeira3448 Imbecil quem disse que estes governantes fazem parte do governo Bolsonaro?
A grana deles vêem da escravidão dos povos porém em 2021 Deus está mandando um recado ao mundo vejam aí o COVID 19 🔥
@@marcioteixeira3448 "pt tirou todos da miséria"
Canalhas covardes esses políticos
@@polemicaseverdades7963 será?
Essa é a Maceió que o turistas não vê
Nossa nem imaginava isso, turista eu não sou mas trabalhei uns três anos num condomínio chamado Aldebaran Beta.
@@edileneribeiro7962 Acredito que 95% de Maceió seja de comunidades pobres, os 5% mais nobres são na orla e os condomínios fechados altamente padronizados...
Todas as capitais do Brasil, possuem as áreas pobres!
@@vann452 sim, só que Maceió é desproporcional demais. Não existe classe média em Maceió, existem ricos, e miseráveis, só.
Até hoje Collor é político pelo estado de Alagoas.
O governo federal deveria ter vergonha de deixar o povo sofrer tanto assim. Mulheres guerreira, merecem meu respeito.
Guerreiras e guerreiros !!!
GuerreirEs
@@douglasmenezes9794 KKKKKKKK
@@douglasmenezes9794 😂😂
Essas sim mereciam um auxílio emergêncial VITALÍCIO de pelo menos 1 salário mínimo todo mês....
Concordo!!
Isso que eu ia falar,elas merecem mesmo
Parabéns!!
Ela realmente merecen esse auxilio, Esse é o problema pra o governo , se elas ganhassem 1 salario minimo todo mês , n iriam trabalhar pra ganhar 300 reais .Seria a logica do governo
Também concordo tem gente que recebe é nem precisa
Eu moro na Turquia e não sei muito português. Estou apenas orando por essas pessoas lindas 🙏
Hamza, você escreveu corretamente.
Vc sabe escrever melhor que muitos brasileiros
@@cortsnews8560 obrigado meu amigo
A voz desse repórter é linda , ele sabe muito conversar com as pessoas fazer perguntas de acordo com o assunto, eu gosto muito de assistir reportagem feitas por ele ❤🌙👍🌟
Grande reportagem parabéns a tv Record e aos profissionais envolvidos..
Isso é o trabalho informal. Não há direitos e garantias. É preciso formalizar esse tipo de trabalho para que haja salário mínimo dentre outros direitos trabalhistas. Cadê os políticos dessa região que não assistem essas pessoas?!
no momento que o trabalho ser regularizado, várias pessoas que tinham apenas isso como renda terão que deixar o emprego, pois o custo de cada funcionário para o entregador seria duplicado
@@AzaventurasdeVitu muito mais que duplicado, ela recebem 300reais, hoje o mínimo que custa um empregado e 2500reais.
Oque pode ocorrer e mecanização de todo o processo para aumentar a produtividade.
É claro que precisam se organizar e aumentar os precos.
O que vai acontecer é que eles vão ficar sem empregos
Muitas delas pagam como se fosse um INSS para ter uma aposentadoria no futuro.
Ainda a única TV que mostra a verdades do Brasil 🇧🇷👏👏 é lamentável a vida dessas pessoas e poder público não ajuda
Muita exploração, aqui na minha cidade falta mão de obra, uma faxineira boa ganha media de 2 mil por mês, um pedreiro bom 700 reais por semana,
Nunca sabemos quanto sofrimento tem por trás de um produto. Se não é exploração animal é exploração humana.
Triste
Meu deus, isso é extremamente triste, porque tanto sofrimento Jeová, isso dói
Já reclamei muito dos trabalhos q eu já peguei, mas comparado aos trabalhos deles eu o meu é o melhor do mundo, ninguém deveria trabalhar assim .
Sempre tem aproveitador! Por isso país não vai pra frente
Só recoa
Me dói quando ela falou que é um trabalho que vem de Geração 😞 . Sou estudante ,e ouso dizer muitas vezes que eu sou o futuro . Me sinto de alguma forma responsável de muda ou fazer alguma diferença . fazer algo que essa geração não se colocou até hoje a disposição de fazer .
