Cinturão Verde de Porto Alegre: território em disputa

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 3 гру 2014
  • Documentário - 2014 - 28´23´´
    A cidade está em disputa. De um lado, construtoras e imobiliárias que enxergam Porto Alegre como uma mercadoria e querem transformar todos os espaços em lucro. De outro, mulheres e homens que veem a cidade como um lugar para se viver, onde se possa acolher dignamente todas as pessoas, tenham dinheiro ou não. Onde se respeite a biodiversidade local, suas matas e ambientes naturais, seus animais silvestres e sua produção de alimentos.
    Realização: Coletivo Catarse, Amigos da Terra e Econsciência
    Direção, fotografia e edição
    Tiago Rodrigues
    Direção, produção e fotografia
    Jefferson Pinheiro
    Produção e pesquisa
    Felipe Viana, Letícia Paranhos, Fernando Campos, Bruna Missaggia
    Imagens adicionais
    Gustavo Türck e André Guerra

КОМЕНТАРІ • 18

  • @LPassosFo
    @LPassosFo 2 роки тому +1

    👏🏿👏🏾👏🏽👏🏼👏🏼👏🏻👏
    Maravilha de matéria! É de grande importante dar a conhecer aos cidadãos porto-alegrenses essa realidade de Porto Alegre que poucos sabem que existe. Esperemos que esse vídeo leve muita gente a olhar com carinho para a nossa Capital e, principalmente, a respeitá-la e exigir que os políticos à respeitem, pois deve vir deles as ações concretas em defesa do meio-ambiente de nossa apaixonante Capital. Não é elegendo políticos oportunistas e vendodores do patrimônio público que iremos salvar o pouco que resta de natureza intocável.

  • @helenaromanowksi2472
    @helenaromanowksi2472 9 років тому

    Parabéns! Muito bem colocado!
    Extremamente importante que seja divulgado.
    E para acrescentar evidência, depois de amanhã, subiremos o Morro São Pedro para estudar mais uma espécie que só ocorre nos campos dos Morros de Porto Alegre! Temos que conservar este tesouro que temos na nossa porta.
    Parabéns aos produtores e parabéns Felipe, Luisa, Fabiana por suas colocações!.

  • @possantti
    @possantti 9 років тому +3

    Obrigado pelo documentário extremamente inspirador.

  • @justinamosmann2177
    @justinamosmann2177 6 років тому +1

    Chega de destruição! Poa já e quente sem árvores piora!Só nos unindo!

  • @coletivocatarse
    @coletivocatarse  9 років тому +8

    A cidade está em disputa. De um lado, construtoras e imobiliárias que enxergam Porto Alegre como uma mercadoria e querem transformar todos os espaços em lucro. De outro, mulheres e homens que veem a cidade como um lugar para se viver, onde se possa acolher dignamente todas as pessoas, tenham dinheiro ou não. Onde se respeite a biodiversidade local, suas matas e ambientes naturais, seus animais silvestres e sua produção de alimentos.

    • @edsonlehr
      @edsonlehr 9 років тому +2

      Além de ajudar a evitar a degringolada ambiental em Porto Alegre, a Zona Sul também é importante para o conceito de "consumo local". Acabar com a zona rural da cidade só vai fazer com que os alimentos tenham que vir de mais longe, com tudo o que isso implica: necessidade de estruturas de conservação (venenos, conservantes e caçambas refrigeradas), maior consumo de combustível (aumentando a poluição) e mais veículos nas estradas (além de mais estradas para esses veículos).

    • @AlexandreLeite
      @AlexandreLeite 9 років тому +1

      A real causa do desmatamento é o aumento populacional. É ele que gera a demanda. As construtoras são só intermediárias desse processo. É como derramar açúcar e não querer que as formigas venham. Aliás, quando as constritoras são impedidas de atuar é pior, porque aí as áreas verdes são invadidas e se criam favelas.

    • @felipeviana5251
      @felipeviana5251 9 років тому +5

      Alexandre Leite a tua visão é preconceituosa. Geralmente as ocupações são de pessoas que não tem condições de adquirir terrenos regulares que são vendidos com alto valor agregados as custa dde grandes campanhas de imobiliárias de tipo A zona sul é tudo de bom. Porto Alegre tem um baixo crescimento populacional e com certeza se optasse por se organizar de maneira adequada próximo as regiões centrais não necessitaria ocupcar essa região.Como me explica que vazios urbanos sejam permitidos em grandes avenidas de Porto Alegre como Av. Ipiranga, Av. Manuel Elias, Protasio Alves, Cavalhada etc enquanto exista uma pressão sob áreas a 35 km do centro??? Estamos aqui falando em modelo de cidade que queremos ! ! !