Kkkkk
@@Universo_invisivel😂😂😂
Essa senhora sabe se expressar bem
Vc que trabalha limpinho em escritório Já agradeceu a Deus pelo seu trabalho hoje ?
Isso é desumano .
Essa parte final quando o repórter diz "a senhora não pensa Aumentar o preço do produto?", Acho que a a grande dificuldade desde povo e ter contato com grandes centros dar um celular para eles negociar diretamente.
Povo guerreiro sabe sorrir até com suas dificuldades, amo vocês forças.💙
Gosto de ver esse tipo de reportagem pois me lembram de agradecer a todo momento, por tudo que tenho, que Deus ajude esse povo
Os homens são guerreiros, mais essas irmãs, meu Jesus, não tenho português para exemplificar elas.
Isso que mulher de verdade ,que Deus o proteja e lhe de saúde
Certeza que tem pessoas ganhando muito com isso daí, tem q ser divulgado mesmo e melhorar essa situação, toda praia que já fui é sempre um preço absurdo por qualquer porção de comida, então já é ponto a considerar.
mulheres guerreiras, batalhadoras, Deus proverá,
Deus abençoe vcs e lhe tire desse sofrimento,. 👏👏👏👏👏🙌🙏😇 Deus vos proteja, e lhe dê forças e saúde. 🙌🙌🙌🙌😇🙏
Se eu fosse juiz eu iria autorizar o salário mínimo para todos eles pescadores e as mulheres. Mais e isso. nunca perca a fé que Deus sempre vai está com vcs.🙏
Notamos que muito trabalho na limpeza e abertura do sururu é bem repetitiva, dá pra criar uma mecânico pra torna tudo isso automático, com uma máquina de lava velha da pra fazer a lavagem e com um moto velho da pra fazer tipo uma perneira igual aquelas de garimpo este seria pro processo quando o sururu estiver cozido.
Eles n tem energia pra fazer fucionar
99% dessas pessoas iriam perder a única fonte de renda.
Que Deus abençoe essas mulheres guerreiras! 🙏🙌
Essa mulheres são um exemplo.
Q situação né, e as vezes eu reclamo da minha vida... Eu merecia uns tapas agr rs. Elas tbm tem meu respeito
Admiro de mais esse povo de luta e garra , um povo forte e que merece tudo de bom nessa vida ..ao mesmo tempo da uma tristeza de saber que o trabalho escravo ainda existe .
Eu espero que elas consiga ter mais valor no trabalho delas
Um dia esse sofrimento acaba. É senhor Jesus enchugarar todas as lágrimas
O ser humano sempre visando o melhor pra si,e os outros que lutem
Bate uma tristeza ver as pessoas viverem nessas condições 😭
Sou alagoano sei das dificuldades que tem aí hoje moro em campinas SP.mais não s9u feliz aqui
Era de Maceió tambem, no jacintinho, me mudei pra MS! As coisas aqui não estão fáceis também, mas nunca na minha vida que quero voltar para esse lugar de novo.
Meu maior respeito a essas mulheres e pescadores 👏🏻
Exploração total.
6:52 Um prato considerado uma iguaria, sendo coletado de um rio tão poluído. Será que os consumidores tem noção disso? Nojo!
Kkkkk come com gosto
Pensei a msm coisa, estava procurando um comentário q fala se isso
Ainda bem que eu não gosto de frutos do mar
@@lticia3233 Somos 2.
Na vdd esse tipo de molusco q vive em concha só se desenvolvem em áreas que a água está suja assim como as ostras eles basicamente filtram a água e se alimentam da sujeira.
ja fui muito pobre de ñ ter oq comer e morava num barraco igual a elas quando era criança .graças a Deus hoje é só alegria com muito esforço e trabalho.
Só o Senhor pra mudar o cativeiro dessas mulheres e suas famílias ,que o Senhor entre com providencia nessa batalha amém
Moro aqui no bairro onde gravou essa reportagem, inclusive já trabalhei com sururu.. o sururu é uma delícia, mas não é tão conhecido e por isso não é valorizado..
Eu vim nesse vídeo por uma recomendação do UA-cam, eu tava vendo antes a reportagem dos pescadores de sururu
Bom
Cadê os prefeitos de Maceió? Governador? Vereador? Façam alguma coisa
Já fizeram flor não adianta o governo já deu casa,pode pesquisar no Google maps vc vai vê muitos prédios de apartamentos popular ao redor da lagoa esses apartamentos foram dados para quem morava na lagoa muita gente vendeu é voltou pra lagoa
Simplesmente uma vergonha ter esses políticos representando a nação, olha o estado desse rio coronga vírus chega nem perto do risco de contaminação q esse povo passa, deus tem misericórdia.
Não adianta limpar eles sujam de novo! (Infelizmente é uma triste realidade é uma via de mão dupla sou nascida em Maceió minha mãe já foi marisqueira é moro bem perto da favela sururu de capote)
Não diria que mereciam um auxílio vitalício mais sim uma valorização do produto e do trabalho delas
Deus abençoe vocês 🙏♥️
Meu Deus me dê condições pra ajudar a todos essas famílias
Parabéns pela matéria
A injustiça é foda
Gente, essas pessoas vivem isoladas em um lugar altamente insalubre! É vergonhoso! Moro bem perto dessa comunidade e é lamentável a situação deles 😔!
as mulheres e os homens que trabalham com o sururu são realmente guererrreiros e guerreiras , A citação é realmente preocupante 😢 só resta rezar pela vida de cada um dessas pessoas🙏Que Deus os proteja sempre!!!
nossa e um negocio nojento, os bacanas e as madames devem se sentir o máximo comendo este negocio contaminado.
Bom eu não sou bacana. é amo sururu é uma delicia. Elas podiam trabalha com serviços gerais, não precisa de estudo, paga salário mínimo , alimentação. Mas sempre vai ter alguém para oculpar a vaga para descasca o surruru 🤣🤣🤣
não é todo sururu que é colhido em rio poluido
@@thianarucila7283 precisa no mínimo ensino fundamental q aposto que 70% das pessoas ali não tem !
@@thianarucila7283 vc acha que se essas pessoas tivessem o mínimo de condição para trabalhar com serviços gerais eles não trabalhariam? Você é ignorante e mau caráter pra rir dessa situação
@@thianarucila7283 a vida e como cartão de crédito uma hora sua fatura chega.
Guereiras q deus as ajudem e eu reclamando doq tenho 😢
Esses são os msm mariscos vendidos nos restaurantes chic e bares da orla.onde são cobrados preços carrissimo por uma pena porção, prato vendido por $80 só um pacote daquele de sururu q custa $10 dá pra fazer uns 10 pratos ou seja o empresário lucra $800 reais nas costas de escravos essa parte a matéria não mostra,a televisão de uma certa forma defende o empresário explorador.
Uma saída seria comprar algumas equipamentos para automatizar e diminuir o trabalho no braço.
A descarada atravessadora ainda esbanja o volume e o lucro na venda em cima de um trabalho escravo. Deprimente.
Tantos com muito, outros sem nada. Tá uma tristeza ver esse sofrimento, os políticos só enchendo os bolos de dinheiro do povo vivem vida de luxo e essas pessoas nessa pobreza total.
Falta alguém ter a iniciativa para criar uma cooperativa para essas pessoas cederem direto ao revendedor para mercado e ganhar salário digno
Meu respeito à todas essas mulheres.
O mais intrigante, é que essa água é semelhante ao Rio Tietê, e o povo come marisco. É muito trabalho pra pouco dinheiro.
Mas é a cor da lagoa mesmo por conta da lama! Você pode ir na parte mais limpa ela vai ter esse tom turvo por conta da lama em que fica o sururu
Esse repórter tem uma voz muito marcante e muito boa também.
Tem um canal chamado diário de um pmal, passa muito nesse lugar
Sim mano! Muitas abordagens. Ligares chamado favela do sururu, mundaú e lagoa.... um local extremamente perigoso, com tráfico de drogas a todo vapor!