    • @AlexandreLeite
      @AlexandreLeite 9 років тому

      Felipe Viana qual a população que cresce mais rápido e demanda por mais moradias? A população de classe A ou E? Eu não estou atribuindo a eles a CULPA. Sem dúvida, as elites que precisam pensar o problema e resolvê-lo. Mas é preciso coragem para enfrentar o fato de que qualquer área verde é invadida e as ocupações irregulares só proliferam, causando inúmeros problemas ambientais e de saúde pública. Quanto aos vazios urbanos, qual a sua sugestão? Construir espigões? Ficaríamos ainda mais desprovidos de cinturões verdes. Muitas áreas não podem ser construídas justamente por conta de legislação ambiental. O problema é que essa mesma legislação não protege a área de invasões e construções irregulares. E essas são protegidas por políticos demagogos. Também sou contrário à necessidade de as pessoas se deslocarem por grandes distâncias. O ideal é que a cidade fosse menos centralizada. No entanto, enxergar o interesse das construtoras como inimigo é estratégia equivocada. A legislação deve procurar fazer uso do capital empreendedor e orientá-lo para o benefício social. Se você vê o empreendedor como inimigo, você perde força para combater o problema. Toda política pública precisa lidar com as três forças envolvidas: a social, a ecológica e o mercado.

  • @cristianesantosbarbosa1844
    @cristianesantosbarbosa1844 9 років тому +4

    Muito bom o documentário, só acho uma pena ainda não darem atenção à região, de muitos alunos e estudantes da Ufrgs, principalmente, do Morro Santana e a Vila Santa Isabel em Viamão, que circundam o campus do Vale da Universidade. Esta região já vem sendo desmatada a tempos também por empresas que realizam o loteamento de partes do morro. Os bugios que antes eu via por aqui e, entre outros animais, já perdi a esperança de poder reencontrá-los...Também ocorre que, pouco, ou praticamente nada, é dito sobre as invasões que ocorrem ao pé do Morro, na Vila Protásio Alves e, acredito que na Santa Isabel também, e não há nenhuma mobilização para que estas invasões cessem, porque causam tantos danos quanto os loteamentos. Inclusive se alguém souber onde posso recorrer para poder auxiliar e ainda preservar o que resta e, pelo menos, cessar as invasões e desmatamentos, adoraria receber informações sobre.

  • @t1460br
    @t1460br 8 років тому

    A atitude é louvável, pois temos cada vez menos verde nessa cidade imunda. Mas, nunca vi ninguém fazer vídeo pra reclamar das invasões irregulares ou dos loteamentos e terrenos em ruas normais, que já ocorrem por tudo desde os casais de açorianos.

  • @claudiofernandodasilvachal572
    @claudiofernandodasilvachal572 7 років тому

    Belíssimo este vídeo,mas ao mesmo tempo muito triste por estarem destruindo a zona rural de Porto Alegre ou a zona sul da mesma.....??????

  • @ricardocornely9509
    @ricardocornely9509 9 років тому

    Há alguns anos estamos solicitando junto a prefeitura de Poa uma medida protetiva ou algo similar para que quem mora junto das areas ajudassem a preservar. Areas essas que deveriam, ter sido demarcadas no ultimo PPDUA e com isso impedir a destruição das matas nativas e morros do cinturão verde, mas só conseguimos até agora foi aumentar cada vez mais o IPTU , pois mesmo não tendo recebido nenhuma mudança nos ultimos 25 anos nossa região foi considerada area urbana
    .

  • @ivanpinto1276
    @ivanpinto1276 9 років тому

    É necessário preservar a natureza e tudo de bom que ela nos proporciona, não iremos comer concreto. Atrás de tudo isso sempre estão os políticos que liberam, autorizam as construções, porque será?

  • @justinamosmann2177
    @justinamosmann2177 6 років тому +1

    O parque germania era para ser 30 hectares sobrou 4 eu que moro aqui a 30 anos o impacto ambiental está sendo terrível! poluição barulho !Tinha nesse mato coruja tambo de leite só nos unindo!

    • @dimenriconi
      @dimenriconi 3 роки тому

      sim, construíram vários prédios e tiraram a linda vista do local.