Depois dizem que existe meritocracia... olha o tanto de esforço... comparado ao tanto que recebem... meu Deus, que tristeza.
Gente eu queria ajudar, mais não sei entrar em contato com essas pessoas 😭😭
Fale com a reportagem da record por email acho que dá sim.
São centenas de famílias, vc teria que ser no mínimo milionário (a). Isso é responsabilidade do estado!
Tente enviar email pra record. Ou verifique os perfis do Marcus Reis no instagram. Parabéns pela ação!
@@marcioteixeira3448 É ?
Eu espero que as pessoas sejam ajudadas. Não ligo para se roubam ou não.
@@marcioteixeira3448 que comentário merda em?
Tenho Orgulho Dessas Mulheres 😍😍
Todo meu carinho e e admiração pelas mulheres vocês são espetacular
Essas senhoras são mulheres guerreiras.
Eu trabalho também discastanhando sururu tenho 23 anos .
Deus abençoe essas mulheres 🙏🏾❤️
Meu Deus do céu,ganho 400 na semana já cheguei a ganhar até mais costurando,e ainda reclamo da vida,não dar pra muito pq as coisa tá muito cara imagina essa mulher a agonia que passa,perdão senhor por ser tão egoísta e mau agradecida
Só se interessam pela orla de Maceió, pelo turismo, quem mora aqui na região da lagoa sabe como é o sofrimento desse povo. Rui Palmeira, último gestor do município destruiu a pista do Dique estrada, com a promessa que iria construir moradia para esse povo que vive em barracos e não fez nada, inadmissível é revoltante! A esperança é que o JHC novo prefeito olhe por esse povo é por essa região!
da pra ver a verdade no olhar dessas pessoas... a verdade e a tristeza, me sinto muito mal com essa situação, queria eu ter condições de mudar isso tudo :(
A mulher vende uma tonelada por mês 5 reais o kilo sem sair de casa Só limpando é tem funcionário ainda ,tinha que ter parceria todo mundo .
Cara tenho uma puta raiva ..
Destas pessoas que falam..
Que não é digno
Então arruma o serviço melhor pra eles
Pois é. Qq serviço é digno.
Trabalho digno é aquele no qual vc é feliz e consegue manter sua saúde sem degenerar ela, isso sim é trabalho digno, defender esse tipo de trabalho é ser doente, infelizmente não tenho condiçõesde arrumar emprego para elas, mas a verdade seja dita, vão passar a vida trabalhando para só se ter o mínimo para sua existência.
@@HenriqueSilva-pi3wl isso aí
@@HenriqueSilva-pi3wl isso é a maior tristeza e, infelizmente, realidade que eu li nos comentários desse vídeo, somos tão egoístas, não reconhecemos como somos afortunados, é horrível perceber que viverão uma vida infeliz, é degradante, eu lutarei para que haja empregos bons e significativos para essas pessoas, cheias de luz, mas apagadas pela avareza humana
Essa mulher provavelmente não tem estudo, mas fala melhor do que muitos que estudaram, tem meu respeito
Rapaz por azar vi essa reportagem e descrobri o nome desse molusco, na europa eles comem muito aqui na frança se chama " mule " mais nao sabia que no brasil era tao trabalhoso assim , realmente pessoas guerreiras , que Deus tenha piedade 🙏
Eu fico chateado com todo esse sofrimento. Com tantas indústrias é tão fácil desenvolver máquinas para fazer todo esse trabalho manual. É evitar todo esse sofrimento. Que Deus esteja com eles.
Pela quantidade de dinheiro que não é investido no estado de Alagoas fica difícil erguer uma empresa de pesca. É necessário estar por dentro de todas leis ambientais e trabalhistas. O governo do estado se recusa a abrir portas para uma vida melhor.
Nos estabelecimentos cobram caro pelo trabalho de quem cozinhou mas quem limpou vive na escravidão.
Parabéns aos órgãos fiscalizadores que deixaram essas pessoas trabalhar dessa forma por décadas
Só Deus pra ter misericórdias desse povo
Vejo ai muitas falhas. começando na extração poderia se criar máquinas para se tirar e outra é na lavagem egiste tanto tipo de máquinas e equipamentos que poderia ser utilizado para esse fim. e eles que tira tinha que se unir e vender para a ponta final.
Em Portugal esse marisco chama-se Mexilhão
Aqui em Paris chamamos esse marisco de "Moule"
Mais esses são pequenos, de Portugal é grande. E no Brasil nessa região aí é feito totalmente diferente como Portugal, tem muito em bares nas praias na minha cidade o povo come como um tira gosto, para beber cerveja
Interessante
Aqui no Pará, tbm: mexilhão! 🙄
Aqui em Brasília não temos esse marisco kkkkkkk
Triste mais é real descaso total com o cidadão que necessita de um olhar de atenção me parte o coração mais infelizmente esse é o 🇧🇷 onde o rico cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre😒
Isso é uma injustiça, um pratinho com quase nada no restaurante e 80$ reais os que sofrem mesmo n ganha nada 😤😤
Meu Deus! A desigualdade económica é gritante. 😖
D Jaqueline ganha 20k por mês...enquanto o pescador ganha 500 , as mulheres que limpam o sururu ganham cerca de 350 e quem cozinha o sururu ganha 150 por mês
Ela tem custos para vender,
ela deve ganhar no max 20%.
@@eduardotokuda4188Com certeza, custo da embalagem só se for. Não tem água tratada no lugar, acha mesmo que o custo dela é elevado igual de uma empresa? Que ela paga algum encargo? Pare de ser sem noção.
Exploração do trabalho dessas mulheres 😢😢
Exemplos de garra
É muito triste a vida dessa gente, despresadas e abandonadas pelas autoridades locais
A atravessadora fura o olho de todo mundo ali. 1000 kg por semana a 5 reais da 20mil por mês. Os demais não ganham isso em 5 anos
20mil lucro bruto. Aí você paga aluguel, luz, água, telefone, internet, contador, impostos, salários, encargos, detetizacao, manutenção dos equipamentos, alvará da prefeitura, alvará dos bombeiros, recarregamento de extintores de incêndio, tarifa bancaria, tarifa das máquinas de cartão é oque sobrar e dela. Te garanto que não mais de 20%.
@@eduardotokuda4188Rapaz, você assistiu mesmo? Por que olha bem a precariedade do local, se acha mesmo que ela paga alguma dessas coisas? O rapaz do comentário está certo, ela é o que mais ganha ali, chuto uns 70% pra mais de lucro liquido. Nenhuma surpresa, afinal atravessador sempre ganha mais, digo por que sou um.
@@eduardotokuda4188E imposto? Se acha mesmo que ela emite alguma nfe? Alvará?
@@eduardotokuda4188extintor de incêndio? Noção passou longe, pelo amor
É só todos os "atravessadores" aumenta o valor da venda, aumenta pra 25 reais o quilo, mantendo os 5 reais de lucro e aí repassa esses 10 reais a mais dividindo entre as despinicadeiras e o pessoal do cozimento e peneiração
De 3,50 pra 7,5
De 1,50 pra 4,50
E o restante aumenta de 5 pra 6 pra os pescadores e ainda sobraria 2 reais de lucro pra os "atravessadores", isso é uma ideia q funciona quando a união de todos, mas é mais fácil encontra um sul coreano infiltrado na Coreia do Norte do uma grupo comunidade realmente unida pra bate de frente e conquista os direitos q tem
Nossa já despiniquei MT sururu em Maceió minha infância foi mt sofrida.
Quando vejo alguém reclamando do próprio trabalho da vontade de mostra esse vídeo.
Onque o cool tem haver com as calças???? Se o sofrimento do outro é maior que o meu então o meu e anulado?
Uns com tanto e muitos sem quase nada.
O que varias pessoas gastam em uma viajem de lazer, em mais um carro esportivo pra coleção, ou mais uma joia de ouro, seria o suficiente pra mudar a vida de várias familias.
O povo Alagoano é um povo maravilhoso .